http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

18 DE MARÇO DE 2016

011ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ORDEM DEMOLAY

 

Presidente: WELSON GASPARINI

 

RESUMO

 

1 - WELSON GASPARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o presidente Fernando Capez, cuja ausência justifica, convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Comemorar o Dia da Ordem DeMolay". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo institucional do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.

 

2 - MATHEUS FRANÇA

Mestre conselheiro nacional, discorre sobre a crise política que o Brasil atravessa, que traz incerteza e dúvida à população. Afirma que a Ordem DeMolay, através do ensino da filantropia e do livre exercício da cidadania, forma jovens para exercer futuros cargos de liderança e contribuir para a transformação da sociedade. Elenca e descreve projetos solidários levados a cabo pela Ordem. Fala sobre a importância da família e dos ideais para a reconstrução do País. Considera os integrantes da Ordem DeMolay essenciais para a solução da tensão social existente no Brasil.

 

3 - ILAN KELSON DE MENDONÇA CASTRO

Grande mestre nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, agradece pela homenagem proporcionada à instituição. Ressalta que a parcela paulista da Ordem é um exemplo para todo o País, citando trabalho que incentivou o cadastro de doadores de medula óssea. Diz que a Ordem DeMolay trabalha diuturnamente pelo engrandecimento dos jovens que a integram. Cita as virtudes que norteiam as ações da Ordem. Tece elogios aos membros do Supremo Conselho da Ordem pelos trabalhos efetuados.

 

4 - CAIO CÉSAR LORO

Presidente da Alumni 9 de Junho (Seniores), declara que o dia de hoje tem dois objetivos: homenagear o legado de Jacques DeMolay, patrono da Ordem, e convidar os integrantes dela a trabalhar na construção do próprio legado. Afirma que a instituição tem maturidade suficiente para dar um passo além. Avalia que a sociedade brasileira vive um momento histórico e precisa de fé e esperança. Discorre sobre os objetivos do projeto "Cidadão Consciente", executado pela Alumni. Conclama os integrantes da Ordem a buscar exercer a liderança com dignidade.

 

5 - SÉRGIO FERNANDES JÚNIOR

Mestre conselheiro estadual, comenta a atual conjuntura política do País, a qual considera uma oportunidade para que os membros da Ordem DeMolay façam a diferença. Destaca que as atividades da Ordem não são apenas internas, mas alcançam e levam benefícios à sociedade. Elenca projetos humanitários patrocinados pela instituição. Afirma que a fraternidade é um dos grandes valores pregados pela Ordem DeMolay.

 

6 - SAMUEL ALEIXO MIGUEL

Grande mestre estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, faz histórico da comemoração do Dia da Ordem DeMolay. Considera que o setor paulista da instituição tem cumprido seu objetivo de formar cidadãos que ajam com dignidade e ética. Fala sobre os trabalhos da Ordem em todo o Brasil. Destaca que São Paulo tem a maior jurisdição DeMolay do mundo. Agradece o patrocínio concedido à instituição pela Maçonaria. Comenta as atividades realizadas pela Ordem nas escolas públicas e outros projetos sociais. Ressalta que Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, pertenceu à Ordem DeMolay. Declara o apoio da Ordem à investigação e punição de políticos envolvidos em casos de corrupção. Defende a relevância da escola pública. Enaltece a memória de Jacques DeMolay, o qual, afirma, morreu sem trair seus ideais, sendo exemplo para todos os que fazem parte da Ordem que leva seu nome. Presta homenagem, com a entrega de um certificado, ao Sr. Clóvis Messias.

 

7 - CLÓVIS MESSIAS

Declara aos integrantes da Ordem DeMolay que eles têm a missão de levar esperança, dignidade e cidadania à sociedade brasileira. Ressalta a contribuição do deputado federal Bruno Covas, à época exercendo mandato nesta Casa, para o início da realização de solenidades em comemoração do Dia da Ordem DeMolay.

 

8 - PRESIDENTE WELSON GASPARINI

Manifesta-se honrado por presidir esta solenidade. Avalia que a Nação vive os dias mais terríveis de sua história, atravessando, a seu ver, além da crise política e econômica, também uma crise moral. Declara-se alegre por ver os trabalhos realizados pela Ordem DeMolay na formação ética dos jovens. Diz que o Brasil precisa de líderes que transmitam ao povo uma boa consciência política. Informa que começou sua carreira política aos 16 anos, em um movimento chamado Juventude Democrata Cristã. Lamenta a visão que a sociedade tem dos políticos, por conta das práticas daqueles que se envolvem em corrupção. Discorre sobre a operação "Lava Jato", tecendo elogios ao juiz Sérgio Moro, responsável por ela. Considera que grande parte da população brasileira vive em péssimas condições, sem saneamento básico e tendo acesso a uma educação de baixa qualidade. Incita os jovens da Ordem DeMolay a exercer sua vocação com dignidade e ética. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Welson Gasparini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Gostaria de justificar que esta sessão solene deveria ser presidida pelo nobre deputado Fernando Capez. Contudo, por motivos superiores, devido a compromissos que teve de cumprir, ele me passou a Presidência desta sessão, o que é uma grande honra para mim.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Fernando Capez, com a finalidade de comemorar o Dia da Ordem DeMolay. Para compor a Mesa oficialmente, convido o grande mestre estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, Sr. Samuel Aleixo Miguel; o grande mestre nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, Sr. Ilan Kelson de Mendonça Castro; o mestre conselheiro estadual de São Paulo, Sr. Sérgio Fernandes Júnior; e o mestre conselheiro nacional, Sr. Matheus França. (Palmas.)

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente PM Emerson Pereira.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia no domingo, 20 de março, às dez horas da noite; pela Net, canal 7; pela TVA, canal 66; pela TVA Digital, canal 185; pela TV Digital Aberta, canal 61.

Gostaria, agora, de citar personalidades que nos honram com suas presenças nesta sessão solene: Sr. Nilson Baroni, representando o secretário de estado de Logística e Transporte de São Paulo, Duarte Nogueira; Hamilton Prado Alves, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati; Airton Silva, representando o deputado estadual Orlando Morando; Caio César Loro, presidente da Alumni 9 de Julho - Seniores; Elias Jorge Calil Neto, representando a Loja Maçônica Arquitetos do Progresso e o Capítulo DeMolay Mário Covas Júnior; Clóvis Messias, representante do grão-mestre adjunto do Grande Oriente de São Paulo; Sérgio José Fernandes, secretário executivo estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Rodrigo César Cardoso, ex-grande mestre nacional; Fábio Alexandre Gomes, ex-grande mestre estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Fábio Brisotti, ex-grande mestre estadual de São Paulo; Maurício Romanato Zambotto, ex-mestre conselheiro estadual de São Paulo; Sérgio José Fernandes, secretário executivo estadual; Maurício Ludovico dos Santos, secretário adjunto de relações públicas, representando o grão-mestre do Grande Oriente do Estado de São Paulo, Sr. Benedito Marques Ballouk Filho; César Antônio Picolo, oficial executivo da 3ª Região Administrativa; Fábio Okamoto, ex-mestre conselheiro estadual de São Paulo.

Neste momento, teremos a apresentação de vídeo institucional do Grande Capítulo.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao mestre conselheiro nacional, Matheus França.

 

O SR. MATHEUS FRANÇA - Boa noite. Inicialmente, gostaria de cumprimentar o nosso presidente desta sessão, o ilustre representante desta Casa histórica do Poder Público, nosso querido Welson Gasparini. Estendo esses cumprimentos a todos os demais representantes desta ilustre Casa, que hoje abre as suas portas, honrando o nome da Ordem DeMolay. Muito obrigado.

Gostaria também de cumprimentar e saudar todos os ávidos guerreiros e irmãos DeMolays aqui presentes, de maneira que estendo este abraço, através de nosso líder estadual juvenil, o mestre conselheiro estadual Sérgio Fernandes.

Para finalizar as saudações, eu gostaria de cumprimentar os nossos ilustríssimos benfeitores, os tios maçons, os quais cumprimento, na pessoa do nosso grande mestre nacional presente, o tio Ilan Kelson.

Sim, o tumulto está em nossa Pátria. Corremos o risco de nos afundar no turbilhão da dúvida e da incerteza. Mas consciente dessa responsabilidade e dessa missão de transformar e virar essa mesa no nosso Brasil é que a Ordem DeMolay prepara os líderes do nosso amanhã.

Duas são as nossas poderosas ferramentas, de maneira prática e concreta na transformação dessa realidade, a filantropia e o livre exercício da nossa cidadania.

Através da filantropia, diariamente milhares de jovens da nossa nação com o título e a honra de DeMolay vão às ruas auxiliar e prestar o seu profundo e humano apoio aos enfermos em hospitais, aos idosos em asilos, aos órfãos entregues à sua própria sorte e a tantos outros mendigos jogados nas ruas.

Lançamos, em 2015, o “Desafio Nacional de Filantropia”, uma atitude ousada, muito bem elaborada para provocar os nossos jovens a buscar, de alguma maneira, diminuir a enorme distância que existe entre as pessoas carentes e sua dignidade humana. O Desafio Nacional de Filantropia mensalmente convoca esses jovens para exercer essas atividades plurais em todo o território nacional.

Outra grande iniciativa da nossa Ordem neste país é um projeto que nasceu neste solo sagrado de São Paulo, o “Arrastão Nacional da Solidariedade”, que, em sua versão de 2015, tivemos a honra de chegar a uma arrecadação de aproximadamente 30 toneladas no País, distribuídas entre famílias, pessoas e instituições, carentes de um pouco de humanidade neste mundo que está se perdendo.

Além dessa prática que é a filantropia, também temos a nossa corrente do livre exercício da cidadania. Diante dessa farra da democracia, a Ordem DeMolay já vem se preparando há décadas para o que nós estamos enfrentando. A Ordem DeMolay já vem capacitando e treinando os seus cidadãos, os seus líderes para esse tipo de tensão social.

É com muito orgulho que olho hoje para esta plenária e vejo inúmeros homens de bem comprometidos com essa transformação. A Ordem DeMolay forma, todos os anos, milhares de profissionais éticos, homens de bem, pais de família comprometidos com a célula principal dessa reconstrução e reeducação do Brasil.

Digo mais a vocês, meus irmãos, em tempos de crise e de tumulto é preciso reavivar e resgatar os ideais nascidos em 1919, com nosso fundador. Mais do que isso, 35 anos atrás pelo visionário Tio Alberto Mansur, eterno em nossos corações, tio maçom, homem que possibilitou essa amada Ordem DeMolay desbravar o País, impressionando a todos.

Ouçam bem, representantes do Poder Público, sociedade civil. Digo a vocês com toda convicção e certeza que a Ordem DeMolay é uma das nossas mais poderosas e concretas ferramentas para auxiliar nessa reconstrução do nosso País, que se nada fizermos, perderemos.

Relembro que cada um de vocês traz dentro de si uma chama, um facho de luz para guiá-los através da escuridão. Se puder fazer essa luz penetrar outra pessoa, se puder penetrar nas profundezas mais recônditas de sua alma e acender a chama que ali está, então, meus irmãos, vocês terão atingido o verdadeiro objetivo da Ordem DeMolay, vocês terão atingido a sua verdadeira finalidade de existir.

Estou certo de que a nossa geração conseguirá as devidas respostas que, hoje, o povo clama nas ruas. Nós, DeMolays, cumpriremos essa demanda. É o convite que eu faço a todos vocês. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Dando sequência a esta sessão solene, esta Presidência concede a palavra ao grande mestre nacional Ilan Kelson de Mendonça Castro.

 

O SR. ILAN KELSON DE MENDONÇA CASTRO - Exmo. Sr. Presidente desta sessão solene alusiva ao Dia da Ordem DeMolay na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Welson Gasparini, na pessoa de quem rogo vênia para saudar os representantes do Poder Legislativo paulista aqui presentes e das demais autoridades civis que nos honram com suas presenças.

Meu ilustre líder maior da nação DeMolay, do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, sobrinho Matheus França, nosso mestre e conselheiro nacional, a quem peço vênia para cumprimentar todos os jovens DeMolays do estado de São Paulo e desse nosso Brasil, que também estão nos assistindo pela TV Web da Assembleia Legislativa.

Meus ilustres líderes da Ordem DeMolay Paulista, grande mestre estadual Samuel Aleixo Miguel e mestre conselheiro estadual, Sérgio, sintam-se cumprimentados, e em nome de vocês cumprimento as demais autoridades do Grande Capítulo do Estado de São Paulo que se fazem presentes.

Meu ilustre sobrinho Caio César, presidente da Associação Alumni 9 de Julho, de São Paulo, na sua pessoa peço vênia para saudar todos os senhores DeMolays que se fazem presentes neste momento. E meu dileto e amado irmão Maurício Ludovico, na sua pessoa rogo vênia para saudar, como representante do eminente grão-mestre Benedito Ballouk, todos os demais representantes de autoridades maçônicas do Grande Oriente do Brasil, do Grande Oriente paulista, filiado à Confederação Maçônica Brasileira, e da sereníssima Grande Loja do Estado de São Paulo, que são as três obediências maçônicas que nos honram com os patrocínios dos nossos capítulos.

Meu dileto presidente, naturalmente, também as minhas palavras iniciais são de agradecimento, em nome do Supremo Conselho, pela oportunidade e pela honra de proporcionar a esses jovens esse momento ímpar em que comemoramos, dentro do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, o simbólico e histórico dia 18 de março, tão significativo para todos nós. Aqui já foi apresentado em vídeo pelo Grande Capítulo do Estado de São Paulo um resumo para a sociedade do que representa o dia 18 de março para todos nós.

Quero ressaltar aqui, meu dileto presidente Gasparini, o exemplo que a Ordem DeMolay Paulista é para a família do Supremo Conselho. Foi-nos relatado, no vídeo que acabamos de ver, as atividades que a Ordem DeMolay paulista faz. Uma delas eu faço questão de ressaltar, e sempre que posso a enalteço em minhas falas. Refiro-me ao maravilhoso e fantástico exemplo que vocês deram, que é uma referência nacional e jamais pode ser esquecido. A Ordem DeMolay paulista é responsável por cadastrar mais de 100 mil doadores no cadastro nacional de medula óssea. Só ela conseguiu ser responsável por mais de 10% de todo o cadastro nacional, não só de São Paulo. Esse foi um trabalho fantástico. Peço uma salva de palmas para todos vocês que foram responsáveis por isso. Palmas para todos vocês que, em seus Capítulos e em suas cidades, lutaram e correram atrás para conscientizar sobre um gesto tão simples, mas que salva vidas. Meus parabéns! Recebam, em nome do Conselho, os meus parabéns. Isso é um exemplo para todos nós. (Palmas.)

Poderíamos citar aqui diversos outros exemplos, mas há um trabalho fantástico que a Ordem DeMolay paulista fez com as escolas públicas. Tenho absoluta certeza de que logo mais o nosso presidente da Alumni vai trazer também novidade na área das escolas públicas, que é um dos baluartes da Ordem DeMolay. É mais uma iniciativa da Ordem DeMolay paulista que é importante que seja enaltecida, pois é um dos baluartes da nossa instituição. Meu presidente, temos trabalhado diuturnamente pelo engrandecimento desses jovens.

A Maçonaria, e aqui representando, o Supremo Conselho, todos esses diletos irmãos que dedicam seus fins de semana, as suas semanas, em que poderiam estar com seus familiares, entes queridos, mas estão ali, dedicando duas a três horas de seu tempo para proporcionar uma formação melhor a esses jovens, para proporcionar essa alegria de termos jovens com caráter, baseados nas virtudes que acabamos de ver. Esperamos que sejam melhores filhos, profissionais, homens baseados nessas virtudes cardeais que, hoje, são tão carentes.

Os paradigmas sociais dos quais nossa sociedade está carente, não estão aqui dentro. Aqui dentro ensinamos esses jovens, prodigalizamos aquelas virtudes. Aqui eles aprendem a ser jovens com amor filial, que respeitam seus familiares e entes queridos, aprendem a ter reverência pelas coisas sagradas, respeitam, e são patriotas.

Vossa Excelência pôde perceber a reverência que foi feita a essa bandeira nacional. Esse hino é tocado em todas as sessões, é ensinado a esses jovens a reverência e o patriotismo, de forma que essas virtudes nos são incutidas e, como bem disse o nosso líder maior, mestre e conselheiro nacional, tenha certeza de que em nenhum momento você vai ver algum desses jovens, espalhados nesse Brasil inteiro - hoje em torno de 15 mil jovens em atividade na Ordem DeMolay, já mais de 100 mil passaram pelas nossas fileiras - fazendo qualquer desordem ou estando em alguma página policial.

Pelo contrário, os jovens DeMolays têm orgulho de serem aprovados nos vestibulares, de serem profissionais de destaque na sociedade nas mais diversas profissões, de forma que esse retorno é o que vale a pena no nosso trabalho, é o que vale a pena no nosso esforço em contribuir para a formação desses jovens e fazer uma Ordem DeMolay cada vez mais forte.

Aqui, no estado de São Paulo, mais uma vez, só tenho a agradecer meus sobrinhos e meus irmãos por esse trabalho fantástico que vocês fazem, por esse profissionalismo, por essa referência que são para todos nós, não só do Supremo Conselho, mas de todos os estados coirmãos que formam o Supremo Conselho da Ordem DeMolay.

Continuem firmes, continuem pujantes, continuem fiéis ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Tenham certeza de que o Supremo Conselho estará com vocês nessa caminhada, apoiando, incentivando e lutando para que vocês possam continuar sendo esses ícones e essas referências nas suas cidades, aqui no seu estado e no seu país.

Muito obrigado pela atenção dos senhores. Muito obrigado, presidente, leve nosso abraço fraterno de agradecimento ao presidente Capez por mais esta oportunidade. Que o Grande Arquiteto do Universo, nosso Pai Celestial, nos abençoe e guarde sempre. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Antes de dar a palavra ao próximo orador, gostaria de lembrar que o presidente Fernando Capez sentiu muito por não poder presidir esta solenidade. Ele tem uma admiração muito grande pelo movimento DeMolay e queria estar presidindo esta solenidade.

Surgiu um problema de força maior e ele, que sabe da minha relação com a Maçonaria e com a Ordem DeMolay, solicitou que eu presidisse essa sessão, o que para mim está sendo uma grande honra.

Esta Presidência concede a palavra ao presidente da Alumni 9 de Julho, Caio César Loro.

 

O SR. CAIO CÉSAR LORO - Deputado Welson Gasparini, em nome de quem cumprimento as autoridades civis presentes, autoridades maçônicas e DeMolays aqui presentes, meus irmãos, em especial os mais de 15 mil seniores DeMolays do estado de São Paulo, povo paulista, fé, meus irmãos - eis a palavra do dia.

O dia de hoje tem dois grandes objetivos: homenagear um legado de lealdade e tolerância, por meio da figura de Jacques DeMolay, e, principalmente, convocar a todos nós para que venhamos a construir o nosso legado.

O cadastramento de doadores de medula óssea, o “Arrastão da Solidariedade” e tantos outros projetos fazem da Ordem DeMolay uma instituição de destaque, responsável por inúmeras conquistas. Não há dúvidas. É justamente por isso que estamos com maturidade institucional suficiente para dar um passo além.

Estamos diante de um momento histórico, em que o que mais a sociedade brasileira precisa é de esperança, de fé. Eis o momento em que precisamos sair de nossos templos e levar as sete virtudes cardeais para além das paredes que nos cercam. Sim, meus irmãos, isto é uma convocação. Nós, DeMolays seniores, temos destaque em nossas esferas de influência, como advogados, médicos, engenheiros, como dito, mas eu insisto que o momento é de irmos além.

O projeto “Cidadão Consciente” é o maior projeto de inserção de conceitos de cidadania da história da 9 de Julho e já está começando a trazer resultados e fazer a diferença na vida da juventude de nosso estado. A parceria com o Observatório Social é a viga mestra para que possamos usar a força que foi sedimentada, por meio da nossa vida como DeMolays ativos, para que, como profissionais, agora, na pós-maioridade, possamos fiscalizar os nossos gestores públicos e ser diretamente responsáveis pela eficácia da administração pública em todo o território paulista.

Nós, DeMolays seniores do estado de São Paulo, não somos apenas um grande time. Nós somos uma legião. A sociedade precisa reconquistar a sua fé e nós devemos ser os protagonistas dessa mudança, desde a conscientização cidadã de nossos jovens até a atuação direta na liderança de nosso povo.

A minha maior fé é que um dia eu veja esta Assembleia tomada de DeMolays, assim como hoje, mas que, em vez de sermos homenageados, possamos ser eleitos e dignos representantes daqueles que lutaram por nossa querida pátria, servindo-a ou sacrificando-se por ela.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Esta Presidência concede, agora, a palavra ao mestre conselheiro estadual Sérgio Fernandes Júnior.

 

O SR. SÉRGIO FERNANDES JÚNIOR - Excelentíssimo Sr. Presidente desta sessão, deputado estadual Welson Gasparini; meu irmão Matheus França, mestre conselheiro nacional; tio Ilan Kelson, grande mestre nacional; tio, irmão Samuel Aleixo Miguel, grande mestre estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; irmão Caio César Loro, presidente da pujante Alumni 9 de Julho, queridos irmãos, tios, tias, convidados, um grande boa-noite a todos vocês.

No contexto da atual situação de nosso país e de nosso estado, não é algo fácil chegar à Assembleia Legislativa e falar para vocês. Diante de tudo isso que tem acontecido, papeis serão apenas palavras vazias, e eu quero falar de coração para vocês o que vem a ser a Ordem DeMolay e o nosso papel.

A Ordem DeMolay, como todos sabem, tem princípios filosóficos, sociais, iniciáticos e fraternais. A Ordem DeMolay é mais do que um templo maçônico, ela acontece lá fora, não apenas nas ruas, mas em manifestos, escolas, família, trabalho. É isso que a Ordem DeMolay busca em cada um de vocês, em seus corações, seus perfis.

Hoje, dia 18 de março, é o dia comemorativo da Ordem DeMolay no Brasil. Espero que cada um dos presentes aqui e o estado de São Paulo inteiro possa fazer a Ordem DeMolay sair do papel, fazer a diferença na sociedade. Os Capítulos de São Paulo, desde o ano de 2012, através da gestão do irmão Caio César como mestre conselheiro estadual, lançaram o projeto “Arrastão da Solidariedade”. Nos últimos cinco anos, arrecadamos juntos mais de 300 toneladas. Imaginem quantas famílias foram beneficiadas.

Não há preço que pague ajudar ao próximo. Quero que cada um coloque em sua cabeça o quão benéfica é essa ferramenta chamada Ordem DeMolay, tudo o que ela pode trazer de bom para a sociedade. Temos agora questões políticas. Não importa direita ou esquerda, a Ordem DeMolay é heterogênea, temos pleno direito naquilo que é certo.

Todos sabem que o trânsito de São Paulo hoje não estava fácil, mas, para aqueles que se fizeram presentes e que querem fazer a Ordem DeMolay acontecer, meu muito obrigado. Aos que não puderam vir, tenho certeza de que tiveram motivos óbvios. Alguns irmãos de Santos chegaram agora. Independentemente da hora, a Ordem DeMolay é isto: a fraternidade.

As escolas públicas têm enfrentado grandes problemas recentemente, como a questão da merenda e até mesmo o fechamento de algumas escolas. Creio que cada um de vocês pode lutar de maneira honesta, como cidadãos do bem. A Ordem DeMolay prega isso.

Portanto, hoje eu apenas ressalto a importância da Ordem DeMolay para a sociedade. Espero que cada um de vocês, juntos, formem mais que um time, uma grande família, e que possamos fazer a diferença. Peço a vocês que passem isso a seus Capítulos, seniores e tios maçons. Esta família tem ainda muito a trabalhar e muito a conquistar, basta que cada um de vocês acredite. Se podemos sonhar, podemos tornar esse grande sonho realidade. Acredito nisso e espero vocês também acreditem. Muito obrigado e viva a Ordem DeMolay paulista. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Volto a lembrar a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Alesp no domingo, dia 20, às 22 horas, pelo canal 7 da Net, pelo canal 66 da TVA, pelo canal 185 da TV Digital e pelo canal 61 da TV Digital aberta.

Ouviremos agora a palavra do grande mestre estadual Samuel Aleixo Miguel.

 

O SR. SAMUEL ALEIXO MIGUEL - Exmo. Sr. Presidente desta sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, irmão Welson Gasparini; irmão mestre conselheiro estadual de São Paulo, Sérgio Fernandes Júnior; irmão mestre conselheiro nacional, Matheus França; grande mestre nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, irmão Ilan Kelson de Mendonça Castro; Caio César Loro, presidente da Associação da Alumni 9 de Julho; seniores DeMolays; tios maçons; Capítulos presentes; boa noite.

Desde 2008, precisamente no dia 8 de abril, temos nesta Casa de Leis a lei que institui o Dia do DeMolay em nosso estado, sob o número 12.905, sendo esta a oitava edição. A Ordem DeMolay paulista, por meio da fundação do Capítulo São Vicente nº 16, cumpriu e está cumprindo desde 1983 o seu objetivo primordial, que é a preparação e a formação de bons cidadãos, bons filhos, líderes para uma sociedade civilizada, apta e capaz de poder mudar um país, proporcionando um ambiente fraternal, convidativo, familiar.

A partir do ingresso à ordem é que formamos e chamamos de uma grande família, a minha família maçônica, como diria o nosso saudoso e amável tio Alberto Mansur, fundador da Ordem DeMolay no Brasil. Temos em nossos meios, atualmente, advogados, médicos, juízes, engenheiros, administradores, comerciantes. Enfim, uma seleta gama de profissionais capazes e dignos de encher os olhos de satisfação e orgulho de todos que nos cercam, mostrando, sim, que o trabalho realizado está sendo muito bem feito, arquitetado e com seriedade.

Hoje, o dia 18 de março, é de extrema importância e relevância para a Ordem DeMolay. Foi nesse dia que, em 1314, por defender os seus nobres ideais, foi levado à fogueira seu patrono, herói e mártir, o último grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, Jacques DeMolay.

A Ordem DeMolay, ao longo dos seus 33 anos em solo paulista, patrocinada pela Maçonaria e presente em vários países, tem suas bases alicerçadas em sete virtudes, três baluartes, dez preceitos ou éticas, estando presente em todos os estados deste maravilhoso Brasil, sendo hoje o Grande Capítulo do Estado de São Paulo, com seus 95 Capítulos e mais de 2.500 jovens regulares, a maior jurisdição DeMolay do mundo. Digo isso em número de DeMolays e de Capítulos. Com tudo, ainda sendo realizada esta homenagem nas esferas federal, estadual e municipal.

Quando da propositura da lei em âmbito federal que institui o Dia Nacional da Ordem DeMolay, a deputada Luciana Costa disse o seguinte: “A Ordem DeMolay apresenta dois aspectos fundamentais e de grande importância na sociedade contemporânea: primeiro, a luta e manutenção pelas escolas públicas, base essencial para qualquer desenvolvimento posterior; segundo, a promessa da construção de um mundo novo com o melhor preparo da nossa juventude que, um dia, assumirá o comando de todas as atividades.

Com o patrocínio maçônico, a Ordem DeMolay vem conseguindo muito sucesso e visibilidade, até porque não existe nenhuma família, nenhuma comunidade e nenhuma autoridade que não esteja profundamente interessada e esperançosa em ver seus objetivos tão importantes para a sociedade tornarem-se realidade em benefício da juventude brasileira. Pelo esforço e dedicação desses jovens em prol da sociedade e o incentivo ao engajamento político e social da juventude, salutar é esta homenagem que recebemos. Enfim, incentivar a formação desses líderes DeMolays preocupados, caminhar ao encontro da valorização de medidas positivas a favor da juventude paulista com o desenvolvimento de nosso estado sendo uma das funções desta Casa de Leis.

Gostaria de dizer aos integrantes desta Casa que vários desses jovens DeMolays líderes estão nas escolas públicas fazendo palestras, ativando a curiosidade, semeando a semente do bem, da sustentabilidade do projeto DeMolay Sustentável, realizando outros projetos também, como o “Arrastão da Solidariedade”, que consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis às instituições beneficentes, caminhando a passos que salvam em prol do combate ao câncer infantil do Hospital do Câncer de Barretos.

Os jovens DeMolays são pessoas únicas, são escolhidas e servem à sociedade através dos ensinamentos das sete virtudes cardeais.

Portanto, a vocês DeMolays, nunca desistam de seus objetivos. Em seus retos caminhos, jamais desistam de serem úteis à sociedade. Vocês serão chamados a defender os baluartes de nossa instituição e preceito, de modo que vocês nunca poderão falhar, pois já dizia um tio maçom: por que não formarmos um jovem DeMolay dando-lhe a oportunidade de capacitação em todas as áreas estudantis, conhecimentos junto aos órgãos públicos oferecendo ensinamentos das leis que regem o nosso País para que um dia ele possa ser presidente do Brasil?

Para vocês terem uma ideia, a Ordem DeMolay já teve um presidente DeMolay e foi justamente nos Estados Unidos: nosso irmão Bill Clinton, sendo iniciado no Capítulo Hot Springs no estado de Arkansas em 1961, onde também atuou como mestre conselheiro.

Recebeu a sua honraria Chevalier em 1964 e a Legião de Honra em 1979. Usarei a famosa frase de nosso fundador Frank Sherman Land: “Princípio é o que importa.”.

Porém, hoje o nosso País vive momentos difíceis, nos quais a corrupção acintosamente instalada priva os mais necessitados de nossos jovens de terem acesso pleno a direitos básicos e fundamentais previstos em nossa Constituição Federal e que ferem de morte os alicerces em que é fundamentada a Ordem DeMolay.

Os DeMolays, em defesa dos seus mais altos ideais, não deixarão que a corrupção tome conta do nosso País e o leve à escuridão; que as nossas escolas públicas, cuja defesa intransigente juramos cumprir, sejam submetidas ao esquecimento e desacreditada levando os nossos jovens à ignorância intelectual.

Portanto, reafirmamos nosso total e irrestrito apoio a toda e qualquer medida que por primeiro vise estancar a corrupção, bem como apurar e levar aos tribunais os que por meio dela maculam nossa Pátria. Estaremos sempre ao lado dos que têm as escolas públicas como instrumento de progresso, evolução e liberdade intelectual, repudiando, condenando e combatendo aqueles que assim não agem.

Convocamos cada cidadão brasileiro a juntar-se a nós nessas atitudes.

Lamentamos, pois ao contrário de outras ocasiões aqui nesta Casa, exaltamos os grandes feitos de filantropia, de benemerência realizadas pela Ordem DeMolay em prol dos menos favorecidos. Não o façamos hoje, mas o momento atual nos exige a firme defesa séria e responsável de tudo aquilo que alicerça nossa Ordem, pois se assim não o fazemos seremos tão hipócritas quanto os que vilipendiam nossa pátria.

Tios e irmãos maçons, não desanimem de continuar a apoiar esse trabalho magnífico que é a preparação de jovens úteis à sociedade, não os deixem sós, não os abandonem, assim como nosso mártir Jackes DeMolay foi queimado vivo junto ao rio Sena sem trair os seus objetivos. Façamos, pois, jus à sua causa. E que a ignorância e a perfídia não os infiltrem, assim como, há 702, anos ocorreu em 18 de março de 1314.

Finalizando, gostaria de agradecer a todos os Capítulos aqui presentes, dizer da minha grata e eterna satisfação em poder vê-los nesta noite e da mesma forma a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por acreditar na juventude, dispensando toda a estrutura pessoal para homenagearmos a Ordem DeMolay. Sempre seremos agradecidos por isso, Sr. Presidente. Muito obrigado pela presença e o prestígio que nos emprestaram nesta noite. Vida longa à Ordem DeMolay paulista.

Eu gostaria, de forma singela, de fazer uma homenagem nesta noite a uma pessoa que incansavelmente nunca pediu nada, nunca disse nada, mas que eu observei ao longo de todos esses anos. Uma pessoa de valor, que está sempre conosco, ao nosso lado da Ordem DeMolay e é o grande responsável pela organização das oito edições que nós tivemos aqui nesta Casa. Essa pessoa é o nosso tio Clovis Messias. Da mesma forma gostaria de parabenizá-lo. (Palmas.)

Meu irmão, tenha sempre o meu coração, seu trabalho é digno e só assim nós poderemos estar aqui por mais anos. O irmão teve a dignidade, a humildade de propor na ocasião em todos os anos a realização dessas sessões solenes.

O grande Capítulo do Estado de São Paulo faz esta homenagem a você. Muito obrigado. Vou lhe entregar uma lembrança. (Palmas.)

Passo a ler o seguinte: “Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay. Certificado de reconhecimento. Agradecemos ao organizador da sessão solene do Dia DeMolay na Alesp, tio Clovis Messias, meu irmão, pelo apoio relevante aos serviços prestados em prol da Ordem DeMolay paulista, onde muitas conquistas e vitórias foram alcançadas. Desejamos ao tio, maçom de reputação ilibada, que continue acreditando e contando sempre com seus irmãos maçons e conosco, sobrinhos DeMolays do Estado Bandeirante, para o que precisar. Sede do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, aos 18 dias do mês de março do ano de 2016”. Assinam nosso mestre, conselheiro estadual Sérgio José Fernandes Junior, e este que vos fala. (Palmas.)

 

O SR. CLÓVIS MESSIAS - Estas sessões solenes só foram possíveis porque o nosso afilhado e irmão Bruno Covas assim consentiu. Nós, maçons como eu, com 53 anos de Grande Oriente do Brasil, vemos que o nosso passo à frente é estarmos cumprindo os nossos princípios e procurando o Grande Arquiteto. Que ele possa nos iluminar e possa trazer até vocês a mensagem de um País de futuro, de um País que precisa, de um País que necessita e que tem vontade que as novas cabeças possam estar presentes para iluminar, para que este País, para que esta terra, para que este caminho se torne uma coisa benéfica. Que possamos ver no futuro nossos filhos e netos, e também todos os brasileiros, em condições normais de cidadania. Às vezes temos dificuldade de encontrar isso nas ruas.

Muito obrigado a vocês. A mensagem sempre foi a de acreditar na juventude, pensar que vocês é que podem trazer o futuro para a Grande Ordem Maçônica - Grande Oriente do Brasil, Glesp e Ordem Paulista. Quero agradecer ao Samuel, ao irmão Welson Gasparini e a todos os irmãos aqui presentes. Eu não esperava uma coisa dessas. Faço com o coração aberto, com vontade de produzir e tendo sempre o apoio do nosso irmão e deputado presente a todas as atividades, Bruno Covas. Depois que foi para Brasília, trouxe-nos a possibilidade de trabalharmos com o deputado Fernando Capez nesta sessão em favor da Ordem Maçônica e Paramaçônicas.

Muito obrigado e desculpem alguma coisa. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Pelo protocolo, agora é a minha vez de falar. Gostaria de dizer a todos vocês que foi uma honra muito grande para mim o fato de o presidente Fernando Capez ter me possibilitado presidir uma sessão tão bonita como esta, principalmente no momento em que a nação brasileira vive os dias mais terríveis da sua história.

Estamos vivendo três grandes crises. A primeira é a crise econômica. Outra crise de grande significado é a crise política, mas uma terceira crise, que em minha opinião é a mais urgente que precisa ser enfrentada, é a crise moral. A corrupção tomou conta deste País.

Vejo com alegria esses jovens DeMolays bem orientados, bem formados para que possam ajudar a construir um Brasil novo. Não basta apenas desfilar pelas ruas, gritar slogans. É preciso participar, e participar todos os dias.

Uma das mensagens que eu gostaria de trazer a vocês é que o Brasil precisa de líderes. Há uma carência de líderes nesse País muito grande. Vocês estão aqui numa Casa, que é a maior Assembleia da Nação brasileira: a Assembleia Legislativa de São Paulo. Essa é a minha terceira vez como deputado estadual. Já fui deputado federal, fui prefeito de Ribeirão Preto quatro vezes, e eu gostaria de dizer da minha emoção em assistir esta solenidade, porque eu comecei a minha carreira política e administrativa nessa idade de vocês. Aos 16 anos eu entrei num movimento que se chamava Juventude Democrata Cristã, que era a busca de formação de jovens que pudessem ter princípios, ter valores morais, éticos e espirituais. E graças a Deus, em seguida, fui vereador, e, aos 23 anos, fui prefeito pela primeira vez da cidade de Ribeirão Preto.

Fiz esse histórico para dizer a vocês que desde jovem eu acompanho a política. Sempre houve malandros na política, sempre houve corrupção, mas como agora eu nunca vi. A corrupção tomou conta da política neste País, e, quer a gente goste ou não, a política manda na vida da gente, manda na Nação. É triste falar, mas hoje a política passou a ser sinônimo de bandido, de ladrão, de corrupto. E não é assim. Eu não sou desonesto, não sou corrupto, e há outros políticos que não são. Mas a grande maioria não presta mesmo.

Lá em Brasília, esses que estão roubando - não são milhões, mas bilhões de reais -, nenhum deles entrou lá no Congresso Nacional chutando a porta. Todos eles foram eleitos pelo povo! Um eleitorado que não tem a formação necessária para saber a importância do voto? Um jornal de São Paulo, na última eleição, três meses depois da eleição, fez uma pesquisa e perguntava em quem você votou na última eleição. E 65% não lembravam mais.

Falta então politizar o povo brasileiro, e isso só é feito por líderes. Por isso, fiquei contente em presidir esta sessão porque eu vejo em vocês futuros líderes nas suas comunidades e neste País. A gente não pode se acomodar. Fiz uma palestra numa faculdade tentando motivar os jovens para que ingressassem na política. Três dias depois um jovem falou comigo que chegou a sua casa e disse ao pai que queria entrar na política. E o pai disse: “Larga mão disso, política é coisa suja! Vai ser advogado, engenheiro, escolha uma profissão que dá dinheiro, mas não entre em política porque política é coisa suja.” Mas como disse o papa recentemente, se a política está suja, ela está suja porque nós não limpamos a política, o que é nossa obrigação.

Veja agora o que está acontecendo: não há dinheiro para a Educação, não há dinheiro para a Saúde. São bilhões de reais que se gastam neste País em campos de futebol, em Olimpíadas. Bilhões de reais.

Mais grave ainda: bilhões de reais estão sendo roubados dos nossos governos, por espertalhões que fazem negócios por meio dos seus trabalhos, que são contratados pela Administração Pública.

O roubo é tão grande que esse juiz de Curitiba, um juiz de primeira instância que está cumprindo com sua obrigação, conseguiu que alguns dos ladrões, dos corruptos, já devolvessem quase dois bilhões de reais.

Dois bilhões! Voluntariamente resolveram devolver esse dinheiro, que foi roubado do povo brasileiro.

É preciso, com urgência, que tenhamos líderes neste País. E vocês, jovens, com esta formação DeMolay são líderes ideais. Nós precisamos de vocês. Falo isso bem à vontade, porque é o que falta neste País.

Vejam agora o que está acontecendo em Brasília, aqui em São Paulo, no Rio de Janeiro: é gente de cá gritando uma coisa, gente de lá gritando outra. Poxa, mas e quando é que vão começar a tentar resolver os problemas brasileiros?

Vocês devem saber que o desemprego já chegou, no Brasil, em 9.850.000 desempregados. Quando um trabalhador ganha pouco é horrível se ele é um chefe de família. Mas, quando não ganha nada, é uma tragédia. São quase dez milhões os que estão nessa situação.

A Igreja Católica lançou recentemente um movimento pedindo às autoridades que ajudem investindo em saneamento básico. Além disso, demonstrou, por meio de levantamentos - vocês, possivelmente, já sabem disso - que no Brasil 52% das casas das famílias não têm rede de esgoto, não têm rede de água, não têm água tratada, não têm tratamento de esgoto e não têm privada.

Mais de 50% das famílias brasileiras não têm privada em casa. Esta é a realidade nacional. O ensino está essa porcaria. Saiu um relatório, agora, da associação médica, no estado de São Paulo, no exame de suficiência que foi feito para ver aqueles que se formaram médicos no ano passado: quase metade foi reprovada. Disse o presidente da entidade que se fosse levar como faz a Ordem dos Advogados do Brasil, esses médicos não poderiam exercer a profissão.

Isso demonstra que entre os advogados, a cada ano, mais da metade dos formados vão fazer o que quiser, menos advogar, porque a lei não permite se eles não passarem no exame da Ordem.

Mas são escolas ou são comerciantes que estão exercendo o comércio na área educacional e, mesmo na área pública, vocês devem saber desses resultados: alunos de terceiro, quarto ou quinto ano não sabem quanto representa três vezes quatro, ou não sabem fazer uma conta de aritmética ou interpretar um texto.

Desculpe, eu me alonguei um pouco, mas essa reunião me entusiasmou muito. Eu peço a Deus que ilumine cada um de vocês. Cada um na sua esfera, na sua vocação, mas participe. Quem tiver vocação para ser um político, disputar cargos eletivos, estão sobrando vagas. Participem! Vamos acabar com essa vergonha que é a política no Brasil! É um tal de dar presente para lá e para cá para conquistar o apoio de partidos.

Vocês devem saber que o governo brasileiro deu tantos ministérios para partidos que temos hoje 39 ministros no Brasil! Se colocar em uma sala os 39 ministros e perguntar: “Presidente, quem é esse e que ministério ele ocupa?” Eu acredito que ela não vai saber nem o nome de mais da metade. São 39! Os Estados Unidos, o país mais rico do mundo, tem cinco ministros. A França tem sete ministros. O Brasil tem 39. E depois não tem dinheiro para as coisas que são necessárias.

Desculpem, não era isso que eu deveria fazer. Eu deveria, apenas, presidir a sessão, mas me entusiasmei muito com a Maçonaria, que possibilita um grande apoio à Ordem DeMolay. Que Deus abençoe a cada um de vocês e que sejam, na família, pessoas que fazem com que sejam fortalecidos os laços, dentro das vocações de cada um: na profissão que escolherem ou ingressando na política. Sejam gente honesta e competente que possam dar novos rumos ao nosso Brasil.

Muito obrigado. (Palmas.)

Eu peço desculpas, não era isso que eu deveria fazer. Mas foi pela admiração e pelo respeito que eu tenho a vocês, e que hoje cresceu muito mais com esta solenidade.

Eu quero convidar a todos para um coquetel no Hall Monumental aqui da Assembleia Legislativa logo após o encerramento desta sessão.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 39 minutos.

 

* * *