http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

05 DE SETEMBRO DE 2014

 

038ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DA ORDEM DA ESTRELA DO ORIENTE”

 

Presidente: FERNANDO  CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Samuel Moreira convocara esta sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Dia da Ordem da Estrela do Oriente". Convida o público a ouvir, de pé, o e o "Hino Nacional Brasileiro". Esclarece quais são as motivações e os objetivos da Ordem da Estrela do Oriente. Destaca os trabalhos filantrópicos realizados pela Ordem. Faz histórico da fundação da organização no Brasil e no mundo. Cita em quais países a Ordem da Estrela do Oriente está presente. Lista os requisitos para que as jovens integrem o grupo. Enaltece sua importância na formação moral da juventude.

 

2 - JULIANA PEREIRA CASAL

Representante da Ordem das Filhas de , cumprimenta os presentes. Faz histórico da Ordem da Estrela do Oriente e a relaciona com a Ordem das Filhas de . Esclarece que, para integrar ambas as ordens, é necessário possuir parentesco maçônico. Lê homenagem das Filhas de para as integrantes da Ordem da Estrela do Oriente. Agradece o deputado estadual Fernando Capez pelo apoio às ordens maçônicas.

 

3 - LETÍCIA CARMIN

Representante da Ordem do Arco-íris para Meninas, cumprimenta os presentes. Agradece aos membros da Ordem da Estrela do Oriente pela influência positiva à Ordem do Arco-íris para Meninas. Destaca o amor ao próximo e os trabalhos filantrópicos realizados por ambas as ordens.

 

4 - MARASSENE SALLOUME VIEIRA

Grande Oradora do Grande Capítulo do estado de São Paulo, saúda os presentes. Cumprimenta as autoridades maçônicas e paramaçônicas. Informa que em 2010 foi promulgada, nesta Casa, lei que institui o Dia da Ordem da Estrela do Oriente, a ser comemorado no dia 31/08. Faz histórico da Ordem e lista seus valores. Lembra o Projeto Casa de Apoio a Pacientes com Câncer, na cidade de Barretos, uma iniciativa da Ordem da Estrela do Oriente.

 

5 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a entrega da Estatueta ao Projeto Casa de Apoio do Grande Capítulo em homenagem ao Digno Grande Patriarca Armando da Silva Filho, realizada pela Grande Condutora Cleude Dutra Cunha. Presta homenagem ao Digno Grande Patriarca Armando da Silva Filho, com a entrega de um diploma.

 

6 - ARMANDO DA SILVA FILHO

Digno Grande Patriarca do Grande Capítulo do estado de São Paulo, saúda os presentes e cumprimenta as autoridades maçônicas. Enfatiza a importância da caridade nos trabalhos sociais realizados pelas ordens da Maçonaria. Destaca o Projeto Casa de Apoio a Pacientes com Câncer, na cidade de Barretos.

 

7 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Presta homenagem à Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do estado de São Paulo Rogéria Azevedo de Souza Pontes, com a entrega de um diploma.

 

8 - ROGÉRIA AZEVEDO DE SOUZA PONTES

Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do estado de São Paulo, cumprimenta todas as autoridades presentes nesta solenidade. Destaca os valores morais defendidos pelas integrantes da Ordem Estrela do Oriente. Comemora a criação do Projeto Casa de Apoio a Pacientes com Câncer, na cidade de Barretos. Comenta que todas as ordens paramaçônicas atuam lado a lado visando o bem-estar social. Pede que seja reproduzido hino da maçonaria. Faz entrega da Estatueta do Projeto Casa de Apoio do Grande Capítulo ao deputado estadual Fernando Capez e ao Senhor Clóvis Messias, representando o deputado estadual Bruno Covas.

 

9 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Convida a Grande Matriarca Adjunta Julia Cellina Machado para realizar a entrega da Estatueta do Projeto Casa de Apoio do Grande Capítulo à Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do estado de São Paulo Rogéria Azevedo de Souza Pontes, pela idealização e realização do Projeto Casa de Apoio a pacientes com câncer. Destaca a importância da realização de sessões solenes a fim de homenagear as ordens maçônicas. Agradece aos grupos pela contribuição à sociedade brasileira. Discorre sobre sua carreira como promotor público. Informa que continuará apoiando as ordens maçônicas com homenagens e em seus projetos sociais. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata da sessão anterior, e convida para integrar a Mesa principal dos trabalhos, digna grande matriarca Rogéria Azevedo de Souza Pontes. Uma salva de palmas. (Palmas.); digno grande patriarca Armando da Silva Filho, representando o sereníssimo grão-mestre Ronaldo Fernandes. (Palmas.); grande matriarca adjunta Júlia Cellina Machado. (Palmas.); sapientíssimo irmão Clovis Messias - salva de palmas ao nosso querido Clovis. (Palmas.)

Sras. deputadas, Srs. deputados, minhas senhoras e meus senhores, estimados telespectadores que nos acompanham pela TV Assembleia, esta não é uma sessão comum, não é uma sessão qualquer. Esta é uma sessão solene, portanto, ela obedece à rígida forma sacramental.

Uma sessão solene só pode ser convocada pelo presidente da Assembleia e ela só pode ser convocada mediante solicitação de algum deputado estadual em exercício na Casa. Feita a solicitação, instala-se um processo de verificação, de análise de preenchimento de requisitos e, ao final, ele é votado em sessão deliberativa no Colégio que congrega todas as lideranças da Assembleia. Autorizado, o presidente convoca a sessão solene. Há hipóteses em que sessões solenes são pedidas, requeridas e, lamentavelmente, não são deferidas, porque só cabe realização de uma sessão deste nível se for por notório e relevante motivo de interesse social.

Esta sessão solene, com a finalidade de comemorar o Dia da Ordem da Estrela do Oriente, dada a natureza e relevância dos trabalhos desenvolvidos pela Ordem da Estrela do Oriente, foi deferida por unanimidade. Portanto, os 94 deputados desta Casa rendem suas homenagens.

E, sendo assim, convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos a primeira parte do Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Polícia Militar do Exército de São Paulo, sob a regência do Sargento Músico da Polícia Militar Jefferson Bernardo, amigo desta Casa.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Agradecemos à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, rendendo nossas homenagens a essa gloriosa instituição, que garante e luta pela nossa segurança e de toda a sociedade. Muito obrigado.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida, ao vivo, pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, mais precisamente depois de amanhã, no dia 7 de setembro, às 23h. Quem tem a NET, como eu, sintonize no canal 7, quem tem a TV Vivo, é canal 66 analógico e 185 digital, e quem tem TV Digital aberta, canal 61.2.

A Ordem da Estrela do Oriente é uma organização paramaçônica e fraternal, da qual fazem parte homens maçons e mulheres acima dos 18 anos com parentesco maçônico. Não é uma seita, nem é uma religião, não é uma sociedade feminista.

Tem como propósito ressaltar valores morais, espirituais, edificar o caráter, educar, fazer caridade, servir ao próximo através dos seus trabalhos ritualísticos e filantrópicos.

Existe, entre seus membros, um elo fraternal, fazendo-os cada vez mais unidos, criando oportunidades de servir ao próximo, sempre que possível.

Um dos grandes objetivos da Ordem, estimado telespectador, é dar suporte à Ordem Internacional do Arco-Íris, para Meninas, e à Ordem Internacional das Filhas de , incentivando-as à liderança, sempre dentro dos valores morais.

Esta Ordem foi fundada em 1850, por Robert Morris, que nasceu em Massachusetts, nos Estados Unidos, em 31 de agosto de 1818. Advogado, professor universitário, mestre-maçom e grão-mestre do Estado de Kentucky.

A Estrela do Oriente se expandiu e hoje está presente em vários países. Vamos citar, como exemplo, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, México, Panamá, Filipinas, Japão, no estado do Alaska, Estados Unidos, em Porto Rico, no Havaí, na Austrália, Canadá, Brasil, Peru, Bolívia, com aproximadamente, um milhão e duzentos mil membros.

No Brasil, surgiu em 2 de agosto de 1997, através dos irmãos Alberto Mansur e Célia Mansur. Eles se uniram a irmãos e cunhadas de várias Lojas Maçônicas, da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, essa união, após quase três anos de estudos sobre a Ordem.

Além da tradução de rituais e entendimento de trabalhos ritualísticos da Ordem, era necessário passar tudo isto junto às cunhadas, para especial compreensão. Estado de São Paulo – primeiro grande capítulo da OEO no Brasil.

Para se tornar membro, é preciso ser esposa ou viúva, mãe, madrasta, bisavó, avó, sogra, filha, filha adotiva, neta, irmã, sobrinha, nora ou cunhada de maçom, e ter, no mínimo, 18 anos de idade. Quais os requisitos? Acreditar em um ser supremo, ser pessoa de boa conduta moral, ter consciência de bom relacionamento de amizade, fidelidade e irmandade para que possa fluir aquilo que tanto falta nos dias de hoje – a harmonia.

Reuniões são realizadas em Templos Maçônicos e para formar um capítulo são necessários 18 membros, sendo 16 senhoras e dois mestres maçons, com o patrocínio de uma ou mais Lojas Maçônicas.

Daí se vê que não estamos realizando uma sessão solene por um motivo qualquer, mas um motivo que enobrece e eleva esta Casa Legislativa, maior Assembleia Legislativa do país.

Não é por outra razão que enviaram ofícios parabenizando esta Casa pela iniciativa de realizar a presente sessão solene; o secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Tadeu Morais de Sousa; o Sr. prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad; o Sr. Herman Voorwald, secretário de estado da Educação; o ilustre candidato a deputado, Ulysses Tassinari; Sr. José Roberto Rodrigues de Oliveira, coronel secretário-chefe da Casa Militar; Sra. Mônika Bergamaschi, secretária da Agricultura. Vamos lendo outras missivas que aqui chegaram e serão lidas no decorrer desta sessão solene.

Neste momento, esta Presidência concede a palavra à representante das Ordens das Filhas de , Srta. Juliana Pereira Casal, para sua manifestação.

 

A SRTA. JULIANA PEREIRA CASAL – Exmo. Sr. deputado Fernando Capez, digna grande matriarca Rogéria Pontes e digno grande patriarca Armando da Silva, autoridades pelas quais eu cumprimento todos os presentes. Boa noite a todos.

Meu nome é Juliana Casal e eu sou Filha de e membro do Bethel Jurisdicional de São Paulo e, nesta noite, eu represento e falo em nome de todas as minhas irmãs paulistas.

Nós, Filhas de , temos muito orgulho de termos tantos laços íntimos com a Ordem da Estrela do Oriente.

Nossa fundadora, Ethel Wead Mick, foi a primeira digna matriarca do Capítulo Aksarben nº 277, de Omaha, Nebraska.

Foi também graças à Estrela do Oriente, e através do grande Capítulo de Nebraska que, em outubro de 1920, a nossa Ordem foi fundada, com o apoio da grande digna matriarca Anna Davis, do grande digno patriarca James Bedner, e com um sentimento do grão-mestre da Grande Loja de Nebraska, Fradenburg.

Em agosto de 1931, através dos esforços da grande digna matriarca da Colúmbia Britânica, Emile Maxwell, nossa Ordem se tornou, finalmente, internacional ao iniciar 31 novas Filhas de canadenses e ao instituir o primeiro Bethel fora dos Estados Unidos.

Como vocês podem ver, a Ordem da Estrela do Oriente nunca mediu esforços para ajudar as Filhas de a se estabelecerem. Foi através de vários membros da Estrela do Oriente que as Filhas de se consolidaram em vários países através do mundo, sendo eles Estados Unidos, Canadá, Austrália, Filipinas e Brasil.

Nossa Ordem é intimamente ligada às Estrelas do Oriente, não somente pela herança maçônica que recebemos das tias e tios Estrelas, mas também por sermos a única Ordem Paramaçônica juvenil que restringe a entrada de novos membros somente para garotas que possuem parentesco com o mestre maçom, assim como as Estrelas do Oriente.

A Ordem das Filhas de Internacional é uma organização para meninas entre 10 e 20 anos, com parentesco maçônico, por sangue ou por lei, que ensina o amor a Deus, amor à Pátria e à sua bandeira, respeito à sua Constituição, amor ao lar e à família e respeito aos idosos e ao próximo. E, através das muitas atividades que exercemos, nos ensina a buscar conhecimento, a nos desenvolver espiritualmente e moralmente e, acima de tudo, a nos tornarmos verdadeiras líderes.

Nossa Ordem é baseada no Livro de , que nos ensina que através de tribulações terrenas, se permanecermos fiéis e pacientes, receberemos nossa merecida recompensa.

No Brasil, somos mais de cinco mil Filhas de , sendo o país com mais Filhas de no mundo. E, no estado de São Paulo, possuímos 23 Bethéis, além de um Bethel Jurisdicional e o Conselho Guardião Jurisdicional.

As Filhas de paulistas estão presentes em São José do Rio Preto, Assis, Ibitinga, General Salgado, Olímpia, Santos, Campos do Jordão, Campinas, Mogi das Cruzes, Jaú, Tupã, Piracicaba, Itápolis, Pindamonhangaba, São José do Rio Pardo, Pirassununga, Taquaritinga, Jundiaí, Araçatuba e São Paulo. Temos certeza de que não conseguiríamos ser tão grandes sem o apoio dessa maravilhosa Ordem, na qual muitas Filhas de já iniciaram e completaram seus conhecimentos. As Filhas de e as Estrelas do Oriente são como o passado, o presente e o futuro, interligadas pela união de propósito e com extrema afinidade.

Agradecemos todo o apoio desta maravilhosa Ordem para com a Ordem das Filhas de Internacional.

E, também, aproveitando a oportunidade, agradecemos ao Sr. deputado Fernando Capez, que tanto apoia nossa Ordem e nossas iniciativas filantrópicas. É o desejo de nós, Filhas de paulistas, que a Ordem da Estrela do Oriente prospere e cresça cada vez mais, iluminando todos ao seu redor.

Antes de encerrar minha fala, gostaria de ler uma homenagem oficial das Filhas de para as Estrelas do Oriente: “Esta grandiosa estrela, símbolo da Estrela de Belém, que anunciava a vinda da luz de todas as luzes, em menos de um século derramou sua luz em todas as partes do mundo.

A dignidade e a beleza desta Ordem é respeitada e admirada de igual forma, tanto por membros da família maçônica, quanto por profanos. Seu raio azul ensina que Deus nos ama, assim como nossos pais, e que a obediência e a fidelidade para cada membro de nossa família deve ser valorizada.

A luz dourada do segundo raio transforma o modo como nós enxergamos a nossa vida. Ela nos ensina que a perseverança e o trabalho conquistam o amor e que a recompensa por este trabalho é enviada pelos céus. Propósitos nobres, sejam eles humildes ou grandiosos, serão abençoados, se houver perseverança.

A lealdade brilha na luz do raio branco e atravessa a escuridão. É exigido de nós lealdade para com a nossa família e amigos, para com a nação, para com Deus e para com o mundo. A lealdade deve estar presente em nossos corações para que Deus possa nos guiar pelo caminho certo.

Os campos verdes representam um crescimento e uma nova vida. Para as estrelas, simboliza o renascimento. O verde do quarto raio é símbolo da fé e da esperança, e através dos ensinamentos da Bíblia Sagrada, aprendemos sobre a imortalidade da alma. Ainda que morra, viverá.

O vermelho do quinto raio é o símbolo do amor – do amor materno, do amor fraternal, do amor divino. Com ele, aprendemos que Deus concede as vontades do coração do homem que o procura.

Grandiosa Ordem da Estrela do Oriente, nada pode equiparar-se à luz de suas boas ações, dos seus ensinamentos de fé e dos serviços que mulheres honradas prestam aos seus países, dia após dia.

Por isso nós, suas Filhas de , homenageamos vocês com todo nosso respeito e admiração, hoje e sempre.”

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Parabéns, Juliana.

Esta Presidência concede a palavra para a representante da Ordem do Arco-Íris para Meninas, Srta. Letícia Carmin.

 

A SRTA. LETÍCIA MARQUES CARMIN – Ilustre deputado Fernando Capez, digno grande patriarca Armando Silva Filho, no qual cumprimento as autoridades maçônicas; digna matriarca tia Rogéria Azevedo Souza Pontes, na qual cumprimento as grandes oficiais e membros da Ordem da Estrela do Oriente; tio Clovis Messias, que colabora para a realização deste magnífico evento; as tias, suprema delegada tia Denise Aparecida Honorato Morais, e cumprimento todas as minhas irmãs.

Boa noite. Meu nome é Letícia Marques Carmim, eu sou grande luz preceptora do Estado e, hoje, falo em nome de todas as minhas irmãs.

É uma honra estar presente neste dia de homenagem e ter a oportunidade de agradecer, parabenizar e prestigiar os membros da Ordem da Estrela do Oriente – nossos queridos tios, tias. Afinal, o que seria de nós, meninas, se não fossem vocês? Se não tivéssemos o apoio de vocês, não teríamos obtido o almejado sucesso em nossos eventos, nossas reuniões e em nossas filantropias.

A dedicação de vocês à nossa Ordem é de extrema importância para cada uma das assembleias, bem como as palavras de incentivo e coragem, a força nos momentos de dificuldades, o respeito, a gentileza, o afeto, o carinho e o amor. A base de tudo isso é a confiança existente entre nós.

Vocês são exemplos de caráter a serem seguidos. Obrigada por nos ensinar, a cada dia, que devemos nos tratar com igualdade, humildade e ter paciência sempre para conseguirmos aquilo que desejamos.

Cumprimentamos o grande capítulo pelos seus 11 anos de trajetória, recheados de sucesso, conquistas e muito brilhantismo. Que possamos comemorar esta data durante muitos anos e estejamos sempre juntos.

A grande Assembleia e as Assembleias do Estado de São Paulo estão à disposição para o que precisarem, para que continuemos trabalhando juntos e colhendo muitos frutos ao longo dos anos.

Agradecemos a cada uma de vocês por fazerem a diferença na sociedade e na vida de cada uma de nós. Que a vida seja generosa com todos e que continuemos de mãos dadas, fazendo o bem aos que necessitam, espalhando amor ao próximo por onde passarmos.

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas terá sempre gratidão, orgulho e muito amor pela Magnífica Ordem da Estrela do Oriente.

Muito obrigada e uma boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Meus parabéns, Letícia. Parabéns. Belas palavras.

Esta Presidência concede a palavra à grande oradora do grande Capítulo do Estado de São Paulo, Sra. Mahassene Salloume Vieira

 

A SRA. MAHASSENE SALLOUME VIEIRA – Ilustre deputado Fernando Capez; digna grande matriarca, nossa querida Rogéria Azevedo Souza Pontes; digno grande patriarca Armando Silva Filho que, neste ato, representa também o sereníssimo grão-mestre da Grande Loja do Estado de São Paulo, o Sr. Ronaldo Fernandes; eminente ex-grão-mestre da Grande Loja do Estado de São Paulo e fundador da Ordem da Estrela do Oriente e da Ordem Internacional das Meninas do Arco-Íris, Sr. Salim Zugaib; grandes oficiais, pasts grandes matriarcas, pasts grandes patriarcas; dignas matriarcas; dignos patriarcas; pasts matriarcas; pasts patriarcas; membros da Ordem da Estrela do Oriente, vossa dedicação, ação e compromisso refletem-se no sucesso que somos hoje.

Então, em vosso nome, cumprimentamos as autoridades paramaçônicas presentes e destacamos a presença da nossa suprema delegada da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, Denise Aparecida Honorato de Morais; a grande ilustre preceptora do Estado de São Paulo, Letícia Marques Carmim, com suas Assembleias e Mães Conselheiras; presidente do Comitê do Bethel Jurisdicional de São Paulo, Fabiana Luna; representante do Bethel Jurisdicional, Juliana Pereira Casal; honoráveis rainhas, bethéis da Ordem das Filhas de Internacional e Guardiões, Ordens DeMolay e Lowtons, as nossas boas-vindas são dirigidas a cada um de vós.

É um motivo de muita alegria ver-vos nesta sala em tão grande número. Boa noite a todos.

Esta Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 24 de junho de 2010, promulgou a Lei nº 14.153, que instituiu o Dia da Ordem da Estrela do Oriente, a ser comemorado, anualmente, em 31 de agosto. E aqui estamos, mais uma vez.

Queremos salientar que sempre fomos recebidos e valorados por esta Casa de Leis, a quem agradecemos por este reconhecimento e prestígio à nossa Ordem.

Gostaria de tecer um breve histórico da nossa instituição, pois talvez aqui haja, entre nós, aqueles que provavelmente desconheçam os valores e os desígnios de nossa Ordem.

A Ordem da Estrela do Oriente é uma instituição paramaçônica destinada às mulheres que tenham parentesco com mestre maçom.

Foi fundada nos Estados Unidos, em 1850, por Robert Morris, sendo uma das mais sólidas instituições existentes no mundo, ligadas à Maçonaria Universal.

No estado de São Paulo, a organização está presente, desde 1999, sob a égide da Grande Loja do Estado de São Paulo e apoio das demais potências da Maçonaria Universal e, hoje, somamos mais de mil membros absolutamente ativos e trabalhando pelo bem dos mais necessitados.

Nosso símbolo é a estrela de cinco pontas, com suas cores e flores.

Estamos presentes em várias cidades do Estado e a Ordem está presente em vários estados da Federação brasileira. Formamos um exército de mulheres e mestres maçons, nos reconhecemos como irmãos e irmãs, somos guerreiras, emotivas e fascinadas por tudo aquilo que resplende a vida.

E com o desejo de construir uma ponte entre a razão e o amor, aglutinamos esforços, trabalhamos como equipe, como agentes sociais e políticos. E, por isso, hoje somos o que somos. Não temos dúvidas e nem medos para alçar voos.

A transparência e a fidelidade com que atuamos nos tornam merecedoras da confiança e do apoio de todos que nos cercam. Nossa conduta se fundamenta na verdade da íntima participação. Procuramos ser retos, sem nos deixar dominar pelo interesse ou afeição, pois os valores fundamentados em princípios de direito, justiça, honestidade, ética, sinceridade, honra e dignidade são nossos pilares. E um comportamento diferente deste, é uma contradição à condição de estrelas, de mães, de cidadãs, de ser humano. É este o nosso cenário. Valoramos os bens eternos, em detrimento aos transitórios.

Este breve relato é um pouco de tudo que somos. E, há exatamente um ano, aqui estivemos e dissemos que havíamos aberto um livro e nele estávamos escrevendo a nossa história. Pois, então, muitas páginas foram escritas, registrando-se, assim, os relatos das boas e gloriosas ações.

Dissemos também, na ocasião, que no centro desse livro estaria o nosso projeto social, o nosso Centro de Apoio às Estrelas, que se concretiza como um local de apoio aos doentes de câncer na cidade de Barretos.

Muito já foi feito e, portanto, escrito. Vejamos. Ações para a compra do terreno, lançamento da pedra fundamental e, agora, o alicerce, o qual será tão sólido quanto nossa instituição, tão sólido quanto nossas ações de benemerência e nossa esperança, pois nunca deixaremos de crer na melhoria da condição humana. Este relato não é tão somente um livro, mas a constatação de um sonho se tornando realidade. Acreditamos que na raiz de todo trabalho verdadeiramente fecundo deve estar o firme propósito de uma doação total de nós próprios.

Este mês de setembro será um mês histórico para nossa Ordem e para o nosso grande capítulo. Teremos eventos marcantes, como esta sessão solene e, logo mais, aqui na capital, dia 19, teremos um jantar dançante na Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Irmãs, irmãos e amigos convidados, tenham a certeza que será um grande evento, será uma noite de benemerência, permeada de alegria, de confraternização e de estabelecimento de novos vínculos afetivos. A Comissão de Eventos do Grande Capítulo está trabalhando muito para que esta noite seja grandiosa e inesquecível. Então, convidamos a todos para, juntos, brindarmos ao sucesso deste evento.

Teremos, ainda em setembro, dia 27, um divertido e importante evento. Imagine só, um leilão de gado lá na terra do boi, lá no interior, na cidade de Birigui, na cidade da nossa digna grande matriarca. Portanto, mais um convite, mais uma festa, mais uma ação com compromisso para o Centro de Apoio aos doentes de câncer, em tratamento na cidade de Barretos.

Portanto, estamos em franca campanha em unir esforços, em angariar recursos, especialmente em angariar amigos. Gestões vão e vêm, mas, resolutamente, o nosso Centro de Apoio fica, é permanente, é para sempre, pois é sublime a sua causa.

Conscientes de nossas obrigações e protagonistas desta história, entendemos que ajudar o próximo é transpor obstáculos, desafios, é alcançar objetivos e produzir resultados. É um exercício de cidadania, é gratificante e louvável.

E tudo isso nos dá a certeza de que nenhuma estrela será esquecida nas brumas do tempo.

Bem, irmãs, irmãos, meus queridos, somos sabedores de nossa pequenez diante dos cosmos, somos conscientes de que tudo o que fazemos ainda é pouco, diante da efemeridade da vida. Mas sabemos, também, que é dever de todos, e de cada um, realizar o mínimo necessário para contribuir com o plano maior da vida – praticar a bondade, a caridade e a fé.

E tudo isso só é possível com as bênçãos do Pai Celestial. E, neste momento, rogamos a Ele que abençoe a todos e ilumine o caminho de volta para casa.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Meus parabéns.

Estão também prestigiando este evento o Sr. Ruberval Castelo, do Grande Oriente de São Paulo, representando o Sr. Mário Sérgio Nunes da Costa, grão-mestre do Estado de São Paulo; respeitável coordenador estadual da Ordem DeMolay para Glesp, Celso Augusto Carvalho Cardoso; respeitável grande orador do Grande Conselho da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo, Caio Cezar de Oliveira; Carlos Alberto de Melo, coordenador estadual do Motoclube Pelicanos do Asfalto, grande Oriente do Estado de São Paulo, federado ao G.O.B.; ex-grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Sr. Salim Zugaib; ex-grande mestre estadual da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo, Ernesto Junqueira de Andrade; Andrea Garcia, representando o deputado estadual Itamar Borges; Udine Verardi, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati.

Neste momento, a grande condutora Cleude Dutra Cunha fará a entrega da estatueta ao Projeto Casa de Apoio do Grande Capítulo, em homenagem ao digno grande patriarca Armando da Silva Filho. Uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de estatueta.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Ao ensejo, também desejo, na qualidade de presidente desta sessão, prestar uma singela homenagem ao digno grande patriarca Armando da Silva Filho, com a entrega do seguinte diploma: diploma com o logo oficial da Assembleia Legislativa. Significa, portanto, que se trata de um documento oficial. O logo da Assembleia não pode ser utilizado em documentos particulares, privados, mas em documentos oficiais, ou seja, emitidos pelo Poder Legislativo do Estado de São Paulo, também depois de um procedimento regimental expresso.

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em Sessão Solene, presta homenagem ao digno grande patriarca da Ordem da Estrela do Oriente, Armando da Silva Filho. A Ordem foi fundada em 1850, por Robert Morris, o mestre que nasceu em Massachusetts, nos Estados Unidos, em 31 de agosto de 1818. A Estrela do Oriente expandiu-se e, hoje, está presente em vários países. Em 02 de agosto de 2003, fundou-se o Grande Capítulo do Estado de São Paulo, que hoje conta com 1500 membros associados. Os principais requisitos são acreditar em um ser supremo, ser pessoa de boa conduta moral, ter consciência de bom relacionamento, de amizade, fidelidade e irmandade, para que possa fluir a harmonia. Fernando Capez, deputado estadual. 05 de setembro de 2014.”

É a homenagem que o Poder Legislativo de São Paulo presta à Ordem da Estrela do Oriente. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Esta Presidência concede a palavra ao digno grande patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, Sr. Armando da Silva Filho.

 

O SR. ARMANDO DA SILVA FILHO – Boa noite a todos.

Ilustre deputado Fernando Capez, dirigindo a magnífica sessão de hoje, desta Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em nome do qual saúdo todos os deputados e membros desta Assembleia presentes; sapientíssimo irmão Clovis Messias, que em todas as solenidades nos ladeia nessa homenagem; digna grande matriarca Rogéria Azevedo Souza Pontes, a nossa presidente do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem das Estrelas do Oriente, na qual eu cumprimento todos os grandes oficiais e saúdo todos os Capítulos aqui presentes.

Quero cumprimentar também as pasts grandes matriarcas, ou a past grande matriarca irmã Denise Aparecida Honorato de Morais, que hoje é a nossa suprema delegada, e também os pasts grandes patriarcas irmão Célio Morais e irmão Odivaldo Siviero, os nossos mestres que nos antecederam.

Queria reforçar, nestes cumprimentos, os irmãos da Maçonaria, principalmente os que estão à testa dos Conselhos das Meninas, dos Conselhos dos Meninos e que, hoje, estão presentes aqui. Estes também têm de ser homenageados junto com a nossa Ordem Estrela do Oriente.

Queria fazer uma menção ao grande representante do irmão Mário Sérgio, irmão Ruberval, também presente, ao ex-grão-mestre irmão Salim Zugaib, aqui presente, e aos irmãos, e vou citar uma Loja Participação e Trabalho nº 334, na qual eu cumprimento todas as outras que também se fazem representar nesta sessão.

É lógico que não poderia esquecer de citar as Meninas Internacional de Arco-Íris, as Filhas de , que já usaram da palavra nesta sessão e, principalmente, os meninos da Ordem DeMolays, que vêm acompanhados do nosso coordenador, irmão Celso, do irmão Ernesto, todos aqui, gentilmente presentes, e fazem, desta sessão, um engrandecimento e só nos deixa felizes.

Eu queria cumprimentar também o sobrinho Gabriel Lipparelli Rondan, em nome do qual eu cumprimento todos os sobrinhos e sobrinhas Lowtons, presentes ou ausentes.

Nós começamos sempre pelos Lowtons. Aqui presentes também vemos os irmãos dos motoclubes que já foram citados, agradeço também o apoio. Os que eu não citei, que não os cumprimentei, se estiverem presentes, escotismo, considerem fazendo parte deste Dia da Estrela do Oriente, para nós uma noite de alegria, não dia, uma noite de alegria.

Quando nós comemorarmos sempre os feitos que, ao longo desses 15 anos desta Ordem Paramaçônica do Estado de São Paulo foram realizados para o bem da sociedade, nós queremos, através dos meninos e das meninas, incentivá-los a continuar a nossa tarefa de ajudar a sociedade.

O Grande Capítulo do Estado de São Paulo na Ordem da Estrela do Oriente tem como propósito ressaltar valores morais, espirituais, edificar caráter, educar, mas, principalmente, fazer caridade. Essa palavra, caridade, é difícil, porque servir ao próximo, através de seus trabalhos, como nós fazemos na Ordem da Estrela do Oriente, é muito difícil. Portanto, eu agradeço muito esta Casa pela homenagem, mas parabenizo todas as irmãs e irmãos que estão de mãos dadas para que, através das suas missões e tarefas, unam-se por elos fraternais.

Hoje, agradecemos a homenagem ao Dia da Ordem da Estrela do Oriente, lembrando que nossas atividades no estado de São Paulo abrangem quase o número que o deputado Capez citou – 1500 integrantes. Hoje, em virtude da situação dos municípios, reduzimos um pouco esse número, mas queremos atingir 1500. Hoje, está em torno de mil, 120 integrantes dos Capítulos, espalhados em diversas cidades, da capital e do interior. E que nesses dois últimos anos, como eu falei, ajudaram tantas instituições nas suas cidades e, hoje, de mãos dadas, estão liderando, coordenando, engrandecendo esse projeto nosso que foi citado, da construção de uma Casa de Apoio a pacientes com câncer em nossa instituição, na cidade de Barretos. Há necessidade. Essa doença atinge a todos.

Eu queria que essa homenagem, que é um incentivo a todos para que continuem incessantemente com o mesmo espírito do fundador da Ordem da Estrela do Oriente, Robert Morris, quando no ano de 1850, lá em Kentucky, nos Estados Unidos, ocupou o cargo de grão-mestre e criou essa Ordem. E os nossos grão-mestres que trouxeram para cá, esses, sim, têm de ser enaltecidos e nós temos de crescer com a nossa Ordem, não só no estado de São Paulo, mas em todo Brasil.

Na comemoração deste Dia da Estrela do Oriente o meu desejo é o de continuar a fortalecer, entre seus membros e a sociedade, o espírito de fraternidade, caridade, humanismo e solidariedade, fortalecendo a nossa união como uma família única e comprometida com o nosso próximo, todos na mesma jornada gloriosa da vida.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Parabéns! Belas palavras.

Neste momento, esta Presidência fará também a entrega de um diploma à digna grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, Sra. Rogéria Azevedo de Souza Pontes. Uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Esta Presidência concede a palavra à digna grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, Sra. Rogéria Azevedo de Souza Pontes.

 

A SRA. ROGÉRIA AZEVEDO DE SOUZA PONTES – Ilustre deputado Fernando Capez; digno grande patriarca Armando, na pessoa do qual eu saúdo todos os grandes oficiais, autoridades e membros da Ordem da Estrela do Oriente; sapientíssimo Clovis Messias, na pessoa da qual eu saúdo todas as autoridades maçônicas aqui presentes; suprema delegada da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, Denise Aparecida Honorato de Morais e também grande ilustre preceptora do Estado de São Paulo, Letícia Marques de Carmin, na presença das quais saúdo todas as autoridades e sobrinhas da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas; presidente do Comitê da Bethel Jurisdicional de São Paulo, Fabiana Luna; Juliana Pereira Casal, representante da Bethel Jurisdicional; honoráveis rainhas Mariana Domingos e Cláudia Piazza Tavares Costa, na presença das quais saúdo todas as autoridades e sobrinhas do Jurisdicional e Bethéis das Filhas de Internacional; Caio Oliveira, grande orador Estadual da Ordem DeMolay, na pessoa da qual saúdo todas as autoridades e DeMolays aqui presentes; e ao Lowton Gabriel Lipparelli Rondan, eu saúdo pela presença; e a todos os familiares e amigos e convidados, boa noite.

Hoje é uma noite muito especial. Estamos em festa nesta Casa de Leis, comemorando o Dia das Estrelas do Oriente. Ilustre deputado Fernando Capez, eu quero externar, em nome de todos os membros da Ordem, a honra que sentimos por este cerimonial que muito nos enaltece. Este ano, temos mais a comemorar pela presença de tantos amigos que vieram abrilhantar este momento. Muito obrigada.

Estamos no 2º ano desta gestão, cujo lema é ação e compromisso. E quero aqui reafirmar ante a todos os elos que se tornam cada vez mais fortes entre os membros desta grande família Estrela do Oriente, ilustrado pela união em torno de um propósito comum, que reflete integralmente as bases filosóficas e filantrópicas da nossa Ordem, que é a obra social que está sendo desenvolvida a nível estadual e, quem sabe, nacional, de erguer o Centro de Apoio a pacientes com câncer na cidade de Barretos, cujo complexo hospitalar é referência nacional, com alta tecnologia e integralmente gratuito no tratamento dessa doença. É notório o empenho de cada Capítulo associado em trabalhar e apoiar esta causa.

O amor, a união, o respeito, a responsabilidade, a colaboração e o trabalho são os alicerces mais sólidos que sustentarão esse centro de apoio. E, hoje, estamos com a linha sucessória, que eu gostaria que se levantasse, que dará continuidade a esse projeto. Muito obrigada.

Nessa jornada, com várias nuances que a Ordem nos proporciona, caminhamos de mãos dadas e compartilhamos das qualidades ímpares que cada membro possui para o crescimento coletivo. Também caminhamos lado a lado com as outras Ordens Paramaçônicas, todas apoiadas pela Maçonaria. Sinto-me honrada por conviver com irmãs e irmãos tão dedicados e valorosos.

E, assim, finalizo, agradecendo a presença de todos e assim que eu retornar ao lugar quero, em nome do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, conferir ao deputado Fernando Capez e ao nosso deputado Bruno Covas, uma estatueta com o símbolo do Centro de Apoio, que é a nossa obra social. Assim que eu retornar.

Mas, antes, eu gostaria que todos nós, de pé, pudéssemos ouvir o Hino do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, por favor.

 

* * *

 

- É feita a reprodução de hino.

 

* * *

 

A SRA. ROGÉRIA AZEVEDO DE SOUZA PONTES – Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Estão aqui presentes os Capítulos constituídos: São Paulo nº 01, Força e Esperança nº 02 – Barretos, Aquarius nº 03 – Lençóis Paulista, Estrela Paulista nº 07 – São Paulo, Raio de Luz nº 08 – Rio Preto, Sete de Setembro nº 09 – Santos, João Ramalho nº 10 – Santo André, Esplendor de Fernandópolis nº 11 – Fernandópolis, Orion nº 13 – Guarulhos, Raio de Sol nº

 14 – Ilha Solteira, Trioeste nº 15 – Birigui, Amor é Vida nº 16 – Novo Horizonte, Athenas Paulista nº 17 – Jaboticabal, Aldebaran nº 18 – São Paulo, Fraternal nº 19 – Catanduva, Templo de Luz nº 20 – São Paulo, Pedro I nº 21 – São Paulo, Vitória nº 23 – Campinas, Amor e Luz nº 25 – Jales, Ideal e Trabalho nº 26 – Praia Grande, Presidente Jânio Quadros nº 27 – São Paulo, Verdadeira Luz nº 28 – São Carlos, Sophia nº 29 – Sorocaba, Rainha da Serra nº 30 – Espírito Santo do Pinhal, Osasco nº 31 – Osasco, Tiradentes nº 32 – Cafelândia, Lírio de Luz nº 33 – Lins, Universo de Luz nº 34 – Cosmópolis, Bento Gonçalves nº 36 – São Vicente, Eleanor Roosevelt nº 37, São João da Boa Vista, Liberdade nº 38 – São Paulo, Isis nº 39 – São José dos Campos, Divina Luz nº 40 – Araraquara, Rosa de Saron nº 41 – Limeira, Abnara nº 42 – Ituverava.

O irmão Clovis Messias estará recebendo, em nome do meu colega, deputado Bruno Covas.

 

* * *

 

- É feita entrega de estatuetas. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Eu estou recebendo também, em primeira mão, o PIN que representa o apoio ao Projeto da Casa de Apoio às mulheres com câncer, do Hospital de Barretos.

Estão aqui presentes também as grandes oficiais já mencionadas: digna grande matriarca, Rogéria Azevedo de Souza Pontes; digno grande patriarca, Armando da Silva Filho; digna grande matriarca adjunta, Júlia Cellina Pereira Machado; grande condutora, Cleude Aparecida de Castro Dutra Cunha; grande condutora adjunta, Sandra de Mello Bertozo Corralo; grande secretária, Maria das Graças da Silva Vasconcelos; grande tesoureira, Cássia Maria Tiengo Marono; grande oradora, Mahassene Salloume Vieira; grande Ruth, Vilma de Castro Barbosa Siviero; grande Esther, Cirlei Cavalaro Martins; grande Guarda, Bruna Maria Teresa Lipparelli Rondan; o 1º grande auditor Ramiro Dutra da Cunha; o 3º grande auditor Aristides José Oliani; e membros do Tribunal de Recursos, Angela Maria Bigasz Seguetti, Aparecida Marli Valentin, João Batista Machado, Marcia Mary de Assis do Rego Freitas, Mário Eduardo Alves, Nelson Martins; grandes anjos, Giovanna Moro, Onilda Maria Santiago, Sandra Maria Cardoso de Menezes Silva e Terezinha Pereira dos Santos (Gleysy Aglaia); pasts grandes matriarcas, Maria Eliza de Castilho Manfré e Denise Aparecida Honorato de Morais; e pasts grandes patriarcas, Célio Morais e Odivaldo Siviero.

Ainda merecem menção autoridades dos Capítulos presentes. Grande São Paulo nº 01, São Paulo, a digna matriarca Maria Lucia C. Miranda Garcia e o digno patriarca Odivaldo Siviero. Capítulo Força e Esperança nº 02, Barretos, past matriarca Cleude Aparecida Dutra Cunha e past patriarca Ramilo Dutra Cunha. Capítulo Estrela Paulista nº 07, São Paulo, digna matriarca Patrícia Nascimento Moon da Silva, matriarca adjunta Fabiana Santos Costa. Capítulo Raio de Luz nº 08, São José do Rio Preto, nossa querida past matriarca Mahassene Salloume Vieira, past matriarca Maria das Graças da Silva Vasconcelos. Capítulo Sete de Setembro nº 09, Santos, digna matriarca Marilene Vaz dos Santos Ricci, digno patriarca Newton Carvalho. Capítulo João Ramalho nº 10, Santo André, digna matriarca Maria Elena Júlio, patriarca adjunto Valdir Teixeira Almeida. Capítulo Orion nº 13, Guarulhos, digna matriarca Paula Graziele Azevedo Romão, past patriarca Odair Ermogenes Girarde. Capítulo Trioeste nº 15, Birigui, past matriarca Rogéria Azevedo Souza Pontes, past matriarca Cirlei Martins. Capítulo Amor é Vida nº 16, Novo Horizonte, past matriarca Júlia Cellina Machado, past patriarca João Batista Machado. Capítulo Athenas Paulista nº 17, Jaboticabal, past matriarca Denise Aparecida Honorato de Morais, past patriarca Célio Morais. Capítulo Aldebaran nº 18, São Paulo, digna matriarca Rita de Cássia Ribeiro Nogueira, digno patriarca Celso Libel. Capítulo Templo de Luz nº 20, São Paulo, digna matriarca Diomar Feitosa Ripoli, digno patriarca Davilton Cavallero. Capítulo Pedro I nº 21, São Paulo, digna matriarca Marcia Marano Moreno, digno patriarca José Geraldo Moreno. Capítulo Ideal e Trabalho nº 26, Praia Grande, digna matriarca Janete Ribeiro Machado Sarmento, digno patriarca Horácio Filipe Rodrigues. Capítulo Presidente Jânio Quadros nº 27, São Paulo, past matriarca Raquel Lipparelli Rodan, digno patriarca José Domingos do Nascimento. Capítulo Osasco nº 31, Osasco, digna matriarca Benedita Eleizete Martins de Oliveira Silva, digno patriarca Arildo Oliveira Silva. Capítulo Eleanor Roosevelt nº 37, São João da Boa Vista, matriarca adjunta Rosa Maria Franco Zimmer. Capítulo Liberdade nº 38, São Paulo, digna matriarca Suely Aparecida Casal, past patriarca Celso Artave. Capítulo Isis nº 39, São José dos Campos, digna matriarca Márcia Ribeiro C. Fagundes, patriarca adjunto Almir Pinto.

Autoridades Maçônicas. Secretário adjunto das Paramaçônicas do GOPS – Celso Artave; presidente da União Maçônica Guarulhense, Odair Ermogenes Girarde.

Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas: suprema delegada da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas Denise Aparecida Honorato de Morais, grande ilustre Letícia Carmim, representando a Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas.

Ordem das Filhas de Internacional: presidente do Comitê do Bethel Jurisdicional de São Paulo, Fabiana de Luna; Membro do Bethel Jurisdicional, Juliana Pereira Casal, representando a Ordem das Filhas de Internacional.

Ainda Lowton: Gabriel Lipparelli Rondan.

Aqui mencionando todas as pessoas presentes também Dr. Gilberto França, vereador em São Bernardo do Campo. Também muito obrigado ao ilustre vereador pelo seu prestígio, seu comparecimento.

Neste momento, a grande matriarca adjunta Júlia Cellina Machado fará a entrega da estatueta do Projeto Casa de Apoio do Grande Capítulo à digna grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, Rogéria Azevedo de Souza Pontes, pela idealização e realização do Projeto Casa de Apoio a pacientes com câncer.

Salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega de estatueta.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ – PSDB – Esta foi a última sessão solene, deste ano, que tive a oportunidade de realizar em homenagem ao magnífico trabalho das Ordens Paramaçônicas no Estado de São Paulo.

Ao longo deste mandato, como deputado estadual, realizamos em diversas oportunidades, sessões como esta, que são sessões solenes. Sessões em que o povo paulista reverencia, homenageia e agradece a enorme contribuição destas Ordens Paramaçônicas.

Eu quero aqui, com este mandato popular que me foi outorgado para integrar o Poder Legislativo de São Paulo, na qualidade de 2º Vice-Presidente desta Assembleia Legislativa, em nome de toda a população do maior e mais populoso estado da Federação, agradecer à Ordem Paramaçônica Estrela do Oriente. Agradecer pela Casa de Apoio a mulheres pacientes com câncer. Agradecer à Ordem DeMolay, às Filhas de , à Ordem Arco-Íris para Meninas. Que enorme contribuição que todos fazem para a sociedade brasileira!

Eu que, no dia 8 de janeiro do ano que vem, completarei 27 anos, quisera eu fosse de idade, mas são 27 anos de carreira à frente do Ministério Público do Estado de São Paulo, como promotor de Justiça, eu me deparei no combate ao crime organizado, à corrupção e à violência e sei a importância que têm as noções de civismo, as noções de educação, de comportamento, de respeito ao próximo, de exaltação de valores como a sinceridade, da qual decorre a pureza, pureza que é uma das maiores virtudes do ser humano, mas que, infelizmente, nos dias de hoje, é sintoma de ingenuidade, pois o que se valoriza é a esperteza, a sagacidade, a deslealdade, a dissimulação.

Mas estas Ordens ressaltam no espírito dos jovens e de todos os que a elas estão ligados, a necessidade de uma postura sincera, de preservar os valores da ética, de manter, a todo custo, por mais difícil que seja o caminho, a conduta de honestidade, ensinando que os atalhos podem nos fazer chegar mais rápido, mas nos fazem chegar ao lugar errado. A solidariedade, a valorização dos valores espirituais sobre o consumismo e materialismo, razão principal dos males que afligem a sociedade moderna.

Quero continuar apoiando, não apenas as Ordens Maçônicas com sessões solenes, mas com apoios efetivos aos projetos sociais por essas Ordens desenvolvidos.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece a todas as autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, ao Cerimonial, à Secretaria Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa, às Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos os que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade, e declaro encerrada esta sessão.

Boa noite. Que Deus acompanhe a todos. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 20 minutos.

 

* * *