http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

11 DE SETEMBRO DE 2015

026ª SESSÃO SOLENEEM HOMENAGEM AO SR. MARCELO COTRIM, FUNDADOR DA ASSOCIAÇÃO ESPIRITUALISTA O CAMINHO DOS ESSÊNIOS E APRESENTADOR DO PROGRAMA "ENTREVISTAS" DA RÁDIO MUNDIAL

 

Presidente: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

1 - CAUÊ MACRIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Cauê Macris, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Prestar Homenagem ao Sr. Marcello Cotrim, fundador da Associação Espiritualista O Caminho dos Essênios e apresentador do programa 'Entrevistas' da Rádio Mundial". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Anuncia a apresentação de vídeo em homenagem a Marcello Cotrim. Presta homenagem, com entrega de placa ao Sr. Marcello Cotrim.

 

2 - MARCELLO COTRIM

Fundador da Associação Espiritualista O Caminho dos Essênios e apresentador do programa 'Entrevistas' da Rádio Mundial, agradece a homenagem recebida. Discorre sobre aspectos da Associação Espiritualista O caminho dos Essênios. Destaca o incentivo dado pelo deputado Cauê Macris à associação. Presta homenagem ao deputado Cauê Macris, com entrega de placa. Cita e homenageia pessoas que considera importantes em sua vida pessoal e profissional. Tece considerações sobre a utilização e o significado da música nos trabalhos espirituais. Ressalta a importância da gratidão entre as pessoas.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Anuncia apresentação musical com a cantora Adriana Mezzadri.

 

4 - HALANA AMORIM

Colaboradora da Associação Espiritualista O Caminho dos Essênios, manifesta-se grata pela homenagem recebida. Enaltece o deputado Cauê Macris.

 

5 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Elogia o trabalho realizado pela Sra. Halana Amorim. Convida o Sr. Marcello Cotrim a conduzir um trabalho de canalização da luz espiritual. Faz anúncio da chegada de seus filhos nessa semana, motivo pelo qual demonstra imensa felicidade. Discorre sobre seu trabalho como deputado estadual. Considera que a obrigação política dos parlamentares deve ser voltada à população. Enaltece o trabalho desenvolvido por Marcello Cotrim. Faz agradecimentos gerais e encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, boa noite.

Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa de São Paulo.

Dentro de instantes daremos início à sessão solene com a finalidade de prestar homenagem ao Sr. Marcello Cotrim, escritor, jornalista, fundador da Associação Espiritualista O Caminho dos Essênios e do Espaço Entrevidas, e apresentador do programa “Entrevidas” da Rádio Mundial.

Solicito a todos que se acomodem, para que possamos iniciar a sessão solene.

Convido para compor a Mesa principal, o deputado estadual Cauê Macris, líder do governo nesta Casa e proponente desta sessão solene. (Palmas.)

O homenageado, Sr. Marcello Cotrim. (Palmas.)

A sra. Zoé Cotrim, mãe de Marcello Cotrim.

Com a palavra, o deputado estadual Cauê Macris. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, o deputado estadual Fernando Capez, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de prestar homenagem ao Sr. Marcello Cotrim.

Convido todos os presentes para, de pé ouvirmos o “Hino Nacional Brasileiro”, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Rogerio Carvalho, a quem nós agradecemos a presença. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sempre prestativa, sempre atendendo à solicitação da augusta Assembleia Legislativa do nosso Estado. Então, agradecemos muito a presença de todos vocês.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia, domingo, dia 13, às 21h; pela NET, canal 7; pela TV Vivo, no canal digital 185 e 66 analógico, e também pela TV digital Aberta, canal 61.2.

Assistiremos agora, a apresentação do vídeo em homenagem ao Sr. Marcello Cotrim, produzido por seus amigos, colaboradores e admiradores do seu trabalho.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Cumprimentando a todos que ajudaram na confecção desse vídeo, principalmente seus amigos, colaboradores, que acreditam no seu trabalho e que ajudaram a produzir para poder engradecer a nossa sessão solene em homenagem a você, quero cumprimentar aqueles aqui presentes, as autoridades, começando pela autoridade maior, a sua mãe, Zoé Cotrim. Agradeço a presença do Marcello, o homenageado da noite, escritor, fundador da Associação Espiritualista O Caminho dos Essênios e do Espaço Entrevidas e apresentador, também, do programa “Entrevidas”, da Rádio Mundial.

Senhor José Geraldo Avelino, colaborador da Associação Espiritualista O Caminho dos Essênios.

Plinio Veroneze Júnior, coordenador da Associação Espiritualista O Caminho dos Essênios.

Bruna Colivati, colaboradora do Espaço Entrevidas.

A Luci Rothschild de Abreu, sócia da Rádio Mundial de São Paulo.

Adriana Mezzadri, amiga pessoal e cantora.

Halana amorim, colaboradora da colaboradora da Associação Espiritualista O Caminho dos Essênios.

Inês Cristina Veroneze, amiga pessoal e colaboradora da Associação Espiritualista “O Caminho dos Essênios”.

Maria de Lourdes Campanelli, amiga pessoal e colaboradora da Associação Espiritualista O Caminho dos Essênios.

Gostaria neste momento, de prestar uma homenagem com a entrega de uma placa ao Marcello Cotrim. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - E neste momento, gostaria de conceder a palavra ao Sr. Marcello Cotrim.

 

O SR. MARCELLO COTRIM - Primeiro quero agradecer o carinho de tanta gente que enfrentou a chuva torrencial desta sexta à noite para estar presente aqui com muita fibra, muito amor, muito carinho, que eu sinto de todos. Obrigado pela homenagem, por esse vídeo maravilhoso.

Quero agradecer, em primeiro lugar ao deputado Cauê Macris, pela iniciativa. Realmente você auxilia, incentiva os projetos do “Entrevidas” e do “Caminho dos Essênios”, que vêm sendo conduzidos na minha vida pessoal há mais de 25 anos, mas que nos últimos seis anos se fortaleceram, e agradeço muito, deputado, por solidificar essa nova etapa do “Caminho dos Essênios” como uma associação universalista, uma visão aberta, uma visão abrangente, que só, acho, o Brasil poderia produzir um fenômeno assim, onde as pessoas se compreendem, pessoas de diversas religiões, ou sem religião, frequentam lá e encontram uma espiritualidade em comum. Então, eu agradeço muito essa oportunidade que o senhor está proporcionando para todos nós.

E gostaria também de agradecer com uma placa em homenagem a sua iniciativa. Quero pedir para que seja... Por favor, de coração mesmo, viu? (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MARCELLO COTRIM - Bom, e eu gostaria de estender essa homenagem a algumas pessoas muito especiais na minha vida, que com certeza, só podemos realizar, ainda mais um trabalho com objetivos fraternos, mesmo nos objetivos pessoais, precisamos uns dos outros. Nos objetivos coletivos, então, é mais do que necessário.

E eu quero agradecer, homenagear, algumas pessoas extremamente importantes na minha história como espiritualista, como comunicador, nesses 25 anos de história, de caminhada.

Primeiramente, quero agradecer alguém que foi um professor e um segundo pai para mim na orientação espiritual, que é o Dr. Waldo Vieira. Ele desencarnou recentemente, mas é uma figura fantástica, um grande espiritualista. Eu realmente o considerava o maior espiritualista vivo, ainda que nem todos conhecessem a profundidade da sua visão que é revolucionária. Ele foi companheiro do Chico Xavier por muitos anos, firmou as bases do espiritismo no Brasil, e depois desenvolveu uma ciência, aliás, duas ciências de origem brasileira: a Projeciologia e a Conscienciologia. Eu me formei projeciólogo sob a orientação do Dr. Waldo Vieira, e em sua memória quero fazer essa homenagem a ele, porque eu sei que minha missão se iniciou lá atrás, eu ainda era adolescente, sob a orientação desse grande homem. (Palmas.)

Quero também estender minha gratidão a um grande amigo, colaborador de todo o trabalho espiritual há mais de 20 anos, José Geraldo Avelino. (Palmas.)

Avelino, como eu o chamo, representando também a esposa, Lourdes, ambos amigos meus há mais de 20 anos, grandes colaboradores do trabalho espiritual e assistencial. E em especial agradeço muito o Avelino, que traz aí sempre sua fé, sua alegria, não é? (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MARCELLO COTRIM - Agradeço muito. O Avelino é um dos pilares desse trabalho espiritual, que a associação vem conduzindo com tanto amor.

Conseguimos hoje um grupo de amigos, voluntários, e é por isso que as pessoas sentem isso em ondas, seja no trabalho realizado na rádio. Por mês são quase um milhão de pessoas atingidas pelo programa.

Na associação, nos últimos cinco anos, acho que atendemos mais de 60 mil pessoas em orientação psicológica e espiritual. Então é só gratidão, e o trabalho está crescendo muito.

Quero também agradecer a um outro grande amigo, Plinio Veroneze Junior. (Palmas.)

Plinio, representando Inês Cristina, sua esposa. Ambos aqui, venham, por favor, aqui no centro.

Obrigado por tudo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MARCELLO COTRIM - Plínio é o bom senso, é a calma, a firmeza quando necessário. Aquela pessoa que todo mundo sabe que pode ficar tranquilo porque ele vai estar sempre ali, é um paizão. Então, muito bacana.

Quero também estender essa homenagem para, minha amiga Luci Rothschild de Abreu, sócia da Rádio Mundial FM de São Paulo, sócia e diretora da rádio. (Palmas.)

Mais de 20 anos juntos nessa caminhada e hoje, aqui, num dia de festa, eu agradeço muito, porque é uma parceria fundamental para que tanta gente seja favorecida, auxiliada, e o seu empenho, a sua firmeza em manter uma rádio em São Paulo, independente, é uma coisa rara, uma visão livre, assim, nos dando essa liberdade de podermos desenvolver um trabalho como o meu, que em muitos aspectos é revolucionário, e isso é muito importante. É uma parceria fundamental, e agradeço como amiga, como parceira.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

A SRA. LUCI ROTHSCHILD DE ABREU - Eu me sinto muito honrada de poder estar compartilhando aqui este momento com vocês, e agradeço imensamente por estar aqui junto, e você, merecidamente estar recebendo essa homenagem.

Muito obrigada ao deputado, a você e a toda à Assembleia, muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MARCELLO COTRIM - E quero também estender a minha gratidão a Bruna Colivati, gerente e colaboradora do Espaço Entrevidas. (Palmas.)

E agradecer não só pelo empenho, ela está como colaboradora há um ano conosco, mas o empenho dela é extraordinário, é um amor ao ideal.

E agradeço a Bruna não só o carinho comigo, o amor comigo e com a Casa, mas também por representar a ala jovem, mostrando uma consciência muito grande, uma ética muito grande, com esse objetivo de evolução que é o que esse projeto busca, procura levar.

Eu sinto que você, com certeza, compartilha disso inteiramente. Então agradeço você estendendo a toda a juventude, do Espaço Entrevidas e do “Caminho dos Essênios”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MARCELLO COTRIM - E para finalizar as homenagens, com todo o amor agradeço e homenageio, claro, minha mãe, e também representando a memória do meu pai, a Zoé Cotrim Filiberto e o Dirson Filiberto, meus pais, porque sempre tive uma educação muito livre, as minhas escolhas desde criança, desde moleque, adolescente, pela espiritualidade, não eram tão comuns, mas sempre tive, ainda que um pouco de espanto, talvez, não é, como todos os pais, ainda muito cedo com ideias muito claras, eu sempre tive isso, mas sempre tive o carinho, o amor dele, a compreensão, a aceitação, então agradeço e homenageio com todo o amor, Zoé, minha mãe, e a memória do meu pai, Dirson Filiberto.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MARCELLO COTRIM - E só gostaria de dizer que esse momento agora é, tenho certeza, a expansão de muita luz espiritual. E daqui para diante, assim como o evento de hoje, esse momento, essa homenagem é aberta pelo próprio protocolo, evocando a Deus. Eu quero que Deus, mais do que dito, seja sentido. E uma das formas de sentirmos Deus, como eu considero e chamo, Deus tem muitos representantes, já que eu sou universalista, de mentores, guias, mas podemos chamar de anjos, acho que os anjos são universais.E através da música, nós conseguimos isso.

Daqui a pouco, em seguida, a gente vai ter a oportunidade de ouvir a minha querida amiga Adriana Mezzadri, com duas canções especialmente escolhidas. Uma para celebrar a vida nova, porque hoje é um momento de renovação, chamada “Primavera Iluminada”, que fala, justamente, no mês da primavera, é o mês de renovação para todos nós, e entender, a letra da música é muito perfeita, e mostra como que a primavera é um estado de espírito, e como nós podemos, - eu acho que é isso que o meu trabalho vem realizando-, mostrar que o renascimento é constante. Nós temos ciclos e muitas vezes é necessário deixar o inverso, matar o passado, para fazer renascer o novo. É isso que essa música representa. Tenho por costume, na Rádio Mundial, sempre fazer um apanhado das músicas que são apresentadas, tem sempre um objetivo, uma inspiração, um insight, da mesma maneira que procuro passar para vocês agora, no momento seguinte.

Ela vai trazer duas músicas para nós, e a outra música, “Entre o hoje e o amanhã”, representa a importância de vivenciarmos o momento presente com intensidade. Esse momento agora, com certeza, está gravado na alma da gente. E isso fortalece.

Por isso, agradeço muito ao deputado Cauê Macris, do que conheço da sua história, vejo como você faz com almas as coisas que faz. Venho ganhando muita admiração, ainda mais pelo que venho conhecendo sobre suas iniciativas a favor da juventude, que são sempre no intuito de proteção, à integridade do ser humano, do cidadão, não é à toa que estamos juntos. Eu acredito na lei da atração, em afinidade, então fico muito feliz em receber de você essa homenagem.

Daqui a pouquinho vocês vão ouvir essas canções.

Essa segunda canção fala isso, sobre a importância de termos muita gratidão. O presente - para concluir o que eu tenho para falar nesse momento - resume-se nessa palavra: gratidão.

Quem vive o presente, deixa o passado ir e não se coloca ansioso pelo futuro.

Então, a gratidão é o que nos torna felizes, acho que esse tem sido um exercício constante para todos nós. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Neste momento termos a apresentação musical com a cantora Adriana Mezzadri. (Palmas.)

 

A SRA. ADRIANA MEZZADRI - Boa noite. Eu queria dizer que eu me sinto muito, muito grata por participar desse momento, cantar nessa homenagem do Marcello Cotrim cujo trabalho admiro, tanto o intelectual, quanto o assistencial.

Sinto-me muito feliz. Essa primeira música, “Primavera Iluminada”, eu fiz para um poema budista, do mestre Hsing Yün, e tive a oportunidade de cantar para o Dalai Lama quando ele esteve aqui em São Paulo, no templo Zu Lai.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. ADRIANA MEZZADRI - Obrigada. A próxima canção, “Entre o ontem e o amanhã”, é de um compositor que se chama Marcelo Quintanilha.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Primeiro quero cumprimentar a Adriana, parabéns pelas duas canções que alegraram a nossa noite.

Quero, antes de passar a palavra para o Marcello, convidar, em nome dos colaboradores da associação, a Halana, para que pudesse falar em nome de todos eles. (Palmas.)

 

A SRA. HALANA AMORIM - A honra é minha de homenagear Marcello Cotrim. E acho que todos concordam com isso. (Palmas.)

Gratidão é pouco. E, deputado, eu queria parabenizá-lo, também, por ter esse olhar para essa proposta, esse projeto, que é “O Caminho dos Essênios”. Nós temos aqui o mais novo deputado da Assembleia, e é um deputado da Nova Era, gente.

Deputado, esse é um marco, queremos contar com você, com a sua colaboração no nosso projeto, com certeza parceiros.

Gratidão, muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Agradeço muito. Para quem não sabe, a Halana Amorim é a grande responsável por essa aproximação nossa com o Marcello, com a entidade, com todo o trabalho que é realizado. Ela sempre esteve à frente, fazendo essa relação, inclusive, do nosso mandato junto com todo esse trabalho.

Mas quero neste momento, convidar o Marcello, para que possa conduzir um trabalho de canalização de luz espiritual para todos nós.

 

* * *

 

- É feita a canalização da Luz Espiritual.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Depois deste trabalho de canalização da Luz Espiritual para todos nós, eu faço questão, depois, Marcello, de fazer a fala formal. Eu pedi para minha equipe que preparasse um discurso para eu fazer hoje, e eu, ao longo desses 12 anos de vida pública, não costumo ler discurso, sempre falo de improviso. Mas vou tomar a liberdade e vou explicar esse sentimento que veio a mim antes de fazer essa fala, de explicar o motivo de eu ter solicitado a minha equipe para fazer esse discurso.

Essa semana começou de uma maneira bastante turbulenta para mim, eu tive a grata satisfação de chegar ao auge da felicidade humana que todos nós aqui temos condições de ter, que é ser pai. Minha esposa deu à luz aos meus filhos essa semana, e falo meus filhos porque são um casal de gêmeos, na terça-feira. Filhos esses apressadinhos, que nasceram antes da hora. Nasceram prematuros, e ambos foram internados na UTI na terça-feira mesmo. Falo isso porque foi uma semana bastante difícil para mim do ponto de vista pessoal, porque você ver os seus filhos nascerem, e ambos serem internados na UTI é uma coisa muito feliz, mas ao mesmo tempo, muito dolorosa. Por conta disso, acabei cancelando todos os meus compromissos da semana, me licenciei, inclusive do meu trabalho, das minhas funções parlamentares, das minhas obrigações, inclusive, que tenho.

Para quem não sabe, além de deputado estadual, eu sou líder do governador Geraldo Alckmin aqui na Assembleia Legislativa. Tenho a obrigação de coordenar 76 deputados da base do governo, e mais 18 deputados da oposição, então essa semana acabei me afastando por conta disso. E de todos os compromissos que eu cancelei, o único que eu não deixei a minha equipe cancelar foi essa sessão de homenagem a você. Alguma coisa me dizia que eu chegaria a essa sessão de uma maneira diferente. E vocês vejam como Deus é bom. Três dias depois de meus filhos nascerem de maneira prematura, hoje eu tive a oportunidade de ir buscar a minha esposa e os meus dois filhos, todos já estão em casa.

Agora pouco chegamos em casa, então a plenitude da felicidade é quando você vê a semana começar da maneira mais difícil possível e acabar da melhor maneira possível, como estamos acabando no dia de hoje.

Então, fico muito feliz, Marcello, de poder em um dia especial para mim, como pessoa, não como político, mas como ser humano, de poder estar nessa sessão, sabendo que minha mulher está lá em casa cuidando de meus dois bebezinhos. Até peço desculpas a vocês porque não poderei ficar no coquetel, porque preciso também ajudar, exercer as minhas funções de pai, e poder dar o carinho aos dois bebezinhos pequenininhos, dois quilinhos cada, mas com uma saúde de ferro, e que conseguiram superar e vencer os desafios.

E eu acho que nossa vida é isso, é você enfrentar os desafios e esses desafios são o que você tem enfrentado, Marcello, junto dos seus 25 anos de luta e esses desafios passam a poder acolher o próximo nas necessidades.

Eu acho que cada um de nós tem uma missão aqui na Terra, e a missão que você tem é pode ajudar o próximo, assim como eu tive a certeza e a segurança quando resolvi, ainda muito novo, entrar para a vida pública.

Eu, apesar dos meus 32 anos de idade, já estou no meu quarto mandato, já fui vereador dois mandatos, fui presidente da Câmara Municipal, fui líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, quando fui eleito deputado estadual com apenas 27 anos. Fui reeleito na última legislatura dobrando a minha votação. São mais de 122 mil pessoas que confiaram no nosso trabalho. E hoje a confiança do governador de poder ser o líder do governo mais jovem do Estado de São Paulo, e poder coordenar os trabalhos nessa Casa de Leis.

E tenho a tranquilidade de dizer que as dificuldades que a gente enfrenta, com o descrédito que as pessoas têm pela classe política, como um todo, e eu tentando vencer esses desafios porque, vocês imaginem, no meio de tantos deputados que têm já sete, oito, nove mandatos, e eu um jovem podendo tentar implementar e mostrar que a política, assim como o trabalho que é exercido na associação, quando utilizada para o bem, pode ajudar muita gente.

E eu acho que essa é nossa obrigação. Como homem público, assim como aqueles colaboradores que se dedicam no dia a dia com próximo, eu acho que a nossa obrigação política é poder trazer principalmente para aqueles que mais precisam, porque são essas pessoas que dependem e que precisam do Poder Público, trazer o melhor possível, e tentar suprir as necessidades que essas pessoas têm.

Então, ao longo do tempo, houve um desvirtuamento da questão do trabalho político. Muitos resolvem ingressar na vida pública, pensando que a vida pública é a maneira, é o caminho mais fácil para você conseguir, financeiramente falando, obter benefícios. E a vida pública, não é isso. A vida pública, na verdade, é o contrário disso. É você se doar para poder trazer para as pessoas que mais precisam, o melhor para cada um deles.

Então, é assim como a nossa atuação. Marcello, eu enxergo no seu trabalho e no trabalho de todos aqueles que são seus seguidores, aqueles que acompanham o seu trabalho, esse tipo de propósito, não como homem público, mas exercendo essa missão que foi dada a você e todos aqueles que são seus seguidores.

Eram essas palavras que eu queria dizer de improviso, mas vou fazer questão até para não deixar minha equipe triste, porque eles prepararam uma fala para mim, então vou fazer questão de fazer a leitura dessa fala, para depois encerrar essa belíssima homenagem a você, que é merecedor desse trabalho.

“Meus amigos e minhas amigas, uma ótima noite para todos.

É um prazer muito grande receber todos vocês aqui nesta sexta-feira na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Depois do Congresso Nacional em Brasília, o parlamento paulista é a maior Casa de Leis do Brasil.

Como deputado estadual, fico extremamente honrado em garantir que a Assembleia Legislativa de São Paulo, hoje, faça esse justo reconhecimento do trabalho do nosso amigo Marcello Cotrim, que tem toda uma vida de trabalho voltada à população.

Não vivemos dias fáceis.

Não estou falando apenas da situação política e econômica do Brasil, que passa por uma de suas maiores e piores crises.

Me refiro, sim, ao resgate do cidadão, principalmente os que estão em situação de vulnerabilidade.

Vivemos em uma sociedade em que muitas vezes é mais fácil fechar os olhos para os problemas, do que buscar soluções.

Em São Paulo, nosso governador Geraldo Alckmin, tem trabalhado de maneira incansável para melhorar a vida das pessoas.

Antes de ser o líder do governador Geraldo Alckmin aqui na Assembleia Legislativa, tive a oportunidade de ser o deputado relator do orçamento estadual por dois anos consecutivos. O orçamento estadual de 2014, por exemplo, foi de R$ 188 bilhões.

O que procuramos fazer com esse orçamento, foi distribui-lo para garantir que o governador pudesse dar continuidade à sua política de desenvolvimento do Estado, focado sempre na população que mais precisa.

Ter políticos e governantes realmente comprometidos em trabalhar pelas pessoas é muito importante.

O Estado faz sua parte, mas isso não significa dizer que não precisamos das pessoas.

Construir um mundo melhor passa pelas mãos de todos nós, cidadãos comuns e de bem.

O Marcello Cotrim é uma dessas pessoas, que tem toda uma história de vida de trabalho pelas pessoas.

Comunicador há mais de 25 anos, já teve artigos publicados em jornais e revistas. Hoje está na Rádio Mundial, onde leva sua mensagem para mais de 1 milhão de ouvintes por mês.

A mensagem passada pelo Marcello é a mais importante que podemos passar ao próximo. A mensagem de amor, esperança, cura emocional, solidariedade. O resgate da própria essência das pessoas.

A difusão das ideias de Cristo nessa Nova Era em que vivemos, só pode receber nossos aplausos.

Por si só, este trabalho já mereceria nosso reconhecimento. Mas ele foi muito além

Fundador da Associação Espiritualista O Caminho dos Essênios - entidade sem fins lucrativos - e diretor/fundador do Espaço Entrevidas, Núcleo de Desenvolvimento Humano.

Em seis anos, o trabalho de Marcello Cotrim beneficiou diretamente mais de 60 mil pessoas. Esse número é muito maior, porque quando você ajuda uma pessoa, melhora toda família.

A associação, que teve de mudar para uma sede maior, na Vila Mariana, conta com 70 voluntários que fazem toda diferença. São pessoas abnegadas, que trabalham para melhorar a vida do próximo.

São mais de 250 pessoas que recebem carinho e atenção nos dias de atendimento.

Então, reconhecer esse trabalho fundamental desenvolvido por vocês, é o mínimo que a Assembleia Legislativa poderia fazer.

Ao Marcello Cotrim e a seus colaboradores, vai o meu muito obrigado, por tudo o que vocês têm realizado pelas pessoas. Contem sempre comigo.”

Então, agradeço aqui de coração a presença de todos vocês nessa sessão de homenagem ao Marcello. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, e das Assessorias Policiais Civil e Militar que, bem como, a todos aqueles que colaboraram para este evento.

Muito obrigado e uma ótima noite a todos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 29 minutos.

 

* * *