http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

03 DE JUNHO DE 2016

033ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS - PROERD

 

Presidente: CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

1 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento deste deputado, com a finalidade de "Homenagear o Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro”. Anuncia a exibição de vídeo a respeito do Proerd. Agradece a alunos e professores que ocupavam as galerias e às autoridades presentes. Destaca a importância do Proerd. Defende o ensino de valores de cidadania nas escolas públicas do estado de São Paulo.

 

2 - GLEUDA SIMONE TEIXEIRA APOLINÁRIO

Coordenadora de Políticas sobre Drogas no Estado de São Paulo e coordenadora executiva do Programa "Recomeço", defende política preventivas de combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Discorre sobre o programa "Recomeço" do governo estadual. Afirma que é importante a participação da sociedade civil no combate a dependência química.

 

3 - EDSON FERRARINI

Ex-deputado estadual, homenageia os responsáveis e colaboradores do Proerd. Discorre sobre a importância de políticas do combate ao uso de entorpecentes. Condena propostas de descriminalização do uso de drogas ilícitas.

 

4 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Convida os presentes a entoarem o grito de guerra do Proerd. Anuncia a "Canção do Proerd", executada pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com a entrada do Leão Daren, símbolo do Proerd. Presta homenagem, com entregas de certificados, a policiais militares pioneiros do programa, a comandantes de companhia, a instrutores do Proerd e a colaboradores do programa, dos quais anunciou os nomes.

 

5 - ERNESTO PUGLIA NETO

Diretor de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos (DPCDH) e coordenador estadual do Proerd, saúda todos os instrutores e colaboradores que participam do programa. Discorre sobre a importância do trabalho destes profissionais para os jovens paulistas. Agradece a todos pela homenagem e pela presença.

 

6 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Saúda os instrutores do Proerd. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORONEL ARRUDA - Senhoras e senhores, sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear o Programa Educacional de Resistência às Drogas, Proerd.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no domingo, dia 5 de junho, às 21 horas, pela Net, canal 7; pela TV aberta, canal 61,2; e pela TV Vivo digital, canal 185.

Neste momento procederemos à composição da Mesa dos trabalhos. Para presidir esta sessão solene chamamos o Exmo. Sr. deputado estadual, Coronel Camilo; Exmo. Sr. juiz de 2º grau, no exercício do cargo de Desembargador, Dr. Kleber Leyser de Aquino, neste ato representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Ilmo. Sr. Cel PM Ernesto Puglia Neto, diretor da Diretoria da Polícia Comunitária e Direitos Humanos e Coordenador Estadual do Proerd; Ilma. Sra. Gleuda Simone Teixeira Apolinário, da coordenação de policiais sobre drogas Proerd, neste ato representando o Secretário de Estado e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro; o nosso sempre deputado estadual, Cel Edson Ferrarini, das legislaturas 1989 a 2014. (Palmas.)

 Compondo a Mesa estendida, chamamos as seguintes autoridades: Dr. Evaldo Roberto Coratto, coordenador estadual dos Consegs; Cel PM Júlio Antonio de Freitas Gonçalves, superintendente da Cruz Azul de São Paulo; Cel PM Renato Penteado Perrenoud, coordenador-geral da Educação da Cruz Azul; Sr. Raul Vicentini, que neste ato representa o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dimas Ramalho; professor João Batista J. B. Oliveira, presidente do Conselho Curador da Fundação Santos Dumont; Sr. Antônio Resende, coordenador do Conselho Cívico Cultural, da Associação Comercial de São Paulo distrital Norte; professor Caio Miranda, diretor da Escola Paulista de Contas Públicas, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; Sr. Hamilton Prado Alves, que neste ato representa o deputado Antonio Salim Curiati; professor Heliodoro Pereira de Sá, que neste ato representa a distrital norte da Associação Comercial de São Paulo; Sr. Fúlvio Guido Andrade, que neste ato representa o Sr. Abram Szajman, presidente da Fecomércio. (Palmas.)

Gostaríamos de agradecer a presença de todos os policiais do Proerd e também do Batman e do Capitão América. (Manifestação nas galerias.)

Gostaríamos também de agradecer a presença da Seção do Corpo Musical da Polícia Militar e de todos os convidados e as convidadas, particularmente a representação do Colégio da Polícia Militar - Unidade Centro, sob a coordenação da professora Fernanda, e da unidade Penha, sob a coordenação da professora Aline.

Com a palavra o nobre deputado estadual Coronel Camilo, proponente e presidente desta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Bom dia a todos. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e parabéns pelos estudos de todos vocês.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Agradeço à nossa Polícia Militar de São Paulo e gostaria de cumprimentar os integrantes da Mesa principal, Dr. Kleber Leyser de Aquino, juiz de 2º grau do Tribunal de Justiça; o coronel Ernesto, nosso diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, que conduz o Proerd, um programa vencedor; a Gleuda Simone Teixeira, representando o secretário Floriano Pesaro - fomos colegas na Câmara Municipal; o comandante coronel Ferrarini, o mais entendido sobre drogas da Polícia Militar de São Paulo. Sejam bem-vindos também os integrantes de nossa Mesa estendida.

Gostaria de dizer para todos vocês que é uma satisfação muito grande recebê-los aqui. Trabalho nesta Casa de Leis em duas grandes frentes, e uma delas é a Frente Parlamentar da Família, que cuida justamente dos maiores problemas na sociedade. Se melhorarmos a família e a cidadania, com a internalização de valores, que é o que o Proerd faz, nós teremos um cidadão melhor e um futuro melhor. É uma satisfação poder homenagear o Proerd pela Frente Parlamentar da Família, que é composta por vários parlamentares desta Casa.

Esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, por minha solicitação. Ele não pôde estar presente por já ter um compromisso nesta Casa, mas mandou um abraço a todos vocês. É um homem que está fazendo a diferença na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, trazendo um grande avanço a esta Casa.

Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Para começarmos bem, exercendo nossa cidadania, convido todos os presentes para, em pé, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do maestro subtenente Sérgio Campos.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na pessoa do seu regente, subtenente PM Sérgio Campos. (Palmas.)

Dando continuidade à nossa solenidade, para homenagear esse grande programa e principalmente os instrutores que levam esse programa à frente, vamos assistir a um vídeo institucional do Proerd.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Mais uma vez parabéns ao nosso Proerd por este grande trabalho.

Quero falar um pouquinho agora para todos vocês do Proerd, esse grande trabalho que desenvolvemos na Polícia Militar e que acompanho agora como deputado estadual tentando dar maior visibilidade.

Antes disso, porém, agradeço, mais uma vez, a presença dos nossos dois colégios, o da unidade Penha e o da unidade Centro. Sejam bem-vindos.

Vocês do Proerd sabem que é importante termos exemplos na nossa sociedade. Poderia citar vários dos que estão aqui, mas faço questão de que vocês homenageassem uma pessoa que é exemplo para todos nós, um exemplo de dedicação, de moral, de vontade de fazer.

Peço para que fique de pé o Sr. Alarico Rebouças. Uma salva de palmas para o Sr. Alarico Rebouças. (Palmas.)

Foi presidente da Associação Comercial Distrital Centro. Continua ajudando, trabalha nos Consegs e é atualizado. Se você mandar um e-mail para ele, em menos de duas horas ele retorna, totalmente ligado à tecnologia. Muito obrigado pela sua presença.

Vamos voltar ao Proerd.

Parabéns aos instrutores, parabéns ao coronel Ernesto, da nossa Polícia Comunitária Direitos Humanos, parabéns ao incansável trabalho de todos.

Eu homenageio todos vocês na pessoa da Regina.

Regina, muito obrigado. Você para mim é o símbolo do Proerd, quem sempre vejo à frente das lutas pelo Proerd.

Nós precisamos divulgar isso cada vez mais. Parabéns a vocês pelo trabalho e fica aqui um desafio aos instrutores do Proerd, tentar formar mais multiplicadores, não só do programa Proerd, mas multiplicadores numa verdadeira corrente do bem, onde a gente possa levar cidadania às pessoas.

Estou fazendo aqui um esforço para incluir no Ensino Fundamental a disciplina Cidadania, para se ter aquelas noções que tínhamos no passado sobre Educação Moral e Cívica para discutirmos valores dentro da sala de aula. (Palmas.)

A gente sabe que o exercício da cidadania deveria estar transversalizado em todas as disciplinas. Eu deveria falar de cidadania dentro do Português, da Matemática, da Ciência, da História, da Geografia. A própria Polícia Militar é um exemplo disso. Sempre foi defensora dos Direitos Humanos, da Polícia Comunitária, da gestão. Mas, enquanto não incluir uma disciplina em todas as suas escolas para discutir Direitos Humanos dentro de sala de aula, não avançamos tanto nessa questão. De 1998 para cá foram criadas disciplinas de Direitos Humanos em todas as escolas e funcionou. Isso, se tudo der certo, deve acontecer.

Já falamos com o Dr. Renato Nalini, secretário de Educação, que é a favor dessa ideia. Mas, enquanto isso não acontecer, fica aqui um desafio a todos vocês e a todos que nos assistem, até a vocês que estão nos acompanhando pela TV Alesp, vamos divulgar a cidadania, vamos divulgar a coisa certa, vamos primar pela ética, pela moral, pelos bons costumes.

E vocês, crianças, quando virem as coisas erradas, falem com seus pais, falem com seus professores, falem para seus amigos que essa não é a forma certa. Procurem primar o caminho de vocês todos pelo bem às pessoas, pela coisa certa, por ajudar o próximo.

É isso que acaba fazendo o nosso Proerd, trabalhar com as crianças. É um momento melhor, porque é nessa fase que estamos criando a personalidade da criança, é nessa fase que estamos criando o caráter dos nossos jovens.

Deixo aqui meu agradecimento a todos os instrutores do Proerd. Meu gabinete está à disposição para desenvolver esse tema cada vez mais pela nossa Frente da Família.

Vocês todos são bem vindos aqui. Fica aqui meu agradecimento a todos vocês, na pessoa do nosso comandante Cel. Ernesto e a todos vocês, a cada um de vocês instrutores do Proerd.

Uma salva de palmas a todos os instrutores do Proerd. (Palmas.)

Muito obrigado.

Para falar agora um pouquinho sobre outro grande trabalho desenvolvido na área social, gostaria de chamar a Sra. Gleuda Simone Teixeira Apolinário, da Coordenação de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Todos nós vamos aprender um pouco mais sobre o enfrentamento das drogas.

Tem a palavra a Sra. Gleuda Simone Teixeira Apolinário.

 

A SRA. GLEUDA SIMONE TEIXEIRA APOLINÁRIO - Bom dia a todos e a todas.

Primeiramente, quero agradecer o convite em nome do nosso secretário estadual de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro, deputado federal licenciado, e em nome do nosso governador Geraldo Alckmin, que também tem responsabilidade na discussão de políticas sobre drogas. Trago nosso abraço e nossa gratidão por esse convite.

Para nós é uma grande honra participar de uma homenagem ao Proerd. Sabemos que o Proerd no estado de São Paulo fez e faz a diferença nas políticas preventivas da questão das políticas sobre drogas.

É muito importante esse momento porque entendemos que políticas preventivas exatamente previnem a entrada das crianças e dos adolescentes no uso, no consumo e no abuso das drogas, tanto lícitas quanto ilícitas.

Esta homenagem é muito oportuna nesse reconhecimento da sociedade. Quero fazer esse agradecimento especial ao nosso deputado federal, que foi o precursor dessa proposta de homenagem ao Coronel Camilo. Muito obrigada, Coronel, por essa oportunidade.

Agradeço especialmente essa missão exitosa. Tenho certeza de que é difícil. Há muitos desafios dentro da nossa sociedade, que está sofrendo esses agravos da questão do consumo das drogas ilícitas, tanto nas nossas cidades, quanto nos nossos bairros, nas periferias e nos centros. Percebemos o quão árdua e difícil é essa luta.

Agradeço especialmente também ao coordenador estadual do programa Proerd, ao coronel Ernesto. Muito obrigada.

Temos o privilégio de conhecer a história, a luta e a defesa dessa política sobre drogas, também nessa visão preventiva, também nessa visão do cuidado. As pessoas que entraram para esse mundo, que passaram a consumir as drogas, precisam de um auxílio, uma ajuda.

A história do deputado Ferrarini contribui com essa colaboração com a sociedade. Então, também gostaria de fazer uma homenagem especial ao coronel Ferrarini, por toda sua história na luta em defesa da questão da política sobre drogas. Muito obrigada, coronel.

A gente acompanha muito essa luta de políticas sobre drogas. Acho que é importante que tenhamos essa rede de relacionamentos sociais com todos os atores da sociedade.

Porque a questão das políticas sobre drogas - tanto a questão preventiva quanto a questão de cuidados - necessita dessa participação na sociedade como um todo e de todos os seus agentes sociais.

Nessa questão dos agentes sociais, aqui representando o cargo de desembargador, também faço um agradecimento especial ao nosso amigo Dr. Kleber Leyser, que é um grande contribuidor para essa política.

Eu vim aqui com o objetivo de explicar um pouco, rapidamente, o que o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e por meio da Coordenadoria Estadual de Políticas sobre Drogas, está fazendo com essa questão dessa temática.

Nós hoje estamos lá responsáveis pela coordenação estadual do programa Recomeço. Gostaria de fazer uma pergunta para vocês, se vocês conhecem, ou já ouviram falar, do programa Recomeço, do Governo do Estado. Se alguém puder se manifestar, levantando a mão.

É um programa recém-lançado pelo Governo do Estado. Recém no sentido de fazer apenas dois anos, a pedido do governador. É um programa que tem a preocupação principal de trabalhar a questão da dependência química e todos os seus ciclos, desde a questão dos riscos, que são essas ações preventivas, até a questão do uso, do consumo abusivo das substâncias psicoativas.

É um programa que hoje envolve cinco Secretarias, inclusive a Secretaria de Segurança Pública faz parte da coordenação desse programa. Tem como objetivo principal garantir uma rede de cuidados, uma rede de acesso a pessoas que precisam do acompanhamento e do tratamento da dependência química.

Na verdade, o programa Recomeço surge no Estado de São Paulo com uma necessidade e uma demanda da população, que precisa - além, claro, de todo um cuidado -, um olhar de saúde - mas todo um cuidado, um olhar social. Por isso, a coordenação executiva do programa está vinculada a uma Pasta, a Secretaria de Desenvolvimento Social.

A nossa intenção é que a discussão de políticas sobre drogas passe por políticas transversais, passe por políticas setoriais. Então, nós temos as ações da Secretaria da Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Cultura, do Esporte, a nossa - da área do Desenvolvimento -, e também a Secretaria de Direitos Humanos, e assim por diante.

É importante entendermos que a discussão de política sobre drogas no estado passa muito mais por uma conscientização da nossa sociedade, que estamos vivendo algumas epidemias, epidemias de valores, de regras, tudo mais, mas principalmente a questão da epidemia do consumo abusivo das drogas.

Esse ato, essa ação que o Proerd desenvolve no nosso estado, é exatamente para coibir, para evitar que nossas crianças e adolescentes estejam expostos a esse risco e a essa condição. É muito importante para nós que cada vez mais o Proerd entre na relação dessa questão da família, entre na relação dessa questão da comunidade com educação, e que nossas crianças desenvolvam valores, valores de cidadania, valores de cultura, valores de direitos humanos, que garantam a elas ficarem realmente longe das drogas.

Então, o Proerd, neste momento, tem um papel fundamental para nós, como um programa de prevenção - porque entendemos que é nas políticas preventivas que vamos conseguir, de fato, inibir o consumo abusivo.

Quero fazer este agradecimento especial, Coronel Camilo, que nós precisamos, cada vez mais, trazer os pais para esta discussão. Precisamos trazer cada vez mais a comunidade organizada, as organizações sociais para essas discussões. Percebemos hoje que se não unirmos essas forças, tanto do poder público, da sociedade civil organizada e a comunidade, que é a família, numa mesma luta, numa mesma proposta de trabalho, para diminuirmos a questão do consumo das drogas, poderemos perder essa guerra.

A proposta aqui é mostrar que o Proerd está ganhando essa batalha. Hoje temos uma capilaridade desse programa no estado como um todo, que é muito importante. Quando nós vamos aos municípios para discutir rede de serviços de políticas sobre drogas, o Proerd é sempre mencionado como uma estratégia exitosa de uma política pública.

Quero fazer um agradecimento, e realmente prestar minha homenagem a um programa tão importante no estado de São Paulo. Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado, parabéns pelas palavras, da nossa Gleuda Simone Teixeira Apolinário. Leve um grande abraço ao nosso grande Floriano Pesaro, por favor.

Agora vamos dar a palavra para outro entendido de drogas. Quando eu entrei na Polícia Militar, uma das primeiras palestras que ouvi, como aluno ainda, em 79, foi sobre drogas, com nosso grande comandante, militante na área de drogas, nosso sempre deputado coronel Edson Ferrarini.

 

O SR. EDSON FERRARINI - Obrigado, Coronel Camilo. Muito bom dia a todos vocês. O Coronel Camilo é um deputado gentil, amigo, atuante. A Polícia Militar, nós confiamos em você, Coronel Camilo, desde quando você foi comandante-geral, foi dos mais brilhantes e nós confiamos em você.

Quero saudar todas as autoridades já enumeradas, o pessoal da ativa, através do coronel Ernesto, que é o responsável pelo Proerd. Quero também saudar todos os integrantes do Proerd, através da capitão Regina, por ela ser tão competente e atuante integrante do programa. Na pessoa de todos os da reserva, que estão aqui, quero saudar, através do coronel Júlio de Freitas, o nosso superintendente da Cruz Azul, e através do coronel Renato Perrenoud, que é o coordenador-geral da Educação da Cruz Azul.

Saudamos os integrantes do Colégio da Polícia Militar e a banda de música mais competente do Brasil, orgulho da Polícia Militar, através do subtenente Sérgio Campos. Parabéns a vocês, integrantes da banda da Polícia Militar. Nós temos muito dos senhores.

O Proerd completa 23 anos. Quando fui deputado, tive o privilégio de incentivar o Proerd através de várias situações, do mesmo jeito que faz o deputado Coronel Camilo. Eu criei o Dia Estadual do Proerd. Por que eu criei esse dia? Para que todas as pessoas saibam que esse trabalho fantástico tem um dia no ano. Nos próximos cem anos, ele será homenageado dessa forma.

Senhores do Proerd, tenham a certeza de que estão na direção certa. Há 45 anos eu lido com a questão das drogas. Comecei por causa de um soldado do 5º Batalhão, que eu comandava na zona norte. Esse soldado bebia um litro de pinga por dia, mas o incrível é que ele bebia na viatura. Dentro da viatura, ele guardava o seu garrafão. Como a zona norte tem a Serra da Cantareira, ele ia a todas as encruzilhadas e pegava as garrafas de pinga. Ele punha tudo em nesse garrafão, levava para casa e bebia.

Ao invés de demitir esse soldado, eu resolvi estudar o problema. Foi ali que esse trabalho começou. Pelas minhas mãos já deve ter passado um Maracanã lotado: 100 mil pessoas com problemas de álcool e drogas nesses quarenta e cinco anos. Podem ter certeza de que o trabalho do Proerd é o mais eficiente que existe no mundo. Você conversa com o jovem antes de ele usar, porque ele irá usar por duas razões: curiosidade e desinformação. Os senhores falam com ele antes.

Ao falar antes, o trabalho é incrível e o resultado simplesmente fantástico. Depois que a droga se instala e se registra na memória química, é muito difícil a volta. É possível, tudo é possível. Parabenizo o trabalho feito pela nossa secretaria. Nesses 45 anos, nem eu nem os senhores nunca vimos uma pessoa viciada por um traficante. A droga vem sempre pelas mãos do melhor amigo, do namorado, da colega. Ele só tem que aprender a dizer não; e os senhores ensinam isso. Esse é o valor do Proerd.

Eles querem liberar a maconha. Já temos duas desgraças no mundo: o álcool e o cigarro. Liberar a maconha seria a terceira desgraça. Vocês gostariam que um médico, antes de operar o seu filho, fosse a um cantinho e fumasse um cigarro de maconha para relaxar? Vocês gostariam que um juiz, antes de aplicar uma sentença, fumasse um cigarro de maconha? No meio de um voo, vocês gostariam que o piloto de avião, estando um pouco estressado, puxasse um fuminho para depois continuar o voo? É claro que nenhum de nós gostaria de estar nesse avião ou ser operado por esse médico.

Os senhores do Proerd fazem um grande de trabalho. Podem encher o peito e dizer que a nossa Polícia Militar tem orgulho dos senhores. Todos os dias, ao chegarem a suas casas, podem dizer que ajudaram Deus a melhorar o mundo através desse trabalho feito com todas as crianças em todas as escolas.

Quando fui deputado, criei o Dia Estadual do Proerd. Agora vamos buscar novos caminhos. A Polícia Militar tem muito orgulho dos senhores. Parabéns ao Proerd e aos senhores. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso sempre deputado coronel Ferrarini, que é um grande especialista. Ele é alguém que já ajudou muita gente nesta vida e ainda ajudará mais.

Vamos agora para um momento diferente e bonito do Proerd. Teremos o grito de guerra e a execução da canção do Proerd. Para isso, haverá a entrada do símbolo do Proerd, o Leão Daren. Chegando à Assembleia Legislativa, vemos o símbolo do Proerd: o Leão Daren.

Vamos pedir aos nossos policiais que ajudem o nosso Leão Daren para ficar perto das crianças.

Pessoal, então nosso símbolo do Proerd, Leão Daren, já está lá. Pediria agora aos nossos instrutores do Proerd que viessem aqui para a frente para cantarmos a “Canção do Proerd”. Os que estão aqui embaixo, no plenário, venham para a frente. E vamos cantar todos a “Canção do Proerd”, com acompanhamento da nossa Banda da Polícia Militar.

Gostaria de chamar também nosso Capitão América e o Batman. Uma salva de palmas a eles. (Palmas.) E desde já, pessoal, gostaria de agradecer o soldado De Paula, que é o nosso Capitão América, e ao soldado Gustavo, que é o Batman. Muito obrigado.

 

* * *

 

- É entoada a canção. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Mais uma vez parabéns a todos os instrutores do Proerd, parabéns a essa grande festa, que na realidade leva valores às nossas crianças, esse grande programa que é o Proerd. Mais uma vez agradecendo ao nosso símbolo do Proerd, Leão Daren.

Pessoal, é chegada a hora do nosso reconhecimento àqueles que se destacam, àqueles que fazem a diferença. Vamos fazer uma homenagem às pessoas que desenvolvem o programa, às pessoas que foram as pioneiras, que atuam no programa desde 1993, e também àquelas que colaboram.

Vamos fazer esse reconhecimento a todos, de uma única vez, aqui na frente do plenário. Todas as pessoas homenageadas receberão um certificado do meu gabinete, da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Gostaria de chamar a capitão Regina Célia de Oliveira Salinero; Edson Luís Bittencourt; capitão Samuel Robes Loureiro; capitão Regiani Rocha Souza Pereira; capitão Willians de Cerqueira Leite Martins; capitão Alexandre Valério Freitas; capitão Carlos Ricardo Ceoloni; capitão Elias Francisco de Souza; capitão Alexandre Augusto Oliveira; capitão Alberto Gomes Dias; 1º tenente Erick Luis Lima; 1º tenente Joel Aparecido Alcântara; subtenente Antéa Maria de Proença Almeida; cabo Luiz Augusto Celani Martins; cabo Márcio Nascimento de Conceição; cabo Sandra de Almeida Pinheiro; cabo Cristiane da Fonseca; cabo Fabia Adriano de Oliveira; cabo Ricardo Justi Camargo; cabo Ana Paula Dantas Borges; cabo Sebastião Pedroso de Oliveira; cabo Rubia Martins Cerqueira; soldado Angela Luiza de Oliveira; soldado Aline de Castro Francisco Mauro Gonçalves; soldado Ligia Kelly Mattos Gonçalves; soldado Cláudia Aparecida Santos Silva. Chamo também três colaboradores do programa: Daniela Santoro, da Liquigás Distribuidora, Ivan Sartori Filho e Juliana Pereira, representando o Sr. Eduardo Mufarej, da instituição Somos Educação.

A todas essas pessoas, que fazem a diferença no Proerd, solicito uma grande salva de palmas. (Palmas.)

Peço também uma salva de palmas para o nosso símbolo, o nosso leão, que está sendo conduzido pelo soldado Flávio Teonório de Oliveira. Muito obrigado, Flávio. (Palmas.)

Neste momento, vamos entregar aos nossos homenageados o merecido certificado.

 

* * *

 

- São entregues os certificados.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado a todos os homenageados que fazem a diferença, aos nossos policiais militares e, principalmente, aos colaboradores de fora que entenderam a importância desta causa nobre: Daniela Santoro, da Liquigás, Ivan Sartori Filho e Eduardo Mofarrej, aqui representado pela Juliana.

Agora, nós teremos aqui quem promove o Proerd dentro da Polícia Militar de São Paulo, a nossa Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos. Eu chamo o nosso diretor, coronel Ernesto Puglia Neto, para fazer uso da palavra. Peço que use a tribuna principal desta Casa.

Peço uma salva de palmas ao deputado Cezinha de Madureira, que veio prestigiar o nosso evento. Ele é um grande amigo da Polícia Militar. (Palmas.)

 

O SR. ERNESTO PUGLIA NETO - Sr. Presidente, senhores membros da Mesa e todos os que já foram nominados, eu gostaria de fazer uma reverência especial a todos aqueles que foram nominados aqui e aos nossos colaboradores, que já foram citados agora pelo presidente: Ivan Sartori, Daniela Santoro e a Juliana. São pessoas que acreditaram e deram credibilidade a essa empreitada do Proerd já há algum tempo. Sem essa credibilidade de outros órgãos é muito difícil chegar onde nós chegamos.

Quero começar com uma reverência especial a essas pessoas que estão aqui na plateia, que são as verdadeiras merecedoras de todo destaque. Hoje, mais do que nunca, é o momento de perguntarmos o seguinte: “Hoje é dia de?”. (Manifestação nas galerias.)

É dessa maneira que começam todas as atividades que essas pessoas abnegadas que aqui estão fazem nas nossas escolas. Isso ocorre desde 1993, quando 22 alunos oficiais e cinco oficiais da Academia do Barro Branco foram buscar um projeto internacional.

Trouxeram esse projeto para dentro do Brasil, para dentro da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e começaram um projeto piloto, com escolas da zona norte. Foi em nosso Colégio da Polícia Militar na sede central, na Cruzeiro do Sul, que houve uma expansão de conhecimento, de sabedoria, de valores, de amor e dedicação.

Em 2016 vamos alcançar a cifra de nove milhões de crianças atendidas por um programa como é o Proerd. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD Parabéns à nossa Polícia Comunitária.

 

O SR. ERNESTO PUGLIA NETO - São nove milhões de crianças que passaram pelas mãos dessas pessoas que aqui estão e outras tantas, alguma já se aposentaram. São mais de 800 instrutores do Proerd formados dentro da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Hoje temos uma faixa de 680 instrutores em atividade. Formamos no mês passado, em uma das primeiras solenidades das quais tive a honra de participar como coordenador estadual do Proerd, mais 27 novos instrutores.

Não é uma formação simples, alguns desistem no meio do caminho. Outros desistem no decorrer da carreira, porque não aguentam a responsabilidade que é ser instrutor do Proerd, ter em suas mãos a vida, o futuro dos jovens cidadãos brasileiros.

Então, como diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar, como coordenador estadual do Proerd, que é um cargo atrelado à diretoria, me sinto muito honrado em poder estar aqui hoje falando para vocês, reverenciando o trabalho que cada um de vocês, instrutores e mentores do Proerd, fazem.

Então, esses dez instrutores que nós homenageamos aqui foram responsáveis no ano passado por ensinar os jovens, no momento mais importante da vida de uma pessoa, que é o final da infância e início da adolescência, a dizer “não” às drogas.

Somente esses dez instrutores que aqui passaram, que foram homenageados aqui, formaram perto de 27 mil crianças. No ano passado, mais de 680 mil crianças foram atendidas pelo programa.

Então, nós estamos alcançando uma cifra que extrapola uma geração. Já começamos uma segunda geração. Temos instrutores do Proerd que foram instrutores que foram instruendos do Proerd. Passaram pelo programa, evoluíram na sua vida pessoal, ingressaram na Corporação e hoje estão aqui repercutindo aqueles ensinamentos que receberam.

Quando se fala de Proerd, se fala de amor. Amor ao próximo. Se fala em responsabilidade. Quando nos foi proposta essa homenagem, nós solicitamos na diretoria para que ela fosse estendida também aos comandantes desses policiais militares.

 Eu comandei companhia. Está aqui a Andréia, que foi da 4ª Companhia do 5º Batalhão. Era, junto com o cabo Flávio, uma das instrutoras do Proerd. A gente se desdobrava na escala para fazer com que ela pudesse honrar todos os seus compromissos.

Tenho certeza de que esses comandantes que aqui estão, para que esses militares conseguissem a cifra de 27 mil pessoas atendidas, também se desdobraram em suas escalas, para que os policiais pudessem efetivamente estar à frente de suas aulas no Proerd.

Essa é a razão da homenagem aos instrutores do Proerd e aos comandantes imediatos deles. Alguns são comandantes de Companhia, outros de dentro do batalhão. Cada organização se monta de um jeito.

Uma homenagem especial a cinco pessoas que tiveram a sensibilidade de enxergar no próximo a capacidade de melhorar a vida e o ambiente dessas pessoas. São os cinco policiais militares do 45º BPMI que foram homenageados aqui, quase de última hora, porque o evento aconteceu na quarta-feira e nós conseguimos, graças ao Coronel Camilo e à sua assessoria, encaixar essa homenagem para esses policiais que verificaram a necessidade de auxiliar o próximo.

Ou seja, tiveram de uma forma muito clara, o amor e a dedicação que eles aprenderam no Proerd, e colocaram esse amor, essa dedicação em prol de uma garota de 15 anos, a Nayara. Alguns devem ter visto nos jornais, quem mora na Baixada principalmente, a repercussão desse caso, em que os policiais militares organizaram, nada mais, nada menos, que uma festa de debutante, conseguindo, inclusive, ganhar uma salva de palmas da Academia do Barro Branco. (Palmas.)

Tiveram a sensibilidade também de permitir que alunos oficiais fizessem parte desse grande evento e organizaram uma festa de debutante para uma garota que tem uma síndrome rara que a impede de realizar diversas atividades. Graças à ação de proerdianos, como a maioria dos que estão aqui, conseguiram, através do amor e da dedicação que mostram todos os dias em sala de aula, identificar, enxergar a necessidade dessa pessoa e promover essa festa. Peço uma salva de palmas, em especial para essas cinco pessoas. Peço que se levantem. Tenho certeza de que outros tantos colaboraram, mas vocês cinco estão aqui. Os alunos oficiais também, por favor. (Palmas.)

Essa é a verdadeira face da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nós, diuturnamente, dedicamos a nossa vida em prol de terceiros que, muitas vezes, nem conhecemos. Em toda intervenção que fazemos, nas 24 horas do dia, salvamos vidas. Eu tenho certeza de que vocês todos que estão aqui salvam diversas vidas quando falam “não” ao uso das drogas.

Comandante, muito obrigado pela oportunidade. Trago esta mensagem em nome da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em nome do nosso comandante-geral, coronel Ricardo Gambaroni, que pede para agradecer a todos os policiais militares pela sua dedicação, pela sua devoção.

Muito obrigado. Um bom dia a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso coronel Ernesto, diretor de Polícia Comunitária.

Na fala do coronel Ernesto, nós lembramos que quem começou o Proerd, quem era o relações públicas da Academia da Polícia Militar, que acreditou nessa ideia, foi buscar lá fora o projeto foi o coronel Arruda, que está quietinho aqui, foi o nosso Mestre de Cerimônias. Uma salva de palmas para o coronel Arruda. (Palmas.)

Mais uma vez, agradeço a todos vocês, instrutores do Proerd. Contem sempre com o meu gabinete para continuarem fazendo a diferença na vida das pessoas. Dessas nove milhões de crianças treinadas, com certeza, muitas, senão a maioria, deixaram de entrar na vida das drogas, que é o mal do século, por causa dos senhores e das senhoras. Parabéns pelo trabalho de vocês.

O meu gabinete está aberto. O que eu puder ajudar daqui, seja com a frente da família, seja com qualquer outra atividade, ajudarei. Estou tentando fazer com que os instrutores possam em convênio com a Secretaria da Educação, receber uma verba adicional, trabalhar em outros momentos nas escolas. Vamos ver se isso dará certo. Em breve, passarei para vocês. Já falei com o nosso secretário da Educação, Dr. Nalini. (Palmas.)

Agradeço, mais uma vez, aos nossos proerdianos, aos instrutores, às escolas, ao coronel Perrenoud, a todos os que estão presentes, Dr. Kleber, coronel Ferrarini, coronel Ernesto, a Dra. Gleuda, representando nosso secretário.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, aos funcionários da Casa, as assistências da Polícia Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Bom dia a todos e bom final de semana.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 57 minutos.

 

* * *