http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

17 DE OUTUBRO DE 2016

068ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À FORÇA AÉREA BRASILEIRA E AO SEU PATRONO, MARECHAL-DO-AR ALBERTO SANTOS DUMONT E COMEMORAR O DIA DO AVIADOR

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Prestar homenagem à Força Aérea Brasileira e ao seu patrono, marechal do ar Alberto Santos Dumont, e comemorar o Dia do Aviador". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda de Música da Base Aérea de São Paulo, sob a regência do suboficial músico Marcio Vieira Ouveriney. Anuncia a exibição de vídeo institucional da Força Aérea Brasileira.

 

2 - CORONEL TELHADA

Deputado estadual, saúda os presentes. Comenta a história da Força Aérea Brasileira e suas relações com a Polícia Militar. Esclarece que os militares possuem representação nesta Casa. Expõe acerca da necessidade de valorização destes trabalhadores. Tece elogios ao serviço prestado pela FAB.

 

3 - FLAVIO FLORES DA CUNHA BIERRENBACH

Ministro do Superior Tribunal Militar, cumprimenta os presentes. Discorre a respeito do surgimento da vontade de voar, na humanidade. Narra o primeiro voo realizado por Alberto Santos Dumont, em Paris. Relata sua experiência como piloto. Enaltece a atuação da Força Aérea Brasileira na aviação.

 

4 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia homenagem desta Casa à Força Aérea Brasileira, com entrega de placa a Luis Roberto do Carmo Lourenço, major-brigadeiro do ar e comandante do IV Comando Aéreo Regional.

 

5 - LUIS ROBERTO DO CARMO LOURENÇO

Major-brigadeiro do ar e comandante do IV Comando Aéreo Regional, agradece a homenagem prestada à FAB. Saúda os presentes. Exalta a liderança de São Paulo e a relevância de personalidades desta cidade. Pontua momentos de sua história na Aeronáutica. Elogia os feitos de Santos Dumont. Ressalta a importância da união entre Forças Armadas e sociedade civil, em defesa do País.

 

6 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Recebe homenagem, por meio de placa comemorativa, da Força Aérea Brasileira, representada pelo Sr. Luis Roberto do Carmo Lourenço, major-brigadeiro do ar e comandante do IV Comando Aéreo Regional. Anuncia a execução do "Hino dos Aviadores", executado pela Banda de Música da Base Aérea de São Paulo, sob a regência do suboficial música Marcio Vieira Ouveriney. Declara-se honrado pela presença dos representantes da FAB nesta solenidade, os quais, a seu ver, representam o ideal patriótico da sociedade brasileira. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sessão solene para prestar homenagem à Força Aérea Brasileira e ao seu patrono, marechal-do-ar Alberto Santos Dumont, e comemorar o Dia do Aviador.

Esta Presidência convida para integrar a Mesa S. Exa. major-brigadeiro-do-ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, comandante do IV Comar; deputado estadual Coronel Telhada; Sua Excelência, Dr. Flávio Flores da Cunha Bierrenbach, ministro do Superior Tribunal Militar e deputado estadual no período de 1978 a 1982, uma das maiores e mais importantes lideranças da história política brasileira.

Também convida o general-de-brigada Ricardo Miranda Aversa, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, representando o comandante militar do Sudeste; o general-de-Exército Mauro Cesar Lourena Cid; nosso competente e laborioso comandante-geral da Policia Militar, coronel Ricardo Gambaroni, colega da nossa Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada por este presidente com a finalidade de prestar homenagem à Força Aérea Brasileira e ao seu patrono, marechal-do-ar Alberto Santos Dumont, e comemorar o Dia do Aviador.

Convido todos os presentes para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda de Música da Base Aérea de São Paulo sob a regência do suboficial Músico Marcio Vieira Ouveriney.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradeço ao regente, músico Marcio Vieira Ouveriney, suboficial da Aeronáutica, e a toda banda que nos honra com essa presença.

Estão ainda presentes e prestigiando esta sessão o brigadeiro-do-ar André Luiz Fonseca e Silva, diretor do Centro Logístico da Aeronáutica; brigadeiro intendente José Jorge de Medeiros Garcia, subdiretor de abastecimento; brigadeiro Eduardo Zotti Justo Ferreira, assessor do comandante do IV Comar; Sua Excelência e eminente desembargador Dr. Valter da Silva, Tribunal de Justiça de São Paulo e conselheiro da Fundação Santos Dumont; coronel aviador Geraldo Corrêa de Lyra Jr, chefe do Estado Maior do IV Comar; coronel intendente José Carlos Sabô, chefe do Centro de Catalogação da Aeronáutica; coronel intendente Waldemar Roberto Cabral Jorri, chefe do Núcleo de Grupamento de Apoio de São Paulo; coronel intendente Marcos Tadeu de Oliveira Medeiros, prefeito de Aeronáutica de São Paulo; coronel aviador Marcos Dias Marschall, diretor do Instituto de Logística da Aeronáutica.

Coronel aviador Reginaldo Pontirolli, comandante da Base Aérea de São Paulo; coronel José Antonio Botture, do Centro Logístico da Aeronáutica; tenente-coronel aviador Adalberto Santos Prado, chefe do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos; tenente-coronel Yoshibumi Kumeta, representando o coronel médico Eliezer de Jesus Ferreira, diretor do Núcleo de Hospital da Força Aérea de São Paulo; tenente-coronel aviador Sandro Rogério Delmonico, comandante do Quarto Esquadrão de Transporte Aéreo; Reinaldo Papaiordanou, presidente da Sociedade dos Melhores Amigos da Aeronáutica - Somaero/SP, sempre prestigiando os eventos desta Casa.

Tirso de Salles Meirelles, presidente do Conselho Nacional de Pecuária de Corte e primeiro conselheiro do Sebrae-SP; João Batista Oliveira, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Santos Dumont; professor Fábio Meirelles, que muito nos honra com sua presença, presidente da Federação de Agricultura do Estado de São Paulo; Coronel Edson Luiz Gaspar, da Escola de Engenharia e Tecnologia da Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi; Edson Sturaro, comandante de Aviação Civil; tenente Coronel Adilson Júlio Lonni, Turma da Sucata; tenente Coronel Jorge Zefferino Pereira, da Turma da Sucata; João Francisco Gianezela, Turma da Sucata e diretor da Sociedade Amigos da Marinha-SP; Augusto Diniz Jr., representando nosso querido deputado federal, presidente estadual do PP, Guilherme Mussi.

Comunicamos a todos os presentes que essa sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia neste sábado, dia 22 de outubro, às 21 horas pela NET, canal 7; TV Digital, canal 61.2 e pela TV Vivo, canal 9.

Neste momento, passaremos a exibir o vídeo institucional da Força Aérea Brasileira. Vamos acompanhar e vibrar.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Uma salva de palmas para a nossa Força Aérea, que beleza de vídeo. (Palmas.)

Passo a palavra ao deputado Coronel Telhada para sua saudação em nome dos deputados desta Casa.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Bom dia a todos. Quero saudar, em primeiro lugar, o presidente Fernando Capez, que preside a Assembleia e esta sessão solene. Quero saudar também o Sr. Brigadeiro Lourenço, comandante do IV Comar; nosso ministro Flávio Bierrenbach, muito prazer em tê-lo conosco; general Miranda, muito obrigado pela presença; coronel Gambaroni, comandante da Polícia Militar. Muito obrigado a todas as demais autoridades já enumeradas pelo Sr. Presidente.

É um prazer estarmos aqui nesta sessão solene. Quando fomos informados da sessão, não pude me furtar de estar presente pela consideração que temos pela Força Aérea Brasileira, pela amizade que temos pelo brigadeiro Lourenço, pelo brigadeiro Zotti e demais oficiais e praças da Força Aérea aqui presentes. Quero dizer da nossa admiração por essa Força, criada em 1941, mas já vinha desde Alberto Santos Dumont em sua história, tradição e participação total na II Guerra Mundial, seja através dos patrulhamentos nos mares brasileiros, através do afundamento dos submarinos e patrulhamento marítimo ou através da participação do primeiro grupo de aviação de caça na Itália.

Quem aqui não se emocionou quando jovem, lendo os livros com referências a isso? A Missão 60, do Fernando Pereyron, enfim... Sempre tivemos grande admiração pela Força Aérea. Nós que somos policiais militares - sou coronel da Polícia Militar - temos uma estreita ligação com a história da aviação brasileira, não só através do nosso comandante que também é piloto, mas desde os ídolos da Força Pública do Campo de Marte, dos Gaviões de Penacho em 1932... A participação da antiga Força Pública sempre foi muito ativa na aviação militar brasileira.

Temos uma grande consideração e admiração por todos os senhores e senhoras. Nós, desta Casa, tenham certeza de que sou um dos deputados que está a total disposição dos senhores e da Força Aérea Brasileira. Todos os interesses e necessidades desta Casa, tenham certeza de que vocês têm nesse deputado, no deputado Fernando Capez e nos outros deputados, verdadeiros amigos e representantes; pessoas que vocês podem dizer o que necessitam, porque estaremos com inteira disposição.

Quero saudar alguns amigos também, coronel Gaspar, coronel Ramos, nossos contemporâneos de Barro Branco e amigos... Coronel Gaspar também ligado à aviação. Enfim, pessoas que estão conosco trabalhando forte pela Força Aérea Brasileira. Quero saudar também o Augusto Diniz, representante do nosso querido amigo deputado federal Guilherme Mussi. Com outros deputados, fazemos um elo, uma ligação. Em todos os setores os senhores têm representantes, tenham certeza disso.

Estamos sempre juntos nessa batalha, que é difícil e espinhosa, porque o Brasil não tem cultura de segurança. Quando você fala em área militar, um bando de idiotas ligam com ditadura, tortura, e essas babaquices de quem não tem o que falar. Aqui nós falamos a verdade, representamos os homens e mulheres que diuturnamente sacrificam sua vida por salários desprezíveis e por falta de reconhecimento, mas sacrificam suas vidas em prol do cidadão brasileiro.

Sempre tive uma admiração muito grande pela FAB, mas depois da missão que fizemos com o brigadeiro Zotti e o brigadeiro Lourenço, conhecemos Campo Grande, Brasília... Tenho certeza de que essa admiração triplicou pelo serviço constante, pela postura de oficiais e praças que valorizam sua Força Aérea, representam e vibram com seus serviços e estão dispostos aos sacrifícios máximos, se necessário.

Todos nós aqui que somos militares juramos, ao ingressar na Força, que, se necessário fosse, sacrificaríamos nossa vida. Infelizmente, alguns colegas nossos têm chegado a esse sacrífico e morrido em serviço, mas como sempre não são reconhecidos pela sociedade. Mas aqui nós reconhecemos, valorizamos e trabalhamos para mudar essa triste realidade no Brasil. Mudar essa realidade em que quem vale é quem não presta, quem vale é quem fala mal. Estamos lutando, e tenho certeza de que vamos mudar essa realidade.

Para isso, precisamos do apoio dos senhores e das senhoras, precisamos ficar juntos, irmanados nessa luta para valorizar o bom cidadão brasileiro, valorizar o trabalhador, aquele que realmente se sacrifica pela sociedade. Parabéns pela Força Aérea Brasileira, parabéns ao Alberto Santos Dumont e a todos os senhores e senhoras que têm cumprido sua missão. Os senhores fazem a diferença em nossa sociedade, são verdadeiros brasileiros. Deus abençoe a todos. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns ao nosso querido amigo, deputado Coronel Telhada, que muito bem expressa esse sentimento da Assembleia em relação à Força Aérea Brasileira e às nossas Forças Armadas.

Passo a palavra a S. Exa., ministro Flávio Flores da Cunha Bierrenbach, que falará por todas as autoridades aqui presentes. Como brilhante deputado que foi, e lembrado até hoje, fará uso da tribuna parlatório com o que tanto honrou esta Casa.

Anuncio também a presença do delegado Laerte Marzagão, chefe da Assessoria Policial Civil desta Casa.

 

O SR. FLÁVIO FLORES DA CUNHA BIERRENBACH - Excelentíssimo Sr. Deputado Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Srs. Deputados; Srs. Generais; Srs. Coronéis; Excelentíssimo Sr. Coronel Ricardo Gambaroni, comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Srs. Oficiais; minhas senhoras e meus senhores, deu-me hoje o presidente da Assembleia a honra de, depois de 35 anos, voltar a ocupar a tribuna desta Casa do povo do estado de São Paulo. É um motivo de enorme alegria para mim que isso possa ter se materializado no 110º aniversário do primeiro voo do ser humano. É sobre isso que vou falar.

Ninguém sabe quando o desejo de voar implantou-se na alma do ser humano. O que se sabe é que nas pinturas rupestres das grutas mais antigas e pré-históricas sempre aparece a figura de um ser humano dotado de asas. Na antiguidade grega, 500, 600 anos antes de Cristo, nas canções de Homero, surgiu a lenda de Ícaro, aquele que tentou fugir com um par de asas. O que se sabe é que essa vontade de voar permaneceu presa no peito do ser humano durante milênios, e foi só no ano de 1906, no dia 23 de agosto, em Paris, em cima dos prados de Bagatelle, que um brasileiro, Alberto Santos Dumont, transformou esse sonho em realidade.

Vamos imaginar quantos bilhões de seres humanos viveram sob a face da Terra desde antes daquelas pinturas das cavernas, e podemos imaginar também quantos milhões já desfrutaram da alegria de voar a partir de Santos Dumont. Mas quantos realmente foram aqueles dentre nós que conseguiram pilotar um avião? Eu tive esse privilégio aos 19 anos de idade - faz muito tempo e era muito jovem - e aos 20 anos eu já fazia parte da reserva da Força Aérea Brasileira, para minha honra e orgulho.

Voar é um privilégio raríssimo. Estatisticamente, são poucos os seres humanos que tiveram o privilégio de voar, e aqueles que não têm o privilégio porque não são qualificados como aviadores, mas que fazem parte da Força Aérea Brasileira, ajudam a voar e ajudam a Força Aérea Brasileira a cumprir sua missão. Em nome desse privilégio de voar e do agradecimento que todos nós devemos a Santos Dumont, que eu faço minha saudação à minha Força Aérea Brasileira.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - O privilégio é desta sessão solene de contar com Vossa Excelência. Neste momento, convido os integrantes da Mesa, coronel Gambaroni, ministro Flávio Bierrenbach e Coronel Telhada para, juntamente com este presidente e o Cerimonial, procedermos para uma homenagem à Força Aérea Brasileira, na pessoa do seu ilustre e competente comandante, major-brigadeiro do ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, com a entrega de uma placa.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Procedo com a leitura da placa. Logo oficial da Assembleia, significa que trata de um documento oficial. Não se trata de uma homenagem pessoal, e sim institucional: uma homenagem do Poder Legislativo do Estado de São Paulo por meio de seus 94 deputados, o segundo maior Parlamento da América Latina.

“A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do deputado estadual Fernando Capez, comemora pelo sexto ano consecutivo o Dia do Aviador, prestando tributo à Força Aérea Brasileira e ao seu patrono marechal-do-ar Alberto Santos Dumont, na pessoa do comandante do IV Comar, major-brigadeiro do ar Luis Roberto de Carmo Lourenço, importante defensor da segurança em nosso país com carreira exemplar e atuação decisiva em momentos importantes da vida política nacional, contribuindo para o fortalecimento de nossas instituições e para defesa do Estado Democrático de Direito, atuando de modo admirável na defesa do território nacional. A Força Aérea Brasileira é constituída por um efetivo altamente qualificado, ético, motivado e coeso, tais valores identificam o aviador brasileiro.”

Seguido da assinatura do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. São Paulo, 17 de outubro de 2016. Parabéns à Força Aérea Brasileira, orgulho do nosso País.

Neste momento, no clímax dessa sessão solene, tenho o orgulho, honra e privilégio de passar a palavra ao Exmo. Sr. Major-brigadeiro do ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, comandante do IV Comando Aéreo Regional, para que ocupe a tribuna privativa dos deputados, mas que hoje se rende à Força Aérea Brasileira.

 

O SR. LUIS ROBERTO DO CARMO LOURENÇO - Bom dia, senhoras e senhores. É com muita alegria que hoje estamos recebendo essa homenagem tão gentil por parte da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que muito orgulha e honra a nós, homens e mulheres da Força Aérea Brasileira. Inicio minhas palavras pedindo permissão para, novamente, saudar o senhor como presidente desta Casa, pela gentileza que nos recebe, pelo carinho com a Força Aérea Brasileira. Muito obrigado.

Saúdo nosso ministro do Superior Tribunal Militar, ex-deputado estadual desta Casa, Dr. Flávio Flores da Cunha Bierrenbach. Suas palavras também nos deixam muito vaidosos, ministro. O senhor fala com a alma de aviador, isso também é fabuloso. Vimos que isso está presente no senhor até hoje, que sempre foi nosso companheiro e parceiro de grande jornada. Muito obrigado.

Saúdo nosso deputado estadual Coronel Telhada, muito obrigado por suas palavras, amizade e carinho conosco; saúdo o general de brigada Ricardo Miranda Aversa, nosso novo chefe de Estado Maior; nosso brigadeiro do ar André Luiz Fonseca, diretor do Centro Logístico da Aeronáutica; o brigadeiro intendente José Jorge Medeiros Garcia, nosso subdiretor de abastecimento aqui em São Paulo; o brigadeiro Eduardo Zotti Justo Ferreira, nosso assessor especial e parceiro que tem nos acompanhado nessa jornada.

Saúdo o coronel Ricardo Gambaroni, também piloto. Quando homenageamos o aviador, todos os aviadores da Polícia Militar estão incluídos nessa, somos todos aviadores. Sabemos da sua admiração e carinho pela aviação.

Saúdo o coronel aviador Geraldo Correa de Lyra Jr., nosso chefe de Estado Maior, nosso apoio e braço direito, que tem estado sempre conosco em todas as jornadas. Saúdo nosso amigo e sempre presente Reinaldo Papaiordanou, presidente da Sociedade dos Melhores Amigos da Aeronáutica, amante da Força Aérea e que está sempre conosco. Muito obrigado por sua presença em todos esses momentos.

Quero saudar também nossos oficiais e todos os senhores que já foram nomeados. Já saudamos e agradecemos a presença de todos, saúdo nossos oficiais, suboficiais, sargentos, nossa banda de música e amigos e amigas da Força Aérea aqui presentes. Muito obrigado.

Deputado Fernando Capez, sou um homem simples, vindo do interior das Minas Gerais. Como todo bom mineiro, sou muito observador. Admiro as pequenas coisas da vida e reconheço um bom amigo quando o encontro. Quero dizer a V. Exa. que me sinto muito honrado em estar nesta grande instituição, a Assembleia Legislativa de São Paulo, palco guardião da democracia, e poder enaltecer as realizações da Força Aérea e de Santos Dumont em sua data magna em seu terceiro milênio.

Que o primeiro verbo seja de agradecimento a todos os membros desta Casa, desde o funcionário mais humilde até Vossas Excelências, por permitirem essa justa homenagem ao pai da aviação. Que o Criador faça brilhar em vossas histórias o mesmo legado deixado pelos bandeirantes paulistas Fernão Dias e Tibiriçá.

Segundo a historiadora Mary Del Priore, mesmo com tantas adversidades e intempéries, os jovens paulistas do início do século XV eram reconhecidos por sua capacidade de improvisar e criar, adquirindo qualidades práticas e habilidades singulares, o que de uma forma muito natural consolidou, frente ao cenário nacional, uma liderança política, econômica e moral usada ao pé do fogo da noite. Terra da oportunidade, é referência nacional do progresso e também a porta de entrada para o País.

Por aqui, chegam e saem reis e rainhas, Papas, chefes de Estado e governos, estrelas da sétima arte, autoridades civis e militares. Passam diariamente aqueles que constroem essa Nação, impulsionados por essa grande locomotiva movida por um povo idealista, devotados ao trabalho e conscientes de sua missão perante a República. Pelas mãos desse povo pujante passam as grandes decisões que levaram ao vertiginoso crescimento desse país.

Nesta Assembleia rodeada de grandes monumentos, escolas, universidades e arranha-céus encontra-se cravejada a história de tantas personalidades que elegeram esse consagrado púlpito para homenagear ícones, celebrar relevantes datas e reconhecer o trabalho dos responsáveis por suas conquistas e vitórias, sejam elas no campo das artes, política ou esporte. Reverenciar personalidades como nosso bravo empreendedor Francisco Matarazzo, ou nossa nobre brasileira Tarsila do Amaral não é nada mais do que um justo reconhecimento às células do DNA desbravador e guerreiro do povo bandeirante.

Nos contos tão atuais de Mário de Andrade, “Macunaíma” e “Paulicéia Desvairada”, aprendemos a rir, chorar e a criticar. Monteiro Lobato representou em seus versos e personagens a real dinâmica do paulistano valente, audacioso e sonhador. Tudo tem origem nos sonhos: primeiro sonhamos e depois fazemos. Incontáveis foram as celebridades do passado e do presente recente. Não me perdoaria deixar de citar aquele que nos brindou com tantas alegrias nas manhãs de domingo, o melhor de todos os pilotos, o membro honorário da Força Brasileira, Ayrton Senna da Silva.

São tantos personagens significativos para nossa história, astros e estrelas que aqui nasceram ou residem, os verdadeiros protagonistas do nosso querido Brasil. Não é um exagero dizer que São Paulo é retrato fiel do nosso povo, com essa intensa mistura de raças, costumes e crenças.

Senhoras e senhores, foi nesse admirável estado que, ainda muito jovem, cheguei trazendo os valores herdados de meus pais e lapidados pelas escolas e instituições da minha querida Força Aérea. Aqui, dei meus primeiros passos em direção aos céus, seguido sonhos do meu ídolo altaneiro, Alberto Santos Dumont, o pai da aviação e patrono da Força Aérea Brasileira. A esse brasileiro tão especial, ofereço as primeiras palavras que essa ocasião inspira, e que dá a tônica deste momento, a gratidão e o reconhecimento.

Para nós, homens e mulheres que vestem o azul, alegra-nos a alma poder expressar no dia de hoje o mais absoluto reconhecimento por meio das sábias palavras de um dos pais do movimento abolicionista brasileiro, o escritor José do Patrocínio. Ele dizia ser defensor da liberdade e amante da aviação. Santos Dumont não é só um gênio, mas um predestinado, não faz sua glória pessoal, mas a de um povo.

Essa notável mensagem premonitória em quase uma década revelar-se-ia como uma perfeita alta imagem daquele cidadão global ao ser homenageado na capital francesa, no ano de 1913. E disse Santos Dumont: “Este momento me é duas vezes grato.

É a consagração dos meus esforços e a homenagem que se prestou a um brasileiro, reflete sobre toda a pátria. Herdeiros desse emblemático brasileiro, empenha-se no filho da pacata cidade de Palmira, que apesar do seu aspecto franzino, irradiava uma inabalável convicção no poder da determinação e do conhecimento, recusando-se a aceitar qualquer limitação, pois ninguém jamais lhe ensinara que algo fosse impossível.

Mantenham essa mesma firme crença na valiosa busca pelo contínuo aperfeiçoamento profissional, no qual simboliza a vigorosa centelha a dar vida aos robustos motores da nossa inovadora Força Aérea do Terceiro Milênio. Estejam certos de que os principais projetos em curso no âmbito da Força Aérea, sejam eles ligados à área operacional, ao controle do espaço aéreo, à gestão administrativa ou amparo de seus preciosos recursos humanos, somente têm sido viabilizados pelas abnegadas contribuições diárias de cada um dos senhores e senhoras, orgulhosos filhos de Santos Dumont.

Naquele destacado inventor, as cintilações do gênio empolgavam todo o ser, tal qual sucesso de cada militar ou civil fará brilhar o futuro de nossa vibrante instituição. Lutemos, pois, os bandeirantes dos ares de todas as épocas de nossa história o mesmo cativante respeito e terna admiração pelo nosso patrono ao seu pai e incentivador, Henrique Dumont. Foram nossos antepassados personagens de uma verdadeira saga, inspirada no ilídimo desejo de conquistar nosso próprio território e tomar posse do Brasil.

Esse país continua a nos convocar para que contribuamos no engrandecimento dessa terra e no amparo dos seus distintos filhos. Continuemos lado a lado com os irmãos da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da sociedade civil unindo nossos pontos cardeais na garantia da soberania do território e de seu espaço aéreo sobrejacente. Assim, concito as novas gerações a continuarem inspiradas por esse magno espirito de servir ao Brasil, a pátria de todos nós.

Guardemos eternamente nas páginas da história desse País o nome de Santos Dumont, cuja inteligência de suas descobertas faz brilhar em nossa alma a luz perpétua do patriotismo. Salve Santos Dumont. Salve a Força Aérea Brasileira. Salve o Brasil. Muito obrigado a todos.

Se o deputado me permitir quebrar as regras, subo novamente à tribuna e passarei à suas mãos uma placa da Força Aérea em agradecimento pela gentileza e carinho que a Assembleia Legislativa de São Paulo tem tido conosco durante todos esses anos. Gostaria de convidar meus brigadeiros para que me acompanhassem na entrega.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito obrigado. E agora, com muito entusiasmo, vamos todos cantar o Hino dos Aviadores, executado pela Banda de Música da Base Aérea de São Paulo, sob a regência do suboficial Marcio Vieira Ouveriney.

 

* * *

 

- É executado o Hino dos Aviadores.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Por ocasião do encerramento desta sessão solene, digo que não foi a Assembleia Legislativa que homenageou a Força Aérea Brasileira, mas a Força Aérea Brasileira é que homenageou o povo de São Paulo, aceitando vir nesta data histórica à esta sede do Parlamento Paulista. Somos patriotas e consideramos que as Forças Armadas são patrimônio cívico, ético, cultural e moral de toda a sociedade sadia.

É nosso dever sempre, como brasileiros e patriotas, prestigiarmos nossas Forças Armadas e destacarmos o orgulho que temos do arrojo tecnológico dos nossos aviadores, que em condições adversas e muitas vezes sem apoio e estrutura, ousaram concorrer com as principais e mais desenvolvidas nações do mundo e se transformaram em um polo tecnológico de exportação de tecnologia para todo o mundo. Vocês simbolizam um pouco o gênio inventivo e a superação do povo brasileiro.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, das Assessorias Policiais Militar e Civil que, bem como, a todos aqueles que colaboraram para este evento. Deus abençoe a todos.

Está encerrada esta sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 10 minutos.

 

* * *