http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

14 DE AGOSTO DE 2015

018ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS - PROERD E LANÇAR A FRENTE PARLAMENTAR DA FAMÍLIA, CIDADANIA E CULTURA.

 

Presidente: CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

1 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Coronel Camilo, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd e lançar a Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda as autoridades presentes. Faz agradecimentos gerais a alunos e professores que ocupam as galerias. Discorre sobre o Proerd. Destaca a atuação de policiais, na Capital e no Interior, no combate às drogas. Lembra carta de jovem ao ex-governador Mário Covas, demonstrando indignação com outdoor com a foto de uma pessoa fumando.

 

2 - MAJOR NOBRE

Mestre de Cerimônias, convida os presentes a entoarem o grito de guerra do Proerd. Anuncia a execução da "Canção do Proerd".

 

3 - PAULO NATHANAEL PEREIRA DE SOUZA

Professor e membro colaborador da Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura, ex-secretário estadual e municipal de Educação, ex-presidente do CIEE e do Conselho Federal de Educação, saúda autoridades e membros da Polícia Militar, a quem tece elogios. Faz reflexão sobre a época em que a segurança representava apenas o uso de armas. Opina sobre novo conceito para o termo, que, adita, inclui a participação decisiva das forças vivas da sociedade, a fim de defendê-la. Discorre sobre a importância da Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura, lançada neste evento. Lê texto, de sua autoria, com ênfase no papel dos três pilares: família, cidadania e cultura. Ressalta a responsabilidade de pais e de educadores na condução para a vida e na formação do caráter das crianças. Lamenta a atual crise vivenciada pelas famílias, fator, a seu ver, desencadeador de dificuldades e de desagregações sociais. Tece críticas à mídia por insistir na tentativa de distorcer o conceito de família. Cita o que chamou de proliferação de dois fenômenos: a falta de estrutura das famílias para cuidar dos filhos e a incapacidade dos cidadãos ao convívio social, por falta de saberes básicos.

 

4 - CORONEL TELHADA

Deputado estadual, cumprimenta convidados e autoridades. Repudia decisão, do STF, de iniciar debates para descriminalizar o porte de entorpecentes para uso próprio. Destaca o constante trabalho da Proerd com as crianças, no sentido de orientá-las a recusarem as drogas. Lamenta que o programa ainda seja desconhecido pela maioria. Aconselha ao ensino da religião às crianças. Lê versículos do livro de Provérbios, dedicados aos instrutores da Proerd.

 

5 - RUY ALTENFELDER

Professor e ex-presidente do CIEE, fala de sua satisfação em participar desta solenidade. Avalia que um lar e uma família, bem constituídos, são um grande diferencial na infância. Diz que essa realidade precisa ser preservada. Destaca o papel da Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura. Reconhece as dificuldades enfrentadas pelos policiais, que sofrem acusações de forma generalizada, pela ineficiência de alguns. Parabeniza os instrutores da Proerd pelo trabalho de combate às drogas. Cita o resumo de "Oração aos Moços", de Rui Barbosa.

 

6 - JÚLIO DE FREITAS GONÇALVES

Coronel e superintendente da Cruz Azul de São Paulo, cumprimenta os presentes. Parabeniza o deputado Coronel Camilo pelo lançamento da Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura. Defende a família como célula principal da sociedade. Reconhece o Proerd como o maior programa estratégico de prevenção às drogas. Enaltece a atuação dos instrutores, a quem agradece pelo apoio que dão ao colégio da Polícia Militar.

 

7 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Anuncia a homenagem ao Proerd, com a entrega de um certificado ao coronel Kenji Konishi, diretor de Polícia Comunitária de Direitos Humanos da Polícia Militar e coordenador estadual do Proerd.

 

8 - KENJI KONISHI

Coronel PM, diretor de Polícia Comunitária de Direitos Humanos da Polícia Militar e coordenador estadual do Proerd, parabeniza o deputado Coronel Camilo pela iniciativa desta solenidade. Agradece pela homenagem ao Proerd, estendendo-a a todos os instrutores do programa. Ressalta o sucesso do Proerd, uma vez que seu objetivo é o de prevenção e não o de cunho repreensivo. Enfatiza que mais de 8 milhões de crianças já passaram pelo programa. Explica que os cerca de 600 instrutores credenciados são policiais voluntários e não escalados para o trabalho que é feito junto às crianças. Presta homenagem à capitão PM Regina Célia de Oliveira Salimeiro, da diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos, como representante dos policiais instrutores do Proerd.

 

9 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Anuncia a exibição de um vídeo institucional sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Oficializa o lançamento da Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura. Explica que a frente parlamentar será um apoiador do Proerd. Parabeniza os instrutores envolvidos no programa. Agradece aos setores da Casa que participaram da organização desta solenidade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Nós gostaríamos de solicitar aos professores que se encontram na lateral que, por gentileza, sintam-se à vontade para ocupar as mesas, ou as cadeiras, que estão aqui do lado esquerdo, ok? Por gentileza.

Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Sessão Solene com a finalidade de homenagear o Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd, e lançar a Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura.

Senhoras e senhores que aqui comparecem, tenham todos um bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e sintam-se à vontade para a Sessão Solene que terá início neste momento.

Comunicamos aos presentes que esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB, e será transmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 15, às 21h, pela NET TV, canal 7; TV digital aberta canal 61.2; e pela VIVO DIGITAL, canal 9.

Como ato inicial desta Sessão Solene, faremos a composição da Mesa.

Convidamos o excelentíssimo senhor Coronel Camilo. (Palmas.)

Excelentíssimo senhor deputado estadual Coronel Telhada. (Palmas.)

Coronel da Polícia Militar Kenji Konishi, diretor do Departamento de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da PM e coordenador estadual do Proerd. (Palmas.)

Coronel PM Júlio de Freitas Gonçalves, superintendente da Cruz Azul de São Paulo. (Palmas.)

Professor Paulo Nathanael Pereira de Sousa, membro da Academia Paulista de Letras, e ex-presidente do Conselho Federal de Educação. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Bom dia a todos, sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Senhoras e senhores, essa Sessão Solene foi convocada pelo presente da nossa Casa de Leis, o deputado Fernando Capez, por solicitação deste deputado, com a finalidade de homenagear o Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd e lançar a Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura.

Convido neste momento para todos, aqueles que puderem, de pé, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda da Polícia Militar, sob a regência do Maestro Subtenente Émerson, e solicito aos integrantes da Mesa principal que permaneçam voltados para o público.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Agradeço em nome desta Casa de Leis a nossa banda da Polícia Militar de São Paulo, ao subtenente Emerson e parabéns pela execução do Hino Nacional.

Pessoal, vamos dar uma salva de palmas para a nossa banda da Polícia Militar. (Palmas.)

Bom dia a todos! Eu queria agradecer a presença de todos da nossa Mesa de trabalho, agradecer ao nosso deputado, amigo e companheiro da Polícia Militar - entramos juntos na Polícia Militar em 1979 - Coronel Telhada, que hoje é um grande defensor da ordem também aqui nesta Casa de Leis. Obrigado, Telhada.

Quero saldar também o coronel Kenji que exerce um grande trabalho na diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos e é o coordenador estadual dos nossos Consegs. Fez um bom trabalho na Polícia Militar por onde passou, na zona norte, e hoje está com essa grande missão - lembrando que direitos humanos e polícia comunitária são dois dos principais eixos de trabalho da Polícia Militar de São Paulo, que junto com a gestão pela qualidade formam os três princípios basilares de desenvolvimento de trabalho desta grande instituição, que foi um privilégio e uma honra poder ter comandado por três anos.

Quero saudar o nosso comandante Júlio de Freitas Gonçalves - coronel superintendente da Cruz Azul de São Paulo, que também faz um grande trabalho de apoio aos policiais militares na saúde e na educação junto com o coronel Perrenoud e o pessoal das várias unidades do Colégio Militar.

Quero saudar nosso mestre professor Paulo Nathanael Pereira de Souza, membro da Academia Paulista de Letras, ex-presidente do Conselho da Federação de Educação, um escritor e um grande mestre para nós. Parabéns pelo lançamento do recente livro, esta semana.

Quero saudar também, na extensão da Mesa, um grande amigo: o doutor Ruy Altenfelder, que foi presidente do CIEE. Ruy Altenfelder Silva, nosso grande amigo, um exemplo de vida para todos nós e meu provedor na Santa Casa de Misericórdia, em que agora volta ao cargo de vice. Foi quem conseguiu colocar nos eixos de novo a nossa Santa Casa e agora continua lá, colaborando como vice-provedor. Também foi secretário de Tecnologia do Estado de São Paulo e divulga as boas ações através de um programa de TV que ele faz no próprio CIEE. Seja bem-vindo doutor. Ruy! (Palmas.)

Agradeço também a presença dos coronéis da Polícia Militar; agradeço aos nossos professores do Proerd; agradeço aos oficiais da Polícia Militar que desenvolvem esse grande trabalho que é o Proerd - esse programa de resistência às drogas. Agradeço aos professores do Colégio que trouxeram aqui os nossos alunos do colégio: vocês, alunos do colégio sejam sempre bem-vindos aqui, na Assembleia Legislativa de São Paulo, aprendam que nesta Casa de Leis vocês são o foco das ações dos deputados e os deputados procuram aqui fazer leis para melhorar a vida das nossas pessoas e o futuro do Brasil que são vocês. Uma salva de palmas para o nosso Colégio Militar. (Palmas.)

E falando um pouquinho do Proerd, eu queria registrar aqui o grande trabalho feito por esses homens e mulheres policiais que desenvolvem o Proerd no Estado de São Paulo. Como comandante geral nos três anos em que passei não teve um lugar, seja aqui na capital, seja nas cidades mais longínquas, do fundo do Estado, do Paranapanema, seja lá para o Norte, seja para região de Ribeirão, seja qualquer lugar para o qual tenhamos ido em que não se falou muito bem do Proerd. Isso é o trabalho de vocês. Parabéns para vocês que desenvolvem o Proerd.

Esta Frente está sendo lançada exatamente para trabalhar na educação e o nosso ponto principal será o Proerd, nosso ponto principal é esta grande ação que vocês desenvolvem e que evita que os nossos jovens entrem nas drogas, que evita que as nossas crianças entrem nas drogas.

Fica aqui o meu reconhecimento, não só como comandante geral que fui, mas como deputado desta Casa, pelo grande trabalho que vocês desenvolvem. O meu gabinete e o gabinete do Coronel Telhada e dos nossos deputados estão à disposição de vocês. Aquilo que vocês entenderem que a gente possa ajudar daqui, aquilo que em algum momento, nós, com as nossas pequenas presenças atingirem o trabalho que vocês fazem que vocês fazem acontecer aí na ponta da linha, vocês que fazem a diferença na vida dessas famílias. Vocês é que evitam que esses filhos não trilhem o caminho errado que é o caminho das drogas.

Lembro-me fortemente de uma carta que um menino do Proerd escreveu ao governador Mário Covas sobre o outdoor do Tom Jobim, se eu não me engano, fumando numa... Só para posicioná-los do fato: um aluno do Proerd escreveu uma redação e encaminhou ao governador Mário Covas achando um absurdo o governo estar patrocinando um evento pondo uma foto de uma pessoa fumando - mal sabia o aluno que aquele era o Tom Jobim - mas não importa: o governador leu a carta e mandou retirar o outdoor que tinha o nosso músico fumando, mais por uma questão de educação para se ter uma ideia de como isso influencia na vida das crianças.

Então, parabéns a vocês, parabéns ao nosso Proerd. Essa é uma homenagem que a gente faz com muita satisfação e parabéns a todos vocês que ministram aulas no Proerd. Contem com o Proerd no Estado todo, contém conosco, viu Kenji, para aquilo que a gente puder ajudar.

Então, passo a palavra agora para o nosso mestre de cerimônias.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Registramos a presença de mais algumas autoridades nesta Sessão Solene: coronel PM Maximiniano Soares Cássio, diretor de finanças e patrimônio da Polícia Militar; coronel Celso Aparecido Monari, diretor de logística da Polícia Militar do Estado de São Paulo; coronel PM Reynaldo Priell Neto; coronel Sérgio Moreti, comandante de Área de Policiamento 2, coronel João Batista da Silva; tenente coronel PM Romano, chefe interino da assessoria policial da Assembleia Legislativa; tenente coronel Marcos Antônio Félix, comandante do 10° Batalhão de Polícia Militar do Interior; tenente coronel PM Gilson Paulo Saltoratto, comandante do primeiro grupamento de bombeiros; tenente coronel PM Márcio da Silva, comandante do 37° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano; tenente coronel PM José Roberto Rosas Jr., comandante do 47° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano; tenente coronel Ricardo Spinna, comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano; tenente coronel PM Wanderlei Ramos, comandante do 15° Batalhão de Polícia Militar; tenente coronel PM Carlos Calciolari, comandante do 27° Batalhão de Polícia Militar; major PM Paulo Arantes, comandante do policiamento de área metropolitana 10; major PM Carlos Eduardo, comandante do 3° Batalhão de Polícia de Choque; major PM Rodrigo Sanches Félix, subcomandante do 22° Batalhão de Polícia Metropolitano; major PM Ronaldo Gonçalves Faro, comandante do 6° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano; major PM João Marcos, coordenador regional do Proerd da região do comando de policiamento do interior 1 - São José dos Campos.

Entre nós também, a capitão PM Regina Célia de Oliveira Salimeiro, da diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos; capitão PM Alexandre Vasconcelos, do 43° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano.

Saudamos também a presença do sr. Massah Fujimoto, representando o deputado federal Walter Ihoshi; o sr. Maurício Oliveira, presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Cidade de Bertioga. Sra. Miriam Tanaka, presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Conseg-Pinheiros; Cristina Fowler, presidente do Conseg de Cotia; A Sra. Maria Camarano, presidente do Conseg de Cotia na Granja Viana; o sr. Roberto Manin Frias, conselheiro nato da Associação Comercial de São Paulo - distrital Pinheiros; Fábio Lavagetti, representando o secretário de Turismo, o Sr. Roberto Lucena.

Saudamos também a presença do sr. Rene Celso César Barrientos, presidente do Instituto de Cultura e Justiça da América Latina e do Caribe; Gilvan Moura de Farias, representando o deputado Gil Lancaster; Sra. Luciana Galhardi, da Associação Comercial de São Paulo - área central.

Acusamos também a presença do pastor Eliseu, que é líder evangélico comunitário da cidade de Bertioga e região. Entre nós também, o sr. Darci, presidente do Conseg de Lorena, muito obrigado pela sua presença.

A todas as crianças presentes, hoje é dia de...?

 

AS CRIANÇAS - Proerd!

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Vamos repetir. Hoje é dia de?

 

AS CRIANÇAS - Proerd!

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito bom! Luz! Câmera...

 

AS CRIANÇAS - Ação!

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Nós agradecemos a presença de todas as crianças que fazem parte do Proerd, uma iniciativa de gestão da Polícia Militar desde a década de 1990 e tem por objetivo ensinar as crianças a dizer não às drogas e a violência. Nós gostaríamos de convidar todos os presentes, para juntos, cantarmos a canção do Proerd, que terá também a presença da mascote do Proerd, o leão Daren.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Meus parabéns. Parabéns a todos os instrutores do Proerd, parabéns a essa demonstração de que nós podemos mudar o mundo. Parabéns a todos vocês, levem aí o nosso grande agradecimento. Eu queria também citar aqui a presença da escola municipal João Carlos da Silva Borges, que está aí atrás. Uma salva de palmas aí para eles. (Palmas.)

Vamos lembrar e brigar por isto aqui: para que a escola pública também seja valorizada, para que a escola pública possa ser bem gerida, e para que a escola pública também tenha o reconhecimento pelo Estado, a visão do Estado e a importância do grande trabalho que faz. Parabéns às professoras que estão aqui e parabéns aos alunos da escola pública. Nós estudamos em escolas públicas e queremos que no futuro os nossos filhos e os nossos netos voltem a estudar nas escolas públicas da mesma forma, então vamos valorizar o ensino sempre.

E agora, para gente aprender um pouco, nós chamamos o nosso grande mestre, o professor Paulo Natanael Pereira de Souza para que fale algumas palavras para nós, sobre a sua vida, sobre a nossa educação, ele que conhece então tão bem o tema. A palavra é sua, professor Paulo.

Só lembrando, o professor é membro da Academia Paulista de Letras, vice-presidente do Conselho Federal de Educação e um grande exemplo de vida para nós. Então, vocês, crianças que estão hoje aqui nos assistindo, sigam sempre o caminho do bem, sigam sempre o que os seus pais falam, sigam sempre o que os seus professores falam, não se deixem levar pelo mais fácil, vamos aprender e vamos levar uma vida correta, uma vida acreditando em Deus e sabendo que vocês farão a diferença na vida da população do Brasil.

Com a palavra, então, o professor Paulo Nathanael de Souza.

 

O SR. PAULO NATHANAEL PEREIRA DE SOUZA - Eminente Coronel Camilo, na pessoa de quem eu saúdo a Mesa diretora destes trabalhos, bem como toda esta corporação da Polícia Militar de São Paulo, um dos orgulhos do nosso Estado, não só pelo passado de lutas e de glórias, mas também pelo papel social que hoje exerce no cumprimento de seus deveres, adaptando todas as suas metas às grandes necessidades sociais que se apresentam na atualidade.

Houve tempo em que a segurança lembrava arma. Apenas arma.

Mas esses tempos foram complementados e enriquecidos com o novo conceito de que a segurança além das armas representa também o papel decisivo das forças vivas da sociedade para preservá-la e defendê-la dos grandes riscos que a cercam no dia a dia da nossa vida.

Convidado pelo Coronel Camilo para dizer alguma coisa sobre o lançamento desta Frente Parlamentar, que não é uma Frente apolítica, pelo contrário, também não é uma Frente apartidária. É uma Frente suprapartidária, que une suas forças em favor do restabelecimento, do fortalecimento e da preservação dos grandes valores que cimentam a via social e que hoje estão muitos abalados pelo mau uso que dele se faz a partir das interpretações equivocadas que hoje circulam e, infelizmente, influenciam de forma perigosa a formação dos nossos jovens.

Vou ler um pequeno texto que escrevi para esta oportunidade, e escrevi para não sair do rumo daquilo que devemos divulgar.

Falar de improviso é sempre melhor do que falar lendo, mas na verdade falar lendo tem a vantagem de não se abrir em caminhos alternativos nas falas, não é? E depois, não se chegar facilmente a uma conclusão.

E a coisa mais torturante que existe é quando a gente nota que o orador perdeu o rumo do que fala e começa a buscar saídas para chegar ao ponto final. Para que isso não aconteça, eu peço licença para ler.

Quero inicialmente cumprimentar, na pessoa do deputado estadual Coronel Camilo, todos os deputados que integram essa Frente, que se constitui para a defesa e a promoção de três valores básicos e estruturantes do processo civilizatório do Brasil moderno, a saber: a Família; a Cidadania e a Cultura.

Como educador e brasileiro, entendo que a crise que, hoje, nos envolve perigosamente, tem uma tríplice natureza. Ela é, ao mesmo tempo, uma crise política, uma crise econômica e uma crise moral, o que a torna mais complexa e mais difícil de combater, eis que no que diz respeito à política e à economia, vai depender principalmente da competência e da dedicação dos especialistas de cada um desses dois campos, para serem encontradas as soluções, que nos farão superá-las e resolvê-las no curto e no médio prazo; ao passo que, no concernente ao aspecto moral, a solução dessa crise, ampla e profunda, dependerá de todos e de cada um de nós.

E é exatamente aí que as dificuldades se multiplicam e exigem de todos, não só a disposição para a luta pela vida, mas também um preparo extremamente cuidadoso no que diz respeito às práticas familiares, cidadãs e culturais.

Comecemos pela Cultura, que se constitui no acervo dos saberes, das práticas sociais, das participações e do preparo intelectual de cada um, e que por isso mesmo concede a cada coletividade nacional, uma identidade e uma autonomia, que a posiciona, sem confundi-la, no concerto internacional dos povos.

O Brasil, com suas tradições e seu estilo de viver acumula uma rica e valiosa cultura nacional, que o distingue de seus vizinhos e inspira cada cidadão a orgulhar-se cada vez mais da sua condição nacional. E para que isso funcione a contento no plano moral, da ética e do civismo, mister se faz que entre em cena a família, primeiramente a família, a célula mater da sociedade, sobre a qual se compõe a coletividade da nação.

Então, que entre em cena a família, a fim de cumprir as mais elementares competências, a saber proteger, alimentar e orientar os filhos, além de fazê-los compreender os deveres referentes ao convívio social e às distinções básicas entre o certo e o errado, a verdade e a falsidade, o bem e o mal, e coisas pela rama.

Hoje no Brasil nós nos defrontamos com um grande perigo, porque a primeira educação tem de ser familiar, a primeira escola tem de ser o convívio com os pais. E é necessário que daí saiam esses conceitos. Eu me lembro que antigamente se falava que fulano de tal é uma pessoa que “teve berço”. Essa expressão “teve berço” não quer dizer que seja apenas aquela caminha em que o bebê se coloca para dormir, não é? Também não quer dizer que seja uma riqueza, porque às vezes se acrescenta na expressão, diz que “a pessoa teve um berço de ouro”. Esse “berço de ouro” não se refere à condição material, mas sim, o berço é a felicidade de ter recebido esta educação de raiz, essa educação que leva a distinguir os conceitos mais elementares do convívio social. Então “essa pessoa teve berço”. Teve pais que souberam exercer a sua responsabilidade e souberam conduzir o seu filo para as primeiras decisões e as primeiras distinções necessárias à condução da vida.

Depois, o papel pertence à escola, mas a escola tem primordialmente o papel de desenvolvimento do conhecimento mais complexo e a cada nível de escolaridade, essa complexidade vai crescendo, até que a pessoa domine amplamente aquela capacidade de entender o mundo, nos seus aspectos mais científicos e de participar com esse entendimento da sua responsabilidade cidadã.

Então realmente, vejam os senhores, que o que hoje nós temos é uma crise familiar imensa, que se agravou com as mudanças sociais do país. O país ganhos, nos últimos anos, uma mudança de status para grandes multidões, uma mudança de status econômico e social, que redundou naquilo que a imprensa divulga da ampliação, do aumente da chamada “classe média brasileira”.

E desta afluência das multidões para outros escalões da estrutura da sociedade, com isto perdeu-se muito daquilo que antigamente as famílias faziam, esta educação inicial. Hoje, raros são os pais que ainda sabem como educar os seus filhos. Raros são os pais que ainda cumprem o seu dever de dar iniciação às crianças, para que sua sobrevida seja mais feliz. E isto tem sido um fator de dificuldade, de desagregações que ameaçam de maneira muito séria a estabilidade social da nossa pátria.

Então eu digo aqui que por causa dessas mudanças sociais violentas e numerosas, e mais ainda por uma certa ação deletéria de agentes irresponsáveis, que atuam na mídia, que tentam agredir as famílias, ou a ideia de família e tentam vender a ideia de que destruindo a família existe progresso tanto social como intelectual. Um verdadeiro absurdo que aí está na mídia geral, aí está na televisão, principalmente, sempre ao alcance de jovens, ao alcance daqueles imaturos, que vão introduzindo na sua mente estas distorções de conceito, de tal maneira que a família precisa muito cuidado para se pode fortalecer como agente condicionante da estrutura social mais pacífica, mais colaborativa e mais capaz de contribuir para o nosso desenvolvimento.

Então essa busca constante da destruição da família e essa situação das famílias que subiram de degrau no total da sociedade, esses dois fatores conjugados, têm posto a família em risco.

Formou-se um vazio nessas responsabilidades inerentes à vida doméstica e assim se assiste, hoje, à proliferação de dois fenômenos desagradáveis, de um lado, a família cada vez mais desestruturada e incapaz de cuidar dos filhos, como seria de sua obrigação, e de outro, a incapacidade, por falta de saberes básicos ligados ao convívio social, de os jovens se incluírem nas melhores práticas da cidadania.

Existe até hoje, lamentavelmente, no Brasil, como em outros países da América, existe um contingente de jovens que pela sua idade estariam no dever de participar ativamente das responsabilidades sociais, e que não o fazem. É a chamada geração “nem-nem”: nem estuda e nem trabalha.

Essa geração é uma espécie de símbolo de como a família está doente ultimamente, porque esses jovens ficam dentro de casa sem atuação nenhuma, e sendo vítimas fáceis de ações antissociais que ultimamente têm perturbado demasiadamente a paz social do país: violência, droga, o fenômeno dos moradores de rua, deseducação e outras mazelas mais que crescem assombrosamente aos nossos olhos e nos trazem sérias preocupações para o futuro da nação.

E assim, chegamos também, ao falar da família e das suas virtudes e obrigações, à terceira finalidade desta Frente, que diz respeito à cidadania, ou seja, à obrigação de cada um de identificar-se com a pátria e seu futuro, dando-lhe uma contribuição efetiva em prol de seu desenvolvimento econômico, social e cultural.

que acentuar que a cidadania, que é o exercício livre e consciente dos deveres cívicos de cada cidadão, não se confunde apenas com aqueles gestos de exterioridade de um patriotismo que se exercita nas grandes datas do calendário nacional.

É mais do que isso porque envolve a participação cotidiana e ativa de todos na construção do futuro do país, pelo exercício consciente do voto e a condenação da corrupção em todos os modos de sua prática deletéria e antirrepublicana.

Para tirar o Brasil do brejo em que está atolado, temos urgentemente de devolver-lhe o uso diário do civismo e de suas sadias consequências, através das práticas familiares e das aprendizagens escolares. Povo sem civismo não tem identidade própria, nem grandeza que lhe dê destaque na comunhão mundial das nações.

Eis porque, senhores, é urgente restabelecer entre nós esses valores básicos de que cuida esta Frente Parlamentar, que hoje nasce, e para a qual desejo vida longa e profícua.

Termino esta saudação, lendo o sumário dos seus propósitos.

1) Evidenciar a importância da família como célula base da sociedade;

2) Entender a família como a primeira escola onde se forjam o caráter e a dignidade da pessoa humana;

3) Promover ações para estimular a convivência harmônica e responsável entre as pessoas;

4) Promover, principalmente entre as crianças e os adolescentes, os valores éticos, morais e espirituais que regem a vida em sociedade;

5) Alavancar políticas públicas, voltadas para o fortalecimento dos princípios familiares, cívicos e culturais.”

Um programa desse, é um programa estratégico para a nação. Por ele, cumprimento seus idealizadores. Tenho certeza de que com o apoio da infância, que com o apoio das famílias e com o apoio dessa corporação magnífica, realmente vamos ter êxito nos nossos propósitos.

Coronel Camilo, conte conosco todos, e comigo, em especial, para levar à frente este projeto. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns e muito obrigado pelas suas palavras. Falou o nosso professor Paulo Nathanael.

Agora, senhores, vamos fazer uma pequena inversão, o Coronel Telhada terá de sair, vai falar agora sobre a Frente, sobre o Proerd, o deputado estadual, nosso amigo, o Coronel Telhada, comigo aqui, um defensor da ordem, dos valores e da segurança nesta Casa de Leis.

Com a palavra, o Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Senhor presidente Coronel Camilo, em nome de quem saúdo todas as autoridades já mencionadas.

Quero saudar aqui também alguns amigos em especial.

Saudando em nome dos instrutores do Proerd aqui presentes, minha amiga capitã Regina. Foi minha tenente no Proerd e, 1998, que eu sou oficial do Proerd.

Saudar também a amiga Cleusa Badanai, sempre presente nos eventos da Polícia, sempre ajudando a nossa Polícia Militar, obrigado, Cleusa.

Em nome dos veteranos da Polícia Militar, estou vendo o coronel Batista, Batista obrigado pela presença, saúdo todos os veteranos. Hoje, nós, veteranos da Polícia Militar.

Saudar também meu amigo, o coronel Danilo Antão Fernandes, chefe de gabinete do Coronel Camilo, em nome de quem saúdo todos os assessores do Coronel Camilo, que sem os assessores, não conseguiríamos desempenhar nossa missão. Então, Danilo, parabéns, Antão, parabéns pela equipe e pelo que você tem desempenhado.

Aproveitar e saudar o coronel José Paulo Marcolino Rosa, meu chefe de gabinete também, a quem agradeço sempre estar junto das nossas lutas.

Coronel Renato Penteado Perrenoud também, que faz um trabalho muito forte no Colégio da PM. Perrenoud, obrigado pela presença, junto do coronel Freitas, um serviço que tem se destacado, não só na Cruz Azul, mas no Colégio da PM, demonstrando que nós, apesar de estarmos na Reserva, estamos na luta, estamos no combate.

Eu, ontem, nesse Plenário, nessa Tribuna, no nosso discurso diário no pequeno expediente, ainda falei em uma decisão que todos os senhores e senhoras, nossos irmãos de armas, devem ter acompanhado do STF querendo descriminalizar o porte de entorpecentes. Eu aqui disse contra, disse o absurdo que é, porque nós estamos dando cada vez menos atenção a este assunto, estamos tentando cada vez mais justificar esse assunto. É incrível que o assunto, apesar de não ser levado em consideração, o problema cada dia aumento.

Nós, como policiais militares, nós que somos irmãos de armas, sabemos das dificuldades que nós enfrentamos diariamente. E os senhores e senhoras Proerd representando aqui milhares de instrutores que nós temos na polícia de São Paulo, fora o que temos na polícia de outros estados, fazem esse trabalho de levarem junto as nossas crianças o ensinamento de dizer não às drogas. Tudo é uma questão de decisão: é o não. Lembrando que as drogas, para nós, é o cigarro, é a bebida alcoólica; não é só o entorpecente, a droga ilícita: todo tipo o tipo de droga, o cigarro e a bebida também. Então é uma missão que os senhores desempenham além do patrulhamento, além dos serviços de Polícia Militar, é uma missão que os senhores desempenham junto aos jovens e, com certeza, reverterá futuramente em prol da sociedade porquanto essas crianças - que estão ouriçadas por causa da televisão lá em cima - que são os nossos comandantes de amanhã, são os nossos deputados de amanhã, são os nossos dirigentes da sociedade no dia de amanhã. A missão de vocês é nobre, tenham a certeza disso. Parabéns e continuem se esforçando nessa missão, porque nós sabemos que sem essa determinação nós não chegaremos a lugar nenhum.

Eu quero saudar, em especial, o Coronel Camilo, porquanto o reconhecimento desse serviço é muito bem vindo. Hoje, nós aqui na Assembleia Legislativa, você e eu, coronéis da PM e como deputados agora, temos a obrigação. Vou dizer a vocês: muitos deputados desconhecem o nosso serviço. Infelizmente, muitos deputados não sabem o que é Proerd, então, parabéns por essa iniciativa, Camilo. Conte comigo sempre nas suas ações. Parabéns à equipe, também.

Só queria fechar aqui sobre religiosidade: ensinem a religião para os seus jovens. Não interessa de que religião eles sejam, mas ensinem o respeito à religião. Todos sabem que sou evangélico desde que nasci, sou musico na igreja - apesar de ser comandante da Rota e todo mundo achar uma incongruência, mas não é, porque na hora de ser Coronel Telhada na Rota, na hora de ir para a igreja eu sou o irmão Paulo da igreja. Não tem tempo ruim comigo não, faço tudo da melhor maneira possível e é assim que tem que ser. Nós temos que ter nossas posturas, nossas convicções desde que elas sejam em prol da sociedade, o melhor para a sociedade.

Eu separei uma coisa que talvez as crianças não prestem atenção ou não entendam até por causa da juventude, mas pode deixá-las a vontade. Eu queria ler uma coisa para vocês instrutores Proerd, nossos irmãos de arma. Que vocês guardem isso para que vocês vejam o quão importante é a missão de vocês e levem isso dentro do coração de vocês. Em Provérbios, capítulo três... é bom esse negócio, é moderno, a gente não precisa mais trazer a Bíblia, eu vi um amigo lendo a Bíblia e já peguei o meu celular porque tem tudo, é muito bom...

Quero saudar o nosso deputado Itamar Borges, obrigado Itamar, pela presença, um grande amigo da Polícia Militar, obrigado, Itamar.

Eu queria ler para vocês meus irmãos, irmãos de armas, parabéns a todos - em Provérbios, capítulo três está escrito o seguinte, são poucos números aqui. Começa assim: “Filho meu, não te esqueças da minha instrução e o teu coração guarde os meus mandamentos, porque eles te darão lonjura de dias e anos de vida e paz”, é o que vocês estão fazendo.

“Não se afastem de ti a benignidade e fidelidade. Ate-as ao teu pescoço, escreva-as na tábua do teu coração, assim achará favores e bom entendimento à vista de Deus e dos homens”, e por aí prossegue. Esses quatro versículos podem demonstrar a importância de vocês na vida dessas crianças, de milhares de crianças que vocês, no tempo de São Paulo, têm trazido para o caminho do bem. Não que já não estejam, mas vocês têm mostrado como dizer não às drogas e tem mostrado à essas crianças o quanto a Polícia Militar é amiga do cidadão, o quanto a Polícia Militar é feita para servir a população.

Coronel Camilo, parabéns pela iniciativa, Deus abençoe. A todos vocês aqui presentes, os convidados e aos amigos, mas em especial aos oficiais de praça, irmãos de armas, instrutores Proerd: parabéns pelo que vocês têm feito. Contem conosco aqui nesta Casa de Leis porque estamos atuando como deputados estaduais, mas nós somos policiais militares e não abrimos mão desta condição. Parabéns a todos e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, Coronel Telhada, obrigado pelas palavras, por estar prestigiando a nossa solenidade.

E agora, gostaria de chamar para fazer uso da palavra, o nosso professor, meu grande amigo, o professor Ruy Altenfelder. Ele vai falar um pouquinho para os instrutores do Proerd sobre a Frente da Família e sobre o Proerd. Sempre bom ouvir as palavras do nosso mestre.

Fique à vontade professor, aqui ou lá embaixo, como o senhor achar melhor. O professor Ruy lançou um livo sobre saúde, educação e fammilia com o qual fui presenteado, e que gostaria de recomendar para leitura a todos os nossos instrutores. Chama-se “Saúde, Educação e Familia”. A gente vê os valores que são defendidos pelo professor Ruy.

Professor Ruy, a palavra é sua.

 

O SR. RUY ALTENFELDER - Coronel Camilo, em nome de quem eu saúdo todos os que estão aqui presentes, prestigiando o lançamento desta importante Frente Parlamentar.

Aos jovens que estão aí, a palavra que vou dirigir é principalmente para vocês.

Primeiro, fico muito emocionado em participar de um movimento cujo objetivo principal é a defesa da família, promover a cidadania e defender os jovens contra o uso das drogas em geral.

Ao mesmo tempo, prestigiar a família de cada um de vocês. Diariamente, ao dormir, vocês devem elevar as mãos aos céus e agradecer a Deus por terem um lar. O lar é um teto, é um pai, é uma mãe. Prestigiem seus pais. Façam do seu lar o futuro de vocês.

Esta Frente Parlamentar que hoje é lançada, coordenada pelos coronéis Camilo e Telhada, eu, quando recebi a informação do Coronel Camilo sobre a constituição dessa Frente, de imediato me coloquei à disposição para colaborar e prestigiar, principalmente quando soube que vocês, membros da Polícia Militar, da Força Pública do Estado de São Paulo, vocês são os responsáveis também, pela formação desta Frente. O trabalho que vocês realizam, eu reconheço, não é fácil. Ao contrário, às vezes, um elemento da corporação comete um deslize e todas a corporação é acusada como sendo ineficiente. Nós temos de combater essa ineficiência alardeada por maus brasileiros da Polícia Militar. O trabalho que vocês realizam de manhã, de tarde, de noite, em benefício da cidadania e da família contra as drogas, merece realmente o nosso reconhecimento e o nosso respeito. Parabéns a vocês e vocês, jovens, aprendam a olhar nos policiais militares, os grandes defensores dos lares que vocês pertencem e não é apenas a defesa contra os malfeitores, é a defesa contra as drogas, contra tudo aquilo que possa prejudicar a família.

Vocês conheceram, se não conheceram vão conhecer, um grande brasileiro que foi Ruy Barbosa. Quando da formatura, em 1918, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Ruy Barbosa não pôde ir, mas escreveu a famosa “Oração aos Moços”, e lá, em relação à família, ele diz que a pátria é a família ampliada. “Se querer destruir a pátria, destruam a família”. Façam nas Casas Legislativas projetos de lei tornando as famílias um nada. Vamos fortalecer as famílias, não apenas como o Coronel Camilo vem fazendo nesta Casa Legislativa, mas no Executivo, no Judiciário e no dia a dia de cada de nós.

Coronel Camilo, receba os nossos cumprimentos por essa iniciativa e conte com a colaboração da nossa Academia de Letras Jurídicas, como presidente emérito do Centro de Integração Empresa-Escola.

Parabéns a vocês jovens, parabéns instrutores, muito obrigado a vocês membros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns! Obrigado, Dr. Ruy, eu gostaria de convidá-lo para fazer parte de nossa Mesa principal e lembrar a todos que o Dr. Ruy Altenfelder, além de desenvolver trabalhos dando sua experiência a instituições que precisam, como a Santa Casa, o doutor Ruy no CIEE, passaram 14 milhões de crianças que são...

 

O SR. RUY ALTENFELDER - Quinze milhões.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Quinze milhões? Bacana.

Então os nossos estagiários, as pessoas que vão ter seu primeiro emprego, muitas delas começam no CIEE. O CIEE é uma grande ação social feita pelo Dr. Ruy Altenfelder. E, além disso, lembrar novamente que ele foi nosso secretário de Estado de Ciências e Tecnologia.

Muito obrigado, Dr. Ruy!

Gostaria de chamar agora o nosso superintendente da Cruz Azul de São Paulo, que hoje tem sob sua responsabilidade o Colégio da Polícia Militar com todas as suas unidades, acho que mais de 10 mil crianças...

 

O SR. JÚLIO DE FREITAS GONÇALVES - Onze mil.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Onze mil. Estou errando sempre por um. Onze mil crianças, para que faça uso da palavra, o coronel Júlio de Freitas Gonçalves.

 

O SR. JÚLIO DE FREITAS GONÇALVES - Bom dia a todos. Primeiramente eu gostaria de declarar minha forte emoção de fazer uso da palavra nesta Casa Legislativa, e a gente sempre sente aquele friozinho na barriga, mas é uma emoção e um prazer muito grande estar aqui num evento deste porte e com objetivo a que se propõe.

Inicialmente, nossas saudações ao presidente desta sessão, nosso sempre comandante Coronel Camilo, deputado por quem temos uma admiração muito grande e já aproveita a oportunidade para agradecer pelo apoio continuado à Cruz Azul e, no exercício do Comando Geral da Polícia Militar, era também, na esteira deste mesmo cargo, presidente geral da Assembleia da Cruz Azul.

Em nome do Coronel Camilo, cumprimento as autoridades já nominadas pelo Cerimonial, mas preciso destacar um cumprimento especial ao coronel Kenji Konishi, diretor do Departamento de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da PM, porque hoje uma parte significativa deste evento está sob sua responsabilidade. Na pessoa do coronel Kenji, cumprimento todos os integrantes daquela diretoria e todos os instrutores do Proerd.

Gostaria também de cumprimentar o coronel Danilo Antão Fernandes, chefe de gabinete do Coronel Camilo, em nome de quem, cumprimento todos os oficiais da Reserva aqui presentes, nossos amigos.

Gostaria também de fazer uma saudação especial ao coronel Renato Penteado Perrenoud, que é, na Cruz Azul, o coordenador de Educação e que coordena as nossas 10 unidades de Colégio da Polícia Militar e saudar, em nome dele, as nossas professoras aqui presentes, a nossa representação de alunos aqui, que representam nossos 11 mil alunos.

Também saudar a todos os presentes, certamente a Escola Municipal já foi embora em razão do horário, mas é uma satisfação muito grande ver aqui nessa Casa, pessoas de tão tenra idade.

E a minha palavra é só uma saudação, um reconhecimento e um agradecimento.

Uma saudação aos presentes, que participa e orienta esse programa de prevenção de drogas e o cumprimento pelo lançamento dessa Frente parlamentar, de uma importância muito grande. Tenho de me espelhar nas palavras dos antecessores que fizeram uso desta tribuna, porque já falaram sobejamente sobre o tema e eu me alinho completamente a eles no sentido de defender a família como célula da estrutura da nossa sociedade. A gente procura fazer isso todos os dias na Cruz Azul. E, em especial, em defesa da família policial militar.

Então, a gente cumprimenta o Coronel Camilo por esta iniciativa, por este evento, e também pela oportunidade de falar um pouquinho sobre a Cruz Azul e de dizer que, a Cruz Azul, através do Colégio da Polícia Militar, tem imensa satisfação de ver esse Programa em andamento nas nossas escolas e em todas as escolas.

Tenho convicção que na nossa Polícia Militar, o Proerd é o maior programa estratégico de prevenção de Segurança Pública que se desenvolve neste Estado. É o maior programa de prevenção, eu repito, eu reconheço e tenho convicção de que é isso, por todas as razões, pelo público que atinge.

E eu gostaria, particularmente, de cumprimentar os instrutores pela demonstração que deram à frente desse empreendimento e pelo compromisso que têm com esse programa vindo a um local tão solene como este, fazer essa demonstração que fizeram.

Muito obrigado pelo apoio que emprestam ao nosso Colégio da Polícia Militar e parabéns pelo trabalho social que fazem.

Ais uma vez eu agradeço ao Coronel Camilo e muito obrigado pela oportunidade e uma saudação especial aos nossos alunos do Colégio da Polícia Militar.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, coronel Júlio de Freitas Gonçalves, que está conduzindo a nossa Cruz Azul de São Paulo e para todos saberem, está havendo um trabalho muito forte, nós conseguimos fazer a Cruz Azul chegar de fato, através das Apas, e atender bem o nosso policial as nossas famílias policias no interior. E um trabalho que vem sendo feito na Cruz Azul de humanização, de trabalhar com o ser humano, isso é muito importante.

E agora chegamos ao momento especial. Vamos fazer agora a homenagem ao nosso Proerd, então, eu chamaria aqui o coronel Kenji Konishi à frente, e chamaria também o nosso representante, o símbolo, o Leão do Proerd. E vamos fazer aqui a entrega de um certificado homenageando esse grande programa, o Proerd, da Polícia Militar.

 

O SR. - Coronel Kenji Konishi, muito obrigado, parabéns aí por esse grande trabalho da Polícia Militar, o que nós pudermos colaborar aqui na Assembleia Legislativa, conte sempre com a gente.

 

O SR. KENJI KONISHI - Eu é que agradeço. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Então, mais uma vez, parabéns ao nosso Proerd, esse grande Programa de Prevenção às Drogas da Polícia Militar.

E eu convido agora, para fazer uso da palavra sobre o Proerd, sobre esse grande trabalho, o coordenador do Proerd, o coronel Kenji Konishi. (Palmas.)

 

O SR. KENJI KONISHI - Senhoras, senhores, crianças, bom dia. Quero saudar todas as autoridades que já foram mencionadas pelo Cerimonial. Também quero parabenizar o deputado estadual Coronel Camilo pela iniciativa em lançar essa Frente Parlamentar da Família que, dentre vários objetivos, tem o de resgatar valores que, de certa forma, estão enfraquecendo na nossa sociedade. Parabéns, comandante.

Quero agradecer a homenagem feita o Proerd. É uma homenagem feita a todos os policias militares que trabalharam que trabalham direta e indiretamente para a realização deste programa que, como disse o coronel Freitas, é o programa mais preventivo da Polícia Militar de São Paulo, que tem a sua essência constitucional exatamente na prevenção.

Infelizmente, o modelo de atuação da polícia brasileira e em São Paulo não é diferente, é o modelo de atuação repressivo, quando deveria ser preventivo. E o Proerd faz justamente a prevenção. O Proerd atua na causa primária e, para que todos tenham ciência de qual é o investimento de tão nobre causa, cada criança que é submetida a este programa, o investimento não chega a um real por criança, Coronel Camilo.

E o que é o investimento deste um real? Basicamente, 60 centavos para apostila e 30 centavos para o diploma. É um investimento que vai prevenir que essa criança se envolva futuramente com drogas e com a violência.

E nesses mais de 20 anos de realização do Proerd, mais de 8 milhões de crianças já se submeteram a ele. No ano passado, um ano atípico para a Polícia Militar porque tivemos o evento da Copa do Mundo, em que vários instrutores do Proerd tiveram de deixar de realizar essas atividades para trabalhar especificamente no policiamento da Copa do Mundo, mas mesmo com essa atipicidade, conseguimos submeter 600 mil crianças a este programa.

E isso só é feito por intermédio de tão valorosos policias militares que, diga-se de passagem, são voluntários para realizar este programa.

Não existe policial militar escalado para fazer Proerd. Todos são voluntários. Todos se dedicam para levar esta mensagem de prevenção às crianças. E só fazer isso porque têm o ideal de servirem à sociedade, à família e, principalmente, às crianças.

E é por esse motivo, que essa homenagem feia pelo Coronel Camilo é integralmente a cada um de vocês. E como eu não posso nominar individualmente cada um dos 600 policiais militares que desenvolvem esse programa no Estado, eu gostaria de mencionar somente um, só que me parece que ela deu uma escapadinha. A capitão Regina, por favor, eu gostaria... (Palmas.)

Eu gostaria de apresentar a vocês a capitão Regina, essa moça bonita, ela é a responsável direta por todo o sucesso do Proerd. Se não fosse ela, o Proerd não seria o que é hoje. Então, eu gostaria de pedir uma salva de palmas para a capitão Regina, que representa todos os instrutores do Proerd. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Eu pediria a todos os instrutores do Proerd que ficassem de pé. Vocês também fazem parte dessa grande equipe. (Palmas.)

Parabéns a todos vocês. Parabéns, Regina. Muito obrigado, comandante.

Obrigado Kenji, obrigado ao nosso comandante Kenji e parabéns pela condução.

Sabemos que cada um fazendo um pouquinho e dando sua parte, a coisa acontece.

Mas no caso de vocês, instrutores do Proerd, vocês superam todas as expectativas.

E vamos assistir agora um vídeo institucional que mostra o grande trabalho do nosso Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, mais uma vez, à nossa Polícia Militar de São Paulo. Parabéns ao coronel Kenji, parabéns capitã Regina e a todos os instrutores do Proerd. Volto a falar: vocês fazem a diferença na internalização de valores de nossos jovens.

E a Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura, que estamos criando hoje, vai ser um braço do Proerd, aquilo que nós pudermos fazer, envolvendo os demais parlamentares, a Frente Parlamentar envolve vários deputados, de vários partidos, que podem dar um apoio grande ao nosso Proerd, à Polícia Militar e a esse fantástico serviço de prevenção que é feito. É por aí que vamos reduzir a violência, realmente, não só aqui, mas no mundo todo. Usando a Polícia Comunitária, usando o Proerd, usando a prevenção.

O que derruba o indicador criminal é o crime que não acontece. E para a gente trabalhar no crime que não acontece, evitá-lo, é só a prevenção, que é o papel fundamental da nossa Polícia Militar.

Então, parabéns ao trabalho de vocês.

A nossa Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura está à disposição de vocês. Agradeço aqui a presença do nosso doutor Ruy Altenfelder, do nosso professor Paulo Nathanael, do coronel Kenji. Agradeço também ao nosso coronel Freitas, aos nossos deputados que passaram por aqui, o Coronel Telhada, o deputado Carlão Pignatari, o deputado Itamar Borges, que tem feito um trabalho muito grande de apoio à Polícia Militar.

Agradeço aos nossos coronéis aqui, os presentes. Agradeço ao coronel Giannoni, que bolou e desenvolveu e coordenou todo esse trabalho de criação da Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura.

Agradeço aqui a minha equipe toda, na pessoa do coronel Antão, meu chefe de gabinete, a todos da equipe na sua pessoa, muito obrigado pelo trabalho.

Agradeço a vocês do Colégio da Polícia Militar, vamos colocar isso na Internet, mostrem para os seus amigos lá e parabéns por todo o trabalho desenvolvido por todos nós aqui.

Agradeço também a presença dos nossos Consegs, das nossas associações de classe, através da Cleusa, do pessoal que está presente e fez esse evento acontecer.

Então, com uma grande salva de palmas ao nosso Proer, eu declaro encerrados os trabalhos desta sessão.

Um bom dia a todos. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas.

 

* * *