http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

09 DE NOVEMBRO DE 2015

042ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DO SOKA GAKKAI

 

Presidente: CARLÃO PIGNATARI

 

RESUMO

 

1 - CARLÃO PIGNATARI

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Carlão Pignatari, na direção dos trabalhos, para realizar "Homenagem ao Dia da Soka Gakkai". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Declara emoção em presidir este evento. Faz considerações a respeito da importância do Soka Gakkai para a sociedade. Cita personalidades da instituição, a quem agradeceu. Registra a presença de autoridades. Anuncia a exibição de um vídeo comemorativo de 18 de novembro, dia do 85ª aniversário de fundação do Soka Gakkai (SGI).

 

2 - MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA

Vice-presidente adjunta da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), lê texto sobre os fundamentos filosóficos da SGI. Tece histórico de suas relações com a instituição. Cita ensinamentos de Daisaku Ikeda, líder mundial da SGI. Agradece a todos pela oportunidade de comemoração.

 

3 - CLÁUDIO MARTUCCI

Vice-presidente da BSGI, comenta a atuação de Daisaku Ikeda, líder da SGI, em prol da paz mundial. Traça seu histórico dentro da BSGI. Agradece a todos pela presença.

 

4 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Anuncia a apresentação do Coral Filarmônico Ikeda do Brasil.

 

5 - PAULO ENDO

Vice-presidente da BSGI, discorre sobre a história e os valores da Soka Gakkai. Afirma que os integrantes da instituição desejam prosperidade e paz a toda humanidade. Agradece aos presentes pela cerimônia.

 

6 - KIHATIRO KITA

Representante da presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Sra. Harumi Arashiro Goya, comenta a recente visita do príncipe herdeiro do Japão ao Brasil. Deseja uma sociedade melhor a todos os seres humanos.

 

7 - JOÃO CARAMEZ

Subsecretário estadual de Assuntos Parlamentares de São Paulo e ex-deputado estadual, elogia o trabalho do deputado Carlão Pignatari. Discorre sobre a atuação da Soka Gakkai no Brasil e no mundo.

 

8 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado federal, lamenta as guerras atuais pelo mundo. Comenta o conflito da Síria. Afirma que o objetivo maior da SGI é a paz mundial. Enfatiza que a busca pela paz deve ser objetivo constante e permanente.

 

9 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Agradece a participação de todos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Carlão Pignatari.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ENCARNACION LOZANO LEMONCHE RIGO - Neste instante, daremos início à sessão solene com a com a finalidade homenagear o “Dia da Soka Gakkai”.

Convido para compor a Mesa principal, o nobre deputado estadual, Carlão Pignatari, líder do PSDB nesta Casa, proponente desta sessão que homenageia o “Dia da Soka Gakkai”. (Palmas.)

O senhor Júlio Kosaka, presidente do BSGI. (Palmas.)

O nobre deputado estadual João Caramez, subsecretário de Assuntos Parlamentares do Palácio dos Bandeirantes. (Palmas.)

O senhor Paulo Endo, vice-presidente da BSGI. (Palmas.)

Antes de passar a palavra ao deputado Carlão Pignatari, gostaríamos de agradecer também a presença do senhor Kihatiro Kita, presidente honorário da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, representando a senhora Harumi Arashiro Goya.

Senhora Maria José de Oliveira, vice-presidente adjunta. (Palmas.)

Senhor Claudio Martucci, vice-presidente da BSGI. (Palmas.)

Senhora Jeni Ikeda, consultora da Divisão Feminina da BSGI. (Palmas.)

Senhora Silvia Nagayama, coordenadora geral da Divisão Feminina da BSGI. (Palmas.)

Senhor Celso Hama, vice-presidente da BSGI. (Palmas.)

Senhora Sueli Ogawa, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI. (Palmas.)

Senhor Júlio China, vice-presidente adjunto da BSGI. (Palmas.)

Sr. Jorge Miyashiro, vice-presidente adjunto. (Palmas.)

Representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati, o senhor Udine Verardi. (Palmas.)

Também agradecemos a presença da senhora Rose Campos, diretora da Associação Paulista de Imprensa. (Palmas.)

Senhor Miguel Shiratori, vice-presidente adjunto da BSGI. (Palmas.)

Senhor Osvaldo Maki, vice-presidente da BSGI. (Palmas.)

Justificativas de ausências: do senhor Antonio Donato, presidente da Câmara de São Paulo; do senhor Márcio Fernando Elias Rosa, procurador-geral de Justiça; do deputado estadual Coronel Telhada.

Tem a palavra o nosso querido deputado.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Boa noite a todos. É um prazer enorme recebê-los na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Quero cumprimentar o senhor Júlio Kosaka, presidente da BSGI; o senhor Paulo Endo, vice-presidente da BSGI; o senhor Celso Hama, executivo da BSGI, que veio me visitar essa semana.

Meu amigo, meu companheiro de bancada, deputado João Caramez, hoje subsecretário de Assuntos Parlamentares do Palácio dos Bandeirantes.

Quero falar da minha satisfação em presidir esta sessão solene, que homenageia com muita justiça esta organização benfazeja que comemora seus 85 anos de fundação.

Há muito venho acompanhando meu colega e amigo João Caramez que em todos os seus mandatos como deputado estadual promoveu sessões de júbilo à Soka Gakkai. Confesso estar envaidecido por dar continuidade a esse trabalho, aceitando com muita honra o convite que me foi feito para presidir esta sessão, e compartilhar com as senhoras e senhores esta noite que eu não tenho nenhuma dúvida que será memorável.

A Lei 9867, de 1997, estabeleceu no calendário oficial do estado de São Paulo o dia 18 de novembro como “Dia da Soka Gakkai”.

Desde então, a BSGI, que é o braço brasileiro da Soka Gakkai, o Ikeda Sensei e todos os senhores que vivem e trabalham diuturnamente a paz, a cultura e a educação, são lembrados nesta Casa por todos nós, paulistas, com muita gratidão. Gratidão é a palavra de ordem neste Parlamento hoje. Em meio às adversidades, a Soka Gakkai sempre esteve na busca do diálogo, para promoção da vida humana e o entendimento entre os povos. Liderado por seu terceiro presidente, Dr. Daisaku Ikeda, a Soka Gakkai semeia a paz, fundamental para a perpetuação da humanidade e condição para que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida feliz.

Criada e idealizada por Makiguchi Sensei, juntamente com todos os senseis, a Soka Gakkai emergiu em um período entre guerras, trazendo luz de esperança para o povo japonês - oprimido pelo Estado totalitário e beligerante da época. Sucessor deste legado, o jovem Ikeda - recém-empossado como terceiro presidente da Soka Gakkai - levou a chama do triunfo do humanismo para todos os quadrantes do planeta.

No Brasil, notadamente fundou o primeiro distrito fora do Japão, no alvorecer dos anos 1960, aqui no estado de São Paulo.

Portanto, meus amigos e minhas amigas, recebam os aplausos do maior Parlamento Estadual da América do Sul e, particularmente, deste deputado. Senhor Júlio Kosaka, transmita a Ikeda Sensei nossos efusivos cumprimentos e agradecimentos. Esta Casa, que é conhecida como a Casa do Povo Paulista, expressa sua gratidão pelas ações da Soka Gakkai em prol do desenvolvimento humano, não só em nosso estado, mas em todo território.

A semente plantada por Sua Excelência floresceu aqui e frutificou não só em todos os senhores aqui presente, mas também em todas as famílias associadas dessa causa.

Parabéns a todos, porque a atuação na Soka Gakkai só enobrece nosso povo e nossa gente.

Quero cumprimentar o deputado federal, nosso companheiro, Arnaldo Faria de Sá que avisou que estava chegando e que se atrasaria 15 minutos e, realmente, constatamos sempre a pontualidade do deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

Quero agradecer imensamente a todos pelo prazer e a honra de presidir uma sessão tão importante.

A Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Haroldo Maciel, seja sempre muito bem-vinda para que a gente possa hoje ter um dia muito feliz aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

Também gostaria de cumprimentar o deputado estadual Coronel Telhada que acabou de chegar nesta sessão solene.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores. Esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo dessa Casa, o deputado Fernando Capez, atendendo à solicitação deste deputado, com a finalidade de realizar homenagem ao “Dia da Soka Gakkai”.

Convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Haroldo Maciel, a quem agradeço.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Esta Presidência agradece à Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Haroldo Maciel.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia, sábado, no dia 14, às 21 horas, pela TV Net no canal 7, e ao vivo pela TVA no canal 66 analógico, TVA Digital canal 185 digital, e também pela TV Digital aberta, canal 61.2.

Assistiremos à apresentação do vídeo comemorativo ao dia 18 de novembro, com 3 minutos de duração, referente ao 85ª aniversário de fundação da Soka Gakkai.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Com a palavra a vice-presidente adjunta da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), a senhora Maria José de Oliveira, representando todos os associados.

 

A SRA. MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA - Boa noite a todos. Peço licença para compartilhar um pensamento do Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (BSGI), que resume muitíssimo bem o princípio filosófico do budismo de Nichiren Daishonin, base de todas as ações da BSGI: “O poder da esperança, disponível ao coração de toda pessoa em qualquer circunstância, e que inspira as gerações vindouras, é a raiz do esforço para criar valores. Creio que esse poder prepara o solo sobre o qual podemos unir nossas forças para enfrentar as graves questões que ameaçam a humanidade. E, por sua vez, servirá de ponte para a edificação de uma sociedade na qual todos convivam em paz e harmonia.

Esta frase, parte do texto da Proposta de Paz de 2014, do Dr. Ikeda, “Criação de Valores Humanos”. A construção de um mundo solidário, capaz de se recuperar de tantas aflições, é que me fez escolhê-la para toda a vida - pelos 47 anos que me filiei à BSGI, organização filiada à SGI, que hoje possui representações em 192 países e territórios.

Meu nome é Maria José de Melo Oliveira, e conheci a BSGI aos 17 anos. Logo me encantei pela filosofia e decidi colocá-la em prática em minha vida, pois vi que aquilo me traria enorme engrandecimento, força e destemor. Na verdade, não foi uma descoberta, mas um reconhecimento.

Senti que era algo que já fazia parte da minha vida e o feliz reencontro se deu para que eu prosseguisse na minha trajetória com muito mais coragem e esperança.

Aprendi, por exemplo, que desafiar as dificuldades fortalece o poder de transformação inerente ao ser humano. Até uma tragédia pode servir para o cumprimento de sua missão.

Dessa forma, quando a maior tragédia que vivi, a morte de meu marido, aconteceu, o grau de superação que obtive surpreendeu a todos e a mim também. Houve, claro, a tristeza e a saudade que uma perda como essa traz. Mas houve também uma sensação incrível de estabilidade e paz, como nunca antes houvera experimentado.

Uma certeza absoluta de que meu marido se fora, mas sua essência continuava parte de mim e seria parte de mim para sempre. Essa plenitude só foi conquistada graças ao entendimento da eternidade da vida que a filosofia desse budismo me ensinou.

O Dr. Daisaku Ikeda, ainda nesse mesmo texto, enfatiza que afastar o pensamento dos problemas presentes, como se não existissem, apenas adia a inevitável tarefa de enfrentá-los em algum momento futuro, permitindo que acabem se agravando ainda mais.

Ao contrário, Daishonin defendia um modo de vida em que as pessoas enfrentem realidades penosas, identifiquem suas causas e procurem soluções.

Ele acreditava que assim podia-se criar uma sociedade mais pacífica e feliz do que a anterior ao surgimento da tragédia. E foi exatamente isso que aconteceu.

Sem medo e sem desespero, surgiu em mim um grande desejo de honrar a existência do meu amado marido, dedicando a minha vida em prol da maior das tarefas, a de disseminar a corrente do bem e do humanismo sobre a sua cultura de paz, base de uma sociedade cujo foco é a criação de valores.

Outra passagem dessa Proposta de Paz explana a analogia com as flores de lótus que florescem no lamaçal. Assim como elas crescem imaculadas na água lodosa, os seres humanos, mesmo atolados nos desafios, são capazes de luz.

A luta contra as adversidades transforma nossas experiências no alimento que nutre e revitaliza a nossa vida, plena de luz e de compreensão.

Quanto à questão da vida, qual a flor de lótus que emerge do lamaçal escuro, venho prosseguindo nesse caminho há quase meio século, pois, citando novamente a Proposta de Paz, o empenho para alcançar a nossa meta pessoal nos permite perceber a nossa força interior e criar positividade mesmo nas circunstâncias mais difíceis.

Isso significa viver ao lado de pessoas angustiadas, buscar a felicidade tanto para si, como para outros, com o apoio e o estímulo recíprocos.

Meu filho, na época do falecimento do pai, tinha apenas 15 anos - um período da vida em que a confusão e a incerteza imperam. Mas ele igualmente compreendeu a tragédia e abraçou comigo o caminho do humanismo. Hoje ele é um empresário bem-sucedido. Me deu um netinho querido e uma nora queridíssima, grande pessoa.

O evento de hoje homenageia os 85 anos de fundação dessa impressionante organização, que realmente transforma e empondera vidas e proporciona um salto quântico de consciência que vem disseminando uma poderosa cultura de paz por todo o mundo.

Citando agora o Dr. Martin Luther King: “Estamos todos presos em uma rede de reciprocidade, da qual não podemos escapar. Estamos amarrados com o mesmo tecido do destino. Fomos feitos para viver juntos.” Isso significa que buscamos semear no coração da sociedade contemporânea a ideia de que é possível criar um mundo no qual se note mais a luz calorosa da dignidade que o brilho frio da riqueza. Um mundo marcado pela empatia, que se recusa, resoluto, a abandonar aqueles que sofrem e com isso consegue compartilhar e usufruir da alegria da convivência, reconhecendo-nos como membros da mesma família humana.

Por tudo isso, sou mais do que grata a essa organização. Sou fã incondicional e tenho o imenso orgulho de fazer parte dela.

Parabéns Soka Gakkai, parabéns a todos pelo dia de hoje. Parabéns a essa Casa de Leis, por reconhecer e compartilhar conosco momentos tão significativos.

Muito, muito obrigada a todos pela oportunidade de compartilhar um pouco da minha trajetória e ideais.

Muito obrigada, boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Com a palavra, o vice-presidente da BSGI, o Sr. Claudio Martucci, representando os associados. (Palmas.)

 

O SR. CLAUDIO MARTUCCI - Boa noite. Inicialmente, gostaria de cumprimentar o excelentíssimo deputado proponente desta sessão solene, o senhor Carlão Pignatari,o presidente da BSGI, senhor Julio Kosaka, demais autoridades, senhoras e senhores.

“A filosofia budista que prega a paz, a igualdade e a benevolência está de acordo com o espírito da ONU. Para nós, portanto, é essencial ajudarmos as Nações Unidas, caso contrário, estaríamos traindo nossa missão como praticantes budistas.” São palavras do nosso presidente, o Dr. Daisaku Ikeda, na reunião com o subsecretário geral da ONU, em dezembro de 1989.

Ele redige e envia à ONU, todos os anos, desde 1983, Propostas de Paz, onde elenca os desafios da humanidade mais prementes naquele momento, e oferece possibilidades, à luz da filosofia budista, de Nichiren Daishonin.

Em paralelo, a SGI exorta constantemente buscar o caminho da evolução, mesmo diante das maiores dificuldades.

Aliás, dificuldades não são temores para os associados da BSGI/SGI. Na verdade, são a mola propulsora para a evolução.

Senhoras e senhores, sou associado da BSGI desde 1969. Comecei com a Maria José que acabou de falar. Sou neto de imigrantes italianos por parte de pai e espanhóis por parte de mãe. Minha esposa, Sumiohiro Martucci, é descendente de japoneses. Ou seja, representamos muito bem a diversidade cultural que forma esta grande Nação.

O que me levou a associar-me à BSGI, no alto dos meus 17 anos, foi o ideal de criação de valores humanos com base na filosofia humanística do budismo de Nichiren Daishonin.

Por meio da revolução humana de cada indivíduo - independente da origem étnica, posição social ou escolaridade - esta filosofia transforma, forja, lapida e edifica grandes seres humanos.

Ao logo da minha trajetória de mais de quatro décadas, pude comprovar essa afirmação diversas vezes. Peço licença para relatar uma dessas transformações.

Em 1991, minha esposa foi diagnosticada como portadora de um tumor na hipófise, localizado na base da cabeça.

Esse tumor estava provocando deformações e desfigurando-a totalmente. A progressão dele acarretaria em 14 tipos de transformações em seu corpo, que seriam acompanhadas de fortes dores, perda da visão, etc.

Foram momentos difíceis. Em meu diário da época, pude registrar o quanto sofremos. E como dizem que a desgraça vem a cavalo, comecei a enfrentar momentos desagradáveis também em meu trabalho.

Foi um grande sofrimento, mas também uma grande vitória, que muitos dos associados, os senhores aqui presentes, acompanharam.

A minha esposa venceu a maldade da doença. E eu venci no meu trabalho. O budismo de Nichiren Daishonin exemplifica: é como a pessoa que cai no chão mas depois se levanta apoiando-se no próprio chão. É a adversidade servindo de mola propulsora que impulsiona para cima e avante.

A flor da esperança dessa filosofia humanística brota em meio aos desafios. Por mais impossíveis que aparente parecer para quem olha de fora. Mas, ao conquistar o êxito, percebe-se que a flor da esperança floresceu e deu grandes frutos. Permitam-me ainda transcrever as palavras de outro veterano da nossa BSGI, o Sr. Sato, morador de Varginha, Minas Gerais, onde atua como conselheiro da organização.

Em 2003, ele recebeu um convite para representar os budistas em um culto ecumênico na formatura de sua filha. Convite esse que partiu da Associação dos Formandos de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Na ocasião, ele disse: “Perseverar, perseverar, perseverar. Até a morte, perseverar. Em qualquer circunstância, perseverar. Quando em dificuldades, perseverar. Na doença, perseverar. No sofrimento, perseverar. Na batalha da perseverança, eu venci.

Falamos no budismo da existência deste mundo “saha”, cheio de contendas. Saha significa perseverar. Portanto, o mundo saha é um local onde temos de ter paciência e perseverar por meio do cultivo da flor da esperança. É ela que, aparentemente frágil, nos dá força e energia para perseverar e superar.

Por isso, outro ensinamento que nos dá Buda é “aquele que, se tudo acontece de maneira fácil, leva à arrogância e abre o caminho para a derrota no final da vida. Porém, se suportamos todo tipo de tristeza e sofrimento, e triunfarmos sobre eles, poderemos nos tornar realmente forte.

Uma vida assim, brilha de vitória e felicidade.

E concluiu dizendo: “Desejo que todos nós, que temos a honra e a oportunidade de pertencer à Soka Gakkai, e temos o Dr. Daisaku Ikeda como mestre, tenhamos a convicção de que todos os nossos esforços em prol da felicidade de outras pessoas e do bem-estar da sociedade, farão com que nossas vidas brilhem com a dourada luz do caráter e da ilimitada boa sorte e benefício.”

Fazendo destas palavras meus cumprimentos, agradeço imensamente a oportunidade de estar nesse dia tão importante.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Assistiremos agora o Coral Filarmônico Ikeda do Brasil, com as músicas “Rancho Fundo” e “Lata d’Água”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Agradecemos imensamente ao Coral Filarmônico Ikeda do Brasil com essas duas belas músicas da MPB.

Quero convidar para fazer uso da palavra o vice-presidente da BSGI, Sr. Paulo Endo.

 

O SR. PAULO ENDO - Excelentíssimo Deputado Sr. Carlão Pignatari, digníssimo proponente desta sessão solene e que nessa noite preside esta sessão. Excelentíssimo deputado João Caramez, subsecretário de Assuntos Parlamentares do Governo do Estado. Exmo Sr. Arnaldo Faria de Sá, digníssimo deputado federal. Excelentíssimo Sr. Kihatiro Kita, representante da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), em nome dos quais quero cumprimentar as ilustres autoridades, distintas personalidades, caros convidados, amigos associados da BSGI, senhoras e senhores.

Em primeiro lugar, representando o presidente da Associação Brasil – SGI, o Sr. Júlio Kosaka, pelo qual manifesto meus sinceros agradecimentos. Agradeço à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em especial ao deputado Carlão Pignatari, proponente da realização dessa sublime sessão solene, em comemoração ao “Dia da Soka Gakkai”, que muito nos honra. E também a todos os membros da Soka Gakkai Internacional, os 192 países e territórios, como também da Soka Gakkai do Japão.

O “Dia da Soka Gakkai” foi instituído por esta conceituada Casa do Povo, no ano de 1997, em comemoração ao dia 18 de novembro, data de fundação da Soka Gakkai.

Desde então, esse dia vem sendo anualmente lembrado e comemorado pela sociedade paulista nesta Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O termo “Soka”, literalmente “criação de valor”, foi empregado pela primeira vez na obra do presidente fundador de nossa organização, professor Tsunesaburo Makiguchi, na obra “Teoria do Sistema Educacional de Criação de Valores”, publicada há exatos 85 anos, no dia 18 de novembro de 1930.

Esse termo, que faz pare do próprio nome da organização Soka Gakkai, literalmente “Associação para Criação de Valores” é, sem dúvida, o que norteia a sua filosofia humanista, e também o espírito de todos os seus associados.

O professor Makiguchi, como educador que era, considerava que o objetivo da educação era cultivar o que chamou de “valor do caráter.” Descreveu essa pessoa possuidora de valor do caráter como alguém cuja presença é procurada e apreciada, isto é, de presença indispensável, especialmente em tempos de crise, mesmo sem atrair a atenção de outras pessoas.

Portanto, seria uma pessoa com força unificadora da sociedade.

O humanismo da Soka Gakkai baseia-se exatamente no desenvolvimento de cada indivíduo em cultivar e fortalecer esse valor do caráter, qualquer que seja a pessoa, e em qualquer que seja o nível de adversidade e das circunstâncias. Dificuldades de ordem pessoal e familiar. Dificuldades de ordem social. Dificuldades causadas por tragédias e calamidades da natureza e muitas outras.

Enfim, trata-se do humanismo que acredita no potencial ilimitado existente no interior de qualquer ser humano. Em relação a esse tema, o presidente da Soka Gakkai Internacional, o Dr. Daisaku Ikeda, afirma, na Proposta de Paz enviada às Nações Unidas em janeiro de 2014: “Por ocasião da cúpula mundial sobre o desenvolvimento sustentável de 2002, enfatizei que um jeito novo de olhar a humanidade, por meio da reforma e expansão das capacidades inerentes da nossa vida, é fundamental para alcançar mudança e fortalecimento em escala mundial. Isso é o que chamamos de revolução humana. Sua essência está no empoderamento que permite a cada indivíduo manifestar ilimitadas capacidades. O pleno significado da revolução humana não se efetiva enquanto ela se mantém confinada a uma mudança na vida interior.

Na verdade a coragem e a esperança resultantes dessa mudança interior, levam as pessoas a enfrentar e vencer dificuldades vindouras.

É um processo de criação de valor que culmina na transformação da própria sociedade. É uma sucessão de mudanças individuais e na comunidade, que abre o caminho para a humanidade vencer os seus desafios”.

E também, na sua obra “Revolução Humana”, seguida mais tarde da “Nova Revolução Humana”, o líder da SGI narra inúmeros momentos marcantes da história da Soka Gakkai em meio às pessoas comuns do povo, mostrando que a paz na sociedade e no mundo só pode tornar-se realidade quando as pessoas vencerem o preconceito, a ganância e o desejo de querer dominar tudo e todos que as rodeiam.

Enfim, a única forma de alcançar isso é por meio da autorreforma, embasada em uma profunda filosofia humanista, denominada de revolução humana.

É célebre a seguinte afirmação do autor no prefácio dessa obra, que pode ser considerada o próprio tema dessa filosofa humanista: “A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade.”

Dessa forma, nesta sessão solene em que comemoramos os 85 anos de fundação da Soka Gakkai, desejo manifestar em nome dos associados da BSGI a disposição de, como bons cidadãos, continuar nos empenhando sem medir esforços para a felicidade e a prosperidade cada vez maiores das pessoas e da sociedade brasileira e, em especial, do Estado de São Paulo - tendo sempre como base esses princípios de criação de valores e da revolução humana e individual.

Por fim, parabenizo todos por esta maravilhosa e significativa sessão solene, e agradeço mais uma vez aos nobres deputados dessa Casa Legislativa.

Muitíssimo obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Gostaria de convidar o Sr. Kihatiro Kita, representante da Sra. Harumi Arashiro Goya, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).

 

O SR. KIHATIRO KITA - Boa noite senhoras e senhores. Inicialmente, saúdo os nossos anfitriões, deputado Fernando Capez, presidente dessa Casa; deputado Carlão Pignatari, e deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

Também cumprimento o senhor Julio Kosaka, presidente da SGI e Paulo Endo, vice-presidente. Em nome deles, gostaria de parabenizar todos os integrantes desta organização no “Dia de Soka Gakkai”.

A presidente do Bunkyo, Sra. Harumi Arashiro Goya, impedida de comparecer devido a um compromisso inadiável, solicitou que eu a representasse.

Assumi esta incumbência com muita satisfação, não só para enaltecer a importância desta homenagem, como também para poder reencontrar velhos conhecidos.

Nesta oportunidade, gostaria de destacar um fato de grande prestígio relacionado à comunidade nipo-brasileira, em especial à Soka Gakkai.

No último dia 28 de outubro, quando da visita da Sua Alteza Imperial, príncipe Akishino, em comemoração aos 120 anos do Tratado da Amizade Brasil-Japão em São Paulo, realizou-se a recepção da comunidade nipo-brasileira no grande auditório do Bunkyo. Enquanto se esperava o início da solenidade, foi exibido um documentário sobre a festa da comemoração dos 80 anos da Imigração Japonesa no Estádio do Pacaembu, que contou com a presença do príncipe Akishino que, 27 anos atrás, realizava sua primeira viagem oficial ao exterior.

Naquela ocasião, uma das atrações foi coordenada pelos membros da Soka Gakkai. Tratava-se de um painel humano que ocupava uma das alas do Pacaembu, com 10 mil pessoas, que formavam frases alusivas à data e até mesmo uma representação. Coincidentemente, nesta segunda viagem ao Brasil, em sua saudação no grande auditório, o príncipe Akishino declarou naquela solenidade que ficara muito impressionado com as figuras e letras, destacando que, mesmo quase 30 anos depois, tem recordações vividas daquela solenidade.

Para a plateia de mil pessoas, que ouvia essa saudação, em respeitoso silencio, estas palavras foram recebidas com muita emoção.

Portanto, nesta noite de celebração, gostaria de compartilhar com os senhores a carinhosa lembrança de Sua Alteza Imperial, príncipe Akishino, fazendo à nossa memória o incrível trabalho de Soka Gakkai realizado em 1988.

E, ao mesmo empo, gostaria de desejar o contínuo engrandecimento desta instituição em nosso país, e que seus ensinamentos continuem a se propagar com a mesma força de sempre, para que a nossa sociedade tenha uma qualidade de vida cada vez melhor.

Parabéns e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Quero cumprimentar e convidar meu sempre deputado João Caramez, subsecretário de Assuntos Parlamentares do Palácio dos Bandeirantes, meu amigo e companheiro, autor dessa importante homenagem à Soka Gakkai. (Palmas.)

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - Boa noite a todos e a todas. Quero inicialmente cumprimentar o nosso presidente, nosso deputado que preside esta sessão, meu amigo Carlão Pignatari; o sempre deputado Arnaldo Faria de Sá, que nunca perdeu uma sessão em homenagem à Soka Gakkai; Coronel Telhada; o presidente da BSGI, Julio Kosaka. Em seu nome, Julio, quero cumprimentar todos os associados da BSGI. Em especial quero cumprimentar a dona Maria José, e em nome dela, cumprimentar todas as mulheres da BSGI.

Quero dizer da minha alegria, da minha satisfação de estar aqui nesta noite, participando de mais um aniversário da Soka Gakkai.

São 85 anos dessa organização internacional que promove a cultura, a educação e a paz.

Após 13 anos ininterruptos propondo e presidindo esta sessão, hoje eu venho aqui a convite do meu amigo, do meu deputado, do meu companheiro Carlão Pignatari, que preside a sessão nesta noite. Quero dizer, Carlão, da alegria de você ter abraçado essa causa. Aqui não estamos apenas comemorando o aniversário de uma entidade, mas estamos, sobretudo, trazendo para dentro desta Casa - a Casa em que existem muitos debates, muitas contradições - o espírito da cultura, da educação e, sobretudo, da paz.

É com essa filosofia e com esse sentido que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo abre as portas desta Casa para receber a Soka Gakkai, com muito orgulho.

Poderíamos ficar aqui a noite inteira falando das inúmeras atividades da Soka Gakkai. Mas quero destacar que o que Tsunessaburo Makiguti, seu discípulo Jossei Toda, e um grupo de educadores imbuídos no objetivo de criar valores humanos para o mundo, baseados no humanismo, na cultura de paz e na educação nos ensina vai muito além. Em uma de suas mais recentes manifestações, destaca a importância do trabalho para acabar com a miséria.

Como disse o Dr. Ikeda em sua Proposta de Paz de 2015, “Compromisso por um mundo mais humano. Acabar com a miséria da Terra: “O futuro depende do inadiável compromisso de todos e de cada um para que ninguém mais, inclusive as gerações vindouras, venha a suportar os sofrimentos que nos afligem.’”

Parabéns Soka Gakkai. Viva a Soka Gakkai. Viva o professor Ikeda.

Muito obrigado e um abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Tem a palavra o nobre deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Boa noite a todos os presentes. É um prazer estar em mais uma celebração importante na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Quero cumprimentar nosso presidente, deputado Carlão Pignatari, e o senhor Julio Kosaka, nosso presidente da BSGI. Cumprimento o senhor Paulo Endo, nosso vice-presidente; Celso Hama, também vice-presidente; Claudio Martucci e Maria José de Oliveira, também. Quero cumprimentar, com muita alegria e satisfação, o sempre deputado João Caramez, subsecretário estadual de Assuntos Parlamentares do Governo de São Paulo.

Quero dizer que é uma alegria estar junto com vocês mais uma vez, e junto com você também, João, como sempre, fazendo essa homenagem à BSGI, exatamente importante para nós que buscamos a paz mundial, a revolução humana, e de repente, a gente percebe que lamentavelmente o mundo parece regredir. As cenas que estamos vendo do Oriente Médio, da guerra da Síria, as pessoas caminhando desesperadas e perdidas, sem um nexo de vida, por vários países da Europa, na busca daquilo que certamente lhes permitirá alguma tranquilidade mostra como estamos certos nós que teimosamente buscamos a paz mundial.

Não é possível vermos uma imagem como aquela que vimos da criança que morreu à beira da praia após um barco virar. É triste isso.

Nós precisamos, como lembraram Makiguti, Toda, e o presidente Ikeda, buscar essa paz custe o que custar, para impedir que, no mundo de hoje, ainda tenhamos momentos como esse.

Como é triste. É indigno para o ser humano testemunhar cenas como aquelas, das pessoas que fogem da Síria.

Na verdade, fogem da Síria não só por causa de seus dirigentes, mas por causa de confrontos de outros interesses - quer de um lado, quer de outro, buscando seus interesses, não percebendo que seres humanos estão colocados nessa condição.

Mas para nós certamente não há preço a pagar na busca incessante e permanente da paz mundial. Maria José, você falou agora pouco da flor de lótus. E nós lembramos do que aconteceu nesse final de semana, em Mariana, Minas Gerais, no rompimento daquelas barragens. O lodo e a lama estão percorrendo e desmontando várias casas e várias famílias em Bento Rodrigues.

Precisamos buscar, sem dúvida nenhuma, esse caminho da paz custe o que custar, percorra o que tenha que percorrer. Porque, sem dúvida nenhuma, não dá para permanecermos inertes e indiferentes ao que acontece.

Por isso, senhor Julio, leve ao presidente Ikeda para buscar, teimosamente, essa paz mundial, essa revolução humana.

E temos certeza que iremos conseguir, porque sem dúvida nenhuma esse é o maior objetivo, não só da BSGI, mas da Soka como um todo.

E tenho certeza que esse caminho que estamos buscando, tem de ser encontrado, porque, na ONU, já se sabe que são necessários alguns outros componentes para a busca dessa paz mundial.

E sem dúvida nenhuma está presente aqui hoje, na continuidade dessas lutas que você, João Caramez, que sempre trouxe para a Assembleia esse ideal. E lembrando que no centro campestre, o viaduto José Toda também mostra a marca e a luta importante do trabalho da BSGI.

Senhor Julio, estamos aqui hoje não por nós, mas pelos nossos irmãos que ainda passam dificuldades em busca da paz mundial.Mas nós haveremos de consegui-la na busca permanente e constante da revolução humana.

Parabéns BSGI, parabéns presidente Ikeda!

A paz mundial nós buscaremos, custe o que custar! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Quero agradecer imensamente a oportunidade que a BSGI e a Soka Gakkai me proporcionaram esta noite.

Conheci um pouco do que é essa importante entidade internacional, com esse braço no Brasil.

Quero agradecer muito ao senhor Julio. Nós estaremos sempre à disposição para o que for possível, para ajudar cada um dos projetos, no que pudermos fazer.

Quero agradecer novamente à Camerata da Polícia Militar, ao Coral Filarmônico Ikeda do Brasil - com essas duas músicas, essas senhoras, esses senhores nos proporcionaram ver um nissei, um japonês tocando pandeiro. Para mim é uma coisa bem diferente de ver. Sambando e tocando pandeiro! Então, parabéns à essa perseverança que o Dr. Claudio falou. Acho que perseverou bastante para aprender a tocar pandeiro esta noite.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, à Secretaria-Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa, às Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que com a sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade.

Lembrando que essa sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia, sábado, no dia 14, às 21 horas, pela TV Net no canal 7, e ao vivo pela TVA no canal 66 analógico, TVA Digital canal 185 digital, e também pela TV Digital aberta, canal 61.2.

Muito obrigado pela presença de cada um de vocês e muito obrigado a todos que estiveram presentes na noite de hoje.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 21 minutos.

 

* * *