http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

27 DE FEVEREIRO DE 2015

003ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA ESTADUAL DO SUKYO MAHIKARI.”

 

Presidente: ITAMAR BORGES

 

RESUMO

 

1 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MARCO AURÉLIO DE MORAES

Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Informa que o presidente Chico Sardelli convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Jooji Hato, para comemorar o "Dia Estadual da Sukyo Mahikari". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - MARCO AURÉLIO DE MORAES

Mestre de Cerimônias, anuncia as autoridades presentes.

 

5 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Destaca seu orgulho em presidir a sessão. Saúda o deputado Jooji Hato pela iniciativa da homenagem. Cumprimenta as autoridades presentes. Discorre sobre a importância da Sukyo Mahikari para a sociedade.

 

6 - JÚLIO ANTONIO DE FREITAS

Coronel da Polícia Militar e superintendente do Hospital Cruz Azul, saúda as autoridades presentes. Comenta o histórico e as ações da Cruz Azul. Cita dados de funcionamento do Hospital Cruz Azul. Discorre sobre o voluntariado da Sukyo Mahikari na instituição.

 

7 - MARCO AURÉLIO DE MORAES

Mestre de Cerimônias, dá conhecimento de mensagens alusivas a esta solenidade.

 

8 - GEORGE HATO

Vereador do Município de São Paulo, saúda as autoridades presentes. Demonstra satisfação em participar da homenagem a Sukyo Mahikari. Destaca as ações de voluntariado da instituição.

 

9 - JOSÉ ROBERTO KASSAI

Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, discorre sobre a crise hídrica pela qual passa o estado de São Paulo. Cita conferências da ONU das quais a Sukyo Mahikari participou. Comenta preocupações da instituição em relação ao futuro da humanidade.

 

10 - WALTER IHOSHI

Deputado federal, saúda as autoridades presentes. Elogia as ações sociais da Sukyo Mahikari. Informa que apresentou, ao Congresso Nacional, proposição que cria o Dia Nacional da Sukyo Mahikari.

 

11 - HIROKI SHIMIZU

Presidente da Sukyo Mahikari na América Latina, saúda as autoridades e a todos os presentes. Discorre sobre o histórico, objetivos e ações da Sukyo Mahikari no mundo. Detalha as missões da instituição em prol da humanidade. Agradece a todos os presentes pela homenagem.

 

12 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Enaltece o papel da Sukyo Mahikari na busca do bem estar humano, através de suas ações de voluntariado e de espiritualidade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCO AURÉLIO DE MORAES - Senhoras, senhores, autoridades, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Agradecemos a todos pela especial presença.

Damos início à sessão solene em comemoração ao Dia Estadual da Sukyo Mahikari, iniciativa legislativa do Exmo. Deputado Jooji Hato.

Neste momento, anunciamos, para dirigir os trabalhos desta sessão solene, o nobre deputado Itamar Borges.

Convidamos o Sr. Hiroki Shimizu, presidente da Sukyo Mahikari, do setor da América Latina, para compor a Mesa de Honra.

Convidamos também, para compor a Mesa de Honra, o ex-ministro do Trabalho Almino Affonso.

Convidamos o Sr. Hidekazu Sakamoto, presidente da Sukyo Mahikari da sede de orientação de São Paulo para compor a Mesa de Honra.

Convidamos, para tomar assento à Mesa de Honra, o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. João Francisco Moreira Viegas.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Bom dia a todos e a todas. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Chico Sardelli, atendendo propositura do deputado Jooji Hato, com a finalidade de comemorar o Dia Estadual do Sukyo Mahikari.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Samuel.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo pela apresentação e contribuição com esta importante sessão solene, na pessoa do subtenente Samuel e todos os seus membros. Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCO AURÉLIO DE MORAES - Gostaríamos de registrar as honrosas presenças das seguintes autoridades: Walter Ihoshi, deputado federal; George Hato, vereador de São Paulo; ex-vereador Ushitaro Kamia; Júlio Antônio de Freitas Gonçalves, coronel-presidente do Hospital Cruz Azul; Flávio Nakaoka, presidente da Bunka de São Caetano do Sul; Dr. José Araldo da Costa Telles, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo; Sra. Herta Haneda, responsável do Okiyome Kai de São Carlos; Paulo Contim, presidente da TV Osasco, José Roberto Kassai, professor da FEA-USP; Akio Ohira, engenheiro da Ohira Engenharia Lta.; Flávio Lopes da Costa, diretor da Anucec, Associação Nacional dos Usuários de Cartórios Extrajudiciais.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Comunicamos aos presentes que esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB e será transmitida pela TV Assembleia sábado, dia 28 de fevereiro, às 21 horas, pela NET, canal 7, pela TV Aberta, canal 61.2, TV Vivo Digital, canal 185 e analógico, canal 66.

Quero cumprimentar, mais uma vez, todos os presentes e dizer que é uma grande honra estar aqui com vocês e presidir esta importante sessão solene. Sou deputado desta Casa e fui convidado para substituir e representar meu grande parceiro, grande amigo, companheiro de partido e companheiro de luta, deputado Jooji Hato.

O deputado Jooji Hato teve um imprevisto, precisou de cuidados médicos e, por isso, se ausentou. Estamos não só com as orações, mas também com a alegria de vê-lo bem, recuperado, pronto para a retomada. Porém, como hoje ainda não pôde se deslocar para a Assembleia, pediu que eu fosse o portador de um grande abraço a todos vocês.

Jooji Hato é o autor da lei que criou esta homenagem, esta solenidade, esta data comemorativa. O Jooji no seu mandato, por meio da Lei no 15.124 de 2014, criou o Dia Estadual da Sukyo Mahikari, muito importante porque reconhece, oficializa e homenageia esta atuação importante com as instituições; no caso da Sukyo Mahikari, prega a igualdade, a bondade, a busca da felicidade, o respeito ao meio ambiente, ao nosso planeta e a tantas propostas importantes.

Quero aqui registrar este reconhecimento. Quando o deputado Jooji Hato trouxe esta lei, teve o respaldo e o reconhecimento dos 94 deputados desta Casa pela sua iniciativa.

Pela iniciativa do deputado Jooji Hato, pela grandeza e pelo brilhante trabalho que realiza ... O deputado Jooji Hato é um exemplo nesta Casa, pois não só participa de todos os atos e momentos da Assembleia, mas também está sempre trazendo propostas e contribuições importantes para o estado e para o povo de São Paulo.

Pelo trabalho que realiza nesta Casa, pela propositura e em homenagem a sua iniciativa - é por causa dessa iniciativa que aqui estamos -, peço uma salva de palmas ao deputado Jooji Hato. (Palmas.)

Quero saudar, mais uma vez, as ilustres presenças dos componentes desta Mesa, o presidente da Sukyo Mahikari, Hiroki Shimizu. Da mesma forma, quero saudar o presidente da América Latina, o presidente de São Paulo, Hidekazu Sakamoto.

Quero registrar também o meu cumprimento ao desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. João Francisco Moreira Viegas. Faço uma saudação especial a ele que foi citado aqui como ex-ministro do Trabalho, mas que foi e sempre será senador deste país: senador Almino Affonso. Foi ainda vice-governador deste estado. Tive a honra e o prazer de estar junto com ele em momentos de batalhas, quando fui prefeito da cidade de Santa Fé do Sul, interior de São Paulo. Tenho muita honra e alegria de partilhar, hoje, desta Mesa com ele.

Permitam-me cumprimentar todas as autoridades, saudar o coronel superintendente da Cruz Azul, Júlio de Freitas Gonçalves. Permitam-me ainda fazer duas saudações e, assim, saudar a todos que prestigiam esta solenidade nesta manhã. Quero saudar esse grande líder, amigo, que representa o estado de São Paulo no Congresso Nacional, deputado Walter Ihoshi, a quem peço uma salva de palmas. Walter Ihoshi é um grande parceiro e defensor dos interesses de São Paulo no Congresso Nacional. (Palmas.)

Da mesma forma, temos aqui, com orgulho, familiares e amigos do proponente desta sessão, deputado Jooji Hato, e quero fazer uma referência especial ao vereador da capital, seu filho, George Hato, que também compõe a Mesa, a quem peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Tenho certeza de que o Jooji logo irá superar esse contratempo e estará plenamente recuperado para seguirmos juntos nas lutas e desafios que enfrentaremos no próximo mandato. Como os senhores devem saber, estamos concluindo nosso atual mandato e, no próximo dia 15 de março, tomaremos posse do próximo mandato. Os deputados estaduais eleitos na última eleição em São Paulo tomam posse em 15 de março. Os deputados federais já tomaram posse no dia 1º de fevereiro - o deputado Walter Ihoshi foi empossado em Brasília. Com certeza, teremos muitos novos desafios e o Jooji Hato estará renovando seu mandato juntamente conosco.

Como disse, estou aqui atendendo a esse convite do meu amigo Jooji Hato, e também pela grande admiração pelo trabalho e pelo ideal defendido pela Sukyo Mahikari.

Quero fazer uma referência ao grande líder da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, também um seguidor e membro da Sukyo Mahikari: Júlio Antonio de Freitas, que também compõe a Mesa. É muito importante que tenhamos no Brasil e no mundo instituições que pregam a igualdade, como já disse, a bondade, a busca pela felicidade, o respeito ao ambiente e ao nosso planeta. São essas mensagens e ensinamentos que, por meio da Sukyo Mahikari, temos recebido e partilhado no nosso estado de São Paulo e Brasil.

Esta homenagem e este reconhecimento que a Assembleia Legislativa, a Casa do povo do estado de São Paulo, presta a Sukyo Mahikari, vem, na verdade, reconhecer publicamente sua importância e estimular que mais pessoas participem, e que, cada vez mais, possa ser levada aos nossos paulistas e brasileiros.

Tem a palavra agora, para deixar a sua mensagem, o superintendente do Hospital Cruz Azul, coronel da Polícia Militar Júlio Antonio de Freitas.

 

O SR. JÚLIO ANTONIO DE FREITAS - Bom dia a todos. Inicialmente, devo falar da minha satisfação em estar presente nesta solenidade e declarar um tanto de emoção porque, ao longo da minha carreira, nunca tive o prazer e a satisfação de falar nesta Casa do povo.

Presidente desta sessão, deputado Itamar Borges, é uma satisfação muito grande. Eu o saúdo neste início e também saúdo o deputado Jooji Hato, dando uma mensagem ao vereador de São Paulo, dizendo que a nossa casa, o Hospital Cruz Azul, está à disposição para qualquer coisa - espero que não necessite - que precise em relação ao senhor seu pai.

Tenho que cumprimentá-lo pela iniciativa da lei para homenagear o Dia Estadual da Sukyo Mahikari. Além da propositura da lei, quero cumprimentá-lo também pela propositura desta sessão solene, desta sessão especial.

Saúdo o deputado federal Walter Ihoshi, na pessoa de quem também saúdo todas as autoridades mencionadas pelo Cerimonial, presentes nesta solenidade.

Saúdo o presidente da Sukyo Mahikari da América Latina, Sr. Hiroki Shimizu, pelo trabalho que a Sukyo Mahikari faz.

Saúdo também o presidente da Sukyo Mahikari na América Latina, Hidekazu Sakamoto, o Dr. Almino Affonso, de quem o presidente Itamar Borges falou sobre o rico histórico neste país. Permita-me, Dr. Almino, dizer que tive a felicidade de ver bem de perto seu trabalho na época em que eu era capitão - trabalhava na Casa Militar no Palácio do Governo - e o senhor era vice-governador. O senhor nem sabe disso, mas já tinha um admirador desde aquela época. É uma satisfação ladeá-lo nesta solenidade, Dr. Almino.

Gostaria também de saudar o desembargador João Viegas. Permita-me, desembargador, saudar todas as autoridades do Judiciário mencionadas pelo Cerimonial.

Senhoras e senhores, uma saudação a todos, em especial à Sra. Rita, gestora da nossa Universidade Coorporativa da Cruz Azul. Quero ainda saudar uma moça muito especial que está comigo há mais de trinta anos. É muito tempo. É muito tempo em termos de tempo, mas é pouco, porque nós ainda vamos muito longe: Elizabeth, minha esposa.

Estamos à frente de uma instituição, Cruz Azul de São Paulo, que tem um histórico bem antigo. Permitam-me um resumo histórico até para dizer o motivo de estar aqui. É uma história vinculada à Polícia Militar, porque nasceu em 1925, quando os militares do estado, da então Força Pública, iam pelas campanhas interior afora, Brasil afora. Muitos integrantes não voltavam ou voltavam com deficiência física, sem condição, sem capacidade de assistir a seus próprios familiares.

A Cruz Azul nasceu para cuidar da família dessas pessoas que sacrificaram a vida ou ficaram com deficiência física sem condição de assistir às próprias famílias na área de saúde e educação. Para isso, nasceu a Cruz Azul, para dar assistência à família dos militares do estado.

Essa entidade evoluiu. É bom que se diga que ela nasceu na década de 20, portanto, antes da década de 30, quando viriam as leis previdenciárias, as leis trabalhistas e assistenciais. Ela é pioneira no estado nesse sentido e, em termos de assistência, veio até antes, devido a essa circunstância. Evoluiu com participação de toda sociedade paulista e hoje, no segmento de educação, temos o Colégio da Polícia Militar, com dez unidades na capital e municípios vizinhos, que atende a 11 mil alunos. Um pouco mais da metade dessa demanda é da família policial militar, e é uma instituição aberta ao público em geral, à comunidade local de cada unidade de ensino.

Na parte de saúde, temos um hospital geral no bairro do Cambuci, no centro de São Paulo, mais sete ambulatórios descentralizados. Esse hospital, pelos indicadores de mercado, é um hospital de grande porte. Tem 480 leitos, 80 leitos de UTI, todos os segmentos de um hospital geral - maternidade, hemodinâmica, ambulatório - e um movimento físico bastante significativo, com mais de 40 mil consultas ambulatoriais e 20 mil consultas de pronto-socorro por mês. No ano passado, nasceram lá três mil crianças.

Para isso, é preciso um aparelhamento, um contingente significativo. Trabalham lá 4.500 funcionários - metade próprio e metade terceirizado. Toda essa estrutura, todos esses números, para que uma entidade que faz o que faz nosso hospital, ou seja, cuidar de pessoas, pedem a aplicação do conceito de humanização da saúde. E fazemos isso todos os dias, cada dia mais.

Humanização da saúde é um conceito que, além de todas as estruturas de técnica, de qualidade de corpo clínico, de qualidade de enfermagem, de receber o paciente no momento de fragilização da saúde, ou seja, da sua recepção, dos cuidados, até a alta, se preocupa com a pessoa.

Esse conceito de humanização é muito simples e, na nossa instituição, tem uma série de ações para caracterizar o atendimento, desde (para citar alguns muito rapidamente) o treinamento das pessoas que primeiro falam com o paciente, recepcionistas de todos os segmentos como pronto-socorro, ambulatório, hospital, internação, até atos ecumênicos periódicos, dos quais participam os colaboradores, os pacientes, os acompanhantes.

Os próprios procedimentos possuem um atendimento especial aos pacientes oncológicos, por exemplo, que necessitam de uma celeridade no atendimento, porque o tempo é muito importante para eles. Nesse contexto todo, a humanização busca o equilíbrio espiritual das pessoas que vão lá. Vão lá, por exemplo, comemorar o nascimento daqueles três mil bebês no ano passado que mencionei, comemorar uma cura, ou agradecer uma cura, ou até mesmo buscar um conforto no momento de cuidados paliativos de um paciente.

Na busca do equilíbrio espiritual - por meio dessas ações que mencionei, como culto ecumênico aberto a todas as religiões - nesse contexto, a Sukyo Mahikari nos empresta um trabalho muito importante, porque também visa à busca do equilíbrio espiritual nos momentos de fragilidade ou comemoração já mencionados.

Abrimos a porta do nosso hospital para a prática da Sukyo Mahikari, onde, às quintas-feiras à tarde, um grupo de voluntários da Sukyo Mahikari aplica o Okiyome nas pessoas que se propõem a isso e buscam isso: colaboradores, pacientes, acompanhantes.

Aproveito a oportunidade para agradecer ao Dr. Moacir, médico praticante da Sukyo Mahikari. Ele não atua em nosso hospital, mas vai lá nas tardes de quinta para fazer parte desse grupo de voluntários. Desculpem-me, mas não lembro o sobrenome do Dr. Moacir. Aliás, é Otaga, Dr.Moacir Otaga. Também vai lá o Sr. Geraldo Carvalho. São as duas pessoas que lideram esse grupo de voluntários. Normalmente, são dez voluntários por semana - não necessariamente os mesmos.

O Hospital Cruz Azul abre as portas para esse grupo de voluntários que nos emprestam o maravilhoso serviço da busca do equilíbrio espiritual para as pessoas que cuidam dos nossos pacientes - os nossos colaboradores, os acompanhantes - e para os próprios pacientes.

Aproveitamos a oportunidade do Dia da Mahikari para agradecer efusivamente a essa instituição maravilhosa que só busca o bem. Não tem outra coisa que não a busca do bem.

A nossa palavra é de agradecimento. Muito obrigado por esta oportunidade.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCO AURÉLIO DE MORAES - Autoridades convidadas para esta sessão solene que justificaram suas ausências: Dr. Márcio Fernando Elias Rosa, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo; desembargadora Silvia Regina Pondé Galvão Devonald, presidente do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo; Sr. Eufrozino Pereira da Silva, secretário do Emprego e Relações de Trabalho de São Paulo.

Gostaríamos de registrar a presença do Sr. Jair Assaf, presidente da Câmara Municipal de Osasco.

Tem a palavra o vereador do município de São Paulo Sr. George Hato.

 

O SR. GEORGE HATO - Saúdo esta digníssima Mesa Diretora, deputado Itamar Borges, que preside os trabalhos, Sr. Hiroki Shimizu, presidente da Sukyo Mahikari da América Latina; Dr. Almino Affonso, ex-ministro do Trabalho; Sr. Hidekazu Sakamoto, presidente da Sukyo Mahikari de São Paulo; desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Sr. João Francisco Moreira Viegas.

Saúdo também todas as autoridades e convidados que, ao meu lado, compõem a extensão da Mesa Diretora. A todas as senhoras e senhores presentes o meu bom dia.

Estive com meu pai, deputado Jooji Hato, que, por motivo de força maior, não pôde comparecer ao presente evento e me fez portador dos mais sinceros votos de congratulações por esta data. Meu pai foi acometido por uma broncopneumonia e encontra-se hospitalizado, mas tenho certeza que gostaria muito de estar aqui e presidir esta homenagem.

Enviou também sinceros agradecimentos ao deputado Itamar Borges por ter readequado sua agenda, cancelado outros compromissos para representá-lo nesta sessão solene. Informo a todos os amigos que ele está melhorando, recupera-se bem. Com a graça de Deus, em breve estará de volta a esta Casa e ao nosso cotidiano.

Eu e minha família agradecemos a preocupação de todos e os inúmeros votos de pronto restabelecimento. Recebam a nossa gratidão e um forte abraço de meu pai.

Com muita alegria nos reunimos para esta festividade, que é um reconhecimento do estado de São Paulo a tão importante entidade, Sukyo Mahikari. Como sempre, colocamos o meu mandato e do meu pai à disposição de cada um dos senhores e senhoras membros da Sukyo Mahikari, pessoas que praticam o bem através da busca do equilíbrio e da purificação, buscando o que há de melhor em cada ser humano.

É uma satisfação fazer parte dessa proposta espiritualista de libertação, de paz interior, de iluminação e purificação da natureza humana. Parabéns! Vamos continuar celebrando a dedicação voluntária dos missionários da Mahikari que ajudam milhares de pessoas em todo o mundo.

Muito obrigado a todos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCO AURÉLIO DE MORAES - Gostaríamos de registrar a presença do professor Dr. Getulio Akabane.

Tem a palavra o professor da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Dr. José Roberto Kassai.

 

O SR. JOSÉ ROBERTO KASSAI - Bom dia a todos. Saúdo a Mesa na pessoa do nobre deputado Itamar Borges e do presidente da Sukyo Mahikari, Sr. Hiroki Shimizu.

É com muita alegria que participo deste dia especial em comemoração ao Dia da Sukyo Mahikari. O ano de 2015 é o último dia da década internacional Ação de Água para a Vida, definido pela ONU, entre 2005 e 2015.

Fiz essa menção em referência a um evento que a Sukyo Mahikari, por meio de seu Instituto de Pesquisa da Civilização Yoko, realizou no último dia 13 de dezembro de 2014, no anfiteatro da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, na Universidade de São Paulo, onde trabalho como professor e pesquisador há mais de 20 anos.

Nesse evento especial que realizamos em dezembro, foram discutidas as questões sobre a água, em especial sobre a situação crítica da cidade de São Paulo. As conclusões do evento alertaram para o fato de que se trata de um problema que deverá ser enfrentado no curto, no médio e no longo prazo, e envolve ações transversais.

No curto prazo, os próprios cidadãos já estão tomando medidas para economizar e evitar desperdícios. A redução de pressão que a Sabesp está fazendo, indiretamente, já está fazendo isso. No médio prazo, as empresas e os grandes condomínios estão construindo cisternas de água de chuva e tomando medidas de uso e reciclagem. As soluções do longo prazo deverão modificar o modo atual da agricultura, responsável por mais de 2/3 do consumo mundial de água.

É fundamental a preservação das florestas, da biodiversidade e das calhas dos rios, bem como aprimorar o tratamento de águas não potáveis e as cianobactérias. A conclusão final do evento foi que devemos ter um sentimento de gratidão em relação à água e aos demais recursos essenciais, como mostraram as palavras do Dr. Andris Tebecis sobre a situação do relato do seu país, Austrália.

A Sukyo Mahikari participou ativamente das duas últimas grandes conferências da ONU, Organização das Nações Unidas, para o desenvolvimento sustentável. Ela participou da Rio 92 e, mais recentemente, da Rio+20.

Tivemos oportunidade de estudar cuidadosamente o rascunho das propostas que foram discutidas nesse fórum internacional. O documento final intitulado “O Futuro que Queremos” aborda questões que também são objeto de preocupação da Sukyo Mahikari e de seu Instituto de Pesquisa da Civilização Yoko. Abrange questões sobre água, energia, saúde, educação, agricultura, sociedade, economia, redução de pobreza. Dentre outros, a redução das desigualdades entre seres humanos.

O Instituto realizou, ao longo dos últimos anos, alguns congressos intitulados de Civilização Yoko. Em 2007, foi realizado sobre o tema “Como Viver o Século 21”, em 2008, “Vida e Meio Ambiente”, em 2009, “Harmonia entre o Ser Humano e a Natureza”, quando tivemos a presença do Odari Sama. Em 2010, foi discutida “A Economia, Agricultura e o Meio Ambiente”, em 2012, foi alusivo ao Rio+20 e o “Futuro que Queremos”, no ano passado, como já disse, “A Década Internacional, Ação Água para a Vida”.

Neste ano de 2015, pretendemos abordar as questões de energia e meio ambiente, pois são as duas grandes preocupações da humanidade neste momento, a exemplo do IEE, Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, que recentemente mudou seu nome para IEA, Instituto de Energia e Ambiente, por considerar que essas são as duas grandes preocupações do futuro.

Em 2016, ano que vem, ano das Olimpíadas no Brasil, em vez de continuar discutindo os graves problemas que preocupam a humanidade, o Instituto de Pesquisa da Civilização Yoko pretende fazer algo diferente. Pretende idealizar, sonhar como seria esse futuro de acordo com o relatório final da Rio+20 e os ideais da Civilização Yoko, uma civilização radiante apregoada pelo mestre Sukuinushi-Sama.

Como será o mundo daqui a 50 ou 100 anos? Essa é a questão que estamos debatendo. Vejam, por exemplo, a reflexão de uma amiga da PUC de São Paulo, também amiga do professor Akabane, professora Rosa Alegria, coordenadora do NEF, Núcleo de Estudos do Futuro: “Falar do futuro daqui a 100 anos em poucas linhas só se for, realmente, o futuro de forma emotiva, vinda do coração.” Ela pontuou: “Integração entre humanidade, tecnologia, espiritualidade, cultura, ciência e mais sistemas que hoje se chamam de economia, governo, etc. De forma integrada, teremos criado o paraíso no planeta Terra, que poderá ser rebatizado de planeta Água, planeta Vida, etc.” Essas foram suas palavras no dia de ontem.

Pergunto a cada um de vocês: como será esse futuro, como será a Civilização Yoko, radiante, maravilhosa? Particularmente, imagino da seguinte forma: um mundo onde as pessoas não irão trabalhar mais por obrigação. Hoje, a maioria trabalha para comer e pagar as contas. E trabalha muito. Trabalhariam por prazer e realização pessoal. Dessa maneira, terão de aprender a usar o tempo de outra forma que não estão acostumados, como lazer, educação - aliás, a educação talvez seja a maior ocupação no futuro; é o que imaginamos -, esportes, cultura, artes, música, pintura, danças, aventuras, viagens, motocicletas, pescaria, amizades, etc.

As empresas e algum tipo de governança mundial seriam responsáveis por produzirem o sustento básico das pessoas. Ninguém teria que se preocupar com isso, e a tão sonhada agricultura seria realizada de forma orgânica em harmonia com a natureza. As pessoas viveriam mais, raramente ficariam doentes e os serviços de saúde não seriam muito eficientes. As fontes energéticas seriam renováveis e abundantes. Não haveria praticamente mais lixos descartados, as indústrias de uso e reciclagem seriam predominantes.

Tanto a água como os demais recursos naturais seriam tratados com sentimento de respeito e gratidão. Os meios de transporte seriam rápidos, silenciosos, híbridos e não poluidores. A economia seria verde, seguindo o ciclo circular ao invés do ciclo linear. O mundo seria uma grande olimpíada, uma grande competição, mas cooperação. Não existe essa palavra em português e inglês: “competition”, que é cooperação. Atletas de todas as nações se esforçariam para produzir e gerar mais qualidade de vida para seus semelhantes. Seria um mundo de dar inveja e vontade de viver. Seria a tão sonhada Civilização Yoko com elevado nível de qualidade de vida, valores e ideais que o nosso mestre Sukuinushi-Sama idealizou exatos 56 anos, em 1959.

Para finalizar, todos os senhores e senhoras aqui presentes estão convidados para contribuir com a construção desse futuro paraíso e dele compartilhar, cada um fazendo sua parte, quer seja estudando, trabalhando, reinventando, produzindo talentos. Para poder fazer parte dessa nova civilização e deixar descendentes, segundo orientações do mestre Koya Okada, é imprescindível aprender a coexistir com a natureza e cuidar do meio ambiente - ambiente externo e ambiente interno. O ambiente interno está relacionado com os próprios sentimentos que, na Mahikari, são chamados de “sonen” e também podemos interpretar como uma grande vontade de viver, de ser útil à humanidade, de experimentar intensamente todas as experiências da vida incessantemente, com sentimentos carinhosos, autênticos e profundamente bondosos, como criaturas divinas.

Muito obrigado no dia do aniversário de Sukuinushi-Sama.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCO AURÉLIO DE MORAES - Tem a palavra o deputado federal Walter Ihoshi.

 

O SR. WALTER IHOSHI - Bom dia a todos. É uma satisfação, uma alegria, muito grande estar hoje na Casa de Leis do nosso estado fazendo uma justa homenagem a esta entidade que admiramos muito, Sukyo Mahikari.

Quero saudar meu querido amigo, grande deputado, grande líder desta Casa, deputado Itamar Borges, que coordena e preside esta sessão. O deputado Itamar é um querido amigo, um batalhador. Estamos juntos em várias frentes de luta, como a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, na luta pela saúde, na frente parlamentar em luta das pequenas e microempresas. Tivemos uma vitória muito grande ontem em Brasília pelo empreendedorismo. Itamar é uma satisfação estar hoje aqui sendo um dos seus liderados nesta sessão.

Quero saudar de forma muito carinhosa o nosso querido deputado estadual Jooji Hato e deixar a ele a nossa estima, a nossa mensagem de melhoras. Sempre digo ao seu filho, vereador Georginho, que seu pai trabalha muito, é um trabalhador, e precisa dar uma parada. Agora, ele volta, com tudo, para tomar posse no dia 15 de março. O deputado demonstra, com a sua iniciativa, o respeito e a dedicação que temos pela Sukyo Mahikari. Parabéns ao deputado Jooji Hato, parabéns ao jovem vereador George Hato, família que tanto trabalha pelo nosso estado.

Quero saudar nosso presidente do setor da América Latina, nosso sensei Sr. Hiroki Shimizu, agradecer pelas suas orientações, pelo seu apoio e parabenizá-lo pela sua liderança no nosso país e na América Latina.

Saúdo o nosso presidente da Sukyo Mahikari da sede de São Paulo, Sr. Hidekazu Sakamoto, cumprimentando-o pelo trabalho. Faço uma saudação especial ao nosso ex-ministro Dr. Almino Affonso, nosso governador. Em todas as ocasiões que frequento os contos de agradecimento da Sukyo Mahikari, o ministro está presente, cultivando e participando dos eventos.

Quero saudar o nosso desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. João Francisco Viegas, na pessoa de quem cumprimento todas as autoridades, juntamente com meu colega de bancada, o representante da Cruz Azul, coronel Júlio Freitas Gonçalves. Parabéns pela parceria feita em prol da saúde, juntamente com a Mahikari.

Finalmente, quero fazer uma saudação a todos amigos e amigas que estão aqui, líderes da Sukyo Mahikari, simpatizantes, na pessoa do meu querido amigo vereador Ushitaro Kamia. O vereador Ushitaro Kamia foi a pessoa que me introduziu na Sukyo Mahikari há cerca de dez anos. Juntamente com tantos amigos como o Sérgio Takahashi, encontrei vários amigos na Sukyo Mahikari. Estou vendo aqui meu querido amigo Hiroshi Katayama, também conselheiro, a professora Luisa, Dra. Leika - estudamos juntos em um passado recente -, os irmãos Nelson e Wilson Bada e, recentemente, o Júlio Gushiken, que atua muito conosco em Brasília na Frente Parlamentar do Cooperativismo.

Hoje é um dia muito especial para todos nós que admiramos o trabalho da Sukyo Mahikari no Brasil e no mundo, essa entidade pela qual tenho uma admiração muito grande. A força das pessoas, a força desse ensinamento, leva a energia, a espiritualidade, o equilíbrio e a paz interior para tantas famílias brasileiras.

O deputado Jooji Hato está de parabéns, assim como o vereador Ushitaro Kamia, que colocaram o município-estado como homenagem a esse dia muito especial. Nós colocamos também em Brasília um projeto que está tramitando, e esperamos que, em breve, seja aprovado pelo Congresso Nacional, pela Câmara dos Deputados. Que o povo brasileiro, através daquela Casa, possa fazer, em breve, uma homenagem ao Dia Nacional da Sukyo Mahikari.

Essa será uma homenagem merecida e esperamos que, em breve, Shimizu sensei, possamos fazer uma grande homenagem em Brasília ao Dia Nacional da Sukyo Mahikari no Congresso Nacional. Dessa forma, colocaremos, de uma vez por todas, esse ensinamento maravilhoso que tem levado saúde e paz a todos os brasileiros, em um momento em que todos nós, sobretudo os governantes e parlamentares, precisamos de muita sabedoria, de muita paz interior e convicção nos corações para continuarmos servindo o povo brasileiro.

A todos o nosso muito obrigado, a nossa gratidão, a gratidão dos parlamentares brasileiros pelos serviços prestados por cada um dos senhores da Sukyo Mahikari ao nosso país. Meu muito obrigado. Parabéns!

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCO AURÉLIO DE MORAES - Tem a palavra, o Sr. Hiroki Shimizu, presidente da Sukyo Mahikari na América Latina.

 

O SR. HIROKI SHIMIZU - Bom dia a todos.

- Tradução do discurso feito em língua estrangeira:

“Primeiramente, gostaria de agradecer a todos no nome do deputado Itamar Borges que preside este cerimonial e dá a permissão para podermos comemorar o Dia da Sukyo Mahikari nesta Assembleia Legislativa. Muito obrigado!

Também gostaria de agradecer, em especial, aos membros desta Mesa, por, apesar de tantos afazeres, tão ocupados que são em suas funções, cederem um pouco de seu tempo para, junto conosco, comemorar o Dia da Sukyo Mahikari. Muito obrigado pela presença de todos os convidados e todos os presentes. Muito obrigado!

Realmente, eu tenho ótimas lembranças do ano passado e tenho muita gratidão, assim como falou o deputado Itamar Borges e o orador George Hato. Agradeço a todos porque, no ano passado, no dia 27 de fevereiro, reunimo-nos nesta Casa e, com a presença do deputado Jooji Hato, realizamos também as comemorações do Dia da Sukyo Mahikari.

As circunstâncias e o motivo pelo qual foi estabelecido o Dia da Sukyo Mahikari também escutamos através do deputado federal Sr. Walter Ihoshi.

Como estamos todos presentes e é o Dia da Sukyo Mahikari, gostaria de falar um pouco sobre a Sukyo Mahikari, especialmente porque muitos me perguntam o que é a Mahikari. É uma organização religiosa? É um movimento religioso? Eu gostaria de utilizar um pouco dos ensinamentos do mestre fundador, que também faz aniversário no Dia da Sukyo Mahikari, dia 27 de fevereiro, mestre Sukuinushi-Sama. Ele nos fala um pouco sobre Sukyo. A palavra Sukyo é muito parecida com a palavra religião em japonês, mas é uma outra palavra, é quase um neologismo. Por ser um neologismo é muito difícil ser traduzida para outra língua.

O mestre fundador Sukuinushi-Sama recebeu as revelações de Deus criador dos céus e da terra, que na Mahikari, chamamos de Su, por significar Deus Su, Deus Senhor. Esse Senhor, criador dos céus e da Terra, o grande cientista do universo, o grande construtor do universo, que podemos chamar também como aquele que gera todas as intenções, todas as energias do universo, revelou ao mestre Sukuinushi-Sama que iniciasse, que suscitasse, um movimento Sukyo, não um movimento religioso. Um movimento paralelo à religião, mas um ensinamento em prol de toda a humanidade.

Ele iniciou então esse movimento e, para poder entender bem as suas características, acho melhor explicar quais são as missões do mestre Sukuinushi-Sama na Terra.

Grandes mestres do passado, seja Jesus Cristo, Buda Sidarta, Moisés, todos vieram a Terra e disseram que, futuramente, a humanidade passaria por uma época de muita dificuldade, uma época de crise. O nome para essa época é diferente para cada religião. Pode existir o termo cristão batismo no fogo, ou época de dificuldades. Enfim, profetizaram ou alertaram a humanidade sobre a vinda de uma época de dificuldades.

Uma das missões do mestre Sukuinushi-Sama é alertar toda a humanidade de que essa época de dificuldades, profetizada pelos grandes mestres do passado, começa a partir de janeiro de 1962. A partir desse momento é que se inicia nos céus e na Terra essa época de dificuldade, essa crise humana.

O segundo ponto dentro das lições do mestre fundador é contribuir para que a humanidade tenha condições de transpor essa época de dificuldades.

A terceira missão do mestre fundador está ligada às religiões, mas não somente para as religiões, mas para toda a humanidade independente da sua fé ou de ter ou não fé religiosa. A terceira missão do mestre Sukuinushi-Sama é contribuir para que as religiões possam ressuscitar a força de salvação espiritual que elas, na sua origem, já possuíam. Ou para que as pessoas possam ter força ou condição para ultrapassar essa época de dificuldades.

E a Arte Mahikari, ou Okiyonome como é comumente conhecida, é justamente o instrumento para dar poder não somente às pessoas, mas também fazer as religiões retomarem esse poder de salvação por meio da imposição da mão.

O movimento da Mahikari é um movimento para devolver à humanidade uma força até então perdida, que é a força espiritual. É fazer com que as pessoas, independentemente da sua crença religiosa, do seu partidarismo, da sua ideologia, possam recuperar essa força espiritual para ultrapassarem juntas essa grande crise que a humanidade passa.

A quarta missão está diretamente ligada à religião. É a missão de fazer com que todas as religiões que foram iniciadas através dos seus mestres espirituais - Jesus Cristo, Buda Sidarta -, e de outros movimentos religiosos, como o judaísmo, possam, por meio da força espiritual que as recuperam, concretizar o desejo de Deus, ou finalizar a missão que eles tinham no início, que lhes foi outorgada por Deus desde o início dos tempos. Assim, ultrapassando qualquer tipo de conflitos religiosos ou posição religiosa, acreditamos que todas as religiões devem concluir sua missão. Para tanto a Mahikari existe, para contribuir e dar condições para que essas religiões possam, com sentimento harmonioso, continuar sua caminhada no sentido de alcançar seu objetivo comum.

A quinta missão recebida pelo mestre-fundador é contribuir para que as religiões do sagrado século 21, como ele diz, possam caminhar juntas rumo a uma fé religiosa comum a todos.

Assim, podemos dizer que, do ponto de vista histórico e religioso, a Mahikari não é bem uma religião. Parece sim uma religião, mas não se pode dizer que seja uma religião, nem uma ideologia, nem uma filosofia, mas sim um grupo de prática, um grupo de praticantes que busca harmonizar todos os caminhos para que possamos chegar a um ideal comum a todos.

Uma das coisas que mais nos surpreendeu no início da caminhada do mestre Sukuinushi-Sama, foi o que ele disse: ‘Quem, na verdade, deveria realizar o trabalho de transmitir essa intenção, essa energia para todos e esse novo ideal para todos, não sou eu. Eu gostaria que outros fizessem. Eu gostaria que o Papa fizesse, que os líderes religiosos de cada religião fizessem; que os presidentes das nações fizessem. Que essas pessoas, cada um em sua área, pudessem transmitir à humanidade esse novo ideal.

Mas, como isso não era possível naquela época, o mestre Sukuinushi-Sama iniciou sozinho essa caminhada para cumprir essas cinco missões.

Hoje estamos aqui, em São Paulo, recebendo este reconhecimento do Dia da Sukyo Mahikari. Desde o ano passado até hoje, temos ainda seis locais - estados ou municípios - que também comemoram o Dia da Sukyo Mahikari.

Estou recebendo continuamente diversos comunicados de sugestões de lei para instituir em outras cidades ou estados o Dia da Sukyo Mahikari.

Gostaria de concluir minhas palavras agradecendo a contribuição de todos os presentes. Graças à prática sincera e séria de todos, como também o altruísmo de todos, pudemos chegar a este dia. Muito obrigado!”

Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Parabéns ao Sr. Hiroki Shimizu, que deixou aqui esta mensagem. Hoje o estado de São Paulo e alguns municípios já comemoram este dia e em breve, com a lei do deputado Walter Ihoshi, o país estará comemorando o Dia da Sukyo Mahikari.

Na comemoração do dia de hoje, é fundamental que se reconheça e comemore o dia pela importância, e até pela memória do nosso mestre iniciador desses princípios. Mais do que isso, a mensagem que fica é que todos os dias são importantes, são fundamentais para se colocar em prática os princípios da Sukyo Mahikari.

Ao caminhar para o encerramento da nossa sessão solene, quero, mais uma vez, registrar, em nome do autor desta solenidade, deputado Jooji Hato, nosso agradecimento a todos.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários da Casa, à equipe do Cerimonial, à equipe do Sukyo Mahikari que aqui esteve colaborando com os preparativos deste evento, à equipe do deputado Jooji Hato, aqui representada pela Magda, e a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Em nome do deputado Jooji Hato, gostaria de agradecer a todos os presentes, parabenizando novamente a Sukyo Mahikari, por esta importante data, e convidá-los para a continuidade da nossa solenidade, no Hall Monumental, para um brinde comemorativo.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 19 minutos.

 

* * *