http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

30 DE MAIO DE 2016

032ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DA COMUNIDADE TURCA NO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que convocara a presente sessão solene, com a finalidade de "Comemorar o Dia da Comunidade Turca no estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional da Turquia" e o "Hino Nacional Brasileiro", executados pela Banda da Polícia Militar do estado de São Paulo; a quem tece agradecimentos. Nomeia as autoridades presentes.

 

2 - CARLÃO PIGNATARI

Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar honrado em ser o autor da lei que institui o Dia da Comunidade Turca no estado de São Paulo. Destaca as maravilhas da Turquia, que diz ter conhecido juntamente com o presidente Fernando Capez. Ressalta a alta tecnologia do país, em áreas como colchões, frutas, mármores, granitos, entre outras. Deseja as boas vindas a esta Casa. Agradece todos pela presença. Afirma que a comunidade turca contribui muito para o crescimento econômico do País.

 

3 - ANA HELENA CURTI

Presidente do Conselho Consultivo do CCBT, agradece o presidente Fernando Capez pela homenagem, prestada pela segunda vez nesta Casa. Diz ser um privilégio acompanhar de perto todas as atividades do Centro Cultural. Destaca o aumento de pessoas presentes na homenagem, em comparação com o último ano. Relata sua visita aos Estados Unidos, na qual conheceu o líder Fethullah Gülen, criador do movimento Hizmet. Agradece o presidente Fernando Capez por esta homenagem.

 

4 - GURAY SIRKECIOGLU

Presidente da Câmara de Comércio Brasil - Turquia, cumprimenta as autoridades presentes. Agradece o deputado Carlão Pignatari e o presidente Fernando Capez pela lei que institui o Dia da Comunidade Turca no estado de São Paulo. Ressalta o fortalecimento da conexão Brasil - Turquia. Cita a realização de missões de empresários, fóruns de investimentos e fóruns sociais, em ambos os países. Destaca a necessidade de se estreitar os laços entre os países. Agradece a presença de todos.

 

5 - MUSTAFÁ GÖKTEPE

Presidente do Centro Cultural Brasil - Turquia, cumprimenta as autoridades presentes. Demonstra seu orgulho e alegria pelo segundo ano de homenagem à comunidade turca nesta Casa. Informa que a Câmara Municipal de São Paulo também decretou o dia 29 de maio como o Dia da Comunidade Turca em São Paulo. Diz ser uma instituição brasileira, inspirada no movimento Hizmet e fundada em 2011 com o objetivo de aumentar o diálogo, a compreensão, o respeito, a coesão social por meio de diversas atividades. Diz que o Centro Cultural tem outras filiais em capitais brasileiras, proporcionando cursos de idiomas, intercâmbio cultural, cursos de arte e música, palestras, seminários e conferências. Menciona a realização, em fevereiro, do Festival Internacional de Língua e Cultura, no Auditório do Ibirapuera, com a participação de jovens de 16 países e outros eventos. Agradece o presidente Fernando Capez pela parceria desenvolvida com esta Casa e o deputado Carlão Pignatari pela lei que institui o Dia da Comunidade Turca no estado de São Paulo. Convida todos os presentes para visitar a exposição fotográfica, com um concerto de música clássica turca e coquetel. Agradece as senhoras turcas que prepararam os pratos servidos no coquetel.

 

6 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Relata o início das conversas entre ele e o Sr. Mustafá, para aumentar a divulgação das belezas e riquezas culturais da Turquia, além do movimento Hizmet. Ressalta a alta tecnologia, o povo desenvolvido, o forte sistema educacional e o respeito mútuo com base na religião do país. Destaca a vontade de fortalecer as relações entre os países. Agradece Mustafá, o CCBT e todos os que compareceram nesta sessão. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Compõem a Mesa principal dos trabalhos o Sr. Mustafá Göktepe, presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, homem admirável, de um grande trabalho em prol de sua comunidade; meu querido amigo, iminente, destacado deputado estadual, líder do maior partido desta Casa, o PSDB, e autor da lei que comemora o “Dia da Comunidade Turca”, Carlão Pignatari; Sr. Guray Sirkecioglu, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Turquia, que pretendemos incentivar cada vez mais nas relações entre Brasil e Turquia; e Sra. Ana Helena Curti, presidente do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia; anunciando ainda, e pedindo palmas agora ao final, como se fizessem parte da Mesa, Sr. Fatih Simsek, diretor da Câmara de Comércio Turco-Brasileira; Yusuf Elemen, diretor e gestor cultural do Centro Cultural Brasil-Turquia; Alper Sarli, diretor-geral do Colégio Belo Futuro Internacional; Asim Akin Ishik, diretor do Centro Islâmico e de Diálogo Inter-Religioso e Intercultural - CIDI; e Ney Cardoso, representando o deputado estadual de 11 mandatos, Antonio Salim Curiati. Uma calorosa e carinhosa salva de palmas a todos. (Palmas.)

            Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum. Esta é uma sessão solene. Por ser uma sessão solene obedece à rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa, o segundo maior parlamento do País. Uma sessão solene só pode ser convocada a pedido de deputado estadual em exercício no mandato nesta Casa e, solicitada pelo deputado, só pode ser convocada pelo presidente da Casa. O presidente só pode convocar após percorrer vários órgãos internos e obter autorização do colégio que congrega todas as lideranças dos partidos nesta Casa. Há hipóteses de que sessões solenes são solicitadas e acabam não sendo autorizadas, outras são autorizadas por maioria dos votos. Esta sessão solene foi autorizada pela unanimidade dos votos dos parlamentares desta Casa, o que mostra o carinho, o prestígio e a vontade de integrar e aumentar as relações com a comunidade turca, afinal de contas, foi solicitada com a finalidade de comemorar o dia dessa comunidade no estado de São Paulo.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Alesp neste sábado, dia 4 de junho, às 23 horas, pelo canal 7 da Net; pelo canal 66 da TV Vivo analógica; pelo canal 185 da TV Vivo digital; e pelo canal 61.2 da TV aberta.

Neste momento, agradecendo a sempre honrosa presença da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, hoje sob a regência do subtenente Américo, solicitamos a todos que, em pé, ouçamos o Hino Nacional da Turquia e o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional da Turquia.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos à Banda da Polícia Militar, ao subtenente Américo, pela belíssima execução do Hino Nacional da Turquia e do Hino Nacional Brasileiro.

            Hoje, tivemos uma belíssima sessão solene em homenagem ao Regimento de Cavalaria 9 de Julho, solicitada pelo deputado Coronel Camilo. A Polícia Militar, essa honrada instituição, tem total apoio desta Casa para as suas ações. Muito obrigado. (Palmas.)

            Neste momento, tenho a honra de passar a palavra ao eminente deputado estadual Carlão Pignatari, solicitante desta sessão solene e autor do projeto de lei que cria o “Dia da Comunidade Turca” no estado de São Paulo.

 

            O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Boa noite, senhoras e senhores. Cumprimento o grande presidente do Parlamento paulista, deputado Fernando Capez. Cumprimento também o Sr. Mustafá, presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia; o Sr. Guray, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Turquia; a Sra. Ana Helena, presidente do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia; as senhoras e os senhores.

            Para mim foi uma honra muito grande ser o autor da lei que institui o “Dia da Turquia” no estado de São Paulo a pedido do presidente Fernando Capez.

Como presidente da Assembleia Legislativa, ele não pode ser autor de nenhuma lei, ele apenas pode presidir o Parlamento. Portanto, sinto-me honrado em ser o autor desta lei.

Quero falar da maravilha do país de vocês, do orgulho que tive em conhecer na bela companhia do Mustafá, do presidente Capez, dentre outros colegas. Fiquei impressionado com o desenvolvimento econômico do país. Não sabia que a Turquia tinha tão boa tecnologia no setor de colchões, de frutas, de mármores, de granito, enfim.

Hoje é um dia muito especial.

A data a ser comemorada como “Dia da Turquia” é 29, mas como caiu num domingo - e nós, como bons brasileiros, não iríamos fazer uma sessão solene no domingo - deixamos para segunda-feira a realização desta solenidade comemorativa.

Estamos muitos felizes.

Sejam sempre bem-vindos aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo.

  Portanto, agradeço a todos pela presença e ao presidente pela oportunidade de ser o autor desta lei para celebrar o “Dia da Turquia”. A comunidade pode ser de até 400, 500 600 famílias aqui em São Paulo, mas tem uma influência muito grande em todo o nosso estado. Vem ajudando, durante todo o tempo que tem estado aqui, no crescimento e no desenvolvimento econômico do nosso País.

Muito obrigado, Sr. Presidente e Srs. Deputados. Boa noite a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Conciso e preciso. Passamos agora, com muita honra, a palavra à minha queridíssima amiga Ana Helena Curti, presidente do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia.

 

A SRA. ANA HELENA CURTI - Boa noite a todos. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao presidente desta Casa por nos acolher pelo segundo ano consecutivo, e aos meus queridos amigos da Turquia.

Eu já me sinto absolutamente pertencente à comunidade turca, na qualidade de presidente do Conselho Consultivo. Tenho o privilégio de participar e de assistir de muito perto a todas as atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo Centro Cultural e pela comunidade turca. É com grande satisfação que eu vejo que do ano passado para este ano multiplicamos muito o número de pessoas aqui presentes.

Mais que isso, eu me sinto mais turca do que nunca, porque muito recentemente eu tive o privilégio de viajar aos Estados Unidos e de conhecer de perto, ao vivo e em cores, o nosso tão querido Fethullah Gülen e de perceber de onde vem a grandeza do movimento Hizmet. Vem exatamente dos olhos deste senhor, que nos ensina tanto e que defende conceitos que o mundo de hoje tanto necessita multiplicar.

  Agradeço pelo privilégio de dividir com vocês esta história. Tenho certeza de que o que se vai fazer daqui para a frente será ainda maior e mais importante do que o que se fez até aqui, para chegar onde nós estamos neste momento.

  Muitíssimo obrigada. (Palmas.)

 

            O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Para mim é um enorme privilégio poder passar a palavra ao Sr. Guray Sirkecioglu, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Turquia, que tanto tem ainda a fazer em prol do aprimoramento e fortalecimento de nossas relações comerciais.

 

            O SR. GURAY SIRKECIOGLU – Boa noite, Exmo. Sr. Fernando Capez, prezados deputados, prezados senhores e senhoras.

            Hoje estamos comemorando o segundo ano do “Dia da Comunidade Turca” na Assembleia Legislativa de São Paulo. Primeiramente, gostaria de agradecer, mais uma vez, ao autor dessa lei, o Sr. Carlão Pignatari, e ao prezado presidente Sr. Capez, que mais uma vez é anfitrião deste evento.

            Com sinceridade, a aproximação entre os povos é muito interessante, é a oportunidade de conhecer e entender o outro. Esses fatores fortalecem essas conexões.

 Outros fatores são: ser vizinhos, fazer comércio, viajar junto, atividades culturais. Não está escrito aqui, mas acredito que o  casamento também ajude a fortalecer.

Eu fiz a minha parte e me casei com uma brasileira. Nós, turcos que fazemos parte da Comunidade Turca no Brasil, queremos conhecer mais os nossos vizinhos e os nossos amigos. Queremos conhecer mais coisas e mais culturas. Como é a  Câmara Turca, realizamos missões empresariais, fóruns de investimentos e ações comunitárias e sociais, tanto no Brasil quanto na Turquia.

Nós fazemos a nossa parte para estreitar os laços entre ambos os países. Este é um dos lugares mais importantes do estado de São Paulo, sendo considerado um lugar de decisão do povo. Estamos comemorando o Dia da Comunidade Turca. Acreditamos, assim, que estamos realizando mais uma intenção à aproximação entre todos nós.

Agradecemos mais uma vez a presença de todos. Obrigado e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste instante, passo a palavra ao senhor Mustafá Göktepe, presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia.

Para que ele vença sua timidez, gostaria que ele usasse o parlamento principal, reservado a todos os deputados, mas que hoje se rende à comunidade turca do estado de São Paulo. É uma maneira de homenagearmos a comunidade. (Palmas.)

 

O SR. MUSTAFÁ GÖKTEPE - Boa noite. O presidente Capez sempre tem algo para nos surpreender. Muito obrigado por mais esta homenagem, presidente.

Prezado presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Fernando Capez, meu grande amigo; deputado Carlão Pignatari, que acabou de sair, autor da lei, outro grande amigo; autoridades presentes; amigos representantes das instituições fundadas pelas iniciativas turcas; convidados e conterrâneos, sejam bem vindos.

É motivo de grande orgulho e de muita alegria ter, pelo segundo ano consecutivo, essa sessão solene, homenageando a comunidade turca no estado de São Paulo. Estou aqui na Casa do povo, como o presidente Capez costuma chamar esse lugar. Estou aqui como presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, sem dúvida a instituição mais ativa e presente na sociedade brasileira com suas atividades. E o que é mais lembrado quando se fala da Turquia no Brasil, e da mesma forma o que fazemos na Turquia é muito lembrado quando se fala do Brasil na Turquia.

Temos orgulho da iniciativa dessa lei e de ser parceiro na organização da comemoração dessa importante data.

Além da Assembleia Legislativa, a Câmara Municipal de São Paulo também decretou o dia 29 de maio como o “Dia da Comunidade Turca” na cidade de São Paulo.

O Centro Cultural Brasil-Turquia é uma instituição brasileira, fundada por turcos e brasileiros, uma instituição não governamental, inspirada no movimento Hizmet, como disse nossa amiga Ana Helena. Foi fundado em 2011, com o objetivo de promover o diálogo, a compreensão, o respeito, o entendimento intercultural e a coesão social, realizando atividades culturais, sociais e acadêmicas.

O CCBT, como costumamos chamar, tem três unidades em São Paulo, e filiais em Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O CCBT administra cursos de idioma Turco para brasileiros e Português para turcos, um dos grandes meios de comunicação e aproximação entre culturas, sem dúvida. Organiza intercâmbio cultural e acadêmico; oferece cursos de arte e música, apresentações e exposições artísticas, como a exposição fotográfica que teremos agora nesta Casa, que será inaugurada pelo presidente depois da sessão solene. Também organiza palestras, seminários, conferências e viagens culturais. Foi justamente em uma dessas viagens que o presidente e o deputado Carlão conheceram melhor a Turquia e souberam da importância da comunidade aqui no estado. Além disso, há outros serviços de tradução, interpretação, entre outros.

  Esta Assembleia e o presidente Capez foram anfitriões de outro grande evento do Centro Cultural Brasil Turquia, neste ano, no final de fevereiro, o Festival Internacional de Língua e Cultura. É um dos maiores, senão o maior festival de línguas e cultura do mundo, que reúne milhares de jovens de 160 países. Esse festival acontece há três anos, mas esta foi a primeira edição no Brasil e em um país da América Latina. Tivemos a honra de ter a Assembleia Legislativa e o presidente Capez como nossos patronos. Tivemos 90 jovens de 16 países apresentando as suas culturas no Auditório Ibirapuera. Esse evento, sem dúvidas, marcou as atividades culturais da cidade e ainda é citada como uma das melhores produções, um dos eventos mais significativos que São Paulo recebeu este ano.

  Entre outras importantes atividades, o CCBT realizou duas conferências internacionais. Uma sobre terrorismo na Faculdade Cásper Líbero, em março, e outra sobre o Movimento Hizmet e Fethullah Gülen na Universidade de São Paulo, há duas semanas, já no mês de maio.

  Citei algumas atividades de 2016 para dizer que o CCBT está trabalhando para colaborar com a diversidade cultural que o estado de São Paulo possui em sua formação, na formação de sua população e sua riqueza. Vamos continuar a trabalhar, embora com dificuldades, como temos feito até agora, para termos um mundo melhor, onde não haja lugar para o ódio, o preconceito, a guerra e a pobreza, mas para o diálogo, a amizade, a paz e a solidariedade.

Agradeço imensamente ao presidente Fernando Capez, por abrir as portas desta Assembleia de São Paulo para homenagear a comunidade turca - ou a população de origem turca, podemos assim dizer, que tem uma importância, realmente, na economia do Estado. Agradeço ao deputado Carlão Pignatari pela iniciativa da lei que homenageia essa importante população. Agradeço às instituições turco-brasileiras, como o Colégio Belo Futuro Internacional, a Câmara de Comércio e Indústria Turco-Brasileira e o Centro de Diálogo Inter-religioso, pela presença e pela colaboração nas atividades do Centro Cultural Brasil-Turquia. Agradeço a todos pelo apoio que vêm nos dando.

Após a sessão solene, convido todos, com a liderança do presidente Fernando Capez, para visitar a exposição fotográfica, ouvindo um concerto de música clássica turca ao vivo e saboreando um coquetel de pratos típicos turcos, organizados pelo CCBT, ainda neste mesmo piso, no V Centenário. Todos os pratos são tipicamente turcos e preparados pela comunidade turca. Portanto, agradeço às senhoras turcas que participaram dessa homenagem conosco.

Muito obrigado a todos pela presença e agradeço novamente ao presidente por ser anfitrião desta comunidade. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - No ano passado, recebi no gabinete da Presidência a honrosa visita do senhor Mustafá, acompanhado do Yusuf. Eles estavam interessados em mostrar, por intermédio da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo - o segundo maior parlamento da América Latina -, as belezas e a riqueza cultural de seu país e, também, de divulgar o Movimento Hizmet, um movimento político e educacional que configura um exemplo para toda a humanidade.

Eu, então, abracei esse desafio. Fui à Turquia e conheci este país maravilhoso situado em dois continentes, com alta tecnologia, um povo desenvolvido, com forte sistema educacional e um controle de respeito mútuo com base na religião. A religião, embora seja um país secular, que respeita as diferenças, atuando como um mecanismo de integração e harmonia entre os povos.

A Turquia marcou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna com a tomada de Constantinopla. Estivemos no museu vendo belíssima imagem desse momento. É um país com o qual o Brasil quer, deseja fortalecer as suas relações.

Com a ajuda do Centro Cultural Brasil Turquia - e sem essa ajuda isso seria impossível -, queremos trazer a Turquia e suas belezas para todos os paulistas, para todos os brasileiros que vivem aqui no estado de São Paulo.

  Queremos montar exposições no local reservado ao estacionamento. Queremos fortalecer aqui a vocação de centro cultural aos finais de semana e fazer todas as exposições que estiverem ao nosso alcance.

Eu agradeço a você, Mustafá, ao Centro Cultural Brasil Turquia, a todos os que compareceram, e digo que o deputado Carlão Pignatari e eu somos gratos, em nome da Assembleia Legislativa, a vocês.

Não foi a Assembleia Legislativa que homenageou a comunidade turca do estado de São Paulo. Foram vocês que nos homenagearam, dando a oportunidade de realizarmos neste, que é o plenário principal e mais importante da Casa, esta justa homenagem, que não só reverencia as tradições de seu país e seu povo - quero que este seja um marco inicial de um fortalecimento cada vez maior de nossas relações.

Vamos agora acompanhar esta exposição, que é a primeira de uma série de exposições que queremos fazer aqui; de ouvir, sim, ao vivo, o nosso concerto de música clássica turca, saborear a riqueza da gastronomia desse país, e mais uma vez reiterar os laços profundos de amizade e de desejo de termos uma harmonia cada vez mais integrada. Viva a Turquia e viva o Movimento Hizmet! (Palmas.). Muito obrigado.

  Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à Mesa, agradeço a minha equipe, aos funcionários, aos serviços de Som, de Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, da TV Legislativa, das assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

  Convido a todos, sem exceção, para participar do coquetel que será servido no Espaço V Centenário, onde também acontecerá um concerto de música turca e exposição fotográfica de artes Ebru, caligrafia e das paisagens da belíssima Istambul, 32 milhões de turistas por ano. Uma boa noite a todos.

  Está encerrada a sessão. (Palmas.).

 

* * *

 

  - Encerra-se a sessão às 20 horas e 28 minutos.

 

* * *