http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

08 DE MAIO DE 2015

004ª SESSÃO SOLENE PARA DAR POSSE AOS CONSELHEIROS ELEITOS PARA O BIÊNIO 2015/2017 DO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO - CROSP

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão.

 

2 - MARCOS VINICIUS

Mestre de Cerimônias, nomeia as autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Dar posse aos conselheiros eleitos para o biênio 2015/2017 do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo - Crosp". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia apresentação musical da Orquestra Sinfônica "Minha Terra Mogi".

 

4 - MARCOS VINICIUS

Mestre de Cerimônias, lê histórico da Orquestra Sinfônia "Minha Terra Mogi". Presta homenagem, em nome do Crosp, a diversos profissionais, que recebem os títulos de Remidos e Especialistas.

 

5 - AILTON DIOGO MORILHAS RODRIGUES

Presidente do Conselho Federal de Odontologia, afirma que este é um dia importante para a odontologia paulista. Faz elogio ao presidente reeleito do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Claudio Miyaki. Parabeniza os demais conselheiros, que hoje assumem a função. Ressalta as parcerias feitas entre os conselhos regionais e o Conselho Federal de Odontologia na busca de ações unificadas e avanços no serviço público de Saúde. Informa que, neste ano, o CFO deverá implementar o Observatório de Saúde Bucal, com o objetivo de avaliar os resultados de ações propostas pela entidade. Dá posse aos conselheiros eleitos para o biênio 2015/2017 do Crosp, com a entrega de diplomas.

 

6 - SILVIO JORGE CECCHETTO

Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas, declara que a reeleição do presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Claudio Miyaki, é um reconhecimento de seu trabalho sério e constante. Agradece o apoio do Crosp à campanha de prevenção ao câncer bucal, lançada recentemente pela ABCD. Chama a atenção para o problema, citando estatísticas de sua incidência no País.

 

7 - ANA ESTELA HADDAD

Primeira-dama da cidade de São Paulo e coordenadora do programa "São Paulo Carinhosa", parabeniza a iniciativa do Observatório de Saúde Bucal, a ser instaurado pelo Conselho Federal de Odontologia. Elogia a iniciativa das campanhas escolares a respeito da saúde bucal. Afirma que o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo tem um papel importante, incluindo seu trabalho junto aos cursos de graduação na área. Deseja sucesso aos conselheiros que hoje tomam posse.

 

8 - CLAUDIO YUKIO MIYAKE

Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, agradece a oportunidade de tomar posse da Presidência do Crosp em uma sessão solene nesta Casa. Ressalta o bom relacionamento da entidade com os demais conselhos regionais e com o conselho federal. Enaltece o trabalho dos conselheiros de gestões anteriores. Enfatiza a necessidade de parcerias institucionais para dar respostas satisfatórias às demandas dos profissionais e da população. Reafirma seu objetivo de levar a saúde bucal a todos os municípios de São Paulo. Diz ser este um momento de reflexão sobre o que foi realizado, gratidão aos que contribuíram para os avanços e planejamento de ações futuras. Discorre sobre a luta por reconhecimento dos servidores públicos da área de odontologia. Faz agradecimentos à classe odontológica e à família, pelo apoio. Parabeniza os homenageados desta sessão.

 

9 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Faz menção a projeto de lei, em tramitação nesta Casa, que toma providências quanto à venda indiscriminada de produtos e aparelhos odontológicos. Manifesta seu apoio à reestruturação da carreira pública dos cirurgiões-dentistas, com equiparação salarial à classe dos médicos. Comenta que tem muitos familiares na área da odontologia. Faz citação bíblica. Presta homenagem ao Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, com a entrega de uma placa ao seu presidente, Dr. Claudio Yukio Miyaki. Faz agradecimentos gerais. Convida os presentes para um coquetel, a ser realizado no Hall Monumental. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Senhoras e senhores, sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Iniciamos a sessão solene de posse dos conselheiros do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo eleitos para o biênio 2015/2017.

Convido para compor a Mesa principal o deputado Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; a Dra. Ana Estela Haddad, primeira-dama da cidade de São Paulo e coordenadora do programa “São Paulo Carinhosa”, representando o prefeito Fernando Haddad; o Sr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, presidente do Conselho Federal de Odontologia; o Sr. Claudio Yukio Miyake, presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; e o Sr. Silvio Jorge Cecchetto, presidente da ABCD, Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas. (Palmas.)

Na extensão da Mesa principal, acomodados nas cadeiras laterais, os conselheiros eleitos que estão sendo empossados para o biênio 2015/2017, no Crosp: Dr. Marco Antonio Manfredini; Dr. Marcos Jenay Capez; Dr. Nilden Carlos Alves Cardoso; Dr. Wilson Chediek; Dra. Maria Lucia Zarvos Varellis; Dra. Mary Caroline Skelton Macedo; Dra. Rada El Achkar da Silva; Dr. Rogério Adib Kairalla; Sr. Ueide Fernando Fontana; Dr. Adriano Forghieri, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, APCD; Dr. Emil Adib Razuk, ex-presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; e Sr. Marco Aurélio Bertaiolli, prefeito de Mogi das Cruzes. A todos o nosso muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Encontram-se compondo a Mesa principal dos trabalhos a Dra. Ana Estela Haddad, primeira-dama da cidade de São Paulo e coordenadora do programa “São Paulo Carinhosa”, representando o prefeito Fernando Haddad; o Sr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, presidente do Conselho Federal de Odontologia; o Sr. Claudio Yukio Miyake, presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; e o Sr. Silvio Jorge Cecchetto, presidente da ABCD, Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, ABCD.

Na extensão da Mesa principal, o Sr. Marco Aurélio Bertaiolli, prefeito de Mogi das Cruzes; o Dr. Adriano Forghieri, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, APCD; e o Dr. Emil Adib Razuk, ex-deputado estadual, ex-presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e autor do projeto que criou o “Dia do Ministério Público”, a quem agradeço como membro da instituição.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum, esta não é uma sessão qualquer. Esta é uma sessão solene. Por ser solene, obedece à rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa. A sessão solene só pode ser convocada pelo presidente da Casa, e o presidente só pode convocar sessão solene mediante solicitação de algum deputado com mandato em exercício na Assembleia Legislativa. Feita a solicitação, ela tramita pelos órgãos internos da Casa, é submetida à avaliação do colégio que congrega todas as lideranças, todos os partidos, líderes de partidos desta Casa e, então, é aprovada ou não. Há casos em que sessões solenes acabam não sendo aprovadas. Outras são aprovadas por maioria de votos.

Esta foi aprovada por unanimidade de todos os líderes, de todos os partidos que representam os deputados desta Casa. Não é para menos. É uma sessão solene instalada com a finalidade de dar posse aos conselheiros eleitos para o biênio 2015/2017 do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Crosp e, por isso, realizada no plenário principal, onde são votadas as leis e foi votada a Constituição do Estado de São Paulo de 1989.

É, portanto, com muito orgulho, que peço a todos para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Orquestra Sinfônica “Minha Terra Mogi”, sob a regência do maestro Lélis.

Lembrando que, como não há precedência entre os símbolos nacionais, o hino e a bandeira, não há necessidade de voltar-se para a bandeira, aguardando, portanto, a execução do Hino.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência agradece aos integrantes da Orquestra Sinfônica “Minha Terra Mogi”. A execução foi tão perfeita, que os convido para permanecer para executarmos mais músicas para brindar ainda mais esta sessão solene.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão, que tem um comparecimento excepcional, está lotada, está sendo transmitida ao vivo pela TV web e será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 10, em horário nobre, às 21 horas. Quem tem Net, põe no canal 7. Quem tem a TV Vivo, põe no canal 66 analógico e no 185 digital. E quem tem a TV digital aberta, o canal é 61.2.

Agradeço a presença de todas as autoridades que integram a Mesa paralela de trabalhos, com destaque para o Dr. Munyr Capez e para o Dr. Marcos Capez, que aqui também, de certa forma, representam o meu saudoso pai, dentista por décadas e décadas de exercício profissional.

Assistiremos agora a uma apresentação da Orquestra Sinfônica “Minha Terra Mogi”, com as músicas: “O Barbeiro de Sevilla”, de Gioachino Rossini, “Radestzky March”, de Johann Strauss e Mambo Cubano, de James Swearingen.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Gostaria de parabenizar a Orquestra Sinfônica Minha Terra Mogi, seu maestro, Lélis, e o prefeito, Marco Bertaiolli. Gostei tanto da apresentação que gostaria também de fazer um convite.

Estamos celebrando um convênio com o Parque Ibirapuera e abriremos o estacionamento da Assembleia Legislativa para os frequentadores do parque aos sábados e domingos. Na inauguração desse convênio, faremos a exibição de músicas clássicas, e quero convidar sua orquestra, maestro Lélis, que é a melhor orquestra que ouvi até agora, para fazer essa apresentação. Queremos estreitar esses laços e brindar a população que vêm à Assembleia Legislativa para prestigiar exposições, obras da Pinacoteca e da Reserva Técnica do Museu do Ipiranga. Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - No ano de 2002, a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes implantou o projeto “Canarinhos do Itapety”. No início, o projeto atendia crianças e adolescentes de 7 a 14 anos selecionados em áreas de alto índice de exclusão social. No ano de 2003, a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, através da Secretaria de Cidadania e Ação Social, além do segmento Coral, implantou mais dois segmentos: a Fanfarra Boigy, atual Banda Boigy, e a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, sendo a música o instrumento de transformação social e desenvolvimento cultural.

Considerando a necessidade de abrangência do ensino de música erudita à população e a preparação para o ingresso na Orquestra Jovem, em 2014 foi lançada a Orquestra Sinfônica Minha Terra Mogi, formada pelos alunos mais avançados dos núcleos de cordas, sopros e percussão do projeto e também alunos de música da comunidade. Ao longo desses anos, esse projeto formou um grande número de alunos, e muitos deles escolheram a música como profissão. Alguns inclusive atuam como professores ou monitores desse projeto, que é pioneiro na área musical do município de Mogi das Cruzes.

Faremos agora uma breve homenagem aos profissionais remidos. Peço, por gentileza, que os profissionais remidos que estiverem presentes fiquem em pé. Neste momento, rendemos nossas homenagens aos profissionais que completam 70 anos de idade e dedicaram sua vida ao exercício da odontologia, enaltecendo essa profissão por meio de conduta ilibada e pela estrita observância dos preceitos éticos e morais. O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo lhes confere o título de remidos e quer continuar contando com sua valiosa cooperação em todas as ações que visem à evolução e ao engrandecimento de nossa profissão. Uma salva de palmas a todos. (Palmas.)

Agora homenagearemos os especialistas. Peço, por gentileza, que os especialistas que estiverem presentes fiquem em pé, por gentileza.

Aos que hoje recebem seu título de especialista, nossa homenagem pela busca do aprimoramento técnico-científico, por meio da educação continuada.

Seus esforços constantes passam a ser reconhecidos hoje, e o Conselho Regional de Odontologia lhes confere o título de especialistas em suas áreas, concedendo-lhes, assim, o direito de exercer uma das 20 especialidades em odontologia.

Uma salva de palmas aos especialistas. (Palmas.)

Devido à grande quantidade de homenageados, não os mencionaremos um a um. Porém, todos os nomes serão divulgados no site do Conselho.

Neste momento, daremos início à posse dos conselheiros.

Tem a palavra o Dr. Ailton Morilhas, que dará posse aos conselheiros, entregando os diplomas.

 

O SR. AILTON DIOGO MORILHAS RODRIGUES - Quero primeiramente cumprimentar a Mesa, ilustríssimo deputado Fernando Capez, e parabenizá-lo pela parceria e pela solenidade. O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, pelo trabalho prestado não só ao estado de São Paulo, mas ao Brasil, merece ter uma posse desse porte.

Estimado Silvio Cecchetto, presidente da ABCD, meu amigo, companheiro de nossas lutas em prol da odontologia. Dra. Ana Estela Haddad, uma pessoa que sempre tem lutado pelas causas da odontologia e sempre tem estado junto em nossas lutas em prol da odontologia.

Estimado amigo Claudio Miyake, uma pessoa que está à frente do Conselho Regional do estado de São Paulo, juntamente com seus conselheiros. Já disse aqui, ele é digno de nossas maiores honras, pelo seu trabalho e por tudo que tem feito pela odontologia, não só em São Paulo, mas no Brasil inteiro.

Meus estimados presidentes, conselheiros, delegados e representantes de CROs aqui presentes, dirigentes e ex-dirigentes classistas, meus amigos do plenário do Conselho Federal de Odontologia, profissionais da odontologia, presidentes de sindicatos, de associações, senhoras e senhores, hoje é um dia importante para a odontologia brasileira e paulista.

O Dr. Claudio Miyake, presidente reeleito do CRO de São Paulo, novamente conduzirá os rumos desse Conselho. Sempre digo que o caminho é árduo, e todos nós sabemos disso, mas não nos falta coragem e nem vontade política para continuarmos os trabalhos em prol da população, na melhoria da saúde bucal do estado de São Paulo.

Creio cada vez mais que melhorar a saúde bucal do cidadão é possível. Por isso, é muito gratificante para todo o sistema - Conselho Federal e Conselhos Regionais - a reeleição de um colega, pois mostra o quanto ele tem se empenhado pela população do seu estado.

O Claudio e seus conselheiros são pessoas comprometidas com os benefícios que a profissão pode trazer ao cidadão. À frente do CRO São Paulo ele tem mostrado essa força do bem, que ele usa quando luta em prol das causas da odontologia, como a equiparação salarial e a criação de cargos oficiais para a coordenação estadual de programas de saúde bucal, a viabilização de um projeto de lei que cria os cargos de articuladores da saúde bucal, nas diretorias regionais de Saúde, e de coordenador estadual de saúde bucal.

Essas e outras medidas significam um avanço importante para o desenvolvimento da saúde bucal do serviço público paulista, e consequentemente para o Brasil, pois o CRO São Paulo está à frente do Estado com o maior número de profissionais de saúde bucal em atividade. Isso faz uma grande diferença para a classe, em termos de ações voltadas à profissão, e efetivamente para a população nacional.

Ressaltamos aqui o comprometimento do CFO, junto ao CRO São Paulo, em promover o elo entre as instituições e os parceiros nessa jornada pela constante busca da qualidade em odontologia, fortalecendo o diálogo e as ações unificadas, voltadas sempre ao interesse coletivo.

Destaco minha preocupação com a saúde bucal da população brasileira, na busca constante da atualização de meus pares na odontologia. Parabéns àqueles que receberam aqui hoje seus títulos de especialista e de remido. A execução das políticas públicas tem cada vez mais a marca da participação da sociedade civil, com a legitimidade do povo brasileiro e, de forma muito especial, dos profissionais de odontologia.

O cidadão e o profissional da odontologia norteiam os rumos do sistema, Conselho Federal e Conselhos Regionais, no trabalho em prol da saúde bucal no Brasil. Para isso, estamos aqui Conselho Federal e Regional, juntos batalhando para que a população tenha mais acesso aos seus direitos públicos na odontologia, sobretudo valorizando o profissional que muitas vezes desempenha o papel de salva-vidas na odontologia, dedicando seu trabalho ao bem maior do cidadão.

E para isso os conselhos regionais e o conselho federal têm trabalhado com afinco para proteger o cidadão em seus direitos no atendimento público de sua saúde bucal e nas boas condições de trabalho.

Acredito no sistema conselhos de odontologia que muito tem se empenhado nessa tarefa de trabalhar com os princípios das boas práticas administrativas, junto ao Congresso Nacional com projetos de lei que, em muito, vão beneficiar o cidadão brasileiro. Já obtivemos a vitória com a instituição da semana do câncer bucal, além de outros projetos de lei que virão.

Ontem estivemos todos juntos conselhos de odontologia em Brasília com unanimidade por parte dos presidentes dos conselhos, visitando os parlamentares para sensibilizá-los aos projetos de lei da odontologia, buscando celeridade por parte do Congresso às ações voltadas aos cidadãos brasileiros, mais uma vez mostramos que somente uma autarquia trabalhando de forma conjunta terá força na conquista de seus objetivos.

O CFO tem se empenhado em valorizar a profissão e consequentemente o profissional que se dedica em prol da melhor qualidade bucal brasileira, com ações que dignifiquem a odontologia brasileira.

Com a produção do documento elaborado, o que esperamos do próximo presidente? Aliás, no estado de São Paulo foi entregue à nossa presidente, Dra. Ana Estela Haddad, e pelo Dr. Marco Antonio Manfredini. Com propostas da classe odontológica entregue à presidente da república para as demandas do novo mandato, dentre outras grandes atividades.

Dentro das mais diversas ações trabalhadas, com o objetivo de engrandecer a odontologia e colocá-la no patamar que ela merece, nós incentivamos a compra da nova sede do CFO na capital federal. Acreditamos nesse sonho que é de todos. E hoje ele está sendo materializado graças ao grande esforço de todo o sistema, que sempre foi a expectativa da classe odontológica.

Essa sede é uma grande conquista de todo o conselho federal e regional e da classe odontológica em prol do cidadão brasileiro. O trabalho em conjunto colabora para que a população seja sempre beneficiada.

A compra dessa sede em Brasília é um legado materializado dessa gestão. O conselho finalmente, instalado no distrito federal, tem uma sede própria que muito valoriza a profissão em seus anseios, conquista essa que só foi possível pelo empenho decidido de todas as unidades federativas, tendo, cada qual, contribuído das valorosas formas que poderiam ter sido executadas.

O CFO passa a dirigir as suas ações na capital federal, que é o centro das decisões e conquistas políticas do País, sendo então incremento considerável em seu patrimônio. No entanto, o CFO entende que não basta apenas propor ações. É preciso monitorar todas elas para que sejam verdadeiramente efetivas.

Para acompanhar todas as propostas desde o seu início até chegar ao cidadão, exercendo sua função verdadeira de beneficiar à população, a autarquia vai implementar esse ano com o apoio da academia brasileira de odontologia o Observatório da Saúde Bucal. A ideia é gerenciar o andamento das ações e do resultado proposto pelo conselho.

O conselho federal procura caminhar ao lado do cidadão e do profissional ao criar esse observatório que vai acompanhar todo o sistema, conselho federal e conselhos regionais.

Agora quero dizer aos que hoje deixam os seus cargos a frente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo que vocês cumpriram e muito bem a missão que vocês se propuseram a fazer. Parabéns a todos vocês.

Aos que hoje assumem os destinos do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, quero em meu nome e em nome do Conselho Federal de Odontologia, parabenizá-los e dizer que o Conselho Federal sempre estará de portas abertas para todos os senhores. O tempo não para. Ainda há muito que se fazer na odontologia brasileira. Por isso pedimos a todos os profissionais o seguinte: vamos unir nossas forças em prol do bem, e com clareza de propósitos pelo bem-estar de toda a população.

Tudo isso é um saldo positivo para a nossa missão de cirurgião-dentista.

Dr. Claudio, dizer ao senhor e a seus conselheiros que o CFO conta com vocês. Que Deus ilumine a todos nessa caminhada que hora se inicia. Contem sempre com o CFO. Um grande abraço a todos e boa noite.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Ouvimos palavras do Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, que nesse momento dará posse aos conselheiros, entregando-lhes os referidos diplomas. Por favor.

Chamamos para receber o seu diploma, inicialmente, o Dr. Claudio Yukio Miyake, presidente. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Parabéns. A seguir, recebe o diploma o Dr. Marco Antonio Manfredini, secretário-geral. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Parabéns. Chamamos a seguir o Dr. Marcos Jenay Capez, tesoureiro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Parabéns. Chamamos a seguir o Dr. Nilden Carlos Alves Cardoso, presidente da Comissão de Tomada de Contas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Parabéns. A seguir, recebe o diploma o Dr. Wilson Chediek, presidente da Comissão de Ética. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Parabéns. Chamamos a seguir a Dra. Maria Lucia Zarvos Varellis, conselheira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Parabéns. A seguir, chamamos a Dra. Mary Caroline Skelton Macedo, conselheira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Parabéns. Chamamos a seguir Dra. Rada El Achkar da Silva, conselheira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Parabéns. Chamamos a seguir o Dr. Rogério Adib Kairalla, conselheiro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Parabéns. Chamamos a seguir o Dr. Ueide Fernando Fontana, conselheiro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Parabéns ao doutor e a todos os conselheiros ora diplomados e empossados para o biênio 2015-2017, do Conselho Regional de Odontologia do estado de São Paulo. Parabéns e uma salva de palmas a todos. (Palmas.)

Ouviremos neste momento as palavras do doutor Silvio Jorge Cecchetto, presidente da ABCD - Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas.

 

O SR. SILVIO JORGE CECCHETTO - Boa noite a todos. Quero cumprimentar nosso ilustre deputado Fernando Capez, emérito corintiano, Dra. Ana Estela, nossa colega, professora livre-docente representando o nosso prefeito Fernando Haddad, nosso presidente, o Dr. Ailton Morilhas Rodrigues, grande presidente do CFO.

Cumprimento os conselheiros presentes, os presidentes dos conselhos e federações da nossa ABCD, o nosso Ziró, tesoureiro-geral e a nossa Simone Petrone, a secretária-geral.

Cumprimento nosso Claudio Miyake, presidente reeleito do Crosp. E através dele quero cumprimentar o nosso Marcos Capez, o Ueide, a Rada, o Kairalla, a Meni, o Manfredini, a Maria Lúcia, o Nilden e o nosso querido Chediek, da nossa linda Araraquara, bem próxima da minha linda Matão.

Cumprimento o nosso Adriano Forghieri, presidente da nossa Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, o nosso sempre presidente, o Dr. Emil Adib Razuk, o nosso prefeito, Marco Bertaiolli.

Quero cumprimentar o jovem Paulo Xavier, especialista representando todos os especialistas, os remidos.

Uma noite especial. Um momento importantíssimo para a odontologia numa reeleição. Um trabalho sério e constante junto com um grupo muito forte de conselheiros que estão à frente do CRO hoje.

Evidentemente, cada um constrói a sua história. O Dr. Emil construiu a dele com muita competência. Hoje, a odontologia de São Paulo está nas mãos desse grupo de conselheiros liderados pelo Claudio Miyaki.

Quero agradecer o apoio do CRO-SP para a nossa campanha de prevenção de câncer bucal lançada dia vinte de março, uma campanha que esteve junto com a federação dentária internacional “Sorria Para a Vida”. É uma campanha que nos preocupa muito porque no Brasil, hoje, nós temos quatorze mil novos casos de câncer bucal.

São quatro mil óbitos no Brasil, sendo que no estado de São Paulo são três mil casos. Isso merece atenção da nossa APCD, do nosso Crosp, das nossas ABCDs, da nossa odontologia e do trabalho de todos nós.

Muito obrigado. Boa noite, Claudio. Um bom trabalho. Felicidade sempre. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Eu gostaria de citar a honrosa presença do Dr. Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae São Paulo, ex-secretário de estado da Comunicação.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Ouviremos a seguir palavras da Dra. Ana Estela Haddad, primeira-dama de São Paulo e coordenadora do programa São Paulo Carinhosa, neste ato representando o prefeito da Capital, Fernando Haddad.

 

A SRA. ANA ESTELA HADDAD - Boa noite a todos. Em primeiro lugar, gostaria de cumprimentar o deputado Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, e trazer o abraço do prefeito Fernando Haddad, que foi seu colega de faculdade, de Largo São Francisco.

Cumprimento o Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues pelo excepcional trabalho à frente do nosso Conselho Federal de Odontologia, por todo o seu engajamento, seu compromisso e sua generosidade no trabalho e na valorização da profissão.

Em especial, cumprimento por essa iniciativa recente do observatório. Faço uma menção, uma referência, à presença da professora Celeste Morita, representando aqui a Associação Brasileira de Ensino Odontológico.

Gostaria de mencionar a parceria do Conselho Federal de Odontologia com a Abeno, que fez em 2010 - e está repetindo agora - um grande estudo sobre tendências e o perfil do dentista no Brasil, um estudo que tem sido bastante utilizado.

Então, eu acho que agora o observatório completa isso. Parabéns por esse trabalho, por todo o engajamento político e pela valorização da odontologia.

Cumprimento o Dr. Claudio Miyake, presidente do Conselho Regional de Odontologia. Ao cumprimentá-lo, estendo os cumprimentos a todos os conselheiros que hoje tomam posse. Cumprimento-os pela gestão já realizada. Desejo pleno sucesso e que o trabalho tão competente realizado até agora possa ter continuidade.

Cumprimento o Dr. Silvio Jorge Cecchetto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas pelo excepcional trabalho defendendo e valorizando a odontologia.

Cumprimento o Dr. Adriano Forghieri, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas.

Cumprimento o Dr. Marco Aurélio Bertaiolli, prefeito de Mogi das Cruzes, e Dr. Emil Razuk, ex-presidente - para nós, sempre presidente - do Conselho Regional de Odontologia, que muito fez pela classe odontológica, também. Cumprimento e parabenizo a orquestra e os conselheiros.

Quero fazer um cumprimento muito especial a uma pessoa que eu vi, hoje, na plateia, também: o nosso professor Dr. Waldyr Jorge, diretor da nossa querida Faculdade de Odontologia da USP, superintendente de assistência social e superintendente do Hospital Universitário da USP. Ele está presente, conosco.

Muito rapidamente, trago a saudação e parabenizo os conselheiros. Menciono que o Conselho Regional de Odontologia tem desenvolvido trabalhos conjuntos importantes com a Prefeitura de São Paulo. Menciono que, recentemente, o Dr. Claudio e o Dr. Marco Manfredini estiveram junto à Secretaria de Educação e vai ter continuidade a campanha nas escolas. Os alunos da Rede de Educação Básica vão desenvolver trabalhos sobre saúde bucal. Vão trabalhar essa questão.

Cito, também, o trabalho do Conselho com a Abeno, pela qualidade dos cursos de graduação em odontologia. Cito outro trabalho importante sobre o descarte de resíduos sólidos, que vem sendo conduzido pela professora Mary Skelton.

Enfim, acho que há uma série de iniciativas - para citar apenas algumas - que o Conselho tem desenvolvido junto ao estado de São Paulo e à classe odontológica, com várias parcerias. Com certeza, têm um papel muito importante para a valorização da classe odontológica e para a saúde bucal da população do Estado. No mais, desejo a vocês pleno sucesso e falo da minha satisfação em estar aqui, hoje, podendo presenciar a posse do Conselho.

Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS VINICIUS - Dentre as autoridades presentes, nós também registramos e agradecemos as presenças de: Dra. Maria Celeste Morita, presidente da Associação Brasileira de Ensino Odontológico - Abeno; Jairo Corrêa, presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia; Dr. Milton Córdoba, representando o secretário de Estado de Logística e Transportes, o deputado Duarte Nogueira; Marcello Cusatis, secretário de Saúde do município de Mogi das Cruzes; Elizabeth Gomes da Silva, do Ministério Público Federal; Sr. Udine Verardi, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati; Edson Melo, representando o deputado estadual Itamar Borges; e Magna Rocha, procuradora jurídica do estado da Bahia.

Agradecemos, também, a: José Antonio Cuco Pereira, vice-prefeito do município de Mogi das Cruzes; vereador Antonio Lino da Silva, presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes; Evandro Luiz de Souza, presidente da Apdesp-BR; César Roberto Schmidt, vice-presidente da Federação Nacional dos Odontologistas - FNO e presidente do Sindicato dos Odontologistas de Piracicaba e região, representando a Dra. Joana Batista Oliveira Lopes, presidente da FNO; Marcelo Januzzi Santos, secretário-geral nacional da Associação Brasileira de Odontologia - ABO, representando o Dr. Luiz Fernando Varrone, presidente da ABO nacional; José Ferreira Campos Sobrinho, presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas; Maria Dalva Amim dos Santos, membro da diretoria do Cosems/SP, representando o Dr. Stênio José Correia Miranda, presidente do Cosems/SP; Dr. Guilherme Contesini Jr., representando o Dr. Devanir Silva Vieira Prado, presidente da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral; e, também, Adriana Eiko Matsumoto, do Conselho Regional de Psicologia. Muito obrigado a todos.

Ouviremos, a seguir, palavras do Dr. Claudio Yukio Miyake, presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

 

O SR. CLAUDIO YUKIO MIYAKE - Boa noite a todos. É uma satisfação estar aqui, nesta noite, que muito nos alegra.

Quero, inicialmente, cumprimentar o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Fernando Capez, e, principalmente, agradecer a oportunidade que nos concedeu de utilizar este espaço nobre do estado de São Paulo para que nós pudéssemos, juntos, comemorar este momento importante da odontologia paulista e brasileira. Ficam nossos sinceros agradecimentos. Quero, em seu nome, saudar todos os deputados que aprovaram a possibilidade de estarmos todos aqui, nesta noite.

Cumprimento nosso amigo Ailton Diogo Morilhas, presidente do Conselho Federal de Odontologia, o conselho que congrega todos os conselhos regionais do nosso País. É uma missão difícil. É um cirurgião-dentista, como todos nós, à frente do Conselho. Juntamente com o trabalho de todos os presidentes e colegas de todos os estados do Brasil, está procurando levar o nome da odontologia brasileira ao patamar mais alto possível. Por isso, agradeço imensamente a sua presença e a sua parceria.

Quero cumprimentar o meu amigo - não é irmão porque ele é muito mais velho do que eu, mas meu quase irmão -, Silvio Jorge Cecchetto. Em nome dele, quero cumprimentar todas as entidades nacionais. Hoje, temos um excelente relacionamento, não só com a Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas, mas também com a Associação Brasileira de Odontologia, nesta noite representada pelo Marcelo Januzzi, em nome do presidente Luiz Fernando Varrone. Em nome de vocês, agradeço a todas as entidades nacionais, aos sindicatos, enfim, a todos que colaboram com a Odontologia brasileira nos últimos anos.

Agradeço a presença e a participação da Dra. Ana Estela Haddad, nossa colega, livre-docente da Universidade São Paulo, neste ato representando o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Como foi falado, assim como no âmbito do estado de São Paulo, assim como nos municípios do estado de São Paulo, aqui, no município de São Paulo, sempre estaremos trabalhando em parceria para a melhoria da saúde bucal da nossa população. Nossos agradecimentos, em nome de todos os conselheiros, pela presença importante nesta noite.

Agradeço ao sempre presidente, nosso amigo, nosso mestre, Emil Adib Razuk, que construiu a sua história dentro do Conselho Regional de Odontologia. Foi uma missão muito difícil para todos nós substituirmos uma pessoa e um dirigente tão presente e tão competente como Emil Adib Razuk. Realmente, foi um grande desafio. Espero estar honrando tudo o que o senhor construiu em todos os anos que se dedicou à odontologia paulista e brasileira. Muito obrigado pela presença, que muito nos honra.

Quero agradecer a presença do diretor superintendente do Sebrae, meu amigo Bruno Caetano. Em seu nome, cumprimento todas as entidades parceiras porque a função principal de um conselho profissional é a fiscalização e a ética profissional. Entretanto, somos diariamente cobrados, demandados acerca de tudo o que envolve a odontologia no dia a dia, não só pelos colegas profissionais, mas também pela população. Por meio das parcerias institucionais, estamos buscando solucionar todos os problemas da odontologia paulista. É muito difícil, é um grande desafio, mas com boas parcerias, como, por exemplo, com o Sebrae, temos a certeza de que estamos buscando o caminho certo.

Quero agradecer imensamente a presença do prefeito da minha cidade, Mogi das Cruzes. Como todos sabem, além da presidência do Conselho Regional de Odontologia, atualmente exerço o cargo de vereador na minha cidade. Por isso, a presença da “Orquestra Sinfônica Jovem Minha Terra Mogi” muito nos honra, assim como a do nosso vice-prefeito, Cuco Pereira, e o nosso presidente da Câmara, Antonio Lino. Muito obrigado pela presença. Sabemos que a saúde bucal sempre será uma prioridade em nosso município. Em seu nome, quero cumprimentar todos os prefeitos dos 645 municípios, porque estamos buscando, por meio de parcerias com os municípios, por meio de suas Secretarias de Saúde, por meio de suas Coordenadorias de Saúde Bucal, levar a saúde bucal para a população do estado de São Paulo.

Mais uma vez, quero parabenizar pela “Orquestra Sinfônica Jovem Minha Terra Mogi”, que nos abrilhantou nesta noite.

Fui à posse do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco, nosso amigo Rogério Zimmermann. Um convidado ilustre, pertencente à Academia Pernambucana, falou que existiam quatro tipos de discursos: o discurso ruim, ruim é aquele comprido e sem conteúdo; o discurso ruim, bom é aquele comprido, mas com conteúdo; o discurso bom, ruim é aquele curto e sem conteúdo; e o discurso bom, bom é o curto e com conteúdo. Permitam-me lançar uma quinta categoria: mais ou menos, mas com conteúdo. Não serei curto, mas também não me alongarei muito.

Não posso deixar de aproveitar esta oportunidade que vocês estão nos dando para que nós, os dez conselheiros, comemoremos esta noite. Esta noite é importante para relembrar o que foi realizado, por meio de uma boa reflexão. Esta noite é para agradecer tudo o que conquistamos e a todos que nos ajudaram a conquistar. É, também, para começarmos a planejar e programar o que vem pela frente. Assim, nada melhor do que estarmos aqui, nesta Casa de Leis, para fazer todas essas reflexões.

Como é uma noite de agradecimentos, espero poder agradecer a todos. Gostaria, junto com os conselheiros, após o término desta solenidade, abraçar cada um de nós e agradecer a presença, a participação e a colaboração de todos que estão aqui.

Mas preciso agradecer aos amigos, colegas, parceiros de nossas parcerias institucionais, delegados seccionais - são 44 espalhados por todo o estado de São Paulo - e diretores regionais, que são 15, cada um em sua região trabalhando em prol da saúde bucal do nosso Estado.

Agradeço, também, aos representantes municipais e distritais do nosso conselho, que são centenas. Agradeço aos assessores da Presidência e da diretoria, aos ex-presidentes, na pessoa do Dr. Emil, e aos ex-conselheiros - muitos estão aqui, nesta noite. Agradeço aos dirigentes e governantes das três esferas: municipais, estadual e federal. Aliás, falando em esfera estadual, gostaria de cumprimentar a Maria Fernanda Trícoli, que coordena a saúde bucal em nosso Estado. Muito obrigado pela presença.

Quero agradecer a todos os servidores públicos aqui presentes nesta noite. A causa dos servidores públicos nos municípios do nosso Estado, assim como a dos servidores estaduais, é uma batalha na qual há muito tempo estamos buscando êxito.

Contamos muito com a participação e com a colaboração desta Casa no que se refere aos anseios dos servidores públicos estaduais e municipais, porque são eles, juntamente com a iniciativa privada, que promovem a saúde bucal da nossa população. Assim, Sr. Presidente, pedimos, neste momento, vossa colaboração, juntamente com a de todos os deputados, para aquilo que envolver a saúde bucal do nosso Estado. Que esta Casa nos apoie e apoie o que os servidores públicos desejam como valorização da odontologia e da saúde bucal.

Quero agradecer aos representantes das polícias Civil e Militar e aos três poderes. Na pessoa do comandante Edson Chamas e da Tenente Adriana, quero cumprimentar a todos os militares que prestam seus serviços na área da saúde bucal. São centenas de colegas que fazem seu trabalho junto a essa categoria importante que é a Polícia Militar. E a Polícia Civil nos ajuda através de trabalhos importantes, nas parcerias e em termos de fiscalização, aqui no nosso Estado. Muito obrigado pela presença e pela parceria.

Agradeço aos presidentes das instituições públicas e privadas, em especial em nome do Adriano Forghieri. Nossa principal parceria institucional sempre foi - e espero que sempre seja - com a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, através de suas 89 regionais espalhadas pelo estado de São Paulo. Essa parceria já existe e se fortalece a cada dia. Com ela pretendemos, cada vez mais, estar presentes em todo o Interior do estado de São Paulo.

Quero agradecer, em nome do Waldyr Antonio Jorge, nosso amigo e professor, diretor da Faculdade de Odontologia de São Paulo, a todos os coordenadores, diretores e docentes dos cursos de odontologia do estado de São Paulo. Esse é um trabalho que estamos buscando junto ao ensino aqui no estado de São Paulo para que possamos, em conjunto, trabalhar cada dia mais para a melhoria da formação profissional dentro da odontologia.

Através dessas parcerias com os cursos de odontologia, pretendemos garantir um bom atendimento de saúde bucal em nosso Estado. Cumprimento também a professora Celeste Morita, que está presente em nome da Abeno, Associação Brasileira de Ensino Odontológico, muito obrigado pela presença.

Em nome do José Ângelo e da Adriana, que comandaram a comissão eleitoral deste pleito 2015/2017, nossos agradecimentos pela organização e pela responsabilidade que assumiram ao aceitarem comandar a comissão eleitoral neste ano.

A eleição foi realizada com muita tranquilidade. Em nome de todos os que trabalharam nas eleições, agradecemos a presença na noite de hoje. Quero agradecer, de uma maneira geral, a toda classe odontológica. Parabenizo todos os remidos e especialistas que vieram hoje.

Infelizmente, pela quantidade de nomes, nós não podemos mencionar um por um. São centenas de nomes. Fica aqui o nosso abraço aos remidos, que se dedicaram por anos para a odontologia paulista, e aos especialistas, que buscam, a cada dia, o aperfeiçoamento para que possamos atender, com qualidade, a população e sua saúde bucal.

Assim, ficam aqui os nossos cumprimentos. Agradeço aos meus amigos que vieram de Mogi. Sr. Presidente, acho que vieram uns dez ônibus. É por isso que está cheio. Estou brincando. Vieram os nossos amigos e quero agradecer-lhes a presença. Não dá para falar o nome de todos.

Por fim, gostaria de agradecer, obviamente, a Deus por nos permitir essa oportunidade de estarmos à frente de um conselho como o de São Paulo. Que Deus nos permita trabalhar de forma bastante satisfatória nestes dois próximos anos!

Eles acharam que eu tinha esquecido, mas quero agradecer, por último, à minha família. Não por serem menos importantes, pelo contrário. Eles estão presentes hoje: a minha esposa Rose, os meus filhos, Bruna, Felipe e Bianca, meu irmão Fernando, a minha cunhada Ariana, a minha prima Denise, o meu primo Décio, a minha irmã Adriana, o meu cunhado Cristiano e a minha irmã Márcia. A minha família é grande.

Tenho certeza de que todos os que estão aqui - aqueles que são dirigentes da odontologia e emprestam o seu tempo e o seu dia a dia para a causa da saúde bucal no nosso País - têm o mesmo problema. Não sei se posso chamar de problema, mas todos nós temos que deixar alguns minutos, horas e dias dos nossos lares para nos dedicarmos à odontologia.

Portanto, neste momento, quero agradecer-lhes a compreensão pela minha ausência em momentos nos quais estou me dedicando à odontologia. Tenho certeza de que sempre serei compreendido. Quero quebrar o protocolo e pedir para que seja entregue um buquê de flores à minha esposa Rose.

 

* * *

 

- É feita a homenagem à Sra. Rose.

 

* * *

 

Irei começar o meu discurso agora. Antes, foram apenas agradecimentos, mas serei rápido. Esta é a nossa oportunidade, é a oportunidade de os conselheiros agradecerem, mas, principalmente, de falarem um pouco do que realizamos e do que queremos realizar.

Em relação às nossas realizações, como a interiorização, a ampliação da comunicação e os programas em parceria, já prestamos contas no nosso dia a dia, através do nosso site e do nosso jornal. Assim, nem utilizarei alguns minutos para falar do nosso trabalho. Afinal, espero que ele seja reconhecido no dia a dia de nossa vida profissional.

Fica aqui o recado de todos os conselheiros. Trabalharemos, todos os dias e cada dia mais, em prol da ética e da fiscalização profissional. Essa é a nossa missão e o nosso papel. Ampliaremos, cada vez mais, essa atuação na ética e na fiscalização. É claro que nos esforçaremos para tudo o que envolve a odontologia. Faremos isso não só através dos nossos cirurgiões dentistas, mas também das profissões auxiliares, como os técnicos e auxiliares em prótese dentária.

Na pessoa do Evandro e do Joel, quero cumprimentar todos os técnicos e auxiliares em prótese dentária. Agradeço também aos auxiliares e técnicos em saúde bucal o trabalho que têm realizado. Cumprimento a Elizabeth, que é da Câmara Técnica de ASB e TSB, por todo o trabalho conjunto que temos realizado e que ampliaremos nesta nova gestão. Então, sobre a nossa prestação de contas e o nosso trabalho, nós já temos falado no nosso dia a dia.

Uma vez me perguntaram por que nós, assim como vários de nossos colegas, dedicamos esse tempo para a odontologia. Eu respondo que, enquanto tivermos objetivos e, principalmente, motivação para, de alguma maneira, contribuir com a melhoria da nossa profissão e do atendimento em saúde bucal de nossa população, tenho certeza de que estaremos trabalhando.

Nesta noite, quero dizer que a motivação deste nosso grupo é muito grande. Devido a isso, tenho certeza de que atingiremos vários outros resultados nesta nova gestão. Quero agradecer a presença e cumprimentar o Knud Sorensen, em nome da indústria odontológica. Muito obrigado, Knud.

Essa motivação existe porque nós, da odontologia, temos que cuidar de três funções que qualquer cidadão gostaria de ter: mastigar bem, falar adequadamente e sorrir com dignidade. A nossa responsabilidade no dia a dia do cidadão é muito grande. O profissional da odontologia tem uma imensa responsabilidade.

O Dr. Sílvio citou o número de óbitos na questão do câncer bucal. Isso é muito grave, muito sério, e nós pretendemos, todos os dias, continuar com a luta para que nossa população tenha, através de nossos profissionais, a capacidade de mastigar melhor, falar melhor e sorrir melhor.

Estou finalizando, mas não poderia deixar de agradecer a todos os conselheiros. Desde o início do nosso trabalho tivemos um trabalho de equipe e a ajuda de todos os colaboradores que já citei, entre diretores, delegados e assessores. Posso afirmar que meu sentimento é de agradecimento.

Mas agradecer não significa se acomodar, muito pelo contrário. A partir de segunda-feira já estarão todos convocados e escalados para ampliar, cada vez mais, as nossas ações. Então, preparem-se, pois há muito trabalho pela frente. Isso se estende a todos os colaboradores do estado de São Paulo. Não vou citar os nomes, pois vocês já foram diplomados, mas fica aqui meu abraço em todos os conselheiros e conselheiras que estão aqui esta noite.

Quase finalizando, não poderia deixar de agradecer a presença de representantes da odontologia de todo o País. Temos hoje a presença de quase 20 estados representados através de seus presidentes e conselheiros.

Quero agradecer a presença do Mato Grosso do Sul, com nosso presidente Ailton Diogo Morilhas; do estado de Sergipe, através do presidente do CRO Anderson Lessa; do Maranhão, através do conselheiro Ataide Aires; do Amazonas, através do nosso amigo conselheiro Ericson Leão; do Rio Grande do Norte, através de seu presidente Gláucio Morais e de seu conselheiro Eimar Lopes; do estado do Paraná, através do Ermersson Jorge, assessor da Presidência.

Quero agradecer a presença do Hailton Cavalcante, presidente do CRO de Rondônia; do Jean-Jacques Rodrigues, presidente do Conselho Regional de Goiás; do José Maria Holderbaum, presidente do Conselho Regional do Rio Grande do Sul; do meu amigo Luciano Eloi, presidente do conselho de Minas Gerais, muito obrigado por sua presença e de seus conselheiros.

Quero agradecer a presença de Santa Catarina, através do conselheiro Murilo Rosa; do Rio de Janeiro, através do nosso mais experiente amigo Outair Bastazini, presidente do conselho; de Alagoas, através do Paulo Sérgio Moreira, conselheiro federal; e de Roraima, através do nosso amigo presidente Rodrigo Matoso.

Agradeço ao Rogério Zimmermann, presidente do Conselho Regional de Pernambuco; ao meu amigo Rubens Côrte Real, do conselho de São Paulo, conselheiro federal - muito obrigado sempre pela parceria, pela presença, pela amizade e pela ajuda que sempre nos propiciou no conselho federal; ao meu amigo Samir Najjar, presidente do Conselho do Distrito Federal; ao Antonio Falcão, presidente do Conselho Regional da Bahia, assim como a presença do Mário Dourado, da Bahia.

Quero agradecer a presença porque vivemos um momento importante para a odontologia brasileira e temos a grande responsabilidade para, definitivamente, traçarmos os bons rumos para a nossa odontologia. A participação de todos, de forma presente e objetiva, fará uma melhor odontologia para o nosso País, porque lá fora temos centenas ou milhares de acadêmicos da odontologia buscando seu aprendizado e com esperança de exercer a sua profissão; porque lá fora temos milhões de cidadãos que necessitam de saúde bucal e nós estamos diante de um conselho profissional de grande importância para a saúde da nossa população.

Quis fazer esta homenagem a vocês porque tenho certeza de que de mãos dadas conseguiremos melhorar a nossa odontologia.

Muito obrigado pela presença de vocês.

Por fim quero aproveitar a presença do prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, para dizer que na nossa cidade ele sempre fala o seguinte: que para governar um município é preciso ter sabedoria, lidar com todos os partidos políticos, mas o principal é o Partido Mogi das Cruzes. Da mesma maneira quero levar isso para a odontologia.

Não importa o pensamento ‘a’, ‘b’ ou ‘c’. O importante é que todos levem em frente o princípio do Partido da Odontologia todos os dias.

Se em conjunto aqui em São Paulo - como de resto em todo o Brasil - não pensarmos partidariamente, nem em grupos, mas pensarmos na odontologia, teremos como oferecer à nossa população o que ela merece: uma vida digna e uma saúde bucal de qualidade.

Nós temos essa responsabilidade de através do conselho profissional oferecer essa felicidade para a nossa população.

Termino dizendo uma frase que falamos em toda campanha: “Vamos em frente e que Deus ilumine os nossos caminhos.

Boa noite e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - No encerramento desta sessão dou conhecimento aos ilustres profissionais da odontologia e representantes do Conselho Regional e Federal da existência do Projeto de lei nº 113, de 2014, que combate a venda indiscriminada de produtos e aparelhos odontológicos, exigindo que no documento fiscal de venda seja inserido o nome de registro do CRO do profissional ou da pessoa jurídica que adquirir, uma vez que está havendo um comércio extremamente prejudicial e danoso à saúde com a venda sem controle desses produtos, até em bancas do centro da minha querida Rua da 25 de Março. (Palmas.)

Informamos também que estamos prontos para dar início na Presidência desta Assembleia, com o apoio dos 93 deputados, ao trabalho de reestruturação da carreira pública dos cirurgiões dentistas a fim de que seja alcançada a merecida isonomia salarial com a classe dos médicos, para que se receba a mesma remuneração pelo período de horas semanais. (Palmas.)

Quando cheguei aqui em 2007 iniciei um trabalho buscando a equiparação dos procuradores autárquicos aos procuradores do Estado.

Eu me lembro que na conversa que tive com um procurador autárquico, um ex-deputado já falecido, ele levantou da mesa e rispidamente disse “Jamais um deputado poderá alcançar um resultado como este que depende do Governo, da chefia do Poder Executivo.”

Nós temos de acreditar, temos de ter estratégia, temos de ter coragem, temos de empreender, tal qual o patrono dos dentistas, Tiradentes, tal qual a padroeira dos dentistas Santa Apolônia, que não teve medo, oferecera-se à morte cruel do fogo para não negar sua fé, sua convicção, o Tiradentes que, com coragem, assumiu uma responsabilidade e uma carga de culpa que não lhe cabia, é assim que devemos agir.

Cresci cercado por dentistas. Tenho um primo que está aqui, o Munir Capez, um primo mais novinho, já não tão novinho porque o filho dele é Marcos Capez. O meu sogro é dentista. O meu cunhado é dentista. O meu pai durante muitos e muitos anos foi dentista. Eu gostava de ir ao seu consultório no Posto de Saúde do Horto Florestal em que ele trabalhava depois da Freguesia do Ó, depois do Jabaquara. Enquanto ele atendia, eu ficava ao lado estudando para fazer as provas. Ali, realmente fui criando uma afeição familiar e afetiva com essa classe.

Estou aqui ao lado de uma professora, livre-docente de odontologia, que é minha colega do Colégio São Luís, o seu marido prefeito de São Paulo é meu colega da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Aqui também está o Ailton Diogo Morilhas, do Mato Grosso do Sul, onde dei a minha primeira palestra fora dos limites do estado de São Paulo, o Claudio Miyake, de Mogi das Cruzes, como o Marco Bertaiolli, onde, em 1989, eu comecei a minha carreira de professor universitário, o Silvio Cecchetto, corintiano apaixonado como eu. Muitas são as coincidências.

Vamos nos dar as mãos, vamos trabalhar, vamos continuar atentos para o grave problema da segurança que até hoje aterroriza muitos dentistas no seu trabalho, no seu exercício profissional. Não vamos parar com as ações que fizemos, vamos prosseguir com fé, com coragem e com amor.

A primeira epístola de São Paulo à igreja em Corinto é a de que os três dons mais importantes são: a fé - a força propulsora da ação meritória; a esperança - o leme que nos direciona sempre no caminho certo; e o amor. Se ele pudesse destacar um desses três, destacaria o amor, o amor que temos pelos nossos familiares, nossos semelhantes e o amor que vocês têm por essa profissão tão bela.

Vamos proceder à entrega de uma placa - este é um documento oficial, não está em papel, mas é um documento oficial e leva o logo oficial da Assembleia Legislativa - com os seguintes dizeres: “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em sessão solene presta tributo ao Conselho Regional de Odontologia de São Paulo - Crosp - e dá posse aos seus conselheiros eleitos para o Biênio 2015 e 2017.

O Crosp foi criado em 1964, com a finalidade de fiscalizar o exercício profissional e supervisionar o fiel cumprimento do Código de Ética Odontológica, cabendo- lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da odontologia, pelo prestígio e bom conceito da profissão dos que exercem legalmente. Por esta razão esta Casa de Leis presta homenagem a este conselho e a seus integrantes.

Deputado Fernando Capez - Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. 08.05.2015.”(Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Senhoras e senhores, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para um coquetel que será servido no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 55 minutos.

 

* * *