http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

07 DE DEZEMBRO DE 2015

051ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM A CATEDRAL ANGLICANA DE SÃO PAULO, FUNDADA EM 1873, MAIOR IGREJA ANGLICANA DA AMÉRICA LATINA, E A DIOCESE DO MOVIMENTO ANGLICANO NO BRASIL

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Informa que convocara a presente sessão solene, com a finalidade de "Homenagear a Catedral Anglicana de São Paulo, Fundada em 1873, Maior Igreja Anglicana da América Latina, e a Diocese do Movimento Anglicano do Brasil". Anuncia a composição da Mesa e nomeia as autoridades presentes. Tece considerações regimentais a respeito da solenidade. Anuncia a apresentação da oração "Pai Nosso", pelos cantores Ana Luísa Ramos, Carlos Alberto Júnior e Ricardo Moreno. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Exibe vídeo do Instituto Anglicano.

 

2 - ALDO DEMARCHI

Deputado estadual, saúda os presentes. Cumprimenta o presidente Fernando Capez pela iniciativa da solenidade. Manifesta contentamento por participar da presente homenagem. Ressalta a evangelização e o trabalho social, alicerçados pela valorização da família e da fé. Cita o trabalho do reverendo Juliano Godoy, em Rio Claro. Destaca a crença em Jesus Cristo.

 

3 - ROGER BIRD

Bispo diocesano da catedral Anglicana, aborda a relação histórica existente entre Portugal e Inglaterra. Faz breve narrativa a respeito da abertura dos portos do Brasil, pelo império português, aos navios ingleses. Acrescenta que foi permitida a realização de missas anglicanas, no País. Cita missa realizada na estação da Luz, em 1873. Destaca a construção do templo, pela iniciativa da comunidade britânica.

 

4 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a apresentação da música "Tudo Posso".

 

5 - MÔNICA DI STASI GANTUS ENCINAS

Magistrada, mostra-se satisfeita por ter sido convidada. Tece considerações acerca de sua prática religiosa na Igreja Anglicana. Defende a aplicação de ensinamentos da Bíblia no cotidiano. Aduz que a comunidade anglicana deseja boas-vindas aos novos membros da comunidade. Acrescenta que a instituição fomenta obras sociais desde 1997.

 

6 - RAFAEL HENRIQUE JANELA TAMAI ROCHA

Magistrado, cumprimenta os presentes. Lembra discurso do presidente Fernando Capez, quando de sua posse na Presidência desta Casa, acerca do amor ao trabalho. Comenta o acolhimento de crianças em creches, a ilustrar a dedicação integral a obras sociais.

 

7 - ALÉSSIO MARTINS GONÇALVES

Magistrado, saúda os presentes. Reflete sobre a fiscalização mensal da arrecadação, proveniente de festas, casamentos, e batizados. Enaltece a credibilidade da junta paroquial, responsável pela administração das finanças. Acrescenta que a instituição submete-se à auditoria externa. Defenda o bem-estar social, mormente de crianças de até 4 anos de idade.

 

8 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a apresentação da música "Faz um Milagre em Mim". Informa a entrega e lê o teor de placa ao deão da Catedral e presidente do Instituto Anglicano, Reverendo Aldo Quintão.

 

9 - ALDO QUINTÃO

Deão da Catedral e presidente do Instituto Anglicano, saúda os presentes. Manifesta emoção por presenciar a lotação da galeria. Anuncia que deve ir, em breve, a Botucatu, a fim de assinar convênio cujo propósito é constituir mais uma creche. Justifica o pedido de iniciar a sessão solene com a música "Pai Nosso". Faz reflexão filosófica a respeito do companheirismo. Valoriza o otimismo e a presença de Deus. Reverencia Dom Glauco Soares de Lima pela ajuda recebida quando de sua inserção na comunidade anglicana. Reflete a respeito da dedicação de mulheres na seara familiar. Conclui a afirmar "tudo posso naquele que me fortalece".

 

10 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a apresentação da música "I Say a Little Pray For You". Comenta Carta de São Paulo aos Coríntios. Assevera que o Reverendo Aldo Quintão desempenha o dom de atrair as pessoas à igreja. Convida os presentes para sessão solene com a finalidade de "Comemorar o Dia da Bíblia" e para a inauguração da exposição "Bíblia, dos Manuscritos aos Formatos Digitais", dia 10/12, às 10 horas, em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convidamos para compor a Mesa, primeiramente, o nosso homenageado Reverendo Aldo Quintão, Deão da Catedral e presidente do Instituto Anglicano. Uma calorosa salva de palmas para o nosso Aldo. (Palmas.)

Obrigado por levar conforto, esperança e fé a tantas pessoas.

Quero também, com enorme carinho, receber Dom Roger Bird, bispo diocesano da nossa catedral anglicana. (Palmas.)

Agora peço que as palmas sejam dadas ao final da citação das demais autoridades: nosso querido e estimado amigo deputado estadual Aldo Demarchi; a esposa companheira de todas as horas inseparável do nosso reverendo Aldo Quintão, Ana Paula Quintão; Leonardo Quintão, seu filho; Dom Glauco Soares de Lima, bispo emérito da Catedral Anglicana de São Paulo; reverendo Juliano Bernardino de Godoy, pároco da Igreja Anglicana de São Jorge, em Rio Claro, querido amigo do Aldo Demarchi; reverendo Leandro Antunes Campos, pároco da Igreja Anglicana de Todos os Santos; reverendo Regis Augusto Domingues, da Igreja Anglicana de São Paulo; nosso querido e estimado amigo vereador Quito Formiga, grande companheiro; os membros da Junta Paroquial Dr. Rafael Henrique Tamai Rocha, eminente magistrado; Dra. Renata Eugenia Rodrigues, juíza; Dra. Mônica Di Stasi Gantus Encinas, magistrada; Dra. Daniela de Carvalho Guimarães; Milton Antonio Barbieri; Michael Moran Roderick de Melo Silva e Filho; Dr. Aléssio Martins Gonçalves, estimado amigo juiz de Direito; Alastair Stell; Getúlio Rosas; Fábio Sales; os músicos Ana Luisa Ramos; Carlos Alberto Júnior; Ricardo Moreno - dizem que hoje teremos uma performance do Pavarotti aqui - e o pianista Rubinho Moraes; Rodrigo Goulart, representando seu pai o deputado federal grande corintiano Goulart; Udine Verardi, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati, 87 anos, 11 mandatos; coronel Djalma de Lima Santos e esposa Heiko Sakita, e a Dra. Valéria Capez, minha esposa e ilustre promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, obrigado pelo seu comparecimento, você que, como nossas filhas, é uma grande fã da Igreja Anglicana. (Palmas.)

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta não é uma sessão comum, esta não é uma sessão qualquer, esta é uma sessão solene. Como o próprio nome diz, a sessão solene obedece a uma rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa.

A sessão solene só pode ser solicitada por deputado estadual com mandato em exercício nesta Casa e só pode ser convocada pelo presidente da Casa.

Então o deputado faz a solicitação, ela é protocolada, percorre vários órgãos internos recebendo parecer, é submetida à análise do colégio que congrega os líderes de todos os partidos, recebe a manifestação e aí o presidente delibera, se autorizado, convocar ou não a sessão solene.

Algumas sessões solenes são solicitadas, mas acabam não sendo aprovadas e não são convocadas porque não se pode convocar uma sessão por qualquer motivo. Só por motivo de relevante e notório interesse público e social. E há casos de sessões solenes que são autorizadas por maioria de votos. Esta sessão solene que foi solicitada pelo presidente da Casa, mas que não poderia ser convocada por ele se não fosse aprovada, foi aprovada por unanimidade dos deputados da Casa, o que nem sempre ocorre, ainda mais em se tratando do de se homenagear uma Igreja, uma pessoa. Isso é muito difícil de acontecer. A Assembleia Legislativa tem um Regimento muito rigoroso a ser cumprido. E não é por outra razão. É porque a sessão solene foi convocada para homenagear a Catedral Anglicana de São Paulo, fundada em 1873, a maior igreja anglicana da América Latina e a Diocese do Movimento Anglicano do Brasil.

Vamos assistir agora a apresentação da oração “Pai Nosso” pelos cantores Ana Luísa Ramos, Carlos Alberto Júnior, e Ricardo Moreno. Sintam-se em sua casa, ou melhor, em sua igreja.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns Ana Luísa Ramos, Carlos Alberto Júnior, e Ricardo Moreno.

Agora, neste momento, mais do que abençoados por Deus Pai Nosso Senhor, convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos a primeira parte do Hino Nacional Brasileiro, que será executada sob os acordes da Camerata do Corpo Municipal da Polícia Militar do Estado de São Paulo, lembrando que durante a execução do hino não há necessidade de nos voltarmos para a bandeira, uma vez que não existe precedência entre os símbolos da Nação, o hino e a bandeira.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos ao Corpo da Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ao mesmo tempo em que rendemos novamente nossas homenagens a esta gloriosa instituição, o “130 de 31”, essencial para a preservação da segurança e proteção da nossa coletividade. Contem sempre com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Muito obrigado.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, mas será transmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 12, às 10 horas da noite. Quem tem a NET, como eu, assistirá pelo canal 7. Se naquele dia, por um milagre, estiver funcionando e não cair o sinal, vocês vão conseguir assistir. Tenho certeza que com as orações do nosso reverendo vai funcionar. Pela TV Vivo, será pelo Canal 66 analógico, e 135 Digital; e pela TV Digital aberta, pelo 61.2.

Assistiremos, agora, a uma apresentação de um vídeo do Instituto Anglicano.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Que beleza! (Palmas.).

Anunciamos a presença também do representante da rede de Supermercados Satmo, que nos ajuda nas quermesses e nas festas, sempre providenciando um refrigerante geladinho, um salgadinho gostoso. O reverendo Aldo tem uma lista para apresentar para vocês no final da sessão. Quero também anunciar a presença do maestro Renato Alegro, Coral e Orquestra que estão aqui. (Palmas.).

Passo a palavra ao deputado Aldo Demarchi para dirigir a sua saudação à Igreja Anglicana.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - DEM - Boa noite a todos e a todas, Sr. Presidente, meu colega Fernando Capez, na sua pessoa quero saudar a todos os deputados e as deputadas desta Casa, e cumprimentá-lo pela feliz iniciativa de requerer, na noite de hoje, o Salão Nobre para fazer uma homenagem justíssima ao nosso amigo reverendo, xará, Aldo Quintão.

Vou falar pouco porque é evidente que vocês vieram para ouvir Aldo Quintão e não o deputado Aldo. E, na pessoa do meu querido amigo, reverendo Aldo Quintão, quero saudar a todas as autoridades eclesiásticas aqui presentes, e, com a permissão do Dr. Glauco e do Dr. Roger, dizer da minha alegria de fazer parte, como membro desta Casa já há 20 anos, dessa homenagem muito feliz a uma instituição que há 142 anos está na Capital de São Paulo, na nossa Catedral de São Paulo, prestando um belo serviço social e levando a palavra do Evangelho de Cristo, principalmente num momento difícil em que a sociedade vive. Na sua compreensão, eu sempre digo que nós vivemos esse problema justamente por três pilares, que estão ruídos. Na minha opinião, em primeiro lugar, é a família que está precisando um pouco mais de união e de conscientização. Segundo, é da fé. Todos têm que saber que fomos colocados aqui para uma missão por alguém, um ente superior. A maioria, hoje, se esquece disso.

Em terceiro lugar seria a qualidade da nossa Educação.

Desculpa, reverendo Aldo, sem tirar o brilho da homenagem que está sendo feita à nossa catedral, mas eu sou de Rio Claro e tive a felicidade de ter lá o reverendo Juliano Godoy. Jovem, tem feito um trabalho significativo junto aos jovens na área social e com uma abertura fantástica no Interior.

 Fez lá uma missa específica aos africanos, à cultura africana. Está lá organizando uma missa especial à Maçonaria, uma abertura fantástica, dando uma demonstração de que esse é o verdadeiro apóstolo: aquele que quer levar a todos a mensagem de Cristo.

E dizer, Sr. Presidente, não querendo aqui, mas aqui é a nossa catedral de São Paulo, é tricolor. E a nossa lá é de São Jorge, do meu Corinthians. Isso, também, nós vemos com alegria. Juliano, parabéns, eu sei que você traz uma comitiva de lá, que tem feito um trabalho significativo.

Eu, como representante, não apenas do Parlamento da minha cidade, de Rio Claro, mas de toda a região, eu falo aqui: muito obrigado pela sua obra, por aquilo que você vem fazendo na nossa região.

Que Deus esteja com vocês e uma reflexão especial na noite de hoje para que a nossa sociedade, realmente, se volte para Cristo o mais rápido possível.

Boa noite e muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, Aldo.

Neste momento, passo a palavra a Dom Roger Bird, bispo diocesano da Catedral Anglicana.

 

O SR. ROGER BIRD - Boa noite a todos. Como um bom brasileiro, eu sei da importância de falar inglês. Você está duvidando que eu sou brasileiro? Não, eu sou não somente brasileiro, mas paulistano nato, nasci aqui, no Hospital Samaritano, aqui em São Paulo.

Então, eu reconheço a importância, mesmo aqui no Brasil, de falar inglês. E até nosso deputado mostrou isso numa celebração lá na catedral quando ele leu o Salmo 23 em inglês.

Então, eu pensei: “Em vez de fazer alguma coisa em português, eu podia começar falando em inglês.

“Mr. President, Fernando Capez, illustrious deputies, it is a great honor to be here.”

Mas, depois eu fiquei pensando: “Pode ser que um ou outro não fosse entender e quereria que eu falasse, vamos dizer em português - é quase português.

Eu tenho uma pequena vantagem sobre vocês, porque meus pais são ingleses e falavam inglês fluentemente. Eu fui criado na África do Sul, onde se fala inglês.

Mas, eu achei importante transmitir alguma coisa sobre a igreja anglicana, inglês, Brasil, português, e vou dar um pequeno relato sobre essa ligação entre a igreja anglicana Brasil e Inglaterra.

O relacionamento entre a Inglaterra e o Brasil é uma relação muito boa, faz pelo menos uns dois séculos. Lá em Portugal o imperador da França, Napoleão, estava pronto para invadir Portugal. E nesse momento Dom Pedro I achou importante sair de Portugal e vir até o Brasil. Só que a travessia do oceano era muito perigosa, porque havia os navios de guerra da França prontos para atacar os navios portugueses.

Aí ele solicitou à Inglaterra que desse uma escolta para os navios portugueses até o Brasil. E isso foi feito. Em gratidão, Portugal depois assinou um acordo, um tratado de comércio entre os dois países, e abriu os portos brasileiros para os navios ingleses.

Nesse acordo havia uma cláusula muito interessante. Essa cláusula diz que os ingleses no Brasil poderiam fazer as celebrações, missas em inglês, de acordo com o rito anglicano. Então, nessa época, somente a igreja católica romana podia celebrar missas aqui no Brasil. E aí foi aberta essa possibilidade para os ingleses.

E as primeiras missas foram feitas nos próprios navios ingleses, britânicos, nos portos. Pouco mais tarde foi aberta a primeira igreja anglicana no Brasil, no Rio de Janeiro. Mais tarde, em 1873, as missas anglicanas em inglês foram realizadas aqui em São Paulo, nas casas dos engenheiros que estavam construindo as ferrovias. Mais tarde foram realizadas na estação da Luz.

Em 1873, o barão de Mauá doou uma propriedade perto da estação da Luz, e foi construída e sagrada a primeira igreja anglicana aqui em São Paulo, que era a igreja que trabalhou durante muitos anos, até os anos 50, e depois mudou para a nova sede, que temos agora no Alto da Boa Vista.

Essa mudança foi uma coisa fantástica, porque não era fácil arrumar o dinheiro. Mas, graças ao trabalho do reverendo Towson, a comunidade britânica e as firmas britânicas, foi comprado aquele terreno e construído aquele lindo templo que todos vocês conhecem tão bem.

Nos anos 90 a comunidade britânica falou: “Não podemos ficar como estamos conhecidos, como a igreja dos ingleses.” Decidiu-se abrir a igreja para os brasileiros. E aí contratamos um brasileiro chamado Aldo Quintão, para criar uma comunidade anglicana dos brasileiros. Se ele conseguiu ou não, vou deixar isso para ele falar. “Thank you very much.” (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Vamos, agora, assistir à apresentação da música “Tudo Posso”, com Ana Luísa, Carlos Alberto e Moreno.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Maravilha! Esse trio é demais!

Rápidos avisos. Estão presentes Juarez Amaro, presidente da Associação Empresarial da Região Sul; o nosso querido deputado Luiz Carlos Gondim, grande parlamentar, médico.

Foi quebrado o protocolo. Diz o Regimento Interno que, logo após anunciar a sessão solene, deve-se executar o Hino Nacional. Como vocês perceberam, por solicitação do reverendo Aldo, foi cantada a oração do Pai Nosso. E a justificativa dele foi irresistível. Se não fosse Deus, não teria o Universo, nem o Brasil. Muito menos o Hino Nacional e a Assembleia. Por essa razão, entendi que o protocolo deveria sofrer uma rápida correção.

Completando, Sidney Smith era o almirante da Marinha britânica, que conduziu com segurança nossa família Real, Dom João VI, de Portugal para o Brasil, saindo num dia chuvoso, novembro de 1807. Fiz a propaganda do Laurentino Gomes, do livro “1808”.

Com a palavra, Sua Excelência, Dr. Mônica Di Stasi Gantus Encinas, que é paroquiana e ilustre magistrada.

 

A SRA. MÔNICA DI STASI GANTUS ENCINAS - Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Fernando Capez, na pessoa de quem saúdo todos os presentes a esta solenidade.

Foi com muita satisfação que recebi o convite para participar da homenagem à Catedral Anglicana de São Paulo. Faço parte da grande família que é a comunidade anglicana desde o ano de 2009. Lá me casei e batizei os meus filhos. É o lugar onde encontro paz para conversar com o Pai, praticar o Seu amor com serenidade, refletir sobre os Seus ensinamentos, sempre com discernimento, sabendo que as passagens das Escrituras Sagradas não devem ser interpretadas literalmente e o que vale é a moralidade - e não o moralismo, muitas vezes falso, contido em regras absolutamente imutáveis e que, por vezes, não se aplicam à nossa realidade.

Os encontros dominicais que reúnem cerca de 1.700 pessoas trazem, ao lado da Palavra de Deus, os exemplos de sua aplicação à vida concreta. Esta Palavra, dita em alto e bom som, é compreensível a todos porque desvinculada do aspecto meramente teórico. Ao mesmo tempo em que ouvimos os sermões contidos no Novo e no Velho Testamento, ouvimos também destaques do jornal do dia, da revista da semana, do último noticiário.

Ser anglicano não é saber de cor a Bíblia, é reconhecer os seus ensinamentos em cada acontecimento da vida. Para participar desta comunidade, basta ter o coração aberto: “Não julgueis e não sereis julgado.” Todo aquele que tiver sido batizado em uma igreja cristã pode ir lá receber a comunhão.

Assim é viver o amor de Cristo, não negando o corpo e o sangue a todo que Ele procura, não negando a palavra a quem dela necessita. E isso se percebe facilmente ao chegar à Catedral, pois ao término da celebração cada novo participante é presenteado com um kit de boas-vindas, uma maneira carinhosa e delicada de dizer: sua presença é muito importante, junte-se a nós, viva a nossa comunidade.

Ser anglicano é fazer parte da igreja católica de Cristo, sem excluir ou isolar-se de outros cristãos. Trata-se de uma comunidade em que todos, absolutamente todos, sem qualquer distinção, são respeitados e valorizados em seus talentos e individualidades. Nossa igreja não despreza o uso da razão e da investigação científica - dons que nos foram conferidos por Deus.

A Pastoral da Igreja Anglicana respeita a liberdade individual e não determina, automaticamente, aquilo que os seus membros devem fazer. Preconiza, sim, que para o seu próprio bem, as pessoas devem seguir os ensinamentos da igreja e decidir, por si mesmos, sobre o caminho a tomar. Examinei todas as coisas e retenho o que é bom - exatamente como nos ensinou o pai.

Nesse sentido, a comunidade, cada vez mais unida em torno de um bem maior, tem importantes obras sociais, como o Instituto Anglicano, instituído em 23 de novembro de 1997, sob a coordenação do Reverendo Aldo Quintão. É o braço social da Catedral Anglicana de São Paulo e tem como missão atender a qualquer pessoa em situação de carência, visando prioritariamente um trabalho comunitário através dos seus projetos sociais.

Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo instituto encontram-se os três centros de educação infantil que oferecem atendimento a 450 crianças em Paraisópolis, 120 no Jaguaré e, a mais nova delas, cujas atividades terão início em janeiro do próximo ano, em Botucatu, para outras 130. No total, serão 838 crianças em período integral, da faixa etária de 0 a 4 anos recebendo educação, alimentação e carinho que, muitas vezes, não têm em suas próprias casas.

Além disso, colaboramos com o orfanato SOS Vida Nova com brinquedos, gêneros alimentícios de higiene e limpeza. Sessenta idosos recebem cestas básicas de nossa comunidade.

Assim, vivemos os ensinamentos de Cristo. Para apresentar a Sua palavra, temos conosco o Reverendo que mais celebra casamentos no Brasil, Aldo Quintão. Pessoa de origem humilde a quem Deus abençoou com o dom da palavra, capaz de tocar no coração até dos mais céticos, despertando interesse pelas questões religiosas. Ao lado dos bispos Dom Glauco Soares de Lima e Dom Roger Bird, ele propaga a palavra do Senhor trazendo para os bancos da igreja cada dia mais e mais fiéis, como podemos perceber aqui. Como eu disse, tenho muito orgulho de fazer parte da família anglicana, que hoje recebe essa justa homenagem. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Com a palavra, eminente magistrado Dr. Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, para também dirigir a sua saudação.

 

O SR. RAFAEL HENRIQUE JANELA TAMAI ROCHA - Boa noite a todos. Inicialmente gostaria de cumprimentar todos os deputados presentes a esta especial solenidade, o que faço na pessoa do presidente desta Assembleia, deputado Fernando Capez, que muito enobrece esta Casa. Cumprimento ainda todas as autoridades policiais aqui presentes, assim como os valorosos policiais militares presentes a esta solenidade, que muito honram a função a que se dedicam, assim como garantem a todos nós a segurança necessária ao desenvolvimento das nossas atividades cotidianas. Cumprimento, aliás, as demais autoridades aqui presentes, nas pessoas dos meus amigos e colegas de profissão Aléssio e Mônica, os quais enobrecem diariamente a magistratura bandeirante. Cumprimento ainda todas as autoridades eclesiásticas presentes, na pessoa do bispo Dom Roger Bird. Por fim, cumprimento todos os membros da Catedral Anglicana, na pessoa do Sr. Michael Moran, que muito nos honra com os seus conhecimentos e dedicação a toda a comunidade.

Bem, passando ao discurso propriamente dito, prometo ser breve. Gostaria de salientar que a mim houve a incumbência de declinar breves, porém sinceras palavras a respeito desta importante solenidade, que reconhece o trabalho já desenvolvido há anos pela Catedral Anglicana de São Paulo e pelo Instituto Anglicano. Necessário, aliás, que se reconheça a importância tanto do reverendo Aldo, quanto da Ana Paula, sua esposa, à frente de ambas as instituições, as quais gozam de elevado respeito e prestígio entre a população paulistana.

Nesse ponto, pedirei vênia ao deputado Fernando Capez a fim de me apropriar, com os devidos créditos, de trecho de discurso pelo mesmo proferido quando de sua posse como presidente desta Casa de Leis, na abertura da presente legislatura, em 15 de março de 2015. O deputado Capez, citando o eminente ex-procurador de Justiça e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Dr. Claudio Ferraz Alvarenga, destacou assertiva pelo mesmo proferida quando de seu ingresso na carreira do Ministério Pública. As palavras são as seguintes: “Se você deseja mesmo integrar alguma instituição, tenha amor pelo seu trabalho. Que o seu trabalho seja mais do que uma função. Que ele seja um estado de espírito, porque o Ministério Público é isso para nós e por isso ele sempre irá crescer.” Essas palavras, embora referidas à instituição do Ministério Público, instituição irmã àquela a qual abracei, podem ser perfeitamente aplicáveis, nos dias atuais, ao Reverendo Aldo Quintão e à Ana Paula. São pessoas que se dedicam integralmente à causa da Catedral Anglicana e do Instituto Anglicano, visando sempre ao bem estar de terceiros, em especial as 450 crianças da comunidade de Paraisópolis acolhidas na creche anglicana Renata Eugênia Rodrigues, assim como as outras acolhidas junto às creches Julian Thomas e Lina Rodrigues.

Ora, é evidente, como já se salientou em algumas de nossas reuniões mensais na Catedral Anglicana, que esta é indissociável do Instituto Anglicano, sendo ambos esculpidos e lapidados diariamente pelo Reverendo Aldo Quintão e pela Ana Paula por meio da dedicação integral às obras sociais. Nesse contexto, impende destacar, como sempre o faz o Reverendo Aldo em suas celebrações dominicais - que sente orgulho e isso contagia a todos nós -, que fazemos parte da única instituição religiosa do País que conta com auditoria de uma das maiores empresas do mundo no ramo, a Pricewaterhouse Coopers, cuja responsabilidade dispensa maiores comentários e adjetivações. Isto, como já salientado, é motivo de orgulho para os membros da Junta Paroquial e demonstra a seriedade com que as obras sociais e filantrópicas são tratadas por toda a comunidade.

Referida seriedade e austeridade com o trato da coisa comum, aliás, apenas poderia ensejar uma linda homenagem como a presente, emanada pelo Poder Legislativo Bandeirante, o que apenas enaltece todo o trabalho desenvolvido.

Nesses termos, confidencio aos senhores o orgulho que tenho por fazer parte da grande família anglicana, cujos valores passam pela responsabilidade e respeito às diferenças, de modo a se acolher todos aqueles que lá chegam, sem exceção. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Tem a palavra a S. Exa., Dr. Aléssio Martins Gonçalves, magistrado e paroquiano da nossa querida Igreja Anglicana.

 

O SR. ALÉSSIO MARTINS GONÇALVES - Boa noite a todos os presentes. Inicialmente, cumprimento o nobre deputado Fernando Capez, um dos mais destacados membros do Ministério Público do Estado de São Paulo e deputado estadual mais votado na última eleição.

Na pessoa dele, cumprimento todos os presentes. É difícil destacarmos todas as pessoas. São muitos os amigos presentes, toda a nossa comunidade anglicana, mas gostaria de deixar um cumprimento especial para o nosso querido Reverendo Aldo, homenageado desta noite, e para os nossos bispos, D. Roger e D. Glauco. Sem eles a abertura da Igreja Anglicana não teria sido feita aos brasileiros. Ela permaneceria frequentada apenas pelos ingleses e britânicos.

Hoje, vivemos em uma comunhão muito bonita, muito significativa e muito importante. Nós, membros da Junta Paroquial, nos reunimos mensalmente para a fiscalização - e o termo é esse - das contas e de cada real arrecadado nas nossas missas, nos casamentos, nos batizados, nos boletos pagos por alguns e nas nossas festas eventuais, que são sempre muito divertidas, mas com um cunho social muito importante.

As nossas reuniões são mensais e nos reunimos na catedral. O nosso querido Reverendo Aldo e sua esposa, Ana Paula, nos prestam contas e explicações pessoalmente em todas as reuniões. Os temas são debatidos e cada gasto feito ou a fazer é analisado por nós, que temos a honra de, em nome de toda essa comunidade, tomar ciência de tudo o que é feito. Isso só nos enche de orgulho, pois podemos dar uma contribuição, ainda que pequena, a esse projeto maravilhoso.

Você consegue ver um âmbito religioso nas celebrações da Catedral Anglicana, mas também há um âmbito social no trabalho do Reverendo Aldo, da Ana Paula e de todos os presentes. Esse trabalho foi sintetizado em um vídeo que nos foi apresentado, mas ele é muito grande e importante. A credibilidade desse projeto me motiva muito a colaborar. O Aldo nos presta contas semanalmente em cada missa, explicando tudo o que irá fazer.

Mensalmente, ele e a Ana Paula prestam explicações minuciosas à Junta Paroquial de cada gasto realizado. Como o Dr. Rafael nos lembrou, o Aldo também presta explicações à Price, que nos audita. É importante que se destaque que somos a única igreja que é auditada pela Price.

Além do nosso trabalho na Junta, há ainda essa fiscalização externa. Isso tudo serve para garantir que alcancemos o nosso objetivo, não apenas o nosso objetivo pessoal, mas o nosso objetivo como uma organização social.

Tanto a catedral quanto o instituto tem por finalidade trazer o bem-estar social para todos os frequentadores e, na verdade, para todas as pessoas que pudermos ajudar, em especial as crianças de zero a quatro anos que são atendidas. Os seus pais, devido a esse atendimento excepcional que as crianças recebem em nossas creches, conseguem viver mais tranquilamente e ajudam na pacificação social, tão importante em nossos tempos.

Era isso que eu queria falar hoje. Agradeço a presença de todos e a oportunidade de fazer parte deste trabalho, de dar minha mínima colaboração a esse trabalho maravilhoso. Boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns a esses três ilustres magistrados que, acima de tudo, são três exemplares servidores públicos.

Neste momento, teremos a apresentação da música “Faz um Milagre em Mim”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Mais uma vez, parabéns a esses três maravilhosos cantores. E eu deixei para saudar separadamente o músico, o Rubinho, que está aqui. (Palmas.) Eu acompanhei a polêmica. Moreno, você está com sua carteira de músico, da Associação dos Músicos? Parabéns ao Rubinho. Show você aqui com a gente, querido.

Neste momento convido o bispo Dom Roger Bird e a nossa grande inspiradora do reverendo Aldo, Ana Paula Quintão, sua companheira de todos os momentos, a quem reconhecemos o sacrifício de dividir seu tempo, o tempo de sua família, com todos nós, permitindo que o Aldo faça esse contato. Aliás, quero pedir uma salva de palmas à Ana Paula. (Palmas.)

Costumo dizer que à frente de um grande homem tem sempre uma grande mulher, o levando e o conduzindo aos seus destinos. Mas peço que ambos venham aqui me ajudar a entregar uma placa em homenagem ao reverendo Aldo Quintão. Tenho certeza que é uma placa entregue por cada um de vocês, junto com a Assembleia Legislativa.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Vou ler o conteúdo da placa para nossos queridos participantes da sessão. Ela contém o logo da Assembleia Legislativa, que, por lei, só pode ser colocado em documentos oficiais da Assembleia e esse, apesar de não estar na forma de papel, é um documento oficial. A placa contém os seguintes dizeres: “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em sessão solene, homenageia a Catedral Anglicana de São Paulo e a Diocese do Movimento Anglicano no Brasil, na pessoa do reverendo Aldo Quintão. Fundada em 1873, maior igreja anglicana da América Latina, é reconhecida pelo trabalho realizado na difusão do evangelho, incentivo ao estudo da Bíblia e, principalmente, pela prática do amor fraterno. Além de contextualizar a mensagem eterna de Cristo, com a missão de adorar a Deus e promover o seu reino na Terra.

A Igreja Anglicana, de origem inglesa, definiu como elementos essenciais para a fé cristã a Bíblia sagrada, os credos apostólicos e Niceno, os sacramentos e o episcopado histórico. Sua liturgia herdou muitos elementos católicos romanos, com grande influência protestante.

Por tais razões, esta Casa de Leis presta esta homenagem à Igreja Anglicana, que tem contribuído brilhantemente nos ensinamentos do significado da palavra de Deus e da paz entre os homens.

Fernando Capez, na qualidade de presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo.

São Paulo, 07 de dezembro de 2015.” (Palmas.)

Neste momento, no ápice, no clímax desta sessão, com a palavra Aldo Quintão, reverendo Deão e presidente do Instituto Anglicano. Peço ao Cerimonial que conduza o reverendo Aldo Quintão ao parlatório de uso privativo dos deputados, mas que hoje, engalanado, se curva à autoridade do trabalho do reverendo Aldo Quintão.

Tem a palavra o Sr. Aldo Quintão.

 

O SR. ALDO QUINTÃO - Boa noite, Sr. Presidente, Fernando Capez; e meu amigo e irmão, meu xará Aldo Demarchi. Sintam-se cumprimentadas todas as autoridades aqui presentes. Leonardo e Ana Paula, obrigado por tudo que vocês representam na minha vida. Amados da Junta Paroquial, é uma honra e orgulho ter vocês aqui. Fiz um comentário ao deputado Fernando Capez: “Nada me emociona mais hoje do que ver todas as cadeiras ocupadas e pessoas de pé, porque pedi muito isso a vocês e a Deus, não vou negar. Acendi minha vela e falei: ‘Jesus, não me deixe passar vergonha.’” Amanhã, às quatro da manhã, irei a Botucatu assinar o convênio da nova creche. (Palmas.)

Está aqui o Sr. Alastair Steel - levante-se para que nós o reconheçamos. É sócio da Price; é o elo entre a catedral, as creches e a Price. Há alguns anos - perto do Natal era uma dureza terrível -, nas creches do Paraisópolis e da Vila Brasilândia, ele falou para mim: “Reverendo, há uma creche não muito bem administrada, e a gente quer passar para você.” Eu recebi aquilo como um presente de Natal. Não sei por que, mas o prédio da creche da Vila Brasilândia veio na época do Natal, assim como a do Morumbi. E este ano, o presente de Natal está vindo durante a maior crise pela qual já passamos, por falta de governo federal, corrupção e roubalheira. Não que isso nunca tenha acontecido; mas dessa forma, nunca presenciei. Mas por causa de vocês - que para mim são a personificação da presença de Cristo na minha vida e no meu dia a dia - não estou com medo e tenho certeza de que tudo vai dar certo. Sei que vocês sabem dessa história.

Rodrigo está aqui, filho do deputado federal Goulart. Muito obrigado, mande um abraço a seu pai e diga-lhe que conto com o voto dele para melhorar o País. Que ele não vote para permanecer, mas para mudar, por favor. (Palmas.) Como a maioria de nós aqui votamos no Capez e no Goulart, temos moral para cobrar. Amados e amadas, fui me meter onde não devia e me perdi. Professor Cláudio, o seu lugar é aqui em cima, mas sei que o senhor quis ficar ao lado dos músicos. Professor da Fundação Getúlio Vargas... Que honra ter o título da Fundação Getúlio Vargas, porque o senhor indicou as pessoas e esmiuçou nossa vidas; e nós conseguimos.

Quando pedi para que primeiro fizéssemos o Pai Nosso, pedi para que eu pudesse trazer os músicos da igreja. Fiz esse pedido a Fernando Capez. O único músico é o Rubinho; Júnior, Ana e Moreno são cantores. Eles ajudam muito a gente a rezar. Hoje, há muita gente fugindo dos juízes, não? Fiz questão de que três juízes falassem para vocês; pedi a eles. E nenhum deles titubeou. Vou falar porque participo, recebo a prestação de contas, sou da igreja, e estamos precisando muito disso.

Eu lembrei agora de uma história que todos vocês conhecem, mas eu quero contá-la e quero que ela sirva para cada um de vocês.

Em uma guerra, um grupo de soldados se reencontrou para fazer a contagem e reorganizar os planos para a batalha. Eles observaram que faltava um soldado. Então, o general começou a traçar os planos para o dia seguinte, e um soldado pediu autorização para ir resgatar o amigo.

O general disse: “Não dou a permissão. Já perdi um e posso perder dois, eu não quero perder mais um soldado. Vamos descansar, e amanhã pela manhã partiremos para a batalha.

Amanhece e faltava esse soldado também. O general ficou indignado quando viu que ele voltava meio trôpego, porque, mesmo que levemente, ele foi ferido. Ele disse: “Está vendo o que você fez? Você voltou lá, e agora volta ferido e eu fico com metade de um soldado aqui.” Ele perguntou: “Valeu a pena?

O soldado disse: “Valeu a pena, porque quando eu voltei o meu amigo, em seu último suspiro, disse que tinha certeza de que eu não iria abandoná-lo.

Eu tinha certeza de que vocês não iriam me abandonar. Olhando para vocês aqui agora, eu agradeço a Deus.

Quero dizer para vocês, do fundo do coração, que domingo, quando aquelas crianças entrarem na catedral, muitas delas machucadas, feridas emocional, física e sexualmente, elas irão receber amor, carinho. Quarenta ou cinquenta vozes cantando para elas. Aí vai entrar o trenó, aí vai entrar o Papai Noel.

Aí entram vocês. Como vocês são maravilhosos. Cada um de vocês apadrinhando, levando um presente, uma boneca, um carrinho, uma roupa. Mais importante do que isso, levando amor e carinho.

A crise está brava, mas, pela primeira vez, há 708 crianças, e cada uma delas irá receber uma bicicleta neste domingo. (Palmas.)

Não irei fazer agradecimentos, porque todos vocês contribuem e participam. Não vou falar do Homero e nem da Styll Baby, porque ele pediu para eu não falar.

Meu filho me disse: “Pai, pare de falar essas coisas, pare de chorar miséria.” Eu disse: “Filho, eu não choro miséria, eu quero ser força para as pessoas, eu quero que as pessoas acreditem que é possível dar a volta por cima. Eu quero que as pessoas saibam, Leonardo, que, por mais escura que seja a noite, vai amanhecer. Eu quero que as pessoas saibam que, por maiores que sejam os nossos problemas, Deus é maior do que eles. Eu quero, filho, que as pessoas saibam que eu nunca em minha vida vi o Papai Noel. Eu nunca ganhei um presente de Natal, mas o presente que Deus me deu depois foi maravilhoso.”

Dom Glauco, você hoje, nesta cadeira de rodas, é um dos maiores exemplos em minha vida. Me recebeu, me acolheu, me ordenou, me ajudou. Quando eu não tinha nada o senhor me emprestou seu CNPJ de bispo para eu abrir a creche. O senhor lembra? Sete crianças, e eu não tinha dinheiro para abrir uma firma. O senhor disse: “Eu te empresto meu CNPJ, porque você é um filho para mim.

 Dom Roger me recebeu na catedral. Não foi fácil para ele aguentar a pressão dos ingleses. “Quem é esse caipira que não canta música erudita, clássica, em órgão de tubos. Fica com esse radinho para baixo e para cima, parecendo um Juruna.” Eu tinha um radinho, um “cedezinho”.

Dom Glauco, eu amo muito você. O que eu lhe disse há muitos anos atrás eu repito hoje. Eu jamais irei te abandonar. Estarei com você enquanto eu viver, ou enquanto você viver, mesmo que um de nós dois possa ir primeiro, nós vamos estar sempre unidos, eu, você e o Roger, nessa luta em que nós estamos.

Reverendo Leandro, lá de Santos, muito obrigado. Reverendo Juliano, reverendo Régis, reverendo padre Léo e o Marcos. Espero ter falado o nome de todos os reverendos.

Há males e males. Eu jamais esperaria receber o que eu estou recebendo hoje. O Dr. Capez falou para eu não falar, espero que isso não o prejudique como presidente. Eu disse: “Sabe, Dr. Capez, está tão difícil. Quatro creches, vai para lá, vai para cá, o meu Celta já está cansado.” Ele falou: “Tá bom, eu vou arrumar um carro para você.” Está gravado, Dr. Capez. Eu tenho uns amigos aí, eu vou pedir... Está gravado? Está bom. Eu sei que o senhor é corintiano, meus pêsames por o campeão do Brasil ter sido o Palmeiras.

Um parêntese, o Dr. Rossini, promotor público, falou: “Vem aqui no café que eu estou te esperando.” Eu fui à nossa cafeteria e ele falou: “Aquele ali é o promotor Capez, é sério, é honesto, é correto.” Aí eu fui perguntar para os juízes. A Dra. Mônica, a juíza que falou primeiro, disse: “Aldo, quando eu fui fazer a prova de juízes e me entregaram a prova, parecia que eu estava ouvindo o Capez me dando aula.” Eu perguntei para o Bruno, que não está presente, nosso juiz federal, perguntei para o Alécio, perguntei para o Rafael e todos eles disseram: “O cara é bom, o cara é promotor, o cara é sério.” Por isso que eu dei a cara para bater diante de vocês e por isso nós estamos aqui hoje. Eu lhe agradeço muito por isso, Dr. Capez. (Palmas.)

Mulheres, a Ana Paula, assim como vocês, sofre muito. Nós trabalhamos o dia inteiro, ainda chega a casa ela tem o Leonardo. Vocês sabem o que é ter um filho de 26 anos, não é? É um bebê para ela. Eu quero dizer que vocês são maravilhosas. Eu tenho o maior orgulho de vocês. Perdoem-nos para que possamos continuar a nossa luta, a nossa lida do dia a dia. Não é fácil ser esposa de um reverendo, principalmente se ele for o Aldo. Rezem muito pela Ana Paula, pelo Leonardo, que também não é fácil aguentar a figura, aguentar o peso.

Eu quero dizer para ele, na presença de vocês: “Leonardo, eu tenho o maior orgulho de você, orgulho de vê-lo acordar de manhã e pegar a sua pastinha para ir vender.” Ele disse: “Pai, não faça merchandising.” Eu falei: “Eu não vou falar que você trabalha na Prudential e que a Prudential é a melhor forma de você garantir o seu futuro.” Eu vou apanhar, mas eu vou falar. Tenho muito amor pela minha esposa Ana Paula, amor por tudo o que ela representa na minha vida há 32 anos, por meu filho Leonardo e por cada um de vocês. Eu estou na Assembleia Legislativa de São Paulo, que é uma das maiores da América Latina, Sr. Presidente. Ou é a maior? A maior da América Latina, recebendo com vocês este prêmio, esta noite.

Vou encerrar dizendo isto. Eu sentava em frente ao toco de madeira e inaugurou uma padaria bem em frente à casa do meu pai, de onde saía fumacinha de pão quente. Eu tinha uma vontade danada de comer um pão daquele bem quentinho, com manteiga. Meu pai, que já ressuscitou, minha mãe, faxineira, meu pai, sapateiro: “Filho, vai chegar o dia, vai chegar o seu dia.” Eu amo muito vocês, eu sou muito grato ao que vocês representam na minha vida. A catedral é um prédio, quem dá vida a ela são vocês.

Obrigado, Deus, Pai todo poderoso. Obrigado, Jesus Cristo. Obrigado, meu Senhor, porque o Senhor não me abandonou, o Senhor foi fiel. Quando tenho Deus na minha vida, eu vergo, mas eu não quebro. Eu balanço, mas eu não caio. Eu perco a batalha, mas eu não perco a guerra. E quem estiver precisando aqui, acredite, tudo posso naquele que me fortalece. O Senhor é meu pastor

 

TODOS - E nada me faltará.

 

O SR. ALDO QUINTÃO - Obrigado por vocês representarem Jesus Cristo na minha vida. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E agora, já no clima: “I Say A Little Prayer For You”.

 

* * *

 

- É feita uma apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Beleza! Bonito! Bonito! Os três tenores e o músico Rubinho!

Quero anunciar a presença do meu chefe de gabinete, que é um delegado de polícia, Dr. Alexandre Zakir. Foi da Corregedoria Geral da Administração e, na época, desvendou uma máfia que atuava na área da Saúde. Hoje, está trabalhando aqui.

Está presente Rodrigo Tritapepe, que é nosso diretor de biblioteca e também me apresentou ao Reverendo Aldo. O prédio vai virar um centro cultural e vai ter a maior biblioteca de São Paulo, no ano que vem, para os jovens que vão ao Parque do Ibirapuera poderem usufruir disto aqui. Vai haver um ônibus para fazer um circuito cultural pelos museus do Parque do Ibirapuera e da Assembleia, também.

Anuncio a presença do nosso querido Augusto Rossini, meu colega, promotor de Justiça, que foi quem me levou, pela primeira vez, a ter um contato com o Aldo. Ele é o Secretário-Geral da Administração. Você tem a sua Pricewaterhouse e eu tenho o Rossini, aqui, o promotor, para dar uma olhada nos contratos. Vê tudo direitinho. Muito obrigado, Rossini, duplamente, pelo trabalho que você faz e por estar aqui, conosco, ajudando, além de ter me apresentado o Aldo.

Senhoras e senhores, não dá vontade de terminarmos esta sessão solene. É emocionante verificar, em uma segunda-feira à noite, a vinda do Aldo aqui, esta homenagem à Igreja Anglicana e o número de pessoas que se faz presente. Vocês não imaginam o trabalho que me dá, quando eu faço uma sessão solene, para lotar este plenário.

E posso falar? Eu me limitei a convocar. Eu estava em uma viagem internacional. Passei dez dias entre a Palestina e Israel, fazendo contato com autoridades das duas localidades. Encontrei-me com o primeiro-ministro, com deputados árabes e israelenses. Fui à Faixa de Gaza e às colinas de Golã, onde podia ouvir os tiros na Síria do Estado Islâmico, aquela guerra civil. Cheguei ontem à noite.

Quando venho aqui, a esta sessão solene, há esta coisa maravilhosa: este número de pessoas aqui presentes. É o amor que vocês têm pela Igreja Anglicana e o amor que vocês têm ao Aldo. Essa é a maior fortuna que uma pessoa pode ter. Acho que essa é a maior recompensa que Deus poderia dar ao trabalho e à dedicação que ele realiza.

Vocês não imaginam - e eu falo isso como uma personalidade pública - o que significa o que vocês hoje fizeram: o amor, esse carinho e essa dedicação que vocês têm pelo Aldo, o amor que vocês têm à igreja.

Você falou do Palmeiras, que ganhou o título. Falou do Corinthians. Ficou todo mundo feliz, não é? Santos é campeão paulista. Palmeiras é campeão da Copa do Brasil. Corinthians é hexacampeão brasileiro. São Paulo: faz tempo nublado. O trânsito está melhorando.

Vou me inspirar na primeira epístola que São Paulo encaminhou aos Coríntios para dedicar umas palavras bem rápidas ao Aldo. No Capítulo 12, está escrito: “Se todos os membros fossem um só membro, onde estaria o corpo? Mas a verdade é que muitos são os membros, e um só o corpo. Ora, o olho não pode dizer à mão: Eu não necessito do teu préstimo. Nem também a cabeça pode dizer aos pés: Vós não me sois necessários. Antes pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são os mais necessários. (...) E assim a vários pôs Deus na Igreja, primeiramente os apóstolos, secundariamente os profetas, em terceiro lugar os doutores, depois os que têm a virtude de obrar milagres, depois os que têm a graça de curar doenças, os que têm o dom de assistir a seus irmãos, os que têm o dom de governar, os que têm o dom de falar diversas línguas, os que têm o dom de as interpretar”.

Cada um de nós, ao frequentar a Igreja Anglicana e procurar colocar em prática aquilo que lá aprendemos, integramos, como membros, esse corpo. Tenho a felicidade de dizer: aqui está a cabeça que dirige esse corpo, a liderança que é exercida. E o que faz o Reverendo Aldo é desempenhar - não posso dizer um talento, pois estou lidando com coisas sagradas - um dom. O dom de poder atrair as pessoas à igreja, de levar um discurso leve, com humor na dose certa, que Jesus lhe pede para fazer. Com esse humor, ele mantém a nossa atenção e nos atrai para receber a mensagem que ele quer passar.

Aldo, não foi a Assembleia Legislativa que homenageou a Igreja Anglicana ou você. Você que homenageou a Assembleia Legislativa, o povo de São Paulo e o povo do Brasil ao aceitar ser homenageado e ao vir aqui difundir cada vez mais o seu trabalho, para que ele possa chegar a um número cada vez maior de pessoas. Você não imagina a importância que tem a sua missão, dissuadindo a violência, criando harmonia, levando a mensagem de Deus, como quer Jesus. Por essa razão, se vou levar algumas das coisas desta Assembleia Legislativa, é poder ter tido a oportunidade, concedida por Deus, de, como presidente, fazer uma homenagem em gratidão a tudo o que você fez por todos nós.

Nestas palavras de encerramento, convido todos os que puderem vir para a sessão solene que comemorará o Dia da Bíblia e para a inauguração da exposição “Bíblia: dos manuscritos aos formatos digitais”. Toda a história da Bíblia estará exposta na Assembleia Legislativa no dia 10 de dezembro, quinta-feira, às 10 horas, em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil, inaugurando a sequência de exposições que haverá na Assembleia Legislativa.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, a toda sua equipe e aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp e das Assessorias da Polícia Civil e Militar, bem como a todos os demais servidores que colaboraram para o êxito desta sessão, mas principalmente aos senhores, que, com sua presença, fizeram esta sessão solene.

Convido a todos para o coquetel que será oferecido agora no Hall Monumental. Que Deus abençoe a todos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 45 minutos.

 

* * *