http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

26 DE SETEMBRO DE 2016

061ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM ÀS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DA PM

 

Presidente: CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

1 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Coronel Camilo, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear as Entidades Representativas da Polícia Militar do Estado de São Paulo". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo; a quem agradece. Saúda os integrantes da Mesa. Agradece os deputados Coronel Telhada e Delegado Olim pelo apoio na defesa da Polícia Militar nesta Casa. Destaca a necessidade da união da família policial na defesa da população paulista.

 

2 - CORONEL TELHADA

Deputado estadual, saúda o deputado Coronel Camilo e todas as autoridades presentes. Parabeniza as associações e as entidades que trabalham pela Polícia Militar. Destaca a importância do trabalho destas associações. Ressalta a necessidade de valorização do policial militar. Informa que este deputado, juntamente com os deputados Coronel Camilo, Delegado Olim e Gil Lancaster, trabalham forte em defesa das polícias e da divulgação do trabalho das mesmas. Lembra que eles participam diariamente das sessões ordinárias e de todas as atividades deste Legislativo. Diz que as pessoas que criticam a polícia ou não conhecem a instituição ou são vagabundos. Afirma que sem uma polícia forte não há democracia. Parabeniza todos os presentes.

 

3 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Parabeniza as entidades pelo trabalho realizado. Afirma que a polícia paulista é a melhor do Brasil, graças também aos veteranos que participaram anteriormente. Destaca a luta das entidades pelas pensionistas. Coloca o gabinete dos deputados desta Casa à disposição de todos. Anuncia a homenagem às 22 entidades representativas da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com entrega de diploma ao Sr. Elcio Inocente, representando todas as entidades. Pede uma salva de palmas a todos os homenageados. Agradece o trabalho desenvolvido pelas entidades.

 

4 - ELCIO INOCENTE

Representante da Associação dos Policiais Militares portadores de deficiência do Estado de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Demonstra seu orgulho em representar as entidades homenageadas. Ressalta a importância do apoio das entidades de classe aos policiais. Menciona as dificuldades vividas pelos policiais e suas famílias, muitas vezes, socorridos pelas associações hoje presentes nesta Casa. Parabeniza todos os homenageados. Diz ser hoje um dia especial.

 

5 - RICARDO GAMBARONI

Comandante-geral da Polícia Militar, cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta seu orgulho em estar nesta Casa representando a Polícia Militar. Destaca o espírito combativo sempre presente na instituição, desde a sua fundação. Informa que, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar busca a melhoria para a sociedade, tornando-a mais segura e também a melhoria das instituições e da qualidade dos policiais. Menciona a redução dos índices de homicídios em São Paulo, comparável aos países de primeiro mundo. Discorre sobre o trabalho da Polícia Militar no patrulhamento e prevenção. Informa que oito mil vidas foram preservadas pelo trabalho da polícia, em comparação com o final da década de 90. Diz que há ainda muitos objetivos para serem alcançados, é um trabalho contínuo. Considera a polícia paulista a melhor do Brasil e uma das melhores do mundo. Cumprimenta todos os que construíram as instituições presentes nesta homenagem. Destaca a importância das entidades e da constante evolução do modelo de trabalho. Lembra que está há 36 anos no serviço ativo da PM, agradecendo a cada dia por pertencer a esta instituição. Cita o reforço do serviço "PM Vítima". Fala que a sociedade não pode permitir o assassinato de tantos policiais militares, o que considera um crime contra o Estado.

 

6 - MÁGINO ALVES

Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, saúda o deputado Coronel Camilo e as autoridades presentes. Menciona a dedicação dos policiais, que entregam as próprias vidas em defesa do cidadão paulista. Diz ter muito orgulho de ocupar este cargo. Informa que as entidades presentes representam uma comunidade com mais de 130 mil homens, entre os ativos, veteranos e as pensionistas. Coloca-se à disposição para ajudar no que for necessário. Destaca o respeito, o apoio e o orgulho do governador Geraldo Alckmin pelas polícias. Ressalta que estão sendo consideradas todas as possibilidades para que a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica tenham o merecido reconhecimento. Agradece a oportunidade de estar presente nesta homenagem parabenizando as entidades e as polícias.

 

7 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Informa que um dos seus objetivos nesta Casa é lutar pela assistência jurídica aos policiais. Destaca a grande ajuda das associações neste tema. Discorre sobre a trajetória do Sr. Angelo Criscuolo, a quem agradece em nome do Governo do Estado e desta Casa. Afirma que ele fez a diferença. Presta homenagem, com entrega de placa e flores, à esposa do Sr. Angelo Criscuolo, Dolores Mateus Criscuolo. Lê o histórico e objetivo da Cruz Azul e anuncia a apresentação de duas músicas pelo Coral desta entidade. Agradece a presença de todos. Destaca a vibração dos jovens que entram na polícia e que frequentam a Escola Superior de Soldados e a Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE CHAPADA DE AMORIM - Comunicamos aos presentes que esta sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, às 21 horas pela NET, canal 7; pela TV Digital, canal 61.2 e pela TV Vivo, canal nove.

Convidamos a tomar assento à Mesa dos trabalhos: o Sr. Deputado Coronel Camilo; o Sr. Mágino Alves Barbosa Filho, secretário de Segurança Pública; o Sr. Coronel da PM Ricardo Gambaroni, comandante-geral da Polícia Militar. Convidamos também o Sr. Sargento Elcio Inocente, da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo.

Com a palavra, o presidente desta sessão solene, deputado Coronel Camilo.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Bom dia a todos. Eu peço ao nosso Cerimonial que chame o deputado Coronel Telhada.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE CHAPADA DE AMORIM - Chamamos o Coronel Telhada, deputado estadual desta Casa, para tomar assento à Mesa.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras e senhores, sejam todos bem-vindos a esta Casa de Leis. Em nome do nosso presidente Fernando Capez, quero de antemão dizer que todos são bem-vindos a frequentar esta Casa. Esta Casa é de todos nós, precisamos cada vez mais, estarmos aqui unidos para construirmos bons projetos e boas leis, que atendam ao cidadão de São Paulo.

Sejam todos bem-vindos a esta solenidade. Ela tem como finalidade homenagear as entidades representativas da Polícia Militar de São Paulo. Comunicamos a todos os presentes que esta sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, às 21 horas pela NET, canal 7; pela TV Digital, canal 61.2 e pela TV Vivo, canal nove.

Esta é uma sessão solene, por isso tem esses formalismos, ela só é feita neste plenário com autorização do nosso presidente. É só ele que dá autorização para que seja feita aqui, e isso é votado por todos os deputados. Agradecemos a presença de todos.

Convido agora todos os presentes, em posição de respeito, para cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Mais uma vez, sejam todos bem-vindos à nossa Assembleia Legislativa de São Paulo. Faço aqui um agradecimento ao subtenente Sergio Ricardo Villas Boas, maestro da nossa Banda da Polícia Militar, para o qual peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Senhoras e senhores, gostaria de citar aqui os que estão integrando a nossa Mesa, nossas entidades. Gostaria de agradecer a presença e saudar o nosso secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, sempre presente e que ajuda nossa Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica. Tenho certeza de que ainda vamos caminhar muito neste ano de 2016, com a ajuda do nosso secretário que tem nos ajudado a mudar muita coisa, recentemente a compulsória de nossos policiais.

Uma notícia para os senhores: O Dr. Mágino já encaminhou ao Palácio do Governo e devemos ter isso... Nós que já somos veteranos, já não nos afeta mais, mas os policiais estão saindo com um tempo antes compulsoriamente, antes de ter os 30 anos de serviço e perdendo alguns benefícios. Agradeço ao Dr. Mágino.

Gostaria de saudar aqui meu colega, deputado estadual Coronel Telhada, muito obrigado. Da mesma forma, aqui entre nós, gostaria de saudar também o deputado Delegado Olim.

 Nós três, dentro desta Casa, defendemos muito a Polícia de São Paulo. Os senhores não imaginam como essa polícia é criticada aqui em plenário, e todos os dias temos que nos levantar e explicar que o que estão falando é uma grande bobagem, e muitas vezes críticas infundadas. Muito obrigado ao deputado Telhada e ao deputado Olim.

Também quero agradecer a presença do nosso comandante-geral, Ricardo Gambaroni, que tem feito um bom trabalho. Obrigado pelo que tem feito, e obrigado por esse prestígio às nossas entidades de classe.

Em nome de todas as associações gostaria de saudar um que é ícone, nosso Elcio Inocente, um ícone da nossa Polícia Militar e das associações. Ele representa um número que infelizmente não é divulgado em nossas estatísticas, darei um número antigo, do meu comando... coronel Herrera, o pessoal que trabalhou em meu comando lembra disso, coronel Antão, coronel Pinhata... Nós tínhamos naquela época, e não deve ser diferente de hoje, 300 feridos em serviço, e mais 200 fora de serviço. Isso em meados de 2009, 2010 e 2011.

Em 2012 não peguei muito, porque saí no começo, mas eram 300. Desses, muitos com sequelas irreparáveis, ou seja, ficaram paraplégicos, alguns tetraplégicos, alguns com deficiência de mobilidade, justamente porque no enfrentamento do crime o policial normalmente entra em confronto, hoje mais ainda. Hoje ele basta ser identificado como policial... Tivemos o caso do assessor do governador, que foi confundido com um policial, porque usava um equipamento na perna parecido com um revolver.

O Elcio é um símbolo para nós, nessa associação, mas representa todos vocês, todas as nossas associações. Obrigado pela presença.

Quero saudar também nossos representantes da Caixa Beneficente, coronel Henrique; da Cruz Azul, coronel Freitas; nosso chefe de gabinete, coronel Aradzenka; coronel Priel, que nos auxilia na assessoria e é policial militar; o capitão Cesar Porto Teixeira, representando o major-brigadeiro do ar Luiz Roberto Carmo; a Cleusa Badanai e todas nossas instituições de classe. Agradeço a presença de todos, que serão citados e homenageados.

Eu gostaria também de saudar, de uma forma muito especial, nossa querida Dolores, esposa do nosso sargento Angelo Criscuolo, que nos deixou há pouco tempo. Um batalhador, alguém que sempre esteve à frente e foi presidente da CERPM, da nossa Coordenadoria das Entidades de Classe. Vamos prestar hoje uma homenagem merecida à Dolores, pelo nosso querido Angelo, que fez um bom trabalho e está na lembrança, sempre com todos nós. Peço também uma salva de palmas para a Dolores. (Palmas.)

Agora, passaremos a ouvir nossas autoridades e depois faremos as homenagens aos nossos representantes das entidades de classe. Estamos aqui com um único objetivo, além de reconhecermos o bom trabalho de vocês e de todas as nossas entidades, mas principalmente para unirmos e trabalharmos cada vez mais juntos, nós todos, em uma grande união pela família da Polícia Militar e pelo cidadão de São Paulo. Ninguém faz nada sozinho. Esse é o maior objetivo desta Solenidade.

Agora passo a palavra ao nosso deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Bom dia a todos, quero saudar em primeiro lugar o Coronel Camilo, que preside esta sessão. Quero saudar também o nosso secretário de Segurança Pública, Dr. Mágino; nosso amigo Elcio Inocente, presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência Física; comandante-geral da PM Gambaroni; nosso deputado estadual, Delegado Olim e todas as demais autoridades aqui citadas.

Quero dizer que eu não poderia deixar de me furtar de estar hoje neste evento, homenageando e parabenizando a todas as associações e entidades que têm trabalhado há muitos anos pela Polícia Militar. Agora pouco falei com a TV Assembleia justamente sobre isso, da importância do trabalho de todos os senhores e senhoras. A Polícia Militar trabalha forte para a população, mas muitas vezes esquecemos-nos de trabalharmos por nós mesmos. Cabem às associações, entidades e amigos, enfim, todos que trabalham pela Polícia Militar e com ela, representar nossa tropa atrás de seus direitos e vantagens, fazer com que o policial militar seja cada dia mais valorizado. Esse é o trabalho de todos vocês, parabéns.

Como o Coronel Camilo disse e o Delegado Olim me pediu para falar em nome dele também, para abreviarmos a solenidade. Nós temos trabalhado forte pela polícia, somos 94 deputados, hoje, praticamente temos quatro deputados que trabalham diretamente com a polícia, sendo o Coronel Camilo, Dr. Olim, eu e o Gil Lancaster, que inclusive, se encontra afastado por problemas de saúde.

Ainda restam 90 deputados para convencermos e trabalharmos. Temos feito isso diariamente, vindo a todas as sessões ordinárias, participando de comissões e apresentando projetos. Estamos presentes em todas as atividades da Assembleia, representando nossa Polícia Militar, Polícia Civil, Assistência da Administração Penitenciária, todos os órgãos de segurança do estado de São Paulo. Contem com nosso trabalho, pelo quanto trabalhamos firmes e sabemos que os senhores e senhoras também têm trabalhado firme.

Aqui todos nós nos conhecemos muitos anos, de uma maneira ou outra nos cruzamos na carreira, estamos entre amigos. Entre amigos não há muito o que se dizer, simplesmente isso. Vamos continuar trabalhando fortes, unidos, valorizando a nossa polícia. Dr. Mágino, quero parabenizá-lo também pelo comando que você tem feito frente à Secretaria de Segurança Pública. Você sabe que pode contar com nosso apoio.

Muitas vezes a polícia é criticada, e sempre digo nesta tribuna que dois tipos de pessoas criticam a polícia: quem não conhece a polícia e vagabundo, simples assim. Outro dia, falei para um deputado: “O senhor está criticando a polícia porque não a conhece...” Fui educado com ele. Muita gente aqui critica sem conhecê-la, às vezes por uma ocorrência que foi mal sucedida. São questões de segundos que o policial precisa tomar uma atitude e nem sempre é feliz, às vezes essa atitude recai sobre toda a polícia. E às vezes as pessoas criticam por não conhecê-la.

Essa tem sido nossa missão desde que somos vereadores na Câmara Municipal de São Paulo, levarmos quem é a polícia e mostrarmos quem é a polícia de São Paulo. É lógico que sempre tem uns ou outros que representam o crime, o outro lado, e estamos aqui para combater essas pessoas de frente. Estamos divulgando o trabalho da polícia. A sociedade entende que sem uma polícia forte a democracia não existe.

É uma realidade que existe em todo o mundo, o Brasil precisa entender isso. Nossa cultura de segurança é muito falha, então precisamos fazer com que as sociedades brasileira e a paulista entendam que sem uma força de segurança e polícia forte, não teremos democracia. Parabéns `a nossa Polícia do Estado de São Paulo, parabéns a todas as associações e entidades aqui representadas. Vamos continuar trabalhando, porque nosso trabalho é árduo e difícil. Todo mundo aqui, sem exceção, já foi criticado, acusado e xingado, a começar pelos três deputados aqui.

Nós sabemos que apresentar, representar, liderar e mostrar não é fácil, todos nós somos vidraças, e a coisa mais fácil é ser pedra. Nossa missão é complicada, mas não vamos esmorecer, vamos continuar trabalhando juntos e irmanados. Quando tivermos problemas, vamos trazê-lo e nos acertarmos, não vamos deixar virar uma bola de neve. Muitas vezes acontece isso por causa de um problema pessoal, e aquilo se transforma em um problema seríssimo e depois para resolver fica tudo mais difícil.

Vamos interagir, conversar, estarmos juntos, estamos no mesmo barco e na mesma situação. Inimigo não nos falta, então temos que estar unidos para juntos vencermos esta batalha, e cada vez mais melhorarmos a segurança no estado de São Paulo, e valorizarmos nossas polícias. Se não forem esses homens e mulheres que neste momento estão nas ruas do estado, São Paulo estaria totalmente parado e em uma situação horrível.

Graças às policias e às Forças Armadas temos um Estado Democrático de Direito, então estejamos juntos e irmanados. Parabéns a todos, contem conosco nessa trincheira política. Os senhores têm soldados lutando forte pelo melhor do estado de São Paulo e o cidadão paulista. Muito obrigado e Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso grande combativo nesta Casa, deputado Coronel Telhada, meu amigo pessoal. Entramos juntos na polícia e estivemos juntos em muitos momentos no centro, no Comando da PM, na Rota. Sempre trabalhamos juntos pela Polícia Militar.

Aqui tivemos um grande parceiro que veio somar a isso. Já o conhecíamos, mas também está junto aqui e trabalhando sempre por nós, que é o Delegado Olim. Agradeço a deferência do uso da palavra, mas estou falando em nome dele para todos os senhores. Ele também nos ajuda muito, porque a polícia como um todo acaba sendo criticada e vocês das entidades de classes, parabéns pelo trabalho que têm feito pela família da Polícia Militar, por nossos beneficiários, que são as esposas e filhos dos policiais na ativa. Por nossos veteranos, que já deram seu quinhão aqui e devem ser reconhecidos também pelo Estado.

Se hoje temos uma grande polícia e uma segurança, que é a melhor do Brasil, mesmo com tudo que se queiram falar, a segurança de São Paulo é a melhor do Brasil. Se temos isso é por esses veteranos que passaram aqui, essas pessoas que fizeram acontecer. Vocês também lutam por nossas pensionistas, está aqui a Célia, da União das Pensionistas. São pessoas que perderam seus entes em serviço, ou mesmo depois como veteranos estão aqui e fazem parte dessa grande família, dedicada ao povo de São Paulo.

Este evento é feito para vocês, para homenageá-los. Nós abrimos um canal de comunicação direto com as associações, o meu gabinete, o do Coronel Telhada, e o do Delegado Olim estão à disposição de todos. Frequentem, tragam sugestões e problemas para tentarmos ajudar a resolver. Todos nós, juntos, como falou o Coronel Telhada, vamos trabalhar por uma polícia melhor e por um policial em qualquer lugar, na ativa, veterano e pensionistas reconhecidos.

Para isso, farei agora uma homenagem ao nosso Elcio Inocente, em nome de todas as entidades. Peço que as entidades venham à frente depois, após a homenagem ao Angelo, porque faço questão de descer da Mesa para cumprimentar cada um de vocês. Tragam o diploma para registrarmos neste momento.

Chamo o Elcio Inocente, para ser homenageado aqui, em nome de todas as nossas entidades.

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Agora, peço a todas as associações que venham à frente do plenário, para descermos e fazermos a homenagem. Pediria a nossa Banda da Polícia Militar que tocasse uma música em reconhecimento aos nossos amigos. Nesse momento, essa Presidência transfere os trabalhos para o plenário da Casa. Eu pediria a todos que venham à frente, e vamos descer para agradecer a cada um dos senhores e senhoras, muito obrigado.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE CHAPADA DE AMORIM - Entidades representativas da Polícia Militar homenageadas: Associação de Auxílio Mútuo dos Oficiais da PMESP, Associação dos Cabos e Soldados da PMESP, Associação de Defesa dos Policiais Militares, Associação dos Oficiais da Polícia Militar, Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, Associação de Oficiais de Saúde, Associação Fundo de Auxílio Mútuo dos Policiais Militares do Estado de São Paulo, Associação dos Subtenentes e Sargentos da PMESP, Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo, Coopmil, Caixa Beneficente da PMESP, Pauliserv SP, Associação de Auxílio Mútuo dos Oficiais da PMESP, Hospital Cruz Azul de São Paulo, Associação Campec dos Policiais Militares, Sociedade Veteranos de 32, PRÓ - PM, União das Pensionistas da PMESP, Associação de Socorros Mútuos dos Policiais Militares do Estado de São Paulo, Associação Para Valorização Policial do Estado de São Paulo, Aipomesp e Associação dos Policiais Militares Deficientes Físicos do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diplomas.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE CHAPADA DE AMORIM - Senhores e senhoras, por gentileza, retornem aos seus lugares para prosseguimento dessa sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Meus amigos, meus comandantes, integrantes de nossas associações de classe, meu muito obrigado a todos vocês. Obrigado a todos que militam em defesa dessa família policial do estado de São Paulo. Parabéns pelo trabalho de todos. Essa é uma homenagem singela da Assembleia Legislativa a todos vocês, pelo grande trabalho que fazem pela família policial de São Paulo e pelo cidadão.

Mais uma vez, uma salva de palmas a todos esses que foram homenageados. Muito obrigado pelo trabalho. (Palmas.)

Chamo agora, para fazer uso da palavra, representando nossas entidades de classe, nosso Elcio Inocente.

 

O SR. ELCIO INOCENTE - Muito obrigado, comandante. Quero cumprimentar o senhor secretário, Sr. Alexandre Magno; o Coronel Camilo, que está presidindo a sessão; Dr. Olim; Coronel Telhada, e o nosso comandante-geral Ricardo Gambaroni. Quero dizer que é um orgulho poder representar as entidades, - agradeço ao Coronel Camilo por ter feito essa indicação - e dizer da importância que é ter nossas entidades de classe sempre atuantes e dando apoio aos nossos policiais.

Falamos de mais de 100 mil homens e mulheres que saem todos os dias de suas casas, sem saber se vão voltar e há os que voltam, mas muitas vezes sem a mesma alegria e força, e muitas vezes sem o reconhecimento daquelas pessoas que eles defenderam com a própria vida. É nesse momento que entram as entidades de classes da Polícia Militar, para prestar apoio aos nossos irmãos.

Muitas vezes, mesmo presidindo a APMDFESP me vejo em situação difícil. Quem me socorre são os nossos presidentes e diretores de outras entidades, que muitas vezes têm um caminho para resolver um problema que eu tenho, e naquele momento para mim é insolúvel. Com esse apoio, isso tem permitido que a gente o socorro que nosso sócio precisa. Não só o sócio, como os dependentes, nós nunca dizemos não para nosso pessoal.

Fico muito orgulhoso de fazer parte desta família. Quero agradecer e homenagear a todos, parabenizar a todos que compareceram aqui, e agradecer por isso. Digo que hoje é um dia muito especial para mim. Muito obrigado, e um bom dia a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado, nosso grande amigo Elcio falou uma verdade, nós nos despedimos todos os dias de nossos familiares. Eu, já como comandante-geral sentia muito isso, e agora muito mais como pai, quando meu filho sai para trabalhar. Precisamos nos despedir todos os dias, é uma realidade da família policial.

Com a palavra agora, o nosso comandante-geral, esse que é uma das vozes, que junto com as associações sempre trabalham forte na defesa dos nossos policiais, e dará agora sua palavra a todas as nossas entidades de classe. Coronel Ricardo Gambaroni, comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo.

 

O SR. RICARDO GAMBARONI - Bom dia a todos os presentes. Cumprimento e agradeço o proponente desta sessão em homenagem às entidades da Polícia Militar, meu grande amigo deputado desta Casa, coronel Álvaro Batista Camilo, eterno comandante de nossa Polícia Militar. Agradeço a honra de poder estar aqui nesta tribuna, na Casa do povo e das Leis, e falar em nome da nossa Polícia Militar para essa audiência composta por representantes de nossas associações, que são nossa voz na defesa dos policiais militares, que defendem essa sociedade.

Cumprimento também meu amigo, há mais de 30 anos, não citamos mais quanto tempo, só falamos mais de 30 anos, Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada, Exmo. deputado estadual, que em suas palavras falou muito bem, que o trabalho da polícia é sempre não esmorecer, não ceder e sempre buscar melhoria, independente dos sofrimentos que temos e sentimos na carne a defesa da sociedade. Esse espírito combativo está presente em nossa instituição desde 1831, na criação dessa Polícia Militar, que já ruma para seu 185º Aniversário.

Uma Polícia Militar que sempre esteve à frente e defendendo a nossa sociedade e o país, fazendo com que todos ficassem unidos. Esse é o valor que temos nesta instituição, que os senhores ajudam a defender.

Cumprimento o deputado estadual, grande amigo e delegado da polícia, Antonio Assunção de Olim, sempre presente e defensor das nossas polícias. Aos três representantes, peço em seus nomes o cumprimento para o deputado Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa, que cedeu essa oportunidade de homenagearmos nossas entidades.

Cumprimento o Sr. Secretário de Estado da Segurança Pública, Dr. Mágino Alves Barbosa Filho, que tenho a honra de também ter como amigo. Trabalhamos juntos, independente do Dr. Mágino, secretário, junto com o Dr. Youssef, o Dr. Ivan Miziara usarem terno, e eu represento a Polícia Militar, uso farda. Todos estamos juntos e aliados construindo uma segurança pública melhor.

Entre nós não existem bandeiras, a não ser a bandeira da Segurança Pública e a melhoria para a sociedade. Obviamente isso tem por início a melhoria das instituições, dos modelos de polícia, a melhoria da qualidade de trabalho dos nossos policiais. Mas o objetivo final é um só, a melhoria da segurança pública do nosso cidadão.

Agradeço ao Dr. Mágino pela confiança que sempre tem demonstrado em nosso trabalho da Polícia Militar. É graças a esse trabalho que recentemente, posso falar porque já foi divulgado na imprensa, conseguimos mais uma vez reduzir os indicadores de homicídios na capital, 7.67 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Um número menor possível nessa história de 30 anos na segurança pública do nosso país, comparável a muitos indicadores de países ditos de primeiro mundo.

Isso é fruto de um trabalho forte da nossa Polícia Militar, no patrulhamento e prevenção. Isso não começou conosco, mas há mais de 30 anos quando a Polícia Militar reformulou seus modelos e passou a trabalhar desde o Método Giraldi, desde os procedimentos operacionais padrões, utilização de tecnologia, gestão, cartão de prioridade de patrulhamento e inúmeras outras atividades que trouxeram do quarto pior indicador do Brasil, em termos de homicídio, para ser o estado mais seguro.

Esses indicadores refletem inclusive, graças a Deus, na diminuição de mortes dos nossos policiais. Ainda não é o que queremos, temos muitos policiais sendo feridos e mortos em serviço, e principalmente fora, por serem identificados como policiais. Mas mesmo assim, esses números têm caído na medida em que a segurança pública vai melhorando.

Ainda há muito que fazer, mas se compararmos com os dados de final da década de 90, que morriam 12 mil pessoas por ano em nosso estado, hoje morrem menos de quatro mil. Podemos dizer que são oito mil vidas preservadas pelo trabalho de nossas polícias. Esse trabalho não acaba aqui, ele continua e temos ainda muitos objetivos a alcançar nessa melhoria. Passam por melhoria de tecnologia, prosseguimentos, agilidade de apresentação de ocorrências, permitindo que o policial retorne rapidamente ao ambiente de patrulhamento, melhoria na capacidade de treinamento dos policiais... É um trabalho contínuo e de muitos.

Eu tenho a honra de estar nesse momento comandando uma instituição que, seguramente, é a melhor polícia do Brasil, se não uma das melhores do mundo. Nós fazemos verdadeiros milagres na busca de melhoria da segurança. Temos especialistas, pessoas técnicas que sabem o que vamos fazer para melhorar no futuro, temos planos de constantes melhorias. A cada dia que passa, a Polícia Militar se reinventa e tenta melhorar seus processos, é uma virtude que tem que ser aprendida no mundo de hoje, em que a sociedade, a cultura e todo o ambiente mudam continuamente. A Polícia Militar não é diferente, ela se adapta e sempre está evoluindo.

Agradeço ao Dr. Mágino pela grande colaboração que tem prestado para que essa evolução constante seja uma realidade, permitindo que nós possamos sempre entregar para a população o melhor trabalho.

Com muito carinho gostaria de cumprimentar a Sra. Dolores Matheus Criscuolo, viúva do saudoso Angelo Criscuolo. Em seu nome, cumprimento todos aqueles que construíram essas maravilhas que são nossas associações e vozes. Vocês podem falar coisas que nem o Comando pode falar, defender valores de nossa instituição olhando de fora, mas tendo participado de dentro e tendo sofrido o que é esse pesado encargo de defender a sociedade. Em nome da Sra. Dolores, cumprimento todas essas associações e maravilhas que foram construídas pelos os que nos antecederam.

Quero também cumprimentar o Terceiro Sargento Elcio Inocente, presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência Física, e em seu nome cumprimento todos os representantes e a própria CERPM. Mais do que diversas associações, formamos um corpo único através do Conselho das Entidades Representativas da Polícia Militar, fazendo com que todos tenham um objetivo único de proteger nossos policiais militares da ativa e reserva de soldado a coronel, como sempre fomos, um corpo só e juntos na defesa da sociedade. Obrigado Elcio, por tudo o que você representa para todos nós.

Cumprimento meu chefe de gabinete, coronel Ieros Aradzenka, que também está com seu pai representando a Associação dos Oficiais de Reserva da Polícia Militar, que fez aniversário ontem. Uma salva de palmas para o coronel Aradzenka, aniversariante. (Palmas.) Cumprimento o coronel Reinaldo Priel Neto, chefe da assessoria da Polícia Militar nesta Casa, que garante a presença da segurança e é braço da Polícia Militar, auxiliando esse Poder Legislativo.

Em nome do subtenente Villas Boas, maestro de nossa seção da Banda do Corpo Musical, agradeço essa beleza que foi a execução do Hino Nacional, por trazer mais uma vez a música, representando uma das unidades mais antigas da nossa Polícia Militar, que representa todo o espírito do militar. Vai em frente, só a música para amenizar todo aquele sentimento de dificuldades que ele tem, mas ele se esquece de suas necessidades individuais e coloca sua vida literalmente na defesa de pessoas que sequer conhece. Muitas vezes, para não dizer na maioria delas, nem será agradecido por isso.

Essa é a nossa missão, por isso digo, trabalhamos para Deus e para a sociedade, mas temos que ser reconhecidos. Essa homenagem é uma maneira que o nosso deputado Coronel Camilo encontrou para ressaltar esses valores, para trazer à luz a importância desse trabalho, de estarmos sempre evoluindo o nosso modelo de polícia, para mostrar que estamos colocando sim nossas vidas na defesa da sociedade.

Eu tenho a honra de estar 36 anos no serviço ativo da Polícia Militar. A cada dia agradeço a oportunidade de estar aqui nessa instituição. Devo à Polícia Militar e aos meus pais tudo o que tenho nessa vida. Não é muito em termos materiais, porque nós militares sabemos viver com pouco, mas é tudo construído com muito carinho e amor, e principalmente o serviço que executamos na defesa da sociedade.

Cada dia da minha vida agradeço a oportunidade de estar defendendo essa instituição. Só peço a Deus que cada vez menos eu tenha que entregar bandeiras dobradas ou visitar policiais militares feridos gravemente no cumprimento do dever. Mas para isso temos que melhorar a sociedade, os modelos de polícia, melhorar a rigidez da lei, para que punam aqueles que cometem os delitos, para que isso sirva como um refreio àqueles que tem na questão do custo-benefício da criminalidade, achar que vale à pena praticar um crime contra um policial militar.

Reforçamos o serviço PM Vítima, para investigar os crimes praticados contra policiais militares, que tem uma grande efetividade na localização daquelas facínoras que matam um cidadão, um herói, simplesmente pelo fato dele ser um defensor da lei. Isso nós e a sociedade não podemos permitir, é um crime não contra pessoas, mas contra o Estado e a administração do mesmo, contra a instituição do Estado.

Essa é a voz que esperamos de vocês. As associações que levam esse pleito justo, um pleito leal ao governo e legal à sociedade, de uma Polícia Militar cada vez mais forte, mais eficiente e mais reconhecida. O reconhecimento se dá por inúmeras formas, desde o reconhecimento público, a questão salarial, as condições de trabalho... Mas o principal é termos o apoio da sociedade, é a sociedade ver que realmente a Polícia Militar é aquela em quem ela pode confiar. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso comandante-geral, coronel Ricardo Gambaroni, que expressou bem o que nós todos sentimos com relação a nossa segurança pública que está melhorando, e a valorização necessária de nossos policiais militares.

Agora chamo para fazer uso da palavra nosso amigo e secretário de Segurança Pública, Dr. Mágino Alves Barbosa Filho.

Enquanto ele se dirige à tribuna, gostaria de fazer uma saudação especial e agradecer a presença dos alunos do Colégio da Polícia Militar de São Paulo. Uma salva de palmas para essa turma nova que está chegando. (Palmas.) Agradeço ao coronel Perrenoud e ao coronel Freitas pela presença.

Aproveito também para agradecer a sempre ajuda do nosso coronel Priel e o Dr. Marzagão, que são os dois comandantes das assessorias da Casa. Muito obrigado.

Com a palavra, nosso secretário, Dr. Mágino Alves.

 

O SR. MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO - Bom dia a todos e a todas. Quero iniciar saudando o presidente desta sessão e proponente da realização dessa justa homenagem às entidades de classe da nossa Polícia Militar, o coronel PM Álvaro Batista Camilo, deputado estadual que ao lado de nosso amigo Coronel Telhada e do grande amigo Delegado Olim, que representam uma incansável brigada em defesa da segurança pública e das nossas três polícias. Eles são incansáveis e são meus parceiros aqui, quando preciso de uma força para a aprovação de um projeto de interesse de nossas polícias.

Eu busco apoio nesses três incansáveis deputados e combativos defensores da ordem, da segurança pública e de cada uma das instituições policiais. Muito obrigado a vocês três, grandes amigos não só do secretário de Segurança Pública, mas do povo de São Paulo e do brasileiro de bem. Muito obrigado Coronel Camilo, Coronel Telhada e Delegado Olim.

Quero saudar o capitão Júlio César Porto Teixeira, que representa nesse ato o major-brigadeiro do ar Luiz Roberto Carmo Lourenço. Saúdo a um amigo especial, companheiro diário na luta pelas causas da segurança pública em nosso estado, o extraordinário comandante-geral da nossa Polícia Militar, aquele que me antecedeu aqui com brilhantismo nessa tribuna, meu amigo coronel PM Ricardo Gambaroni. Saúdo o coronel da PM Luiz Henrique Falconi, superintendente da Caixa Beneficente da Polícia Militar.

Saúdo o incansável defensor da nossa Polícia Militar, o sargento Elcio Inocente, presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência no Estado de São Paulo. Em seu nome, saúdo todas as entidades de classe justamente homenageadas nessa sessão solene.

Gostaria de saudar de uma forma muito especial à Sra. Dolores Matheus Criscuolo, esposa do nosso saudoso Angelo Criscuolo, outro defensor inigualável das entidades e da própria Polícia Militar. Saúdo os oficiais e praças da Polícia Militar aqui presentes, todas as senhoras e senhores.

Eu não poderia deixar de comparecer a esta sessão solene para reverenciar as entidades de classe da nossa Polícia Militar. Quero saudar aqueles que representam nossa tropa pujante e combativa, formada por guerreiros que diuturnamente trabalham em prol da nossa segurança. Trabalham entregando, como disseram bem o coronel Gambaroni e o deputado Coronel Camilo, a própria vida para proteger a vida do cidadão brasileiro que mora em território paulista.

É motivo de muito orgulho poder ocupar esse cargo que ocupo hoje, e poder dirigir-me a vocês representantes das entidades de classe, que são a voz da tropa e aqueles que podem fazer as justas reivindicações perante o Poder Executivo e a Secretaria da Segurança Pública, perante esta Casa de Leis, representando uma comunidade que passa muito dos 130 mil homens, contando nosso efetivo ativo, já de veteranos e nossas pensionistas.

Vocês contem sempre com o apoio e com o respeito do secretário de Segurança Pública. Eu trago aqui o respeito e apoio do nosso governador Geraldo Alckmin a todas as entidades de classe da nossa Polícia Militar. Saibam os senhores, que o Governo do Estado não medirá esforços, como não vem medindo, para que vocês tenham as melhores condições de trabalho. Nós estamos, nesse momento, medindo todas as possibilidades para que nossa Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica tenham o reconhecimento que merecem.

Nós não vamos nos cansar jamais, não vamos esmorecer perante os terrenos mais adversos, como o que vivemos hoje. Um momento muito adverso na economia, o que impossibilita às vezes de darmos o que o nosso policial merece. Mas tenho certeza absoluta que nossos esforços não irão cessar diante das dificuldades que nós estamos encontrando. Vamos buscar soluções para que todo policial militar, policial técnico-científico e policial civil venham a receber a valorização que merecem.

Tenho certeza de que o Governo do Estado de São Paulo tem muito orgulho das nossas três polícias, as três melhores desse país. Tem muito orgulho do passado de nossas polícias, e nisso vejo aqui a presença de inúmeros veteranos da Polícia Militar, e vou confessar uma coisa aos senhores. Constantemente, eu frequento nossas academias e escolas de Polícia Militar, eu vou lá para subtrair um pouco da energia daqueles jovens e novos combatentes de nossa Polícia Militar.

Eu vou a Pirituba, na Escola de Soldados para vibrar junto com eles. Mas essa oportunidade rica de estar aqui com nossos veteranos me faz sentir vontade de subtrair a experiência de vocês e a história de vida de vocês, a história belíssima de cada um desses policiais militares que hoje representam nossa instituição da Polícia Militar e nossa família. Eu agradeço imensamente essa oportunidade que Deus me deu de estar aqui, no comando de nossas polícias e poder estar na presença dos senhores, para parabenizar cada uma das entidades de classe e nossa Polícia Militar, e todas as nossas polícias.

Muito obrigado, e tenham todos vocês um excelente dia e semana.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns pelas palavras, nosso grande secretário de Segurança Pública, um amigo da Polícia Militar e sempre de portas abertas para nos receber. Constantemente estamos perturbando o secretário com alguns assuntos, então agradeço e parabéns pelas palavras.

Quero citar aqui presente também e fazer um agradecimento ao Dr. Eduardo Becker, presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, seja bem-vindo.

Mais uma coisa, eu gostaria de deixar bem claro para todos, que as associações que por qualquer motivo não estejam aqui ou não puderam comparecer, e aquelas que trabalham por trás das nossas outras associações levem a elas o nosso reconhecimento e agradecimento.

Faço isso agora às nossas Apas. Sabemos que nós, entidades de classes, acabamos muitas vezes substituindo o Estado naquilo que ele não pode nos atender. Vou dar um exemplo claro, uma briga minha, do Telhada e do Olim, nesta Casa de Leis pela assistência jurídica dos nossos policiais. Vamos encontrar um caminho para que ele seja defendido: ele atende uma ocorrência, participa de uma troca de tiros, às vezes, causa uma lesão e ainda tem que ir por dever do ofício, é obrigado a ir e se não for responde perante o Código Penal Militar. Ele é ferido ou fere e precisa contratar um advogado, aí entra o papel de nossas associações com uma grande ajuda.

Nós vamos resolver isso, fica como um compromisso meu, e assumo em nome do Olim e do Telhada. Nós vamos resolver esse problema de assistência jurídica. Por isso nossas associações, mesmo as que não estão aqui, são muito importantes. Eu faço um agradecimento especial às Apas, Associações de Proteção à Saúde, que é outra área que temos que conversar bastante com o Governo do Estado de São Paulo, principalmente pessoal do interior. Cadê o Inocêncio? Obrigado por sua presença, e eu seu nome todas as nossas Apas, ficam nosso agradecimento.

Chegamos ao momento de reconhecimento de alguém que não está mais aqui. Angelo Criscuolo foi uma pessoa ímpar em nosso meio, ele tinha um espírito agregador e foi amigo de todos nós. Ele era tão bom e agregador que foi escolhido para ser nosso representante maior, o presidente da Coordenadoria das Entidades Representativas da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Ele tinha vontade de fazer, tinha dedicação ao que fazia até os últimos dias de sua vida. Eu o acompanhei, e o Pereira que o levou para cima e para baixo, mesmo até não podendo andar, sendo carregado ele ia para a associação. Não ficou um momento sem cuidar de sua associação, sem cuidar da entidade que ele representava. Fica aqui nosso registro, querida Dolores Matheus Criscuolo. Fica o nosso agradecimento.

Em nome desta Assembleia Legislativa e em nome do Governo do Estado, em nome de todas as nossas entidades de classe, o grande reconhecimento aqui para uma pessoa que fez a diferença, uma pessoa que fez acontecer. Uma pessoa que acreditava piamente que era possível fazer mais e melhor, foi o nosso grande amigo Angelo. Eu pediria agora que a senhora viesse aqui, para fazermos uma entrega de uma placa que vou ler agora para todos.

Nossa homenagem ao Sargento Angelo Criscuolo, pela sua brilhante atuação como presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e da Coordenadoria das Entidades de Classe dos Policiais Militares de São Paulo. Será sempre um grande exemplo para todos nós.

Uma salva de palmas ao Angelo, em nome de nossa Dolores. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Peço ao nosso Coral da Cruz Azul de São Paulo que já se posicionem à frente, para cantar duas músicas para nós. Antes disso, eu pediria novamente uma grande e calorosa salva de palmas ao nosso Angelo Criscuolo e para nossa Dolores. (Palmas.)

Estamos chegando ao final dessa homenagem. Fica aqui registrado mais uma vez o agradecimento a todas as entidades de classe. Os agradecimentos desta Casa de Leis, do Coronel Telhada, do deputado Delegado Olim, do nosso secretário, do nosso comandante-geral. Vamos ouvir agora, antes do encerramento da sessão, até em agradecimento às nossas entidades de classe, o Coral da Cruz Azul de São Paulo, criado em 1992 e formado por voluntários e por mais de 20 colaboradores, de diversos setores e entidades.

A Cruz Azul de São Paulo foi criada lá atrás, para cuidar também da família Policial Militar, da educação e da saúde daqueles que iriam combater e acabavam deixando órfãos. Sob a regência do maestro Cristiano Leite Rangel, a equipe integra o Programa de Humanização da Cruz Azul, o que reforça o compromisso com a assistência integral à saúde, e leva alegria e encanto da música aos pacientes. Vão muito além de cuidar fisicamente dos familiares, colaboradores por todos os andares do Complexo Hospitalar.

O trabalho realizado é de extrema importância para ambas às partes, para os coralistas, pois a atividade se torna lúdica, aliviando o estresse e melhorando a concentração no trabalho, e para os pacientes, por levar alento e esperança no meio de belas canções.

Eu queria fazer um agradecimento também ao Diego, neto de Angelo Criscuolo, que está presente aqui. Muito obrigado, Diego. Fica aqui nosso reconhecimento.

Ouviremos agora duas músicas cantadas pelo Coral da Cruz Azul de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso Coral da Cruz Azul de São Paulo por essa grande apresentação.

Senhoras e senhores, mais uma vez é o momento de antes de encerrarmos, agradecermos a presença de todos. Agradeço o trabalho incansável dos senhores, que mesmo depois de terem feito um bom trabalho na atividade de nossa instituição, estão defendendo nossos policiais e esses nobres jovens, como falou o Dr. Mágino, que entram aqui vibrando ao extremo.

É impressionante, quando vamos a Escola Superior de Soldados, em nossa Academia do Barro Branco, e vemos a vibração dessas pessoas e jovens que entram na Polícia Militar de São Paulo, fazendo sempre um grande trabalho. Muito obrigado, e nas pessoas do coronel Ventura, coronel Mendes, os mais antigos presentes aqui, agradeço a todos. Gostaria também de mais uma vez agradecer a todos aqueles que colaboraram, na pessoa do coronel Gianone, que capitaneou essa solenidade, a toda a minha equipe que trabalhou para que isso acontecesse.

Agradeço também a essa Casa de Leis, a assessoria, ao pessoal dos serviços de Som, de Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, da TV Legislativa, das Polícias Civil e Militar. Agradeço também a Banda da Polícia Militar de São Paulo, que estão sempre presentes levando a música que encanta.

Esgotado o objeto da presente sessão, agradeço a presença de todos. Desejo a todos um bom dia, uma boa semana e que continuemos sempre assim, unidos em prol da nossa família Policial Militar. Que Deus proteja a todos.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 41 minutos.

 

* * *