http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

26 DE OUTUBRO DE 2015

040ª SESSÃO SOLENE PARA ENTREGA DA MEDALHA MINISTRO CELSO FURTADO, EM HOMENAGEM AOS ECONOMISTAS

 

Presidente: ED THOMAS

 

RESUMO

 

1 - ED THOMAS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Ed Thomas, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Realizar a entrega da Medalha Ministro Celso Furtado em homenagem aos Economistas". Convida o público a ouvir, de pé o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - AFONSO ARTHUR NEVES BAPTISTA

Conselheiro do Corecon-SP e secretário-geral da medalha Ministro Celso Furtado, cumprimenta as autoridades presentes. Lê breve histórico de Celso Furtado, que dá nome a medalha a ser entregue hoje. Destaca suas qualidades. Afirma que a medalha visa agraciar os economistas que se destacaram no meio e prestaram relevantes serviços. Diz ser conselheiro do Corecon desde 2011. Informa que visita constantemente diversos estados, participando de reuniões para reivindicar a presença de economistas no acompanhamento dos orçamentos das prefeituras municipais e nos projetos econômicos financeiros. Considera importante a presença dos economistas nos Tribunais Regionais do Trabalho para participar nas perícias econômicas e financeiras, visando à ampliação do mercado de trabalho para os economistas e administradores de empresas. Agradece o convite do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas para participar do "Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural". Agradece o deputado Ed Thomas pela homenagem aos economistas.

 

3 - PRESIDENTE ED THOMAS

Dá conhecimento de mensagens referentes a esta solenidade, enviadas por autoridades.

 

4 - WILSON ROBERTO VILLAS BOAS ANTUNES

Vice-presidente do Corecon-SP, demonstra sua alegria em estar nesta Casa, em parceria com o Corecon. Informa que os homenageados se destacaram na profissão de economistas. Agradece o deputado Ed Thomas e o presidente Fernando Capez por esta solenidade. Ressalta a sintonia entre os economistas e este Legislativo. Parabeniza os homenageados da noite.

 

5 - PRESIDENTE ED THOMAS

Saúda todos os empresários. Diz ser a favor do voto distrital. Faz uma saudação especial ao empresário Jorge Matsuda, considerado o "rei da semente", vindo da região de Presidente Prudente. Considera o mesmo um exemplo de trabalho e dedicação. Menciona seu novo projeto de energia solar, responsável por geração de renda e emprego. Demonstra seu respeito e homenageia a família Matsuda. Convida os Srs. Afonso Arthur, Wilson Roberto e Manuel Henriquez, para, juntos, fazerem a entrega da Medalha Ministro Celso Furtado aos homenageados. Demonstra sua gratidão pelo recebimento da medalha. Afirma que é esta Casa que se sente homenageada com a presença de todos. Ressalta a importância desta noite para este Legislativo. Agradece a todos em nome do presidente Fernando Capez.

 

6 - SAMY DANA

Articulista da Globo News, representando todos os homenageados, cita frase dizendo que, quando um economista não tem a qualificação adequada, e é incompetente, pode matar milhões de pessoas. Diz caber aos próprios economistas a importância de fortalecer o papel da profissão. Menciona estudos internacionais que destacam decisões baseadas na opinião de economistas, o que ainda não ocorre no Brasil. Esclarece que tenta fazer a sua parte, dando aulas na Fundação Getúlio Vargas e com participação na televisão. Destaca a necessidade de melhorar a educação financeira dos brasileiros. Considera importante a participação dos economistas no poder. Agradece a homenagem e a presença de todos na solenidade.

 

7 - ELIANA TEIXEIRA GUIMARÃES

Ex-presidente da Federação dos Economistas, representando os economistas do estado de São Paulo, agradece o deputado Ed Thomas pela homenagem e todos os presentes. Afirma que os economistas são muito necessários na sociedade. Diz estar honrada por esta homenagem.

 

8 - PRESIDENTE ED THOMAS

Discorre sobre uma experiência na qual um repórter tentava entregar dinheiro para as pessoas sem nenhuma pergunta, analisando suas reações com a atitude. Lê trecho de texto do jornalista Hélio Ribeiro, que considera um dos maiores comunicadores deste País, após esta experiência. Informa que o jornalista escreveu este texto durante uma das crises vividas pelo Brasil. Concorda com o pensamento do jornalista. Pede que a classe política tenha humildade para ajudar a melhorar a vida das pessoas por meio da política. Agradece a presença de todos. Ressalta que a solução da crise atual está na política, destacando a importância da política econômica. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Ed Thomas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta sessão foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Fernando Capez, a pedido deste deputado, deputado Ed Thomas, com a finalidade de realizar a entrega da Medalha Ministro Celso Furtado em homenagem aos economistas.

Desde já, esta Presidência faz uma saudação especial, nós pretendemos homenagear na noite de hoje pessoas tão importantes, pensadores tão importantes.

Em nome de todos os deputados, em nome do presidente Fernando Capez e em nome da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, recebam o nosso muito obrigado pela presença de todos, senhoras e senhores, e que possamos ter uma noite feliz, uma noite agradável, uma noite de reconhecimento. Com certeza, um dos papéis do Legislativo, quem sabe seja o maior, é reconhecer valores na nossa sociedade. É o que estamos fazendo aqui, na noite de hoje, e por isto agradecemos a oportunidade de podermos nos manifestar a todos. Muito obrigado!

Gostaria de nomear com muito carinho e com muito respeito esta Mesa a presença do prefeito de Teodoro Sampaio, que representa na noite de hoje os prefeitos de todos os municípios do Estado de São Paulo, prefeito Ailton Cesar Herling, capital do Pontal de Paranapanema, cidade de Teodoro Sampaio.

Queremos registrar com muito carinho o representante do presidente do Conselho Regional de Economia, Marco Antonio de Vasconcellos, o Sr. Wilson Roberto Villas Boas Antunes, vice-presidente regional de economia da 2ª Região de São Paulo.

Registro com muito carinho a presença do sempre deputado federal Dr. Marco Aurélio Ubiali, representando, na noite de hoje, nesta sessão de homenagens, o nosso digno vice-governador do Estado de São Paulo Márcio França.

Queremos com muito carinho homenagear, nesta Mesa, um amigo particular, uma pessoa muito especial. Fizemos muitas tratativas este ano e ele me deu a oportunidade, através do meu mandato, que é muito simples, de poder fazer esta solicitação à Assembleia e ao presidente Fernando Capez e ser o autor desta homenagem, desta comenda, Dr. Afonso Arthur Neves Baptista. Muito, mas muito obrigado,conselheiro do Corecon - São Paulo e secretário-geral da Medalha Ministro Celso Furtado.

Representando o Dr. Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Wagner Mar.

E quero com muito carinho pedir ajuda ao nosso Cerimonial. Nós temos mais pessoas importantes para que possamos citar e também agradecer. Já fiz todos? Ainda tem? Daqui a pouquinho nós faremos mais.

Um momento dedicado, de mais carinho e respeito, ao hino mais bonito do mundo que é o nosso Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtente da nossa digna Polícia Militar do Estado de São Paulo, o subtenente Emerson.

Todos de pé, aqueles que puderem.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Nossos agradecimentos, mais uma vez, a nossa digna Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nosso muito obrigado.

Nós comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no dia 31, sábado, às 21 horas; pela NET canal 7; pela TV aberta, canal 61.2 e pela TV Vivo digital, canal 9. Em nome do jornalista Jorge, um abraço. Agradecemos a todos os profissionais da TV da cidadania, que é a TV Assembleia.

Neste instante esta Presidência concede a palavra ao digno Dr. Afonso Arthur Neves Baptista, conselheiro do Corecon - São Paulo e secretário-geral da Medalha Ministro Celso Furtado.

 

O SR. AFONSO ARTHUR NEVES BAPTISTA - Excelentíssimo Sr. Deputado estadual Ed Thomas, nobre presidente da sessão solene, autoridades, senhores e senhoras, colegas economistas, idealizador e criador da Medalha Ministro Celso Furtado, Celso Monteiro Furtado nasceu em Pombal, no sertão paraibano, em 26 de julho de 1920. Faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de novembro de 2004. Foi um dos maiores economistas e pensadores brasileiros, responsável por muitas das políticas de cunho econômico arquitetadas no Brasil nas últimas décadas. Adepto de uma atitude intervencionista no funcionamento da economia, seus pensamentos apresentavam-se sobre vários aspectos em sintonia com as ideias promovidas pela Cepal (Comissão Econômica para a América Latina), órgão da ONU criado para auxiliar os países latino-americanos no desenvolvimento de suas ações econômicas que permitam o seu progresso financeiro e econômico.

Regulamentada pela resolução Corecon de São Paulo 568, de 14 de março de 2012, esta láurea visa agraciar os economistas e entidades que têm se destacado no ramo das ciências econômicas e prestado relevantes serviços à economia e à sociedade, tanto na área pública como na privada.

Estou como conselheiro do Corecon de São Paulo desde 2011, há cinco anos. Em momento algum fui omisso em minhas funções; venho valorizando a nossa profissão com o apoio de todos os meus pares, em especial dos ex-presidentes Heron do Carmo; Manuel Enriquez Garcia, conhecido como professor Manolo, e o atual presidente Marco Antônio de Vasconcellos.

Tenho visitado vários estados mantendo reuniões com governadores, presidentes de Assembleias Legislativas, presidentes dos Tribunais de Contas dos estados e municípios; reivindicando a necessidade da presença dos economistas na assinatura, nos acompanhamentos dos orçamentos das prefeituras e câmaras municipais.

Também venho solicitando a presença dos economistas nos projetos econômicos financeiros creditícios e projetos ambientais, acompanhamento e assinatura com o devido número de registro do Corecon às agências de fomento dos estados.

Também tenho visitado e solicitado maior presença dos economistas e alunos do curso de ciências econômicas aos senhores desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho da 2ª Região de São Paulo; Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região de Campinas; Tribunal Regional Federal da 3ª Região São Paulo e Mato Grosso do Sul e do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, reivindicando a presença dos colegas economistas nas perícias econômicas, financeiras e trabalhistas na elaboração dos cálculos e dos estudos de ciências econômicas, nos estágios, nas varas do trabalho e na Justiça civil e Justiça comum.

Inclusive fomos recebidos, no último dia 14, numa audiência presidida pelo excelentíssimo senhor desembargador federal do trabalho, Lorival Ferreira dos Santos, presidente do egrégio Tribunal do Trabalho da 15ª Região - Campinas, quando solicitamos em nome do Corecon de São Paulo e da Ordem dos Economistas do Brasil, na nomeação dos senhores peritos pelos excelentíssimos senhores juízes das Varas do Trabalho sejam recomendados; que façam como peritos judiciais e não como peritos contábeis - desta forma ampliaria o mercado de trabalho tanto para os economistas quanto para os administradores de empresa. Acompanhou-me nesta audiência o professor Dr. Manuel Enriquez Garcia, presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, a quem agradeço todo o empenho em valorizar a nossa profissão.

Agradecemos o honroso convite do egrégio Tribunal Regional do Trabalho, da 15ª Região-Campinas para participarmos do 17º Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural realizado nos últimos dias 8 e 9, na cidade de Marília, que é uma parceria começada na gestão do excelentíssimo senhor desembargador federal do trabalho, Flávio Allegretti de Campos Cooper, continuando com o excelentíssimo senhor desembargador federal do trabalho, Lorival Ferreira dos Santos.

Agradeço ao nobre deputado proponente desta sessão solene, em que temos a honra de homenagear tão ilustres personalidades, como é o deputado Ed Thomas. Muito obrigado! (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Agradecemos Dr. Afonso. Muito, mas muito obrigado.

Registramos com muito, mas muito carinho, e já não era sem tempo, Wilson Roberto Villas Boas Antunes.

André Franco Montoro Filho, sempre jovem. (Risos.)

Samy Dana, comentarista da TV Globo. Conversava com Samy e falava do falar, do explicar e do entender. Agilidade acima de tudo, também é um privilégio poder recebê-lo.

Nós temos autoridades importantes, não é? Junto com o Cerimonial nós decidimos que seria uma grande alegria já poder registrar o nome de todos, mas todos serão homenageados. Registraremos um a um, para não nos tornamos, com certeza, repetitivos. É uma noite muito, mas muito especial.

Marcos Giannetti da Fonseca, ex-secretário da Fazenda do Estado de São Paulo.

Nós temos correspondência do Governo do Estado da Bahia. O senhor excelentíssimo governador Rui Costa nos informa, cordialmente, que não seria possível participar desta sessão e nos agradece através da secretária particular do governador, Jailma Gama.

Também por correspondência a nós enviada, pelo presidente do Banco do Nordeste, o Sr. Marcos Costa Holanda, que não pôde estar presente. Este Banco prestigiará o evento por meio do gerente da agência de São Paulo, Sr. Alexandre Borges Cabral.

Ainda, a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, também nos enviou correspondência.

Neste instante, esta Presidência concede a palavra ao Sr. Wilson Roberto Villas Boas Antunes. Sr. Wilson, se quiser falar daqui ou da tribuna, por favor, fique à vontade.

O nosso muito obrigado.

 

O SR. WILSON ROBERTO VILLAS BOAS ANTUNES - Boa noite a todos. É uma satisfação, uma alegria muito grande estar, nesta noite, nesta Casa de Leis, em parceria com o Conselho Regional de Economia.

Estou representando aqui o Sr. Marco Antônio de Vasconcellos que, lamentavelmente, não pôde estar presente neste evento por conta de compromissos de última hora. Mas a satisfação é muito grande por estar com aqueles que, ao longo destes anos, têm se destacado no exercício da profissão de economistas e que, com muita honra, estarão recebendo, estarão sendo agraciados nesta noite com esta grande homenagem.

Quero agradecer a todos e dizer ao deputado Ed Thomas que sou muito grato; ao presidente da Casa agradeço, pela alegria, porque a profissão de economista e esta Casa de Leis, o Poder Legislativo, têm uma sintonia muito grande. Estamos vivendo novos tempos de crise, mas os economistas sempre estarão prontos para responder por aquilo que o Poder Legislativo e o Poder Executivo vierem demandar desta classe que não se curva em dizer para a sociedade aquilo que é necessário ser feito para que possamos resgatar novamente o caminho do desenvolvimento.

Eu agradeço a oportunidade e digo parabéns a todos os que serão homenageados esta noite. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Agradecemos a presença do assessor parlamentar, Edvaldo Pereira, do gabinete do digno deputado Gil Lancaster. Muito, mas muito obrigado, e um grande abraço ao deputado Gil Lancaster.

Agradecemos também a presença do Sr. João Pedro da Silva, da nossa Jucesp, que também se faz presente.

Com a permissão de todos gostaria de fazer uma saudação a todos os empresários em nome daquele que representa uma grande força no Estado de São Paulo. Como eu sou um deputado distrital e sou a favor desse sistema e deste voto distrital, eu gostaria, Dr. Ubiali, representando nosso vice-governador Márcio França, de fazer uma saudação ao grande empresário Dr. Jorge Matsuda, economista, logicamente, que é o rei da semente neste país. Um exemplo de muito trabalho, de muita, mas muita dedicação. Dr. Jorge está sentado? Ali. Dr. Jorge Matsuda, da região de Presidente Prudente, do Oeste paulista, que é para a gente um grande orgulho.

No ano passado nós estivemos no Rio Grande do Sul, e o que é que mais orgulha o seu filho quando está fora da sua terra? É o elogio à sua terra. Nós estávamos lá, Dr. Jorge, e quando falamos que era de Presidente Prudente, um senhor, um gaúcho se levantou e falou: “Trabalho com ele.” E eu falei: “Com ele quem?” Ao que o homem falou: “Com ele, lá, da sua terra.” Jorge Matsuda.

O senhor nos orgulha bastante pela geração de venda, pelo emprego e me deu o privilégio de, na Secretaria do Estado, levar um projeto novo de energia solar.

Fica aqui essa homenagem, esse respeito à família Matsuda e às empresas Matsuda. Muito, mas muito obrigado. Falando do senhor a gente está falando dos empresários que fazem a riqueza do Estado de São Paulo e de todos os estados do Brasil. Muito obrigado. (Palmas).

Neste momento convido o Dr. Afonso, meu digno amigo; meu digno amigo, Dr. Roberto; meu digno amigo Dr. Manuel Enriquez, para, juntos, fazermos a entrega da Medalha Ministro Celso Furtado aos homenageados. Por isso eu vou pedir a ajuda do nosso Cerimonial e a nossa querida Izabel. Enfim uma voz feminina! É a voz que manda e comanda, não é verdade, Dr. Ubiali? Um homem feliz é o homem que obedece à mulher, não é isso? Aqueles que deram risada é porque concordam.

Izabel, vamos chamar os nossos homenageados, por favor?

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O primeiro homenageado é o deputado estadual Ed Thomas.

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Eu? (Palmas).

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Sr. Wilson Roberto Villas Boas Antunes, vice-presidente regional de economia da 2ª Região de São Paulo. (Palmas).

Sr. Samy Dana, comentarista da Rede Globo. (Palmas).

Sr. André Franco Montoro Filho, ex-secretário de planejamento do governo do Estado de São Paulo. (Palmas).

Sr. Arthur Barrionuevo Filho, conselheiro do Conselho Regional de Economia da 2ª Região de São Paulo. (Palmas).

Sr. Marcos Giannetti da Fonseca, ex-secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. (Palmas).

Sr. Benjamin Teixeira Dourado, conselheiro do Conselho Regional de Economia da 2ª Região de São Paulo. (Palmas).

Sr. Eduardo José Monteiro da Costa, conselheiro federal do Conselho Federal de Economia. (Palmas).

Sr. Marcus Anselmo da Cunha Evangelista, presidente do Corecon Amazonas. (Palmas).

Sr. Marcos Antônio Moreira Calheiros, presidente do Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo. (Palmas).

Sr. Fernando de Aquino Fonseca Neto, ex-presidente do Corecon do Estado de Pernambuco. (Palmas).

Sr. Antonio Eduardo Poleti, ex-conselheiro do Conselho Federal de Economia. (Palmas).

Sra. Eliana Teixeira Guimarães, ex-presidente da Federação dos Economistas. (Palmas).

Sr. Almir Ferreira de Sousa, vice-presidente da Ordem dos Economistas do Brasil. (Palmas).

Sr. Antonio Carlos Piccolo. (Palmas).

Sr. Demósthenes Madureira de Pinho Neto. (Palmas).

Sr. Fabio Jungmann Cardoso. (Palmas).

Sr. Gilson de Lima Garófalo. (Palmas).

Sr. Laerte de Jesus Aliotti. (Palmas).

Sr. Paulo Henri Blaser. (Palmas.)

Sr. Walter Mallas Machado de Barros. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega das medalhas.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Com a palavra, o deputado estadual Ed Thomas.

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Nós temos outros agraciados, companheiros que estiverem presentes, que confirmaram junto ao nosso Cerimonial. Se não estiverem, estarão recebendo junto ao Corecon a medalha Ministro Celso Furtado.

Sr. Paulo Henrique Saraiva Câmara. (Palmas.)

Sr. Boaventura Inglesi Neto. (Palmas.)

Sr. Fabiano Alvarenga Guimarães. (Palmas.)

Sra. Karin Lehnert Portela Cerveira. (Palmas.)

Sr. Nadson de Oliveira Silva. (Palmas.)

Sr. Regis Roberto Nori. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das medalhas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Nós iniciamos esta sessão de homenagem e confirmamos a chegada aos poucos. Temos ainda, com certeza, outras medalhas, outros diplomas e outras homenagens que serão entregues.

Antes de esta Presidência chamar o Samy, deixem-me agradecer a Izabel e a Andréia. Muito, mas muito obrigado à competência de sempre.

Samy, eu vou chegar como rei essa semana, em casa. Ganhei uma medalha dos maiores e melhores. Vou chegar em casa me sentindo, e vou dizer à minha mulher: “Está vendo, como não foi em vão? ”

Fico muito, mas muito agradecido. A intenção, de maneira nenhuma, não era essa. Como disse na abertura desta sessão, esta é uma que Casa se sente homenageada por todos, tenham a certeza disso.

A presença de todos é muito, mas muito importante. Que se escreva nos Anais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o maior parlamento, que nessa noite especial, de segunda-feira, aqueles que tanto já fizeram e que tanto ainda tem a fazer foram homenageados. E que aqueles que ainda não ouviram os economistas, e que aqueles que ouviram e não praticaram, que o façam. Ainda dá tempo. Com certeza os números são frios. Mas verdadeiros, acima de tudo.

Então, pela importância desta noite de homenagem para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, muito, mas muito obrigado. Em nome do presidente Fernando Capez, nosso muito, mas muito obrigado.

Esta Presidência concede com muita alegria a palavra ao Samy Dana, que falará em nome de todos os homenageados. Mas eu peço licença aos nossos conselheiros e também ao Samy, para que a gente pudesse também dar a palavra a uma mulher, a Sra. Eliana Guimarães. Eu gostaria que a senhora também pudesse falar em nome de todas as economistas do Estado de São Paulo e do Brasil. Não ficaríamos completos sem isso.

Samy, por favor.

Nós vamos, primeiro, pelo acréscimo de juventude. Por isso ela fala por último, porque a mulher tem sempre a última palavra. Não é verdade?

Você compreende, Samy?

Obrigado, Samy, obrigado pela sua presença.

 

O SR. SAMY DANA - Boa noite a todos. Em nome dos homenageados, agradeço à Casa, ao deputado e ao Afonso Arthur, pela iniciativa.

Vivemos no ano de 2015, ou “Dois Mil e Crise”, segundo os telejornais e os jornais impressos. E então eu me lembro de uma frase, ou melhor, eu não sei qual economista já falou isso, eu já ouvi na boca de vários economistas, por isso, só garanto que a frase não é minha, mas não sei de quem é: “Quando um médico não tem a capacitação adequada, ele pode matar uma pessoa. Quando um engenheiro não tem a qualificação adequada, ele pode matar várias pessoas. Agora, um economista incompetente, ou que não tenha boa fé e uma política econômica, ele pode matar milhões de pessoas.

Prefiro deixar economistas.

Então, acho que cabe a nós, economistas, ao Conselho, à Ordem e, por que não, até a esta Casa, a importância de fortificar o papel do economista.

Existem vários estudos nos Estados Unidos que mostram que a profissão mais citada nas decisões dos deputados na Corte americana é a do economista. E aqui ainda não é assim. Faço o meu “mea culpa”, acho que temos de melhorar, e muito, e tento fazer minha parte, seja na FGV, onde leciono, ou na mídia, porque por mais que a educação seja forte, a televisão, infelizmente, ainda substitui a formação acadêmica.

Precisamos melhorar a educação, e a educação econômica, que engloba a educação financeira.

Não vejo outra saída para o país a não ser uma boa educação, uma boa formação, e também uma necessidade dos economistas no poder, e os colegas, incluindo os desta Casa, façam um bom trabalho.

Obrigado a todos pela presença pela oportunidade de falar. (Palmas.)

Passo a palavra agora para a Eliana, que representa as economistas aqui.

 

A SRA. ELIANA GUIMARÃES Boa noite a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Boa noite, Eliana, fique à vontade, por favor.

 

A SRA. ELIANA TEIXEIRA GUIMARÃES - Boa noite, deputado. Senhores, em nome de todos os homenageados da noite, agradeço em primeiro lugar ao Corecon pelo prêmio, ao deputado Ed, por essa cerimônia maravilhosa, muito bem conduzida. Agradeço em nome de todos àqueles que trabalham nas entidades, que vêm lutando pelos economistas, aqueles que estão em todos os meios sociais, levando a economia a todas as casas.

Quero agradecer muito em nome de todos, ao prêmio, às entidades, todos aqueles que trabalham e à luta pela economia porque todos nós, na hora do aperto no bolso, todos nós temos um pouco de economista e nós somos ainda bastante necessários para a sociedade, certamente.

Muito obrigada a todos, estou me sentindo muito honrada, e tenho certeza de que todos também. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Nós já estamos quase no final, e com a licença de todos - do Samy, que também atua na mídia e na comunicação - esse texto é de um grande jornalista, de um grande apresentador, que não mais está entre nós. E eu peço a licença de todos os senhores. Hélio Ribeiro, que foi, com certeza, um dos maiores comunicadores desse país. Há alguns anos, um grupo de repórteres fez uma experiência no centro da cidade de São Paulo visando testar a reação das pessoas, sem dizer que se tratava de jornalistas.

Os repórteres pararam em um ponto movimentado da cidade, onde o fluxo de pedestres era muito grande: o Viaduto do Chá e a Rua Barão de Itapetininga. A experiência era a seguinte: sem falar nada, os repórteres tentavam entregar papéis às pessoas que passavam. Só que o que eles estavam entregando para as pessoas era um papel diferente. Eram notas, dinheiro de verdade. Sem falar nada e sem perguntar à pessoa que estivesse passando poderia pegar a nota e seguir em frente. Sabem quais foram as reações?

A pessoa passava, olhava a mão estendida oferecendo a nota e não pegava. Ria, e ia embora. A outra pessoa se afastava meio zangada, como que dizendo: “, está de brincadeira?” Se fosse nos dias de hoje: “Está me ‘zuando’?”

Houve gente que parou e perguntou. Ouviu a resposta. “É dinheiro? Pode pegar? Eu, hein? Está pensando que eu sou bobo?”.

Conclusão: a maioria das pessoas achou um jeito de não pegar o dinheiro que estava sendo oferecido totalmente de graça, achando por trás da oferta haveria alguma coisa escondida.

Ficou constatada na oportunidade a total descrença de que alguém possa dar alguma coisa para alguém a troco de nada.

Atualmente, além dessa descrença a postura foi agravada pelo congelamento quase que completo das ideias e da ação.

Isso acontece em quase todas as atividades e setores. O sujeito tem uma empresa de transporte, por exemplo, então chega um outro e diz: “Olha, eu tenho um produto que comprovadamente vai fazer você economizar metade do combustível que usa.” “Não, não, não. Não estou para mudanças, deixa assim. As coisas não estão boas, mas vamos deixar assim mesmo.”

É uma apatia geral que assola as pessoas e que se agrava cada vez mais. Será que ninguém quer nada com nada? Será que as coisas não estão boas?

Será que a gente precisa fazer algo para melhorar?

E então o Hélio Ribeiro, depois dessa pauta, completa: “O país da esperança precisa parar de ficar esperando.” Ao final de novembro, que está chegando, de todos os anos, o brasileiro começa a deixar tudo para depois das festas.

As festas de Natal e de fim de ano podem ser boas ou más, alegres ou tristes, mas uma coisa é certa: elas são paralisadoras do sistema. Depois delas, o marasmo emenda na espera do que antes era confete e serpentina. E que hoje, enfim, não é diferente.

Depois do Carnaval, sim, vamos falar, negociar e, acima de tudo, acertar e investir. Depois do Carnaval. Mas aí já é março. Bem, qual é o negócio?

Depois vamos no passo da Semana Santa. O calendário implacável marca julho e, então, as pessoas continuam depois das férias.

Agosto, setembro, outubro, novembro. Talvez sejam os meses em que novos empreendimentos possam acontecer, mas em cada período de quatro anos, três tipos diferentes de eleições acontecem: as do presidente, as dos governadores, deputados e senadores, e a dos prefeitos. Aí, um ano antes de cada eleição, ficam todos esperando o fim do governo anterior. Depois, ficam esperando para ver quem ganha. Depois, passam três meses aguardando a posse, depois da posse passam o primeiro semestre para ver os planos de governo. Tem de dar certo, talvez dê certo, acho que pode dar certo. Será que vai dar certo? Não deu certo.

Fim de ano. Carnaval, Semana Santa, férias.

A infinita capacidade do brasileiro de esperar já faz parte do quadro social do país. O país das esperanças, esperança de que alguma coisa aconteça, mas ninguém sabe o que. E apesar de toda a complexidade aparente, o caminho é simples: se o país gasta mais do que ganha, o dinheiro sempre falta.

Imprimir o dinheiro aumenta a inflação. Fizemos a crítica, agora uma sugestão: a saída está na entrada de capital estrangeiro. Do Japão, da Inglaterra, dos Estados Unidos, da França, de onde vier.

Além desse esforço todo para administrar os problemas econômicos internos, seria preciso, quem sabe, uma concentração de esforços para aumentar a injeção de dinheiro externo, uma política agressiva de missões econômicas junto aos governos e às empresas do exterior. Talvez uma boa ideia fosse dividir o mundo em cinco fatias demográficas e enviar cinco comissões de gênios, dizendo: “Vão, meus filhos, vão para o mundo para buscar dinheiro para trazer aqui para casa.” Ou, então, podemos todos continuar esperando, afinal, este não é o país da esperança?

Hélio Ribeiro escreveu esse texto em uma das crises, ou das muitas crises vividas no mundo e também pelo país. A gente não sabe se vale para esse momento, mas os senhores são os pensadores.

Eu só quero dizer uma coisa: concordo com o pensamento de vocês. E eu sempre, em programas de rádio, quando falávamos às vezes de uma simples economia doméstica, naquele momento a gente sempre aconselhava: “Ouça quem sabe. Não é conselho, é estudo. É experimento.

Gostaríamos muito que todos os nossos governantes, de uma forma geral, assim como temos vários secretários presentes na noite de hoje, que ouçam e avisem.

Porque os senhores e senhoras avisaram de tudo isso. Creio, eu vi, eu assisti.

E que a gente a classe política possa ter, acima de tudo, a humildade,.

E como é que se melhora a vida das pessoas através da política?

Com economia. Obedecendo. Por quê? Porque os números não mentem. E os economistas também não.

Muito obrigado pela presença de vocês, pelo privilégio da noite de hoje. Mais uma vez, a homenagem foi com certeza ao Poder Legislativo. Sabemos que a instituição política, por culpa dos políticos, vive uma das suas piores crises. Mas a solução, por menos que a gente não aceite ou torça o nariz, ainda está na política.

E a política mais importante para que todas as outras aconteçam, é a política econômica.

Obrigado a todos. (Palmas.)

Nós teremos um coquetel, doutores, podemos convidar a todos, é aqui no Hall Monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Estávamos no final, o Cerimonial que nunca esquece, está vendo, Dr. Afonso?

O que eu falo? A última palavra sempre da mulher, a última palavra foi delas.

Senhoras e senhores, nossos agradecimentos.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, a toda nossa equipe, aos funcionários da Assembleia Legislativa dos serviços de Audiofonia, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, à Secretaria Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa, às Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que com a sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão em homenagem aos economistas do Estado de São Paulo. Nosso muito obrigado ao Corecon.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 58 minutos.

 

* * *