http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

13 DE DEZEMBRO DE 2016

093ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DEPUTADO ESTADUAL ANTONIO SALIM CURIATI, COM A OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de prestar "Homenagem ao deputado estadual Antonio Salim Curiati, com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - CÉLIA LEÃO

Deputada estadual, tece elogios ao presidente Fernando Capez. Explicita sua admiração pelo deputado estadual Antonio Salim Curiati. Exalta a sua experiência política.

 

3 - JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR

Deputado estadual, elogia a iniciativa de realização desta solenidade. Faz comentários sobre a atuação, nesta Casa, do deputado homenageado.

 

4 - EDMIR CHEDID

Deputado estadual, elogia o bom tratamento dado por Antonio Salim Curiati, indistintamente, aos funcionários desta Casa. Lembra experiências de sua carreira política junto ao parlamentar. Oferece seu apoio ao presidente Fernando Capez. Parabeniza o homenageado.

 

5 - MARIA LÚCIA AMARY

Deputada estadual, enaltece a contribuição do deputado estadual Antonio Salim Curiati para os demais parlamentares. Cumprimenta o parlamentar. Considera que ele é um homem público exemplar.

 

6 - JOÃO CARAMEZ

Deputado estadual, discorre sobre sua vivência na política junto ao deputado homenageado. Agradece os ensinamentos que recebera dele.

 

7 - DELEGADO OLIM

Deputado estadual, saúda os presentes. Cumprimenta a assessoria do deputado estadual Antonio Salim Curiati. Explicita sua admiração pelo parlamentar. Expõe contribuições do deputado aos trabalhos desta Casa.

 

8 - BARROS MUNHOZ

Deputado estadual, cumprimenta os presentes. Parabeniza o deputado estadual homenageado. Destaca que, a seu ver, a convocação desta solenidade foi uma iniciativa positiva do presidente Fernando Capez. Lamenta as condições atuais do Brasil. Aponta Antonio Salim Curiati como exemplo de político. Indica a política como meio primordial para a construção do País idealizado por todos.

 

9 - ESTEVAM GALVÃO

Deputado estadual, saúda os presentes. Congratula o parlamentar homenageado pelas atividades políticas que desenvolve. Enaltece a gratidão demonstrada pelo deputado em sua vida. Cumprimenta Antonio Salim Curiati pelo apoio dado ao deputado federal Paulo Maluf.

 

10 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Parabeniza o deputado estadual Antonio Salim Curiati por sua contribuição e experiência como parlamentar. Anuncia a exibição de vídeo sobre a trajetória política do deputado estadual Antonio Salim Curiati.

 

11 - ANTONIO SALIM CURIATI

Deputado estadual, mostra-se emocionado e honrado pelas congratulações recebidas. Comenta sua atuação como médico. Cumprimenta os presentes e aqueles que enviaram-lhe saudações. Explicita sua amizade com os demais parlamentares, independente de posicionamentos políticos. Lista episódios de sua vida política. Esclarece que sua escolha por atuar no Parlamento deveu-se ao desejo de contribuir para o bem estar das pessoas. Agradece seus familiares pelo apoio recebido em todos os momentos de sua existência.

 

12 - THEREZINHA CURIATI

Irmã do deputado estadual Antonio Salim Curiati, agradece o irmão por honrar o nome da família.

 

13 - GIUSE GARCIA

Ex-assessora do deputado estadual Antonio Salim Curiati, declara-se emocionada com as homenagens prestadas ao parlamentar. Acentua a contribuição do deputado para a sua carreira e as de seus filhos, na área jurídica. Elogia a postura de Antonio Salim Curiati como ser humano e político.

 

14 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Convida os parlamentares presentes para ocuparem a tribuna, com a finalidade de acompanhar a entrega de homenagem ao deputado estadual Antonio Salim Curiati. Anuncia homenagem ao Sr. Antonio Salim Curiati, deputado estadual, com a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

15 - ANTONIO SALIM CURIATI JÚNIOR

Filho do deputado estadual Antonio Salim Curiati, saúda os presentes. Enumera projetos relevantes do homenageado, que elogia. Ressalta a lealdade e amizade oferecidas pelo parlamentar, sem distinção. Considera que, a seu ver, as realizações iniciadas por Antonio Salim Curiati devem continuar após o término de seu mandato nesta Casa. Lê carta de sua mãe, em que esta saúda o deputado estadual pela homenagem recebida.

 

16 - LOURIVAL GOMES

Secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, representando o governador do Estado, Geraldo Alckmin, cumprimenta os presentes. Considera a relevância desta solenidade. Relembra vivências junto ao parlamentar homenageado, na cidade de Avaré. Narra acidente em que fora atendido por Antonio Salim Curiati, quando este dedicava-se à medicina. Parabeniza o parlamentar homenageado.

 

17 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Lamenta as medidas geralmente adotadas para atingir objetivos desejados. Pontua que a entrega desta homenagem representa, a seu ver, o triunfo do bem sobre o mal. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sessão solene com a finalidade de prestar homenagem ao deputado estadual undecacampeão, com 11 mandatos, Antonio Salim Curiati, ao qual será outorgado o colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. Para compor a Mesa, o nosso homenageado que já se encontra, ao qual devemos saudar, uníssonos, com a palavra: saúde.

Para integrar esta Mesa, representando S. Exa. o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi escolhido propositadamente o mais longevo secretário de Estado, o Sr. Lourival Gomes, uma salva de palmas. Além de longevo, o secretário Lourival Gomes também pesou nesse aspecto para que fosse escolhido, insubstituível, seja porque ainda não se encontrou alguém com preparo, experiência, coragem e a vontade de sentar nesta cadeira. (Palmas.)

Quero também anunciar a presença do nosso nobre deputado, 2º secretário da Mesa Legislativa, Edmir Chedid. Convido para sentar-se ao lado do deputado Salim Curiati, a 1 ª vice-presidente desta Casa, a deputada estadual Maria Lúcia Amary.

Estão presentes para homenagear e consideram-se parte integrante da Mesa: deputado estadual Pedro Tobias, também presidente do diretório estadual PSDB; Cauê Macris, que é o líder do Governo nesta Casa e que prometeu retardar um pouco a cerimônia de assinatura das emendas no Palácio para que os deputados permaneçam por mais tempo aqui, nossa gratidão ao deputado Cauê Macris; está presente para prestigiar este momento importante a deputada Célia Leão, presidente da Comissão de Constituição e Justiça desta Casa; Clélia Gomes, procuradora de Defesa da Mulher da Assembleia Legislativa e deputada estadual; o deputado estadual vice-presidente da Comissão de Esportes e representa o Vale do Paraíba, Hélio Nishimoto; ex-prefeito de Ribeirão Preto, querido e estimado deputado ao qual vi em uma sessão municipal na Câmara de Ribeirão Preto, um saudoso procurador de Justiça, tecer os maiores elogios que vi um membro do Ministério Público dirigir a um deputado, Welson Gasparini; Cássio Navarro, deputado da região da Praia Grande, querido e estimado amigo Alvaro Batista Camilo, que foi comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; outro deputado que é uma unanimidade nesta Casa, Orlando Bolçone.

Peço que o Cerimonial me auxilie à medida em que forem chegando os deputados, como está acontecendo agora: deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor. Quem pensa em fraudar os direitos do consumidor, que pense duas vezes, porque terá um encontro com o nosso xerife. Também está presente o defensor público geral Dr. Davi Depiné.

Rogamos para que seja possível um acordo para votar o justo projeto que regulariza as questões da Defensoria. Está presente também o Dr. Leandro Mendes, que representa o secretário estadual de governo e procurador de Justiça Saulo de Castro Abreu Filho, que telefonou pedindo que fosse transmitido ao deputado Salim Curiati um carinhoso abraço e sua admiração, pelo homem forte do Governo do Estado.

Um importante representante do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Eduardo Azuma Nishi; general de brigada Ricardo Miranda Aversa, chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste, representando o general do Exército Mauro César Lorena Cid. Não há democracia saudável no mundo moderno que não referencie suas Forças Armadas como patrimônio cívico e moral da sociedade.

Também está presente o ex-secretário estadual de Gestão Pública, deputado estadual Davi Zaia. Importantes deputados que vêm prestar esta justa homenagem. Paulo Roberto Martins, prefeito de Manduri. Vou pedir para que nós aplaudamos ao final, porque serão muitas as fichas. Prefeito Guilherme Belarmino, do município de Barra Bonita; vereador Tito, do município de Jaú; João da Tapera, prefeito de Sarutaiá; Ronaldo Andere, nosso querido e estimado consul de Moçambique, dá um caráter internacional a este evento; Erich Vinicius Schramm, procurador chefe do Ministério Público do Trabalho da 2ª Região; João Manoel Scudeler de Barros, assessor da Casa Civil, trazendo cumprimentos do secretário ex-deputado desta Casa, deputado Samuel Moreira, que telefonou também, manifestando carinho e chegou até a se emocionar.

Os filhos, Rosa e Helena Curiati, podem ficar em pé, por gentileza. Antonio Carlos Curiati e Antonio Salim Curiati Jr. Uma carinhosa salva de palmas. Também os irmãos Elias Curiati, que foi deputado; Therezinha Curiati; a cunhada Maria Salim Curiati e a nora, Viviane Veneri Curiati. Os primos vieram também, Salim Jorge Curiati; Paulo José Curiati; Julieta Curiati Salione e o Waldemar Hette, cunhado e a Maria Silvia Curiati, cunhada. Agora as sobrinhas e sobrinhos Daniela Curiati Nucci, Maria Esther Curiati, Cristiane Curiati, Alexandre Curiati e Liliane Andere. (Palmas.)

Também presente, o deputado estadual Ricardo Madalena, nos homenageando e o ex-presidente da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo, deputado estadual presidente do PV, José Roberto Tripoli.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e senhores, esta não é uma sessão qualquer, é uma sessão solene. Sendo assim, obedece à rígida forma sacramental nas formas do Regimento Interno desta Casa.

Uma sessão solene não pode ser convocada por qualquer motivo, apenas porque um deputado tem afeição por alguma pessoa. Ela só pode ser convocada por motivo de relevante e notório interesse público e social. Feito o requerimento, percorre por vários órgãos e é autorizada pelo Colégio de Líderes, então o evento é convocado pelo Presidente da Casa. Há hipótese de sessões solenes serem solicitadas e não autorizadas.

Esta sessão solene foi solicitada por 93 deputados dessa Assembleia Legislativa. Só não foi subscrita pelo Salim Curiati porque S. Exa. é o homenageado. Os 93 deputados escolheram um de seus pares para outorgar a mais importante comenda da Assembleia Legislativa.

Uma comenda que jamais foi outorgada a um deputado, será, portanto, a finalidade desta sessão solene, entregar uma homenagem ao deputado estadual Antonio Salim Curiati, com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

Convido todos os presentes para que, em posição de respeito, ouçamos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º sargento Samuel Júlio.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PT - Agradecemos a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em especial ao 1º sargento Samuel Júlio. Contem sempre com o apoio desta Casa Legislativa, os senhores têm dois deputados da corporação, um que foi comandante-geral, o Coronel Camilo e o outro, Coronel Telhada; também tenho certeza de que têm outros 92 admiradores do diuturno e corajoso trabalho que os senhores realizam. Muito obrigado a nossa querida Polícia Militar.

Ainda presente o prefeito de Águas de Santa Barbara, José Mariano; o prefeito de Avaré, Paulo Dias Novaes, o Poio; o vereador Salata, do município de Olímpia; Raphael Acacio de Souza, venerável mestre da augusta e respeitável Loja Maçônica União e Paz; gestor financeiro do Instituto de Câncer, Dr. Arnaldo Márcio Antonio Vieira Alves; Enrico Salzano; querido amigo e deputado, Régis Lami, representando o Conselho Estadual de Assistência Social; João Luiz Augusto da Silveira, grande secretário de patrimônio da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; Augusto Diniz Junior, secretário estadual do Partido Progressista, representando o deputado federal Guilherme Mussi; Dr. Pascoal Marracini, diretor administrativo do Instituto do Câncer; Arnaldo Vieira de Carvalho; Luiz Fernando Aguiar Sarmento, representando o grande mestre da Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Roberto Fernandes; Rita Amadio de Brito Andrade Ferraro, presidente da Afalesp; Nilda Pereira dos Santos Caricati, presidente do Lar São Vicente de Paula, de Santa Cruz do Rio Pardo; Maria Regina Pereira, representando o presidente da Associação Aliança de Misericórdia, Padre Leandro Rasera; Priscila Menin, presidente do PRB Mulher, batalhadora; presidente da Igreja de Deus do Brasil; coronel José Ávila da Rocha, ex-comandante da Guarda Civil Metropolitana; Hélio Campos Freire, presidente do Sindicato e Associação dos Auditores Fiscais e Tributários do município de São Paulo; Dr. Kalil Rocha Abdalla; Carmen Balhestero, fundadora da Fraternidade PAX; Jose Candido de Freitas Junior, presidente da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho; Alfredo Portinari Maranca, presidente do Sindicato de Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo; Celio Eduardo Agnello, presidente do PTC de Mauá; Rosário de Almanto Neto, diretor presidente da ONG Senha; Ivon da Rocha Dede, diretor da Federação Paulista de Karatê; Dr. Salim Zugaib, ex grão-mestre da Loja Maçônica do Estado; Alferes Rodrigues, diretor e ouvidor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; vereador Luiz Antonio Moreira Salata, presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia; Evandro Lemos, da Loja Maçônica 21 de Abril; coronel Tomaz Alves Cangerana; Abdo Haddad, presidente da Indústria Brasileira de Televisores Cineral; Dalva Conceição Vieira Cuba, amiga e ex-funcionária; Francisco Carvalho, da Federação Paulista de Paraquedismo; Edinaldo da Costa da SPTrans; Andrea Felipone, representando o nosso querido deputado Itamar Borges, que por motivos alheios não pôde comparecer; Eneida Gonçalves Lemos, traz um abraço do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, que enlutado pela perda da esposa recentemente não pôde comparecer, mas deixa o seu carinho.

Estão inscritos para falar: Abdo Haddad, ex-deputado estadual e atual diretor da Ciesp; a deputada Célia Leão e o Jorge Wilson. Mas os deputados que quiserem falar, inclusive a nossa 1ª vice-presidente, o 2 º secretário, poderão fazer o uso da palavra. Começando pela nossa Célia Leão, solicitando apenas aos deputados, já que é grande o número de pessoas que desejam fazer a saudação, que a façam, se possível, um breve registro. Deputada Célia, sete mandatos, Leão.

Antes porém, gostaria de anunciar a presença do vereador Vinícius Grate, do município de Campinas e o Adalberto Freitas, que representa o incansável deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Por uma economia processual de tempo, eu ia falar lá embaixo. Nós brigamos tanto para que essa Assembleia Legislativa fosse adaptada e hoje ela é. Sempre que falo, gostaria de falar daqui sim, mas ali era para fazer o que o presidente pediu.

Em rápidas palavras, presidente Fernando Capez, ouvi logo que começou a sessão que Sua Excelência não iniciou a sessão, S. Exa. desceu e disse: “Esta sessão está sendo realizada para homenagear o grande Salim Curiati.” E eu concordo com V. Exa., meu amigo Capez, mas todas as sessões e homenagens que acontecem aqui são sessões para homenagear o presidente desta Casa, o Fernando Capez.

Alguém que gosto, confio, defendo e estamos sempre juntos. Esta Casa lhe agradece pelo seu trabalho. Agora, de forma muito rápida, vejo esse plenário absolutamente lotado por pessoas que têm história com o professor Dr. Salim Curiati. Cada um do seu jeito, do seu tempo e no seu momento, são familiares, os filhos, primos, irmãos, sobrinhos, parentes de toda a ordem, amigos que foi amealhando ao longo da sua vida e vai continuar, porque ainda vai viver muito.

Saúde, como S. Exa. diz sempre. Sua Excelência vai longe para nos ensinar cada vez mais, mas esta sessão que vejo uma plêiade de deputados, deputadas, que vem não pela sessão solene em si. Eu estou na sessão solene e sou deputada, mas porque vem até aqui fazer uma homenagem absolutamente diferenciada e especial a esse homem, querido, amado, respeitado, líder, inconteste, aqui na Casa e fora dela.

Há pouco fizemos uma gravação rápida, uma entrevista, e vou dizer, o que eu disse ali, a idade, Dr. Salim Curiati, que S. Exa. tem, os tempos de mandatos e vida pública que S. Exa. tem nos mostra de forma clara que é absolutamente possível e harmônico fazer a vida pública e a política séria, decente, comprometida, mesclada com a família e os amigos, com a sociedade e tudo que vira em torno da sua vida que girou até hoje.

Com isso, quero terminar, para que possa ouvir a voz do clamor, calor, amor, do coração, desses deputados e de quem possa mais fazer uso do microfone para homenagear, mas quero agradecer, sobretudo, presidente, a V. Exa., que me deu a oportunidade de transformar em palavras um pouco do sentimento e do amor que eu e todos nós temos pelo Dr. Salim Curiati.

Do mais, de uma forma carinhosa, quero dizer que quando eu crescer, deputado, quero ser igual ao senhor. Pena que só vamos viver alguns 100 e tantos anos, e nesse tempo todo eu não sei se consigo ser um pedaço do que o senhor é.

Olhe no espelho todos os dias, ao escovar os dentes e acordar, e diga “eu sou ótimo, sou maravilhoso, fantástico”, porque certamente a sua humildade não o deixa pensar assim ou agir dessa forma. Mas, quero dizer que o senhor é tudo isso e não um pouco, mas muito. Dr. Salim, continue conosco, sempre nos orientando e ajudando, ensinando. Vou dizer uma coisa que todos se pudessem pegar esse microfone diriam: “Nós amamos o senhor”. Nós precisamos do senhor e para mim, que estou nesta Casa há 26 anos, é uma das sessões, isso se não for a mais importante que eu já participei até hoje, para falar de um deputado que está aqui há 11 mandatos. Uma salva de palmas ao deputado, ao presidente, a todos vocês. Saúde. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PT - Brilhante Célia, querida, amada. Também se inscreveu para falar e presumo, em nome de seus colegas, o deputado comunicador Jorge Wilson Xerife do Consumidor.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - PRB - Sr. Presidente, nobres pares, deputados e deputadas, senhoras e senhores, TV Alesp, nosso querido amigo, companheiro, professor, Dr. Salim Curiati, com muito orgulho, quero aproveitar para parabenizar V. Exa., e o Sr. Presidente, pela iniciativa maravilhosa de lembrar de um grande líder, de um deputado e hoje decano desta Casa, que com muito orgulho, nós, colegas, deputados e alunos, do nobre Dr. Salim Curiati, porque temos muito a aprender com ele, na humildade, na pessoa que é.

Presidente, V. Exa. foi muito sensível em realmente convocar, conversar com todos os nossos deputados e ter a unanimidade nessa honra, muito merecido, uma pessoa que tem história nesta Casa e na política do estado de São Paulo. Quero aproveitar a oportunidade para fazer uma reivindicação muito legítima e que faz parte da defesa do consumidor.

Defensor do consumidor precisa também reivindicar, estou aqui para cobrar um posicionamento do nosso deputado Salim Curiati, que pediu a V. Exa. no início da direção e eleição à Presidência desta Casa, para que coloque as roldanas nessas cadeiras, que estão faltando e é uma reivindicação antiga do nosso deputado.

Quero parabenizar, pedir a Deus que abençoe grandemente, com muita saúde o deputado. Uma salva de palmas ao nosso deputado Salim Curiati. Muito obrigado, presidente. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PT - Para encerrar os discursos dos parlamentares, falará representando a Mesa Diretora da Casa, que é formada pela Presidência, 1ª Secretaria e 2ª Secretaria, o deputado Edmir Chedid. Anuncio também a presença do Sr. Luiz Felipe Farah, diretor secretário, que nesse ato representa o Fábio Kadih, presidente do Esporte Clube Sírio, campeão mundial de basquete em 1979.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, convidados, amigos, parentes, nobre deputado, amigo, companheiro, pai, irmão, tio, avô, médico, isso é o que S. Exa. representa para mim. Estou na Casa há 22 anos e o nobre deputado Salim Curiati nunca abandonou ninguém.

Ele cumprimenta todas as pessoas, desde a hora em que entra, ele cumprimenta o policial militar, que está na rampa dos deputados, as pessoas da limpeza, as que cuidam do plenário, os senhores e senhoras deputados. Um homem humilde, que cresceu porque sabe que o ser humano é o fundamental, sem o trato que um médico tem com as pessoas, como o senhor tem, talvez não tivesse chegado aonde chegou. É pelo carinho, respeito.

Disse bem a deputada Célia Leão, que o senhor deve realmente se olhar no espelho todos os dias e dizer “eu sou bom, cheguei até aqui, o eleitor me colocou e para vir até esta Casa e representar a população, tive milhares de votos, represento o povo de São Paulo, fui prefeito da capital.” E, diga-se de passagem, meu querido pai lhe mandou um abraço, ele que foi seu secretário de Transportes por um período, naquela gestão em que o senhor fez.

“Fui deputado geral e me honro, sou uma pessoa prestigiada, olha quantos amigos tenho, de todos os setores e segmentos da sociedade”. Tenho certeza de que todos os seus familiares hoje estão felizes. Claro, quando chega uma eleição e vê sua reeleição, todo mundo deve ficar feliz, mas ver hoje, o deputado honrado, sendo homenageado, e a Justiça pode procurar o que quiser porque não vai encontrar nada e esta Casa sabe disso.

Sabe da sua honradez, luta, atendimento que faz aos prefeitos e vereadores, aos segmentos da sociedade. Isso é fundamental na vida do Parlamento.

O deputado Fernando Capez, quando sugeriu isso ao Colégio de Líderes e aos deputados, foi mais uma vez muito feliz. Quero dizer, deputada Maria Lúcia, nossa 1ª vice-presidente, ninguém atira uma pedra em um cachorro morto, deputado Fernando Capez. Desde o momento em que o senhor disse que seria candidato ao Governo de São Paulo, o senhor vem apanhando.

Mas nós deputados conhecemos e sabemos a sua estirpe, o seu trabalho. Nós acreditamos no senhor. O deputado Salim Curiati hoje deve se sentir o deputado mais feliz da história de São Paulo, afinal, os outros 93 deputados falaram “Saúde, Salim Curiati!

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PT - Para falar em nome das mulheres e das deputadas dessa Casa, além da deputada Célia Leão, precisamos ter uma dose dupla, não é? As mulheres que têm um peso e uma relevância tão grande que precisaremos de pelo menos duas para que falem. Está aqui a deputada Clélia Gomes, que é a procuradora intransigente da Defesa da Mulher e a nossa 1ª vice-presidente, deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Bom dia a todos. Hoje é um dia muito especial para todos nós. Quero cumprimentar a todos os deputados, na pessoa do nosso presidente Fernando Capez, um grande parceiro e aliado de nós mulheres.

Mas, Dr. Salim, hoje para nós é um dia de muito orgulho, o senhor que é um defensor implacável das prerrogativas dos parlamentares, tem dado o exemplo de luta, lembro de todos que o senhor deu ao longo de sua vida pública, quando nos momentos difíceis o senhor estava sempre ao lado dos seus aliados.

Acho que isso é importante, esse ato de fidelidade, essa ação democrática, parceria, exemplo de ética, por tudo e com todos esses mandatos, o povo continuou colocando o Dr. Curiati em nossa Casa, defendendo a população de São Paulo.

Por isso hoje, nós temos um exemplo que precisamos preservar. Essa homenagem que todos fazemos, porque deixo aqui, na Assembleia Legislativa, a marca de uma pessoa que deixa o exemplo de todas as prerrogativas que nós tivemos, na defesa que o senhor fez dos nossos mandatos, pela sua lealdade, unanimidade. Não me lembro nessa Casa, nos quatro mandatos que estive presente, de um parlamentar que houvesse tanta unanimidade pelo carinho, respeito e sua trajetória.

Dr. Curiati, receba as nossas homenagens, carinho, admiração e respeito, porque o senhor é um exemplo de democracia, ordem pública e nós todos temos orgulho de trabalhar ao seu lado.

Muito obrigada pelo senhor ter aceito essa homenagem, porque é algo que todos nós e o povo de São Paulo hoje fazemos merecidamente para o senhor. Parabéns, Dr. Curiati.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PT - Pela ordem, deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Nós estávamos na Comissão de Finanças e não pude participar do início dos trabalhos, por sinal, merecido, quero elogiá-lo pela iniciativa. Perguntei a deputada Célia Leão como está sendo o procedimento e dinâmica e ela disse que o presidente havia anunciado que era a última a falar. Mas queria dois minutos, se V. Exa. me permitir.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PT - Jamais brigaria com o relator do Orçamento. Por favor, João Caramez, experiente deputado. A tribuna sempre foi e sempre será de V. Exa., o senhor é muito amado. O Delegado Antonio Olim, que é o presidente da Comissão de Segurança, também quer deixar um registro.

Tem a palavra o nobre Deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Bom dia a todos. Quero cumprimentar o nosso presidente, Fernando Capez, que brilhantemente teve a ideia de homenagear o ícone que temos na Assembleia Legislativa, o nosso deputado Antonio Salim Curiati.

Fiz questão de vir até aqui, pelo seguinte, sou de Itapevi, fui vice-prefeito em minha cidade, nos idos de 70, fui prefeito e o nosso deputado e colega Curiati é contribuinte da cidade, porque tem uma propriedade lá. Costumávamos nos encontrar, principalmente quando ia pagar os impostos.

Engraçado, presidente, eu não poderia, em hipótese alguma, deixar de vir e dar um testemunho da hombridade, seriedade e competência que tem o Curiati. Seria redundância ficar falando, porque todos os senhores e senhoras conhecem perfeitamente o nosso deputado. Mas, vim para dizer o seguinte, quem me trouxe e mostrou a Assembleia Legislativa, em 1977, foi pelas mãos do Curiati. Trouxe-me para almoçar na Assembleia.

Queria dar o meu testemunho e dizer o quanto sou grato e orgulhoso em ser o seu colega. Vossa Excelência tem nos ensinado muito. Que Deus o ilumine e dê muitos anos de vida ainda, para que o senhor possa transmitir a todos nós os ensinamentos que sempre transmitiu. Um abraço e um beijo no seu coração.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PT - Um registro carinhoso do nosso deputado João Caramez. Um dos deputados mais importantes da Casa, haja vista o relator do Orçamento. Agora quem fala é o colega de partido do deputado Salim Curiati, o nosso carismático, querido e implacável, Delegado Olim.

Anuncio também a presença do deputado Carlão Pignatari, que é o líder do PSDB, a maior bancada dessa Casa e o nosso estimado deputado, ex-presidente desta Casa e líder de Governo e ministro, Barros Munhoz, que também fará o uso da palavra.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Bom dia a todos. Sr. Presidente, primeiramente parabenizando essa justa homenagem ao nosso deputado Curiati. Cumprimento todos os deputados, estávamos todos agora na CPI e viemos correndo para cá, fizemos questão de participar desta homenagem.

Quero cumprimentar o nosso secretário Lourival Gomes, sempre presente, amigo desta Casa, da polícia, do Sr. Dr. Curiati, quero parabenizar o senhor e todos os familiares e amigos do Sr. Curiati. O seu filho está aqui, meu amigo pessoal.

Gostaria de rapidamente cumprimentar a sua assessoria que está com ele há 50 anos. Parabéns a todos, porque quando vim para cá, lembro bem... Vou parabeniza-los. Vim para o partido PP, através do Dr. Paulo Maluf, tenho uma honra em falar do doutor. Tive alguns almoços em sua casa, com o Dr. Curiati.

Eu, eleito, tentava fazer a sua cabeça para que pudesse ser líder do partido e ele, como sempre, não chamo nem de pai, avô, chamo de tudo, foi de uma educação, uma graça e falou “Vem para cá Olim, venha junto”, e toda vez que aparecia algum problema, conversava com o Dr. Curiati.

O Dr. Curiati está aqui, juntamente com o nosso partido, estamos juntos e não tem nenhuma desavença. Quando se precisa de alguma coisa, nós conversamos com ele e como ele diz “saúde”, então dá alguns docinhos para você comer. Não tem uma vez que vou lá que não recebo um doce ou que tenha tanta coisa naquela sala. Eu falo, daqui a pouco não conseguimos mais entrar lá. Mas, pensa bem, deputado federal, prefeito dessa grande cidade, sei das histórias que ele me conta.

Tirou imposto dos mais pobres, o senhor é um homem digno e de valor, formado pela Faculdade Paulista de Medicina. Estou falando certo? É um homem que tem todo o valor, por isso que eu o respeito e todos aqui também. Queria na idade em que ele está, ser do jeito que ele é, que trabalha.

O primeiro a chegar e o último a sair. Às vezes venho cedo e ele chega primeiro, porque eu vejo o carro dele aqui. O último a sair, e olha, vou dizer para a esposa dele, quando ela vê que é tarde para ele estar aqui, para a Câmara pegá-la para saber que ele está aqui mesmo. Esse golpe eu já conheço e aprendi.

Quero parabenizar, o senhor é muito querido e o que tem não é um fã, mas um filho. Obrigado por tudo. Obrigado, Capez, V. Exa. merece o que fez por ele.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agora sim, para encerrar a série de discursos de deputados, um dos maiores oradores que essa Casa já teve, deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Quero, presidente Capez, agradeço a gentileza. Querida, 1ª vice-presidente, Maria Lúcia Amary, na pessoa de quem saúdo todos os colegas presentes, quero saudar as autoridades e de uma maneira muito especial esse nosso querido colega, exemplo de cidadão e político, Antonio Salim Curiati e também toda a sua família.

Meu caro presidente Capez, o senhor teve muitas iniciativas brilhantes na Assembleia Legislativa durante o seu mandato, mas nenhuma tão brilhante e oportuna quanto essa. Nós todos vivemos momentos de grande apreensão, principalmente, nós políticos, que começamos com o ideal semelhante ao do Dr. Curiati e estamos profundamente decepcionados com a situação do nosso país.

Nós todos que nos questionamos todos os dias se vale a pena ser político. Esta sessão é uma resposta à essa pergunta, meu caro presidente. Vale a pena sim. E se há um exemplo de que vale a pena, ele se chama Antonio Salim Curiati.

Fui prefeito de Itapira, nos idos de 1978, 1979 e 1980, quando o Curiati foi secretário da Promoção Social. Tenho um grande respeito por diversos secretários que passaram por lá, mas ouso dizer e repetir sempre que o melhor de todos foi o Curiati. Ele não tinha horário para entender e eu achava que era um critério meio diferente, às vezes sacrificava muito a gente, mas era por ordem de chegada.

Sete e meia da manhã ele estava lá, e 8 e meia, 9 horas da noite ele ainda estava lá. Como eu vinha do interior e ficava aqui, gostava muito de jantar no Gigetto e 11 horas da noite ele ainda estava lá, com os assessores dele, discutindo os problemas do dia seguinte. Tenho uma admiração muito grande, filial, um amor ao Curiati.

Ele é para nós, na Assembleia Legislativa, mais do que um paradigma e exemplo, é um aconselhador e exemplo de trabalho, honradez, dignidade e como nós estamos precisando disso hoje em nosso país.

Que triste assistir o ponto em que chegamos, o avacalhamento da política, a quase destruição das instituições. Nós, que temos netos, preocupadíssimos com o Brasil que eles vão encontrar.

Meu caro presidente, mais do que nunca precisamos nos inspirar nos bons exemplos, acreditar na política como a melhor maneira de se dedicar ao ser humano, a servir. Não há arte mais nobre do que a política, assim como não há profissão mais sórdida.

É só através dela, feita com amor, com sentimento, brasilidade, com esperança e dedicação que vamos construir o Brasil dos nossos sonhos. É muito simples chegar ao que queremos, basta seguir o exemplo de Antonio Salim Curiati.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Está emocionado o nosso Curiati e não é para menos. Estão presentes os vereadores Orivaldo Gonçalves, Vicente Pavan, Fernando Batalhine e o secretário da Câmara, Adenilson de Oliveira de Cerqueira César. Também está aqui o coronel Magalhães, que é o elo institucional entre a Casa do povo, da sociedade e as Forças Armadas presentes, faz um brilhante trabalho de relacionamento institucional.

Estamos nos aproximando do clímax desta sessão solene e para esquentarmos ainda mais vamos assistir a um vídeo, mas antes, porém, está presente o Sr. Luciano Santos, chefe de gabinete do nosso querido Antonio Carlos de Campos Machado e o deputado Estavam Galvão, líder do Partido dos Democratas, grande deputado e longevo. Com a palavra, o nosso querido Estavam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Quero cumprimentar o nosso presidente, Fernando Capez, todos os deputados presentes e, em especial, os familiares do deputado Curiati. O meu abraço muito carinhoso ao deputado Curiati. Acho que a outorga desse Colar de Honra ao Mérito ao deputado Curiati, nem posso ter certeza se esse é o momento, porque ele vem falando já há alguns “esse é meu último mandato”, imagino que ele estará aqui na próxima legislatura, porque ele é um homem bastante saudável e o bom é que ele deseja enfaticamente muita saúde a todos os companheiros e colegas.

Digo que sempre entendi que o maior defeito de um homem é a ingratidão. Tenho convicção plena que V. Exa. não carrega consigo esse defeito, pelo contrário, é um homem muito agradecido.

Já ocupou cargos importantíssimos, V. Exa. foi até prefeito da capital, foi secretário de serviços Sociais, e outro dia ainda estava o Barros Munhoz comentando que quando ele era prefeito lá em Itapira e foi por alguns anos, ele vinha aqui e ia na sua Secretaria e só saía uma Kombi lotada de bens e serviços, alimentos que V. Exa. distribuía, mas muito mais do que isso, o deputado Paulo Maluf é um político que merece sem sombra nenhuma de dúvidas, com todo o respeito dos paulistas, paulistanos e brasileiros, e V. Exa. sempre teve uma ligação muito forte com o deputado Maluf e eu também. Além de tantos cargos, de secretário ali e acolá, foi prefeito, governador.

O Maluf teve momentos agradáveis na política, mas também teve alguns difíceis. São nos momentos difíceis, em especial em um muito complicado, V. Exa. esteve presente com alimento, com quibe, coalhada, e publicamente dizendo ao povo “estou visitando um grande amigo” o deputado que na época não me lembro quem era, mas V. Exa. estava visitando e levando sua gratidão, solidariedade, sua generosidade. Parabéns deputado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Na parte nordeste da acrópole, na Grécia antiga, ficava o areópago, que eram os ministros mais experientes, que como diz o Campos Machado, os dias ainda não sabem o que só os anos conhecem.

São esses deputados mais sábios que estão dirigindo todas essas palavras de carinho e admiração. Parabéns, Antonio Salim Curiati. Neste momento, vamos assistir, com muita atenção, a um vídeo que conta a trajetória política do deputado estadual homenageado, Antonio Salim Curiati.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, Curiati. Peço, agora, que a Isabel e a Vera, do Cerimonial, conduzam o deputado Antonio Salim Curiati, líder supremo do areópago, ao microfone, para dirigir suas palavras à Casa onde trabalha há 11 mandatos.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Querido presidente, estou realmente emocionado. Nunca pude imaginar que haveria tanto carinho e amor dos nobres parlamentares e seus funcionários. Redigi, preocupado com a emoção, um pequeno discurso para ler nesta solenidade. Não imaginaria nunca que teria uma recepção tão carinhosa, valorosa, como uma pessoa que realmente sempre procurou fazer o bem ao próximo.

Sinto-me emocionado e gratificado, honrado com este carinho do presidente Fernando Capez, dos nobres deputados presentes, dos que nos apoiaram, falaram e me renovaram. É importante ser valorizado, reconhecido pelo bom comportamento. Tenho sorte porque, escandalosamente, Deus me protege, não só como médico, porque eu operava cinco ou seis por dia e o resultado era sempre favorável, mas também na minha atividade política.

Estou aqui, hoje, mais tranquilo do que nunca. Eu nunca poderia imaginar que seria uma solenidade desse porte e tamanho, com tanto carinho. Retribuo isso pedindo a Deus, todo poderoso, que abençoe a todos, não somente aos que estão presentes, mas aos que estiveram longe e enviaram uma saudação efusiva.

Peço a Deus, todo poderoso, que nos abençoe e faça com que continuemos com muita saúde, fazendo com que aqueles que necessitam sejam efetivamente prestigiados e apoiados por Deus. Em todo o caso, vocês vão me tolerar e eu vou ler o discurso que havia feito.

Senhor presidente Fernando Capez, querido amigo, responsável por essa solenidade com os 93 deputados e com aqueles amigos que assim o desejaram.

Creio que hoje é um dia muito feliz em minha vida. Sinto-me profundamente honrado com essa homenagem que me é prestada pelos deputados desta Casa, liderados pelo grande presidente Fernando Capez - que tenho o prazer de conhecer desde 1995, ele não sabe que eu sei disso. Na verdade, tenho a todos como amigos, pois jamais os separei por ideologias ou por partidos. Amigos são amigos.

Na minha trajetória - todos sabem que nasci em Avaré, filho de imigrantes e que sou um médico formado pela Escola Paulista de Medicina há mais de 60 anos -, pratiquei, com dedicação e desprendimento, a Medicina em minha região por algum tempo e, em 1967, ingressei na política e fui eleito deputado estadual pela primeira vez.

Mudei para São Paulo com minha família e, após isso, foram mais 10 eleições vitoriosas para esta Casa e uma para deputado federal constituinte. Durante esses anos também fui secretário de Estado, municipal e prefeito da nossa querida São Paulo. É claro que todos esses cargos muito me honraram, mas a grande verdade é que há mais de 40 anos estou aqui, e nada me é mais significativo e importante. Escolhi ser deputado estadual. Honro-me de ser um deputado e de trabalhar em benefício da população do meu estado, fazer algo pelo nosso querido semelhante.

Meus amigos, já falei demais de mim. Estou aqui para agradecer a cada um de vocês que se deslocaram de seus lares e funções para prestar esta cortesia. A cada um minha gratidão. Particularmente nesse momento, gostaria também de agradecer a compreensão de minha querida esposa, Janete, e de meus filhos, pelas escolhas que fiz. Esse colar de Honra ao Mérito traz, além da satisfação, a certeza de que fiz a escolha certa ao dedicar a maior parte de minha vida a esta Casa.

Senhor presidente Fernando Capez, querido amigo, muito obrigado. Amigos deputados, muito obrigado por tamanha honraria. Que Deus os ilumine e os guarde, lhes retribua tamanha gentileza. Meu sincero respeito a todos, que Deus proteja os presentes e seus familiares. Viva! Saúde!

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Peço aos deputados que permaneçam mais um pouco no plenário para o momento mais importante. Quero comunicar aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia nesse sábado, dia 17, às 22 horas, pela NET, canal 7; pela TV Vivo, no canal 9; e pela TV Digital aberta, canal 61.2.

Vou dar a palavra à senhora e apenas solicitar e anunciar a presença do deputado estadual Chico Sardelli, presidente do bloco que congrega 26 deputados. Peço que os deputados Barros Munhoz, Orlando Bolçone, Welson Gasparini, Célia Leão, Estevam Galvão, Chico Sardelli e Jorge Wilson venham aqui à frente e subam à tribuna para se postarem para o momento da entrega. Mas, antes, vou dar a palavra à senhora, com muito carinho.

 

A SRA THEREZINHA CURIATI - Apenas gostaria de dizer ao meu irmão, muito obrigado. Ele é o primogênito de 10 irmãos e só honrou o nome da nossa família. Tenho certeza que nossos pais estão presentes, espiritualmente. Muito obrigada, meu irmão, nós te amamos.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Que lindo. Muito bem falado, a senhora foi muito feliz.

 

A SRA. GIUSE GARCIA - Senhor presidente, quero pedir um minuto. Cheguei nesta Casa com 18 anos e três meses de idade. Tive a honra de ser funcionária deste parlamentar. Hoje sou procuradora, tenho um filho promotor e delegado. Sou uma mulher digna, honrada, uma funcionária exemplar - como sempre fui. Em meu nome e no de todos os funcionários dele, estou muito emocionada. Quero dizer que este é o melhor ser humano que eu conheci. Como pai, irmão, chefe e como padrinho de casamento. Quero dizer que o senhor é o parlamentar e o ser humano mais digno que tive a oportunidade de conhecer. Estava em Iritinga, capital nacional do bordado, e trouxe a mamãe com 86 anos, sua eleitora a vida inteira. E digo para o senhor que é o melhor pai do mundo.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Neste momento, em que nos aproximamos do clímax, solicito aos deputados Lourival Gomes, Edmir Chedid e deputada Maria Lúcia Amary para que se unam a nós. Chamo ele, que falará logo em seguida em nome de todos os familiares, o sempre vereador Antonio Salim Curiati Júnior.

Passaremos neste instante à entrega do colar de Honra ao Mérito do Legislativo do Estado de São Paulo. É a primeira vez que se entrega a um Parlamentar a mais alta comenda desta Casa. Ao deputado Antonio Salim Curiati. Aqueles que puderem se levantar, saúdem com uma salva de palmas enquanto fazemos a entrega.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agora, para concluirmos esta homenagem, o seu filho, político Antonio Salim Curiati Júnior, vai dirigir algumas palavras em nome da família. Por que deixei para ele falar depois do Curiati? Porque ele vai falar em nome de todos nós, que também nos consideramos filhos do deputado. Curiati Júnior, você tem a palavra, por favor.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI JÚNIOR - Excelentíssimo Sr. Dr. promotor público, de Justiça, deputado estadual, amigo, Fernando Capez, a quem, na figura de V. Exa., gostaria de saudar, em nome de nossa família, todas as autoridades presentes, Srs. e Sras. Deputados, autoridades civis e militares, que muito nos honram com essa digníssima homenagem e honrosa medalha do maior Parlamento não-federal de toda a América Latina.

Já fiz dezenas, talvez milhares, de discursos. Alguns Tribunais do Júri também. Participei, Sr. Presidente, de algumas centenas de sustentações orais e, em todas elas, eu tinha um segredo de contar uma história que era um começo, meio e fim. De coração, fui incumbido de ler uma carta de minha mãe, que, infelizmente, por motivos de saúde, não pôde estar presente.

Tentei montar uma história, mas não consegui. Vocês viram o começo, lá de Avaré. O meio, como médico, deputado, prefeito. Mas não vemos e nem veremos o fim. Porque esta homenagem não é simplesmente para tirar imposto de uma população mais humilde, para uma dezena ou centena de projetos de lei ou projetoa executivos, na sua atuação brilhante como deputado federal constituinte, humanista como prefeito de São Paulo e secretário. É uma homenagem que, creio, essa Assembleia Legislativa faz aos sentimentos e ações da transformação mais legítima, da visão mais divina do que devem ser as nossas ações na terra. A lealdade homenageada na presença incondicional que o senhor sempre demonstrou ao longo de sua vida, a amizade que não se importa, também, com classe, cor, sexo, ou qualquer outro, por tudo e por todos.

Além do amor incondicional, principalmente pela missão divina que nos é estabelecida, de fazer as pessoas felizes. Essa foi a sua missão e essa é a homenagem. Por isso este legado, que V. Exas. honrosamente manifestaram aqui - agradeço em nome da família ao Sr. Presidente - e essa história nunca terão fim. Acabando ou não o mandato, a política, essa história vai se perpetuar em nome da lealdade, da amizade e do amor incondicional, como manifestação divina que teve em sua honrosa vida, meu pai.

Trago uma carta de minha mãe, que diz o seguinte: “Antonio, meu querido, hoje, por uma série de motivos, não posso estar presente para vê-lo receber o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, outorgado pelo presidente Fernando Capez e por seus companheiros dessa Casa. Parabéns, principalmente para mim, que há 61 anos recebo de Deus a graça de ter em você o companheiro amigo e amoroso, fiel ao lado de nossos filhos e netos. Parabéns a nós, a sua família, que com sua humildade, bondade e honestidade, desejamos servir ao próximo e nos encher de orgulho. A você, meu querido marido, todo o meu carinho. Janete.

Muito obrigado, Srs. Deputados e Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Como último pronunciamento, quem vai falar e trazer as palavras do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, é seu secretário, Lourival Gomes, escolhido porque representa o símbolo da coragem e determinação, virtudes que nunca faltaram ao homenageado.

 

O SR. LOURIVAL GOMES - Caro deputado Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa deste maravilhoso estado, na pessoa de quem cumprimento todos os deputados presentes. Caríssima deputada Maria Lúcia Amary, em seu nome permita-me cumprimentar as Sras. Deputadas.

Caro deputado Curiati, conterrâneo. Nós sempre nos encontramos nos desfiles de 15 de setembro em Avaré e devo dizer que essa homenagem é extremamente justa. Quero saudar, também os familiares, os senhores prefeitos presentes, a presença de Paulo Novaes, prefeito da nossa querida Avaré.

Senhoras e senhores, é com muito orgulho que represento o governado Geraldo Alckmin. Ele pediu para trazer uma mensagem para o senhor deputado de desculpas, ele gostaria de estar presente hoje, pelo carinho e respeito que tem pelo senhor, mas, infelizmente, a vida de um governador é muito difícil, com uma agenda comprometida e compromissada.

O governador pede que eu lhe transmita os parabéns por esta justíssima homenagem que a Assembleia Legislativa lhe presta nesta data. Gostaria de dizer que me recordo do consultório médico Antonio Salim Curiati, na Rua Maranhão, próximo da selaria São José, do nosso saudoso Sérgio Barreira, na Rua do Largo São João. O nosso jardim e praça também ficava na Rua da nossa Santa Cruz de Perutti, bons tempos.

Só gostaria de dizer uma coisa para o Sr. Deputado: na década de 60, havia um garoto que trabalhava em um posto de gasolina de Ângelo Simões Veiga - Ramiro Simões Veiga, Machula, Vladimir Veiga. Esse garoto sofreu um acidente, porque alguém, acidentalmente, apertou um botão e encheu o olho desse jovem com soda pura. Esse garoto foi levado para o seu consultório, sempre lotado. Pessoas pobres, um local extremamente concorrido, onde o povo encontrava amor, carinho e tratamento. Esse jovem, deputado, sou eu.

Muito obrigado. Saúde!

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Quando o secretário foi escolhido, nós não sabíamos dessa história - veja como é a “jesuscidência”.

Sendo esta uma sessão solene, ela obedece à rígida forma sacramental e tem o momento do seu encerramento.

Para encerrar, gostaria de dizer que acredito muito em Deus, e, por isso, sempre creio no triunfo do bem sobre o mal. Em um mundo com tanta hipocrisia, maldade, em que não se medem consequências para serem atingidos objetivos, sejam eles quais forem, nós chegamos a desanimar.

Mas, como foi muito feliz, e nem poderia deixar de ser, o deputado Barros Munhoz, no seu discurso e palavras, disse que esta sessão solene é um alento. A entrega da mais alta comenda do Legislativo Paulista, por 93 deputados, ao deputado Antonio Salim Curiati representa a nossa crença inarredável do triunfo do bem sobre o mal. A curto prazo, o mal pode ganhar alguns pontos, mas a médio e longo prazo, sempre o bem trinfará. O bem, neste momento e nesta sessão, é representado por Antonio Salim Curiati.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Acima de tudo agradecemos a Deus, que ele lhe dê longa vida, com muita saúde.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 50 minutos.

 

* * *