http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

01 DE DEZEMBRO DE 2016

086ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 125 ANOS DO BATALHÃO TOBIAS DE AGUIAR

 

Presidentes: FERNANDO CAPEZ, CORONEL TELHADA e GIL LANCASTER

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Coronel Telhada, para "Comemorar os 125 anos do Batalhão Tobias de Aguiar". Explica que, em virtude do luto oficial decretado por esta Assembleia Legislativa, solicitava um minuto de silêncio em homenagem aos jogadores da Associação Chapecoense de Futebol.

 

2 - CORONEL TELHADA

Assume a Presidência. Agradece a presença do presidente Fernando Capez, de quem destaca o apoio dado à Polícia Militar. Informa que a execução dos "Hinos Nacional e o do Batalhão Tobias de Aguiar" seriam dispensadas, em razão de luto oficial em homenagem ao time da Chapecoense. Cita e saúda autoridades presentes.

 

3 - RICARDO SALLES

Secretário de Estado de Meio Ambiente de São Paulo, ressalta a atuação do deputado Coronel Telhada para a sociedade, bem como a de integrantes do Batalhão Tobias de Aguiar. Fala sobre o exemplo profissional dado pela corporação. Parabeniza o batalhão pelos 125 anos.

 

4 - NIVALDO CÉSAR RESTIVO

Comandante do Policiamento de Choque, agradece o deputado Coronel Telhada pela iniciativa da homenagem, e aos patrulheiros da Rota, pelo combate ao crime.

 

5 - SÉRGIO TURRA SOBRANE

Secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança Pública, discorre sobre a participação do Batalhão Tobias de Aguiar na consolidação da história brasileira, como na Guerra de Canudos. Lembra a trajetória da corporação. Parafraseia o lema da Rota, "dignidade acima de tudo". Avalia que esta é uma qualidade necessária também ao estado de direito. Faz agradecimentos aos boinas negras, como são conhecidos os policiais da Rota.

 

6 - ED THOMAS

Deputado estadual, pede o apoio deste Parlamento aos profissionais da Segurança Pública. Chama a atenção para os momentos difíceis pelos quais passa o Brasil. Agradece aos policiais pelo trabalho que desempenham em favor da sociedade. Apela à imprensa para que seja propagadora do respeito à corporação. Declara ser admirador do deputado Coronel Telhada, a quem parabeniza pela convocação desta solenidade. Clama pelas bênçãos de Deus para a PM.

 

7 - GIL LANCASTER

Deputado estadual, fala de seu ingresso na Rota, aos 19 anos. Explica a interrupção na carreira policial, depois de 7 anos, em decorrência de problemas de saúde. Relata sua trajetória como empresário, até chegar a este Parlamento. Ressalta a hierarquia e a disciplina aprendidas, à época de soldado, como fundamentais para o seu sucesso empresarial. Tece críticas à mídia, que tenta, a seu ver, diminuir o valor da Polícia Militar. Fala de solicitação ao governo estadual para que faça a blindagem, ao menos, dos vidros dianteiros das viaturas policiais. Lembra a morte de um motorista da Rota. Faz agradecimentos aos boinas negras.

 

8 - CORONEL CAMILO

Deputado estadual, cumprimenta veteranos da Rota, a quem tece elogios. Saúda policiais representantes do Amapá. Declara que a Rota é imprescindível para o País, cujos membros, adita, são exemplo de firmeza e de profissionalismo. Discorre sobre as demandas que têm sido apresentadas, junto ao Executivo, em prol dos servidores da Segurança Pública. Presta homenagem aos integrantes da Polícia Militar que, em algum momento de suas carreiras, perderam sua integridade física.

 

9 - PRESIDENTE CORONEL TELHADA

Informa a apresentação de vídeo institucional. Anuncia a entrega da "Medalha Pedro de Toledo" a policiais militares do Batalhão Tobias de Aguiar.

 

10 - GIL LANCASTER

Assume a Presidência. Parabeniza os policiais homenageados.

 

11 - CORONEL TELHADA

Assume a Presidência. Diz que gostaria de estender a homenagem a todos os policiais. Faz menção ao modelo de ação praticado pela Rota no combate ao crime organizado. Lamenta a perda, só neste ano, de mais de cem policiais militares. Repudia as críticas à Rota. Cita caso envolvendo patrulha da corporação em perseguição a marginais em fuga. Parabeniza a equipe que participou da ocorrência. Opina que a Rota não pode se curvar diante do crime, mas enfrentá-lo. Faz a entrega de certificados a um grupo de policiais militares, representando todos os integrantes do Batalhão Tobias de Aguiar.

 

12 - GIL LANCASTER

Assume a Presidência. Reitera os cumprimentos aos homenageados. Saúda representantes do município de Salto, presentes na solenidade.

 

13 - CORONEL TELHADA

Assume a Presidência. Fala de projeto de lei, de sua autoria, para que seja incluído, no calendário estadual, a homenagem ao Batalhão Tobias de Aguiar. Comenta o nascimento de sua primeira neta, há dois anos, na data de primeiro de dezembro, coincidentemente no mesmo dia em que se comemora o aniversário do Batalhão Tobias de Aguiar. Aconselha os integrantes da Rota a manterem-se firmes em suas missões. Reitera a importância da corporação. Declara sua função prioritária, a de soldado da Polícia Militar. Acrescenta que, como parlamentar, uma de suas bandeiras será a defesa da Segurança Pública. Parabeniza a todos. Lembra como deve ser a abordagem de soldados da Rota: ou faz um amigo ou prende um ladrão. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Esta Presidência pede que o auditório receba com uma calorosa salva de palmas o deputado que propôs esta justa homenagem, que foi o comandante do 1º Batalhão de Choque - Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, deputado estadual Coronel Telhada. (Palmas.)

Há uma norma nesta Casa de que não se designa o deputado por sua função, então não existe Deputado Promotor Capez, Deputado Delegado Olim, Deputado Coronel Telhada. Mas a pedido do deputado Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada, nós mudamos essa regra. Ele pede, faz questão de ser chamado de deputado Coronel Telhada e diz: “Tenho um orgulho enorme da instituição que me projetou”. Parabéns, Telhada, você é um filho leal da Polícia Militar.

Chamo também meu colega de concurso no Ministério Público, S. Exa. Secretário Adjunto de Segurança Pública, Dr. Sérgio Turra Sobrane. Uma salva de palmas, que veio prestigiar nossa sessão solene. (Palmas.)

Com carinho, está aqui e fez questão de participar desta sessão, o nosso secretário de Estado do Meio Ambiente, Dr. Ricardo Salles. Estão presentes também o coronel Audi Félix, subcomandante interino da Polícia Militar, representando o comandante-geral da Polícia Militar, Ricardo Gambaroni; o tenente-coronel Fernando Alencar Medeiros, comandante do Batalhão Tobias de Aguiar, que lidera também uma das maiores bancadas desta Casa.

Gostaria de chamar o deputado que é importantíssimo quando se trata de projetos de interesse da Polícia Militar e da Segurança em geral, e também fez seu nome como um deputado da causa do meio ambiente. Para integrar a Mesa, que ficará um pouco mais alongada pelo número de autoridades que vieram prestigiar o evento, deputado estadual Roberto Tripoli. Outro deputado estadual que foi soldado da Rota com muito orgulho, outro irmão que está perfilado com os senhores na luta pelos ideais da Polícia Militar, deputado Gil Lancaster. Quero também chamar o nosso deputado estadual Ed Thomas, também presente, deputado atuante principalmente na área de Presidente Prudente.

Também ele que foi tenente da Rota, colega do Ministério Público, procurador de Justiça, Edson Ramachoti. Na medida em que o evento for se desenvolvendo, novas autoridades serão chamadas. Assim, que eu passar a Presidência para o Coronel Telhada, ele mesmo fará a nominata das demais autoridades.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum ou qualquer. Esta é uma sessão solene, e sendo assim ela obedece à rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa.

Não se pode convocar uma sessão solene para qualquer finalidade. Uma sessão solene só pode ser convocada por motivo de notório e relevante interesse público e social, só pode ser solicitada com deputados com mandato em exercício nesta Casa, e pelo presidente da mesma. Feita a solicitação ela percorre vários órgãos internos, e ao final é autorizada ou não. Os deputados que compõem o Colégio de Líderes da Casa autorizaram esta sessão solene por unanimidade. O que é uma prova de prestígio e reconhecimento do trabalho arriscado que vocês fazem diuturnamente.

Esta sessão está sendo realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, o principal desta Casa. Nas cadeiras em que vocês estão sentados os deputados tomam assento para votarem os projetos de lei e também a Constituição do Estado de São Paulo. A sessão solene só pode ser realizada às segundas-feiras e sextas-feiras, justamente nos dias que não têm trabalho de votação. Esta sessão solene está sendo realizada hoje excepcionalmente pelo prestígio do deputado proponente, e também pela causa a que se propõe, que é comemorar os 125 anos do Batalhão Tobias de Aguiar.

Em virtude do luto oficial de três dias decretado pelo Presidente da República e também por esta Assembleia, solicito que fiquemos todos em pé para respeitarmos um minuto de silêncio em homenagem aos jogadores, dirigentes, jornalistas, tripulantes e familiares da Associação Chapecoense de Futebol.

 

* * *

 

- É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia quatro de dezembro, às 20 horas. Quem tem a NET sintonize no canal 7; TV Digital - canal 61.2 e TV Vivo - canal 9.

Neste momento, por maior que seja minha admiração de muitos anos, desde os tempos de promotor de Justiça pela Rota, enquanto eu permanecer aqui presidindo estarei cometendo uma enorme injustiça, porque eu estaria usurpando a Presidência do deputado que propôs. Foi comandante da Rota, tem uma paixão enorme por esse batalhão e tenho certeza de que planejou com muito carinho esta sessão. Para possibilitar que ele assuma a Presidência eu peço licença a todos e desejo uma ótima sessão solene. Bom trabalho, comandante Telhada.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Coronel Telhada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Bom dia a todos, é um prazer recebê-los aqui na Assembleia Legislativa. Agradeço a presença do nosso presidente, deputado Fernando Capez, que é um dos muitos deputados que apoiam a Polícia Militar por aqui. Posso dizer aos senhores que a Polícia Militar é apoiada em todos os sentidos aqui, por quase todos os deputados, e entre eles o nosso presidente Fernando Capez tem nos apoiado e nos ajudado em todas as causas da polícia. Tenho certeza de que é um apoiador da PM e da Rota.

Hoje tínhamos planejado a participação da banda para o Hino Nacional e a canção do Batalhão Tobias de Aguiar, os senhores inclusive receberam a letra da canção, mas em virtude do luto oficial de três dias, decretado pelo Presidente da República, o regulamento não permite cantos de hinos em eventos. Nós tivemos que abolir essa parte.

Quero dizer da nossa satisfação de podermos realizar pela primeira vez na Assembleia Legislativa uma sessão solene em homenagem ao Batalhão Tobias de Aguiar, que hoje completa 125 anos e tem sua história totalmente envolvida com a história do estado de São Paulo, e com a história do Brasil a partir de 1891. É o batalhão mais antigo da polícia e o prédio foi feito para ser um batalhão de polícia. Nós temos muitos batalhões que foram mosteiros, escolas, conventos e depois se tornaram batalhões, mas a Rota BTA desde sua criação foi feita como batalhão de polícia, e assim é até hoje. É um marco não só na cidade de São Paulo, como em todo estado.

Nós que servimos nesse batalhão sabemos da ligação com a “Mansão da Viúva-Negra”, “Casa Amarela”, chamem como quiser... Nossa ligação não é só física, mas espiritual com o batalhão. Quem entra pelos portões do Tobias de Aguiar nunca mais se afasta. Eu tenho o prazer e tive a oportunidade de servir praticamente seis anos como 2º e 1º tenente e depois voltar como tenente-coronel, comandando por dois anos e meio. Digo aos senhores do meu orgulho e da minha alegria de ter sido comandante e integrante, e ainda continuar, porque afinal de contas, como me aposentei no batalhão meus assentamentos sempre constarão como unidade 1º Batalhão de Choque Tobias de Aguiar.

É muito bom receber a todos aqui. Queria citar mais algumas pessoas que se fazem presentes. Meu amigo e sargento Elcio Inocente, presidente da Apmdfesp, que faz um trabalho valoroso. Queria pedir uma salva de palmas ao sargento, e saudando com essas palmas toda a nossa diretoria da Apmdfesp, e todo o trabalho que vocês têm feito pela Polícia Militar. (Palmas.)

Quero citar as presenças do João de Oliveira Gomes, representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dr. Dimas Ramalho; do coronel Carlos Ricardo Gomes, comandante da Escola Superior de Soldados; do coronel Nivaldo César Restivo, comandante do Policiamento de Choque; do coronel Magalhães, representando o comandante militar do Sudeste, general de exército Mauro Cesar Lourena Cid.

Gostaria de citar a presença também do coronel Ricardo Carmona, comandante do CPOR, que tem feito um trabalho excepcional no Exército. É nosso amigo, o conheci quando estava comandando a Rota e era tenente-coronel, ele comandava o 20 GAC L em Barueri. Hoje comanda o CPOR, uma referência no Exército Brasileiro e no estado de São Paulo. Parabéns pela missão que tem cumprido e conte sempre conosco, vamos estreitar cada vez mais nossa amizade.

Cumprimento o vereador Cidão, que foi soldado cabo na Rota e 2º sargento reformado no BTA. Hoje é vereador em São Caetano, já foi presidente da Câmara Municipal e está trabalhando para ser novamente. É sempre bom ver você aqui. Quero citar também as presenças do major Carlos Pisete, da Força Aérea, representando o major-brigadeiro do Ar Lourenço, comandante do IV Comar; do coronel Niomar Cirne Bezerra, ex-comandante do Batalhão Tobias de Aguiar, que é referência na Polícia Militar desde que éramos cadetes. O senhor tem estado em todos os eventos e muitos colegas veteranos que convidamos não vêm. Reclamam, mas na hora de se apresentar nem nos eventos vêm. Parabéns pela carreira e família do senhor.

Cumprimento também o Sérgio Acquesta, vice-presidente da Sociedade dos Melhores Amigos da Força Aérea; o José Carlos de Barros Lima, presidente do Núcleo Lapa da Sociedade MMDC, que sempre fez um trabalho excepcional, desde que eu era tenente no 4º Batalhão; o Augusto Junior, representando o deputado federal Guilherme Mussi.

Abriremos a palavra para algumas autoridades fazerem suas saudações. Quero começar pelo nosso secretário de Meio Ambiente, Dr. Ricardo Salles, grande amigo da Polícia Militar, uma das pessoas que sempre nos apoiou muito, desde que éramos comandantes da Rota. Por gentileza, fique à vontade.

 

O SR. RICARDO SALLES - Senhoras e senhores, bom dia. Caro amigo Coronel Telhada, a quem cumprimento e agradeço ao convite para a homenagem dos 125 anos do Tobias de Aguiar, que é um exemplo de dedicação e trabalho vocacionado ao Estado de São Paulo. Gostaria de cumprimentar o nosso presidente Fernando Capez, que também contribuiu para que esta sessão solene se realizasse; meu colega de secretaria e excelente secretário adjunto, Dr. Turra; os deputados Roberto Tripoli, Gil e Ed; coronel Alencar e todos aos presentes.

Fiz questão de comparecer a esta sessão solene não só pela importância que o Coronel Telhada tem para a política e a segurança pública no Estado de São Paulo, mas porque ele é também para nós da Secretaria de Estado do Meio Ambiente um exemplo de atuação correta e dedicada e também pelos nossos colegas e amigos integrantes do Tobias de Aguiar. Neste momento em que a sociedade brasileira vive de patrulhamento ideológico, policiamento do politicamente correto sobre os conceitos tradicionais da sociedade e sobre o que é certo, os exemplos como os que os senhores e senhoras dão à sociedade devem ser sempre prestigiados e homenageados.

Queria encerrar a breve fala dizendo o que diz respeito a mim, secretário, tenham sempre o nosso apoio da Secretaria e muito respeito da nossa parte. É merecida a homenagem por um trabalho excelente feito ao longo desses 125 anos. Parabéns a todos. Coronel Telhada, obrigado pelo convite.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Obrigado pela presença e palavras, Ricardo Salles, secretário do Meio Ambiente.

Queria convidar para suas considerações, representando a Polícia Militar, o coronel Nivaldo César Restivo.

 

O SR. NIVALDO CÉSAR RESTIVO - Bom dia a todos. De uma maneira muito rápida, quero saudar nosso amigo Coronel Telhada, cumprimento pela feliz ideia de homenagear um dos batalhões mais tradicionais da Polícia Militar de São Paulo, que ele e nós conhecemos muito bem. Quero estender o cumprimento ao nosso secretário do Meio Ambiente, Dr. Ricardo Salles, um admirador que prestigia a instituição Policial Militar em sua plenitude; Dr. Sérgio Turra, nosso secretário adjunto da Segurança Pública, que nos oferece todo o apoio necessário para que os senhores desenvolvam as atividades inerentes ao batalhão. O apoio demV.Sa. é essencial, e por isso mesmo agradecemos muito.

Cumprimento também o deputado Gil Lancaster, que também foi um policial militar da Rota e hoje defende os interesses da PM na Casa de Leis do Estado de São Paulo; o meu amigo coronel Félix, subcomandante interino da Polícia Militar, hoje representando o coronel Ricardo Gambaroni, nosso comandante-geral. De uma maneira bastante simples quero vir aqui para dizer a vocês, patrulheiros da Rota, muito obrigado pelo o que fazem pela população de São Paulo e pela coragem que têm no combate ao crime. Se hoje o estado de São Paulo vive momentos de relativa tranquilidade isso se deve ao esforço conjunto de cada um de vocês, patrulhando nas viaturas da Rota durante a noite e madrugada, quer seja com chuva, sol, ou em qualquer circunstância.

Vim aqui para dizer muito obrigado em nome do Comando de Policiamento de Choque. Vocês têm meu respeito e admiração por tudo o que fazem. Muito obrigado Coronel Telhada por essa possibilidade de levar ao povo de São Paulo essas considerações.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Obrigado, coronel Nivaldo, pelas palavras.

Convido para as considerações o secretário adjunto de Segurança Pública, Dr. Sérgio Turra.

Antes quero fazer ciente a todos a presença e convidar para compor a Mesa nosso querido amigo e deputado Coronel Camilo. Uma salva de palmas para ele, por gentileza. (Palmas.)

 

O SR. SÉRGIO TURRA SOBRANE - Bom dia a todos, é uma satisfação imensa estar aqui participando desta cerimônia. Eu gostaria de fazer alguns cumprimentos: ao meu estimado amigo e presidente da Assembleia Legislativa, que teve que se ausentar, Fernando Capez; ao secretário de Meio Ambiente Ricardo Salles, que por razões de outros compromissos teve que nos deixar; ao presidente desta cerimônia e proponente desta sessão, estimado deputado estadual Coronel Telhada; e aos demais deputados estaduais, Coronel Camilo, Ed Thomas, Gil Lancaster, Roberto Tripoli. Nossos cumprimentos aos que vêm realizando no mandato parlamentar em prol da sociedade paulista.

Estimado Coronel Audi Félix, subcomandante interino da Polícia Militar e hoje representando o comandante-geral, é uma satisfação reencontrá-lo aqui neste evento. Saúdo também o coronel PM Nivaldo Restivo, comandante do Policiamento de Choque, é um prazer reencontrá-lo nesta cerimônia. Apresento nossas estimas também o coronel Fernando Alencar Medeiros, comandante do 1º Batalhão de Choque - Rota. Coronel Fernando da Silva Magalhães, chefe da assessoria parlamentar do Comando Militar Sudeste, representando o general Cid, receba o nosso abraço. Coronel Ricardo Carmona, comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, é uma satisfação tê-lo aqui; Major Carlos Pisete, que representa o comandante major-brigadeiro do Ar Lourenço; e vereador Cidão, de São Caetano, que já foi homenageado pelo nosso presidente. Senhores oficiais da Polícia Militar, praças da PM, que serão agraciados já fica aqui meus cumprimentos.

Minhas senhoras e meus senhores, gostaria de transmitir uma mensagem diretamente aos nossos conhecidos “Boinas Negras”. É uma satisfação participar deste evento comemorativo do 1º Batalhão Tobias de Aguiar. A história ao longo desses 125 anos nos oferece grandes momentos decisivos de participação desse batalhão, na consolidação da história brasileira. Em sua trajetória histórica temos a presença do batalhão como destaque na Guerra de Canudos, onde a brigada paulista, citada inclusive no livro de Euclides da Cunha “Os Sertões” chegou àquele rincão para por fim àquela batalha.

O 1º Batalhão deriva do Corpo Militar de Polícia, que surgiu em primeiro de dezembro 1891, por isso hoje aniversaria. Posteriormente, em 1975 recebeu o nome de 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar. Mais adiante teve instituída uma ronda bancária na década de 70, que foi o embrião da Ronda Extensiva Tobias de Aguiar. Essa ronda tinha a finalidade de reprimir as ações criminosas e roubos à bancos que eram praticados por grupos de tendência política que se opunham ao regime vigente. Em primeiro de dezembro de 1970 foi instituída a boina negra, que vocês hoje orgulhosamente ostentam, e que representa a dignidade acima de tudo. Representam um motivo de pertencimento a essa unidade policial que tem, na dignidade de suas ações a maior representação.

Em homenagem, apenas para parafrasear esse lema da Rota, que é dignidade acima de tudo, para complementar diante do nosso momento atual, que a dignidade tem que ser também do estado de direito, e do ponto de vista do policial militar. A dignidade tem que ser da própria pessoa humana. É isso que nos faz uma sociedade mais justa e mais equilibrada, com obediência às regras de conduta estabelecidas pelo Parlamento.

Fico muito feliz de participar desta cerimônia. Cumprimento a iniciativa do Coronel Telhada e desejo a todos os senhores “Boinas Negras” que sejam felizes em suas missões. Agradeço pelo trabalho até então desempenhado. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Muito obrigado ao Dr. Sérgio Turra, secretário adjunto de Segurança Pública, a quem solicitamos que encaminhe nossos cumprimentos ao Dr. Mágino Alves Barbosa Filho, nosso secretário. Parabenizo ambos pelo trabalho que têm desenvolvido frente a nossa Secretaria. Posso dizer em nome de todos os deputados que nos colocamos à disposição na Assembleia.

Quero convidar para sua saudação, nosso amigo e deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente, fiz questão de falar deste microfone e não da tribuna, para que fiquemos na altura da Polícia Militar, com respeito a todos e à tribuna. Até por que é daqui que nós votamos e dizemos “sim” ou “não”.

Pedi ao presidente para falar daqui para que eu pudesse ter a foto, para quando chegar os projetos de Segurança Pública dentro desta Casa e que envolva aqueles que nos dão, não somente a sensação de segurança, mas a verdadeira segurança, que são os senhores, lembrarei disso e que tenho que votar “sim” pela Polícia Militar, por aqueles que são pais, filhos, esposos, por aqueles que são avós, que já se aposentaram e os que estão na ativa.

 Estou aqui para dizer da minha emoção, alegria, admiração, do meu respeito e acima de tudo, da minha gratidão. Nós vivemos tempos difíceis. Nós precisamos dessa segurança e temos a melhor polícia do País, que é a Polícia Militar do Estado de São Paulo. É preciso muito mais valorização.

Vocês são pessoas muito especiais. Fica aqui minha gratidão e das pessoas que tenho orgulho de representar, que são do interior do estado, do Oeste e da capital regional, que é Presidente Prudente. Trago aqui meu muito obrigado pela segurança de vocês. Eu confio em todos vocês. Fica aqui um apelo à imprensa deste País, de respeito à polícia. Precisamos dessa segurança. Fica aqui um apelo para que possamos nesta Casa, na Presidência dos trabalhos, fazer muito mais. Quero dizer a vocês que temos aqui grandes representantes da segurança com o Coronel Camilo, deputado Gil, Delegado Olim, da Polícia Civil.

Mas temos aqui um cara muito especial e peço perdão pela intimidade de chamá-lo de cara, porque participo da Comissão de Segurança com ele e sentamos lado a lado. É com eles que me aconselho quando tenho dúvidas na forma de votar. O que conheço de segurança é que temos uma polícia eficiente e trabalhadora, os detalhes eu me aconselho ali. Os senhores têm grandes representantes aqui dentro, não deixem isso passar. Lembrem-se disso, porque só resolvemos problemas na política com uma boa política, e aqui os senhores estão bem representados. Tomo a liberdade de dar um abraço no Coronel Telhada, de quem sou admirador e fã, a quem procuro copiar o trabalho e me aconselhar. Parabéns Coronel, ficamos muito felizes pela dignificação que o senhor faz hoje com esta sessão. Muito obrigado pelo convite, que Deus abençoe a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Obrigado, deputado Ed Thomas, que é um grande defensor da Polícia Militar e nosso amigo. Fiz questão que ele falasse, porque pela voz de radialista notamos que ele tem o dom da palavra. É um caro amigo que aprendemos a conhecer nesta Casa, e um grande ajudador da polícia.

Eu queria fazer ciente a todos, o coronel Alencar está me comunicando que temos um grupo de policiais do Amapá. Se levantem, por favor, para que eu os conheça, estão fazendo estágio no BTA. Sejam bem-vindos, espero que estejam gostando do que estão vendo. Mandem um abraço a todos os nossos irmãos de armas do Amapá. Tenho certeza de que estamos irmanados em nossas lutas e ideais. Assim como os senhores se sacrificam lá, nós também estamos aqui nessa labuta diária. Gostaria de pedir uma salva de palmas aos policiais do Amapá pela presença. (Palmas.)

Quero convidar para fazer suas considerações nosso querido amigo e soldado da Rota, deputado Gil Lancaster. Enquanto ele se dirige à bancada, queria fazer ciência a todos que mandaram justificativa por não estarem presentes, o Sr. Wilson Fernandes, desembargador e presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; os deputados Barros Munhoz, João Caramez, Cássio Navarro; o secretário de Desenvolvimento Social, o nosso amigo e deputado Floriano Pesaro; presidente da Câmara Municipal Antonio Donato, e também nossa querida amiga e comandante do CPI-1 em São José dos Campos, Eliane Nikoluk.

Por favor, deputado.

 

O SR. GIL LANCASTER - DEM - Bom dia a todos, primeiro gostaria de pedir permissão ao coronel da Rota para colocar minha boina.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - O senhor não precisa pedir, tem esse direito, você é soldado da Rota.

 

O SR. GIL LANCASTER - DEM - Essa é a boina que eu usava no tempo que fui soldado da Rota com muito orgulho e esse é meu braçal. Em fevereiro de 1981 adentrava os portões de madeira maciça da Rota um jovem de apenas 19 anos que era apaixonado pela Polícia Militar. Esse jovem entrou como soldado, fez Escola de Soldados e foi um dos escolhidos para ficar no batalhão. Por ali fiquei durante sete anos.

Antes de continuar minha história quero cumprimentar todos aqueles que compõem a Mesa. Hoje comandante da Rota, tenente-coronel Fernando Alencar Medeiros; Sérgio Turra, secretário adjunto de Segurança Pública; Ricardo Salles, secretário de Meio Ambiente; nossos colegas deputados Ed Thomas, Tripoli, Coronel Camilo, o meu amigo da Comissão de Segurança e o grande Coronel Telhada, que preside com muita honra esta solenidade. Também queria cumprimentar João de Oliveira Gomes, representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dr. Dimas Ramalho, coronel Carlos Ricardo Gomes, meu amigo e comandante da Escola Superior de Soldados, que tem feito um trabalho excepcional para o nosso estado, na formação de novos soldados para proteger nossa população.

Saúdo o Sérgio Acquesta, vice-presidente da Sociedade dos Melhores Amigos da Força Aérea; o coronel Magalhães, representando o comandante militar do Sudeste, general do exército Mauro César Lorena; o coronel Nivaldo Restivo, comandante do Policiamento de Choque, meu amigo que faz um brilhante trabalho; o coronel Ricardo Carmona, comandante do CPOR; o major Carlos Pisete, representando o major-brigadeiro do Ar Lourenço, comandante do IV Comar; o vereador Cidão, que foi colega de Rota também e hoje é vereador em São Caetano do Sul; o coronel Niomar, meu comandante na época, é um prazer revê-lo.

Aqui estão os soldados da Rota, aliás, o primeiro em 180 anos de Assembleia que se torna deputado estadual. Cumprimento meu amigo e sempre sargento da Rota, Luiz Carlos de Oliveira, hoje major da reserva e ex-integrante da Rota. Policiamos muito na Zona Leste, Norte, Sul e Oeste de São Paulo sem colete à prova de balas naquela época, sem proteção nenhuma. Cumprimento nossos colegas da PM do Amapá, sejam muito bem-vindos ao nosso estado e à Assembleia Legislativa de São Paulo. E cumprimento todos os meus colegas, praças, soldados, sargentos, cabos que estão aqui e demais autoridades.

Esse jovem de 19 anos entrou na PM com um sonho de se tornar coronel da PM, cabo, sargento, terceiro, segundo, primeiro, subtenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel... Mas depois de dois anos de Rota soube que tinha um problema sério começando na válvula do coração. Minha carreira foi interrompida e eu não pude nem fazer curso para cabo. Sete anos se passaram e eu como não podia subir e ir avante, desisti da PM com dor no coração e voltei para a iniciativa privada. Mas a Rota me traz boas recordações, porque foi nela que foi forjado meu verdadeiro caráter.

Na Rota eu nunca assisti, em sete anos, sequer um ato de corrupção, porque era e é a tropa de elite do nosso estado de São Paulo. Nunca assisti nenhum ato que envergonhasse nossa população, por isso tenho orgulho e onde quer que eu passe eu falo que fui ex-soldado da Rota com muito orgulho, prazer e honra. Voltei para a iniciativa privada e fundei a Ótica Gil Lancaster, que completa 30 anos em 2017. Pelo trabalho social que desenvolvemos nesses 30 anos fui sondado e depois escalado para assumir um cargo na Assembleia Legislativa, sendo convocado para sair candidato como deputado estadual pela primeira vez sem ter sido sequer vereador, como meus colegas deputado Telhada e Camilo. Passaram dois anos na Câmara de São Paulo, mas hoje são dois grandes deputados nesta Casa.

Me orgulho e orgulharei sempre de ter sido desse batalhão. Brinco com minha esposa, e é verdade, já falei para o Telhada isso, que às vezes sonho que estou chegando naqueles armários do primeiro andar, da terceira companhia, abrindo meu armário e procurando minha farda marrom caqui da época, e noto que engordei um pouco, - como o Telhada deve ter engordado também, o Camilo não, ele está em forma - e digo : “Essa farda está apertada, não caberá em mim, o comandante vai pegar no meu pé...” Aquela preocupação de estar em forma no horário certo, hierarquia e disciplina, isso me fez ser o grande empresário que sou hoje, e está sendo bom para o meu caráter aqui na Assembleia Legislativa.

Nós fazemos parte com muito orgulho da bancada não da bala, mas a importante Comissão de Segurança Pública. Eu, Coronel Telhado, Coronel Camilo e Delegado Olim fazemos parte dessa importante Comissão, onde defendemos a instituição Polícia Militar e os policiais militares que infelizmente nossa mídia, por causa de uma laranja podre em meio a quase 100 mil querem escrachar e diminuir e não deixaremos fazer isso. Este ano entrei com um projeto de lei sabendo que podia ser aprovado, porque provei para o Governo do Estado, inclusive já solicitei ao Coronel Telhada uma audiência direta com o governador. Semana passada estive com o deputado chefe da Casa Civil, e ele me garantiu que o projeto seria encaminhado de forma correta para o governador analisar, que é o projeto que pede a blindagem pelo menos do vidro dianteiro das viaturas.

Eu falava ao Governo do Estado que - em plena crise econômica que vivemos, sem falar da política, a maior dos últimos 50 anos em nosso Brasil, os pátios da Chevrolet, da Ford, da Toyota, da Volkswagen, de todas as indústrias automobilísticas estão lotados, porque as vendas estagnaram e pararam, a recessão está aí, com mais de 12 milhões de desempregados - qualquer empresário que tenha visão para isso vai querer agradar um cliente para dar um brinde especial.

Se o governo pedisse esse brinde na compra de milhares de viaturas, com certeza as indústrias dariam um vidro blindado. Vai proteger todos os policiais? Não, mas diminui com certeza as mortes em nosso estado. Não vou deixar de lutar pelo nosso estado e pela nossa Polícia Militar. Não se trata de voto, e vou dizer em primeira mão aqui que não ficarei nesta Casa, vou para outros projetos que tenho em mente. Mas quando sair desta Casa, sairei deixando um legado, que lutei até o fim pela Polícia Militar e pelos homens que defendem nossa família. Vou honrar o nome de vocês até o último dia que eu estiver aqui.

Se estiver em outra Casa Legislativa ou Executiva estarei honrando vocês e suas famílias, porque vocês são a única profissão que conheço que prometem dar a própria vida, como prometi na época, para a vida de outros que muitas vezes nem conhecemos. Nós vamos honrar os senhores.

Eu perdi muitos amigos na Rota, quero lembrar de um, o cabo Iga. Que numa perseguição a caráter geral, havia quatro bandidos contra cinco na viatura da Rota, um tiro foi disparado pelo bandido e pegou bem na cabeça do motorista. Aquela cena me marcou, quando jovem com 19, 20 anos e falei que um dia eu conheceria um deputado.

Nunca pensei em ser deputado, mas um dia eu conheceria um deputado para que pudesse fazer esse projeto de lei. Naquela época não se falava em blindagem. Um projeto de lei que defendesse os policiais militares, para que não morrêssemos daquela forma tão absurda e bruta. Hoje estou aqui para defendê-los. Digo e repito, não se trata de votos, se trata de idealismo. Sou um deputado idealista e estou aqui para defendê-los. Quero honrar o trabalho sério, competente, honesto e transparente dos dois coronéis que estão aqui, como o Coronel Camilo. Contem com esse homem de caráter e que defende nessa tribuna quase todos os dias. E contem também com um que defende todos os dias, não perde um minuto sequer para defender a PM que é nosso Coronel Telhada. Homem valoroso que se preocupa com nossa tropa, com a Polícia Civil, Militar e da corporação de um modo geral.

Muito obrigado. Bom dia e que Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Obrigado, deputado Gil Lancaster, por tudo o que o senhor tem feito. Não só ele foi soldado da Rota, mas os dois irmãos também. O sargento Frazão foi do meu pelotão e do Luiz Carlos, o Frazãozinho também... Enfim, a família toda, acho que os três que foram policiais, foram da Rota.

Antes de chamar o próximo deputado quero fazer ciente a todos a presença do Sr. Marcelo Rodrigues, que está representando nosso amigo, decano desta Casa, o deputado Antonio Salim Curiati. Quero citar também a presença do major Luiz Carlos, fomos tenentes e comandamos pelotões juntos. Parabéns por sua história e tudo que você fez lá. É sempre bem-vindo nesta Casa, é nosso amigo. Coronel Bezerra também veterano da Rota, muito obrigado pela presença; coronel Souza, fomos tenentes juntos na base; coronel Roher, veterano de Rota.

Representando a Guarda Civil quero citar a presença do meu amigo inspetor Coutinho. Hoje é aniversário dele, parabéns. Quero citar também o Delegado Olim, que não pôde estar presente, ele falou comigo ontem. Olim tem trabalhado muito forte conosco, não é Camilo? Nosso amigo operacional, um cara que vai para cima também. Ele sentiu muito de não poder estar presente, mas já estava com um evento marcado no interior. Prometeu que à noite estará lá na base.

Queria citar a presença do meu amado filho, tenente Telhada, também veterano da Rota hoje e agora se encontra no 2º Batalhão de Choque. Meu orgulho, ele sabe o amor que tenho por ele e faço isso publicamente, porque amor de pai para filho todos sabem como é. Se vocês tiverem um filho como o Rafael vão saber, como o Camilo tem o Camilinho também... Para nós que somos pais e temos filhos policiais militares, como muitos dos senhores terão, é um grande orgulho. Amo-te, filho. Obrigado por tudo.

Continuando em nossas palavras, nosso sempre comandante-geral, meu amigo há mais 38 anos, hoje deputado estadual Coronel Camilo.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - Bom dia, senhoras e senhores. Bom dia especial a você, Coronel Telhada, parabéns por trazer a Rota para dentro desta Casa e a Polícia Militar, pela iniciativa, pelo trabalho. Cumprimento todos da Mesa, nosso grande amigo Gil Lancaster, parabéns pelas palavras e o rumo que tomou na vida, embora tenha esse infortúnio de saúde. Você com certeza está fazendo o melhor de onde você está. Cumprimento também nosso comandante da Rota, Alencar, continue conduzindo esse grande batalhão que passaram tantas pessoas e fizeram tanto por nossa sociedade. Dr. Turra, leve um grande abraço ao Dr. Mágino, e conte conosco na Assembleia Legislativa, assim como contamos com o V.Sa. junto ao nosso governo.

Félix, prazer em revê-lo, agora como subcomandante interino, leve um abraço aos coronéis Mesquita e o Gambaroni, e a todos aqueles que trabalhamos juntos para conseguir o melhor para a nossa família da Polícia Militar. Cumprimento o coronel Magalhães, coronel Nivaldo, e a todos que estão aqui nas autoridades. Queria em nome de duas pessoas da plateia cumprimentar todos os nossos veteranos, coronel Niomar e o nosso comandante Gil Lancaster, que entrou pelo muro da frente. Eu entrei com você jogando bomba em cima de mim, mas tenho saudades do mesmo jeito. Brinco com o coronel Niomar porque foi um grande exemplo para mim e nossa Polícia Militar, um grande comandante de fibra e firmeza, que é tudo que vocês representam como Rota.

Outro é o coronel Roher, que é a bondade em pessoa. Passou pela Rota, mas é uma pessoa que fez acontecer em todos os outros lugares que passou, não só na Rota. Obrigado por sua presença e da minha turma, e em nome desses dois veteranos cumprimento todos os demais, e a vocês que estão na Rota hoje. Tudo que vocês são foi porque alguém que passou por lá colocou um tijolinho. Então respeitem e recebam bem os veteranos na Rota. Parabéns ao coronel Bezerra, que toca o grupo da Rota, continue fazendo assim, Bezerra. Fico muito triste quando vejo algumas unidades da PM que não respeitam como deveriam os nossos veteranos. Lembrem-se disso, se temos uma grande polícia é porque nossos veteranos a construíram. Nós devemos isso a eles.

E a vocês do Amapá, um grande abraço a todos. Levem um abraço ao seu comandante, que tenham bons momentos como presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais. O comandante do Amapá hoje é deputado, inclusive, então mande um grande abraço a todos da polícia de São Paulo.

Senhores e senhoras da Rota, agora sim vamos falar para vocês, todos que estão nesse grande batalhão. A Rota é imprescindível para o nosso estado de São Paulo e para o Brasil, porque é um exemplo de tropa, de dignidade, firmeza e profissionalismo. Eu como comandante-geral tinha a Rota e o Choque como minhas reservas, mas a Rota em especial, porque quando eu precisava fazer frente às ocorrências mais complexas era ela que utilizávamos. Meu comando fez um forte enfrentamento ao crime organizado, sempre com a Rota à frente dessas ações.

Desde já fica meu agradecimento a todos vocês, que são a reserva do comando e o exemplo para os demais ramos de policiamento. Continuem assim, fazendo o que tem que ser feito com muito profissionalismo e firmeza. A Rota é admirada pela população de São Paulo, não teve um desfile de 7 de Setembro, como comandante-geral, que eu não tenha presenciado a população levantando e batendo palmas quando as viaturas passavam. Parabéns a todos vocês.

Alencar, continue fazendo desse batalhão esse primor que é para nossa Polícia Militar e cidadão de São Paulo. E a vocês todos, contem conosco na Assembleia Legislativa, comigo, com o Gil, Olim e principalmente com esse grande defensor de vocês aqui dentro, como eu também, mas o Coronel Telhada, que passou pela Rota e conhece muito mais de perto. Eu conheço de comando e ele de estar presente com vocês, o trabalho de todos. É um grande defensor, contem conosco aqui. Estamos batalhando muito forte junto ao Governo do Estado para o reconhecimento de toda a nossa família policial Militar.

Se tudo der certo vamos conseguir no ano que vem. Este ano não tenho mais esperanças de que isso aconteça, mas em 2017 vamos conseguir retomar o reconhecimento devido a nossa Polícia Militar pelo nosso governador Geraldo Alckmin. E a vocês, contem comigo para o que eu puder fazer, e junto com o Telhada, Gil, Olim e a todos os nossos deputados. O próprio Ed Thomas, que falou com vocês, todos eles nos ajudam. Graças ao Telhada e essas solenidades a Polícia Militar hoje se faz presente dentro da Assembleia Legislativa. Não tem uma falar contra a PM que não estejamos presentes defendendo.

Muito obrigado. Para finalizar, deixo um grande abraço a todos aqueles policiais militares que aqui em algum momento, defendendo o cidadão acabaram perdendo sua integridade física. Faço isso na pessoa do Élcio Inocente, obrigado por sua presença. Peço a todos uma grande salva de palmas, a todos nossos heróis, que em algum momento ficaram feridos como o Élcio, para que possamos lembrar de todos eles neste momento também.

A todos vocês, fica a minha última palavra. Que Deus os acompanhe. Muito obrigado por tudo que fazem, um grande abraço a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Obrigado, Coronel Camilo, tenho muito a te agradecer. Quando estivemos comandando o BTA ele era comandante-geral e o Ferreira Pinto secretário de Segurança Pública. Posso afiançar aos senhores que se nosso comando foi bom, grande parte se deve ao Coronel Camilo e ao coronel Antão, que também é veterano de Rota, como subcomandante, junto com o Camilo proporcionou vários benefícios.

O pessoal esquece, aquele BTA estava há sete anos abandonado, aquela parte que tinha sido incendiada. Se não fosse o Antão e o Camilo não teríamos conseguido reformar aquela parte. Nos esforçamos, mas eles é que foram a mola mestra para conseguirmos aquele trabalho junto com o Ricardo Salles, que estava aqui e o Frederico D’ Ávila, trabalharam junto com o governador para arrumar R$ 3 milhões e pouco para reformarmos aquela parte do quartel. Os mais antigos devem lembrar, se não fosse o esforço desse grupo com certeza aquele quartel ainda estaria daquela maneira.

O Capote hoje é uma realidade. Vocês lembram que tinha mudado, o símbolo na parte da frente da viatura. Enfim, uma série de realidades que temos hoje no BTA devemos muito ao Coronel Camilo e coronel Antão, que como comandante e subcomandante valorizaram muito a Rota e o Batalhão Tobias de Aguiar. Muita gente critica, mas esquece de ver as coisas que a pessoa faz de bom para a polícia. Nós aqui reconhecemos. Camilo e Antão, muito obrigado por tudo o que vocês fizeram aqui.

Vocês sabem que durante 30 meses que comandei o batalhão fiz 23 eventos, gosto muito de valorizar tropa, fazer solenidade em quartel, gosto de homenagear com condecorações. Acho que a tropa merece ser lembrada. Tenho maior orgulho quando vejo a tropa com o grau no peito. Hoje praticamente mais da metade da Polícia Militar deveria estar com isso no peito, e nós sabemos. Nós que somos patrulheiros o valor que damos para o grau, e o valor que damos para as condecorações quando somos lembrados.

Hoje quero muito homenagear todos os 750 homens do Batalhão Tobias de Aguiar, tenham certeza disso, mas não temos condições, até pela própria dimensão. Vamos fazer homenagem a alguns policiais em nome de todos esses. Antes temos um vídeo sobre o batalhão, vamos assistir.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Vi o nome do Elias Júnior ali nas imagens, quero parabenizá-lo pelo trabalho que ele fez junto ao BTA.

Quero chamar neste momento para que se poste aqui na frente, para que sejam homenageados em nome de todos os policiais militares, os quatro que foram escolhidos pelo próprio comandante e quero que se postem aqui conforme eu for chamando, para que recebam a “Medalha Pedro de Toledo”, da Sociedade dos Veteranos de 1932.

Chamamos para receber, em nome dos oficiais de praça do Batalhão Tobias de Aguiar, os seguintes policiais: representando o círculo dos oficiais intermediários, o capitão Vergílio Corrêa Mariano, com 18 anos de Polícia Militar e seis de Rota; do círculo dos oficiais subalternos, o 1º tenente Daniel Akira Tashiro de Lima, que tem 9 anos de Polícia Militar e um ano e meio de BTA; em nome dos subtenentes e sargentos do Batalhão Tobias de Aguiar, o subtenente Manoel dos Santos, há 27 anos na Polícia Militar, dos quais, 17 a serviço da Rota; e em nome dos cabos e soldados do Batalhão Tobias de Aguiar, o cabo Wagner Carlos dos Santos, que está há 21 anos na Polícia Militar, período em que atuou na Rota.

Solicito que assuma a Presidência da sessão o deputado Gil Lancaster, enquanto descemos para fazer a entrega das condecorações.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Gil Lancaster.

 

* * *

 

- São entregues as medalhas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GIL LANCASTER - DEM - Parabéns aos policiais da Rota que acabam de receber a “Medalha Pedro de Toledo”, da Sociedade dos Veteranos de 1932, uma homenagem justa aos policiais que defendem nossas famílias e a população paulista. Passo novamente a Presidência ao meu colega, deputado Coronel Telhada.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Coronel Telhada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Como eu disse, queria fazer essa homenagem a todos, mas até pelas condições que nos dificultam. Quando o deputado Gil Lancaster estava falando e lembrando de tantos colegas que perdemos, eu sempre acompanho as ocorrências de Rota e diariamente vamos à tribuna falar da Polícia Militar. Sabemos que normalmente as ocorrências são de maior gravidade, e até o confronto muitas vezes acontece com mais facilidade com a Rota pelo tipo de policiamento e ação que fazemos contra o crime organizado.

No final ela é muito criticada e chamada de violenta, e sabemos que não é isso. Violento é o crime, haja vista que este ano já perdemos mais de cem policiais militares mortos em folga e em serviço. Aqueles chamados defensores dos direitos humanos, cujo vice-presidente está envolvido com o PCC, que aliás para nós não é novidade nenhuma querem criticar a Polícia Militar, e em especial a Rota. Outro dia eu estava acompanhando uma ocorrência e até pedi para que a levantassem. Uma viatura de Rota, a 91-410 no dia 31 de agosto, estava em patrulhamento pela Zona Leste da capital, na área do 38 Batalhão e chegou pelo rádio que uma placa de um veículo de caráter geral estava nas imediações.

Aquela viatura passou a patrulhar, era um Corola prata, Fox Oscar Bravo 7558 com três vagabundos dentro. A viatura durante o patrulhamento acabou trombando com esse caráter geral, houve acompanhamento em várias ruas, os indivíduos tentaram fugir de todas as maneiras, porque só são valentes quando estão com o civil na mão ou pegam a pessoa em uma situação de despreparo. Mas quando trombam com a polícia viram um bando de cordeirinhos, querem fugir, e quando não conseguem fugir atiram na polícia e depois se fazem de vítimas.

Esse é um caso específico, fugiram e a viatura acompanhou, graças a destreza do piloto que não perdeu o caráter geral. Em determinado momento os três tentaram fugir, desembarcaram do carro praticamente em movimento e houve um entrevero e eles foram feridos e baleados. Eu não sei se o sargento Barbosa está presente, o Carvalho, Pinheiro e o soldado Alessandro, esses quatro policiais faziam parte da equipe. Não bastasse esse caráter geral, não sei estou falando besteira, mas eles tinham feito vários roubos. Foram localizados mais dois ou três de caráter geral, as vítimas reconhecendo indivíduos de alta periculosidade.

Então quero em nome de toda a Rota parabenizar essa equipe, porque acompanhei de perto essa ocorrência e vi a gravidade da mesma, o perigo e o risco que o policial passam, como o deputado Gil Lancaster acabou de lembrar. Esses quatro estiveram nesse entrevero e são sobreviventes, como a grande maioria dos senhores. Infelizmente enterramos milhares de colegas policiais militares, mas vocês foram vitoriosos nessa ocorrência. Parabéns, quero aqui publicamente homenageá-los e dizer aos senhores, em nome de todas as quatro companhias de Rota e da Polícia Militar, parabéns pela ocorrência.

Foram valentes e destros, e graças a Deus estão ilesos. E os vagabundos resistiram e foram para o saco, é simples. Graças a Deus vocês estão bem, e quem resistiu morreu. Antes tivessem sido presos, mas não quiseram se render, atiraram na polícia e o resultado é esse. Parabéns aos senhores, precisamos de policiais militares como vocês, que enfrentam o crime e dão a cara a tapa. O crime se avoluma a cada dia, e nós não podemos recuar. Se recuarmos eles vão trepar em cima de nós, vão montar em nosso cangote. E aí como fica a sociedade?

A Rota não pode se curvar e temer o crime. Parabéns ao sargento Barbosa, aos cabos Carvalho e Pinheiro e o soldado Alessandro. Quem era o piloto? Parabéns Carvalho pela destreza na condução da barca, e em seu nome parabenizo todos os demais pilotos da Rota que fazem a diferença no dia a dia e são admirados por toda a população de São Paulo, não só a Rota, mas aos pilotos também. Enfim, como me orgulho de ser policial da Rota. Uma salva de palmas para os quatro, por favor.

Pessoal, conversei com o coronel Alencar e queríamos marcar na vida de todos vocês, hoje integrantes do Batalhão Tobias de Aguiar - ser desse batalhão é um negócio espiritual, não conseguimos nos afastar - uma lembrança para que vocês se lembrem deste dia. Quero cumprimentar o major Castro, ninguém falou o nome dele, obrigado pelo o que você tem feito, tem trabalhado muito pelo BTA.

Quero fazer uma lembrança e marcar alguma coisa. Fizemos um adesivo da Rota para comemorar os 125 anos, acho que todos receberam. Vamos distribuir na solenidade à noite também para que as pessoas guardem de lembrança essa marca. E também fizemos um certificado, que todos os senhores do batalhão receberão. Eu gostaria que vocês guardassem esse certificado com carinho. Vamos entregar simbolicamente para dez policiais, simbolizando os quase 750 policiais militares que hoje fazem parte do efetivo do Batalhão Tobias de Aguiar.

“A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo certifica que o major PM Cássio Araújo de Freitas, ao se comemorar os 125 anos do Batalhão Tobias de Aguiar, pertence ao efetivo militar da OPM, onde desenvolve missões relevantes na segurança pública do estado de São Paulo”. São Paulo - 1 de dezembro de 2016. Assina o deputado Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa e deputado estadual Coronel Telhada.”

Todos os senhores receberão esse certificado, entregaremos para dez componentes, mas o coronel Alencar se comprometeu de levar isso para o batalhão para distribuir a todos os policiais militares. Quero convidar para que venham a frente, para receber seus certificados o tenente-coronel Fernando Alencar Medeiros; o subtenente José Orlando Bueno; o sargento Kleber Antonio Mariano; sargento Eduardo dos Santos; sargento Roberto Elias da Silva; o sargento Clóvis Eduardo Reco; o 3º sargento Marcos Antônio Freire; o cabo Luiz Antônio da Conceição Oliveira; o cabo Marcos Fernandes de Oliveira; o cabo Marcelo de Moura Correa; o soldado Wagner Gonçalves Torquato; major Cássio Araújo de Freitas.

E quero convidar o filho de um amigo para fazer uma homenagem, uma pessoa que ajuda muito no batalhão, e em nome dele quero cumprimentar todos aqueles que têm auxiliado direta e indiretamente o Batalhão Tobias de Aguiar ao longo desses anos, o Sr. Fábio Ormeneze Junqueira, filho do meu amigo Fábio Junqueira Martins Ferreira, que não pôde estar presente, mas que tem ajudado muito o Batalhão Tobias de Aguiar. Creio que a maioria dos senhores conhecem o Fabião, e sabem o carinho que ele tem por todos.

Solicito ao deputado Gil Lancaster que novamente assuma a Presidência desta sessão para que eu possa descer e entregar os certificados.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Gil Lancaster.

 

* * *

 

- São entregues os certificados.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GIL LANCASTER - DEM - Gostaria de parabenizar todos os policiais da Rota mais uma vez, que recebem este certificado. Parabéns e muito obrigado por defenderem nossas famílias. Quero cumprimentar e agradecer a presença do pessoal de Saltos, que vieram prestigiar este grande evento da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e especialmente do Batalhão Tobias de Aguiar.

Neste momento repasso os trabalhos ao nosso querido deputado Coronel Telhada.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Coronel Telhada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Obrigado, deputado Gil Lancaster. Solicito uma salva de palmas a todos. Saúdo também dois amigos que estão sempre presentes em nossos eventos, a Priscila e o Almeida. Obrigado pela presença de vocês dois e o apoio que têm dado para nosso mandato. (Palmas.)

Pessoal, quero agradecer a todos pela presença, dizer da nossa alegria de estarmos realizando pela primeira vez aqui na Assembleia Legislativa uma sessão solene em homenagem ao Batalhão Tobias de Aguiar. Tenho certeza de que esta será a primeira de muitas, enquanto estivermos aqui e depois posteriormente também. Se Deus quiser elegeremos outros deputados policiais militares, continuaremos com uma sessão solene todo ano. Já fiz um projeto de lei pedindo para que seja incluído no Calendário Oficial do Estado as homenagens no dia primeiro de dezembro, Dia do Batalhão Tobias de Aguiar.

Hoje é uma data muito especial para minha família também, porque minha neta Laura, filha do tenente Telhada está completando dois anos. A vida é interessante, temos esse carinho pelo batalhão e Deus preparou que justamente minha primeira neta nascesse justo no dia primeiro, é uma feliz coincidência para deixar bem firme em nossas vidas esta data. Então não preciso dizer da nossa alegria e disponibilidade em estarmos sempre servindo a Polícia Militar e o Batalhão Tobias de Aguiar.

Coloco-me à disposição de todos os amigos aqui, sem exceção. Posso falar do Camilo, do Gil Lancaster, Ed Thomas que estava aqui, do Olim. Vocês têm aliados nesta Casa, entendam isso. Nós temos deputados aqui que às vezes, por questão ideológica temos bate boca, vocês já viram isso. Mas a verdade seja dita, todas as proposituras que apresentamos aqui em favor da Polícia Militar, sem exceção, foram apoiadas por todos os deputados, mesmo aqueles que nos criticam. Isso revela que a Polícia Militar é muito bem vista aqui, as pessoas que criticam muitas vezes os fazem por ideologia, mas elas sabem da necessidade do trabalho da PM. Continuem firmes nessa missão e batalha, porque a importância de todos aqui é inconteste.

Quero citar a presença do Dr. Antonio Carlos da Ponte, e dizer da importância da Polícia Militar, muitas vezes as pessoas falam que não vamos aos quartéis, mas primeiro, nossa carga de trabalho aqui é assustadora. Segundo, sabemos que se formos ao quartel vamos incomodar a própria rotina da tropa e do dia a dia, mas tenham certeza de que na primeira oportunidade estaremos juntos. Hoje estaremos no Batalhão Tobias de Aguiar às sete horas da noite, o Jorge da TV Assembleia estará lá conosco filmando. Tenham de certeza que vocês têm amigos aqui, antes de nós três sermos deputados estaduais, nós somos policiais militares e não abrimos mão disso. Entendam isso, nós estamos juntos para o que der e vier.

O que estiver ao nosso alcance faremos pela Polícia Militar e pela segurança no estado. Existem pessoas mal informadas que acham que temos um poder que não temos, a primeira coisa que perguntam é sobre aumento e promoção. Quem dera tivéssemos esse poder de fazer acontecer tudo isso, mas isso é exclusividade do Executivo, no nosso caso, do governador. Todo dia eu, Camilo, Olim, Gil Lancaster, vamos às tribunas e em todas nossas falas pedimos ao governador reconhecimento, aumento de salários, promoções, mais médicos para a polícia e por aí vai.

Mas a dificuldade é grande e sabemos que essa luta política é constante, não apenas da noite para o dia. Então estamos trabalhando. Contem com nosso apoio político, precisamos de todos os senhores nas ruas cuidando de nós cidadãos paulistas. Parabéns a todos, vamos continuar firmes na missão. Vamos pedir a Deus que o Batalhão Tobias de Aguiar complete 126, 226, 326 anos.

A Polícia Militar deve estar firme cuidando do estado de São Paulo. Isso depende de nós. Lembrem-se em suas missões da legalidade, do trabalho sério, da honestidade, do atendimento bom ao cidadão.

Lembrem-se daquela máxima na Rota da abordagem. Todos lembram disso? Quando uma viatura da Rota aborda um cidadão ou quando faz um amigo, ou prende um ladrão, lembrem-se da nossa conduta: firmeza, educação e postura. Não deixem a doutrina da Rota cair por terra, não deixem a história do Batalhão Tobias de Aguiar cair por terra. Os senhores são herdeiros dessa tradição, honrem suas boinas braçais. Vocês são herdeiros de uma tradição de homens que deram suas vidas por isso. Os senhores são responsáveis por nossas tradições da Polícia Militar e do Batalhão Tobias de Aguiar.

Não se esqueçam de que hoje, às 19 horas, estaremos todos nós com a população no Batalhão Tobias de Aguiar, participando da sessão militar em homenagem aos 125 anos do nosso querido, valoroso e glorioso batalhão. Agradeço a presença de todos, Deus abençoe.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários, aos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11horas e 54 minutos.

 

* * *