http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

25 DE SETEMBRO DE 2015

030ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À CULTURA GOSPEL

 

Presidente: LUIZ FERNANDO

 

RESUMO

 

1 - LUIZ FERNANDO

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que Presidência efetiva convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Prestar Homenagem a Cultura Gospel". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - EDSON SERBONCHINI

Mestre de Cerimônias, nomeia as autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO

Anuncia oração, realizada pelo pastor Samuel Rodrigues. Saúda as autoridades presentes. Discorre sobre a importância da cultura gospel. Destaca o papel dos líderes evangélicos para a sociedade. Agradece a todos pela presença.

 

4 - SAMUEL RODRIGUES

Presidente da Ciadespel, declara satisfação em participar da solenidade. Destaca a importância da cultura gospel para o País.

 

5 - OSVALDO ALVES OLIVEIRA

Pastor, saúda a todos os presentes. Afirma estar honrado em participar da solenidade.

 

6 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO

Anuncia apresentação musical do cantor evangelista Luiz de Carvalho, da 1ª Igreja Batista de São Paulo. Faz homenagem ao cantor, com entrega de placa e diploma alusivos ao evento.

 

7 - LUIZ DE CARVALHO

Cantor evangelista, explica música que cantaria na sequência. Discorre sobre a importância do cristianismo para a humanidade.

 

8 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO

Lê biografia do cantor evangelista Luiz de Carvalho. Anuncia apresentação musical da cantora missionária Noemi Nonato. Faz homenagem à cantora com leitura de sua biografia e entrega de placa e diploma alusivos ao evento.

 

9 - NOEMI NONATO

Cantora missionária, saúda as autoridades presentes. Discorre sobre a importância da música gospel. Agradece ao deputado Luiz Fernando pela homenagem.

 

10 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO

Faz saudações a personalidades presentes. Anuncia apresentação musical do tenor gospel Irailton Cunha. Presta homenagem a pastores que se destacaram na atuação em prol da comunidade evangélica, com a entrega de diploma de reconhecimento alusivo ao evento, anunciando o nome dos homenageados. Anuncia oração em prol do Brasil, realizada pelo pastor Osvaldo Alves Oliveira. Faz agradecimentos gerais. Convida a todos para "coffee break". Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Luiz Fernando.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Daremos início à sessão solene com a finalidade de prestar homenagem à cultura gospel.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB, e será transmitida pela TV Assembleia no domingo, dia 27, às 21h; pela TV NET, canal 7; pela TV Vivo, no canal 66 analógico, e pelo canal 185 digital; e ainda pela TV aberta, canal 61.2.

Convido para compor a Mesa principal, o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira. (Palmas.)

Pastor Samuel Rodrigues, presidente da Cieadespel - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do Estado de São Paulo e Estados Limítrofes. (Palmas.)

Pastor Osvaldo Alves Oliveira, presidente do Conselho de São Bernardo do Campo. (Palmas.)

Neste momento, passo a palavra ao deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Boa noite. Quero saudar a todas e a todos com a paz do Senhor Jesus.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, o deputado Fernando Capez, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de prestar homenagem à cultura gospel.

Gostaria de convidar a todas e todos para, de pé, ouvirmos o “Hino Nacional Brasileiro”, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Emerson Pereira, da 2ª Seção de Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. Presidente - LUIZ FERNANDO - PT - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Dando andamento aos trabalhos, vamos citar agora a extensão da Mesa.

Senhora Cristiana Ferreira, esposa do deputado Luiz Fernando.

Giuliana Grassi Ferreira, representando o presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, vereador José Luiz Ferrarezi.

Vereadora Noemi Nonato, cantora e missionária.

Cantor, evangelista, Luiz de Carvalho, da 1ª Igreja Batista de São Paulo.

Reginaldo Burges, vereador de São Bernardo do Campo.

Israel Mendonça da Cunha, vereador de Rio Grande da Serra.

Ramon Ramos, vereador de São Bernardo do Campo.

Rafael Demarchi, vereador de São Bernardo do Campo.

Vereadora Elian Santana, do município de Santo André.

Pastor Roberto Bortoni, representando o Conselho de Pastores de São Caetano do Sul.

Passo a palavra ao deputado Luiz Fernando.

O SR. Presidente - LUIZ FERNANDO - PT - Quero falar com meus irmãos e minhas irmãs, hoje aqui se reúne a Igreja do Senhor nesta Casa. E eu tenho a liberdade de chamá-los de irmãos e irmãs.

Nesse momento, como fazemos sempre, gostaria de convidar o pastor Samuel Rodrigues, presidente da Cieadespel, meu assessor, e queria convidar a todos e a todas para que ficassem de pé, para que nós pudéssemos fazer uma oração ao nosso Deus, agradecendo à vida, agradecendo pelo fortalecimento da nossa Igreja, e, a partir desse momento, passo a palavra ao pastor Samuel para que possa proceder uma oração.

 

O SR. SAMUEL RODRIGUES - Eterno Deus, Pai de Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

Mas uma vez, Senhor, adentramos diante de Tua santa e augusta presença quando, neste momento, esta Casa se torna a Tua Casa, o lugar de adoração, enquanto estaremos aqui, Deus, participando deste momento tão importante, desse momento tão importante da cultura gospel e de tudo aquilo que fazemos para o engrandecimento do Reino. Pedimos a ti, Senhor, que norteie os trabalhos, que abençoe o nobre presidente e que a Tua benção esteja sobre cada um de nós, é o que pedimos e já agradecemos em nome de Jesus Cristo que reina para todo o sempre. Amém.

 

O SR. Presidente - LUIZ FERNANDO - PT - Eu quero cumprimentar, mais uma vez, Samuel Rodrigues, que é o presidente da Ciadespel, e como disse, é meu assessor. Quero agradecê-lo, pastor, por tudo o que tem feito pelo Reino, sobretudo.

Quero cumprimentar também, e agradecer, esse outro componente da Mesa, pastor Osvaldo Alves Oliveira, que é presidente do Conselho de Pastores de São Bernardo do Campo. Quero agradecê-lo pela presença e, em seu nome, agradeço a presença de todos os pastores, pastoras e missionários que aqui estão nessa noite.

Quero saudar a nobre vereadora Noemi Nonato, minha irmãzinha. Pensem em uma evangélica fazendo a diferença na Câmara Municipal de São Paulo. É desproporcional ao tamanho dela o quanto essa mulher tem feito a diferença naquela Casa. Quero saudá-la e agradecê-la. É uma honra, para mim, prestar essa homenagem a você.

Não é preciso dizer nada de Luiz de Carvalho. Todo crente, todo evangélico, sabe quem é Luiz de Carvalho: adorou e adora o nosso Deus através de suas músicas, assim como o faz com os louvores de adoração da vereadora Noemi, não é?

Quero saudá-los, então, serão os nossos homenageados principais dessa noite.

Quero saudar minha esposa, esse presente que Deus me deu, imagina se eu me esqueço de falar dela, pastor Bel? Vocês não imaginam. O que ela tem de bonita, ela tem de brava. Quero saudá-la, Cris. Agradeço a Deus por tê-la colocado na minha vida.

Quero saudar a todos os vereadores que aqui estão: Ramon Ramos, Rafael Demarchi, Burges, Israel, de Rio Grande da Serra. Quem mais? Ah, a vereadora Elian Santana, que eu vi chegando. Agradeço a você, também, Elian, e em seu nome, saúdo a todas as irmãs que estão aqui nessa noite.

Quero saudar a companheira do nosso grande levita, Luiz, e quero, também, saudar o pastor Bortoni, que representa o Conselho de Pastores de São Caetano do Sul

E chegam aqui duas citações. Nós temos o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Turístico de Rio Grande da Serra, Gilvan Mendonça, e também o presidente do Núcleo Cristão do PSDB de São Paulo, membro da Igreja Batista Memorial de Alphaville, Vladimir Ramos, a quem eu quero agradecer pela presença aqui, Vladimir. Também não poderia deixar de citar o nosso pastor Luciano Luna, que representa o Setorial Inter-Religioso do Partido dos Trabalhadores do Estado de São Paulo. Em nome de vocês, quero desejar as boas-vindas a cada irmão e a cada irmã.

Quero saudar todos os homenageados dessa noite, o evangelista, diácono e cantor gospel Luiz de Carvalho, a vereadora paulistana, cantora e missionária, Noemi Nonato. A todos os pastores e pastoras presentes, irmãos e irmãs, agradeço mais uma vez a presença de cada um de vocês nessa homenagem destinada a todos aqueles que cumprem a importante missão de disseminar o Evangelho de Jesus Cristo em nossa sociedade.

Sem sombra de dúvida, a cultura gospel possui um importante papel, por ser um canal de transformação da sociedade, através do louvor e da adoração, expressado pela arte, seja através da música, da dança, da literatura ou outras manifestações artísticas que tocam o coração dos cristãos e os inspiram na busca por uma vida de amor e submissão ao Senhor Jesus Cristo.

A cultura gospel, diferentemente da cultura do mundo, constitui-se de diferentes formas de adoração e louvor. Essas orações manifestadas por diferentes louvores têm tocado o coração de milhares de pessoas, famílias, homens, mulheres, jovens e crianças e assim cresce o Reino de Deus.

A mídia e o mercado têm chamado atenção para o crescimento de nossa cultura. E são importantes indicadores de que o gospel não se trata apenas de um movimento musical, embora esse seja um de seus elementos mais fortes e articuladores. Mas é muito mais do que isso. Além do objetivo cultural e religioso, é preciso reconhecer ainda o potencial gospel como um gerador de emprego e renda.

Essa homenagem destina-se a todos os levitas, que através de sua unção nos ajudam a manifestar nossa fé e adoração. Especialmente com a música, que é uma expressão muito forte e presente na cultura cristã.

Nesta sessão solene, nossos levitas são representados por nomes muito queridos e de talento inquestionável. Nosso querido evangelista, diácono e cantor gospel, Luiz de Carvalho, que aos 90 anos continua emprestando sua voz e talento à cultura cristã, e a nossa querida vereadora, cantora e missionária, Noemi Nonato, que possui uma trajetória brilhante e reconhecida na música gospel. Quero pedir a todos uma salva de palmas aos nossos principais homenageados. (Palmas.)

Além dos nossos levitas, não podemos esquecer nessa noite memorável da importância primordial da liderança religiosa de nossos pastores e pastoras, que conduzem o povo cristão de acordo com a vontade de Deus.

Nessa sessão solene, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, saúdo a atuação dos líderes da Igreja Evangélica que, muitas vezes, fazem trabalhos sociais que deveriam ser de responsabilidade do Estado. O pastor é uma figura singular, com um ofício extraordinário e de extrema relevância na vida das pessoas. E muito além do trabalho social que realizam, aos pastores cabe orientar, aconselhar, acolher, edificar, ensinar e, sobretudo, conduzir e manter cada uma de suas ovelhas nos caminhos do Senhor.

Tramitam nessa Assembleia Legislativa dois projetos de lei de minha autoria em reconhecimento a esse movimento cultural gospel. No primeiro deles, pretendemos instituir o Dia Estadual da Cultura Gospel, o PL 1122, de 2015. E no segundo, instituir a Semana da Cultura Gospel, que é o PL1158, de 2015. Ambos os projetos de lei têm por objetivo fomentar a cultura gospel e eventos de cunho cultural realizados pela comunidade evangélica do Estado de São Paulo. Hoje, para um levita gravar um disco, gasta-se uma fortuna e todos vocês sabem disso.

O que nós pretendemos nesse movimento também é que, ao termos um dia, uma Semana da Cultura Gospel, o Estado possa reconhecer a nossa cultura. Possa não, passará a reconhecer a nossa cultura, e nós poderemos apresentar projetos incentivados no ICMS, sobretudo, para que nós possamos facilitar que as nossas igrejas, os nossos corais, os nossos levitas, efetivamente, produzam- tanto seus CDs, quanto inclusive os livros que muito enriquecem e nos orientam.

Reconheço e louvo a importância da parceria entre meu mandato e a Igreja, pois acredito que dessa forma é possível legislar com mais justiça e retidão. Portanto, aproveito para ratificar meu compromisso de lutar nessa Casa, incansavelmente, por um Legislativo que proteja e preserve a família e os valores cristãos.

Agradeço mais uma vez a presença de todos e deixo aqui os meus votos de que o nosso Deus Todo Poderoso derrame sobre a vida de cada um de vocês, de suas famílias e sobre os ministérios de nossos pastores muitas bênçãos.

Queria convidar para fazer uma breve saudação ao povo dessa Casa, para que essa sessão não se torne muito chata, de muito falatório- já que eu acho que o mais importante são as homenagens- o pastor Samuel Rodrigues, passo então a palavra.

 

O SR. SAMUEL RODRIGUES - Mais uma vez nós os cumprimentamos, neste momento tão importante, de alta relevância para a cultura gospel, os trabalhos que envolvem as igrejas. Como pastor, e filho de pastor, nós temos observado durante todos esses anos os grandes embates enfrentados e a desproporcionalidade de atendimento que é dada aos cantores não sacros e o que se faz hoje em benefício dos cantores sacros.

E eu estou muito feliz e gostaria de parabenizar o nobre deputado, presidente desta sessão solene, deputado Luiz Fernando Teixeira, pela iniciativa extraordinária de reservar esta data para que possamos comemorar a cultura gospel. E, com isso, estar levando a todos o conhecimento. Vemos que foram escolhidas pessoas que têm envolvimento com a cultura gospel. Não só porque louvam, e sim porque têm uma história, porque têm um trabalho feito. Eu sou na linguagem comum de auditório, eu sou macaco de auditório de Luiz de Carvalho, e eu não quero acrescentar mais nada. Ele é meu amigo pessoal, nós nos conhecemos há muitos anos e, quando eu o conheci, ele já era sucesso- eu coleciono os trabalhos dele.

Muito pouco se tem feito para reconhecer aqueles que emprestam sua vida, sua voz, o seu trabalho para o engrandecimento à causa do Mestre, para o engrandecimento do Reino de Deus.

Parabenizo o deputado por esta iniciativa e temos certeza de que ela é um ponto de partida para outros projetos, como já foi citado aqui, que, por certo, trarão benefícios extraordinários para a obra e o Reino de Deus.

Agora uma coisa muito interessante: muita gente imagina que a cultura gospel só se prende aos louvores. Claro que nada mais junta gente nesse país do que as festas gospel. Mas nós temos tantas outras atividades. Temos atividades artísticas, atividade de evangelização com a cultura gospel. Luiz de Carvalho vai falar aqui, ele que está lançando um livro sobre sua vida, e isso precisa ser incentivado.

Então, que Deus abençoe a sua vida, deputado, e que o seu mandato seja uma benção para aqueles que trabalham junto à cultura gospel.

Deus os abençoe, Deus abençoe aqueles que estão aqui. Muito obrigado por terem vindo, e eu tenho certeza de que a vossa presença aqui engrandecerá e ajudará a fortalecer os nossos braços para que possamos lançar mão de tudo aquilo que é possível em favor da cultura gospel.

Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - LUIZ FERNANDO - PT - Eu gostaria de passar a palavra para o pastor Osvaldo, para que também faça uma breve saudação.

 

O SR. OSVALDO ALVES OLIVEIRA - Graça e paz a todos. Para mim é motivo de muita alegria e muita honra estar nesta Casa, como disse nosso querido deputado Luiz Fernando Teixeira. Eu estou com 62 anos, 6.2, e muitas vezes fui convidado para estar aqui e não foi possível. Mas hoje, graças a Deus, estou aqui pela primeira vez.

Nossos parabéns ao querido deputado Luiz Fernando Teixeira, nosso irmãozinho abençoado do Senhor. Que Deus continue iluminando, dando graça a ele, a todos os projetos. Eu tenho certeza que com esse projeto da cultura gospel no nosso país, que vai passar, vamos ser beneficiados, e eu fico feliz porque nós fazemos parte.

 No Ministério Além do Véu, nós temos a banda dos nossos filhos, o que tem sido uma benção, não somente aqui em São Paulo, mas no Brasil e fora do Brasil. E eu te dou os parabéns, deputado, por essa iniciativa tão bela, tão linda, para o reconhecimento do povo que louva ao Senhor. E como disse o pastor Samuel, nós com 55 anos no Evangelho, temos todos os discos, bolachas, do querido diácono e evangelista Luiz de Carvalho. E nós temos uns hinos que ficaram gravados em nossa mente. Noemi Nonato também, e outros mais. Então fico feliz, muito alegre! Só tenho a dizer o seguinte: que Deus te abençoe, deputado, com toda a sorte de bênçãos, você, sua família, seus projetos para honra e glória do Senhor Jesus.

E aos queridos pastores e lideranças que estão aqui nesta Casa, que atenderam ao convite, que Deus abençoe poderosamente.

Quero agradecer pelo convite, nós nos sentimos lisonjeados, duplamente honrados, deputado, Deus te abençoe, muito obrigado.

Um beijão no coração, muito obrigado.

Deus abençoe. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - LUIZ FERNANDO - PT - Eu gostaria que nós ouvíssemos agora uma apresentação com ele, o cantor evangelista Luiz de Carvalho, da Primeira Igreja Batista de São Paulo.

 

O SR. LUIZ DE CARVALHO - Boa noite meus irmãos e meus amigos.

Que Assembleia significativa, essa. Meu coração está transbordando de alegria por este reconhecimento da música sacra. Eu tive dificuldade em encontrar uma música para cantar na Assembleia, mas me lembrei da música que lancei em 1988: “Segura na mão de Deus e vai”, que o Brasil todo cantou.

Vamos cantar agora?

“Segura na mão de Deus e vai”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. Presidente - LUIZ FERNANDO - PT - Quero dizer ao senhor, meu caro evangelista Luiz de Carvalho, que é uma honra muito grande prestar essa homenagem ao senhor. A sua história, a sua participação pelo Reino de Deus, muito nos honra e o senhor marca, marcou e marcará para sempre as nossas mentes e os nossos corações pela sua trajetória, pela sua vida.

E eu quero fazer nesse momento a entrega de uma placa e um diploma ao evangelista Luiz de Carvalho.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. Presidente - LUIZ FERNANDO - PT - É uma placa de Honra ao Mérito. “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, neste ato representada pelo deputado Luiz Fernando Teixeira, homenageia o evangelista Luiz de Carvalho, pelos anos dedicados na construção e difusão da cultura gospel pelo Brasil, especialmente através dos louvores. São Paulo, 25 de setembro de 2015 - Luiz Fernando Teixeira, deputado estadual”.

Uma salva de palmas. (Palmas.)

Eu queria convidar a companheira, a esposa.

Ela diz que se não fosse ela, nada disso teria seria possível.

Nós ouviremos agora o evangelista Luiz de Carvalho que, além de cantar, vai deixar uma mensagem nessa noite a todos nós.

 

O SR. LUIZ DE CARVALHO - Ele já me avisou que a palavra não pode ser muito longa, viu? Porque senão eu teria a noite inteira para falar dessa grandeza, dessa beleza, dessa sessão magnífica, inesquecível.

Realmente, meus amigos, meus irmãos, que coisa linda, que reconhecimento grandioso para essa Assembleia Legislativa e seus deputados.

Que Deus continue abençoando a todos.

O hino que vou cantar agora é um hino muito especial, porque fala do Divino Companheiro. Jesus se apresentou como Divino Companheiro. Ele é o Divino Companheiro. Quando você O requer, Ele vem em seu favor, pode experimentar. Porque o testemunho da minha vida de muitos anos é destes acontecimentos realmente maravilhosos.

Deus me deu uma esposa muito querida. E eu hoje estou aqui por causa dela, porque ela é uma benção na minha vida. E eu tenho este privilégio muito grande de estar aqui com os irmãos. E, neste tempo que vem, o que precisamos é realizar mais, fazer mais, porque o povo está se esquecendo de Deus. Eu estava na Cracolândia, e um moço estava deitado na calçada quando eu coloquei a sua cabeça no meu colo. E eu disse, “E você está aí drogado...” e ele disse, “Pois é, eu sou um escravo”. Então eu orei por ele, para que Jesus libertasse aquele jovem e transformasse realmente a sua vida.

Meus irmãos, cristianismo é isso, cristianismo é transformação, cristianismo é nova esperança, nova vida, e o nosso país está muito necessitado. Por isso que eu cantei “Segura na mão de Deus”, porque se a gente segurar na mão de Deus, vai. Se não segura, não vai. Amém? Amém!

Então, nesta noite, eu quero agradecer este privilégio muito grande, tanto eu quanto minha esposa, e que Deus continue abençoando o Brasil, continue abençoando o Estado de São Paulo, continue abençoando esta Assembleia Legislativa querida, que cada deputado aqui se tornou um amigo de coração.

Agora, Jesus é o Divino Companheiro. Ele se apresentou assim, “Eu sou seu companheiro, quero andar com você. Eu quero fazer Minha vontade na sua vida”. E, por isso, vamos tentar cantar esse hino “Divino Companheiro no Caminho”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. Presidente - LUIZ FERNANDO - PT - Quando pedi para ele falar, ele faz melhor cantando. A ansiedade ouvi-lo mais uma vez me fez pular um breve currículo dele. Tenho certeza que várias páginas seriam insuficientes para descrevê-lo, mas quero contar um pouco da história dele para que todos, especialmente os mais jovens possam conhecer a história desse homem de 90 anos que cantou sem ler a letra. Um homem de 90 anos que ainda está no caminho, ganhando almas.

Luiz Agapito de Carvalho, ou simplesmente Luiz de Carvalho, nasceu em Bauru, em 16 de maio de 1925.

É um evangelista, diácono e cantor do gênero gospel tradicional brasileiro. Luiz é fundador da gravadora Bompastor, uma das mais antigas dedicadas à música cristã. É responsável por lançar grandes nomes da música cristã, como Cristina Mel, Paulo César Baruk, Cícero Nogueira e Jorge Araújo, que é o pai da Daniela Araújo.

Luiz de Carvalho foi o primeiro cantor cristão na música brasileira a gravar um LP de 33 RPM, intitulado "Musical Boas Novas", em 1958. Também introduziu o violão nos cultos em meados dos anos 1950.

O álbum "Meu Tributo - A Deus Toda a Glória" foi lançado em 1983, que foi premiado com Disco de Ouro na época, pela vendagem de 200 mil cópias.

Luiz de Carvalho foi presidente da União de Mocidade da Igreja Batista da cidade de Tupã, interior de São Paulo, na década de 1940.

O músico se sentiu atraído pela música desde a infância. Com o apoio do pai, saiu de casa aos 10 anos de idade a fim de investir em sua carreira musical e ajudar seus familiares. Morou em pensões de várias cidades paulistas e viajou por vários locais do Brasil. Contratado por uma gravadora, já realizava alguns trabalhos musicais.

Aos 17 anos tinha uma banda chamada “Conjunto Havaiano”, que reuniu instrumentistas e dançarinos. O repertório baseava-se em vários gêneros musicais. Tal grupo passou a ser bastante notório no Brasil e se apresentou em países do exterior, como Chile, Argentina e México.

Em 1947, o músico converteu-se ao protestantismo através de um evangelismo realizado por um pastor numa rua em Tupã, horas anteriores a um show da banda. A mensagem trazida pelo pastor despertou interesse em Luiz, que decidiu procurá-lo. Ele lhe deu um exemplar da Bíblia, livro que Luiz leu logo em seguida. Apesar de se tornar cristão, ele continuou a trabalhar com o conjunto da qual fazia parte, porém não tinha mais o mesmo entusiasmo e a animação de antes, pois sua vida anterior era controversa ao que estava aprendendo em sua religião. Quando encerrou seu contrato com a banda, tendo o apoio de seu pastor, Luiz deixou o conjunto.

Ainda no ano de 1947, Luiz de Carvalho interessou-se pela música cristã e ingressou no Conservatório Carlos Gomes com o apoio de sua igreja. Seu primeiro trabalho musical foi gravado com a finalidade de dar recursos para a construção de um novo templo de sua congregação. Todas as unidades foram vendidas e a construção foi concluída.

A partir do momento em que o cantor passou a lançar vários trabalhos, mesmo sem o apoio de igrejas e mídias, seu nome foi se solidificando no meio cristão, se tornando um músico bastante conhecido. Em 1955 gravou o primeiro LP da música cristã no Brasil, o álbum "Musical Boas Novas". A partir daí o cantor lançou diversos discos, alguns com vendagem superior a 200 mil cópias, como "Meu Tributo - A Deus Toda a Glória", lançado em 1983 e ganhador do Disco de Ouro. Também se apresentou em diversos países.

Uma das apresentações mais memoráveis do músico foi realizada em 1965, no Maracanã, durante uma cruzada de Billy Graham, em que Luiz de Carvalho cantou para cerca de 120 mil pessoas. No ano 2000, ele voltou a se apresentar no Maracanã- novamente com recorde de público.

Na década de 1970, Luiz fundou uma das primeiras gravadoras evangélicas do Brasil, a Bompastor

. Tal selo, além de lançar seus trabalhos, distribuiu obras de Shirley Carvalhaes, Banda Azul, Cristina Mel, Paulo César Baruk, dentre outros, como já dissemos.

Em 2011, aos 86 anos, o cantor gravou seu mais recente trabalho solo, intitulado "Adoração".

Por sua contribuição à música cristã, foi homenageado no Troféu Promessas daquele ano. Em 2013, gravou em parceria com o cantor Edvaldo Holanda o CD e DVD "Grandes Clássicos da Música Gospel", sendo, portanto, este seu mais recente trabalho.

No dia 16 de maio de 2015, Luiz de Carvalho completou 90 anos de idade. Na ocasião foi realizado um culto de louvor e ação de graças pela vida deste mensageiro da palavra de Deus. A celebração se deu na Igreja Batista Paulistana. Por conta da data, foi lançada uma biografia do evangelista intitulada "Luiz de Carvalho - Vida e Ministério", de autoria do pastor Eliel Faria, e foi ainda lançado um CD intitulado "Louvor Saudade".

O cantor foi casado com Adelina, e teve quatro filhos com ela. Entretanto, por conta de um aneurisma cerebral, ela veio a falecer em 1986. Sua morte teve grande impacto na vida pessoal de Luiz. Após três anos de sua morte, o músico conheceu Ernestina, com quem se casou e teve uma filha em 1990.

Esse livro está exposto aqui embaixo, inclusive disponível. São poucos exemplares, quem quiser depois adquirir, o encontrará na saída.

Quero pedir a todos e todas, mais uma vez, uma grande salva de palmas ao nosso Luiz Agapito de Carvalho. (Palmas.)

Eu gostaria de, agora, saudar a nossa também homenageada, minha querida, a quem eu tenho ganhado a vantagem de ter me tornado amigo, e de ser amigo: ganhei vários CDs dela, não precisei comprar.

Fui fazer uma visita para a Noemi na Câmara, e ela já tinha se despedido de mim e eu não me levanta. “Mas eu vou sair daqui sem nada?”, e então ela disse, “Ah, espera aí”, foi até a outra sala dela, me deu vários CDs, e aí eu fui embora. Só fui embora assim.

Quero dizer para vocês que além de tudo que vamos ler sobre ela, ela fez questão de trazer uma nova apresentação, um breve currículo, e ela fez questão de diminuir muito o currículo, até pela humildade da Noemi. Mas quero dizer a vocês que o Reino de Deus é muito bem representado na Câmara Municipal de São Paulo por essa vereadora cristã, que não é cristã nos seus discursos, é cristã na sua conduta ali dentro. É luz, é sal e eu quero dizer para você, Noemi, que é uma honra para mim te homenagear.

Noemi Pereira Nonato é paulistana, dentre os 11 irmãos - eu acho que ela entrou na política pela quantidade de irmãos, ela já saía bem votada de casa. Dentre os 11 irmãos, a oitava filha de Almerinda Pereira Nonato e José Nonato Filo. A cantora, compositora e vereadora Noemi Nonato também é mãe de dois filhos, Rizia Nonato Cavalcante e Nathan Nonato Cavalcante.

Casada com Jesiel, com quem tem uma afilhada, Elisabete Sousa. Jesiel também está aqui, queria que você levantasse a mão para que todos soubessem. É o marido da Noemi.

Noemi iniciou sua carreira de sucesso cantando aos 4 anos em eventos na igreja evangélica que frequentava. Já em 1985, participou da gravação do disco “Tributo à Juventude” e, em 1990, gravou seu primeiro disco solo, com o título “Cantemos Aleluia”. Hoje, conta com 24 CDs e dois DVDs, com gravações ao vivo e se apresentando em eventos evangélicos por todo o território nacional.

Mesmo com sua careira de sucesso, abençoando vidas através de louvores a Deus, ainda sentiu a necessidade de contribuir um pouco mais com seu público fiel e com a população de sua querida cidade.

No ano de 2004, vendo a necessidade do povo paulistano, e entendendo que poderia contribuir com a mudança, lançou sua candidatura a vereadora pelo município de São Paulo, e se elegeu com 29.029 votos, e reelegendo-se para um segundo mandato em 2008 com 30.074 votos.

Hoje, está no seu terceiro mandato como vereadora no município de São Paulo, reeleita em 2012 com 35.601 votos.

Essa é a trajetória da vereadora, cantora compositora, filha, mãe, esposa. E, acima de tudo, uma mulher sempre à frente de seu tempo.

Queria pedir a todas e a todos uma grande salva de palmas a essa irmãzinha, Noemi Nonato, a quem eu gostaria de prestar uma homenagem também, com a entrega de uma placa e um diploma à missionária Noemi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. NOEMI NONATO - Meus queridos, boa noite na paz do Senhor.

É um prazer imenso estarmos aqui, com nosso querido deputado, hoje presidente da sessão solene, Luiz Fernando. Deus abençoe sua vida, depois vamos cumprimentá-lo na fala. Mas agora vamos adorar a Deus e para mim é um privilégio estar ao lado de um grande homem de Deus, um ícone da música, Luiz de Carvalho.

Estou até me sentindo bem pequenininha, porque estamos diante de um homem grande. Um homem grande em unção, um homem grande na presença de Deus, enfim, um trabalho tão lindo o dele, ficamos sem palavras. Então, quero adorar a Deus, pela sua digna esposa, nossa querida Ernestina. E render a Deus o nosso louvor dessa noite. Dizer da satisfação e da alegria de estar aqui em um grande evento de iniciativa do nosso nobre deputado Luiz Fernando.

Vamos cantar “Deus abençoe o Brasil”. Digam comigo “Deus abençoe o Brasil”.

Vamos cantar. É a nossa oração de todos os dias. Que nosso Deus venha sarar a nossa terra, sarar o nosso povo.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. Presidente - LUIZ FERNANDO - PT - Noemi, não senta não. Eu queria ouvir você, queria que você dirigisse, nessa noite, uma palavra aos nossos pastores, ao povo da Igreja que está aqui presente. Sobremaneira, Noemi, sobre esse momento de se trabalhar a lógica. E eu queria fazer uma homenagem, eu quero pedir para o jornalista Donizete ficar em pé. Por favor, fique em pé, Donizete. Esse rapaz idealizou junto com o vereador Rafael Demarchi - que eu peço também para ficar em pé, para que todos vejam - e fizeram, ambos, essa data ser marcada na história de São Bernardo do Campo. Foi criada, através de um projeto de lei da Câmara Municipal, a Semana da Cultura Gospel.

Donizete também, honra seja dada a quem tem honra, foi quem nos inspirou para que aqui na Assembleia apresentássemos esse projeto. Já é filho desse projeto do Rafael Demarchi. Quero pedir aos dois uma salva de palmas antes de ouvirmos a vereadora Noemi Nonato. (Palmas.)

Fiquem à vontade, podem ocupar os seus lugares. Fique à vontade, Donizete.

E eu queria que isso possa ser comemorado em todos os municípios do Brasil, não só de São Paulo. Na Assembleia já fica esse marco.

Com a palavra, a minha irmã, digna representante do povo cristão na Câmara Municipal, vereadora, cantora, Noemi Nonato.

 

A SRA. NOEMI NONATO - Senhor presidente dessa sessão solene, deputado Luiz Fernando, através do qual eu cumprimento a Mesa. Cumprimento a vereadora Elian Santana, do município de Santo André. Nosso Rafael Demarchi de São Bernardo do Campo. Quero cumprimentar o vereador Ramon Ramos, vereador Israel Mendonça, de Rio Grande da Serra, vereador Reginaldo Burges.

Quero cumprimentar aqui a nossa autoridade eclesiástica, o pastor Roberto Bortoni, representando o Conselho de Pastores de São Caetanos do Sul, a Giuliana Grassi Ferreira, representando o presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, o vereador José Luis Ferrarezi.

Quero cumprimentar nossa querida Cristiana Ferreira, a esposa do nosso deputado Luiz Fernando; pastor Samuel Rodrigues, presidente da Cieadespel; pastor Osvaldo Alves de Oliveira, presidente do Conselho de Pastores de São Bernardo do Campo.

Quero cumprimentar a todos os presentes, amigos e companheiros do nosso nobre deputado e dizer que é uma honra, uma satisfação imensa estar aqui nessa noite tão festiva para mim e para vocês também.

Como eu havia dito, rever nosso querido Luiz de Carvalho é uma honra muito grande para nós. Eu estou muito emocionada. Vou contar um segredo para ele que ele não sabia: eu tinha tanta vontade de gravar na gravadora Bompastor, mas não foi possível. Mas hoje estar aqui com ele é um privilégio muito grande.

No Brasil, a música gospel tem raízes na história do próprio país e isso demonstra a importância da cultura gospel na vida da população paulistana. A música gospel, que é parte relevante dessa cultura, realmente tem desempenhado um papel muito importante na história do Estado de São Paulo. Crescemos observamos a expansão dessa cultura e a sua importância na formação da sociedade brasileira, a partir de estilos criados por nossos avós e transmitidos pelos nossos pais, os hinos e louvores que se tornaram a trilha sonora dos bons costumes da família brasileira. E os hinos que milhões de brasileiros cantam todos os dias nas igrejas de todo o Estado de São Paulo. Por nós, serão deixados como legado para as futuras gerações.

Sendo a cultura gospel o berço de inúmeros artistas seculares, pois muitos cantores iniciaram suas carreiras musicais nos grupos de louvor das igrejas, a música gospel é o que alimenta o amor pela música em geral.

Entendo que ao ouvir uma canção gospel, meu coração bate diferente, e que muitas vezes a música me traz esperança e força para enfrentar momentos difíceis. É o que ajuda a nos conectarmos com Deus. Com o poder criador, e para muitos em tempos difíceis, em meio à luta, a música gospel é sim como um raio de esperança que dá força.

Eu louvo a Deus pela iniciativa do nosso nobre deputado Luiz Fernando. Parabéns, deputado. E eu fico muito agradecida, como disse, de estar aqui.

Precisamos cada vez mais de iniciativas como essa, que valorizam o trabalho e a dedicação de tantas pessoas que contribuem para o crescimento cultural e social do nosso Estado.

Esta vereadora que vos fala, no dia 5 próximo de outubro, estará na Câmara Municipal de São Paulo, também, homenageando 70 cantores, e será um prazer imenso convidá-los para estar conosco lá. É uma honra tê-los em nossa companhia. E também, entre alguns veteranos, teremos Guiomar Gruito, Eliezer Rosa e provavelmente a nossa querida Cecilia de Sousa, que já estamos fazendo contato. Entre outros cantores, Nando Medeiros, Elias Silvas, enfim, uma leva de cantores que através de um projeto dessa vereadora serão homenageados no Dia do Cantor Gospel, que é sempre 27 de agosto de cada ano. Então, estaremos ali, prestando um culto de adoração a Deus pela vida desses cantores que têm dedicado suas vidas, que têm levado o amor de Deus através das canções e que têm alcançado a música e sarado muitas vidas. E nós vimos hoje um exemplo de fé aqui, o nosso querido Luiz de Carvalho junto com sua mui digna esposa.

Quero agradecer de coração ao meu esposo, à minha assessoria que está aqui, Deus abençoe vocês em nome de Jesus, obrigada pela oportunidade. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - LUIZ FERNANDO - PT - Nós seremos agora presenteados com a participação de um tenor gospel, Irailton Cunha, que fará conosco hoje uma apresentação.

Antes disso, Irailton, primeiro gostaria de agradecer por você estar aqui conosco nesse evento.

Eu vejo aqui, por ter chegado atrasado, não foi citado o nosso grande amigo, o pastor Giovani Ribeiro, presidente da Amme - Associação dos Ministros e Ministérios Evangélicos, da cidade de São Bernardo do Campo, acompanhado de uma comitiva. Você chegou atrasado, por isso que você não está aqui em cima. Da próxima vez você chega mais cedo. Quero te saudar e agradecer ao senhor e aos membros da diretoria da Amme que estou vendo aqui vários pastores amigos.

Da mesma forma quero saudar alguns rapazes da minha cidade de São Bernardo do Campo que fundaram uma Associação Gospel Independente, a AGI, que também estão aqui entre nós. Quero saudá-los. Ajudaram muito na organização de um grande evento. Era para ser uma semana, virou uma quinzena de música gospel. Pela primeira vez a igreja em São Bernardo do Campo tomou conta de todos os teatros, e lá tivemos apresentação de todos os louvores, de várias Igrejas. Todas não, mas foram várias. Quero agradecê-los pela presença aqui e parabenizar pelo o que vocês fizeram ali. Vamos precisar de vocês nos ajudando a organizar isso no Estado todo.

E conosco agora, o tenor gospel Irailton Cunha.

 

O SR. IRAILTON CUNHA - Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos. Quero agradecer a Deus, pelo privilégio de estar aqui nesta Casa, nessa noite, conhecendo pessoalmente um grande homem de Deus e que nos inspirou muito, Luiz de Carvalho. Eu, quando era menor, porque pequeno ainda sou, cresci um pouco ouvindo Luiz de Carvalho, com meu pai. E foi uma inspiração muito grande na minha vida, no meu Ministério. Pastora Noemi Nonato também. É um prazer imenso conhecê-la pessoalmente.

Quero agradecer ao meu amigo pastor Samuel pelo convite de estar aqui, ao nobre deputado Luiz Fernando, tenho o prazer de conhecê-lo hoje também e estou muito feliz por isso também.

Quero agradecer também a presença da minha esposa, Romeica, pastor Josué, amigo meu, e um grande amigo meu também que está ali na plateia, o Adriano, que veio nos acompanhando.

Esse louvor que eu venho trazer, narra a maior prova de amor que já existiu na face da Terra, que foi a morte do Nosso Senhor Jesus Cristo na cruz. Amor esse que, para mostrar a toda humanidade, precisou sofrer na cruz. Mas, além disso, ele provou individualmente para mim, quando ele me tirou das drogas, do alcoolismo e das ruas onde eu vivia como mendigo, catando latinha e dormindo pelas ruas. O Senhor Jesus, através deste amor, me resgatou e hoje estou aqui para honra e glória Dele. Quando me disseram assim “Irailton, você, mudar de vida? Nem milagre de Deus mais!”. E eu sou um milagre, estou aqui.

E eu tenho certeza que assim como Ele fez na minha vida, Ele também fez algo individual na sua vida. Algo que você parou e disse assim “Puxa vida, Deus, como Tu me amas”. Pode ser uma cura, um livramento, a benção que Ele deu para você. E enquanto eu adoro, eu trago essa mensagem através do louvor para sua vida. Feche os seus olhos, traga à memória aquilo que o Senhor fez na sua vida, e vá agradecendo a Ele esse amor tão grande por todos nós.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. IRAILTON CUNHA - Sem reclamar ele foi até o fim por mim e por você, para que hoje nós tivéssemos vida, não é verdade? Não desista, querido, vá até o fim, o Senhor é contigo. Segura nas mãos de Deus, não é verdade? Aleluia! Obrigado deputado.

 

O SR. Presidente - LUIZ FERNANDO - PT - Eu quero prestar uma homenagem ao tenor Irailton Cunha.

Ex-morador de rua, ex-viciado, que hoje está aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo louvando o Nosso Senhor Jesus Cristo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. Presidente - LUIZ FERNANDO - PT - Eu não poderia deixar de prestar uma homenagem aos pastores aqui presentes. Vereadora Noemi, se você tiver algum compromisso mais urgente, pode sair, porque eu vou descer. Disseram-me que eu não poderia abandonar aqui. Na Casa, o rito, o presidente não pode sair, porque é uma sessão normal, essa sessão é uma sessão solene, e o presidente não pode abandonar o posto. Como eu sou crente e para nós tudo pode, vou pedir licença à Casa, aos funcionários, ao Cerimonial, e eu vou até ali e eu queria prestar uma homenagem a cada um dos nossos pastores que aqui estão presentes. (Palmas.)

Eu vou chamar nome a nome, peço que venham aqui para receber essa singela homenagem, é uma homenagem de Honra ao Mérito, que diz “Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesse ato representada pelo deputado Luiz Fernando Teixeira, homenageia pelos relevantes serviços prestados na difusão da cultura evangélica e cristã. São Paulo, 25 de setembro de 2015, Luiz Fernando, deputado estadual”.

Queria convidar o apóstolo Albertino Rodrigues Soares para receber a sua homenagem. (Palmas.)

Quando eu falei o apóstolo Albertino, não sabia quem era, mas o apóstolo Bel é melhor. Bel.

Queria convidar a pastora Andréa Azevedo, e já chamar o pastor Ângelo Graciano Jr. também para receber a homenagem. (Palmas.)

Pastor Alexandre Ribeiro desloque-se até aqui. (Palmas.)

Queria convidar os pastores Antônio Carlos da Silva, Antônio Carlos Francisco de Carvalho e Benedito Pires de Oliveira. (Palmas.)

Presbítero Cássio Flechas Simões, por favor. (Palmas.)

Pastor Cláudio Souza dos Santos. (Palmas.)

Presbítero Claudinei Jesus de Souza. (Palmas.)

Pastor Daniel José dos Santos. (Palmas.)

Jornalista Donizete Avelino de Souza. (Palmas.)

Pastora Elaine Cristina de Paula Santos. (Palmas.)

Pastor Elias de Oliveira Bispo. (Palmas.)

Pastor Elias Gonçalves Severo. (Palmas.)

Pastor Eliezer Mendes. (Palmas.)

Pastora Elisângela Alves Mello. (Palmas.)

Pastor Euflasino Aparecido da Silva. (Palmas.)

Presbítero Flávio Santos Soares. (Palmas.)

Apóstolo Francisco Antônio Pereira. (Palmas.)

Olha, o apóstolo tem até torcida.

Pastor Francisco Calazans Duarte. (Palmas.)

Pastor Geraldo Bastos Malta. (Palmas.)

Pastor Getúlio de Camargo. (Palmas.)

Presbítero Giovani Luguessi. (Palmas.)

Pastor Giovani dos Santos. (Palmas.)

Pastor Gustavo César da Silva. (Palmas.)

Pastor Ícaro Santos Cecília. (Palmas.)

Pastor João Batista de Souza. (Palmas.)

Bispo Joás Moreno Sanches. (Palmas.)

Pastor Costa Silva. (Palmas.)

Pastor Joaquim de Oliveira Aranha. (Palmas.)

Pastor João Teodoro Neto. (Palmas.)

Pastor José dos Santos Pereira Lima. (Palmas.)

Pastor José Mendes Silva. (Palmas.)

Pastor José Perin. (Palmas.)

Pastor Josué Araújo. (Palmas.)

Pastor Leandro Ventura de Melo. (Palmas.)

Pastor Luciano Luna. (Palmas.)

Pastor Luiz Carlos Marcondes. (Palmas.)

Pastor Marcelo Soares. (Palmas.)

Pastor Marcelo Simões de Oliveira. (Palmas.)

Pastor Marcelo Stefanato da Silva. (Palmas.)

Pastor Marcos Oliveira. (Palmas.)

Pastora Marilza Alves Souza. (Palmas.)

Pastora Miriam Salete Salvador. (Palmas.)

Pastor Moacir de Paula Monteiro. (Palmas.)

Pastor Osvaldo Alves de Oliveira. (Palmas.)

Pastora Patrícia Cavenaghi Naves. (Palmas.)

Evangelista Roberto de Souza. (Palmas.)

Pastor Robson Lacerda de Moura. (Palmas.)

Pastor Rodrigo Luiz Pereira. (Palmas.)

Pastor Rogério Santos. (Palmas.)

Evangelista Ronaldo Oliveira Souza. (Palmas.)

Evangelista Sandro Luiz Miranda. (Palmas.)

Pastora Sebastiana Maria Ferreira. (Palmas.)

Pastor Sérgio Roberto Moreira. (Palmas.)

Pastor Sidney Nascimento Souza. (Palmas.)

Pastora Sueli Zucheratto. (Palmas.)

Presbítero Tarcísio M. Ferreira. (Palmas.)

Pastor Washington Martins Jr. (Palmas.)

Pastor Willian Barbosa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas para cada um dos homenageados.

 

* * *

 

O SR. Presidente - LUIZ FERNANDO - PT - Queria também chamar o pastor Samuel Rodrigues, por favor. (Palmas.)

O pastor Samuel também trouxe torcida.

Gente, algum pastor, alguma pastora ficou sem receber o seu certificado? Creio que não. Se alguém ficou sem receber, por favor, aquela moça chique ali, de roxo, as duas, a de azul e a de roxo, estarão recebendo o nome de vocês para que possamos providenciar.

Feitas as homenagens, eu queria, antes de fazer o encerramento- nós estamos em uma Casa de Leis, uma Casa que nem sempre os melhores princípios são aqueles que norteiam- e eu queria pedir para o nosso pastor Osvaldo, mas pedir também a cada um de vocês, que nós pudéssemos, não só concluir, antes de eu concluir, fazer uma oração pelo nosso Estado, uma oração pelo nosso Brasil, uma oração pela presidente Dilma, pelo governador Geraldo Alckmin, pelo prefeito Haddad, pelo prefeito de cada uma das nossas cidades, pelos nossos vereadores, pelos nossos parlamentares, enfim, pelas nossas autoridades, assim como a palavra nos ensina, para que possamos fazer um Brasil mais justo, para que possamos cuidar melhor de nosso povo, para que possamos ganhar mais almas, como disse o Luiz de Carvalho, que em seus 90 anos ainda prega e nos chama à responsabilidade de Igreja.

Então, queria pedir ao pastor Osvaldo que dirigisse essa oração e que cada um dos pastores e pastoras, presbíteros, diáconos, irmãos e irmãs, possa juntamente com o pastor Osvaldo pedir uma proteção de nosso Deus ao nosso país, ao nosso povo, especialmente àquele povo que mais sofre.

 

O SR. OSVALDO ALVES OLIVEIRA - Queria convidar a todos que se coloquem de pé, por gentileza, e vamos clamar pela nossa pátria, por nosso Brasil, nosso Estado, pelas autoridades constituídas.

Querido Deus, nós te louvamos, te agradecemos, ó Pai. Muito obrigado por esta noite maravilhosa. Que a tua graça redentora e salvadora, Senhor, venha atuar sobre o nosso Estado. Venha atuar sobre o nosso Brasil. E possamos declarar que o Brasil é do Senhor Jesus.

Muito obrigado pela vida do deputado Luiz Fernando Teixeira.

Pela iniciativa, Senhor, continue o abençoando com toda sorte de bênçãos. Abençoe sua esposa, seus filhos e sua família.

Pai, muito obrigado pelos pastores queridos que aqui estão, lideranças, Pai, desse querido Brasil, desse Estado, das cidades, ó Pai, São Bernardo do Campo e redondezas, Senhor.

Senhor abençoa e sara a nossa nação. Seja conosco, Senhor. Dê, Pai, orientação, para as lideranças, Senhor, do nosso país. Que nós possamos ter dias melhores para a nossa pátria, para o nosso Brasil. Espírito Santo de Deus, que nós possamos, como liderança desse país, trabalhar, nos empenhar, arregaçar as mangas e fazer a diferença em nosso país.

Abençoa, nós pedimos e te agrademos. Em nome do Pai, em nome do Filho e em nome do Espírito Santo de Deus.

Amém.

Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - LUIZ FERNANDO - PT - Esgotado o objeto da presente sessão, quero agradece a todas as autoridades, vereadores, autoridades religiosas que aqui, hoje, engrandeceram essa Casa. Quero dizer que a Igreja do Senhor engrandece essa Casa. Quero agradecer a todos os meus assessores, pastor Júnior, pastor Samuel, em nome de vocês, da Suzana, do Paulinho, enfim, minha assessoria, Dra. Andréa, Luzia, que estiveram empenhados para que isso acontecesse. Meus parabéns a cada um de vocês, meu muito obrigado.

Quero agradecer a todos os funcionários da Casa, os funcionários do Serviço de Som, muito obrigado a vocês, que conosco estiveram aqui; da Taquigrafia; quero agradecer ao pessoal de Atas; agradeço sobremaneira ao pessoal do Cerimonial que teve de nos suportar, e eu preocupado se ia dar certo ou não, quero agradecê-los de coração, pedir desculpa se nós falamos alguma coisa que não devia, preocupado com que desse certo. Quero agradecer ao pessoal da Secretaria-Geral Parlamentar, muito obrigado por estar nos conduzindo. Quero agradecer ao pessoal da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, às Assessorias Policias Civil e Militar, bem como a todos os irmãos, pastores e demais convidados que com a sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade.

Quero convidá-los, pastor Lima, eu vejo na sua cara muita fome, em seu nome, a todos os demais irmãos e irmãs, inclusive o pessoal da galeria que venha aqui conosco. Eu acho que o melhor caminho para vocês é sair por aí, na entrada em que vocês chegaram tem uma escada. Vocês vão sair aqui onde nós vamos participar de um “coffee break”. Até porque crente não bebe, mas come muito.

Muito obrigado, Deus abençoe a cada um de vocês.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 28 minutos.

 

* * *