http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

11 DE SETEMBRO DE 2015

025ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS ATLETAS DAS PARALIMPÍADAS

 

Presidentes: FERNANDO CAPEZ, PAULO CORREA JR e CÉLIA LEÃO

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Homenagear os 56 Atletas Brasileiros que disputaram os Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015", a pedido do deputado Paulo Correa Jr. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - PAULO CORREA JR

Assume a Presidência. Elogia a atuação do presidente Fernando Capez na condução dos trabalhos desta Casa Legislativa. Saúda demais autoridades presentes. Destaca a atuação dos atletas brasileiros nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015.

 

3 - CÉLIA LEÃO

Deputada estadual, discorre sobre a importância da homenagem. Considera que a presença dos atletas honra o espaço público cívico que é esta Casa. Afirma que as deficiências não definem as pessoas. Declara-se orgulhosa pelos atletas homenageados. Saúda as autoridades presentes que atuam em prol dos direitos das pessoas com deficiência.

 

4 - CLÉLIA GOMES

Deputada estadual, destaca sua emoção em poder participar desta homenagem. Tece paralelo de sua trajetória de superação da pobreza com a atuação dos atletas homenageados.

 

5 - LUÍS EDUARDO DUTRA RODRIGUES,

Representante da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo, destaca a importância da homenagem. Saúda a todos pela presença.

 

6 - ADILSON DOS SANTOS JÚNIOR

Vereador da Câmara Municipal de Santos, discorre sobre a importância do esporte como elemento de inclusão social. Parabeniza a iniciativa da homenagem.

 

7 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR.

Anuncia exibição de vídeo sobre a participação dos atletas brasileiros nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015.

 

8 - CÉLIA LEÃO

Assume a Presidência.

 

9 - PAULO CORREA JR.

Deputado estadual, saúda o apoio da deputada Célia Leão, do presidente Fernando Capez e dos funcionários desta Casa à cerimônia. Discorre sobre o trabalho dos atletas durante Jogos Parapan-Americanos de Toronto, hoje aqui homenageados. Destaca a honra desta Assembleia em realizar a homenagem.

 

10 - CORONEL TELHADA

Deputado estadual, elogia o apoio do deputado Paulo Correa Jr. aos atletas brasileiros. Destaca que os esportistas hoje homenageados fazem a Nação melhor.

 

11 - PRESIDENTE CÉLIA LEÃO

Conduz homenagem aos atletas brasileiros, com a entrega de diploma de reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada pelos parlamentares Paulo Correa Jr e Clélia Gomes.

 

12 - PAULO CORREA JR.

Assume a Presidência.

 

13 - ELIZABETE RODRIGUES GOMES

Atleta medalhista nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto de 2015, agradece a todos que apoiam os atletas que participaram dos Jogos Parapan-Americanos. Declara emoção em participar do evento realizado em Toronto. Agradece a todos os presentes.

 

14 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais esta Presidência dispensa leitura da Ata da sessão anterior.

Anuncio que estão presentes, compondo a Mesa principal, o deputado estadual proponente desta sessão solene, querido e estimado Paulo Correa Jr, grande representante de Santos, torcedor do Santos Futebol Clube. Eu estou apostando que o Santos vai iniciar uma disparada de vitórias e vai ser campeão brasileiro também, apesar de apreciar as cores alvinegras em outro time.

Quero aqui saudar a minha querida amiga, deputada Célia Leão, presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Querida Célia, terça-feira o projeto da tua comissão eu acho que vai ser aprovado. Estamos acertando. Parabéns, já que é advogada também. Quantos mandatos, já, Célia? Sete mandatos, hein?! Brincadeira!

E está aqui minha querida amiga, minha irmã, deputada Clélia Gomes. Tomou posse no dia 15 de março, já conquistou a todos pelo seu trabalho, pela lealdade, pela credibilidade, por uma atuação forte junto ao seu eleitorado. Aqui, Clélia, tenha a certeza de que você manda no presidente, os seus projetos todos são sempre encaminhados com muita rapidez.

Na medida em que outras autoridades estiverem presentes vamos anunciar a presença.

Essa é uma sessão solene, então, uma observação: esta não é uma sessão qualquer, não é uma sessão comum. Esta é uma sessão solene. Sendo uma sessão solene, ela obedece a uma rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno da Casa.

Só pode pedir convocação de sessão solene os deputados com mandato em exercício nesta Casa. Ninguém mais pode pedir sessão solene. E só pode convocar esta sessão solene o presidente da Casa. É um ato de extrema relevância, ato privativo da Presidência.

E o presidente só pode convocar a sessão solene depois que o pedido passa por todos os órgãos internos da Casa; é analisado pelo Colégio que congrega todas as lideranças de todos os partidos e aí, então, é autorizado ou negado a sessão solene. Há sessões solenes que são solicitadas e são negadas enquanto há outras que são aprovadas por margem estreita de votos porque ela só pode ser solicitada por motivo relevante e notório interesse público e social.

Notem, este é o plenário principal. Nestas cadeiras são votadas as leis estaduais e foi votada a Constituição estadual.

Esta sessão solene, solicitada pelo deputado Paulo Correa Jr, foi aprovada por unanimidade.

Então, os senhores estão de parabéns e parabéns ao deputado proponente, porque não poderia ser de outra forma: esta sessão solene está homenageando os 56 atletas brasileiros que disputaram os jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015 e foi um orgulho para o Brasil a participação dos senhores e das senhoras.

Por esta razão vamos, neste momento, ouvir, respeitosamente, o “Hino Nacional Brasileiro”.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E em se tratando de uma sessão solene sempre se cumpre o regimento de cerimonial e não se olha para a bandeira durante a execução do “Hino Nacional Brasileiro”, uma vez que não há precedência entre os símbolos nacionais. É o “Hino Nacional Brasileiro”, que está sendo reverenciado e não a bandeira. Isso é muito comum e no Brasil passou a se tornar um hábito todo mundo virar para a bandeira na hora que está tocando o Hino; isso viola o regimento de cerimonial.

Neste momento, entrou um pouquinho antes da hora, isto é só uma falha técnica.

Neste momento eu tenho a honra de passar a Presidência desta sessão a quem merece presidí-la. Enquanto o presidente da Assembleia está aqui, aquele que tem o mérito e a legitimidade não pode assumir, então, eu vou, delicadamente, me retirar para que o nosso querido Paulo Correa Jr, grande deputado, assuma a Presidência desta Sessão.

Uma salva de palmas para o nosso deputado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Paulo Correa Jr.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Bom, bom dia a todas e a todos.

Gostaria de agradecer, em primeiro lugar, o presidente desta Casa, o deputado Fernando Capez, que esteve presente. Gostaria eu que pudesse ficar aqui sem vaidades, é um presidente sempre muito solícito, tem dado uma dinâmica diferente a esta Casa de Leis e, para mim, é um privilégio ter a presença do presidente aqui conosco, nesta sessão solene.

Gostaria de cumprimentar e agradecer a presença das deputadas, primeiro ao meu lado direito, a deputada Célia Leão, uma batalhadora com uma experiência de sete mandatos aqui na Casa, como foi colocado, e eu tenho certeza de que está abrilhantando esta sessão solene pela sua garra, dedicação e vencendo todos os obstáculos; primeiro por ser mulher e demonstrar a força de vontade que tem de fazer e trabalhar pela mudança das pessoas do nosso Estado de São Paulo. Parabéns deputada, e muito obrigado pela sua presença aqui nesta sessão que abrilhanta a nossa manhã.

Gostaria de cumprimentar, ao meu lado esquerdo, a minha amiga, minha irmã, deputada Clélia Gomes que prontamente atendeu também ao nosso convite de fazer parte desta Mesa.

Para você ver como a mulher está fazendo a diferença na Casa, hoje eu estou, ao meu lado esquerdo e ao meu lado direito, rodeado por duas deputadas estaduais. É bom eu me comportar direitinho aqui, porque senão elas puxam a minha orelha.

Gostaria de agradecer a presença do Hamilton Prado Alves que está representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati. Cumprimento também o Antonio Ferronato, representando o deputado estadual Gil Lancaster.

Cumprimento os técnicos presentes aqui dos atletas Ubiratan Curupaná, Jaime Roberto Bragança; Asdrúbal Nascimento, Fernando Leme, Paulo Camargo.

Também gostaria de cumprimentar as demais autoridades, o Luis Eduardo Dutra Rodrigues, coordenador-geral da Coordenadoria de Gestão do Esporte de Alto Rendimento, representando o secretário de esportes do Município de São Paulo, Sr. Celso Jatene; e o Sr. Nilseu Henrique Pupo, secretário de esportes do Município de Eldorado; vereador Adilson Junior, da minha cidade, a qual eu tenho orgulho de representar aqui, a cidade de Santos, ele representando aqui a Câmara Municipal da minha querida cidade de Santos, vereador Adilson Junior; Sr. Luiz Eduardo de Magalhães, presidente do Instituto Mara Gabrilli.

É com imensa gratidão que tenho também pelos funcionários da Casa; funcionários do Gabinete; pela TV Alesp. Quero anunciar e comunicar aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia, dia 12 de setembro, sábado, às 21h, pela Net canal 7; pela TV aberta canal 61.2; e pela TV Vivo digital canal 185.

Quero também comunicar que alguns atletas não puderam estar presentes porque estão participando, estão iniciando alguns campeonatos estaduais; parece que estão se preparando para o campeonato mundial que vai adentrar aqui também, mas, eu tenho certeza de que os que aqui estão representam muito bem o nosso país e o nosso Estado de São Paulo.

No total, o Brasil teve 257 medalhas, sendo 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze e o nosso país encerrou em primeiro lugar.

Em São Paulo, com 85 medalhas, sendo 40 de ouro, 24 de prata e 21 de bronze.

Gostaria de pedir uma salva de palmas aos nossos atletas representantes do nosso Estado de São Paulo. (Palmas.)

Eu gostaria de passar a palavra agora à deputada que está à minha direita, a deputada Célia Leão, que vai fazer o seu pronunciamento.

Com a palavra a deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada ao nosso querido deputado Paulo Correa, proponente desta sessão, mas, mais do que proponente da sessão, é alguém que tem sensibilidade, carinho e respeito primeiro com a coisa pública, com o trabalho, com a sociedade, e, segundo, com uma causa de todos nós, a nossa causa. A nossa causa que eu digo não é a nossa causa de aqui de dentro, mas a causa de todos nós. Então, presidente, é uma alegria poder estar com a Vossa Excelência aqui, ladeando nesta sessão.

Tivemos o privilégio e a honra de estarmos agora pouco com o presidente Fernando Capez, presidente da Assembleia, que de forma rápida e sucinta falou sobre a importância desta sessão. E a importância da sessão não se dá pela quantidade de pessoas, mas pela qualidade das pessoas e, mais do que isso, pelo sentimento e objeto de uma sessão solene como é o caso desta.

Ontem nós soubemos que vocês, senhoras e senhores, mas são jovens, foram também homenageados e por onde passam nas ruas do Brasil, de cada cidade, de cada cantinho desse Estado e desse país, vocês serão aplaudidos, reconhecidos e homenageados. Ontem também, o nosso governador, junto com o Paulo Correa e a secretária Linamara, fez uma sessão lá no Centro Paralímpico, para fazer uma homenagem também aos atletas brasileiros que nos trouxeram, além das medalhas, a esperança e a certeza de que sempre é possível.

Então, numa fala muito rápida nesta abertura, neste momento, eu queria dizer, deputada Clélia Gomes, esta doçura de pessoa, que a vinda dos atletas para a Assembleia coroa, de forma diferenciada, o que significa este espaço público em que a gente vive, e é isso que eu queria, neste minuto, deixar com vocês.

Para mim, e eu tenho certeza de que é o sentimento do presidente, da Clélia e dos deputados desta Casa, este chão que nós estamos pisando agora é um chão sagrado. E certa vez alguém me disse aqui: “Deputada, mas chão sagrado não é chão de igreja?”. E eu disse: “Verdade. Chão sagrado também é chão de igreja”, mas este Parlamento também é para mim, que estou aqui há mais de 24 anos - que se confundem, este tempo com a vida, o nascimento e o crescimento dos meus filhos que têm basicamente a idade de vocês, dos mais jovens, um com 20 a menininha, outro com 25 e o mais velho com 27 e, literalmente, quase todos eles, exceto o mais velho, nasceram aqui dentro.

Então para mim, deputado Paulo Correa, o chão da Assembleia é um lugar que a gente tem que respeitar, tem que amar e tem que defender, porque quando a gente fala de político e falar de política neste país, hoje, é um tema muito sensível, muito difícil.

Eu quero dizer para vocês que vocês hoje estão num lugar que a gente recebe a cada um e a toda esta delegação com muita honra. Vocês estão num lugar que é a Casa de vocês, vocês estão num lugar em que nós, que fomos eleitos, temos obrigação de atender as demandas da sociedade e vocês são um pedacinho enorme e importante desta sociedade. É por isso que esta Casa se sente honrada e abre as portas para receber quem tem a medalha, não só a medalha de ouro, de prata ou de bronze, mas a medalha do ser humano, a medalha do cidadão e da cidadã que honram a história brasileira.

Então, para nós, ter uma deficiência ou não ter uma deficiência é um detalhe, deputado. É claro que a deficiência limita, claro que a deficiência impõe algumas regras diferentes daqueles que vivem numa regularidade, normalidade da sociedade, mas eu quero dizer que, assim como eu, todos eles, com certeza, e os milhares que não estão aqui, só no Brasil hoje somos quase 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, entre mobilidade reduzida e deficiência, é como usar um brinco para uma festa e na hora da festa não pôr o brinco, ou porque esqueceu, ou porque perdeu ou porque não tinha dinheiro para comprar, mas a festa está lá acontecendo. Você só deixou de colocar, deputado Paulo Correa, o acessório, mas você pode ir à festa da mesma forma, deputada Clélia, porque a festa é a vida. Então você foi à festa sem o acessório, mas foi lá.

Quando nós tivemos as nossas deficiências, ou porque nascemos, ou porque ficamos, é igualzinho ao brinco e a festa, a gente só deixou de ter o acessório que era o andar, o enxergar, o movimentar o braço, ou ter pernas, ou ter braços, ou ter o cognitivo, ou ter, era isso. Só perdemos o acessório; a festa continuou porque a festa é a vida.

E quando a gente tem vida, deputado Paulo Correa, Vossa Excelência sabe mais do que eu, muito mais do que eu com a sua sensibilidade, o seu carinho, a sua beleza e a sua juventude, que quando a gente tem vida o céu é o limite, e eu penso que estes jovens aqui, que nos trazem a honra da medalha, estão nos mostrando na prática que o céu é o limite. Não há limite quando a gente acredita, não há limite quando a gente tem apoio, não há limite quando a gente tem família, não há limite quando tem políticas públicas que atendam o que a gente precisa e é um direito nosso que pagamos impostos, não há limites quando a gente quer vencer.

Esta sessão é uma das maiores que eu já participei nesta Assembleia, e como eu disse, eu quero encerrar falando isso, não é quantidade, é a qualidade das pessoas que estão aqui mostrando que quando queremos, somos capazes. E, se somos capazes, vencemos. E, se somos vencedores, temos medalhas.

As medalhas de vocês, tenho certeza absoluta, com este rostinho lindo de cada um, com este corpo maravilhoso de cada um, com a potencialidade, com a velocidade de cada um, essas medalhas vocês trouxeram para 210 milhões de brasileiros, que a gente fica com a boa inveja de poder jogar com vocês, competir com vocês e ganhar com vocês.

Portanto, parabéns presidente; Clélia pelo carinho de estar presente; as assessorias; as TVs que estão filmando e levando essa imagem para o Brasil e para o mundo todo: nós somos orgulhosos de ter vocês junto com a gente.

Encerro dizendo que quando a gente vê esse resultado, faço uma brincadeira, com muito carinho de quem está numa cadeira de rodas por livre e espontânea pressão há 40 anos, vai completar 41 daqui a pouco, mas a gente aprende a todo dia a entender que a deficiência pode não ser a melhor coisa, ninguém opta por ter uma deficiência, mas, de longe, presidente, a deficiência não é a pior coisa, pelo contrário. Se a gente tem vida, é só um detalhe.

Portanto, a vocês que vieram aqui, saíram de suas casas, que estão sendo homenageados nas ruas, em qualquer esquina, em qualquer padaria, em qualquer lugar que vocês entrem, na igreja, vocês são aplaudidos. Obrigada por dar a nós deputados e a esta Casa a oportunidade de poder aplaudir de perto, vendo o rostinho de cada um dentro deste plenário.

E a você, deputado, Vossa Excelência, obrigada pelo privilégio de poder sentar a esta Mesa, olhar esta turminha maravilhosa e acreditar que a vida vale a pena.

Uma salva de palmas a vocês, ao presidente e à vitória de cada um.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Obrigado deputada Célia Leão. Tenho a certeza de que todos nós aqui, assim como os atletas, estamos lisonjeados com as suas palavras quando se coloca qualidade e quantidade. Com certeza Vossa Excelência tem uma qualidade ímpar nesta Casa, fazendo a diferença não só nos seus discursos muito bem colocados, mas também na sua atuação como parlamentar.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Presidente eu peço só mais um minutinho, menos que um minuto, trinta segundos porque a emoção e a alegria, eu falo aquilo que sinto, se der escrito eu não dou conta de ler, não, porque se eu não acreditar no que eu estou sentindo eu não dou conta de falar.

E no afã de querer falar com vocês, de falar com a deputada Clélia, eu acabei deixando de citar pessoas que fazem parte desta vitória, porque Deus abençoa, mas as coisas não acontecem sozinhas. Deus abençoa sempre, mas é a ação da mão humana que faz, é a ação da mão humana que realiza, é a ação da mão humana que transforma. Nesse quesito têm pessoas fazendo. Deus abençoa, mas as pessoas fazem.

Eu queria deixar aqui um abraço para o nosso querido vereador Adilson Junior. Tenho certeza, vereador, que lá na Câmara de Santos, Vossa Excelência também faz a diferença no trabalho em defesa da causa e dos direitos das pessoas com deficiência. Eu queria que o vereador se levantasse para que as pessoas vejam quem é o vereador Adilson Junior.

Pode aplaudir e pode ficar em pé. (Palmas.)

Eu queria também pedir que o meu querido Dr. Magalhães ficasse em pé. Por favor, ele representa o Instituto Mara Gabrilli que também trabalha muito por todos nós, por vocês, a deputada Mara Gabrilli. (Palmas.)

Queria também pedir que o nosso querido Luis Eduardo Rodrigues ficasse em pé, ele que é um esportista que faz parte dos clubes que luta pela inclusão das pessoas com deficiência, pudesse participar deste momento. (Palmas.)

E também os nossos técnicos, porque sem os técnicos a gente não sairia do lugar. É igual a uma orquestra linda, cheia de instrumentos lindos, mas que se não tiver um maestro a gente não sabe nem por qual nota começar a tocar, então, os nossos técnicos também que estão presentes pudessem receber esta salva de palmas a estes homens e mulheres que fazem junto com vocês a vitória de todos nós.

Muito obrigada e parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Passo a palavra agora à deputada Clélia Gomes.

 

A SRA. CLÉLIA GOMES - PHS - Bom dia a todos. Quero cumprimentar a Mesa em nome do nosso presidente Paulo Correa Jr; a minha amiga e nobre colega deputada Célia Leão; a todos os secretários e a todos os representantes.

Gente, foi com muita emoção que eu aceitei participar desta Mesa, assim que o deputado me escolheu, “Clélia, você pode vir compor a Mesa?”, eu fiquei tão feliz! Eu fiquei tão feliz que alguém ia homenagear pessoas do Pan. Eu chegava em casa todos os dias e via o quadro de medalhas. E a honra, a honra de poder estar aqui com todos vocês.

Eu não posso falar com tanta sabedoria quanto a Célia, porque ela vive tudo isso. Você só fala de algo quando você conhece, quando você vive. Você só pode falar com legitimidade quando você vive tudo isso, então em respeito à Célia, não é, deputado, que a gente pode dizer que as palavras dela realmente são do coração, da alma, ela sabe tudo isso.

Eu, Clélia, disse ao deputado Paulo Correa que vejo o Pan, vi o Pan das Paralimpíadas como a minha eleição. Eu sou da periferia de São Paulo, sou negra, sou pobre e permiti que a minha vida fosse diferente. Fiz dela diferente, deputados. Eu a fiz com muita garra e muita sabedoria. Trabalhei muito, lutei muito, fiz com que acontecesse diferente, eu não queria que ela terminasse como muitos terminam, na periferia. Eu queria ser diferente, eu quero ser, eu vou ser. Então eu vejo a força de vocês desse jeito e cada medalha que eu via na televisão eu falava: “Poxa vida, a gente pode! Tudo posso naquele que me fortalece”. Posso sim, eu posso sim, eu posso, nós podemos fazer a diferença.

A falta. É, falaram da quantidade de pessoas. Eu vejo isso aqui muito mais cheio pela força que vocês têm. Isso aqui, para mim, está lotado. Está lotado de pessoas com uma força muito grande, com uma capacidade muito grande. Então, realmente, não é quantidade, é a qualidade das pessoas que estão aqui. Eu sinto a força e a energia de vocês, da conquista, do trabalho, da dificuldade.

Claro, gostariam que estivessem aqui presentes muitos representantes que pudessem ajudar a todos, principalmente, termos empresários que estivessem investindo em todos vocês. Sei da dificuldade que é investimento e ajuda. Então hoje vocês são as nossas celebridades. Vocês merecem ser aplaudidos de pé, porque não é fácil. Não é fácil estar em um país onde vocês são tricampeões e poucos veem vocês, o trabalho que vocês fazem, o trabalho de vocês serem reconhecidos. Poderíamos estar aqui cheios de empresários orgulhosos de ajudarem a cada um, a cada modalidade, mas é muito difícil num país que não olha o esporte como deveria.

Então eu, em pé, agradeço por vocês estarem aqui. Eu, em pé, homenageio vocês do fundo da minha alma.

Que Deus abençoe a vocês e dê a vocês um caminho melhor do que muitos poderiam fazer, porque vocês merecem. Que Deus abençoe.

Muito obrigada! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Obrigado, deputada, por suas palavras. A Deputada Clélia Gomes mostra sempre o lado que é da política que nós brasileiros precisamos, principalmente no momento em que vivemos.

Costumo dizer que nós, homens, costumamos fazer a política muito com a razão e com a força dos nossos braços, mas, quando vemos mulheres como a Clélia Gomes traz a política e a faz com o coração. E, quando se faz com o coração, se faz com dedicação, sinceridade e com carinho. Parabéns, deputada, pela sua fala.

Neste momento passo a palavra ao Sr. Luís Eduardo Dutra Rodrigues que, neste ato, representa o secretário municipal de esportes de São Paulo, Sr. Celso Jatene, e também representa todos os secretários de esportes dos municípios do nosso Estado.

 

O SR. LUÍS EDUARDO DUTRA RODRIGUES - Bom dia a todos.

Quero cumprimentar o deputado Paulo Correa; cumprimentar a deputada Célia Leão que está sempre presente nas atividades esportivas dos clubes, das confederações e que apoia muito, não só o esporte olímpico como também, obviamente, o esporte paralímpico. Quero cumprimentar a deputada Clélia e dizer aos senhores que vim representando o secretário municipal de esportes Celso Jatene, e trago, deputado, o abraço do secretário por essa justa homenagem. Uma iniciativa muito importante que homenageia esses atletas que fizeram e brilharam nos Parapan-Americanos em Toronto.

São tricampeões, deputado, porque são Rio de Janeiro, Guadalajara e agora Toronto. É uma história que está preservada e eleva o esporte brasileiro e eleva o nome do Brasil internacionalmente.

Ontem participei da entrega, junto com o presidente e o governador, e, diga-se de passagem, a importante participação da secretária Linamara Rizzo que apoia muito o esporte paralímpico; secretária das pessoas com deficiência e que faz um trabalho excelente nessa secretaria. E também o presidente do Comitê Paralímpico, Andrew Parsons, que também apoia e está fazendo um trabalho excelente, elevando a categoria.

Esta homenagem de entrega, ontem, foi praticamente a inauguração do Centro Paralímpico, que é um presente para a cidade de São Paulo, um presente para o Brasil, e que tenho certeza que levará novos talentos, e trará novos talentos. Parabéns a todos, parabéns aos deputados por esta Sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Obrigado, meu querido amigo Luís. Gostaria de estender o nosso abraço ao secretário Celso Jatene e que leve os cumprimentos desta Casa, e muito obrigado por mandar um representante a altura.

Neste momento passo a palavra ao senhor vereador Adilson dos Santos Júnior, da cidade de Santos, neste ato, representando a nossa cidade e falando em nome de todos os vereadores do Estado de São Paulo.

 

O SR. ADILSON DOS SANTOS JÚNIOR - Bom dia deputado, meu amigo, meu irmão Paulo Correa Jr. Quero cumprimentar as deputadas. Com muito privilégio a gente usa esta tribuna não só para representar a cidade de Santos, mas também para mandar a nossa mensagem, o nosso recado a esses atletas que nos dignificaram e nos encheram, mais uma vez, de orgulho. Não só a cidade de Santos, não só o Estado de São Paulo, mas toda a Nação brasileira. Quero parabenizá-los por esta sensibilidade, como a deputada aqui disse, de traduzir neste que é o Parlamento mais importante da América Latina. Quero traduzir o que nós representamos através das pessoas o sentimento de toda essa Nação, de gratidão e dizer através desse simbolismo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através do deputado Paulo Correa Jr, de fato, o nosso muito obrigado.

Nós sabemos da importância do esporte, inclusivo, o quão, de fato, ele vence barreiras. Nós que somos da cidade de Santos, às vezes, e por vezes, não só no Brasil, mas fora dele, a primeira pergunta não é sobre a cidade, sobre o Estado, quiçá pelo país, e sim pelo Santos Futebol Clube, pelo Pelé. Isso mostra a importância do reconhecimento do esporte que às vezes falta, e a gente pode sentir neste momento que vocês nos representaram, às vezes o quão falta essa não representatividade, mas essa gratidão pelo o que vocês representaram. Das grandes mídias que não acompanharam a altura da forma que deveria acompanhar.

Mas tenho a certeza de que atos como este fazem com que as barreiras sejam cada vez mais superadas e dizer que nós nos sentimos orgulhosos, mais uma vez, de estar aqui, de ter esse privilégio de estarmos perto, porque lá atrás da televisão da qual nós podemos assistir, vocês estavam lá e podem ter certeza de que cada coração brasileiro também estava torcendo por vocês e por essa nossa nação.

Parabéns, e mais uma vez, não há palavra melhor e que traduza melhor a maneira de dizer a cada um de vocês que nos representaram, não só o Estado de São Paulo, mas a nossa nação, o nosso muitíssimo obrigado e, mais uma vez, as nossas congratulações. Parabéns aos deputados e à Assembleia Legislativa. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Vou até tentar engrossar um pouco mais a minha voz depois da fala do nosso vereador. Fica difícil, não é? Essa voz é privilegiada por Deus.

Neste momento nós vamos assistir a um vídeo institucional que vai tratar, vai retratar um pouco do que aconteceu nos jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - É muito lindo e emocionante este vídeo. Eu tenho certeza de que mexe com os nossos corações, nesta manhã. Como colocou bem a nobre deputada Célia Leão é uma sessão solene especial, diferenciada, onde tem um sentimento especial que mexe com os nossos corações.

E neste momento eu peço a deputada Célia Leão que assuma esta Presidência para que eu possa descer à tribuna e transmitir as minhas palavras aos atletas logo após fazer as homenagens devidas a cada um de vocês.

Deputada Célia Leão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Célia Leão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Dando continuidade à nossa sessão solene, presidida e solicitada pelo nobre deputado Paulo Correa, nós vamos agora passar para o momento do próprio deputado fazer a entrega das homenagens aos nossos atletas e antes, porém, na tribuna oficial desta Casa, o deputado Paulo Correa vai transformar em palavras um pouco do grande sentimento que ele tem para com este tema, com esta sessão e, de forma particular, com todos vocês atletas homenageados. Mas, tenham a certeza, vocês é que acabam nos homenageando.

Portanto, uma salva de palmas ao deputado Paulo Correa que assume a tribuna de honra desta Casa neste momento. (Palmas.)

 

O SR. PAULO CORREA JR - PEN - Obrigado, deputada. Mais uma vez cumprimentando a todos aqui, especialmente aos atletas.

Eu pensei em várias palavras para dizer nesta manhã. Tentei rascunhar, porque ontem estive na cidade de Juquiá, onde participei da VII Feira da Pupunha, na região do Vale do Ribeira. Eu cheguei em casa era quase 2h da manhã. Quando cheguei em casa pensei em escrever algumas palavras para dizer aqui nesta manhã e rabisquei uma, duas, três folhas e não alcançava as palavras de grandeza para este momento. Para transmitir a vocês, portanto eu pensei, assim como disse a deputada Célia Leão: a melhor coisa a fazer é o que eu sei fazer de melhor, que é falar aquilo que sinto no coração. Aquilo que me motiva e que me motivou a propor esta homenagem e esta sessão solene.

Quero agradecer, mais uma vez, ao presidente da Casa, que, sensivelmente, também, com a sua sensibilidade que demonstra presidindo esta Casa aprovou, concedeu a autorização para que pudéssemos fazer no plenário principal, assim como ele muito bem colocou que aqui são decididos, as novas leis que são aprovadas do Estado de São Paulo; por aqui passam vários projetos importantes para a nossa Nação, por que não? Porque o Estado de São Paulo é o maior Estado do nosso país e hoje muito bem representado pelos atletas que aqui estão.

Portanto, agradeço ao presidente, mais uma vez; agradeço aos funcionários da Casa; aos deputados que, sensivelmente, ou seja, às deputadas que atenderam ao nosso convite. Eu quero começar falando sobre a conquista de vocês e reconhecer que talvez eu não prestasse muita atenção.

Nós vivemos num país que na nossa cultura se dá muito valor ao futebol. Hoje eu sou membro da Comissão de Assuntos Desportivos desta Casa e vejo que nós temos que debater muito mais as outras modalidades, incluindo a modalidade que cada um de vocês faz parte.

Eu não prestava atenção nos desafios que vocês tinham, na preparação, até que, vou pedir licença aos demais atletas, e vou usar como exemplo a atleta Elisabeth, a minha querida amiga Beth: conheci a Beth no meio do ano passado, mais ou menos logo após o carnaval. A Beth esteve no meu escritório, e ali eu comecei a prestar atenção às dificuldades e na preparação, na dedicação que cada um de vocês tem que fazer até chegar a conquista que chegaram.

E a Beth, com seu jeito meigo, sempre me explicava, em poucas palavras, como se preparar. Como era importante este momento que ela iria viver em Toronto. A ansiedade do coração, a alegria e o prazer em representar a minha cidade de Santos, representar a nossa região da Baixada Santista, representar o nosso Estado de São Paulo e representar o nosso país.

Isto me motivou a prestar atenção que, abrindo parêntese para complementar, o meu amigo deputado Coronel Telhada que acaba de entrar, é um prazer, deputado, tê-lo aqui. Eu peço uma salva de palmas ao nosso colega, amigo, companheiro, defensor implacável da Segurança Pública no nosso Estado. Obrigado. (Palmas.)

Então eu comecei a prestar atenção nos passos da Beth e comecei a prestar atenção no resultado de cada um de vocês. Quando a Beth ganhou a primeira medalha, e é engraçado como a comunicação entre a nossa equipe que começou a te acompanhar, Beth, e consequentemente os demais atletas, começaram a falar: “Olha, a Beth conquistou uma medalha para o nosso país”, queria prontamente postar, mas não tinha como falar com você, Beth, mas a emoção nossa era muito grande. Passei a prestar atenção e quero convocar a todos que estão nos assistindo, como é bonito, como é lindo vê-los representar o nosso país e o nosso Estado.

Quero dizer que a cada medalha, a cada conquista que eu via, tentando ligar a televisão para assistir a Beth, às vezes eu via alguns de vocês, eu conquistava e eu vibrava junto com vocês esse sentimento.

E falando de vitória, existem vitórias e vitórias. Eu tenho certeza de que quando o “Hino Nacional” tocou aqui nesta manhã arrepiou os nossos braços, arrepiou nossa pele e o sentimento de glória, de vitória que transmitiu aqui pela garra e conquista de cada um de vocês incendiou e conquistou o nosso país.

Eu vejo, eu que tive o privilégio de estudar um tempo fora e sei das condições que países como Estados Unidos, onde eu vivi, dão para os atletas, dão em especial. E o nosso país, de repente, hoje não dá esta condição, esta condição especial que países como Estados Unidos dão; com patrocinadores como colocou muito bem a nobre deputada Clélia Gomes, aqui.

Mas vocês, na raça, com as condições e as dificuldades que tiveram, sobressaíram nestes países de primeiro mundo como se diz por aí, e o que importa é a garra e a vontade de vencer que tinha no coração de vocês. Isto prova ao nosso país, é um exemplo para aqueles que dizem que amam a nossa camisa e a nossa bandeira que as vitórias e as conquistas não estão relacionadas aos patrocinadores que se têm, aos salários milionários que se ganham. As vitórias não estão relacionadas às condições que, às vezes, um país oferece. As vitórias estão relacionadas à determinação, à coragem, à dedicação e ao amor, sim, que se tem pela bandeira do nosso país.

Portanto, queridos, para finalizar a minha fala, existem vitórias como as que tivemos aqui, nós que somos deputados tivemos vitórias nas eleições. Fomos diplomados, tomamos posse e aqui estamos representando.

Existem vitórias que assistimos pelas mídias sociais, pela rede televisiva que, sim, nos faz aplaudir e que têm os seus méritos. Mas a vitória, como a vitória de cada um de vocês que são homenageados aqui, nesta manhã, é a vitória com glória. E a vitória com glória ela é diferenciada, porque a vitória com glória é triunfo, e vocês têm este triunfo que é o marco nas nossas vidas e marca esta manhã na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Por isso, caros atletas, aqui vocês hoje são reverenciados por nós deputados. São reverenciados pela maior Assembleia de Leis da América Latina aqui. E tenho certeza que, com este momento ímpar que vivemos, que fique gravada a singela homenagem, posso dizer singela homenagem que vamos oferecer para vocês daqui a pouco, para que vocês quando olhem para a suas paredes ou os seus murais vão estar ali com as muitas medalhas que ainda vão conquistar ou com outras homenagens que receberam anteriormente a esta que vão receber nesta manhã.

Que vocês olhem e digam, quando estiverem olhando para os seus filhos e netos, vocês olhem para esse singelo certificado que vão receber e vão falar assim: “Olhem, uma vez o Estado de São Paulo, a Assembleia Legislativa nos reverenciou pelos triunfos que obtivemos ali em Toronto”.

Parabéns. Que Deus continue abençoando e agora, Beth, você é a culpada por ter alguém que vai estar, daqui para frente, ligado na televisão, torcendo por cada medalha do nosso país que vocês hão de conquistar ainda por muitos anos à frente. Deus abençoe a cada um de vocês e parabéns.

Uma salva de palmas a cada um dos atletas. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Vamos aplaudir o deputado Paulo Correa Jr, que é o nosso proponente desta sessão. Um homem diferenciado, sensível a esta nossa causa, portanto, parabéns.

Deputado Paulo Correa, eu vou pedir que Vossa Excelência permaneça aí embaixo, Vossa Excelência vai receber também, para que possa fazer o cumprimento aos nossos atletas nesta manhã bonita e solene, o nosso deputado Coronel Telhada que chega aqui com muita vontade, com muita ânsia de também poder transformar em palavras o sentimento que ele tem não só por Vossa Excelência, mas também pela causa das pessoas com deficiência, que deveria ser uma causa de toda a sociedade brasileira, mas que pouco a pouco vocês, que são os nossos campeões, literalmente campeões, mostram, como eu já disse, que o céu é o limite e, portanto, podemos acreditar em um futuro melhor.

Portanto, com a palavra o Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Obrigada senhora presidente. Serei rápido. Bom dia a todos. Em primeiro lugar peço desculpas pelo atraso, mas é que eu fui a três eventos já hoje e nem estamos em campanha, não é Paulinho?

Eu passei aqui hoje por dois motivos: primeiro para parabenizar nosso deputado Paulo Correa Jr, um rapaz, uma pessoa que tem feito a diferença nesta Casa. Eu sinto orgulho de ter pessoas como ele, a Célia Leão e Clélia Gomes como companheiros nesta Casa, porque quando a gente entra na política a gente entra muito preocupado com quem nós vamos encontrar. Quando nós encontramos pessoas da estirpe do Paulo, da Célia e da Clélia, nós ficamos mais à vontade, porque são pessoas do bem, pessoas que trabalham, pessoas que fazem a diferença.

Em especial nesta manhã, com este evento que o deputado Paulo Correa Jr tem feito, tem trazido para nós, nós notamos a preocupação dele em valorizar o cidadão, o cidadão que tem feito a diferença, que tem se apresentado. Como é bom nós termos brasileiros como vocês, pessoas que se apresentam, que fazem a diferença na nossa sociedade.

Hoje de manhã, às 6h, eu já estava na Academia do Barro Branco, num evento; passei agora num evento no 7º Batalhão e nesse meio do caminho eu passei na APMDFESP, que é a Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo, que nós temos muitos, inclusive um deles, que também estava lá, foi campeão de tênis de mesa. Ganhou medalha, foi campeão! Então, gente, como é bom ter pessoas como vocês: pessoas que se dedicam, pessoas que se apresentam. Porque é muito cômodo, não é Paulinho, a gente chegar, encostar e a vida passar, deixar a vida levar.

Quando nós temos pessoas que fazem a diferença, muitas vezes até limitadas em alguns aspectos, mas até se superam na limitação, nós notamos que o Brasil ainda tem chance nessa linha. O Brasil tem luz no fim do túnel. O Brasil tem motivo para nós lutarmos: e esse motivo são vocês, pessoas especiais para nós porque têm sido exemplos para a nossa sociedade.

Então, eu me puno por não ter chegado antes, mas eu não poderia deixar de dizer muito obrigado a todos vocês aqui, não só vocês, mas a todos a quem vocês representam e não puderam estar presentes. Parabéns pelo que vocês fizeram, têm feito e farão pelo Brasil. São pessoas assim, unidas, que farão uma nação melhor, que farão aquela pátria que nos ensinaram quando éramos crianças. Nós acreditamos na nossa pátria amada e linda, na nossa pátria idolatrada, na nossa bandeira imaculada. Eu, como militar, acredito muito nisso, e são exemplos de vocês que me fazem continuar lutando por isso, então, parabéns a todos, Deus abençoe, continuem nessa missão, continuem nessa luta.

Deputado Paulo Correa Jr, parabéns. O senhor faz a diferença aqui. O senhor é exemplo para todos nós. É um amigo ilustre e é um caminho que nós procuramos trilhar junto com o senhor. O caminho do bem, o caminho da religiosidade, o caminho da educação, o caminho do civismo. Então vejam, os senhores e senhoras aqui, como é bom estar entre pessoas assim. Então eu agradeço a oportunidade de poder estar presente aqui e dizer muito obrigado.

Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada. Uma salva de palmas ao deputado Coronel Telhada, obrigada pela participação de vossa excelência conosco aqui nesta manhã.

Então agora chamamos o deputado Paulo Correa para que faça a entrega dos certificados aos nossos medalhistas, aos nossos atletas paralímpicos. Recebam a deputada Clélia Gomes. Por favor, Clélia Gomes, se dirija junto com o deputado Paulo Correa para fazer a entrega dos certificados nesta manhã. Pedimos às assessorias que auxiliem os nossos deputados e também os nossos atletas para o recebimento dos certificados nesta manhã.

Podemos iniciar, então. Chamamos, pedimos que os atletas convidados, por favor, cheguem à frente para receber o certificado e também para tirar uma foto oficial para que seja guardado, não só nos Anais da Casa, mas para que vocês possam ter no álbum da vitória da caminhada da vida de cada um.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Queríamos chamar, com muita alegria, o nosso querido atleta André Luis da Rocha Antunes, para que possa, sob uma salva de palmas, receber o seu certificado de direito, o certificado que deu a honra de nós, brasileiros, vermos mais um medalhista e mais uma pessoa vitoriosa, que transforma essa vitória para todos os nossos mais de 200 milhões de brasileiros; homens, mulheres, crianças, jovens e idosos que ficam bem impactados e felizes com esta vitória. (Palmas.)

Muito obrigada, André Luis da Rocha Antunes, que está tirando sua foto oficial ao lado do deputado Paulo Correa Jr e ao lado da deputada Clélia para que fique marcado nos Anais da Casa e também na memória e na história de cada um de vocês.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Queremos convidar também, com a mesma alegria, com a mesma emoção, o nosso querido Antônio Leme, que está acompanhado do atleta guia Fernando Leme, para que possa receber o seu certificado para guardar, para colocar num lugar de honra, porque são merecedores deste momento, deste certificado, das medalhas que carregam no peito e no coração.

Uma salva de palmas ao Antônio Leme que está acompanhado do atleta guia Fernando Leme. (Palmas.)

Uma salva de palmas, uma foto. Parabéns, Antônio Leme! Aproveite este momento que é de vocês, junto com o deputado Paulo Correa Jr e a deputada Clélia Gomes. É uma alegria podermos estar todos ladeados por estes grandes, brilhantes atletas e vitoriosos.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Queremos convidar também agora o nosso querido Carlos Alberto Carbinatti Junior, para receber também o seu certificado. (Palmas.)

Carlos Alberto, venha receber o seu certificado, tirar a sua foto junto da deputada Clélia e junto do deputado Paulo Correa. Você é merecedor literal da medalha e de trazer essa vitória e alegria a todos nós brasileiros. Muito obrigada e parabéns pelo seu trabalho, pelo seu sucesso.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Queremos convidar também, com alegria e emoção, o nosso querido Claudio Massad de Moura. (Palmas.)

Venha receber o seu certificado. Todos tirando fotos, aproveitem! Vamos tirar a foto que foto fica para sempre. Foto é uma recordação de um momento de alegria e de vitória para os familiares, para os amigos, para os atletas, para o momento de toda a sociedade. Parabéns mais uma vez, Claudio.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Queremos convidar também nossa querida atleta Danielle Rauen, por favor, que venha receber a sua medalha. Medalha não, que medalha já teve. O seu certificado, Danielle, ao lado do nosso querido deputado Paulo Correa. Podemos aplaudir, gente! Não é fácil não chegar aí com medalha e chegar aqui no Brasil com esta vitória toda de vocês. (Palmas.)

Parabéns Danielle, parabéns pela sua performance, pelo seu resultado.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Com a mesma alegria chamamos Diego Moreira. Venha receber, Diego, com alegria e com entusiasmo o seu certificado, com a deputada Clélia e com o deputado Paulo Correa, marcando para sempre nos Anais da Casa a sua história, a sua performance e o seu resultado, trazendo aos milhões de brasileiros esta alegria. Parabéns a você, Diego Moreira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Convidamos também, tire a sua foto para guardar. Convidamos também Elizabeth Rodrigues Gomes, nossa querida Beth. Vai lá, Elizabeth, com alegria, com aplauso, com emoção receber o seu certificado das mãos do deputado, santista como você, da sua cidade de Santos. A honra não é só para a cidade, para a Região Metropolitana da Baixada Santista, mas para o Estado de São Paulo e para o Brasil. Parabéns a você, Elizabeth, mais uma vez, pelo seu destaque, pelo seu resultado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Queremos chamar também, representado por sua tia Meire Emi Tomo, o nosso querido Erick Keiji Higa. Uma salva de palmas ao Erick através da Meire Emi Tomo. Leve ao Erick essa alegria, este certificado e este momento de vitória, Meire, que não é só dele, mas também de todas as pessoas que puderam conhecer de perto a história do Erick. Parabéns e leve a sua foto, que é a foto dele também. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Convidar também com a mesma alegria e o mesmo entusiasmo Gizele Maria da Costa Dias. (Palmas.)

Venha, Gizele, receber essa meiguice, receber o seu certificado como vitoriosa, como medalhista do Parapan. Vocês voltaram agora para o Brasil trazendo a maior vitória do planeta Terra. Tire a foto ao lado do deputado e ao lado da deputada para guardar para sempre. Parabéns e muito obrigada.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Também com entusiasmo e alegria, por favor, Israel Pereira Stroh. (Palmas.)

Venha receber a sua medalha, aliás, trazer para nós a sua medalha e receber o seu certificado para que você leve para sempre, coloque num lugar de destaque na sua casa, numa parede importante, na sua história e, mais do que isso, no seu coração.

Tire a sua foto ao lado dos nossos queridos deputados Clélia e Paulo, o Paulo que é o proponente desta sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Por favor, Jennyfer Marques Parinos. (Palmas.)

Venha receber, querida, o seu certificado de honra, de alegria, de vitória, mostrando que quando queremos é possível. O Brasil agradece a você e a sua família por este momento único e marcante para nós aqui na Assembleia Legislativa. Muito obrigada! Tire a sua foto e leve-a com muita alegria e com muito carinho nos anais da sua carreira e das suas vitórias que virão.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Queremos chamar Luiz Felipe Guarnieri Manara. (Palmas.)

Uma salva de palmas também dos amigos, dos colegas, dos companheiros para receber o seu certificado. Por favor, deputado Paulo Correa, deputada Clélia, entreguem o certificado a quem é de direito, a quem é merecedor, e nós, da Assembleia, é que agradecemos. Parabéns, mais uma vez.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Com uma salva de palmas chamamos Paulo Sérgio Salmin Filho. (Palmas.)

Venha Paulo também receber seu certificado. Parabéns por sua trajetória, por seu resultado, por sua vitória que, tenha a certeza, é de todos nós brasileiros que estamos assistindo a vocês na televisão, torcendo, aplaudindo, chorando, rindo, brincando, brigando, às vezes até falando palavras que não deveríamos falar, mas, torcendo para que a vitória chegasse e a gente não perdesse este momento. Parabéns Paulo Sérgio.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - E vamos chamar, mais uma vez, uma salva de palmas a todos vocês. Não sei se a Danielle está aí. Já está riscado aqui. Tem mais alguém para ser chamado que, de repente, não esteja aqui na nossa lista? Acho que não.

Então vou pedir que, por favor, Paulo Correa, deputado, fique aí embaixo, vire de costas aos nossos medalhistas, deputada Clélia também, todos os nossos medalhistas juntos porque vamos tirar uma foto. Fiquem de costas aqui no meio. Quem puder levantar, levante para já fazer uma foto ao contrário da Mesa para sair com o plenário. Se juntem todos aqueles que puderem. Beth, venha cá. Rapidinho que dá tempo, sempre dá tempo.

Venham todos para cá. André Luis, Antonio Leme, Carlos Alberto, Claudio Massad, Diego Moreira, Danielle Rauen, Elizabeth, a querida Meire, a querida Gizele, Israel, Jennyfer, Luiz Felipe, Paulo Sérgio, todos juntos para uma foto oficial aí embaixo.

Depois eu vou ficar com inveja desta foto, mas não tem problema, eu entro no photoshop, eu dou um jeito de colocar a minha foto aí junto, não é? Pronto, depois está bom. Vamos lá. (Palmas.)

Uma foto oficial todo mundo sorrindo, a foto oficial desta sessão, com o deputado Paulo e a deputada Clélia entregando o certificado a quem de direito. Muito obrigada, podem tirar a foto.

Sorriam! Sorriam com o coração, pois isso ficará para sempre nos Anais da Casa e nos Anais da memória de cada brasileiro. Uma salva de palmas a vocês. (Palmas.)

Queremos agora convidar o deputado Paulo Correa para assumir a Presidência dos trabalhos. Mais uma vez quero parabenizar a cada um e a todos. E antes que eu saia deste microfone eu queria somente dizer que eu tenho certeza, deputado Paulo Correa. Podem se sentar, podem voltar aos seus lugares enquanto eu passo o microfone oficial desta tribuna ao deputado Paulo Correa.

Ah, estou descendo, só um segundinho. Só para dizer uma coisa enquanto o deputado Paulo Correa vai falando eu vou pegar o elevador, para dizer que eu tenho certeza absoluta, deputado Paulo, que todas as medalhas e todas as vitórias que este grupo trouxe para nós é somente o ensaio, e o bom ensaio, Magalhães, que esta turma brasileira maravilhosa está fazendo para nós, para a grande vitória, no ano que vem, nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro.

Eu tenho certeza de que de ouro, prata, bronze, sorriso, família, poder público, isso aqui, Clélia, é o grande ensaio para a outra vitória que virá no ano de 2016.

Enquanto o Paulo Correa fala com vocês eu vou pegar o elevador e descer rapidinho para não perder este momento mágico. Esperem só um pouquinho.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Paulo Correa Jr.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Enquanto aguardamos a deputada Célia Leão para a foto oficial, eu peço a vocês que tenham só mais um pouquinho de paciência porque ainda vamos ter a palavra e o discurso da atleta Elizabeth, a minha querida Beth, que falará por todos vocês, representando cada um de vocês com seu discurso, eu tenho certeza, para emocionar um pouquinho mais ainda todos nós, nesta manhã.

Então aguardamos aqui a foto. Se os representantes aqui também, os secretários quiserem descer para tirar esta foto que fica histórica, guardada aqui nos Anais da Casa, é muito importante.

Obrigado, deputada, obrigado.

Já com a foto guardada aqui, de recordação, eu chamo à tribuna, enquanto os atletas voltam aos seus lugares, eu chamo e já dou a palavra para a Sra. Elizabeth Rodrigues, medalhista ouro e prata no Parapan 2015, para falar em nome de todos os atletas homenageados.

Uma salva de palmas. (Palmas.)

 

A SRA. ELIZABETH RODRIGUES GOMES - Bom dia a todos. Bom dia aos deputados, deputadas, ao meu ilustre deputado Paulo Correa Jr, ao qual estendo meu abraço a todos vocês. Ao vereador Adilson e a todos os que estão aqui presentes, atletas, familiares.

É com enorme prazer que aqui estou representando a cada um de vocês, a nós atletas que fomos contemplados por Deus por estar no Parapan-Americanos e poder fazer de nosso país o melhor do mundo, o melhor de todos. O melhor porque cada um de vocês pôde treinar e mostrar que foram capazes, mostrar que fomos capazes de colocar o Brasil no ranking de melhores do Parapan-Americanos. E também não posso deixar de enaltecer aos clubes aos quais pertencemos, aos nossos treinadores, aos nossos amigos atletas que aqui ficaram torcendo por todos nós e ao Comitê Paralímpico Brasileiro que nos deu todo este apoio.

Quero também deixar aqui o meu agradecimento ao meu clube, a Fast Wheels, a minha treinadora Roseane Farias, e estender aos demais treinadores, que me levou a este feito de representar o meu país no Parapan-Americanos.

Quero agradecer também a Fupes, a Fundação Pró Esportes de Santos e a Secretaria de Esportes. Quero deixar aqui que cada um de vocês terão no futuro, alguns mais jovens, outros com mais idade, que o esporte é a vida. O esporte traz tudo de bom. Lógico que não podemos deixar de falar da educação, da saúde, mas o esporte, com cada um de vocês, sempre estará presente.

Viver um momento em Toronto foi muito especial por estar junto com os amigos, com os atletas que se uniram e formaram uma família: um ajudava ao outro, era uma coisa muito, muito positiva que cada um que estava lá pôde vivenciar.

Quero deixar aqui também o agradecimento aos meus amigos do atletismo, de todas as modalidades. Nossos amigos de farda, também, que lá estavam competindo: muitos militares, policiais civis e militares e guardas civis, os quais eu enquadro nesta trajetória que hoje nós estamos reformados. Nosso amigo André, também, que eu aqui digo militar reformado e meu companheiro em Toronto e em todos os lugares que estávamos.

Deixo aqui que estamos em um ano que antecede as Paralimpíadas Rio 2016 e neste momento está aberto o treinamento, a dedicação a cada treino, a cada suor derramado para conseguirmos a vaga para que possamos estar presentes no Rio 2016 representando o nosso Brasil. E eu tenho certeza que cada um de vocês vão estar lá, representando o nosso país, o nosso Brasil e a nossa Casa.

E quero deixar aqui o meu grande abraço a todos, e que sejamos muito felizes.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Parabéns, Elizabeth, minha querida Beth, pelas palavras. Eu tenho certeza de que com o seu exemplo de vida, seu empenho ao esporte, ao nosso país e ao nosso Estado vai servir, assim como serviu para mim, de grande inspiração para muitos outros do nosso Estado.

Quero agradecer mais uma vez aos deputados que estiveram aqui, Célia Leão, deputada Clélia Gomes; aos nossos representantes dos secretários de esporte; vereador Adilson Junior, da cidade de Santos, e agradeço a Deus pela oportunidade que me deu de poder fazer esta sessão solene, de estar presidindo em nome da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Esgotado o objeto da presente Sessão, a Presidência agradece as autoridades, aos funcionários da Casa e a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a presente sessão, uma salva de palmas a todos vocês. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 10 minutos.

 

* * *