http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

28 DE AGOSTO DE 2015

023ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À TRAJETÓRIA DE VIDA DA CANTORA DAMARES

 

Presidente: RITA PASSOS

 

RESUMO

 

1 - RITA PASSOS

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento da deputada Rita Passos, ora na condução dos trabalhos, para "Homenagear à Trajetória de Vida da Cantora Damares. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - PEDRO HENRIQUE BELISÁRIO

Mestre de Cerimônias, passa a nomear as autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE RITA PASSOS

Relata sua admiração pela trajetória da cantora Damares, lendo biografia da homenageada. Anuncia exibição de vídeo musical.

 

4 - DAMARES ALVES BEZERRA DE OLIVEIRA

Cantora, anuncia sua emoção ao receber esta homenagem. Discorre sobre sua fé. Agradece a todos que ajudaram em sua carreira.

 

5 - PRESIDENTE RITA PASSOS

Homenageia a cantora Damares, com entrega de diploma comemorativo. Enaltece a importância do trabalho da homenageada em relação a fé cristã. Destaca a força da música na conversão. Agradece a todos os presentes. Anuncia apresentação musical da cantora Damares. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Rita Passos.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PEDRO HENRIQUE BELISÁRIO - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 Esta sessão solene tem a finalidade homenagear a cantora Damares.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB e será transmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 29 de agosto, às 21 horas, pela NET, canal 7, pela TV Aberta, canal 61.2, TV Vivo Digital, canal 185.

Com muita satisfação, anunciamos a composição da Mesa principal: deputada estadual Rita Passos, cantora Damares.

Com a palavra, a deputada Rita Passos.

 

A SRA. PRESIDENTE - RITA PASSOS - PSD - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Bom dia a todos e a todas. Estou muito emocionada, porque já tivemos um momento muito especial ali ao lado, e Deus tocou muito o nosso coração.

Sras. deputadas, Srs. deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado estadual Fernando Capez, por solicitação desta deputada, com a finalidade de homenagear a cantora Damares.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro e solicito aos integrantes da mesa principal que permaneçam voltados para o público durante a execução do Hino.

 

* * *

 

- É feita a reprodução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PEDRO HENRIQUE BELISÁRIO - Registramos a presença das seguintes autoridades nesta sessão solene: Elizeu Soares Lopes, secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Promoção da Igualdade Racial, Marcelinho Machado, da gravadora Sony Music; pastor Benhour Lopes; pastora Irene Nunciato, da Comunidade Vida; pastor Orlando Nunciato Júnior, presidente da Comunidade Vida; pastor Wilson, do ministério do Ipiranga; evangelista e radialista Marcos, Sr. Aldo.

Registramos também a presença dos munícipes da cidade de Itu.

Com a palavra, a deputada Rita Passos.

 

A SRA. PRESIDENTE - RITA PASSOS - PSD - Quando tive a ideia de homenagear esta cantora tão querida e respeitada, Damares Alves Bezerra de Oliveira, foi também porque, por um momento, ela foi muito importante na minha vida. Sua história é muito bonita, e vou ler um resumo da sua vida.

Dizia, antes de começarmos esta sessão, o quanto ela tem sido o canal de graça e de bênçãos, o quanto ela é um instrumento de Deus na vida das pessoas. Assim, através da sua canção, da sua música, da sua unção - sentimos, quando ela canta que é ungida -, Deus vem trazer a esperança, a força novamente. Na minha vida, foi muito importante. Tem sido.

Tive a alegria de conhecê-la pessoalmente e vejo, acima de tudo, que ela é uma mulher simples. Simples, muitas vezes, para os homens, porque ela é uma pessoa humilde. Quando digo humilde, quero dizer que ela tem fácil acesso, deixa as pessoas chegarem perto dela, porque vem realmente em uma missão que Deus lhe deu, ou seja, resgatar as pessoas e levar, através de suas canções, a cura de muitas pessoas, trazendo-as para junto de Deus.

Vou ler um pouco sobre sua história. É um resumo da sua vida. Quando conta de sua história, a cada momento, você fica muito apreensivo escutando a luta que teve, a perseverança, a confiança, até que o Espírito Santo de Deus a envolvesse de uma certa maneira que, agora, ninguém mais segura. Ela é um instrumento de Deus.

Damares reside em São Paulo. Nasceu em um lar evangélico em Umuarama, no norte do Paraná.

De origem simples, com seis anos de idade, seus pais, Antônio e Rosa, perceberam que ela tinha talento para a música. Até então, não tinha cantado em público, até que um dia esse desejo enraizou em seu coração.

Segundo seu pai, já adolescente, Damares foi convidada para cantar na igreja. Em visão - isso é bem resumido, porque até aí tem muita história ainda -, ele viu um anjo próximo à filha que lhe estendeu a mão e derramou um líquido em sua boca, era o óleo da unção de Deus.

Além de o pai dela ter essa visão, ela também falou, agora pouco para mim, que sentiu a presença do Espírito Santo muito forte, o que vem confirmar a visão de seu pai.

De acordo com o Sr. Antônio, o anjo voltou-se para ele e disse: “A partir de hoje, ela será uma nova criatura e todos a verão, e, onde ela não puder ir, sua voz chegará.

Após isso, a vida e a voz de Damares mudaram completamente. Nessa época, ela residia com sua família em um sítio no estado do Paraná, e, mesmo em meio a tantas dificuldades financeiras e a críticas, Damares perseverou e deu continuidade à carreira.

Alguns anos depois, aos 16 anos, casou-se com Aldori de Oliveira na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

Em 1996, teve seu primeiro trabalho lançado em fita cassete intitulado “Asas de Águia”. Depois de quatro anos, conseguiu lançar o CD “A Vitória é Nossa” e, sucessivamente, muitos outros CDs.

Hoje, Damares é uma cantora consagrada, respeitada e conhecida no Brasil e no exterior.

Com 18 anos de carreira, gravou sete CDs e três DVDs. Em seu currículo, inclui troféus de “Melhor CD” e “Cantora Revelação”, cincos discos de ouro, três discos de platina, três de platina duplo, três de platina triplo e dois discos de diamante.

Em 2011, recebeu o título de Embaixadora da Paz pela ONU e já recebeu os títulos de Cidadã Carioca e Cidadã Pernambucana.

Já foi convidada a participar de inúmeros programas em rede nacional, como programa da Xuxa, Raul Gil, programa do Ratinho, Eliana e tantos outros.

Seu CD “Apocalipse”, gravado em 2008, foi um marco em sua carreira. Repleto de sucessos, entre eles “Sabor de Mel”, teve mais de um milhão de cópias vendidas. Seus últimos dois CDs intitulados “Diamante”, lançado em 2010, e “O Maior Troféu”, em 2013, lhe renderam pela sua gravadora, Sony Music, o disco em homenagem por mais de um milhão de cópias vendidas.

Damares foi citada várias vezes nas revistas “IstoÉ Dinheiro” e “Veja” como uma das principais vendedoras de discos do país. Figurou por três anos consecutivos na lista da Associação Brasileira dos Produtores de Discos, entre os dez artistas que mais vendem no Brasil.

Damares hoje é referência pela sua história de superação, por seu talento, simplicidade, naturalidade e determinação.

Com um potencial inquestionável e uma voz inconfundível, tornou-se uma das principais cantoras gospel do Brasil.

Parabéns, Damares! Sou muito feliz por ter conhecidos suas músicas e ter conhecido você pessoalmente. Que Deus continue usando você como um canal de bênçãos que vai sempre levar a palavra de Deus às pessoas através da música!

Parabéns e que Deus abençoe sempre o seu ministério! Um grande beijo do mais fundo do meu coração. Deus lê o nosso coração, e Ele sabe que falo isso com meu coração cheio de amor por você, por tê-la conhecido. Parabéns! Que Deus a abençoe!

Neste momento, vamos assistir a um videoclipe da cantora Damares.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do videoclipe.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - RITA PASSOS - PSD - Agora, com a palavra, nossa homenageada cantora Damares.

 

A SRA. DAMARES ALVES BEZERRA DE OLIVEIRA - Primeiramente, quero cumprimentar todos - “Graça e paz!” - e dizer que estou muito feliz e emocionada. Em vários momentos na Assembleia Legislativa, pude me emocionar, sentir a graça e a presença do Espírito Santo por me lembrar de cada uma das promessas que Deus me fez e de tudo aquilo que tenho vivido: cada conclusão de projetos do Senhor para minha vida, cada sonho realizado.

Tenho vivido isso dia após dia. Todas as conquistas retribuo à honra, à glória e ao louvor a Jesus. Gostaria que dessem uma salva de palmas para Ele nesta manhã. (Palmas.)

Glorifico a Deus por tudo que tem feito na minha vida. Sem Ele, não teria chegado até aqui, não teria saído de onde morava. A deputada Rita Passos leu aqui um pouco da minha história, a minha biografia, que é muito forte e tem tocado milhares e milhares de pessoas e incentivado e acrescentado muita fé nessas pessoas. Elas olham para mim, veem minha história e pensam: “Se aconteceu com você, pode acontecer comigo, porque o seu Deus é o meu Deus, e o meu Deus é o seu Deus.

Ele usa as coisas pequenas deste mundo para confundir as grandes, como está na Bíblia, e é fiel para fazer infinitamente mais além do que aquilo que pedimos ou pensamos. O que estou dizendo não é história nem conversa fiada, não é religiosidade, não é fanatismo. Isso é palavra de Deus. A palavra de Deus é viva e eficaz. A Bíblia diz que ela é mais penetrante do que a espada de dois gumes, ela vai até a divisão da alma.

Com essa palavra que eu canto, vidas são mudadas, vidas são transformadas, são libertas, são salvas, pessoas são alegradas. Deus é fiel para levantar o necessitado e fazer com que ele se assente à mesa com o rei, no meio dos seus príncipes, em lugares elevados. Esse é o Deus que eu sirvo, esse é o Deus em que acredito, esse é o Deus que eu louvo, que eu adoro com toda a intensidade do meu coração. Sei que é Ele que tem feito tudo isso na minha vida. A vida de todos da minha família tem sido mudada através desse talento, desse ministério lindo que Deus tem colocado nas minhas mãos.

Esse talento não é meu. Como eu falei, é de Deus e isso tem sido para sua glória. Deus me tirou das entranhas de minha mãe para sua glória, e sou muito privilegiada. Agradeço a Deus todos os dias pelo privilégio que Ele me deu para poder levar a palavra do Senhor através da música e ver tantas pessoas sendo alcançadas e transformadas pelo talento que Ele me deu. Sou muito feliz por isso.

Quero agradecer também de todo meu coração - já agradeci primeiramente ao meu Deus, porque ele é o número um; Ele tem que ser o número um em nossas vidas - à minha família, maravilhosa, aos meus pais, pastor Antônio, irmã Rosa, dona Rosa, como muitos chamam, aos meus irmãos; são seis, eu sou a sétima, são cinco irmãos e mais uma irmã três anos mais velha que eu.

Quero agradecer ao meu esposo, meu companheiro há 19 anos. Segunda-feira, dia 24 de agosto, fizemos 19 anos de casados, sempre conquistando as promessas e o melhor de Deus em nossa vida. Eu amo a minha família, meus pais, meus irmãos, todos, que sempre estiveram engajados, junto comigo, de mãos dadas. Juntos temos sido mais do que vencedores.

Só tenho que agradecer por este momento especial. Agradeço de todo meu coração. Faltam-me palavras para descrever a minha alegria por ter conhecido essa tão pessoa especial que é a deputada Rita Passos, uma pessoa que já mora em meu coração. Pude conhecê-la melhor hoje aqui. É a segunda vez, na realidade, que nos vemos pessoalmente. Ela já me conhecia através das músicas que eu canto, mas eu não a conhecia pessoalmente. Ela deu um jeito de marcar um encontro para conversarmos. A deputada está na linha de frente de toda esta homenagem.

Agradeço muito pela sua vida e toda sua equipe muito especial. Muito obrigada pela iniciativa, obrigada por ser porta-voz do povo e ter essa disponibilidade de ajudar as pessoas, de estender as mãos para abençoar. Quando abençoamos, automaticamente, isso volta para nós. É a lei da semeadura, tudo aquilo que você plantar você vai colher. E a deputada tem plantado coisas boas. Por isso, tem conquistado coisas boas.

Que Deus continue agraciando-a, cobrindo-a, blindando-a, guardando-a, dando-lhe estratégias para continuar fazendo este trabalho tão maravilhoso e importante que faz como deputada, como ser humano de coração aberto. Conversando com você, pude ver melhor a grande pessoa que você é por dentro. De verdade, hoje passei a conhecê-la melhor. Não estou falando apenas da deputada, mas da pessoa, uma pessoa muito especial, muito sensível às coisas que estão em volta, às coisas de Deus. É tão maravilhoso dependermos do Senhor, dependermos de Deus e, em tudo que vamos fazer, dizer: Deus vai na frente. Com certeza, quando colocamos Deus na frente, somos bem-sucedidos em tudo. É por isso que você tem sido bem-sucedida.

Desejo a você, de todo meu coração, toda a sorte e bênçãos. Que continue sendo referência com esse coração sempre aberto para abençoar! Que Deus guie sempre seus passos e que seja sempre vitoriosa! Muita paz, muita saúde, muitas vitórias, é o que desejo de todo meu coração.

Quero agradecer ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, que me recebeu muito bem. É uma pessoa muito carismática, muito simples e nos deu as boas-vindas de forma muito especial. Muito obrigada ao presidente.

Agradeço de todo meu coração aos pastores. Eles falam que são fã-clube, e eu digo que eles são intercessores. É tão maravilhoso poder conquistar intercessores, saber que têm pessoas que oram por nós. Vieram vários aqui. Deus abençoe vocês e muito obrigada por terem vindo. Sei que muitas pessoas gostariam de estar aqui também, deputada, mas, como é dia de semana, sexta-feira de manhã, muitos estão trabalhando. O meu abraço e meu carinho a todos vocês que estão me assistindo pela TV. A vocês que vieram o meu muito obrigada. Amo vocês.

Agradeço de coração aos amigos que vieram aqui: Marcelinho, representante de divulgação da Sony Music, minha gravadora em São Paulo – Deus abençoe você, Marcelinho -, Ageu, de Campinas, um amigo de muitos anos; pastor Benhour Lopes, do Canadá. Ele é brasileiro, mas mora no Canadá há alguns anos. Nós só nos conhecemos há 20 anos. Somente há 20 anos.

Vou contar uma história. O pastor Benhour, quando o conheci, estava noivo da Viviane. Eu ainda era solteira. Nós nos conhecemos em um evento. Ele estava pregando, e eu fui cantar nesse trabalho. Eu o conheci com sua noiva, hoje sua esposa, Viviane, uma pessoa muito querida. Ele casou, e passamos algum tempo sem nos vermos; penso que dois ou três anos. Mais para frente, casei com Aldori, alugamos uma casa em Foz do Iguaçu e fomos morar, coincidentemente, na mesma rua. Ali Deus nos fez muitas promessas. Tínhamos muitos sonhos, muitos projetos. Conversávamos, orávamos juntos, jantávamos, almoçávamos. Foi um tempo muito especial com muitas recordações. Até me emociono quando lembro e falo. Tínhamos muito sonhos e, hoje, temos visto todos os sonhos se realizarem, todas as promessas de Deus se cumprirem. Tantas histórias, não é, pastor? Fico muito honrada e muito feliz em tê-lo aqui nesta manhã, na Assembleia Legislativa, nesta homenagem. Muito obrigada. Ele está voltando hoje para o Canadá. Daqui a pouco vai para o aeroporto pegar o voo. Mande um grande abraço para a Viviane.

Queridos, o seu filho mais velho tem 19 anos, e eu e o Aldori não temos nenhum ainda, mas breve virá. Já estamos correndo atrás. Breve vai chegar o herdeiro. Agora, tem alguma coisinha para herdar. Deus o abençoe, pastor Benhour!

Obrigada a todos os pastores amigos, a todos vocês que vieram com suas caravanas, que vieram de carro, de ônibus. Muito obrigada.

Acho que falei tudo, até demais. Obrigada. Amo vocês. Deus os abençoe. Joel, nosso assessor querido, muito obrigada por tudo. Obrigada também ao Jair, que está aqui. Chegou um pouquinho atrasado, mas chegou. Um grande amigo também de muitos anos.

Muito obrigada a todos. Amo vocês.

Obrigada a todos os parlamentares.

 

A SRA. PRESIDENTE - RITA PASSOS - PSD - “Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. A Deputada Rita Passos, como representante em defesa do povo, na Assembleia Legislativa e de conformidade com a Constituição Federal de 1988, cumprindo seu terceiro mandato consecutivo, confere a Damares Alves Bezerra de Oliveira, cantora gospel, o título de personalidade que divulga a palavra de Deus através do louvor, contribuindo em benefício da comunidade cristã. Seja Ele o motivo do seu louvor, pois Ele é o seu senhor, que, por você, fez aquelas grandes e terríveis maravilhas que vocês viram com os próprios olhos. Deuteronômio, 10.21.”

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - RITA PASSOS - PSD - Este momento vai ficar marcado no coração de todos nós. E no meu, com certeza, de uma maneira muito especial. Como a Damares falou, esta é a segunda vez em que nos encontramos pessoalmente. Já nos falamos pelo WhatsApp, também com o Aldo, seu marido, que é pastor.

Hoje, estamos fazendo esta homenagem a uma pessoa tão querida e importante para muitas pessoas. Não tenho dúvida de que ela é uma pessoa ungida, porque não adianta só cantar. O cantar somente, sem unção, não vai tocar as pessoas. Quando a pessoa canta com unção é diferente. É como aquela passagem da Bíblia em que Jesus está passando com a multidão. Havia ali uma mulher que tinha um fluxo de sangue há 12 anos e nenhum médico conseguia curá-la. Ela sabia que Jesus iria passar por ali e pensou: se eu entrar no meio da multidão e, pelo menos, tocar a orla do manto de Jesus, serei curada. É a fé que ela possuía.

Da mesma forma, vejo o louvor pela Damares. Não é simplesmente cantar. Sentimos a unção quando ela canta. Nós sentimos a presença de Deus quando ela canta e é, através dessa presença de Deus na sua voz, quando acontecem as curas.

Fico muito feliz e tenho certeza de que, através de sua vida, do seu ministério, das suas canções, você vai tocar muitas pessoas e essas pessoas serão ser curadas. Sempre falo que a música mexe com a pessoa. Às vezes, uma simples música pode converter uma pessoa. Não é preciso uma pregação. Uma música ungida, muitas vezes, é o suficiente.

Sempre digo que as músicas tocam. Às vezes, quando estou passando por uma atribulação, alguém chega com uma música, um CD. Escuto o CD e, de repente, em uma música, sinto meu coração bater mais forte, sinto a presença de Deus e, naquele momento, o Espírito Santo fala: “Preste atenção! Preste atenção na letra, porque sou Eu que estou respondendo para você.

Tem uma história grande na minha vida com relação a isso. Ano passado, a voz da Damares foi muito importante na minha vida, fez-me acreditar que Deus estava realmente junto comigo, como sempre peço: Deus à frente.

Damares, peço a Deus que lhe dê muita saúde. Que Deus a proteja em sua caminhada! Sei que você viaja muito, que pega carro, pega voos. Que Deus proteja sempre o meio de transporte que usa, porque você vai atingir o coração de muitas pessoas! Deus deu a você essa voz linda, essa unção, para que seja realmente um canal de bênçãos dele na vida das pessoas.

Sou muito feliz por tê-la conhecido, e, a partir de agora, posso dizer que você é minha amiga, porque hoje nos conhecemos um pouco mais. Tenho a certeza de que Deus também tem propósitos na minha vida, e me usa do jeito que quiser, não do jeito que quero, mas do jeito que Ele quiser.

As pessoas aqui da Assembleia - estou vendo algumas ali no fundo - muitas vezes me viram cantando pelos corredores. Quando não estou cantando, elas falam: “Não está cantando hoje por quê?” Sempre canto um pedacinho das músicas. Como já foi dito aqui, nos louvores é que Deus habita. Sempre vou cantando um pedacinho de música para lá, para cá, e as pessoas falam: “A deputada que canta.” Na verdade, não tenho voz para cantar, tenho vontade. Tenho adoração. Adoro a Deus. Em todos os momentos, fico cantando pela Assembleia Legislativa. Sei lá se talvez, de alguma forma, mesmo com a minha voz que não é boa, possa inspirar as pessoas.

Glórias a Deus! Que Deus seja sempre louvado e glorificado! Ele é o nosso Deus, o único Deus, o único rei e o único Senhor da nossa vida. Que Deus continue abençoando-a com muita saúde, com muito sucesso e muita determinação. Você é a joia de Deus.

Parabéns, Damares! Fique com Deus.

Agora, um momento muito especial. Convido a todos para ouvirmos uma apresentação musical da nossa homenageada, com a música “Sabor de Mel”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. DAMARES ALVES BEZERRA DE OLIVEIRA - Fiquei emocionada, porque essa canção é minha história, faz parte da minha história. Todos conhecem essa canção e, mais uma vez, agradeço. Muito obrigada! Deus abençoe vocês. Obrigada, Jesus! Eu o amo, Senhor!

 

A SRA. PRESIDENTE - RITA PASSOS - PSD - Tem um nó na minha garganta. É emoção. Nunca imaginei que fosse conhecer a Damares de perto e pudesse estar hoje fazendo uma homenagem a ela. Como ela disse, muitas pessoas gostariam de estar aqui hoje, mas, muitas vezes, não têm permissão para sair trabalho. Este programa foi transmitido ao vivo pela TV Assembleia e será repetido.

Quero agradecer a todos vocês.

Quero dizer que a filha do pastor presidente, pastor Raimundo, da Igreja da Assembleia de Deus, Belém, também está aqui. Ela também é diretora e professora da Faculdade de Teologia. Muitos devem conhecê-la.

Registro também o nome de outros pastores que já foram citados aqui, como o pastor Júnior, pastora Irene. Quero agradecer a todos.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários da Casa e a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Tenho certeza que não foi festa apenas aqui, mas também no céu. Os anjos de Deus fizeram festa aqui e fizeram festa no céu. Muito obrigada! Que Deus abençoe a todos!

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 47 minutos.

 

* * *