http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

30 DE SETEMBRO DE 2016

139ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO e CEZINHA DE MADUREIRA

 

Secretário: CEZINHA DE MADUREIRA

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - CEZINHA DE MADUREIRA

Assume a Presidência.

 

3 - JOOJI HATO

Discorre sobre a má situação econômica pela qual passa o País, isentando o presidente Michel Temer de responsabilidade sobre a origem da crise. Lamenta a violência urbana, citando algumas providências que deveriam ser tomadas para se resolver o problema.

 

4 - JOOJI HATO

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

5 - PRESIDENTE CEZINHA DE MADUREIRA

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 03/10, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra sessão solene a ser realizada hoje, às 20 horas, com a finalidade de "Comemorar o Dia dos Motoclubes". Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Cezinha de Madureira para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o primeiro orador inscrito para falar no Pequeno Expediente, nobre deputado Marcos Martins. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Ramalho da Construção. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Coronel Camilo. (Pausa.) Tem a palavra a nobre deputada Leci Brandão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Delegado Olim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Itamar Borges. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Carlos Neder. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado André Soares. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Carlos Giannazi. (Pausa.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Cezinha de Madureira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Tem a palavra o nobre deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Coronel Telhada. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Rodrigo Moraes. (Pausa.) Tem a palavra a nobre deputada Marta Costa. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Teonilio Barba. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Gil Lancaster. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Afonso Lobato. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Aldo Demarchi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Caríssimo deputado Cezinha de Madureira, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, senhores telespectadores, com V. Exa. na Presidência, Sr. Presidente, nós ficamos mais perto de Deus porque V. Exa. é um homem religioso.

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Tenha certeza de que não esqueço de V. Exa. nas minhas orações quando me dirijo ao meu Todo Poderoso Deus.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Eu lhe agradeço. Nós também sempre oramos para que V. Exa. e sua família tenham muita saúde.

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Estamos próximos das eleições municipais. Eu que fui vereador durante 28 anos sei como é difícil uma eleição local. Mas desejo muita sorte a todos e que não tenhamos aqui o que temos visto em outros estados: assassinato de candidatos. São 28 no País, uma coisa que nos entristece muito.

Estamos muito preocupados com a situação nacional. O País está mergulhado em uma crise econômica, social e política sem precedentes. A crise política está-se resolvendo com o novo governo, o governo de Michel Temer. Ele que era vice-presidente, torna-se presidente efetivo.

Doze milhões de desempregados.

Não pode ser culpa do presidente Temer os 12 milhões de desempregados, que à época era vice-presidente. O vice-presidente não tem força para decidir, pois quem manda é o presidente. Não adianta o vice querer fazer algo que não consegue, quanto mais no governo anterior. Só que a culpa hoje é de Michel Temer, não do governo anterior. Todos o criticam, pedem ‘Fora Temer’. Isso nos entristece porque Michel Temer não era o presidente da República. Agora o é e precisamos dele para que possa conduzir este país a um porto seguro.

A violência que aí está é culpa de Michel Temer também. Tudo o que acontece de ruim é culpa do presidente da República. Não pode ser assim.

Portanto, nestas eleições precisamos escolher o melhor para que este seja um país mais justo e com qualidade de vida. Não dá mais para aceitar esta situação.

Procuro pedir nas minhas orações para que os nossos jovens que estão nas ruas sejam salvos, porque esses jovens estão indo para um caminho que não interessa. Ficar em um cruzamento pedindo esmola, com a mãe e o pai de rua atrás, é muito grave. Essa criança e esse adolescente vai aprender tudo que não presta e, provavelmente, vai trilhar o caminho do mal, e não o caminho do bem.

É por isso que eu fiz a lei dos cruzamentos, a lei que ajuda a controlar esse tipo de delito nos cruzamentos, nos faróis, nos semáforos, para que possamos salvar esses adolescentes das garras da maldade, do mal, do caminho ruim. E a violência vai aumentando à medida que não atuamos nesse setor.

Também agradeço a meus caros colegas deputados por me ajudarem a aprovar o Projeto de lei, hoje é lei, das câmeras de segurança em pontos estratégicos, em praças e em logradouros em que tenham ocorrido delitos. Quantos sequestros não ocorrem? Na minha rua, a 60, 80 metros do portão da minha casa, tentaram sequestrar uma pessoa que eu amo, uma pessoa de que eu gosto. Vou agora para a delegacia de sequestro ajudar a vítima.

Ficamos preocupados, sorte que temos câmeras que talvez ajudem a elucidar. Quantos sequestros não ocorrem? Quantos delitos não são apurados? Mas, com as câmeras de segurança, com certeza conseguiremos apurar, prender e punir os infratores.

Quero, deputado Cezinha de Madureira, agradecer seu apoio a esse projeto, que tem que ir para frente e ser regulamentado rapidamente pelo governador. Esse projeto deve estar acoplado aos radares, que é uma proposta de um candidato a prefeito da Capital. Espero que possamos minorar o sofrimento da população que está à mercê da sorte.

Fiz a lei seca, chamada lei fecha bar, a lei que controla bebida alcoólica, lei do silêncio. Essa lei ajuda a diminuir as desagregações familiares. O indivíduo bebe em demasia, chega em casa e espanca a mulher, os filhos, sai dirigindo e atropela, ou sai embebedado, “mamado”, e é atropelado. Aparecem todos no pronto-socorro, por isso falamos que temos que tirar as sobrecargas dos hospitais. Se salvarmos essas crianças nos cruzamentos, evitarmos os acidentes, evitarmos que as pessoas bebam em demasia, se droguem e provoquem acidentes, ferimentos a bala - por isso digo que a violência mata e fere -, evitaremos que elas sobrecarreguem os hospitais, que não tem nem recursos e muito menos médicos e paramédicos para dar um atendimento médico-hospitalar satisfatório.

Não digo nem um atendimento bom, apenas satisfatório, mas não consegue. Todo mundo enfileirado, hospitais sem recursos, desaparelhados, sem médicos, sem enfermeiras, santas casas fechando, enfim, é uma anarquia. Esse País, nessa situação, o Michel Temer não é o culpado, isso é uma herança que já vem de muito tempo.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - O pedido de V. Exa. é regimental.

Aproveitando, gostaria de lembrar aos caros amigos telespectadores e internautas que nos ouvem e que nos assistem para que não se esqueçam de, domingo, irem exercer seu poder de cidadão, seu dever de cidadão, indo às urnas votar em vereadores e prefeitos, não se esquecendo que tudo que acontece em sua cidade e bairro também é de sua responsabilidade, através de sua escolha. Faça isso valer no próximo domingo.

Está aí meu pedido, como deputado desta Casa, representante de uma grande parte da população deste Estado, para que você vá exercer seu dever de cidadão.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de segunda-feira, à hora regimental, sem Ordem do Dia, lembrando-os da Sessão Solene a realizar-se hoje, às 20 horas, com a finalidade de comemorar o Dia dos Motoclubes.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 45 minutos.

 

* * *