http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

05 DE AGOSTO DE 2016

044ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 80 ANOS DA CLÍNICA VISÃO LASER

 

Presidente: PAULO CORRÊA JR.

 

RESUMO

 

1 - PAULO CORREA JR

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento deste deputado, com a finalidade de "Homenagear os 80 anos do Hospital Visão Laser". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação de vídeo sobre a história do Hospital Visão Laser.

 

2 - ADILSON DOS SANTOS JÚNIOR

Vereador à Câmara de Santos, elogia Luiz Roberto Colombo, presidente do Hospital Visão Laser, por seu profissionalismo e respeito ao próximo. Destaca a importância do empreendimento em prol da assistência médica na cidade de Santos. Adiciona que o local funciona como centro acadêmico para alunos de faculdades do município.

 

3 - DIMAS RAMALHO

Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, tece elogios ao deputado Paulo Correa Jr. Saúda os demais presentes. Discorre sobre sua relação de amizade com a família do presidente do Hospital Visão Laser, Luiz Roberto Colombo. Ressalta que o hospital durante seus 80 anos de história foi pioneiro, na região de Santos, em técnicas avançadas na área oftalmológica. Enaltece características da família Colombo, como o profissionalismo e a dignidade.

 

4 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR

Presta homenagem, com entrega de placa, ao presidente do Hospital Visão Laser, Luiz Roberto Colombo.

 

5 - LUIZ ROBERTO COLOMBO

Presidente do Hospital Visão Laser, lê o conteúdo da placa que recebera como homenagem, com a qual manifesta-se feliz. Agradece a todos os presentes. Discorre sobre a origem e a história do Hospital Visão Laser. Comenta os princípios que regem o hospital, como, por exemplo, a responsabilidade social e o respeito ao próximo. Destaca o papel acadêmico do hospital e sua relação com faculdades de Medicina de Santos. Menciona que, a seu ver, Deus tem papel fundamental na busca de conquistas. Agradece a iniciativa do deputado Paulo Correa Jr, a quem tece elogios.

 

6 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR

Cita versículo bíblico sobre a importância da família. Enaltece o papel de liderança do presidente do Hospital Visão Laser, Luiz Roberto Colombo, cujo pai, destaca, fora um visionário. Elogia a competência e a seriedade dos dirigentes e do corpo técnico do hospital. Cita técnicas cirúrgicas avançadas realizadas no local. Comenta sua experiência positiva como paciente do centro médico. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Paulo Corrêa Jr.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORRÊA JR - PEN - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata. Sessão solene com a finalidade de homenagear os 80 anos do Hospital Visão Laser.

Gostaria de nomear as autoridades que fazem parte e compõem a nossa Mesa. À medida que formos nomeando as autoridades, peço uma salva de palmas.

Primeiro, gostaria de cumprimentar ele, que foi deputado estadual por três vezes nesta Casa, deputado federal, representando muito bem o nosso estado de São Paulo, nosso professor e, hoje, presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, meu amigo Dimas Ramalho. (Palmas.)

Também cumprimento o Sr. Luiz Roberto Colombo, que hoje é o responsável e que nos representa cuidando da nossa saúde, presidente do Hospital Visão Laser. (Palmas.)

Cumprimento o vereador da nossa cidade de Santos, meu amigo e meu irmão, Adilson Júnior. (Palmas.)

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, a quem eu agradeço, meu amigo deputado Fernando Capez, atendendo a solicitação deste deputado, com a finalidade de homenagear os 80 anos do Hospital Visão Laser.

Quero dizer aos presentes que, por unanimidade, foi aprovada, pelos meus colegas e pares da Assembleia Legislativa, para que esta sessão fosse realizada nesta data. Homenagem esta justa, que poucos recebem, somente aqueles que têm um trabalho que representam e se destacam no estado de São Paulo, esta é a razão por estarmos aqui hoje congratulando e dizendo que o Hospital Visão Laser faz a diferença no nosso estado.

Eu agradeço a todos os meus colegas e a esta Casa que aprovaram por unanimidade esta sessão. Eu peço uma salva de palmas aos nossos pares. (Palmas.)

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia neste sábado, dia 6, às 21h pela Net, canal 7; pela TV Vivo, canal 9; e digital aberta, canal 61.2.

Convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente PM Sérgio Campos.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORRÊA JR - PEN - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Gostaria de fazer menção às pessoas e à família do Dr. Colombo que estão conosco: Margarida Colombo, esposa do Dr. Colombo e diretora do Hospital Visão Laser; a filha, Maria Cláudia Colombo; o esposo, meu amigo, Sandro Mastellari; o filho e amigo também, Dr. Guilherme Colombo Barboza; a esposa, Fernanda Colombo; o outro filho, Marcello Colombo Barboza; a Thalita Colombo; e os netos Marina, Lourenço e Rafael.

Quero também cumprimentar o meu amigo, vereador Jorge Vieira da Silva Filho, o Carabina, da Câmara Municipal de Santos; e o José Macia, o Pepe, ex-jogador do Santos Futebol Clube, que fez história na nossa cidade, no meu time de coração, que, com certeza, é um exemplo para todos nós. Uma salva de palmas para o Pepe. (Palmas.)

Quero também cumprimentar o Hamilton Prado Alves, que representa o deputado Antonio Salim Curiati; o meu amigo Márcio Delfim, representando toda a família Santini. É um prazer tê-lo nesta Casa de leis. Pagou a promessa de vir aqui nos visitar. Muito obrigado, Marcio Santini pela sua presença nesta solenidade.

Vamos, neste momento, apresentar um vídeo institucional contando toda a trajetória, toda a história que essa família vem construindo na nossa cidade e nos dando o caminho do que é o Hospital Oftalmológico Visão Laser. Vamos assistir ao vídeo institucional.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORRÊA JR - PEN - Antes de passar a palavra ao nobre vereador da Câmara de Santos, representando a Câmara neste ato, Adilson dos Santos Júnior, quero também cumprimentar o Sr. Luis Barboza Neto, que é irmão do Dr. Colombo, médico também, que compõe a nossa Mesa, a quem peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Tem a palavra o vereador Adilson dos Santos Júnior.

 

O SR. ADILSON DOS SANTOS JÚNIOR - Boa noite a todos. Excelentíssimo deputado estadual Paulo Correa Jr, meu irmão, meu amigo, único representante do Poder Legislativo do Estado de São Paulo da nossa cidade. Dr. Dimas Ramalho, sempre deputado, por quem temos o maior apreço e consideração - tem que falar assim porque ele é do Tribunal de Contas -, nosso companheiro na Mesa e acima de tudo um amigo especial. Dr. Colombo, um amigo muito especial e muito querido. Amizade essa que a tempo nós cultivamos, assim como cada um de vocês presentes nesta noite nutre. Uma amizade bastante sincera e especial, com todo o seu jeito peculiar, amoroso e carinhoso.

Em nome do meu amigo Guilherme, meu irmão, cumprimento todos os demais da família Colombo Barboza e a cada um de vocês, cidadãos que vêm nesta noite prestigiar essa família, prestigiar esse empreendimento que, mais uma vez, traduz o orgulho da nossa cidade, e desta vez para todo o estado de São Paulo. Nessa que é uma Câmara Legislativa que representa não só o nosso Estado, mas é a Câmara Legislativa de Estado principal de toda a América Latina.

Para nós, santistas de alma, de coração, de time, aqui representado pelo super Pepe, que acendeu a nossa tocha olímpica na passagem da tocha pela nossa cidade.

Penso que para nós esta é uma noite memorável. Cada um de nós talvez tenha uma história aliada à família Colombo Barboza e ao Hospital Visão Laser ao longo de toda a trajetória desses 80 anos, desde que seu pai saiu lá de Araraquara. Talvez Deus tenha mudado seu caminho, tirando-o da área de transportes e colocando-o na área da medicina. Hoje todos os seus filhos desempenham esse papel, bastante especial, o de cuidar não só de uma área médica, mas, acima de tudo, da questão da visão, que talvez seja um dos principais sentidos que nós temos e desenvolvemos.

Em nome da Câmara Municipal de Santos - aqui também representada pelo vereador Carabina -, eu e os demais vereadores representamos, de forma bastante humilde, o conjunto da cidade que essa família escolheu não só para plantar a semente da amizade e do carinho, mas, acima de tudo, do pioneirismo e do companheirismo.

Penso que hoje existam centenas de colaboradores do Hospital Visão Laser; a todos eles, nossa gratidão pelo trabalho desenvolvido. Acima de tudo, nossa gratidão por exportar grandes valores através dos centros acadêmicos, onde se tem a possibilidade de passar aos alunos e a cada um de nós uma experiência de vida ilibada, transparente e pautada pela ética, pelo profissionalismo e sempre respeitando o próximo, que é o mais importante. Sempre, em cada ação, depositam amor e carinho, seja em nós, seja através de nossos filhos. Tenho o privilégio de conferir a meu filho de três anos, que está presente, a assistência médica dessa família.

Portanto, Dr. Colombo Barboza, quero, de uma forma bastante singela, mais uma vez, traduzir a gratidão da cidade de Santos pela sua trajetória de vida, hoje representada pelos 80 anos de seu empreendimento, que é um orgulho para a nossa cidade. Parabéns a toda família, à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a cada um de vocês que têm o prazer e o orgulho de desfrutar da amizade dessa família tão especial.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORRÊA JR - PEN - É com imenso prazer que passo a palavra ao conselheiro Dimas Ramalho, presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

 

O SR. DIMAS RAMALHO - Boa noite a todos. Voltar ao plenário da Assembleia Legislativa é importante - acho que só o Dr. Colombo Barboza poderia fazer isso - porque fui parlamentar aqui por três mandatos. Quando o jovem e atuante deputado Paulo Corrêa Jr, um deputado ligado às questões religiosas, um deputado que usa seu mandato em defesa da Baixada, propôs esta sessão, pensei: “Eu vou.”

Quero saudar esta Assembleia, porque aqui é a Casa do povo. Ao deputado Paulo Corrêa Jr, esta jovem liderança que tem um longo caminho a percorrer nesta Assembleia, na Baixada, o meu respeito. Parabéns. Uma salva de palmas, V. Exa. merece. (Palmas.)

Quero saudar o vereador Adilson Júnior, que veio falar em nome da Câmara. E saudando o Adilson, eu saúdo também o vereador Carabina.

Vocês sabem que a Câmara e a Assembleia representam todos os partidos, portanto todas as tendências. Não há lugar mais democrático do que o Parlamento, porque o Executivo é um só e o Parlamento representa todo mundo. Muitas vezes a pessoa vê aquela confusão em plenário e pensa: “Meu Deus, será que eles estão entendendo?” Eu digo que sim. Apesar das discussões, das conversas, eles sabem o que se passa. E tanto a Assembleia como a Câmara são lugares de discussão. Aprendi muito aqui, neste plenário, respeito muito o Poder Legislativo.

Quero saudar os velhos amigos que estou vendo e todos os convidados na pessoa do Pepe, que fez muito bem para o Santos, mas para mim, que sou palmeirense, deu muitas tristezas, porque ele gostava de marcar gol contra o Palmeiras - mas reconheço que ele é um ídolo não só do Santos, mas de todos aqueles que gostam do bom futebol, que gostam das pessoas de bem. Portanto, como palmeirense, quero saudar você, Pepe. Sinto orgulho de tê-lo aqui. (Palmas.)

Uma saudação à família Colombo Barboza.

Nós não estamos aqui por acaso. Nós não estávamos passando em frente à Assembleia e entramos. Todos estão aqui por um motivo.

Se o comitê soubesse, teria adiado a cerimônia de abertura das Olimpíadas para nos estendermos mais nesta solenidade. É que eles não sabiam.

A família Colombo Barboza tem uma grande referência com a minha vida e com aqueles com quem convivi. Os pais deles eram amigos de meus pais em Taquaritinga. É por isso que estou aqui. Lembro-me da Dona Marina e do Dr. Barboza em Taquaritinga. Eu, garoto, família grande, e está aqui o seu irmão, Boza, e cada irmão dele estudou com um irmão meu. Somos sete irmãos e eles são, acho, cinco irmãos. Alguém pergunta: “Mas resistiu até hoje?” Aqui estou para dizer que sim. Certos encontros resistem a vida inteira, e o encontro da minha família, da cidade onde nasci e a cidade onde moro, Araraquara, há trinta e tantos anos, quero dizer que sim, existe. Estou aqui para homenagear, claro, o Dr. Colombo, os seus filhos, a sua esposa, os seus netos, mas também para elogiar uma coisa chamada afeto, amizade, coisas que, não sei se vocês sabem, estão um pouco em falta em nosso Brasil e no nosso mundo.

Alguém falou: “80 anos de um hospital”. O que dura 80 anos hoje? Nada. É muito difícil durar 80 anos. Vivemos um mundo estranho hoje. Não sei se vocês sabem, mas todo mundo olha para baixo hoje. Antes do Pokémon já olhava, agora então está um inferno. Todo mundo olha para baixo, as pessoas não falam mais. Sentam à mesa, quatro pessoas, olhando para WhatsApp. Acho que conversam e pedem comida pelo WhatsApp, não olham para os olhos das pessoas. Tivemos várias revoluções no mundo. A revolução tecnológica, Dr. Barboza, Dr. Colombo, foi muito importante, mas deixou um problema a todos nós. Qual é? Nós vivemos dois mundos ao mesmo tempo: no real e no virtual. No virtual, qual é? É Facebook, Twitter, WhatsApp, Snapchat, tudo. Tudo tranquilo, ótimo, ninguém tem dor, todos sorrindo. E o mundo real, que tem a segunda-feira, os problemas, o banco, a família. A grande questão é você diferenciar o que é real e o que é virtual. É como se vivêssemos num constante e duplo fuso horário. Há quem ache que o real é o virtual. Mas não é.

Estou aqui para dizer que o real é o hospital que constrói 80 anos de história. É um hospital que sabe se reciclar, se reinventar e se reconstruir. Sabe capacitar, são as cirurgias a laser. E sou de uma época que não era assim. Sou de uma época que, quando morava no interior, tinha a carta. Aqui ninguém sabe o que é uma carta, que é um papel em que você escrevia, mandava e demorava três dias para chegar e mais três para voltar. Sou do tempo que não tinha computador. Carta era bom porque você escrevia à noite e mandava no dia seguinte. Só que você relia no dia seguinte: “Não, eu escrevi isso?”, e você podia rasgá-la.

Com o computador não pode mais, se apertou o botão, para o resto da vida, fica lá.

Eu sou do tempo em que se tinha uma televisão nas casas. Uma televisão só. Hoje, tem 40. Aliás, não tem televisão. Você assiste no seu celular. Essa que é a verdade.

Só que isso trouxe um mundo diferente, também, que é o mundo em que as pessoas são conectadas o tempo inteiro. No entanto, estão muito solitárias, estão muito sozinhas. Porque nada supera o afeto, a mão, a conversa.

Estou vindo aqui para falar de uma família que por onde passou só deixou bons exemplos. Estou vindo aqui para dizer que se a família do Dr. Colombo é padrão em Santos - e é, tenho muito orgulho disso -, construiu-se no profissionalismo, na capacitação, no investimento do hospital maravilhoso.

Falo de uma família que segue os passos do pioneiro, o Dr. Luiz Barboza. É fato que o que une todo mundo que está aqui e une a família dele é um sentimento de humanidade, de amizade, de respeito. É isso que está um pouco em falta no nosso País e no nosso Mundo.

A minha vinda aqui se dá no sentido de dizer que é muito bom poder comemorar os bons exemplos neste momento por que o nosso País passa. Neste momento é importante dizer: olha, essa é uma família que faz um bom trabalho, gera emprego, tem experiência, faz uma boa medicina, dá um bom exemplo, constrói o Brasil que queremos, com trabalho.

Que bom que a Assembleia Legislativa de São Paulo, assim como fez a Câmara de Santos, por meio do deputado Paulo Corrêa Jr, houve por bem fazer esta homenagem que vai ficar registrada nos Anais da Assembleia, que vai passar na televisão e a que todo mundo vai ter acesso.

O Brasil que queremos não é aquele Brasil na televisão, que a pessoa fala que vai devolver cem milhões, como se estivesse falando de centavos. Não é aquele Brasil que você liga à noite e você tem vergonha de ficar do lado do seu filho porque você fala para ele ser uma pessoa correta, fazer o certo.

Esta homenagem à Visão Laser é uma homenagem ao País que nós queremos, que é o País da maioria dos brasileiros, de pessoas corretas, sérias, honradas, que nunca esqueceram sua origem.

Você não esquecer sua origem é um grande passo para você não errar. É por isso que eu estou aqui. Fui parlamentar durante seis mandatos. Estou em outra função hoje. Fui promotor de Justiça, fui muita coisa, mas nunca me esqueci dos verdadeiros amigos, das minhas raízes, dos meus professores, dos meus pais e daqueles que construíram sua vida na dignidade.

A família Colombo Barboza é isso. Com certeza absoluta o seu exemplo há de ficar sempre em Santos, em São Paulo e no Brasil.

Reunir tantos amigos assim, numa sexta-feira, só tem um significado, que é dizer: “Obrigado, família Colombo Barboza, já na sua terceira geração e caminhando para a quarta geração.

Obrigado pelo exemplo. Minha família traz à família deles um abraço, como os nossos pais, que não estão mais aqui, se abraçavam lá atrás, como nossos avós, para construir uma linhagem de certeza, de honestidade, de construção, e de volta ao início. Certos encontros duram para sempre.

Nosso encontro, da minha geração, da minha família com a geração, com a família dos Colombo Barboza, começou há 100 anos, e vai continuar, porque é algo que nos une muito mais que tudo, que é o afeto, o respeito, o carinho, a amizade. Isso é muito.

Muito obrigado, que Deus ajude.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORRÊA JR - PEN - Neste momento faremos a entrega de uma placa ao Sr. Luiz Roberto Colombo, presidente do Hospital Visão Laser, e também convido sua filha Maria Cláudia, para que façamos também a entrega de um ramalhete de rosas para a Sra. Margarida Colombo.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. LUIZ ROBERTO COLOMBO - Boa noite a todos. Antes de falar, quero ler os dizeres da placa:

“Parabéns Hospital Oftalmológico Visão Laser. Foi cuidando tão bem da saúde ocular das pessoas que todo mundo passou a não tirar os olhos de vocês. Oitenta anos tratando da visão com conhecimento, cuidado e competência. Deputado Paulo Corrêa Jr. Assembleia Legislativa de São Paulo.”

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORRÊA JR - PEN - Agora, oficialmente, tem a palavra o Dr. Luiz Roberto Colombo.

 

O SR. LUIZ ROBERTO COLOMBO - Boa noite a todos. É com uma imensa alegria e com muita felicidade que estou aqui neste momento. Quero agradecer a esta Mesa, composta pelo deputado Paulo Corrêa Jr, autor desta homenagem.

Agradeço ao deputado conselheiro, que possui tantos títulos, meu querido amigo Dimas Ramalho, que proferiu palavras tão carinhosas e sinceras. É uma história de vida de mais de 100 anos de amizade, que nos emociona profundamente.

Ao meu amigo Adilson, vereador da Câmara Municipal de Santos, ao meu amigo Carabina e a todos que vieram representar Santos, quero dizer que é um orgulho muito grande para nós. Hoje, no Dia Nacional da Saúde, nada é por acaso. Tudo tem uma razão muito forte de ser.

Não tenho a retórica e a oratória desses maravilhosos oradores. Portanto, é muito difícil vir aqui e falar de improviso sobre todo esse sentimento que estou sentindo em meu coração.

Muito feliz, rendo a homenagem, com o máximo de respeito e gratidão, à minha amada família, à minha esposa Maria Margarida, aos filhos Marcello, Guilherme e Maria Cláudia, aos meus amados netinhos, Rafael, Lourenço e Marina, ao meu genro Sandro, às minhas noras Thalita e Fernanda, à minha sogra Isalinda, à querida Carmen, aos nossos colaboradores, ao meu amado irmão, aos colegas médicos presentes, aos meus amigos e amigas de Santos e São Paulo e à minha querida cidade de Taquaritinga que, como bem disse o Dimas, soube criar filhos ilustres e respeitados, mas, sobretudo, humildes.

Agradeço ainda a presença dos meus queridos amigos de infância que, nesta memorável noite, vieram à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através da proposição do nobre deputado estadual Paulo Corrêa Jr.

Relatar os 80 anos das atividades médico oftalmológicas da família Colombo Barboza - simbolizadas pelo Hospital Visão Laser, excelência e referência em oftalmologia -, é confirmar uma grandiosa história da medicina brasileira, mesmo nesta época político econômica e moral tão difícil para a nossa Pátria democrática, que conquistamos e da qual somos guardiões.

Dou vivas, hoje, à operação Lava-Jato. Mas, hoje, nosso povo está unido para realizarmos com competência e fidalguia uma ótima olimpíada no Brasil, país abençoado por Deus.

Meu pai, Dr. Luiz Barboza Filho, médico idealista, se preparou há 80 anos, iniciando seus estudos muito jovem na Universidade Federal do Paraná, na Escola Paulista de Medicina, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na Europa e em Taquaritinga, mas fixando-se definitivamente na amada e maravilhosa cidade de Santos, terra da liberdade e da caridade, berço de grandes vultos da nossa história.

Ele projetou esse grandioso sonho, que já perdura por três gerações médicas. Trabalhou com muita dedicação também na saúde pública e, por ter sua carreira médica ilibada, teve o reconhecimento do Conselho Regional de Medicina, recebendo a medalha do mérito médico por sua conduta médica exemplar.

Muitas vezes me pergunto como conseguimos levar adiante os 80 anos deste nobre propósito médico com a família unida. Sem dúvida essa é a grandiosa razão da nossa longa trajetória. O mundo mudou, sobretudo com a tecnologia, mas os princípios divinos são eternos. Portanto, seguimos princípios e temos a absoluta convicção de que tudo que temos é um meio e de que nosso objetivo, e fim, é sermos úteis ao nosso próximo com ações, exemplos de vida e com o sentimento de interdependência, pois reconhecemos que nosso corpo humano também é formado por vários sistemas interligados e interdependentes.

Somos fiéis e agradecidos a Deus, o Grande Arquiteto do Universo, e a Cristo, nosso mestre. Somos, também, agradecidos aos nossos pais, Dr. Luiz Barboza Filho e Marina Colombo Barboza, que sonharam com o segmento desse propósito com o qual hoje estamos tendo o reconhecimento de todos vocês, meus queridos amigos.

Neste período em que o nosso Brasil passa por momentos políticos, econômicos e morais muito difíceis, procuramos trazer esperança a todos vocês e mostrar que nada resiste ao trabalho digno, honesto e com muita dedicação e aprimoramento físico, mental e espiritual.

Mas quando nos deparamos com grandes desafios, lembro-me dos meus queridos pais, que reuniam a família e perguntavam: “Vocês acreditam em Deus, ou vocês confiam em Deus?” Diante da confiança em Deus, ficamos mais unidos e fortes na busca dos nossos objetivos, e concluímos que tudo o que temos é fruto do nosso merecimento e portanto devemos trabalhar muito para merecer. É o que fazemos sempre.

Somos muito responsáveis e não transferimos responsabilidades. Transferimos, sim, conhecimento, pois somos, com muito orgulho, os professores de Oftalmologia das duas importantes faculdades de Medicina de Santos, a Universidade Metropolitana de Santos e a Fundação Lusíada; e também o Marcello e o Guilherme, professores da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. No ano de 2017, já estaremos preparados para receber médicos residentes e pós-graduandos no Hospital Visão Laser.

Sempre compartilhamos o nosso conhecimento, pois temos responsabilidade social. Ajudamos entidades assistenciais e filantrópicas, fazendo várias campanhas informativas de glaucoma, catarata e doenças infecciosas.

Também temos a felicidade de sermos parceiros do maravilhoso, exemplar e internacional Instituto Neymar Júnior, na Praia Grande, um trabalho maravilhoso. Aprendemos com meu pai a sermos pacientes com toda a evolução, pois a semente demanda um tempo para germinar e dar árvore, flores e frutos. E também a sermos prudentes, pois a aventura pode ser louca, mas um aventureiro tem que ser prudente e lúcido.

Procuramos sempre viver de forma modesta e equilibrada, sem permitir que a vaidade e a luxúria venham ocupar espaço nas nossas vidas. Louvamos o respeito a tudo e a todos, pois ele é, para nós, o combustível que nos impulsiona a viver em paz e harmonia com todos os amigos e familiares, mas, sobretudo, aos nossos colaboradores dedicados e competentes, a quem rendemos nossa eterna gratidão e reconhecimento.

Destaco o princípio mais valorizado pelos meus pais e ensinado à família Colombo Barboza: a humildade, pois reconhecemos que somos todos filhos de Deus e, portanto, todos irmãos.

Quis o destino e o Universo conspirou para que chancelemos nossos 80 anos de trabalho oftalmológico, recebendo o reconhecimento do amigo, deputado estadual Paulo Corrêa Jr., jovem político, honesto, competente, muito dedicado à missão social e educacional, o que só valoriza esta homenagem ao Hospital Visão Laser.

Deputado Paulo Corrêa Jr., V. Exa., que tem uma formação familiar exemplar e tradicional - através do seu pai Paulo Alves Corrêa, apóstolo da Igreja Assembleia de Deus, fundada em 1911, no estado do Pará, por dois evangelistas suecos que aportaram em Santos em 1924 e fundaram, em 1928, a pioneira. O apóstolo Sr. João Alves Corrêa, seu avô, durante mais de 50 anos, esteve à frente com muito amor, conduzindo essa importante igreja evangélica, que trabalha incansavelmente para a construção de um mundo bem melhor.

Parabéns à família Corrêa. Muito obrigado, querido amigo Paulo Corrêa Jr, deputado estadual. Você se tornou inesquecível para a família Colombo Barboza. Neste momento de alegria, em que sentimentos antagônicos se entrechocam em nosso íntimo, sinto que todos vocês estão indeléveis em nossos corações e já fazem parte de nossa história.

Finalizando, afirmo: o mais importante legado que recebi de meus pais e que transmito à família Colombo Barboza é manter os nossos princípios sempre vivos e ativos. Portanto, garanto a todos os queridos amigos presentes que vamos prosseguir trabalhando incansavelmente para que o honrado Hospital Visão Laser, excelência e referência em oftalmologia, seja cada vez mais útil, querido e respeitado por todos os clientes e por toda a comunidade médica brasileira e internacional.

Muito obrigado a todos os presentes. Estamos muito felizes e emocionados. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORRÊA JR - PEN - Antes de iniciar a minha fala, eu gostaria de pedir uma salva de palmas e de cumprimentar o meu amigo, meu irmão que conheço há muitos anos, Sr. Luiz Américo, que se encontra aqui conosco. É um ícone da nossa Baixada Santista, do meio artístico, cultural, uma das grandes vozes que temos ali, no Guarujá. Muito obrigado, meu irmão. Seja bem-vindo a esta Casa.

Dr. Colombo, cumprimento, mais uma vez, a sua família: o Guilherme, a Fernanda; o Marcello e a Thalita; a Marina, o Lourenço, o Rafael; a Maria Cláudia, o meu amigo Sandro; a Margarida, sua esposa.

Gostaria de dizer que estou extremamente feliz, satisfeito, porque vejo que uma multidão se encontra aqui na Assembleia Legislativa. São pessoas que saíram das suas casas, das suas cidades, deixando, talvez, de assistir a um dos maiores eventos que acontecem no nosso planeta, que é a abertura dos Jogos Olímpicos. Quando acontece um fato desses é porque são pessoas por quem temos carinho, que sabemos honrar, que fazem a diferença na nossa vida.

Aqui, estamos vendo os seus amigos e a sua família que lhe vem honrar, que eu parabenizo e pela qual tenho imenso respeito. Para mim, a base de tudo é a família. É o princípio que eu tenho como bandeira número um. Juntamente com o social, defendo, aqui, nesta Casa de Leis, os princípios da família.

O senhor é um exemplo de comandante, de líder de uma família. Vou citar um versículo bíblico, que diz que um reino dividido não subsistirá. O nosso primeiro reino é a nossa casa, a nossa família. O senhor vem nos dar um exemplo, aqui, de homem honrado, pai de família, um excelente sogro, avô, esposo e pai, na hora de repreender e de aconselhar, líder desse reino que é a sua família. Parabéns por herdar isso do seu pai, que foi um visionário.

É muito difícil darmos continuidade a um referencial que tem uma visão ampla e hoje toda a sua família acolhe os frutos dessa visão. Grande responsabilidade é essa, que eu vejo que o senhor tem tratado com maestria e administrado muito bem.

Quero cumprimentar a sua esposa, porque não está atrás, mas, sim, ao lado, como eu vejo ali, no Hospital Oftalmológico Visão Laser. Ao lado de um grande homem sempre há uma grande mulher. Por isso, parabéns à senhora, Dra. Margarida. Eu sei que nos momentos mais difíceis é o seu conselho que ele vai ouvir.

Parabéns aos filhos, o Guilherme e o Marcello, que, ali, ao lado, sempre estão trabalhando com o pai. Eu vejo a dedicação, o carinho e o amor. Não é só trilhar o caminho do pai porque não teve outra opção. Pelo contrário, eu vejo naqueles que ali trabalham a dedicação, com seriedade, com carinho e amor. Logo mais, lá na frente, eu vou falar da experiência que eu tive por ser tratado por um de seus filhos e do carinho com que fui tratado. Eu vou falar disso mais no final, mas eu vejo a competência, a seriedade e o amor que têm em fazer este trabalho.

Parabenizo vocês com alguns dados técnicos - e eu vou dar apenas dois exemplos de tantos que já ouvimos aqui, hoje. A referência que se tem em 1975: fazer o primeiro transplante de córnea. E agora, em 2015, na nossa região, foi feito o primeiro transplante de córnea a laser. São atos e fatos que acontecem na nossa região e que também nos marcam e nos deixam saber que temos o talento da nossa Baixada Santista nas mãos dessa família.

Quero dizer também, Dr. Colombo, que eu particularmente sou grato pelo tempo que meu avô e meu pai passaram no Hospital Visão Laser. Particularmente, cheguei em casa uma semana com minha visão embaçada. Eu achava que isso era um simples problema de ter que usar óculos. E estava sentindo alguns sintomas, estava debilitado e não sabia o que era. Minha visão foi embaçando e eu não conseguia ver quase nada. Quando cheguei ao Hospital Visão Laser, fui atendido pelos doutores Guilherme, Marcello, Luís Colombo e Margarida. E todos se envolveram, colocaram a mão na cabeça e falaram: “Isso é sério, Paulo”. Eu estava com toxoplasmose, não me esqueço mais desse nome.

Rapidamente, fui medicado e tratado. Graças ao Hospital Oftalmológico Visão Laser e a essa família, hoje consigo enxergar cada um de vocês, consigo ler. Se não, teria perdido minha visão. Aprendi com o Dr. Colombo. Logo que me sentei em sua cadeira, ele me disse: “Paulo, você tem que parar um pouco com suas atividades. Você tem que parar com a correria. Sei que você é jovem, mas tem que parar um pouco para cuidar da sua visão, porque nada paga o preço de uma visão”. Ouvi aquele conselho, parei e me tratei com ajuda da família. Hoje, graças a Deus, estou recuperado. Sou eternamente grato, porque fui um paciente e tive a experiência de viver o que essa família faz e como tratam. Já tinha ouvido falar bastante dela. Sou apenas um caso dentre milhares de pessoas que passaram pelas mãos dela e foram atendidos nesse hospital.

Meus parabéns, Dr. Colombo. Que o senhor continue sendo esse exemplo de cidadão, esse exemplo profissional, exemplo de pessoa, pai e líder; exemplo de amigo que aconselha e sempre dá uma sugestão importante para que possamos desempenhar nosso trabalho. Não é à toa que o senhor está sendo tão prestigiado aqui por amigos. Amigos ilustres, que passaram por aqui, como o Dr. Dimas Ramalho, que está ao meu lado. Deixo aqui o meu reconhecimento a seu trabalho, sua liderança, a seu companheirismo.

Ele sempre atende todos os deputados desta Casa com muita ética, com muita clareza e carinho. Muito obrigado pela sua presença em nossa sessão solene. Esta Casa se sente abrilhantada com sua presença.

Quero também agradecer um irmão, meu amigo, vereador Adilson Junior. Ele foi a pessoa que ligou para mim e disse: “Paulo, a Visão Laser está completando 80 anos, você já conhece a família e sabe o que aconteceu. Vamos fazer uma homenagem na Assembleia Legislativa.”

Eu prontamente falei: “Adilson, você está mais do que certo. Por que eu não tinha pensado nisso antes?” Muito obrigado, meu amigo, meu irmão, que também é um dos responsáveis por esta sessão solene estar acontecendo hoje.

Por fim, quero agradecer o pessoal do Cerimonial, os funcionários da Casa, o pessoal do Fernando Capez, nosso presidente. Todos se empenharam.

A agenda para sessão solene estava lotada para todo o ano. Nós insistimos e pedimos a compreensão, e eles prontamente atenderam e conseguimos esta data, assim que houve uma desistência.

Muito obrigado aos funcionários do Cerimonial. Obrigado à assessoria do nobre deputado Fernando Capez, que colocou a Casa e os funcionários à disposição.

 Dr. Colombo, leve meu abraço e meu reconhecimento e de minha família. Espero que Deus lhe abençoe muito, que Deus ilumine a sua família. Os passos de um homem bom são confirmados por Deus. Hoje estamos confirmando quais são seus passos e o que V. Exa. tem plantado em nossas vidas.

Parabéns, mais uma vez para a cidade de Santos, para a Baixada Santista. Como disse meu amigo, presidente Dimas Ramalho, eles encheram e abrilhantaram a Assembleia Legislativa, representando com maestria nossa região. Peço uma salva de palmas a todos vocês, que abrilhantam nossa Casa.

Que Deus abençoe Dr. Colombo, o senhor e a sua família.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários da Audiofonia, da Taquigrafia, da Conferência de Debates, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp e das Assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta sessão solene.

Convido todos para um coquetel que será servido no Salão Waldemar Lopes Ferraz.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 10 minutos.

 

* * *