http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

22 DE OUTUBRO DE 2015

038ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DOUTOR ROBERTO KALIL FILHO

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Prestar Homenagem ao Dr. Roberto Kalil Filho".

 

2 - JOSÉ SERRA

Senador, cumprimenta as autoridades presentes. Lê parte de texto que diz que uma nação não se caracteriza por homens e mulheres, mas sim por aqueles que homenageia. Ressalta o prestígio desta Casa ao homenagear o Dr. Roberto Kalil Filho. Destaca características importantes do homenageado: médico, administrador da Saúde e amigo. Menciona os principais atributos de Kalil como médico: formação universitária sólida, foco no paciente, interesse pelas pessoas, solidariedade em relação ao próximo, obstinação e obsessividade, intuição e capacidade de formar e liderar equipes. Relata suas virtudes como administrador da Saúde: atuação tanto na área privada como na pública e presença constante no debate da Saúde Pública. Diz ser Roberto Kalil Filho merecedor de uma homenagem deste tamanho. Afirma ser o mesmo um amigo inteligente, engraçado e de todas as horas. Diz que preza muito a amizade do homenageado. Parabeniza o deputado Fernando Capez.

 

3 - EDUARDO CUNHA

Deputado federal e presidente da Câmara Federal, cumprimenta as autoridades presentes. Diz que, apesar dos outros compromissos, fez questão de vir a esta Casa para participar da homenagem para o Roberto Kalil Filho. Afirma serem as palavras dispensáveis, frente à notória qualidade do homenageado. Destaca sua capacidade técnica e de gestão, seu conhecimento, a amizade e sua dedicação a Medicina e ao Brasil. Ressalta que o Brasil deve muito a Roberto Kalil Filho. Menciona seu trabalho de sucesso juntamente com o também médico David Uip. Diz ser Kalil um dos médicos mais renomados do País, com reconhecimento nacional. Esclarece ter vindo a esta homenagem em nome de sua família e também em nome da Câmara dos Deputados, na qual é grande o seu reconhecimento. Agradece Roberto Kalil Filho.

 

4 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Destaca as parcerias entre esta Casa e a USP. Informa que parte do acervo do Museu do Ipiranga deverá ser trazido para este Legislativo. Convida o público a ouvir, de pé o "Hino Nacional Brasileiro".

 

5 - DAVID UIP

Secretário de Estado da Saúde, cumprimenta as autoridades presentes. Homenageia os funcionários do Incor e do Sírio Libanês. Diz ser este um momento especial e único. Destaca a gratidão de todas as pessoas ao homenageado. Lembra o momento em que conheceu Roberto Kalil Filho, como residente do Incor. Afirma que desde o início já era possível notar a sua liderança e que o mesmo teria uma carreira brilhante. Ressalta as características do médico: liderança, controle absoluto sobre os pacientes, gestão da doença e dos pacientes e divisão da responsabilidade. Menciona o desenvolvimento de sua carreira no Hospital Sírio Libanês. Diz ser o amigo merecedor desta homenagem, destacando-se como uma liderança no mundo médico, sendo um grande pai e marido. Faz agradecimento especial a Alexandre Padilha, secretário municipal de Saúde e seu amigo há muitos anos. Homenageia o presidente Fernando Capez, quem considera uma grande liderança no PSDB e nesta Casa.

 

6 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Lê mensagens, do deputado Campos Machado e da ex-deputada Telma de Souza, em homenagem ao Dr. Roberto Kalil Filho.

 

7 - PAULO MALUF

Deputado federal, cumprimenta as autoridades presentes. Diz conhecer Roberto Kalil Filho antes mesmo dele nascer, já que frequentava a casa de seu avô e de toda a família. Afirma que o médico se fez por si só, considerando-o um self-made man. Destaca o esforço pessoal de sua mãe para criá-lo. Ressalta o trabalho desenvolvido por Roberto Kalil Filho para que o Incor seja considerado um hospital público de ponta. Lembra a inauguração deste hospital, quando era governador e liberou verba para a aquisição de equipamento. Menciona a criação da Fundação Zerbini para que aqueles que podem pagar os seus exames. Afirma que os funcionários do Incor, que trabalham com carinho e dedicação devem ser bem remunerados. Parabeniza o médico homenageado.

 

8 - ANTONIO SALIM CURIATI

Deputado estadual, diz ocupar a tribuna desta Casa há mais de 40 anos. Homenageia o presidente Fernando Capez, que de acordo com o deputado, merece todo respeito e consideração. Afirma, sem desmerecer os presidentes anteriores, que Fernando Capez é o melhor presidente desta Casa. Reproduz trecho de artigo da jornalista Tatiana Farah. Cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta que Roberto Kalil Filho merece todo o nosso respeito e que esta Casa está sendo valorizada com esta homenagem. Lembra o professor Fúlvio Pileggi, fundador do Incor. Homenageia Paulo Maluf, de quem já recebeu diversas homenagens.

 

9 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Afirma que quem presta esta homenagem é esta Casa de Leis, e cada um dos seus deputados. Diz ser uma homenagem do Poder Legislativo do Estado de São Paulo. Presta homenagem, com entrega de Colar do Mérito Legislativo, ao Dr. Roberto Kalil Filho.

 

10 - ANTONIO SALIM CURIATI

Presta homenagem ao Dr. Roberto Kalil Filho, com entrega de placa comemorativa, representando todos os deputados estaduais desta Casa. Afirma que o presidente Fernando Capez valoriza esta Casa e também a política. Destaca a disposição do presidente em oferecer melhores condições para que esta Casa participe dos problemas da sociedade.

 

11 - ROBERTO KALIL FILHO

Médico, cumprimenta as autoridades presentes. Agradece a iniciativa do deputado Fernando Capez em conceder esta homenagem. Diz ser privilegiado por ser médico. Afirma que encontrou na Medicina pessoas das mais variadas origens, o que o permitiu conhecer melhor o ser humano e a si mesmo. Ressalta as grandes oportunidades profissionais que teve, com o apoio do Incor e do Hospital Sírio Libanês. Destaca o apoio de sua família. Agradece a Deus por tantos privilégios.

 

12 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Lê texto em homenagem ao Dr. Roberto Kalil Filho, destacando as suas virtudes.

 

13 - ROBERTO KALIL FILHO

Entrega flores para sua esposa e sua mãe.

 

14 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CARLOS TAKAHASHI - Boa noite. Bem vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste instante iniciaremos a sessão solene em homenagem ao professor doutor Roberto Kalil Filho. Anunciamos a composição da Mesa de honra desta cerimônia.

Primeiramente, Excelentíssimo senhor deputado estadual Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.)

O ilustre homenageado desta noite, o professor Dr. Roberto Kalil Filho. Bem vindo. (Palmas.)

Excelentíssimo senhor deputado federal Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados. (Palmas.)

Excelentíssimo senhor José Serra, senador da República. (Palmas.)

Solicitamos a todos para que fiquem em pé para ouvirmos o Toque de Continência destinado ao chefe do Poder Legislativo do Estado.

 

* * *

 

- É executado o Toque de Continência.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CARLOS TAKAHASHI - Obrigado. Queiram sentar-se, por favor. Também convidamos à Mesa Sua Excelência doutor David Uip, secretário de estado da Saúde.

Com a palavra Sua Excelência, o deputado Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum. Esta não é uma sessão qualquer. Esta é uma sessão solene.

Por se tratar de sessão solene, ela só pode ser instalada nos termos rígidos do Regimento Interno desta Casa, obedecendo à forma sacramental. Convocada a sessão solene, ela passa por inúmeros órgãos internos até ser aprovada. Esta foi aprovada por unanimidade, e tem a finalidade de prestar homenagem a todo trabalho, à história, ao exemplo de vida do Dr. Roberto Kalil Filho.

Passo a palavra ao Excelentíssimo senhor senador José Serra.

Peço à chefe do Cerimonial, Vera Bucheroni, que conduza o senador, ex-governador e prefeito de São Paulo, José Serra, ao parlatório, para dirigir suas palavras, agradecendo Sua Excelência, que cancelou um compromisso que tinha hoje no Rio de Janeiro e que toma um avião dentro de uma hora. Portanto, logo após suas palavras, ele terá que se dirigir ao Aeroporto de Congonhas.

 Com a palavra o senador José Serra.

 

O SR. JOSÉ SERRA - Meu caro Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa, deputado federal Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, queria cumprimentar muito especialmente nosso homenageado, Dr. Roberto Kalil Filho, diretor geral do centro de cardiologia do Hospital Sírio-Libanês e diretor do InCor da Universidade de São Paulo e o David Uip, secretário de Estado da Saúde. Através deles, eu cumprimento todas as autoridades e os amigos e amigas aqui presentes.

Eu me lembro de ter lido, em determinado momento, um discurso do presidente Kennedy, em uma homenagem a um grande poeta norte-americano, Robert Frost. O Kennedy disse algo que eu queria replicar aqui. Ele disse que uma nação não se caracteriza apenas pela qualidade de homens e mulheres que tem, mas também por aqueles que ela homenageia. Eu replico aqui. A Assembleia Legislativa vale não apenas pela sua tradição, pela qualidade dos que a integram, mas também por aqueles que ela homenageia. Escolher alguém para homenagear com a estatura do Roberto Kalil é algo que prestigia a própria Assembleia. Meus parabéns, Fernando Capez. (Palmas.)

Eu vejo o Kalil em três dimensões. Primeira, como médico; segunda, como administrador da Saúde; terceira, como amigo. Como médico, ele combina muitos atributos, mas eu diria cinco.

Primeiro, uma formação universitária, acadêmica sólida, na qual contribuiu, sem dúvida nenhuma, a figura desse grande médico, Fúlvio Pileggi. (Palmas.)

Segundo, como médico é alguém que está focalizado no paciente, tem interesse pelas pessoas, é dedicado. A Medicina é inseparável disso. Vocês sabem que eu fui ministro da Saúde e, embora até hoje não saiba a diferença entre vírus, bactéria e micróbio, para mim era muito claro que em Medicina e em profissões a ela associadas, enfermagem, terapeutas, todos têm que ter, para exercer seu trabalho, alguma espécie de solidariedade em relação ao próximo. É diferente de uma profissão como engenheiro, de uma profissão como economista. E o Kalil tem esse atributo de maneira muito intensa.

Uma terceira virtude dele é a obstinação, é a obsessão. Nós somos, aliás, os dois do time dos obsessivos. Quando persegue algum objetivo, o faz sem parar, dia e noite, obsessivamente, aliás - perdoem-me a redundância. A meu ver é uma virtude na vida pública e uma virtude muito importante, especialmente, na área da Saúde.

Uma quarta virtude que eu diria é a intuição, coisa que eu respeito muito. Sempre temos que nos dobrar à intuição. Não é algo muito científico, mas reúne elementos científicos, reúne experiência e, a partir daí tem que ser aquela coisa que vem, aquela ideia que vem, a intuição. O Kalil já teve intuições comigo que me salvaram a vida.

E quinta, a capacidade que ele tem de formar e liderar equipes. Tanto é assim que, dos sete médicos que eu acompanho no Sírio Libanês, seis são mulheres. Isso já bastaria para mostrar a sua qualidade como administrador. Não quero discriminar os homens, até porque eu sou, mas, convenhamos, entre um homem e uma mulher e tudo o mais constante no trabalho de Medicina, é melhor uma mulher. E o Kalil sabe disso, tanto que sua equipe tem seis mulheres dentre sete. Ele sabe liderar, coordenar e orientar. Todos acabam, quando nos visitam, trazendo um pouco do Kalil junto.

Eu dizia virtude de administrador da Saúde, que é diferente de ser bom médico. O Kalil tem essa virtude. Tem essa virtude na área privada e tem essa virtude na área pública, como está mostrando, inclusive, no Incor. Mais ainda, não é só no Instituto do Coração, é através de toda sua ação pública, no sentido de escrever, de opinar, de interpretar, de ter sua presença também, de alguma maneira, no debate da Saúde Pública no Brasil. Portanto, ele combina essas cinco virtudes que, de longe, o habilitam, o fazem merecedor de uma homenagem deste tamanho.

Por último, como eu dizia, a dimensão de amigo, um amigo inteligente, muito inteligente, um amigo engraçado. Eu sou daqueles que acha que, tanto uma relação de amor como de amizade, se não tiver graça, não é tão profunda, não é tão duradoura. Tem que ter algo engraçado. E com o Kalil, em geral, quando nos encontramos, sempre a graça ocupa uma boa parte do tempo, para não dizer em telefonemas de madrugada, quando ocupa todo o tempo. Amigo de todas as horas. Isso é essencial.

Jorge Luis Borges, que é o maior escrito latino-americano, em minha opinião, argentino, fez uma diferenciação entre amor e amizade. A amizade é mais vantajosa, porque o amor é uma coisa possessiva que, em geral, envolve sofrimento, ciúmes e, acima de tudo, envolve possessão.

Tem que ver. Tem que controlar. Amigo não é assim. Amigos podem ficar um ano sem se ver e a relação continua a mesma. Não é possessivo. Eu não fico um ano sem ver o Kalil, mas, se ficasse, tenho certeza de que a amizade continuaria igualzinha. Eu retomo do dia anterior.

Nesse sentido, a amizade vale muito na vida. A amizade do Kalil é aquela das quais eu mais prezo. Portanto, eu vim aqui, feliz, hoje, com muita alegria. Pressionei o Capez para começar logo. Fiz uma coisa inédita na minha vida pública e privada: cheguei meia hora antes. Só quero que fique registrado nos anais, para verem como não sou sempre atrasado. Às vezes, estou até adiantado. Fiz isso com muita satisfação e alegria.

Kalil, um abraço e um beijo para você. Capez, parabéns! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns ao Serra, nosso secretário de Estado do Planejamento, deputado federal, senador, ministro, prefeito, governador. O que mais será que está vindo por aí? Peço uma salva de palmas para o nosso senador José Serra, que esteve aqui. (Palmas.)

Convido S. Exa., o desembargador José Roberto Neves Amorim, do egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, aqui representando S. Exa., o presidente do Tribunal de Justiça, José Renato Nalini, para ocupar a cadeira do senador José Serra, à Mesa principal dos trabalhos, fazendo com que o Poder Judiciário do Estado de São Paulo esteja representado na sessão da Assembleia Legislativa. Sua Excelência foi, também, membro do Conselho Nacional de Justiça. (Palmas.)

Em razão do horário de voo, o espaço aéreo de São Paulo está congestionado, hoje, devido à chuva e ao teto que foi rebaixado. Viemos de Brasília. Tive uma audiência na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, defendendo a PEC que transfere mais competência legislativa aos estados. Quando pousamos aqui, uma das minhas assessoras de imprensa - a sempre emotiva Delmíndia Costa - ajoelhou e chorou. Diz ela que foi de alegria, mas foi de medo.

Passo a palavra ao nosso querido presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

 

O SR. EDUARDO CUNHA - Sr. Presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez, nosso senador José Serra, que já teve que sair, secretário estadual de São Paulo, David Uip, nosso deputado Arnaldo Faria de Sá, Sras. e Srs. Deputados, desembargador José Roberto Neves Amorim, boa noite a todos. Especialmente, deixo meu abraço ao Dr. Roberto Kalil Filho, nosso homenageado de hoje.

Em primeiro lugar, fiz questão de vir aqui, para ter minha participação simbólica - não vou poder ficar para assistir à homenagem como um todo, porque ainda tenho que ir para o Rio de Janeiro. É uma alegria poder, aqui, participar dessa homenagem e da entrega do Colar do Mérito Legislativo ao nosso querido Dr. Roberto Kalil Filho.

Eu tenho certeza de que muitos aqui falarão do currículo do Kalil ou dos serviços que já prestou, no decorrer desta homenagem. A grande maioria das minhas palavras é dispensável, porque são notórias a competência, a qualidade e tudo aquilo que fez com que merecesse essa homenagem que o deputado Fernando Capez está promovendo aqui, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Temos, no nosso País, determinadas personalidades que estão acima de tudo e de todos. Eu diria que o Kalil é uma delas - não somente pela sua capacidade técnica e de gestão, pelo trabalho no Sírio e no Incor, pela linha que ele adotou e por todos os trabalhos que são públicos, de conhecimento de todos vocês e reconhecidos hoje, por meio dessa homenagem, mas também pelo ser humano que ele é, pela sua capacidade de agregar amizades, pela sua dedicação às amizades, à Medicina e ao nosso País, como um todo.

Eu acho que o Brasil deve muito ao Kalil e eu tenho certeza de que a idade dele - é muito jovem, ainda - vai permitir que contribua muito, ainda, com o nosso País, das mais variadas formas. Ter um Kalil ao seu lado ou em condições de colaborar para o exercício da Medicina, para o exercício da gestão da Medicina, é ter uma grande parte do êxito que você possa obter.

Quando vejo nosso querido David Uip aqui, que muitas vezes forma uma dupla com o Kalil, vejo o sucesso da gestão que está sendo feita na Secretaria de São Paulo, no estado de São Paulo. Vemos certamente que esse trabalho em equipe pressupõe aqueles que não se afastam da atividade do dia a dia da Medicina. Na gestão pública, nas políticas públicas, isso é muito importante, porque você pode exercer sua atividade com o conhecimento de uma realidade.

Kalil, com as contribuições que vem dando e com seu jeito de ser e de se dedicar, certamente escreveu seu nome na história não só da Medicina, mas da sociedade brasileira como um todo, como um dos médicos mais renomados no nosso País, com conhecimento e reconhecimento internacional. Com certeza absoluta ele ainda vai colaborar muito para que possamos ver muitas homenagens a ele, homenagens merecidas e que nos fazem vir até aqui mesmo debaixo dessa turbulência de avião, como disse o Capez, para poder dar nosso abraço a esse trabalho de Roberto Kalil Filho.

Venho aqui não só em meu nome e em nome da minha família, que lhe dedica um apreço especial, mas em nome da Câmara dos Deputados, onde muitas vezes Kalil foi capaz de socorrer e de coordenar vários dos seus integrantes em suas necessidades. Ele tem um reconhecimento enorme da Câmara dos Deputados do nosso País. Portanto, receba aqui não só o meu abraço pessoal, mas o abraço e a homenagem da Câmara dos Deputados do nosso País. Que Deus o abençoe e que você tenha merecidas homenagens ainda pela frente. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos ao presidente da Câmara dos Deputados, que também se deslocou até aqui, indo e voltando na mesma noite, e que obviamente terá que se deslocar a tempo de chegar ao Aeroporto de Congonhas. Peço à chefe do Cerimonial, Sra. Vera Bucheroni, que acompanhe o presidente da Câmara dos Deputados.

Convido para sentar-se à Mesa principal o magnífico Sr. Reitor da Universidade de São Paulo, Marco Antonio Zago. Uma salva de palmas ao nosso reitor, que, aliás, está ultimando os termos de um acordo de cooperação técnica, cultural e científica entre a Assembleia Legislativa de São Paulo e a USP. (Palmas.)

O acervo do Museu do Ipiranga deverá vir a esta Casa, e estamos em tratativas para que alunos da Faculdade de História venham até aqui prestar serviços, orientando a população que vem ao Parque do Ibirapuera para que desfrutem deste prédio como se fosse um centro cultural. A USP também fornecerá estudos e pesquisas para que o conhecimento científico produzido na universidade reverta projetos de lei e outras ações em favor da população. Portanto, a gratidão da Casa do povo à Universidade de São Paulo, onde tive o privilégio de me formar - não na Cidade Universitária, mas no Largo de São Francisco.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Alesp neste domingo, dia 25, às nove horas da noite, horário nobre. Portanto, peço a todos que no domingo sintonizem o canal 7 da Net. Se o sinal da Net não cair, como de costume, poderemos assistir por esse canal - temos uma CPI em andamento nesta Casa para ver isso. Esta sessão também poderá ser assistida pelo canal 66 analógico ou canal 186 digital da TV Vivo ou pelo canal digital aberto 61.2.

Autoridades ainda estão chegando, hoje é um dia de trânsito um pouco acima do normal na Capital paulista. Com muita honra, peço uma salva de palmas à Dra. Cláudia Cozer Kalil, esposa do nosso homenageado, Dr. Roberto Kalil. (Palmas.) Parabéns, este é um momento de enorme distinção. Suas amadas filhas, Rafaela e Isabela; sua mãe, Sra. Guiomar; e a sua sogra, Sra. Neiva, também estão presentes.

A Assembleia Legislativa de São Paulo é econômica nas suas homenagens, quanto mais em sessão solene quando ocupa o plenário principal da Casa.

Este é o plenário onde são votadas as leis, onde foi votada a Constituição de São Paulo, e tomam assento nessas cadeiras os deputados; é o plenário que só pode ser cedido às segundas e sextas-feiras porque terça, quarta e quinta são dias de votação. Foi aberta uma exceção, com a concordância dos deputados, ao Dr. Roberto Kalil, por tudo o que representa para a Medicina brasileira, para a Medicina internacional, por tudo o que tem feito pela população através do seu trabalho. Esta é uma homenagem realmente de enorme distinção.

As filhinhas Rafaela e Isabela puderam vir? Onde estão as princesas? Lindas as meninas. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Dona Guiomar e Dona Neiva, parabéns. (Palmas.)

Presentes também Vitor, seu enteado, e o irmão Renato Kalil; S. Exa. Dr. Luis Felipe Salomão, eminente ministro do Superior Tribunal de Justiça, também trazendo a enorme distinção do STJ para esta sessão; os deputados federais Arnaldo Faria de Sá, sempre presente, comparecendo, trabalhando; Gilberto Nascimento, presidente estadual do PSC; ex-governador do estado de São Paulo deputado federal Paulo Maluf, com uma vitalidade física enorme, impressionante e uma memória prodigiosa, também prestigiando esta sessão.

Integrando a Mesa, os já citados reitor Marco Antonio Zago; o secretário estadual da Saúde David Uip, que deu uma entrevista muito interessante na TV Assembleia; o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, representando o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; os deputados estaduais Cezinha de Madureira - ele não é só da Assembleia Legislativa, ele é da Assembleia de Deus; Estevam Galvão, líder do Democratas na Casa, um experiente deputado; queridíssima Celinha Leão, deputada de oito mandatos; Coronel Telhada, fazendo um belíssimo trabalho na Casa, que integra a bancada da Segurança, não a bancada da bala; Delegado Olim, que esteve conosco em Brasília e é presidente da Comissão de Segurança Pública - quantos deputados vindo à sessão solene. É raríssimo esse afluxo de deputados numa sessão solene, todos têm seus afazeres, seus compromissos; estão todos aqui para lhe homenagear, Dr. Kalil. Ramalho da Construção, representando o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, sempre construindo alianças, construindo pontes entre os aliados, e Jorge Wilson Xerife do Consumidor.

Presentes também nossa secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Prof.ª Linamara Rizzo Batisttella; S. Exa. Dr. Samuel Meira Brasil Jr., desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo; Luiz Flávio Borges D’Urso, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil e conselheiro nato da OAB; estimadíssimo cônsul do Líbano, Kabalan Frangieh - parabéns pelo excepcional trabalho que tem feito. Foi fundamental na organização da sessão solene dos 135 anos da presença da comunidade libanesa no Brasil. Obrigado pela presença, representando também o embaixador do Líbano, Joseph Sayah; Vahan Agopyan, vice-reitor da USP; Hilton Antonio Peña, cônsul-geral do Reino de Marrocos, e o deputado undecacampeão, deputado de 11 mandados nesta Casa, Antonio Salim Curiati. Quando nasci, V. Exa. era deputado estadual nesta Casa, deputado Antonio Salim Curiati, também com a mesma vitalidade e a mesma memória prodigiosa do deputado federal Paulo Maluf.

Como você mesmo costuma dizer, e nada mais adequado que isso nesta homenagem, “Saúde!”. O Maurício Ceschin Jr., também, nosso presidente da Qualicorp, que está prestigiando - quantas pessoas aqui estão e à medida que forem sendo identificadas e nominadas vão ser lembradas aqui.

Após este introito, convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, a ser executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do sargento Ezequias Roberto. Lembrando que o nosso cerimonial, que pela lei do cerimonial durante a execução do Hino não há necessidade de nos voltarmos à bandeira, uma vez que não há hierarquia entre os símbolos da Nação. Aqui, neste momento, se reverencia o hino e não à bandeira.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ao sargento Ezequias Roberto, pela execução do Hino Nacional, e podem sempre contar com esta Casa que reconhece o enorme valor do trabalho da Polícia Militar, essa instituição criada em 1831, e que foi fundamental, sobretudo no período regencial do séc. IXX, pela preservação das proporções territoriais continentais de nosso País. Obrigado por mais esta cooperação.

Neste momento passamos a palavra ao secretário de Estado da Saúde, integrando a Mesa, Davi Uip, para que dirija sua homenagem, ao seu colega médico, Roberto Kalil Filho.

 

O SR. DAVI UIP - Muito boa noite. É um prazer imenso voltar a esta Casa para homenagear o meu queridíssimo amigo Roberto Kalil Filho. Cumprimento nosso presidente, deputado Fernando Capez, querido amigo - além de, recentemente, entrevistador de uma qualidade ímpar; nosso homenageado professor Roberto Kalil Filho, professor titular de cardiologia da Faculdade de Medicina da USP, diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês; Dr. Luís Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça; professor Marco Antonio Zago, reitor da USP; a professora Linamara Rizzo Battistella; quero saudar com muito carinho e afeto a mãe do Dr. Roberto Kalil Filho, minha querida Guiomar; a sua sogra Dona Neiva; a sua esposa e minha afilhada Claudia e os filhos do casal, uma homenagem muito fraterna e muito querida aos funcionários do Incor do Hospital das Clínicas, do Sírio Libanês, eu estou vendo aqui as senhoras do Sírio Libanês, os professores da Faculdade de Medicina do Hospital das Clínicas, o meu secretário-adjunto Wilson Pollara, uma saudação a todos vocês.

Quero saudar também todos os deputados estaduais e federais aqui presentes, hoje grandes parceiros da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, governador Geraldo Alckmin - que seguramente estará chegando - e realmente é um momento muito especial para mim. Eu sou o primeiro a falar, talvez o único, que neste momento e até então, não é cliente do Roberto Kalil Filho, graças a Deus.

É muito interessante como as pessoas se manifestam em relação ao Kalil, porque se manifestam sempre com muito carinho, com muito afeto, mas com um pouco de temor, porque sabem que daqui a pouco voltarão a ser clientes do Roberto Kalil.

Mas quero falar do Roberto Kalil, não esse professor de Medicina, esse cardiologista excepcional, mas do Roberto Kalil amigo, do meu afilhado. Conheço o Roberto Kalil há muitos anos e lembro-me, perfeitamente, do primeiro momento em que o vi, adentrando ao Incor, trazido depois de um exame de seleção muito rigoroso. Ele entrou no Hospital das Clínicas pela porta da frente, obviamente não usou, naquele momento e até hoje, o brilhantismo de seu tio, Fúlvio Pileggi, que está aqui. O Kalil, como todos nós, oriundos de uma escola, naquele momento, menor, prestou um concurso muito difícil, e entrou como residente do Incor. Naquele momento, o Kalil era um residente iniciando, mas já se via um indivíduo com uma grande liderança.

Nós nos aproximamos a cada dia dessa longa convivência. Entendo que tive uma participação na vida do Kalil muito afetiva, de muito carinho e de reconhecimento. Percebi no Kalil, logo no começo, que estava diante de um indivíduo que iria traçar uma carreira brilhante. Assim o foi. Em determinados momentos, eu e Kalil conversávamos a respeito do futuro. Um dia pedi ao Prof. Fúlvio que permitisse que o Kalil fizesse sua clínica particular. O Prof. Fúlvio, sempre muito bravo, falou que eu estava ficando louco, que o Kalil ainda era muito jovem e que iria trabalhar com ele. E foi. O Kalil seguiu os passos do seu tio, o brilhantismo do seu tio. E herdou do Prof. Fúlvio algumas características que acho excepcionais. Primeiro, a liderança; depois, o controle absoluto sobre seus pacientes. Ele faz algo que admiro muito, que é a gestão da doença e a gestão do paciente. Ele faz isso com uma qualidade ímpar e com fundamental critério, conhece seus limites. Ele sabe onde pode chegar e com a qualidade que pode chegar. Sabe dividir a responsabilidade de seus doentes.

Então, a partir daí, o Kalil foi evoluindo, foi para fora do Brasil, foi para o John Hopkins, estagiou, pós-graduou, voltou, foi livre-docente, e na sequência ganhou um concurso dificílimo de professor titular. Em paralelo, traçou sua vida no Hospital Sírio-Libanês, um hospital de todos nós.

Com o Kalil, do ponto de vista profissional, partilhamos de momentos muito felizes, de momentos de grande angústia, porque cuidar de pacientes é cuidar de algo muito especial, com dedicação integral. Mas melhor do que todas essas qualidades do Kalil, é o Kalil amigo, o amigo de todos os momentos, de todos os tempos. Ele causa ciúmes. Na minha mulher, ele causa muito ciúmes, porque seguramente nos dias de hoje falo muito mais com Kalil do que com ela. Falamos mais ou menos umas dez vezes por dia, e falamos de todas as coisas, de todos os assuntos, e sempre com muito carinho.

Portanto, o Kalil é absolutamente merecedor dessa e de muitas outras homenagens que virão. Hoje ele é uma liderança no meio médico, mas acima de tudo é um grande ser humano. É uma pessoa que gosto muito, aprecio muito; gosto muito de sua mulher, de seus filhos, da sua família, e ele, como pai, ao seu jeito, também é um grande pai e grande marido.

Kalil, você sabe do prazer de eu estar aqui, a honra de estar aqui para homenageá-lo. Você tem hoje aqui uma plateia de amigos. Todos os que estão aqui gostam muito de você.

Quero fazer uma referência especial ainda ao meu querido amigo Alexandre Padilha, que é amigo de muitos anos, ex-ministro, atual secretário municipal de Saúde. Com ele convivemos um embate muito grande das políticas públicas.

E uma homenagem final, especial, ao nosso presidente Fernando Capez. Fernando Capez é um homem brilhante, uma grande liderança, hoje, do nosso partido, PSDB, uma liderança desta Casa com um futuro extremamente promissor na vida política. Recentemente, quando ele me entrevistou, contou-me detalhes da sua vida. Em algum momento deixou a Promotoria e seguiu pelo caminho político. Tenho certeza de que estamos diante de um grande líder e de um futuro, se Deus quiser, ainda cada vez mais promissor.

Kalil, um beijo em seu coração, com muito afeto. Parabéns. Um abraço. Boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Estão presentes ainda o Dr. Paulo Chapchap, superintendente do Hospital Sírio-Libanês; deputado estadual e médico, Luiz Carlos Gondim; deputado Estevam Galvão, representante da região do Alto Tietê.

O deputado Campos Machado, presidente estadual do PTB e secretário-geral da executiva nacional, não pôde comparecer, mas deixou uma rápida missiva de dois parágrafos: “Faço questão absoluta de cumprimentar a Assembleia Legislativa pela honrosa e merecida homenagem que faz esta noite ao meu querido amigo Dr. Roberto Kalil Filho. Certamente, um dos melhores médicos cardiologistas do País, e, possivelmente, entre os melhores do mundo. Sua trajetória de vida, toda ela dedicada à Medicina, é o resultado do que chamamos de êxito e felicidade. O êxito consiste em alcançar o que se deseja, e a felicidade em se desejar o que alcançou. Minhas mais sinceras homenagens ao meu amigo Dr. Roberto Kalil Filho”.

Da deputada Telma de Souza também, que foi prefeita de Santos, e perdeu, como todos nós, uma grande amiga, a deputada Maria Lúcia Prandi, que, lamentavelmente, com câncer de mama, veio a falecer; e aprovamos esta semana, em homenagem póstuma, um projeto dela: “Querido Kalil, homenagem justa para quem fez, está fazendo e ainda fará muito pela saúde das pessoas. Um grande abraço. Telma de Souza”.

Tenho certeza que muitos outros deputados gostariam de estar aqui, e que seguirão, nos pronunciamentos da semana que vem, nesta tribuna, homenagens ao senhor. Está também presente a promotora de Justiça Criminal, Valéria Capez, minha esposa; a minha mãe, com a voz ainda meio embargada, Suraia Capez, manda-lhe um abraço porque não pôde vir por estar na UTI do Sírio - ela fez uma cirurgia programada que foi muito bem sucedida.

Nesse momento, teremos ainda o representante dos deputados federais que estão presentes. O deputado federal Paulo Salim Maluf, ex-governador, o jovem mais tempo de todos os deputados federais, a quem cedo a palavra para que possa dirigir a sua homenagem a Roberto Kalil em nome dos seus colegas, deputados federais, aqui presentes.

 

O SR. PAULO MALUF - Meu caro Roberto Kalil Filho; eminente desembargador; eminente ministro do STJ; eminente secretário de Estado da Saúde; e secretário municipal da Saúde, ex-ministro; minha querida Guiomar Kalil; esposa; filhas; ex-prefeito Salim Curiati, decano desta Casa; meus amigos; eu não preciso de um discurso escrito, e nem precisaria, eminente reitor, aluno que sou também da minha querida USP, que me avisassem que eu iria falar. Porque eu conheço Roberto Kalil Filho antes de ele nascer: frequentava, na Rua Manoel da Nóbrega, a casa do Adib Kalil, avô dele; amigo do pai, Roberto Kalil; do tio Zé Carlos; da Neide, esposa do Fúlvio Pileggi; da Deise, viúva do Omar Racy; da Regina. Conheço essa família maravilhosa. Estou com 84 e agradeço que me chamaram de antigo e não de velho. Lembro-me muito bem, meu caro David Uip, que é da colônia também, de quando eu andava de bonde, na época do gasogênio, e passava pela Domingos de Morais, tinha lá um patrício que tinha lá uma loja de móveis. Num canto tinha uma placa: “Compram-se móveis velhos”. Noutro canto tinha outra placa: “Vende-se móveis antigos”. Eu prefiro ser antigo, portanto.

Mas eu conheço esse garoto que se fez por si só. Quando um americano diz “aquele é um self made man”, posso dizer que o Robertinho, professor hoje, é um “self made man”. Ele se fez por si. Fez curso aqui em São Paulo, nos Estados Unidos, veio para cá e fez o que ele é a custo de seu esforço pessoal.

Sei, também, minha querida Guiomar, o esforço que você fez para cuidar de seus filhos. Acho que essa homenagem é a ele e a você também, Guiomar. (Palmas.)

Conheço bem a história do Incor. Graças a Deus está aqui conosco o seu tio, Fúlvio Pileggi, que foi diretor clínico do Incor quando era diretor cirúrgico meu secretário de Estado da Saúde, de saudosa memória, professor Adib Jatene.

Conheço bem, portanto, a história do Incor e a vontade política com que médicos patriotas como Fúlvio Pileggi, Adib Jatene e, hoje, Roberto Kalil Filho fazem para que o Incor seja um hospital público de ponta. Os senhores sabem como é difícil administrar um hospital público e fazer dele um hospital de ponta internacional como é hoje. Isso merece a admiração de todos nós, Roberto.

Continue com a história desse hospital. Faz 35 anos, parece que foi ontem, inaugurado por mim, mas obra de todos os governadores. O Sodré começou, o Laudo continuou, Paulo Egydio fez uma boa parte e, quando o professor Zerbini me procurou no Palácio dos Bandeirantes, disse que precisava de 18 milhões de dólares para comprar o equipamento. Eu respondi: “Professor, o dinheiro está aí, o senhor pode descer ao primeiro andar, na Secretaria de Planejamento, com o Dr. Rubens Vaz da Costa, os 18 milhões de dólares estão aí para comprar o equipamento”.

Mas aí perguntei: “E depois? Como o senhor vai sustentar o hospital?”. Ele disse: “Vou ao secretário da Fazenda e peço uma verba”. Eu perguntei: “E se o secretário não tiver uma verba?”.

Vou tomar mais cinco minutos de vocês, mas vou contar algo muito importante. Eu tinha 18 anos, era aluno da Escola Politécnica e precisava tirar uma chapa de raio-X. Vim com meu Pontiac Catalina último tipo, parei em frente ao pronto-socorro, apareceu um crioulo de 1,90 de altura, viu o carro e me chamou de doutor.

Eu disse que precisava tirar uma chapa e ele me disse que não tinha problema, e me pediu para ir ao quarto andar. Fui ao quarto andar, tirei a chapa e, na saída, perguntei para ele quanto era. Ele disse: “Doutor, o senhor não precisa pagar nada, pois já fiz sua ficha como indigente”. Eu respondi: “Com todo o respeito aos indigentes, acho que o senhor me ofende, eu quero pagar”. Aí o negão, todo alegre, todo alegre e feliz, mostrando todos os seus dentes brancos, disse: “Doutor, por favor, não me crie um problema. O senhor vai ter que preencher uma ficha, ir ao Banespa, fazer um cheque, por favor, pegue seu carro e vá embora”.

Contei essa história para o professor Zerbini quando ele me visitou no Palácio dos Bandeirantes. Disse que, com todo o respeito, eu poderia pagar se fosse às clínicas. Meu irmão, Roberto Maluf também poderia, o José Ermírio de Moraes Filho também poderia, o Wolfgang Sauer, presidente da Volkswagen tem um plano de Saúde, porque quem pode pagar não paga em benefício de uma melhor assistência à Saúde para aqueles que não podem pagar?

Foi aí que nós criamos a Fundação Zerbini, que foi feita para que, aqueles que podem pagar, paguem e vá para aquela fundação onde se pode pagar melhor os médicos, os enfermeiros e os funcionários.

Ela foi usada depois, na minha visão, de maneira imprópria para construir o Incor 2, mas ela está lá. Eu acho que, quando alguém trabalha com carinho e patriotismo, como os funcionários do Incor - e eu posso dizer, pois já estive lá muitas vezes -, ele tem que ser bem remunerado. Meu irmão, Roberto Maluf, teve a sua vida salva lá. Não é possível que se queira um bom médico, uma boa enfermeira, tratando bem quem não pode pagar e, quem pode pagar, não paga para remunerar melhor aquele que está lhe servindo bem.

Essa é a história do Incor e da sua responsabilidade, professor Roberto Kalil Filho. A sua responsabilidade e a de outros que aqui estão, Dr. David Uip, de levar o Incor a continuar ser um hospital de ponta. É uma responsabilidade patriótica de qualquer um que queira servir São Paulo.

Parabéns a você, Roberto, e parabéns a todos que estão aqui te homenageando.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Representando os deputados estaduais desta Casa, peço que o deputado mais antigo - de 11 mandatos - e jovem há mais tempo, Antonio Salim Curiati, um dos deputados mais assíduos da Casa, ocupe a tribuna com a mesma proficiência que o faz diariamente para, em nome dos seus colegas, dirigir umas palavras de homenagem ao grande médico Roberto Kalil Filho.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Vocês me desculpem. Eu não queria falar porque faz, exatamente, mais de 40 anos que ocupo essa tribuna e procuro oferecer a melhor mensagem para todos aqueles que nos ouvem.

Eu queria aproveitar essa oportunidade porque é meu dever prestar essa homenagem a alguém que, efetivamente, está trabalhando e produzindo muito, o nosso presidente Fernando Capez. Ele merece o nosso respeito e a nossa consideração. (Palmas.)

Eu estou nesta Casa há mais de 40 anos. Não quero desmerecer aqueles que ocuparam a posição de presidente, mas o Fernando Capez é o melhor presidente desta Casa. Parabéns a V. Exa., um batalhador que merece nosso respeito e consideração.

Eu serei breve, pois eu não esperava que fosse ocupar a tribuna. Eu li um artigo da jornalista Tatiana Farah, do jornal “O Globo”. Ela escreveu um trecho que eu acho interessante que seja reproduzido.

Antes de ler a reportagem, quero cumprimentar as pessoas que estão sendo homenageadas. Eu tenho a honra de ser colega do Roberto Kalil Filho. Ele merece o respeito e a nossa consideração. Por isso, eu digo que o Fernando Capez está sendo muito inteligente e muito prático, valorizando a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com um trabalho dessa natureza.

Eu não me esqueço de lembrar do professor Fúlvio Pileggi, essa figura impoluta, que merece o nosso respeito e a nossa consideração. (Palmas.)

Eu faço também minhas palavras das pessoas que foram citadas. Eu não quero reproduzir todos os nomes porque o tempo já se vai e eu desejo sair daqui o mais rápido com vocês. Sempre lembrando que o nosso presidente merece o nosso respeito e a nossa consideração.

A repórter falava o seguinte: “Luiz Inácio Lula da Silva, José Alencar, José Sarney, Fernando Collor, Paulo Maluf, Paulo Bernardo”. Paulo Maluf é o nosso querido professor! Eu tive a oportunidade de ser homenageado por ele por trabalhar em vários setores da comunidade que pudessem oferecer o melhor do nosso trabalho em benefício, especialmente, daqueles mais humildes, daqueles mais necessitados. Aproveito esta oportunidade para homenagear também Paulo Maluf. Saúde, Paulo Maluf! (Palmas.)

José Serra, a lista diz que Roberto Kalil Filho tem segredos de três décadas da política brasileira, mas o cardiologista prefere ser visto como médico de família, à moda antiga, a ser chamado de médico do poder. Ele quer o amor, quer o carinho, quer fazer assistência e resolver os problemas da comunidade. Merece o nosso respeito e merece a nossa satisfação de poder lembrar que existem personalidades desse porte, dessa qualidade.

A jornalista foi muito ativa, muito inteligente e ofereceu o melhor carinho para esta solenidade. Não vou ler todos os trechos aqui porque não leva a atender os reclamos da comunidade.

Sr. Presidente, encerro minha mensagem pedindo ao Deus todo poderoso que abençoe V. Exa., que abençoe os membros da Mesa, que abençoe os seus familiares e todos os presentes, fazendo com que todos nós sejamos muito felizes e com longa vida.

Parabéns a todos nós! Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns. Anuncio a presença do conhecido, competente, amigo e, sem nenhum demérito, midiático delegado Osvaldo Nico Gonçalves, do Decade. O deputado Delegado Olim também está aqui. Os dois não são tão parecidos assim. Dizem que o Delegado Olim fez a campanha com a sua foto e que por isso teria tido 200 mil votos. Só para descontrair um pouco.

Neste momento nos aproximamos do epílogo desta sessão solene. Como ela é solene ela segue um rito sacramental, nos termos do Regimento Interno. Podemos fazer algumas adaptações para permitir que o Serra não perca o voo, mas temos que seguir o rito. Chegamos neste instante à homenagem propriamente dita.

Vamos fazer a primeira entrega desta Casa de Leis do Colar do Mérito Legislativo, que reconhece o trabalho das pessoas que, dentro da sua área de atuação, serviram não só ao País, mas à humanidade. Disse aqui o Serra: “A intuição do Roberto Kalil salvou a minha vida”. O estudo, o preparo, a competência, a determinação e a vontade fazem a diferença.

Não sou eu quem vai prestar essa homenagem. Será esta Casa de Leis. Seria muito grande esta homenagem para que eu a prestasse isoladamente. Estaria acima do meu mérito. É uma homenagem prestada por cada um dos deputados que estão aqui. É uma homenagem prestada pelo deputado Antonio Salim Curiati, pela deputada Célia Leão, pelo deputado Estevam Galvão, pelo deputado Delegado Olim, pelo deputado Luiz Carlos Gondim, pelo deputado Coronel Telhada, pelo deputado Ramalho da Construção, pelo deputado Cezinha de Madureira, que aqui também esteve, pelo deputado Campos Machado, que encaminhou a sua missiva, pela deputada Telma de Souza e por todos os deputados que efusivamente nos felicitaram por esta sessão solene.

Esta é uma homenagem do Poder Legislativo do Estado de São Paulo. Esta é uma homenagem da Assembleia Legislativa, criada em 1834 pelo Ato Adicional do nosso regente Padre Diogo Antonio Feijó. Ela será prestada por meio de documento oficial. Nobres deputados, sintam-se como se todos os senhores estivessem se erguendo neste momento para fazer essa entrega.

Peço que a Sr. Vera Bucheroni traga a Dra. Cláudia Cozer Kalil, acompanhada da esposa do presidente, Dra. Valéria Capez, que aqui representa a família dos deputados estaduais desta Casa. Queremos que esta homenagem seja prestada por nós e por nossas famílias, e as famílias dos deputados estarão aqui representadas por minha esposa, que acompanhará a Dra. Cláudia Cozer na entrega, a Roberto Kalil Filho, do Colar do Mérito Legislativo.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste instante, solicito que o Cerimonial conduza o deputado estadual Antonio Salim Curiati para, na qualidade de decano da Assembleia Legislativa, proceder à entrega da placa que comemora, celebra e pereniza este momento oficial.

Nobre deputado Antonio Salim Curiati, peço licença para ler o conteúdo da placa e, em seguida, gostaria que V. Exa procedesse à entrega, em nome de todos os deputados desta Casa. Logo oficial. O logo oficial significa que se trata de um documento oficial.

“Assembleia Legislativa. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em sessão solene, presta homenagem ao professor Dr. Roberto Kalil Filho, diretor-geral do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, hospital referência mundial na Medicina, em reconhecimento ao seu trabalho, dedicação, formação, conhecimento e capacidade, qualidades que, aliadas à sua liderança e coragem, elevam a Medicina paulista e brasileira, contribuindo para o tratamento e cura de milhares de vidas. Deputado estadual Fernando Capez, na qualidade de presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. 22 de outubro de 2015.”

Nobre deputado Antonio Salim Curiati, do alto dos seus 11 mandatos, proceda à entrega da placa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Sr. Presidente, não posso ficar indiferente. Acredito que, em todo o tempo que estive nesta Casa, nunca vi um trabalho deste porte e natureza. O presidente Fernando Capez realmente valoriza o Poder Legislativo e a política.

Encontro-me praticamente deslocado. Estão presentes inúmeras autoridades, inclusive o meu secretário da Saúde que, com garbo e entusiasmo, enfrenta todos os problemas, procurando resolvê-los.

Estou até emocionado. Quero dizer a todos os presentes e familiares que eu nunca assisti, nesses 50 anos como médico e deputado, à tamanha disposição de um presidente do Poder Legislativo, que oferece condições para a Casa participar ativamente dos problemas da sociedade.

Fica aqui o meu pedido a Deus Todo-Poderoso. Que ele nos abençoe para que continuemos com disposição e saúde, procurando oferecer o melhor a toda a comunidade, especialmente a carente.

Que Deus os abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - O governador Geraldo Alckmin está a caminho, provavelmente não chegará a tempo do encerramento da sessão solene, mas estará conosco no coquetel logo mais.

Concedo a palavra ao nosso homenageado, Roberto Kalil Filho. Peço que use a tribuna oficial, privativa dos deputados com exercício neste mandato, porém, que, hoje, engalanada pela cerimônia, cede espaço à autoridade de seu conhecimento. Roberto Kalil Filho, as suas palavras. (Palmas.)

 

O SR. ROBERTO KALIL FILHO - Boa noite. Vou tentar ser breve.

Fernando Capez, digníssimo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, demais autoridades, amigos e amigas que me honram com o carinho de sua presença, gostaria de agradecer muito a iniciativa do nobre deputado Fernando Capez por me conceder esta homenagem que muito me enaltece e me honra.

Sou privilegiado por haver nascido e crescido em São Paulo, terra escolhida por meus avós para começarem sua nova vida, imigrando do Líbano e de Portugal. Hoje São Paulo também é terra das minhas queridas filhas, Rafaela e Isabela, da minha esposa Cláudia, dos meus enteados Julia e Vitor, dos meus pais e do meu irmão Renato.

Sou um privilegiado por ser médico, carreira à qual me dediquei com intensidade, perseverança e dedicação. Pude encontrar, através da Medicina, pessoas das mais variadas origens e atividades, com as quais fui aprendendo, ao longo das décadas, a conhecer melhor o ser humano e, assim, a melhor conhecer a mim mesmo.

Os anos só acentuam a convicção de que acertei. Direcionei minha vida de modo a poder usufruí-la com alegria. Tive grandes oportunidades profissionais, tive mentores que foram me ajudando a montar meu estilo profissional e pessoal com o apoio de duas grandes instituições: o Incor e o Hospital Sírio-Libanês.

No Incor pude desenvolver atividades clínicas, científicas e acadêmicas. No Hospital Sírio-Libanês desenvolvi atividades clínicas com espírito acadêmico, que desenvolvi na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Minhas limitações, administro de modo a sempre poder fazer o melhor por meus pacientes e por aqueles que me cercam. Adversidades, eu as tive como todos as têm em suas vidas, porém, procurei e procuro suplantá-las, colocando-me plenamente à disposição de meus ideais.

Sr. Presidente, nem sempre é fácil suplantar barreiras, mas procuro fazê-lo sempre que acredito que melhores caminhos podem ser criados ou trilhados. Considero-me um homem realizado, tenho uma família que amo e que me apoia em meu dia a dia. Vivo uma profissão que preenche plenamente meus anseios. Posso dizer que sou um indivíduo rico de amigos e que vivo intensamente e com saúde.

Só posso agradecer, para finalizar, ao Ser Supremo, por tantos privilégios, aos quais se soma a medalha que hoje aqui recebo. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Preciso, cirúrgico, exato, como é em sua profissão. Parabéns, Kalil.

Ainda em tempo, verifico no meu campo visual a presença de Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Pinheiros, também nosso Marcelo Manhães, grande amigo que me aproximou do Roberto Kalil e que, tão importante quanto isso, arrumou meu primeiro emprego quando me deu aquela dica de que faltava uma vaga de estagiário no escritório do professor Alfredo Buzaid, lá na Rua Venceslau Brás, no edifício “XI de Agosto”. Marcelo Manhães, grande amigo e colega.

Está aqui presente também a mãe da Eliane Cury, que estudou comigo no Colégio São Luís e é colaboradora do Hospital Sírio-Libanês. Beijo para você e toda a sua família. Temos também a presença da Dra. Marta Kehdi Schahin, da Diretoria Senhoras do Hospital Sírio-Libanês. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Gostaria que esta sessão prosseguisse por muito tempo ainda; passou rápido. Vai haver ainda uma sequência de atos. Vou ler uma desiderata de meia página. Minha mãe sabia que haveria homenagem e que tinha sido programada a cirurgia, então pediu que fizesse esta leitura, que é a cara do Roberto Kalil. Ele transmite calma, tranquilidade, serenidade. “Lembra-se daquela vez que minha filha tomou picada de aranha, chamei você e o David Uip e falei: e agora?”. Mas deu tudo certo.

“Caminhe placidamente entre o rumor e a pressa e lembre-se de que a paz talvez se encontre no silêncio. Seja cordial com todos, como você sempre foi. Diga sua verdade serena e claramente, e ouça os outros, mesmo os tediosos e ignorantes. Eles também têm sua história a contar. Evite pessoas ruidosas e agressivas, pois elas irritam o espírito. Desfrute de seus planos e de suas realizações. Permaneça sempre interessado em sua carreira; é algo verdadeiramente seu na sorte variável dos tempos. Mantenha sempre sua cautela, pois o mundo é cheio de armadilhas, mas não fique cego ante qualquer virtude onde houver, pois muitas pessoas lutam por altos ideais, fazendo a vida ser cheia de heroísmo. Seja você mesmo, sempre, e nunca seja descrente acerca do amor, pois o amor é perene como a relva em face de toda aridez e desencantos.

Receba naturalmente a sabedoria dos anos e, com liberalidade, as coisas da juventude. Alimente a força do espírito para se defender de desventuras inesperadas. Não se aflija com a imaginação, pois muitos temores nascem do cansaço e da solidão. Mantenha sua salutar disciplina, seja sempre e continue terno consigo mesmo. Você, Kalil, é filho do universo não menos que o sol, não menos que as estrelas e as árvores. E você tem o pleno direito de estar aqui. Claro ou não, o universo está sempre se expandindo. Fique dentro desse universo, em paz com Deus, seja qual for sua concepção acerca Dele. Na confusão rumorosa da vida, permaneça em paz com sua alma, com todas as suas falsidades, monotonia e sonhos frustrados. Este é ainda um belíssimo mundo. Lute incessantemente. Seja sempre feliz.” Um texto encontrado numa antiga igreja de São Paulo em Baltimore nos Estados Unidos, datado de 1662, e traduzido em 1982.

Neste momento, o Dr. Kalil entregará flores para sua esposa, Dra. Cláudia, e para sua mãe, dona Guiomar - as mulheres da sua vida. Por favor.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB -Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece a todas as altas autoridades que ascederam ao evento, a todos os funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta sessão. E convido a todos - menos os telespectadores da TV Alesp, porque já será domingo e eles chegariam atrasados - para um coquetel que será servido aqui atrás, no Salão dos Espelhos, onde poderemos nos confraternizar, abraçar e mostrar nosso carinho ao homenageado, Roberto Kalil Filho.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 39 minutos.

 

* * *