http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

28 DE NOVEMBRO DE 2014

050ª SESSÃO SOLENE EM “ HOMENAGEM OS 50 ANOS DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA, CIEE”

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear os 50 Anos do Centro de Integração Empresa Escola - CIEE pelo excelente trabalho em prol da juventude estudantil brasileira". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre o Centro de Integração Empresa e Escola - CIEE.

 

2 - RUY MARTINS ALTENFELDER SILVA

Presidente do Conselho de Administração do CIEE, saúda as autoridades presentes. Enfatiza que o desenvolvimento econômico de um País está fortemente atrelado ao seguimento de princípios éticos e morais. Enaltece a conduta política do deputado Fernando Capez e lembra sua expressiva votação nas últimas eleições. Cita os projetos sociais desenvolvidos pelo CIEE com o objetivo de inserir profissionalmente os jovens. Faz histórico da criação da instituição. Informa que o CIEE é uma instituição filantrópica de caráter educacional. Menciona que o Centro de Integração Empresa-Escola realiza cursinhos pré-vestibular comunitários, dentre outras iniciativas sociais. Destaca que o CIEE não recebe recursos públicos.

 

3 - LUIZ GONZAGA BERTELLI

Presidente Executivo do CIEE, saúda os presentes. Elogia o deputado Fernando Capez pela iniciativa desta homenagem. Elogia o Programa Aprendiz Legal, desenvolvido pelo CIEE em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Lista diversas iniciativas da entidade visando à inserção da juventude de baixa renda no mercado de trabalho.

 

4 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a entrega de placa em homenagem ao Centro de Integração Empresa Escola - CIEE. Lembra a importância de investimentos na área da Educação. Considera que o CIEE preenche com efetividade uma lacuna deixada pelo Poder Público. Defende a aprovação do PL 233/12, de sua autoria, pelo qual o Poder Executivo passará a ter autorização de celebrar contratos com entidades sem fins lucrativos, como o CIEE. Ressalta a realização de iniciativas filantrópicas pela entidade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Esta Presidência convida, para integrar a Mesa principal dos trabalhos, Dr. Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente do Conselho de Administração do CIEE, a quem peço uma calorosa salva de palmas. (Palmas.)

Convido Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE, a quem vamos receber também com palmas. (Palmas.)

Peço que seja conduzida ao camarote ao lado da Mesa principal, que a integra como sua extensão, a Sra. Marta Lívia Suplicy, diretora e presidente da Libra, mulheres independentes que atuam na defesa da ética na política, aqui prestigiando o CIEE. (Palmas.)

Peço, gentilmente, ao Sr. Misael Antonio de Souza, assessor especial de Relações Institucionais do gabinete, que acompanhe a senhora minha mãe, dona Suraia Badue Capez, até o camarote ao lado da Sra. Marta Lívia Suplicy. (Palmas.)

Estão prestigiando este evento o Sr. Francisco Antonio Soelti, secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de São Caetano do Sul, Thais Passos, membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB e da Associação das Advogadas Trabalhistas de São Paulo; Edson Melo que aqui representa o nosso querido colega deputado Itamar Borges; Udine Verardi, que representa o nosso deputado decacampeão, ou melhor, undecacampeão, deputado Antonio Salim Curiati, que tem, nada mais, nada menos, do que onze mandatos parlamentares.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, deputado Samuel Moreira, atendendo solicitação deste deputado, Fernando Capez, com a finalidade de prestar homenagem aos 50 Anos, meio século de existência, do importantíssimo Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE -, pelo excelente trabalho em prol da juventude estudantil brasileira.

Não é preciso lembrar a todos que as grandes lacunas em nosso país se encontram na área da educação - ensino básico, médio, fundamental - e na área da formação profissional. De maneira que, um órgão que não recebe um centavo de dinheiro público e se destina 50 anos a trabalhar na formação profissional do nosso jovem, futuro grande cidadão, que contribui para o progresso da nossa Nação, amparando essa formação em princípios da melhor técnica e da boa ética, sem dúvida, merece esta homenagem.

Não é a Assembleia que está homenageando o CIEE, mas é o CIEE que homenageia a Assembleia Legislativa de São Paulo, a maior do país, permitindo que aqui se realize a comemoração pelos seus 50 anos, engalanando todos os 94 deputados desta Casa.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos a primeira parte do Hino Nacional Brasileiro, a ser executado sob a regência do maestro 1º sargento Bernardo da Polícia Militar, o “130 de 31”.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - muito obrigado ao sargento Bernardo. Um só por todos, todos por um, os “130 de 31”. Boa noite à nossa querida Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB e será transmitida pela TV Assembleia neste domingo, dia 30 de novembro, em horário nobre, às 21 horas, pela NET, canal 7, pela TV Aberta, canal 61.2, TV Vivo Digital, canal 185 e analógico, canal 66.

Passaremos agora à apresentação a todos os presentes e aos nossos estimados telespectadores de um vídeo institucional para que possamos aquilatar o trabalho e a enorme contribuição do CIEE ao nosso país nestes últimos 50 anos.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anuncio a presença e peço também uma calorosa salva de palmas - esta Casa Legislativa também se sente honrada com a presença de Vossa Excelência - ao presidente honorário do CIEE, professor Paulo Nathanael Pereira de Souza, presente aqui na primeira fileira. Peço que se erga para receber esta calorosa salva de palmas. (Palmas.)

Neste momento, passo a palavra ao Dr. Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente do Conselho de Administração do CIEE, a quem convido para ocupar a tribuna especial privativa dos deputados, mas que, nesta data, se curva à importância e relevância do trabalho do nosso querido e estimado CIEE.

Peço ao nosso assessor especial de Relações Institucionais, Misael Antonio de Souza, que acompanhe S.Exa. o professor doutor Ruy Martins Altenfelder Silva até o parlatório especial.

 

O SR. RUY MARTINS ALTENFELDER SILVA - Minhas amigas, meus amigos, estimado e querido deputado Fernando Capez, Gonzaga Bertelli, meu companheiro de governança no CIEE; meu estimado e querido professor Paulo Nathanael Pereira de Souza, meu antecessor na presidência do Conselho de Administração da instituição, meus amigos - se fosse citar todos aqui, pararíamos esta noite, mas faço questão de citar também a presença do querido jornalista Audálio Dantas, que tanto tem prestigiado o CIEE -, começo prestando uma homenagem a uma pessoa que vocês logo vão identificar.

Cito um artigo, recentemente publicado, de minha autoria, que integra o livro “Repensando o Brasil, Ética para Todos”. O artigo tem o título “Desenvolvimento com Ética”. Pode existir desenvolvimento econômico, social e político de uma nação sem obediência aos princípios éticos? Em outras palavras, é possível o desenvolvimento a qualquer custo? Apesar da disseminação da crença em contrário, a história mostra que a resposta é negativa, pois, entendido em seu sentido mais abrangente, o desenvolvimento é impossível sem que dele participem cidadãos honestos, probos e comprometidos com os princípios éticos e morais, gerando um benefício efeito cascata, que, acredito, constitui, senão o único, pelo menos o mais promissor caminho para corrigir as graves injustiças e atenuar as perigosas tensões entre as nações que marcam este início de século vinte e um.

Por que eu digo que homenagearia, no início desta fala, uma pessoa facilmente identificável com o que acabei de transmitir a vocês? Porque esta pessoa obteve 306.268 votos, ou seja, 1,49% do eleitorado do estado de São Paulo e foi o deputado estadual campeão de votos, Fernando Capez, a quem, neste momento, presto esta homenagem.

Fernando Capez encarna esses princípios que tanto clamamos e, lamentavelmente, tantos não seguem e vão para as páginas policiais para vergonha de todos nós. Mas continuaremos lutando aqui na Assembleia, sob o comando do deputado Fernando Capez, para que esses princípios se disseminem por todo o Brasil.

Meus amigos e minhas amigas, o CIEE é muito grato por esta homenagem que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do deputado Fernando Capez, presta à nossa instituição.

Como sabem, o CIEE completou 50 anos de dedicação total à juventude brasileira. Ao longo dessas cinco décadas, o CIEE construiu importante capítulo na história da assistência social, filantrópica do país, transformando-se em sinônimo de vida mais digna para milhões de jovens e suas famílias. Neste universo, hoje, contam mais de 13 milhões de jovens nos ensinos médio, técnico e superior, encaminhados para estágio. E mais, aproximadamente 200 mil aprendizes inseridos em programas de formação profissional que o CIEE mantém em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

A nossa instituição foi criada por iniciativa de educadores, empresários, intelectuais, estudantes, que buscavam, em 1964, uma solução para o problema da qualificação de profissionais para atender à demanda de um mercado de trabalho que se tornava mais exigente na esteira da modernização e expansão da economia brasileira. Naquela época, como nos dias atuais, um dos gargalos era a falta de integração nos mundos do saber e do fazer. Ou seja, entre a escola e a empresa.

Assim, amigas e amigos, deputado Fernando Capez, nasceu o Centro de Integração Empresa-Escola, referência de oportunidade de acesso ao mercado de trabalho em todo o país, desde grandes metrópoles até remotos rincões deste nosso país-continente.

Desde o início, como pioneiro na introdução do estágio no país, o CIEE pauta sua atuação pelo constante compromisso com a qualidade dos serviços que presta. Mas, neste nosso país de tantas desigualdades, ao contribuir para a solução dos problemas sociais relevantes, acaba-se sempre esbarrando em inúmeros outros entraves.

Não foi diferente com o CIEE. Há dez anos, a entidade aderiu à causa da aprendizagem, como disse, em uma excelente parceria com a Fundação Roberto Marinho, visando a estender os benefícios da formação profissional de qualidade a jovens de 14 a 24 anos, em especial àqueles que estão excluídos do mercado de trabalho pela baixa ou nenhuma capacitação. Ou seja, àqueles que, por falta de apoio e escolaridade, provavelmente estariam condenados a engrossar as populações em situação de vulnerabilidade social e que formam as periferias das grandes e médias cidades.

Hoje, o Programa Aprendiz Legal é uma das mais bem sucedidas ações sociais empreendidas pela nossa instituição, dado ao efeito cascata que produz. Numa apurada avaliação, a aprendizagem beneficia também a família do capacitando, a comunidade na qual ele se insere, a cidade em que ele vive e, finalmente, o Brasil, que ganha um crescente número de profissionais aptos a dar sustentabilidade ao processo de desenvolvimento.

Esses jovens que estão aí em cima com o uniforme do CIEE são um orgulho para nossa instituição.

Entretanto, o CIEE não para aí. Há as iniciativas da instituição para facilitar e estimular a inclusão social e econômica dos segmentos desassistidos da população. Assim é que mantemos e desenvolvemos mais de uma dezena de programa filantrópicos. Destaco aqui os cursinhos pré-vestibulares desenvolvidos nas periferias, em especial na zona leste, em uma magnífica parceria com o conhecido padre Ticão.

A instalação de postos volantes, visando a levar jovens e famílias de áreas carentes, são serviços que o CIEE presta em todos os estados, incluindo orientação e informação profissional, cursos presenciais de desenvolvimento estudantil e profissional, palestras de prevenção ao uso de drogas e à gravidez precoce.

Meu caro deputado Fernando Capez, minhas amigas, meus amigos, eis um resumo do perfil das atividades do CIEE iniciadas há 50 anos, sempre em constante aprimoramento e expansão. Graças à governança que o CIEE desenvolve desde o início, esses resultados são alcançados.

Na nossa governança, os membros do Conselho de Administração, do Conselho Consultivo - cujo coordenador é meu amigo e colega Wilson Zampieri aqui presente -, do Conselho Fiscal, todos somos voluntários e fazemos isso com enorme satisfação. Da mesma forma, e principalmente, a gestão executiva do CIEE, liderada por Luiz Gonzaga Bertelli, ao longo de toda a história do CIEE, formou excelentes profissionais. Os superintendentes aqui presentes são prova disso.

Pelos resultados obtidos, pelos altos índices de efetivação - tanto de estagiários quanto de aprendizes, assim como os passos iniciais para carreiras de sucesso -, os balanços sociais da nossa casa são provas incontestes da sabedoria daqueles que incluíram, na Constituição Federal, o Artigo 203, consagrando, entres seus objetivos, a promoção da integração no mercado de trabalho.

Meu caro deputado Fernando Capez, renovo os cumprimentos pela sua eleição, pelo reconhecimento que os paulistas e paulistanos deram na última eleição. Desejo que sua gestão, nessa próxima legislatura, consagre-o como um dos políticos da nova geração, que, com certeza - podem escrever o que estou dizendo -, tem muita coisa ainda a fazer por todos nós.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradeço as palavras de estímulo e apoio do nosso eminente professor Ruy Martins Altenfelder.

Agradeço a presença dos alunos do Programa de Alfabetização de Adultos do CIEE, estagiários e aprendizes que estão na galeria, a quem peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Neste momento, passo a palavra ao eminente Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE, solicitando que seja acompanhado pelo nosso assessor especial de Relações Institucionais, Misael Antonio de Souza.

 

O SR. LUIZ GONZAGA BERTELLI - Minhas queridas amigas, meus queridos amigos, cumprimentos especiais à dona Suraia Capez, genitora do ilustre deputado Fernando Capez, cumprimentos especiais ao professor João Gualberto, diretor da Academia Paulista de Educação, cumprimentos ao Dr. Nelson Savioli, que representa a diretoria da Fundação Roberto Marinho, cumprimentos ao nosso presidente emérito, professor Paulo Nathanael Pereira de Souza, cumprimentos a todos os nossos conselheiros, membros fundadores, superintendentes, gerentes, supervisores, estagiários e aprendizes que se colocam no piso superior.

Minhas senhoras e meus senhores, conforme já foi mencionado pelo vídeo apresentado ... Por uma feliz coincidência, é o primeiro vídeo gravado por um insigne jornalista que se reabilita de uma grave enfermidade, o nosso querido conterrâneo e amigo.

Esse vídeo é corroborado pelas exposições do nosso dedicado presidente do Conselho de Administração, Dr. Ruy Altenfelder Silva, e, por intermédio da nossa entidade, hoje recebe esta homenagem do Legislativo estadual paulista, graças à iniciativa do deputado Fernando Capez, conforme já mencionado, o parlamentar mais votado nas últimas eleições e, sem dúvida, futuro presidente desta Casa legislativa. Fernando, muito obrigado de coração.

Já encaminhamos 15 milhões de jovens para estágios e para o mercado de trabalho. São mais de 200 mil beneficiados com o programa de aprendizagem, fruto da nossa parceria com a fundação Roberto Marinho. Milhares de empresas e órgãos públicos parceiros receberam esses jovens e concederam a eles bolsas indispensáveis ao pagamento das suas mensalidades escolares e à complementação da receita de suas famílias.

Vimos, pelas estatísticas do CIEE, que mais de 70% desses jovens são extremamente carentes. Sem as bolsas-auxílio, meu caro presidente, jamais teriam condições de cursar uma universidade ou complementar o ensino médio.

Com o estágio regido pela Lei 11.788, de 2008, quando o CIEE teve uma participação decisiva nas audiências públicas, conseguiu-se disciplinar a prática profissional, o aprendizado escolar dos estudantes do ensino médio, profissionalizante, técnico em todo o país. Estudantes estagiários atuam hoje sob supervisão de profissionais experientes. Todos eles, portanto, recebem, além da bolsa-auxílio, fundamental como mencionamos para prosseguirem nos seus estudos ... Possa essa bolsa auxiliar no orçamento familiar notadamente os mais carentes.

Nós temos hoje 65 mil jovens de 14 a 24 anos em formação profissional em todo o país, por intermédio do Programa Aprendiz Legal, que é, sem dúvida, um relevante programa de inclusão social, promovido pelo CIEE em todo o território nacional.

Para os jovens, o CIEE oferece benefícios adicionais gratuitos, além da bolsa que recebe, tais como o apoio das assistentes sociais, extensivo às famílias - uniforme, lanches, palestras, oficinas, passeios culturais e atividades desportivas.

Ademais, para as organizações contratantes, o CIEE disponibiliza assessoria técnica e jurídica, a fim de assegurar a legalidade do contrato celebrado; instrutores especializados, laboratórios e salas de capacitação teórica, entre outros benefícios. Hoje o CIEE é o agente-integração com maior capilaridade do Brasil, contando com mais de 350 postos de atendimento em todo o imenso território nacional.

O relacionamento com estudantes, aprendizes, instituições de ensino, empresas e órgãos públicos, já é totalmente informatizado na nossa organização. Contamos também com equipes técnicas em todas as unidades aptas a prestar atendimento presencial sempre que demandado pelas empresas privadas ou órgãos públicos.

Para bem cumprir a missão definida pelos nossos fundadores, educadores, empresários, preocupados com a inclusão do estudante no mercado de trabalho, o CIEE logo detectou que precisaria ampliar sua área de atuação indo além do estágio, a fim de compensar as crônicas deficiências educacionais e de formação profissional do jovem brasileiro. Assim, nasceu as séries de programas de forte cunho social. São iniciativas totalmente gratuitas para os seus beneficiários e com resultados expressivos.

Tudo isso é feito, meu caro deputado Capez, em benefício da juventude. Dessa forma, procuramos dar consecução aos nobres propósitos que nortearam a fundação do CIEE, hoje comemorada nesta Casa de Leis e nesta importante solenidade sob a sua presidência.

Ademais, procuramos contribuir com nosso esforço para o aprimoramento da educação entre nós. Sabemos todos nós que, tão somente nos últimos anos, o ensino de qualidade começou a difundir pela nossa nação. Há muito terreno, portanto, a ser recuperado.

Daí os nossos reiterados agradecimentos e o nosso aplauso à homenagem sincera e a V.Exa., deputado Fernando Capez, como já foi mencionado, pela condição de deputado estadual mais votado pelos nossos conterrâneos paulistas.

Com efeito, minhas senhoras e meus senhores, não há um único caso conhecido em que parcela ampla da população de um determinado país tenha ascendido a níveis altos de desenvolvimento social e de renda sem elevar o nível da sua educação.

Muito obrigado, mais uma vez, deputado Fernando Capez, em nome da nossa gestão executiva, em nome de todos os que labutam no dia a dia do CIEE, essa grande casa do estudante brasileiro, tão bem representada pelos seus superintendentes, gerentes, supervisores, funcionários, estagiários, aprendizes, alunos dos cursos de alfabetização aqui presentes.

Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta sessão não é uma sessão comum, é uma sessão solene, portanto, obedece à rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa, uma sessão que só pode ser convocada pelo presidente da Assembleia, mediante solicitação de deputado em exercício nesta Casa, realizada no plenário mais importante, onde são votadas as leis do estado de São Paulo, onde foi votada, aprovada e promulgada a Constituição Estadual Paulista de 1989, o Plenário Juscelino Kubitschek.

Por essa razão, tenho a imensa honra, neste momento, de solicitar ao Sr. Misael que nos ajude na entrega de uma placa em homenagem ao CIEE, que faremos neste instante.

Procederemos à entrega, faremos os registros fotográficos, em seguida, chamaremos os estudantes - simbolizando todos os jovens estudantes do CIEE, para que também integrem essas fotos - Felipe e Cláudio, Gabriel Andrade Souza, presidente da Ordem Demolay Fé e Equilíbrio, e Guilherme Andrade de Souza.

Vamos à entrega da placa.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Obrigado aos queridos jovens estudantes, a presença de vocês aqui simboliza o futuro de nossa Nação e homenageia todos os seus colegas que se encontram nas galerias.

Procederei à leitura do conteúdo da placa.

A Assembleia Legislativa, contendo o logo oficial, isso significa que este é um documento oficial, não se trata, portanto, de uma homenagem feita por um deputado, mas por toda a Assembleia Legislativa. É um documento que expressa a vontade oficial do Parlamento paulista.

“A Assembleia Legislativa do estado de São Paulo presta tributo, em sessão solene, ao Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, por seus 50 anos de atuação em favor dos jovens estudantes e do resgate de brasileiros em situação de vulnerabilidade social.

A homenagem se estende aos excelentíssimos presidentes Ruy Martins Altenfelder Silva e Luiz Gonzaga Bertelli em reconhecimento à incessante defesa da educação e do trabalho como direitos fundamentais dos brasileiros e condição indispensável para fortalecer a cidadania no Estado democrático de direito.

Entre diversos programas filantrópicos de assistência social, a razão de ser do CIEE é oferecer, gratuitamente, aos estudantes dos ensinos médio, técnico e superior, total apoio para a conquista de oportunidades de estágio e aprendizagem de qualidade, habilitando-os a construir um futuro mais promissor e justo.

São Paulo, 28 de novembro de 2014.

Fernando Capez, deputado estadual aqui representando toda a Assembleia Legislativa.”

Parabéns, CIEE.

Senhoras e senhores, queridos telespectadores, como muito bem ficou explicitado nas sábias palavras dos expositores hoje aqui homenageados, não há futuro para nenhuma nação sem pesados e corretos investimentos na área da educação. Pouco podemos aspirar em termos de nos equiparar às mais desenvolvidas nações do mundo se não procedermos a uma revolução na educação para começarmos a colher frutos nos próximos vinte anos.

Ensino integral gratuito, ensino de qualidade integrado com formação profissional, formação técnica, lastreada em princípios éticos. A base do desvio da conduta não está apenas em um lapso ético, mas na falta da formação e da competência do profissional, que, desanimado, acaba buscando o sucesso por meio de atalhos. Acredito piamente que o CIEE preenche com efetividade uma lacuna deixada por nosso estado, pelo poder público.

Alguns motivos me levaram a meditar e a prosseguir por mais um, o terceiro mandato nesta Casa de Leis. Muitos clamavam para que eu fosse ao Congresso Nacional como deputado federal, mas optei em permanecer. Um desses motivos é prosseguir a luta, ainda não encerrada, para acabar com o sistema monopolista do processo de seleção para cerca de 120 órgãos públicos da Administração Pública estadual, que alija o CIEE de contribuir para a formação de estagiários e futuros profissionais. Por exemplo, no Metrô, CPTM, EMTU, Fundação Florestal, Sabesp, Dersa, dentre outros órgãos.

Apresentamos o Projeto de lei 233, de 2012, pelo qual o Poder Executivo passará a ter autorização para celebrar convênios com entidades particulares sem fins lucrativos, visando ao preenchimento de vagas de estágio para estudantes em órgãos e entidades da Administração Pública estadual direta, indireta e fundacional.

Tenho o péssimo hábito de concluir as tarefas que inicio. Deixo a estes jovens estudantes que aqui se encontram a grande lição que meu saudoso pai me deixou: o estudo e a preparação profissional constituem o passaporte para a liberdade. Somente o estudo, a preparação e a dedicação habilitam um profissional para o pleno desempenho e para a total contribuição ao desenvolvimento deste nosso rico, mas ainda tão injusto país.

É por isso que a Assembleia Legislativa hoje se curva, com extrema honra e infinito agradecimento, ao trabalho que o CIEE vem desenvolvendo. Não nos últimos meses, mas no último meio século de existência.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades presentes, à minha equipe - capitaneada por Misael Antonio de Souza e pela senhorita Delmíndia Costa, nossa solerte e dedicada jornalista -, que tanto nos ajudou, sem a qual não seria possível a organização deste evento. Agradece aos funcionários dos  serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, ao nosso Cerimonial de excelência - o melhor Cerimonial do corpo público do estado, o mais profissional, o mais competente -, à Secretaria Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa e às Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

 Convido a todos para um coquetel que será realizado em seguida no Hall Monumental, cujo acesso se dá mais facilmente pela frente deste auditório. Que Deus nos abençoe e ilumine o nosso querido CIEE para mais meio século e, depois, para um novo século de contribuição para este país.

Está encerrada esta sessão solene.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 12 minutos.

 

* * *