http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

06 DE OUTUBRO DE 2014

138ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO e CARLOS GIANNAZI

 

Secretário: CARLOS GIANNAZI

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - CARLOS GIANNAZI

Agradece ao eleitorado e militantes pelos mais de 164 mil votos que recebera na eleição de ontem. Acrescenta que não teve doações financeiras. Saúda o eleitorado que tem pensamento crítico. Combate a influência do poder econômico nas eleições. Informa a continuidade de sua luta em defesa da educação e do funcionalismo. Lembra a necessidade de cumprimento da data-base dos servidores públicos. Elogia a recondução da deputada Leci Brandão. Tece considerações sobre a o engajamento político, pela busca do bem coletivo. Cumprimenta o deputado Olímpio Gomes, eleito deputado federal, por sua luta pela segurança pública. Elogia o deputado Jooji Hato, também reeleito para esta Casa.

 

3 - PRESIDENTE JOOJI HATO

Expressa, em seu nome, bem como do Presidente Samuel Moreira, saudações aos deputados eleitos no pleito de ontem.

 

4 - OLÍMPIO GOMES

Manifesta seu agradecimento pelos reeleitos e os eleitos para esta Casa. Elogia a reeleição dos parlamentares Leci Brandão, Carlos Giannazi e Jooji Hato. Cita sua esperança pela mandato que deve assumir na Câmara dos Deputados. Reflete sobre o aperfeiçoamento contínuo da democracia, através dos votos dos eleitores. Considera que será difícil a atuação da oposição nesta Casa, na próxima legislatura. Acrescenta que deve fazer de tudo para honrar o seu mandato federal, com o debate sobre a segurança pública. Ressalta o aprendizado e a satisfação do que aprendeu neste Legislativo.

 

5 - CARLOS GIANNAZI

Assume a Presidência.

 

6 - JOOJI HATO

Parabeniza os parlamentares Leci Brandão e Carlos Giannazi, bem como Olímpio Gomes, este eleito deputado federal. Agradece a seus eleitores e equipe pela recondução a este Parlamento. Recorda o seu trabalho parlamentar. Faz reflexão sobre as dificuldades desta campanha eleitoral e sua ligação com o PMDB. Recorda projetos relativos à segurança, saúde, educação e mobilidade. Comenta a reeleição do governador Geraldo Alckmin. Lembra seu trabalho na Capital. Agradece os votos que teve no interior do Estado. Recorda a sua atuação como vereador paulistano. Informa que esta é sua nona eleição como parlamentar. Cumprimenta, também, os que não foram reeleitos para esta Casa.

 

7 - LECI BRANDÃO

Parabeniza o deputado Carlos Giannazi, pela votação recebida nas eleições e recorda sua luta em defesa da educação. Saúda os deputados Jooji Hato e Olímpio Gomes, este eleito à Câmara dos Deputados. Elogia, também, os que não foram reeleitos, apesar do trabalho que considera expressivo, especialmente, a deputada Sarah Munhoz, integrante do seu partido, o PCdoB. Elogia o deputado eleito Átila, oriundo da cidade de Mauá. Enfatiza o papel da oposição nesta Casa. Adianta que deve sentir saudades daqueles que não continuarão nesta Casa. Ressalta sua defesa por ideais. Agradece sua assessoria, a militância, bem como os funcionários desta Casa.

 

8 - JOOJI HATO

Assume a Presidência.

 

9 - CARLOS GIANNAZI

Cobra do governador Alckmin dignidade no tratamento do funcionalismo público. Cita sua presença, na manhã de hoje, no Hospital do Servidor Público Estadual. Lembra que o hospital é mantido pela sociedade e pelo funcionalismo. Combate a administração da unidade. Cita reclamações sobre o sucateamento, a falta de remédios e equipamentos. Elogia a equipe médica e funcionários. Adita que a estrutura do prédio é precária para atender aos pacientes, muitos de outras cidades. Lamenta a reeleição do governador Geraldo Alckmin. Repudia o tratamento da mídia em relação ao governador, bem como a relação deste com os prefeitos. Informa que há racionamento de água em vários municípios paulistas. Argumenta que não se pode "criminalizar a natureza" e combate a gestão da Sabesp.

 

10 - CARLOS GIANNAZI

Requer o levantamento da sessão, com anuência das lideranças.

 

11 - PRESIDENTE JOOJI HATO

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão de 07/10, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Carlos Giannazi para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, tem a palavra o primeiro orador inscrito, nobre deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, público presente, telespectadores da TV Assembleia, em primeiro lugar, eu gostaria de fazer um imenso agradecimento às pessoas que não só votaram no nosso mandato, na nossa reeleição, mas às pessoas que confiaram, que se empenharam e que militaram para que pudéssemos ser reconduzidos à Assembleia Legislativa.

Na data de ontem tivemos a eleição, e a nossa candidatura recebeu mais de 164 mil votos. E foram votos que não tiveram a influência do poder econômico porque a nossa candidatura não foi financiada por nenhuma empresa, nem ajuda. Nós não recebemos nenhuma doação e foi, então, uma campanha militante, corpo a corpo, feita junto com os movimentos sociais e populares, e dos grupos organizados da sociedade civil. A nossa reeleição se deve a esse fato, de que há gente organizada na sociedade a pensamento crítico. Temos muitas pessoas que não aceitam mais a política fisiológica, clientelista, coronelista, a essa política que é dando que se recebe. Esse é um padrão privatizado de política que vem com a força do poder econômico, das máquinas partidárias. A nossa reeleição foi contra tudo isso e ela quebrou totalmente esse paradigma. Mostramos que é possível ter uma reeleição sem se vender, mantendo a dignidade, a coerência e o caráter programático. Além de tudo isso, trata-se de uma candidatura de esquerda, uma candidatura crítica.

Quero fazer um agradecimento às pessoas, não só as que voltaram, mas também aquelas que se envolveram e se empenharam para que nós pudéssemos voltar à Assembleia Legislativa e dar continuidade às nossas lutas. Continuaremos lutando em defesa da Educação pública de qualidade, do Magistério público e de todos os servidores. Vamos obrigar o governador Geraldo Alckmin a cumprir a data base salarial dos servidores.

Estamos aqui fazendo uma luta pelos direitos e pela dignidade de todos os servidores, da Educação, do sistema prisional, do Poder Judiciário, da Saúde, da Segurança Pública. Essa tem sido a nossa atuação na Assembleia Legislativa de São Paulo. É uma honra para nós poder voltar e participar desse processo de recondução nesta Casa.

Nobre deputada Leci Brandão, que também foi reeleita, é uma honra vê-la aqui novamente, fazendo todas as batalhas que V. Exa. tem feito no estado de São Paulo. Antes uma grande cantora, uma das maiores cantoras deste País, hoje, V. Exa. é uma das maiores deputadas do estado de São Paulo.

Nossas candidaturas tiveram esse caráter de rompimento com o poder econômico. Não aceitamos dinheiro de empresas privadas, não recebemos doações em nossas candidaturas. Nosso êxito prova que política é isso: democracia, participação, engajamento, ética.

Política, para nós, não é negócio, marketing, dinheiro, conchavo, corrupção, superfaturamento ou propina. Então, nós demarcamos bem esse campo: o que é política para nós? Política, para nós, é a busca do bem comum, do bem coletivo. É isso que vai continuar pautando nossa atuação, como já pautou anteriormente.

O nobre deputado Olímpio Gomes também teve uma grande votação como deputado federal. Em uma sessão anterior, eu disse que o deputado Olímpio Gomes vai fazer falta aqui na Assembleia Legislativa. Ele é um dos maiores especialistas em Segurança Pública do Brasil. É o deputado que mais defendeu os servidores da Segurança Pública e os outros servidores também.

Tenho certeza de que o nobre deputado Olímpio Gomes vai dar agora uma grande contribuição para o Brasil. Imagine o deputado Olímpio Gomes em Brasília, no Congresso Nacional, ele vai fazer um “estrago” lá dentro. Ele vai pautar a Segurança Pública em todo o território nacional.

Parabéns, deputada Leci Brandão. Parabéns, deputado Olímpio Gomes. Parabéns, deputado Jooji Hato.

Vamos dar continuidade às nossas lutas, em defesa da cidadania ativa e crítica. Mais do que nunca, vamos continuar defendendo a escola pública de qualidade e o Magistério público.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência, em nome de todos os deputados, parabeniza os deputados eleitos. Foi uma eleição difícil. Nobre deputado Carlos Giannazi e nobre deputada Leci Brandão, tenham um feliz trabalho, um bom trabalho, porque o Estado necessita.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre deputado Ramalho da Construção. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Edinho Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Dilmo dos Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES – PDT – Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários desta Casa, telespectadores da TV Assembleia, minha manifestação é de agradecimento. Quero cumprimentar os deputados reeleitos e os novos deputados que virão para a Assembleia Legislativa.

A deputada Leci Brandão continua nessa Casa com um mandato brilhante, para a nossa alegria e a nossa satisfação.

O deputado Carlos Giannazi, que encarnou o perfil do defensor, não só da escola pública, mas do serviço público e dos servidores, também continua aqui. Ele vai continuar essa luta junto com a Leci Brandão.

Deputado Jooji Hato, parabéns por sua atuação nessa Casa. A população está conduzindo-o para que continue esse trabalho.

Quero dizer que parto para a Câmara dos Deputados extremamente esperançoso. As eleições sempre provocam um aperfeiçoamento para a democracia, por mais que haja comentários desairosos a respeito dos partidos e dos políticos. A população é sábia e vai fazendo as modificações através da representatividade e do voto.

A Assembleia Legislativa está sendo renovada: são 35 novos parlamentares que darão vida a esta Casa. Tenho uma preocupação: Leci Brandão e Carlos Giannazi, que ficarão aqui e na oposição ao Governo. A oposição diminuiu aqui na Assembleia Legislativa. Vocês terão um enfrentamento mais difícil - e isso me preocupa. A população do estado de São Paulo acabou fazendo uma opção. Muitas vezes, parlamentares do perfil da Leci e do Giannazi não têm a estrutura ou o comodismo daqueles que estão nas bases de governo. Eles não conseguem ter o mesmo apoio - inclusive material - que aqueles que estão no Governo. Eles têm que ir no voto a voto, buscar e mostrar. É muito difícil ser oposição no nosso País - em qualquer circunstância, seja no governo federal, seja aqui na Assembleia Legislativa.

Eu agradeço as mais de 179.200 manifestações de votos que eu tive. Quero dizer que vou fazer de tudo para honrar a população do estado de São Paulo na Câmara dos Deputados. Nós temos grandes desafios. Não vou lá para fazer o perfil do aprendiz, daquele que chega jovem. Eu tenho obrigação de levar o debate, principalmente da Segurança Pública - que é o fator que mais tira o sono do brasileiro -, para que o Congresso legisle e pare de se omitir.

Lamentavelmente, hoje a população brasileira quer uma modificação do perfil da Câmara dos Deputados e do Senado. Então, nós vamos, realmente, para um debate intenso a partir do dia primeiro de fevereiro, a partir do primeiro minuto. Eu não vou esperar para me tornar um veterano. Nós vamos lá para botar o dedo na ferida, para mostrar que a legislação tem que ser alterada no nosso País e em uma área tão vital quanto a Segurança Pública.

Quero dizer que aprendi muito nessa Casa legislativa. Só posso ter agradecimento a todos os funcionários desta Casa, que sempre me trataram com muito carinho e respeito pelo meu mandato. Eu também acabei fazendo grandes e inúmeras amizades.

Na vida, nós nunca dizemos “adeus”, talvez “até breve”. Mas só posso falar da satisfação de circular por esses corredores e encontrar verdadeiros amigos. Os parlamentares têm várias origens, vêm de vários locais, do modo como a democracia determina que sejam estabelecidos os representantes. O corpo de funcionários desta Casa está sempre pronto e é prestativo para atender ao Legislativo estadual, seja qual for o deputado ou o partido. Só podemos ter agradecimento em relação a isso.

Os poucos sucessos que pudemos ter no exercício do mandato, nós devemos à nossa assessoria e ao corpo funcional da Assembleia Legislativa. A população me julgou ontem, como julgou a deputada Leci Brandão e os deputados Carlos Giannazi e Jooji Hato. A população disse: “vocês estão aprovados, continuem a fazer aquilo de que o povo precisa”. Devemos muito àqueles que nos dão o respaldo e suporte para que isso aconteça. Muito obrigado a todos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Carlos Giannazi.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, quero parabenizar a nobre deputada Leci Brandão, que foi reeleita com justiça. Parabenizo também o deputado Olímpio Gomes, que foi eleito com uma bela votação, assim como o deputado Carlos Giannazi, que merece nosso respeito e carinho pelos trabalhos desenvolvidos nesta Casa. Ele certamente honrará sua cadeira aqui na Assembleia, assim como o deputado Olímpio Gomes fará um grande trabalho no Congresso Nacional. Quero igualmente agradecer a todos os meus eleitores, à minha equipe e a todos aqueles que nos ajudaram a cumprir esse mandato com dignidade. Foi um mandato difícil. Procuramos fazer o melhor; fizemos alguns projetos de lei considerados polêmicos, mas sempre com aquela ideia de prolongar e proteger a vida, de fazer com que tenhamos qualidade de vida. Não existe projeto que agrade a todos, sempre pode desagradar a determinado grupo ou segmento. Isso faz parte do jogo.

Essa eleição foi difícil. Nunca mudei de partido: nasci no PMDB. Tivemos muita dificuldade, inclusive econômica. Não tínhamos materiais e chegamos a parar a campanha em alguns momentos. Mas, de qualquer forma, conseguimos sobreviver. Foram eleitos cinco deputados da bancada do PMDB nessas eleições. Certamente, iremos contribuir com esta Casa, através do trabalho, através de leis. Temos um objetivo muito claro: a ajuda na diminuição da violência e na melhoria de setores como Saúde, Educação e mobilidade. Temos que dar muita qualidade de vida a todos os cidadãos.

Nessa eleição, houve uma predominância da manutenção da situação atual. Tivemos a manutenção do governo, com aprovação de 62 por cento. A vontade dos 62 por cento da população aprova o governo e reelegeu, em primeiro turno, o governador Geraldo Alckmin.

Quero dizer que fizemos, durante essa campanha, visitas a vários locais. Visitei muito pouco o interior. Fiquei mais aqui nesta Casa. Praticamente, não faltei nenhum dia. Procuramos vir todos os dias, cumprindo a nossa tarefa. Fui poucas vezes para o interior. No entanto, recebi votos do interior.

Agradeço a esse povo de várias cidades. São muitas as cidades que confiaram no nosso trabalho. Reitero que fui vereador desta Capital durante 28 anos. Sou reconduzido pela nona vez e isso me deixa orgulhoso. Acredito que a nona reeleição para qualquer parlamentar é algo digno de orgulho. Tenho orgulho de ser reeleito, de ter sobrevivido, pela nona vez.

Mais uma vez, agradeço de coração o voto e a confiança que a minha família recebeu. O meu caçula, o Alex, obviamente, ele não conseguiu a sua primeira eleição, saindo candidato a deputado federal. Ele é um jovem de 31 anos. Queremos que os jovens também assumam compromissos. É por isso que ele saiu candidato.

Em nome dele, agradeço os votos recebidos pela primeira vez. Não são poucos, diante da grande dificuldade que o meu partido e a nossa coligação tiveram nesta eleição. Tivemos o majoritário, com aproximadamente 21 por cento. Fica realmente muito difícil eleger uma grande bancada.

Caro deputado Carlos Giannazi, termino nossa fala aos deputados aqui presentes e àqueles que não estão presentes. Uma feliz gestão neste novo mandato! Essa renovação de um terço dos deputados nesta Casa é normal.

Nós também rendemos as homenagens àqueles que perderam. Não é porque perderam que fizeram um mau trabalho. É difícil ganhar uma eleição. Não é fácil ganhar uma eleição. É muito difícil.

Rendo nossas homenagens àqueles companheiros que deixaram esta Casa, pois eles fizeram um grande trabalho. É normal sempre haver substituição. Agradeço, novamente, aos nossos eleitores, deixando o gabinete à disposição de todos aqueles amigos e amigas que nos deram esse apoio tão importante, dando a todos nós esse voto sagrado, inerente, que traz a todos nós essa autorização para continuar trabalhando, para cumprir a nossa tarefa. Muito obrigado, de coração!

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Tem a palavra o nobre deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Carlos Neder. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Luiz Claudio Marcolino. (Pausa.)

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, esgotada a lista de oradores inscritos para falar no Pequeno Expediente, vamos passar à Lista Suplementar.

Tem a palavra o nobre deputado Ramalho da Construção. (Pausa.) Tem a palavra a nobre deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectador da TV Alesp, visitantes, funcionários desta Casa, parabenizo o Sr. Presidente Carlos Giannazi pela brilhante votação que recebeu neste Estado, pois V. Exa. é muito merecedor, pela sua atividade, pela sua assiduidade e pelo seu combate a todas as coisas que não são favoráveis ao povo de São Paulo. O senhor sempre foi um guerreiro.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

Nobre deputado Jooji Hato, também parabenizo V. Exa. pela vitória e pela nona eleição. Não é todo parlamentar que tem essa marca. Parabenizo também o grande amigo Major Olímpio Gomes. Sei que vai ter um desempenho brilhante, com quase 180 mil votos, no Congresso Nacional, defendendo a Segurança Pública. É uma pessoa que também não mediu esforços para defender, não só a sua corporação, mas principalmente a defesa do povo de São Paulo.

Quero agradecer a todos os deputados desta Casa que, por alguma razão, não puderam ser reeleitos, mas que foram fundamentais para nossa atuação aqui dentro. Gostaria de agradecer, de forma especialíssima, à nobre deputada Sarah Munhoz, nossa enfermeira, pessoa brilhante, que nesse pouco tempo em que esteve nesta Casa teve um comportamento e uma atuação que mereceram elogios de toda a Casa, principalmente dos funcionários, por sua atuação em defesa da Saúde. Uma enfermeira que, com muita competência, fez brilhantes discursos nesta tribuna.

E dou as boas-vindas ao Atila, deputado Atila, que virá da cidade de Mauá. Espero que ele também possa contribuir para que o PCdoB consiga, com as duas cadeiras que continuará tendo nesta Casa, trazer coisas positivas e desenvolvimento para o povo de São Paulo.

Ficamos felizes com essa reeleição. Na verdade, em 2010, tive 86 mil votos. Nesta eleição de 2014 obtivemos 71 mil votos. Evidentemente, houve uma diminuição, mas como houve uma transformação na votação do povo brasileiro e, principalmente, na votação do povo do estado de São Paulo, é importante que ressaltemos que a oposição teve um papel fundamental nesta Casa. A oposição, em todos os momentos, não mediu esforços para poder atender as reivindicações sociais, as reivindicações do povo menos favorecido. Esse é o nosso perfil, essa é nossa obrigação.

Quero, com muita emoção, dizer que sentirei saudades de muitos deputados que não vão continuar aqui em 2015. Mas gostaria de dizer que foi fundamental tudo aquilo que eles me ensinaram, tudo aquilo sobre o que me alertaram, tudo aquilo com que contribuíram para que pudéssemos chegar a esta reeleição. Não podemos esquecer a história. Não podemos esquecer os grandes amigos. Sei que outros deputados, que são da situação, da base do governo, também nos ajudaram muito.

Só posso afirmar que nosso comportamento será, absolutamente, o mesmo de sempre. Não vamos agredir quem quer que seja. Vamos respeitar as opiniões e, acima de tudo, vamos defender nossos princípios e nossos ideais. Acho que a Casa Legislativa não é lugar para discriminar quem quer que seja, não é lugar para fazer guerras religiosas, não é lugar para depreciar as pessoas por suas escolhas.

Somos todos cidadãos, homens e mulheres, e estamos aqui representando o povo de São Paulo. Temos a obrigação de atender as suas reivindicações. Quero que Deus abençoe, proteja e ilumine todos que nos ajudaram a chegar aqui. Agradeço a minha assessoria, à militância do PCdoB e dos partidos coligados e a todos os funcionários desta Casa, sejam serventes, sejam policiais militares, sejam assessores de outras siglas partidárias. Muito obrigada, do fundo do meu coração. Muito obrigada por tudo; será um prazer conviver com vocês.

Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Olímpio Gomes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Bruno Covas. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, após o agradecimento que fiz às pessoas que depositaram em nós sua confiança, seu voto, e que se empenharam para que pudéssemos continuar na Assembleia Legislativa, eu já gostaria de continuar trabalhando, cobrando do governo estadual - do governo Alckmin - que trate os servidores públicos com dignidade.

Estive recentemente na porta do Hospital do Servidor Público Estadual conversando com funcionários e servidores que utilizam o hospital, conversando com médicos e a situação é de calamidade pública. O hospital não recebe investimento do governo, é mal administrado e quem paga a conta é o servidor público e em todos os sentidos. Primeiro porque são os servidores que financiam de fato o Hospital do Servidor Público Estadual através do desconto mensal na folha de pagamento de dois por cento. O estado não dá a sua contrapartida. Temos um movimento aqui na Assembleia Legislativa pressionando o governo a investir a sua cota-parte patronal de 2% por servidor público que ele não cumpre, ou seja, o hospital é financiado praticamente com os recursos dos funcionários públicos do estado de São Paulo. De vez em quando tem um aporte, mas nada é fixo, nada é garantido, não há uma verba carimbada, não existe uma certeza em relação ao financiamento deste hospital por parte do governo e ainda assim o governo administra muito mal o Hospital do Servidor. Isso gera um transtorno, um prejuízo muito grande para o funcionário público que utiliza o hospital. Recebemos muitas reclamações de sucateamento, de má gestão do hospital por conta da superintendência, da falta de remédios, de equipamentos. Temos bons profissionais, aliás, excelentes médicos, excelente funcionários trabalhando no Iamspe, porém, a estrutura material é muito precarizada. Recebemos reclamações de vários servidores, servidores que vêm de longe, do interior paulista, da Baixada Santista, da Grande São Paulo, que ficam ali numa situação muito difícil.

Já é hora de o governador Geraldo Alckmin, que foi reeleito mais uma vez não sei como - é triste saber que vamos ter de aguentar mais quatro anos do governo Alckmin, serão ao todo 24 anos de gestão, 24 anos de desgoverno, de destruição da coisa publica - cumprir com a sua obrigação. É isso que se coloca hoje no estado de São Paulo. É lamentável esta reeleição do governador Geraldo Alckmin, do PSDB, que sabemos em que condições ela se dá. Primeiramente ele é blindado pela mídia, nada cola nele porque tem uma blindagem muito bem articulada da mídia comercial. Segundo, porque ele controla muitas prefeituras. Muitos prefeitos são controlados através das verbas, através das benesses do governo, prefeituras que não têm recursos, que dependem exclusivamente do governo estadual para continuar sobrevivendo, investindo minimamente em algumas áreas sociais. Isso deixa praticamente centena de prefeitos reféns do Palácio dos Bandeirantes. Este é outro componente que mostra claramente como o governador Geraldo Alckmin domina o estado de São Paulo. Quem perde com isso é a população. Os servidores perdem muito com isso porque é um dos governos que mais ataca e mais desconsidera os servidores: o governo do PSDB aqui em São Paulo. Então para nós é uma tristeza imensa ter de conviver com o governo Geraldo Alckmin por mais quatro anos. Não vai ser fácil, um governo que já mostrou a sua cara, que já perdeu a sua energia, um governo que gerou a crise na Segurança Pública, que gerou a crise na Educação pública, que destruiu a carreira do Magistério, que privatizou a Saúde, que está levando a população do estado a viver uma grande crise de abastecimento de água. Está faltando água já em vários município, já há racionamento de água em várias regiões do estado e ela vai se aprofundar pela irresponsabilidade e pela falta de governo, falta de gestão e falta de investimento nessa área. As obras não foram realizadas.

Já debatemos exaustivamente essa questão da Sabesp, mostrando claramente que não é correto criminalizar a natureza e jogar a culpa da falta de água em São Pedro. A culpa é do governador Geraldo Alckmin, é do PSDB e é da Sabesp, que não fez as obras necessárias para que não chegássemos a essa situação. Esse é o Governo que vai desgovernando - prefiro falar desgovernando - o estado de São Paulo.

Estaremos aqui firmes, fiscalizando e lembrando o Governo das suas promessas. Estaremos cobrando sistematicamente o Governo para que ele direcione os recursos públicos para as áreas sociais e para que valorize os servidores públicos do nosso Estado.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, esta Presidência, cumprindo determinação constitucional, adita à Ordem do Dia da sessão ordinária os seguintes projetos: Projeto de lei Complementar nº 33, de 2014, Projeto de lei nº 441, de 2007, e Projeto de lei nº 856, de 2014, vetados. Antes de dar por levantados os trabalhos, esta Presidência convoca V. Exas. para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da sessão de quinta-feira, com os aditamentos ora anunciados.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 15 horas e 07 minutos.

 

* * *