http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

11 DE NOVEMBRO DE 2016

166ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO e CEZINHA DE MADUREIRA

 

Secretário: CEZINHA DE MADUREIRA

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - CEZINHA DE MADUREIRA

Assume a Presidência.

 

3 - JOOJI HATO

Relata prejuízos causados pelas chuvas dos últimos dias. Comenta lei, de sua autoria, que prevê a plantação de árvores frutíferas, com a finalidade de restabelecer o equilíbrio ecológico. Mostra reportagem a respeito de podas mal feitas em São Paulo. Enumera projetos de lei por ele elaborados.

 

4 - JOOJI HATO

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

5 - PRESIDENTE CEZINHA DE MADUREIRA

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 16/11, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra sessão solene a ser realizada hoje, às 20 horas, com a finalidade de "Entregar ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Doutor Marcos Pereira, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo". Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Cezinha de Madureira para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, tem a palavra o primeiro orador inscrito, nobre deputado Abelardo Camarinha. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Delegado Olim. (Pausa.) Tem a palavra a nobre deputada Leci Brandão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Ricardo Madalena. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Welson Gasparini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Roberto Engler. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Orlando Bolçone. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Estevam Galvão. (Pausa.) Tem a palavra a nobre deputada Marcia Lia. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Ramalho da Construção. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Carlos Neder. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Márcio Camargo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado André Soares. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Angelo Perugini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Carlos Cezar. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Alencar Santana Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Gil Lancaster. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Geraldo Cruz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Sebastião Santos. (Pausa.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Cezinha de Madureira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Tem a palavra o nobre deputado Ed Thomas. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Luiz Carlos Gondim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Coronel Telhada. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Caio França. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembleia, estamos vivenciando momentos difíceis no trânsito e na segurança, nesta época de chuvas. Parece algo sutil, insignificante, termos casos de pessoas eletrocutadas, árvores que desabam sobre residências e rede elétrica, deixando milhares de famílias sem energia elétrica. O trânsito fica caótico. Águas sujas invadem as casas, principalmente das pessoas mais humildes, que moram nas regiões mais baixas.

Fiz uma lei, da qual me orgulho, a respeito da plantação de árvores frutíferas, para preservarmos o equilíbrio ecológico. A cadeia ecológica foi quebrada, porque o predador dos cupins foi espantado. Os cupins corroem as árvores que, por qualquer ventania, acabam por desabar.

É uma lei simples, que restabelece a Mata Atlântica, que restabelece o equilíbrio ecológico. A plantação de árvores frutíferas vai atrair os pássaros, que são os predadores dos cupins.

Sr. Presidente, quero falar da poda mal feita, que pode provocar desequilíbrio no crescimento, infestação de pragas e quedas. Na última chuva tivemos a queda de 42 árvores. Passo a apresentar um vídeo, para esclarecer melhor.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

Existe um ditado que diz o seguinte: “Quando não se usa a inteligência, o corpo padece.” Portanto, quando temos pessoas não inteligentes, que não sabem nem podar uma árvore, acabam causando todos esses problemas. Digo também que há governantes inteligentes e não inteligentes. Lembro-me do saudoso presidente Jânio Quadros, que quando assumiu a prefeitura de São Paulo plantou muitas árvores frutíferas através de um projeto meu. Hoje, ainda nós convivemos com pessoas que não plantam árvore frutífera, não restabelecem o equilíbrio ecológico.

Nós procuramos sempre trazer projetos, como eu trouxe da lei fecha bar, lei do silêncio, lei seca, que foi muito criticada, eu sofri muito, mas é uma lei, hoje, que as pessoas que me criticavam estão dizendo que ela é boa. Trouxe outras leis, como a lei da câmera de segurança, por exemplo, que foi aprovada nesta Assembleia e precisa ser aplicada rapidamente para diminuirmos a violência e melhorarmos a qualidade de vida.

As árvores frutíferas são extremamente importantes. A lei dos pisos drenantes, que eu aprovei, tem que ser aplicada pelos prefeitos para diminuir o sofrimento, para diminuir as enchentes que provocam congestionamento, queda de casas, queda de árvores, principalmente neste momento que estamos vivenciando, de época de chuva.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Sras. Deputadas e Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de quarta-feira, dia 16 de novembro, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da sessão de quinta-feira, lembrando-os, ainda, da Sessão Solene a realizar-se hoje, às 20 horas, com a finalidade de entregar ao ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Dr. Marcos Pereira, o “Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo”.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 47 minutos.

 

* * *