http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

04 DE MARÇO DE 2016

021ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidente: JOOJI HATO

 

Secretário: CORONEL TELHADA

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão. Parabeniza a cidade de Queluz pelo seu aniversário.

 

2 - CORONEL TELHADA

Discorre sobre escândalos de corrupção e desvio de verbas públicas no País. Cita denúncias feitas pelo senador Delcídio do Amaral envolvendo o ex-presidente Lula e outros membros do PT. Parabeniza a Polícia Federal pela atuação na operação Lava Jato, a qual elogiou. Considera que a ação contra Luiz Inácio Lula da Silva prova que a impunidade no País não é total. Diz ser hoje uma data importante para a democracia brasileira.

 

3 - CORONEL TELHADA

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

4 - PRESIDENTE JOOJI HATO

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 7/3, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra a realização de sessão solene hoje, às 20 horas, para "Comemorar o Dia das Filhas de ". Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido a Sr. Deputado Coronel Telhada para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - CORONEL TELHADA - PSDB - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, tem a palavra o primeiro orador inscrito, nobre deputado Ricardo Madalena (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Orlando Bolçone. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Mauro Bragato. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Davi Zaia. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Ramalho da Construção. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Carlos Neder. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Gil Lancaster. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado João Paulo Rillo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado André Soares. (Pausa.) Tem a palavra a nobre deputada Leci Brandão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Welson Gasparini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Aldo Demarchi. (Pausa.) Tem a palavra a nobre deputada Marcia Lia. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Rodrigo Moraes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Delegado Olim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Ed Thomas. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Roberto Massafera. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Rafael Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Afonso Lobato. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Caio França. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Coronel Telhada, pelo tempo regimental. Antes, porém, esta Presidência quer parabenizar a cidade de Queluz que aniversaria no dia de hoje. Desejamos sucesso, desenvolvimento, qualidade de vida a todos os seus munícipes. E que contem sempre com a Assembleia Legislativa, com todos os deputados desta Casa. Com a palavra o Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Sr. Presidente, deputado Cezinha de Madureira, funcionários desta Casa, policiais militares, público aqui presente, telespectadores da TV Assembleia, hoje, 04 de março, é um dia muito importante para a democracia no Brasil.

Posso dizer que, como brasileiro, acho que existe luz no final do túnel. Hoje posso dizer que talvez a impunidade do País diminua, porque vimos o ex-presidente Lula ser conduzido à Polícia Federal para depoimento. A corrupção no governo federal e dentro do PT é uma situação que ataca todo o Brasil. É um problema que aflige a indústria, o comércio e o bolso de todo cidadão brasileiro.

São coisas que já sabíamos. Todo o povo brasileiro já sabia, mas não tinha como provar. Quero agradecer publicamente ao senador Delcídio do Amaral, que até há pouco tempo era o líder do Governo no Senado Federal, ou seja, falava pela presidente e pelo PT no Senado. Quando ele foi preso, disse que se fosse cassado ou perdesse o seu mandato, muita gente no Senado iria rodar com ele.

Não sei se muita gente vai rodar no Senado, mas sei que - através do vazamento que houve do seu depoimento, da sua delação premiada, pela revista “Istoé” - os jornais hoje já afirmam: “ex-líder do Governo liga Dilma e Lula à Lava Jato e oposição pede renúncia”. Isto é, em termos policiais, a casa caiu.

Agora não é mais suposição, existe um fato. O interessante é que aqueles que até há pouco tempo prezavam pelo senador Delcídio do Amaral como um homem probo e confiável, hoje dizem que ele não é de confiança e o chamam de mentiroso. Aliás, isso é típico do PT. Quando está ao lado dele, está tudo bem. Quando você não concorda, você não presta.

Hoje, nos jornais, temos aqui: “Delcídio cita Lula e Dilma em acordo de delação premiada”, “as tentativas de Dilma de interferir na Lava Jato”, “Dilma sabia das irregularidades sobre Pasadena”. Já aguardávamos que essas coisas viriam à tona mais cedo ou mais tarde. “Lula deu ordem para tentar livrar Nestor Cerveró.” Não sou eu quem está falando, quem diz isso é o próprio Delcídio do Amaral em seus depoimentos. “Mensalão: Lula e Palocci compraram silêncio de Marcos Valério” e por aí vai.

O interessante é que o Instituto Lula diz que o Lula jamais participou da ilegalidade. Está circulando uma piada na internet que diz que o Instituto Lula não conhece o Luiz Inácio Lula da Silva. O Instituto Lula seria do Lula Molusco, amigo do Bob Esponja, porque agora todos estão fugindo.

A casa caiu e todo mundo corre. O barco está afundando e os ratos estão abandonando o navio. Sr. Presidente, onde está o PT nesta Casa? Esta Casa está sempre tão cheia de deputados, mas hoje não há ninguém do PT aqui para defender o seu partido.

Aliás, queria aconselhá-los. A janela está aberta para a troca de partidos. Se os deputados ou o pessoal do PT quiserem sobreviver na política, é bom começarem a arrumar outro partido, porque o negócio ficou muito feio para eles. É horrível o que acontece na política brasileira. Para eu que sou policial militar há mais de 37 anos, é horrível estar na classe política e vê-la envolvida em tanta sujeira e em tantos crimes.

Automaticamente, nós acabamos sendo chamados de ladrão também. É por isso que eu não aceito que qualquer vagabundo ou mortadela venha aqui para me chamar de ladrão, safado ou fascista. Eu não aceito. Não entrei na política para ser chamado de ladrão. Os que são ladrões têm que ir para a cadeia.

Quero publicamente parabenizar a Polícia Federal, o juiz Sérgio Moro, os procuradores, os delegados da Polícia Federal, a todos os homens e mulheres da Polícia Federal, pelo excelente trabalho que têm feito, pela excelente atuação.

Se Deus quiser, há luz no fim do túnel. Nós veremos os criminosos presos. Nós veremos um Brasil melhor. Hoje, só com a notícia do depoimento obrigatório do ex-presidente, a bolsa de valores já subiu. O dólar já caiu.

Vejam em que situação nós nos encontramos. Nós somos encarados por todo o mundo hoje como caloteiros. Nós perdemos a credibilidade internacional.

Hoje é um dia muito importante para a democracia brasileira. Hoje temos uma amostra de que a impunidade no Brasil não é total. Se Deus quiser, com um trabalho forte das polícias e do Ministério Público Federal, nós veremos toda essa quadrilha na cadeia, doa a quem doer.

Ninguém está acima da lei. A lei é feita para todos, não interessa se é senador, presidente, deputado, general. Quem infringir a lei só tem um destino: a cadeia.

Fora esse governo corrupto. Todos na cadeia. É o que queremos.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE – JOOJI HATO - PMDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de segunda-feira, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembrando-os ainda da Sessão Solene a realizar-se hoje, às 20 horas, com a finalidade de comemorar o “Dia das Filhas de ”.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 42 minutos.

 

* * *