http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

24 DE SETEMBRO DE 2014

130ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO e ULYSSES TASSINARI

 

Secretário: ULYSSES TASSINARI

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão. Registra a presença de alunos da Faculdade Estácio de Sá, de São Paulo, acompanhados da Dra. Josiane Machado. Convoca sessão solene, a realizar-se no dia 31/10, às 10 horas, para "Comemorar o 82º Aniversário de Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932", a pedido do deputado Olímpio Gomes.

 

2 - ULYSSES TASSINARI

Assume a Presidência.

 

3 - JOOJI HATO

Defende o respeito à vida dos animais. Comemora a criação da Delegacia Especial de Proteção aos Animais. Informa que em visita ao Hospital São Luiz Gonzaga, no Jaçanã, no domingo passado, havia apenas uma médica plantonista. Elenca problemas na mobilidade urbana e na Educação. Lembra a proximidade das eleições com o intuito de clamar pelo voto consciente.

 

4 - JOOJI HATO

Solicita o levantamento da sessão, com anuência das lideranças.

 

5 - PRESIDENTE ULYSSES TASSINARI

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 25/09, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia.

 

***

           

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE – JOOJI  HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Ulysses Tassinari para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO – ULYSSES TASSINARI – PV - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

***

 

            - Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - A Presidência tem a grata satisfação de registrar a presença dos alunos da Faculdade Estácio de Sá, da cidade de São Paulo, acompanhados da Profa. Dra. Josiane Machado.

A Presidência saúda os nossos visitantes, desejando uma feliz estada nesta Casa.

Em nome de todos os deputados, solicitamos uma salva de palmas a todos. (Palmas.)

Esta Presidência, atendendo solicitação do nobre deputado Olímpio Gomes, convoca V. Exas., nos termos do Art. 18, inciso I, letra ‘r’, da XIV Consolidação do Regimento Interno, para uma sessão solene a realizar-se dia 31 de outubro de 2014, às 10 horas, com a finalidade de comemorar o 82º aniversário da cessação das hostilidades do movimento constitucionalista de 1932.

Tem a palavra o primeiro orador inscrito no Pequeno Expediente nobre deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Ramalho da Construção. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Bruno Covas. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Sebastião Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Davi Zaia. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado André Soares. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Alexandre da Farmácia. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Adilson Rossi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Carlos Neder. (Pausa.) 

 

***

           

- Assume a Presidência o Sr. Ulysses Tassinari.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - ULYSSES TASSINARI - PV - Tem a palavra o nobre deputado Celso Giglio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Hamilton Pereira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado João Paulo Rillo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Carlos Bezerra Jr. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Olímpio Gomes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, assomo à tribuna no dia de hoje para dizer daquilo que é o mais importante, a vida, para dizer sobre o ser humano, o ser vivo de todas as espécies, seres invertebrados, vertebrados, animais racionais e irracionais, como falam muitos. Como médico que sou, respeito a vida, que é mais importante.

Tenho 32 anos de vida pública. O meu lema, o meu objetivo, tudo pelo o que lutei sempre foi pela vida. Trazer qualidade de vida para todos nós, segurança, direito de ir e vir, respeito aos animais.

Quando apresentei o projeto sobre a Delegacia Especial de Proteção a Crimes e Maus Tratos contra os Animais muitos me quiseram. Uma revista muito importante do País me entrevistou ontem para falar sobre essa lei. Eu disse à revista que fiz essa lei porque uma senhora da Vila Mariana pegava animais - cachorrinhos, cachorrinhas, gatinhos, gatinhas e outros -, mata-os, sacrificava-os, colocava-os em sacos de lixo para que os lixeiros os levassem no dia seguinte.

Essa senhora não tem Deus no coração, com certeza absoluta. Ela certamente irá maltratar crianças, vizinhos. Uma pessoa que não tem respeito pelos animais maltrata as crianças, maltrata as pessoas.

Fiquei muito feliz com esta Casa de Leis, que me deu todo o apoio. Nós aprovamos essa lei sobre a criação de Delegacia Especial de Proteção a Crimes e Maus Tratos contra os Animais. Uma cachorrinha, uma gatinha sente fome, sente sede, sente frio, sente dor. Más pessoas esfolam a sua pele sem anestesiá-la. Isso não ocorre só com gatinhos, mas com cachorrinhos e outros animais.

Tamanha crueldade de certas pessoas fez com que eu criasse essa lei. E falam que os deputados não trabalham, falam que os deputados não são assíduos, que os deputados são preguiçosos, que os deputados são vagabundos. Isso não é verdade, os deputados trabalham.

Deputado Ulysses Tassinari, V. Exa. também é médico. Nós procuramos sempre estender a vida, é nossa função. Estamos mergulhados em um grau de violência muito grande. Por isso, elaborei um projeto sobre colocação de câmeras de segurança em locais suspeitos, em locais perigosos, onde nossos adolescentes estão, muitas vezes, sendo explorados, por prostituição infantil ou por drogas, ou sendo violentados, estuprados, assassinados.

Nossos jovens estão em um caminho que não nos interessa. Precisamos de outro caminho, o da Educação, da Cultura, da prática de esportes, do lazer, da geração de empregos. Precisamos de um caminho que dê aos nossos adolescentes, aos nossos futuros herdeiros, um país melhor do que o que nós recebemos.

Não dá para aceitar mais isso. Até quando nós iremos resistir? Até quando seremos tidos como cordeirinhos e carneirinhos? Eu não sou. Muitos não são e nós estamos nos rebelando. Precisamos mudar essa situação, não dá mais para aceitar isso. Em qualquer lugar que você vá há filas: nos hospitais, nos prontos-socorros.

Domingo eu estive no Hospital São Luiz Gonzaga, em Jaçanã, e havia apenas uma médica no pronto-socorro. Não tinha vaga na UTI, a retaguarda estava sobrecarregada. Uma única médica. E um senhor, que tanto trabalhou, de 84 anos, não teve o direito à UTI, não teve o direito à vida e morreu. Ontem à tarde, às 16 horas, fui ao cemitério do Horto para o sepultamento. Cheguei atrasado porque o trânsito é caótico. Não temos mobilidade. Está um inferno andar em São Paulo. Acabaram com os trens. Não construíram os metrôs. Não fizeram o que deveria ser feito. Quando vamos à Educação, vemos as escolas deterioradas, sem padrão. Os hospitais e prontos-socorros estão em estado de promiscuidade. Vá a esse hospital, por exemplo, que é um hospital filantrópico. Está deteriorado. Dá vergonha de entrar nesse hospital - sujo, sem pintura, com a porta toda corroída.

O hospital é a nossa segunda casa. Nossa casa é onde moramos, mas a segunda casa é o hospital, que procuramos quando ficamos doentes e que nos acolhe dessa forma, com sujeira, com maltrato, com só uma médica. Até quando vamos resistir? Brasileiro é forte. Brasileiro suporta tudo. Em outros países, por muito menos que isso já se teria derrubado o governo, já se teria transformado ou trocado governos que não cuidam da gente.

Sr. Presidente, para terminar meu discurso, quero dizer que não sou cordeirinho nem carneirinho. Estou protestando sim. Não aceito isso. Quero ver um secretário ou uma dessas pessoas serem atendidas pelo SUS. Quando se chega lá, não há UTI, não há vaga nos leitos de clínicas, de cirurgia ou de emergência. Essas pessoas vão para o Einstein, Sírio Libanês, Osvaldo Cruz, Santa Catarina e para os outros hospitais de ponta da nossa Cidade. Queria ver secretários, diretores e governantes usando o SUS. Gostaria de ver.

É uma afronta à vida. Não podemos aceitar a Educação nessas condições, com salas promíscuas. Nossas crianças, porque são pobres, não têm respeito. São tratadas com desrespeito nas escolas, nos hospitais e em outros locais porque não têm condições financeiras e sociais.

O que temos de área esportiva? Não temos nada. Nossos parques e praças estão invadidos por malandros, bandidos e marginais. Não temos direito à Segurança, direito à vida e direito de ir e vir. É esta Cidade, este Estado e este País que estamos vivendo.

A força está em nossas mãos. Temos que escolher os melhores governantes. Está em nossas mãos, pois temos que digitar. Esta é a força que temos. Espero que aquelas pessoas que estão nos vendo ou nos ouvindo pensem nisso, mas muito pouca gente assiste. É por isso que este plenário fica desse jeito. É por isso que há deputados que nem aparecem aqui. Há muitos deputados que aparecem, logicamente, e que nos ajudam a aprovar os projetos. Estou falando demais.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - ULYSSES TASSINARI - PV - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da sessão de hoje.

Está levantada a sessão.

 

***

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 49 minutos.

 

***