http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

17 DE NOVEMBRO DE 2014

048ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DO SOKA GAKKAI E O 84º ANIVERSÁRIO DE SUA FUNDAÇÃO”

 

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

RESUMO

 

1 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado João Caramez, com a finalidade de "Comemorar o Dia da Soka Gakkai e o 84º Aniversário de sua Fundação". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo sobre a evolução da BSGI - Brasil Soka Gakkai Internacional. Faz a leitura de texto sobre a Soka Gakkai. Informa que é um privilégio realizar esta homenagem ao longo de seu mandato. Enfatiza a amizade e o carinho dos representantes da entidade. Cita lei que criou a efeméride. Comunica que a Soka Gakkai foi fundada no Japão, por Daisaku Ikeda. Acrescenta que seus discípulos visam o humanismo e a educação, na busca constante da paz e do diálogo. Lembra que os 13 anos do início da entidade foram difíceis, com a prisão de seus dirigentes. Faz histórico sobre o fundador, que faleceu na prisão, vítima de inanição. Ressalta o legado deixado por Ikeda, num Japão destruído no pós-guerra. Destaca a expansão da entidade, no Japão, e em mais de 190 países. Lê e comenta artigo "Nosso Poder para a Paz", ao destacar o poder do cidadão comum em transformar toda a Humanidade. Refere-se à dedicação aos jovens para sonhar e mudar o mundo.

 

2 - ANTONIO NAKAMURA

Vice-Presidente da BSGI, reproduz propostas de paz de Daisaku Ikeda para este ano. Enfatiza a importância da vida humana. Comunica que 12 milhões de pessoas no mundo seguem os ideais da Soka Gakkai. Afirma que pequenos avanços levam a grandes transformações. Lembra que nas mãos dos jovens está o futuro, no sentido de modificar a história e o destino do mundo. Ressalta a luta constante pela paz e desenvolvimento do Brasil e do mundo. Fala da busca pela cidadania planetária, tendo em vista as consequências globais das ações humanas. Destaca a importância das questões solidárias e do trabalho voluntário. Faz citações sobre a sabedoria para a sobrevivência na Terra.

 

3 - PATRÍCIA DUPIN

Doutora, discorre sobre o tema "A Soka Gakkai e a Criação de Valores". Recorda o desejo do educador, na valorização da educação e da cultura para a paz mundial. Lembra os princípios da coragem, do esforço e dos valores, que geram ondas de esperança. Ressalta a busca da cultura pelos saberes e emoções. Afirma que a educação é inseparável da cultura. Reproduz citações de correntes filosóficas contemporâneas. Destaca a importância do papel do professor neste mundo complexo. Reitera a busca pelo bem, pelos benefícios e pelo belo. Acrescenta que uma educação sólida leva aos princípios humanísticos, gerando nações que visam a paz para o futuro. Lembra o cuidado que devemos ter com relação às crianças e os jovens, num trabalho de longo prazo. Destaca pontos do livro "A Arte da Educação Humana Habilidosa", que deve ser lançado em 18/11, na sede da BSGI.

 

4 - PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ

Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades. Anuncia apresentação musical.

 

5 - FERNANDO ROCHA

Doutor, reproduz citação sobre o planejamento para um dia e para um século. Enfatiza a importância do preparo das pessoas e da defesa da natureza. Faz analogia entre os princípios defendidos por Daisaku Ikeda com o Nepal e com Gandhi. Ressalta os valores do pacifismo. Lembra propostas de paz que a autoridade encaminha, anualmente, à ONU. Destaca a mensagem, encaminhada neste ano, sobre a formação de valores humanos, destacando o caráter e a escolha e discorre sobre ambos. Repudia os eventos belicistas em curso no mundo. Recorda que Ikeda propõe o desarmamento nuclear.

 

6 - PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ

Anuncia apresentação musical.

 

7 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal, cumprimenta os componentes da Mesa. Ressalta a importância deste evento. Elogia o deputado Arnaldo Faria de Sá. Argumenta que vivemos num mundo conturbado. Enfatiza que a busca pela paz deve ser objetivo constante e permanente. Defende os princípios de Ikeda.

 

8 - PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ

Agradece a participação de todos. Reitera a sua satisfação e orgulho em presidir esta solenidade, ao longo de seu mandato. Tece considerações sobre a representação parlamentar. Lembra as adversidades da vida, as quais precisamos enfrentar, combater e vencer. Afirma que a BSGI é uma alegria em sua vida, pela relação pessoal que mantém com os dirigentes. Acrescenta que esta solenidade reproduz os sentimentos de alegria, de esperança e de solidariedade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. João Caramez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Quero desejar uma boa noite a todos e a todas e dar as boas-vindas à nossa Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Estamos aqui, do meu lado direito, com o Sr. Antonio Nakamura, vice-presidente da BSGI.

Sr. Kihatiro Kita, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social Bunkyo.

Temos a grata satisfação também de estar recebendo aqui o Sr. Celso Hama, vice-presidente da BSGI.

Sr. Wagner Issami, vice-presidente da BSGI.

Miguel Shiratori, vice-presidente adjunto da BSGI.

Dra. Patrícia Dupin, pesquisadora da BSGI.

Dr. Fernando Rocha, advogado.

Jeni Ikeda, coordenadora geral do núcleo feminino da BSGI.

Sueli Ogawa, coordenadora do núcleo feminino da BSGI.

Júlia Ouchi, coordenadora do núcleo feminino da cidade de São Paulo.

Silvia Shiratori, vice-coordenadora do núcleo feminino da cidade de São Paulo.

Lilian Noda, coordenadora do núcleo feminino de jovens da BSGI.

Luciano Nascimento, coordenador do núcleo de jovens da BSGI.

Ney Cardoso, representando o deputado Salim Curiati.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o “Dia da Soka Gakkai” e o Octogésimo Quarto Aniversário de sua fundação.

Para tanto, eu convido a todos os presentes para que, em pé, ouçamos o “Hino Nacional Brasileiro”.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. Presidente - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Comunicamos também aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida, ao vivo, pela TV WEB e será transmitida pela TV Assembleia, domingo, dia 23 de novembro, às 21:00h, pela NET canal 7, pela TV aberta canal 61.2, e pela TV Vivo digital canal 185 e analógico canal 66.

Assistiremos, agora, a apresentação de um vídeo institucional sobre a evolução da BSGI.

 

* * *

 

- É feita exibição do vídeo. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. Presidente - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Meus amigos, esta sessão solene tem como objeto comemorar a data de fundação da Soka Gakkai.

Há 17 anos realizamos esta homenagem aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo. Uma tradição muito esperada por todos os funcionários desta Casa e por este deputado, que muito se orgulha da amizade e carinho do seu presidente internacional e esposa, Dr. Ikeda e Sra. Kaneko.

De iniciativa do meu colega deputado Lívio Giosa, em 1997, e aprovado por unanimidade dos Pares desta Casa, a Lei nº 9.867/97 estabelece, no Calendário Oficial do Estado de São Paulo, o dia 18 de novembro como Dia de Fundação da Soka Gakkai.

E estas sessões solenes são para coroar e aplaudir essa maravilhosa organização, na pessoa do Dr. Ikeda e, por que não dizer, a todos os senhores que executam o trabalho do mestre.

Tenho o privilégio e a honra de há 13 anos ininterruptos propor essas homenagens e presidir essas sessões. Sou muito grato por isso.

Fundada no Japão, há exatos 84 anos, por Tsunessaburo Makiguti, seu discípulo Jossei Toda e um grupo de educadores imbuídos no objetivo de criar valores humanos para o mundo, baseados no humanismo, na cultura de paz e na educação.

Numa época de guerras e conflitos, os primeiros 13 anos da Soka Gakkai foram muito conturbados, pois a instituição sempre se posicionou em favor da paz e do diálogo, contrariando os interesses beligerantes do estado japonês, culminando na prisão de toda diretoria da organização, pois faziam oposição dos desígnios da miséria a que era submetida a nação japonesa.

Como todos aqui presentes sabem, Makiguti faleceu na prisão, em decorrência da inanição e maus-tratos sofridos, pois abriu mão de sua liberdade e bem-estar para não recuar, um milímetro sequer, na defesa da paz e dos ideais fundamentais da Soka Gakkai.

Seu legado foi resgatado por seu discípulo Toda Sensei, que assumiu a presidência da Gakkai, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Jossei Toda se tornou o segundo presidente da Soka Gakkai, com o Japão destruído e em meio à miséria devido às estupidezes da guerra, mas nunca desistiu do ser humano e do seu potencial, pois fora forjado por um mestre de altíssimo valor.

Em 1947, Jossei Toda conhece Daisaku Ikeda, um jovem de apenas 19 anos que o impressiona muitíssimo, logo no primeiro diálogo, com suas indagações e inquietudes. A partir desse encontro e depois de alguns dias, Ikeda torna-se discípulo imediato de Toda Sensei. Dois anos após o falecimento de Toda Sensei, em 1960, Ikeda assume como terceiro presidente da Soka Gakkai. A organização havia atingido a extraordinária expansão dentro do Japão e Ikeda tinha plena consciência que haveria de ter um árduo caminho no intuito de conscientizar o desejo de seu mestre, que era levar para os quatro cantos do mundo a mensagem do humanismo e da paz duradoura.

Hoje, a Soka Gakkai está presente em mais de 190 países e territórios, graças aos esforços e convicções de Ikeda Sensei, que cumpriu o desejo de seu mestre.

A história de Soka Gakkai me emociona. A minha percepção de toda essa saga da luta do bem contra o mal que a Soka Gakkai assumiu desde sua fundação até os dias de hoje, sob a batuta do mestre Ikeda é de que chegou a hora e devemos incorporar definitivamente nosso verdadeiro propósito em assumirmos a responsabilidade pela condução da humanidade à verdadeira felicidade e paz. Faremos isso por meio do cidadão comum, sem fórmulas secretas nem milagres e, sim, com o coração, pessoa a pessoa, em meio à sociedade e comunidades locais, nossos vizinhos, nossa família, nosso trabalho.

Recentemente li um artigo de Ikeda Sensei com o seguinte título: “Nosso poder para a paz”. Com a sua escrita lúcida, de fácil e prazeroso entendimento e sem perder a profundidade, o presidente Ikeda discorre sobre o poder que o cidadão comum tem ao unir corações em prol da vida. Este poder transformará o destino de toda humanidade. Como sempre, Ikeda Sensei, com sua eloquência de mestre, dedica esse texto aos jovens e os convida a sonhar, pois o mundo é seu para mudar.

Com essas palavras de Ikeda Sensei, quero aqui encerrar o meu pronunciamento e convocar os jovens e todos os senhores que aqui nos honram com a carinhosa participação para assumir, definitivamente, que o mundo é nosso para mudar.

Viva Ikeda Sensei. (Palmas.)

Dando continuidade, eu quero aqui ter o prazer de passar a palavra para o vice-presidente da BSGI, senhor Antonio Nakamura. (Palmas.)

 

O SR. ANTONIO NAKAMURA - Senhoras e senhores, Excelentíssimo deputado João Caramez, que muito nos honra com a realização desta sessão solene e demais autoridades presentes, boa-noite.

O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, enfatizou em sua proposta de paz deste ano: “O século XXI nos abre ao encontro de esperança, solidariedade e paz, imprescindíveis à existência de uma sociedade mundial sustentável, na qual a dignidade de cada indivíduo desponte com seu íntimo brilho”. Cada vida humana é preciosa e única, não importa a origem, a cultura, a cor ou a crença, diversas, mas unas, pois somos todos membros de uma única família humana.

Em todo o mundo, cerca de 12 milhões de pessoas de todas as etnias, culturas e origens vivem e vivenciam o ideal que se iniciou, há 84 anos, em 18 de novembro de 1930. Sem saber, o professor Tsunessaburo Makiguti iniciou o movimento que se tornaria mundial em algumas décadas - a Soka Gakkai, ou, traduzindo, sociedade para criação de valores. O sentimento que permeou sua intenção desde o princípio é, até hoje, a criação de valores humanos. O professor Makiguti fez nascer no coração de cada companheiro a chama de um ideal.

Não faz mal que seja pouco. O que importa é que o avanço de hoje seja maior que o de ontem, que nossos passos de amanhã sejam mais largos que os de hoje, que seja humanista de braços fortes, em luta solidária com as pessoas deserdadas.

Em seu longo poema épico “Brasil, seja monarca do mundo”, composto, em 2001, o Dr. Ikeda já antevia que mesmo pequenos avanços são capazes de imensas transformações, desde que imbuídos de um ideal. Ele próprio era um jovem de 32 anos quando assumiu a presidência da Soka Gakkai e liderou milhares rumo à sua transformação individual. Desde então, mantém-se na liderança colocando nas mãos dos jovens as rédeas do futuro, pois compreende que somente o destemor da juventude pode, efetivamente, modificar a história e, como consequência, o destino de toda humanidade.

O que diferencia a juventude da BSGI dos demais grupos existentes na sociedade é isso - o destemor para avançar em prol de um ideal concreto. Neste ano de 2014, 100 mil jovens se reuniram em todo Brasil para reafirmar sua decisão de empenhar-se pela paz e pelo desenvolvimento do país e do mundo. Embora saiba que sua jornada não será fácil, cada integrante da BSGI tem a certeza de que quaisquer obstáculos que se interponham em seu caminho serão ultrapassados, porque possui os instrumentos para tanto. Isso lhe dá a confiança e a coragem para não recuar e manter-se sempre avançando, mesmo que seja pouco, e já projetando que os passos de amanhã serão maiores e mais largos que os de hoje, pois o novo ser humano que liderará este milênio tem de estar embasado necessariamente em um novo e inovador conceito que perpasse pela ideia de cidadania planetária. Não mais poderá se voltar somente às questões locais, mas em cada ato precisa buscar e replicar de forma a visualizar as consequências globalmente. O novo cidadão global é um ser que se devota à compaixão, às questões solidárias e que se envolve voluntariamente para solucionar o problema de forma efetiva.

O movimento da SGI, hoje, está presente em 192 países e territórios, com cerca de 12 milhões de associados em todo o mundo, sempre inspirados pela essência do ideal do fundador Tsunessaburo Makiguti que disse: “O mal conspira e se propaga. Se o bem se isolar do mundo, a sociedade fica cinzenta e inquietante. É o bem que deve se unir”.

Finalizo citando mais algumas palavras do fundador: “Devemos reunir recursos da sabedoria sobre o modo de viver e a sociedade que protegerão a vida, os meios de subsistência e a dignidade das pessoas que vivem e viverão na terra”.

Este é o espírito do movimento jovem da BSGI - empreender ações que possibilitem a segurança, a tranquilidade e a felicidade para todos os membros desta grande família humana.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Dando continuidade, eu passo, agora, a palavra para a Dra. Patrícia Dupin, sobre o tema “A Soka Gakkai e a criação de valores”. (Palmas.)

 

A SRA. PATRÍCIA DUPIN - Muito obrigada.

Senhoras e senhores, muito obrigada pela presença neste evento histórico, que mais uma vez brinda a todos nós como seres sensíveis e genuinamente humanos.

A Soka Gakkai Internacional - SGI nasceu a partir de um forte desejo de um educador e, desde então, até os nossos dias, prioriza a educação e a cultura como imprescindíveis para a conquista da paz mundial.

O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, compreende que a criação de valor não é algo distante, nem separado de nossa vida. Qualquer revolução ou reforma começa com o que nos afeta de forma mais direta. Não devemos fugir dos problemas com os quais nos confrontamos em nossa vida diária e, sim, enfrentá-los com coragem. É por meio desses esforços que se cria o valor e é a partir daí que se expandem as ondas de esperança entre as pessoas.

É por meio da educação que nós conhecemos e nos apropriamos do mundo. E a cultura é uma rede entrelaçada de saberes, emoções, em torno de uma sociedade, comunidade ou país. Então, podemos entender a cultura como uma rede de costumes, resultado das nossas conversas, dos nossos fazeres, dos nossos pensares. Na língua latina, poeticamente, conversar significa dar voltas juntos. Sendo assim, a educação é inseparável da cultura, pois não existe ser humano sem contexto.

Existem vários cientistas no mundo que correlacionam o pensamento do pioneiro Tsunessaburo Makiguti com as correntes filosóficas contemporâneas. O resultado é a pertinência da atualidade dessa temática de Makiguti e Ikeda, da educação como base nos valores humanos. Isso deixa claro que o professor Makiguti tanto foi muito importante em sua época num Japão muito mais autoritário, como principalmente hoje num mundo cada vez mais complexo, onde uma decisão é responsável por efeitos em cadeia.

A palavra valor tem a mesma origem e radical da palavra valência, que é utilizada em nossa tabela periódica de Química, onde as reações são maiores tanto maiores forem as valências do elemento químico. Ambos - valência e valor - são sinônimos de serventia, sendo que valor é sinônimo de serventia e coragem. Vale, então, como analogia para o valor humano. Quanto mais tivermos mais nos potencializa para o bem, o benefício e o belo.

E qual é a essência do que disse Makiguti, como educador? O que Makiguti e, hoje, Ikeda demonstram com seus pensamentos, teorias e diálogos conosco é que quando recebemos uma sólida base educativa que enfatiza os valores que são coerentes com a nossa constituição humana e com a nossa essência, a informação, o conhecimento, os saberes, os costumes e os conteúdos educativos que recebemos são utilizados para o fim humanístico como prioridade. Ou seja, a partir do momento que entre duas decisões mais e mais pessoas optam pela decisão que prioriza o ser humano, estamos constituindo uma grande nação que escolherá a paz e a felicidade de todos num futuro próximo.

E como esse pensamento contribuiu nos últimos 84 anos para a sociedade brasileira como uma colaboração social humanista? Na sociedade brasileira, durante esses 84 anos, a BSGI tem se empenhado em formar jovens e crianças com a missão de viver uma vida contributiva na sociedade, criando uma educação e cultura que geram mais bem-estar social. Vários são os programas culturais e educacionais que em todos os estados brasileiros são baseados em interações e diálogos abertos que promovem a expansão da mente humana para o encontro consigo mesmo, sua essência, com o outro, fonte de diversidade e valor, com seu entorno, nessa linda interdependência de ações e reações em cadeia que formam a realidade onde vivemos.

Este é um trabalho de longo prazo, com certeza, mas, localmente, é possível enxergar os frutos deste esforço continuado. É necessário enxergar e compartilhar nossos avanços, pois isso nos faz persistir, e também enxergar a necessidade de aumentar e multiplicar nossos esforços. E é isso que nós queremos comemorar hoje.

A Coordenadoria Educacional da BSGI de uma forma inédita lança, não por acaso, amanhã, seu primeiro livro com relatos de experiências transformadoras realizadas por educadores brasileiros durante 30 anos, de forma continuada. São oito lindas histórias de educação, superação, amor, dedicação e forte senso de propósito, onde educadores e pais conseguiram grandes revoluções nas crianças e nas famílias, com melhoria na aprendizagem, sem exceção, comprovando que emoção e razão estão interligados e que o bem-estar promove a felicidade, a inteligência e bons relacionamentos, tudo isso fundamentado nas ciências, na filosofia e nos estudos budistas.

Foi um convite nosso para que as pessoas colocassem as suas vidas no papel e, com isso, colocassem papel na vida, com o propósito de multiplicar esses valores. Coletamos uma centena de relatos e selecionamos oito. Uma professora eventual que fez da eventualidade sua razão de ser, disponível para cultivar valores em sala de aula. Uma criança, vítima de paralisia cerebral, que chegou numa cadeira de rodas com baixíssimo rendimento escolar e, com menos de 12 meses, se tornou um brilhante aluno e festejou correndo com seus colegas pela sala. Uma mãe que nunca conheceu, de fato, seu filho até encontrá-lo numa dinâmica de pais e filhos. E muitos outros.

Em cada uma dessas histórias é possível perceber que tudo muda em torno de um novo comportamento que reverbera. Essa é a nossa primeira lei sistêmica. Simples assim e bastante poderosa.

Os senhores acabaram de assistir, agora, una avant première, antes de qualquer outra pessoa, o vídeo de lançamento do livro. O título do livro que celebra essas conquistas educacionais de 30 anos na BSGI é a arte da educação humana, habilidosa, práticas educacionais com base no humanismo Ikeda. Venha conosco nessa leitura do triunfo da educação, por meio do potencial que temos para criar o mundo que desejamos. Convidamos a todos, também, para o evento de lançamento dessa obra, amanhã, no auditório do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, às 15:00h.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Eu queria aqui registrar a justificativa das pessoas que receberam convite, mas, infelizmente, não puderam comparecer esta noite: Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do estado de São Paulo; Fernando Grella Vieira, secretário de Segurança Pública; Tadeu Morais de Sousa, secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho; Mônika Bergamaschi, secretária de Agricultura e Abastecimento; José Roberto Rodrigues de Oliveira, cel. PM secretário chefe da Casa Militar; Estevam Galvão, deputado estadual, líder do Democratas; Aldo Demarchi, deputado estadual; Paulo Adib Casseb, presidente do Tribunal de Justiça Militar; José Américo Dias, presidente da Câmara Municipal de São Paulo; vice-almirante Liseo Zampronio, comandante do 8º Distrito Naval.

Após as lindas colocações da Dra. Patrícia, vamos, agora, para uma apresentação cultural da banda feminina “Nova Era”, que vai apresentar as músicas “Viva La Vida” e “Skyfall”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. Presidente - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Muito bom! Parabéns!

Agora, eu quero passar a palavra ao grande amigo nosso e amigo do professor Ikeda, amigo da Soka, esse homem que não perde uma sessão solene nossa, Dr. Fernando Rocha. (Palmas.)

 

O SR. FERNANDO ROCHA - Em primeiro lugar, eu quero saudar o eminente deputado estadual, deputado João Caramez, que tem nos convidado todos os anos para a grandeza desta solenidade. E essa saudação é extensiva a todos da Mesa, que já foram nominados aqui.

Eu quero também transmitir meu respeito profundo e cordial a todas as senhoras e senhores e amigos que estão presentes aqui.

Quando se quer planejar para um dia, deve-se plantar couve para o prato de amanhã. Quando se quer planejar para um ano, deve-se plantar arroz. Quando se quer planejar para 50 anos, devem-se plantar árvores. Quando se quer planejar para um século, 100 anos, devem-se preparar pessoas. É o que o Sensei Dr. Daisaku Ikeda tem feito - preparar pessoas para a grande revolução humana que irá transformar este planeta numa terra mais humana e mais digna. (Palmas.)

Eu sempre digo que o Dr. Daisaku Ikeda é, hoje, o maior pacifista do mapa-múndi. E quando eu penso no Nepal, no teto do mundo, no Himalaia, que quer dizer em sânscrito “A morada da neve”, onde está situado o maior pico do planeta, chamado Everest, com 8.848 metros, eu penso na altitude em que está o Dr. Ikeda com o seu pacifismo, que, hoje, se iguala a Mahatma Gandhi e a Martin Luther King. (Palmas.)

Todos os anos, no dia 26 de janeiro, desde 1983 até este ano, o Dr. Ikeda tem manifestado uma proposta de paz que é enviada à ONU, em Nova York, e essa proposta de paz significa um dos documentos mais importantes de geopolítica do mundo. Eu diria até que se transformou nesses 31 anos de propostas consecutivas numa verdadeira enciclopédia da paz e é um ato cultural em todo o mapa-múndi e é esperado pelas grandes organizações do mundo.

Em 1983, a primeira proposta foi uma proposta para a paz e para o desarmamento e, neste ano, em 2014, foi a formação de valores humanos. Nessa proposta de paz, de 2014, o Sensei Daisaku Ikeda dá ênfase absoluta e coloca em relevo dois valores humanos fundamentais: o valor do caráter e o valor da escolha, o valor da opção. O valor de caráter qualquer pessoa tem, não precisa ser um ser extraordinário, como a Rosa Parker ou o Mahatma Gandhi. Não! Qualquer pessoa pode ter esse valor de caráter. E o valor da escolha é a opção de trilharmos um caminho numa vertente ascendente na pirâmide dos valores humanos axiológicos, sempre em direção ao humanismo.

Quando o mestre fundamental Makiguti fundou essa sociedade formadora, plasmadora de valores foi como a eclosão de uma supernova, onde ele dizia ao mundo uma nova direção. Sucessivamente, ao seu pupilo Jossei Toda e, agora, com o Sensei Daisaku Ikeda.

É uma honra, uma emoção e uma alegria sempre grande estar aqui a convite da BSGI e da SGI. E eu queria deixar aqui dizendo que esses dois valores são fundamentais. E dizer que o objetivo fundamental nuclear das duas sociedades - SGI e BSGI - é a formação de valores humanos. Quem olha, hoje, o mapa-múndi vê a eclosão de eventos belicistas em várias partes, em vários quadrantes do mundo. Daí a necessidade absoluta que o Dr. Ikeda tem feito batendo na tecla, objetivamente, do desarmamento nuclear, porque enquanto tivermos arsenais nucleares carregados de ogivas a terra não será um planeta seguro. Por isso, é importante e fundamental que o Dr. Ikeda passe a sua doutrina para todos os quadrantes do mundo, hoje, em mais de 190 países e territórios. É uma doutrina de paz absolutamente necessária na vida de hoje.

Eu agradeço a atenção, agradeço o convite e me despeço, respeitosamente, de todos aqui.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - JOÃO CARAMEZ - PSDB - O Dr. Fernando é sempre convidado, mas eu já tenho dito várias vezes que ele não é convidado, ele é convocado, porque suas palavras maravilhosas coroam nossa sessão. Muito obrigado, Dr. Fernando.

Vamos, agora, então, à apresentação da banda masculina “Sol”, com a “Canção para a Paz Mundial”. Por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. Presidente - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Muito bom.

Agora, para finalizar, as bandas juntas concluem a apresentação com a canção “Happy”.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. Presidente - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Eu já estava sentindo falta dele, mas acabou de chegar. Nosso deputado Arnaldo Faria de Sá. (Palmas.) E já solicito que se poste ao microfone, deputado, e traga sua mensagem sempre esperada por todos nós.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Boa-noite a todos os presentes.

Cumprimento o nosso presidente da Assembleia, deputado João Caramez.

Sr. Antonio Nakamura, vice-presidente da BSGI.

Kihatiro Kita, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social Bunkyo.

Celso Hama, vice-presidente da BSGI.

Wagner Issami, vice-presidente da BSGI.

Miguel Shiratori, vice-presidente adjunto da BSGI.

Dra. Patrícia Dupin, pesquisadora da BSGI.

Uma alegria encontrar todos novamente aqui na Assembleia numa cerimônia extremamente importante.

E quero destacar que o deputado João Caramez, anualmente, tem tido a oportunidade de fazer esta convocação extremamente importante e, sem dúvida nenhuma, nós da BSGI ficamos eternamente gratos pela sua atitude e me permita estender o cumprimento ao seu querido assessor Renato Amaral, nosso companheiro de BSGI.

E sabemos dessa importância, num momento em que o mundo vive atividades totalmente conturbadas e nós buscamos a paz mundial. E nós haveremos de conquistá-la porque sabemos que nosso objetivo é constante e permanente. Da lei da causa e do efeito, nós sabemos que podemos permanentemente buscar essa causa para atingir o efeito que todos nós queremos. E sabemos que presidente Ikeda está longe, mas está perto, ao mesmo tempo. Perto de nós, pelos princípios que aqui seguimos e que aqui temos oportunidade de professar.

Sem dúvida nenhuma, a Assembleia Legislativa, através do deputado João Caramez, celebra a importância dessa reunião anual da BSGI. E aqui nós temos o prazer, como lembrou o deputado João Caramez, de sempre estarmos presentes. E mesmo estando num dia cheio de compromissos e de atividades, abre-se a janela para mais um tempo e mais uma oportunidade de estarmos juntos e de poder dar um abraço em todos vocês.

E, neste momento, ainda que saibamos que todos os membros da BSGI merecem os nossos cumprimentos, eu queria pedir licença a todos para dar um abraço especial naquele que certamente fará falta se não estiver de volta aqui na Assembleia, nosso querido deputado João Caramez. Parabéns, João! (Palmas.)

 

O SR. Presidente - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Assim como o Dr. Fernando Rocha,a presença do nosso deputado Arnaldo Faria de Sá é sempre imprescindível. Aliás, eu quero aqui dar um testemunho da grandeza, da nobreza, da ética e da idoneidade desse grande deputado que muito honra o estado de São Paulo no Congresso Nacional.

Já estamos quase que encerrando a nossa sessão solene. Porém, eu não poderia deixar aqui de registrar a minha alegria, a minha satisfação e o meu orgulho de, mais uma vez, em estar presidindo uma sessão solene. Eu sempre digo que eu me sinto uma pessoa muito privilegiada, privilegiada por tudo aconteceu na minha vida, até por poder estar representando o povo de São Paulo neste Parlamento.

Muitas coisas aconteceram na minha vida, coisas boas, coisas ruins, mas isso faz parte da vida. Aliás, nós estamos aqui para isso, para enfrentar as adversidades que, porventura, surgem pela nossa frente. E a vida me ensinou que, diante dela, três atitudes são possíveis tomar: enfrentar, combater e vencer. Mas, de todas as alegrias e das coisas boas que aconteceram na minha vida, sem sombra de dúvida, a grande alegria e coisa boa foi conhecer a BSGI, ter tido a oportunidade de conhecer professor Ikeda e sua esposa, dona Kaneko, pessoalmente. É privilégio de poucas pessoas. E eu tive essa oportunidade e esse privilégio. Então, para mim é uma alegria muito grande poder estar aqui esta noite com vocês. Aliás, todos nós. Não só este deputado, mas os funcionários e os assessores realmente esperam com ansiedade esta solenidade, porque esta solenidade nos traz alegria, nos traz esperança, mas, acima de tudo, nos traz o espírito da solidariedade. E, com certeza, é tudo isso que o professor Ikeda transmite a todos nós. Então, eu quero agradecer, do fundo do coração, pela oportunidade que eu tive de conhecê-los. Para mim isso é motivo de muita alegria, mas, sobretudo, de muito orgulho. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, agradeço à minha equipe de assessores, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, ao Cerimonial, à Secretaria-Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa e às Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Declaro encerrada a presente sessão. Muito obrigado e bom retorno às suas casas. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 33 minutos.

 

* * *