http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

21 DE SETEMBRO DE 2015

029ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 104 ANOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

 

Presidentes: FERNANDO CAPEZ, CEZINHA DE MADUREIRA, e PAULO CORREA JR

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Tece considerações regimentais a respeito da solenidade. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Cezinha de Madureira, com a finalidade de "Homenagear os 104 Anos da Assembleia de Deus".

 

2 - VERA BUCHERONI

Mestre de cerimônias, nomeia as autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Comenta a atividade do deputado Cezinha de Madureira, neste Parlamento, bem como o número de projetos de lei aprovados nesta Legislatura. Cumprimenta as autoridades presentes. Faz paralelo entre a atividade da igreja e a redução no índice de homicídios, no Estado.

 

4 - CEZINHA DE MADUREIRA

Assume a Presidência. Saúda os presentes. Agradece ao presidente Fernando Capez pelos trabalhos prestados à população do Estado. Exibe vídeo sobre a história da Assembleia de Deus.

 

5 - ROBERTO DE LUCENA

Secretário de Turismo, a representar o governador Geraldo Alckmin, parabeniza o deputado Cezinha de Madureira pela iniciativa. Saúda as autoridades e demais presentes. Manifesta-se honrado por representar o governador do Estado. Afirma que a Assembleia de Deus é a "mãe" das igrejas pentecostais, no País. Acrescenta que mais de 20% da população brasileira é evangélica. Comenta a presença da instituição em localidades carentes de amparo espiritual.

 

6 - PRESIDENTE CEZINHA DE MADUREIRA

Anuncia louvor, interpretado pelo Conjunto de Mulheres de Itapevi, a representar o Círculo de Oração do Estado de São Paulo.

 

7 - CHICO SARDELLI

Deputado estadual, saúda as autoridades e demais presentes. Lembra enfermidade pela qual foi acometido e o apoio do pastor Samuel Ferreira, diante da dificuldade. Ressalta que homens tementes a Deus têm o compromisso de proteção da entidade familiar. Parabeniza a instituição Assembleia de Deus pelo seu aniversário.

 

8 - PRESIDENTE CEZINHA DE MADUREIRA

Manifesta contentamento com a proposição da solenidade.

 

9 - PAULO CORREA JR

Assume a Presidência. Saúda os presentes. Elogia o deputado Cezinha de Madureira pela forma como conduz o mandato parlamentar. Anuncia louvor, executado pela Banda da Assembleia de Deus Ministério Santos.

 

10 - CEZINHA DE MADUREIRA

Assume a Presidência. Justifica a ausência do deputado estadual Adilson Rossi.

 

11 - PAULO CORREA

Pastor presidente da Assembleia de Deus Ministério Santos, cumprimenta as autoridades presentes. Tece considerações sobre a fundação da Assembleia de Deus de Santos. Menciona autoridades exibidas em vídeo. Afirma que a instituição simboliza uma "Nação de Deus".

 

12 - TALMA BAUER

Pastor representante da Assembleia de Deus do Brás, São Paulo, ressalta a relevância da solenidade. Menciona o contentamento dos participantes dos cultos. Faz reflexão sobre o que considera afronta à família, em razão de diversidades de gênero. Lamenta a erotização precoce de crianças, estimulada por programas de televisão.

 

13 - PRESIDENTE CEZINHA DE MADUREIRA

Anuncia louvor interpretado pela cantora Cassiane. Faz agradecimentos ao pastor Samuel Ferreira.

 

14 - JOSUÉ DE CAMPOS

Pastor, representando a Convenção Nacional das Assembleias de Deus, cumprimenta os presentes. Afirma que o pilar da atividade da igreja é o seguimento das promessas de Jesus. Comenta a influência da Assembleia de Deus junto aos poderes constituídos. Clama a Deus que continue a abençoar o Brasil.

 

15 - SAMUEL RODRIGUES

Pastor presidente da Cieadespel - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado de São Paulo e Estados Limítrofes e presidente da primeira Assembleia de Deus, na cidade de Jandira, saúda os presentes. Justifica a ausência do deputado Luiz Fernando. Comenta sua trajetória na Assembleia de Deus. Lembra obra de seu pai. Rende homenagens à igreja de Santos. Reverencia o bispo Manuel Ferreira. Comenta visita a Campinas, nos idos de 1984, quando tratou da relevância da Convenção Cieadespel.

 

16 - ANTONIO CAMPASSE

Pastor presidente da Assembleia de Deus de Madureira, cumprimenta as autoridades e demais presentes. Tece considerações filosóficas sobre Deus e a Igreja. Parabeniza a instituição pela comemoração de seu aniversário.

 

17 - PRESIDENTE CEZINHA DE MADUREIRA

Anuncia louvor, interpretado pelo Conjunto de Mulheres de Itapevi, a representar o Círculo de Oração do Estado de São Paulo.

 

18 - PAULO CORREA JR

Assume a Presidência.

 

19 - GILBERTO NASCIMENTO

Deputado federal, cumprimenta os presentes. Enaltece a atividade das mulheres na Assembleia de Deus.

 

20 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR.

Anuncia louvor, interpretado pela cantora Cassiane.

 

21 - VERA BUCHERONI

Mestre de cerimônias, anuncia os agraciados com entrega de diplomas.

 

22 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR.

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Neste instante, daremos início à sessão solene com a finalidade de comemorar os 104 anos da Assembleia de Deus.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB, e será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 26, às 21h; será transmitida pela TV NET, canal 7; pela TV Vivo, no canal 66 analógico, e pelo canal 185 digital; e ainda pela TV aberta, canal 61.2.

Convido para compor a Mesa principal, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Fernando Capez. (Palmas.)

O deputado estadual pastor Cezinha de Madureira, proponente desta sessão. (Palmas.)

Senhor Roberto de Lucena, deputado federal, e secretário de Estado de Turismo, representando o governador Geraldo Alckmin. (Palmas.)

Pastor Paulo Correa, presidente da Assembleia de Deus, Ministério de Santos. (Palmas.)

Deputado estadual Paulo Correa Jr. (Palmas.)

Pastor Samuel Rodrigues, presidente da Cieadespel - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do Estado de São Paulo e Estados Limítrofes.

Solicitamos a todos para que, em pé, ouçamos o “Toque de Continência”, reservado ao chefe do Poder Legislativo, deputado Fernando Capez.

 

* * *

 

- É executado o “Toque de Continência”.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta, definitivamente, não é uma sessão comum. Esta não é uma sessão qualquer. Não se trata de uma simples reunião, realizada no Parlamento paulista.

Esta é uma sessão solene.

Sendo uma sessão solene, ela obedece à rígida forma sacramental nos termos expressos e estritos do regimento interno que disciplina esta Casa de Leis. Uma sessão solene não pode ser solicitada por qualquer motivo, para qualquer finalidade.

Ela só pode ser requerida por deputado em exercício no mandato desta Casa. E solicitada pelo deputado, só pode ser convocada pelo presidente da Casa. E o presidente só pode convocar, depois de autorizado pelo Colégio que congrega todas as lideranças de todos os partidos desta Casa.

A sessão tramita pelos escaninhos da Casa por vários órgãos internos. Há hipóteses de sessões que são solicitadas por nobres colegas, nobres deputados, e acabam nem passando pela fase inicial do juízo de admissibilidade. Outras, preenchem os requisitos de admissibilidade, mas não são autorizadas. E ainda outras, são autorizadas por maioria de votos, porque a sessão solene só pode ser solicitada por motivo de notório e relevante valor e interesse social.

Esta sessão solene, convocada a pedido do deputado pastor Cezinha, da nossa Assembleia Legislativa e da Assembleia de Deus, Cezinha de Madureira, foi autorizada pela unanimidade das lideranças desta Casa.

E não é por outra razão, é uma sessão solene para homenagear os 104 anos da Assembleia de Deus.

Por esta razão, orgulhosamente, como presidente do maior Parlamento estadual da América Latina e do segundo maior parlamento do país, convido todos os presentes, para neste momento, em pé, ouvirmos o “Hino Nacional Brasileiro”, em sua primeira parte, a ser executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Emerson.

Lembrando que durante a execução do “Hino Nacional Brasileiro” não há necessidade de nos voltarmos para a bandeira, uma vez que não existe precedência entre os símbolos nacionais. Neste momento, o que está em referência é o “Hino Nacional Brasileiro”, não a bandeira.

 

* * *

 

- É feita a execução do “Hino Nacional Brasileiro”.

 

* * *

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Podemos nos sentar. Muito obrigado.

Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, instituição gloriosa que desde 1831 vem garantindo a nossa segurança, defendendo a nossa pátria. Muito obrigado, valorosos representantes da Polícia Militar.

Quero mais uma vez enfatizar o nosso agradecimento à Assembleia de Deus por ter, aqui, como seu representante no Parlamento, um deputado estadual como Cezinha de Madureira.

O deputado Cezinha, de maneira discreta, harmônica, conversando com todos, procurando agregar, tem se tornado um deputado importante nesta Casa, com bons projetos e uma atuação digna dos maiores encômios.

A Presidência agradece todo o apoio que tem prestado para com esta Casa: em apenas seis meses de funcionamento nesta legislatura, em apenas seis meses de mandato, já votou 740 projetos de lei, que se encontravam na pauta de votação.

Uma das coisas que Deus pede é que sejamos eficientes e honremos as funções que nos são confiadas.

A Assembleia recebeu a pauta com 843 projetos. Hoje tem 103. Dos 27 projetos encaminhados pelo governador Geraldo Alckmin, 25 já foram aprovados, sem a necessidade de qualquer contraprestação do tipo emenda parlamentar. Foram aprovados porque foram reputados de interesse da sociedade.

Esta Casa ainda aprovou projetos coletivos, como o que intensifica a fiscalização de desmanches clandestinos, levando ao fechamento de 700 desmanches e à redução, em 25%, do número de roubos e furtos em São Paulo.

Além desse, o projeto de lei que coíbe o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual, o projeto que determina o leilão de carros que estão nos pátios do Detran e que hoje poderão ser leiloados, e muitos outros projetos.

Para tanto, foi necessário um pacto pela eficiência. E o deputado Cezinha de Madureira foi fundamental neste pacto.

Quero também agradecer a presença do deputado federal Roberto de Lucena, que no mandato anterior foi reconhecido pela revista “Exame” como o mais atuante deputado federal do Estado de São Paulo, e secretário de Estado de Turismo, aqui representando o governador Geraldo Alckmin. Ele obteve, juntamente com a sua eficiência, aliada à eficiência da Assembleia, a aprovação da proposta de emenda constitucional que cria os municípios de interesse turístico, possibilitado o desenvolvimento do turismo no Estado de São Paulo, responsável por 11% da nossa receita. Parabéns também, obrigado, e está muito bem representado o governador Geraldo Alckmin.

Pastor Paulo Correa, presidente da Assembleia de Deus, Ministério de Santos, aqui nos honrando e seu filho, deputado estadual Paulo Correa Jr, também um brilhante deputado, com uma grande atuação nesta Casa.

Nosso deputado estadual Chico Sardelli, corregedor-geral e ex-presidente da Casa.

Queridíssimo, estimado pastor Samuel Rodrigues, homem de Deus, presidente do Cieadespel - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do Estado de São Paulo e Estados Limítrofes.

E a nossa estimada vereadora Sandra Tadeu, esposa do nosso estimado deputado federal Jorge Tadeu. Uma enorme satisfação.

Pelo Regimento Interno, enquanto eu estiver aqui, neste plenário, o pastor Cezinha, que fez a solicitação da sessão solene e tem a legitimidade e o merecimento para presidi-la, não pode assumir a Presidência. Por uma imposição regimental, para que ele possa aqui sentar e comandar os atos na Presidência desta sessão, eu sou obrigado a me retirar. O Regimento Interno me expulsa do plenário. Terei de assistir na televisão, na minha sala.

Mas gostaria, antes de passar esta Presidência, de parabenizar o trabalho que a nação evangélica vem realizando em termos de pacificação da sociedade, da retirada de pessoas - grande maioria, jovens - do crime e das drogas. Não há ninguém, seja cristão ou não seja cristão, que sob o prisma sociológico, deixe de reconhecer a importância dissuasória das Igrejas da Assembleia de Deus, aqui homenageada, na redução do número de homicídios.

Eu, como promotor de Justiça, completando 28 anos de carreira, quando fui promotor do júri, na zona leste, 4º Tribunal do Júri; São Paulo, tinha 37 homicídios a cada cem mil de habitantes. Hoje temos 9.2 homicídios a cada cem mil habitantes. Uma drástica redução. Mais de 40 mil pessoas deixaram de ser assassinadas.

Não há dúvida que, ao lado de um trabalho de segurança policial, há, sim, a atuação da igreja, porque onde o jovem estava consumindo drogas em prostíbulos ou na prática de crime, hoje ele está na igreja, adorando a Deus. E esse é um trabalho que não pode deixar de ser reconhecido.

Com estas palavras, eu me levanto e convido o nosso deputado Cezinha de Madureira a assumir a Presidência, encarregando a chefe do Cerimonial, Dra. Vera, de dar ao nosso deputado assistência permanente, para que ele possa continuar executando e consiga executar como ele tem mérito para isso, uma grande sessão solene.

Boa noite a todos, parabéns, Assembleia de Deus. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Cezinha de Madureira.

 

* * *

 

O SR. Presidente - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Senhor presidente, senhoras deputadas, senhores deputados, amados e amigos pastores, a paz do Senhor Jesus.

Quebrando todos os protocolos, antes que o excelentíssimo senhor presidente, brilhante presidente desta Casa, deputado Fernando Capez, retire-se do plenário, eu gostaria de lhe agradecer pelos trabalhos prestados não só a esta Casa, aos deputados, mas também a todo o povo do Estado de São Paulo e à nação evangélica, hoje aqui representada pela nação Assembleia de Deus, que hoje é a maior igreja deste país.

Quebrando os protocolos, senhor presidente, para lhe honrar e lhe dizer que cristão como o senhor é, a sua família cristã, eu gostaria que este plenário, os convidados e amigos que estão na galeria, ficassem todos de pé, inclusive eu, e lhe cumprimentassem com uma salva de palmas. (Palmas.)

Muito obrigado a todos. Eu queria antes de todos os cumprimentos aqui, convidar o amigo deputado, que já foi presidente desta Casa, deputado Chico Sardelli, a compor a Mesa conosco, assim como combinado, deputado Chico Sardelli, gostaria que você fosse saudado com uma salva de palmas. (Palmas.)

Quero cumprimentar nesta noite, o nosso amigo, companheiro, amigo da Igreja, cristão, pastor, nosso secretário representando o governador, secretário de Turismo, deputado Roberto de Lucena (Palmas.)

Obrigado pela sua presença, deputado, honrosa presença. Ele que tem cara de assembleiano. Mais do que cara, está dizendo aqui.

Quero cumprimentar meu companheiro que tem feito um belíssimo trabalho na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, muito honroso o trabalho, pastor Paulo Correa Jr. (Palmas.)

Obrigado pela parceria, pelo carinho.

Quero cumprimentar também o seu pai, que está ao seu lado, que é presidente da Assembleia de Deus de Santos, pastor Paulo Correa. (Palmas.)

Hoje, representando a Igreja Assembleia de Deus Madureira no Brasil, o 1º secretário da Convecção Nacional, representando o pastor Samuel Ferreira, atual presidente da Igreja no Brasil, pastor Josué Campos (Palmas.)

Representando a Assembleia de Deus Madureira no Estado de São Paulo, pastor Antonio Campasse, presidente do campo de Vila Alzira, em Santo André. (Palmas.)

Quero cumprimentar o pastor Samuel, presidente da linda igreja ali em Jandira, Deus abençoe a sua vida, obrigado pela presença. (Palmas.)

Representando a Igreja Assembleia de Deus no Brás, o nosso companheiro, amigo, membro da igreja, Dr. Bauer. (Palmas.)

Quero cumprimentar, pedindo licença a todos os pastores presidentes, cujos nomes serão citados no decorrer da sessão, na pessoa dele, eu quero cumprimentar a todos os pastores presidentes aqui presentes, que no decorrer do tempo citaremos alguns nomes, ele que já é um pastor jubilado - termo que usamos na Assembleia de Deus - pastor José dos Campos que está acompanhado de seu filho, pedindo licença a todos os presidentes, a cumprimentá-los no nome dele. (Palmas.)

Quero também cumprimentar o deputado federal Gilberto Nascimento. (Palmas.)

E eu queria convidar a todos a assistirem um pequeno vídeo sobre a história da Assembleia de Deus, que preparamos para apresentar aqui nessa noite.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. Presidente - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Antes que iniciemos o trabalho, já preparando um grupo de irmãs, não poderíamos fazer uma sessão solene, este ato tão importante, sem demonstrar aqui o que acontece exatamente em todo país e em todo o mundo, o que acontece exatamente na Assembleia de Deus.

Temos um grupo de irmãs que irá cantar o seu primeiro louvor, seu primeiro hino.

Quero agradecer ao pastor Samuel J. Marques, do Campo de Itapevi, que, pelo seu trabalho e o que tem feito à população daquele município e região, eu gostaria de pedir uma salva de palmas. (Palmas.)

Enquanto as irmãs se preparam, gostaria de convidar à tribuna, trazendo uma palavra, ao representante do governador Geraldo Alckmin, o secretário de Turismo Roberto de Lucena.

Enquanto ele se dirige à tribuna, vou aqui citar algumas autoridades presentes.

Por favor, secretário.

Quero cumprimentar o Dr. Octavio Helene Júnior, desembargador, que está presente, de Piracicaba.

Também quero cumprimentar aqui o vereador Felipe, de Santa Bárbara d’Oeste. Muito obrigado pela sua presença.

Quero cumprimentar a vereadora Sandra Tadeu, que é da Assembleia de Deus do Brás. Gostaria de pedir a esses vereadores, também, o Paulo, que é vereador na cidade de Piracicaba, um dos vereadores mais votados daquele município, que está aqui hoje representando o pastor Dilmo dos Santos. Gostaria de, para essas autoridades, pedir uma salva de palmas. (Palmas.)

Com a palavra, nosso nobre secretário, o Sr. Roberto de Lucena.

 

O SR. ROBERTO DE LUCENA - Senhor presidente desta sessão solene, deputado estadual pastor Cezinha de Madureira, quero saudá-lo e, desde já, parabenizá-lo pela iniciativa justa, pela iniciativa brilhante desta sessão solene que homenageia a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que completa 104 anos de trabalhos no Brasil.

Quero cumprimentar a Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Cezinha, em seu nome e em nome do deputado Chico Sardelli, orgulho do Partido Verde, nossa grande liderança na Assembleia Legislativa; deputado estadual pastor e doutor Paulo Correa Jr., meu querido amigo; e do nosso ilustre presidente deputado Fernando Capez, que por força do regimento e para atender seus muitos compromissos como presidente desta Casa teve de se ausentar desta sessão solene que tem, justiça seja feita, reconhecimento seja devido a ele, feito um brilhante papel como presidente desta importante Casa de Leis. Quero cumprimentar a todos os nossos deputados estaduais e saudá-los e parabeniza-los pelo belíssimo papel desenvolvido aqui, os trabalhos legislativos aqui, uma grande produção, com grande competência, responsabilidade e seriedade.

Quero cumprimentar a Câmara Municipal de São Paulo, através da vereadora Sandra Tadeu.

Quero cumprimentar a Câmara dos Deputados, através do meu amigo e irmão, grande liderança nacional, deputado federal Gilberto Nascimento.

Quero saudar as lideranças eclesiásticas aqui presentes, nominando dois amigos, pastor doutor Paulo Correa, presidente da Assembleia de Deus, Ministério de Santos, com o qual tenho a honra e o privilégio de caminhar muitos anos, e o pastor Samuel Rodrigues, presidente da Cieadespel.

Eu, deputado Cezinha, serei muito breve na minha saudação.

Quero, nessa oportunidade, saudar a todos os pastores, pastores presidentes, os dirigentes de igrejas, de Campos, de Congregações, as lideranças e demais autoridades aqui presentes. Também os obreiros de Deus, as queridas irmãs do Círculo de Oração, do grupo musical da Igreja, que haverá de se apresentar daqui a alguns minutos. Gilberto, é uma satisfação muito grande poder abraçá-lo, poder saudá-lo, e dizer que é uma honra, nessa oportunidade, ser o portador nesta sessão solene, da saudação e do abraço do governador Geraldo Alckmin ao pastor Cezinha, ao presidente Capez, à Assembleia legislativa e à Assembleia de Deus por essa data tão importante.

Eu digo uma grande honra e um privilégio porque é uma satisfação poder falar em nome de um líder, neste momento em que vive o nosso país, que quando se fala do seu nome, não se tem de começar pedindo desculpas, pedindo perdão. Então, é uma honra poder falar em nome do governador Geraldo Alckmin, e em seu nome trazer a saudação à Igreja Assembleia de Deus por essa data tão especial e tão significativa.

Mas além do abraço, além da saudação do governador Geraldo Alckmin, também é uma honra, para mim, poder, como pastor que sou, falar em nome da Igreja O Brasil Para Cristo.

O pastor Cezinha, nosso deputado estadual, há pouco, quando se referia a mim em sua saudação, disse “O nosso secretário tem cara de assembleiano”. E eu disse a ele “Na verdade, é mais do que isso, porque a Assembleia de Deus é a mãe de todas as igrejas pentecostais do Brasil”.

No Brasil somos hoje cerca de 40 milhões de evangélicos, pastor José dos Santos. Somos mais evangélicos no Brasil, do que argentinos na Argentina, do que paraguaios no Paraguai, do que uruguaios no Uruguai, do que chilenos no Chile, e assim sucessivamente. Se os evangélicos do Brasil formassem um país, nós seríamos o segundo da América do Sul, estaríamos apenas após o Brasil em tamanho, em número de população, em número de habitantes. A Igreja Evangélica no Brasil, hoje, representa mais de 20% da população brasileira. Esse povo que venceu muitos preconceitos e muita discriminação neste país para chegar ao ponto que chegou.

Hoje nós temos uma sessão solene na Assembleia Legislativa, o Parlamento maior do Estado de São Paulo, presidida, neste momento, por um deputado estadual que é pastor.

Hoje, temos lideranças cristãs posicionadas nos mais estratégicos ambientes do Estado e na Nação.

Mas nem sempre foi assim. E a Assembleia de Deus muito bem sabe o que significou e o que representou essa estrada, este caminho e o tamanho do preço que foi pago. Preço de perseguição, preço de prisões de muitos dos nossos missionários, dos nossos pregadores, preço de depredação de muitos dos nossos templos pelo país. Mas isso tudo ficou na história rica desta Igreja.

Isso tudo se tornou medalhas que estão estampadas no peito desta Igreja, que foi confirmada por Deus, que pagou o preço, mas que hoje, como uma árvore frondosa, cresceu, estendeu os seus galhos, assim como aprofundou as suas raízes, e produziu e tem produzido frutos neste país.

A Igreja O Brasil Para Cristo, é filha da Assembleia de Deus. A Igreja O Brasil para Cristo é, por assim dizer, uma Assembleia de Deus, Ministério Brasil Para Cristo. E quando olhamos para o norte, sul, leste, oeste, as cidades grandes, as cidades pequenas, o sertão, os morros, as periferias dos grandes centros urbanos, vamos encontrar a Assembleia de Deus com as suas portas abertas- não apenas movendo o trabalho espiritual, o trabalho missionário -, mas também, além da pregação da palavra de Deus, restaurando as famílias, recuperando dependentes químicos e sendo um fator de equilíbrio social.

Quero, portanto, cumprimentar essa Igreja pelos seus 104 anos. Parabéns a todos os assembleianos de São Paulo e todos os assembleianos do Brasil.

Desde as irmãs do Círculo de oração, aquelas pessoas responsáveis por cuidar e doutrinar e ensinar as crianças, os departamentos de música, os departamentos de ação social da Igreja, que são muitos, as instituições sociais da Igreja, que são muitas, aqueles que estão ocupados com o ministério do ensino, da pregação da palavra de Deus, enfim, parabéns!

Que Deus a todos abençoe, que Deus dê muita prosperidade, e que venham tantos anos de prosperidade e de crescimento, quantos os que nos separam da volta do Senhor Jesus Cristo. Que Deus abençoe a Assembleia de Deus no Brasil.

Parabéns, prosperidade, crescimento, e que esta Igreja continue sendo a grande semeadora, e também seja a Igreja que vi ocupar o papel de proeminência neste momento da grande e definitiva colheita de almas, resultado da aproximação da volta de Jesus Cristo.

Muito obrigado, mais uma vez parabéns, o meu abraço a todos, que Deus abençoe o Brasil. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado, secretário Roberto de Lucena. Está explicado, irmãos, ele falou bonito, falou bastante, como assembleiano.

 Mais uma vez, uma salva de palmas para o nosso secretário Roberto de Lucena, já justificando a sua saída para outro compromisso representando o governador. (Palmas.)

Com a saída do nobre deputado secretário Roberto Lucena, convido aqui o pastor Josué de Campos a compor a Mesa conosco.

Enquanto ouvimos as irmãs adorando a Deus, preparando-se, não poderíamos deixar de ter as irmãs do Círculo de Oração do Estado de São Paulo, fazendo aqui esse momento de louvor e oração, porque não é todo dia que se faz 104 anos.

Daqui a pouco vou fazer o agradecimento na íntegra. Quando conversávamos com alguns deputados que fazem parte da Assembleia de Deus, falávamos em fazer um evento muito grande: “Olha, se divulgar muito, a gente para tudo aqui, porque é a maior igreja do país”. Então, optamos por convidar as lideranças e fazer esse evento para comemorarmos o Dia da Assembleia de Deus, seus 104 anos.

Com as palavras de louvor do Conjunto de Mulheres da Assembleia de Deus em Itapevi.

 

A SRA. - Boa noite a todos, a paz do Senhor Jesus Cristo.

 

* * *

 

- É feito o louvor.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Gostaria de registrar a presença do pastor Máximo Soares de Souza, da Assembleia de Deus de Pindamonhangaba; Cláudio César, pastor presidente, do Campo de Santana do Parnaíba; e o pastor Fernando de Andrade, representando o pastor Marcos Roberto Dias, de São Caetano do Sul.

Quero registrar também a presença dos pastores: Ismael da Silva, de São Carlos; Samuel J. Marques, de Itapevi; Belchior Júnior, de Americana; Marcos Rangel; Tulio de Barros; Eduardo dos Santos; Eliel de Castro; Jesus de Aquino; Silas Garcia, com sua esposa, representando o pastor Deiró.

Quero registrar também a presença da secretária de Governo do Município de Itapevi, Maria Ruth Banholzer; do vereador Felipe Sanches Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste; do vereador pela cidade de Santos, Adilson Junior; e do vereador Paulo de Campos, representando a Câmara Municipal de Piracicaba.

Com a palavra, o deputado Cezinha de Madureira.

 

O SR. Presidente - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado ao Cerimonial.

Quero convidar à tribuna para fazer uso da palavra uma pessoa que há anos tem sido amigo da Igreja. Defendeu a Igreja em muitos momentos quando preciso, tem sido amigo, companheiro aqui nesse mandato, para todos nós um grande conselheiro. Uma pessoa que tem o respeito e o carinho de todos os parlamentares. Somos em quase 20 deputados evangélicos nesta Casa, e é unânime o respeito que temos por este deputado. Quando falamos dele, falamos com muito respeito. Amigo da Igreja, nosso companheiro, o deputado Chico Sardelli, meu amigo, que eu gostaria que vocês recebessem com uma grande salva de palmas. (Palmas.)

E ele ainda pergunta para mim se pode usar o microfone aqui. É o senhor que manda, chefe.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Não sei se mereço todos os elogios, mas da mesma forma, eu os agradeço.

Gostaria de saudar a todos, boa noite, a paz do Senhor a todos os nossos irmãos.

Quero saudar meu amigo, irmão, pastor Cezinha, e em nome dele também, a sua esposa Elis. E em nome da Elis, saudar todas as mulheres aqui presentes.

Quero saudar o pastor Paulo Correa Jr., que apesar de novo, tem dado um show aqui, ele e o Cezinha. Sou testemunha disso e tenho acompanhado por aqui. Parabéns, Deus abençoe sua vida, sua esposa Érica, aqui também presente, e muito importante para nós.

Pastor Paulo Correa, parabéns. O deputado Paulo sempre fala das coisas de Santos, para nós é muito importante a sua presença. Pastor Samuel que compõe a Mesa aqui, também. Pastor Josué de Campos, representando meu querido e grande amigo, pastor Samuel Ferreira. Pastor Antônio Campasse aqui, também. Secretário Roberto de Lucena, que nos deixou, grande secretário, representando o governador Alckmin. Meu amigo, eu tive a oportunidade de ser secretário com ele. Gilberto Nascimento, prazer vê-lo. Doutor Bauer aqui presente com a gente, também, prazer vê-lo. Desembargador Octavio Helene Júnior, lá da nossa querida cidade de Piracicaba, hino municipal bonito o da sua cidade, viu? “Parabéns Piracicaba, que eu te adoro tanto, em versos e cantos”.

Quero saudar o pastor de Americana, onde está o pastor Belchior Júnior? Em nome dele quero saudar todo os pastores do interior. Pastor e vereador Rogério, já estou profetizando. Onde está o pastor Rogério? Está aí, já foi vereador, já assumiu a vereança na cidade de Americana, importante também. Vereador Felipe Sanches Silva, da querida Santa Bárbara d’Oeste. João Jorge, que tem muita culpa, não sei se culpa ou mérito, ex-vereador de Americana, também, foi a primeira dobrada, viu pastor Belchior, o Chico Sardelli e João Jorge, Chico e Jorge, nomes populares, Deus te abençoe nessa caminhada em São Paulo. Quero te ver vereador aqui na capital, se Deus quiser. Vereador Paulo, de Piracicaba, aqui entre a gente, também, seja bem-vindo; e a vereadora Sandra Tadeu, que já nos deixou, mas de qualquer forma, falei. O Jorge Tadeu, eu tive dois mandatos com ele como deputado federal.

Pastor Cezinha, é uma alegria muito grande poder receber o seu convite, a sua confirmação. Hoje ele me ligou duas ou três vezes. “Você tem de estar lá”, “Lá estarei ao seu pedido”. Cancelamos uma reunião partidária, mas eu tenho um carinho, saiba disso, muito especial pelo senhor, na pessoa do Samuel Ferreira.

Um dos momentos mais difíceis da minha vida aconteceu há quatro anos, numa enfermidade, lá eu estava, entregue nas mãos de Deus e nas mãos dos médicos que me atenderam. Fui acometido de um tumor cerebral. E, naquela noite, a última pessoa que passou pelo hospital, que eu não imaginaria naquele momento poder receber uma visita, meia-noite e tanto, me preparando para poder enfrentar a batalha do outro dia, era o meu querido amigo, irmão, pastor Samuel Ferreira, e o pastor Dilmo dos Santos.

E graças a Deus, fui abençoado ricamente, e eu estou aqui nessa noite, ao vivo e a cores, são e salvo.

Então eu estou na prorrogação da minha vida. Deus me deu a oportunidade de poder viver, conviver e aprender com vocês. Cada dia que passa, embora a gente amadureça um pouquinho mais, vereador Felipe, é essa juventude, essa vontade, essa garra, essa alegria que eu vejo nos mais novos quando aqui chegam, como o pastor Cezinha, como pastor Paulo Correa, que nos estimula a avançar.

E eu queria dizer aqui, aos pastores, aos homens de Deus, a todos aqueles que aqui estão e são tementes a Deus: na vida pública, um homem temente a Deus, pastor Paulo, faz a diferença. E você vê e sente a diferença, quando você está discutindo os grandes temas, seja no município, seja no Parlamento paulista ou seja na Câmara dos Deputados. Os homens tementes a Deus têm um compromisso verdadeiramente com as famílias, com todos aqueles que se sentem marginalizados pela sociedade. E eu tenho notado e tenho visto isso: quando efetivamente um homem temente a Deus assume o seu mandato faz a diferença perante muito temas importantes, como a questão do aborto, questões que estão sendo discutidas, a questão do gênero por exemplo, querendo acabar com as famílias.

 Por isso, parabéns a você, Cezinha, pela coragem de em um primeiro mandato, estar mostrando que você também, homem temente a Deus, faz essa diferença.

Ao Paulo Correa, meu companheiro e amigo, líder do nosso Bloco, obrigado pela ajuda e por seu companheirismo.

E a todos vocês, parabéns para essa instituição. Assembleia de Deus, histórica, conhecida mundialmente, 104 anos não é qualquer hora e qualquer momento que uma Igreja faz, não. Parabéns a vocês.

Obrigado, agradeço mais uma vez a Deus e que Deus possa abençoar ricamente cada um de vocês.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Obrigado, nobre deputado Chico Sardelli, pelas suas palavras, ele que também é cristão, de uma família cristã, e tem sido de grande ajuda aqui.

Quando, nos nossos primeiros dias de mandato, chegou a esta Casa um projeto de lei que tinha uma sombra muito estranha com a ideologia de gênero, na qual se criava ali alguns cargos no Ministério Público, e talvez por um erro de digitação, veio lá a criação de cargos com “combate à violência doméstica e gêneros”; e nós nos atentamos naquele momento e não cabia mais ali nenhuma emenda, a não ser aglutinativa. Juntos, nós nos associamos ao deputado Chico Sardelli, que nos fez fazer com que mudasse o texto desta lei nos nossos primeiros dias de mandato. Muito obrigado, deputado Chico Sardelli.

Eu fico muito feliz em apenas 41 anos de idade, participar de um momento tão histórico como esse: 104 anos da Assembleia de Deus.

Eu olho aqui para o pastor Tulio de Barros, uma pessoa que eu amo muito e que muito nos ajudou em Araras, vejo ele ali com toda a sua força, já com mais de seus 80 anos, trabalhando para o Senhor Jesus.

E olho para a minha direita e vejo que é próximo da minha idade, o pastor Belchior Júnior, que vai ser pai agora, com trinta e poucos anos de idade, também pastoreando um campo de trabalho.

E ela que não é tão mais velha do que eu, mas canta desde pequenininha, então, eu posso dizer que ouço desde pequeno, desde que aceitei Jesus. É a cantora Cassiane, eu queria que ela ficasse de pé, cantora Cassiane. Não, irmã Cassiane, fique de pé. Ah, é porque é pequenininha mesmo. Então, aplaudam a Deus pela vida da Cassiane. (Palmas.)

Quero ainda que continue de pé, quero agradecer a Deus aqui e, em nome do meu pai, meu líder, pastor Samuel Ferreira, agradecer pela sua vida.

Pastor Jairinho, fique de pé, presidente da Assembleia de Deus Adalpha, que está fazendo um brilhante trabalho em Barueri, ali na região de Alphaville, em nome do pastor Samuel Ferreira, muito obrigado por ter cancelado seus compromissos, para estar aqui hoje nos prestigiando. À senhora e ao senhor, que é nascido na Assembleia de Deus. Agora aqui, pastor Paulo Correa, pastor Samuel, puxar para a minha sardinha, puxar a sardinha para a minha lata, quer dizer. É da Assembleia de Deus Madureira, nasceu lá em Madureira. Eu gostaria que também para o pastor Jairinho, que é um homem, um pastor novo, que tem feito um brilhante trabalho, também, coisa linda.

A gente olha ali: pastor Tulio de Barros, pastor José dos Santos, e demais pastores, como o pastor Josué de Campos, que tem o bigode mais bonito do Brasil, e a gente olha para o pastor Jairinho, pastor Belchior Júnior, e a obra de Deus continuando.

Paulo, nós estamos deputados, a Igreja continua, porque pastor Túlio, mais de 80 anos, pastor Jairinho, trinta e poucos anos. Ou não, já está na fase do “enta”. Então, para o pastor Jairinho também, cumprimentando aqui os pastores mais novos, estou vendo ali pastor Wesley de Paula. Pastor Paulinho que eu acho que é o mais novo aqui dessa noite, vai casar. Também ali o genro do pastor Deiró, pastor novinho, eu queria pedir uma salva de palmas para esses obreiros novos, assim como eu, que sou novinho. (Palmas.)

Muito obrigado, Deus abençoe, daqui a pouquinho nós vamos ouvir a cantora Cassiane.

E eu quero aqui passar a Presidência dos trabalhos ao pastor, deputado Paulo Correa Jr. Nós pensamos em fazer, repito aqui, algo bem maior. Mas aí pensamos: “Quanto mais você cita nomes, quanto mais você cria espaço, mais você desagrada”. Então, vamos fazer em três etapas aqui.

Uma cantora que eu cresci ouvindo, as irmãs cantando músicas antigas, e uma banda fazendo aquele início da Assembleia de Deus, pastor Ismael, lá da linda cidade de São Carlos.

Então, para chamar esta banda, para apresentar um de seus primeiros louvores, neste dia tão especial dos 104 anos da Assembleia de Deus, pastor Marcos Rangel, passamos a Presidência dos trabalhos, cumprimentando o vereador Edilson, de Santos, pastor e deputado Paulo Correa Jr.

Recebam com uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Paulo Correa Jr.

 

* * *

 

O SR. Presidente - PAULO CORREA JR. - PEN - Bom, primeiro boa noite a todas e a todos e gostaria também de saudar os meus irmãos com a paz do Senhor.

É um privilégio muito grande poder fazer parte desta história, desta Casa de Leis, que é a maior da América Latina. E eu gostaria de falar, em especial neste momento em que me passou a Presidência, sobre o deputado Cezinha - um deputado que faz a diferença aqui nesta Casa, um deputado que defende as bandeiras dos nossos princípios e a bandeira da Igreja e, marcando a história como poucos deputados. É um deputado que chegou e tem a nossa admiração, porque é um deputado que logo que chegou, ele fez questão de usar o seu nome em plenário. E quando é acesso o plenário com os nomes dos deputados na Casa, é colocado o nome do deputado Cezinha como Cezinha de Madureira. Faz questão e tem orgulho de falar de onde vem, e o povo que representa.

Aqui está um gesto de um homem humilde, um homem que não tem vaidades, porque esta propositura desta solenidade, foi proposta pelo deputado Cezinha. Ele poderia muito bem como lhe é de direito, estar presidindo esta sessão do começo ao fim. Mas insistiu comigo, insistiu com este deputado para que eu estivesse presidindo nem que fosse por alguns minutos essa sessão.

Portanto, está aí um gesto de que a pessoa vai além do cargo. O cargo que ocupamos, como ele disse, é passageiro. Nós estamos deputados. Mas o homem de Deus, o pastor, o servo, aquele que veio para servir é aquele que dá o seu exemplo, a quem eu peço uma salva de palmas, quebrando todos os protocolos. (Palmas.)

Parabéns. Ele, com certeza vai presidir, e eu vou falar mais um pouco, mas não vou delongar. Quando houver a oportunidade do discurso, aí sim vou trazer as minhas palavras.

Eu gostaria de passar a oportunidade agora, o louvor com a Banda da Assembleia de Deus Ministério de Santos, que vieram aqui em um grande número e vamos ouvir aquilo que é a tradução da Assembleia de Deus. A Assembleia de Deus sem banda não é a Assembleia de Deus. Portanto, com a oportunidade, a Banda da Assembleia de Deus Ministério de Santos.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. Presidente - PAULO CORREA JR. - PEN - Ouvimos o hino “Firme nas promessas de Jesus”.

Eu gostaria de, com muita honra neste momento, chamar uma pessoa que sempre intercedeu pela minha vida, que me preparou para que eu estivesse hoje, talvez presidindo esta sessão, me preparou com postura de homem para servir e é com muito orgulho que eu chamo a esta tribuna o meu pai, que é um dos responsáveis e o mentor por eu estar aqui e ter me encaminhado para a política, que é um caminho difícil, mas que é um caminho, tenho certeza que vai trazer muitas alegrias, defendendo os nossos princípios. Quero deixar esse momento, em que a Assembleia de Deus completa 104, para lhe fazer um agradecimento de público por ter me formado, me dado a educação, e ter me criado nos caminhos do Senhor.

Que Deus continue lhe abençoando. Com a palavra, o pastor Paulo Correa, presidente da Assembleia de Deus do Ministério de Santos. (Palmas.)

Enquanto o pastor Paulo se encaminha à tribuna, eu gostaria de devolver a Presidência ao pastor Cezinha de Madureira. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Cezinha de Madureira.

 

* * *

 

O SR. Presidente - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Enquanto o pastor Paulo chega à tribuna, quero fazer um agradecimento especial a uma pessoa que tem, deputado Chico Sardelli, feito um trabalho, o senhor sabe disso, importante aqui nesta Casa. Ele que é da Assembleia de Deus, Ministério do Belém, deputado Adilson Rossi.

Em 2003, o deputado José Domingos Bittencourt, fez o Projeto de Lei 11.573 “Dia da Assembleia de Deus”, deputado Chico Sardelli. Daí então, todos os anos vem-se comemorando o Dia da Assembleia de Deus. Estive conversando algumas vezes com o deputado José Domingos Bittencourt, que não foi eleito neste mandato, mas que tem sido um grande parceiro para todos nós, e por motivos de agenda, ele não pôde estar presente, e o deputado Adilson Rossi, que havia reservado, pastor Samuel, inclusive citou no vídeo aqui, pastor Ismael, havia reservado esta data, para comemorar o Dia da Assembleia de Deus fazendo seus 104 anos.

Ele teve um compromisso hoje cedo e devido ao trânsito de São Paulo não deu tempo de chegar. Ele me mandou uma mensagem avisando que está na Bandeirantes, está a caminho. Se até o final ele chegar, com certeza vai ter a palavra. Meu agradecimento à vida do pastor Bittencourt, presidente do Campo de Utinga, e também do deputado Adilson Rossi.

Eu queria que vocês aplaudissem a Deus, fortemente, pela vida desses dois homens de Deus. (Palmas.)

Com a palavra, o presidente da Assembleia de Deus, Ministério Santos, pastor Paulo Correa.

 

O SR. PAULO CORREA - A paz do Senhor a todos.

Excelentíssimo Sr. Presidente desta sessão solene, deputado Cezinha de Madureira.

Excelentíssimo senhor deputado Chico Sardelli, que foi me passado que o senhor é um mestre orientador e construtor da vida e do caráter de novos deputados nesta Casa, ao senhor a minha deferência especial.

Excelentíssimo senhor deputado Paulo Correa Jr., meu filho, com muita honra.

Excelentíssimo senhor deputado federal Gilberto Nascimento, que representa a Câmara Federal e é pastor da Assembleia de Deus de Madureira, e desde a sua tenra idade tem estado dentro da Igreja.

Digníssimo pastor Josué Campos, meu amigo particular, secretário da Igreja e Ministério de Madureira, em São Paulo.

Eu me lembrei de uma pessoa de quem não posso deixar de falar, que está presente e que é o pastor José dos Santos. Esse homem que foi secretário do pastor Lupércio a vida inteira. Todas as vezes que eu fui ali no Brás, fui muito bem recebido pelo pastor José dos Santos. Deixo aqui meu agradecimento ao senhor e ao Ministério de Madureira.

Digníssimo pastor Samuel, da igreja de Jandira, digníssimo pastor Samuel Ferreira. Cantora Cassiane, Banda da Assembleia de Deus Ministério de Santos, Coral de Senhoras, meus irmãos, minhas irmãs, Igreja do Senhor Jesus, que marcha na Terra ao encontro do Rei da Glória, a benção do Senhor esteja sobre nós nesse dia.

Como filho de pastor, nascido aqui em São Paulo, no bairro da Lapa, no fundo de uma igreja, nasci em casa, e acompanhando a Assembleia de Deus por esses longos anos, eu venho aqui com muita honra nesse dia quando a Assembleia de Deus completa 104 anos.

E eu louvo a Deus por ser o pastor da célula master da Assembleia de Deus no Estado de São Paulo, Igreja Evangélica da Assembleia de Deus de Santos, onde Gunnar Vingren e Daniel Berg, descendo de um navio naquela cidade, fundaram a Assembleia de Deus do Estado de São Paulo Igreja de Santos, a pioneira do Estado de São Paulo.

Quero me congratular com todos os Ministérios, com todos os pastores, com todos os presidentes de Convenções, com os meus irmãos, e com as minhas irmãs.

Quero dizer da minha alegria nesse dia por poder pertencer a uma Igreja honrada, disciplinada, que caminha com o batismo do Espírito Santo, pregando que Jesus salva, dura, batiza com o Espírito Santo, e vai nos conduzir aos céus.

Eu vi aqui a foto de Paulo Leivas Macalão, um grande apóstolo desse tempo. Vi também a foto de Lupércio Vergniano, que muito me aconselhou. Vi também, aí nesta filmagem, o ilustríssimo bispo Manuel Ferreira, que já me recepcionou por diversas vezes.

O que eu vou dizer aqui, que não sirva de nenhuma crítica: pertenço ao Ministério de Santos, sim. Mas, se eu tivesse de escolher, eu ainda escolheria o Ministério de Madureira, porque me identifiquei a vida inteira com o Ministério de Madureira. E hoje, eu vejo estampado aqui, toda a história da Assembleia de Deus, passando pelas mãos do Cezinha, do meu filho e dos demais deputados.

Eu quero dizer nesta noite, que a Assembleia de Deus não é apenas um povo. A Assembleia de Deus não é uma seita. A Assembleia de Deus é uma nação de Deus, caminhando com Deus. E ali, eu estava pensando quando eu falo de Assembleia de Deus. Assembleia indica reunião, o que é muito apropriado para nós, Assembleia de Deus é sempre reunião de Deus.

Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Obrigado pastor Paulo. (Palmas.)

Sempre sábio nas suas palavras, Deus abençoe sua vida, seu ministério. Obrigado pelas palavras.

Vamos convidar agora para falar da Assembleia de Deus do Brás, enquanto a cantora Cassiane, que eu cresci cantando, cresci ouvindo, vai se preparar para louvar a Deus com o primeiro louvor, eu quero convidar aqui o Dr. Bauer a falar em nome da Assembleia de Deus do Brás, e eu gostaria de pedir ao Bauer uma salva de palmas. (Palmas.)

 

 

O SR. TALMA BAUER - A paz do Senhor. Boa noite.

Hoje eu fico contente em ver essa Casa, que é a chamada Casa do Povo, se transformar, pela reunião das pessoas que estão aqui, na casa de Deus. Isso é muito importante, porque na situação que o país está vivendo, nós temos de elevar nosso pensamento a Deus para que tire o povo dessa situação que se encontra.

Eu trago um abraço do pastor Samuel Ferreira, que muito me honrou pedindo para que eu representasse a Igreja do Brás. Nós estamos lá há muitos anos, é uma igreja pungente e pelos cultos que a gente tem participado, a gente pode dizer que a Assembleia de Deus é uma jovem de 104 anos. Porque é um culto que a pessoa, quando termina, não tem vontade de ir embora, com jovens, pessoas de todas as idades. Isso a gente percebe em todas as Assembleias de Deus do Brasil que a gente tem andado.

Eu trago também um abraço do pastor Marco Feliciano do qual, por misericórdia de Deus, eu sou chefe de gabinete. Tenho acompanhado o trabalho dos deputados evangélicos na Câmara Federal, tanto quanto aqui na Assembleia Legislativa e nas Câmaras dos Vereadores, nessa famigerada teoria de gênero que tentaram impingir para a população brasileira, mudanças de conceito, mudança familiares atingindo a família, e caiu na Câmara Federal e no Congresso não passou, graças a deputados como o nosso querido líder Gilberto Nascimento, Marco Feliciano e outros, e foi derrubada aqui na Assembleia também, graças ao deputado Cezinha e outros deputados.

E agora o governo tenta por portaria, o Ministério da Educação está tentando reviver essa teoria de gênero, essa famigerada, maldita, e o pastor Marco Feliciano já cobrou o ministro da Educação porque, por portaria, ele está querendo se voltar contra o Congresso Nacional, as Câmaras Legislativas e as Câmaras Municipais, então estamos atentos.

E a Assembleia de Deus do Brasil, está representada com inúmeros deputados pungentes, trabalhadores, apresentando a defesa da família nas Assembleias, nas Câmaras Municipais e no Congresso Nacional. Só temos a agradecer a Deus por ter colocado as pessoas certas, no lugar certo, em uma época onde tendem a mudar o comportamento das famílias com as novelas, com os programas de televisão, a própria música tentando erotizar a crianças, então temos de lutar. A luta é árdua, mas estamos conseguindo vitórias.

Hoje o governo federal não consegue passar nada se não for de acordo com a bancada evangélica na Câmara Federal e no Congresso. Então só temos a agradecer e louvar a Deus por ter colocado esses homens nos lugares certos, no momento certo. E essa crise é uma crise para o país, mas não é crise para nós. Nós que temos Jesus como o timoneiro do barco, não existe crise com eles.

Muito obrigado e a paz do Senhor Jesus.

 

O SR. Presidente - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado Dr. Bauer. (Palmas.)

Está aí pastor Marino, presidente da Assembleia de Deus no Campo de Pindamonhangaba, ouvimos aqui pastores presidentes, ouvimos aqui pastor-secretário e deputado, também ouvimos membros, isso é a Assembleia de Deus, membros da Igreja falando em nome da Igreja.

Quero convidar agora ela que eu cresci cantando, ouvindo, a cantora Cassiane.

Lembro aqui que ainda terão a palavra alguns pastores, como o pastor Josué de Campos, pastor Samuel, pastor Antonio Campasse, também o deputado Gilberto Nascimento.

Cantora Cassiane, que recebam com uma salva de palmas, por gentileza. (Palmas.)

 

A SRA. CASSIANE MANHÃES - Boa noite, obrigada. Boa noite a todos e a paz do Senhor, queridos.

Eu estou feliz de estar aqui nessa noite para louvar o nome do Senhor Jesus, porque esse foi o meu primeiro chamado na obra do Senhor, e feliz por participar dessa entidade que é a Assembleia de Deus que tem feito realmente a mudança no Brasil.

E feliz porque a Assembleia de Deus é conhecida como a protestante, e o melhor lugar para a gente protestar é no plenário. Eu protesto.

Aleluia, glória a Deus!

E se nós somos protestantes, vamos protestar em nome de Jesus, irmãos. Contra o pecado, contra essas coisas terríveis que estão se levantando.

Parabéns a todos que têm um coração totalmente com temor e mente de Cristo, e temos do Senhor para realmente gerir uma nação. A Bíblia diz que o povo se alegra quando um juto governa. Então, nós como Igreja temos de estar sempre orando por cada um deles, que são a nossa voz, os nossos porta-voz nos plenários, que estão à frente das cidades, dos estados, e que o Senhor Jesus os abençoe.

Pastor Cezinha, muito obrigada, pastor Paulo, a todos da Mesa, pastor Belchior Júnior e a todos que estão aqui nessa noite, Deus os abençoe.

Eu vou louvar aqui, com muito louvor.

Ó Glória!

 

O SR. - Amém.

 

A SRA. CASSIANE MANHÃES - Aleluia! Irmãos, eu sou pentecostal, glória a Deus.

Assembleia de Deus eu sou, não é irmão!

Glória a Deus.

Aleluia!

Está todo mundo com vontade de dar glória. Dar glória, irmão, aleluia, Jesus é bom e o diabo não vale nada.

 

* * *

 

- É feito o louvor.

 

* * *

 

O SR. Presidente - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Obrigado, cantora Cassiane, que daqui a pouquinho vai cantar um pouco mais.

Quero convidar agora para falar em nome da Convenção Nacional das Assembleias de Deus, pastor Josué de Campos, por favor, dirija-se à tribuna.

Enquanto isso, lembrando aqui aos pastores que nós temos uma homenagem a fazer a todos os pastores aqui hoje. Vamos tentar adiantar o máximo possível, para ficar marcado esse momento, para você que está aqui nos 104 anos da Assembleia de Deus.

Quero agradecer a Deus de uma forma muito especial pela vida do meu líder, meu pastor, quem me inventou, o pastor Samuel Ferreira. Quando estava separada essa data, ele já tinha um compromisso na agenda e isso é público, todo mundo que é do Brás aqui sabe que ele está com o pastor Clementino agora à noite, no evento lá em Guarulhos, e colocamos aqui paras às 20h para ver se dá tempo de ele chegar, quem sabe ele nos faz uma surpresa.

Quero louvar a Deus, também, pela vida da minha família. A minha esposa Elis, que está aqui do lado, minha eterna namorada. É isso, Cassiane, é isso mesmo, minha eterna namorada, linda como sempre. (Palmas.)

Eu falo para ela que se não fosse ela e o Alan na minha vida, e o pastor Samuel, eu estava lascado. Desculpa quebrar os protocolos aqui, o Cerimonial já mandou mensagem aqui.

Quero louvar a Deus pela vida do meu filho Alan. Deus abençoe, Alan. Ele é lindo, gente, parece o pai, não é verdade? O que foi que você olhou para trás, Paulo, parece a mãe? Tudo bem, parece a mãe.

Com a palavra, o pastor Josué de Campos.

 

O SR. JOSUÉ DE CAMPOS - Senhor presidente dessa sessão solene, deputado Cezinha de Madureira, quero cumprimentar todas as autoridades eclesiásticas aqui presentes na pessoa do meu amigo pastor Paulo Correa. Quero também cumprimentar todas as autoridades presentes, cumprimentando a pessoa do deputado Chico Sardelli.

Cento e quatro anos. E quando ouvimos esse hino que a Banda da Assembleia de Deus Ministério de Santos tocou, esses 104 anos só têm sido possíveis porque nunca deixamos de crer nas firmes promessas de Jesus. É por isso que chegamos até aqui.

Eu me sinto honrado, nesta noite, em estar representando como secretário nacional da Convenção Nacional de Madureira, porque sou filho de pastor. Meus pais se converteram em 1936, então eu tenho uma grande história. E como ministro, estou completando 54 anos. Eu me orgulho de ser assembleiano porque eu tenho DNA assembleiano. Quando eu nasci, meus pais já tinham se convertido há alguns anos, não vou dizê-los, porque vocês vão descobrir a minha idade. Mas não tem problema não, podem descobrir, porque até aqui me ajudou o Senhor.

Quero cumprimentar muito especialmente, também, as mulheres que estão presentes, e faço isso em nome da Elisângela. Onde está a Elisângela? A Elisângela é minha colega, viu Cezinha? Estamos todos os dias lá. Porque vocês, mulheres, compõem principalmente o Círculo de Oração, que é a coluna que tem dado sustentação a esses obreiros que aqui estão, para continuar a expansão do Evangelho.

Portanto, 104 anos são passados, e por esses 104 anos, essa Igreja Assembleia de Deus, no Brasil, tem marcado a diferença. Marcado a diferença nas Casas Legislativas, marcado a diferença no Poder Judiciário, marcado a diferença em alguns Poderes Executivos e, por tudo isso, porque é uma Igreja firme e que está sempre aos pés do Senhor, para interceder em favor da nossa Nação. E como nunca, o momento presente brasileiro requer das Assembleias de Deus do Brasil uma posição cada vez mais firme, pedindo a Ele, a Ele, o doador da Vida, que venha continuar nos abençoando nessa terra abençoada que é o Brasil.

Que Deus em Cristo nos abençoe, amém. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado pastor Josué de Campos, essa pessoa maravilhosa.

Quero convidar também à tribuna para trazer a sua palavra o pastor Samuel Rodrigues, presidente da Cieadespel, ele que tem sido um companheiro de trabalho, uma pessoa abençoada, por gentileza, traga também a sua palavra.

Enquanto o pastor Samuel se dirige à tribuna, por gentileza, queria pedir a sua compreensão, já está um pouquinho tarde, mas estamos caminhando para o final, os oradores vão, com certeza, entender o momento, e trazer uma breve palavra, e nós estaremos ainda, durante a homenagem, ouvindo louvores aqui da Cassiane e também pela Banda da Assembleia de Deus, Ministério de Santos, e pelo grupo de irmãs da Assembleia de Deus de Itapevi.

Com a palavra, o pastor Samuel Rodrigues.

 

O SR. SAMUEL RODRIGUES - A paz do Senhor.

Senhor presidente desta sessão solene, pastor Cezinha de Madureira, excelentíssimos senhores deputados: Chico Sardelli; Paulo Correa Jr.; presidente desta Casa, Capez, que se ausentou; nosso secretário, o deputado federal Lucena; e meu presidente Gilberto Nascimento, é uma grande alegria estar aqui.

Eu queria fazer algumas referências especiais. A primeira delas, eu queria cumprimentar, neste momento, meu xará, o pastor Samuel J. Marques, lá de Itapevi, na frente de todos os irmãos aqui, pelo trabalho extraordinário que você vem desenvolvendo à frente da igreja de Itapevi. Eu sou seu vizinho, estou preocupado com você. (Palmas.)

Também gostaria de cumprimentar a nossa querida ex-prefeita de Itapevi, a Dra. Ruth, pessoa amabilíssima que nos alegra e lembrando que em seu nome quero cumprimentar todas as nossas queridas irmãs e mulheres aqui presentes.

Dizer algumas coisas rápidas, porque daqui a pouco o dia termina: e entre o que eu gostaria de dizer, apenas justificar, deputado Luiz Fernando, que também é assembleiano, pediu que justificasse a ausência por uma outra atividade.

Mas eu quero falar sobre duas pessoas. O meu irmão e amigo pastor Paulo Correa, presidente do Ministério de Santos. Louvo a Deus pela sua vida. Assim como ele, eu nasci nos fundos da igreja. Sou filho do pastor Virgílio dos Santos Rodrigues, que nos idos de 1939, enviado pela Igreja de Santos, foi abrir trabalhos nas cidades remotas - naquele tempo, remotas, hoje grandes cidades - no Estado de São Paulo, onde fundou 40 Igrejas Assembleia de Deus e, entre ela, Araraquara, cidade onde eu nasci. Ele foi pastor em São Carlos, trabalhou com os missionários, com Herman Miller, Theodore Richard Stohr, e tantos outros,

Quero dizer da minha alegria de estarmos juntos aqui, lembrar do meu velho pai, como um obreiro missionário, que saiu da Igreja de Santos, bons tempos lá atrás, Gonzaga e etc., não vamos lembrar disso aqui porque é muito tempo passado.

Mas quero dizer da nossa alegria de estarmos juntos. A igreja de Santos, que realmente como foi dito aqui, é a primeira igreja nesse Estado, e eu sou muito feliz, tive a oportunidade de, quando era garoto, receber na minha casa, visitando meus pais, Daniel Berg. E eu me lembro que eu tinha um medo de Daniel Berg, me pelava, porque ele era bem forte, e ele sentava e em 30 segundos ele adormecia. Isso é fato. E roncava. E eu, garoto. Mas isso me faz sentir felicidade, porque na nossa casa pudemos receber homens extraordinários como Daniel Berg.

Também me lembro de Paulo Leivas Macalão, porque uma das primeiras igrejas que meu pai estabeleceu tinha, na sua placa, “Ministério de Madureira”. Muita gente não conhece esse lado da história, mas eu quero bem rapidamente deixar isso. Portanto, pastor Paulo, as minhas homenagens à Igreja de Santos, que você tão bem representa nesse momento. Deus abençoe a sua vida.

Queria também fazer uma lembrança toda especial ao bispo Manuel Ferreira, e dizer uma coisa que muita gente não sabe: eu trago o abraço da Igreja de Jandira, que é onde sou pastor, que eu também vou muito pouco lá, qualquer dia eu vou ser saudado “Bem-vindo à igreja”, porque quase não paro na igreja. Mas trago também um abraço da Mesa Diretora da Convenção Cieadespel, que foi fundada em 1965, mas que nos idos de 1984 - irmãos de Madureira é bom saber isso, eu não tenho vergonha de contar essa história - nós nos dirigimos como Convenção Cieadespel, para Campinas, e o pastor Manuel Ferreira nos recebeu e, naquela época, ele era o presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. E na cidade de Campinas, em cima de seu joelho, ele toma um requerimento de filiação da Cieadespel junto à CGADB e ali ele faz uma observação: “Registre-se”. E daquele dia em diante, a Convenção Cieadespel, que caminhava pelas beiradas, passou a ser integrante da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil.

Muita gente não conhece essa história, mas eu gostaria de aproveitar que estamos comemorando 104 das Assembleias de Deus no Brasil. Isso não é privilégio para alguns. É para todo assembleiano. Levantar suas mãos e agradecer pelos 104 anos.

Eu, como filho de pastor, não podia deixar de ressaltar esses detalhes importantes.

Que Deus abençoe a todos, Deus abençoe a todos os pastores que têm doado a sua vida para o trabalho do Senhor. Vemos aqui veteranos desta causa, que com certeza o Senhor tem algo extraordinário reservado para cada um.

Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado, pastor Samuel Rodrigues, pelas suas palavras.

O pastor Josué lembrava, enquanto o pastor Antonio Campasse representando a Assembleia de Deus do Estado de São Paulo se prepara, que alguns desses casos contados aqui foram em 1984, e o senhor estava lá, então não tem como falar da história sem esses pastores estarem aqui.

Vamos receber agora o pastor Antonio Campasse, que é presidente da Assembleia de Deus, Ministério de Madureira, em Vila Alzira, Santo André. Ele nos trará uma palavra falando em nome de todos os pastores presidentes do mais com um pouco de idade, ao que tem menor idade, por exemplo, pastor Cauê Severo dos Santos, que está representando o pastor Genício Severo dos Santos, muito obrigado pela sua presença aqui, sua digníssima esposa, cumprimentar a todas as pastoras que estão aqui também nessa noite.

O pastor Antonio Campasse, sempre com esta alegria e, juntos levando a mensagem que Jesus cura, salva, batiza e leva para o céu, que dois missionários trouxeram e se transformaram em milhões; hoje somos mais de 12 milhões neste país.

Com a palavra, pastor Antonio Campasse.

 

O SR. ANTONIO CAMPASSE - Quero cumprimentar com a paz do Senhor todos os presentes, em especial, o pastor Cezinha de Madureira, nosso deputado estadual. Uma alegria, uma honra, e cumprimentando ele, quero cumprimentar todos os membros da Mesa E cumprimentando também meu irmão, meu amigo Gilberto Nascimento, deputado federal, conheço há muitos anos, e através dele, quero cumprimentar todos os que estão aqui: vereadores, pastores, cantora Cassiane - ô Cassiane, quanto tempo, coisa boa. Veio para ficar mesmo.

E também quero cumprimentar todos os pastores presidentes e os companheiros de Ministério, as irmãs que cantaram, essa Banda da Assembleia de Deus Ministério de Santos que quando eu ouvi pela primeira vez tocando me arrepiei, irmão, porque eu tenho 41 anos e dez meses de Assembleia de Deus, então no meu tempo as bandas estavam em alta era de arrepiar. E essa banda me fez lembrar.

Quero cumprimentar a todos vocês, quero louvar a Deus. Não vou me estender. Dá uma vontade de tanta coisa. Dois homens lá, Deus levanta Gunnar Vingren e Daniel Berg, e faz eles se encontrarem, dois suecos lá nos Estados Unidos, de repente dá uma visão para esses dois homens, uma coisa de Deus, uma coisa muito doida. E eles chegam ao Brasil no dia 19 de novembro de 1910 e tudo isso acontece, gente.

Então, debaixo de nossa obediência está a provisão e o mover de Deus. Então a glória de Deus. Eu quero glorificar a Deus pelo grande trabalho que a Assembleia de Deus tem prestado, não só ao Brasil, América Latina, mas ao mundo. E esse trabalho faz nos presídios, nos hospitais, enfim, de uma maneira extraordinária, sobrenatural, levando a palavra, cumprindo o “Ide” de Jesus, que ele disse “ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura”. Nós estamos cumprindo isso, pregando essa mensagem de amor.

Eu quero glorificar a Deus por esses 104 anos de Assembleia de Deus. Parabéns para todos nós que estamos vivenciando esse momento e continuamos vivenciando essa história, amém?

Glória a Deus! (Palmas.)

 

O SR. Presidente - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado, pastor Campasse, sempre alegre, simpático, pastor abençoado, Deus abençoe o senhor. (Palmas.)

Enquanto as irmãs de Itapevi se preparam para mais um louvor, quero agradecer a Deus pela vida da esposa do deputado Paulo Correa Jr., a Érica. Também está aqui representando Evandro Losacco, meu amigo e companheiro, que é membro da Igreja do Brás, o João Jorge. Muito obrigado pela sua presença, Deus abençoe sua vida e a da sua esposa e de toda a sua família.

Deus abençoe também seu filho, que é um dos diretores do Detran de São Paulo. Queria que você adorasse a Deus pela vida do João Jorge. Muito obrigado pela sua presença aqui. (Palmas.)

Já estamos próximos do final, quero agradecer também pela vida do vereador Elias, que está ali, vereador Elias, que é lá de São Sebastião, está fazendo um grande trabalho ali e representando aqui o pastor José Soares. Deus abençoe a sua vida.

Também o pastor Arnaldo, que veio junto com o vereador Paulo, lá de Piracicaba, representando junto com o desembargador hoje aqui, o pastor Dilmo dos Santos, que vai ser também homenageado.

Só mais um pouquinho de paciência, que nós estamos caminhando já aí para o final.

Jesus de Aquino, que Deus abençoe a sua vida.

Vamos então ouvir mais um louvor, do Conjunto de Mulheres de Itapevi, a representar o Círculo de Oração do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É feito o louvor.

 

* * *

 

O SR. Presidente - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado, mais uma vez, às irmãs de Itapevi.

Vamos fazer um momento de homenagem.

Antes, porém, quero chamar aqui o nosso amigo deputado Paulo Correa Jr. para assumir a Presidência por alguns minutos, porque ele vai convidar mais algumas pessoas, e a Banda da Assembleia de Deus Ministério de Santos para louvar ao Senhor.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Paulo Correa Jr.

 

* * *

 

O SR. Presidente - PAULO CORREA JR. - PEN - Gostaria de chamar à tribuna neste momento o deputado federal Gilberto Nascimento para falar em nome da Câmara Federal, os representantes do Estado de São Paulo.

Com a palavra, deputado Gilberto Nascimento. (Palmas.)

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - Eu quero cumprimentar a amada Igreja na gloriosa paz do Senhor, amém?

Dentro da minha alegria, quero cumprimentar aqui o pastor Paulo Correa, Cezinha, Paulo Jr., nosso pastor Josué, pastor Samuel, e todos aqueles que estão aqui.

Quero cumprimentar as mulheres, em nome da nossa querida Cassiane.

O que nós observamos na Assembleia de Deus é que os números de mulheres, é 80%. Mas isso começou, pastor Paulo Correa, lá no dia em que Jesus foi crucificado.

Eu imagino, por exemplo, que as mulheres estavam ali acompanhando Jesus naquele momento de angústia, naquele momento de tristeza. E, num determinado momento, os homens ali, quando viram a crucificação, começaram a ir embora, e as mulheres ficaram ali com o coração doendo. As mulheres geralmente trabalham muito com o coração e os homens trabalham muito mais com a razão. E em um determinado momento vem José de Arimateia, pede o corpo de Jesus, coloca-o em uma sepultura.

Foi todo mundo embora, pastor José dos Santos. Mas no terceiro dia, vieram lá três mulheres.

As mulheres vieram assim meio desconfiadas, olhando e daqui um pouco, quando chegaram lá, viram a pedra removida e o anjo sentado sobre a pedra. O anjo logo perguntou: “Onde é que vocês vão?”. “Viemos aqui ver o nosso mestre”. “Ele não está aqui, mas ressuscitou”.

Pastor José dos Santos e doutora Ruth, prefeita de Itapevi, se ali tivesse três homens, hoje nem Itapevi saberia que Jesus ressuscitou, mas como foram três mulheres, o mundo sabe que Jesus ressuscitou. E foi exatamente desta forma que começou a Assembleia de Deus no Brasil há 104 anos. (Palmas.)

Vieram dois homens, os nomes das mulheres não se falavam, mas logo depois as mulheres se juntaram para dizer que Jesus salva, batiza, transforma, renova com o Espírito Santo e vai voltar e levar a sua Igreja, essa nossa Assembleia de Deus. Essa Assembleia de Deus que eu tive prazer de há 59 frequentar.

“Irmão Gilberto, o senhor tem uns 70, 80 anos?”. Não! É que eu nasci na Assembleia de Deus, me criei na Assembleia de Deus, fui o primeiro vereador de São Paulo da Assembleia de Deus e o terceiro deputado estadual da Assembleia de Deus aqui nesta Casa.

Portanto, este momento para mim é um momento de alegria. É um momento de honra, pastor Cezinha, e eu quero lhe agradecer juntamente com o pastor Paulo Jr., com o Adilson Rossi, por terem começado a fazer o trabalho para que a sessão estivesse acontecendo nesse dia, porque Deus está sendo louvado nesse lugar, e o nome da Assembleia de Deus está sendo honrado. Que Deus abençoe vocês. Que o Espírito Santo de Deus possa abençoar a cada um de nós. E que essa Igreja possa continuar triunfante, caminhando para que realmente possa salvar esta nação. Porque feliz é a nação cujo Deus é o Senhor. E para que Deus seja o Senhor desta vida, somente através do Espírito Santo de Deus, quando Jesus transformar o homem de dentro para fora. Que Deus os abençoe em nome de Jesus. Amém. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - PAULO CORREA JR. - PEN - Chamo mais uma vez à tribuna, a cantora Cassiane, minha amiga, minha intercessora, me ajudou muito na minha caminhada política, Deus abençoe sua vida.

 

A SRA. CASSIANE MANHÃES - Glória a Deus. Põe “Minha benção”, por favor.

 

* * *

 

- É feito o louvor.

 

* * *

 

O SR. Presidente - PAULO CORREA JR. - PEN - Ô glória a Deus, fogo puro, irmãos, na Assembleia Legislativa.

Enquanto a Banda da Assembleia de Deus Ministério de Santos se prepara para apresentar dois hinos, aqui, gostaríamos de passar ao Cerimonial. O deputado Cezinha, junto com sua assessoria, fez algumas homenagens, para estar homenageando todos nós que pertencemos à essa história da Assembleia de Deus no Brasil.

Portanto, o Cerimonial chamará alguns nomes de pastores presidentes de convenções, pastores presidentes de Ministérios, e logo após, todos vão ser homenageados com um diploma, com uma certificação de que você faz parte dessa história.

Estou esquecendo alguma coisa, presidente?

É isso mesmo.

Passo agora ao Cerimonial e conforme seu nome for sendo chamado, o senhor que é líder, pastor, presidente de Convenção, venha aqui à frente para receber a sua homenagem.

A Banda da Assembleia de Deus Ministério de Santos louvará com “A oportunidade”, logo após o Cerimonial chamar os nomes.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido para receber das mãos do deputado Cezinha de Madureira, e do deputado Paulo Correa Jr., Dr. Bauer, que receberá a homenagem em nome do pastor presidente Samuel Ferreira, da pastora Keila Ferreira e do pastor Manuel Ferreira Neto. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o pastor Samuel Rodrigues para receber agora a sua homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o pastor Antonio Campesse para receber agora a sua homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o vereador Paulo para receber agora a sua homenagem em nome do pastor Dilmo dos Santos.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - O próximo a receber a homenagem, é o pastor Paulo Alves Correia.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Recebe agora o pastor Carlos Roberto da Silva.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Agora recebe a homenagem, o pastor Josué de Campos. Uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - E recebe a sua homenagem, o pastor Deiró de Andrade, representando o diácono Silas da Silva e o pastor Jesus de Aquino. Por favor, pastor, Deiró.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. Presidente - PAULO CORREA JR. - PEN - Enquanto a Banda da Assembleia de Deus Ministério de Santos, essa banda abençoada, maravilhosa, se prepara para o próximo hino, eu gostaria de pedir e avisar a todos que estão aqui, que o deputado Cezinha, com os demais pastores que compõem a Mesa, vão descer agora, para fazer a homenagem a cada um de vocês que são Assembleia de Deus no Brasil.

Gostaríamos de cumprimentar a representante do Ideas - Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistência Social, que está representando a pastora Keila, Vanessa e seu esposo, que Deus abençoe a vida de cada um de vocês, queridos.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convidamos também para receber a homenagem o pastor Belchior Júnior.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Pastor Cláudio César.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Pastor Marino Soares.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convidamos também o pastor Eliel de Castro.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convidamos também o pastor Eduardo dos Santos para receber a sua homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convidamos o pastor Túlio de Barros para receber sua homenagem das mãos do pastor Cezinha.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convidamos o pastor Ismael da Silva.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convidamos o pastor Marcos Rangel para receber sua homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o pastor Jairo Manhães.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convidamos o pastor Samuel Marques para receber sua homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Agora receberá a sua homenagem o pastor Wesley de Paula.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido também a cantora Cassiane Manhães, abençoada por essa voz maravilhosa.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Para receber a sua homenagem, convidamos o vereador Felipe Sanches Silva.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Também receberá das mãos do deputado, o vereador Adilson Junior.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - E para encerrar as homenagens, convido o Sr. João Jorge.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Ainda temos mais um homenageado, pastor Jesaias Chaves. Por favor, pastor.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Uma salva de palmas para todos os homenageados. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - PAULO CORREA JR. - PEN - Queremos mais uma vez agradecer a presença de todos os presidentes, pastores, presidentes de Convenções, presidentes de Ministérios, aos conjuntos, à Banda da Assembleia de Deus Ministério de Santos, aos que se apresentaram aqui hoje, à cantora Cassiane.

Que Deus abençoe a vida de cada um de vocês.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, a Imprensa da Casa, a TV Legislativa, às Assessorias Policias Civil e Militar, bem como a todos que com a sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade.

Que Deus nos abençoe.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 28 minutos.

 

* * *