http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

28 DE MARÇO DE 2016

015ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À POSSE DA DIRETORIA DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS

 

Presidente: CAMPOS MACHADO

 

RESUMO

 

1 - CAMPOS MACHADO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - ROBERTO WATANABE

Mestre de cerimônias, nomeia as autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE CAMPOS MACHADO

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Campos Machado, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de "Dar Posse à Diretoria da Federação Nacional dos Engenheiros". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda as autoridades presentes. Faz considerações filosóficas a respeito da sabedoria. Acrescenta que na iniciativa dos engenheiros está o futuro do País. Elogia Murilo Celso de Campos Pinheiro pelo amor dedicado à profissão. Assevera que a engenharia deve ser uníssona. Reflete acerca da visão dos chineses, a respeito da prestação de homenagens. Solicita aos membros da categoria que fiquem de pé e saúdem o presidente da FNE Murilo Celso de Campos Pinheiro.

 

4 - MARTA SUPLICY

Senadora da República, cumprimenta as autoridades presentes. Evoca a admiração que nutre por Murilo Celso de Campos Pinheiro. Alude que o País é carente de infraestrutura. Registra que o suprimento da lacuna é condição para o alcance do desenvolvimento.

 

5 - GILBERTO KASSAB

Ministro das Cidades, saúda os presentes. Reconhece o desprendimento e talento de Murilo Celso de Campos Pinheiro. Assevera que a academia de engenharia brasileira é referência em âmbito mundial. Reflete acerca da inspiração e da capacidade de trabalho dos engenheiros, pautadas na ética e no primor técnico.

 

6 - RAMALHO DA CONSTRUÇÃO

Deputado estadual, saúda os presentes. Manifesta contentamento com a realidade da engenharia, no Brasil. Estabelece paralelo entre a profissão e demais atividades econômicas. Aduz que 41% dos contratos de compra e venda de imóveis foram rescindidos, em 2015, a ilustrar a afetação do setor, em razão da crise atual. Noticia casos de desemprego e de suicídio.

 

7 - ITAMAR BORGES

Deputado estadual, cumprimenta os presentes. Parabeniza o deputado Campos Machado pela iniciativa da solenidade. Registra que a recondução, à presidência da Federação Nacional dos Engenheiros, é ato indicativo da confiança dos pares no trabalho de Murilo Celso de Campos Pinheiro. Ressalta que a união da engenharia deve retomar o crescimento do País.

 

8 - ROBERTO WATANABE

Mestre de cerimônias, anuncia o nome dos empossados.

 

9 - MURILO CELSO DE CAMPOS PINHEIRO

Presidente da Federação Nacional dos Engenheiros, saúda os presentes. Enaltece a conduta dos diretores, delegados e colaboradores de entidades com quem trabalhou de forma ativa. Manifesta apreço pela homenagem recebida. Enaltece a relevância do Isitec - Instituto Superior de Inovação e Tecnologia. Acrescenta que os engenheiros são parte fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Valoriza a seriedade e o comprometimento como instrumentos de combate ao desemprego. Defende a implantação de ganhos de produtividade associados a alterações na macroeconomia. Argumenta que é essencial a promoção do diálogo no setor. Clama por sindicalismo atuante e por partidos políticos renovados. Manifesta-se a favor de plano de carreira e de remuneração justa para engenheiros. Destaca a relevância do voto e o dever de exercê-lo. Enfatiza que é primordial o movimento "Engenharia Unida". Reafirma o compromisso de conduzir a Federação Nacional dos Engenheiros com ênfase na ética, na inclusão social e no desenvolvimento da democracia.

 

10 - ARNALDO JARDIM

Secretário de Agricultura e Abastecimento, cumprimenta os presentes. Salienta que o profissional da engenharia assiste com inquietude a crise que assola o País. Enaltece a relevância do movimento "Cresce Brasil", pilar da Engenharia Unida. Enfatiza a união de pessoas em prol de uma visão de futuro.

 

11 - JOSÉ TADEU DA SILVA

Presidente do Confea - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, saúda os presentes. Reflete acerca da condução da engenharia, no País. Argumenta que o setor é responsável pela promoção da qualidade de vida da população.

 

12 - MÁRCIO FRANÇA

Vice-governador do Estado de São Paulo, a representar o governador Geraldo Alckmin, saúda os presentes. Lê mensagem encaminhada pelo governador Geraldo Alckmin, a enaltecer o gabarito da categoria homenageada. Tece considerações a respeito de obras tendentes a favorecer a locomoção urbana, mormente na Capital. Lembra gestão de Mário Covas. Atribui especial valor à inovação tecnológica e à competitividade industrial. Lamenta o desemprego que afeta cerca de 20 mil engenheiros. Clama pelo resgate do crescimento econômico no País.

 

13 - PRESIDENTE CAMPOS MACHADO

Lembra poesia de Mário Quintana. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Campos Machado.

 

* * *

 

O MESTRE DE CERIMÔNIAS - ROBERTO WATANABE - Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para a sessão solene com a finalidade de dar posse à diretoria da Federação Nacional dos Engenheiros.

Anunciamos a composição da mesa: deputado Campos Machado; vice-governador do estado de São Paulo, Sr. Márcio França; engenheiro Murilo Pinheiro, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros; e senadora Marta Suplicy. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Fernando Capez, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de dar posse à diretoria da Federação Nacional dos Engenheiros.

Convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo músico Roque Gomes Rodrigues.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Gostaria de cumprimentar o Dr. Márcio França, vice-governador, que neste ato representa o nosso grande governador, Dr. Geraldo Alckmin. Cumprimento também - se não chegou ainda, está chegando - meu amigo, ministro Gilberto Kassab; a minha querida amiga, senadora Marta Suplicy; o desembargador Willian Roberto de Campos, que neste ato representa o presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Dimas Mascaretti; e, por último, Dr. Murilo Celso de Campos Pinheiro, que, nesta data, assume a presidência da Federação Nacional dos Engenheiros.

Sr. Márcio França, vice-governador do estado de São Paulo, que nesta noite representa nosso querido amigo e governador, Dr. Geraldo Alckmin, e autoridades aqui presentes, senhores secretários, cumprimento o Dr. Murilo Celso de Campos Pinheiro, os senhores membros da Mesa, senhores e senhoras engenheiros, meus amigos e minhas amigas. Peço licença para contar rapidamente uma pequena história.

Diz a lenda que há muito tempo, num reino, vivia um sábio que tudo sabia. Homem inteligente, tido como a maior inteligência de todo o planeta. Mas, certa feita, um canastrão pensou consigo mesmo que iria desmascarar esse sábio, pois ele não poderia saber de tudo o que se passava no mundo, ele não poderia ser tão inteligente assim. O canastrão reuniu os amigos e disse: “Dessa vez nós vamos pegar o sábio. Sabem o que irei fazer? Vou pegar um passarinho, pôr o passarinho na mão e colocar minha mão para trás. E irei perguntar ao sábio: o passarinho está morto ou está vivo? Se ele falar que está morto, eu solto o passarinho. Se ele falar que está vivo, eu mato o passarinho.

Reuniu uma na praça e lá vai de novo o canastrão: “Senhor sábio, diga-me, o senhor que é a grande inteligência desse mundo, há um passarinho em minha mão. Diga-me, está morto ou está vivo?” Ele respondeu: “A resposta está em suas mãos”.

Assim, quero dizer, nesta noite, que nas mãos dos engenheiros e engenheiras deste País está o nosso futuro, se Deus quiser. (Palmas.)

Dr. Murilo, meu primo e, faço questão de ressaltar nesta noite, primo-irmão, esta é a terceira vez em sete mandatos que faço uma sessão solene. Duas vezes para o Sindicato dos Engenheiros e uma vez pela OAB, da qual sou advogado.

Venho, com muita alegria, saudar um homem de bem, um homem de família, simples. A simplicidade deve ser como as rosas. É um homem que já teve dificuldades na vida e eu costumo dizer, minha amiga Marta Suplicy, que a vida é como se pegássemos uma rosa na mão. Ao apertarmos a mão, não se sabe se fala mais alto a dor que vem do espinho ou o perfume que vem das pétalas. Essa é a vida, e o Murilo já passou por tudo isso. Perdeu o pai, perdeu a mãe, família doente, mas ele, desde moço, se entregou a sua grande paixão, que é a engenharia. Ele ama a engenharia, é a razão da sua vida. Se eu me encontrar com o Murilo dezenas de vezes, essa dezena de vezes ele canta em prosa e verso o seu carinho, o seu afeto e a sua ternura pela engenharia.

Essa reunião pode parecer festiva, mas só festiva não é. Tenho certeza que os engenheiros e engenheiras desse País vão fazer uma federação unida e, com essa união, encontrar os caminhos que precisamos encontrar. O País é maior que nós. O Brasil está muito além das nossas expectativas.

Como dizia o poeta: “A vida não precisa ser vivida, precisa ser sonhada”. E é isso que o Murilo faz. Ele sonha a sua vida. Ele sonha uma Engenharia Unida, uníssona, com os mesmos sonhos, os mesmos horizontes. Quando falo mesmos sonhos me reporto a Dom Helder Câmara, que diz “quando sonhas sozinho, não passas de um grande sonho, mas quando sonhas em conjunto, outra realidade começa a nascer e a brotar”. Esse é o sonho do Murilo e da nova diretoria.

Por isso, meu primo Murilo, em poucas palavras quero lhe saudar e dizer que você é um primo, um homem e um irmão que eu respeito e admiro. Dizem que o caráter de um homem é seu destino. Você é um homem de bom caráter. Quero lhe saudar uma vez mais, com essa agilidade com que tenho que falar hoje.

Diz o Dr. Márcio que falo exageradamente. Como a senadora tem outros compromissos, eu, para saudá-la em meu nome e no da minha esposa, vou encurtar meu pronunciamento. Quero apenas me lembrar dos chineses. Ultimamente eu sigo a teoria dos chineses. O que dizem os chineses? Que as homenagens a uma pessoa que hoje representa uma categoria, a Engenharia Unida, nunca podem ser prestadas com as pessoas sentadas, razão pela qual solicito que, quem puder se levantar, levante-se por apenas um segundo.

Sabe, meus amigos Rodrigo Garcia, Arnaldo Jardim, Dr. Meirelles e Madureira, os chineses também me ensinaram outra lição em que acredito. Como se pode prestar uma homenagem a não ser em forma de corrente? Toda corrente é espiritual.

Dizem os chineses: “Homenageiem com o coração e com a alma, mas a alma não se comunica a não ser por espírito.

Então, que se comuniquem as mãos. Vamos, cada um de nós, estender a mão ao vizinho e fazer uma corrente, nesta noite, senhores engenheiros e senhoras engenheiras - uma corrente de fé, de esperança, de amor, de ternura, de confiança no País.

Agora, para saudar esta categoria honrada, decente, sonhadora, quero que todos nós prestemos uma homenagem ao senhor presidente, com os nossos corações e as nossas almas, juntos. Viva o Murilo!

 

TODOS - Viva o Murilo!

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Mais alto, engenheiros e engenheiras de São Paulo! Viva o Murilo!

 

TODOS - Viva o Murilo!

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Que Deus proteja a Federação Nacional dos Engenheiros. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ROBERTO WATANABE - Nós registramos a presença, e já compõe a Mesa de honra, Gilberto Kassab, ministro das Cidades. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Para usar a palavra, convido a querida amiga e senadora Marta Suplicy. (Palmas.)

 

A SRA. MARTA SUPLICY - Boa noite a todos e a todas. Cumprimento o caro vice-governador França, com quem tenho muito prazer de estar aqui, hoje, o caro Campos Machado e o ministro das Cidades Kassab. Querido amigo Murilo, em seu nome eu saúdo todas as autoridades aqui presentes, vereadores, deputados e todos os seus amigos, que tornam esta posse em algo realmente impactante. O Campos Machado estava dizendo que já veio a seis ou oito. Eu vim a muito menos, mas assim, cheia, é difícil de se ver. Então, isso mostra o carinho de todos vocês por ele.

Eu vim exatamente para falar da admiração, Murilo, que tenho por você, pelas portas abertas do sindicato, pela cooperação que eu sempre senti da sua parte, com toda a estrutura de lá, pela cooperação com a cidade de São Paulo. Isso é uma coisa muito importante, porque não é tão simples quanto parece. É sempre uma vontade de contribuir, de ajudar. É nunca pedir nada, mas dizer onde podemos ajudar, quem podemos oferecer para ajudar a encaminhar esse problema, que está na cidade em todos os momentos. E isso não tem como agradecer. Isso é algo que realmente não esquecemos.

Tenho certeza de que cada um aqui tem essa percepção, essa vivência, de uma forma ou de outra, com você - essa pessoa sempre disponível, aberta e que acolhe. Isso é muito importante no ser humano. Então, eu quero dar este testemunho - que é meu, pessoal. Imagino que muitos aqui têm algo a dizer, também, sobre essa trajetória.

Quero falar, agora, dos engenheiros. Aquilo de que nosso País mais precisa é infraestrutura. Precisa de outras coisas para começarmos a chegar à infraestrutura. Não precisa ser engenheiro para perceber - as pessoas mais comuns percebem - que sem uma infraestrutura o Brasil não tem como chegar ao primeiro mundo. É claro que isso caminha junto com Educação e com tudo mais, mas nós sabemos que o tamanho continente do Brasil necessita de infraestrutura.

Infelizmente, essa não foi a prioridade dos últimos anos. Nós estamos pagando um preço muito alto por isso. Aqui, quem é engenheiro deve estar acompanhando a obra “x” ou a obra “y” e percebe o quanto nós poderíamos e temos que caminhar. Eu tenho plena confiança no nosso Brasil. Tenho plena confiança nas próximas semanas e acredito na união de todos.

Este sindicato é um exemplo nacional de união, que é algo muito forte e muito bonito. Tive um pai engenheiro da Poli, sempre tive grande admiração pelos engenheiros, e acredito que nós todos estaremos unidos para construir esse Brasil com que nós sonhamos.

Alguns tiveram grandes decepções, outros nunca se decepcionaram, mas há uma coisa em que todos nós estamos juntos: todos nós queremos um Brasil que dê certo. Obrigada e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Tem a palavra meu querido e grande amigo, ministro das Cidades, ex-prefeito Gilberto Kassab.

 

O SR. GILBERTO KASSAB - Boa noite a todos e a todas. Inicialmente quero saudar o presidente desta sessão, meu amigo deputado estadual Campos Machado, e em sua pessoa todos os parlamentares aqui presentes, em especial os deputados estaduais. Quero saudar também o vice-governador Márcio França - é uma alegria revê-lo - e a senadora Marta Suplicy, que teve que nos deixar.

Faço ainda uma saudação especial a todos os engenheiros e engenheiras, na pessoa do presidente da Federação Nacional dos Engenheiros e amigo de todos nós, querido presidente Murilo, que acumula o cargo de presidente da Federação com uma série de outras atribuições vinculadas à engenharia, entre elas, notadamente, aquela que tem tido nos últimos uma maior visibilidade, a presidência do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.

Quero dizer que nossa presença aqui, Murilo, em primeiro lugar, é um ato de reconhecimento ao seu talento, à sua vocação, ao seu desprendimento, ao seu espírito público, que por anos tem nos apoiado e nos ajudado a fazer da cidade e do estado de São Paulo e do Brasil um lugar melhor.

O Brasil é um país que conta sempre com a nossa valorosa engenharia. A engenharia brasileira é uma das mais respeitadas do mundo, e nossa academia, vinculada à engenharia, é referência em todo o planeta. Hoje, esta plateia vem cumprimentar você e sua diretoria, a diretoria anterior, pelo trabalho realizado sob o seu comando, e a nova diretoria, também sob seu comando, com a certeza de que muito irá contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade, de nosso estado e de nosso país.

Tenha certeza, Murilo, de que todos nós iremos continuar contando com o trabalho, a solidariedade e o apoio de todos vocês, em especial das entidades vinculadas à engenharia. Que você possa continuar tendo a boa inspiração, a capacidade de trabalho e a coragem para manter o mesmo padrão de ações nos campos ético, cultural e técnico que lhe permitiu conquistar tanta respeitabilidade e credibilidade junto a seus companheiros e junto a suas diretorias.

É uma satisfação muito grande vir publicamente e exteriorizar isso não apenas como ministro, mas como engenheiro e como amigo. Parabéns a você e a seus companheiros. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Gostaria de cumprimentar meus grandes amigos e deputados Ramalho da Construção e Itamar Borges; o vereador e meu amigo Jamil Murad; o secretário-adjunto de Desenvolvimento Social e também meu grande amigo, Felipe Sigolo; e o secretário Duarte Nogueira, que hoje está acidentado mas fez questão absoluta de vir. Gostaria de cumprimentar ainda o representante do Ministério Público, Dr. Márcio Elias Rosa e o procurador-chefe Erich Vinicius Schramm.

Não poderia, neste momento, deixar de chamar o meu grande amigo, deputado Ramalho, que quer fazer uma breve manifestação.

Gostaria de justificar o ministro Gilberto Kassab, que tem um compromisso inadiável. Ele fez questão absoluta de prestigiar este evento, razão pela qual pediu que justificasse a saída dele. De fato, ele tem uma reunião de trabalho de grande importância. Vá com Deus, meu caro ministro, meu amigo Gilberto Kassab. (Palmas.)

Tem a palavra o nobre deputado Ramalho da Construção.

 

O SR. RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - PSDB - Boa noite a todos. Quero cumprimentar o meu companheiro, o meu mestre, deputado Campos Machado. Cumprimento também o ministro Kassab, que está saindo; o grande presidente Murilo; o vice-governador Márcio França, em nome de quem cumprimento todos os secretários presentes.

Quero dizer, presidente Murilo, da alegria de termos uma engenharia como temos no Brasil. A engenharia, Márcio França, nosso vice-governador, está presente em todas as nossas ações. O médico jamais fará sucesso sem a engenharia. O advogado, o juiz, o promotor jamais farão sucesso sem a engenharia. A engenharia está nos computadores, nos programas, em tudo que fazemos na vida.

No setor da construção, que é exemplo para todo o planeta, sem o engenheiro não temos como avançar. Aqui, vejo vários amigos da área de engenharia. Estão aqui o Wesley, grande companheiro, com a sua esposa. De vez em quando, encontramo-nos; moramos na mesma rua. Quero parabenizar você, Murilo, e toda a sua diretoria, e desejar sucesso neste momento difícil.

Deputado Campos Machado, V. Exa. tem conhecimento de que o setor da construção civil é o que mais sofre com a crise. Quarenta e um por cento dos contratos foram desfeitos. Li nos jornais que mais de 70% do dinheiro não será investido em infraestrutura. Tudo isso tem feito com que a maioria dos engenheiros perca o emprego de administrativo. Somente uma construtora no Brasil, cujo nome não vou citar, demitiu 12.170 administrativos, que vai desde a pessoa que ganhava cinco mil reais aos que ganhavam 125 mil - e os que ganhavam 125 mil eram quatro ou cinco.

Por conta dessa crise toda, mais de onze se suicidaram. Não sei o número de pessoas que já perderam família. O colégio em cuja construção trabalhei, muito conhecido em Pinheiros, perdeu 70% dos alunos. Por conta das demissões, claro. A primeira coisa que a pessoa faz é tirar o filho da escola, fica aguardando.

Amigos engenheiros, tenho a esperança de que é com vocês que vamos reinventar; é com vocês que vamos, juntos, dar as mãos para criar. É com os deputados Campos Machado, Itamar Borges e tantos outros deputados. É com o companheiro experiente, Calixto Ramos, presidente da Nova Central - talvez, o mais experiente sindicalista. É com o companheiro Neto, de outra central de grande representação.

Independentemente do partido da política, vamos dar as mãos para que, rapidamente, possamos sair da crise. O Brasil merece fazer girar a roda do desenvolvimento. Vamos fazer girar a roda do desenvolvimento contando com vocês, engenheiros. Parabéns! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Convido agora para usar a palavra o meu amigo, deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Sr. Presidente desta solenidade, deputado Campos Machado, minhas senhoras e meus senhores, uma breve palavra de saudação ao nosso queridíssimo vice-governador Márcio França, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo; ao nosso desembargador, representando o presidente do Tribunal de Justiça Paulo Dimas, Dr. Willian Roberto de Campos.

Saúdo a senadora Marta Suplicy, o ministro Kassab, que por aqui já deixaram suas mensagens. Duarte Nogueira, secretário de estado de Logística e Transportes; Rodrigo Garcia, secretário de estado da Habitação; Arnaldo Jardim, secretário de estado da Agricultura e Abastecimento fazem um brilhante trabalho. Eles defendem e apoiam a engenharia e o desenvolvimento econômico deste País e hoje contribuem na nossa secretaria.

Da mesma forma, quero saudar o nosso queridíssimo João Carlos de Souza Meirelles, secretário de estado de Energia e Mineração, ao lado do secretário de estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César. Quero saudar todos os secretários, o Dario, nosso secretário nacional, no Ministério das Cidades; os vereadores Jamil Murad, José Police Neto; meu amigo, deputado Ramalho da Construção; Neto, representando o sindicato que tanto contribui. Neto, você tem um papel importantíssimo nessa caminhada do desenvolvimento deste País.

Sr. Presidente, deputado Campos Machado, sua iniciativa de acolher esta solenidade na Casa mostra a sua liderança e a sua grandeza. O senhor, que é um exemplo de parlamentar nesta Casa, que nos dá exemplo e passa exemplo para este estado e para este Brasil com o seu mandato, um mandato digno e honrado e que contribui muito. Hoje, V. Exa. os acolhe, presididos pelo queridíssimo Murilo Pinheiro, nosso presidente do sindicato em São Paulo e reconduzido como presidente da Federação Nacional dos Engenheiros.

Murilo Pinheiro, aqui está o Brasil, aqui estão os sindicatos de todo o País, aqui estão os engenheiros de São Paulo, a sua diretoria, os seus amigos e os seus parceiros, que vieram não só reconduzi-lo, mas reconhecer o seu mandato que se encerra. Continuar reconduzido no cargo é o exemplo de expectativa e de esperança que nós temos não só na sua gestão, mas naquela frase Engenharia Unida, que é o que precisamos.

Fui prefeito por 12 anos, por três mandatos na pequena Santa Fé do Sul. Como prefeito, aprendi a reconhecer e conviver com a importância do profissional, do engenheiro para o desenvolvimento do município. O valor que tem Roberto Martins, que é do Conselho Federal e que tanto soma para que encontremos os caminhos das alternativas.

Em um momento como esse, vocês, que foram os grandes e um dos maiores responsáveis por este País crescer, desenvolver-se e caminhar para frente e para o futuro, agora, mais do que nunca, a Engenharia Unida terá um papel fundamental. Murilo Pinheiro para integrar, para unir as forças e propor caminhos e soluções para que encontremos a retomada e o desenvolvimento do nosso País.

Parabéns à Federação, parabéns a todos os engenheiros, parabéns a você, Murilo Pinheiro, e a toda a sua diretoria. Boa noite, um grande abraço e muito obrigado. (Palmas).

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ROBERTO WATANABE - Registramos e agradecemos as presenças de Ivani Contini Bramante, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; Arlindo Afonso Alves, superintendente Adjunto do Ipem - Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo; José Alex Botêlho de Oliva, diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo; José Tadeu da Silva, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea; Stanley Garcek, diretor adjunto da Organização Internacional do Trabalho - Escritório Brasil; Antonio Neto, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros; e Dr. Calixto, presidente da Nova Central Sindical. Também neste ato queremos agradecer e registrar as presenças dos senhores presidentes dos conselhos de Engenharia e Agronomia e dos sindicatos de engenheiros de todo o Brasil.

Senhoras e senhores, a gestão 2016-2019 iniciou o mandato no dia 16 de março do corrente ano, presidida pelo engenheiro Murilo Pinheiro. Neste momento, faremos a leitura dos nomes dos engenheiros componentes da diretoria que ora se empossa. Pedimos que fiquem de pé à medida que forem anunciados, num ato de reconhecimento de todos aqui presentes. Pedimos a gentileza da saudação com palmas, após nomearmos todos os senhores diretores.

Presidente: Murilo Celso de Campos Pinheiro. Vice-presidente: Carlos Bastos Abraham. Diretor administrativo: Manuel José Menezes Vieira. Diretor administrativo adjunto: Disneys Pinto da Silva. Diretor financeiro: Antonio Florentino de Souza Filho. Diretor financeiro adjunto: Luiz Benedito de Lima Neto. Diretor de relações internas: José Luiz Bortoli de Azambuja. Diretor operacional: Flávio José Albergaria de Oliveira Brízida. Diretora de relações institucionais: Thereza Neumann Santos de Freitas. Diretores regionais - Norte: Maria Odinéa Santos Ribeiro; Nordeste: Modesto Ferreira dos Santos Filho; Sudeste: Clarice de Aquino Soraggi; Centro-Oeste: Gerson Tertuliano; Sul: Edson Kyoshi Shimabukuro. Diretores representantes na confederação - Titular: Sebastião da Fonseca Dias; Suplente: Wissler Botelho Barroso. Diretores de Departamentos - Relações internacionais: Francisco Wolney Costa da Silva; Relações acadêmicas: José Ailton Ferreira Pacheco; Negociações coletivas: Tadeu Ubirajara Moreira Rodriguez; Assuntos do exercício profissional: Maria de Fátima Ribeiro . Conselheiros fiscais - Efetivos: Antônio Ciro Bovo, José Carlos Ferreira Rauen e Lincoln Silva Américo; Suplentes: Celso Atienza e Cláudio Henrique Bezerra Azevedo.

Senhoras e senhores, esta é a diretoria da Federação dos Engenheiros para o triênio 2016-2019. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Quero cumprimentar ainda o secretário Dario Rais Lopes, querido amigo e irmão de fé que tenho.

Anuncio agora a palavra do presidente que hoje toma posse, Dr. Murilo Celso de Campos Pinheiro, a quem peço desde já, com toda isenção que tenho como primo, uma calorosa salva de palmas. (Palmas.)

 

O SR. MURILO CELSO DE CAMPOS PINHEIRO - Boa noite a todos os senhores, as senhoras e a todos os amigos aqui presentes. Já tomei algumas posses, já participei de muitos eventos. Toda vez que entro para começar a falar num evento, estou nervoso, estou pensando: “Será que falo o que a Paula deixou aqui? Ou será que falo de improviso?” E ali, no caminho, a Paula falou “Não esquece, fala o que está escrito ali para não perder nada.

Quero agradecer muito e saudar a presença do vice-governador, Márcio França. É uma honra tê-lo conosco e para a nossa Federação. Muito obrigado. Quero saudar o meu primo, meu amigo, meu líder. Falei um dia para ele o seguinte: “Aquela música que fala daquela mesa, que, mais que teu primo, eu fiquei teu fã.

Deputado Campos Machado, companheiro, amigo e sempre presente, quero saudar o Dr. Willian de Campos, desembargador do Tribunal de Justiça. Vou contar para vocês um segredo: é meu primo também. Saúdo essa Mesa tão grande. O pessoal estava dizendo no meu ouvido: “Fale rapidamente isso.” Mas é difícil; não é mole.

Saúdo os secretários: Arnaldo Jardim, Meirelles, Aloísio, Rodrigo Garcia, Duarte Nogueira, Madureira, Felipe. Saúdo o vereador Jamil; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Dr. Erich; a desembargadora e minha amiga Ivani; Dr. Stanley, da OIT; o amigo presidente do Confea, José Tadeu da Silva; o Dr. Calixto da Nova Central; o Dr. Neto da CSB; o deputado Itamar Borges; o deputado Ramalho da Construção e agradeço pelas palavras.

Saúdo todos os Creas presentes, e quero fazer em nome do coordenador do Colégio de Presidentes de Creas, meu amigo Modesto. Saúdo todos vocês e agradeço as presenças. Saúdo todas as entidades presentes, as entidades nacionais, os presidentes e diretores de empresas presentes, os amigos. Saúdo a minha família: o meu irmão, João Fernando, com a cunhada Cláudia; o meu irmão André, com a cunhada Daniela; a minha companheira Raquel. A todos os senhores, muito obrigado pela presença, pelo carinho conosco e por estarem ao nosso lado.

Quero fazer um especial agradecimento aos diretores que me acompanharam nos últimos anos e permanecem na nossa gestão; àqueles que ora deixam a diretoria, mas que com certeza continuarão atuantes; e aos que hoje integram a diretoria para a gestão 2016-2019. Sejam bem-vindos! O meu grande agradecimento a vocês todos.

Meus cumprimentos com muita alegria aos presidentes dos 18 sindicatos filiados à FNE, que participam ativamente dessa diretoria. Eles são, também, anfitriões esta noite.

Dou ainda as boas-vindas, com muita satisfação, às delegações presentes, que viajaram de suas bases e hoje abrilhantam este evento. Agradeço também aos diretores, delegados, colaboradores do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. É um orgulho para mim fazer parte, com vocês, dessa grande entidade.

Quero destacar meus sinceros cumprimentos aos companheiros das confederações e da federação presentes, e da nossa confederação.

Presidentes das federações dos odontologistas, nutricionistas, farmacêuticos e economistas presentes, para mim é uma grata satisfação poder conduzir, lado a lado com vocês, a nossa CNTU de forma ética, íntegra e corajosa.

Agradeço pela presença dos diretores, professores, estudantes e colaboradores do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia, nosso Isitec, fruto de um árduo trabalho, da união de esforços de muitas pessoas.

Obrigado aos jovens que hoje estão aqui e que acreditam em dias melhores no progresso. Os engenheiros são parte essencial para o futuro do Brasil.

Gostaria de reforçar a importante presença de presidentes de todas as entidades presentes, que hoje nos dão a honra de compartilhar conosco este dia que, para nós, é de inteira importância.

Meus cumprimentos e agradecimentos aos colaboradores do Ceesp, da FNE e da CNTU, cujas atuações se destacam pela competência e pelo comprometimento com ideias das nossas entidades.

São muitos os agradecimentos e os cumprimentos a serem feitos. Renderiam um discurso completo, porque seria preciso citar o nome de cada um, de cada pessoa presente, pois são todos especiais e essenciais para que possamos acreditar que estamos no caminho certo.

Meus filhos, meus netos, meus irmãos, meus parentes sabem que é pelo amor que sinto e pela certeza de que são meus verdadeiros apoios que tenho a coragem de iniciar, mais uma vez, a caminhada a que hoje me proponho. Compreendem as minhas ausências, muitas vezes, sabendo que minhas lutas vêm de berço, de meu pai, de minha mãe. Carrego todos os dias comigo os ensinamentos e valores que aprendi desde cedo.

Meus amigos, sinto-me imensamente privilegiado em estar, mais uma vez, fazendo um discurso de posse como presidente da Federação Nacional dos Engenheiros.

Sinto-me também extremamente responsável em contribuir com as discussões e ser exemplo do que estamos buscando com trabalho sério e comprometido com os engenheiros e a sociedade em geral.

Diante do cenário social, político e econômico que o Brasil atravessa, e também considerando os reflexos da crise internacional, é obrigatório que tenhamos em mente a necessidade de se resgatar o País de uma paralisia que o sufoca. Ameaça seriamente as possibilidades de avanço e agrava as condições de vida da população brasileira, que hoje já vem sofrendo, principalmente, com o desemprego.

Temos como grande desafio, meus amigos, manter a categoria dos engenheiros unida, forte, qualificada e empenhada em trabalhar para superar tais crises. A FNE vem cumprindo seu papel de debater e elaborar propostas para colaborar com a retomada do desenvolvimento.

Temos defendido a implantação de uma política industrial efetiva, que nos traga ganhos de produtividade, um essencial desafio a ser vencido no Brasil, apontando a necessidade de alterações na macroeconomia, que favoreçam a produção e o avanço tecnológico ao invés do rentismo.

É preciso, também, que haja investimento na infraestrutura, impulsionado pelo Estado. Essas propostas, que são factíveis, integram um movimento constante de valorização do profissional de destacar os engenheiros como protagonistas do desenvolvimento.

Precisamos formar, cada vez mais, uma massa crítica para fomentar a categoria a participar nas discussões, seja em seus sindicatos, associações, Creas, empresas, enfim, em todo local que possa ser palco dos bons debates. Estamos preocupados e empenhados em participar dos diálogos que buscam soluções aos desafios impostos, ouvindo as diversas vozes e emitindo, com responsabilidade, as nossas opiniões.

Somente com a democracia iremos dar os passos necessários e construiremos, de verdade, uma nação fortalecida. Tudo isso reforça a nossa convicção coletiva da importância de nossas lutas, do mundo do trabalho e do fortalecimento de nossas entidades sindicais, associativas e conselhos profissionais.

Não há democracia avançada sem um sindicalismo atuante e respeitado, assim como não há democracia forte sem partidos representativos e renovados. E é por isso que escolhemos fazer a posse da FNE na maior Assembleia Legislativa do país, símbolo do poder mais democrático de uma República.

Sempre colocamos nos grupos da FNE que é preciso questionar e criticar o que está errado e aplaudir o que tem sido feito de bom. É assim que estamos conduzindo essa entidade que levanta as bandeiras da valorização profissional, da defesa dos direitos adquiridos pelos trabalhadores, do reconhecimento dos engenheiros, do empenho pela remuneração justa, plano de carreira nas empresas, qualificação de excelência.

Queremos continuar defendendo o Brasil e seus cidadãos, apoiando a investigação, o devido processo legal e a punição daqueles que agem contrariamente aos propósitos nacionais. Porém, é preciso muito cuidado para que as grandes instituições e empresas que há décadas impulsionam o crescimento e o desenvolvimento não sejam desmanteladas, causando prejuízos aos trabalhadores e à sociedade.

Após anos de estagnação, tivemos novamente o crescimento significativo e essas conquistas não podem ser esquecidas. Vamos nos dedicar a travar as lutas necessárias para que a realidade brasileira volte a ser melhor do que a que encontramos atualmente.

E para tudo isso, queremos destacar que, se há um momento em que somos todos realmente iguais, é na hora do voto. Lutamos tanto para adquirirmos esse direito, que temos o dever de exercê-lo com cidadania e consciência. Não é possível se esquivar da política. Ela é parte essencial de nossas vidas.

A engenharia, onde se encaixa em todo esse cenário? Posso assegurar, pela minha experiência como engenheiro, como líder sindical, como interessado e participante da política, que ela se encontre em cada canto, em cada ponto. Um país que quer se desenvolver de forma plena, que deseja atingir níveis reais de desenvolvimento econômico e social, precisa, necessariamente, de engenheiros.

É claro - nem seria preciso dizer - que é a reunião de todas as profissões que completam o todo. Mas, focando no dia de hoje, na engenharia, que está reunido nessa Casa de Leis, trago algumas palavras dos engenheiros. O principal projeto de nossa FNE é o Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento que, neste ano de 2016, completa 10 anos.

Em um ano eleitoral, como o que iniciamos, iremos lançar mais uma etapa voltada às questões das cidades e teremos muitas discussões acerca dos termos essencial para a construção de locais melhores para vivermos.

Além disso, a Federação Nacional dos Engenheiros participará ativamente do Movimento da Engenharia Unida. Meus caros colegas de profissão, autoridades presentes, parceiros, diretores, colaboradores e convidados, estamos fazendo um chamamento para estarmos todos juntos, desfazendo os nós, apertando os laços e construindo um projeto comum, isto é, o Brasil que queremos.

A Engenharia Unida traz a proposta do engenheiro como agente de transformação, como disseminador das mensagens que queremos levar para a sociedade. A engenharia está na vida das pessoas, no dia a dia de cada cidadão. Por isso, temos que participar das políticas públicas, propondo ideias que possam contribuir efetivamente para mudanças e melhorias. Ouso dizer que a Engenharia Unida é um sonho. Para mim, são os ideais que nos motivam e nos fazem sair do lugar comum.

Sonhávamos com uma FNE mais forte, com uma confederação que efetivamente nos representasse, com sindicatos atuantes e reconhecidos, com um instituto de educação superior que revolucionasse a história no ensino na área tecnológica. Hoje, tudo isso é uma realidade conquistada com muito esforço, seriedade e uma dose de boa sorte.

É a realização de todos esses sonhos que nos encoraja a ir além. A Engenharia Unida também é um querer bem, é apostar ser possível fazer mudanças extraordinárias, assim como aquelas pequenas mudanças que farão movimentar todo um sistema. É demonstrar que a ética, a transparência, o respeito às diferenças e a honestidade existem e são partes do que queremos.

A Engenharia Unida objetiva que os discursos saiam do âmbito da retórica e sejam colocados em prática. Acreditamos que a sustentabilidade passa pelo tripé econômico, social e ambiental. Não podemos nos esquecer de que tudo isso só é válido se for possível deixar um legado para as próximas gerações.

Estão todos convidados para este projeto de união. Profissionais da área tecnológica, recém-formados, jovens, estudantes, todos estão convidados. Convido todos os cidadãos, sejam farmacêuticos, economistas, odontologistas e nutricionistas, sejam autoridades, trabalhadores ou aposentados. Enfim, convido todas as pessoas que queiram participar de um grande movimento, que queiram se mobilizar e fazer acontecer, plantando o bem para colher o que há de melhor.

Não estamos aqui somente por nós. Queremos deixar os primeiros passos de um longo trilho que teremos pelos próximos anos, décadas ou séculos. Senhores e senhoras, nesta noite eu reafirmo o meu compromisso com a Federação Nacional dos Engenheiros, com todos os profissionais e com a sociedade.

A FNE é parte integrante da inteligência coletiva brasileira e ratifica hoje o seu compromisso com o Brasil, defendendo mais democracia, mais desenvolvimento e mais inclusão social. Enquanto estivermos à frente desta entidade, continuaremos trabalhando pela solução dos problemas, por conquistas legítimas das nossas categorias e pela ética na profissão.

Quero agradecer imensamente a presença de cada um de vocês. Quero muito continuar contando com vocês cotidianamente. Diante desta nova gestão, gostaria de agradecer novamente àqueles que tanto contribuíram nos últimos anos. Desejo boas-vindas àqueles que chegam para somar ao grupo que permanece. Não será fácil, não será somente céu claro ou mar tranquilo, mas haverá luta digna, alegria e bom humor.

Seremos movidos pelo combustível da coragem e da ética. Juntos, iremos muito mais longe. Estamos juntos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Senhoras e senhores, gostaria de convidar para usar a palavra o deputado Arnaldo Jardim, a pedido do presidente eleito. Deputado Jardim, não se esqueça de que, para um engenheiro, dois e dois são quatro. Para um advogado, como eu, dois e dois podem ser cinco.

Tem a palavra o nosso secretário Arnaldo Jardim. (Palmas.)

 

O SR. ARNALDO JARDIM - Presidente Campos Machado; Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tão bem representada aqui pelos deputados Itamar Borges e Ramalho da Construção; Sr. Vice-Governador, prezado Márcio França, também secretário de Desenvolvimento Econômico; caro desembargador Willian Campos, representando o Tribunal de Justiça; lideranças sindicais, que saúdo nas figuras do Neto e do Calixto, presidentes de centrais sindicais importantes do nosso país, quero agradecer esta lembrança gentil do presidente Murilo, que acredito ter delegado a mim esta fala em nome do engenheiro Duarte Nogueira, do emérito engenheiro Rodrigo Garcia, secretário da Habitação, do secretário Aloísio de Toledo César, que é desembargador, mas que constrói o caminho da segurança jurídica, e de nosso querido mestre João Carlos Souza Meirelles, engenheiro politécnico como eu, juntamente com tantas pessoas ilustres que aqui estão.

O Murilo fez esse gesto de carinho e eu o divido com vocês na figura de ex-presidentes que aqui vejo; do Esdras, do nosso sindicato; do Octaviano, que dirige agora o Isitec; das nossas engenheiras e das delegações de todo o Brasil que estão aqui.

São três palavras, deputado Campos Machado. Quero ser respeitoso com o tempo de todos.

Primeiramente, quero dizer que o engenheiro assiste com inquietude a tudo o que vive o país. Como destacou o Murilo, este é um momento de crise em todos os âmbitos: crise ética, crise de valores, crise econômica, crise política. O engenheiro é o profissional da construção, que busca apontar caminhos. Certamente somos daqueles que, ao invés de gostarem de olhar pelo retrovisor, querem olhar o farol ligado à frente.

Então, quero parabenizar e saudar o Movimento Cresce Brasil: a nossa engenharia, o Sindicato de São Paulo, a FNE, juntamente com a CNTU. A engenharia está unida; há muito tempo apostou nesse caminho de buscar mobilizar os profissionais para além daquilo que são as reivindicações setoriais específicas, ajudando a construir um projeto para as cidades, para os estados e para o Brasil. Então, quero saudar e parabenizar a diretoria da FNE, que decidiu colocar o Cresce Brasil como uma prioridade de sua ação.

Segunda mensagem: saber que a nossa unidade precisa ser cotidianamente construída. A presença do Tadeu, do Confea, dá uma demonstração disso. Quero saudar o Murilo, que tem sido um grande construtor dessa unidade para que as diferentes esferas de representação da engenharia - sejam da formulação de políticas, sejam da defesa da categoria e profissional - possam ter um sentido de sintonia. Engenharia Unida faz a diferença.

A última mensagem, já reiteramos todos que aqui falaram: ministros, senadora. Reitero aqui em nome dos engenheiros e secretários de Estado que mencionei, que é o respeito que temos ao fato de que há um ideal que congrega um grupo de pessoas. Há uma organização sindical que congrega uma categoria, mas há um líder que personifica a disposição de acreditar, de perseverar, a disposição de estar além das questões cotidianas para ter uma visão de futuro. Os engenheiros do Brasil, de São Paulo e de todos os outros estados têm um líder que orgulha a todos nós, o nosso presidente Murilo.

Parabéns, Murilo, longa jornada. Sucesso à nova diretoria da FNE. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Peço desculpas ao vice-governador, mas vou chamar mais um orador. É a terceira vez que corto a palavra do vice-governador.

Para falar em nome de todas as entidades, convido o presidente do Confea, Dr. José Tadeu da Silva. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ TADEU DA SILVA - Boa noite a todos. Quero saudar todas as autoridades presentes, na pessoa do vice-governador do estado de São Paulo, Márcio França. Saúdo todos os líderes, os presidentes de entidades de toda a Engenharia aqui presente, na pessoa do nosso reeleito presidente da FNE, Murilo Celso de Campos Pinheiro.

Quero, em nome do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, que constitui o Sistema Confea/Crea, saudar todos os presidentes de Creas aqui do Brasil presentes aqui nesta noite em que fazemos uma grande reflexão sobre a condução da Engenharia no país para promover a questão social, econômica e a infraestrutura do nosso Brasil. Sabemos o que estamos passando nesse momento, uma dificuldade grande, com engenheiros sendo crucificados como se fôssemos a causa de tudo o que acontece de ruim no país, quando é exatamente o contrário. Nós representamos o desenvolvimento e a qualidade de vida da população. O trabalho do engenheiro é um exercício que faz com que a população tenha qualidade de vida. E por isso, Murilo, fica aqui o convite do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia para que juntos, a Engenharia Unida com a FNE e com todas as entidades, saiamos às ruas do movimento que o Confea agora faz já na Semana da Engenharia, em agosto, e também do Congresso Nacional de Profissionais, a Engenharia a favor do Brasil e a Engenharia em defesa também do Brasil. Temos que fazer isso urgentemente para virar essa página ruim do país e fazer com que o país cresça e progrida com engenharia, com mais crescimento e desenvolvimento, como você prega no nosso projeto, que você conduz há mais de 10 anos.

O nosso abraço a todos. Murilo, parabéns em nome de toda a Engenharia do Brasil, 1.256.000 profissionais registrados no Confea, 350.000 empresas. É em nome deles que saúdo você e toda a diretoria da FNE. Parabéns a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Agora convido para fazer uso da palavra, representando nosso governador, Dr. Geraldo Alckmin, o ilustre vice-governador, nosso querido amigo Dr. Márcio França. (Palmas.)

 

O SR. MÁRCIO FRANÇA - Caro amigo deputado Campos Machado, sempre líder informal do nosso governo aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; cumprimentar os deputados Ramalho da Construção e Itamar Borges, que estiveram aqui e falaram para nós. Cumprimento, ainda, e faço uma saudação especial, ao presidente reeleito Murilo Campos Pinheiro, nosso amigo. Quero cumprimentar também os secretários de Estado aqui presentes: Dr. Aloísio de Toledo César, secretário da Justiça e Defesa da Cidadania; Arnaldo Jardim, da Agricultura; João Carlos de Souza Meirelles, de Energia e Mineração; e Duarte Nogueira, de Logística e Transportes.

Saúdo também o desembargador e amigo Willian Campos, bem como toda a sua família; Antonio Neto, presidente da CSB; Dr. Calixto, presidente da Nova Central Sindical; José Tadeu da Silva, presidente do Confea; José Alex Botêlho de Oliva, diretor-presidente da Codesp de Santos; vereador Jamil Murad, meu amigo, que revejo aqui; meu eterno vice-prefeito Dionísio Cabral, engenheiro e colega de tantas caminhadas; toda a diretoria eleita e membros do Conselho Fiscal da Federação Nacional dos Engenheiros; e empossados, presidentes, representantes de associação e sindicato, familiares, amigos, senhoras e senhores. Trago uma breve palavra do governador Geraldo Alckmin. Ele fez questão de que eu viesse e lesse aos senhores:

“É uma grande alegria saudarmos a posse da nova diretoria da Federação Nacional dos Engenheiros. Muito do desenvolvimento de nosso estado é devido à atuação desses profissionais, tanto no âmbito público quanto no privado. No governo, temos contado com a valiosa contribuição da inteligência, do espírito pragmático e da competência de todos os engenheiros, seja como titulares de diversas secretarias e empresas vinculadas ao governo do estado, seja na condição de servidores públicos.

No âmbito do Governo do Estado de São Paulo, gostaríamos de registrar o nosso reconhecimento dos engenheiros pela competente atuação que têm tido em obras da maior importância para o desenvolvimento do estado de São Paulo, que servem ao bem-estar dos paulistas. Menciono, de maneira especial, obras importantes do Metrô: a implantação da Linha 6, obra de 10 bilhões de reais; a Linha 5 - Lilás -, obra de dois bilhões de reais; a fase dois da Linha 4 - Amarela -, de seis bilhões de reais; a Linha 15 - Prata -, de sete bilhões de reais; a Linha 18 - Bronze -, de monotrilho, de quatro bilhões e 300 milhões de reais; obras da CPTM, de expansão da Linha 9 - Esmeralda - de três bilhões de reais; obra de expansão da Linha 13 - Jade - de dois bilhões e 200 milhões de reais; o complemento do Rodoanel no trecho norte, desde o final do trecho leste, obra de sete bilhões de reais; a Nova Tamoios, que interliga o planalto ao Litoral Norte; obras do DER, que pavimentou, só durante 2015, dois mil e 600 quilômetros de estrada em andamento e 1.000 quilômetros de vicinais; obras em rodovias concessionadas no período de 2011 a 2015, que as concessionárias realizaram, no valor de cinco bilhões de reais, em vários trechos do estado; saneamento de várias PPPs em sistemas articulados, como no caso da água de São Lourenço até a capital, obra de dois bilhões e 200 milhões de reais; diversas obras de habitação no “Minha Casa, Minha Vida”, que nesses últimos anos somaram mais de sete bilhões de reais; obras todas importantes para os paulistas.

Essas obras foram possíveis por quê? Por conta de estabilidade, segurança jurídica, segurança dos investidores e, especialmente, de segurança financeira para quem faz investimento. São Paulo, mais uma vez, em meio da crise fechou o ano passado com seis bilhões e 200 milhões de superávit no seu caixa.

A nossa admiração pela engenharia foi fortalecida também pelo convívio estreito que tivemos com o saudoso governador Mário Covas. Era um homem público notável, que correspondia às muitas qualidades que lhe eram atribuídas como gestor, que ele adquiriu justamente durante o aprendizado de seu exercício da engenharia.

Foi com Covas que aprendemos muito do que pudemos fazer ao longo de nosso governo. Mais do que nunca, a engenharia está presente na vida das pessoas. Na casa que habitamos, na luz que acendemos, no celular em que falamos - e do qual ninguém abre mão hoje -, nos canteiros de obras das fábricas, nos laboratórios e até nas instituições financeiras. Das cidades ao campo, em toda parte.

São indispensáveis o conhecimento, a capacidade de planejar, implantar e gerir nos engenheiros. A inovação tecnológica e a competitividade industrial são fundamentais para o desenvolvimento brasileiro. Não se inova em matéria de tecnologia e nem se aumenta a competitividade industrial sem a contribuição decisiva desses profissionais.

Quando comparamos alguns indicadores, verificamos que 80% da alta burocracia do governo chinês é composta por engenheiros. No Brasil, estima-se que eles não chegam a 10% no mesmo segmento. Isso pode explicar, pelo menos em parte, porque o Brasil está tão diferente da China nos dias de hoje quando se menciona crescimento econômico.

Enfim, de 2003 a 2013 o mercado da engenharia no Brasil esteve bem aquecido. Nesse período, o número de profissionais empregados subiu 87 por cento. Em consequência da retração do PIB em 2015, de -3,8%, esse mercado se estreitou.

Assim, de acordo com dados Ministério do Trabalho, foram demitidos 58.808 engenheiros no ano passado. Descontados 38 mil contratados, temos um saldo negativo de mais de 20 mil profissionais, que ficaram desempregados.

Como se sabe, o problema não foi só da categoria dos engenheiros. Segundo o IBGE, atualmente, lamentavelmente, há no Brasil mais de nove milhões de brasileiros desempregados, dos quais 2,6 milhões ficaram desempregados somente neste último ano.

O problema, portanto, é mais amplo. Todos sabem que só a retomada do crescimento econômico poderá efetivamente, superá-lo. Nesse contexto, são indispensáveis órgãos de classe atuantes, com lideranças combativas, como é o caso da Federação Nacional dos Engenheiros, do presidente Murilo Pinheiro, do vice-presidente e da diretoria que ora assumem.

A realização desta solenidade de posse nesse egrégio Parlamento reitera a importância que os paulistas conferem à engenharia. Certamente é um reconhecimento da grande contribuição que ela tem dado ao desenvolvimento de São Paulo e do Brasil.

Que o presidente Murilo, que o vice, Carlos Bastos, e toda a diretoria tenham um excelente mandato. Como todos sabem, engenheiro é o profissional do desenvolvimento e da inovação no Governo de São Paulo. Por isso, cumprimento a todos com a esperança e a expectativa de que os senhores possam ajudar a contribuir para que o País possa voltar a crescer com inovação e com dignidade.”

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Senhoras e senhores, estamos chegando ao fim deste evento um tanto quanto familiar. Nunca vi tantos parentes em uma mesa só.

Queria terminar mencionando Mário Quintana, poeta gaúcho que diz: “Não é preciso correr atrás das borboletas, basta cuidar do jardim que elas chegam”. Os engenheiros e engenheiras deste País estão convidados a cuidar de um jardim chamado Brasil.

Boa noite.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 39 minutos.

 

* * *