http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

16 DE NOVEMBRO DE 2015

043ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DR. CLAUDIO LOTTENBERG, PRESIDENTE DA SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA ALBERT EINSTEIN

 

Presidente: DELEGADO OLIM

 

RESUMO

 

1 - DELEGADO OLIM

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MARCUS VINICIUS

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE DELEGADO OLIM

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Delegado Olim, com a finalidade de "Homenagear o Doutor Claudio Lottenberg, Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein". Saúda as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional de Israel" e o "Hino Nacional Brasileiro. Justifica a ausência do presidente Fernando Capez. Exibe vídeo com pronunciamento da autoridade. Lê breve histórico profissional do homenageado. Mostra-se honrado por presidir a solenidade. Acrescenta que o Hospital Albert Einstein é referência nacional.

 

4 - JOSÉ ROBERTO BARATELLA

Presidente da Academia de Medicina de São Paulo, manifesta contentamento por participar da solenidade. Enaltece o compromisso profissional e a retórica do homenageado.

 

5 - BRÁULIO LUNA FILHO

Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, expressa admiração e apreço pelo Dr. Claudio Lottenberg. Tece considerações a respeito da premente necessidade de se aprimorar o ensino da medicina. Assevera que fez parceria com o agraciado, no sentido de vislumbrar tal objetivo. Afirma que a prática ilegal da medicina é conduta inaceitável.

 

6 - MARCUS VINICIUS

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo institucional do Hospital Albert Einstein.

 

7 - FLORIANO PESARO

Secretário estadual de Desenvolvimento Social, estende os cumprimentos do governador Geraldo Alckmin aos presentes. Reflete acerca da vocação médica do Dr. Claudio Lottenberg. Comenta o histórico profissional do homenageado. Acrescenta que a instituição hospitalar é pioneira no transplante de fígado, no País.

 

8 - MARCUS VINICIUS

Mestre de cerimônias, justifica a ausência de autoridades. Anuncia a entrega de Colar de Honra ao Mérito ao Dr. Claudio Lottenberg.

 

9 - CLAUDIO LOTTENBERG

Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, saúda as autoridades da Mesa e demais presentes. Agradece ao deputado Delegado Olim pela homenagem recebida. Afirma que o momento é de maturidade profissional, pautada pela defesa de valores. Tece elogios aos seus pais. Aduz que é no seio familiar que se atesta o caráter. Argumenta sobre o simbolismo da premiação, haja vista ter vivido nas proximidades deste Parlamento. Lembra homenagem prestada, por esta Casa, aos oftalmologistas. Faz reflexão sobre a história do Hospital Albert Einstein. Enumera atividades exercidas em prol da inclusão social. Admite que prima pelo desenvolvimento do País, independente de partidarismos. Lembra perseguição ao povo judeu, na Polônia. Considera que a perplexidade advinda dos atentados terroristas, ocorridos na França, é a frequente realidade em Israel.

 

10 - MARCUS VINICIUS

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de flores para as Sras. Ida Sztamfater e Cecilia Lottenberg, respectivamente esposa e mãe do agraciado.

 

11 - PRESIDENTE DELEGADO OLIM

Anuncia apresentação musical do cantor e chazan Claudio Goldman, a interpretar a música "Jerusalém de Ouro". Estabelece paralelo entre a atividade policial e a medicina, no que tange à proteção da vida. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Delegado Olim.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Boa noite, senhoras e senhores. Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste instante, iniciaremos a sessão solene com a finalidade de homenagear o Dr. Claudio Luiz Lottenberg, presidente da Sociedade Beneficente Israelita-Brasileira Albert Einstein.

Convido para a composição da Mesa principal: o senhor deputado estadual Delegado Olim, presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários desta Casa e proponente desta sessão solene; o homenageado desta noite, Dr. Claudio Luiz Lottenberg, presidente da Sociedade Beneficente Israelita-Brasileira Albert Einstein; o governador Alberto Goldman; e, também, o governador Luiz Antônio Fleury Filho. (Palmas.)

Como extensão da nossa Mesa, também registramos e agradecemos a presença dos excelentíssimos senhores: Giovanni Guido Cerri, presidente do Conselho do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Luiz Flávio Borges D’Urso, conselheiro federal da OAB, representando o presidente da OAB São Paulo, Marcos da Costa; Dr. Celso Lafer; Bráulio Luna Filho, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo; João Doria Júnior, presidente do Lide; Dr. Fernando Lottenberg, presidente da Conib; Dr. Francisco Balestrin, presidente da Anahp; Mario Fleck, presidente da Fisesp; Dr. José Roberto Baratella, presidente da Academia de Medicina de São Paulo; e, também, o Dr. Jack Terpins, presidente do Congresso Judaico Latino-Americano. A todos o nosso muito obrigado.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 21, às 21 horas, pela NET TV no canal 07, pela TV Vivo no canal 66 analógico e 185 digital, e pela TV digital aberta no canal 61.2.

Solicito a todos que permaneçam em pé para um minuto de silêncio em homenagem às vítimas das tragédias de Mariana, em Minas Gerais, e de Paris, na França.

 

* * *

 

- É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, deputado Fernando Capez, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de homenagear o Dr. Claudio Lottenberg, presidente da Sociedade Beneficente Israelita-Brasileira Albert Einstein.

Cito, também, os componentes desta Mesa: Dr. Claudio Lottenberg, presidente da Sociedade Beneficente Israelita-Brasileira Albert Einstein; nosso sempre governador de São Paulo, Luiz Antônio Fleury Filho; nosso também sempre governador de São Paulo, Alberto Goldman; os deputados estaduais e federais aqui presentes, que sempre participam de todas as solenidades; o nosso decano, o médico e deputado estadual Antonio Salim Curiati, que aqui se encontra; o deputado líder do PSDB, Carlão Pignatari, que está à minha esquerda também prestigiando este evento; o deputado estadual Barros Munhoz, ex-presidente desta Casa; o deputado estadual José Zico Prado, que também está presente; o deputado Duarte Nogueira, secretário de Logística e Transportes do Governo do Estado de São Paulo; a senhora Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo; o deputado federal Jorge Tadeu Mudalen, que também está presente; e o Dr. Moises Cohen, meu grande amigo, que veio prestigiar esta noite.

Acaba de chegar a esta Casa, representando o governador Geraldo Alckmin, o deputado Floriano Pesaro, secretário de Estado de Desenvolvimento Social. (Palmas.)

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional de Israel e o Hino Nacional Brasileiro, executados pelo cantor Claudio Goldman.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional de Israel e do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Esta Presidência agradece o cantor chazan Claudio Goldman.

Por compromissos assumidos anteriormente, o presidente Fernando Capez não pôde estar presente, mas deixou gravado um vídeo, que assistiremos a seguir, para falar em nome dos deputados.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - A Assembleia Legislativa presta hoje uma justa homenagem ao Dr. Claudio Luiz Lottenberg, cuja história de vida e dedicação à saúde o conduziu à Presidência do Hospital Israelita Albert Einstein.

Sinto-me muito honrado em presidir esta sessão solene e poderia passar um longo tempo discorrendo sobre as qualificações do nosso homenageado.

Todos nós já conhecemos seu intenso trabalho como médico.

Mas além desse trabalho dedicado à saúde, empenha-se na administração do Hospital Israelita Albert Einstein, como seu presidente, há quase 14 anos.

Ainda atua na pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo, uma das mais respeitadas de nosso país. Já tem ocupado inúmeros outros relevantes cargos, inclusive secretário municipal da Saúde.

A sua visão ampla no exercício da medicina autêntica, e que é realmente relacionada com a visão realista de sua juventude, foi levada a cabo em sua atividade profissional. E como resultado, temos metodologias e pensamentos inovadores que, aplicados, ajudaram a transformar o Hospital Albert Einstein em uma referência para o nosso Estado e toda a Nação.

Conhecemos suas posições extremamente abalizadas sobre o exercício da medicina no Brasil. Como disse uma conhecida revista recém-publicada, além de médico atuante e um executivo de opiniões e atitudes originais e corajosas, não podemos deixar de mencionar nessa rápida apresentação sobre o objetivo que o Dr. Claudio Luiz Lottenberg sempre expôs no sentido de tornar a medicina mais virtuosa, mais humana, mais próxima de alguém que sofre - que é o paciente fragilizado pela doença e que encontra no seu médico alguém que realmente se interesse por ele e na sua sincera cura.

Essas foram, sem sombra de dúvida, excelentes bases que nortearam o universo acadêmico em sua nova faculdade de medicina.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta sessão solene, homenageia não somente o homem, o cientista, o professor, o administrador e o profissional Dr. Claudio Luiz Lottenberg, mas toda a exitosa medicina bandeirante.

Assim, o povo paulista presta-lhe hoje esta homenagem pelo que ele fez, pelo que ele faz e pelo muito que ainda fará por todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Também registramos e agradecemos as presenças da ex-deputada Clara Ant; os vereadores da capital Andrea Matarazzo, Mário Covas Neto, Adolfo Quintas, e Ari Friedenbach; o comandante Amaral, representando o vice-almirante Castilho, comandante do 8º Distrito Naval; Jayme Blay, presidente da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria; Manuel Corrêa, diretor-geral da Saint-Gobain - Distribuição Brasil/Telhanorte; Heraldo Marchezini, presidente da Biomm Technology; Florentino de Araújo Cardoso Filho, presidente da Associação Médica Brasileira; o sempre deputado Eleuses Paiva, vice-presidente da Associação Médica Brasileira, AMB; Eduardo Wurzmann, representando a Confederação Israelita do Brasil; Jorge Carlos Machado Curi, conselheiro federal, representando o Conselho Federal de Medicina; Dr. Pedro Eberhardt, presidente da Arteb; Claudio Bobrow, presidente do Fundo Comunitário de São Paulo; Carlos Alberto Goulart, presidente Executivo da Abimed; Dr. Yoel Barnea, cônsul-geral de Israel em São Paulo.

Agradecemos ainda ao Dr. José Roberto Baratella, presidente da Academia de Medicina São Paulo, que nesse momento fará uso da palavra.

 

O SR. JOSÉ ROBERTO BARATELLA - Excelentíssimo deputado Delegado Olim, em nome de quem cumprimento todos os componentes da tribuna de honra; minhas senhoras e meus senhores; caro confrade Claudio Lottenberg, caro companheiro do Hospital Israelita Albert Einstein; é com muita satisfação que, como presidente da Academia de Medicina de São Paulo, e como companheiro do Hospital Albert Einstein, estamos presentes nesta justa homenagem prestada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do deputado Delgado Olim.

Cremos que essa láurea outorgada pela principal Casa Legislativa brasileira - nós sabemos que há duas outras Casas Legislativas em Brasília, mas dado o momento político brasileiro me parece que esta é a principal Casa Legislativa brasileira - vem coroar neste momento sua brilhante carreira profissional. Aliás, temos a recordação de que em uma de suas primeiras aparições públicas comentávamos ao lado do professor José Pinus, que àquele rapaz estava destinado um futuro promissor. Acreditamos que nós estávamos certos.

Entretanto, sua viva inteligência, sua capacidade retórica e sua perspectiva em atingir sempre metas mais ambiciosas mostra que o ápice ainda não foi atingido. Receba, portanto, nossas congratulações e o nosso abraço amigo. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Agradecemos ao Dr. José Roberto Baratella, por suas palavras.

Ouviremos agora palavras do Dr. Bráulio Luna Filho, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

 

O SR. BRÁULIO LUNA FILHO - Boa noite a todos. Não esperava ser contemplado com essa oportunidade de saudar publicamente Claudio Lottenberg. De qualquer maneira, faço com emoção, com grande admiração, porque é uma pessoa com quem passei a me relacionar pouco mais de 10 meses, numa atividade que oportunamente exerço como presidente do Conselho Regional de Medicina.

Como presidente, faço meu trabalho em nome de todos os médicos do estado de São Paulo, mas com a perspectiva de que, assim fazendo, faço em prol de uma medicina de alto nível para toda a população brasileira. Foi nesse cenário que passei a me relacionar com o Dr. Claudio Lottenberg, uma pessoa que merece todos os nossos elogios, mas particularmente de mim, um desconhecido dele. Com Claudio Lottenberg, tive uma grata surpresa, na medida em que fiz uma proposta audaciosa no momento em que vivemos - a formação médica com grandes complexidades, com aumento exagerado de escolas médicas, com decaimento muito grande da qualidade da formação. E, nesse cenário, procurei me aconselhar e conversar com o Dr. Claudio Lottenberg se era possível uma parceria no sentido de melhorar a formação médica dos estudantes de medicina.

Qual foi minha surpresa ele ter aceitado esse desafio de construir um cenário em que não fosse meramente legal, construir uma lei que exigisse que o indivíduo, para ser médico, devesse ter formação adequada. No Brasil, isso é uma heresia. Nos últimos cinco anos, não conseguimos prosperar nesta direção no Congresso Nacional.

Então, conversando com o Dr. Claudio Lottenberg, enfrentei o desafio de melhorar a formação médica. De criar isso como um valor em si muito grande - que o mercado brasileiro reconheça o bom médico e não simplesmente seu diploma.

Não vou me exceder muito. Claudio Lottenberg aceitou esse desafio. Foi a primeira instituição não acadêmica que aceitou colocar no seu Regimento Interno a necessidade de uma qualificação feita pelo Conselho Regional de Medicina, que faz o exame público há 10 anos, com qualidade internacional.

Portanto, esta é a oportunidade de reconhecer não só o seu talento, mas de mostrar que esse pequeno gesto que você fez na nossa direção teve um tremendo impacto para o Conselho Regional de Medicina. O Conselho, hoje, queria um desafio para a sociedade brasileira de que não é mais possível aceitarmos pessoas que não são médicas, no sentido real do termo, exercendo a medicina no estado de São Paulo. Nosso próximo desafio é que o Governo do Estado de São Paulo assuma esse compromisso também de exigir qualidade de seus formandos.

De maneira que quero externar publicamente meu agradecimento ao Claudio Lottenberg, uma pessoa que foi de uma audácia muito grande quando aceitou me receber e aceitou encampar essa proposta.

Muito obrigado, Claudio, muita felicidade na sua atividade, que sei que você tem muito a contribuir pelo país. (Palmas.)

 

O SR MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - A seguir, ouviremos o Dr. Florentino de Araújo Cardoso Filho, presidente da Associação Médica Brasileira, AMB. (Pausa.) Fomos informados de que o Dr. Florentino teve que se ausentar.

A seguir, assistiremos à exibição de um vídeo.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Tem a palavra o deputado Floriano Pesaro, secretário de Estado do Desenvolvimento Social, representando, neste ato, o governador Geraldo Alckmin.

 

O SR. FLORIANO PESARO - Boa noite a todos, boa noite a todas, boa noite Dr. Claudio Lottenberg, Delegado Olim, que felicidade a sua de propor essa justa homenagem.

Felicidades ao presidente Capez, que, mesmo lá em Chicago, antes de viajar, pôs em votação e, unanimidade desta Casa, os líderes Barros Munhoz, Carlão Pignatari e demais deputados estaduais aprovaram esta homenagem ao nosso Dr. Claudio Lottenberg.

Quero aqui cumprimentá-lo, Dr. Claudio. O governador Geraldo Alckmin estava conosco até agora e não conseguiu sair do Palácio. Então, pediu para que eu viesse. Eu o aguardava para nós virmos juntos, mas não conseguiu sair do Palácio, dada a quantidade de compromissos ainda na agenda. Mas pediu para que eu o representasse e estendesse a todo este plenário a sua alegria e o seu reconhecimento pelo vosso trabalho.

Quero cumprimentar aqui a Ida, que faz o dia a dia ao lado do Dr. Claudio Lottenberg. Parabéns estendido a você e também à dona Cecília Lottenberg, mãe do homenageado, no nome de quem quero estender os cumprimentos do governador a todos os familiares aqui presentes.

Meus colegas secretários de Estado aqui presentes; os ministros aqui presentes, o ministro José Gregório e o ministro Celso Lafer; os nossos governadores; o nosso cônsul de Israel; os nossos rabinos.

Quero cumprimentar especialmente o Jack Terpins, presidente do Congresso Judaico Latino-Americano; o Fernando Lottenberg, presidente da Conib; Jayme Blay, presidente da Câmara Brasil-Israel.

Demais secretários municipais, vereadores, autoridades civis, militares e autoridades religiosas.

É um enorme privilégio, eu diria imenso, participar da homenagem da Assembleia Legislativa ao meu amigo pessoal, o Dr. Claudio Lottenberg. Filho de um gravateiro e de uma dona de casa.

 Lottenberg

 diz que descobriu a medicina por causa do pai, que via nos médicos uma espécie de alma sacerdotal. Tamanha foi a influência paterna que os três filhos entraram para o campo da Saúde: o irmão mais velho do Lottenberg oftalmologista é endocrinologista; e a caçula, dentista.

Dr. Claudio é professor e coorientador do Curso de Pós-Graduação em Oftalmologia da Escola Paulista da Medicina que, a partir de 1994, tornou-se Universidade Federal, a Unifesp. Lá, ele se formou e fez a residência de três anos. Também estudou no exterior para se tornar o oftalmologista de renome que é hoje em nosso país.

Pai de cinco filhos, sendo dois pequenos gêmeos, é autor do livro “A saúde brasileira pode dar certo”. Este homem, extremamente organizado, ainda foi secretário municipal de Saúde, de quem eu tive a honra e o privilégio de ser colega.

Apesar de presidente da Confederação Israelita do Brasil e conselheiro da Associação Hebraica de São Paulo, suas atividades primordiais são a clínica - aberta em 90, onde pratica a oftalmologia, tem mais de 10 unidades e já atendeu mais de 150 mil pacientes - e a presidência do Hospital Israelita Albert Einstein.

Todo brasileiro conhece o Einstein, que é uma instituição famosa no Brasil e no exterior pela sua excelência. O hospital tem uma atuação meritória de benevolência - eu sou testemunha, como secretário municipal de Assistência Social e, agora, como secretário de Estado da Assistência Social - com a favela Paraisópolis, uma das maiores do país. Um programa de apoio ao Sistema Unificado de Saúde, um programa educacional de vanguarda abrindo até, recentemente, uma Faculdade de Medicina.

O Einstein é pioneiro na área de transplantes e em muitas especialidades. Junto ao Hospital Albert Einstein, eleva a qualidade da medicina nacional e latino americana, sendo não só um hospital reconhecido, mas o seu presidente, Dr. Claudio Lottenberg, reconhecidos mundialmente. São 630 leitos, 220 mil metros quadrados, 32 salas de cirurgia, mais de 11 mil colaboradores e 35 iniciativas sociais com orçamento de mais de 1 bilhão e meio de reais.

Tudo isso administrado pelo incansável Claudio Lottenberg e sua equipe bem escolhida. Esse é o médico renomado, que chega regularmente ao hospital por volta das seis e meia da manhã. Por isso, provavelmente, o filho estranhou quando estava às sete e meia em casa.

Como gosta de citar, enfatiza que o segredo para o tempo funcionar é ter prazer naquilo que a gente faz - e o Claudio sabe identificar todos aqueles que fazem o seu ofício com prazer. Sabe e enfatiza o prazer como algo fundamental para o desenvolvimento do trabalho.

Vale lembrar que, no curto espaço de tempo em que o Claudio preside a Associação Israelita Albert Einstein, o número de leitos da nossa comunidade judaica - e de todos os paulistas - quintuplicou.

Sendo um homem espiritualizado, Lottenberg também tem uma intensa atuação comunitária - eu diria, praticamente, em todas as associações, especialmente a israelita, que tem a presença, a mão forte e o espírito do Claudio do ponto de vista do seu desenvolvimento - trabalhando efetivamente para que os anseios do povo judeu aqui, e em todo mundo, sejam alcançados.

Um lado inusitado do Claudio - e que pouca gente sabe - é que ele também é formado em hazanut. Foi hazan, o canto litúrgico da religião judaica. Claudio é um homem de fé. Com justiça, e grande orgulho, a Assembleia Legislativa reconhece o que essa pessoa representa para o nosso estado. O governador Geraldo Alckmin, novamente, reitera o privilégio de poder enaltecer, a partir deste discurso, a assertiva desta Assembleia Legislativa na figura do deputado Delegado Olim e dos nossos líderes.

Reitero, portanto, o privilégio de poder enaltecer o meu amigo pessoal, Claudio Lottenberg.

Claudio, São Paulo tem muito orgulho do seu trabalho e muito orgulho de você. Parabéns. Mazal Tov! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Agradecemos as palavras do deputado Floriano Pesaro, secretário de Estado de Desenvolvimento Social, aqui representando o governador Geraldo Alckmin.

Autoridades convidadas que não puderam comparecer a esta cerimônia, mas que enviaram agradecimentos e cumprimentos ao homenageado: Exma. Sra. Dilma Roussef, presidente da República; Exmo. Sr. Michel Temer, vice-presidente da República; os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva; ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça; ministro José Antonio Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal; Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central; Exma. Sra. Nilma Lino Gomes, ministra de Estado do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos; senadora Marta Suplicy e Prof. Edevaldo Alves da Silva.

Neste momento chamamos o Deputado Delegado Olim, juntamente com as autoridades presentes, à Mesa, para fazer a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao homenageado desta noite, Dr. Claudio Luiz Lottenberg.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Este colar foi instituído através do Ato da Mesa nº 28, de 2015, a ser conferido pela Assembleia Legislativa a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de nosso estado, como forma de prestar-lhes, pública e solenemente, uma justa homenagem.

Neste momento é feita a foto oficial do homenageado e das autoridades presentes conosco.

 

* * *

 

- É feita a fotografia oficial.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Parabéns ao homenageado, Dr. Claudio Luis Lottenberg. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Com a palavra o homenageado, Dr. Claudio. Peço ao Cerimonial que acompanhe o Dr. Claudio até a tribuna dos deputados. Só quem tem o voto popular pode falar dessa tribuna, mas hoje o senhor fará parte, hoje o senhor é o dono da Casa e o dono da festa, além de ser o mais homenageado. Por gentileza, desça, fale e fique à vontade.

 

O SR. CLAUDIO LUIZ LOTTENBERG - Meu prezado e querido deputado Delegado Olim, a quem agradeço demais pela gentileza e pela generosa homenagem; prezado e querido governador Fleury, amigo e querido paciente, a quem agradeço pela presença; prezado e querido amigo governador Alberto Goldman, a quem tenho enorme respeito; prezado e querido Floriano Pesaro, secretário de Estado da área de Desenvolvimento Social; meus amigos componentes da Mesa, senhoras e senhores, para dizer a verdade, tentei no dia de ontem ensaiar algo que pudesse ser escrito. Confesso que sentei duas vezes ao computador e, numa delas, o Gustavo sentou em um colo. Ele queria datilografar no computador, muito possivelmente já puxando alguns traços genéticos do pai. Quando finalmente ele sossegou e percebeu que não poderia me ajudar, o outro, Fábio, veio e também sentou. Cheguei à conclusão que o melhor era realmente tentar falar de improviso, algo que certamente traria muito mais uma proximidade e retrataria muito mais a alegria e o prazer que estou sentindo neste momento.

Confesso a vocês que fiquei muito feliz com a homenagem. Janusz Korczak, que foi um pediatra e educador, dizia que nós não solicitamos uma homenagem e não demandamos, mas também não negamos ou rejeitamos. É por isso, deputado Delegado Olim, que eu recebo, com muito orgulho e satisfação, a honra que V. Exa. me concede ao prestar esta homenagem em um momento muito especial da minha vida, um momento de maturidade no contexto daquilo que me propus a fazer, dentro de uma vida pautada por valores e ideais.

Eu nasci e cresci na cidade de São Paulo. Adoro esta cidade e este país. Quando muitos se orgulham dos seus currículos e de uma formação acadêmica sofisticada, o maior orgulho da minha formação reside no seio da minha casa. Há pouco, o Floriano Pesaro citou o meu pai, que nasceu em Odessa, na Rússia. Ele era uma pessoa que tinha enorme orgulho de ser brasileiro, porque havia servido ao Exército do Brasil.

Portanto, envolto em um sentimento patriótico, posto que o Exército é um símbolo nacional, Marcos Lottenberg viveu, cresceu e se desenvolveu neste país. Embora imigrante, era cidadão brasileiro e, durante a sua vida, ensinou isso aos seus filhos. Ele teve a felicidade de se casar com uma pessoa absolutamente impecável, minha querida mãe que, aos 93 anos de idade, está aqui presente. Eles constituíram a melhor faculdade que eu poderia cursar - a “Faculdade Marcos e Cecília Lottenberg”. (Palmas.)

Alguns se orgulham de grandes centros acadêmicos, de terem frequentado universidades fora do País. Talvez eles possam discursar sob esta perspectiva da referência que um currículo pode trazer. Contudo, eu aprendi uma coisa. Os currículos podem trazer qualquer tipo de declaração, mas nenhum deles é capaz de atestar validade e qualidade de caráter. Caráter é reprodução de valores, caráter é reprodução de princípios. A “Faculdade Lottenberg” me ensinou isso. Ela me contextualizou no exercício das minhas atividades.

Como se eu já não tivesse sorte na minha atividade de educação e na minha faculdade, Deus ainda me concedeu outro privilégio: encontrar alguém que tivesse em sua realidade a perspectiva de uma professora de pós-graduação. Eu voltei dos Estados Unidos na sexta-feira. O Sidney Klajner estava sentado, conversando comigo. Ele perguntou se eu veria o filme antes. Respondi que não iria conseguir esperar, pois sou curioso. Disse que, pelo menos, passaria os olhos.

Comecei a assistir e me deparei com o que a Ida falava. Achei que ela foi um pouco exagerada em alguns sentidos, mas conseguiu sintetizar muito bem com o seu senso de humor e sua espiritualidade.

Se não tivermos ao nosso lado pessoas que nos estimulem, nos joguem para cima, nos coloquem na dianteira e queiram, de fato, nos sensibilizar e nos envolver, não conseguimos traçar qualquer caminho na nossa vida. Acho que a Ida representa muito bem esse lado. Portanto, sou graduado de uma forma positiva e pós-graduado de uma forma ainda melhor. (Palmas.)

Eu tive algumas felicidades em minha vida. Estudei perto desta Assembleia Legislativa. Foi interessante, porque na manhã de ontem eu comecei a lembrar de alguns momentos da minha vida. Nos Estados Unidos, eu e o Sidney passamos a semana passada discutindo questões de corporação tecnológica. Fiz questão absoluta de telefonar para algumas pessoas. Por quê?

Porque eu não posso enxergar esta Assembleia Legislativa sem me lembrar de Jacob Salvador Zveibil, que era amigo de meu pai. Para nós, judeus, ele era um verdadeiro estadista. Fiz questão de telefonar para a família Cunha Bueno, porque poucas pessoas - no contexto público e em uma época difícil que foi a ditadura militar - simpatizaram com a causa de uma forma tão verdadeira e honesta como a família Cunha Bueno. Eles absorveram o contexto da relação judaica neste país e trabalharam pelas nossas instituições.

De repente, entro aqui e vejo o meu querido Barros Munhoz. Aliás, faz tempo que ele não checa os seus olhos. Deve estar enxergando bem, graças a Deus. Há pouco, recebi uma mensagem muito simpática do sempre presidente desta Casa, senhor Walter Feldman, que tem uma relação extremamente carinhosa e afetuosa comigo e com a comunidade. No fundo, ele é um médico, sempre foi um médico, meu colega de Escola Paulista de Medicina.

Falar da Assembleia é falar de grande parte de minha vida. Eu morava aqui perto, vivia aqui perto. Eu participava ativamente de uma série de coisas que aconteciam aqui dentro. Portanto, essa homenagem que me é prestada tem um simbolismo muito forte no contexto da minha vida.

cerca de 14 anos, deputado, se o senhor consultar as bases de dados desta Casa, verá que foi realizada aqui uma importante homenagem à classe oftalmológica. Por essa razão também, antes de vir para cá, na semana passada, pedi para a Cristina que telefonasse ao deputado Salim Curiati, que está aqui presente, médico oftalmologista e criador do “Dia do Oftalmologista”. Naquela época, acabávamos de perder Ayrton Senna; ontem, eu estava presente justamente no autódromo; não há como visitá-lo e deixar de se lembrar de uma figura como foi Ayrton Senna.

Acho importante falar de Ayrton Senna, pois ele sempre foi uma pessoa que se orgulhava, que falava bem de ser brasileiro. O Brasil sempre terá crises, sempre terá problemas. O Brasil sempre terá dificuldades e não cabe a nós questionarmos aquilo que o Brasil pode fazer por nós, mas sim o que nós podemos fazer pelo Brasil. Ou seja, a resposta a qualquer tipo de crise é a resposta do trabalho. Na verdade, Ida, essa foi a resposta que você muito bem narrou e que tive, graças a Deus, a felicidade de incorporar no convívio e na relação com meu saudoso pai.

Vivi dentro desta Assembleia durante bom período de minha vida, me espelhando e participando. Citei a Escola Paulista de Medicina, onde tive o prazer de poder me desenvolver como médico oftalmologista. Exerço com paixão, com amor.

Infelizmente, Floriano, você está desatualizado. Tenho direito também - já que o deputado Olim falou - de fazer um pouco de propaganda: são 18 clínicas. São 350 profissionais que conosco trabalham. São 50 médicos oftalmologistas que atuam conosco. Portanto, tenho muito orgulho daquilo que construí em minha vida profissional.

Mas, de verdade, se posso citar alguma coisa que me tem muito valor, é a vida dentro da comunidade judaica. Fui convidado pelo meu antecessor, Reynaldo Brandt, para integrar sua diretoria. O Hospital Israelita Albert Einstein é um orgulho não apenas para a comunidade judaica. O Hospital Israelita Albert Einstein é um orgulho para a comunidade brasileira, referência que é em termos de qualidade, referência que é na utilização de recursos tecnológicos, referência que é na geração de conhecimento.

O Hospital Israelita Albert Einstein teve, no bojo de sua história, figuras que são absolutamente singulares. Não fiz nada além do que dar sequência àquilo que figuras como Manoel Tabacow Hidal, Jozef Fehér e Reynaldo Brandt fizeram em períodos anteriores à minha gestão. O que pude fazer foi aprimorar. Recebemos um hospital em ordem, bem estruturado, e o fizemos crescer. O Mario Adler, que é nosso vice-presidente do nosso Conselho Deliberativo, sabe muito bem como foi a luta para que esse hospital pudesse funcionar.

Quando o hospital nasceu, na região do Morumbi, existia fundamentalmente um trabalho que encenava a construção do estádio do glorioso São Paulo Futebol Clube e um local que seria a sede, primeiramente, de uma universidade, mas que virou o Palácio dos Bandeirantes. O terreno foi ali comprado porque se tratava de uma região menos custosa. Era mais barato, e a cidade cresceu para aquela região. O Einstein, antes mesmo de existir como hospital, já tinha, na sua realidade, a existência de um programa maravilhoso de assistência às crianças carentes da região, que se materializou dentro do “Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis”, que hoje é dirigido pela entusiástica e incansável Telma Sobolh.

Então, o Einstein nasceu com princípios fortes e com valores. Nós tínhamos a obrigação de dar sequência a isso e honrar os valores que criaram essa organização. É verdade que o hospital dobrou de tamanho. É verdade que o hospital, hoje, tem um papel em várias partes da cidade de São Paulo. É verdade que o hospital, hoje, é referência para o nosso país em uma série de frentes: na cooperação tecnológica, na prática de qualidade, com programas de referência de qualidade para o próprio Ministério da Saúde.

Há o “Projeto Parto Adequado”; temos um dos maiores programas, senão o melhor programa de transplante hepático do mundo, que acontece dentro do nosso hospital. Se não bastasse um hospital público - e está aqui Henrique Neves -, nos próximos dias já teremos um segundo hospital público, o que dá uma noção daquilo que crescemos nos últimos anos no sentido da responsabilidade social.

Para o judeu, justiça social não é simplesmente caridade. Justiça social é inclusão. É isso que marca a vida desta comunidade e eu poderia dizer de uma série de exemplos, pois, antes mesmo de a FAB chegar ao Haiti, o Hospital Israelita Albert Einstein já estava lá. Quando houve o incêndio trágico na cidade de Santa Maria, tomamos conhecimento de maneira praticamente simultânea com o ministro da Saúde. Junto com o ministro, embarcamos de São Paulo um grupo de médicos do Hospital Israelita Albert Einstein para prestar assistência. A Clara Ant, que está aqui presente, sabe muito bem que, quando surgiu o programa “Fome Zero”, uma das primeiras instituições a apoiar o programa de inclusão social, independentemente de qualquer condição, como sempre, foi o Hospital Israelita Albert Einstein.

Participei do Conselho de Segurança Alimentar do governo Luiz Inácio Lula da Silva, participei do Conselho Nacional de Assistência Social ao lado do Floriano Pesaro no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Por quê? Porque o meu compromisso é com este País. O compromisso desta comunidade é com este País. O compromisso deste hospital é com este País e por ele trabalhamos e por ele nós faremos, porque amamos esse Brasil que nos recebeu.

O rabino David Weitman sempre diz :“Esse País recebe bem a todos, esse País dá oportunidade a todos, esse País cria condições e abre suas portas a todos para que possam se desenvolver.” No contexto do meu convívio com a Ida eu tive o prazer de conhecer as histórias contadas pela minha sogra a respeito do que acontecia na Polônia nos períodos de perseguição pelos quais os judeus acabaram passando.

É do governador Alberto Goldman que tenho uma das histórias mais emblemáticas, que aconteceu quando ele pôde visitar a Polônia, o que ele fez somente após o falecimento do seu pai. O governador queria naquela época, se não me falha a memória, visitar os cemitérios, e perguntou aos poloneses onde estavam os cemitérios nos quais estavam enterrados os judeus. Os poloneses apontavam para os campos e o governador disse: “Vocês conseguiram matar os judeus duas vezes, quando mataram e depois que eles morreram, destruindo até a existência dos cemitérios.

Portanto, quando falo da minha comunidade, do meu Brasil, do exercício da medicina, quando lembro aspectos da minha família, quando me recordo da minha infância, dos meus pais, Ida, você está absolutamente certa, você e o secretário Floriano Pesaro, eu não sei viver sem paixão. A minha vida é movida por paixão. Visão de futuro e estratégia, base sólida, mas, sobretudo, paixão. Se já é difícil sem paixão, imaginem o que fazer se por acaso não tivermos paixão.

Vejo aqui uma pessoa emblemática, Pascoal, da área do banco de córneas, uma pessoa que me acompanha há anos e que dirige uma das entidades mais emblemáticas, que é o banco de olhos de São Paulo, o banco de olhos de Sorocaba. Eu lembro quando começamos a conversar sobre a questão de transplante de córneas, sobre a dificuldade que era para se obter uma córnea nesse Estado e o trabalho que vocês fizeram em Sorocaba e nós aqui em São Paulo, criando o segundo banco de córneas, que foi criado no Hospital Israelita Albert Einstein.

Começo a pensar o que tentamos fazer na área de Educação. Se hoje temos cerca de oito mil alunos nos nossos cursos de pós-graduação, 15 mil colaboradores e agora uma faculdade de medicina, meus amigos, não tem forma, não há por que parar e a gente não pode parar. Por que a gente não pode parar?

Primeiro, porque temos a obrigação de atender àqueles que nos procuram, dando o melhor atendimento e o melhor daquilo que podemos produzir. Mas também temos uma responsabilidade com aqueles que trabalham conosco, que precisam do nosso crescimento para sua realização pessoal.

É em nome dessas pessoas que nos ajudam, desses colaboradores, em nome da minha comunidade, da comunidade judaica, em nome da sociedade paulistana e da sociedade de São Paulo, em nome dos valores em que acredito, em nome da minha família e da minha medicina eu, neste momento, de maneira muito franca, objetiva e carinhosa, lhe agradeço por essa homenagem, deputado Olim.

Acho que ela vem em um momento muito importante da minha vida, mas, sobretudo, em um momento muito importante do contexto da sociedade internacional. Sexta-feira passada fomos surpreendidos com um episódio dos mais tristes. Pois saibam os senhores que aquilo que ocorreu na França ocorre em Israel diariamente. Tivemos a oportunidade de visitar Israel há cerca de três semanas, um grupo de brasileiros não judeus que tiveram a chance de ver aquilo que acontece. Esse cenário de terror que aconteceu em Paris nada mais é do que o que acontece em Israel.

Israel que é um polo democrático, Israel que é um polo de incorporação tecnológica, Israel que é uma referência para o mundo em termos de apropriação de conhecimento, porque quem está lá percebe que não existe outra coisa a ser produzida que não seja o conhecimento. Também é em nome de Israel que nós trabalhamos porque para nós, judeus, a questão do antissemitismo é algo muito claro. Se o antissemitismo durante a época da inquisição se transvestiu de um caráter de discriminação religiosa, durante a Segunda Grande Guerra Mundial ele marcou pela intolerância, aí sim, de caráter racial.

Hoje ele vem maquiado na forma de anti-israelismo. Digo isso para vocês de peito aberto, porque acredito muito naquilo que faço, em que me integro, em que me entrego e faço com muito amor.

Agradeço a presença de vocês, meus amigos. Agradeço ao deputado Olim, agradeço às autoridades e agradeço, sobretudo, a Deus. Acho que as pessoas não necessariamente devem ter na religiosidade um foco de inspiração. A religião, claro, talvez seja uma maneira mais tangível de atingirmos a fé. Mas a fé não deriva simplesmente do sentido religioso; a fé é a crença. Enquanto houver crença, otimismo e amor, vamos lutar e trabalhar. Eu amo o que faço, amo este País e as pessoas com quem trabalho. Minha mãe está aqui quietinha. Ela sabe que hoje estou encerrando um capítulo. Estou de pé; seis e meia pode ser tarde, mas estou pronto para trabalhar. Muito obrigado e grande abraço a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Neste momento, solicitamos ao homenageado desta noite, Dr. Claudio Luiz Lottenberg, que proceda à entrega de homenagens. Entregará flores às senhoras Ida Sztamfater, sua esposa, e Cecilia Lottenberg, sua mãe. Mais uma vez parabenizamos ao homenageado Dr. Claudio Luiz Notemberg, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Parabéns, doutor. Convido o cantor e chazan Claudio Goldman para a execução da melodia “Jerusalém de Ouro”.

 

* * *

 

- É feita a execução de música.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Esta Presidência agradece ao cantor chazan Claudio Goldman.

Estamos no fim desta solenidade. Hoje, fiz rapidamente um rascunho. Dr. Claudio, gostaria que o senhor soubesse da emoção, do que eu estou sentindo por hoje poder homenageá-lo, o senhor e a sua instituição. Sou delegado de polícia há 23 anos e, nessa minha vida pública, desvendei vários crimes, vários casos, tirei várias pessoas de cativeiro: crianças, senhoras, senhores, pessoas jovens. Nesses meus anos, Deus sempre me deu a sorte e o trabalho de chegar e poder tirá-las. Não tem nada mais gratificante para um policial que levar essas vítimas para os seus entes queridos, seus pais, poder ver a família aguardando e entregá-las vivas e sem nenhum problema.

Queria deixar claro o porquê de eu estar falando disso. O senhor é um salva-vidas também. A sua profissão, o seu hospital, o senhor, os senhores, a colônia e aqueles que estão aqui prestigiando o senhor fazem pelo povo. Então é a mesma emoção que tirar uma vítima de cativeiro e levar para o seu ente querido. Não tem nada que pague, não tem dinheiro que pague, não tem nada que seja mais gratificante. No senhor eu vejo isso, vejo-o como uma pessoa que faz isso todos os dias.

Agradeço a sua presença, agradeço o fato de o senhor ter aceitado o convite, agradeço a presença de todos. Tenho vários amigos médicos, vários amigos empresários. O senhor merece mais do que isso, o senhor e a sua família. Todos os deputados, os 94 deputados fizeram questão de que a homenagem a você fosse feita hoje. Foi feita hoje porque este é o único dia que se pode usar este plenário, só sextas e segundas-feiras. Nos outros dias só os deputados. Sinta-se cumprimentado por todos. A minha sensação é a mesma, de entregar uma criança para uma família. Shalom!

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV legislativa, das Assessorias da Polícia Civil e da Polícia Militar que aqui se encontram, bem como ao Dr. Marzagão, pelo apoio que nos deu, e à Vera, a toda assessoria e a todos os presentes que colaboraram com o êxito desta sessão. Convido a todos para o coquetel que será servido no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 38 minutos.

 

* * *