http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

06 DE MARÇO DE 2015

004ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À VALORIZAÇÃO FEMININA, COM A PARTICIPAÇÃO DO ROTARY - DISTRITO 4430

 

Presidente: MARIA LÚCIA AMARY

 

RESUMO

 

1 - MARIA LÚCIA AMARY

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - LUCIANA PODIESI

Mestre de Cerimônias, nomeia as autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Informa que o presidente Chico Sardelli convocara a presente sessão solene, a requerimento da deputada Maria Lúcia Amary, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear a valorização feminina, com a participação do Rotary - Distrito 4430". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - LUCIANA PODIESI

Mestre de Cerimônias, dá conhecimento de mensagens alusivas à solenidade, enviadas por diversas autoridades.

 

5 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Afirma que, no século XXI, o Dia Internacional da Mulher não deve ser comemorado apenas relembrando conquistas passadas, mas estabelecendo metas futuras e enaltecendo a força das mulheres no mundo contemporâneo. Tece elogios à atuação de Rosmary Corrêa, a seu ver, uma referência no estado de São Paulo na luta pelos direitos das mulheres. Dá conhecimento de estatísticas sobre a eficácia da Lei Maria da Penha. Elenca conquistas recentes na esfera legislativa. Comenta a diminuição da desigualdade de gêneros no mercado de trabalho. Justifica a homenagem ao Rotary Club, pela prestação de serviços à sociedade e pela valorização da participação feminina em suas atividades.

 

6 - ARCHIMEDES BACCARO

Governador do Rotary Club de São Paulo - Distrito 4430, agradece pela homenagem ao Rotary Club. Lamenta que o Dia Internacional da Mulher com frequência seja, a seu ver, explorado comercialmente. Lembra que, apesar de a associação de mulheres ao Rotary Club só ter sido permitida a partir de 1989, após 84 anos de existência da instituição, hoje muitas ocupam cargos de liderança. Afirma que um viés machista ainda é perceptível na sociedade. Destaca o papel desempenhado por mulheres nos trabalhos sociais do Rotary.

 

7 - SANDRA KWAST

Esposa do governador indicado ao Distrito 4430, Valter Kwast, ressalta a justeza da homenagem às mulheres. Declara que, desde que se começou a comemorar o Dia Internacional da Mulher, em 1975, houve grandes avanços no papel da mulher na sociedade. Dá exemplos de mulheres em funções de liderança no Rotary Club. Afirma ser importante reconhecer seu trabalho.

 

8 - MÁRCIA CRISTINA DE LIMA

Presidente do Rotary Club Garulhos, discorre sobre o valor da mulher perante uma sociedade em que ainda existe o machismo. Comenta a luta para se obter reconhecimento. Destaca as múltiplas funções e diversas responsabilidades assumidas pelas mulheres no dia a dia.

 

9 - ZILPHA NASCIMENTO

Esposa do governador 2014-2015 do Distrito 4610, Ivo Nascimento, considera ser esta solenidade um momento para reflexão sobre a realidade de ser mulher na sociedade atual. Destaca as constantes escolhas que as mulheres devem fazer diariamente, assim como a oportunidade de desempenhar, ao longo da vida, diversos papéis, como profissional, mãe, esposa, entre outros. Comenta o trabalho realizado por mulheres em diversas entidades de serviço social. Afirma que o Rotary Club é um exemplo desse tipo de atuação.

 

10 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Presta homenagem, com a entrega de placas, e após leitura de seus respectivos currículos, às Sras. Vânia Toro da Silva, Maria de Lourdes dos Santos Silva, Regina Maria Rosa Gomes e Dagmar Pereira de Almeida.

 

11 - VÂNIA TORO DA SILVA

Presidente da Casa da Amizade do Rotary Club Guarulhos, Vila Galvão, manifesta sua surpresa pela homenagem. Lamenta que muitas vezes as mulheres não obtenham reconhecimento pelas diversas funções que exercem dia após dia. Parabeniza colegas que participam da Casa da Amizade. Dedica a homenagem às atendidas por curso destinado a gestantes carentes, promovido pelo Rotary Club Guarulhos.

 

12 - MARIA DE LOURDES DOS SANTOS SILVA

Fundadora do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário "Gente Que Faz", do Rotary Club de São Paulo, Santana, agradece pela homenagem. Destaca a importância do apoio prestado pelo Rotary Club no trabalho social efetuado em Santana, na zona norte da Capital. Afirma ser necessária maior participação das mulheres nas ações realizadas.

 

13 - REGINA MARIA ROSA GOMES

Esposa do rotariano Álvaro Gomes Júnior, do Rotary Club de São Paulo, Casa Verde, declara-se honrada por ser lembrada nesta solenidade. Expressa seu desejo de que o serviço social prestado pelo Rotary Club continue e cresça. Dedica a homenagem às mulheres presentes.

 

14 - DAGMAR PEREIRA DE ALMEIDA

Esposa do rotariano Paulo Arnaldo de Almeida, do Rotary Club de São Paulo, Norte, agradece pela homenagem recebida.

 

15 - ROSMARY CORRÊA

Presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, elogia a deputada Maria Lúcia Amary. Enaltece o trabalho das homenageadas desta sessão, cuja atuação, acrescentou, muitas vezes não é reconhecida fora da comunidade atendida. Destaca a importância das mulheres nas ações sociais do Rotary, mesmo quando não associadas ao clube. Elenca conquistas alcançadas desde 1985, ano da criação da primeira Delegacia da Mulher no estado de São Paulo. Menciona a aprovação, no Congresso Nacional, de projeto de lei que tipifica o feminicídio. Afirma que, hoje, a palavra de ordem é a parceria entre mulheres e homens.

 

16 - SAMIRA JACOB SUAIDE BACCARO

Rotariana do Rotary Club de São Paulo, Norte, discorre sobre o incentivo, no Rotary Club, para o aumento da participação de mulheres nos projetos desenvolvidos. Descreve o processo de escolha das homenageadas nesta sessão. Enfatiza a dificuldade de escolher apenas quatro mulheres. Presta homenagem às rotarianas presentes, e, com a entrega de placas, à Sra. Rosmary Corrêa e à deputada Maria Lúcia Amary.

 

17 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Maria Lúcia Amary.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA PODIESI - Bom dia, senhoras e senhores, sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Neste momento, daremos início à Sessão Solene em homenagem à valorização feminina, com a participação do Rotary, distrito 4430.

Convidamos para compor a Mesa a deputada Maria Lúcia Amary, proponente desta Sessão Solene. (Palmas.)

A Sra. Rosmary Corrêa, a delegada Rose, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, da Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado de São Paulo. (Palmas.)

A Sra. Samira Jacob Suaide Baccaro, rotariana do Rotary Clube São Paulo Norte e esposa do governador Archimedes Baccaro, do distrito 4430. (Palmas.)

A Sra. Zilpha Nascimento, esposa do governador do distrito 4610 para o biênio 2014/2015. (Palmas.)

A Sra. Márcia Cristina de Lima, presidente do Rotary Clube Guarulhos e esposa do governador eleito José Luiz da Silva Fonte, do distrito 4430. (Palmas.)

A Sra. Sandra Kwast, me desculpem, uma falha aqui. A Sra. Sandra Kwast, esposa do governador indicado, Sr. Valter Kwast, do distrito 4430. (Palmas.)

Com a palavra, a deputada Maria Lucia Amary, para o prosseguimento dos trabalhos.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras deputadas, senhores deputados, senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Chico Sardelli, atendendo solicitação desta deputada, em homenagem à valorização feminina, com a participação do Rotary, distrito 4430.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do tenente PM Rogério Carvalho, maestro da 1ª Seção de Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo pela apresentação do Hino Nacional.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA PODIESI - Na extensão da Mesa principal, nomeamos as seguintes autoridades:

Coronel Claudia Rigon, representando o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ricardo Gambaroni.

Capitão de fragata Mirian, representando o comandante do 8º Distrito Naval.

Vice-Almirante Lima Filho.

Sr. Ivo Nascimento, governador do biênio 2014/2015 do distrito 4610.

Sr. Archimedes Baccaro, governador do Rotary Clube São Paulo, distrito 4430.

Justificaram suas ausências nessa Sessão Solene o Sr. Márcio Fernando Elias Rosa, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo; a desembargadora Silvia Regina Pondé Galvão Devonald, presidente do Tribunal Regional do Trabalho - Seção São Paulo; o Dr. Paulo Adib Casseb, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; o Dr. João Carlos de Souza Meirelles, secretário de Estado de Energia; o Sr. Herman Voorwald, secretário de Estado da Educação; o Sr. David Uip, secretário de Estado da Saúde; Sr. Eufrozino Pereira da Silva, secretário do Emprego e Relações do Trabalho, respondendo pelo expediente; Sr. Clodoaldo Pelissioni, secretário dos Transportes Metropolitanos; Dra. Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Comunicamos aos presentes que esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia amanhã, sábado, dia 7 de março, às 21h, pela NET, canal 7; pela TV aberta, canal 61.2; e pela TV Vivo Digital, canal 185 e analógico, canal 66.

Neste momento, eu passo a palavra à deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Bom, mais uma vez bom dia a todos e a todas, já foram todas as pessoas nominadas, mas eu queria fazer um agradecimento especial à delegada Rose, sempre deputada, porque na semana em que nós comemoramos o Dia Internacional da Mulher, nós temos uma referência no estado de São Paulo que é a delegada Rose, pela sua ética, pela sua postura, pela sua lealdade, pelo seu companheirismo, e um exemplo de mulher. Então, todas nós gostamos de poder nos espelhar na força de trabalho, na força de luta da delegada Rose. Em nome dela, uma homenagem de todas as mulheres aqui presentes.

Já há algum tempo - e me permitam ler para que nós não possamos exceder o tempo - já há algum tempo, esse discurso de homenagem a nós, mulheres, era um discurso de recordações sobre as conquistas que alcançamos ao longo da história que viemos até as vitórias do século XX.

Mas hoje, no século XXI, nosso discurso precisa ser atualizado, precisa ser um discurso que enalteça nossa força, porque hoje as mulheres não são mais um segmento que luta pelo reconhecimento de sua importância, do seu talento e da sua inteligência.

Hoje, nós abrimos espaço no mundo moderno, estamos erguendo nossa bandeira contra toda a sorte de preconceitos. A ordem é essa: abaixo esse tipo de preconceito. Não podemos mais tolerar a violência contra a mulher, não podemos mais aceitar as imposições de conceitos que privilegiam apenas o gênero masculino. Não podemos mais tolerar que uma mulher não tenha mais oportunidades.

Ontem, o IPEA divulgou em Brasília uma pesquisa sobre a efetividade da Lei Maria da Penha e outro sobre a institucionalização das políticas públicas ligadas à mulher. O resultado do primeiro levantamento foi que há evidências quantitativas acerca da efetividade da lei, e mostra que esse grande avanço para nossa proteção como mulheres, mães, filhas, irmãs, está de fato, dando resultado. Não era outro desejo nosso como mulher, e sobretudo como parlamentar, posto que a legislação deve avançar tanto quanto avança a sociedade.

Na segunda pesquisa, foram identificadas as localidades em que a previdência das agressões domésticas seriam maiores. Com base nesse trabalho, serão desenvolvidas políticas para ampliar a atenção à mulher, e colocar os responsáveis por essa violência, que eles ainda insistem em praticar, no seu devido lugar, que seria sempre a cadeia. É isso que temos que modificar em todas as áreas.

Como presidente da Comissão de Constituição e Justiça desta Assembleia, por exemplo, mandei em 2004 para a elaboração o Estatuto da Mulher Paulista, que reúne todas as leis de proteção à mulher.

Outra conquista foi transformar em lei no ano passado a obrigatoriedade da realização do exame de cardiotocografia na rede pública, que é um teste que é feito com o bebê ainda no útero materno.

Hoje, as mulheres estão na vanguarda dos acontecimentos como partícipes, no mesmo nível dos homens. Estão comandando lares, ocupando postos de comando. E dirigindo, até, os destinos do país.

Nós mulheres estamos presentes em todas as áreas de atuação, estamos fazendo a diferença, e com muito sucesso.

Analisando dados históricos, fica claro que a diferença de gênero no mercado de trabalho vem caindo ao longo dos últimos anos.

Nós estamos ganhando a confiança cada vez maior de toda a sociedade, a confiança dos homens, que antes sequer admitiam que uma mulher estivesse à frente de qualquer iniciativa. A nossa sociedade está mudando de uma sociedade patriarcal para uma nova sociedade.

Estamos experimentando hoje novos conceitos de vida nas nossas comunidades. Estas mudanças têm muito a ver com a nossa entrada no mercado de trabalho e com a nossa vontade de fazer as coisas acontecerem de fato.

Ninguém mais prestativo e atuante que as mulheres rotarianas, pois o Rotary é um clube de serviços à comunidade.

O Rotary é uma organização de líderes de negócios profissionais, que presta serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajuda a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Aqui, quero prestar a minha homenagem, em particular a todas essas homenageadas de hoje, que recebem essa consideração por tudo o que fizeram em suas áreas no querido distrito 4430.

Como palavra final, deixaria duas mensagens. A primeira é que as conquistas femininas se consolidam na prática do dia a dia. A outra é que nenhuma democracia pode se efetivar sem a igualdade de gênero. Portanto, a nossa luta é uma luta sem tréguas e hoje, depois de três mandatos consecutivos, e um quarto mandato ainda por começar, e toda uma vida voltada em prol da comunidade que represento, tenho certeza absoluta de que a nossa conquista maior foi acreditar que nós podemos.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA PODIESI - Com a palavra, o Sr. Archimedes Baccaro, governador do Rotary Clube São Paulo, distrito 4430.

 

O SR. ARCHIMEDES BACCARO - Quero cumprimentar a excelentíssima senhora deputada Maria Lúcia Amary, cumprimento também a nossa estimada delegada Rose, cumprimento a Zilpha Nascimento do distrito 4610, Márcia Cristina de Lima e a Sandra Kwast, do distrito 4430, que compõem a Mesa, e especial à Samira, minha mulher, esposa, que organizou, trabalhou, para que esse evento realmente fosse um sucesso, junto com a deputada.

Desejo cumprimentar os governadores, os presidentes, os governadores assistentes que estão aqui, os instrutores distritais, os coordenadores de companheirismo e os convidados.

Senhoras e senhores, inicialmente, gostaria de agradecer à nobre deputada Maria Lúcia por promover solenidade em homenagem à valorização feminina e agradecer também à rotariana delegada Rose por intermediar o acesso do Rotary a essa Casa Legislativa, possibilitando a realização dessa Sessão Solene.

No próximo domingo, dia 8 de março, celebraremos o Dia Internacional da Mulher. Já se faz distante a história quando operárias russas, em 8 de março de 1917, apresentaram seu manifesto grevista, reivindicando melhores condições de vida e de trabalho. Hoje, infelizmente, alguns exploram a data mais com interesse comercial do que o seu verdadeiro sentido original.

Entretanto, para nós rotarianos, essa comemoração tem um valor bastante significativo.

Nossa instituição, o Rotary, completou recentemente 110 anos de existência. De sua criação, em 1905, por Paul Harris, resistiu-se por muitos o ingresso da mulher no quadro associativo.

E foi somente em 1989, no dia 1º de julho, que a mulher teve o direito de pertencer ao Rotary, em decisão por votação na reunião do Conselho de Legislação, na Convenção de Seul, na Coreia do Sul.

Vejam, foram decorridos 84 anos para a mulher ter o seu espaço em Rotary, embora já trabalhassem arduamente pelas causas rotárias, ao lado de seus maridos rotarianos, e no Brasil também, nas Casas de Amizade.

Temos observado uma evolução expressiva no ingresso da mulher como associada de clubes rotários e também ocupando cargos de liderança, como governadoras, diretoras e hoje nós temos vice-presidente de Rotary Internacional. Exemplo disso, podemos citar a nossa diretora vice-presidente, a Celia Helena Cruz de Gíay.

Atualmente, o Rotary conta com mais de 200 mil mulheres em seu quadro associativo.

Nesse ano rotário, 2014/2015, o presidente Gary Huang, lançou, como um desafio, o incentivo do ingresso da mulher no Rotary.

Nas visitas oficiais, enquanto governador, insisti com os Clubes sobre esse tema e pude participar, com muito orgulho, da posse de dezenas novas associadas.

Vários Clubes que nunca tiveram a mulher pertencente ao seu quadro, nesse ano fizeram as suas primeiras admissões.

Mas ainda observamos o viés machista em nossa sociedade: temos em nosso distrito Clubes, ainda que poucos, resistentes ao ingresso da mulher. E mais - em nosso distrito, por ora, ainda não há mulheres fazendo parte do colégio de governadores. Porém, percebemos a iniciativa de mulheres para sua participação. Esse ano, nós temos candidatas a governador. Temos um homem só e duas mulheres.

Temos consciência do extraordinário papel desempenhado pelas mulheres em nosso distrito. Parte significativa dos projetos sociais é creditada à atuação do grupo de esposas rotarianas, sem os quais muitas das atividades dos clubes não seriam realizadas. Ou mesmo, não teriam a qualidade inegável que podemos observar.

Da mesma forma, o nosso companheirismo não teria a força que possui se não houvesse a participação feminina complementando a família rotária.

Assim, rendo a vocês, mulheres, a minha mais sincera homenagem à celebração de seu dia. Pela sua valiosa participação em nossa instituição, contribuindo com a sua visão, a sua percepção, a sua sensibilidade e seu extremo sentido de organização e a sua tolerância, para que juntos, homens e mulheres, possamos trabalhar em busca de um mundo melhor, cumprindo com nossa missão para a humanidade.

Parabéns, mulheres, vamos fazer o Rotary brilhar. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA PODIESI - Com a palavra, a Sra. Sandra Kwast.

 

A SRA. SANDRA KWAST - Excelentíssima deputada estadual, Maria Lúcia Amary. Companheira Samira Jacob Suaide Baccaro, esposa do governador Archimedes Baccaro, do distrito 4430, de Rotary Internacional, ano rotário 2014/2015. Companheira Zilpha Carvalho Nascimento, esposa do governador Ivo Nascimento, do distrito 4610, ano rotário 2014/2015. Companheira Márcia Cristina de Lima, esposa do governador eleito José Luiz da Fonte Silva, do distrito 4430, para o ano rotário 2015/2016. Companheira Rosmary Corrêa, do Rotary Norte. Demais autoridades aqui presentes, senhoras, senhores, bom dia.

Agradeço a oportunidade de poder estar aqui hoje, em tão justa homenagem às mulheres. Mulheres, já tantas vezes cantadas em prosas e versos.

Desde o ano de 1975, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, cujo objetivo é sempre engrandecer o seu papel na sociedade atual. Sociedade essa que as reconhece hoje plenamente, dando a elas seus mais graduados cargos, de presidente, empresárias, ministras, sempre desempenhando a multifuncionalidade que apenas as mulheres sabem o que quer dizer.

Dentro de Rotary, não poderia ser diferente. A partir do ano de 1989, a mulher pôde ser admitida em Rotary e desde então não parou de brilhar. Temos hoje, como diretora de Rotary Internacional, como nosso governador acabou de dizer, uma mulher da qual muito nos orgulhamos, Celia Helena Cruz de Gíay. Em nosso distrito, temos ainda muitas presidentes e governadoras assistentes, desempenhando muito bem seus cargos.

A capacidade de criação, a determinação, o dinamismo, a sensibilidade, fazem com que a mulher se destaque no que ela realmente se dedicar e desejar.

Mas, inegavelmente, o que a mulher tem de melhor é a sua capacidade de amar. Amar sempre, amar incondicionalmente. Um feliz dia das mulheres, a todas. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA PODIESI - Neste momento, gostaríamos de anunciar algumas pessoas que se encontram aqui no plenário. O Sr. Paulo Chedie, governador dos anos 1995/1996 do distrito 4430 e atual presidente do Rotary Clube Leste.

Senhor Sérgio Castro, Rotary Clube Sumaré, coordenador de imagem pública do Brasil.

Senhor Paulo Arnaldo de Almeida, rotariano do Rotary Clube de São Paulo, Norte e o Sr. Carlos José Zigart, representando o deputado estadual Itamar Borges.

Com a palavra neste momento, a Sra. Márcia Cristina de Lima, presidente do Rotary Clube Guarulhos.

 

A SRA. MÁRCIA CRISTINA DE LIMA - Obrigada. Excelentíssima deputada Maria Lucia Amary, deputada estadual e presidente desta Sessão Solene em homenagem ao Dia da Mulher. Samira Baccaro, esposa do nosso governador Archimedes Baccaro, em seu nome, cumprimento as demais integrantes desta Mesa e todas as mulheres aqui presentes. Quero também cumprimentar o nosso governador, Archimedes Baccaro e, em seu nome, todos os demais presentes nesta Sessão Solene: autoridades, rotarianos, senhoras e senhores.

Mulher. Uma palavra tão pequena, mas com grande significado. Muitas vezes, eu me pergunto qual é o nosso valor perante uma sociedade onde ainda existe o machismo. Logo vem a resposta: Somos muito fortes, competentes, buscando o reconhecimento que merecemos. Nunca devemos ser diminuídas e sim aplaudidas pelas conquistas que com o passar dos anos conseguimos alcançar.

Mulheres de fibra, assumindo múltiplas funções no dia a dia, sendo mães, esposas, amigas, empresárias, tudo realizado com muita feminilidade, doçura, que somente nós possuímos e muitas vezes assustamos os homens, que jamais imaginavam que a mulher seria capaz de estar em um patamar tão alto.

O nosso valor é medido pelo simples fato de conseguirmos assumir tantas responsabilidades e fazer com muita competência tudo aquilo que assumimos. O nosso valor também é medido quando percebemos que hoje muitos homens sentem medo de perder o seu espaço para uma mulher. Isso também acontece em Rotary.

Ser mulher, para mim, é a coisa mais gostosa do mundo. Ser mulher é ser feliz. É ter nos lábios um sorriso sempre que preciso. Ser mulher é nunca demonstrar que está cansada, pois não podemos perder tempo. Temos que estar sempre atentas e sempre prontas para enfrentar as barreiras que muitas vezes nos colocam, para que mais uma vez provemos que somos capazes.

Ser mulher é uma dádiva, um orgulho e, sem dúvida, uma maneira linda de fazer desse mundo um mundo mais bonito. A vocês, mulheres, parabéns pelo simples fato de existirem. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA PODIESI - Com a palavra, a Sra. Zilpha Nascimento.

 

A SRA. ZILPHA NASCIMENTO - Bom dia a todos. Em especial, à excelentíssima deputada Maria Lúcia Amary. À nossa amiga de sempre, delegada Rose, de anos e anos já de convívio. A todas... à Samira, minha amiga particular, às senhoras todas presentes, às autoridades, os governadores, e todos vocês que estão aqui e que estão nos ajudando hoje e à nossa Mesa, a valorizar a mulher.

Nós poderíamos ficar aqui horas discutindo sobre tudo aquilo que a mulher sofre. Discriminação, assédio, machismo e a sua dupla, tripla tarefa, não é? E outras mais, mas não chegaríamos a conclusões ou soluções satisfatórias.

O que nós vamos, na minha opinião, refletir hoje, é sobre a realidade de ser mulher hoje. Nessa sociedade em que vivemos, com todas as facilidades, com todas as dificuldades e com tudo aquilo que faz com que nós, mostremos através das nossas funções, dos nossos papeis, a importância, o valor de ser mulher nas atividades que exercemos.

Nós mostramos nas nossas ações, sempre, os nossos sentimentos, que nos movem a todas as atividades que exercemos. Então, nós somos extremamente sensíveis, mas ao mesmo tempo somos fortes para enfrentar todas as vicissitudes. Somos decididas. Somos decididas para suprir as necessidades, nossas e de todos aqueles que nos cercam.

As mulheres têm, constantemente, que fazer escolhas, e são múltiplas as escolhas que nós devemos fazer. Devemos optar por isto ou por aquilo, no dia a dia e ao longo da nossa vida toda. Nem sempre nós podemos escolher o que mais nos agradaria ou que mais nós necessitaríamos. Então, como nós podemos conciliar todos esses papeis que a gente... papeis e funções que nós temos, não é?

Então, como esposa, mulher, mãe, profissional, vamos fazer em determinadas épocas da nossa vida, escolhas. Poderemos, num determinado momento, escolher ser mãe. Ser mãe. Por quê? Porque nós temos uma responsabilidade muito grande na formação do ser humano que são os nossos filhos. Isso não é fácil, mas é necessário, porque nós não vamos perder aquela oportunidade maravilhosa de ver o desenvolvimento dos nossos filhos, as suas gracinhas, e mais ainda, aquilo que eles vão nos mostrando através do seu desenvolvimento.

Aí, daqui um tempo, nós vamos começar a perceber que os filhos crescem. Aí aparece a professora, o amiguinho, a namorada, e nós vamos perdendo o espaço. Mas por um outro lado, nós ganhamos um outro espaço que vai ser para a nossa realização profissional. Teremos anos e anos pela frente, hoje a gente vive muito, não é? Anos e anos à frente para nos realizarmos como profissionais. E aí vocês imaginam a gama de oportunidades e de profissões e de trabalhos e de tudo mais que a gente vê a mulher hoje se desenvolver e se sair muitíssimo bem.

Todas nós já falamos aqui alguma coisa sobre isso.

Agora, as nossas vantagens de sermos mulher, é que nós temos essa grande oportunidade de viver a nossa vida também. E a nossa vida é um presente. E é um presente que a gente precisa constantemente valorizar e dar um sentido a essa vida. E esse Dia Internacional da Mulher muito provavelmente faz isso. Porque nós nos mostramos em todas as atitudes que tomamos, nas tarefas que cumprimos, nas profissões que exercemos, e nas escolhas que a gente faz ao longo da vida.

E o presente, é sempre presente. O ontem foi presente. Hoje é presente. O amanhã também será presente e nós temos que viver esse dia a dia, o nosso dia a dia, com sabedoria, dedicação, alegria e muito, muito amor.

Para encerrar, a parte sobre o grande papel que nos cabe como responsabilidade social. Somos milhões e milhões de mulheres no mundo todo que exercem, voluntariamente ou não, nas mais diversas entidades e atividades, o serviço social, o serviço de engrandecimento do ser humano, nas suas comunidades e nós rotarianas, ou senhoras de rotarianos, nos nossos clubes, nos nossos distritos, na nossa vida comum, do dia a dia.

E sempre em benefício dos mais desfavorecidos, em busca da promoção, através da educação, do ensinamento, de profissões. Nós trabalhamos com jovens, encaminhamos para profissões, e a atenção que a gente dá à nossa sociedade. E é isso que hoje nós estamos fazendo aqui: valorizando esse trabalho que é imenso, e fabuloso, que é o trabalho da mulher. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA PODIESI - Neste momento, as Sras. Vânia Toro da Silva, Maria de Lourdes dos Santos Silva, Regina Maria Rosa Gomes e Dagmar Pereira de Almeida, serão homenageadas.

Convidamos a Sra. Samira Jacob Suaide Baccaro para entregar as placas às homenageadas.

Convidamos a Sra. Marcia Buzin Kamei Yukisaki, presidente do Rotary Clube de Guarulhos, Vila Galvão, para proceder a leitura das motivações da homenagem à Sra. Vânia Toro da Silva, presidente da Casa da Amizade do Rotary Clube de Guarulhos, Vila Galvão.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MARCIA BUZIN KAMEI YUKISAKI - Quero aqui cumprimentar a deputada Maria Lúcia Amary e demais membros da Mesa. Agradeço à Samira pela oportunidade de participar desta homenagem, em que a Vânia não é somente a presidente da nossa Casa da Amizade, mas além disso eu a tenho como uma grande amiga, com muita estima e consideração.

Ao longo do tempo, eu pude conhecer melhor a Vânia, e só tenho elogios e admiração pela pessoa que ela é, como rotariana e como ser humano. Agradeço a Deus por ter tido esta oportunidade e com certeza, Vânia, aprendi muito contigo, neste tempo que estamos juntas no Rotary e tenha a certeza que aqui você tem uma grande amiga.

Vou fazer uma breve leitura do seu currículo.

Vânia de Araújo Toro da Silva, casada, esposa do governador José Toro da Silva, brasileira, mãe de dois filhos, José Vinícius e Maria Letícia. Contabilista e advogada, sócia do escritório Toro e Advogados Associados. Foi presidente da Casa da Amizade do Rotary Clube, Vila Galvão, no ano rotário 1999/2000 e 2014/2015.

Atuou como líder e trainer líder de cônjuges e de governadores do Rotary na Assembleia Internacional de San Diego, ano rotário 2009/2010. É frequentemente convidada para participar de treinamentos de cônjuges de presidentes e governadores de Rotary. Acompanhou todas as atividades da governadoria do distrito 4430, durante a gestão de seu esposo.

Palestrante de diversos eventos rotários, membro das comissões organizadoras das Casas de Amizade e de diversas conferências e eventos distritais.

Em sua gestão, realizou diversos projetos para a comunidade, mas um em especial, que já está aí há 16 anos: o Curso de Gestantes, onde aproximadamente 2 mil jovens mães, jovens mães mulheres, orientadas por médicos, psicólogos e outros profissionais, para as mamães das comunidades carentes.

Vânia, você é uma rotariana nata. Você realmente tem o ideal de servir. Mulher de atitude, e eu só tenho que agradecer essa oportunidade de poder homenageá-la, muito obrigada, viu, Samira? (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA PODIESI - Antes de passar a palavra à homenageada, gostaríamos de informar que o Sr. Milton Cordova está em plenário, representando o secretário de Transportes Duarte Nogueira.

Com a palavra, a Sra. Vânia Toro da Silva.

 

A SRA. VÂNIA TORO DA SILVA - Excelentíssima senhora Maria Lúcia Amary, excelentíssimos senhores deputados, prezado governador Archimedes Baccaro e sua esposa Samira, senhoras e senhores, fui surpreendida com a honrosa indicação desta Casa Legislativa e do distrito 4430, de Rotary Internacional, com esta homenagem, que não me julgo merecedora.

Representar as mulheres nesta oportunidade, que são mães, filhas, profissionais, esposas, líderes, que necessitam exercer diversas funções em seu dia a dia e que, na maioria das vezes, sem o devido reconhecimento, é uma pesada incumbência. Saio daqui hoje com maior responsabilidade nas minhas atividades e a tudo que me for confiado.

Quero aqui, dividir esta homenagem, inicialmente, com as senhoras da Casa da Amizade do Rotary Clube de Guarulhos, Vila Galvão, que tenho a honra de presidir pela segunda vez.

Com as esposas de governadores e presidente do distrito 4430 de Rotary Internacional, bem como todas as mulheres que, seja da Casa da Amizade, seja dentro do Rotary, exercem o ideal de servirem suas atividades e o ideal de servir sem o prejuízo de suas atividades.

Quero dividir esse prêmio com minha mãe, com minha irmã e com minha filha. Mas quero principalmente dividi-lo com cerca das 2 mil mulheres que passaram nos últimos 16 anos no curso destinado a gestantes carentes que é realizado pela Casa da Amizade do Rotary Clube Guarulhos, Vila Galvão. Mães carentes, desejosas de dar o que existe de melhor para seus filhos, que percebem no mencionado curso uma oportunidade para melhor se prepararem para sua gravidez. Em face dos conhecimentos adquiridos, que são mais relevantes do que os enxovais que recebem no final desse trabalho.

Nesses 15 anos, nesses 16 anos, amealhamos histórias de vida impressionantes. Destas mães guerreiras, verdadeiras leoas que buscam proteger a sua prole. Daí sentimos que mais beneficia quem melhor serve. A elas, de fato, quero dedicar essa homenagem e creio que talvez, devido a elas, a benevolência desta Casa e do Rotary Internacional é que estou sendo hoje homenageada. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA PODIESI - Anunciamos que o deputado Fernando Capez esteve em plenário para prestigiar a Sessão Solene em homenagem às mulheres rotarianas.

Dando continuidade ao evento, convido a Sra. Helena Zinger, presidente da Comissão da Fundação do Rotary Clube de São Paulo, Santana, para proceder à leitura das motivações da homenagem à Sra. Maria de Lourdes dos Santos Silva, fundadora do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário “Gente que Faz”, do Rotary Clube de São Paulo, Santana.

 

A SRA. HELENA ZINGER - Bom dia a todos, o currículo que eu vou ler agora é de uma mulher guerreira, lutadora, que desde que nós nos conhecemos há 13 anos atrás sempre deu tudo de si pela comunidade, inclusive a comunidade que ela trabalha mais, que é perto do Jardim Princesa... e é uma mulher que vale ouro, de verdade. Ela está aqui presente, vou ler um pouquinho da vida dela.

Maria de Lourdes dos Santos Silva é uma, é a presidente da entidade da Creche Imaculada Coração de Maria, Jardim Princesa, hoje que amealha cinco creches. Ela é vice-presidente do núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário “Gente que Faz”, que é do Jardim Princesa. Ela é do Conselho de Saúde do Hospital Geral da Nova Cachoeirinha. E ela é coordenadora do NUDEC, da Freguesia do Ó. Ela tem algumas atividades: atendimento a crianças, que atendem 720 crianças que são de diversas creches, da Creche Maria Imaculada Coração de Maria, da Creche Raio de Luz, da Creche Princesinha, a Creche da Pequena Giovana e mais algumas atividades.

Atendimento, eles fazem atendimento ao idoso, as famílias da comunidade, com o programa Viva Leite, sendo atendidos 50 idosos, com famílias que têm cadastro público, recebem 15 litros de leite 2 vezes por semana, além de gerar autonomia nos cursos para as famílias realizarem seus próprios trabalhos, fazendo pães e salgados, que são vendidos no bairro, a preço de custo.

Eles fazem cursos para a comunidade, como panificação, meio de padaria comunitária, aproveitamento de alimentos, dicas culinárias, gestão de finanças pessoais, curso de domésticas e armazenamento de alimentos, porque eles têm um problema lá grave, que é de enchentes na região.

As reuniões são encontros e palestras para os pais das crianças atendidas na creche, encontro de mulheres com a comunidade, para discutir melhorias do bairro, reuniões para a promoção de saúde, orientações jurídicas e assistência social. Eles têm encaminhamento para médicos da região, em consultas de várias especialidades, exames e internações, cirurgias, bem como todo o trabalho preventivo por meio de feiras de saúde. Têm doações de alimentos, cestas básicas, que eles atendem com verduras, legumes, leite, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, colchões, cobertores, camas, móveis, próteses e órteses que eles ajudam a fazer esse trabalho.

Atendimento a gestantes, orientação e doação de enxovais. Eles fazem uma multimistura, que é feita mensalmente para crianças carentes desnutridas da comunidade, são feitas na própria associação e distribuídas em pacotes, que são servidos para as crianças e para os idosos.

Eles fazem parte, lógico, do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário que se chama “Gente que Faz”, que é um grupo de representantes de diversas comunidades da região, que em parceria com o nosso Rotary Santana, atuam com autonomia e capacitação em prol do servir. Eles fazem um trabalho de habitação, no qual nos segundos domingos de cada mês, a comunidade se organiza, e faz reuniões para trabalhar a habitação em parceria com a Cohab e com a CDHU.

Eles têm parceria com a Cruz Vermelha, que tem atendimento às famílias em situação de risco. Eles fazem parte do NUDEC, um conjunto da Defesa Civil, da região da Freguesia do Ó e da Brasilândia, colaborando com o trabalho de orientação e acompanhamento de famílias que moram em áreas de risco, principalmente nas enchentes, que eu já comentei, e eles têm um convênio social com duas faculdades, a Sumaré e a Famosp, onde essas faculdades dão um desconto de 50% para esses jovens que querem fazer o curso com eles.

Então, isso é um pouquinho de tudo que essa senhora, Maria de Lourdes, faz pela comunidade. Muito obrigada a todos. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA PODIESI - Com a palavra, a homenageada, a Sra. Maria de Lourdes do Santos Silva. Me desculpe, daqui de cima eu não tenho a visão da... Agora, sim, com a palavra, a homenageada, a Sra. Maria de Lourdes do Santos Silva.

 

A SRA. MARIA DE LOURDES DOS SANTOS SILVA - Bom, o que vou falar para essas mulheres maravilhosas, que estão aqui e fazem um pouquinho cada dia pela sua comunidade? Queria agradecer a nossa deputada, queria agradecer também à deputada Rose, que a gente já conhece há longos, queria agradecer ao nosso governador do Rotary, à sua esposa Samira, e porque eu quero agradecer esse grupo que está com a gente que é o grupo do Rotary que está sempre nos apoiando, sempre nos ajudando, nós nos reunimos uma vez por mês, inclusive amanhã, nós estamos reunidos lá para fazer um trabalho, mais um dos trabalhos sociais, porque a maioria das nossas mulheres ainda está cega. Cega, não participa muito.

Então, com esse trabalho, temos uma função para estar desenvolvendo e mostrando para as pessoas como se dá a mão. Vamos colaborar, por todos a nossa comunidade.

Queria também fazer um agradecimento aqui pela dona Helena, Helena, ela é maravilhosa, Maria do Carmo, que está aqui, são as parceiras antigas que estão desde o Sr. Harry, que eu faço do grupo rotariano. Então, nós temos na faixa de 750 crianças, mas nós atendemos muito mais do que isso, porque é o alimento que nós damos para as crianças...

Gente, é muito bom isso que eu faço. Gostaria que todas as mulheres dessem as mãos umas às outras, para poder estar fazendo o bem e não olhar a quem. Faça o bem e não olhe a quem você está fazendo. Olha, você precisa ver, nós recuperarmos pessoas drogadas, bandidos... A gente consegue recuperar, conversando... Nós tiramos gente lá da cadeira, não deixamos chegar até lá.

Então, queria falar para todas as mulheres, muito obrigada por esta homenagem. Obrigada deputadas, obrigada Samira, obrigada governador por este trabalho que vocês reconheceram de mim.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA PODIESI - E depois deste emocionante discurso, eu anuncio a presença, aqui no plenário, do senhor José Toro da Silva, governador 2003/2004 do distrito 4430 e chair da Convenção 2015 de Rotary Internacional.

Convidamos neste momento, a Sra. Regina Malizia, rotariana do Rotary Clube de São Paulo, Norte, para proceder à leitura das motivações da homenagem à Sra. Regina Maria Rosa Gomes, esposa do rotariano Álvares Gomes Jr., do Rotary Clube de São Paulo, Casa Verde.

 

A SRA. REGINA MALIZIA - Bom dia a todos.

Regina Maria Rosa Gomes, uma mulher casada, mãe de quatro filhos, tem seis netos. É uma mulher que faz a diferença. Tem em sua vida o amor ao próximo, com seu empenho, dedicação e altruísmo, procura dar ao ser humano condições de uma vida digna.

Por isso, desenvolve um trabalho no grupo Saúvas. Foi presidente por duas gestões, onde a atividade principal é a entrega de enxovais para gestantes carentes. Desenvolve também um trabalho junto ao Hospital Luiz Gonzaga, no bairro do Jaçanã, mobiliando a área de pediatria, entregando 20 longarinas e 20 TVs. Reformaram também a recepção do Pronto Socorro Infantil, dando alento às pessoas que ali procuram.

Presidiu a entidade Divina Vida, entregando cestas básicas, produtos de higiene pessoal e promovendo palestras de motivação e autoestima.

Atualmente, faz um trabalho noturno no centro de São Paulo, com moradores de rua, entregando refeições, chocolate quente, água e principalmente afeto.

Regina é uma mulher de olhar diferenciado, uma pessoa desprendida que faz tudo com imenso amor, abnegação e comprometimento em prol da comunidade. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA PODIESI - Com a palavra, a homenageada, a Sra. Regina Maria Rosa Gomes.

 

A SRA. REGINA MARIA ROSA GOMES - Bom dia a todas, eu só tenho que agradecer a Deus em primeiro lugar e às minhas queridas amigas, por essa honra de receber essa homenagem e que eu possa continuar a servir aos meus irmãos mais necessitados e desejo a todas um feliz Dia das Mulheres e eu divido com vocês, todas vocês, esse prêmio. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA PODIESI - Convidamos a Sra. Gelse Rimoli Mankel Koch, rotariana do Rotary Clube de São Paulo - Norte, para a leitura das motivações de homenagem à Sra. Dagmar Pereira de Almeida, esposa do rotariano Paulo Arnaldo de Almeida, do Rotary Clube de São Paulo - Norte.

 

A SRA. GELSE RIMOLI MANKEL KOCH - Bom dia. Dagmar Pereira de Almeida, nasceu em São Paulo, filha de Cândido Pereira e de Catarina Pereira. Estudou no Colégio Santana e no Colégio Salete. Casou-se com o nosso companheiro Paulo Arnaldo de Almeida, do Rotary Clube São Paulo Norte. Dessa união, nasceram três filhos. O primogênito, Alex Pereira de Almeida, advogado, pai de seu neto, Mateus Antoniazi de Almeida. Ivan Pereira de Almeida, engenheiro e empresário, pai de seus netos, Marcelo Noriega de Almeida e Mariana Noriega de Almeida. Daniela Pereira de Almeida, advogada.

Há cerca de 20 anos, vem realizando trabalhos comunitários, como festas de Natal em escolas rurais. Ela ama as crianças dessas escolas. Sempre procura, a cada ano que passa, escolas que sejam muito, muito carentes. Seu objetivo é dar o melhor a todas elas, não se importando com o número de alunos. Muitas vezes, ultrapassando a mais de 500. Ela se importa, sim, em conseguir o melhor brinquedo, a melhor roupa, os melhores doces e salgados. O melhor Papai Noel, o melhor palhaço. Enfim, proporciona um dia de sonho, não só para as crianças, professores, mas também para todos aqueles que, sob sua liderança, participam deste evento. É um momento mágico.

Fora do período de festas natalinas, e sempre contando com a preciosa colaboração de rotarianos, cônjuges e demais pessoas, distribui cobertores às crianças e às famílias dessas escolas. Na última oportunidade em que o fez, no último inverno, distribuiu também mais de 500 cobertores para os adultos, para as famílias, para as crianças, e mais de 50 para os bebês. Foi na Igreja Metodista em Bom Jesus dos Perdões.

E continua, , Dagmar, graças a Deus, desenvolvendo esse trabalho comunitário até o dia de hoje, que eu espero que seja para todo o sempre. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA PODIESI - Com a palavra, a Sra. Rosmary Corrêa, a delegada Rose, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina. Desculpa. Me desculpem. Uma falha, uma gafe terrível.

Com a palavra, a homenageada, a Sra. Dagmar Pereira.

 

A SRA. DAGMAR PEREIRA DE ALMEIDA - Estou muito honrada por essa homenagem que me é prestada.

Agradeço ao Rotary e aos meus amigos que me ajudaram. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA PODIESI - Agora sim, com a palavra, a Sra. Rosmary Corrêa, a delegada Rose, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina.

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - Eu queria cumprimentar, em primeiro lugar, a deputada Maria Lúcia Amary, que para mim é muito mais que deputada, é minha amiga, minha irmã, é uma pessoa que eu tenho um carinho muito especial. E nós, rotarianos do Rotary Clube São Paulo - Norte, temos muito que agradecer a ela, porque através de verbas parlamentares que ela arrumou, nós conseguimos muita coisa para nossa Escola Profissionalizante Diógenes Zeppelini, nos nossos campi Norte. Graças a ela, nós conseguimos comprar muita coisa para os campi, com essas emendas parlamentares que ela destinou para a nossa instituição.

Queria cumprimentar o meu querido governador Baccaro, Paulo Chedie, Toro, governador Ivo, cumprimentar a Márcia, cumprimentar a Zilpha, a Samira, a Celia, cumprimentar aqui as nossas representantes da Polícia Militar e do 8º Distrito Naval, e cumprimentar especialmente as nossas homenageadas.

Vocês todos viram pelo currículo de cada uma, cada coisa maravilhosa que cada uma faz, mostrando o que nós mulheres somos capazes de fazer. E que fica muitas vezes, escondido, porque é um trabalho que você faz com a comunidade, que você luta, que você trabalha, mas que as pessoas nem sabem que você faz. Quem sabe disso é aquela comunidade carente que você consegue atender.

Então, quando chega um dia como esse, uma comemoração do Dia Internacional da Mulher, nós temos que valorizar essas mulheres maravilhosas, rotarianas ou não, que fazem esse trabalho maravilhoso. Que dão de si, antes de pensar em si.

Quero cumprimentar a todas vocês, como eu disse, rotarianas ou não, porque mesmo aquelas que não são rotarianas, que são cônjuges, às vezes são muito mais rotarianas que seus próprios maridos nos trabalhos que realizam por seus clubes. E os clubes, às vezes, eles vão bem, porque essas mulheres maravilhosas assumem todo o trabalho dentro lá do clube, refazendo as reuniões, fazendo os companheirismos, fazendo o trabalho social, e o marido, muitas vezes, governador Baccaro, fica só sentado lá na cadeira, recebendo as honras do trabalho que a sua mulher faz. Essa é uma realidade, e a gente tem certeza disso.

Vocês vão me permitir aqui, cumprimentar uma amiga, minha conselheira, do Conselho Estadual da Condição Feminina, Sandra Andreoni, que veio aqui hoje também prestigiar esse evento.

Dia Internacional da Mulher. A primeira coisa que as pessoas nos perguntam: Nós temos o que comemorar? Dá para comemorar? Melhorou, não melhorou? Claro que melhorou. De 1985, até agora, 1985, lá atrás, quando a gente começou o trabalho da primeira Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, ao que nós conseguimos hoje, todos os mecanismos de atendimento à mulher, em todos os setores e principalmente na violência, que nós conseguimos, culminando agora, com a nossa Lei Maria da Penha e segunda-feira a presidente vai sancionar um projeto de lei que altera o Código Penal e cria o crime de feminicídio.

Então, o Código Penal vai ter homicídio simples, homicídio qualificado, e feminicídio, que é aquele assassinato de mulheres em função de que eles chamam de relações de amor, que de amor, não tem nada, ? Marido, que mata mulher, ex-marido, ex-noivo. Então, segunda-feira, a presidente vai sancionar esse projeto de lei, transformando numa alteração do nosso Código Penal.

Então, nós realmente temos, e muito, que fazer, que comemorar e que achar que nós andamos, e conseguimos evoluir muito.

Eu queria dizer para todas as mulheres que hoje o discurso não é mais aquele da mulher ou na frente ou atrás do homem. Hoje, o discurso é o da mulher parceira do homem, trabalhando junto com o homem, para construir um futuro melhor, que não seja para nós, mas que pelo menos possa ser para os nossos filhos e para os nossos netos. A palavra de ordem hoje é parceria. As mulheres se empoderaram, perceberam a sua capacidade, perceberam que elas podem fazer a diferença e os homens perceberam que precisam das mulheres ao seu lado, como suas parceiras, para que realmente nós possamos ter uma vida mais equilibrada.

Então, para vocês, todas as mulheres aqui presentes, o meu abraço extremamente carinhoso, e que vocês saibam, que vocês entendam que vocês fazem a diferença. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA PODIESI - Com a palavra, a Sra. Samira Jacob Suaide Baccaro.

 

A SRA. SAMIRA JACOB SUAIDE BACCARO - Excelentíssima Sra. Deputada Maria Lúcia Amary, querida delegada Rose, minhas amigas Zilpha, Marcia, Sandra, rotarianas, rotarianos, esposas de rotarianos, senhoras da Casa da Amizade e Asfar, meu marido Archimedes, demais autoridades, senhoras e senhores, bom dia.

Há cerca de 10 anos, eu estive aqui na Assembleia Legislativa, também em uma Sessão Solene, para comemorar o Dia Internacional da Mulher pelo Rotary. Foi uma experiência emocionante. E foi possibilitada pela minha amiga Diva, Diva de Barros Fonseca, que está aqui nos bastidores, nos ajudando.

Quando surgiu a ideia, neste ano, de comemorar o Dia Internacional da Mulher, de imediato eu pensei que deveria ser aqui.

Durante todo esse ano em Rotary, 2014/2015, nós temos investido em ações que possibilitem a participação da mulher. Nós programamos no nosso distrito 4430, o que nós chamamos de encontros, com o propósito maior de permitir que a mulher do nosso distrito tivesse a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pelos outros Clubes e Associações e intensificar o contato entre as mulheres.

Além disso, eu e o Archimedes estivemos em todos os Clubes do distrito. Em alguns por mais de uma vez durante esse ano rotário. Eu não tenho como descrever para vocês as emoções que vivi. Os projetos que eu tive contato, as pessoas incríveis que eu conheci.

Ao celebrar o Dia Internacional da Mulher, é esperado que haja homenagens, e foi muito difícil fazer opções. A delegada Rose, minha conselheira, recomendou que a homenagem fosse dirigida a um número restrito de pessoas, caso contrário, perderia a razão de ser. E ela falou isso com aquele jeito enfático, que é só dela, como se fosse fácil fazer opções.

Nesta sala, há muitas mulheres que trabalham arduamente pelas causas do Rotary. Eu não queria fazer discriminações. Passei a pensar focada naquilo que mais me chamou a atenção neste ano rotário. Então, eu me lembrei da Dagmar. Foi a primeira pessoa de quem eu me lembrei. Ela não é rotariana, é esposa de rotariano. Não é preciso ser rotariana para trabalhar pelas nossas causas. Logo que eu entrei no Clube, no Rotary Clube São Paulo - Norte, ela me chamou para acompanhar um grupo que iria fazer uma festa de Natal para umas crianças carentes. Eu pensei que fosse algo simples.

Aos poucos, eu fui percebendo a grandiosidade das ações promovidas pela Dagmar. Não era nem em São Paulo, nós fizemos uma viagem para chegar num lugarejo muito pobre, que ela mesma descobre, e havia muitas crianças da escola e da vizinhança, tudo muito bem organizado por ela. Um dia inteiro de festas para centenas e centenas de crianças. Presentes, roupas, brinquedos, bolo, doces, palhaço, Papai Noel. Uma festa. Eu voltei para casa renovada.

Nunca mais eu deixei de participar dos eventos que ela promove. Cobertores no inverno e festa de Natal no verão, para diferentes crianças. Ela é a verdadeira líder. Ela consegue levantar verba para adquirir tudo o que é preciso. Sai às compras, embala tudo, estimula as companheiras para participar de todo esse trabalho. E com esse jeito simpático e ao mesmo simples de ser. Não teria como deixar de reconhecer e prestar essa homenagem a você, Dagmar.

Durante as visitas oficiais, eu vi muita coisa de chorar. A gente vive cercada de muita carência em nossa cidade. Chamou minha atenção o NRDC, Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário “Gente que Faz”, do Rotary Santana. Fica na periferia da Zona Norte de São Paulo. Lá eu conheci a tia Lourdes, assim que ela é conhecida. Aos poucos foram me contando a história, e eu fui ficando comovida.

A tia Lourdes tinha a sua casa, e algumas vizinhas pediram para que ela olhasse os seus filhos para que elas pudesse trabalhar. E ela aceitou. O número de crianças foi crescendo, até que ela estava com 50 crianças em sua casa. Ela resolveu abrir uma creche. Hoje, ela tem 5 creches numa mesma rua, atendendo crianças carentes da comunidade. E ela faz coisas incríveis para levantar fundos para oferecer uma vida decente para essas crianças.

Mas o que mais marcou, foi a história contada de uma mãe desesperada que precisava trabalhar e não tinha onde deixar o seu menino. A tia Lourdes viu-se obrigada a recusar o pedido da mãe, porque ela não pode exceder o número de crianças na creche. E a mãe, em seu desespero, deixou um bebê de 8 meses sozinho em casa, com uma mamadeira no berço, e um saco de biscoitos, e foi trabalhar. Ao retornar, o menino estava morto, atacado por formigas. Essas são as vivências da tia Lourdes, que eu não poderia deixar de homenagear.

A Regina Gomes, também não é rotariana, é esposa de um rotariano. As atividades que ela desenvolve são dirigidas aos necessitados, não necessariamente oriundos de ações do Rotary. São muitas as frentes que ela assumiu na sua vida, sempre ajudando aos necessitados, como vocês ouviram na leitura feita pela companheira Regina Malizia, mas não deixa de arregaçar as mangas, participando ativamente. Hoje, o que mais me chama a atenção é o trabalho noturno que ela faz com moradores de rua. Por tudo isso eu fiz questão de homenagear a Regina Gomes. Obrigada, Regina. (Palmas.)

A Vânia Toro, também é esposa de rotariano, do governador Toro, aqui presente. E uma pessoa muito especial, que tem me ajudado muito neste ano rotário. Nunca foi preciso pedir, ela sempre apareceu espontaneamente, oferecendo ajuda, fazendo sugestões, criativa, conhece muito o Rotary. Esta postura apresentada não é apenas comigo. O mesmo vem acontecendo em anos anteriores com outras esposas de governador. Discreta, ela não busca sucesso. Ajuda pelo prazer de contribuir. Neste ano de governadoria, tenho tido muitos afazeres e responsabilidades e é de fato extremamente reconfortante ter por perto uma amiga como a Vânia Toro.

Assim como essas 4 pessoas, sintam-se também homenageadas todas as mulheres aqui presentes, que fazem brilhantes trabalhos em suas comunidades. E, para tanto, eu gostaria de chamar as presidentes de Clubes, as senhoras de presidentes, as esposas de presidentes, as governadoras assistentes, as esposas de governador assistente, instrutor distrital, esposa de instrutor distrital, coordenador de companheirismo, que viessem ali na frente, que nós temos um pequeno certificado, uma homenagem para oferecer.

Por favor, levantem, gente.

 

* * *

 

- É feita a entrega das placas.

 

* * *

 

A SRA. SAMIRA JACOB SUAIDE BACCARO - Eu peço uma salva de palmas a todas as mulheres aí presentes. (Palmas.)

E eu gostaria de aproveitar a oportunidade também para prestar uma homenagem à delegada Rose. Como todos sabem, ela foi a responsável pela implantação da primeira Delegacia de Defesa da Mulher em São Paulo, lutando contra a violência e a discriminação da mulher. Foi deputada estadual por várias legislaturas, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de São Paulo. Seu currículo é riquíssimo, porém sempre orientada pela defesa das causas femininas. Nada mais justo que uma homenagem a esta pessoa incrível e que facilitou sobremaneira para que pudéssemos estar aqui hoje. Por favor, a placa. (Palmas.)

Eu gostaria ainda, de homenagear a nobre deputada Maria Lúcia Amary, que gentilmente aceitou presidir essa Sessão Solene a nós do Rotary, várias vezes reeleita deputada estadual. Considero importante ressaltar que entre as leis da sua autoria, se destacam a que garante o atendimento especial às mulheres e às crianças vítimas de violência sexual e a que fecha estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas para menores de idade. Como presidente da Comissão de Constituição e Justiça, propôs o projeto de lei que consolida a legislação referente à mulher.

Nossos mais sinceros agradecimentos, deputada. (Palmas.)

E, finalmente, quero agradecer o comparecimento de todos, agradeço a você, Archimedes, pela oportunidade de servir ao seu lado. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUCIANA PODIESI - Com a palavra, a nobre deputada Maria Lúcia Amary, para o encerramento dessa Sessão Solene.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - Bom, queria agradecer ao presidente dessa Casa de Leis, deputado Chico Sardelli, deputado Fernando Capez que passou nesta homenagem.

Um agradecimento sempre especial à minha amiga delegada Rose, que foi quem pediu que continuássemos fazendo o trabalho brilhante que ela fez aqui nesta Casa, como mulher, como parlamentar. Queria agradecer às homenageadas e cumprimentá-las, aos componentes da Mesa, à assessoria do meu Gabinete, que nos ajudou muito, aos telespectadores que nos assistem pela TV Assembleia.

E, esgotado o objeto da presente Sessão, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários da Casa, e a todos que com suas presenças contribuíram para o êxito dessa solenidade. Está encerrada a presente sessão.

Muito obrigada. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 27 minutos.

 

* * *