http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

14 DE DEZEMBRO DE 2015

055ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS POLICIAIS MILITARES DESTAQUES, BEM COMO AS PERSONALIDADES CIVIS E MILITARES DESTAQUES DE SÃO PAULO

 

Presidentes: FERNANDO CAPEZ e CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta Presidência convocara a presente sessão solene, com a finalidade de "Homenagear a Associação Paulista dos Servidores do estado e dos municípios de São Paulo - Pauliserv - SP, por meio da sua diretora - presidente, Sra. Ana Angela Palermo, os policiais militares destaques, bem como as personalidades civis e militares destaques de São Paulo". Solicita um minuto de silêncio em homenagem aos heróis tombados e mortos e convida o público a ouvir, de pé o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação de vídeo institucional da Pauliserv - SP.

 

2 - ISABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de medalhas ao presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo deputado Fernando Capez e à Dra. Valéria Palermo Capez, pelo tenente-coronel Rosas e a Sra. Ana Angela Palermo, presidente da Pauliserv - SP.

 

3 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a execução da Canção da Polícia Militar, pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

4 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência. Elogia a atuação do presidente Fernando Capez na direção deste Legislativo, a quem pede uma salva de palmas. Parabeniza o presidente pela medalha recebida. Diz estar honrado em presidir esta sessão.

 

5 - MAJOR OLÍMPIO

Deputado federal, agradece o presidente Fernando Capez pelas palavras e pela defesa da Polícia Militar de São Paulo. Cumprimenta as autoridades presentes. Elogia a atuação de Ana Palermo na luta pela família policial. Parabeniza o presidente do Palmeiras pela sua atuação no clube e no esporte brasileiro. Destaca sua alegria em estar presente entre pessoas de bem que acreditam na instituição policial. Demonstra sua alegria em ver a soldado Adriana, que considera uma heroína da Polícia Militar. Afirma que a soldado foi baleada com fuzil e sobreviveu após longo período na UTI do Hospital das Clínicas. Diz ser ela um símbolo da luta de 184 anos dos policiais militares em defesa do povo paulista. Menciona sua participação em evento em homenagem do sargento Wesley, que também foi baleado na defesa da população. Ressalta a falta de apoio do governo aos policiais militares. Lembra histórias de policiais que morreram em defesa da causa policial para propagar esperança e força. Pede que a Pauliserv continue a valorizar aqueles que dão a vida em defesa da sociedade. Agradece o Coronel Camilo e o Coronel Telhada, pelo brilhante trabalho que está sendo desenvolvido nesta Casa. Deseja a todos um ano melhor do que o último.

 

6 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Parabeniza o deputado Olímpio Gomes. Diz que está dando continuidade ao trabalho desenvolvido por ele neste Parlamento. Menciona o caso da soldado Adriana, atingida por balas de fuzil e de outros que faleceram em defesa da sociedade. Pede que os policiais se unam. Coloca seu mandato, o do Coronel Telhada e de Gil Lancaster à disposição de todos. Parabeniza o deputado Coronel Telhada pela defesa da instituição policial. Anuncia a entrega de homenagem a policiais militares e personalidades civis, bem como autoridades que sem medir esforços, empenharam-se de forma abnegada em suas tarefas diárias e no cumprimento dos seus deveres, sendo assim meritórias de destaque e de receberem, primeiramente, a Medalha MMDC Governador Pedro de Toledo, que foi instituída a fim de galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que por seus méritos e serviços relevantes prestados à São Paulo e ao culto da revolução constitucionalista de 1932. Anuncia a entrega da medalha MMDC Leste Esplendor de São Miguel, que tem o objetivo de galardoar as personalidades civis e militares, bem como as instituições públicas e privadas, que tenham prestado relevantes serviços à sociedade, veteranos de 32 e ao Núcleo MMDC - São Miguel Paulista, contribuindo, dessa forma, para a preservação da memória da Revolução Constitucionalista de 1932 e culto aos ideais cívicos e patrióticos atrelados ao movimento. Anuncia a entrega de medalha MMDC Mérito Constitucionalista à integrantes da Polícia Militar e a entrega da medalha Esplendor de São Miguel para as ocorrências: Comando Policiamento de Trânsito; 4º BPMM; 3º Batalhão de Polícia Ambiental; e 44º BPM/M, representados por policiais militares. Anuncia a entrega de placas comemorativas, seguida da entrega de mimos a diversos homenageados. Presta homenagem a enfermeira Sheila, que salvou a vida de sua esposa no Hospital Cruz Azul.

 

7 - ANA ANGELA PALERMO

Presidente da Pauliserv - SP, agradece o presidente Fernando Capez pela solenidade. Cumprimenta as autoridades presentes. Informa que a Pauliserv foi fundada em 2004, como uma associação filantrópica e assistencial, buscando a valorização pessoal e profissional dos policiais militares, além da participação de outros servidores que atuam na Segurança Pública. Afirma que a Pauliserv tem como objetivo trazer qualidade de vida para os agentes e forças policiais. Menciona os 11 anos com diversos projetos de sucesso, além das parcerias com empresas e entidades para reconduzir os veteranos que não podem mais atuar nas forças de Segurança. Presta homenagem, com entrega de medalha, ao deputado Coronel Camilo.

 

8 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Agradece a medalha recebida. Diz que esta medalha é em homenagem a todos os policiais militares. Agradece os veteranos da Polícia Militar. Cumprimenta os homenageados e Ana Angela, presidente da Pauliserv. Coloca seu gabinete à disposição de todos os presentes. Parabeniza toda a família policial. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear a Associação Paulista dos Servidores do Estado e dos Municípios de São Paulo: Pauliserv - SP. Convido com enorme honra, para integrar a Mesa principal dos trabalhos, esta grande liderança: a presidente da Pauliserv, Dra. Ana Angela Palermo. (Palmas.) Ainda esses dias eu a elogiava, dizendo que, de todos os atributos que fazem um grande líder, o que nela mais se destaca é a coerência - sempre lutando na mesma trincheira, com dedicação e coragem. Parabéns, você é um exemplo para todos nós.

Convido também nosso querido deputado estadual, ex-comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Camilo. (Palmas.) Chamamos também o coronel Mario Fonseca Ventura, presidente da Sociedade Veteranos de 32 - M. M. D. C. Parabéns por sua luta e sua história. (Palmas.) Está presente também um grande dirigente esportivo, uma das nossas grandes lideranças no esporte, até para mim que não sou afeiçoado ao time de futebol que ele preside. Vejo nele uma esperança de seriedade e compromisso com o profissionalismo da gestão, em um esporte que mexe com a paixão de milhares de pessoas e lida também com uma série de outros interesses. Que ele - um empresário já de grande sucesso - tenha ainda mais sucesso na sua carreira de dirigente esportivo. Ao presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, Paulo de Almeida Nobre, uma salva de palmas. (Palmas.) Como diria meu saudoso pai, um palmeirense fanático, “é fácil para quem sabe”. Anuncio também a presença do deputado federal Major Olímpio. (Palmas.)

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada por este presidente com a finalidade de homenagear a Associação Paulista dos Servidores do Estado e dos Municípios de São Paulo, Pauliserv - SP, por meio de sua diretora-presidente, Sra. Ana Angela Palermo. Temos os policiais militares destaques, bem como as personalidades civis e militares destaques de São Paulo. Peço uma calorosa e carinhosa salva de palmas para Ana Angela Palermo. (Palmas.) Neste momento, peço àqueles que tiverem condição que se levantem, para que possamos fazer um minuto de silêncio em homenagem aos heróis tombados.

 

* * *

 

É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia em horário nobre neste domingo, dia 20, às nove horas da noite. Quem tiver a Net pode sintonizar no canal sete, se o sinal não cair, como costumeiramente, poderemos assistir a esta sessão solene. Também pela TV Vivo, no canal 66 analógico e 185 digital, e ainda pela TV digital aberta, canal 61.2.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, a ser executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Emerson Pereira. Lembrando que o Hino Nacional, juntamente com a bandeira, as armas e o selo são símbolos de idêntica hierarquia, de maneira que não devemos nos voltar à bandeira no momento em que é executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

 O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar, em especial o subtenente Emerson Pereira. Saibam que a Polícia Militar pode sempre contar com o apoio e a gratidão do povo paulista e desta que é a maior Assembleia da América Latina.

A Polícia Militar completou 184 anos, criada em 1831 o que, para quem não sabe, foi fundamental para manter a integridade territorial do Brasil na época do período regencial, quando o país era assolado por inúmeras rebeliões separatistas.

Parabéns à gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Neste momento faremos a apresentação de um vídeo institucional da Pauliserv.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A Pauliserv merece esta sessão solene, que só pode ser convocada por motivo de notório e relevante interesse público. Foi convocada pelo presidente, foi aprovada por unanimidade dos deputados. Sabe por quê? Quem cuida dos nossos policiais militares ajuda a proteger a sociedade e a salvar vidas. Você merece a gratidão do povo paulista pelo trabalho que vem realizando na Pauliserv. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ISABEL DE JESUS PINTO - Neste momento, o tenente-coronel Rosas e a Sra. Ana Angela Palermo, presidente da Pauliserv São Paulo, farão entrega de medalha ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Fernando Capez.

 

* * *

 

- É feita a entrega de medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, solicito à Dra. Ana Angela Palermo e ao tenente-coronel Rosas que façam a entrega de medalha à promotora de Justiça criminal, minha esposa, Dra. Valéria Capez, para dar um sentido familiar a esta sessão solene, porque, afinal de contas, a Pauliserv também é família. Com o detalhe de que a minha esposa se chama Valéria Palermo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, temos, na Assembleia, o coronel Paulo Adriano Telhada, da Polícia Militar, que é deputado estadual; o soldado da Rota Gil Lancaster, que é deputado estadual; e o nosso coronel Alvaro Batista Camilo, que foi comandante-geral e coronel da Polícia Militar.

Tínhamos aqui o valoroso Olímpio Gomes, que continua fazendo um trabalho brilhante, digno de nota junto ao Congresso Nacional. Quando ele foi ao Congresso Nacional, eu disse: “Olímpio, vá, mas seja do mesmo tamanho que você foi aqui, seja grande, porque você tem valor.” E ele foi com a personalidade dele, se afirmou. Hoje é uma das vozes mais atuantes e respeitadas na nossa Câmara dos Deputados.

O presidente quer prestigiar os seus colegas deputados ligados diretamente à instituição Polícia Militar, de maneira que eu deixarei a Presidência para que um membro da Polícia Militar possa continuar a presidir a sessão. Penso que, desta maneira, estarei homenageando a Polícia Militar e a Pauliserv, duplamente.

Porém, eu fiz uma solicitação: que, antes de deixar e passar a Presidência ao deputado Coronel Camilo, eu estivesse aqui para ouvir e cantar a “Canção da Polícia Militar”, executada pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executada a “Canção da Polícia Militar”.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, passo, com orgulho, a Presidência desta sessão a um idealista: o deputado Coronel Camilo. Deixo-o aqui, ladeado por duas idealistas: nossa presidente da Pauliserv, Angela Palermo, e a Dra. Valéria Palermo Capez, promotora criminal que sempre apoiou e já saiu em diligência, por várias vezes, com a nossa gloriosa Polícia Militar.

Parabéns, deputado Coronel Camilo. Siga adiante, nesta sessão solene. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Quero deixar o nosso agradecimento ao nosso presidente, deputado Fernando Capez, não só pela honra da Presidência desta sessão, mas, principalmente, pelo grande trabalho que vem desenvolvendo, tornando a nossa Assembleia Legislativa novamente protagonista em São Paulo, perante o Brasil todo. Está brigando, não só aqui, mas também para trazer mais competência à área estadual, na questão da Justiça. Parabéns! Agora, sou eu quem pede uma salva de palmas ao nosso deputado Fernando Capez, presidente desta Casa. (Palmas.) Quero parabenizar o nosso presidente também pela medalha.

Dou continuidade, com muita honra, a esta solenidade. Principalmente por ver, aqui, tantos companheiros de labuta da Polícia Militar de São Paulo e, também, amigos da nossa sociedade civil, dos Consegs - quero deixar registrado que é uma honra estarmos nesta Presidência.

Convido para fazer uso da palavra o nosso sempre deputado estadual e hoje deputado federal, meu amigo Major Olímpio, que, como nosso presidente falou, continua fazendo a diferença, defendendo os policiais militares lá em Brasília e conseguindo, juntamente com o Capitão Augusto e outros deputados que também militam na questão da ordem, apresentar projetos de lei que vão modificar, com certeza, nos próximos anos, a vida do cidadão brasileiro. Major Olímpio, a palavra é sua.

 

O SR. MAJOR OLÍMPIO - Coronel Camilo, presidente desta sessão solene, aproveito para agradecer ao presidente desta Casa, Fernando Capez, não só pelas palavras, mas principalmente pelas atitudes em relação à defesa intransigente da nossa Polícia Militar do Estado de São Paulo. À Dra. Valéria Palermo, esposa do presidente Fernando Capez, transmita o nosso eterno agradecimento. Esta Casa, na força da presidência jovem do deputado Fernando Capez, está cada vez mais aberta como uma extensão da casa da família Policial Militar.

À Ana Angela Palermo, nossa amiga de tantos anos, que preside a Pauliserv, nosso sempre agradecimento e reconhecimento pelo seu espírito de luta, desde sua participação na luta em defesa da família Policial Militar, na coordenadoria das entidades, e hoje à frente da Pauliserv, sempre procurando minimizar a dor e levar o alento à família Policial Militar.

Nosso presidente, Coronel Ventura, o maior difusor da verdadeira história do Movimento Constitucionalista de 1932, que leva, através da Sociedade Veteranos de 32, a preservação da nossa história e dos nossos ideais a todos os pontos do mundo, pela internet ou com sua presença física, ou ampliando cada vez mais os núcleos da Sociedade Veteranos de 32.

Paulo Nobre, presidente do Palmeiras. Eu sou corintiano, mas tenho um filho palmeirense dentro de casa, o Fernando. Quando não estou torcendo pelo Timão, torço pelo time do meu filho, e torci, pênalti a pênalti, pelo Palmeiras. Admiro principalmente o que você tem feito com seu esforço pessoal, a sua presença, a sua condição de ajudar um clube e acreditar, a despeito de todos os revezes, que o sucesso acaba vindo como produto do esforço e do trabalho.

Portanto, nosso agradecimento pelo que tem feito não só pela Sociedade Esportiva Palmeiras, mas pelo esporte brasileiro, pelo futebol brasileiro, que tanto está precisando de exemplos como os que você dá. Alguém que não vai para o futebol para se servir ou para ganhar, vai para servir e, muitas vezes, até perder pessoalmente, não só com investimentos, mas com o tempo que dedica lá. Isso é um exemplo para o futebol brasileiro.

Gostaria de dizer da minha alegria de estar entre pessoas de bem, que acreditam na nossa instituição. Eu cantava a Canção da Polícia Militar e olhava para as dezenas e dezenas de rostos amigos, quando me deparei com um rosto amigo em especial, da soldada Adriana. Que alegria, Adriana, de te ver vestida com o nosso uniforme da Polícia Militar, cantando com orgulho a nossa canção.

Para as pessoas que ainda não a conhecem, ela é uma heroína policial militar que foi baleada a tiros de fuzil, sofrendo impactos na cabeça. Pela mão de Deus e da Medicina, em tão breve tempo ela conseguiu estar conosco, transmitindo essa energia, essa vibração, esse entusiasmo. Eu a vi na UTI do HC e conversei com o chefe da Neurologia, que dizia: “Isso é mais uma obra divina do que da Medicina.

Gostaria que você ficasse em pé, Adriana, para que as pessoas pudessem saber quem é essa menina lutadora. (Palmas.) Esta é a população do estado de São Paulo. Adriana, que reconhece não só o trabalho da Polícia Militar, mas a sua luta, que virou a luta de todos nós, a sua luta pela vida.

Milhares de pessoas pela Internet fizeram correntes de oração numa torcida para que você rapidamente se restabelecesse. Estou dizendo isso porque simboliza a luta que há 184 anos policiais militares vêm fazendo em defesa do povo paulista, os mesmos ideais de Tobias de Aguiar, os mesmos ideais dos nossos heróis de 32 - quando 10 mil homens da Força Pública lideraram o maior movimento cívico da história deste País, e em que tantos tombaram. O espírito deles é o mesmo espírito que norteia cada um de vocês nos dias de hoje nas ruas dos 645 municípios, defendendo os cidadãos, sujeitos a todos os tipos de perversidades.

Ontem participei de um evento em prol do sargento Wesley Turíbio na Zona Leste. A exemplo dele, a nossa Adriana também foi baleada a tiro de fuzil na cabeça no dia 28 de janeiro. Está vivo graças à mão de Deus e da Medicina, com sequelas muito mais delicadas.

Ontem, motociclistas, policiais militares, veteranos da ativa, guardas civis metropolitanos e representantes de Consegs fizeram uma macarronada para angariar fundos para ajudar no home care, para o restabelecimento dele - porque é bom que a sociedade saiba que o governo nessa hora é covarde. Nós nos amparamos nas nossas entidades, nos nossos comandantes, nos nossos amigos, nos nossos veteranos, na sociedade, porque nesses momentos o governo falta, e falta criminosa e deliberadamente se omitindo.

Lá, estava também o pai do soldado Diego. Quis Deus que encerrasse a sua missão. Ele era o parceiro e motorista do sargento Turíbio. O sargento Sidney, companheiro de tantos amigos do Batalhão Tobias de Aguiar, que tanto tempo serviu defendendo a sociedade, enterrou seu filho no dia 29 de janeiro.

Por que estou falando desse momento? Não é para propalar tristeza, não. Justamente o contrário: propalar a esperança, a força.

Quero dizer à Ana Angela, à diretoria da Pauliserv, para que continue a perseverar, sim. Faz-nos muita falta a mão amiga.

Quando se fala de moradia digna, da formação de tantos programas que vem desenvolvendo, é justamente para valorizar aqueles que dão a vida literalmente em defesa da sociedade.

Ao coronel Veloso, que lidera a minha equipe aqui no estado de São Paulo, coloco-me à disposição enquanto no exercício do mandato em Brasília. O meu escritório está pronto e ávido para participar desse esforço na defesa da nossa sociedade.

Coronel Camilo, transmita também ao Coronel Telhada o nosso agradecimento - aí como um companheiro veterano. Continue a fazer e a perseverar nesta Casa de Leis. Nós sabemos o quanto é árdua a luta.

Fiquei aqui por oito anos e vejo na luta dos dois a cada momento um novo adversário, um novo enfrentamento, mas nenhum dos dois precisa ensaiar ou combinar para defender a nossa instituição. O resultado é o brilhante trabalho que estão fazendo.

Que tenham todos um grande evento, um grande Natal.

Certamente teremos um ano maravilhoso, melhor do que foi este, se Deus quiser, defendendo a sociedade, defendendo a nossa Polícia Militar.

Parabéns a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso deputado federal major Olímpio Gomes. O que nós estamos tentando fazer aqui é tentar dar continuidade ao grande trabalho feito por V. Exa., pelo nosso coronel Ferrarini, nosso capitão Conte Lopes, e todos aqueles que militaram em prol à família Policial Militar. Se a nossa família Policial Militar, os nossos amigos da família Policial Militar estiverem bem, com certeza nós faremos mais e melhor pelo cidadão de São Paulo.

E pensando sempre desse jeito é que pensa a Ana Angela - sempre positivamente, sempre achando que dá para fazer, sempre achando que é possível fazer. E a maior prova disso o deputado Olímpio Gomes acabou de nos dar mostrando a Adriana, que eu fui ver no hospital, onde a vi muito diferente de como está hoje. Naquele momento eu rezei por você e graças a Deus você está aqui hoje conosco.

É realmente uma obra divina - eu vi quando você chegou lá no hospital - você estar aqui conosco. A mesma sorte não teve o Turíbio, que ainda está se recuperando, que ainda requer muitos cuidados. O Diego e tantos outros, como o tenente Pontual, como outros policiais militares que acabaram dessa forma, ou seja, com um tiro de fuzil.

A nossa criminalidade está cada vez mais aguerrida. Nem sempre temos o reconhecimento do governo estadual, como bem disse o nosso deputado federal Olímpio Gomes. O que nós podemos fazer é nos unir.

Podem contar sempre com este deputado, com o deputado Coronel Telhada, e com o deputado Gil Lancaster nesta Casa. Saibam que todo dia que alguém vem a esta tribuna fazer uma crítica à instituição, se ela for uma crítica positiva, ou seja, uma crítica correta, nós aceitamos e a levamos à instituição para que ela melhore. Porém, se for uma crítica infundada, tem um rebate aqui imediato, tem a resposta de forma imediata todos os dias nesta Casa, de segunda à sexta. E aí parabenizo também o Coronel Telhada, assíduo aqui para fazer essa defesa da instituição junto comigo.

Adriana, muito obrigado por tudo que você fez pela Polícia Militar. Que Deus proteja sempre você e toda sua família, a nossa família Policial Militar.

Quero também registrar e agradecer algumas presenças, antes de fazermos as homenagens: coronel Roberto, da Força Aérea Brasileira; coronel Rubens, do nosso Exército Brasileiro, sempre juntos com a Aeronáutica, com o Exército e com a Marinha, trabalhando pela ordem, trabalhando pela coisa certa. Registro também a presença do coronel Freitas, da Caixa Beneficente da Polícia Militar; coronel Marinho, que estou vendo aqui na nossa federação paulista; o Dr. Cleber, meu amigo antigo lá do Bombeiro; meu veterano da Academia, coronel Longo também; coronel Falconi; coronel Roberto, coronel Érico, que estão na ativa, aos quais agradeço as presenças, o Dimitrius também. Saúdo também o Sr. José Manoel de Oliveira Reis, diretor do MDC de Atibaia; o Waldir Comenale, do Conselho Fiscal da Federação Paulista de Futebol; Marcos Dolgi Maia Porto, procurador municipal de Barueri; Fernando Moreno, presidente do Conselho Fiscal da Sociedade de Veteranos de 32- MMDC; Carlos José Bigardi, representando o deputado Itamar Borges; Udine Verardi, representando o deputado Antonio Salim Curiati; Danilo Domingos da Silva, representando o deputado Gil Lancaster; o Bispo Don Sérgio, de Deus da Cúria Norte; muito obrigado pela presença de todos. Nossos agradecimentos àqueles que são do Conseg que também estão aqui. Vejo a Marta, o Cavalini, os nossos policiais militares, enfim a todos que estão hoje aqui abrilhantando esta festa, participando e ajudando a fazer o reconhecimento a esses policiais militares, obrigado.

Nesta linha nós vamos fazer uma homenagem entregando a primeira medalha. Essa homenagem é a policiais militares e personalidades civis, bem como autoridade que sem medir esforços empenharam-se de forma abnegada em suas tarefas diárias e no cumprimento dos seus deveres, sendo assim meritórias de destaque e de receberem tais honrarias.

A primeira medalha que nós vamos entregar é a do MMDC Governador Pedro de Toledo. Essa medalha que será outorgada foi instituída a fim de galardoar pessoas físicas ou jurídicas nacionais ou estrangeiras por seus méritos e serviços relevantes prestados a São Paulo, e ao culto da Revolução Constitucionalista de 32 - e faço aqui uma ressalva para agradecer ao Coronel Ventura, pelo seu trabalho incansável de divulgação das nossas tradições, do que foi a Revolução de 32, pessoas dignas de especial distinção. Para tanto, chamamos à frente a fim de que sejam homenageadas as seguintes personalidades: Dr. Flávio José Oliveira, que receberá a medalha em nome do deputado federal Jair Messias Bolsonaro; Dr. Juiz Kleber Leyser de Aquino, assessoria de assuntos de segurança do Tribunal de Justiça de São Paulo. O nosso coronel do Exército, Rubens Alberto, que receberá em nome do general de Divisão, Carlos dos Santos Sardinha, comandante da Divisão Presidente Costa e Silva; coronel da Polícia Militar Claudir Roberto Teixeira de Miranda, comandante do Policiamento da Área Metropolitana 5; coronel Marcos Cabral Marinho de Moura, presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol; coronel Miguel Libório Cavalcante Neto, diretor-geral da Emforvigil; nosso integrante da equipe do meu Comando do Trânsito, coronel Hervando Luiz Velozo, presidente da Escola de Samba Camisa Verde e Branco, que receberá das mãos do bispo Dom Sérgio de Deus, da Cúria Norte; coronel Cláudio Miguel Marques Longo, procurador-geral; coronel PM Assunção, estandarte da Escola Superior de Soldados; 1º tenente Bordin receberá em nome do coronel Reynaldo Priell Neto, chefe da Assessoria Policial Militar da Alesp; tenente-coronel André Luiz de Oliveira, comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar; 2º tenente Denise de Lacerda Borro, do Hospital Militar de São Paulo do Exército; tenente-coronel Marcelo José Rabello Vianna, comandante do 1º Batalhão de Trânsito; tenente-coronel Walter Romano, subchefe da nossa Assessoria da Assembleia Legislativa; major Emerson Massera Ribeiro, porta-voz da Polícia Militar.

Vamos entregar para esses homenageados e depois chamaremos os demais. Por favor, Coronel Ventura, pediria ao senhor, com a nossa presidente, Ana Angela, e o deputado Olímpio, que fizessem a entrega das Medalhas Governador Pedro de Toledo.

Daqui a pouco eu desço, transfiro a Presidência da Mesa para baixo para cumprimentá-los. Pela norma da Casa, a Mesa não deve ficar sem a Presidência. É sempre bom homenagearmos aqueles que fazem a diferença na vida das pessoas. Com certeza todos eles têm uma passagem que mereceu esse reconhecimento.

Neste momento, transfiro a Presidência para baixo para fazer os cumprimentos.

 

* * *

 

- É feita a entrega das medalhas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Gostaria de pedir uma salva de palmas aos primeiros homenageados. (Palmas.).

Gostaria de continuar chamando os homenageados pela Medalha Pedro de Toledo, o major Victor Alessandro Ferreira Fedrizzi, subcomandante do 7º BPM/M, a primeira unidade em que trabalhei; o major PM Cássio Araújo de Freitas, coordenador operacional da Rota; o capitão PM Danilo Salem, comandante da 3ª Companhia do 1º BTL de Trânsito; o capitão Fabiano Roman Albuquerque, chefe de Seção Operacional do 31º BPM/M; a capitão Sheila Cristina da Cunha, oficial de Relações Públicas e Recursos Humanos do 11º BPM/M; o cabo Rubens Barbosa de Carvalho, integrante da Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar; o 2º sargento Gilson Cardoso Fahur, da Polícia Rodoviária Estadual - PR; o Sr. Ricardo Aparecido Granja dos Santos, diretor-superintendente da Associação Comercial Distrital do Butantã; o Sr. Paulo de Almeida Nobre, nosso querido presidente do Palestra Itália; e o Sr. Gerson Mineo Sakaguti, ministro da Igreja Messiânica Mundial do Brasil.

Peço que se posicionem à frente para serem homenageados, e peço também ao Coronel Ventura, ao nosso deputado Olímpio e a nossa presidente, Ana Angela, que façam as entregas.

 

* * *

 

- É feita a entrega das medalhas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Então, parabéns, mais uma vez, aos nossos homenageados.

Peço agora que o nosso Major Olimpio, a nossa presidente Ana Angela e o nosso Coronel Ventura fiquem à vontade para retornarem à mesa principal.

Agora nós vamos fazer a entrega da nossa segunda medalha. Mais homenageados, mais gente boa fazendo acontecer no estado de São Paulo.

Então, agora vamos fazer a entrega da Medalha MMDC Leste Esplendor de São Miguel, que será outorgada com o objetivo de galardoar as personalidades civis e militares, as instituições públicas e privadas que tenham prestado serviços relevantes à sociedade. Veteranos de 32, núcleo MMDC, São Miguel Paulista, contribuindo desta forma para a preservação da memória da Revolução Constitucionalista de 32 e culto aos ideais cívicos e patrióticos atrelados ao movimento.

Vamos chamar as personalidades. Mas, antes disso, eu gostaria de agradecer imensamente aqui a presença da Dra. Valéria Palermo Capez. Parabéns pela homenagem. Parabéns pelo grande homem que é o presidente, seu marido, que conduz com muita galhardia esta Casa. E ela vai precisar nos deixar. Então, agradeço mais uma vez. Uma salva de palmas à senhora e ao seu marido. (Palmas.)

Sejam bem-vindos sempre a esta Casa.

Dando prosseguimento e agradecendo mais uma vez o nosso presidente Capez, vamos chamar os homenageados com a medalha MMDC Leste Esplendor de São Miguel.

O coronel Di Fiori, representando o major brigadeiro-do-ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante do Quarto Comar, nosso amigo; o coronel Paulo de Tarso Augusto Junior, comandante do Policiamento de Àrea Metropolitano 11; o coronel Dimitrios Fyskatoris, comandante do Policiamento de Trânsito; o coronel Francisco Roberto Aires de Mesquita, nosso subcomandante da Polícia Militar.

Alguns ainda não estão aqui.

O coronel Alcides Roberto Nunes, prefeito da Aeronáutica de São Paulo; o meu chefe de gabinete, com muito orgulho, coronel Danilo Antão Fernandes; o coronel Érico Hammerschmidt Júnior, comandante do Policiamento de Área Metropolitana 7; o coronel Adilson Luís Franco Nassaro, chefe do Centro de Comunicação Social; o coronel Carlos Eduardo Falconi, do Grupamento de Radiopatrulha Aérea; o vice-almirante Glauco Castilho Dall’Antonha, comandante do 8º Distrito Naval; o tenente-coronel Marcelo Lacerda Soffner; major Hermes Emerson Pinho da Silva, da Subsistência da Polícia Militar; capitão Marcos Palombo, do Corpo de Bombeiros; o capitão Marcos Janone, da Assessoria Militar da Secretaria de Política Pública; soldado Diego Barbosa de Medeiros, da Rota; o cabo Joaquim Gonçalves Rocha, também da Rota; o cabo Anderson Jerônimo da Silva, da Rota; e o cabo Marcos Santana Soares, do 43º BPM/M.

Convido agora nosso Coronel Ventura, a nossa presidente Ana Angela novamente, para fazer a entrega das medalhas.

Quero também citar a presença do capitão-de-mar-e-guerra, Mauro Aires, e do nosso superintendente da Caixa Beneficente da Polícia Militar, coronel Luis Henrique Falconi, irmão do nosso agraciado, coronel Falconi, hoje na reserva.

Gostaria também, se estiverem presentes, que os familiares dos homenageados venham participar da entrega da entrega da homenagem.

Mais uma vez este presidente transfere a Presidência da Mesa para a frente da mesa dos trabalhos, para cumprimentar os agraciados.

 

* * *

 

- É feita a entrega das medalhas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Mais uma vez, uma salva de palmas aos homenageados. Pedimos que retornem aos seus lugares. (Palmas.)

Agora, vamos entregar a última medalha desta noite. É a Medalha do Mérito Constitucionalista.

Chamamos à frente Waldir Hensel de Mattos, cabo do 47º BPM/M; Adriana da Silva Andrade, soldado do 4º BPM/M; Natália Ique Ferreira, 1º tenente do CPTran.

Peço que a entrega das medalhas seja feita pela Sra. Ana Angela Palermo, presidente da Pauliserv.

 

* * *

 

- É feita a entrega das medalhas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Peço que venham à frente para receber a Medalha Esplendor de São Miguel, do Comando de Policiamento de Trânsito, o 1º sargento Edélcio da Silva Biscola e o soldado Adauto José da Silva. Do 4º M, o cabo Adilson Arjona, o cabo Fernando Nates, o cabo Anderson Renato de Oliveira e o soldado Felipe Augusto Vaz da Silva. Podem se dirigir à frente, também.

Do 3º Batalhão de Polícia Ambiental, o cabo Rodrigo Rodrigues de Siqueira, o soldado Sidnei Lopes Barbosa e o soldado Rafael Davis Martins.

Do 44º M, o cabo Francisco Ancieto de Oliveira e o cabo Marcos José de Freitas. Por favor, posicionem-se à frente para receberem a Medalha Esplendor de São Miguel.

Pedimos que o Coronel Ventura e a Sra. Ana Angela façam a entrega das medalhas.

 

* * *

 

- É feita a entrega das medalhas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Mais uma vez, este presidente transfere os trabalhos para a frente da Mesa para cumprimentar os homenageados.

Uma salva de palmas aos nossos homenageados e muito obrigado a todos vocês pelo que fazem, fizeram e continuarão fazendo pela nossa Polícia Militar.

Agora, teremos mais dois momentos - entrega de placas e mimos - e chegaremos ao final da nossa solenidade.

Neste momento, chamo para receber uma placa de homenagens feita pela nossa Pauliserv, o nosso coronel, que está sempre homenageando os outros e que hoje vai receber uma homenagem, Mario Fonseca Ventura. Por favor. (Palmas.) O nosso deputado Olímpio receberá também uma homenagem. Permaneça junto com o coronel. Hoje, você que sempre homenageia, será homenageado pelo bispo Dom Sérgio, da Cúria Norte. Também chamo o Sr. José Roberto, que receberá em nome do Sr. Amadeu Luiz Antonio de Almeida, presidente da Associação das Classes Laboriosas. Esses três receberão uma placa de homenagens da Pauliserv. Pedimos à Ana Angela que faça a entrega da placa aos nossos homenageados.

 

* * *

 

- É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, Major Olímpio, pelo seu belo trabalho. (Palmas.) Parabéns a ele que recebeu das mãos do Dom Sérgio a placa de agradecimento pelo seu trabalho.

Nossa presidente entrega a homenagem ao Coronel Ventura, um batalhador pela manutenção da memória da Revolução Constitucionalista de 32, construindo e implantando núcleos para que se mantenha viva a chama de 32 não só no estado de São Paulo, mas também em todos os estados e até fora do Brasil. (Palmas.)

O Sr. José Roberto está presente? Está descendo? Vamos aguardar um minuto o Sr. José Roberto para receber a placa. Ele está presente. Parabéns a ele que recebe a placa neste momento da nossa presidente Ana Angela. Obrigado Sr. José Roberto. Mais uma salva de palmas aos três - nosso deputado Olímpio, nosso Coronel Ventura e nosso José Roberto. (Palmas.)

Por fim, chegamos à última homenagem da noite, a entrega de mimos. Chamo para se posicionar à frente, para receber a justa homenagem, o Sr. Carlos Improta Julião, promotor de justiça; o tenente-coronel José Roberto Rosas Junior, comandante do 47º BPM/M; o cabo Eduardo Jesus da Cruz, do 47º BPM/M; Marelisa Telles Pires, presidente do curso General Telles Pires; o Sr. Eduardo Velucci, diretor do grupo Silvio Santos; Sr. Luciano de Farias, presidente do Conseg Bela Vista; o Sr. Celso Nunes Cavallini, presidente do Conseg Morumbi; a Sra. Marta Lilia Porta, presidente do Conseg Higienópolis; o Sr. Almir Lucas Fernandes, presidente do Conseg Penha; a nossa enfermeira Sheila Veronezi de Araújo, do Hospital Cruz Azul; e o Sr. Adriano Yuzo, segurança patrimonial do Hospital Beneficência Portuguesa. Todos serão homenageados pela Pauliserv-SP. Pedimos à nossa presidente Ana Angela, acompanhada do coronel Ventura, que proceda à homenagem.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Mais uma vez, solicito uma salva de palmas aos homenageados. (Palmas.)

 Senhoras e senhores, gostaria de fazer um registro especial. Às vezes, as pessoas passam pela nossa vida e não nos damos conta disso. Não agradecemos e a vida continua. Portanto, gostaria de fazer uma homenagem especial à enfermeira Sheila.

Gostaria de fazer esse agradecimento especial, porque essa mulher salvou a vida da minha mulher, Silvana, no Hospital Cruz Azul. Muito obrigado. Uma salva de palmas a ela e a todos os homenageados. (Palmas.)

Para falar sobre esse grande trabalho feito pela Pauliserv-SP e para agradecer a todos os homenageados, passo a palavra à nossa presidente, Sra. Ana Angela Palermo. Gostaria de convidá-la a descer e usar o púlpito de onde falam os parlamentares.

O local onde vocês estão é reservado aos deputados estaduais. Todos eles usam a tribuna para falar e dar suas considerações. Nas mesas, há essa placa de metal, que não está aberta agora, com um aparelho para que os deputados votem de forma digital. Aqui em cima, neste telão, aparece a votação dos deputados. Quando eles têm que fazer alguma interferência, quando querem falar em plenário, eles usam a tribuna, que será usada agora pela Ana Angela. Tem a palavra.

 

A SRA. ANA ANGELA PALERMO - Muito obrigada a todos. Agradeço ao deputado Fernando Capez, nas pessoas dos demais legisladores desta Casa; ao deputado Coronel Camilo, nosso eterno comandante-geral; ao Sr. Mario Fonseca, que é um lorde inglês; ao deputado federal Major Olímpio, com quem tive o prazer de trabalhar no Governo do Estado.

A todos os senhores e senhoras presentes neste maravilhoso auditório e àquelas pessoas que estão nos assistindo pela TV Assembleia e por outros canais de comunicação, desejo uma boa noite.

Meu nome é Ana Angela, sou a atual diretora-presidente da Associação Paulista dos Servidores do Estado e dos Municípios de São Paulo e uma das fundadoras da Coordenadoria das Entidades Representativas da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Sou filha de um homem que, para mim, além de pai, foi um herói e grande exemplo: o segundo sargento Antônio Palermo.

A Pauliserv-SP foi fundada em 6 de abril de 2004 e, como assistimos no vídeo institucional hoje transmitido, trata-se de uma associação filantrópica e assistencial cuja finalidade precípua é a valorização pessoal e profissional de nossos associados, em sua vasta maioria policiais militares.

No entanto, representamos, servimos, e temos em nosso quadro associativo outros servidores que atuam na área da Segurança Pública, como, por exemplo, guardas municipais, agentes penitenciários, entre outras categorias que são essenciais para o Estado Democrático de Direito e para o sentimento de segurança da população, mas que também não recebem a devida deferência por parte dos governantes, que não são protegidas por nossas leis penais e processuais penais. Na maioria das vezes, juram e cumprem seus juramentos de servir e proteger a todos com a própria vida, mas não são reconhecidos por isso.

Nesse sentido, é importante frisar que representar, para nós da Pauliserv, significa fazer o que o outro não pode fazer por si, significa assumir sua voz e seu lugar, defendendo seus interesses, advogando por suas necessidades e levando aos nossos governantes, parlamentares, sociedade e demais pessoas de bem o que fazer para tornarmos essas profissões, que rendem suas vidas às nossas, mais dignas e valorizadas.

Senhoras e senhores, torna-se importante frisar que o direito que cabe ao cidadão de se dirigir aos Poderes públicos para reclamar contra abusos e promover a responsabilidade não é afeto aos nossos associados. Assim, nós, da Pauliserv-SP, assumimos o compromisso de levantar essa bandeira necessária, de criar uma maior proximidade com os problemas sofridos por nossos associados e ativamente envolver todos os segmentos para o objetivo comum de trazer dignidade e qualidade de vida para os nossos agentes de segurança pública e nossas forças policiais.

Neste rumo, em somente 11 anos, desenvolvemos com sucesso vários projetos. Atualmente, o projeto que nos traz mais alegria é o da Vila Militar, que realizará o sonho da casa própria para 800 famílias de associados, tirando nossos heróis defensores das áreas de risco, trazendo conforto e dignidade para suas famílias e, consequentemente, valorizando os profissionais, otimizando sua qualidade de vida e oferecendo-lhes menos preocupações para que possam servir-nos e proteger-nos mais e melhor.

Nossas estratégias também preveem parcerias com empresas e entidades capazes de oferecer uma recondução aos nossos veteranos cujos talentos não podem mais ser empregados nas forças de segurança, mas que ainda podem servir para outros segmentos profissionalizantes e competências.

Além disso, há projetos na área de Saúde, Educação e assessoramento jurídico aos nossos assegurados e pensionistas. Tudo isso é a Pauliserv.

Por fim, gostaria de agradecer a deferência, a responsividade e o carinho do presidente desta Casa de Leis, Exmo. Sr. Deputado Fernando Capez, que sempre encontra tempo para nos receber, nos ouvir e atender às demandas de nossa associação e de nossos associados.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns a nossa presidente, Ana Angela, parabéns a nossa Pauliserv.

Gostaria de lembrar a todos de, no final da solenidade, retirarem no cerimonial os diplomas e demais apetrechos das homenagens que receberam.

 

A SRA. ANA ANGELA PALERMO - Aproveito, Coronel Camilo, para me deslocar daqui e outorgar a medalha ao senhor, que é nosso eterno comandante-geral, que foi um divisor de águas na nossa Polícia Militar. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega de medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Senhoras e senhores, é uma honra para mim, não sabia da medalha, muito obrigado à Pauliserv e a todos que fizeram a indicação. É sempre um orgulho receber uma homenagem e eu a recebo sempre em nome da nossa instituição policial militar.

Essa medalha, na verdade, pertence a todos os policiais militares. Aqueles que estão lá, no patrulhamento, hoje, em Grajaú, em São Miguel Paulista, em Guaianases, em Pereira Barreto, em Dracena. Enquanto estamos aqui, na homenagem, eles estão lá, trabalhando por nós. Como esteve a Adriana, como esteve cada um dos senhores aqui.

Meu agradecimento aos nossos veteranos. Os meus parabéns a todos os homenageados. Parabéns a nossa Ana Angela, da Pauliserv, por tão belo evento. Agradeço, também, a presença do nosso Major Olímpio, deputado federal, do nosso comandante Coronel Ventura, da Sociedade Veteranos de 32, do presidente do Palestra Itália, Paulo de Almeida Nobre, seja sempre bem vindo.

A todos os homenageados fica aqui o meu agradecimento. Deixo, desde já, meu gabinete a disposição de todos que estão aqui, indistintamente, a nossa família policial militar e aos nossos amigos policiais militares. Tragam sugestões, tragam seu conhecimento, sempre aprendo muito com todos. A maior parte das grandes modificações que fiz como comandante-geral veio da sugestão do nosso soldado, da nossa soldado, da ponta da linha.

Parabéns a todos vocês, é um orgulho muito grande poder fazer essa homenagem.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, a toda a minha equipe na figura do coronel Danilo Antão, hoje homenageado, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp e das Assessorias da Polícia Civil e Militar, à banda que esteve presente, bem como a todos os demais servidores que colaboraram para o êxito desta sessão.

Convido a todos, após o término, para o coquetel que será oferecido agora no salão do plenário Juscelino Kubitschek. Aproveito para desejar a todos um feliz Natal. Aproveitem intensamente a vida e os momentos com seus familiares. Que 2016 seja muito melhor e que nós, juntos, possamos fazer um mundo muito melhor para nossas famílias e para o cidadão de São Paulo. Uma boa noite a todos e que Deus os proteja.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 47 minutos.

 

* * *