http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

23 DE OUTUBRO DE 2015

039ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO CLUBE ESPORTIVO DA PENHA PELOS 85 ANOS DE ATIVIDADES EM BENEFÍCIO DOS MORADORES DO BAIRRO DA PENHA E DE TODA A ZONA LESTE DA CAPITAL DE SÃO PAULO

 

Presidente CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

1 - CAUÊ MACRIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Cauê Macris, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Clube Esportivo da Penha, pelos 85 Anos de Atividade em Benefício dos Moradores do Bairro da Penha e Zona Leste da Capital de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as autoridades presentes. Anuncia a execução do "Hino do Clube Esportivo da Penha" pelo Coral do Clube Esportivo da Penha e pelo Coral Cantabile; e, em seguida, a apresentação de vídeo institucional do clube.

 

2 - MOACIR ROSADO

Presidente do Rotary Clube da Penha, tece elogios ao deputado Cauê Macris e sua família. Agradece a homenagem ao Clube Esportivo da Penha.

 

3 - AFONSO CELSO LENZI

Presidente do Clube Esportivo da Penha, cumprimenta todos os presentes. Agradece a homenagem recebida em nome do Clube Esportivo da Penha. Destaca que o clube faz parte da história da cidade de São Paulo. Elogia o papel do clube como espaço cultural, esportivo e de lazer. Concede o título de benemérito do Clube ao deputado Cauê Macris. Sugere a instituição do dia do Clube Esportivo da Penha, nesta data. Entrega presente e placa em agradecimento ao deputado Cauê Macris.

 

4 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Manifesta-se lisonjeado pela homenagem recebida. Anuncia a apresentação musical do Coral do Clube Esportivo da Penha e do Coral Cantabile, sob a regência do maestro Eli de Souza Gonçalves.

 

5 - LUIZ CARLOS PICONE DE ARAUJO

Presidente do Clube Esportivo da Penha de 2011 a 2014, representando os ex-presidentes do clube, saúda as autoridades presentes. Agradece a iniciativa do deputado Cauê Macris. Enaltece o trabalho de valorização social e de cidadania do Clube Esportivo da Penha. Destaca a importância do clube para a formação de cidadãos através dos esportes.

 

6 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Exalta o discurso de Luiz Carlos Picone de Araujo. Comenta seu primeiro contato com o clube através de seu assessor. Ressalta a importância do espaço na formação de jovens e na construção da cidadania. Tece considerações sobre seu trabalho parlamentar nesta Casa. Elogia a preservação ambiental na área do clube. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convido para compor a Mesa principal o deputado estadual Cauê Macris, líder do governo nesta Casa, proponente desta sessão, que hoje homenageia o Clube Esportivo da Penha (Palmas).

O Sr. Afonso Celso Lenzi, presidente do Clube Esportivo da Penha. (Palmas.)

O Sr. Durval Luchetti, 1º vice-presidente. (Palmas).

O Sr. Armando Aldrighi Jr., 2º vice-presidente. (Palmas).

O Sr. Luiz Carlos Picone de Araújo, presidente de 2011 a 2014. (Palmas).

Para compor a Mesa auxiliar, o Sr. Paulo Pereira, ex-presidente. (Palmas).

Sr. Dárcio Cardoso, ex-presidente. (Palmas).

Sr. Osmar Cardoso Alves, ex-presidente. (Palmas).

Sr. Ricardo Mordenti Filho, presidente do Conselho Deliberativo. (Palmas).

Sr. João Batista Pereira, vice-presidente do Conselho Deliberativo. (Palmas).

Sr. Moacir João dos Santos, vice-presidente de Finanças. (Palmas).

Sr. Carlos Gonzaga, vice-presidente cultural. (Palmas).

Sr. Carlos Alberto de Souza, vice-presidente social. (Palmas).

Sr. Luiz Marcelo Breda Pereira, vice-presidente de Negócios Jurídicos. (Palmas).

Sr. Fernando Mordenti, vice-presidente de Marketing. (Palmas).

Sr. Edson de Deus Xavier, diretor de Relações Públicas. (Palmas).

Sr. Moacir Rosado, diretos de Relações institucionais. (Palmas).

Sr. Mário Carneiro, diretor de Patrimônio. (Palmas).

Sr. Marcelo Antônio Marafante, diretor de esportes. (Palmas).

Sra. Erica Regina Pupo, 1ª. secretária. (Palmas).

Sr. Nelson Buono, membro do Conselho Fiscal. (Palmas).

Com a palavra, o deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Boa noite, senhoras e senhores, sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Neste instante, daremos início à sessão solene com a finalidade de homenagear o Clube Esportivo da Penha pelos seus 85 anos de idade em benefício dos moradores do bairro da Penha, da Zona Leste e da capital do nosso estado.

Depois de feita a composição da Mesa, eu gostaria de dizer que, em nome do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nós damos início a esta sessão solene. O deputado Fernando Capez, presidente desta Casa, atendeu a uma solicitação deste deputado, com a finalidade de homenagear o Clube Esportivo da Penha, pelos seus 85 anos de atividade em benefício dos moradores do bairro da Penha e zona leste da capital de São Paulo.

Convido todos os presentes para que, em pé, possam ouvir o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro subtenente PM Emerson Pereira, a quem nós agradecemos imensamente a presença de todos vocês e pela execução do Hino.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo mais uma vez pela execução do Hino Nacional Brasileiro, e por sempre atender aos préstimos e às solicitações desta Assembleia Legislativa quando convidados para estarem aqui.

Queria neste momento, também, convidar para ocupar um lugar de destaque, de honra aqui na frente, o Sr. João Jorge de Souza, meu conterrâneo e também representante da EMTU. João Jorge, convido você para também ocupar um lugar de destaque aqui na frente.

Queria também convidar, ele que é meu assessor e membro do Clube Esportivo da Penha, o Sr. Elizeu Paixão. Sei que ele está trabalhando hoje, mas acho que é importante convidá-lo - até pela iniciativa. O início do nosso relacionamento sempre foi via ele. Então eu queria, Elizeu, que você também se sentasse aqui e ocupasse um lugar de destaque aqui, frente à Mesa, você que é membro do Clube Esportivo da Penha.

Quero cumprimentar o Sr. Hamilton Prado Alves, ele que representa um grande amigo aqui nesta Casa, o deputado estadual Antonio Salim Curiati.

Quero cumprimentar também o Sr. Antonio José Ferronato, representando também outro grande deputado dessa Casa, o deputado Gil Lancaster.

E o Sr. Alexandre Issa Kimura, que é procurador-chefe aqui da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e também um dos sócios do Clube Esportivo da Penha- e nos honra com a sua presença.

Gostaria agora de convidar todos os presentes para ouvir o Hino do Clube Esportivo da Penha, executado pelo Coral do Clube Esportivo da Penha e pelo Coral Cantabile, sob a regência do maestro Eli de Souza Gonçalves.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino do Clube Esportivo da Penha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Agradecemos imensamente, em nome da Assembleia Legislativa, ao maestro Eli de Souza Gonçalves e todos os integrantes do Coral.

Queria também comunicar a todos que essa sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia, domingo, no dia 25, às 23horas, pela TV Net no canal 7, e ao vivo pela TVA no canal 66, TVA Digital canal 185, e também TV Digital aberta, canal 61.2.

Assistiremos agora à apresentação do vídeo institucional do Clube, produzido pelo departamento de Marketing do Clube Esportivo da Penha, que tem uma duração, em média, de cinco minutos.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Gostaríamos neste momento de convidar o Sr. Moacir Rosado, presidente do Rotary Clube São Paulo - Penha e diretor de Relações Institucionais do Clube Esportivo da Penha, para que possa utilizar-se da palavra.

 

O SR. MOACIR ROSADO - Nobre deputado estadual; meu presidente que nos representa com muito orgulho neste Clube Esportivo da Penha; senhores e senhoras do Clube Esportivo da Penha; pessoas que, talvez não sejam, mas que vieram aqui também para ver o brilhantismo dessa festa.

Eu, como diretor de Relações Institucionais, tenho a obrigação de zelar pelo Clube Esportivo da Penha, pela entrada de pessoas que vêm de fora e principalmente parlamentares e autoridades no clube. E fiquei muito feliz quando nós encontramos com o nobre deputado Cauê Macris que, como vocês estão vendo, é um jovem que já está em seu segundo mandato. E eu tive a felicidade de trabalhar com o pai dele, o Vanderlei Macris. É de uma família íntegra, é de uma família de uma responsabilidade no partido, que é o PSDB - que tem muita história. E eu fiquei muito feliz quando houve a proximidade. E eu disse, inclusive, para o nobre deputado, que eu ia conhecê-lo e nós sentamos para conversar, nos conhecemos. E então nós conversamos com o presidente, para que a gente abra as portas do Clube Esportivo da Penha, porque nós estamos cansados de bandalheira, estamos cansados de gente que não presta. Você vê isso todos os dias na televisão.

Graças a Deus o Clube está recebendo hoje de braços abertos uma pessoa, nada contra os mais antigos, mas uma pessoa que vem mudar um pouco essa política, que vem ajudar a clarear essa política. E nós, com certeza, o receberemos de braços abertos, nobre deputado. E eu tenho certeza de que nossos presidentes saberão fazer essa colocação.

Em função disso, eu gostaria que todos fizessem um agradecimento enorme, porque eu disse isso no Conselho: parem para pensar. Nós temos 645 municípios, um universo de, talvez, 24 milhões de pessoas, e coube ao Clube Esportivo da Penha, um clube de bairro, ser homenageado nesta nobre Assembleia Legislativa. Nós só temos que agradecer.

Muito obrigado, meu deputado, e conte, sempre, pelo menos com o apoio das pessoas desse clube. Muito obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Agradeço imensamente, de coração, as palavras do amigo Rosado.

Quero neste momento passar a palavra ao Sr. Afonso Celso Lenzi, presidente do Clube Esportivo da Penha. (Palmas).

 

O SR. AFONSO CELSO LENZI - Nobre deputado Cauê Macris, na pessoa de quem eu cumprimento todos os funcionários, todas as autoridades civis, militares e eclesiásticas aqui nesta Casa de Leis.

Meu 1º. Vice-presidente, Durval Luchetti; meu 2º. Vice-presidente, Armando Aldrighi Jr.; presidente do Conselho, Renato Mordenti, e seu vice, João Batista; meus diretores, senhoras e senhores, sócios, amigos, o Clube Esportivo da Penha, hoje, se sente feliz. Eu queria que o deputado soubesse que a família Clube Esportivo da Penha é eternamente grata por esse dia especial, por essa homenagem que o Clube Esportivo da Penha recebe hoje da maior Casa de Leis do nosso Estado.

O Clube Esportivo da Penha foi fundado em 1º de janeiro de 1930 por um grupo de amigos, liderado por Plínio Augusto de Camargo, do qual fazia parte, também, o meu avô, José Lenzi.

Meu pai, presidente por várias vezes do clube, deixou esse legado para a gente: de poder administrar o clube com o coração, com responsabilidade, pois o Clube Esportivo da Penha faz parte da história da cidade de São Paulo. O Clube Esportivo da Penha é uma extensão dos nossos lares. O clube é uma casa de esportes, de cultura, de lazer. Mas o principal é a família. Lá nós preservamos muito o ambiente familiar.

E hoje é uma honra muito grande ter quatro ex-presidentes do clube. Meu tio, Dr. Paulo Pereira; Darcio Cardoso, Dr. Osmar Cardoso Alves e Luiz Carlos Picone de Araújo. Pessoas que fizeram a história do clube, que nos deram ensinamentos - e hoje nós somos brindados com esse dia inesquecível.

Aproveitando a oportunidade e a presença dos maiores dirigentes do clube, gostaria de oferecer ao deputado Cauê Macris o título de benemérito do Clube Esportivo da Penha. É de coração.

Nós precisamos de políticos como o senhor. Políticos que venham inovar, que venham fazer com que esse país entre nos trilhos, que faça com que esse país dê aos seus brasileiros aquilo que eles merecem. Nós precisamos de pessoas como o senhor.

E pedirei, também, aos meus nobres pares, que fazem a história do Clube: por que não hoje instituir o Dia do Clube Esportivo da Penha, nessa data especial, que traz tanta felicidade e a história do Clube Esportivo da Penha em nossos corações?

Muito obrigado por essa oportunidade, deputado. O Clube Esportivo da Penha se sente feliz. E nós jamais esqueceremos essa grande homenagem que o senhor faz para nós nessa Casa de leis.

Muito obrigado. (Palmas).

Um brinde ao deputado, para ele guardar com bastante carinho uma camisa oficial do Clube Esportivo da Penha com o nome dele. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega da camisa.

 

* * *

 

O SR. AFONSO CELSO LENZI - Gostaria de passar às mãos do nobre deputado um cartão de recordação do nosso clube, demonstrando a gratidão que nós sentimos por esse dia.

“Agradecimento: O Clube Esportivo da Penha, em comemoração dos seus 85 anos de fundação, agradece o apoio e o trabalho que o nobre deputado desenvolve para a sociedade e, em especial, à comunidade penhense. Os brasileiros precisam de representantes compromissados com o seu povo como o nobre deputado.

Nossos agradecimentos eternos ao grande amigo Cauê Macris. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega do cartão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Confesso que me sinto envaidecido. Na verdade, a intenção é prestar essa homenagem a todos vocês. Prestar essa homenagem ao Clube Esportivo da Penha, e ser homenageado junto com certeza me deixa muito feliz e, ao mesmo tempo, muito envaidecido por essa homenagem que eu não esperava.

Mas quero, nesse momento, convidar a todos para a apresentação musical do Coral do Clube Esportivo da Penha e do Coral Cantabile sob a regência, novamente, do maestro Eli de Souza Gonçalves. Lembrando que as músicas: “Vida de Viajante” é de autoria de Dominguinhos e arranjo do maestro Eli; “Desde que o Samba é Samba”, é de autoria de Caetano Veloso, também com arranjo do nosso maestro; e “Samba Italiano”, é de autoria de Adoniran Barboza e arranjo de Luiz Celso Rizzo.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Depois desta fantástica apresentação, coordenada pelo maestro Eli e todos os integrantes do Coral do Clube Esportivo da Penha e do Coral Cantabile, eu queria neste momento, passar a palavra para um nome também muito importante para o clube que, até pouco tempo, respondia pela Presidência do clube, o Sr. Luiz Carlos Picone de Araújo, conhecido como Picone, para que possa utilizar-se da palavra em nome de todos os ex-presidentes do Clube Esportivo da Penha.

 

O SR. LUIZ CARLOS PICONE DE ARAÚJO - Nobre deputado Cauê Macris, em seu nome quero saudar todas as autoridades aqui presentes, mas não esquecendo de seu querido pai, Vanderlei Macris porque, no passado recente, aqui nesta Casa, o deputado Vanderlei Macris se insurgiu em momentos muito parecidos como esse que estamos vivenciando hoje em Brasília. Eram outras pessoas, mas o momento era o mesmo - e ele sempre teve uma palavra contrária àquela corrupção desenfreada que existia naquele momento.

Então, não podemos deixar de esquecer o que o senhor representa, sua família e seu pai.

Quero dizer, também, que hoje estamos engalanados aqui e eu me sinto duplamente feliz, por estar hoje nesta tribuna, falando deste evento.

Em primeiro lugar, falo como ex-presidente do Clube Esportivo da Penha. Mas também falo como vice-presidente do Sindi-Clube, que é o sindicato de 3800 clubes do Estado de São Paulo e, justamente, um destes clubes é o nosso glorioso Clube Esportivo da Penha.

Quero também aproveitar este momento para saudar em nome da minha esposa, Catarina, e da esposa do Sr. Dárcio Cardoso, Dona Beth, todas as senhoras que estão aqui presentes. Quero fazer minhas, também, as palavras do nosso presidente, que diz que um dos aspectos, uma das colunas fundamentais do Clube Esportivo da Penha é a valorização da família. E nós estamos todos aqui hoje engalanados nesta noite, representando parte da família do Clube Esportivo da Penha.

Não podemos deixar de renovar nossa estima aos nossos colegas e ex-presidentes aqui presentes: Dárcio Cardoso; também Osmar Cardoso Alves; Paulo Pereira, nosso querido Lico; que sempre trabalharam muito para que chegássemos aqui hoje festejando nessa noite do nosso 85º aniversário.

Quero saudar também, e acho que é muito importante, o Sr. Adair Cortês; juntamente com o nosso presidente do Core, nosso querido Henrique Aldrighi; decanos da diretoria do Clube, que nesse ato, ao saudá-los, quero também saudar todos os demais elementos da diretoria do Clube Esportivo da Penha aqui presentes, conselheiros.

O maestro Eli, junto com o coral do Clube Esportivo da Penha e também o Coral Contabile, que na realidade são dois grupos unidos e que estão trazendo para nós hoje uma noite alegre, uma noite de música, uma noite de valorização da cultura.

Eu quero lembrar a todos nós aqui presentes que o Clube Esportivo da Penha é muito mais do que uma atividade somente esportiva. Nosso clube, Carlinhos - que sempre nos prestigia e sempre nos engalana com as suas noites sociais - representa, também, todos os movimentos, caro deputado, que foram libertários e que nasceram nos momentos constitucionalistas dos anos 1930. Então, na realidade, o nosso clube representa um caleidoscópio cultural de todas as entidades da nossa região, que tem não só atividades esportivas, mas, sobretudo, culturais - e uma atividade de representação da sociedade.

Nós somos a sociedade organizada. Porque na realidade os inimigos estão unidos e nós, a sociedade organizada, temos de estar cada vez mais presentes, e levar a bandeira, que é a bandeira da honestidade, que é a bandeira do trabalho, da valorização da família. E essas são as colunas mestras que unem o Clube Esportivo da Penha. Hoje, no seio da nossa associação, estão representadas todas as entidades pensantes no entorno do nosso bairro, seja o Rotary Clube, seja a Maçonaria, seja o Lions Clube, sejam todas as atividades, como a Associação Comercial, como também os Conseg.

Porque, na verdade o clube, além do seu espaço esportivo, é um espaço de congregação. E além dessa congregação, nós estamos com as nossas portas sempre abertas, deputado, para trazer a política de Estado, de valorização, de todas aquelas pessoas carentes, já que nosso clube é cercado de comunidades. Mas nós estamos sempre abertos para recebê-los, para honrar o nosso trabalho de valorização social.

Então, o Clube Esportivo da Penha, queridos amigos, que todos os senhores fazem parte de coração, representa o Estado e a sociedade que pensa e que diz “Sim” para um Brasil mais moderno e “Não” para um Brasil retrógrado e para um Brasil que está cada vez mais em uma situação difícil. O clube sempre pregou a valorização das instituições.

E nós, que estamos com mais de dez mil sócios, chegando a quase 15 mil sócios, estamos trabalhando para o quê? Para construir uma sociedade mais interessante.

O clube que começou nos movimentos libertários dos anos 1930, com os movimentos constitucionais, dentro do bairro da Penha, que nós carinhosamente não chamamos de bairro, deputado, chamamos de “Principado da Penha de França” - isso na verdade é uma marca registrada nossa, pelo orgulho que temos do nosso espaço. A maioria de nós não quer ir para os Jardins, queremos enriquecer nosso espaço urbano, valorizando-o mais. O Clube Esportivo da Penha, na verdade, é uma minicidade de São Paulo: 150 mil metros quadrados. Já foi leito do rio Tietê, lindeiro à estrada de ferro, e oje possui o maior bosque da região. Muitas vezes, alguns prefeitos da cidade de São Paulo querem sobrepor esses espaços, não entendendo tudo aquilo que nós fazemos. Mas, na realidade, nosso trabalho é muito maior do que só uma associação. O Sindi-Clube, valorizando isso, sempre nos presta essa homenagem também. E o senhor, nobre deputado, jovem, com muito futuro pela frente, nos enriqueceu hoje com essa noite de gala. Seremos eternamente gratos.

Mas, mais do que isso, somos um agente do Estado na região, formando cidadãos. Talvez não sejamos um clube de alto rendimento, mas somos um clube que forma, a cada dia, atletas - valorizando o Brasil, valorizando a cidadania, que é algo muito esquecido hoje. Podemos não ter um atleta medalhista olímpico, mas termos, cada dia mais, cidadãos. Cidadãos fortes, cidadãos querendo um Brasil melhor. Porque essa sociedade organizada representada no Clube Esportivo da Penha assim o faz.

Então, meus queridos e amados amigos, todos aqui engalanados, somos hoje muito felizes pela presença de todos, pela iniciativa do nobre deputado. E nós jamais esqueceremos, como disse o nosso presidente; e eu reforço, para que você não esqueça, Cauê – me permita neste momento chamá-lo desta maneira, até pelos meus cabelos brancos – mas digo para você que o nosso presidente, é uma geração de três gerações do Clube Esportivo da Penha de dirigentes. E eu não poderia deixar de citar aqui hoje, pelo que ele representa, o nosso patrono do Clube Esportivo da Penha, que é o pai do Afonso Celso Lenzi, nosso querido Afonso Lenzi, que hoje está em gala, no Oriente Externo, no céu, mas feliz de ver o clube ao qual tanto se dedicou, recebendo essa homenagem tão grandiosa. Está também, ao lado dele, nosso querido Luiz Gumercindo Gallo, que está aqui o nosso conselheiro Paulo Gallo, que representa essa família tradicional do Clube Esportivo da Penha, que juntos nos ajudaram a construir tudo isso.

Meu querido deputado, aceite a nossa gratidão eterna. Mas lembro que numa cidade como São Paulo, o clube é fundamental. O clube agrega, o clube representa tudo aquilo que se forma dentro da sociedade organizada, o clube, dentro do Estado de São Paulo, como o nosso, o Clube Esportivo da Penha, tem uma representatividade muito maior do que a maioria das pessoas pode dizer.

Por isso, meus queridos irmãos, aceitem hoje essa noite de gala, esse presente que estamos recebendo do deputado Cauê Macris, mas nós não esqueceremos, e faremos tudo para que nos mantenhamos nesta tradição libertária, esportiva, cultural e social, sempre estando próximo do Estado. Não do governo, mas do Estado.

Deputado, aceite meus mais sinceros agradecimentos como ex-presidente, dirigente e como vice-presidente do Sindi-Clube.

Muitíssimo obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deixando de lado as formalidades do Cerimonial, tomo a liberdade de pedir a licença a todos vocês para que eu possa me pronunciar aqui mesmo, desta Presidência. Gostaria de dizer, antes de iniciar a minha fala, que o nosso amigo Picone falou tudo aquilo que eu estava preparado para falar. Ele deixou muitos deputados aqui no chinelo, dentro do seu discurso nessa tribuna. Eu, que tenho acompanhado aqui ao longo dos últimos anos os discursos que são feitos pelos parlamentares, percebo que você já está à altura aqui de debater conosco qualquer projeto e qualquer ação, Picone. Você está preparado para discutir junto conosco.

E quero dizer a todos vocês que - e tomando a liberdade até pela informalidade do discurso, é um pouco do meu perfil, até pelo fato de eu ser um jovem parlamentar, um dos mais jovens parlamentares aqui da Assembleia Legislativa - eu sempre tive a necessidade de fazer o discurso que vem do coração.

A minha assessoria sempre tenta me empurrar discursos prontos. E me traz os discursos, todas as vezes que vãos fazer uma sessão solene, para que eu os leia aqui. E eu queria dizer a vocês que eu acho que o melhor discurso que é possível ser feito, independentemente do local, do momento, da formalidade em que você está, é aquele discurso que vem do coração, aquele discurso em que você fala aquilo que está sentindo, no momento em que está sentindo.

E é dessa maneira que eu gostaria de me pronunciar a todos vocês, nessa justa homenagem aos 85 anos do Clube Esportivo da Penha - um clube em que eu, em um primeiro momento, conheci pelas falas de meu assessor Elizeu, ele que é um apaixonado pelo clube, até porque todos os seus filhos frequentam o clube assim como a família de todos vocês.

E eu, assim como você, meu caro presidente, tenho a segurança de que os filhos do Elizeu vão olhar também a sua atuação e o amor que ele tem pelo clube, assim como tinha o nosso saudoso Afonso, que foi presidente cinco vezes do Clube Esportivo da Penha.

E essa tradição passou de família e geração, assim como disse o Picone. Não é à toa que o nosso atual presidente Afonsinho tenha esse amor em relação ao clube.

E a formatação da cidadania é fundamental dentro do processo de um clube. Enquanto vinha para cá eu pensava um pouco nas ações que são possíveis dentro da construção de um clube que envolve e é maior do que muitas cidades do estado de São Paulo. Para vocês terem uma ideia, temos hoje 645 municípios no Estado de São Paulo. Destes, pelos menos 400 não têm dez mil habitantes. Então vocês vejam a importância que tem o relacionamento desses dez mil sócios que participam no dia a dia do clube.

E principalmente os nossos jovens. Eu sou suspeito para falar porque nasci dentro de uma família política. Meu pai, hoje, é deputado federal - tem 11 mandatos parlamentares. E eu acompanhei a vida política, a vida pública desde jovem. Tive a oportunidade de militar no movimento estudantil, fui colocado, inclusive aqui, pelo nosso amigo Rosado - que quando colocou até falou mais como um amigo do que, realmente, se dirigindo à minha atividade parlamentar em si. Mas quando eu iniciei na minha vida política eu fui vereador dois mandatos antes de ser deputado, eu já estou em meu 4º mandato parlamentar. Então, apesar dos meus 32 anos de idade, já tive oportunidade de ser vereador na minha cidade natal, a cidade de Americana: presidi o Poder Legislativo da minha cidade, quando tive a oportunidade de representar 40 milhões de habitantes.

E o legado que meu pai sempre deixou para mim é a construção da cidadania. O país vive um momento delicado, um momento de descrédito, um momento em que as pessoas não acreditam mais, meu caro Renato - você que é presidente do Conselho Deliberativo do clube, que é se fosse o parlamento do Clube Esportivo da Penha - as pessoas não acreditam mais no parlamento, não acreditam mais na figura do Poder Legislativo do Estado, e não mais na nossa Nação.

E o que eu dizia antes de começar esta sessão é que temos muitas pessoas de bem, preocupadas em construir um Estado maior.

Fui convidado recentemente para assumir a liderança do governo, liderança do governador Geraldo Alckmin aqui dentro da Assembleia. Então, dentro das minhas atribuições, além do meu mandato parlamentar e da representatividade dos 43 milhões de paulistas do nosso Estado, hoje eu coordeno todos os interesses do governo desta Casa. Somos em 76 deputados da base do governo, eu tenho o trabalho de fazer a coordenação para o governador Geraldo Alckmin, e temos 18 deputados da oposição, a quem eu presto sempre homenagens - porque a oposição tem papel fundamental na clareza do dia a dia e na atuação legislativa.

Mas a ação mais importante que temos é buscar pessoas que formam e que trabalham pela cidadania. E a cidadania é trabalhar por aqueles que mais precisam. E trabalhar por aqueles que mais precisam é atuar principalmente na formação de nossos jovens. Essa tem sido uma bandeira sob a qual tenho atuado aqui dentro.

E o clube, quando traz os jovens para dentro dessa entidade, tirando-os das drogas, dos desvios e dos desvirtuamentos que a sociedade pode impor a esses jovens, presta um papel muito importante à cidadania, presta um papel muito importante ao nosso Estado e ao nosso país. São 10 mil pessoas constantemente sendo formadas. E tenho certeza que todas as atividades que são feitas dentro do Clube Esportivo da Penha sempre são feitas dentro dos preceitos morais que são os preceitos que têm de reger qualquer família de bom senso, e qualquer família que quer formatar uma juventude preparada para assumir o comando do nosso país.

Então, quando fui procurado pelo Rosado para que a gente pudesse prestar essa homenagem ao Clube Esportivo da Penha, eu o fiz não simplesmente pelos 10 mil filiados, pelos 10 mil sócios. Conversava com o Rosado, e ele disse: “Puxa, Cauê, o Clube Esportivo da Penha é uma possibilidade de você conseguir futuramente muitos votos”. Mas não é o voto com o que nos preocupamos, porque aquele político que faz qualquer tipo de ação pensando no voto e não pensando naquelas pessoas que mais precisam, esse político não está exercendo a procuração que a população deu para que ele a representasse nessa Casa.

Temos de prestigiar não pensando em voto. Temos de prestigiar o trabalho que é feito pelo clube, pensando na construção da cidadania dos nossos jovens.

Acho que essa tem sido nossa atuação principal e acho que é nesse sentido que prestamos hoje essa homenagem pelos 85 anos de formação, pelos 85 anos de saúde, porque aqueles que estão praticando os esportes oferecidos pelo clube estão, com certeza, ajudando ao Estado, fazendo com que a sua saúde seja aplicada de uma maneira mais especificamente pelo Estado, e eu acho que, fundamentalmente, estamos formando o futuro da nossa nação. Acho que é nesse intuito, Afonsinho, que eu queria deixar aqui essa homenagem.

Fico muito feliz por essa homenagem que o clube também presta ao meu mandato - saibam que o nosso mandato e que o Poder Legislativo do Estado de São Paulo está de portas aberta a todos vocês pelos 150 mil metros quadrados, pelo que o Afonsinho estava me colocando, que é o terceiro maior espaço de área verde que nós temos dentro da capital.

Isso também é fundamental: a preservação que vocês fazem frente ao momento que nós temos de desmatamento constante por conta do avanço imobiliário. Vocês têm de ficar firmes e fortes lá, não deixando que a especulação imobiliária tente avançar frente a essa área. E, ao mesmo tempo, a prefeitura tem de compreender o legado que o clube tem construído e nós estamos aqui para que nos momentos de crise, nos momentos de dificuldade, nos momentos em que o Poder Público exerce seu poder autoritário frente à atuação de vocês, para poder ser o anteparo e a voz de vocês aqui dentro do parlamento estadual.

Então, esse é o recado que eu queria deixar a todos vocês e cumprimentar a Erica, em nome de todas as mulheres aqui presentes, e dizer que o clube do Bolinha não pode mais deixar de ter a presença feminina dentro da sua diretoria. As mulheres também devem participar, Erica, você que é a grande guerreira dentre esses homens que comandam esse processo dentro do clube. Então que levem mais mulheres também, porque a presença feminina é sempre importante nas ações como um todo e dentro do debate. Então coloco aqui em seu nome, Erica, cumprimento todas as sócias do clube, deixando aqui um forte abraço a todas vocês.

Parabéns Clube Esportivo da Penha, parabéns pelos seus 85 anos. Sempre será um prazer estar aqui com o nosso mandato de portas abertas. E, nesta Casa de Leis, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que é o segundo maior Parlamento da América latina, perdendo apenas para o Congresso Nacional, prestando essa justa homenagem ao Clube Esportivo da Penha.

Muito obrigado. (Palmas).

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece a todas as autoridades presentes, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Audiofonia, de Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos aqueles que com a sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade.

Gostaria também, em nome do Afonso, o presidente do Clube Esportivo da Penha, de convidá-los para um coquetel no Salão Waldemar Lopes Ferraz, localizado bem atrás do plenário.

Uma ótima noite a todos e um bom fim de semana.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 19 minutos.

 

* * *