http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

27 DE ABRIL DE 2015

027ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidente: JOOJI HATO

 

Secretário: CORONEL TELHADA

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca os Srs. Deputados para uma sessão solene, a realizar-se dia 29/05, às 20 horas, para "Comemorar O Dia da Turquia e da Comunidade Turca no estado de São Paulo".

 

2 - CORONEL TELHADA

Exibe matéria jornalística a respeito da condenação de brasileiro, à morte, na Indonésia. Informa que dois policiais foram assassinados no final de semana, em São Paulo. Critica a mídia por não informar à população tais ataques à categoria. Lamenta notícia sobre possível filme acerca da vida de Marco Archer, fuzilado por tráfico de drogas, naquele país. Defende a redução da maioridade penal. Reitera sua posição de combate à marginalidade, no exercício de seu mandato.

 

3 - CORONEL TELHADA

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de Lideranças.

 

4 - PRESIDENTE JOOJI HATO

Defere o pedido. Parabeniza as cidades de Itaberá, Tejupá, Monteiro Lobato e Tabatinga pelas datas comemorativas de seus aniversários. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 28 de abril, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra sessão solene a realizar-se hoje, às 20 horas, com a finalidade de "Homenagear os Mártires Armênios no Centenário das Vítimas do Genocídio Armênio". Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Coronel Telhada para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - CORONEL TELHADA - PSDB - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, tem a palavra o primeiro orador inscrito, nobre Deputado Davi Zaia. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Carlos Neder. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Welson Gasparini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Coronel Camilo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Delegado Olim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Cezinha de Madureira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Professor Auriel. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Coronel Telhada, pelo tempo regimental. Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esta presidência convoca V. Exas., nos termos do Art. 18, inciso I, letra “r”, da XIV Consolidação do Regimento Interno, para uma sessão solene a realizar-se no dia 29 de maio de 2015, às 20:00 horas, com a finalidade de comemorar “O Dia da Turquia e da Comunidade Turca no estado de São Paulo”. Com a palavra o nobre deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Sr. Presidente em exercício, nobre deputado Jooji Hato, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectador da TV Alesp, funcionários desta Casa, ocupamos esta tribuna no dia de hoje para falarmos dos problemas que a população vem sofrendo, principalmente, os relativos à Segurança pública no estado de São Paulo. Ainda estou levantando os números terríveis desse final de semana. Já perguntei a alguns funcionários, e pergunto ao Sr. Presidente se sabe quantos policiais morreram no último final de semana. Não sabe. Ninguém sabe, porque a notícia não interessa.

A imprensa não noticia. O número de policiais mortos não interessa a ninguém. A imprensa, que tinha a obrigação de divulgar esses números, que tinha a obrigação de ser imparcial, não age assim no nosso Estado. Vemos, infelizmente, muitos órgãos da mídia agirem com total parcialidade, visando, eu creio, até interesses próprios, ou políticos. Muitas vezes, fala de assuntos que não interessam realmente à população. E aqueles que são de interesse nacional ou estadual, que mereciam ser comentados, não o são.

Um desses assuntos diz respeito à Segurança pública. Alguns jornais veiculam notícias de 40 anos atrás, fazendo “mise-en-scène”, fazendo barulho com ocorrências que não nos interessam, porque estamos vivendo um mundo totalmente diferente de 40 anos atrás. E a realidade, mesmo, a imprensa não noticia.

Fico abismado quando vejo notícias desse naipe. Um grande jornal de divulgação, aqui em São Paulo, publica o que todo o Brasil está sabendo, que a Indonésia vai executar o segundo brasileiro neste ano. Lembro que esse brasileiro é um traficante internacional. Esse segundo brasileiro sabia muito bem o que estava fazendo, fez porque quis, e vai pagar o preço agora.

E os jornais se preocupam com esse tipo de notícia, e quero que a câmera focalize, uma notícia praticamente de página inteira, com exceção da propaganda da Casas Bahia, que utilizou muito bem o espaço, estou fazendo uma propaganda gratuita também, mas a notícia é praticamente de página inteira.

Repito: quantos policiais morreram no final de semana? Ninguém sabe. Vou falar. Por enquanto, eu já levantei, são dois policiais. Espero que pare aí esse número do final de semana. Tivemos um policial civil morto e um policial militar, aposentado, de 58 anos, morto.

Mas essas vidas não interessam. Interessa, sim, fazer barulho com traficante internacional, um cidadão que tinha uma vida até boa aqui no Brasil, mas preferiu entrar no tráfico. E vai pagar caro agora, porque as leis nos outros países não são leis de brincadeira como aqui no Brasil, Sr. Presidente. As leis lá não são hipócritas como aqui, que tratam bandido e vagabundo como vítimas, e tratam a vítima como criminoso. Lá o cidadão cometeu crime, ele vai pagar. E vai pagar caro.

Quero parabenizar o presidente da Indonésia, pela postura que tem com os traficantes. Essa postura realmente mostra que quem lá faz o mal vai receber uma resposta à altura.

Pior ainda, eu vi na rede social nesta semana que já estão preparando o filme sobre a vida do primeiro traficante brasileiro morto lá na Indonésia. Ou seja, o cidadão virou referência. Muito bonito isso. Temos heróis que morrem diariamente no Brasil, nas polícias, nas forças armadas, pais de família, que são trucidados pelo crime diariamente, e não se faz um filme sobre esse cidadão. Mas fazem sobre Pixote, sobre o ônibus 174, sobre Carandiru, sobre traficante internacional. Por quê? Porque neste País estão mais preocupados com o bandido do que com o cidadão decente.

Isso me traz à mente essa discussão descabida sobre a maioridade penal. Não sei a quem interessa não mudar nossas leis. Temos crimes hediondos todos os dias nas ruas, praticados por menores que se tornaram monstros, e alguns políticos insistem em defender essas pessoas.

Pergunto ao Sr. Presidente e a todos que nos assistem: a quem interessa defender esses criminosos? Eu me interesso em defender, sim, o cidadão trabalhador, o cidadão que paga os seus impostos, o cidadão que cumpre a lei. Eu me interesso, sim, em defender as forças de segurança, e não traficante, e não vagabundo, e não indivíduo que pratica suborno e crimes usando dinheiro público.

Para mim, só existe uma saída para esse tipo de pessoa: é cadeia. E se ele for traficar fora, como fez, a pena de morte é o resultado de lá, sinto muito por ele, ele escolheu o que estava fazendo. Ele não era nenhum bobinho. Ele não é nenhum inocente, ele sabe muito bem o que faz.

O que me causa indignação é que li todos os jornais do final de semana, e não encontrei, posso ter falhado, mas a princípio não encontrei em nenhum desses jornais qualquer referência aos policiais civil e militar mortos. Por que, Sr. Presidente? Porque nossa vida não vale nada para a sociedade.

E aqui quero dizer a todos que nos assistem, porque só estamos aqui V. Exa. e eu, Sr. Presidente. Não há mais ninguém aqui. Quero dizer a todos que nos assistem que o deputado Coronel Camilo, o deputado Delegado Olim, o deputado Gil Lancaster e eu, que somos da bancada de Segurança, vamos trabalhar fortemente no sentido de valorizar as forças de Segurança neste Estado e colocar bandido no seu devido lugar - que é a cadeia.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência parabeniza as cidades de Itaberá e Tejupá, que aniversariaram no último sábado, dia 25 de abril, e as cidades de Monteiro Lobato e Tabatinga, que aniversariaram ontem, domingo, dia 26 de abril. Desejamos sucesso e qualidade de vida a todos os cidadãos e munícipes. Contem sempre com este deputado e com esta Casa de Leis.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, cumprindo determinação constitucional, adita a Ordem do Dia com os projetos de lei vetados de nºs 813, de 2010 e 712, de 2013. Esta Presidência convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da sessão de quinta-feira, 23 de abril, e os aditamentos ora anunciados. Lembra, ainda, da Sessão Solene a realizar-se hoje, às 20 horas, com a finalidade de homenagear os mártires armênios vítimas de genocídio que completa, neste ano, seu centenário.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 41 minutos.

 

* * *