http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

21 DE MARÇO DE 2016

013ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 151 ANOS DE COMÉRCIO DA RUA 25 DE MARÇO E HOMENAGEM COM TROFÉU "PERSONALIDADE 25" DE AUTORIDADES MILITARES E CIVIS QUE AJUDARAM A CONSTRUIR ESSE POLO COMERCIAL TÃO IMPORTANTE

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocou a presente sessão solene, com a finalidade de "Comemorar os 151 Anos de Comércio da Rua 25 de Março e Homenagear, com o Troféu Personalidade 25, Autoridades Militares e Civis que ajudaram a construir esse Polo Comercial tão importante". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação de vídeo institucional da Rua 25 de Março, com sua história e seu cotidiano.

 

2 - RESKALLA TUMA

Diretor da Univinco - União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências, saúda os presentes. Demonstra satisfação em participar da solenidade. Tece considerações históricas a respeito da valorização das origens e das raízes familiares sírias. Valoriza a fraternidade, em detrimento da ocorrência de guerra entre povos. Afirma que o Brasil é o futuro do mundo, em razão de reservas de alimentos e de água. Enaltece o humanismo e a não separação religiosa entre nacionalidades.

 

3 - SÉRGIO ZAHR

Diretor da Univinco - União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências, cumprimenta os presentes. Faz alusão à presença de povos árabes, no Brasil, instalados na região da Rua 25 de Março. Lista ruas adjacentes, cujos nomes homenageiam expoentes da citada etnia. Acrescenta que a Administração Pública tem promovido melhorias na região.

 

4 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a entrega de troféu a Eduardo Ansarah, diretor da Univinco - União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências.

 

5 - EDUARDO ANSARAH

Diretor da Univinco - União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências, saúda os presentes. Valoriza a união e a fraternidade entre povos. Comemora os 41 anos de fundação da instituição. Defende a prática do bem e da cidadania nas adjacências da Rua 25 de Março. Afirma que citado logradouro merece o título de "Rua Cidadã".

 

6 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a entrega de troféus aos agraciados.

 

7 - CORONEL CAMILO

Deputado estadual, saúda os presentes. Comemora a parceria entre a Polícia Militar e comerciantes da região da Rua 25 de Março. Ressalta a união dos protagonistas, a fim de favorecer o policiamento comunitário. Lembra o enfrentamento da desordem, nos idos de 2009, no centro da Capital. Assevera que a medida pode ser adotada em qualquer localidade. Rememora reportagem exibida pela Rede Globo, a respeito do comércio no local.

 

8 - ALDA MARCO ANTONIO

Representante do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, cumprimenta os presentes. Reflete acerca da relevância econômica e cultural de São Paulo, favorecida pela presença de imigrantes. Expressa a importância da Rua 25 de Março para a economia da Capital.

 

9 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Afirma que a Constituição Imperial é datada de 25 de Março de 1824. Argumenta que a rua homenageada congrega e reúne milhões de pessoas, a sintetizar o espírito empreendedor do povo brasileiro. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada por este presidente com a finalidade de comemorar os 151 anos de comércio da Rua 25 de Março e homenagear, com o Troféu “Personalidade 25, Autoridades Militares e Civis que ajudaram a construir esse polo comercial tão importante”.

Convido para integrar a Mesa a Sra. Alda Marco Antonio, representando o ministro das Cidades, Gilberto Kassab; e Eduardo Ansarah, diretor da Univinco. Vejo que a Lilian também está aqui. Convido, ainda, nosso querido deputado estadual Coronel Camilo; Sérgio Zahr, diretor da Univinco; Rezkalla Tuma, diretor da Univinco; Alexandre Navarro, diretor da Univinco; e Martinho Nunes, também diretor da Univinco.

Convido todos os presentes para, em pé, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Rogério Carvalho.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Agradece ainda pelos serviços prestados por essa Corporação à sociedade brasileira.

Anunciamos ainda a presença de Mário Covas Neto, vereador da Câmara Municipal de São Paulo; Alcides Amazonas, subprefeito da Sé; e Pedro Matizonkas Neto, presidente da Conseg Jardins/Avenida Paulista. Lembrando que Alcides Amazonas foi nosso colega aqui, um brilhante e queridíssimo deputado estadual. Também está aqui o Sr. Antonio Salim Curiati Jr. Muito obrigado - já foi vereador também, brilhante advogado - representando o deputado mais premiado desta Casa, um decacampeão, Antonio Salim Curiati, com 11 mandatos. Uma salva de palmas para o nobre deputado Antonio Salim Curiati. (Palmas.) Ele ia ficar para prestigiar a sessão, me ligou, não estava muito bem. Eu falei para ele repousar.

Gostaríamos também de cumprimentar o nosso querido coronel Luís Henrique Di Jacinto, representando o comandante-geral, Ricardo Gambaroni. Muito obrigado pela honra dessa prestigiosa instituição.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 26 de março, às 23 horas pela Net, canal 7; pela TVA, canal 66; pela TVA digital, canal 185 e pela TV digital aberta, canal 61.2.

Neste momento, teremos a apresentação de um vídeo institucional sobre a Rua 25 de Março, sua história e seu cotidiano.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anunciamos a presença do coronel Taveiros, comandante do Batalhão do Centro; coronel Celso Luiz, comandante do APMBB; coronel Roberto Chaves, comandante da Área Central; Ricardo Jamil Hajaj, presidente da Diretoria Executiva do Club Homs; D. Aline, mãe do Eduardo Gracie Ansarah; e D. Suraia, minha mãe, que estão aqui prestigiando a comunidade sírio-libanesa.

Esta Presidência concede a palavra ao Rezkalla Tuma, diretor da Univinco.

 

O SR. REZKALLA TUMA - Boa noite. Sinto um momento de emoção e de alegria. Uma satisfação com o presidente Capez e com toda a diretoria da Assembleia.

Esse filme nos faz recordar a importância da 25 de Março, o maior centro de comércio da América Latina. Romeu, meu irmão, nasceu na época da Revolução de 32, na região da 25 de Março, e assim também o Renato, que foi diretor da Câmara Municipal.

Nossa família, desde os primórdios, com minha mãe, América, nos ensinou a respeitar as origens. Por isso tenho um carinho muito especial pela Síria, que visitei diversas vezes, e pelo Líbano. Lembro-me da origem do alfabeto. Talvez muitos não saibam o que é alfabeto. Sabem como é o alfabeto árabe? (Expressão em língua estrangeira). Nós copiamos “A, B, C, D”. (Expressão em língua estrangeira).

Assim, vocês podem ver a influência da civilização síria, hoje chamam de árabe - mas não é árabe. Há uma diferença muito grande entre árabes e sírios. Árabe é uma expressão criada em 1912, pela Inglaterra, para homenagear a reunião das tribos da Arábia Saudita, que se tornaram uma força quando se sentiu que tinham petróleo. Quase que os americanos entraram em guerra com os ingleses por causa daquele pedaço.

A partir daí comecei a me interessar e a viajar. Fui para a Síria, fui amigo do Hafez al-Assad, um grande presidente que nunca esteve aqui, mas amava o Brasil. Seu filho esteve aqui a nosso pedido, visitou São Paulo e Buenos Aires em um momento em que a Síria estava em uma situação crítica.

O Club Homs, na Avenida Paulista, quando nasceu, era um ponto de encontro dos imigrantes que jogavam aquele jogo de cartas, que é como a nossa batida. Enfim, todo esse volume de acontecimentos me fez correr o mundo para entender: por que o ser humano é tão desorientado e tão guerreiro se somos todos iguais? Por acaso quem nasce na Romênia é diferente de quem nasce no Brasil? Quem nasce na Rússia é diferente de quem nasce nos Estados Unidos? Somos todos irmãos fraternos. Fazer guerras por fronteiras não está nem no nome do Exército brasileiro, que é pacifista.

Ora, se nós pegarmos, como um limpador de para-brisa, onde começou o mundo? Com o Homo sapiens, na África. Passou pela Ásia. Teve os ensinamentos na Índia, mas é na China que desbrota a nossa civilização até hoje.

Os árabes criaram o algarismo - por isso que se chama “al-Khwarizmi” -, o alfabeto - “âlif”, “”, “”, “thâ”-, e o nome da Europa. Muita gente não sabe que é de uma deusa assíria antiga. Quando chegaram, primeiramente, os bandeirantes e encontraram esse território - possivelmente os fenícios, na época - eles disseram: “Terra de Europa!” Se ninguém sabe quem é, é a terra de uma santa. E o nome ficou. É estranho. Os europeus não sabem direito a origem do seu nome. Por quê?

A Inglaterra é outro assunto político, mas eu vou fazer uma pequena referência, pois é bom saber. A Inglaterra tentou derramar toda a história, no passado, para crescer a Grã-Bretanha, quando se uniu à Irlanda. A Grã-Bretanha é um território pequeno, mas tinha interesse em dominar o mundo. Então, o maior adversário deles era a França, e quiseram dominar o Império Espanhol. Por quê? Porque os espanhóis haviam chegado à América. É algo interessante e eu acho o seguinte, à medida que nós formos conhecendo a história, nós poderemos vislumbrar um pouco o futuro.

Por que os olhos do mundo estão sobre o Brasil? Nós somos o futuro do mundo. Com muito orgulho digo isso, porque, no limpador de para-brisa, nós estamos vendo e acompanhando pela imprensa as dificuldades com relação à comida e à água. Por que Deus fez todas essas reservas?

A minha esposa está aqui comigo. No estado do Mato Grosso do Sul, estivemos visitando o maior proprietário, e ele se comprometeu em não deixar mais derrubar árvores. Eu disse para ele: “Isso não é planta. Isso é a vida. É a oxigenação do mundo. Se vocês continuarem derrubando as árvores para obter madeira, por interesses econômicos, de que adiantará ser rico e não ter saúde? O importante é ter saúde.

A nacionalidade também é secundária, porque somos todos humanos. Nós temos que ser fraternos. Quando nós criamos a Univinco - União dos Lojistas da Rua 25 de Março - e a Federação das Entidades Americanas Árabes, a Fearab, da qual sou um dos fundadores, foi no sentido de mostrar a eles alguns acertos e alguns erros.

O Paraguai foi criado justamente para a Alemanha ficar satisfeita de ter um pequeno país ligado a ela. Com a separação para não permitir que o Império Espanhol subisse, criou-se o Uruguai. Os uruguaios sabem que eles foram criados por um interesse de divisão de fronteiras.

Enfim, por estar aqui hoje, agradeço ao presidente e quero dizer que eu sou um humanista. Vou permanecer humanista e quero que todos que amem a Deus esqueçam as divisões religiosas. Vamos nos amar uns aos outros.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Tem a palavra o Sr. Sérgio Zahr, diretor da Univinco.

 

O SR. SÉRGIO ZAHR - Excelentíssimo Sr. Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, cumprimento o ilustre deputado estadual Coronel Camilo, com quem ultimamente trabalhei para reequilibrar a rua. Enfrentamos o fogo da rua, as revoltas. Considerem-se cumprimentadas na sua pessoa todas as autoridades presentes.

Hoje comemoramos algo que ocorreu entre a segunda metade do séc. XIX e o início do séc. XX, quando muitos sírios, libaneses e outros povos árabes decidiram sair de suas terras para descobrir a América. Instalaram-se, em sua maioria, na Rua 25 de Março, em São Paulo. Esta rua recebeu esse nome em 1865, em homenagem à primeira Constituição do Brasil, outorgada pelo imperador Dom Pedro I em 25 de março de 1824.

A memória da região vai sendo preservada na memória dos nomes de suas ruas. Assim, a primeira que lembra os pioneiros foi a Rua Cavalheiro Basílio Jafet. Depois veio a Rua Jorge Azem e, mais tarde, a Rua Santo André se tornou Rua Abdo Schahin, que era um comerciante de tecidos da Rua 25 de Março e foi presidente do Clube Homs durante 20 anos.

O jardim do Parque Dom Pedro na confluência com a Rua 25 de Março tornou-se Praça Ragueb Chohfi, que era um comerciante pioneiro, uma pessoa fabulosa. Ele era humilde e fez um comércio maravilhoso de tecidos, vinha gente do Brasil todo para comprar lá. A Rua Pajé tornou-se Rua Comendador Afonso Kherlakian, e temos aqui o Reinaldo Kherlakian, que é descendente dessa família e a quem agradeço pela presença.

Por último, há ainda a Rua Niazi Chohfi.

Com as mudanças dos tempos, a rua tornou-se atrativa para os que vieram depois: brasileiros, portugueses, chineses, coreanos e ambulantes legalizados que descaracterizaram a nacionalidade da rua. A rua, que antes era “dos turcos”, assim chamados os primeiros árabes que desembarcaram no Porto de Santos, é agora a rua de todos.

Em vista disso, a Univinco confirma esta data, 25 de março, como a data para homenagear as autoridades municipais, estaduais, civis e militares em agradecimento pela ação coordenada da Administração Pública na melhoria da região, desenvolvendo esperança para os cidadãos e para nossa comunidade, que tem todas as condições para se perpetuar.

Vejo aqui o coronel Taveiros e o coronel Chaves. Nós nos envolvemos em mil atividades diárias. Este é um justo reconhecimento a nomes como o de Vossas Senhorias, insignes figuras que nos orgulham pelo gesto de altruísmo, inteligência e trabalho, escolhidos neste ato para serem homenageados. Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, Sérgio Zahr. Entrego agora o diploma a Eduardo Ansarah, nosso querido diretor presidente da Univinco, em comemoração aos 151 anos de comércio da Rua 25 de Março. Uma salva de palmas ao Eduardo Ansarah, a quem concedo a palavra para nos brindar com sua oratória. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. EDUARDO ANSARAH - Boa noite, senhoras e senhores aqui presentes. Este é um momento histórico, é um marco estarmos nesta Casa, que é a Casa das Leis que representa o povo, para a sessão solene em homenagem à rua mais importante do comércio deste país.

Antes de dar início ao meu pronunciamento em comemoração aos 151 anos da Rua 25 de Março, quero agradecer a todos por dedicarem parte de seu tempo a este momento, que certamente será de grande valia para todos nós. Quero agradecer a algumas pessoas que foram essenciais para que este evento acontecesse, com esta Casa lotada hoje.

Quero agradecer às senhoras Vera Bucheroni, Solange Aparecida Silva e Delmíndia Costa, assessoras da Presidência, e à Srta. Cláudia Urias, cuja maioria da Casa já conhece. Peço uma salva de palmas a essas quatro mulheres! (Palmas.)

Sinto-me honrado de estar na presença de todos, em especial na presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, da Sra. Alda Marco Antonio, do deputado Álvaro Camilo, de Reskalla Tuma, presidente honorário da Univinco e dos demais diretores, e de poder representar a União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências.

Esta solenidade é um momento de celebração em prol da união e da fraternidade, em que a associação, que completa 41 anos de fundação, laureia autoridades civis, militares, organizações, lojistas e todos aqueles que se dedicaram ao sucesso do comércio.

Desde o início da sua consagração, a Rua 25 sempre foi de suma importância, sendo eleita uma das dez maravilhas do nosso Brasil - inclusive com repercussão internacional, o que atrai milhares de pessoas diariamente a conhecer esse polo comercial tão rico nos seus variados segmentos.

Diante dessa realidade, não podemos nos esquecer jamais daqueles que começaram com apenas um sonho. Vieram para esta terra com um único objetivo: a busca de felicidade. Por trás dessa tal felicidade, estavam verdadeiros guerreiros, homens persistentes e valorosos, lutadores destemidos, que, com sua força de trabalho e ambição para vencer, ensinaram-nos a arte do comércio.

Nossa justa e saudosa homenagem, nesta noite, é aos que carinhosamente condecoram em memória os grandes heróis da 25. Estou extremamente lisonjeado por fazer parte dessa história e ter a oportunidade de homenagear, nesta Casa, com o Troféu “Personalidade 25” os que contribuíram com uma parte de suas vidas a cooperar das mais diversas formas para mantermos o título de maior shopping a céu aberto da América Latina. Que essa iniciativa seja um incentivo mútuo para evoluirmos praticando o bem e a cidadania em busca de melhorias no comércio vibrante que é a 25 de Março.

Agradeço, mais uma vez, a cada um dos presentes para registrar na história este momento único, concedendo também à rua o título de Rua Cidadã.

Muito obrigado a todos. Viva a 25 de Março! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, convido o Sr. Reskalla Tuma para proceder a entrega dos troféus aos seguintes agraciados: Jorge Sucar Dib, Mariana Laskani, Sérgio Zahr, Johny Ji shan Chan.

Peço que o deputado Antonio Salim Curiati esteja representado pelo seu filho, que auxiliará Reskalla Tuma na entrega desses troféus.

 

* * *

 

- São entregues os troféus.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns a todos.

Os próximos agraciados serão: Sr. Alcides Amazonas Araújo dos Santos, subprefeito da Sé; inspetor Sidney Pureza, representando o comandante da Guarda Civil Metropolitana Gilson Menezes; vereador Mário Covas Neto; Reinaldo Kherlakian; Wlademir Bonametti.

Convido o Sr. Eduardo Ansarah, acompanhado do deputado Álvaro Camilo, para proceder à entrega dos prêmios.

 

* * *

 

- São entregues os troféus.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Convido agora os seguintes agraciados: coronel Marco Roberto Chaves da Silva; coronel Orlando Taveiros Costa Júnior; Franklin de Jesus Ferreira; Plínio di Napoli e Evandro Luiz Melo Lemos.

Convido o Sr. Alexandre Navarro para proceder à entrega dos prêmios.

 

* * *

 

- São entregues os troféus.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns a vocês que tanto fizeram por esse símbolo de São Paulo e do Brasil. (Palmas.).

Esta Presidência anuncia a presença do grande Tobias, símbolo do Carnaval paulista da Escola de Samba Vai-Vai, da Saracura. Parabéns.

Nesse momento, chamamos para serem agraciados o Sr. Reskalla Tuma, o coronel Yoshiyasu José Alberto Tamashiro, o capitão Fernando Ferreira Alves, o capitão Airton Luiz Vanzelli e o capitão Celso Luiz Pinheiro. (Palmas.). Eles serão agraciados pelo Sr. Martino Nunes.

 

* * *

 

- São entregues os troféus.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns. (Palmas.)

Neste momento, convidamos os seguintes agraciados para receberem os seus troféus: coronel Luís Henrique Di Jacinto, tenente-coronel Henrique Mota Neves, coronel Nevoral Bucheroni - foi também sub-prefeito da Sé -, Sra. Alda Marco Antonio, representando o nosso ministro Kassab, e o deputado estadual Coronel Camilo. (Palmas.).

Faremos uma entrega, primeiro, para a nossa querida professora Alda, que está com dificuldades de locomoção.

Ela receberá aqui uma salva de palmas. (Palmas.)

Mas é o Sérgio Zahr que fará esta entrega.

 

* * *

 

- É feita a entrega de troféu.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Pedimos ao Sr. Sérgio Zahr que faça a entrega acompanhado da Sra. Gracie, mãe do presidente da Univinco e da dona Soraia, mãe do presidente da Assembleia.

Sérgio Zahr, por favor, para fazer essa entrega aos agraciados: coronel Luiz Henrique Di Jacinto, tenente-coronel Henrique Motta Neves, coronel Nevoral Bucheroni e o Coronel Camilo, nosso deputado e querido colega.

Uma homenagem a essas mães sírio-libanesas, símbolos do carinho e da dedicação de todas as mães.

Por favor, proceda à entrega. O Eduardo vai auxiliando.

 

* * *

 

- São entregues os troféus.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Para fazer o agradecimento aqui de todos os agraciados, nosso coronel Alvaro Batista Camilo terá uso da palavra na tribuna.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - Boa noite a todos. Gostaria de agradecer a presença de todos nesta Casa de Leis que o nosso presidente Fernando Capez tem conduzido de maneira ímpar, tornando nossa Casa protagonista de novo da área legislativa, não só aqui dentro do estado, mas no Brasil todo.

Se Deus quiser vamos trazer mais competência para esta Casa. As Assembleias precisam de mais competência.

Gostaria de saudar nossa chefe, nossa sempre vice-prefeita, Alda Marco Antonio, representando aqui o nosso grande amigo ministro Gilberto Kassab, que tanto fez pela cidade de São Paulo e pela nossa 25 de Março. Não só fez, como estava presente lá quando as coisas surgiram. Já vamos falar disso.

Saúdo também o nosso Rezkalla Tuma, muito obrigado pelas suas palavras. Aqui nós sempre aprendemos. Eu aprendi muito com o senhor hoje. Muito obrigado, parabéns pela sua visão de mundo.

O nosso amigo Alexandre Navarro, diretor da Univinco, muito obrigado. Eduardo Ansarah, diretor da Univinco. O Martinho Nunes, também, diretor da Univinco, Sergio Zahr, também diretor da Univinco.

E os nossos amigos aqui, parlamentares como eu, o sempre deputado Alcides Amazonas, muito obrigado pelo trabalho. Cheguei a perturbá-lo bastante como vereador, mas foi por uma causa nobre.

O meu amigo da Câmara Municipal, Mário Covas Neto, muito obrigado e parabéns pela forma como tem conduzido a sua carreira. Sou testemunha do seu trabalho sério pelo povo de São Paulo. Esse menino está de parabéns. Eu estive em várias comissões, em uma delas com ele, a Comissão de Administração Pública. Depois, ele passou a ser presidente, conduzindo de forma ímpar.

Queria saudar todos os presentes, meus amigos de gabinete. Parabenizo o Bucheroni, que trabalha comigo e foi homenageado hoje. Franklin, trabalha comigo e foi homenageado hoje.

Os senhores estão vendo que eu tenho uma boa visão para escolher as pessoas.

Eu queria agradecer aos nossos policiais militares. Falou-se muito em parcerias e isso é muito importante. Agradeço aos comandantes que estão aqui, na ativa ainda, o Luis Henrique comandando a área Centro. Difícil missão - o Chaves já passou por lá, o Celso Luis também. Os nossos demais comandantes aqui presentes.

Eu queria fazer um agradecimento especial a isso que aconteceu na 25 de Março. Primeiro, ao próprio povo da 25, a todos que estão presentes, às grandes famílias que lutam ainda pela 25 de Março. Quando o senhor falava, eu lembrava da garra do povo. O senhor, com essa idade, vindo aqui e defendendo união, defendendo todo mundo junto. É isso que nós precisávamos ouvir de todos. Isso é um exemplo que eu estou levando. Mas é um exemplo a 25, um exemplo de garra para todos nós.

Na minha visão, está representado não só nos diretores, mas em uma menina que se chama Claudia Orias, que eu gostaria de uma salva de palmas. (Palmas.)

Parabéns, Claudia.

Pessoal, é muito fácil falar - fazer é difícil. Muitas vezes, todo mundo juntava e falava: “Vamos cobrar, vamos falar”. E, na hora de fazer, todo mundo ficava quieto. E essa menina levantava e falava mesmo.

Com relação à 25 de Março, o que funciona é essa força unida. O nosso primeiro palestrante falou bastante em união. Por quê? É isso que nós precisamos. A guarda civil metropolitana, a Polícia Militar, a Polícia Civil, os comerciantes, dentro do verdadeiro espírito de polícia comunitária.

A polícia trabalha com inteligência. Se tivermos segurança, os comerciantes serão melhores, as pessoas vão à 25, as pessoas entram nas lojas. Se não tiver baderna, as pessoas chegam até a loja e compram, participam desse grande contingente de 65 mil funcionários e quatro mil empresas.

Mas nós precisamos trabalhar juntos e acreditar que isso é possível. Eu deixo aqui um reconhecimento especial a duas pessoas que fizeram a Operação Delegada que eu criei no Comando Geral em 2009. Escolhi a área centro para trabalhar em 2007 a 2009. Fizemos um grande enfrentamento da desordem retirando a irregularidade do centro, do viaduto Santa Ifigênia, da rua Direita, José Bonifácio, principalmente, 25 de Março e rua Oriente.

O Tamashiro, que foi homenageado hoje, cansou de jogar bomba e bala de borracha lá. As pessoas que estavam vendendo mercadoria roubada resistiram de madrugada e a gente precisou fazer a repressão - e funcionou.

Então, eu faço um agradecimento especial ao nosso ministro Kassab, que acreditou na ideia como prefeito - uma ideia que nem a própria polícia, em um primeiro momento, acreditou. “Como eu vou fazer? Vou colocar o policial para trabalhar no dia seguinte?”

Uma outra pessoa fundamental para que isso acontecesse foi homenageada hoje aqui por grande merecimento: coronel Chaves. Ele merece uma salva de palmas. (Palmas.)

A Operação Delegada não teria saído se não fosse esse comandante da região centro. Junto com o coronel Bucheroni, que era o subprefeito na época. O Bucheroni também merece o nosso reconhecimento. O que aconteceu? O Chaves acreditou. Dentro da própria Polícia, alguns coronéis duvidavam que essa ideia pudesse dar certo. Surgiram até boatos de que não seriam pagos.

A operação surgiu e combinei com o então prefeito Kassab de que pagaríamos a cada 15 dias. Assim, haveria certeza de que iriam receber. Isso foi muito importante. Isso é um símbolo. Se nós conseguimos fazer a operação na 25 de Março, ela poderia ser feita em qualquer lugar. Não tem como não dar certo, porque a 25 de Março - extremamente emblemática, com problemas sérios, os quais eram mostrados todos os dias na TV - virou um local bom e seguro para fazer compras.

Isso representa um grande trabalho realizado por todo este pessoal da 25 de Março. Comerciantes, frequentadores, policiais e a nossa Guarda Civil Metropolitana. Gostaria de agradecer ao nosso comandante Wilson. Esse trabalho integrado funciona. Juntos, nós sempre conseguimos fazer melhor e, por isso, todos estão de parabéns. Em nome dos homenageados, gostaria de agradecer a todos da 25 de Março por essas homenagens a cada um de nós.

Tenho certeza de que a homenagem que recebi é, na verdade, para toda a minha equipe. Que equipe? Aquela equipe da Polícia Militar que trabalhou na 25 de Março, aquela equipe que trabalhou na Operação Delegada, aquela equipe que trabalha comigo.

Até hoje gostamos da 25 de Março. Acho que é de família. Recentemente, durante uma reportagem da Rede Globo sobre a 25, um casal foi parado para ser entrevistado. Era um rapaz que estava de terno e uma japonesa. Então, o menino era meu filho. Ou seja, mesmo sem querer, estamos na 25 de Março. Na ocasião, o Ricardo e a esposa estavam fazendo compras na 25 de Março. As cortinas da minha casa são da Doural.

Gostaria de deixar o meu agradecimento a todos. Muito obrigado pela homenagem. Pessoal da 25 de Março, continue assim. Adoro o centro de São Paulo, escolhi trabalhar lá como tenente, coronel e comandante-geral. Nunca deixei de dar atenção à região, nem como vereador, ao lado do Mário Covas, nem como deputado. A cidade é nossa e devemos cuidar dela. A 25 de Março é emblemática. Aliás, deve ser um dos poucos lugares onde a Operação Delegada ainda continua firme. Infelizmente, no resto da cidade, ela está definhando. Esta é a palavra correta.

Por quê? Por causa de todos os senhores e senhoras que estão lá, batalhando com a pujança que vi no discurso do nosso amigo. Muito obrigado pela homenagem e pelo trabalho que fazem a São Paulo, à Rua 25 de Março e ao bairro. Há esse sentimento forte de pertencimento.

Tenho a certeza, ouvindo as histórias e vendo o filme da 25, de que sempre é possível fazermos mais e melhor. Sejam todos muito felizes. Uma boa noite e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, a querida Sra. Alda Marco Antonio, nossa sempre vice-prefeita, irá fazer um agradecimento em nome do ministro Gilberto Kassab.

 

A SRA. ALDA MARCO ANTONIO - Senhoras e Senhores, trago uma saudação carinhosa e um abraço do ex-prefeito e ministro Gilberto Kassab. Peço licença a todos para dar um abraço especial aos integrantes desta Mesa tão qualificada, na figura de três pessoas emblemáticas: nosso presidente Fernando Capez, amigo de longa data; deputado Coronel Camilo, um dos idealizadores da Operação Delegada; e Rezkalla Tuma, que nos deu uma aula de história.

Ao cumprir esta missão honrosa de representar o Gilberto Kassab, gostaria de dizer que em poucas vezes vi uma solenidade como esta de hoje. Parece que todas as pessoas estão ligadas por um fio de emoção. Acredito que é a 25 de Março que consegue esse milagre. Parece que todos nós temos uma parte e uma responsabilidade lá.

Eu me sinto assim mesmo, Rezkalla. O senhor é filho de imigrante e eu também sou. Nós vivemos em uma cidade extraordinária. São Paulo foi uma vila pequena, desimportante, por 300 anos.

Quando foi que ela cresceu? Quando foi que ela virou essa cidade extraordinária, essa potência, a maior cidade do nosso continente sul-americano? São Paulo cresceu, se transformou e adquiriu toda essa importância econômica e cultural - e não só no Brasil - quando vieram para cá os nossos antepassados, os imigrantes. Os sírios, os libaneses, os italianos, os espanhóis, os japoneses. Hoje, temos os chineses, com maior afluxo.

Quero dizer apenas que, assim como o filho do Coronel Camilo, também sou usuária da 25 de Março. Antes mesmo de me mudar para São Paulo, eu já era uma habitué de compras na 25 de Março. Todo brasileiro faz isso, mas não apenas os brasileiros. Pessoas de fora do Brasil também vêm comprar e fazer sacolagem na 25 de Março. A importância que essa rua tem para a economia de São Paulo!

 Em nome do querido ministro Gilberto Kassab, quero agradecer e desejar que a 25 de Março tenha longa vida, pois ela está ligada a esta cidade extraordinária, e que ela sempre possa, com toda pujança, continuar prestando esse serviço altamente relevante para a nossa sociedade.

Só posso terminar este pronunciamento dizendo o seguinte: obrigada, 25 de Março! Obrigada a quem dá vida a esta rua, a este comércio maravilhoso!

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A rua que leva o nome da primeira constituição brasileira - Constituição Imperial de 25 de março de 1824, que inaugura a ordem constitucional em nosso país - é também o maior orgulho de todos os paulistas e brasileiros que vivem aqui.

A 25 de Março, sendo o maior shopping a céu aberto, uma potência que congrega e reúne milhões de pessoas, sintetiza e simboliza o espírito empreendedor do povo paulista e do povo brasileiro.

Portanto, os senhores que estão aqui, que ajudaram a fazer a 25 de Março em suas várias gerações - até nas mais recentes, pois tudo tem que se renovar -, não foram homenageados pela Assembleia Legislativa. Os senhores homenagearam a Assembleia Legislativa, permitindo que ela sediasse um evento desta importância.

Como presidente desta Casa e de seus 94 deputados - é o segundo maior parlamento da América Latina -, sinto-me emocionado - e tenho certeza de que o deputado Coronel Camilo partilha desse sentimento - com o fato de esta Casa poder abrigar esta homenagem. De todas as sessões solenes, esta ficará marcada como uma das mais importantes da história, pela relevância daquilo que é homenageado.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, a toda a nossa equipe, nominada aqui pelo Eduardo Ansarah, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, da Assessoria Policial Civil, da Assessoria Policial Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Convido a todos - menos os que estão nos assistindo pela televisão, pois já será domingo - para saborear um coquetel servido no Salão Waldemar Lopes Ferraz, o Salão dos Espelhos.

Boa noite a todos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 42 minutos.

 

* * *