http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

15 DE MAIO DE 2015

007ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA ESTADUAL DO TRABALHADOR DA SAÚDE”

 

Presidentes: RAFAEL SILVA e DAVI ZAIA

 

Secretário: DAVI ZAIA

 

RESUMO

 

1 - RAFAEL SILVA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - SIRLENE NOGUEIRA

Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE RAFAEL SILVA

Informa que o presidente Fernando Capez convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Rafael Silva, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - SIRLENE NOGUEIRA

Mestre de Cerimônias, nomeia as autoridades presentes.

 

5 - DAVI ZAIA

Deputado estadual, parabeniza o deputado Rafael Silva pela iniciativa de homenagear os trabalhadores da Saúde. Cumprimenta os Senhores Edison Laércio e Canindé Pegado, que, adita, lutam em defesa da categoria no estado de São Paulo. Destaca as dificuldades enfrentadas pelo setor. Menciona tentativas, do governo federal, de alterar a legislação que estabelece direitos adquiridos de trabalhadores. Ressalta o objetivo desta sessão solene, que é a de prestar homenagem à categoria, que, a seu ver, trabalha, muitas vezes, sem as condições ideais. Enaltece a dedicação dos trabalhadores, um diferencial no atendimento à população.

 

6 - PRESIDENTE RAFAEL SILVA

Tece elogios ao deputado Davi Zaia. Fala de seu orgulho, bem como o deste Parlamento, em receber os funcionários da Saúde. Considera que a missão da categoria equivale a de um sacerdócio em favor da população mais carente.

 

7 - CANINDÉ PEGADO

Secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores, saúda o público presente. Ressalta o número de funcionários da Saúde, cerca de 650 mil no estado de São Paulo. Lembra que esta é a 12ª Sessão Solene realizada pela Assembleia Legislativa em reconhecimento à atuação da categoria. Enfatiza o momento adverso do País, em razão de projetos de leis que visam à retirada de direitos de trabalhadores. Faz reflexão sobre a importância dos profissionais da Saúde, a quem parabeniza.

 

8 - DAVI ZAIA

Assume a Presidência.

 

9 - SIRLENE NOGUEIRA

Mestre de Cerimônias, anuncia a homenagem aos trabalhadores da Saúde pelo deputado Rafael Silva, acompanhado do Sr. Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, e de representantes de cada região. Informa que o troféu é em formato de coração, representando a dedicação dos profissionais a seus pacientes. Chama os homenageados: José Monteiro dos Santos, de Araçatuba; Sergio Tales Celestino, de Bauru; Tereza do Carmo Lima de Souza, de Campinas; Ivone Carrocini, de Franca; Maria Vilma Gomes da Silva, de Jaú; Raquel Melero Cursio Assarisse, de Piracicaba; Maria Lúcia da Silva, de Presidente Prudente; Shirley Cristina Bertin, de Rio Claro; Joel Freitas da Silva, de Santos; Sebastiana de Oliveira Carvalho, de São José do Rio Preto; Silvana Aparecida Pereira, de São José dos Campos; Jose Paulo Bueno, de Sorocaba; Antonio Carlos Jorgete, de Ribeirão Preto; e Pedro Alberto Tolentino, in memorian, que era sindicalista, falecido em março deste ano, vítima de leucemia, cujo troféu fora recebido por sua esposa.

 

10 - RAFAEL SILVA

Assume a Presidência. Faz menção à atuação de Pedro Alberto Tolentino, líder sindical falecido recentemente. Ressalta a participação da mestre de cerimônias, Sirlene Nogueira, nesta solenidade. Destaca a atuação do presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde, Edison Laércio de Oliveira.

 

11 - EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA

Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, faz agradecimentos aos integrantes da mesa de trabalhos. Parabeniza o deputado Rafael Silva pela atuação parlamentar, em especial, em favor dos funcionários da Saúde. Dá ênfase à situação econômica do Brasil. Lamenta que os direitos de trabalhadores tenham sido alterados pelo governo federal, configurando, a seu ver, quebra de promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff. Repudia as decisões, em Brasília, em nome do ajuste fiscal. Fala da importância dos trabalhadores da Saúde. Destaca o carinho que dispensam aos pacientes, independentemente de o atendimento ser pelo SUS ou particular. Chama a atenção para a necessidade de se fortalecer a instituição sindicalista, cujo enfoque é a constante luta pelo setor. Presta homenagem a Pedro Alberto Tolentino. Reflete sobre pensamentos do sindicalista, a quem atribui a ideia de se criar uma norma reguladora para os trabalhadores da Saúde e de ter sido o mentor, juntamente com o deputado Rafael Silva, da data comemorativa à categoria, dia 12 de maio.

 

12 - PRESIDENTE RAFAEL SILVA

Faz agradecimentos aos setores da Casa, que participaram da organização desta solenidade. Destaca o apoio de sua esposa, Maria Clara. Repudia o momento vivenciado pelo Brasil, o qual assevera ser o pior de todos os tempos no que diz respeito ao aspecto moral, ético e econômico. Manifesta-se contrário à destinação de recursos para o pagamento da dívida externa do Brasil, na ordem de 800 milhões de reais por dia. Avalia que esta verba deveria ser investida para melhorias na área da Saúde. Lembra a defasagem da tabela SUS e a penalização do trabalhador da Saúde. Destaca o valor da Saúde Pública, o que remete, a seu ver, à importância do profissional deste setor. Afirma que esta Assembleia se sente homenageada com a presença dos representantes da categoria. Lamenta a ausência de Pedro Alberto Tolentino. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Rafael Silva.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Eu gostaria de convidar para compor a Mesa principal o deputado estadual Rafael Silva. (Palmas.)

Convido também o Sr. Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Pedimos também a presença do deputado estadual Davi Zaia. (Palmas.)

E a presença de Canindé Pegado, secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores - UGT. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa, a pedido deste deputado, para homenagear os trabalhadores da saúde do estado de São Paulo.

E aqui, de antemão, agradecemos o que está secretariando a sessão, o deputado Davi Zaia, nosso companheiro antigo desta Casa.

E agradecemos aqui a presença, entre nós da Mesa, do Canindé Pegado, secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores.

E Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.

Convidamos a todos para ouvirmos - aqueles que puderem, fiquem de pé - o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Gostaríamos de registrar e agradecer a presença da Sra. Elaine da Silva Amaral, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Franca.

Do Sr. Paulo Pimentel, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Santos e Baixada.

Da Sra. Edna Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região.

Do Sr. Sérgio Roberto Balduino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Ribeirão Preto e Região.

Do Sr. Luiz Vergara, vereador da Câmara Municipal de Franca.

Do Sr. Ney Cardoso, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati.

E a presença da Sra. Cristina Santos, representando o deputado estadual Teonilio Barba.

Nesse momento, gostaríamos de passar a palavra ao deputado estadual Davi Zaia.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Bom dia a todos e a todas. Eu queria cumprimentar o deputado Rafael Silva, deputado responsável por essa homenagem que, por muitos anos, é prestada aqui nesta Casa, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a todos os trabalhadores, os profissionais da saúde do nosso estado de São Paulo.

Então, parabéns, deputado, pelo trabalho que o senhor faz, pela representatividade que o senhor tem e, principalmente, por essa iniciativa de homenagear os trabalhadores da saúde.

Cumprimento o Edison Laércio, presidente da Federação, cumprimentando todos os dirigentes, os representantes que lutam aí em defesa dos trabalhadores da saúde do estado de São Paulo.

E quero cumprimentar o Canindé Pegado, secretário da UGT, por essa luta importante que coordena, através da central, todos os trabalhadores do Brasil, num momento difícil para os trabalhadores. Infelizmente, o nosso país passa por uma crise enorme, a economia parando.

O setor da saúde continua, talvez, tendo mais trabalho ainda, em função até das preocupações que os trabalhadores todos vivem e, com isso, muitas vezes, se agrava a sua situação. Em Brasília, a todo momento, tentativas de mudar direito dos trabalhadores.

Então, nesse momento, essa mobilização de vocês, essa participação de vocês, a presença atuante do sindicato da categoria tem um papel fundamental junto com a UGT, junto com os demais trabalhadores, para preservar direitos, para garantir os direitos e para que a gente aposte num Brasil que volte a crescer, que volte a gerar renda, que volte a gerar emprego, e que possa melhorar a vida dos trabalhadores.

Mas, hoje, aqui, é uma sessão solene, para que nós possamos homenagear os profissionais da saúde, que todos os dias, nos seus locais de trabalho, fazem um esforço enorme para garantir que a população tenha um atendimento digno, tenha um atendimento que merece e que precisa ter, muitas vezes, em condições muito difíceis; muitas vezes, sem todas as condições ideais para trabalhar e dar dignidade à população.

Mas, eu tenho certeza de que a dedicação de cada um de vocês torna, para aquele trabalhador, para aquele cidadão que está lá, precisando dos serviços, a atenção de vocês é que faz a diferença, muitas vezes, de dar dignidade a essas pessoas.

Então, parabéns aos trabalhadores da saúde, parabéns às entidades que estão aqui, os sindicatos. E parabéns, mais uma vez, ao deputado Rafael Silva, que marca todos os anos aqui, nessa Casa, a presença importante dos trabalhadores da saúde para todo o povo do estado de São Paulo.

Parabéns a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Esta Presidência agradece a participação, aqui, como secretário, e agradece as palavras do nosso grande companheiro, deputado Davi Zaia, que tem uma história de vida, de luta em favor dos trabalhadores do estado de São Paulo e, em consequência, dos trabalhadores brasileiros.

O Davi Zaia, que é da área sindicalista, tem um reconhecimento muito grande pela luta dos senhores. E eu tenho conversado com ele - ainda hoje conversei com ele - da importância dessa sessão solene, porque não é uma homenagem, é um reconhecimento.

E o Edison Laércio de Oliveira, que é o presidente da Federação, ele tem um carinho especial pelos trabalhadores da saúde. E ele fala que se sente magoado e se sente triste por entender que esse Brasil poderia ser muito melhor para o trabalhador, como falou aqui o nosso secretário hoje, deputado Davi Zaia.

Então, gente, podem ter certeza de uma coisa, a Assembleia se sente feliz com a presença dos senhores nesta Casa. A Assembleia se sente homenageada. Essa homenagem da Assembleia é um reconhecimento por tudo que os senhores fazem em favor da pessoa fragilizada.

Porque, quando uma pessoa precisa de atendimento na saúde, quando precisa de um leito hospitalar, essa pessoa se encontra enfraquecida. E vocês, os senhores, dedicam uma atenção especial, um carinho especial.

Porque trabalhar na área da saúde, antes de ser uma profissão, é uma vida dedicada, é um sacerdócio.

Então, repito, esta Casa se encontra hoje, neste momento, homenageada pelos senhores.

E eu quero agora pedir as palavras do nosso companheiro antigo, Canindé Pegado.

E eu e o Canindé somos jovens, mas somos companheiros antigos, e o Canindé também tem uma história de vida em favor dos trabalhadores deste país.

 

O SR. CANINDÉ PEGADO - Bom dia, companheiras e companheiros.

Quero homenagear, aqui, os companheiros da Mesa, o deputado Rafael Silva, na verdade, companheiro de muitos anos aí de atividade nessa Assembleia Legislativa também, e em outros campos também, que nós sempre nos encontramos aí em defesa dos interesses desse povo aqui do estado de São Paulo e dos trabalhadores brasileiros.

Cumprimento o companheiro, o deputado estadual Davi Zaia, que é vice-presidente da UGT, sindicalista também da área dos bancários e secretário de Estado aqui em São Paulo.

O companheiro Edison Laércio, presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde de São Paulo, companheiro também antigo nessa luta sindical e secretário de políticas para a saúde da UGT nacional.

Cumprimento os dirigentes dos 13 sindicatos filiados à Federação.

Cumprimento os 650 trabalhadores que aqui estão, cada um de vocês representando mil trabalhadores na saúde, neste dia, aqui, porque nós temos 650 mil trabalhadores na saúde neste estado.

E quero dizer a você, deputado Rafael, que são poucas as vezes que esse auditório aqui e a plenária dessa Assembleia Legislativa está repleta de trabalhadores. Muitas vezes se lota esse plenário aqui, às vezes, até para vaiar os deputados, está certo? Para descarregar um pouco aí em cima dos deputados algumas das suas necessidades.

Portanto, o que nós temos aqui hoje é um auditório de trabalhadores da saúde que vieram aqui, justamente, para receber também da Assembleia Legislativa esta homenagem, pela 12ª Sessão Solene realizada pela Assembleia Legislativa em reconhecimento ao Dia do Trabalhador na Saúde do Estado de São Paulo.

É claro que todos nós aqui saímos - muitos, talvez - meia-noite das suas cidades para estar amanhecendo o dia aqui em São Paulo, mas, saibam vocês, companheiros, que esse é um momento tão importante, é tão significativa essa homenagem, que mesmo todo o esforço que a gente faça nesse momento, saibam que, vocês estando aqui, neste instante, vocês estão ajudando a mudar o Brasil.

E quero dizer que nesse momento nós estamos vivendo também, nessa ação sindical, muitas adversidades. Eu sou um sindicalista que tem uma certa quilometragem rodada nesse meio, e nunca nós vimos o país com tantos problemas contrários aos interesses dos trabalhadores.

Muitas questões, da noite para o dia, vão surgindo assim e precisa uma reação muito rápida das entidades sindicais. Quando menos se espera, surge uma proposta, surge um projeto, surge uma medida provisória, surge uma PEC, nada para melhorar a condição de vida dos trabalhadores, sempre para retirar.

Esse é um momento muito adverso, muito complicado, muito desemprego está acontecendo nesse cenário hoje em dia.

Então, companheiros, essa homenagem, ela é fundamental para fortalecer ainda mais os laços de interesse e de ação dos trabalhadores na saúde do estado de São Paulo.

E, fundamentalmente, pegar esse apoio também dos nossos parlamentares aqui, no estado de São Paulo, além do apoio de todas as entidades sindicais que, sem elas, nós não tínhamos sequer como estar sendo representados e tendo os nossos interesses defendidos.

Então, eu quero parabenizar a diretoria de todos os sindicatos da Federação, parabenizar todos os companheiros que aqui estão participando desta homenagem, em nome da União Geral dos Trabalhadores, uma central sindical que tem mais de 1.300 sindicatos filiados, e muitos dos companheiros aqui estão filiados às suas entidades de base, filiadas à UGT.

Nós queremos desejar a todos vocês que esse dia, que se transcorre em homenagem aos trabalhadores da saúde do estado de São Paulo, seja um dia em que, realmente, é onde vocês possam refletir a importância que é o trabalhador na saúde, dentre todas as categorias que nós representamos.

Vocês, sinceramente, são essa categoria que nós temos certeza que tem uma atividade muito fundamental na atividade de serviço dentre todas as outras categorias que nós representamos.

Então, companheiros e companheiras, parabéns para todos vocês, que o dia é de vocês, trabalhadores de saúde do estado de São Paulo.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Esta Presidência agradece a participação do sempre companheiro Canindé Pegado, que tem, também, uma história de luta em favor dos trabalhadores do estado de São Paulo e dos trabalhadores brasileiros.

Agora, solicito à jornalista Sirlene Nogueira, que é assessora da Federação dos Trabalhadores na Saúde, assessora de imprensa, de comunicação, para que dê continuidade aos nossos trabalhos.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web.

E será transmitida pela TV Assembleia no domingo, dia 17, às 21 horas, pela NET, canal 7; pela TV Aberta, canal 61.2; pela TV Vivo Digital, canal 185, e analógico, canal 66.

Neste momento, vamos anunciar os trabalhadores da saúde que receberão uma homenagem nesta manhã.

A homenagem será prestada pelo Sr. Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, pelo deputado Rafael Silva e também por um representante de cada sindicato da saúde aqui representado.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Antes de nós homenagearmos cada representante aqui dos trabalhadores, eu quero agradecer, em nome do Sérgio Roberto Balduino, e fazer a minha homenagem a todos os presentes dos sindicatos, a todos os diretores de sindicatos da área da saúde no estado de São Paulo.

O Balduino é de Ribeirão Preto, da minha região, então, eu fico feliz com a sua presença aqui.

E eu peço ao deputado Davi Zaia, que está secretariando a presente sessão, para que assuma a Presidência.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Davi Zaia.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Os profissionais que serão homenageados hoje representam os mais de 600 mil trabalhadores da saúde do estado de São Paulo, das áreas particular e filantrópica.

Lembrando, todo mundo está usando uma camiseta onde se lê “Eu amo ser um profissional da saúde”.

E o troféu que a Federação preparou para entregar aos homenageados tem esse mesmo objetivo, tem a forma de um coração, que mostra a dedicação dos profissionais aos seus pacientes e também o quanto a população deve valorizá-los.

Então, nós vamos começar a fazer as homenagens e eu gostaria de convidar o Sr. José Monteiro dos Santos, que representa a região de Araçatuba. Convido, também, para acompanhá-lo, o Sr. Fernando Antônio Ferreira Neves, que representa o Sindicato da Saúde de Araçatuba e Região. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Convidamos agora, para receber a sua homenagem, o profissional da saúde Sergio Tales Celestino, que representa a região de Bauru. E convido a presidente do Sindicato da Saúde de Bauru para acompanhá-lo, a Sra. Vera Lucia Pimentel. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA -Representando o SindSaúde Campinas e Região, será homenageada a profissional Tereza do Carmo Lima de Souza. E eu convido a presidente da subsede de Araras do Sinsaúde Campinas, a Sra. Tereza Aparecida Mendes, para acompanhá-la. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Pela região de Franca será homenageada a profissional da saúde Ivone Carrocini. E eu convido a presidente do Sindicato da Saúde de Franca e Região, Elaine da Silva Amaral, para acompanhá-la. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Maria Vilma Gomes da Silva é a profissional da saúde que representa a região de Jaú. E para acompanhá-la a esta homenagem, eu convido a presidente do SindSaúde de Jaú e Região, a Sra. Edna Alves. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Representando os profissionais da saúde da região de Piracicaba, eu convido a profissional da saúde Raquel Melero Cursio Assarisse para receber a sua homenagem na companhia da diretora do Sindicato da Saúde de Piracicaba, Marli Alves Coelho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Maria Lucia da Silva é a profissional da saúde que representa os trabalhadores de Presidente Prudente e região. E eu convido também o Sr. João Carvalho, representando o Sindicato da Saúde de Presidente Prudente. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - A homenageada que representa a região de Rio Claro é a Shirley Cristina Bertin. E para representar o Sindicato da Saúde de Rio Claro e Região, eu convido a Elizabete Bertin para acompanhá-la. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Joel Freitas da Silva é o representante dos trabalhadores da saúde da região de Santos e Baixada. E para acompanhá-lo nesta homenagem, eu convido o Sr. Paulo Pimentel, que é o presidente do Sindicato da Saúde daquela região. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Para representar os trabalhadores da saúde de São José do Rio Preto foi escolhida a profissional Sebastiana de Oliveira Carvalho. E eu convido a diretora do Sindicato da Saúde daquela região, Marta Carvalho, para acompanhá-la na homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - A profissional da saúde Silvana Aparecida Pereira foi eleita a representante de São José dos Campos e região. E para receber a homenagem, eu convido o presidente do sindicato daquela região, o Sr. Carlos José Gonçalves, para acompanhá-la. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - José Paulo Bueno é o profissional da saúde que representa a região de Sorocaba. E para acompanhá-lo nesta homenagem, eu convido o presidente do Sindicato da Saúde de Sorocaba e Região, o Sr. Milton Sanches. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Representando a região de Ribeirão Preto, foi escolhido para ser homenageado nesta manhã o Sr. Antonio Carlos Jorgete. E eu convido o presidente do Sindicato da Saúde de Ribeirão Preto e Região, o Sr. Sergio Balduino, para acompanhá-lo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - A Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo faz nesta manhã uma homenagem especial em nome dos mais de 600 mil profissionais do estado ao seu sindicalista Pedro Alberto Tolentino, que faleceu esse ano, e que muito contribuiu com a categoria em várias de suas conquistas e benefícios.

E para receber esta homenagem póstuma, eu gostaria de convidar a sua esposa, Adelíria Correia. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Feitas as homenagens, reassume a Presidência dos trabalhos o deputado Rafael Silva.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Rafael Silva.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradeço ao deputado Davi Zaia, secretário desse nosso trabalho, que assumiu a Presidência dessa sessão solene.

Davi Zaia é um irmão, um grande irmão, um grande companheiro e um grande lutador em favor dos trabalhadores do estado de São Paulo.

Quero registrar aqui o meu sentimento, as minhas lembranças do grande amigo, também grande irmão, Pedro Tolentino.

O Edison tinha no Pedro um braço direito. E o Edison, inclusive, era quem escalava o Pedro, lá no passado, no começo, quando nós fizemos a lei que tornou o dia 12 de maio o Dia do Trabalhador da Saúde.

Então, esses contatos todos com o Pedro Tolentino foram de muita importância para mim. Eu aprendi a entender que existem pessoas boas.

Infelizmente, ele se foi no aspecto material, mas, no aspecto espiritual, ele vai continuar sempre presente, o nosso Pedro Tolentino. Um homem de valor de verdade, um homem de valor.

E agradeço também a Sirlene. A Sirlene é muito competente, viu? Ela, para estar assessorando o Edison Laércio de Oliveira na Federação, realmente, já demonstra a capacidade. Mas hoje, aqui, ela se revelou, viu? Fazendo, realmente, um trabalho maravilhoso como mestre de cerimônias.

Então, à Sirlene, realmente, o agradecimento desta Casa e dos trabalhadores da saúde.

E eu quero anunciar as palavras deste homem que é uma bandeira de luta. E que, conversando comigo, ele demonstra como ele ama os trabalhadores da saúde, como ele ama aquilo que ele faz. E como ele gostaria de ver uma nova realidade, uma realidade diferente para esta categoria, porque o reconhecimento que ele tem pela categoria é verdadeiro e é de coração.

Então, Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação, para a nossa satisfação, vai usar a palavra neste momento.

 

O SR. EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA - Bom dia a todos e a todas. É mais uma etapa nossa e de vocês e de todos os trabalhadores da saúde a nossa vinda à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Quero agradecer a presença e as palavras do deputado estadual Davi Zaia.

Quero agradecer a presença e as palavras do meu amigo Canindé Pegado.

E quero aqui dizer algumas palavras ao deputado Rafael Silva.

É um dos deputados mais atuantes em defesa do trabalhador da saúde desta Assembleia. E não é por menos que todo ano essas galerias são lotadas para serem homenageadas, mas, também, para homenageá-lo sobre o serviço e o trabalho em que ele desenvolve neste recinto.

É um deputado que está, ao mesmo tempo, em São Paulo, está em Ribeirão Preto, está nas demais cidades para buscar, realmente, aquilo que o povo do estado de São Paulo necessita.

Quero agradecer a presença de todas as delegações que aqui se fazem presentes, mais de 650 pessoas, representando todos os 13 sindicatos filiados à Federação, todos que aqui estão, nesta manhã, representam os demais trabalhadores do Estado, no seu contingente de 650 mil trabalhadores.

Na pessoa da companheira Marta e da companheira Edna, quero parabenizar a todas as mulheres aqui presentes.

Senhor presidente, senhoras e senhores, lembrou-se o Davi Zaia, poucos instantes, da situação em que nós estamos hoje atravessando neste país.

Eu ouvi, e milhões de pessoas ouviram, que “nem que a vaca tussa mexeremos nos direitos dos trabalhadores”. Eu confesso, deputado, que nunca vi uma vaca tossir, mas, recentemente, eu vi. Porque os direitos dos trabalhadores já foram mexidos. Já foram de novo jogados na bacia das almas. E muitas e muitas e muitas coisas ainda vão acontecer.

E para que isso não aconteça, é necessário que os trabalhadores se unam, se organizem e verifiquem, realmente, em quem depositar a sua confiança, para que nós não tenhamos, lá na frente, o dissabor de ver os seus direitos destruídos, de ver os seus direitos cassados, de ver os seus direitos serem jogados no lixo, sob a simples falácia de que é preciso resolver o problema econômico no país.

Não é assim que se faz, e nós sabemos disso.

Senhor deputado, senhoras e senhores, mas, aqui estamos hoje para homenagear, para prestar uma homenagem àqueles em que dedicam diuturnamente a sua vida a cuidar, a se fazer presente, a estar lado a lado daqueles que necessitam e precisam, num momento mais desgastante da sua vida, que é o dissabor de se encontrar adoentado.

Se não fossem esses trabalhadores e trabalhadoras, com toda a certeza a saúde deste país, em especial deste estado, estaria, realmente, pior do que está.

O carinho, a alegria com que nós tratamos aqueles que nos procuram, sem distinguir se é SUS, se é pobre, se é rico, se tem plano de saúde A, ou B, ou C, nós cuidamos.

E precisamos, por isso, ter a valorização que nós estamos tendo hoje. Por mais simples que ela possa parecer, mas é uma valorização que nos enche de orgulho de pertencermos à melhor categoria de trabalhadores deste país. Vocês merecem tudo aquilo que está se passando e está se fazendo no dia de hoje.

E nós precisamos, com a nossa vontade de lutar, fortalecermos a instituição, que, a qualquer momento e a todo o momento, está ao lado do trabalhador. Que, apesar de todas as dificuldades e de todas as falácias, ainda é a instituição que recebe o trabalhador em sua casa, que é a entidade sindical.

Não tenho dúvida, o dia em que conseguirem calar o movimento sindical, não haverá mais necessidade de termos trabalhador e, sim, voltaríamos à escravidão. Voltaríamos a ser escravos, porque é isso que uma parte do empresariado deste país quer, fazer o que quer, sem dar nenhuma resposta a ninguém.

É isso que uma parte do Congresso Nacional está fazendo, terceirizando, ou melhor, jogando às masmorras os direitos dos trabalhadores.

E nós precisamos ficar atentos. É dia de homenagem, é dia de festa, mas, é dia de reflexão também.

Quero encaminhar as minhas palavras finais, senhor presidente, para me dirigir a uma pessoa que, durante boa parte da minha vida no movimento sindical, esteve ao meu lado por muito tempo. Se não o fez mais, é porque não conseguia encaixar dentro da sua agenda.

E se fez, tudo o que fez, foi porque amava fazê-lo, porque gostava do que fazia, porque sabia da necessidade de fazê-lo. Se muitas coisas nós não lembramos do que ele fez, mas duas, com certeza, vão estar encravadas no coração de cada um, porque havia uma preocupação muito grande desse meu companheiro, Pedro Alberto Tolentino, de cuidar de quem cuida, porque se esquece de se cuidar.

E ele falava isso: “Nós precisamos cuidar de quem cuida dos outros porque nós não temos como cuidar da nossa pessoa, porque nos dedicamos muito a cuidar dos demais”.

Duas coisas ficarão cravadas. A primeira, a ideia e o artífice de se criar uma norma regulamentadora para os trabalhadores da saúde deste país, a tão falada NR 32.

E a segunda, ter sido o mentor, juntamente com o deputado Rafael Silva, deste dia, Dia do Trabalhador da Saúde no estado de São Paulo.

E assim, agradeço de novo a presença de todos.

E que Deus nos dê força para continuar nesta empreitada. E que acompanhe vocês no retorno de cada um aos seus lares.

E aproveitando que hoje, dia 15 de maio, deputado Rafael Silva, é o Dia Internacional da Família, viva a família da saúde! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos a participação, nessa sessão solene, do Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação, que, em alguns momentos, com a voz embargada, falou do nosso companheiro Pedro Tolentino, que vinha para esta Casa, organizou o trabalho que deu origem à lei que nós aprovamos, que o dia 12 é Dia do Trabalhador da Saúde.

Então, o Edison falou muito bem do Pedro Tolentino, é um grande companheiro, que, em termos espirituais, se encontra entre nós.

Um assessor meu, Abrão Dib, Abrão Júnior, que é o Abrão Barbosa Dib, que nós chamamos de Abrão Júnior, ele está presente em todas as sessões. Hoje ele não está presente. Um irmão dele está mal em Ribeirão Preto, no hospital.

Olhem como é interessante a nossa vida, não é? O irmão dele está no hospital, necessitando de cuidados especiais, porque tem um problema grave. O irmão dele é Dagomar Dib, e nós estamos até fazendo orações para que ele se recupere, porque a situação dele, realmente é delicada, extremamente delicada.

E o Abrão Júnior, nosso assessor, está lá, e ele que faz a apresentação aqui como mestre de cerimônias, que hoje foi representado pela Sirlene, foi substituído pela Sirlene, com muito brilho, inclusive.

A Lemonche está nos secretariando aqui, ao meu lado. Em toda sessão nós temos alguém que fica aqui nos ajudando, passando algumas informações, e a Lemonche desenvolve muito bem essa função.

Eu quero agradecer o pessoal da Assembleia, da TV Legislativa, do Cerimonial, é um trabalho muito bonito que eles realizam para que a Assembleia tenha, realmente, o sucesso em tudo o que faz. Então, isso é importante.

A Sueli é a minha assessora. Vocês viram que eu desci aqui com a Sueli. Ela não está acostumada. A minha esposa, Maria Clara, tinha dado uma saída para ir até o banco, resolver uma questãozinha. A minha esposa, está presente sempre e me acompanha também, graças a Deus!

E eu quero dizer aqui - e eu sei que não é momento disso - mas, como o Edison falou, é importante a reflexão. O Brasil vive uma terrível situação. A pior situação de sua história, em termos morais, em termos éticos e em termos econômicos também.

Para terem uma ideia, Edison, Davi Zaia, deputado, Canindé Pegado, o Brasil paga de juros por dia mais de 800 milhões reais de juros da dívida pública, por irresponsabilidade de administradores, que jogaram as nossas finanças no buraco.

Repito, mais de 800 milhões reais por dia! É dinheiro que poderia ser aplicado na segurança, na educação, na saúde, mas que não é. É uma dívida gigantesca que nós temos, que o povo tem, e não é culpa do povo brasileiro.

E tudo o que acontece, que é de conhecimento dos senhores, faz com que bilhões, não são milhões, não, bilhões e bilhões escapem pelos ralos da corrupção.

A verba que o SUS paga para atendimento na saúde está defasada há muitos anos porque não tem reajuste. Isso dificulta o atendimento das instituições, dos hospitais filantrópicos, de santas casas e de hospitais privados. E quem paga? Quem é penalizado? É o trabalhador da saúde.

Foi colocada aqui com muita propriedade pelo Canindé, pelo deputado Davi Zaia e pelo Edison Laércio, toda essa realidade, toda essa realidade.

Eu sei que hoje não é dia para nós protestarmos, não. Mas, nós temos que ter essa reflexão.

No dia em que todo o povo brasileiro tiver essa consciência, é o povo que vai mudar esse país, não é o político, é o povo, é a consciência do povo.

Eu quero, mais uma vez, agradecer a todos vocês.

Na semana passada, eu não estive na Assembleia. Eu tive um problema com um tal de nervo ciático. Eu não entendo dessas coisas, não é a minha área, mas, eu não saberia que poderia chegar a uma questão tão grave. Eu fiquei uma semana, praticamente, sem dormir. Esses medicamentos que eles dão aí, nem me lembro o nome, é uma injeção que você pode tomar uma a cada seis meses, cada três meses, não sei, e os remédios lá, inclusive, controlados. Eu ficava tonto, mas a dor não passava.

Então, com essas coisas a gente aprende a entender o valor da saúde e, entendendo o valor da saúde, nós entendemos mais e mais o trabalho que os senhores realizam.

E, por isso, repito o que eu disse no começo: não é uma sessão solene para homenageá-los, não. É um reconhecimento!

A homenagem é vocês que estão trazendo para esta Casa, vindos de pontos distantes. Essa é a verdadeira homenagem, como já foi colocado aqui por todo mundo, inclusive, pelo Davi Zaia. É a homenagem que nós estamos recebendo de todos os senhores que representam mais de 600 mil trabalhadores na saúde.

Essa sessão solene é uma sessão normal da Assembleia. Tudo o que aconteceu aqui, vai constar no “Diário Oficial”. É uma sessão que faz parte da vida da Assembleia, documentada. Além de nós, termos a cobertura da TV Legislativa, o “Diário Oficial” vai colocar tudo o que aconteceu, palavra por palavra, acontecimento por acontecimento. E nós dispensamos, no começo, a leitura da Ata da sessão anterior.

Então, é uma sessão oficial, um acontecimento oficial da Assembleia Legislativa. Isso tudo fica na história da Assembleia. Daqui a 100, 200 anos, quem pesquisar, vai encontrar a existência dessa sessão solene e do reconhecimento que nós estamos dedicando a todos os senhores.

A Lemonche, como eu falei, está aqui, nos secretariando, e a gente agradece a ela e, em nome dela, a todo o pessoal da Casa que nos dá estrutura, para que coisas bonitas assim aconteçam.

Eu quero agradecer, mais uma vez, ao Davi Zaia, ao Canindé Pegado, e render o meu reconhecimento e a minha homenagem para o Edison Laércio de Oliveira, que é um batalhador, é um lutador, viu? É quem vive, realmente, com muito amor, essa causa.

E hoje, terminando, lamentando a ausência do Pedro Tolentino, que sempre esteve entre nós.

Nada mais tendo, nós declaramos encerrada a presente sessão.

Que Deus ilumine a todos e que se dirijam às suas residências com amparo divino.

A Sirlene, aqui, a grande companheira, que sempre esteve presente, que hoje substituiu o Abrão Júnior, vai fazer o agradecimento e suas explanações.

Um abraço e muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Obrigada, deputado. Em nome do presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, o Sr. Edison Laércio de Oliveira, eu gostaria de agradecer o empenho e o trabalho dos diretores da Federação e dos diretores filiados para a organização deste evento, que foi um sucesso.

Que todos voltem com Deus para casa!

E gostaria, também, de avisar que, quem não fez a foto da delegação, deve se dirigir àquele “hall”, que é onde nós sempre fazemos a foto, para que os fotógrafos possam registrar cada delegação.

Bom dia para todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 41 minutos.

 

* * *