http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

07 DE OUTUBRO DE 2016

066ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 70 ANOS DA IGREJA EVANGÉLICA AVIVAMENTO BÍBLICO

 

Presidente: CORONEL TELHADA

 

RESUMO

 

1 - CORONEL TELHADA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Nomeia as demais autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Coronel Telhada, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar os 70 anos da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Solicita que a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo toque alguns hinos evangélicos. Anuncia a apresentação de vídeo sobre a história dos 70 anos da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico.

 

2 - JOSÉ CARLOS DOS SANTOS

Pastor e presidente nacional da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, saúda todos os presentes. Discorre sobre os ideais da Igreja Avivamento Bíblico. Considera que Deus teve papel importante no crescimento da referida igreja no Brasil.

 

3 - JOSÉ DA SILVA NETTO

Pastor, faz reflexão acerca da influência de Deus em sua vida. Conta como se deu seu primeiro contato com a Igreja Evangélica Avivamento Bíblico. Agradece àqueles que o apoiaram em sua trajetória na igreja. Lê versículo bíblico.

 

4 - PRESIDENTE CORONEL TELHADA

Considera que a falta de religião é fator gerador de violência e de falta de educação.

 

5 - ELMER MENDES BARBOSA

Pastor, agradece ao deputado Coronel Telhada e aos dirigentes da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico. Faz leitura de texto bíblico. Discursa sobre os ideais e a missão da igreja. Destaca a importância de honrar a Deus.

 

6 - HERMES VIEIRA

Pastor, comenta seu primeiro contato com a Igreja Evangélica Avivamento Bíblico. Mostra admiração pelo deputado Coronel Telhada por seu apoio à igreja.

 

7 - PRESIDENTE CORONEL TELHADA

Tece considerações regimentais sobre a realização desta solenidade. Faz reflexão acerca das consequências da falta de Deus na vida das pessoas. Ressalta a importância da comemoração dos 70 anos da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico. Propõe que a homenagem se repita nos próximos anos, nesta Casa. Manifesta apoio à igreja. Homenageia, com entrega de certificado, os pastores da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico presentes na solenidade. Anuncia a apresentação dos Hinos 467 e 525 pelo Grupo de Louvor. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Telhada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Boa noite a todos. Esta sessão solene tem a finalidade de comemorar os 70 anos da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico. Quero convidar as seguintes pessoas para compor a Mesa comigo, neste momento: o presidente nacional da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, pastor José Carlos dos Santos; o pastor Arlindo Manoel da Conceição Junior; pastor Daniel Gonçalves da Silva; pastor Aloísio Tadeu Rodrigues da Silva.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e senhores, essa sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Fernando Capez, atendendo à solicitação deste deputado com a finalidade de comemorar os 70 anos da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico.

Convido todos os presentes para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Edgar Lourenço.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Muito obrigado à Banda da Polícia Militar. Eu queria quebrar um pouco o protocolo. Como sei que a maioria dos senhores não tem o costume de ouvir a Banda da Polícia Militar tocando - normalmente vemos na televisão, mas em eventos é difícil - falei com o maestro Edgar Lourenço e como aqui são todos evangélicos, pedi para ele tocar dois hinos para nós. Ao seu comando, maestro.

 

* * *

 

- É realizada apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Edgar Lourenço, que abrilhantou nosso evento hoje. Deus abençoe a todos, peço uma salva de palmas para nossa banda. Muito obrigado, senhores. (Palmas.)

Quero comunicar a todos os presentes que essa sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web na internet e será retransmitida pela TV Assembleia neste domingo, dia 9 de outubro, às 21 horas pela NET, canal 7; Vivo, canal 9; e pela TV Digital aberta, canal 61.2.

Também quero dar ciência a todos os presentes de que enviamos convites para algumas autoridades que nos agradeceram, mesmo não podendo comparecer. Mandaram um abraço a todos, especialmente para o pastor José Carlos. As autoridades foram as seguintes: secretário de Segurança Pública, Dr. Mágino Alves Barbosa Filho; o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Dr. Márcio Fernando Elias Rosa; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira; o secretário da Educação, Dr. José Roberto Nalini; o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, meu amigo e vereador, Antonio Donato; e desta Casa, os deputados estaduais Sr. Barros Munhoz e o Sr. João Caramez.

Também quero anunciar a presença do Sr. Udine Verardi, representando meu amigo e deputado Salim Curiati; obrigada pela presença. Também o pastor Assis, representando o deputado estadual Gil Lancaster; obrigado pela presença. Mandem um abraço tanto para o Gil quanto para o Curiati. Muito obrigado pela presença dos senhores.

Neste momento, assistiremos a uma apresentação de vídeo sobre a história dos 70 anos da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico.

 

* * *

 

- É exibido vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Muito bom. Vimos o vídeo e ouvimos a voz do pastor Elmer, nosso narrador oficial. Neste momento, ouviremos as palavras de algumas pessoas que eu chamarei.

Em primeiro lugar, gostaria de chamar o pastor José Carlos dos Santos, presidente nacional da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, para falar algumas palavras aos senhores. Como esta noite o evento será em homenagem à igreja, as pessoas chamadas farão uso da tribuna, normalmente usadas pelos deputados.

Antes de o pastor usar a palavra, gostaria de convidar para compor a Mesa o meu amigo e pastor, José da Silva Netto.

Pastor José Carlos, é com o senhor, por favor.

 

O SR. JOSÉ CARLOS DOS SANTOS - Em nome da nossa querida Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, tenho alegria e agradecimento a Deus por esta Casa Legislativa que nos recebe, a Casa do povo do estado de São Paulo, que representa todo nosso estado. Também quero agradecer a S. Exa, deputado Telhada, que nos dá essa honra; ao presidente da Câmara, que também nos dá essa honra; a todas as autoridades, e até ao nosso querido governador do estado de São Paulo. Agradeço a Deus pela presença dos queridos pastores da nossa igreja, as autoridades que representam seus superiores, senhores e senhoras.

Como é de costume, eu falo: “Boa noite na paz do Senhor Jesus Cristo.” Meu clamor a Deus é para que a paz de Deus esteja nesta Casa em todos os trabalhos, sempre em favor da sociedade do estado de São Paulo. O Avivamento Bíblico tem sua história linda e vocação divina, nascendo de Deus e por Deus. Nasceu da própria manifestação do Espírito Santo. A única pretensão do Avivamento Bíblico em sua vocação divina é a glória de Deus e a felicidade das pessoas de bem e das que queiram estar mais próximas de Deus.

Nosso trabalho no Brasil - principalmente no estado de São Paulo, pois temos mais igrejas - é buscar o bem da sociedade e fazer as pessoas felizes, fazer com que se sintam úteis umas para as outras. O Avivamento Bíblico tem a missão de criar, através da pregação da Palavra de Deus, um novo nascimento espiritual de um povo zeloso, de boas obras e cheios de Deus em suas vidas. Falar a linguagem da verdade e da sinceridade, buscar as coisas dignas e andar no caminho da dignidade. Não se comprometer com o mal, mas estar sempre aliado ao bem.

Todas as pessoas que visitam ou procuram nossas igrejas são convidadas a serem do bem, deixar as coisas que destroem o ser humano e buscar as coisas de Deus, que constroem o ser humano para a vida eterna. Temos uma missão muito forte internamente, que é manter nossa marca definida. Nosso grande desejo espiritual é manter o Avivamento Bíblico como nasceu, com a grande missão de pregar o evangelho em São Paulo, no Brasil e no mundo; ver a santificação. A santificação é a pessoa não concordar com o erro, com o mal, e buscar uma vida integrada nas escrituras.

Uma palavra de nossos pais, que fica em nossos corações, nossos pais fundadores, quero dar ênfase ao pastor Alídio Flora Agostinho, que falava muito essas palavras nos encontros de aniversários da nossa igreja, e hoje estamos glorificando à Deus pelos 70 anos na Câmara: “Até aqui, nos ajudou o Senhor.” Sem a ajuda de Deus o Avivamento Bíblico não estaria vivo; são 70 anos pregando o Evangelho e lutando em prol do bem do ser humano. Nossa grande tarefa é incansável, como dizem os cristãos, até a volta do Senhor Jesus Cristo.

Outra palavra que nossos queridos pais da igreja falavam e fica em nossos corações, sempre soando: “Viva, Senhor, tua obra no decorrer dos anos, e faz ela conhecida no decorrer dos anos”. O Avivamento Bíblico não era muito conhecido, todos os pastores que estão aqui sabem, mas Deus deu uma nova ênfase à nossa igreja nesses últimos anos e ela está sendo muito conhecida. Com a chegada da internet, milhões de pessoas conheceram a Igreja Evangélica Avivamento Bíblico no Brasil e no mundo.

Louvo a Deus por S. Exa. Coronel Telhada. Agradeço a Deus pelo irmão que escolheu este dia para nós sentirmos esta emoção dos 70 anos da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico no Brasil e no mundo. Eu peço para vocês, de coração e com toda a emoção que estou aqui, uma salva de palmas para Jesus Cristo, para o Avivamento Bíblico e para a Assembleia Legislativa. Deus os abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Muito obrigado, pastor José Carlos dos Santos, pelas palavras. Eu tinha interesse de ouvir todos os Srs. Pastores presentes aqui hoje, mas pelo adiantado da hora não será possível. Vou chamar algumas pessoas que têm um relacionamento mais direto comigo e com o deputado, que estão sempre conosco, que eu já conheço há alguns e que representam bem todos os setores da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico.

Antes de tudo, gostaria de saudar o pastor Valter, amigo que esteve em uma situação difícil há um tempo, mas graças a Deus está recuperado. Muito bom ver o senhor aqui. O senhor sabe que pode contar conosco nesta batalha pela melhoria do nosso Brasil.

Nesse momento, quero convidar meu amigo e também policial militar, pastor José da Silva Netto.

 

O SR. JOSÉ DA SILVA NETTO - Boa noite a todos, na paz do Senhor. Para mim é muito difícil falar aqui, porque estou emotivo por uma situação particular que estou vivendo. Mas quero agradecer a Deus, em primeiro lugar, por tudo que ele tem feito em minha vida, de onde ele me tirou e onde colocou. Diante de tudo que Deus fez em minha vida, ele me chamou em junho de 1986 para o lado dele, na Igreja Evangélica Avivamento Bíblico em Itaquaquecetuba, enquanto um grande homem, de 1,45m de altura, pregava com muita eloquência. Está li o pastor Vladimir Alexandro de Barrios. Naquele dia começava uma nova etapa em minha vida.

Estou aqui pela segunda vez, já houve um evento homenageando a igreja, mas hoje, vou lembrar os meus pais, que sempre acreditaram e diziam para mim, para que eu batalhasse para ser alguma coisa. Quero glorificar a Deus pela vida daquele casal semianalfabeto que me ensinou moral e ética. Para mim é uma honra estar nessa igreja, o pastor José Carlos colocou com muita propriedade. Nós às vezes dizíamos: “De que igreja você é?” “Sou do Avivamento Bíblico.” “Não conheço.” Não conheciam, porque a nossa igreja hoje é conhecida como uma igreja do amor, séria... Não que as outras não sejam, mas nossa igreja pauta por isso.

Quero agradecer a Deus, em especial ao meu irmão Hermes, que tem sido uma benção em me projetar. Nossa igreja não está muito acostumada a receber esses elogios. Coronel Telhada, às vezes, ficamos devendo alguns eventos, porque nossa igreja nunca juntou todas as unidades, mas terá um aniversário, vamos fazer a nível brasileiro. Hoje é um dia para ter muita gente aqui, mas creio que essa história ainda pode mudar em outro evento, até já cogitei isso... Nos 80 anos não sei se estarei vivo, poderíamos fazer algo a nível brasileiro.

Quero agradecer ao Coronel Telhada por me fazer quebrar alguns tabus. Eu nunca apoiei político, mas ele me conquistou e até aqui não tem me envergonhado, tem sido um prazer apoiá-lo. Onde faço algum evento ele vai, se tem dez, 50, mil pessoas. Ele não aparece só em época de eleição, porque se aparecesse cortaríamos a amizade política rapidamente. Eu continuo acreditando ao menos em você, o resto vamos com o tempo.

Eu queria deixar aqui um versículo bíblico que o pastor José Carlos até mencionou, mas em oração aos nossos fundadores. Eu tive o privilégio de viajar de terça até hoje, cheguei pela madrugada, estava visitando muitos jubilados. Minha equipe da DGAS e eu recebemos abraços, vimos pastores jubilados e esposas chorando porque receberam nosso abraço. Se você puder ter acesso ao telefone de um jubilado encostado, que às vezes o pastor não quer que ele seja nem parte do conselho do campo dele, ele é rejeitado... Dê uma ligada, ele ficará muito feliz com seu telefonema. É a área que estou cuidando e defenderei. Se deixarem, talvez eles possam falar alto na convenção.

“Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.”

Eu louvo a Deus pela Igreja Evangélica Avivamento Bíblico.

Costumo dizer às vezes, para descontração, que todo refrigerante é Coca Cola, linguiça é Sadia, carne é Friboi e Igreja é Evangélica Avivamento Bíblico. Deus abençoe e palmas ao Senhor Jesus. Obrigado, Coronel.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Obrigado, Netto, pelas palavras. Como policial militar, sempre nos preocupamos muito com segurança, um dos grandes problemas da insegurança no Brasil hoje é, primeiro, a falta de Deus na vida das pessoas - até falei isso para a TV Assembleia agora, quando me perguntaram o porquê da homenagem para a Igreja Evangélica Avivamento Bíblico - mas outro motivo também é a falta de educação dos nossos jovens. A educação é muito importante.

Quero convidar o próximo pastor, que é diretor do seminário - uma coisa importante que mexe com muitos homens também - tem um peso muito forte, é meu amigo e temos nos encontrado em vários momentos: o pastor Elmer Mendes, narrador oficial do vídeo, para que fizesse o uso da tribuna.

 

O SR. ELMER MENDES BARBOSA - Benção do Senhor a todos. É uma alegria estar aqui neste momento de festa para nós da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, na celebração dos nossos 70 anos. Agradeço a cada pastor que atendeu ao nosso convite durante esses dias, tenho comunicado aos pastores e convidado, fazendo um trabalho para que tivéssemos um grupo bom aqui na celebração. A todos que atenderam, obrigado por terem vindo, alguns de mais longe e outros de mais perto. Nossos superintendentes regionais, pastor Arlindo, Daniel e Cosmo, que atuam no estado de São Paulo, e o pastor Onésimo que abriram para comunicarmos os pastores e falarmos sobre o evento desta noite.

Coronel Telhada, obrigado por essa sessão. Desde o início temos orado bastante por ele e pelo gabinete e temos vindo aqui pessoalmente para conversarmos. Ele é uma pessoa sempre prestativa, já esteve em nossa igreja de Vila Formosa. O presbítero Hermes é da Vila Formosa e trabalha aqui no gabinete. A todos vocês, obrigado por terem aceitado o convite e estarem aqui nessa celebração. Esse momento de festa é muito importante, estamos em um período de Jubileu de Vinho, e iniciamos esse período em 7 de setembro. Temos um ano inteiro de celebrações e comemorações.

Ao nosso pastor e presidente, José Carlos, somos gratos a ele e a nossos diretores, pastor José Netto, pastor Aloísio e aos que não estão presentes; o pastor José de Souza Gomes e o Alírio Misael.

Quero agradecer por ser parte dessa igreja, e quero ler um texto com vocês. Atos, Capítulo 1, Versículo 8: “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

Nosso chamado como igreja. Esses dias até relembrei um texto que o pastor Alídio, um dos nossos fundadores, publicou em uma das primeiras edições de nosso jornal sobre avivamento bíblico, a avocação da igreja. O texto diz que o avivamento bíblico não se ilude com multidões e também não as ilude, isso é muito importante. Não são as multidões que buscamos e queremos agradar, nós buscamos e queremos agradar nosso Deus. Também não iludimos ninguém, porque trabalhamos a verdade, que é o Evangelho de Cristo.

Para poucos ou muitos, o que importa é que somos testemunhas de Cristo, porque recebemos a virtude e o poder do espírito para testemunhar, começando em nossa vizinhança, em nossa cidade. Essa é a cidade que amamos, estamos nessa Casa que representa nosso estado e é o estado que amamos. Queremos ser testemunhas de Cristo pelo poder do Espírito Santo, uma igreja que ora e trabalha por avivamento no Brasil e no mundo. Esse é nosso caminho e para isso fomos chamados, acima de tudo, para honrar e glorificar o nome de nosso Deus na Terra.

Já que a vida é passageira e nosso tempo é curto, vamos aproveitar bem não desperdiçando a nossa vida, vamos glorificar Deus através dela. Minha gratidão mais uma vez, muito obrigado e Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Obrigado, pastor Elmer Mendes. Quero chamar para falar em nome não só dos meus assessores e gabinete, mas também pela igreja, o presbítero Hermes Vieira da Silva. Conheço o Vieira há mais de 20 anos, ele é sargento da Polícia Militar e nos conhecemos trabalhando como segurança. Nós, como policiais, sabemos que o salário sempre foi insignificante, mas como honestos trabalhamos em hora de folga. Trabalhamos em segurança de eventos, eu era tenente e o Hermes soldado, isso já vai para mais de 25 anos, então o aguento há bastante tempo. Ele melhorou muito depois que foi para a igreja, graças a Deus.

Quando viemos trabalhar no mundo da política o Vieira me ajudou muito e isso nos colocou em contato novamente com o Netto e o pessoal da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico. Criamos uma grande amizade. Quero que o Vieira faça uso da palavra e fale em nome do nosso gabinete e da igreja também, por favor.

 

O SR. HERMES VIEIRA - Boa noite, a paz do Senhor a todos. Irmãos, para quem não sabe, sou irmão de sangue do pastor Netto, que é meu pai na fé. Ele que me ganhou para Jesus no ano de 1999, quando aceitei Jesus. É meu irmão porque o amo muito. Graças a Deus conheço o Coronel Telhada desde 1992, trabalhando e ganhando o pão para levar para dentro de sua casa. Eu também estava no local quando ele chegou, ganhando pão para levar para minha casa.

Ele me conheceu, perguntou se eu era policial, falei que era, e a partir daquela data comecei a trabalhar com ele fazendo serviços extras. Depois vim para Jesus. Quero agradecer muito ao Coronel Telhada e que Deus continue abençoando-o sempre. É um homem muito íntegro, que cobra, mas tem atitudes. Quero agradecer a cada assessor e assessora do gabinete, quando falam da nossa Igreja Evangélica Avivamento Bíblico falam de boca cheia. A irmã Valéria se preocupa com diplomas... Cada um do gabinete quis estar no evento do Avivamento Bíblico.

Como disseram o pastor José Carlos dos Santos e o Netto, nossa igreja é muito tímida, mas quero dizer que Deus tem honrado muito a Igreja Evangélica Avivamento Bíblico nesse local, e desde a Câmara Municipal, quando o deputado era vereador. Com a autorização dele e do nosso chefe de gabinete, coronel José Paulo Marcolino Rosa, ele fala: “Olhem bem, pastores, porque tem pastores aqui de várias cidades do interior e conheço o pastor Daniel. Ele me determinou a ficar à disposição da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, o que a igreja precisar você dá apoio, disse ele. Levar irmãos aos médicos... Para o que a igreja precisar, estamos aqui à disposição”.

Eu não conheço, em 56 anos, nenhum deputado que fica à disposição de uma igreja para dar apoio a todos os irmãos. Para nós da igreja, é muita honra. Quero agradecer de coração, primeiramente, a Deus, por estarmos aqui nessa noite glorificando o nome dele e comemorando 70 anos de Avivamento; em segundo, por todos os irmãos do gabinete que estão sempre junto com nós e dando apoio.

Quero agradecer de coração ao deputado Coronel Telhada, que Deus continue o abençoando e à sua família. É verdade o que ele falou, não sei se eu estaria aqui hoje para contar meu testemunho de vitória se não estivesse com a presença do Senhor. Ele já foi baleado, eu já fui baleado três vezes, e os anjos do Senhor nos guardaram.

Nessa oportunidade, quero agradecer uma pessoa que significa muito na minha vida para hoje eu estar de pé, que é minha esposa que amo tanto, a irmã Sueli. Que Deus a abençoe, assim como a minha sogra, que está ao seu lado, e a toda a igreja, em nome de Jesus. Deputado Coronel Telhada vai à igreja sempre, mesmo se tiver cinco irmãos. Ele está em Mogi das Cruzes sempre que tem evento, ele não tem orgulho, é homem de Deus. Ele sabe que está dando apoio às pessoas abençoadas da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico.

Todos os pastores, esposas de pastores, contem conosco na Assembleia Legislativa. Deus abençoe a todos, a paz do Senhor e as palmas ao Senhor Jesus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Obrigado Vieira, quero agradecer a Sueli também, porque aguentar o Vieira não é fácil. Ele falou da sogra, sempre é bom falar bem da sogra também.

Quando nós resolvemos fazer o evento, eu conversei com o pastor José Carlos e fizemos um diploma para o pessoal guardar de lembrança. Farei meu discurso antes da entrega dos certificados.

A sessão solene é um ato oficial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, autorizado pelo presidente da Casa, representando os 94 deputados desta Casa. Onde vocês estão sentados é o local onde se sentam os deputados. O plenário Juscelino Kubitschek é usado somente pelos deputados. Então, fora as sessões ordinárias e extraordinárias com deputados, somente sessões solenes são realizadas.

Sou evangélico desde que nasci, sou da Congregação Cristã no Brasil, acho que todos sabem disso. Creio que a única coisa que colocará o Brasil nos eixos é Deus, tenho certeza isso. Esse povo deve ter temor, o que não existe hoje no Brasil. A cada dia vemos mais o pessoal se desviando para o lado errado, e quando falamos que somos evangélicos somos até motivo de gozação em alguns lugares. Não esquentamos a cabeça com isso, porque sabemos que quem faz isso são pessoas que não têm Deus, e nós que conhecemos a graça, sabemos que temos que passar por isso e enfrentar isso de cabeça erguida, procurando mostrar para essas pessoas que elas estão erradas e que nós servimos um Deus vivo que fará a mudança no País.

Penso que todos nós contribuímos da nossa maneira, às vezes com nossa pouca fé e erros. Quando fui informado pelo pastor José Netto que a Igreja Evangélica Avivamento Bíblico estava completando 70 anos no dia 7 de setembro, pensei em fazermos uma sessão solene. O pastor até falou sobre a igreja ser tímida, muita gente não pôde comparecer, mas é normal. Acho que isso é uma questão de tempo. Essa sessão solene é feita para homenagear pessoas e entidades que façam a diferença na sociedade.

Nesses 70 anos, a igreja tem feito seu papel através de seus pastores, presbíteros e obreiros, de todos aqueles que participam da comunhão da igreja. Nós propusemos isso aos pastores Netto e José Carlos e eles aceitaram esse evento. Até proporia aos senhores, se tiverem oportunidade, para que façamos todo ano um evento. Não vejo por que não fazermos anualmente, porque é motivo de festa e alegria comemorarmos 70 anos de uma igreja, algo feito para ajudar as pessoas.

Vemos tantas sessões solenes aqui que às vezes pensamos se é interessante algumas homenagens acontecerem, e quem tem que ser homenageado mesmo e lembrado muitas vezes não é, com todo respeito às demais pessoas que pensam diferente de nós. Eu entendo que a igreja tem esse mérito, as pessoas que trabalham pela igreja têm esse mérito e devem ser homenageadas e lembradas. Isso deve servir de testemunho para os demais, para quem estiver assistindo futuramente na televisão, para as pessoas desta Casa. Que façamos isso com constância, para mostrarmos que o evangelho tem vez nesta Casa, e nós lutamos por ele.

Se são 50 pessoas, cinco ou cinco mil, o importante é que estamos aqui falando coisas que agradam a Deus. Quando fiz essa proposta e foi aceita pelos pastores, eu fiquei muito feliz de poder homenagear a Igreja Evangélica Avivamento Bíblico por seus 70 anos. Proponho que façamos novamente nos anos seguintes, que cada vez mais as pessoas se acostumem a estar nesta Casa, porque aqui é a Casa do povo. As pessoas que trabalham e sentam nos lugares que os senhores e senhoras estão hoje são pessoas eleitas pelo povo.

O povo deve se acostumar que a Assembleia Legislativa está de portas abertas, principalmente para pessoas do bem. Às vezes, vem gente aqui que promove cada desordem e absurdo, passo cada vergonha de ouvir algumas coisas que ouço aqui. Eu não fui eleito para ouvir essas coisas, mas somos obrigados a ouvirmos também. Então, já que aguentamos esses tipos de pessoas, por que não trazer os irmãos para cá e homenagearmos quem merece?

Eu quero, rapidamente, agradecer a presença de todos e todas aqui, dizer que nossa Casa e gabinete estão abertos, na figura principalmente do Hermes, membro efetivo da igreja. Como eu disse, ele está à disposição do que a igreja precisar, temos procurado ajudar muita gente aqui. O pastor Valter que é nosso amigo e os demais pastores... O que pudermos fazer, tenham certeza de que faremos sim, com muita boa vontade e sem aguardar nada em troca. A nossa verdadeira missão é fazermos as coisas, ajudarmos quem merece sem aguardamos nada em troca, simplesmente pelo prazer de ajudar e fazer o bem.

Em seguida, eu e o coronel José Paulo, meu chefe de gabinete que tem ajudado muito aqui, fizemos um certificado de agradecimento ao ministério e outros certificados de participação para as pessoas que quiserem guardar uma lembrança dos 70 anos. Um certificado assinado por mim e pelo pastor José Carlos dos 70 anos da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico. Chamaremos alguns pastores. Por favor, venham à frente, onde será entregue o referido certificado.

Coronel José Paulo, é com o senhor.

 

O SR. JOSÉ PAULO - “Procure apresentar-se a Deus aprovado como obreiro que não tem do que se envergonhar, e que maneja corretamente a palavra da verdade” - Segunda Carta de Timóteo, 2:15.”

 Quero chamar o pastor José Carlos dos Santos; pastor Arlindo Manoel da Conceição Júnior; pastor José da Silva Netto; pastor Daniel Gonçalves da Silva; pastor Aloísio Tadeu Rodrigues da Silva; pastor Antônio Bonfim de Souza; pastor Aquila Alexandro Barrios; pastor Clayton Marangon; pastor Edson Coelho Chagas; pastor Edson Santarosa; e pastor Eduardo Almeida.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Apresentação dos Hinos 467 e 525 pelo Grupo de Louvor.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Obrigado pastor Nilson, Sueli... Quero agradecer, encerrando essa sessão solene, aos pastores do Conselho Geral da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, pastor José Carlos dos Santos; pastor Arlindo Manoel da Conceição Junior; pastor José da Silva Netto; pastor Daniel Gonçalves da Silva; e o pastor Aloísio Tadeu da Silva. Agradeço a presença de todos os pastores e familiares.

Mais uma vez, quero lembrar a todos que essa sessão será retransmitida no próximo domingo, dia 9, às 21 horas pelo canal sete da NET; canal nove da Vivo; e 61.2 da TV Digital Aberta. Agradeço a presença de todos.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, minha equipe de assessores, funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, das assessorias da Polícia Civil e Militar, com o cabo Ricardo presente, bem como a todos os senhores e senhoras que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta sessão.

Estejam certos que - enquanto o pastor Nilson e a Sueli cantavam eu pensava justamente nisso - já vi tanta coisa nesta Casa, mas como é bom podermos cantar e louvarmos a Deus, estarmos juntos aqui, irmanados em uma missão tão nobre. Vocês todos são muito bem-vindos aqui, contem com nossa assessoria. Quem sabe faremos novamente ano que vem, depende dos senhores e da disponibilidade, mas tenham certeza de que nosso gabinete está à disposição de todos para o que for necessário.

Agradeço mais uma vez pelos assessores que representaram o deputado Gil Lancaster; meu amigo pastor Assis, obrigado pela presença; e ao deputado Salim Curiati, representado pelo Udine Verardi; mandem abraços aos deputados. Deus abençoe a todos.

Essa sessão está encerrada.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 45 minutos.

 

* * *