http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

10 DE DEZEMBRO DE 2015

052ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA BÍBLIA

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Comemorar o Dia da Bíblia". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia apresentação musical com o cantor Paulo César Baruk.

 

2 - CHICO SARDELLI

Saúda autoridades e convidados. Parabeniza o presidente Fernando Capez pela iniciativa da solenidade. Informa ser o autor do PL 507/09, que resultou na lei que instituiu o Dia Estadual da Bíblia. Ressalta que um homem temente a Deus, na vida pública, faz a diferença. Destaca a responsabilidade dos políticos diante de decisões que são tomadas.

 

3 - CELSO NASCIMENTO

Faz reflexão sobre a instituição do Dia da Bíblia, por meio de lei estadual. Lembra a mensagem do Evangelho. Enfatiza o valor das escrituras sagradas e a proibição de sua leitura, em alguns países.

 

4 - RODRIGO MORAES

Cumprimenta os presentes. Comenta a importância dos ensinamentos bíblicos. Parabeniza o deputado Chico Sardelli, autor do projeto de lei que resultou na instituição do Dia da Bíblia. Reitera a responsabilidade em representar o povo paulista por meio de seu mandato. Afirma que suas ações são pautadas pela palavra de Deus.

 

5 - AIRTON GARCIA

Opina que aproximar as pessoas de Deus, reduziria os males do mundo. Agradece os convidados pela presença, bem como ao deputado Chico Sardelli, autor da lei que criou o Dia Estadual da Bíblia.

 

6 - CEZINHA DE MADUREIRA

Rememora a posse do presidente Fernando Capez, momento em que o chefe do Legislativo lera o Salmo 91. Cumprimenta autoridades. Destaca projeto de lei, apoiado pelo secretário de Turismo Roberto de Lucena, que reconhece o turismo religioso paulista. Cita aprovação de propositura que proíbe a venda de chip de celular sem o devido cadastramento. Comenta instituição do Dia do Ministro de Louvor, por meio de projeto de lei de sua autoria.

 

7 - ERNI WALTER SEIBERT

Secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, diz que a missão da Sociedade Bíblica do Brasil é a de servir as igrejas com os vários formatos da Bíblia Sagrada. Lê trechos do livro de Isaías, capítulo 40, palavra, a seu ver, adequada para o momento pelo qual passa o Brasil. Ressalta que a Bíblia acompanhou a história da humanidade. Rememora o trajeto percorrido pelas escrituras, desde os primórdios, em "tablets" de barro, até os dias de hoje. Cita e explica partes do livro de João, capítulo 1. Destaca as grandes traduções e as dificuldades para que as transcrições bíblicas fossem concluídas. Menciona um dos perfumes descritos na Bíblia, a mirra. Considera a importância das escrituras em formatos digitais, o que permite, a seu ver, a entrada em países onde a leitura da palavra de Deus ainda é proibida. Opina que o fato mais importante da Bíblia, no entanto, é quando ela toca o coração do homem. Comenta tese de doutorado baseado na eficácia da fé para a recuperação de dependentes químicos. Ressalta o significado de comemorar, que é trazer à memória coletiva a Bíblia Sagrada, palavra de Deus, que, adita, transforma vidas.

 

8 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Lembra a criação da Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, para difundir a palavra de Deus pelos diversos formatos possíveis. Presta homenagem, juntamente com o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, ao reverendo Assir Pereira, presidente da Sociedade Bíblica do Brasil; ao pastor Edson Rebustini, presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo; e ao pastor Sérgio Afonso, que recebeu a homenagem em nome do apóstolo Doriel de Oliveira, presidente da Casa da Bênção. Anuncia nova apresentação musical com o cantor Paulo César Baruk, acompanhado do tecladista, Leandro Rodrigues.

 

9 - ROBERTO DE LUCENA

Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, faz reconhecimento ao presidente Fernando Capez, como sendo o deputado estadual mais votado do Estado de São Paulo. Tece elogios ao parlamentar. Destaca a importância da Bíblia Sagrada, homenageada nesta solenidade. Reporta os cumprimentos do governador Geraldo Alckmin pelo Dia da Bíblia. Faz reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelo Brasil, diante do atual cenário político e econômico. Avalia que a Bíblia é uma bússola que orienta a humanidade. Lembra personagens que o influenciaram em sua vida de fé. Afirma que embora esteja como secretário de Turismo, sua essência é a de um ministro do Evangelho. Destaca a Bíblia como instrumento restaurador de vidas em todo o mundo. Cita o Salmo 119, versículo 105. Dá conhecimento do Circuito Religioso Rota 3-16, roteiro turístico instituído em São Paulo. Analisa que a Bíblia é um livro dos cristãos e não apenas dos evangélicos. Clama pelas bênçãos de Deus sobre o Brasil.

 

10 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a apresentação de vídeo sobre o lançamento do Circuito Religioso Rota 3-16.

 

11 - ROBERTO DE LUCENA

Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, juntamente com os reverendos Assir Pereira e Erni Walter Seibert, prestam homenagem ao presidente Fernando Capez.

 

12 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia mais uma canção com o cantor Paulo César Baruk e o tecladista Leandro Rodrigues, ocasião em que foi feita a entrega de uma Bíblia ao presidente Fernando Capez.

 

13 - AGENOR DUQUE

Apóstolo, faz a oração final.

 

14 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Cita o livro de Provérbios. Destaca a importância de despertar, nos jovens, o interesse pelo conhecimento da Bíblia. Lê o texto de Eclesiastes 11. Faz agradecimentos gerais. Convida os presentes para a abertura da Exposição da Bíblia - dos Manuscritos aos Formatos Digitais, no espaço IV Centenário. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convidamos para compor a Mesa principal dos trabalhos as seguintes autoridades: deputado federal Roberto de Lucena, excelentíssimo secretário de Turismo do Estado de São Paulo; reverendo Assir Pereira, presidente da Sociedade Bíblica do Brasil; reverendo Dr. Erni Walter Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil; completando a Mesa, o pastor Edson Rebustini, presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo.

Estão presentes nesta sessão solene o tenente-coronel Franciscon, do 48º Batalhão da Polícia Militar; reverendo Rui Mendes Faria, da Igreja Cristo Vive, de Valinhos; Dr. Edir Lago, do Ministério Público e pastor da Igreja Cristo Vive; pastor Miguel Garcia Sindas, representando o Conselho Nacional da Igreja O Brasil para Cristo; pastor Roberto Borges, da Assembleia de Deus ADSA Brasil; pastor Sérgio Afonso, presidente da Casa da Benção do Estado de São Paulo; pastor Valdo Romão, diretor executivo da Convenção Batista do Estado de São Paulo; e Renato Amisy, artista plástico autor dos quadros do acervo da Sociedade Bíblica do Brasil.

Estão também presentes o pastor José Dória, da Assembleia de Deus Cenáculo da Paz; pastor Carlos Roberto Silva, presidente da Comadespe - Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo e Outros; apóstolo Agenor Duque, da Igreja Plenitude do Trono de Deus; pastor Benedito de Oliveira, capelão da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU; Sr. Carlos Silvério, diretor da Grafite e consultor do Roteiro Turismo; pastor Luan, responsável pelo Passeio Cultural Templo de Salomão; e o pastor Giovani Oliveira, relações internacionais do Templo de Salomão.

Entre os presentes estão também o Dr. Ricardo Berkiensztat, da Confederação Israelita do Brasil. Estivemos juntos em uma recente viagem a Israel, com vários deputados federais - um deles está na capa do jornal “Folha de S. Paulo”, lutando de maneira correta. Foi um prazer estar naquela viagem.

Também estão presentes os deputados Cezinha de Madureira, que não é só da Assembleia Legislativa, é da Assembleia de Deus, e aprovou um projeto muito importante nesta Casa ontem, que prevê o cadastramento de todos que compram celular e chip, para aumentar a segurança das pessoas e evitar a prática de crimes com celular; o deputado Airton Garcia, importante liderança de São Carlos, homem correto que vem enobrecer esta Casa de leis; e o deputado Chico Sardelli, que foi presidente desta Casa e autor do projeto que criou o Dia da Bíblia.

Cumprimento ainda os integrantes da banda: o cantor Paulo César Baruk e Leandro Rodrigues, tecladista; a apóstola Cleusa Maria e o pastor Wilson, da Igreja Missão Urgente; pastor Cleto Santos Souza, da Igreja O Brasil para Cristo; bispo Régis Silva, pastor presidente do Ministério União Pentecostal; apóstolo William Andrade, pastor presidente da Igreja Eterna Aliança; pastor Davi Batista, representando o deputado Gil Lancaster; Sr. Hamilton Prado Alves, representando o deputado Antonio Salim Curiati, que está em seu 11º mandato nesta Casa, tem 87 anos e não falta a uma sessão; a Sra. Andrea Garcia, representando o deputado Itamar Borges; e o pastor Wellington, meu assessor.

Esta Presidência agradece a toda sua assessoria, especialmente ao Dr. Rodrigo Tritapepe e à Sra. Vitória, pela colaboração na elaboração deste evento.

Senhores deputados, senhoras deputadas, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum, esta não é uma sessão qualquer. É uma sessão solene e, por conseguinte, obedece à rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa. Uma sessão solene somente pode ser solicitada por deputado em exercício de seu mandato como deputado estadual de São Paulo. Feita a solicitação, ela passa por diversos departamentos e órgãos internos da Casa, até ser submetida à apreciação do Colégio que congrega todas as lideranças dos partidos.

Em alguns casos, ela é solicitada e não é aprovada; em outros, ela é autorizada por maioria de votos, e só então o presidente, e somente ele, pode convocá-la. Esta sessão solene foi autorizada pela unanimidade dos líderes de partidos desta Casa, e não é comum isso acontecer. Ela foi convocada pelo presidente e também solicitada pelo presidente, que não poderia convocar sem autorização.

Mas que sessão solene tão importante é esta a que estamos nos referindo?

É a sessão solene para comemorar o Dia da Bíblia. Por esta razão, convido todos os presentes para, em pé, cantarem com entusiasmo o Hino Nacional Brasileiro, a ser executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Marcos Borghese. Lembrando a todos que durante a execução do hino não há necessidade de nos voltarmos para a Bandeira, dado que não há precedência entre o Hino e a Bandeira. Ambos são símbolos da Nação.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Quero agradecer o subtenente Marcos Borghese, a toda a Banda e à Polícia Militar do Estado de São Paulo, os “130 de 31”, instituição histórica criada no ano de 1831 e que teve papel decisivo nas sucessivas rebeliões do período regencial que tendiam separar o Brasil em várias repúblicas.

O Brasil hoje tem essa dimensão continental à mercê do enorme trabalho da Polícia Militar e das Forças Armadas no Século XIV. Nossa eterna gratidão. Contem sempre com a Assembleia Legislativa de São Paulo.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB e será retransmitida pela TV Assembleia dia 12 de dezembro, às 23 horas, pelo canal 7. Então você que tem a Net, sintonize no canal 7, às onze horas da noite. Também será transmitida pela TV aberta do canal 61.2 e pela TV Vivo digital 185.

Tenho a honra de convidar este mensageiro da paz, que leva a mensagem de Deus por meio da sua música, Paulo César Baruk, para a sua manifestação.

 

O SR. PAULO CÉSAR BARUK - Bom-dia. Estou muito feliz em poder fazer parte desta festa tão linda comemorando o Dia da Bíblia e eu quero unir a minha voz à voz de vocês no testemunho e dizer que acredito na Bíblia como a palavra do Senhor. Ela tem dirigido os meus passos, os meus dias e trazido esperança à minha alma e ao meu coração.

Obrigado, presidente, pela oportunidade. Estou muito feliz em rever alguns pastores amigos. Tive oportunidade de visitar suas igrejas. É uma grande honra.

Vou cantar a fé que tenho em Cristo Jesus.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns Paulo César Baruk.

Nos termos do Regimento Interno desta Casa, os deputados têm direito à palavra, e eles fazem questão de se manifestar. Quero pedir certa brevidade porque são muitos, mas todos leais a seus mandatos, a seus públicos e desempenhando um mandato excepcional aqui na Casa.

Tem a palavra o nobre deputado Chico Sardelli, ex-presidente desta Casa, que é o autor do projeto “O Dia Estadual da Bíblia”, que a Assembleia Legislativa transformou em lei.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Bom dia a todos. Quero agradecer a oportunidade de poder estar aqui, ao vivo e em cores, Pastor Lucena, em nome de quem eu saúdo todas as autoridades religiosas e evangélicas aqui presentes nesta manhã. Saúdo meu sempre presidente, deputado Fernando Capez, pelo brilho com que tem conduzido este Parlamento. Estamos muito orgulhosos de V. Exa., tenha certeza disso, e te parabenizo pela convocação desta sessão solene para comemorarmos a Bíblia Sagrada.

Eu tive a oportunidade de ser o autor da Lei nº 507/2009, que preconiza o Dia Estadual da Bíblia. Não fiz nada mais do que a minha obrigação. Saúdo os meus nobres pares aqui presentes, deputado Airton Garcia, deputado Pastor Cezinha de Madureira, deputado Rodrigo Morais, deputado Pastor Celso Nascimento, aqui presente entre nós também.

Mas é um prazer muito grande rever aqui o Paulo César Baruk, eu que te conheci criancinha. Pastor Eugênio, Pastor Eliseu e tantos outros Pastores, graças a Deus sou muito grato à sua família por tudo aquilo que me fez em muitos momentos da minha vida, tantos os momentos bons como também os momentos de dificuldade.

Mas a mensagem que eu gostaria de deixar para vocês rapidamente - como solicitou o nosso presidente - é a seguinte: que um homem temente a Deus na vida pública faz a diferença. E isso nós não temos dúvida nenhuma. Eu que estou no meu quinto mandato, passei pela Câmara dos Deputados, pude sentir que, efetivamente, isso que vos digo agora é o que acontece.

Os homens e mulheres que lá estão, ou que estão neste Parlamento que é o segundo maior Parlamento da América Latina, depois de Brasília, tem o poder e a decisão de votar projetos de lei importantes. E efetivamente os homens que são tocados pelo poder de Deus, os homens tementes a Deus sabem, nesses momentos de dificuldade, tomar a sua posição e não fazer muitas coisas maléficas que vimos, principalmente no mundo profano.

Por isso a minha gratidão, presidente Fernando Capez, a todos os nossos irmãos que aqui estão, que professam as suas crenças e suas religiões. Mas acima de todos nós está o nosso Pai supremo, que é o nosso Deus.

Feliz Dia Estadual da Bíblia, que Deus possa abençoar o coração de cada um de vocês. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anuncio a presença, e já convido para ter a palavra, nosso querido deputado Celso Braz Nascimento, querido por todos aqui nesta Casa.

 

O SR. CELSO NASCIMENTO - PSC - Bom dia a todos. A paz esteja convosco. Louvamos a Deus quando podemos. Num momento como este, ver que esta Casa, uma das mais importantes da América Latina, se abre para uma grande preocupação através do deputado Chico Sardelli em lembrar-se da bússola, do Livro dos Livros, das Sagradas Letras, da Bíblia Sagrada. E fazer com que um dia se torne especial para a lembrança e para comemorarmos, é através desse livro que somos instruídos e levados à consciência da existência de um Deus Poderoso que nos ama, que nos conduz à sua presença através do seu espírito, através de Jesus Cristo, seu Filho, e em nós, revelando-se através da sua palavra, que é a Bíblia.

Com isto, podemos, uma vez por ano, também, erguer essa Palavra onde quer que estivermos e dizermos em alto e bom som que a Palavra de Deus é respeitada no estado de São Paulo. Uma Palavra que em lugares no mundo não pode ser compartilhada, que apenas um pedacinho da mesma é dividida nos cantos escuros, por conta das proibições, e aqui no estado de São Paulo, com a benção do nosso presidente Fernando Capez, com a instrumentalidade do deputado Chico Sardelli em pensar nisso, teremos o privilégio de exaltar o nome do Senhor Jesus através da sua Palavra.

Apresentamos aqui a nossa gratidão por este momento tão importante em que a família cristã, o povo de Deus também está sendo homenageado. Parabéns, Deus os abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anunciamos a presença, e convidamos para fazer o uso da palavra nosso queridíssimo deputado Rodrigo Moraes, estimado deputado, sempre cooperativo com a Casa.

 

O SR. RODRIGO MORAES - PSC - Bom dia a todos e na paz do nosso Senhor Jesus quero cumprimentar o nosso presidente, deputado Fernando Capez; nosso querido deputado federal e secretário Roberto de Lucena; meus colegas deputados, Cezinha, Celso, Chico, autor da propositura; em nome do apóstolo Agenor Duque cumprimento todos os pastores, apóstolos e bispos. Trago também aqui um abraço do meu apóstolo Valdemiro Santiago, porque faço parte da Igreja Mundial do Poder de Deus; do meu pai também, que é deputado federal, o missionário José Olímpio. E fico muito feliz com esta data, que marca o Dia da Bíblia, da palavra de Deus.

Sabemos que a Bíblia não prega placa de igreja, mas ali têm ensinamentos importantíssimos para a nossa sociedade, que vemos hoje que se encontra perdida. A sociedade, hoje, tem buscado recursos materiais, tem se preocupado com coisas que não levam a nada e tem esquecido a família, o amor ao próximo, aquilo que Deus nos ensinou, que Jesus nos disse quando perguntaram para ele qual é a verdadeira religião. Ele respondeu: é cuidar das viúvas, dos pobres, daqueles que mais precisam. E a Bíblia Sagrada ensina isso.

Então fico muito feliz de aqui participar dessa solenidade. Quero parabenizar o deputado Chico Sardelli por essa iniciativa, para que no estado de São Paulo fique marcado o Dia da Bíblia, um livro importantíssimo. Eu que, pela misericórdia de Deus, nasci em berço cristão, evangélico, estou com 31 anos de idade, sou um dos deputados mais jovens desta Casa e estou no segundo mandato, tenho uma responsabilidade muito grande que foi entregue em nossas mãos, mas por eu estar pautado, ter esta palavra como a minha constituição, é que Deus tem me dado e entregado grandes responsabilidades.

Então eu agradeço a Deus e a cada um de vocês. E agradeço a esta Casa por reconhecer a importância da mensagem que Cristo nos deixou através da Bíblia Sagrada.

Que Deus abençoe a todos. Muito obrigado por esta oportunidade. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Convido agora para fazer uso da palavra o nosso querido deputado Airton Garcia, homem franco, correto, que fala a verdade, transparente, que chega a esta Casa trazendo enorme contribuição também. Um homem da verdade, portanto.

 

O SR. AIRTON GARCIA - PSB - Cumprimento nosso presidente, Fernando Capez, e em seu nome cumprimento todos os presentes. Hoje, quando abrimos o jornal, só vemos desgraça. Na televisão, só vemos desgraça. No rádio, só ouvimos desgraça. Então eu diria o seguinte: que a forma de diminuirmos essas desgraças é aproximar as pessoas de Deus. Acho que nós devemos reverenciar toda iniciativa que aproxima as pessoas de Deus, das igrejas, da Bíblia e desse exército de homens e mulheres de Deus que estão aqui presentes.

Então, eu acho que a nossa obrigação como políticos é ajudar para que tudo isso aconteça. Eu não poderia deixar de agradecer o deputado Chico Sardelli, que é o criador dessa lei, mas eu gostaria de agradecer muito mesmo todos vocês que deixaram suas obrigações e vieram aqui para reverenciar esse assunto tão importante, que é o Dia da Bíblia. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E para encerrar os deputados que falarão, nosso querido deputado Cezinha de Madureira.

 

O SR. CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Sr. Presidente, deputado Fernando Capez, quero cumprimentar V. Exa. lembrando de um ato muito importante nesta Casa, que foi o dia da sua posse, que todos nós, evangélicos, cristãos, nos alegramos com o que vimos e ouvimos aqui. Quando o senhor tomou posse, a primeira palavra foi de agradecimento a Deus, e leu parte do Salmo 91, que nós nos alegramos tanto, que colocamos nos nossos programas de rádio e televisão.

A Bíblia diz que feliz é a nação cujo Deus é o Senhor, e nos alegra muito o coração em saber - talvez todos que estão aqui não viram e ouviram esse momento. Mas faço questão de relembrar que aquele ato foi muito importante, e um ato de segurança para a base da sociedade, que é a família no País e em São Paulo, que é o estado mais importante desta nação. Muito obrigado por V. Exa. existir nas nossas vidas.

Quero cumprimentar aqui o deputado Lucena, secretário de Turismo. A gente brinca que ele é o melhor secretário. Ele fala: “O melhor secretário de Turismo que está em 2015.” Ele, que também é membro da Assembleia de Deus Brasil para Cristo, é Assembleia de Deus também. É uma cidadania.

Faço aqui menção ao seu projeto de lei, que traz a esta Casa o turismo religioso, reconhecendo que o evangelho neste País é parte importante da nação quando muitos não reconhecem.

Parabéns, muito obrigado pela sua citação da Assembleia de Deus neste projeto tão importante para o estado de São Paulo. Quero cumprimentar aqui o deputado Airton, também, o deputado pastor Celso Nascimento, da Quadrangular, e o Rodrigo Moraes.

Por fim, cumprimento aqui o meu amigo, ex-presidente desta Casa. Hoje, nós estamos honrados. Um presidente atual e um ex-presidente participando deste evento, ele, que é o autor da lei que, em 2009, propôs aqui a comemoração do Dia da Bíblia. Muito obrigado deputado Chico Sardelli por se preocupar com o evangelho e com a família neste País.

Cumprimento aqui também o prefeito de Valinhos, que é assembleiano também. Deus abençoe sua vida. Prefeito de Valinhos, uma cidade muito importante deste estado, da igreja Cristo Vive. Mas, ele aceitou Jesus na Assembleia de Deus, é assembleiano.

Secretário, deixa eu puxar a sardinha para a minha lata, aqui. Somos todos nós assembleianos? Então, está bom. Aceitou Jesus na Igreja Assembleia de Deus de Campinas, com o pastor Samuel Ferreira.

O pastor Edson Rebustini, grande pastor, amigo, companheiro, presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo.O revendo Assir Pereira, que é presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, que tem feito um belíssimo trabalho e ajudou aqui o deputado Fernando Capez a organizar este evento. O deputado Fernando Capez está sempre, o ano inteiro, preocupado com o cristianismo, com a igreja e com a fé, levando todos a viver uma vida melhor.

Cumprimento também aqui o pastor Carlos Roberto Silva, o pastor Carlos de Cubatão, meu amigo de longa data, o pastor Benedito Oliveira, que é um grande escritor, o pastor Luan, que é responsável ali pelo passeio cultural do Templo de Salomão. Leve o nosso abraço ao deputado Gilmaci, Sebastião e todos os outros que fazem parte do Parlamento.

E, por fim, cumprimento um grande amigo, de longa data. Nós dois nos conhecemos muito, apóstolo Agenor, meu amigo, te amo, viu? Você sabe que no início da nossa caminhada nós trabalhamos muito juntos. Trago aqui um abraço do pastor Samuel Ferreira. Ele não pode estar aqui e mandou pessoalmente, deputado Fernando Capez, parabenizar-lhe e também o secretário Roberto Lucena, pelo trabalho que tem feito no estado e nesta Casa.

O deputado Fernando Capez citou algo muito importante, que nós aprovamos ontem aqui para o estado de São Paulo, não só para as igrejas, que se não fosse também aqui o empenho do nosso presidente, nós não teríamos aprovado uma lei importante, que proíbe a venda de chip de celular neste estado sem o devido cadastramento.

Ano passado, tivemos no estado de São Paulo mais de 400 sequestros feitos através de um celular. Esse celular poderia estar no nome de qualquer um dos senhores que fazem declaração de imposto de renda ou que têm o seu CPF, a sua vida pública, e você que é pastor.

Ontem, nós aprovamos aqui nesta Casa, vai para sanção do governador. Se Deus quiser, vai ser sancionado ainda este ano.

Cumprimento também o nosso cantor, que traz a história da música evangélica, mesmo sendo novo, irmão do meu amigo, filho do meu amigo, pastor Eugênio. Cumprimentando você, Baruk, quero já te parabenizar como músico e dizer que este ano nós aprovamos aqui, com ajuda do deputado Fernando Capez, de autoria minha, o Dia do Ministro de Louvor. Hoje é lei o Dia do Ministro de Louvor neste estado. Agora, também vira lei o Dia do Pastor, que nós propusemos aqui.

 Então, parabéns pelo seu dia, que Deus abençoe a todos. Muito obrigado. Parabéns por esta sessão solene. Gostaria que você desse uma salva de palmas, quebrando o protocolo, pela vida do nosso presidente, que é cristão. Esta Casa de leis tem um presidente que é cristão, que defende a Bíblia, que defende o Evangelho. E oremos por esta Nação. Muito obrigado, Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento passo a palavra ao reverendo Dr. Erni Walter Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil, que foi fundamental para este evento.

 

O SR. ERNI WALTER SEIBERT - Excelentíssimo Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Fernando Capez, cumprimento-te pela realização desta sessão solene; excelentíssimo senhor deputado Roberto de Lucena, nosso secretário estadual de Turismo; reverendo Assir Pereira, presidente da Sociedade Bíblica do Brasil; pastor Edson Rebustini, presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo; e citando esses componentes da Mesa cumprimento todas as senhoras e senhores, de uma maneira muito especial os líderes das igrejas que aqui se encontram, os pastores, a quem tenho muito prazer de falar, até porque trabalho numa organização que foi criada pelas igrejas, a Sociedade Bíblica do Brasil, que tem como tarefa servir às igrejas com a Bíblia Sagrada.

Como é uma sessão pelo Dia da Bíblia, acho justo que leiamos um pouco da Bíblia. Não podia faltar. Como a exposição fala sobre a Bíblia dos manuscritos aos formatos digitais, vou ler no formato digital. Quero trazer a notícia para todos os presentes: se vocês quiserem baixar no seu celular as Bíblias, a Sociedade Bíblica, procurem “Minha Bíblia SBB”, tanto faz se Android ou Apple. Ali podem baixar as edições da Sociedade Bíblica gratuitamente. Podem baixar e ler a tradução da sua preferência.

O texto que quero ler se encontra em Isaías 40. É um texto profético, em que o profeta anuncia a vinda de Jesus Cristo e João Batista, o precursor. E tem uma palavra muito adequada para este momento, este momento que o nosso País vive, momento tão conturbado.

Começa dizendo assim, o versículo 1: “O Senhor nosso Deus diz: consolem, consolem o meu povo”. E aí segue – estou lendo a nova tradução na linguagem hoje – “falem carinhosamente aos moradores de Jerusalém, e digam-lhes que já terminou a sua escravidão, e que os seus pecados foram perdoados. Eles receberam de mim duas vezes mais castigos do que os pecados que cometeram.

E aí vem a referência a João Batista, no versículo 3: “Alguém está gritando. Preparem no deserto um caminho para o Senhor. Abram ali uma estrada reta para o nosso Deus passar. Todos os vales serão aterrados e todos os morros e montes serão aplanados. Os terrenos cheios de altos e baixos ficarão planos e as regiões montanhosas virarão planícies.

Quero pular para o versículo 7, que diz: “A erva seca e as flores caem quando o sopro do Senhor passa por elas.” De fato, o povo é como a erva. A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre. A palavra do nosso Deus dura para sempre. Vamos dizer juntos: A palavra do nosso Deus dura para sempre.

Essa é uma verdade que eu acho que ninguém pode contestar, e é por isso que estamos homenageando o Dia da Bíblia. E mais que um dia, a própria Bíblia Sagrada, porque a palavra do nosso Deus dura para sempre.

A Bíblia acompanhou a história da humanidade. A Bíblia tem uma história muito linda. Quando ela começou a ser escrita, não havia a parafernália tecnológica que temos hoje. Eram manuscritos. Não havia ainda livros, não havia cadernos.

Interessante como a coisa volta. Havia tablets, e os tablets eram de barro. E nesses tablets ficaram registrados já a Palavra de Deus. Depois foram tábuas de pedra, tábuas de bronze. Os Dez Mandamentos, por exemplo, foram em tábuas de pedra.

E a Bíblia foi sendo registrada depois em pergaminhos. Para fazer uma cópia da Bíblia, quem tinha que dar a sua vida era uma ovelha, um cabrito. O couro era curtido e ali era escrito, feito um rolo. Esses pergaminhos eram enrolados, mais ou menos como nas telas dos computadores, onde hoje nós rolamos o texto de uma ponta para outra, para poder ler.

A história vai indo para frente, e ao mesmo tempo a Palavra do Senhor permanece. Depois, essa Bíblia, que lá no princípio precisava ser escrita e registrada, e Deus fez que ela fosse registrada, ela chegou na voz e numa pessoa, a pessoa mais importante. E João, capítulo 1, lembra que no princípio era o verbo, a palavra. E a palavra estava com Deus. E a palavra era Deus. E o Verbo, a Palavra se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do Unigênito do Pai. Essa Palavra se transformou e era Jesus Cristo, a Palavra de Deus. Essa Palavra continuou sendo registrada pelos evangelistas, pelos apóstolos. Completa a Bíblia Sagrada, ela chega aos nossos dias.

Muitas pessoas deram sua vida copiando a Bíblia à mão. O que hoje chamamos de lesões de esforço repetitivo, a famosa LER das doenças de trabalho, aqueles copistas sentiam ao copiar a Bíblia durante dias e dias, naquela posição torta. Para quê? Para que a Palavra de Deus chegasse até nós.

Aí, vem a história das grandes traduções. A Vulgata, para o latim, que era a língua do povo. Depois, vem a história da Bíblia de Lutero, que traduziu para a língua do povo alemão. Na Inglaterra, King James. No espanhol, Reina-Valera. Para a língua portuguesa, Almeida. Chegando aos nossos dias, continuando esse trabalho para que a Palavra de Deus chegue a todos os povos, a todas as línguas, a todas as nações.

Esse mundo da Bíblia é o que procuramos colocar na exposição que está lá para ser vista. Podem trazer as igrejas para visitarem e verem a exposição do Museu da Bíblia que preparamos, desde os manuscritos até os formatos digitais. Quem quiser pode ver uma Bíblia em hebraico, a primeira língua em que a Bíblia foi escrita. Hebraico, aramaico, está lá. O Novo Testamento grego está lá. A Septuaginta, tradução do Antigo Testamento para o grego. A Vulgata, tradução da Bíblia para o latim. Essas traduções que mencionei estão lá e algumas coisas que nós, brasileiros, provavelmente nunca vimos. Algumas traduções para línguas indígenas do Brasil também estão lá.

Estamos pertinho do Natal, uma das épocas que mais tocam o coração. Ali, existem alguns perfumes mencionados na Bíblia. Um perfume que é mencionado na Bíblia é o que os Reis Magos entregaram a Jesus, a mirra - ouro, incenso e mirra. Uma vez, vi uma senhora no Museu da Bíblia cheirando aquele perfume. Quando ela o fez, começou a chorar. Aproximei-me dela e perguntei: “Posso ajudar? Tem alguma coisa que posso fazer pela senhora?” Ela olhou para mim: “Esse é o perfume que os Reis Magos entregaram a Jesus?” Disse-lhe: “Sim, esse era o perfume.” Ela chorou e disse: “Então, esse era o cheirinho do meu Salvador?” Não é uma coisa delicada, bonita? E o Museu da Bíblia nos traz essas realidades.

A Bíblia vem até hoje, aos formatos digitais. Hoje, posso ler a Bíblia aqui. A Bíblia não pode entrar em muitos países, onde é proibida a sua entrada, mas a pessoa tem o acesso à internet. Ela consegue ler a Palavra de Deus por causa dos formatos digitais.

Se tudo isso é impressionante, o que mais impressiona é quando a Bíblia toca no coração. E ela toca no coração. Por exemplo, vi o Amisy com as obras de arte que pinta, aquelas cenas bíblicas. Um cego pode tocá-las com as mãos. Vocês podem passar a mão naqueles quadros. Fechem os olhos e imaginem o que estão vendo ali. É assim que o cego entra em contato com aquelas pinturas e vê as histórias bíblicas ali desenhadas.

Ela toca no coração, quando, por exemplo, um preso, que teve uma vida criminosa, recebe na prisão uma Bíblia e começa a ler. Fiz muita visita em presídio. Eu brinco que passei uma boa parte da minha vida na prisão. “Você já foi preso?” Nunca fui, mas como ia toda semana visitar o presídio, passei uma boa parte da minha vida na prisão. Na última vez que fiz uma visita, encontrei um sujeito, mais ou menos da minha idade. Disse: “O que você está fazendo aqui? Já dava tempo de tomar jeito na vida.” Ele disse, com a Bíblia que havia recebido na mão: “É, vou tomar jeito. Deus está me dando uma oportunidade. Quero ler essa Palavra e ver se Ela transforma a minha vida.” E Ela transforma.

A mesma coisa quando uma pessoa, que é dependente química, recebe a Bíblia Sagrada e começa a ouvir a voz de Deus. A sua vida é alterada. Uma doutoranda da Universidade de São Paulo escreveu a sua tese de doutorado sobre a fé na recuperação. O que ela descobriu? Quando uma pessoa, dependente química, entra em contato com a fé e com Deus, tem muito mais chance de se recuperar.

É por isso que distribuímos a Bíblia, e existem muitas Bíblias voltadas para esse público. A Bíblia, na nossa vida, faz mais efeito não quando a estudamos tecnicamente para saber as línguas originais, os estilos e assim por diante, mas quando, em vez de ser lida por nós, ela lê a nossa vida e nos diz quem somos e do que precisamos. Essa é a Bíblia, a Bíblia que veio dos manuscritos e chega, hoje, aos meios digitais com o mesmo poder, com o poder do Espírito Santo que transforma as nossas vidas. Por isso, é tão justa essa homenagem.

Ontem, a revista “Ultimato”, que muitos conhecem, fez uma entrevista comigo e perguntou: “Com tantos problemas, tem o que se comemorar no Dia da Bíblia?” Disse: “A palavra comemorar é trazer à memória, “commemorare”, vem do latim, é trazer à memória coletiva.” Há muita razão para trazer à memória coletiva a Bíblia Sagrada. Ela é a Palavra de Deus, transforma vidas.

Encerro meu discurso, mais uma vez, cumprimentando por esse momento tão especial, criado aqui. Que Deus abençoe todos. Que a Sua Palavra se difunda pelo mundo inteiro. Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nossa eterna gratidão à Sociedade Bíblica do Brasil fundada em 1948 no Monumento do Ipiranga, curiosamente onde começou a vida do Brasil independente. É isso que a Sociedade Bíblica pretende: difundir, cada vez mais, a Palavra de Deus, seja por meio das Escrituras Sagradas, por mensagem, por música ou por qualquer forma, para que nós possamos nos tornar independentes das coisas materiais e do pecado que nos prendem a esse mundo.

Estão aqui presentes o pastor Paulo Dias, da Associação Paulista Sul; o pastor Marcos Miranda, representando nosso querido deputado Carlos Bezerra Jr.; o pastor Luiz Carlos Veloso, pastor presidente da Assembleia de Deus - Ministério Guaianases; reverendo Régis Domingues, da Catedral Anglicana de São Paulo; Clayton Machado, prefeito de Valinhos; Paulo de Tarso Silveira, representando o deputado Vaz de Lima, o pastor Nelson Domingues, da Igreja Batista; bispo Sérgio Matos, da Igreja Deus é o Rei do Universo; Waldir Diogo, presidente dos pastores da cidade de Porto Ferreira; os integrantes da orquestra de sinos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Neste momento, depois das sábias palavras do Dr. Erni Walter Seibert, eu convido o secretário de Turismo, Roberto de Lucena, que está com um projeto fantástico sobre o incremento do turismo religioso - cinco a seis milhões de pessoas já visitaram o Templo de Salomão -, para me ajudar a prestar uma homenagem ao reverendo Assir Pereira, presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, que está aqui ao meu lado, ao pastor Edson Rebustini, presidente do Conselho de Pastores do estado de São Paulo, e ao pastor Sérgio, que receberá a homenagem em nome do apóstolo Doriel de Oliveira, presidente da Casa da Bênção.

Será entregue uma placa comemorativa de celebração da Assembleia Legislativa ao nosso reverendo Assir Pereira, pelo secretário de Estado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nosso querido pastor Edson Rebustini, presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo, recebe também a nossa homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - O apóstolo Doriel de Oliveira, presidente da Casa da Bênção, receberá a nossa homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - O pastor Sérgio Afonso, representando o apóstolo Doriel de Oliveira, recebeu a placa das mãos do secretário Roberto de Lucena e deste presidente.

Passo a ler o conteúdo da placa que foi entregue. A placa tem o logo oficial da Assembleia Legislativa que só pode ser colocado em documentos públicos. Portanto, ela passa a ser um documento público.

“Em comemoração ao Dia da Bíblia, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em sessão solene, presta essa digna homenagem ao reverendo Assir Pereira, presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, reconhecidamente uma das mais importantes e respeitadas do mundo. Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, 10 de dezembro de 2015.”

A placa está sendo entregue pelo presidente, mas é uma homenagem da Assembleia Legislativa. Portanto, o senhor está sendo homenageado pelos 94 deputados estaduais da maior Assembleia Legislativa do país, da mais importante Assembleia Legislativa, que representa 40 milhões de pessoas no estado de São Paulo.

Parabéns a todos aqueles que receberam essa placa. (Palmas.)

Nesse momento, ouviremos o cantor Paulo César Baruk e, justiça seja feita, o Leandro Rodrigues, esse talentoso tecladista.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, fará uso da palavra o secretário de Estado de Turismo, deputado federal Roberto de Lucena. Ele está aqui em nome próprio, como secretário de Turismo, como deputado federal e como pastor, mas também está aqui representando o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Convido Sua Excelência a ocupar o parlatório de uso privativo dos deputados desta Casa, mas que hoje, engalanado pela excelência da sessão solene, se honra em ouvir o nobre parlamentar e secretário neste instante. Solicito ao Cerimonial que conduza o secretário ao parlatório.

 

O SR. ROBERTO DE LUCENA - Sr. Presidente, deputado Fernando Capez, antes de dirigir as minhas palavras e a minha saudação aos demais deputados e membros deste Parlamento, às demais autoridades e aos presentes que superlotam as dependências da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, quero fazer um reconhecimento a V. Exa., o deputado estadual mais votado do estado de São Paulo e que tem conduzido esta Casa de uma maneira brilhante, reconhecida não apenas pelo seus pares, mas por todo o estado de São Paulo. Quero dizer a V. Exa. que a vossa postura, o vosso comportamento na Presidência e na condução dos trabalhos desta Casa, num momento em que o Brasil vive uma carência impressionante de referências de bons líderes e de líderes de caráter, de postura, em todas as áreas da sociedade, nos enche de orgulho. É um orgulho para o estado de São Paulo que a sua Casa Legislativa esteja presidida por V. Exa. da maneira como tem sido feita.

Gostaria de reconhecer a percepção e a sensibilidade de V. Exa. ao entender a importância da Bíblia Sagrada para o povo brasileiro. A Bíblia é o fundamento da fé da maior parte dos brasileiros. Vossa Excelência encaminha esta sessão solene, a aprova no Colégio de Líderes e faz questão de presidi-la do seu início até os momentos que marcaram o seu encerramento. Quero, portanto, fazer este reconhecimento, pedindo a todos os presentes uma salva de palmas em homenagem a Vossa Excelência. (Palmas.)

Saúdo o presidente Fernando Capez. Cumprimento, com muita honra, os deputados Chico Sardelli, Airton Garcia, Ramalho da Construção, Celso Nascimento, Rodrigo Moraes e Cezinha de Madureira.

Saúdo também as autoridades presentes e cumprimento o prefeito de Valinhos Clayton Machado e o reverendo Assir Pereira, presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, que é uma referência de idoneidade e correição à frente de uma das mais importantes sociedades bíblicas do mundo.

Cumprimento o reverendo Dr. Erni Seibert, meu amigo pessoal, secretário de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil, que nos encantou com as suas palavras, as quais tocaram nossos corações e nos emocionaram. Saúdo ainda o pastor Edson Rebustini, presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo, que tem feito um trabalho brilhante com a sua diretoria, unindo os pastores no estado de São Paulo e aproximando lideranças que para um comprometimento cada vez maior da Igreja com o povo paulista e com a sociedade de uma forma geral.

Cumprimento o apóstolo Agenor Duque, por quem nós torcemos muito. Ele tem se destacado pelo seu trabalho evangelizador, tem ocupado as mídias de São Paulo e do Brasil. É uma satisfação poder abraçá-lo nesta manhã.

Saúdo o pastor Carlos Roberto Silva, presidente da Comadesp; o pastor Jairo Arthur, presidente da Menac; o pastor Benedito de Oliveira, da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU; o pastor Miguel Garcia Sindaz, que representa o Conselho Nacional da Igreja O Brasil para Cristo; e o pastor Luan Vilvert, responsável pelo passeio turístico no Templo de Salomão.

Gostaria de cumprimentar o apóstolo Sérgio Afonso, que representa o apóstolo missionário Doriel de Oliveira, fundador e presidente mundial da Casa da Bênção; o apóstolo Rui Mendes Faria, presidente da Igreja Cristo Vive, de Valinhos, que é meu pastor e conselheiro; e o Renato Amisy, artista plástico e autor dos quadros do acervo da Sociedade Bíblica do Brasil.

Quero agradecer ao Paulo César Baruk não apenas pela presença, que abrilhanta esta sessão solene e nos emociona com o seu talento e sua voz, mas pela sua história, seu testemunho, pela maneira como vive, porque você canta bonito e vive bonito também. Saúdo ainda o Carlos Silvério, diretor da Grafite e consultor do roteiro turístico religioso que será apresentado nesta manhã. Quero cumprimentar outras lideranças que já tive a satisfação de ver, como o pastor Ducler e outros líderes presentes.

De maneira especial, gostaria de saudar o Ricardo Berkiensztat. Ele é um amigo querido, que ganhei em uma viagem que fizemos juntos à Argentina, em decorrência de uma celebração que relembrou os ataques terroristas ocorridos na sede na Amia, em Buenos Aires.

O Ricardo é uma liderança de toda a comunidade judaica e, na sua pessoa, quero solicitar uma salva de palmas à comunidade judaica de São Paulo e do Brasil. (Palmas.) Aliás, é o povo responsável por trazer a Bíblia Sagrada, a palavra de Deus, até nós.

Senhoras e senhores, pretendo não me estender. Tenho a satisfação de trazer a esta Assembleia Legislativa a saudação e os cumprimentos do governador Geraldo Alckmin. Ele recebeu o convite para estar aqui e desejou estar presente. A princípio, foi colocada em uma pré-agenda a possibilidade do seu comparecimento, mas em função dos inúmeros desafios que envolvem o nosso estado e o nosso país ele não pode estar presente.

Certamente, os senhores compreendem que a liderança do governador Geraldo Alckmin é necessária em muitas frentes. Ele me incumbiu de trazer a sua saudação e a sua homenagem a esta Casa e ao Dia da Bíblia, fazendo das minhas as suas palavras.

Eu comemoro este momento em que o segundo Parlamento da América Latina, um dos mais importantes do mundo, abre as suas portas para receber lideranças da Capital e de várias partes do estado de São Paulo para comemorar, em sessão solene, o Dia da Bíblia Sagrada, comemorado no segundo domingo do mês de dezembro.

Em momentos como os que vivemos, mais do nunca é imprescindível que a Bíblia Sagrada seja aberta para, como a bússola que é, orientar o caminho, o futuro e o destino dos nossos lares, do nosso estado e do nosso país.

A Bíblia Sagrada é um livro que não envelhece, é a palavra que se faz viva a cada manhã, que se faz viva a cada dia, trazendo a revelação de Deus para aqueles que querem viver uma vida de paz, para aqueles que querem viver uma vida de felicidade.

Quero aqui, nesta oportunidade, lembrar rapidamente de algumas personagens que foram importantes na minha vida, em relação à Bíblia Sagrada. Primeiro, a minha avó, que me ensinou a amar a Bíblia. Segundo, a irmã Noêmia, representante da Sociedade Bíblica do Brasil, uma mulher de uma integridade e de um compromisso com Deus impressionantes. Sua influência acompanha-me até os dias de hoje. A irmã Noêmia saía de São Paulo e ia até Santa Isabel todos os meses para levar as notícias da Sociedade Bíblica do Brasil, para levar o amor à Bíblia Sagrada para todos nós.

Gostaria de lembrar aqui de um missionário da Igreja Batista, um diácono chamado irmão Cabral. O irmão Cabral é um dos grandes responsáveis pela minha vida de fé, pela minha vida como ministro do Evangelho. Eu estou deputado federal, estou secretário de Estado, mas apenas estou. Eu sou um ministro do Evangelho. Quando eu tinha oito anos de idade - havia começado a pregar aos seis anos - o irmão Cabral me descobriu: uma criança que amava a Bíblia, que pregava a Bíblia Sagrada. Por dois anos, ele viajou todos os sábados. Após uma viagem de mais de duas horas, ele ia à casa da minha avó, na minha querida Santa Isabel, paraíso da Grande São Paulo, ensinar-me a Bíblia, levando o seu flanelógrafo e sua vitrolinha de papelão, ensinando-me a amar a Palavra de Deus, a entender, a compreender a Palavra de Deus.

Aquele irmão, de cabeça branca e olhinhos azuis, não ia para um auditório, não ia para um plenário, não ia para uma congregação. Ele fazia esse esforço, a cada semana, durante dois anos, e investia em uma criança que ele tinha certeza de que era um campo fértil, um campo missionário, onde ele podia lançar a boa semente. O tempo se passou e, no meu coração, ficou o registro da gratidão a Deus pela vida, pelo esforço e pela dedicação daquele missionário.

A Bíblia Sagrada é o livro que mais transformou pessoas em todo o mundo, que mais libertou pessoas em todo o mundo, que mais restaurou famílias, que mais recuperou jovens, que mais restaurou vidas. A Bíblia Sagrada, como eu disse a princípio, é o livro que não perde o seu poder, o seu valor, a sua unção. É o livro que não envelhece.

Quero lembrar um texto bíblico que está no Salmo 119, versículo 105, que diz: “A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos.

A Assembleia Legislativa, além de se abrir para a sessão solene que faz neste momento, também abre suas portas para que o Museu da Bíblia faça uma exposição itinerante da Bíblia Sagrada. É um marco para esta Casa, é um marco para a história da Bíblia no estado de São Paulo. A Assembleia Legislativa também permite que, nesta ocasião, façamos o registro histórico, importante, do primeiro roteiro turístico evangélico do estado de São Paulo e do Brasil.

Quero anunciar aos senhores que hoje estamos reconhecendo a Rota 3:16, um roteiro turístico que haverá de atrair muitas pessoas para a nossa cidade e levará, inclusive, os paulistas e paulistanos a conhecerem, aqui em São Paulo, a Conde de Sarzedas e o Templo de Salomão, por exemplo. O Templo de Salomão já recebe cinco vezes mais turistas, visitantes, do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O Cristo Redentor recebe um milhão e 200 mil visitas por ano; o Templo de Salomão, em seu primeiro ano, já recebeu cinco milhões e 400 mil visitantes.

Esse roteiro levará os visitantes a conhecerem, por exemplo, a pujança, a força do movimento pentecostal, passando pela Assembleia de Deus, no Brás, e pela Rua Conde de Sarzedas, uma das mais famosas e tradicionais ruas, conhecida pelo povo evangélico não apenas de São Paulo, mas de todo o Brasil, com mais de 200 lojas que há anos comercializam produtos evangélicos. Passará pelo Cemitério Protestante, o primeiro cemitério protestante da Capital, pelo primeiro templo evangélico erguido em solo brasileiro, que foi o primeiro templo batista, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo primeiro cemitério protestante do Brasil, que está em Iperó.

Este cemitério foi resultado de uma permissão especial do imperador para que o bispo católico pudesse excomungar um pedaço de terra e ali os protestantes, que estavam vindo ao Brasil para trabalhar na empresa real, que estava em Iperó, pudessem ser sepultados.

Portanto, é um dia histórico, um dia importante para todos nós. Parabéns à Assembleia Legislativa, parabéns ao povo que ama a Bíblia no estado de São Paulo, ao povo da Bíblia no Brasil. A Bíblia Sagrada já foi, neste país, símbolo de preconceito e discriminação. Temos um povo que já sofreu, por causa da Bíblia, todo tipo de afronta, de confrontamento, de preconceito, de discriminação. Tivemos pastores presos, templos destruídos, tendas de lona queimadas, mas o tempo passou e hoje os evangélicos do Brasil são 50 milhões, quase 25% da população brasileira.

E a Bíblia não é o livro dos evangélicos, a Bíblia é o livro dos cristãos e o fundamento de fé de três das mais importantes religiões no mundo. Aqui no Brasil 90% da população tem a Bíblia como seu fundamento de fé.

Por isso tudo, mais que justa e oportuna, é adequada esta homenagem que a Assembleia Legislativa faz. Que Deus nos abençoe. Que Deus abençoe São Paulo. Que Deus abençoe o Brasil. Parabéns à Assembleia Legislativa, um abraço a todos vocês e viva a Bíblia Sagrada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anunciamos a presença do pastor Aquiles, presidente da Umasbrac, União Masculina do Brasil para Cristo, da Igreja O Brasil Para Cristo. Meu colega da área jurídica, do Direito, da igreja do nosso querido pastor Roberto de Lucena.

Quero, também, agradecer ao nosso parceiro, Supermercado Satmo, tantas festas beneficentes, tem nos ajudado, cooperado. Nossa eterna gratidão ao Satmo e ao nosso querido Nei, nosso funcionário desde o Ministério Público, meu amigo e colega que hoje está conosco.

Vamos, agora, à exibição de um vídeo sobre o lançamento do Circuito Religioso Rota 3:16.

 

* * *

 

- É feita apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anuncio a presença honrosa do deputado Gilmaci Santos, a quem agradeço. Tem a palavra o Sr. Roberto de Lucena.

 

O SR. ROBERTO DE LUCENA - Quero, neste momento, convidar o reverendo Erni e nosso presidente Assir Pereira, que juntamente comigo farão uma homenagem ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, entregando-lhe uma edição especial da Bíblia Sagrada. Também haverá uma homenagem da Sociedade Bíblica do Brasil à Assembleia Legislativa, com entrega de um exemplar da Bíblia Sagrada. Quero pedir aos deputados presentes que tenham a bondade, por favor, de participar dessa homenagem, recebendo, juntamente com o presidente Fernando Capez, o exemplar da bíblia que estamos oferecendo. Quero pedir um aplauso ao deputado Fernando Capez e à Assembleia Legislativa. (Palmas.)

Senhor presidente, quero fazer também um registro de nosso reconhecimento à Andreia Pergamin e ao Vagner Gimenez, que contribuíram muito na estruturação deste Roteiro Turístico Evangélico 3:16.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nosso deputado, Coronel Telhada, também aqui presente. Quero agradecer. Esta Bíblia teve um trabalho todo especial na capa, do artista internacional Renato Amisy. É um presente que irei guardar de coração. Peço uma salva de palmas a este artista. (Palmas.)

A arte é um dom de Deus também. Iremos colocar esta Bíblia na Assembleia Legislativa em local de grande destaque. Ela pertence ao povo de São Paulo. Muito obrigado por este presente maravilhoso.

Convido a todos para ouvirem, nesta manhã, pela última vez, o nosso querido Paulo César Baruk e nosso Leandro Rodriguez no teclado.

 

* * *

 

- É realizada apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Glória a Deus. Parabéns. Maravilha.

Anunciamos ainda nosso deputado Márcio Camargo, o pastor Mário Rost, gerente de desenvolvimento institucional, também aqui presente.

 Não podemos encerrar uma sessão solene sem uma boa benção. Peço à nossa missionária Anita, da Igreja da Plenitude do Trono de Deus, para conduzir nosso apóstolo Agenor Duque para dar uma benção a todos nós e a quem está nos assistindo, seja ao vivo, seja no sábado, onze horas da noite.

 

O SR. AGENOR DUQUE - Amém. Que Deus abençoe a todos. Obrigado, Sr. Presidente, que Deus abençoe Vossa Excelência. Parabéns a cada parlamentar, Cezinha de Madureira, servo de Deus. Lucena, sou seu fã de carteirinha. Sabe que a primeira vez que eu coloquei os pés na Igreja Evangélica foi quando assisti ao culto do missionário Manoel de Mello? Minha tia estava enferma. Louvo aos céus pela Sociedade Bíblica do Brasil.

Eu queria aproveitar a oportunidade para convidar os irmãos, com a permissão do nosso presidente, louvando os céus por todos os que estão aqui. Jesus disse: “Quando entrardes em uma casa, dizei ‘a paz esteja convosco’”. Então, quero saudar esta Casa e todos os que estão aqui na paz do Senhor. Amém.

 

TODOS - Amém.

 

O SR. AGENOR DUQUE - Peço, com a permissão do nosso presidente, se for possível, para fazer uma oração em nome de Jesus. Amém. Os que puderem ficar de pé, vamos orar, já tivemos louvor, palavra.

Eu queria aproveitar o ensejo e bendizer aos céus por cada pessoa que está aqui, porque a Bíblia fala, no Salmo 55 - levante a mão direita você que pode - quão formoso são aqueles, os pés daqueles que anunciam as palavras do Senhor. Aleluia.

Quero bendizer também o céu pela vida do nosso deputado estadual Rodrigo Moraes, da Igreja Mundial do Poder de Deus, pelo exemplar posicionamento que teve ao tentar implantar, embora com muita dificuldade, o kit, a Bíblia dentro dos colégios. Infelizmente, houve uma retaliação. Muitos até se opuseram.

Presidente, queria ressaltar que, infelizmente, o Brasil vive uma crise política - uma crise econômica, que é resultado de uma crise política. Essa crise é oriunda de um problema espiritual. Não poderíamos deixar de ressaltar que, em 2011, quando a nossa presidente deu início a uma nova fase, um dos primeiros atos que ela teve foi de retirar a Palavra de Deus de dentro de seu gabinete. A Palavra de Deus é a boca de Deus deitada em letras, eu creio nisso.

Nós sabemos que, em muitos lugares, a Bíblia é rejeitada, como na Coreia, no Irã, nos países do Oriente Médio. Graças a Deus, temos a oportunidade aqui de mencionarmos a Palavra, de lermos a Palavra. Infelizmente, muitos locais, inclusive a escola, não são muito favoráveis para que a Bíblia seja aceita.

Pode-se ressaltar que a Bíblia é a maior ferramenta que existe hoje dentro de um presídio. Hoje nós temos um trabalho, não somente a nossa igreja, Assembleia de Deus, mas a Igreja Universal e a Igreja Mundial, diversos ministérios têm um trabalho lindo dentro de presídios, que é a maior ferramenta de recuperação dentro de um presídio.

Nós sabemos também que muitas são as pessoas que foram alcançadas pela Palavra. Nós temos um testemunho de um rapaz chamado Marcos Hussein Youssef, ele era muçulmano - eu sou neto de judeu, sempre vou a Israel - neto de um dos principais criadores do estado terrorista e, para uma pessoa dentro da cultura muçulmana, é errado negar um presente. Um cristão o presenteou com uma Bíblia. Ele, leitor do Alcorão, recebeu. Isso consta em várias redes sociais. Ele leu um texto muito lindo, o sermão da montanha, Mateus 5, quando bem aventurados sois. Ele disse: “Não é possível que o Alcorão diga isso, a Palavra de Deus diga isso. Como muçulmano, eu não podia negar um presente.” E ele recebeu aquela palavra, ele leu a Bíblia sem pastor, sem ninguém.

Isso aqui, aleluia, não são simplesmente letras, não são simplesmente palavras, isso é o poder de Deus, que pode mudar a vida de um homem. Eu creio nisso, que um pai de família, um ser humano, pode ser restaurado através da Palavra de Deus. Alguém crê nisso? Se você puder, dê glória a Deus por este dia.

 

TODOS - Glória a Deus.

 

O SR. AGENOR DUQUE - Infelizmente, nós vivemos em um país que sofre consequências, porque muitos deixaram o princípio disso, ou seja, a família. O nosso querido presidente é um perito, um doutor em advocacia, um promotor público, que sabe que a Bíblia também é base da lei do Judiciário, as leis de Deus são as leis, as bases da advocacia. Alguém que tem uma formação acadêmica sabe que a Bíblia é a base das leis, não somente da nossa lei civil, mas de diversos países.

Nós temos visto, hoje, o Brasil sofrendo uma crise financeira, econômica, resultado, acredito eu, de quebra de princípios, como vimos, há pouco, tentando aprovar a liberação das drogas, tentando aprovar aquilo que Deus abomina, o aborto. Isso é resultado de profanação da Palavra de Deus.

Finalizando a minha fala, esse rapaz, como eu dizia, leu a Bíblia e hoje ele é um dos maiores informantes que existe dentro dos Estados Unidos, foi ele que desbancou, graças a Deus. Ele recebeu um presente de um cristão e, como muçulmano, não podia negar um presente. Lendo a Bíblia, lendo o Alcorão, ele começou a contextualizar os textos. “Isso está errado, alguma coisa está errada.” Ele se converteu para Jesus Cristo, hoje é um pregador da Palavra. Graças a Deus, livrou que Israel e que vários países, dentre eles, os Estados Unidos, sofressem atentados. Foi o maior assistente para que houvesse, dentro do serviço de segurança de Israel, atentados através da Palavra.

Louvado seja o nome de nosso Deus. Presidente, pastores, louvado sejam os céus, por vocês, por todos nós temos anunciado a palavra de Deus, porque ela é simplesmente uma palavra e formosos são os pés daqueles que a levam, mesmo sem recursos, mesmo sem condições. Há tanta luta neste Brasil e é nobre esse feito memorável, essa atitude do nosso presidente, dos nossos deputados, do nosso querido Roberto de Lucena, do nosso presidente, de todos aqueles que criaram esse movimento, esse trabalho, que estão de parabéns.

Antes de orar, queria aplaudir os céus, porque o Senhor tem trabalhado na vida e no coração de homens como esses para tornar um canal de bênção para essa Nação. Quando o justo governa, há paz na Terra. (Pausa.)

Eu queria ressaltar uma última coisa. Em 2014, se não me falha a memória, o pastor Silas Malafaia me convidou para que, juntos, estivéssemos, em Brasília - acho que vários dos senhores estavam ali - e nós oramos na Praça dos Três Poderes por esta Nação. Eu queria aproveitar este momento, neste lugar tomado por, a grande maioria, homens de Deus, homens que professam a fé monoteísta, podemos dizer assim, para pedir a Deus, por esta Nação, por este País, por este Estado tão violento.

Infelizmente, temos um sistema penitenciário tão caótico, temos um sistema de Saúde tão difícil e, como sabemos, Deus tem sido. Nós já temos tanta dificuldade nas cadeias, tanta dificuldade nos hospitais, já temos um sistema de saúde precário, um sistema penitenciário precário. Ai deste País.

Digo a vocês, queridos, esta Nação tem uma dívida de gratidão muito grande com a Igreja Evangélica do Brasil e com a Palavra de Deus. O que é a igreja, pastor Cezinha? O celeiro dos ex. O que você acha em uma igreja? Ex-drogado, ex-viciado, ex isso, ex aquilo. A igreja é o celeiro dos ex.

Vamos orar por este dia, por este momento. “Soberano e eterno Deus, bendizemos o Teu o nome pela vida do nosso presidente Fernando Capez, pela vida dos deputados que aqui estão compondo a Mesa, pela vida de cada pastor, de cada missionário, de cada servo de Deus que está aqui. Sabemos que esta Nação tem sofrido muito. Meu Deus!

Precisamos de homens compromissados com a palavra, mulheres compromissadas com a Palavra e que tenham princípios de fé, porque, quando não existem princípios, tudo que não tem princípio é uma anarquia. Tudo que não tem ordem é uma anarquia e a Bíblia é a regra da nossa fé.

Não estamos defendendo, aqui, uma placa ou um ministério. Estamos defendendo a nossa fé, em que alcançamos o Teu poder por meio da Tua palavra. Louvado seja o nome do Senhor pela Sociedade Bíblica do Brasil, por aqueles que estão, meu Deus, pelejando por esta causa, pelejando pelo Evangelho. Por favor, meus irmãos, levantem as mãos aos céus, quem puder.

Nós entregamos este Estado e o governador de São Paulo. Louvamos o céu pela vida do nosso querido Roberto de Lucena, servo de Deus, e pedimos ao Senhor: amarra todos os principados e potestades. Meu Deus, toma, também, a direção deste País. Toma, também, a direção, lá em Brasília. Repreenda todo o espírito de corrupção, de roubo contra esta Nação, de homens que profanaram a Tua palavra, que negaram a fé. Pedimos a Tua bênção a este País. Repreendemos toda a ação do inferno e louvamos o Teu nome, por este dia, e por cada pessoa que está aqui. Para a glória do Teu nome, os que creem digam: Amém!

 

TODOS - Amém!

 

O SR. AGENOR DUQUE - Assim como, no início, cantamos o Hino Nacional, vamos orar, também, Àquele que representa a nossa fé.

 

* * *

 

- É feita uma oração.

 

* * *

 

O SR. AGENOR DUQUE - Os que podem, aplaudam Jesus Cristo. (Palmas.) Obrigado pela oportunidade que me é dada. Parabéns, deputado Cezinha de Madureira. Obrigado, de coração, ao presidente e a todos. Desculpem por alguma coisa. Perdoem-me, mas não sou um parlamentar. Sou um pregador da palavra. Deus abençoe a todos. Disponham.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos a bênção do apóstolo Agenor Duque e, antes de darmos por encerrada a sessão, informo que esta Bíblia, impressa pela Sociedade Bíblica do Brasil, a Bíblia Sagrada, é um exemplar único. Somente este exemplar foi impresso para homenagear a Assembleia Legislativa de São Paulo. Que nós, deputados, possamos fazer valer, fazer justiça e jamais falhar com aqueles que nos confiaram o seu voto e a missão de legislar em prol da população. (Palmas.)

Quando eu estava me encaminhando para cá, o nosso querido assessor e agente de Segurança, o Marcos, que é evangélico, me mandava uma mensagem pedindo que eu lesse Provérbios - o primeiro provérbio de Salomão, que fala sobre a doutrina, a ciência, a Educação, a formação, a informação.

Primeiramente, precisamos conhecer. A ideia do Museu da Bíblia, de trazer para cá, para a Assembleia, é pegar o jovem. Não é pescar em aquário. É buscar nas águas revoltas aqueles que se desviaram do caminho, trazê-los para a Assembleia, para que eles tenham cultura, possam estudar nas bibliotecas, possam conhecer a Bíblia, para, em seguida, ter o seu contato mais aprofundado.

Estávamos aqui. O reverendo Assir Pereira estava me indicando que eu fizesse outra leitura, como quem diz: “Manda quem pode. Obedece quem tem juízo. Autoridade eclesiástica é autoridade eclesiástica.” Como autoridade eclesiástica é autoridade eclesiástica, vamos ler Eclesiastes, 11.

Você que está nos ouvindo pela televisão, mais do que os que se encontram aqui, jovem que estava, por algum momento, mudando o seu canal e parou por aqui, não foi coincidência, não. Fique aqui e ouça a leitura do texto sagrado:

“Empregue o seu dinheiro em bons negócios e com o tempo você terá o seu lucro. Aplique-o em vários lugares e em negócios diferentes porque você não sabe que crise poderá acontecer no mundo.

Quando as nuvens ficam cheias, a chuva cai. Uma árvore pode cair em qualquer direção, mas, no lugar em que cair, aí ficará. Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada. Deus faz todas as coisas. E, como você não pode entender como começa uma nova vida dentro da barriga de uma mulher, assim também não pode entender as coisas que Deus faz. Semeie de manhã e também de tarde porque você não sabe se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra.

Como é agradável a luz do dia, e como é bom ver o sol! Viva alegre durante todos os anos da sua vida. Mas, mesmo que você viva muitos anos (...)” E Deus lhe dará essa glória... “(...) lembre que ficará morto durante muito mais tempo. Tudo o que acontece é ilusão.”

Vamos, então, fazer o que podemos, enquanto tivermos a oportunidade. Vamos aproveitar, porque a hora de fazer o bem é agora. Vamos orar a Deus, para que nos ilumine, a fim de que não nos desviemos do nosso caminho, porque muitas são as tentações. Muitos são os laços do passarinheiro armados, sobretudo quando se entra em uma atividade pública - e mais ainda na atividade política. Que tenhamos sempre em mente isso.

A ideia do Museu da Bíblia começa agora. Nós iremos, no ano que vem, dividir os livros da Bíblia e vamos fazer várias exposições, começando pelo Pentateuco. Colocaremos os livros expostos em tamanho gigante, separadamente, com orientação, e vamos despertar no jovem, em primeiro lugar, o desejo, a curiosidade científica e histórica de estudar e ler os ensinamentos que lá se encontram, para, em seguida, fazermos o trabalho de aproximação e de levá-los a conhecer Jesus, a conhecer a Deus.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades e à toda a minha equipe - vejam como dá trabalho fazer uma sessão solene: aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Assembleia e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos, por suas presenças. Ressaltei, aqui, o Rodrigo Tritapepe, a Anita, a Vitória, a Delmindia, a Vera e todos os servidores do Cerimonial que colaboraram para o êxito desta solenidade.

Convido todos os presentes, agora - e os que estão nos vendo pela televisão, na segunda-feira -, a se dirigirem ao Espaço “IV Centenário”, para a abertura da exposição “Bíblia: dos Manuscritos aos Formatos Digitais

Glória a Deus! Deus nos abençoe.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 46 minutos.

 

* * *