http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

17 DE JUNHO DE 2016

041ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO BOMBEIRO E REALIZAÇÃO DA ENTREGA DE CONDECORAÇÕES AOS HERÓIS DO FOGO

 

Presidentes: FERNANDO CAPEZ e CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão.

 

2 - CORONEL ARRUDA

Mestre de cerimônias, nomeia as autoridades presentes. Solicita a todos que ouçam, de pé, o toque de continência reservado ao chefe do Poder Legislativo, presidente Fernando Capez.

 

3 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Coronel Camilo, com a finalidade de "Comemorar o Dia do Bombeiro e realizar a entrega de condecorações aos Heróis do Fogo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Considera que todas as profissões são nobres, mas a carreira militar possui uma nobreza especial, que é a disposição para doar a própria vida em prol de outrem. Cita caso de bombeiro, que, fora de seu horário de serviço, sacrificou-se para salvar moradora de rua. Parabeniza o Corpo de Bombeiros por seu trabalho.

 

4 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência. Presta homenagem, com a entrega de condecoração de "Herói do Fogo", ao presidente Fernando Capez. Declara-se honrado por prestar homenagem, cujo merecimento destaca, a veteranos do Corpo de Bombeiros. Relata ocasiões em que presenciou bombeiros participando de missões de resgate mesmo fora do horário de trabalho. Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre a história do Corpo de Bombeiros.

 

5 - SAINT CLAIR DA ROCHA SOBRINHO

Coronel e diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros, tece elogios aos bombeiros veteranos prestigiados nesta solenidade. Declara que a condecoração "Herói do Fogo" reconhece trabalhos prestados à sociedade. Discorre sobre os objetivos e atividades da fundação que preside.

 

6 - MAJOR OLÍMPIO

Deputado federal, expressa sua satisfação pela realização de homenagem ao Corpo de Bombeiros por esta Casa, a qual, enfatiza, o faz em nome da sociedade paulista. Enaltece a atuação da Polícia Militar e lamenta que, a seu ver, ela não tenha seus méritos devidamente conhecidos. Repudia pronunciamento de vereador da Câmara Municipal de São José dos Campos, que fez críticas à polícia após sessão solene que a homenageava. Demanda que seja regulamentado o Código Estadual de Proteção Contra Incêndios e Emergências de São Paulo, criado por projeto de lei aprovado há alguns anos neste Parlamento. Agradece ao Corpo de Bombeiros pela sua atuação em defesa da vida do cidadão.

 

7 - CORONEL TELHADA

Deputado estadual, elogia a coragem, a tradição e o profissionalismo do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Comenta que busca, em conjunto com outros deputados estaduais, defender os interesses da polícia neste Legislativo. Manifesta posição favorável à PEC 9/15, que emancipa o Corpo de Bombeiros. Argumenta que são as forças de Segurança que mantêm a democracia.

 

8 - CORONEL ARRUDA

Mestre de cerimônias, faz a entrega das condecorações de "Heróis do Fogo", após discorrer sobre a história e significado da comenda, a diversas autoridades.

 

9 - ANGELA MARIA

Cantora, elogia o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar pelo atendimento e posterior participação no velório do cantor Cauby Peixoto. Parabeniza a corporação pelo trabalho em prol da sociedade. Agradece pela homenagem recebida.

 

10 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Presta homenagem ao Corpo de Bombeiros, pela atuação da corporação na mitigação de um incêndio de grandes proporções, em Guarujá, nos dias 14 a 16 de janeiro deste ano, na pessoa de seu comandante, coronel Rogério Bernardes Duarte.

 

11 - ROGÉRIO BERNARDES DUARTE

Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, fala sobre a ocorrência que motivou a homenagem recebida. Lista datas comemorativas estaduais, nacionais e internacionais dedicadas aos bombeiros. Faz breve histórico do Corpo de Bombeiros, destacando o primeiro decreto que regulamentou o funcionamento da organização, ainda no tempo do Império. Afirma que os bombeiros paulistas são referência em todo o mundo. Cita pesquisa que demonstra o apreço e a confiança que a população sente pela instituição. Dá conhecimento de estatísticas acerca dos atendimentos prestados pelo Corpo de Bombeiros em São Paulo.

 

12 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Concede homenagem ao 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, de Guarujá.

 

13 - FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA

Coronel e comandante interino da Polícia Militar do Estado de São Paulo, afirma que a atividade do Corpo de Bombeiros é, hoje em dia, bastante diversificada, indo muito além do combate a incêndios. Felicita os que foram homenageados nesta solenidade. Descreve medidas, em andamento na Polícia Militar, que tratam da revisão do curso de formação dos bombeiros. Declara que a salvação de vidas não tem preço.

 

14 - MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO

Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, considera que o heroísmo inerente à profissão de bombeiro permanece inalterado, desde a fundação da entidade. Diz que o estado de São Paulo não mede esforços para treinar adequadamente seus policiais e bombeiros e fornecer-lhes o melhor equipamento possível. Informa que delegações de diversos países têm vindo conhecer o trabalho do Corpo de Bombeiros paulista.

 

15 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Convida todos para, em pé, entoar a "Canção do Corpo de Bombeiros". Garante que sempre trabalhará, em conjunto com seus pares, pelo engrandecimento do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Relata ter aprendido muito com a instituição. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORONEL ARRUDA - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de comemorar o Dia do Bombeiro e realizar a entrega de condecorações aos Heróis do Fogo. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia neste domingo, 19 de junho, às 21 horas, pela Net, canal 7; TV Aberta, canal 61.2; TV Vivo Digital, canal 185.

Neste momento, iremos nominar a composição da Mesa dos trabalhos: Exmo. Sr. Deputado Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; deputado estadual Coronel Camilo, proponente desta sessão; Dr. Mágino Alves Barbosa Filho, secretário de Estado da Segurança Pública, neste ato representando o Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin; deputado estadual Delegado Olim, presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários desta Casa; deputado estadual Coronel Telhada; Dr. Sérgio Turra Sobrane, secretário-adjunto de Segurança Pública do Estado de São Paulo; Sr. Cel. Fernando Bartholomeu Fernandes, neste ato representando o Exmo. Sr. General de Exército Mauro César Lorena Cid, comandante militar do sudeste; Ilmo. Sr. Cel. PM Francisco Alberto Aires Mesquita, comandante interino da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Ilmo. Sr. Cel. PM Rogério Duarte, comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Ilmo. Sr. Cel. PM Saint Clair da Rocha Coutinho Sobrinho, diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros - Fundabom.

Senhoras e senhores, solicito a todos que, de pé, ouçamos, executado pela Banda do Corpo Musical da Polícia Militar, o Toque de Continência reservado ao chefe do Poder Legislativo, deputado estadual Fernando Capez.

 

* * *

 

- É executado o Toque de Continência.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORONEL ARRUDA - Com a palavra o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado estadual Fernando Capez.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Obrigado, Coronel Arruda, eminente professor e coronel.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Esta Presidência saúda, novamente, a augusta presença do deputado proponente desta sessão solene, ex-comandante-geral da Polícia Militar, deputado Coronel Camilo. Parabéns pelo excelente trabalho que V. Exa. vem fazendo à frente desta Casa, sendo um legítimo e leal representante desta corporação que nós tanto admiramos e respeitamos, que é a Polícia Militar.

Exmo. Sr. Mágino Alves Barbosa Filho, colega de Ministério Público, eminente procurador de Justiça e muito digno secretário de Estado da Segurança Pública, representando, neste ato, o governador Geraldo Alckmin.

 Deputado estadual Coronel Telhada, digno coronel que comandou a Rota com muita galhardia e eficiência, é uma satisfação tê-lo aqui prestigiando esta cerimônia. Sou testemunha das vezes em que V. Exa., juntamente com o deputado Coronel Camilo, subiu a esta tribuna para fazer não apenas a defesa, mas também a divulgação dos trabalhos da nossa estimada instituição dos “130 de 31”.

Eminente deputado estadual Delegado Olim, presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, representante da Polícia Civil, mas admirador e defensor da Polícia Militar.

Cumprimento: Dr. Sérgio Turra Sobrane, meu colega de Ministério Público e eminente secretário adjunto de Segurança Pública; coronel Fernando Bartholomeu Mendes, representando o general de Exército Mauro César Lorena Cid, comandante militar do sudeste; coronel da Polícia Militar Francisco Alberto Aires Mesquita, comandante interino da Polícia Militar do Estado de São Paulo; coronel da Polícia Militar Rogério Duarte, comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo; coronel da Polícia Militar Saint Clair da Rocha Coutinho Sobrinho, diretor presidente da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros.

Saúdo toda a sociedade paulista e paulistana na pessoa da nossa cantora Angela Maria, à qual peço uma calorosa salva de palmas. (Palmas.) Todos tivemos uma grande perda, a do Cauby Peixoto, recentemente. Eu sei o quanto isso está doendo na senhora, mas receba o nosso carinho e seja muito bem-vinda.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia, no próximo domingo, no dia 19, às 21 horas, pela NET, no canal 7, pela TV aberta, no canal 61.2, e pela TV Digital Vivo, no canal 185.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão, que é solene - e, portanto, obedece à rígida forma sacramental -, foi convocada por este presidente, atendendo ao pedido do deputado Coronel Camilo, com a finalidade de comemorar o “Dia do Bombeiro” e realizar a entrega de condecorações aos Heróis do Fogo.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o “Hino Nacional Brasileiro”, executado pela Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Marcos Roberto. Neste caso, embora o regimento diga para ouvirmos, vamos cantar o “Hino Nacional Brasileiro”.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo - em especial, ao subtenente Marcos Roberto. Tenho absoluta certeza de que esta Assembleia Legislativa respeita e admira o trabalho da Polícia Militar. Os senhores têm muitos defensores aqui. Nós somos sensíveis às necessidades desta instituição. Contem sempre com o nosso apoio e o nosso aplauso. Parabéns pelo trabalho que realizam, em defesa da nossa sociedade.

Dispõe nosso Regimento Interno que, enquanto o presidente da Assembleia permanecer na sessão solene, cabe a ele a Presidência da sessão - o que é legal, mas não me afigura legítimo, uma vez que o proponente foi o nosso querido deputado Coronel Camilo. Sendo assim, para que o proponente possa assumir, com toda Justiça, a Presidência e a condução dos trabalhos na sessão solene que S. Exa. mesmo propôs, há mister em que o presidente se retire. Então, nós iremos, neste instante, passar a Presidência dos trabalhos ao eminente deputado Coronel Camilo.

Quero apenas deixar um registro, uma palavra, ao Corpo de Bombeiros. Costumo dizer que todas as profissões e funções são nobres, mas, na carreira militar, há uma nobreza que se destaca, porque o militar é formado para, se necessário for, fazer o sacrifício extremo, o gesto mais elevado de solidariedade humana, que é doar a própria vida ao seu semelhante.

No caso do Corpo de Bombeiros, isso fica patente, evidenciado - não só por experiências internacionais, como a dos bombeiros que faleceram no atentado de 11 de setembro. Enquanto os trabalhadores dos prédios das torres gêmeas desciam desesperados para salvar as próprias vidas, o Corpo de Bombeiros subia as escadas em direção à morte, para que morressem, mas pudessem salvar muitas vidas.

Fica registrada na minha cabeça a imagem de um soldado do Corpo de Bombeiros voltando para a sua casa em um dia de chuva, quando observou, do seu carro, uma moradora de rua sendo arrastada, nas águas do Rio Tamanduateí, durante uma enchente. Ele estava de folga. Desceu do seu veículo e mergulhou naquelas águas, revoltas pelas condições climáticas. Salvou a vida daquela moradora de rua, com a qual, talvez, poucas pessoas se importassem, mas não conseguiu salvar a própria. Ele tinha a farda honrada da Polícia Militar. Não estava no seu corpo, mas estava na sua alma e de lá jamais saiu.

Parabéns a vocês! Como pai de família, pai de duas filhas, deputado, promotor com 28 anos de carreira, deixo a minha gratidão à Polícia Militar do Estado de São Paulo e aos deputados Coronel Camilo e Coronel Telhada, seus representantes aqui. Deixo ao deputado Coronel Camilo a gratidão por ter convocado esta sessão solene. (Palmas.)

Peço que o deputado Estevam Galvão assuma a cadeira em que agora está o deputado Coronel Camilo, já que S. Exa. vai assumir a minha. Peço que o Cerimonial conduza à Mesa outro grande representante da Polícia Militar no Congresso Nacional, que foi um ardente defensor, enquanto deputado estadual: meu colega, deputado Major Olímpio.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Sr. Presidente, Fernando Capez, antes de V. Exa. sair, peço sua presença, para que V. Exa. seja homenageado pelo Corpo de Bombeiros por tudo que V. Exa. tem feito por esta Casa, por São Paulo e pelo próprio Corpo de Bombeiros. Chamo os coronéis Saint Clair e Duarte, para que façam a entrega da homenagem merecida e justa ao presidente desta Casa, deputado Fernando Capez.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Eu pediria a todos os integrantes da Mesa que cumprimentassem nosso presidente Fernando Capez pelo recebimento da medalha. (Palmas.)

Mais uma vez, parabéns ao presidente Fernando Capez, que tem tornado a Assembleia uma protagonista na área parlamentar, fazendo valer a grandeza desta Casa.

Agradeço a presença dos deputados Estevam Galvão e Major Olímpio, que acabaram de chegar. Quero comentar um pouquinho sobre nosso Corpo de Bombeiros. Primeiramente, agradeço à Mesa, que já foi nominada; aos comandantes do Corpo de Bombeiros, aos veteranos que fizeram acontecer. Sempre falamos, nesta Casa - não só em relação à Polícia Militar, mas a essa modalidade dos bombeiros -, que, se temos hoje grandes instituições, é por conta daqueles que passaram por aqui. Para mim, é uma honra muito grande estar homenageando os veteranos do Corpo de Bombeiros. Foi com muitos dos comandantes que estão aqui que aprendi. Servi no Corpo de Bombeiros com muito orgulho, no então Segundo GI, hoje Segundo GB. Um desses comandantes era o coronel Carchedi, que está sentado aqui na plateia. É uma satisfação muito grande.

Ser bombeiro é mais do que uma missão, é um dom. Como nosso presidente falou, eu presenciei, algumas vezes, comandantes nossos parando seu carro particular para atender ocorrências de bombeiro. No Segundo Grupamento de Incêndio, quando uma viatura estava saindo para atender uma ocorrência, muitos que não estavam de serviço acabavam se integrando à guarnição e iam ao local de incêndio para ajudar. Era uma grande equipe, uma grande família do Corpo de Bombeiros. Exemplos, temos demais.

Quero deixar aqui registrados os meus parabéns ao Corpo de Bombeiros, que só nos traz orgulho. Daqui, sempre que possível vamos prestigiar nosso Corpo de Bombeiros, como fizemos em todos os lugares por que passamos: na Câmara Municipal e na própria Polícia Militar. O Corpo de Bombeiros merece esse reconhecimento. Agora, vamos assistir a um vídeo institucional sobre o nosso grande Corpo de Bombeiros de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Uma salva de palmas para o Corpo de Bombeiros. (Palmas.) Realmente é uma instituição que dá orgulho para São Paulo.

Gostaria de nominar mais algumas autoridades que estão presentes, além da nossa Mesa Diretora, formada pelo Dr. Mágino, pelo deputado federal Major Olímpio, pelo deputado estadual Estevam Galvão, pelo deputado estadual Coronel Telhada e pelo deputado estadual Delegado Olim.

Nosso amigo, Sérgio Turra Sobrane, secretário adjunto de Segurança Pública de São Paulo. Nosso coronel Fernando Bartholomeu, representando neste ato o general do exército Mauro Cesar Lorena Cid, comandante militar do sudeste.

Nosso comandante-geral em exercício, o coronel Francisco Alberto Aires Mesquita. O coronel Rogério Duarte, agora comandante do Corpo de Bombeiros, e o coronel Saint Clair da Rocha Coutinho.

Queria nominar também o coronel Kleber Danúbio Alencar Jr., também presente entre nós, cujo pai foi meu comandante na Escola de Bombeiros, hoje ele é subcomandante interino do Corpo de Bombeiros; coronel Wagner Bertolini, comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano; coronel Eduardo Rodrigues Rocha, comandante da Escola Superior de Bombeiros; coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, neste ato sendo representado pelo nosso coronel Marcelo Vieira Sales; o nosso coordenador dos Consegs, Evaldo Coratto; o Sr. Udine Henrique Verardi Júnior, representando o nosso deputado Antonio Salim Curiati; o Sr. Hélio Vasoni Jr., vice presidente do conselho da Local Frio.

Muito obrigado pela presença de todos os senhores. Teremos agora as palavras do nosso coronel Saint Clair da Rocha Coutinho Sobrinho, diretor presidente da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros, Fundabom. Também tive o prazer de trabalhar com o coronel Saint Clair no Corpo de Bombeiros. Tem a palavra o coronel Saint Clair da Rocha Coutinho Sobrinho.

 

O SR. SAINT CLAIR DA ROCHA COUTINHO SOBRINHO - Bom dia a todos. Queria cumprimentar o presidente desta Casa, que abriu esta sessão, nobre deputado Fernando Capez, sempre muito dedicado às causas da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros; o deputado federal Major Olímpio, nosso amigo, grande batalhador de nossas instituições; o deputado estadual Coronel Camilo, nosso companheiro de bombeiros, amigo, pela iniciativa de prestigiar essa corporação maravilhosa.

As imagens falam por si. Agradecemos pelo apoio a nossa fundação recém-criada, que é a Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros.

Agradeço ao nobre deputado Coronel Telhada, outro batalhador que caminha pelas estradas acompanhando as nossas instituições, seja o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar ou a Polícia Civil. Muito obrigado, Coronel Telhada.

Deputado estadual Delegado Olim, grande guerreiro que luta pelas causas da Segurança Pública e deputado Estevam Galvão, já nosso amigo de outras passagens, muito obrigado pela presença.

Quero cumprimentar o coronel Fernando Bartholomeu, hoje representando o general Mauro César, do Exército. Digníssimo secretário da Segurança Pública, Dr. Mágino, e comandante interino, coronel Mesquita - o coronel Gambaroni está afastado por conta de férias -, com a grande e nobre missão de conduzir a nossa grandiosa Polícia Militar, muito obrigado pela presença.

Coronel Duarte, comandante da instituição do Corpo de Bombeiros, da qual fizemos parte, e coronel Jonas, nosso decano, em nome de quem eu cumprimento todos os veteranos do Corpo de Bombeiros. Veteranos esses que, pela dedicação, pelo trabalho, pela experiência e pelos exemplos, servem de alicerce para o engrandecimento da nossa corporação. Muito obrigado.

Nossos amigos que vieram nos apoiar, da Prefeitura de São José dos Campos, Dr. Ricardo e Dr. Rafael, muito obrigado pela presença.

Nossos policiais militares e bombeiros estão na linha de frente labutando em prol da nossa população, nas mais diversas e complexas ocorrências, com o risco à própria vida. Estão à frente no dia a dia e, neste momento, com certeza, estão nas ruas socorrendo a nossa população. Eu gostaria de pedir uma salva de palmas à nossa tropa. (Palmas.)

Agradeço a presença de todos que prestigiam este evento e à nossa cantora Angela Maria, que muito abrilhanta a nossa comemoração. Meu muito obrigado pelo inestimável apoio, neste momento, ao Corpo de Bombeiros e à nossa Fundação.

Ressalto que esta homenagem condecora um trabalho de reconhecimento pela sociedade, motivo de orgulho de todos nós. A Fundação, no seu terceiro ano de existência, tem promovido e difundido a produção e o conhecimento cultural e científico na área de emergências, realizando significativas e relevantes parcerias em busca de seus objetivos, com grande responsabilidade de ostentar este nome: Corpo de Bombeiros.

Agradeço a Deus por este momento. A emoção está tomando conta da minha fala. Desejo um bom dia a todos. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns pelas palavras, comandante Saint Clair. É sempre bom falar de coisa boa. Mais uma vez, essa grande organização faz a diferença.

Dando sequência, eu gostaria de chamar um grande defensor da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do povo de São Paulo e, principalmente, do povo brasileiro. Tem a palavra o nobre deputado federal Major Olímpio Gomes.

 

O SR. MAJOR OLÍMPIO - Sr. Presidente Coronel Camilo, proponente e presidente desta sessão solene, o meu agradecimento como policial militar pela defesa intransigente que faz da Polícia Militar, da qual foi e sempre será comandante.

Coronel Telhada, meu irmão de 38 anos de luta; Delegado Olim; Estevam Galvão; coronel Mesquita, comandante interino da Polícia Militar; coronel Duarte, comandante do Corpo de Bombeiros; e secretário da Segurança Pública, Dr. Mágino, vim com extrema satisfação a mais um evento em que a Assembleia Legislativa, Casa do povo de São Paulo, presta mais do que justa homenagem a quem merece. É aqui onde o povo do estado de São Paulo deve manifestar a sua voz através dos nossos representantes para dizer: muito obrigado à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros.

A Polícia Militar vem defendendo o povo de São Paulo desde 1831, sem medir esforço, dedicação, sem medir qual é o governo, qual é o partido, qual é a ideologia, sempre presente e tantas vezes desconsiderada.

Quero dizer, coronel Saint Clair, presidente da Fundação de Apoio ao Bombeiro, que eu tive o orgulho de estar no momento do nascimento da Fundação e, com absoluta certeza, isso fortalece demais o Corpo de Bombeiros e a segurança da população de São Paulo.

Vossa Excelência falava da presença de dois apoiadores da Polícia Militar em São José dos Campos. Eu preciso dizer a esses dois: levem ao povo de São José dos Campos a manifestação, que eu tenho certeza de que será do Coronel Telhada, do Coronel Camilo, do Delegado Olim e de todos aqueles inconformados com a manifestação de um imbecil de um vereador que, em uma sessão solene na Câmara Municipal, foi achincalhar a Polícia Militar. Ele disse que, ao invés de proteger os cidadãos, os policiais estavam sendo homenageados de forma imprópria porque não são merecedores e que era uma vergonha para a Câmara.

Vergonha é a postura desse vereador. Eu farei todo o esforço do mundo para que esse seja o último mandato dele. Peço a todas as pessoas de bem que divulguem à população de São José dos Campos, que não merece ter um representante que achincalha aqueles que defendem a sociedade com a própria vida.

Ressalto a alegria e o esforço do Corpo de Bombeiros, a minha satisfação de ter estado com o senhor há duas semanas no Supremo Tribunal Federal, em apoio ao Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, com outros comandantes. Fomos sensibilizar os ministros em função de uma Adin, em uma alteração da Constituição do Estado de Santa Catarina que usurpa funções do Corpo de Bombeiros Militar. Vossa Excelência esteve lá apresentando, com a força e com a credibilidade do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, argumentos mais do que sólidos que, eu tenho certeza, vão firmar o convencimento do Supremo Tribunal Federal.

Quero aproveitar essa oportunidade em que nós estamos comemorando, agradecendo e fortalecendo o Corpo de Bombeiros para lembrar o Exmo. secretário que foi votado, nesta Casa, e sancionado há mais de dois anos, o Código de Emergências do Estado de São Paulo. As Disposições Transitórias da Constituição do Estado estabeleciam o Código de Emergências, e São Paulo era o último estado que não tinha ainda o seu Código de Emergência.

Quero dizer a V. Exa. que nós temos uma expectativa, porque o Poder Executivo não regulamentou ainda. Pela segurança do povo de São Paulo, pelo fortalecimento do Corpo de Bombeiros, pelo poder que deve ter o Corpo de Bombeiros para realizar suas missões constitucionais, nós não podemos protelar mais essa regulamentação. Ela tem que nascer no Executivo.

Devo dizer que o projeto foi encaminhado pelo Executivo a esta Casa, foi votado, amplamente discutido, em um momento histórico, em que estavam presentes inúmeros comandantes do Corpo de Bombeiros. O coronel Duarte também estava presente naquele momento dando suporte a esta Casa, votando, fazendo as alterações mais do que pertinentes.

Nós não podemos ficar claudicando agora em não regulamentar dispositivo que é fundamental. A previsão constitucional é de cinco de outubro de 89. Encareço a V. Exa. o esforço do Executivo em relação a isso.

Quero encerrar as minhas considerações falando sobre a nossa obrigação, deputado Telhada, deputado Olim e deputado Camilo, de defender as nossas instituições. Agradeço, deputado Estevam Galvão, a amizade, o companheirismo e a admiração que passei a nutrir por V. Exa. nos oito anos de convivência. Vossa Excelência sempre esteve presente no apoio à Polícia Militar, no apoio ao Corpo de Bombeiros. Isso é mais que fundamental. Nós temos que agradecer àqueles que nos estendem a mão.

A todos os bombeiros, sempre bombeiros, desde os veteranos, nossos comandantes, até o mais jovem soldado que está em formação, hoje, na Escola Superior de Bombeiros, o agradecimento do povo de São Paulo. O meu agradecimento como cidadão, como pai, como esposo, como filho aos bombeiros, por saber que nós temos uma instituição que está realmente presente na defesa da vida do cidadão, em todos os atos, em todos os momentos. Quanto maior a dor, maior o esforço e o comprometimento. Aos bombeiros do estado de São Paulo, à nossa Fundação todo o sucesso. Que Deus continue os abençoando sempre. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso representante, Major Olímpio, pelas suas palavras.

Dando continuidade à nossa solenidade, convido o nosso colega de trabalho, deputado Coronel Telhada, meu amigo pessoal - trabalhamos juntos no centro, no comando da PM e ele na Rota -, para falar em nome dos deputados estaduais.

Aproveitando, queria citar duas pessoas que normalmente estão por trás das sessões, mas não gostam de aparecer: os nossos agradecimentos ao coronel Priel, chefe da Assistência Policial Militar da Assembleia, e ao Dr. Laerte Marzagão, chefe da Assistência Policial Civil. Eles nos ajudam, nunca se preocupam em aparecer, mas merecem o nosso agradecimento. Muito obrigado.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Obrigado, Sr. Presidente, deputado Coronel Camilo, que preside esta sessão solene. Saúdo V. Exa. e as demais autoridades: Dr. Mágino, secretário de Segurança Pública; nosso querido amigo, deputado federal Major Olímpio, que luta bravamente por nós em Brasília; subcomandante PM, coronel Mesquita; nosso amigo, deputado estadual Estevam Galvão, antigo nesta Casa, grande amigo da Polícia Militar; deputado Delegado Olim, meu amigo há mais de 30 anos, também defensor das polícias nesta Casa.

O deputado Delegado Olim e o deputado Estevam Galvão abriram mão da palavra por causa do tempo e pediram que eu falasse em nome deles. É um prazer. Não sei se eu conseguirei cumprir essa missão tão difícil, mas farei o possível.

Cumprimento, também, o coronel Fernandes, que representa o general Cid, comandante militar do sudeste; o coronel Duarte, comandante do Corpo de Bombeiros; o coronel Saint Clair, diretor-presidente da Fundabom; todos os amigos e amigas presentes; a cantora Angela Maria, que faz parte da história da música brasileira e a representa com galhardia - é um prazer tê-la aqui; e a minha esposa Ivania, em nome de quem eu saúdo todas as mulheres presentes.

Para nós, falar dos bombeiros é redundante. Falar da coragem, da disponibilidade, da prontidão, da tradição da história do bombeiro seria redundante, porque palavras não seriam suficientes para traduzir tão nobre missão, tão nobre trabalho. Nós, hoje, nesta Casa, somos policiais militares e estamos em uma nova missão, no campo político, que é procurar representar a nossa tropa, a nossa polícia, traçar novas políticas de segurança. Temos trabalhado forte nesse aspecto.

Eu sou policial militar 37 anos. Nunca fui bombeiro, sempre fui patrulheiro, Rádio Patrulha, Tático Móvel, Rota. Tive duas passagens fortes como bombeiro. Em 87, fui um dos oficiais que fundou o Gati, da Polícia Militar, e tive uma passagem forte com o capitão Mentone e o capitão-tenente Adilson, junto ao 2º GBS. Ficamos, praticamente, um ano trabalhando com os bombeiros. Em 96, quando eu fui o primeiro capitão a ir ao Proar - não preciso nem dizer por que -, acabei fazendo um estágio de salvamento em altura com o coronel Carchedi, no Bombeiro.

Então o nosso contato com bombeiros é muito grande, é um contato muito querido. Quero dizer do respeito que eu tenho pelo Corpo de Bombeiros. Eu falava, há pouco, com o Dr. Mágino, que o profissionalismo do Corpo de Bombeiros é uma coisa que nós, policiais militares, admiramos, porque, desde tenente, sempre tive esse contato e essa referência tão forte do profissionalismo do Corpo de Bombeiros.

Como deputado nesta Casa, apresentei uma proposta que tem causado até certo desconforto, mas que eu vejo como uma coisa do futuro. Estamos com a PEC nº 09, de 2015, que fala da emancipação do Corpo de Bombeiros. Isso tem causado desconforto, alguns são favoráveis, outros são contra.

Eu faço isso totalmente livre de paixão. Se eu tivesse sido bombeiro, se eu tivesse feito minha carreira no Corpo de Bombeiros diriam que é porque sou bombeiro, estou apaixonado. Pelo contrário, eu faço isso com o maior profissionalismo possível, porque eu entendo que o Corpo de Bombeiros emancipado terá muito mais condições de crescimento, de desenvolvimento. Serão duas corporações militares, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, como praticamente é em todo o Brasil, só São Paulo e Paraná que ainda não. Tenho notícias de que, talvez, o Paraná já tenha iniciado um processo nesse sentido.

Vejo isso com muita tranquilidade, porque eu sou um homem que cultua a história da polícia, sou um homem que fala em tradição, sou um militar ao extremo e todo mundo sabe disso, apesar de eu, muitas vezes, ser tido como tranquilo. A minha alma militar, policial militar, é muito forte e não abro mão desses conceitos que nós aprendemos desde o primeiro dia, 29 de janeiro de 79, quando ingressei na Polícia Militar. Entendo que, hoje, uma emancipação do Corpo de Bombeiros seria o ideal para todos os senhores.

Tem muita discussão para ser feita. Temos discutido com os oficiais, temos discutido com os deputados. Quando nós apresentamos a proposta, só para os senhores terem uma ideia, conseguimos 65 assinaturas entre 94 deputados. Conversamos com o governador do estado sobre esse assunto, temos feito tratativas junto ao secretário da Segurança Pública, que vem discutindo o assunto, pensando com muita cautela, com muito profissionalismo também.

É uma proposta que eu entendo ser o ideal para o Corpo de Bombeiros. Trabalharei forte nesse aspecto, respeitando as demais posturas. Por valorizar demais o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, entendo que é hora de o Corpo de Bombeiros ser uma instituição própria, para gerir todas as suas necessidades e crescer cada vez mais, não só no Corpo de Bombeiros Militar, mas trabalhando com os bombeiros voluntários dos municípios, com o Corpo de Bombeiros Civil do Estado de São Paulo, aumentando muito o nosso efetivo, aumentando muito o profissionalismo, aumentando muito o poder e a abrangência do Corpo de Bombeiros.

É uma proposta que temos discutido aqui e sei que é discutida desde 1947, portanto, há quase 70 anos, então não é da noite para o dia que nós vamos resolver isso. Mas é uma proposta concreta, que está sendo feita com muita qualidade para que ninguém seja prejudicado. Todo mundo ganha, principalmente o nosso querido estado de São Paulo.

Temos trabalhado forte pela polícia. O Major Olímpio falou, tenho certeza de que o deputado Coronel Camilo vai falar também.

 Diariamente nós estamos vindo a esta tribuna brigar pelos direitos do policial militar, solicitando todos os dias aumento, reajuste, seja o que for para a carreira policial militar, para todos os policiais e para todo o funcionalismo. Temos alertado o Governo para isso.

Outro dia até conversei com o Dr. Mário sobre isso, que também se preocupa sobre esse assunto, é nosso aliado também, no sentido de valorizar cada vez mais os nossos policiais. Nós precisamos de valorização, nós precisamos que a sociedade reconheça de vez que sem as suas forças de segurança ela não chega a lugar nenhum. Quem mantém o estado unido, quem mantém a democracia são as forças de segurança. Que isso fique bem claro para todos.

Quando falamos em forças de segurança todo mundo já pensa um monte de absurdo e se esquecem de que se não fossem as forças de segurança nós não teríamos uma democracia no Brasil, uma democracia sólida.

Nesse momento, como o Cel. Saint Clair falou, milhares de homens e mulheres estão na rua trabalhando. Se qualquer cidadão no estado de São Paulo tiver algum problema ele vai discar para o número 190 e vai ser atendido por um policial militar, por um bombeiro da Polícia Militar. Portanto, as forças de segurança estão presentes nos 6345 municípios, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Nós fazemos a diferença nesse estado e temos que ser reconhecidos como tal.

Coronel Camilo, Dr. Olim, deputado Estevam Galvão, entre outros deputados e eu, temos trabalhado forte nesse sentido. O Major Olímpio, junto como capitão Augusto, também desfraldam essa bandeira lá no Congresso Nacional e tem sido uma luta constante. Precisamos dos senhores e senhoras alinhados conosco, trabalhando conosco, discutindo conosco, trazendo propostas para que cada dia mais tenhamos sucesso na nossa missão, que é valorizar nossas forças de segurança, no caso específico a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, e também valorizar cada vez mais o cidadão no estado de São Paulo. Contem conosco.

A todos os bombeiros femininos e masculinos aqui presentes, parabéns por tudo que vocês têm feito. Parabéns à Fundabom pela missão que tem se designado. Tenho certeza de que os senhores e senhoras têm muitos aliados nesta Casa. E tem aqui pessoas que os representam e estão prontos para lutar pelo melhor, para todo o estado de São Paulo, para todo cidadão. Parabéns! Deus abençoe a todos. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao Coronel Telhada pelas suas palavras ao nosso querido Corpo de Bombeiros, à Polícia Militar. Vamos agora a uma das partes mais importantes, que é aquela que nós fazemos o reconhecimento a quem fez a diferença, seja no Corpo de Bombeiros, seja apoiando o Corpo de Bombeiros, seja apoiando a nossa sociedade paulista e o povo brasileiro.

Passo a palavra ao nosso Mestre de Cerimônia para que dê continuidade a esta sessão solene e nós possamos fazer as nossas homenagens.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORONEL ARRUDA - As condecorações “Heróis do Fogo” foram criadas pelo Decreto Estadual nº 61.375, de 23 de julho de 2015, com o objetivo de galardoar autoridades civis e militares que hajam prestado, comprovadamente, relevantes serviços ao Corpo de Bombeiros, à Polícia Militar, ao Governo do Estado de São Paulo e à população paulista.

Teremos agora o momento solene de outorga da comenda em grau Grã-Cruz. Convidamos para que se posicionem à frente as seguintes autoridades: deputado federal Major Olímpio; Dr. Sérgio Turra Sobrane, secretário adjunto de Segurança Pública de São Paulo; deputado estadual Coronel Telhada; deputado estadual Coronel Camilo; deputado Estadual Delegado Olim; deputado estadual Estevam Galvão.

Convidamos o presidente da Fundabom, Sr. Coronel Saint Clair, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. PM Rogério Duarte, para realizarem a imposição das condecorações.

 

* * *

 

- É feita a entrega das condecorações.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORONEL ARRUDA - Gostaríamos de ressaltar que o nosso secretário da Segurança Pública, Dr. Mágino Alves Barbosa Filho, bem como o nosso comandante-geral interino, coronel Francisco Alberto Aires Mesquita, já possuem essa Grã-Cruz.

Retornando aos seus lugares os agraciados, convidamos pra que se posicionem à frente para receber a condecoração em grau Grã-Cruz os senhores: Cel. PM Luiz Roberto Carchedi; Sr. Maurício Kyrillos, vice-presidente do núcleo MMDC da Secretaria de Estado da Educação; Exmo. Cel. PM Jonas Flores Ribeiro Júnior; Dr. José Carlos Rodrigues Pereira do Vale, advogado trabalhista. Para outorga dessas condecorações convidamos o presidente da Fundabom, Cel. Saint Clair, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Duarte, que retornam para a outorga das condecorações.

 

* * *

 

- É feita a entrega das condecorações.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORONEL ARRUDA - Pedimos a todos os agraciados que retornem a seus lugares.

Convidamos para que se posicionem à frente para receber a honraria “Heróis do Fogo” os seguintes agraciados: coronel PM Silas Varela Sendin; coronel PM Cesar Augusto Serau; Sr. Marcelo Garella; coronel PM João dos Santos de Souza; coronel PM Wilson de Oliveira Leite; Sr. Luiz Carlos Prieto; coronel PM Max Mena; major PM Elifas Morais Alves; Sr. Rogério Rezende, diretor da Scania; Sr. Nilcio José de Araújo, consultor da Ultragaz; Sr. Antonio Carlos Luz Magalhães, auditor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Para a outorga desta comenda, convidamos o coronel Saint Clair e o coronel Rogério Duarte.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORONEL ARRUDA - A Banda do Corpo Musical da Polícia Militar executa acordes de “Paris Belfort” em memória aos bravos bombeiros que tripularam os três blindados paulistas na Revolução de 32.

 

* * *

 

- É executada a música.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORONEL ARRUDA - Pedimos a todos os agraciados que retornem a seus lugares.

Convidamos para que se posicionem à frente para receber a honraria “Heróis do Fogo” os seguintes agraciados: Sr. Roveraldo Bichara Battaglini, chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública; 1ª tenente Lidiara Beatriz Kurachi Lenarduzzi; Sra. Maria Cecília de Toledo Damasceno, assessora do secretário da Saúde de São Paulo; Sr. Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza, presidente do CAU São Paulo; 1º sargento PM Franklin de Jesus Ferreira; a diva da música brasileira, Sra. Angela Maria; 1º sargento João Simão de Souza; 2º sargento Lívia Fabrícia dos Santos; 3º sargento Messias Natal de Souza; 3º sargento Oscar Lourenço da Silva. (Palmas.)

Para a outorga desta condecoração, convidamos os senhores coronéis Saint Clair e Duarte.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORONEL ARRUDA - Senhoras e senhores, gostaríamos de ressaltar que, nesta manhã, dentre os agraciados, destacaremos três bombeiros que estiveram presentes nos incêndios do Andraus e do Joelma.

Representando os oficiais que estiveram presentes, o coronel Jonas Flores Ribeiro Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORONEL ARRUDA - Representando as praças que atuaram, dois agraciados: o 1º sargento Franklin de Jesus Ferreira e o 1º sargento João Simão de Souza. (Palmas.)

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORONEL ARRUDA - Convidamos os agraciados a retornarem a seus lugares.

Tem a palavra o presidente desta sessão solene o deputado estadual Coronel Camilo.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Senhoras e senhores, é uma honra poder homenagear tanta gente boa.

Eu quero convidar, para fazer um agradecimento - uma deferência especial nossa a essa diva da música brasileira - a nossa Angela Maria.

 

A SRA. ANGELA MARIA - Senhores e senhoras, bom-dia; autoridades presentes, muito prazer, bom-dia.

É a primeira vez que falo num lugar muito importante como é a Assembleia.

Primeiramente, quero fazer dois agradecimentos: ao Corpo de Bombeiros, pela gentileza, pela maneira tão gentil com que recebeu e atendeu ao pedido do meu marido para um lugar decente em que o público pudesse ver o Cauby Peixoto depois que ele fez a sua passagem. Ele não tinha um lugar e aqui as portas se abriram para ele e assim o seu público pôde vê-lo antes de ir para a sua última morada.

Muito obrigada a esses homens maravilhosos, a esses heróis do fogo, a esses homens gentis e educados, que sabem lidar muito bem com o povo. Estamos muito agradecidos. Parabéns pelo seu aniversário.

Depois, à Polícia Militar, que foi de uma gentileza fora de série. Fizeram um cortejo lindo para o Cauby Peixoto, que era exatamente aquilo que ele desejava para quando morresse: ter a Polícia Militar abrindo caminho para ele passar até o cemitério. Foi muito bonito. Pena que foi pela última vez, mas tenho certeza de que ele foi feliz com aquele cortejo aberto pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar, essa Polícia que enquanto a gente dorme, enfrenta o perigo e a morte em favor de nossas vidas. Obrigada.

Parabéns à Polícia Militar, parabéns ao Corpo de Bombeiros. Jamais esquecerei esta homenagem maravilhosa.

Em 79 fui eleita a rainha dos Bombeiros, não sei se vocês sabem. Foi uma festa muito linda. Eu também andei naquele carrão lindo, vermelho até o Corpo de Bombeiros. Foi muito bonito.

Agradeço sinceramente, de coração, esta homenagem que estão fazendo para mim também. Espero merecê-la.

Vocês me desculpem o nervosismo, é a primeira vez que tenho oportunidade de falar em um lugar diferente daquele em que estou todos os dias, que é na rádio, na televisão e nos teatros, onde o linguajar é outro.

Vocês me perdoem se eu não fui bem. Mas eu não quis decorar nenhum texto. Eu quis falar aquilo que sinto, aquilo que está no meu coração, que é o amor profundo que tenho pela Polícia Militar de São Paulo e pelo Corpo de Bombeiros.

Por várias vezes, a Polícia me serviu muito bem, tirou-me de muitos perigos. É uma Polícia honesta, maravilhosa, merece todo o nosso carinho e respeito.

Vou pedir uma coisa para vocês. Vamos dar um viva bem alto para o Corpo de Bombeiros e para a Polícia Militar?

Viva a Polícia Militar! (Palmas.)

 

TODOS - Viva! (Palmas.)

 

A SRA. ANGELA MARIA - Viva o Corpo de Bombeiros! (Palmas.)

 

TODOS - Viva! (Palmas.)

 

* * *

 

- É entoada a canção.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado, nossa diva da música brasileira, Angela Maria. Muito obrigado pelas palavras, muito obrigado pela homenagem.

Pode ter certeza de que falando do coração é muito melhor, e é disso que o nosso policial militar precisa.

Agora, vamos fazer uma última homenagem, ao Corpo de Bombeiros.

Peço que se coloque à frente o coronel Rogério Bernardes Duarte. Convido o Sr. Hélio Vasone Júnior, vice-presidente do Conselho da Localfrio, para homenagear o Corpo de Bombeiros de São Paulo, na pessoa do seu comandante, coronel Duarte, pela atuação da corporação no incêndio de grandes proporções que atingiu o terminal de armazenamento da empresa, localizada no município do Guarujá, no período de 14 a 16 de janeiro deste ano.

Será feita uma entrega de homenagem ao Corpo de Bombeiros pela Localfrio. É mais um reconhecimento à grande instituição do nosso Corpo de Bombeiros. Peço uma salva de palmas para o nosso Corpo de Bombeiros. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Fica também nosso agradecimento à Localfrio. Gostaríamos que todos aqueles que, em algum momento, precisem do nosso Corpo de Bombeiros e da nossa Polícia Militar também tenham essa postura. Infelizmente, a polícia e os bombeiros, às vezes, não recebem o reconhecimento que merecem. Por isso, faço esta sessão solene com muita satisfação e muito orgulho.

Agora, para falar em nome do nosso Corpo de Bombeiros de São Paulo, convido o coronel Rogério Duarte, comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo para que nos brinde com as suas palavras sobre essa grande instituição, que é o nosso Corpo de Bombeiros.

Tem a palavra o Sr. Rogério Bernardes Duarte.

 

O SR. ROGÉRIO BERNARDES DUARTE - Senhoras e senhores, muito bom dia. Gostaria, inicialmente, de cumprimentar o nosso deputado estadual Coronel Camilo, proponente da sessão, e agradecer esse apreço, esse reconhecimento, por todos os nossos bombeiros. Muito obrigado, deputado.

Cumprimento o nosso secretário da Segurança Pública, Dr. Mágino Alves Barbosa Filho, que nos dá um grande apoio no nosso dia a dia; o Dr. Sérgio Turra Sobrane, secretário adjunto da Segurança Pública, também aqui homenageado; o deputado federal Major Olímpio, nosso árduo defensor na Câmara dos Deputados, em Brasília; o deputado estadual Delegado Olim; o deputado estadual Coronel Telhada; o deputado estadual Estevam Galvão; e o nosso comandante interino, o coronel Francisco Alberto Aires Mesquita.

Cumprimento os nossos coronéis do Corpo de Bombeiros, nossos irmãos, que ajudam a manter coeso o comando e conduzem os destinos do Corpo de Bombeiros; o coronel Kleber Danúbio Alencar Júnior, subcomandante interino, coordenador operacional do Corpo de Bombeiros; o coronel Wagner Bertolini Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano; o coronel Eduardo Rodrigues Rocha, comandante da Escola Superior de Bombeiros; o coronel Max Mena, comandante do Corpo de Bombeiros do Interior; o coronel Fernando Bartholomeu Fernandes, representando o nosso amigo, general Cid - muito obrigado pela presença; o nosso sempre comandante, coronel Jonas Flores Ribeiro Júnior, que comandou o Corpo de Bombeiros no início da década de 70 e pegou nada mais, nada menos que os maiores incêndios que já ocorreram aqui na cidade de São Paulo, como o do Joelma e o do Andraus.

Obrigado pela presença. É uma honra para todos nós. O nosso decano está conosco nesta manhã. Em nome do senhor, coronel Jonas, cumprimento todos os nossos veteranos que se encontram aqui nesta solenidade.

Cumprimento o nosso amigo, o coronel Saint Clair da Rocha Coutinho Sobrinho, presidente da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros. Obrigado, Saint Clair, por todo esse apoio, por toda essa ajuda que a Fundação tem dado ao nosso Corpo de Bombeiros. Ela cumpre o seu papel de realmente apoiar o Corpo de Bombeiros, seja numa solenidade como esta, seja no dia a dia dos nossos afazeres do Corpo de Bombeiros.

Cumprimento o vice-presidente do Conselho da Localfrio, o Sr. Hélio Vasone Júnior, e agradeço-lhe em nome de todos os bombeiros que participaram daquela ocorrência no Guarujá.

É a eles que dedicamos essas placas que foram oferecidas. Reconhecemos todo o valor deles no tocante ao atendimento dessa ocorrência, que eu reputo como uma das mais delicadas que nós já atendemos nos últimos anos. Obrigado por esse reconhecimento. Obrigado por esse apreço pelo Corpo de Bombeiros.

Cumprimento a cantora Angela Maria, rainha dos Bombeiros. Estávamos preocupados: “Será que ela vai dar uma palhinha para nós?”. Obrigado por esse privilégio, Angela Maria. Em seu nome, cumprimento todos os familiares que estão aqui presentes. Sintam-se todos devidamente abraçados pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo. Muito obrigado pela presença. Obrigado por terem deixado os seus afazeres e estarem aqui prestigiando esta solenidade.

O Corpo de Bombeiros tem três datas de comemoração. Primeiro, a data de comemoração do aniversário do Corpo de Bombeiros de São Paulo, que é dia dez de março. Isso se dá em função da sua criação, em dez de março de 1880, em razão do incêndio da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

Outra data comemorativa é dois de julho, “Dia do Bombeiro Brasileiro”. Essa data é comemorada em função do Decreto Imperial nº 1.775, de dois de julho de 1856, que é o decreto que cria o bombeiro da corte, no caso, o bombeiro do Rio de Janeiro.

Outra data, em termos de comemoração do “Dia do Bombeiro”, é dia quatro de maio, que coincide com o Dia de São Floriano, considerado o santo padroeiro dos Bombeiros. Essa data foi estabelecida em função de um grande incêndio na Austrália, que vitimou cinco bombeiros.

Então, temos aí três grandes comemorações do Corpo de Bombeiros: a data do aniversário dos Bombeiros de São Paulo, a data dos Bombeiros brasileiros e o “Dia Internacional dos Bombeiros”.

Gostaria de pontuar algumas situações que estão previstas nesse decreto imperial de dois de julho de 1856, que traz muita coisa que até hoje praticamos. Acho que, desde aquela época, nós vimos nesse aprimoramento constante.

Quero dizer também que existe aí um dilema com relação ao bombeiro mais antigo do País. Alguns entendem que é o bombeiro de Pernambuco, em função da segunda Invasão Holandesa, em 1630, quando havia todo um movimento para recuperar e restabelecer o comércio do açúcar na região nordeste do Brasil.

Então, os pernambucanos acham que o bombeiro mais antigo do Brasil é o de Pernambuco. Mas, a rigor, o que a gente tem como parâmetro é exatamente esse Decreto Imperial, em 1856, de Dom Pedro II.

Esse decreto, no Art. 1º, estabelece a competência do bombeiro para a extinção dos incêndios. Diz o seguinte: “O serviço da extinção de incêndios será feito por bombeiros, sob o comando de um diretor, com o auxílio das autoridades policiais e coadjuvação da força pública, na forma designada no presente regulamento.

O Art. 2º fala da organização do bombeiro: “Enquanto não for definitivamente criado um Corpo de Bombeiros, com organização conveniente, será o trabalho da extinção de incêndios executado por operários dos arsenais de guerra da Marinha, de obras públicas e da casa de correção.

O Art. 21 e seguintes falam de como era feito o aviso do incêndio. O Art. 21 diz: “O sinal de fogo, em qualquer das freguesias da cidade, será indicado primeiro por tiros de peça de artilharia de grosso calibre, disparados do Morro do Castelo, segundo, pelo toque do sino grande da igreja de São Francisco de Paula, e terceiro, pelo toque do sino maior da Matriz da freguesia em que se manifestar o incêndio.

O Art. 22 diz: “Se for de dia, o Morro do Castelo dará o sinal de fogo disparando três tiros de peça, com intervalo de cinco minutos de um a outro, içando no mastro, que para esse fim será levantado, a bandeira encarnada, que continuará içada por todo o tempo que durar o incêndio. Se for de noite, disparará o mesmo número de tiros, com o mesmo intervalo, e colocará no topo do dito mastro uma lanterna encarnada, que se conservará acesa enquanto durar o incêndio. Manifestado o incêndio, o sino grande da igreja de São Francisco de Paula fará imediatamente aviso, dando o toque de fogo. Esse toque constará do número de pancadas seguidas, correspondentemente ao número de cada freguesia, segundo vai adiante indicado, repetindo-se esse toque com intervalo de um minuto. Assim, para indicar o fogo na freguesia nº 1, o toque será de uma badalada, repetida clara e distintamente, de minuto em minuto. Na freguesia nº 2, de duas badaladas seguidas, repetidas de minuto em minuto. E assim por diante. O mesmo toque de fogo será repetido no maior sino da igreja matriz, em cuja freguesia se manifestar o incêndio.

O Art. 26 estabelecia quais eram as freguesias. “A freguesia de Sacramento era a nº 1, a de São José nº 2, da Candelária nº 3, de Santa Rita nº 4, de Santana nº 5, de Engenho Velho nº 6, de Santo Antonio nº 7, de Glória nº 8, e de Lagoa nº 9.”

Então, quando o incêndio ocorria lá em Lagoa, eram muitas badaladas para comunicar o incêndio.

O Art. 29 estabelecia como deveria ser comunicado o incêndio: “Qualquer pessoa que primeiro souber que se manifestou o incêndio, ou seja na casa de sua residência, ou em casa estranha, ou em qualquer edifício público, deverá ir ou mandar, perante a autoridade, posto de bomba ou corpo de guarda mais próximo, dar parte desta ocorrência, indicando a freguesia, a rua e a casa ou edifício em que o incêndio se tiver manifestado.”

Essa comunicação prévia do incêndio garantia uma gratificação àquele que comunicava o incêndio. Então, esse Decreto Imperial dizia, no Art. 30: “A pessoa que primeiro der notícia de um incêndio, seja de dia, ou seja, de noite terá direito a uma gratificação correspondente à importância do aviso.

Naquele Decreto Imperial de 1856, a gente já tinha lá a primeira semente do nosso sistema de comando. O Art. 37 dizia: “O serviço da extinção de incêndios será dirigido só e exclusivamente pelo mais graduado empregado do Corpo de Bombeiros que estiver presente, embora compareça qualquer outra patente superior que não seja do corpo, a qual todavia ele consultará, se julgar conveniente; o serviço será executado somente por praças de bombeiros, exceto quando o diretor julgar útil admitir, como auxiliares, pessoas estranhas.

Já se tinha preocupação com o procedimento operacional padrão. Havia uma preocupação não só com relação ao salvamento de vidas, mas também com a preservação do patrimônio das pessoas. E dizia no Art. 39 “Chegando ao lugar do incêndio, o primeiro cuidado do diretor de bombeiros será conhecer o estado do fogo, salvar as pessoas que estiverem em perigo, prover-se de água suficiente, providenciar sobre seu suprimento, colocar as bombas nos lugares mais apropriados, e ordenar o ataque contra o foco principal do incêndio, sem desprezar os meios de salvar os objetos mais valiosos ou importantes contidos no edifício ameaçado.

Já havia preocupação com o registro da ocorrência. O Art. 48 dizia: “Extinto o incêndio, será lavrado em seguida um termo de tudo quanto houver ocorrido, desde o principio até o fim dele, declarando-se a hora em que começou a atear-se, em que lugar do edifício; se por defeito de construção; se por descuido, acidente ou imprudência de alguma pessoa da casa; que socorros foram prestados; que autoridades e patentes militares estiveram presentes.

A perícia de incêndio contava com a participação efetiva do bombeiro, pois os artigos 49 e 50 estabeleciam: “No mesmo termo se fará menção de quaisquer ameaças de incêndio, verbais ou escritas, que possa ter havido, com indicação dos autores e dos motivos; assim como de todas as outras circunstâncias que tenham a estabelecer a criminalidade dos indiciados. Este termo será escrito pelo escrivão da Polícia, assinado pelo chefe de Polícia e diretor dos bombeiros, acrescentando que essas pesquisas, caso necessário, poderiam se fazer nos dias subsequentes ao incêndio.

O decreto trazia também algumas competências para as autoridades policiais e da força pública, no tocante à aplicação de multas para fazerem executar o seguinte: “Quando houver um incêndio, será obrigado, cada vizinho do quarteirão em que ele for, e dos quatro dos lados, a mandar imediatamente um escravo com um barril de água, a apagar o incêndio, os quais se apresentarão a qualquer dos inspetores dos três quarteirões, que tornarão a rol o nome do escravo e do senhor. Findo o incêndio, o fiscal respectivo receberá dos inspetores dos quarteirões, as relações que tiverem feito e os que por eles constar que não mandaram o escravo. Serão multados em quatro mil réis, salvo mostrando que tiveram justo impedimento para assim fazerem. Neste caso pode o mesmo fiscal deixar de autuá-los, informando-se da verdade da escusa. Logo que for público o incêndio, estando as ruas às escuras, deverão todas as janelas iluminarem-se, desde o lugar onde principiar o concurso destinado a apagar o fogo, sob pena de quatro mil réis. A Câmara terá depositadas nas casas de guarda dos chafarizes e das freguesias bombas d’água, para que facilmente cheguem em socorro nos incêndios. Os proprietários das casas que tiverem poços nas imediações dos incêndios serão obrigados a franquear a entrada para se tirar água, exigindo dos juízes de paz e inspetores de quarteirão as medidas e precauções necessárias para não serem prejudicados. Se os proprietários se sujeitarem a que os seus mesmos escravos encham os barris, para os entregarem à porta, ser-lhes-á permitido, não sendo menos de três. Os infratores serão multados em 20 mil réis. As pessoas que vendem água em pipas ou em barris, conduzidas em carroças ou carros, serão obrigadas a conservarem-nos de noite cheios d'água, a fim de acudirem com prontidão a qualquer incêndio. O encarregado das bombas da Câmara, que terá uma relação de todas as carroças e carros empregados em semelhante negócio, mandará avisar aos donos dos que não encontrar no incêndio, remeterá uma nota dos que faltarem ao respectivo Fiscal, para fazer lavrar os competentes autos. Os infratores serão multados em 20 mil réis. Igual quantia será paga pelo cofre da Câmara ao dono do carro ou carroça d’água que o encarregado das bombas da Câmara declarar ter-se apresentado em primeiro lugar.”

Na verdade, eu só queria fazer esse retrospecto. Desde a sua criação no Brasil, o Corpo de Bombeiros evoluíu muito em termos de equipamentos, viaturas e proteção individual. Hoje, o Corpo de Bombeiros de São Paulo não deixa nada a desejar, se comparado a outros no mundo, que são tidos como referência.

É interessante ver como era a realidade daquela época e como é hoje. O bombeiro tem aceitação de 97% da população. Existe uma pesquisa da revista “Seleções”, que é realizada desde 2002. O bombeiro sempre foi considerado o profissional em que a população mais confia. Isso, sem dúvidas, é um orgulho para todos nós bombeiros. Por outro lado, é uma grande responsabilidade manter o nível de excelência do serviço que prestamos à população.

As pessoas têm todo um apreço pelos bombeiros, porque elas sabem que, ao ligar para o 193, serão prontamente atendidas e da melhor forma possível. Para se ter uma ideia, atendemos, em média, a 17 mil ligações por dia no telefone 193. Essas 17 mil ligações se convertem em quase dois mil atendimentos por dia.

No estado de São Paulo, salvamos, diariamente, 650 pessoas. Portanto, nesses poucos minutos em que estou falando, com certeza, muitas vidas já foram salvas através das mãos dos nossos valorosos bombeiros, em todo o estado de São Paulo, no Brasil e no mundo.

Temos acompanhado, nas mídias, que o Corpo de Bombeiros tem trabalhado com grande afinco e grande intensidade. Várias ocorrências marcantes ocorreram nos últimos meses. Já foi mencionada a ocorrência de Alemoa, em Santos. Ficamos, por nove dias, atendendo àquela emblemática ocorrência.

Registro ainda a ocorrência no Guarujá, pela qual recebemos a homenagem. Foi uma ocorrência muito delicada e muito difícil de atender. Ficamos lá por três dias no atendimento direto da emergência. Contamos com o apoio da própria empresa, que nos forneceu equipamentos e colocou toda a sua brigada para nos auxiliar. O sucesso da operação deu-se não apenas por conta da nossa atuação operacional, mas principalmente em virtude dessa integração que ocorreu no atendimento da ocorrência.

Recentemente, tivemos uma ocorrência em Suzano envolvendo uma grande fábrica de papel. Foi uma ocorrência muito difícil, em que o atendimento levou alguns dias. Outra ocorrência foi a do ônibus em Mogi, que envolveu vários estudantes e trouxe o clamor da população. Passamos a noite toda no local, tentando ajudar as pessoas envolvidas naquela emergência, naquela situação delicada.

Agora tivemos uma ocorrência envolvendo o desabamento de uma igreja. Também passamos a noite no local em busca das vítimas. Conseguimos, com sucesso, resgatar as vítimas com vida, mas, infelizmente, a última foi retirada sem vida.

Para finalizar, gostaria de agradecer a todos pela presença e pelo apreço que têm pelo Corpo de Bombeiros. Agradeço, em especial, ao nosso deputado Coronel Camilo por esta iniciativa e este reconhecimento. Agradeço ao nosso presidente da Fundabom, coronel Saint Clair, pelo apoio incondicional ao nosso estimado Corpo de Bombeiros.

Agradeço ainda a todos que foram agraciados com as comendas da Fundabom. Na verdade, elas materializam o nosso agradecimento pela grande colaboração de cada um dos senhores para o engrandecimento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Fica aqui a nossa gratidão e reconhecimento pelo apoio e apreço ao nosso querido Corpo de Bombeiros.

Que Deus nos abençoe para que continuemos a fazer aquilo que gostamos, ou seja, a sagrada missão de salvar quem quer que seja, em qualquer condição, em qualquer hora do dia ou da noite, nas 24 horas do dia e nos 365 dias do ano.

Há algo melhor do que fazer o bem? É o que o Corpo de Bombeiros faz. Muito obrigado e bom dia a todos!

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso comandante do Corpo de Bombeiros. Muito obrigado por tudo que o Corpo de Bombeiros faz pelo nosso povo.

Neste momento, por um pedido especial da própria Localfrio, convido o tenente-coronel Nocetti, do 6º Grupamento de Bombeiros, para receber uma homenagem da Localfrio. A empresa sente-se muito agradecida e pede que também seja feita uma homenagem ao 6º Grupamento de Bombeiros.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao 6º Grupamento de Bombeiros, que atende à área onde ocorreu o incêndio da Localfrio. Muito obrigado e parabéns. (Palmas.)

Em nome da nossa querida Polícia Militar do Estado de São Paulo, convido para fazer uso da palavra o Sr. Francisco Alberto Aires Mesquita, comandante interino da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

O SR. FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA - Boa noite a todos. Como é a primeira vez que faço uso da palavra nesta Casa do Povo, permitam-me quebrar o protocolo.

Quero cumprimentar, em primeiro lugar, a cantora Angela Maria, que nos emocionou há instantes. Em sua pessoa, cumprimento todas as mulheres presentes nesta sessão solene, familiares e mulheres que integram o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.

Gostaria também de render as minhas homenagens àqueles que, neste momento, integram as guarnições das unidades do Corpo de Bombeiros em todo o estado. Eles estão em serviço neste momento, salvando vidas, combatendo incêndios e executando, com profissionalismo, todas as atividades do Corpo de Bombeiros.

Apesar de ausente, quero cumprimentar o presidente desta Casa, deputado Fernando Capez, e o proponente desta sessão, deputado Coronel Camilo, eterno comandante-geral e defensor da instituição e das questões de Segurança Pública nesta Casa de Leis.

Cumprimento o Dr. Mágino Alves Barbosa Filho, secretário de Segurança Pública, que é nosso amigo e nosso apoiador nas questões de Segurança Pública; o Dr. Sérgio Turra Sobrane, secretário adjunto de Segurança Pública; o major Olímpio Gomes, que se afastou e é deputado federal, brigando pelas polícias militares e corpos de bombeiros militares na Câmara Federal; o deputado Coronel Telhada e o deputado Delegado Olim, que integram com o deputado Coronel Camilo, a bancada de Segurança Pública. Eles estão vigilantes e atentos, buscando melhores condições para as unidades de Segurança Pública do Estado, Polícia Militar, Polícia Civil e Superintendência da Polícia Técnico-Científica.

Cumprimento o deputado Estevam Galvão, nosso amigo da Região do Alto Tietê; o coronel de artilharia, Fernando Bartholomeu Fernandes, que neste momento representa o general Cid, do Comando Militar do Sudeste. Cumprimento, também, o coronel Rogério Duarte, meu amigo de turma, que comanda o Corpo de Bombeiros, a quem, com imensa alegria, levei a notícia, ano passado, de que seria o comandante, uma pessoa extremamente profissional, que conduz a corporação do Corpo de Bombeiros com profissionalismo, porque sua vida é o Corpo de Bombeiros. Assim, em seu nome, quero cumprimentar todos os oficiais e todos os praças aqui presentes.

Coronel Saint Clair da Rocha Coutinho Sobrinho, nosso conhecido de longa data, presidente da Fundabom. Aproveitando meu cumprimento à Fundabom, sugiro que se estendam as comendas hoje entregues, denominadas Heróis do Fogo, porque hoje a atividade do Corpo de Bombeiros é muito mais abrangente do que a simbologia ou significado da expressão Heróis do Fogo, que faz alusão ao combate a incêndios. Hoje, no dia a dia, os bombeiros muito mais salvam vidas em desastres, salvam pessoas que estão se afogando, principalmente no verão, assim fica aqui a sugestão de se incrementar a honraria, com uma abrangência a esse segmento importante das atividades do Corpo de Bombeiros.

Coronel Jonas Flores Ribeiro Júnior, eterno comandante do Corpo de Bombeiros, em sua pessoa quero cumprimentar todos os comandantes e todos os veteranos do Corpo de Bombeiros que estão aqui presentes.

Sr. Evaldo Coratto, coordenador-geral dos Consegs; meu amigo Dr. Roveraldo Bichara Battaglini, chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública; subtenente Marcos Roberto, nosso maestro de hoje; toda a seção da banda aqui presente, que sempre nos abrilhanta com música, o que acalma nosso coração nessa vida atribulada que vivemos na área da Segurança Pública.

Agradecimentos especiais aos agraciados desta manhã.

Trago a palavra do nosso comandante-geral, coronel Ricardo Gambaroni, bombeiro de formação que, se aqui estivesse, estaria rendendo homenagens a todos os senhores e senhoras que integram o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. Também trago, dele, a palavra de que, desde 2015, o comando da Polícia Militar tem envidado todos os esforços para completar algumas situações necessárias ao Corpo de Bombeiros. A primeira delas é a busca de um plano para completar o efetivo, da defasagem do Corpo de Bombeiros, e esse plano para completar os efetivos já está em andamento desde 2015.

Também está em estudo a formação do bombeiro. Esse estudo abrange a formação do oficial e do sargento, para que possamos ganhar tempo e minimizar alguns cursos posteriores, que tiram o policial militar da sua atividade para frequentar esses cursos. Ou seja, essas atividades curriculares também estão em revisão e, com isso, pretendemos fomentar ainda mais, não só a parte de policiamento ostensivo da Polícia Militar, mas, junto ao Corpo de Bombeiros, a otimização do tempo, que é tão escasso para todos nós.

Parabéns a todos por esta sessão solene em homenagem ao Dia do Bombeiro. Desejo a todos os senhores e senhoras proteção no dia a dia da atividade. A atividade do Corpo de Bombeiros tem duas vertentes importantes. A primeira é a formação, a capacitação e o profissionalismo do policial militar bombeiro, e a segunda, esta bastante onerosa, é capacitá-lo com instrumentos e equipamentos adequados para que ele possa fazer o melhor.

Esse binômio é muito importante e tem um custo. Fazer a atividade de polícia, fazer a atividade de bombeiro, tem um custo alto, mas temos todo o apoio do nosso secretário, do governo estadual, que tem fomentado materiais de primeira linha, equipamentos que garantem ao Corpo de Bombeiros exercer, da melhor maneira, sua atividade. Prova disso são as estatísticas que o coronel Duarte transmitiu há poucos instantes em vidas salvas. E salvar uma vida não tem preço.

Desejo a todos uma ótima sexta-feira, uma ótima atividade, que Deus proteja todos os bombeiros do estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso comandante, coronel Mesquita, por suas palavras e, mais uma vez, parabéns ao nosso Corpo de Bombeiros.

Agora, para fazer uso da palavra, chamo uma pessoa que desde seu tempo como promotor tem ajudado a Polícia Militar de São Paulo. Como secretário adjunto foi um grande parceiro, estava sempre presente na Polícia Militar de São Paulo e, merecidamente, hoje, é nosso secretário de Segurança. Dr. Mágino Alves Barbosa, a palavra é sua.

 

O SR. MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO - Boa tarde a todos e a todas. Quero, inicialmente, saudar o presidente desta sessão solene e proponente dessa homenagem ao Corpo de Bombeiros, nosso amigo, deputado estadual Coronel Camilo; saúdo, igualmente, o presidente desta Casa, deputado Fernando Capez; saúdo o Major Olímpio, deputado federal que já honrou esta Casa de Leis; saúdo meu amigo e companheiro nas jornadas de trato do problema da Segurança Pública, Coronel Telhada; saúdo, igualmente, o Delegado Olim, deputado estadual e grande companheiro no bom combate das questões de Segurança Pública e presidente da Comissão de Segurança Pública desta Casa de Leis; saúdo o deputado Estevam Galvão; saúdo o Dr. Sérgio Turra Sobrane, secretário adjunto de Segurança Pública; saúdo meu companheiro na lida diária dos problemas de Segurança Pública no estado de São Paulo, que não são poucos, coronel PM Francisco Alberto Aires Mesquita, comandante-geral em exercício da nossa Polícia Militar; saúdo o nosso coronel do exército Fernando Bartholomeu Fernandes, que, nesta ocasião, representa o Exmo. Sr. general de exército Mauro César Lourena Cid, comandante militar do Sudeste; saúdo meu companheiro de trabalho na secretaria, Roveraldo Bichara Battaglini, chefe de gabinete; saúdo o extraordinário comandante do nosso Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, coronel PM Rogério Duarte, na pessoa de quem saúdo todos os demais integrantes do Corpo de Bombeiros, da ativa e os veteranos; saúdo o coronel PM Saint Clair da Rocha Coutinho Sobrinho, presidente da Fundabom; saúdo o Evaldo Coratto, coordenador dos Consegs, Magrão; saúdo todos os agraciados na pessoa da diva da música brasileira, Angela Maria.

Gostaria de dizer que a tarefa, hoje, era muito fácil, mas se tornou difícil. Saudar o Corpo de Bombeiros é uma tarefa extremamente fácil, mas saudar depois do discurso que você fez se tornou extremamente difícil, porque só vai aparecer o seu discurso, que foi belíssimo. Muito obrigado pelas palavras que dirigiu a nossa Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros.

Saúdo, enfim, todos os presentes, os oficiais e praças da nossa Polícia Militar e o povo de São Paulo, que ganha muito com essa homenagem de hoje.

Serei muito breve. Vou aproveitar o retrospecto que o coronel Duarte fez e contar um pouco da história do Corpo de Bombeiros no Brasil para falar que de tudo aquilo só uma coisa restou, o heroísmo do bombeiro. Hoje, o bombeiro não tem mais aquela carroça pipa de água, mas os melhores equipamentos, a melhor formação que se pode imaginar. O nosso bombeiro está entre os melhores bombeiros do mundo. O governador Geraldo Alckmin me determinou que abraçasse cada um dos oficiais de praça do Corpo de Bombeiros aqui presentes, hoje. O governador não mede esforços para que o nosso policial militar, o nosso bombeiro, tenha não só a melhor formação, mas o melhor equipamento, para que possa cumprir com sua missão, a missão mais árdua que um ser humano pode ter, a missão de defender com a própria vida a do semelhante.

Esse bombeiro, em julho do ano passado, se não me falha a memória, ficou nove dias e nove noites para debelar o incêndio no Complexo da Alemoa. O então comandante do Corpo de Bombeiros naquela ocasião, coronel Duarte, estava de férias. Imediatamente soube do acontecido e foi lá para, ombro a ombro, com seu subcomandante, à época, e demais valorosos oficiais. Ficaram lá nove noites e nove dias para debelar aquele fogo. Existem imagens fotográficas que mostram o heroísmo de oficiais e praças com uma grande proximidade com o fogo, mas com uma grande preocupação para que a população da Baixada Santista não sofresse absolutamente nada.

Angela Maria, sabe quantas pessoas se feriram naquela ocasião? Nenhuma. Isso virou um “case”, um exemplo para o mundo. Tivemos a honra de receber delegações. Ainda no final do incidente, vieram delegações da Espanha para conhecer o trabalho do nosso bombeiro, para conhecer o trabalho do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Isso é motivo de muita honra, muito orgulho para todo brasileiro, para todo paulista, em especial para mim, que faço parte dessa vida. Sinto-me um policial militar, sinto-me um policial civil. Sou promotor de Justiça de carreira, mas lidero, hoje, as nossas Polícias e me sinto um policial e um irmão de armas dos integrantes das três Polícias. Sinto-me extremamente honrado de ter, no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, esse exemplo, que é um exemplo para todas as instituições, mas um exemplo que fica marcado pelo heroísmo desses homens e mulheres que não medem seus esforços para proteger e guardar a população de São Paulo, o brasileiro de São Paulo, o brasileiro que merece, de todos nós, o melhor tipo de segurança que se pode dar.

E é isso que o estado de São Paulo faz. O estado de São Paulo dá ao brasileiro de São Paulo, ao homem ordeiro e trabalhador de São Paulo, o que há de melhor em segurança pública no Brasil. Tenho muito orgulho das nossas Polícias, do nosso Corpo de Bombeiros, e quero saudar cada um dos integrantes dessa corporação e trazer novamente o grande abraço do nosso governador Geraldo Alckmin. Contem conosco sempre. Estaremos sempre ao lado de vocês.

Quero aproveitar a presença do Major Olímpio para falar que estamos regulamentando a lei. Estamos contando com a assessoria do Corpo de Bombeiros, porque para a regulamentação dessa lei quem temos que trazer mais próximos é quem vai executá-la, e vai executar com brilhantismo de quem executa todas as suas missões, o nosso Corpo de Bombeiros.

Muito obrigado a todos.

Gostaria agora de pedir uma salva de palmas ao nosso Corpo de Bombeiros, a nossa Polícia Militar. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao Dr. Mágino Alves Barbosa Filho, nosso secretário de Segurança, pelas palavras.

E agora, como não poderia deixar de ser, vamos todos homenagear o nosso Corpo de Bombeiros cantando a Canção do Corpo de Bombeiros, que será executada pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executada a canção.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado. Uma salva de palmas a nossa banda da Polícia Militar de São Paulo e ao nosso Corpo de Bombeiros. (Palmas.)

Quero deixar registrado aqui, para todos os presentes, o nosso agradecimento a todos os homenageados, a todos os que estiveram presentes nesta solenidade. Quero dizer que tenho um carinho especial pelo nosso Corpo de Bombeiros. Vamos trabalhar sempre pelo engrandecimento do nosso Corpo de Bombeiros e da nossa Polícia Militar de São Paulo. Aliás, um detalhe. Sempre, durante a minha vida, em meus 33 anos de Polícia, sempre tive no peito o nosso caranguejo do Corpo de Bombeiros, mesmo como comandante-geral, porque aprendi muito com o Corpo de Bombeiros. Aprendi muito a valorizar as pessoas. Aprendi muito o sentimento do dever a cumprir e, principalmente, do quanto nós podemos ajudar. Esse é o espírito do Corpo de Bombeiros.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades presentes, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa, da TV Assembleia e das assessorias da Polícia Civil e da Polícia Militar, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Muito obrigado.

E como não poderia deixar de ser, vou parafrasear a nossa Angela Maria e terminar esta sessão: Viva o nosso Corpo de Bombeiros!

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 37 minutos.

 

* * *