http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

21 DE OUTUBRO DE 2016

069ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS CEM ANOS DO ESTÁDIO URBANO CALDEIRA "VILA BELMIRO"

 

Presidente: PAULO CORREA JR

 

RESUMO

 

1 - PAULO CORREA JR

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Nomeia as demais autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Paulo Correa Jr, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar os 100 anos do Estádio Urbano Caldeira 'Vila Belmiro'". Manifesta-se privilegiado por fazer parte de momento de comemoração do Santos Futebol Clube. Agradece ao deputado Coronel Camilo por ter cedido esta data, anteriormente destinada a outra solenidade, de forma a permitir a comemoração dos 100 anos do Estádio Urbano Caldeira "Vila Belmiro", nesta Casa. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação de vídeo alusivo ao centenário do Santos Futebol Clube. Entrega placa ao vice-presidente do Santos Futebol Clube, César Augusto Conforti, em homenagem aos 100 anos do Estádio Urbano Caldeira "Vila Belmiro".

 

2 - CÉSAR AUGUSTO CONFORTI

Vice-presidente do Santos Futebol Clube, agradece ao deputado Paulo Correa Jr, a quem tece elogios. Cumprimenta todos os presentes. Saúda Juary - primeira geração de "Meninos da Vila" e vencedor de diversos campeonatos importantes de futebol. Considera que o mérito do Santos Futebol Clube é formar jogadores de alto padrão. Afirma que o clube santista foca na valorização e formação de atletas das categorias de base. Adiciona que o local é considerado um segundo lar para os jovens iniciantes no esporte, os quais contam com equipe multidisciplinar para sua formação pessoal e profissional. Repudia atos de violência entre torcidas organizadas de futebol.

 

3 - FERNANDO BONAVIDES

Presidente do Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube, manifesta-se honrado por representar o Santos Futebol Clube nesta solenidade em homenagem ao Estádio Urbano Caldeira "Vila Belmiro". Ressalta que o clube oferece oportunidades para o desenvolvimento da carreira profissional de jovens atletas. Lembra que o estádio fora palco de momentos inesquecíveis do esporte.

 

4 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR

Tece considerações sobre o papel do Estádio Urbano Caldeira "Vila Belmiro" em sua vida. Anuncia a reprodução do "Hino do Santos Futebol Clube". Relata como foi sua primeira experiência dentro do estádio santista. Conta que, naquela ocasião, contagiou-se pela emoção da torcida e, desde então, tornou-se torcedor do Santos Futebol Clube. Lê texto de torcedora apaixonada pelo Estádio Urbano Caldeira "Vila Belmiro" e pelo Santos Futebol Clube. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Paulo Correa Jr.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ENCARNACION LOZANO LEMONCHE - Senhoras e senhores, bom dia. Vamos dar início à sessão solene com a finalidade de comemorar os 100 anos do Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro.

 Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia, dia 23 de outubro, às 21 horas, pela NET, canal 7; TV Aberta, canal 61.2; e pela TV Vivo digital, canal 9.

Para compor a Mesa dos trabalhos, chamamos o proponente desta sessão solene, o Exmo. Deputado Paulo Correa Jr.

Anunciamos também o Sr. César Augusto Conforti, vice-presidente do Santos Futebol Clube; Sr. Fernando Bonavides, presidente do Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube.

Com a palavra, o nobre deputado Paulo Correa Jr para abertura desta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Bom dia, senhoras e senhores. Vamos dar início à sessão solene com a finalidade de comemorar os 100 Anos do Estádio Urbano Caldeira, nossa Vila Belmiro.

Quero cumprimentar o vice-presidente, César Augusto Conforti, do Santos Futebol Clube; Fernando Bonavides, presidente do Conselho Deliberativo do Santos. Cumprimento todos os presentes aqui no plenário, os funcionários da Casa, a equipe da sessão solene, do Cerimonial da Assembleia Legislativa, todas as assessorias, os verdadeiros amantes do futebol e do Santos Futebol Clube - esse presente que temos em nossa Baixada Santista, no estado de São Paulo e, logicamente, no mundo, é a nossa referência.

Me sinto emocionado nesta manhã, me sinto privilegiado por fazer parte dessa história, dessa família e desse momento tão especial que estamos vivendo.

Eu gostaria de dizer que nós todos, parlamentares desta Casa, através da propositura deste deputado, aprovamos por unanimidade esta sessão solene, marcada por pessoas que fazem história e conhecimento notórios, e que se destacam em nosso estado. Nada mais justo do que o nosso Santos Futebol Clube ser representado por vocês aqui hoje. Agradecemos aos parlamentares desta Casa e ao presidente Fernando Capez, que tão prontamente nos atendeu. Agradeço à Mesa Diretora.

Quero fazer um agradecimento especial ao deputado Coronel Camilo, que tinha agendado esta data para fazer uma sessão solene. Mas como expliquei para ele que amanhã completariam os 100 anos da Vila Belmiro, ele, conhecedor da história, abriu mão de sua agenda - que já estava reservada - e cedeu esta data para que pudéssemos fazer. Por isso, peço uma salva de palmas ao nobre deputado Coronel Camilo, que nos cedeu esta data.(Palmas.)

Convido todos os presentes para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro subtenente Sérgio Campos.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Gostaríamos também de agradecer a presença do nosso ilustre craque, que está abrilhantando esta manhã de sessão solene e fez história no nosso Santos, em nosso Estado, no País e no mundo - Juary, da primeira geração de Meninos da Vila. Foi campeão paulista em 1978 pelo Santos Futebol Clube, artilheiro, campeão mundial e da Super Taça Europeia, entre outros títulos. Uma salva de palmas ao nosso grande craque Juary. (Palmas.)

Também agradeço a presença de Armando dos Santos, conselheiro do Santos Futebol Clube; Ronaldo Cortez, gestor das escolas Meninos da Vila, do Santos Futebol Clube, e também do executivo do meu partido, ali na cidade de Santos, com um futuro político promissor, com certeza estará fazendo história em nossa cidade, um grande abraço, é um prazer tê-lo aqui.

Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que Deus continue abençoando a vida de cada um de vocês.

Nós gostaríamos de assistir, inspirando todos nós, a um vídeo alusivo ao Centenário do Santos Futebol Clube, que tem duração de apenas dois minutos e meio. Vamos conhecer um pouco mais da história da nossa Vila Belmiro.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Neste momento, para marcarmos esta data, gostaríamos de chamar o Sr. César Augusto Conforti, vice-presidente do Santos Futebol Clube, em homenagem aos 100 anos do Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro. Faremos a entrega de uma placa em comemoração dos 100 anos. Peço que o vice-presidente se coloque em pé para que possamos fazer a entrega da homenagem.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. CÉSAR AUGUSTO CONFORTI - Gostaria de agradecer, em primeiro lugar, ao nosso querido Paulo, nobre deputado, que é nosso fanático torcedor, amigo e sempre presente. Quero que sua gestão seja cada vez melhor, porque faz um belo trabalho. Agradeço a presença de todos, o nosso presidente do conselho, Fernando Bonavides, que cumprimenta todos os senhores e senhoras. Um abraço apertado em nosso ex-Menino da Vila - hoje vovô - Juary, mas para sempre um Menino da Vila.

Acho que é isso que temos que entender. O maior mérito que temos no Santos é formar jogadores de alto padrão. Se vocês verem a história do Juary, ela se soma à história de vários meninos que se formaram na Vila e defenderam times no exterior, onde ganharam títulos em várias regiões do país. Agora temos o Geuvânio, na China. Vários deles se formaram. Temos, com isso, o mérito de ser o time, entre todos os países, que mais forma jovens jogadores. Isso é histórico.

Temos que valorizar esse trabalho que é feito nas bases do Santos. Lá, recebemos meninos que, às vezes, não têm condição socioeconômica nenhuma. Formamos e damos a eles condições de exercerem uma profissão digna e, além disso, terem uma casa com orientação, psicólogos, nutricionistas, médicos e pessoas que dão uma condição de segurança na formação desses meninos. São meninos que saem homens. Antes de formarmos craques, formamos homens. Esse é nosso maior orgulho. É uma coisa que não podemos nunca esquecer, essa formação que o Santos dá.

Vocês podem pegar nossa história, sempre tivemos os Meninos da Vila. E, na época, tivemos Pelé e Coutinho, o Pepe - o Zito veio mais tarde. Mas vejam as pessoas que se integraram e formaram um grupo, hoje eles não saem da Vila. São pessoas que convivem conosco.

Fui diretor de Saúde por sete anos, já estou entrando no terceiro ano de mandato na vice-presidência do Santos e posso dizer que os antigos jogadores do Santos sempre tiveram na Vila sua casa. Isso é muito bonito e vejo como é saudável essa relação de amizade e integração. O esporte facilita tudo isso. O esporte deve ser valorizado, porque ele interrompe guerras. Tivemos, em nossa história, uma guerra sendo interrompida para que pudesse ser realizada uma partida que, por sinal, ganhamos. Isso é sinal do que conseguimos aplacar. Existe luta dentro do campo - isso não se pode deixar de ter, a defesa das cores e a vontade de ganhar -, mas saindo das quatro linhas, são todos irmãos de profissão. Temos que fazer com que as torcidas também entendam isso.

Temos jogadores lutando em campo, mas essa luta não acontece fora. Precisamos difundir cada vez mais essa ideia e acabar com esse litígio que existe entre as várias facções e torcidas. Isso não pode mais existir. Temos que ter paz e qualidade no futebol, esse é o principal fator para melhorarmos cada vez mais nossa condição perante o mundo inteiro. O Brasil sempre teve destaque, o perdeu momentaneamente, mas vai recuperar.

Agradeço novamente pela gentil lembrança ao nosso Santos, o que me emocionou. Acho que estou pegando a doença do Modesto, mas isso é verdade, nós nos emocionamos muito, porque é uma história difícil. O trabalho é bem complicado, não temos facilidades em nenhum momento. Mas o prazer de vermos a amizade, a vitória e o congraçamento dos santistas nos dá uma enorme alegria. Agradeço por esse privilégio, por estarmos aqui representados. Obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Neste momento, passaremos a palavra ao presidente do Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube, Fernando Bonavides.

 

O SR. FERNANDO BONAVIDES - Bom dia, senhoras e senhores. É uma honra muito grande estar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo representando o Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube, os associados e apaixonados torcedores do Santos, que em todos os campos que disputou, abrilhantou o futebol.

Quero agradecer à propositura na pessoa do deputado Paulo Correa, que teve a sensibilidade de prestigiar a Vila Belmiro - o templo sagrado do futebol - que, como bem disse o Dr. Conforti, deu oportunidade a muitos jovens que de lá vieram para desenvolverem sua carreira profissional. Da mesma forma, possibilitou tantos momentos inesquecíveis na história do futebol do Santos, do Brasil e do mundo.

Quero também colocar a importância da reorganização do futebol brasileiro nesse momento em que temos um novo marco jurídico, a Lei do Profut, que é de extrema importância para a organização do futebol brasileiro. Isso já está refletindo, inclusive, na organização política dos clubes e também no futebol profissional.

Não quero me estender, quero somente agradecer e dizer da emoção que todos nós, santistas pelo Brasil e mundo afora, temos neste momento, com esta homenagem à Vila Belmiro, o templo sagrado do futebol.

Muito obrigado, deputado Paulo Correa.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Muito obrigado, Fernando e César. Vocês representam o Santos Futebol Clube. Cada um tem um jeito de se emocionar, e eu tenho certeza de que é muita emoção para mim, como deputado desta Casa, representando nossa cidade de Santos - nossa Baixada Santista - e o estado de São Paulo - cidade onde nasci, criei meus filhos, onde vivo e tenho meu time do coração.

Clube que, nos finais de semana - ou às vezes durante a semana - nos faz passar por algumas emoções. Graças a Deus que a maioria delas é de alegria pelas conquistas, mas é um momento ímpar para mim este que iremos adentrar.

Peço a todos que fiquem em pé, porque neste um ano e alguns meses de mandato que estou, pela primeira vez, ficarei emocionado ao ouvir o Hino do Santos Futebol Clube dentro deste plenário.

 

* * *

 

- É executado o Hino do Santos Futebol Clube.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Quero fazer aqui uma confissão - poucos sabem disso. Nem gosto muito de mencionar o passado, porque gosto sempre de dizer da parte boa, que é ser santista, mas farei uma confissão da magia que tem a Vila Belmiro.

Quando criança, eu assistia a televisão - e era um momento em que eu vivia o futebol - e via o Zico jogar. Eu achava uma coisa mágica. Então, o Flamengo era meu time, pelo futebol do Zico. Eu ouvia a família falar e as pessoas comentando sobre o futebol dele.

Aos oito anos, ganhei um binóculo daqueles que fechava, do Paraguai. Era uma novidade, tinha ganhado de presente. Um tio santista, por interesse no binóculo, me chamou para ir à Vila com ele para assistir a um jogo do Santos, porque ele queria usar o binóculo. Eu era menino, fui com o binóculo no bolso e ele ficou vendo o jogo com o binóculo.

Quando entrei no Estádio Urbano Caldeira e vi aquela torcida, o time do Santos entrando em campo, eu me apaixonei e falei: “Aqui é minha casa, daqui não saio mais. Esse é meu time do coração”, e há 32 anos - tenho 40 de idade - é minha paixão.

Posso dizer que a magia que a Vila Belmiro tem, além de outras histórias, contagia e encanta. Um outro exemplo que tenho aqui é de um dos meus assessores. Ele era palmeirense, mas já mais velho, com quase 30 anos. Ele não tinha ido ainda a um estádio de futebol, e o levei para a Vila Belmiro à convite, e de propósito. Quando ele entrou na Vila, sentiu a mesma magia, que o fez virar santista também. Ele falou: “Aqui é meu time, eu não sabia que era isso”. Essa é a magia da Vila Belmiro.

Mágica essa que deixo registrada a um grande amigo que saiu do nosso País há 13 ou 14 anos - santista fanático e apaixonado. O nome dele é Ubiratan Pereira, meu amigo Bira, que, com certeza, está assistindo à nossa transmissão. Ele saiu para ganhar a vida nos Estados Unidos e hoje trabalha com muito esforço, pois teve sucesso. Mas em suas horas de intervalo e de lazer, ele conecta no telefone através da internet o jogo do Santos, programa que fala do Santos. Na televisão, só quer saber do Santos. Fica bravo e briga sozinho com a televisão quando falam mal do Santos e da Vila Belmiro.

São exemplos como esse que nos fazem estar aqui hoje, respeitando com toda a reverência o nosso Santos Futebol Clube.

Farei um breve discurso, não como deputado, mas de uma torcedora fanática pelo Santos, que escreveu essas palavras. Vou, apenas por ser o instrumento do mandato e estar presidindo a sessão, repetir essas palavras dela, como torcedora - é o que mais tem valor, porque vem do coração, o sentimento de um verdadeiro torcedor.

Estou aqui na manhã de hoje roubando uma frase de nosso hino, é um orgulho que nem todos podem ter. Falar da Vila Belmiro é homenageá-la, é uma grande responsabilidade, pois grandes personalidades já passaram por esse famoso estádio. Não há como negar que nosso Estádio Urbano Caldeira faz parte da história da cidade de Santos, quem desce a serra faz passagem obrigatória por lá. Até quem não é santista vai ao Memorial das Conquistas e faz a visita monitorada pelo vestiário e pelo gramado.

A Vila Belmiro está localizada em um bairro residencial e tradicional. Não à toa, muitos a consideram como uma segunda casa. Melhor ainda é quando ela vira um alçapão nos dias de jogos, colocando pressão até nos maiores jogadores do mundo, afinal, eles jogam no reino do futebol. Templo sagrado, berço de craques e tantas outras denominações que a Vila adquiriu ao longo de sua história.

Homenagear hoje esse ponto tão importante da cidade de Santos, que abrigou Pelé, Pepe, nosso craque Juary, Serginho Chulapa, Giovanni, Leo, Robinho, Neymar, Gabriel, entre tantos outros nomes inesquecíveis para a história do futebol, é o mínimo que posso fazer como deputado, pois a Vila Belmiro e o Santos Futebol Clube merecem todas as solenidades e manifestações de amor e gratidão.

Fica aqui meu abraço à diretoria, ao Conselho Deliberativo, aos funcionários, jogadores e à torcida santista. Contem com este deputado de coração alvinegro - podemos dizer que, com certeza, de geração em geração. Quero pedir uma salva de palmas à nossa amiga, que trabalha conosco, a Maira, santista fanática. Fica gravada como uma torcedora fanática do Santos na história dos 100 anos da Vila Belmiro. Parabéns a você pela paixão que inspira a todos nós.(Palmas.)

Quero agradecer, mais uma vez, ao vice-presidente César Conforti, que veio representar o clube. Agradeço também o nosso presidente do Conselho Deliberativo, Fernando Bonavides; os diretores do Santos Futebol Clube, que estiveram aqui nesta manhã com algumas dificuldades para chegar, com trânsito e acidente na Imigrantes - que é um problema constante que temos nessa subida e descida da serra. Nós que utilizamos a serra quase que toda semana sabemos. Mas chegaram até aqui por paixão e reverência, para homenagear o Estádio Urbano Caldeira.

Quero agradecer mais uma vez o nosso craque Juary, que representa todos os craques que passaram pela Vila Belmiro, um berço de craques. Muito obrigado, você abrilhantou e muito esta sessão solene.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, a minha equipe, aos funcionários dos serviços do Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp, das Assessorias Policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram com o êxito desta solenidade. Muito obrigado a todos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 16 minutos.

 

* * *