http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

11 DE NOVEMBRO DE 2016

078ª SESSÃO SOLENE EM OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO MINISTRO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS, DOUTOR MARCOS PEREIRA

 

Presidentes: FERNANDO CAPEZ e MILTON VIEIRA

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Milton Vieira, com a finalidade de realizar "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Doutor Marcos Pereira". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Discorre sobre a ética na política. Afirma que fez questão em estar nesta solenidade ao ministro Marcos Pereira, a quem teceu elogios.

 

2 - MILTON VEIRA

Assume a Presidência. Anuncia execução de número musical, realizado pela Orquestra e Coral Bonacelli. Anuncia exibição de vídeo institucional sobre o homenageado.

 

3 - JEAN PARRA

Mestre de cerimônias, anuncia as demais autoridades presentes.

 

4 - GILMACI SANTOS

Deputado estadual, elogia a carreira e o trabalho do ministro Marcos Pereira.

 

5 - MARCELO SQUASSONI

Deputado federal, discorre sobre o trabalho político e administrativo em conjunto com o ministro Marcos Pereira, em Brasília. Destaca a confiabilidade da palavra do homenageado.

 

6 - DIMAS EDUARDO RAMALHO

Conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, recorda seu trabalho como deputado nesta Casa. Enaltece as qualidades pessoais e profissionais do ministro Marcos Pereira, afirmando ser justo o recebimento do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo pelo homenageado. Pede união de todos pelo desenvolvimento pacífico do País.

 

7 - ROSÂNGELA GOMES

Destaca, pelo seu caráter, o mérito do ministro Marcos Pereira no recebimento da homenagem. Discorre sobre sua carreira dentro do PRB. Pede resgate da boa política na vida nacional.

 

8 - PRESIDENTE MILTON VEIRA

Anuncia a exibição de vídeo com mensagens de autoridades ao homenageado. Realiza a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao ministro de Estado da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira.

 

9 - MARCOS PEREIRA

Ministro de Estado da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, discorre sobre sua vida pessoal e carreira profissional, tanto na iniciativa privada como no serviço público, destacando sua origem humilde. Relata diversas homenagens recebidas ao longo de sua trajetória. Comenta seu trabalho como ministro de Estado da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Governo Temer. Cita necessidade de reformas econômicas. Pede apoio de todos na empreitada.

 

10 - PRESIDENTE MILTON VEIRA

Agradece a presença do homenageado. Discorre sobre o seu trabalho como parlamentar desta Casa. Declara-se honrado em presidir esta sessão. Faz agradecimentos gerais. Anuncia número musical. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, a mais alta comenda desta Casa, a S. Exa. Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Dr. Marcos Pereira.

Convidamos para compor a Mesa principal dos trabalhos o deputado estadual, proponente desta justa homenagem, Milton Vieira; major-brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, comandante do IV Comar, representando o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Nivaldo Luis Rossato; eminente procurador de Justiça, deputado estadual, federal, conselheiro e hoje presidente do egrégio Tribunal de Contas do Estado, Dr. Dimas Eduardo Ramalho; Excelentíssima Deputada Federal Rosangela Gomes, coordenadora nacional do PRB Mulher.

Peço a todos, que em pé e com uma calorosa salva de palmas, saudemos nosso homenageado, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Dr. Marcos Pereira. (Palmas.)

Como sempre e determina o Regimento Interno - mas agora com muito maior razão - havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum, é uma sessão solene. Sendo assim, ela obedece a uma rígida forma sacramental, nos termos do Regimento Interno desta Casa. Não se pode propor uma sessão solene ou homenagem apenas pelo desejo pessoal de um deputado. Só se justifica uma sessão solene por motivo de notório e relevante interesse público e social. A sessão só pode ser solicitada por deputado em exercício no mandato, convocada apenas pelo presidente da Casa e percorre vários órgãos internos até ser autorizada.

Esta sessão proposta pelo deputado Milton Vieira foi aprovada por unanimidade dos deputados da Casa. Não é para menos, trata-se de uma sessão solene com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Dr. Marcos Pereira.

Convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, tocado pela Orquestra e Coral Bonacelli.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Solicito ao nobre deputado Wellington Moura que conduza a deputada Rosângela Gomes, coordenadora nacional do PRB Mulher à Mesa dos trabalhos.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela nossa TV Assembleia, com uma farta e variada programação: Assembleia Esporte, Discussão Nacional, Tribunal Jovem, Assembleia Convida... Uma programação variada e diversificada, convido os senhores para assistir principalmente neste domingo, dia 13 de novembro, às 22 horas, em horário nobre, para assistirmos a transmissão desta sessão solene tão importante e significativa. Quem tem a Net coloque no canal 7, se o sinal não cair como de costume; pela TV Vivo, canal 9 e pela TV Digital Aberta, canal 61.2.

Por uma determinação legal e regimental, enquanto o deputado estadual, presidente da Assembleia permanecer neste recinto, o Plenário Juscelino Kubitschek fica na legal, mas incômoda posição de exercer e usurpar a Presidência da sessão do deputado que detém legitimidade para tanto, que é o deputado proponente. Por essa razão, terei que me ausentar para passar a Presidência ao nosso querido e estimado deputado Milton Vieira.

Antes, eu gostaria de dirigir algumas palavras ao nosso ministro Marcos Pereira. Não sei meu querido e amigo Marcos Pereira em que mundo estamos, para que rumo vai a humanidade e no que queremos transformar a nossa política. É uma atividade predatória em que não se tem ética, não existe o mínimo de responsabilidade em que, para atingir objetivos, a honra das pessoas é tratada de uma maneira absolutamente irresponsável e temerária. Vale tudo pela política? Não vale a palavra, os princípios, o respeito, ou o senso de justiça?

Eu me recordo do decálogo do promotor de Justiça, os dez mandamentos que o promotor das Américas, César Salgado, um dia escreveu: “Jamais fazer da desgraça alheia pedestal para sua vaidade”. E quando vejo ao meu lado um homem como Marcos Pereira, que tem palavra, um homem correto e transparente, sincero, amigo dos amigos, correto com a coisa pública, no trato do exercício da atividade política, correto nas relações pessoais, eu digo que fiz questão de estar aqui. Pedi ao deputado Milton Vieira que eu estivesse aqui para fazer esta abertura para exercer e dedicar a ele essas minhas palavras em uma grande e sensível homenagem no que diz respeito partindo de mim.

Além disso, ele tem sido um ministro exemplar, articulador hábil, competente e que faz um trabalho em prol da sociedade que certamente será reconhecido e trará muitos frutos para todos nós. Marcos Pereira, que Deus te abençoe, que você continue sendo sempre essa pessoa única, maravilhosa e que todos nós amamos e respeitamos. Que cada vez mais você tenha sucesso, porque seu sucesso é nossa felicidade.

O Colar de Honra ao Mérito do Legislativo, comenda econômica que não é conferida facilmente e de maneira corriqueira, será outorgada por nosso querido deputado Milton Vieira. Uma boa sessão solene a todos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Milton Vieira.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JEAN PARRA - Senhoras e senhores, ouvimos na abertura o Sr. Deputado Fernando Capez, que neste momento passa os trabalhos da Mesa para serem presididos pelo deputado Milton Vieira. Neste momento, o deputado convidará a todos para ouvirem uma música oferecida pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Vamos ouvir sua mensagem.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Boa noite a todos, quero agradecer a presença de todas as senhoras e senhores, gostaria também de cumprimentar todas as autoridades presentes, todos que prontamente atenderam ao chamado para esta solenidade na qual vamos homenagear a pessoa do ministro Marcos Pereira, que tem feito um trabalho de grande relevância no estado de São Paulo e representado o Brasil no exterior, como temos acompanhado. Para nós é uma honra tê-los aqui.

Como o mestre de cerimônias já citou, a Mesa Diretora, os funcionários dos gabinetes do PRB e da liderança fizeram questão de oferecer esta canção para o senhor. Na sequência, vamos ver um vídeo institucional que fala um pouco da história do nosso presidente do PRB licenciado e ministro do nosso País na área da Indústria e Comércio Exterior. Vamos ouvir a canção oferecida a todos os senhores e senhoras, em especial ao nosso homenageado.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JEAN PARRA - Belíssima apresentação do Coral e Orquestra Bonacelli. Senhoras e senhores, queremos também saudar neste momento a esposa do deputado Milton Vieira, Sra. Rosângela, e também a esposa do nosso ministro, Sra. Margarete Pereira, para a qual peço uma salva de palmas.(Palmas.)

Saudamos também o deputado estadual Wellington Moura; o deputado estadual Sebastião Santos; o deputado estadual Gilmaci Santos; o deputado estadual Jorge Wilson; o nobre vereador Atílio Francisco; a prefeita de Cruzeiro e presidenta do PRB Mulher, Ana Karin; o vereador da cidade de Guarujá, Mauro Teixeira; o vereador de São Paulo, André Santos; o Rodrigo Siqueira, secretário adjunto de Desenvolvimento Social de Suzano; o Aloísio Barbosa Pinheiro, secretário do Meio Ambiente de Suzano; o vereador de Barueri, Wilson Zuffa; o vereador Rogério Timóteo; superintendente do Patrimônio da União em São Paulo, Claudia Fellice.

Neste momento, vamos assistir a um vídeo institucional.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Nós preparamos uma apresentação deste vídeo para que os senhores conhecessem um pouco da vida, trabalho e currículo do nosso homenageado.

Quero cumprimentar também o deputado federal Marcelo Squassoni, neste momento também fazendo parte da Mesa e que também fará uso da palavra.

Vamos assistir ao vídeo e na sequência, concederemos a palavra a todos que estão inscritos.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Vejam só como seria difícil falar tudo isso, por isso preparamos este vídeo, para que todos vocês pudessem ter conhecimento da trajetória do nosso homenageado de hoje, ministro Marcos Pereira.

Quero convidar para fazer uso da palavra o deputado estadual Gilmaci Santos, lembrando que estão presentes os deputados Sebastião Santos, do PRB também; Wellington Moura... Hoje temos aqui um dia atípico, véspera de feriado e muitos deputados estão em suas bases no interior, mas a bancada do PRB está aqui, unanime. Também o deputado Jorge Wilson, o “Xerife do Consumidor”, presente. Temos quórum suficiente para fazermos esta homenagem. A deputada Rosângela, nossa coordenadora nacional do PRB Mulher, que tem feito um trabalho expendido no Brasil todo com as mulheres; o deputado Marcelo Squassoni; esteve presente também o deputado Gilberto Nascimento, presidente estadual do PSC.

Estou vendo aqui alguns prefeitos, a Ana Karin; o prefeito eleito de Ferraz de Vasconcelos, nosso amigo Zé Biruta; e todos vocês, mais uma vez, muito obrigado. Prefeito, se quiser vir e fazer parte conosco, por gentileza.

Vamos então ouvir as palavras do deputado estadual Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Boa noite, senhoras e senhores presentes nesta solenidade. Em primeiro lugar, quero cumprimentar nosso presidente da sessão, deputado Milton Vieira, do PRB. Parabenizar por este momento importante que você proporciona a este Parlamento e ao estado de São Paulo, proporcionando para cada um de nós esta sessão solene tão maravilhosa.

Quero cumprimentar meus colegas de Assembleia, - deputado Sebastião, deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor, e deputado Wellington Moura -, este time que faz parte da bancada do PRB nesta Casa. Gostaria de cumprimentar os vereadores de São Paulo, Atílio Francisco, Souza Santos, André Santos. Gostaria de cumprimentar de maneira especial a dona Margarete Pereira, esposa do ministro, uma guerreira, sempre acompanho suas lutas e batalhas. Na pessoa dela, cumprimento todas as mulheres presentes, juntamente a minha querida amiga Sônia, que foi nossa candidata à prefeita na cidade de Carapicuíba, tendo mais de 70 mil votos.

Cumprimento também meu querido conselheiro Dimas Ramalho, obrigado por estar presente nesta Casa, a qual tenho certeza de que é sua e sei que você sente saudades. Daqui a pouco você fará uso desta tribuna para matar a saudade. Saúdo a Rosângela, que veio do Rio de Janeiro para homenagear nosso ministro; Marcelo Squassoni, nosso deputado federal e a todos os amigos e amigas que tenho visto por aqui, vereadores de mandato, eleitos nesse momento. Nosso secretário de Esportes, Lazer e Juventude Paulo Gustavo, que também já está presente. Obrigado pela visita.

Quero saudar de maneira toda especial o ministro Marcos Pereira. O vídeo já diz tudo que poderíamos dizer, esta homenagem diz que deve ser outorgada ou entregue pela Assembleia a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso estado.

O ministro Marcos Pereira e tudo isso aqui, acredito que nesta noite ele reúne todas essas qualidades que essa honraria pede. Representando de maneira que trabalhou no Desenvolvimento, na Cultura e no social, agora na parte econômica. No social ele tem feito seu trabalho há quase 30 anos, se me permite, de maneira incansável cuidando das pessoas. Ele também ajudou no desenvolvimento cultural e agora, no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, tem feito um trabalho que todos nós temos observado de maneira incansável.

Mas isso não nos surpreende, porque essa é a marca do Dr. Marcos Pereira em tudo aquilo que se propõe a fazer, ou tudo aquilo que é colocado em suas mãos para realizar. Acredito que esta homenagem que o estado de São Paulo está fazendo ainda é pouco, porque a partir do momento em que essa honraria é dada pela Assembleia Legislativa, são representantes de 43 milhões de paulistas e paulistanos.

Parabéns, e que o senhor possa continuar nesta caminhada pelo nosso Brasil afora levando essa mensagem de fé e esperança, porque o Brasil tem jeito. Passamos por dificuldades, mas tem jeito. Na semana passada assisti a uma palestra do ministro em Embu das Artes, em que ele apresentou os números do nosso País, uma coisa assustadora, mas com perspectiva de melhora para o futuro.

Sei que ele participa muito para que este momento aconteça. Parabéns ao Milton Vieira, Assembleia Legislativa e ao povo paulista por conferir ao senhor este serviço e essa honraria no dia de hoje. Que Deus lhe abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Agora, vamos ouvir o deputado federal Marcelo Squassoni, representando a bancada do PRB no Congresso Nacional.

 

O SR. MARCELO SQUASSONI - Boa noite a todos. Sr. Ministro, nosso presidente da Mesa, deputado Milton Vieira, Sr. Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dimas Ramalho, quero, em nome de todos, cumprimentar todas as autoridades presentes.

Eu nem vim preparado para falar alguma coisa, mas vou contar um pouco da nossa atividade em Brasília, perto do ministro Marcos Pereira. Às vezes a distância faz com que as pessoas não conheçam muito bem como é esse relacionamento. O ministro Marcos Pereira é licenciado como nosso presidente nacional do PRB e, nas reuniões da bancada, somos vinte e dois deputados federais, ele era presença esperada para tomarmos aquelas decisões mais importantes. Assim foi na época do impeachment; foi uma discussão tremenda e no momento em que ele tomou a primeira atitude, todos se levantaram e foram juntos para o Salão Verde para anunciarmos o PRB, tomando a atitude em primeiro lugar. Foi o primeiro partido da base do governo a tomar a atitude que tinha que ser tomada naquele momento. Assim foram sucessivas as vezes em que a presença e a atitude do presidente Marcos Pereira foi importantíssima para todos nós.

Uma coisa que marca o Marcos Pereira em Brasília, para que todos saibam, é a palavra. Para quem é político, sabemos que o que mais vale neste mundo é quando a pessoa se compromete e cumpre o que fala. Sou deputado federal, mas tenho três mandatos no PRB - estou há dez anos no partido. Todas as vezes em que o Marcos Pereira se comprometeu com alguma atitude política comigo ou com qualquer colega deputado federal em Brasília, as coisas foram cumpridas exatamente como ele combinou.

Aqui, a maioria que já conversou com o Marcos e se relacionou com ele de alguma maneira na política ou vida pessoal sabe que o que ele fala, será cumprido integralmente. Acho que isso é o que faz com que ele tenha o respeito de todos em Brasília, aqui em São Paulo e em todo o Brasil. Essa é a característica mais importante para um político e principalmente para quem dirige um partido do tamanho do nosso, importante, hoje com 22 deputados, e que com certeza na próxima eleição terá, no mínimo, 40 deputados federais.

Esse é o plano do presidente, e não duvidem dele, porque essa eleição foi planejada para termos vinte e dois deputados e aconteceu exatamente como foi traçado há muitos anos. A certeza do crescimento do PRB, de ter gente boa o tempo todo por perto e a certeza de que outros deputados que participam toda semana, faz com que tenhamos certeza de que só vamos crescer. Ontem mesmo estive com um deputado do PT que veio no avião comigo, da Bahia. Durante o caminho todo, vim conversando e expliquei o que era o PRB para um deputado federal. Você participa das decisões, todos têm voz ativa, todos podem ocupar o espaço que querem, desde que trabalhem para isso. Assim é o PRB nacional e em todos os estados do Brasil.

Eu queria deixar esse testemunho para vocês: nós temos que agradecer a Deus todos os dias por termos um grupo organizado, unido e que fará sucesso demais nas próximas eleições, como tem feito e fez agora nessas eleições municipais. Um grande abraço a todos.

Marcos Pereira, meu abraço, meu amigo, você sabe o quanto confiamos em você e o quanto precisamos da sua liderança nos próximos anos. Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JEAN PARRA - Ouvimos as palavras do Sr. Marcelo Squassoni, nosso deputado federal em Brasília. Saudamos também a presença do Sr. Domingos Moreira Cordeiro, diretor do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria, representando neste momento o presidente da Fiesp, Sr. Paulo Skaf.

Saudamos a Sra. Ana Karin Andrade, coordenadora estadual do PRB Mulher São Paulo e prefeita da cidade de Cruzeiro. Aproveito também para saudar a companheira Priscila Menin, coordenadora do PRB aqui da cidade de São Paulo. Saudamos o Sr. Domingos Moreira Cordeiro; Sr. Cláudio Rocha, secretário de Desenvolvimento da cidade de Suzano; Leonice Ramos Ferreira, secretária de Assistência Social de Suzano; vereador Souza Santos, líder da bancada do PRB na Câmara Municipal de São Paulo; Claudia Fellice, superintendente do Patrimônio da União em São Paulo, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão da Secretaria do Patrimônio da União.

Com a palavra, deputado Milton Vieira.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Muito bem, dando sequência, temos mais dois oradores. Agora vamos conceder a palavra ao nosso querido conselheiro e presidente do Tribunal de Contas, Dr. Dimas Ramalho.

 

O SR. DIMAS EDUARDO RAMALHO - Boa noite a todos. Quando o deputado Milton Vieira marcou a sessão em uma sexta-feira, véspera de feriado, com trânsito, muita gente falou que não daria certo. Queria comunicar que deu certo, e pedir uma salva de palmas para todos que estão aqui.(Palmas.)

Quero saudar o deputado Capez, presidente que abriu a solenidade; o deputado Milton Vieira, deputado federal e estadual, que hoje preside esta Casa de Leis e esta solenidade tão importante. Na política nos esquecemos de muita gente, mas convivemos com muita gente, mas alguns se tornam muito amigos. Quero publicamente dizer que sou muito amigo do Milton Vieira, tenho respeito por ele, por isso acho fundamental externar esse momento.

Quero agradecer também ao Gilmaci Santos; Sebastião Santo; deputado Jorge Wilson; Wellington Moura; a deputada Rosângela Gomes; Marcelo Squassoni; os vereadores Atílio Francisco; Souza Santos; brigadeiro do Ar Luiz Roberto Loureiro. Cumprimento os prefeitos presentes, secretários de Estados, vereadores, senhoras e prefeitos eleitos. E cumprimento de maneira muito especial nosso ministro Marcos Pereira.

Assomar esta tribuna para mim é sempre motivo de satisfação, meus caros amigos deputados, porque passei muitos anos da vida aqui como deputado estadual. Este Parlamento é o maior do Brasil. Quando um deputado fala aqui, é em nome do maior estado do Brasil, o mais poderoso e mais rico, mas também o mais generoso, pois acolhe todos os brasileiros. Essa é nossa missão enquanto São Paulo, terra de todo o Brasil. Estar aqui neste momento para mim me lembra do tempo em que fui deputado estadual e federal por tantos mandatos, e hoje na corte de contas de São Paulo, que também é a maior do Brasil.

Estou aqui para falar duas palavras para os senhores. Primeiro, quero dizer que passamos sim por momentos difíceis, vamos repetir isso. Segundo, que não é a primeira vez que o Brasil passa por um momento difícil, aqui todos nós somos netos e filhos de imigrantes, talvez sejamos a primeira, segunda ou geração com diploma superior. O Brasil deu tanta oportunidade para tantas pessoas. Quero dizer que em tempos difíceis precisamos de boas ideias, homens justos e muito trabalho.

Estou aqui para homenagear um brasileiro do Espírito Santo e paulista por adoção, Marcos Pereira, ministro do Brasil que corre o mundo. Vocês viram no filme, mas antes de ser ministro meu querido amigo Marcos Pereira é um advogado com boa formação, um professor estudioso e presidente licenciado de um partido que muito cresceu nas eleições, fruto daquilo que o Squassoni falou, da palavra, do diálogo.

Não estou aqui para fazer loa por quem não merece. Digo mais, em momentos difíceis você precisa de pessoas que encarem desafios. Há dois tipos de pessoas, aqueles que ficam no porto esperando a maré passar e aqueles que embarcam e atravessam a tempestade, olhando para a praia onde encontrará um porto seguro e dias melhores. Marcos Pereira é desse segundo tipo de homem, encarou desde garoto a dificuldade da vida. Ele não nasceu em berço de ouro. Cresceu no estudo e no trabalho como advogado e cidadão. Hoje, representa nosso País no Ministério de Indústrias e Comércio Exterior, que gera empregos, acaba com burocracia e dá oportunidade para nossa geração.

Temos filhos, que futuro teve nossos filhos? Temos nossos pais, parentes que envelhecem... Que país é esse que não cuidará dos nossos idosos? Por isso estou aqui para homenagear o homem que merece receber a medalha de Mérito do Legislativo. Honra que poucos têm, e representa a vontade dos deputados e de milhões de brasileiros, como disse o Gilmaci. Quero homenagear o ministro que faz muito por nosso País, e quero que ele sempre continue fazendo. Conte com meu apoio e ajuda.

Estou aqui para homenagear algo mais importante deste ministro, que é o caráter. Ministro até podemos ser, quem sabe... Mas caráter ou você tem ou não tem, cria ou não cria. Passar por tudo isso com caráter, honra, palavra, tendo amigos como ele tem - como mostra esta noite - não tem preço. Não é dinheiro, não é posição, não é cargo. É outra coisa: é caráter. Aquilo que nossos pais falavam “honrar pai e mãe, respeitar os mais velhos, cuidar dos idosos, olhar para os mais pobres”, isso não tem preço.

Lembro-me quando estive aqui muito jovem, vindo do Ministério Público como promotor de Justiça e queria fazer uma carreira bacana e bonita. Quando saí do Parlamento, foi de cabeça erguida e mãos limpas, foi o que fiz. Hoje estou aqui para saudar a Assembleia Legislativa de São Paulo, estes deputados que aqui estão, que muito me orgulham, e que me levaram ao Tribunal de Contas com muito orgulho.

Quero saudar, sobretudo um bom brasileiro, um bom homem, um bom cidadão, um bom marido. Saúdo a esposa do ministro. Todo mundo sabe, quem conhece política, da dificuldade que nossas famílias passam. Você cuida de tudo e esquece um pouco os filhos, da esposa, é verdade. Sou filho e neto de políticos, sei do que estou falando, porque tenho filhos também. Parabéns Parlamento paulista, parabéns Brasil por ter uma pessoa como o Marcos Pereira para servi-lo.

Confio muito em meu País, sou otimista e acho que teremos um grande País. Somos justo, fraterno, seguro, com oportunidade, respeito. Que ele seja de todos nós, não com aquela divisão, desse ou daquele. Todos nós estamos do mesmo lado, para uma pátria justa, verdadeira e fraterna, na qual todos nós possamos viver em paz. Parabéns ministro, que Deus lhe ajude. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Agora, vamos ouvir as palavras da deputada federal Rosângela Gomes, coordenadora nacional do PRB Mulher, que fala em nome de todas as mulheres republicanas e do nosso Brasil.

 

A SRA. ROSÂNGELA GOMES - Boa noite. Saúdo a todos e a todas, cumprimento a Mesa na pessoa do presidente Milton Vieira, agradeço pelo convite carinhoso para fazer parte desta assentada. Vim aqui hoje participar do encontro com as vereadoras e prefeitas eleitas do PRB Mulher.

Aproveito para cumprimentar nossa coordenadora estadual, Ana Karin, na qual cumprimento a Priscila, a dona Margarete Pereira, Rosângela Vieira. Estendo meus cumprimentos a todas as mulheres aqui presentes. Cumprimento o brigadeiro Luis Roberto; nosso querido presidente do Tribunal de Contas, Dimas; Marcelo Squassoni, meu companheiro e vice-líder do PRB na Câmara Federal; na pessoa do Gilmaci e Wellington saúdo os deputados, prefeitos e prefeitas, e todos os presentes.

Falar do presidente Marcos Pereira é motivo de muita alegria e satisfação. Graças a Deus culminou com o evento do PRB e pude estar aqui neste momento, para também de forma mais singela e simples testemunhar, como o Marcelo testemunhou, de quem é o presidente Marcos. O Colar de Honra ao Mérito Legislativo de São Paulo ao presidente Marcos é, sem sombra de dúvidas, uma justiça.

Sou uma das fundadoras do PRB, porque junto com os demais companheiros do Brasil inteiro fomos às ruas e coletamos assinaturas, pedindo às pessoas que acreditassem em nosso partido. Tivemos a alegria de receber nosso ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços como nosso presidente, homem comprometido com a verdade, mas mais do que isso, com a esperança. Nosso País precisa de esperança. Quero dizer para vocês que o PRB é, sem sombra de dúvidas, o partido da oportunidade. Para mim que morei na rua, filha de pai e mãe alcoólatras, não tenho sangue azul e nenhuma indicação política, o presidente e ministro Marcos Pereira viu em mim a oportunidade de representar o povo e a mulher brasileira.

Ontem, vindo de Brasília para o Rio de Janeiro, estava lendo um livro de Platão. Ele define justiça como essência da verdade. Quero falar um pouco dessa justiça, que este presidente e ministro tem de compromisso com a Nação. Quando o presidente Marcos nos reúne, fica preocupado com as pessoas que estão cansadas de serem vítimas do descaso e violência em nosso País, e diz para todos nós, deputados, coordenadores e presidentes, que temos que resgatar a boa política, temos que resgatar os direitos de cada cidadão.

Na parte das mulheres ele me fala o seguinte: “Rosângela, quero que você coloque força, que você valorize cada brasileira heroína anônima que não tem oportunidade em nenhum partido como temos no PRB”. Homem de justiça, porque não existe democracia só com empoderamento do homem. Democracia de verdade tem que estar representada no homem e na mulher.

Quero dizer mais sobre essa essência da verdade que Platão fala, da verdade do homem de caráter, do homem transparente, do homem de trabalho que é, sem sombra de dúvidas, um exemplo para todos nós. Eu não poderia deixar de vir aqui trazer meu abraço, meu carinho e minha gratidão, porque hoje, como disse a vocês, sou uma mulher - talvez nem tanto agora - anônima, e ele me deu oportunidade de representar meu País, meu estado e minha cidade.

Hoje sou coordenadora de uma rede de mulheres não só do PRB, mas de nove países de língua portuguesa. Represento o Brasil na ONU, vou representar em Boston. Tudo porque o presidente viu na figura da mulher negra, pobre e sem voz, a justiça, agindo com verdade. Ministro, sem sombra de dúvidas essa honraria para o senhor é mais do que merecida. Que Deus continue lhe abençoando, como diz nosso querido Fernando Capez, nosso presidente que no ano passado me recebeu nesta Casa de forma calorosa quando fui relatora da CPI de Assassinatos Jovens Negros e Pobres no Brasil.

Fui muito bem recebida e pude debater e discorrer sobre temas importantes. Tudo isso graças ao PRB e ao trabalho do nosso ministro Marcos Pereira, que nos deu a oportunidade de ter voz e voto, podendo estar em espaços de decisão. A todas as mulheres, muito obrigada pela oportunidade de representá-las. Ao meu partido, minha gratidão, e ao meu ministro e presidente, que Deus lhe abençoe e lhe conceda cada vez mais sabedoria, para que o senhor continue sendo este homem justo que pratica a essência da verdade. Parabéns.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JEAN PARRA - Senhoras e senhores, ouvimos a deputada federal Rosângela Gomes, coordenadora nacional do PRB Mulher.

Saudamos neste momento o senhor Dixon Carvalho, prefeito eleito pela cidade de Paulínia; Sandro Caprino, vice-prefeito eleito e coordenador regional do RMC; Andreia Garcia, representando o deputado estadual Itamar Borges; Udine Verardi, representando o deputado Salim Curiati; Pedro Horta, assessor jurídico do Departamento Federal do senhor deputado Celso Russomano; Sr. Minoru Harada, representando o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi; Quirino Felipe Rodrigues Gori, conselheiro do Centro Nacional de Inovação, Pesquisa e Extensão Rural; vereador Zezinho Tapeceiro, segundo secretário da Câmara Municipal de Vargem Grande Paulista; vereador Adriano Luko, de Elias Fausto; vereadora Nair Langue, de Itu; vereador Dennis Guerra, de Caraguatatuba; vice-prefeito, Sr. Neto Beluci, de Itu; vereador eleito Edimar, da cidade de Arujá; vereador de Guarulhos, João Barbosa; Marta Lívia Suplicy, presidente da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil; Maria Rosas, presidente da Abads; vereador Shakespeare Carvalho, de São José dos Campos; Priscila Sampaio, presidente municipal do PRB de Taboão da Serra.

Passo a palavra ao deputado Milton Vieira para dar sequência.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Obrigado. Quero cumprimentar também o prefeito eleito Dixon, de Paulínia e seu vice-prefeito, Sandro. Nosso secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Dr. Gustavo. É uma honra tê-lo aqui.

Quero convidar a todos para assistirmos a um vídeo de algumas pessoas que não puderam estar presentes, mas fizeram questão de mandar uma mensagem ao ministro Marcos Pereira, nosso homenageado de hoje.

 

* * *

 

- É feita exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JEAN PARRA - Saudamos também as presenças da nobre vereadora Karina, de São José do Rio Preto e do vice-prefeito eleito de Arujá, Marcio Oliveira.

Neste momento, o deputado conduzirá a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Dr. Marcos Pereira.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MARCOS PEREIRA - Boa noite a todos. Quero, primeiramente, agradeço as palavras carinhosas do nosso presidente Fernando Capez. Faço, porque como ele mesmo mencionou, esta sessão será reprisada domingo à noite, às 22 horas. Para ficar registrado nos Anais desta Casa, agradeço as palavras e o cumprimento neste momento.

Agradeço também ao deputado estadual Milton Vieira, proponente desta homenagem, e também o parabenizo pela condução dos trabalhos até o presente momento. Quero cumprimentar e agradecer de todo o coração as palavras do Dr. Dimas Ramalho, nosso professor e mestre, que foi deputado estadual, federal, e hoje preside com maestria o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Receba meus cumprimentos, e também o muito obrigado por suas palavras.

Cumprimento o deputado Gilmaci Santos, que usou a tribuna e representou todos os deputados do Partido Republicano Brasileiro; deputados estaduais aqui presentes, Milton; Sebastião; Jorge Wilson; e Wellington. Agradeço as palavras da deputada Rosângela Gomes e, em nome dela, cumprimento todas as mulheres aqui presentes do PRB Mulher, as vereadoras, vice-prefeitas, candidatas e ex-candidatas. Aquelas que lutam conosco por um ideal republicano, como disse nosso senador e prefeito eleito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, para implantar os ideais e princípios republicanos na política pública.

Quero também cumprimentar o deputado Marcelo Squassoni, que fez uso da palavra em nome dos deputados federais do PRB e também o major-brigadeiro do Ar Luiz Roberto Lourenço, comandante do IV Comar. Muito me honra sua presença aqui nesta noite. Vereador Souza Santos, em nome de quem cumprimento a bancada do PRB na Câmara de Vereadores e também os demais vereadores eleitos e reeleitos.

Quero agradecer a Orquestra e Coral Bonacelli por sua apresentação e a todos vocês que, como disse nosso presidente Dimas, em uma sexta-feira chuvosa, com trânsito difícil e véspera de feriado vieram aqui homenagear este que vos fala. Quero agradecer a Deus, sobretudo minha esposa, Margarete Pereira, e dizer que sem Ele, nenhum de nós estaria aqui e sem ela, eu não estaria aqui. Muito obrigado, eu te amo.

Quero rapidamente discorrer um pouco sobre a minha história, porque aqui no vídeo e nas palavras que me foram dirigidas foi dito e apresentado o lado do homem, brasileiro e marido vitorioso. Mas o presidente e conselheiro Dimas Ramalho disse muito bem, não nascemos em berço de ouro, foi com muita luta que chegamos onde chegamos. Alguns sabem e outros não, então faço questão de todas as vezes que recebo uma homenagem como esta, a mais alta comenda da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, faço questão de relatar que nasci na cidade de Linhares, interior do Espírito Santos, às margens da BR 101.

Minha mãe era empregada doméstica e ficou grávida do patrão. Escondeu a gravidez até o sétimo mês, ocasião em que ela regressou ao seu estado natal, ao Espírito Santo, para ter a criança. Hospedou-se em uma pensão na cidade de Linhares, e disse para a dona da pensão, Mariquinha, que foi a parteira do meu parto, que ela gostaria de dar o filho que estava para ter, porque ela não tinha condições de criar. Ao lado daquela pensão tinha uma oficina mecânica de um cidadão, cuja esposa não podia ter filhos, e que já tinha externado para dona Mariquinha o desejo de adotar uma criança, porque além de dona da pensão, ela também era proprietária de um orfanato.

Ela disse ter uma jovem para dar luz a uma criança nos próximos dias e queria dar a criança. Eles disseram que se fosse menino aceitavam, se fosse menina não queriam. Eu nasci, eles me adotaram e convivi com ele e sua esposa até os cinco anos de idade, ocasião em que eles se separaram e fui entregue para continuar a ser criado dos cinco anos até os 17 pela minha avó paterna adotiva. Cresci sabendo que era criado por uma família adotiva, até hoje não conheço meus pais biológicos. Mas o que me marca é que naquela época, em 1972, nós tínhamos um sistema de adoção que se chamava adoção à brasileira, em que os pais que pegavam uma criança para criar registravam como seus filhos. Não existia um processo formal de adoção como existe hoje.

Meu pai adotivo, uma pessoa simples que estudou até a quarta série, orientado por um cliente, que era oficial de Justiça, não me registrou como seu filho e também não fez processo de adoção, fez um processo de tutela. Quando ele se separou, me entregou para continuar a ser criado por sua mãe, minha avó paterna adotiva e entregou para ela uma certidão de tutela. Eu me recordo que todas as vezes em que minha avó ia fazer a matrícula na escola - sempre estudei em escolas públicas - ela tinha dificuldades para fazer. A professora, Sônia, que está aqui, nossa republicana e vereadora de Carapicuíba. Toda vez que ela ia me matricular na escola, tinha brigas com os funcionários da secretaria porque eles exigiam uma certidão de nascimento.

Minha avó dizia que eu não tinha certidão de nascimento, mas esse documento de tutela. Ela era analfabeta. Fiquei sem certidão de nascimento até os 19 anos de idade, o documento que eu tinha era uma certidão de tutela. Quando fui casar com a Margarete, cheguei ao cartório - como diz no interior - para “colocar os papéis para correr” e o oficial do cartório me perguntou onde estava a minha certidão de nascimento. Respondi: “Eu não tenho, só tenho isso.” Ele me disse que eu precisava da certidão, senão não poderia casar. Aí que me despertei, fui até a cidade de Linhares, onde nasci, e retirei a segunda via da certidão de nascimento.

Tive certidão de nascimento por um dia, porque vocês que são casados sabem que quando você casa, eles recolhem a certidão e depois te devolvem a certidão de casamento. Conto isso porque hoje são muitos títulos e honrarias que recebo pelo Brasil e até fora. Recentemente, em outubro do ano passado, recebemos uma medalha no Colégio Militar em Paris. Anteontem, em Vitória no Espírito Santo, recebi também uma comenda da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em homenagem à indústria de confecção.

Faço questão de dizer isso para que você que está aqui saiba que se você acreditar, não somente em Deus, primeiramente Nele, mas acreditar em você, se arregaçar as mangas e for às lutas, se for realmente uma pessoa determinada, você também pode vencer, como eu venci, mas continuo vencendo, porque há um caminho longo pela frente. A verdade é que nós estamos muito agradecidos e honrados por essa homenagem, que quero dedicar mais uma vez a Deus e à Margarete.

Deputado Milton Vieira, pode externar aos seus pares que, por unanimidade, me outorgaram esse Colar do Mérito Legislativo, vou honrá-lo como homem, brasileiro e servidor público. Não obstante todos esses títulos que conquistei estudando, como disse o Dimas, professor de Direito, autor de livros, especialista em Direito Penal pelo Mackenzie. Ministro, quero dizer que com todo o respeito e perdão àqueles que talvez possam não me compreender que o título que tenho o maior prazer de ostentar e carregar é o título de servo do povo brasileiro.

Esse título é o título que todo homem público deveria ter prazer de ostentar e carregar. Para caminhar para o final da minha fala, falar rapidamente dessa missão que recebi. Eu não poderia perder a oportunidade que me é dada nessa ocasião e deixar de falar o que nós recebemos, onde estamos e onde queremos chegar. Essa missão que me foi dada pelo partido, pela bancada de deputados federais. O Marcelo Squassoni e a Rosângela estão aqui e são testemunhas de que eu, no primeiro momento, relutei para aceitar o cargo de ministro.

Se minha vontade prevalecesse à vontade pessoal, eu não estaria e não seria ministro, mas a bancada de deputados federais, por unanimidade decidiu que fosse o representante do partido no governo do presidente Michel Temer, a quem também agradeço as palavras que foram dirigidas pelo vídeo. Agradeço também ao governador Geraldo Alckmin, que está nos Estados Unidos vendendo a oportunidade de negócios para os investidores estrangeiros.

Fui conduzido pela minha bancada para essa missão, determinaram que eu compusesse o governo do presidente Michel Temer. Amanhã, dia 12, como disse nosso governador, completaremos seis meses de governo. Eu quero dizer rapidamente que nós recebemos o País em frangalhos. Recebemos o País em uma situação extremamente difícil e grave. Eu costumo dizer que o Brasil estava à beira do abismo. Se o governo que foi afastado não tivesse sido afastado, hoje já estaríamos dentro do abismo.

Este ano são R$ 170 bilhões de déficit público, ano que vem R$ 140 bilhões. São 12 milhões de desempregados. O setor produtivo do qual estou encarregado, a Indústria, Comércio Exterior e Serviços está passando por dificuldades que desde 1929 não se viam neste País. A crise é muito grave, por isso precisamos tomar algumas medidas. Antes de falar rapidamente, quero dizer que o Brasil estava e só quem vive de dentro, na pele, pode falar. Eu posso falar, porque estou vivendo e vendo, o Brasil estava sub-representado no cenário internacional.

O Brasil é a nona economia do mundo, mas ocupa a 25ª posição em comércio exterior, uma disparidade entre a riqueza do País e sua posição no comércio internacional. Nós não estávamos sendo representados pelo governo que foi afastado. Tem um ditado que diz que quem não é visto, não é lembrado. No ano passado visitei 23 estados do Brasil e mais de 30 cidades no interior de São Paulo falando do PRB, chamando as pessoas para se filiarem, e dizia na minha fala: “Venha sentar à mesa conosco para discutir políticas públicas, porque se você não sentar à mesa para discutir isso, você terá que aceitar as políticas públicas que os outros discutiram”.

No cenário internacional era assim que o Brasil vinha se comportando. Vou citar apenas três exemplos, porque com os exemplos posso ilustrar de forma melhor. Em junho fui para Medelín, na Colômbia, para participar do Fórum Econômico Mundial. Há quatro anos o ministro dessa pasta não participava de um evento como esse, mas o pior é que em 2012 esse evento aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, e a presidente afastada não participou da abertura, tendo cancelado a participação. Lá em Medelín estavam presentes o presidente da Colômbia, Macri da Argentina. A Argentina será a anfitriã do evento no próximo ano. É o fórum econômico da América Latina, do México para baixo todos os países estavam lá. Setor público, privado, financeiro e terceiro setor.

Eu estive em julho em Xangai, na China, para participar da reunião de ministros de Comércio do G20, as 20 economias mais ricas e importantes do mundo. Essa reunião foi a quinta edição desde que o G20 foi criado. O ministro brasileiro só foi na primeira, nas outras três foi representado por secretários ou algum representante do ministério. Lá eu pude sentar e dialogar com a ministra da Holanda, ministro do Canadá, da Argentina, Reino Unido, África do Sul, da Espanha, União Europeia... E o Brasil não se fazia representar a nível ministerial.

Terceiro exemplo: vocês acompanharam recentemente o presidente Michel Temer na Índia, eu estava com ele, e também fomos ao Japão, foi a primeira visita de um chefe de Estado brasileiro após 11 anos. O último presidente brasileiro a ir lá foi Lula, no início de seu primeiro mandato. A presidente afastada marcou e cancelou duas vezes, gerando um incidente e desconforto diplomático. Mas nós estávamos acostumados a conversar com países pouco democráticos aqui vizinhos.

A situação é grave. Todas as reuniões que fiz nesses países que visitei, todos dizem que o Brasil é gigante, um país maravilhoso, que tem uma riqueza imensurável e incontestável. Os nossos vizinhos, - estive lá em agosto, depois voltei em outubro para acompanhar a comitiva do presidente, e junto com ele fomos ao Paraguai - os presidentes Horacio Cartes do Paraguai e o Mauricio Macri da Argentina disseram para o presidente Temer e os ministros da Indústria e Produção do Paraguai e Argentina, que o Brasil tem que liderar o Mercosul e a América do Sul.

Mas estou confiante de que vamos avançar. Nós brasileiros, como disse o presidente Dimas, já tivemos outras crises e saímos delas. Não é a primeira, mas certamente uma das mais graves de todas, a mais grave desde 1929. Para os entendidos e historiadores, mais grave desde a Grande Depressão de 1929.

Vou finalizar pedindo sua compreensão, pedindo seu apoio e voto de confiança, você que me conhece. Nós aprovamos com ampla maioria a PEC 241, agora 55 no Senado, que faz um limite nos gastos públicos. O presidente Dimas controla, fiscaliza, aprova ou não no Tribunal de Contas do Estado as contas do Estado e também das prefeituras de São Paulo. Ele sabe da importância do controle do gasto público. Quando lá atrás se criou a Lei de Responsabilidade Fiscal, disseram a mesma coisa, que ia acabar com o dinheiro da Saúde, Educação, etc...

Ocorre que se o Estado ganha e arrecada mil, não pode gastar 1.200 reais. Eu dei uma aula na segunda-feira retrasada na Faculdade Zumbi dos Palmares, uma faculdade voltada para alunos negros e pessoas de baixa renda. Quando abordei as reformas e mudanças que precisamos implantar no Estado brasileiro, quando abrimos para perguntas dos alunos eles perguntaram se essa PEC tiraria o dinheiro da Educação. Quando terminaram de fazer as perguntas, todos abordaram esse assunto, percebi um aplauso efusivo e bastante condescendente com a posição daquele aluno.

Eu expliquei para eles que se você ganha mil reais, você não pode gastar 1.200 reais. Você precisa gastar 800, os outros 200 você guarda como reserva para momentos difíceis e de crise. Era assim que o Estado brasileiro vinha sendo conduzido, sobretudo nos últimos cinco anos, gastando muito mais do que arrecada. Não há mágica e solução, ou colocamos o limite nos gastos públicos, ou aumentamos impostos. É importante dizer que isso não tirará dinheiro da Educação e da Saúde, a verdade é que se nós não fizermos isso, daqui a pouco aí sim não terá dinheiro para essas áreas.

Finalizo dizendo que a dívida da União hoje passa de três trilhões de reais. Existem estudos que apontam que se essa medida de responsabilidade fiscal tivesse sido adotada há dez anos, a dívida seria de um trilhão. Significa que nós pagamos 600 bilhões de reais por ano de juros. O percentual que pagamos de juros em relação a riqueza que o País produz está nos mesmos níveis que estava a Espanha, Irlanda e Grécia. Vocês viram há dois, três anos a que nível chegou a Grécia com 35% de desempregados, mais de 50% dos jovens em idade ativa dos trabalhos desempregados.

Hoje temos 12, a previsão é de que até março chegue a 14 milhões de desempregados no Brasil. Se não começarmos por esse ajuste, não vamos conseguir tirar o Brasil dessa situação que está. Por isso peço a sua compreensão. Ouvi no rádio hoje que 15 estados estão fazendo manifestação contra. Cuidado com o que você ouve e pensa, porque é simples como sua conta, você que é dona de casa, chefe de família. Se você ganha dois mil reais, não pode gastar 2.500. Para gastar isso, você precisa ir para o cheque especial, cartão de crédito e pagará juros. É assim que está o Estado brasileiro hoje.

Não basta a PEC do limite dos gastos públicos, precisamos fazer a Reforma da Previdência; precisamos modernizar a legislação trabalhista, não tirar direito dos trabalhadores, não estamos falando isso. Eu recebo todo santo dia empresários no ministério, porque trabalhamos com eles. Mas vou dizer o que ouvi do ministro do Trabalho, que é sindicalista. Ele me disse que nunca recebeu no ministério nenhum empresário para pedir para acabar com 13º, com férias, com remuneração e hora extra. São direitos adquiridos e consolidados, muitos deles constitucionais.

Precisamos modernizar, porque se não fizermos isso não haverá emprego para ninguém depois. Se não modernizarmos a Previdência Social não terá aposentadoria para ninguém. O déficit hoje da Previdência é de 180 bilhões de reais. De que adianta você atingir a idade para aposentar e depois não receber porque não tem dinheiro? Todos os grandes países do mundo fizeram as reformas que precisamos fazer. Peço que vocês brasileiros e brasileiras façam uma discussão, não apaixonada de A e B, mas em nome do Brasil, uma discussão sadia, equilibrada, madura de onde estamos, onde podemos chegar e o que temos que fazer para chegar lá.

Nessas eleições municipais o índice de abstenção e votos brancos/nulos mostra que nós da classe política precisamos urgentemente parar de pensar nas próximas eleições, e pensar nas próximas gerações. Estou fazendo isso, e quero dizer que o povo de São Paulo e do Brasil pode contar com a minha humilde, mas total entrega contribuição para melhorar nosso Brasil, e dar mais dignidade ao nosso povo. Aqueles que me acompanham nas redes sociais e no meu site veem que eu tenho trabalhado praticamente sete dias por semana, 14 horas por dia e endosso o coro do Dimas Ramalho, que quando entramos na política acabamos sacrificando nossa família.

Faço isso para ajudar o Brasil. Sozinho não conseguirei, sozinho o presidente Temer não consegue. Juntos poderemos ser uma grande potência mundial. É preciso abrir a mente e a visão, fazer um diálogo maduro, deixando esse negócio de nós e eles, vermelhos e azuis, porque a cor que temos que empunhar é a cor da bandeira brasileira. Muito obrigado e boa noite a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Já vamos encerrar. Antes, gostaria de registrar a presença do Sr. Marcos Alves Pereira, da Coordenação de Pesca e Agricultura no Estado de São Paulo. Também os cumprimentos do deputado e líder do PTB, Campos Machado; o secretário de Estado de Assuntos Penitenciários, Lourival Gomes.

Quero encerrar com poucas palavras, tendo em vista a hora adiantada. Digo a todos que, após encerrarmos, teremos uma recepção do Salão dos Espelhos, atrás do plenário, para todos nós cumprimentarmos o ministro.

Ministro Marcos Pereira, quero agradecer sua presença, porque sabemos da sua agenda, temos acompanhado suas viagens e esforços em favor do nosso Estado e do Brasil. Como homem público, já estou no meu quinto mandato. Entrei aqui em 1998, tive a oportunidade de representar uma fatia do nosso povo de São Paulo, em 2002 fui reeleito, em 2006 fui suplente de deputado federal e assumi na Câmara Federal, fiz nosso trabalho e depois retornei para a Assembleia em 2010, e 2014 reeleito.

Temos uma honra muito grande, porque neste plenário travamos. Presidente Dimas Ramalho, o senhor que já passou por esta Casa, já combatemos juntos em CPIs diversas, narcotráfico... Coisas que não são do nosso feito, mas o parlamentar acaba entrando em todo tipo de assunto para ajudar as pessoas. Somos policiais, agentes sociais, porque dada a situação que V. Exa. colocou agora, de como vive nosso povo, nossos gabinetes se tornam balcões de reclamação do consumidor. Pessoas precisando de saúde, educação, transporte, remédios, consultas...

Nossas assessorias ficam sobrecarregadas, viajamos muito pelo interior, o senhor viaja o País e o mundo para atender e dar o mínimo daquilo que podemos, como servos do nosso povo. Não poderíamos deixar de aproveitar esta oportunidade, tendo em vista a prerrogativa que temos de homenagear as pessoas que fazem algo pelo estado de São Paulo. A Assembleia hoje se sente honrada, falo em nome não somente dos meus companheiros do PRB, mas de todos os deputados desta Casa. Como o presidente Capez colocou aqui, foi unanimemente aceita essa honraria para o ministro, reconhecendo o trabalho que ele vem prestando.

Quero dar um testemunho pessoal. Sou casado há 34 anos com minha esposa Rosângela, que está aqui. Amo você, pretinha. Quero, em nome dela e em meu nome, de pai de família, avós que somos, temos três filhos, minha caçula ganhou neném agora dia cinco, somos avós, pais, marido de uma só mulher e temos trabalhado com afinco representando o povo paulista. Ministro, é uma honra para nós ter sua presença e não como professor, não como ministro, presidente do PRB, mas pela pessoa, porque seu testemunho já diz tudo o motivo das honrarias dessa noite.

Parabéns ao senhor, a dona Margarete que está ali, pessoa maravilhosa que conhecemos. Temos uma comunhão familiar e nos sentimos muito honrados. Antes de encerrar, quero dizer que vocês abrilhantaram esta noite. O coral que veio aqui e tocou lindas canções abrilhantou, mas sobretudo, o brilho do nosso Deus que esteve presente, deu toda a direção aos senhores para chegarem e também os levará de volta aos seus lares... Que todos tenham um excelente fim de semana.

Vamos ouvir a música da Orquestra e Coral Bonacelli.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21horas e 45 minutos.

 

* * *