http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

19 DE NOVEMBRO DE 2015

044ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

 

Presidentes: CELSO NASCIMENTO e CARLOS CEZAR

 

RESUMO

 

1 - CELSO NASCIMENTO

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, a requerimento deste deputado, na direção dos trabalhos, e do deputado Carlos Cezar, com a finalidade de "Comemorar o aniversário da Igreja do Evangelho Quadrangular". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação do "Hino Oficial da Igreja do Evangelho Quadrangular". Destaca a justeza desta homenagem. Faz histórico acerca da Igreja do Evangelho Quadrangular. Relata a chegada da denominação ao Brasil, na década de 50, e suas atividades no País desde então. Destaca a inovação, na época, da realização de cultos em tendas itinerantes. Parabeniza a Igreja do Evangelho Quadrangular pelos seus 64 anos. Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre a entidade, sucedida de apresentação musical do cantor Alexandre Martins. Nomeia as autoridades presentes.

 

2 - CARLOS CEZAR

Assume a Presidência. Anuncia apresentação musical do cantor Jhoniz Rabello.

 

3 - JEFFERSON CAMPOS

Deputado federal e 1º vice-presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil, manifesta sua alegria por fazer parte da instituição. Tece considerações sobre a história da Igreja Quadrangular. Destaca que a entidade não nasceu de uma cisão entre igrejas. Descreve sua visita ao Museu Internacional da Reforma Protestante, em Genebra, onde há menção à fundadora da Igreja Quadrangular, Aimee Semple McPherson. Presta homenagem ao casal de missionários que trouxe a igreja ao Brasil, nos anos 50. Comenta a influência da entidade sobre sua história familiar. Parabeniza a todos.

 

4 - PRESIDENTE CARLOS CEZAR

Anuncia apresentação musical do Coral Glorifique; e, em seguida, uma apresentação de dança.

 

5 - RINALDI DIGILIO

Pastor coordenador nacional da Juventude Quadrangular, comemora os 64 anos da entidade. Presta homenagem à fundadora da instituição, Aimee McPherson, e ao missionário que trouxe a igreja ao Brasil, Harold Williams. Lê e faz exposição acerca de passagem do Livro dos Salmos. Discorre a respeito da posição doutrinária da Igreja Quadrangular. Afirma que a segunda e a terceira geração de pastores da igreja têm o objetivo de expandir a abrangência do trabalho da entidade.

 

6 - PRESIDENTE CARLOS CEZAR

Anuncia apresentação musical do cantor Hirailton. Presta homenagem, com a entrega de diplomas, aos superintendentes da Igreja do Evangelho Quadrangular, na pessoa do superintendente Nelson Agnoletto, representando todos os demais. Anuncia nova apresentação musical do Coral Glorifique; e, em seguida, da cantora Soraya Moraes e do cantor Hirailton.

 

7 - CELSO NASCIMENTO

Deputado estadual, faz oração.

 

8 - PRESIDENTE CARLOS CEZAR

Manifesta sua alegria por presidir esta sessão solene e por ser integrante deste Parlamento. Relata sua conversão ao cristianismo, na Igreja do Evangelho Quadrangular. Parabeniza a igreja pelos seus 64 anos. Cita declaração da fundadora da entidade, Aimee McPherson. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Celso Nascimento.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste instante daremos início à sessão solene com a finalidade de “Comemorar o aniversário da Igreja Evangelho Quadrangular no Brasil”.

Convido para compor a Mesa o Sr. Celso Nascimento, deputado estadual; o Sr. Carlos Cezar, deputado estadual; o Sr. Jeferson de Campos, deputado federal; e o Sr. Rinaldi Digilio, pastor coordenador nacional da Juventude Quadrangular, representando o reverendo Rocco Digilio. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO NASCIMENTO - PSC - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores e pastores que estão conosco, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Fernando Capez, atendendo a solicitação dos deputados Celso Nascimento e Carlos Cezar, com a finalidade de “Comemorar o 64º aniversário da Igreja Evangelho Quadrangular no Brasil”.

Convido a todos para, de pé, ouvirmos o “Hino Nacional Brasileiro”, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente PM Marcos Borghese.

 

* * *

 

- É feita a execução do “Hino Nacional Brasileiro”.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO NASCIMENTO - PSC - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Convido a todos para, de pé, ouvirmos o hino oficial da Igreja Evangelho Quadrangular.

 

* * *

 

- É feita a execução do “Hino Oficial da Igreja Evangelho Quadrangular”.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO NASCIMENTO - PSC - Vamos aplaudir o nome de Jesus e a igreja Evangelho Quadrangular. Pode dar um grito de glória! Aleluia! Glória a Deus. Se nós quebrarmos um pouquinho o protocolo, perdoe-nos o Regimento. (Manifestação nas galerias.)

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV web e será transmitida pela TV Assembleia, neste domingo, dia 22, às 21 horas, pela NET, canal 07, pela TV Vivo, canal 66 analógico e 185 digital, e pela TV digital aberta, canal 61.2.

Nós estamos felizes nesta oportunidade. Eu e o meu querido pastor e deputado Carlos Cezar conversamos acerca desta sessão solene. Nós somos muito abençoados, pois, normalmente, a Casa não abre para este plenário na quinta-feira à noite.

Quero, também, agradecer, de público, ao presidente desta Casa, S. Exa. o deputado Fernando Capez, que, pelo que conhece e sabe da Igreja do Evangelho Quadrangular, permitiu que esta sessão solene fosse realizada no plenário principal desta Casa, nesta noite e, acima de tudo, neste horário. Solicito uma salva de palmas para o nosso presidente Fernando Capez e agradecemos por esta oportunidade. (Palmas.)

Meus amados, a Igreja do Evangelho Quadrangular foi fundada por Aimee Semple McPherson, uma mulher visionária e à frente do seu tempo. Em 1º de janeiro de 1923, inaugurou o templo sede internacional Angelus Temple, com capacidade para cinco mil pessoas. Aimee dirigia 21 cultos por semana. Nos primeiros meses, sete mil pessoas encontraram a salvação em Jesus Cristo. Trinta e três dias depois, foi inaugurado o Instituto de Treinamento Evangelístico e Missionário. Aimee também consagrou uma sala de oração baseada no versículo “orai sem cessar”. Em 6 de fevereiro de 1924, consagrou a primeira rádio pertencente a uma igreja nos Estados Unidos e a terceira emissora em Los Angeles.

Harold Williams frequentava o Angelus Temple. Ali aceitou o Senhor e foi batizado nas águas por Aimee Semple McPherson. Nesse mesmo tempo, ele conheceu Mary Elizabeth e, no dia 27 de maio de 1939, uniu-se a ela em matrimônio. Impulsionado pelo Espírito Santo a exercer seu ministério, veio ao Brasil com sua família e com o missionário Jesus Hermínio Vasquez.

Em 15 de novembro de 1951, na cidade de São João da Boa Vista, nasceu a primeira Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil. Dois missionários visionários e sonhadores, de forças renovadas, deram início a um dos maiores movimentos de avivamento que o Brasil já viu, denominado “Cruzada Nacional de Evangelização”. Em pouco tempo, já reunia multidões em suas reuniões, realizando muitas curas e milagres, levando a mensagem da salvação.

Logo chegou ao País o missionário Raymond Boatright, um respeitado evangelista dos Estados Unidos, que, a convite do reverendo Harold Williams, veio para realizar campanhas de cura divina. Juntos, deram início a uma ideia ousada e inovadora. Começaram a realizar cultos em tendas itinerantes, pregando que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus, capítulo 13, versículo 8) - o lema da Igreja do Evangelho Quadrangular. Com sua guitarra elétrica, animava os cultos em um estilo “country” e a repercussão foi tanta, que até a imprensa foi conferir. Manchetes como “Pastores americanos operam curas assombrosas” apareceram nos jornais.

Assim, teve início a Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil e, ao longo dos seus 64 anos de existência no País, tem percorrido, a cada dia, um caminho de vitórias, transformando vidas, restaurando famílias, levando cura e reescrevendo a história de muitas pessoas.

Hoje, a Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil conta com aproximadamente 12.500 igrejas, além de milhares de congregações e milhares de casos onde células e pontos de pregação acontecem. Com mais de 39 mil membros do ministério, 60 missionários alocados em 22 países, é a maior Igreja Quadrangular do mundo. Por isso, hoje, estamos reunidos para honrar e reconhecer a grandiosidade desta obra, que faz a diferença por onde passa. Parabéns à Igreja do Evangelho Quadrangular. (Palmas.)

Teremos um momento de louvor e adoração, por meio do cantor Alexandre Martins. Enquanto ele se prepara, nós temos um vídeo que será apresentado à Igreja do Evangelho Quadrangular. Assistamos.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de um vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO NASCIMENTO - PSC - Glória a Deus! Nesta Casa, muitas vezes, muitas palavras são faladas, muitas coisas são ditas, mas hoje é dia de darmos glória a Deus. “Aleluia” e “Glória a Deus”: não tenham dúvidas de que vocês podem soltar vários hoje, pois esta Casa, hoje, é a nossa igreja. É o maior templo, o templo da Quadrangular.

Tem a palavra o cantor Alexandre Martins.

 

O SR. ALEXANDRE MARTINS - Glória a Deus. Boa noite, que a paz esteja convosco. É um prazer estar aqui. Quero agradecer esta rica oportunidade a todas as autoridades presentes e ao reverendo Celso Nascimento, que tem sido um pai para mim, que tem me abençoado nesse tempo novo em minha vida, que é estar nessa Igreja do Evangelho Quadrangular. Quero parabenizar todos os pastores e presentes, amém!

Quero ministrar uma canção minha que foi gravada pelo cantor Nani Azevedo, que diz que “A Última Palavra Vem de Deus”. Quero ministrar esta canção. Amém.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. ALEXANDRE MARTINS - Quero ministrar mais uma canção. Essa canção está no meu CD. Estou lançando um CD chamado “Altares”. É esse CD aqui, fresquinho, que tem rodado o Brasil com uma canção chamada “Maranata. Vem, Jesus!” Você pode levantar sua mão direita e falar assim: “Maranata. Vem, Jesus!” Diga mais forte: “Maranata. Vem, Jesus!

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO NASCIMENTO - PSC - Quem espera a volta de Jesus dá um Glória a Deus e bate essa palma mais forte. (Palmas.)

Quero saudar com muita alegria nosso deputado Márcio Camargo, pessoa que tem sido um grande companheiro. Quero que vocês aplaudam a presença deste nobre querido deputado do PSC. (Palmas.)

Quero saudar, na pessoa do pastor Jacson, a nossa querida pastora Dionísia, conselheira da nossa igreja. Não conseguiu chegar a tempo de Porto Velho, mas meu abraço a ela.

Quero saudar o Sr. Marcos Antônio Ferreira, prefeito de Patrocínio Paulista e vice-presidente da Associação Brasileira de Municípios, ABM; o prefeito da estância turística de Barra Bonita, Guilherme Belarmino; o pastor Carlos Evaristo, nosso querido vereador de Mogi das Cruzes e secretário estadual de cidadania da Igreja Quadrangular; o vereador de Cosmópolis Nilton Cesar Tetzner; o Sr. Edson Melo, representando o deputado estadual Itamar Borges; o Sr. Ismael Pereira, representando a deputada federal Bruna Furlan; o Pastor Paulo Bocelli, superintendente da Região de São Carlos e o Pastor Nelson Agnoletto, 3º tesoureiro do Conselho Nacional de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Para dar continuidade a esta sessão a partir de agora, passo a Presidência ao meu querido pastor e deputado Carlos Cezar.

Vamos aplaudir e recebê-lo (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Carlos Cezar.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Glória a Deus. Boa-noite a todos. A paz esteja convosco.

É uma alegria muito grande receber cada um de vocês. É uma honra para mim e para o Pastor Celso nesta noite tão especial em que comemoramos, no maior Parlamento da America Latina, a Assembleia Legislativa, o 64º Aniversário da Igreja do Evangelho Quadrangular, esta igreja que tanto amamos aqui no Brasil. Vamos louvar a Deus pela vida de cada um de vocês.

Quero fazer o reconhecimento da presença do pastor Davi Batista, representando o deputado nosso amigo de bancada, deputado Gil Lancaster, na Frente Parlamentar Evangélica. Quero reconhecer a presença do coordenador estadual de jovens da Igreja do Evangelho Quadrangular pastor Everaldo Valera; do Sr. Roberto Arcanjo de Paulo, representando o bispo Astério Madureira, 1º tesoureiro do Conselho Estadual de Diretores; do Sr. Fábio Ribeiro, coordenador regional de jovens da Zona Leste de São Paulo; do reverendo José Edigilson São Pedro, 2º tesoureiro do Conselho Estadual de Diretores.

Quero cumprimentar de uma forma muito carinhosa o nosso querido pastor João Jorge, 3º secretário do Conselho Estadual de Diretores da Igreja Quadrangular aqui de São Paulo; o nosso querido amigo pastor Luiz Carlos Senke de Araujo, da igreja de Cosmópolis; o pastor Romeu Rodrigues Junior, representando o prefeito de Holambra, presidente também do PSC de Holambra; o nosso querido pastor Zezinho, representando o presidente da Câmara de São Carlos Lucão Fernandes.

No decorrer da sessão continuaremos a citar aqueles que passarem pelo nosso Cerimonial.

Agora vamos ouvir mais uma apresentação, um louvor, uma adoração a Deus através do pastor Jhoniz Rabello. Ele tem uma adoração especial para fazer ao Senhor nesta noite em comemoração ao aniversário da igreja.

Você pode aplaudir Jesus, glorificar a Deus bem forte. (Palmas.)

 

O SR. JHONIZ RABELLO - Aleluia. Boa-noite. A paz esteja convosco.

É uma honra estarmos aqui para agradecer o meu pastor Carlos Cezar. Deus abençoe muito a sua vida. Agradeço o pastor Celso, o pastor Jeferson, nossa liderança. Uma honra fazer parte de uma igreja que prega Jesus salva, batiza, Ele cura e Ele voltará. Uma igreja que é conhecida por suas campanhas missionárias, de grande cruzada de milagres, uma igreja que prega que mesmo que o homem acredite ser impossível, o impossível pode. Você crê que é impossível, mas o meu Deus pode! Aleluia!

Nós vamos declarar isso.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Glória a Deus. Aleluia. Obrigado pastor Jhoniz Rabelo. Quero agradecer a presença do vereador Anderson Cristonfoneti, do município de Rio Claro, representando também o nosso conselheiro nacional, superintendente pastor Adolfo Sarmento; quero reconhecer a presença do pastor Israel Quitiliano, superintendente de São Paulo, pastor Edson Eleotério, superintendente de São João da Boa Vista, pastor da primeira Igreja Quadrangular do Brasil, é uma alegria tê-lo aqui, pastor Gilmar, que é superintendente de Fernandópolis, pastor e superintendente Apolo, nosso vereador de Sorocaba, aqui conosco também o superintendente Paulo Bocelli, é nosso superintendente, é uma honra tê-los aqui.

Quero louvar a Deus. Nós vamos ouvir agora uma palavra com o nosso primeiro vice-presidente da Igreja Evangélica Quadrangular no Brasil, também nosso deputado federal Jefferson Campos, que é um grande referencial na minha vida, também meu cunhado, um homem de Deus. Deus abençoe, Deus te use tremendamente pastor.

 

O SR. JEFFERSON CAMPOS - Boa noite a todos. A paz esteja convosco. Quero saudar o presidente neste momento da sessão, pastor e deputado Carlos Cezar, quero louvar a Deus pela vida do deputado Celso Nascimento. Numa Assembleia como esta temos dois representantes da nossa igreja, enaltece o nome de Jesus e engrandece também o nome da Igreja do Evangelho Quadrangular.

É uma honra para nós uma igreja que nasceu debaixo de tendas e hoje ocupa os palácios deste País. Mas louvamos a Deus pela história dessa igreja. Louvamos a Deus. Quero saudar o pastor Rinaldi Digilio, que neste ato representa o pastor Rocco Digilio Filho, nosso presidente do estado de São Paulo, saudar o meu companheiro de conselho, pastor Nelson Agnoletto, nossos conselheiros estaduais, pastor João Batista Jorge, e José Edigilson SamPedro, em nome deles saudar todos os nossos superintendentes, conselheiros do estado de São Paulo, saudar o pastor José Edson Eleutério, José, pastor da primeira Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil, fundada em 15 de novembro de 1951, na cidade de São João da Boa Vista. Os demais se sintam contemplados com esta saudação. Louvar a vida do nosso presidente nacional, pastor Mário de Oliveira, que onde estiver um Quadrangular está representado o seu conselho.

Quero louvar a Deus, irmãos, por fazer parte deste ministério. Eu sou de uma segunda geração de pastores desta igreja. Eu nunca dormi em banco de igreja, eu nunca passei fome, eu nunca fui preso, apedrejado, mas alguém fez tudo isso, passou por tudo isso para que eu pudesse estar aqui hoje. E este legado que nos é trazido nos 64 anos dessa igreja, que como disse o nosso presidente há pouco no vídeo “não nasceu de uma divisão, mas nasceu de uma visão, a visão que Deus deu à nossa fundadora, Aimee Semple McPerson”. Estive recentemente em Genebra e visitei, por ocasião oficial como deputado, o Museu da Reforma Protestante, que fica na Assembleia Legislativa, ao lado da Catedral de San Peter. Em 2017, a Reforma Protestante completará 500 anos. E ali, neste museu, há objetos de grandes reformadores. A cadeira onde Calvino se sentava na igreja está lá. É um lugar muito emocionante de ser visitado.

Ali nesse museu, com tantos nomes de reformadores, citam-se dois nomes, que há fotografias, que há história da influência da reforma protestante no evangelho mundial. Há dois nomes ali citados e há dois painéis em homenagem a esses pastores: um deles é Billy Graham. Está lá a sua foto e o seu trabalho. O outro é Aimee Semple Mcpherson. (Palmas.) Viajar tão longe e encontrar a referência da nossa igreja, saber que ela foi selecionada entre as 100 maiores personalidades do século passado, e saber, irmãos, que essa igreja não se perdeu no tempo nos gratifica. Sabemos que uma igreja, quando perde sua visão, Deus levanta outra, mas sabemos que a Igreja Quadrangular continua tendo a visão que Deus deu a nossa fundadora de pregar que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. E louvo a Deus porque não somos uma igreja apenas histórica; somos uma igreja que tem história. Temos passado, lindo. Nós temos presente, e nós temos futuro. Nós estamos no trilho do crescimento.

Para encerrar essas breves palavras, estive há mais ou menos dois anos nos Estados Unidos. Fui enviado pela igreja brasileira para representar o Brasil no funeral de Mary Williams, esposa de Harold Williams, com 99 anos. Faltavam poucos meses para ela completar 100 anos. Ali conversei com os médicos e seus filhos. Disseram-me que ela estava doente há algum tempo, mas que quando alguém falava para ela do Brasil, ela se reanimava. Quando se falava de São João da Boa Vista, seus olhos brilhavam. Ela dizia que ainda queria voltar ao Brasil. Esse casal de missionários, junto com Jesus Emilio Vasques, há 64 anos iniciou essa obra tão linda, que hoje forma uma nação. Segundo o IBGE, somos quase quatro milhões dentro das igrejas do Evangelho Quadrangular do Brasil. Temos o nosso hino, a nossa saudação, a nossa doutrina, a nossa visão. Não copiamos ninguém; somos autênticos. E louvo a Deus por essa igreja que tem transformado perdido, salvado pecador; tem empregado e batizado com o Espírito Santo através das orações e tem anunciado que Jesus Cristo em breve voltará.

Sou fruto dessa transformação, dessa igreja que tirou meu pai do bar e colocou meu pai no altar. Fez da nossa família uma família de sacerdotes. Hoje temos motivos para agradecer. Se temos orgulho de falar que esse ou aquele pastor é o nosso pai na fé, foi o homem que nos ganhou para Jesus e nos batizou. Também temos o orgulho de falar que temos mãe. A nossa mãe espiritual é a Igreja do Evangelho Quadrangular. Hoje estamos honrando a nossa mãe, que muitas vezes é vilipendiada, é criticada, é maltratada, mas não estão aqui aqueles que a maltratam. Estão aqui aqueles que glorificam a Deus, porque um dia esta igreja abriu as suas portas e continuará até a volta do Senhor Jesus Cristo. (Palmas.) Que Deus abençoe a Igreja Quadrangular, 64 anos pregando o Evangelho de Jesus. Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Glória a Deus! Aleluia! Glória a Deus pela vida do nosso 1º vice-presidente da Igreja Quadrangular, pastor Jefferson Campos, nosso deputado federal.

Quero anunciar a presença do pastor Neilson de Oliveira; pastor Magalhães, nosso amigo, superintendente em São Paulo; pastor Marcos Soares e sua esposa, pastora Nivalda. Louvo a Deus pela presença de vocês. Nosso amigo, pastor Daniel, de Taquaritinga; uma honra tê-lo aqui conosco nesta noite. Pastor Raimundo, superintendente da nossa Igreja também. Pastor Oswaldo, de Embu, superintendente; é uma honra tê-lo aqui conosco. Pastor Alexandre, de Agudos; também é uma honra tê-lo aqui. O pastor João Batista da Mota. Quero agradecer a presença de cada um de vocês.

Queridos, teremos agora uma apresentação do coral Glorifique, sob a regência do maestro Ildo Gusmão, com as músicas “Tua graça me basta” e “A igreja vem”. Este coral pertence à igreja do pastor João Batista.

Podem glorificar a Deus, queridos. (Palmas.) Aqui é a Casa de Deus, hoje.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Glória a Deus! Aleluia! Deus abençoe o Coral Glorifique da igreja de Francisco Morato. É uma honra tê-los aqui.

Teremos agora uma apresentação de coreografia pelo grupo de coreografia da Igreja Quadrangular do Jardim Belval. Vamos louvar a Deus através da dança, pelo aniversário da Igreja do Evangelho Quadrangular.

 

* * *

 

- É feita apresentação de dança.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Agradeço pelo coral da Igreja Quadrangular do Jardim Belval, de Barueri. Vamos ouvir agora a palavra do nosso querido pastor Rinaldi Digilio, nosso coordenador nacional da Mocidade, que representa neste ato o presidente estadual da Igreja Quadrangular, pastor Rocco Digilio Filho.

 

O SR. RINALDI DIGILIO - Boa noite, irmãos, a paz esteja com todos. Cristo nos une sempre mais. Uma grande alegria hoje. Quero saudar aqui o nobre deputado pastor Carlos Cezar, também o nobre deputado pastor Celso Nascimento, que são os nossos representantes nesta Casa e por causa deles estamos aqui dizendo que Jesus Cristo é o Senhor. Nesta Casa de Leis estamos defendendo a Igreja do Senhor. Amém. Quero saudar também nosso deputado pastor Jefferson Campos, nossos conselheiros nacionais e estaduais.

Estou aqui representando o pastor Rocco. Perguntei ao pastor Carlos Cezar quantos minutos eu poderia falar. Ele falou que se fosse o pastor Rocco, 40 minutos, uma hora. Mas como sou eu, um pouco menos.

Hoje é um dia de festa. A Igreja Quadrangular comemora 64 anos. E se comemoramos 64 anos, é porque somos uma igreja vitoriosa no Brasil, uma igreja vitoriosa que nasceu e venceu no coração de Deus. O Senhor escolheu essa igreja para ser uma igreja vencedora.

Não podemos deixar de falar do avivamento espiritual que nasceu no coração daqueles que fundaram essa igreja. Primeiramente, a fundadora, Aimee Semple McPherson, que Deus escolheu para estilhaçar o telhado de vidro do preconceito contra as mulheres no ministério. Essa mulher que Deus usou poderosamente e sem dúvida nenhuma é difícil encontrar um homem que faça o que ela fez. Quero dar aqui essa palavra de honra a essa nossa fundadora. Vou ter muita alegria de chegar lá no céu e dar um abraço nela.

Quero também falar do nosso fundador no Brasil, Harold Williams. O Senhor colocou a chama do avivamento e Harold Williams veio. E por causa de uma oferta que os irmãos da igreja americana fizeram, foi comprada uma tenda e foram assinados nessa tenda os nomes daqueles irmãos que ofertaram essa tenda. E essa igreja nasceu também por causa dessa oferta.

Essa igreja tem muita história. Quero deixar um texto da palavra de Deus, do livro de Salmos, capítulo 27, versículo 4º. Um grande rei, o melhor rei de Israel, por quem o povo judeu tem um grande reconhecimento, e nós temos como o rei Davi, diz assim: “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei; que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu santo templo.” Não está explícito o que Davi está pedindo. Naquele tempo o Senhor não se manifestava na vida das pessoas, mas ele se manifestava apenas no templo. E Davi queria estar todo dia no templo, porque ele almejava a presença de Deus. O que ele está pedindo é a presença de Deus.

Por que li esse texto? Porque a Igreja do Evangelho Quadrangular há 64 anos tem promovido a habitação de Deus aqui na Terra, na vida de quatro milhões de pessoas no nosso País. E nós estamos aqui anunciando que Jesus Cristo é a esperança do nosso País. E nós estamos aqui pregando que Jesus salva, cura, batiza para o Espírito Santo. E ele certamente voltará.

É o Evangelho completo. Estamos aqui nos preparando. Estamos já no tempo final agora para nos encontrarmos com o grande Rei. Está chegando o nosso grande dia. Então, vamos continuar a fazer o grande trabalho.

O pastor Jefferson disse sobre ser a segunda geração de pastores. Pastor Jefferson, um dia eu vi uma coisa que me chamou muita atenção. Porque eu também sou a segunda geração de pastores. Vi que quando Deus faz um avivamento, a pessoa que participa desse avivamento e é despertada para Deus constrói um monumento para Deus. E aí vem a segunda geração, e fica polindo esse monumento, fica limpando esse monumento.

E a Igreja Quadrangular tem um diferencial. A segunda, terceira geração. Nós não ficamos limpando monumentos, mas nós ficamos construindo novos monumentos para o nosso Deus. Nós levantamos monumentos em Casas de Leis, em lugares que, ainda, o Evangelho não chegou e, onde nós precisarmos, nós continuaremos levando esse Evangelho poderoso, que nós temos o privilégio de falar que é o Evangelho perfeito.

Deus abençoe vocês, em nome de Jesus.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Nós teremos agora uma apresentação com o nosso cantor, o tenor Hirailton.

 

O SR. HIRAILTON - Que a graça e a paz estejam com todos. É um prazer imenso estar aqui neste grande evento em comemoração aos 64 anos da nossa igreja, da nossa mãe, Igreja do Evangelho Quadrangular. Confesso que sou bebê na Igreja Quadrangular e cada dia eu tenho aprendido a amar mais esse povo e essa igreja.

É um prazer imenso estar aqui e servir a Deus nesta igreja. Vamos adorar o Senhor com um louvor que diz: a Deus seja a honra e toda a glória por tudo o que ele fez por nós, por tudo o que ele tem feito e o que há de fazer em nossas vidas, mesmo sem merecer, Ele vem provar o amor dele por nós. Amém.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. HIRAILTON - Aleluia! Para sempre! Toda a honra e toda a glória seja dada ao nosso senhor Jesus. Deus abençoe a todos. Amém. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Vamos bater palmas! Glorifica a Deus! Glória a Deus!

Quero agradecer a presença do nosso querido pastor Tercio Rubia, superintendente da cidade de Presidente Prudente; do apóstolo adorador do Deus vivo, bispo Moisés, superintendente de São Roque, nosso querido amigo. Eu louvo a Deus pela sua vida.

Nesse momento, nós faremos a entrega de homenagens aos nossos superintendentes. Eu gostaria de pedir aos superintendentes que perfilassem aqui à frente com os seus diplomas para fazermos uma foto.

Quero chamar o pastor Celso Nascimento, que vai passar o diploma às mãos do pastor Nelson Agnoletto, conselheiro nacional da nossa igreja e também superintendente. Ele representa neste momento todos vocês, todos os superintendentes aqui presentes que estão sendo homenageados. Pode subir pela lateral, atrás da tribuna. Fica mais fácil perfilarmos e ficarmos juntos para fazer uma foto bonita dos nossos superintendentes. É uma honraria que a Assembleia Legislativa, eu e o pastor Celso, estamos prestando a cada um dos superintendentes para marcar esta data, este aniversário. Todos sorrindo para a foto. Daqui a pouco teremos uma apresentação muito especial.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - O coral tem mais uma apresentação a fazer, esse coral tão maravilhoso, tão lindo, que é de Francisco Morato. Vamos ouvir mais uma apresentação do Coral Glorifique, sob a regência do maestro Ildo Gusmão. Glória a Deus.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PSB - Glória a Deus! Aleluia! Glória a Deus!

Ainda adorando ao Senhor, teremos agora uma apresentação muito especial da nossa querida pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular, pastora Soraya Moraes, nossa cantora, ela que tem cinco Grammys da música latina. (Palmas.) Concorrendo com todos os cantores, a melhor é a nossa pastora quadrangular. Deus a abençoe, pastora Soraya Moraes.

 

A SRA. SORAYA MORAES - Glória a Deus! Toda a honra ao Senhor! A paz esteja com todos, amém. É muito bom estar aqui comemorando mais um ano da nossa querida igreja.

Tenho um privilégio muito grande de fazer parte deste corpo e me sinto, na Igreja Evangélica Quadrangular, abraçada. Em qualquer lugar do Brasil aonde eu vá, já tive situações em que liguei, por exemplo, para a pastora Carla e disse: “Pastora Carla, venha me salvar aqui.” São situações difíceis pelas quais passamos, às vezes, em eventos, mas sempre tenho o telefone de alguém, sempre pergunto: “Tem quadrangular lá?

Sinto-me abraçada, em qualquer lugar do Brasil aonde eu vá, pela Igreja do Evangelho Quadrangular, e também no mundo. Já tive o privilégio de ministrar em várias igrejas fora do Brasil. Preguei na convenção da nossa igreja na Venezuela e louvo ao Senhor Jesus. Feliz aniversário, Igreja do Evangelho Quadrangular. (Palmas.)

Gostaria de pedir licença. Vamos ficar todos em pé. Vamos adorar ao Senhor, declarar que Ele é grande. Ele fez coisas grandes no passado, mas Ele ainda tem muito mais o que fazer na nossa igreja. Creio que nossa igreja, no Brasil, está se preparando, está em um momento de preparação, em um momento de coisas novas, para viver uma grande obra que o Senhor vai fazer em nossa igreja, em nome de Jesus. Quem crê nisso? Eu acredito que ainda não vi tudo, pois creio no meu Deus, um Deus de maravilhas, um Deus de poder, um Deus que é grande. Amém! Glória a Deus! Aleluias!

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. SORAYA MORAES - Quero agradecer o convite dos pastores Celso, Carlos e Jeferson, que conhecem a nossa história desde o comecinho.

Louvo a Deus pelo meu esposo, que me apresentou à Igreja Evangélica Quadrangular. Eu a conhecia só de história. Minha mãe era da Igreja Pentecostal da Bíblia no Brasil e contava que o pastor reverendo Epaminondas Silveira Lima foi batizado com o Espírito Santo no movimento das cruzadas e fundou essa igreja, na qual nasci.

Minha mãe contava das tendas. Eles, nas cruzadas, iam aos eventos e minha mãe contou que, uma vez, chamaram os bombeiros, porque a tenda estava pegando fogo e só os vizinhos do lado de fora viam o fogo, ninguém mais via o fogo, os bombeiros chegaram e não tinha fogo nenhum, era o fogo do Espírito Santo.

Ela contou essa história para mim. Quem conhece essa história? É verdade, minha mãe contou essa história para mim. O bombeiro chegou, os vizinhos viam o fogo, mas o fogo estava lá dentro. Aleluia, glória a Deus.

Quero convidar a minha ovelha, o tenor. Nós dirigimos uma igreja do Evangelho Quadrangular por quatro anos e acolhemos essa família, esse talento. O pastor Marcos está o encaminhando, produzindo o CD, em nome de Jesus, em breve estará aí, adorando ao Senhor e você poderá levar o CD para casa.

Agora gostaria de adorar ao Senhor com essa canção, uma letra que nos tocou muito, meu esposo a traduziu, e é uma oração pedindo que o Senhor tenha misericórdia de nós. Temos visto tantas injustiças, tantas tragédias, tantas coisas terríveis acontecendo ao redor do mundo, mas o Senhor está levantando uma igreja para fazer a diferença, e a diferença acontece por meio da oração.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE- CARLOS CEZAR - PSB - Estamos aqui em um culto a Deus, embora em um Parlamento. Estamos em uma sessão solene pelo aniversário da Igreja Quadrangular. Vamos orar, levantar um clamor nesse lugar pelo aniversário da nossa igreja com nosso querido pastor Celso. Gostaria que você, ainda em pé, nesse mesmo espírito, faça essa oração.

 

O SR. CELSO NASCIMENTO - PSC - Oremos. “Nosso Deus e nosso pai, Deus da nossa vida, da nossa alma, da nossa casa, Deus presente neste lugar, nesta noite, porque aqui se reúnem os filhos de Deus, que darão glória neste momento, que darão aleluia neste momento, pela Igreja do Evangelho Quadrangular.

Abra sua boca e comece a dizer glória a Deus por esta igreja que tem ganhado almas em todo o Brasil e no mundo. Ó Senhor, muito obrigado pela vida do nosso presidente nacional, reverendo Mário de Oliveira, pela vida do nosso presidente estadual, reverendo Rocco Digilio e, através dessas duas personalidades da nossa igreja, todos os pastores, todas as lideranças, homens e mulheres espalhados por todo o Brasil.

Nós nos unimos nesta hora, nesta oração queremos te agradecer pela Igreja do Evangelho Quadrangular, porque sabemos que ela está no Brasil e no mundo, trazendo uma mensagem poderosa, a mensagem de que Jesus Cristo salva, batiza no Espírito Santo, cura e de que Jesus, o rei dos reis, em breve voltará.

Que a mensagem quadrangular continue espalhada por todos os cantos do Brasil, por toda a Pátria brasileira e que continuemos, enquanto o Senhor não voltar, a pregar essa mensagem, trazendo almas e vidas para o teu reino. Fomos escolhidos para isto.

Pai, muito obrigado por esta Casa de Leis, pelo presidente desta Casa, por todos os parlamentares que aqui trabalham. Obrigado pelos funcionários e por todos que estão nos assessorando; obrigado Senhor, porque nesta noite este lugar se tornou a casa de Deus, a casa Quadrangular. Obrigado, em nome de Jesus!

E quem gostou bate palmas, dê grito de vitória, assobie, faça barulho! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE- CARLOS CEZAR - PSB - Glória Deus, aleluia. Podem se sentar por um minuto. Com o coração cheio de alegria, mais uma vez quero agradecer muito a Deus pelo privilégio de representar uma parcela significativa do estado de São Paulo; representar o povo Quadrangular neste Parlamento, juntamente com o pastor Celso. Somos sua voz aqui. Quero louvar a Deus por cada um de vocês que se fizeram presentes aqui nesta noite. Meu sentimento é de gratidão a Deus por essa igreja, pelos 64 anos. Foi nessa igreja que me entreguei a Jesus há 25 anos. Nessa igreja, tenho transformado minha vida e abençoado minha família. Louvo a Deus, porque a Bíblia diz no Salmo 90, versículo 12: “Ensina-nos a contar os nossos dias.” É isso que estamos fazendo aqui hoje.

Que essa mensagem nunca venha a se apagar; essa chama que um dia ardeu no coração de nossa fundadora, quando alguém chegou a ela e falou: “Você fala que Jesus está voltando, que um dia voltará a qualquer momento, que a volta Dele é breve, mas você está construindo uma igreja para mais de oito mil pessoas.” Isso foi em 1923, quando ela construiu a igreja Angelus Temple, para mais de oito mil pessoas. Ela dizia: “Eu vivo minha vida como se Jesus fosse voltar no minuto seguinte; mas trabalho como se Ele fosse voltar daqui a 1.000 anos.” Vamos continuar trabalhando, evangelizando e falando do amor de Jesus, com a certeza de que um dia Ele voltará.

Quando iniciamos esta sessão, alguém cantou “Maranata, ora vem, Senhor Jesus”. A volta de Jesus é breve, e essa mensagem nunca vai cessar no nosso coração. (Palmas.) Queridos, minha gratidão a todos aqui presentes: aos pastores Celso Nascimento, Jefferson Campos, Rinaldi Digilio, todos os conselheiros e superintendentes, bem como os pastores de Sorocaba, Bauru e São Paulo. Glória a Deus pela vinda de vocês!

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE- CARLOS CEZAR - PSB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, à Secretaria Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa, às Assessorias Policiais Civil e Militar, à equipe do meu gabinete, bem como a todos que com a sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade. Que Deus abençoe a todos abundantemente, viva Jesus, viva a Igreja Quadrangular.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 07 minutos.

 

* * *