http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

13 DE FEVEREIRO DE 2017

001ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO SPCVB - SÃO PAULO CONVENTION AND VISITORS BUREAU

 

Presidente: CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

1 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para prestar "Homenagem a SPCVB - São Paulo Convention & Visitors Bureau e Posse da nova Diretoria do Conselho de Administração 2017/2018". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo; a quem agradece. Anuncia a exibição de um vídeo institucional.

 

2 - HERCULANO PASSOS

Deputado federal, saúda o deputado Coronel Camilo. Parabeniza o mesmo pela condução dos trabalhos. Cumprimenta as autoridades presentes. Informa ser o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. Diz ter montado uma frente parlamentar em defesa do Turismo, cujo objetivo é debater, promover e ajudar no desenvolvimento da pasta. Destaca a montagem, também na Câmara dos Deputados, de uma comissão para debater a economia colaborativa, referente à plataforma de Turismo. Coloca o seu mandato no Congresso Nacional à disposição para colaborar com o desenvolvimento e discussão do Turismo, que considera um fator de desenvolvimento importantíssimo para o País. Agradece a oportunidade de participar deste evento. Deseja sucesso a nova diretoria da SPCVB.

 

3 - LAÉRCIO BENKO

Secretário Estadual de Turismo, representando o governador Geraldo Alckmin, cumprimenta o deputado Coronel Camilo e todas as autoridades presentes. Intitula Geraldo Alckmin como o "governador do Turismo". Ressalta que a secretaria trabalha de maneira autônoma. Destaca a importância dada a pasta pelo governador do Estado. Afirma que o Turismo é a economia do bem, um dos elementos que gera riqueza no século XXI e que funciona como válvula de escape para a absorção de mão de obra das novas gerações. Discorre sobre a função precípua da secretaria, que é a de gerar renda e emprego para o estado de São Paulo. Menciona que a secretaria terá um bilhão de reais disponíveis para investimento no Turismo. Esclarece que o estado de São Paulo se tornará cada vez mais conhecido pelo grande potencial turístico do Estado, com 210 municípios recebendo recursos para o Turismo. Agradece a oportunidade de participar desta sessão solene.

 

4 - JUAN PABLO DE VERA BARBIERI

1º vice-presidente do Conselho de Administração, agradece o deputado Coronel Camilo e o deputado federal Herculano Passos pelo apoio dado ao Turismo. Cumprimenta as autoridades presentes. Lembra a criação da São Paulo Convention & Visitors Bureau há 33 anos, com o objetivo de captar eventos nacionais e internacionais. Diz ter acompanhado todo o trabalho desenvolvido na gestão anterior, com grandes conquistas para São Paulo. Cita eventos realizados em São Paulo, como a Copa do Mundo, a Conferência Nacional da OAB, com mais de 25 mil participantes, entre outros. Cita números relacionados à entidade. Reforça ser agora o momento de planejar, discutir e pensar as ações para 2017 e a próxima gestão. Menciona que hoje são mais de 710 empresas associadas. Agradece todos os que o acompanharam durante a última gestão. Chama todos os integrantes para uma foto coletiva.

 

5 - TONI SANDO DE OLIVEIRA

Presidente executivo da São Paulo Convention & Visitor Bureau, cumprimenta as autoridades presentes. Diz que quer fazer do Brasil o país da oportunidade. Ressalta a importância do estado de São Paulo, que participa com 32% do PIB, arrecadando mais de 16 milhões de reais em feiras, e sendo a capital das compras e da gastronomia. Agradece Orlando de Souza, quem o contratou e outros presentes na solenidade. Dá as boas vindas a Guilherme Paulus na nova diretoria da SPCVB. Apresenta todos os integrantes da sua equipe. Agradece pelo trabalho de todos. Cita alguns nomes que participarão da nova gestão. Presta homenagem ao deputado estadual Coronel Camilo, ao deputado federal Herculano Passos e ao secretário do Turismo Laércio Benko, com a entrega de um troféu de agradecimento pelo trabalho desenvolvido por eles. Agradece Juan Pablo de Vera Barbieri, em agradecimento ao seu trabalho. Divulga os membros do próximo conselho consultivo. Agradece o apoio e as considerações destes e a oportunidade de participar desta solenidade.

 

6 - GUILHERME PAULUS

Presidente do Conselho de Administração, agradece o deputado Coronel Camilo pelo evento. Cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta o trabalho desenvolvido pelo secretário de Turismo. Cita algumas personalidades presentes, de grande importância em sua vida e seu trabalho. Afirma que o trabalho será mais fácil por ter a colaboração de vários atuais conselheiros. Esclarece que o papel da São Paulo Convention & Visitor Bureau é muito importante. Destaca a necessidade de aproximar a entidade da indústria do Turismo. Lista as fontes de renda do SPCVB, entre elas a contribuição facultativa e as mensalidades pagas. Parabeniza a equipe do SPCVB, que busca eventos diariamente, disputando com outros países e estados. Ressalta a atuação com ética, profissionalismo e transparência. Convida os outros integrantes da nova gestão para assinar o termo de posse com ele.

 

7 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Parabeniza toda a equipe do São Paulo Convention & Visitors Bureau. Discorre sobre sua experiência com a equipe desta entidade e a parceria desenvolvida desde sua atuação na Polícia Militar. Cita a realização do programa "Bem receber", em 2007, cujo objetivo era treinar os policiais e capacitá-los para receber bem os turistas. Diz ter sido importante para valorizar os policiais. Menciona a criação da Polícia Comunitária, que interage com o cidadão. Informa que este programa foi descontinuado, mas que está trabalhando para que o mesmo volte em todo o Estado. Diz que em outros países, os turistas estão acostumados a procurar a polícia para tirar dúvidas. Coloca esta Casa e o seu mandato à disposição. Diz acreditar no Turismo. Cumprimenta todos os presentes. Deseja boas vindas a nova equipe da São Paulo Convention & Visitors Bureau em nome de todos os deputados desta Casa. Agradece por tudo o que fazem por São Paulo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sejam todos bem-vindos a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, é um prazer recebê-los aqui para comemorarmos juntos mais um grande passo da nossa São Paulo Convention & Visitors Bureau. Sejam todos muito bem-vindos, esta Casa de Leis tem um prazer muito grande de recebê-los.

Começando nossa solenidade, gostaria de cumprimentar a todos e dizer que estamos fazendo a solenidade aqui por autorização de todos os nossos deputados. Estamos no plenário principal da Assembleia Legislativa, tem mais alguns plenários e esta sessão solene só acontece neste aqui. É uma sessão deliberada pelos nossos deputados e só pode ser convocada - e foi, ao meu pedido - pelo presidente da Casa, deputado Fernando Capez.

Vamos iniciar nossos trabalhos. Esta é uma sessão solene para homenagear a nossa São Paulo Convention & Visitors Bureau e também para fazermos a posse da nova diretoria.

Queria agradecer e saudar nossos integrantes da Mesa principal, Laércio Benko, nosso secretário estadual de Turismo, neste ato representando nosso governador. Tive o prazer de ser seu colega e aluno na Câmara Municipal de São Paulo, como vereador, e agora estamos juntos aqui novamente. Gostaria de saudar nosso Guilherme Paulus, presidente do Conselho de Administração, que está assumindo com muito sucesso essa nova missão. Todos precisamos fomentar cada vez mais o nosso turismo de negócios aqui em São Paulo. Nosso deputado federal e amigo do meu partido, Herculano Passos, seja bem-vindo, é um prazer compartilhar contigo e com sua esposa o trabalho na Assembleia Legislativa.

Juan Pablo de Vera Barbieri, primeiro vice-presidente do Conselho de Administração, também seja bem-vindo e muito obrigado pelo o que já fez e vai continuar fazendo pela nossa São Paulo Convention; Toni Sandro, meu amigo de muito tempo, muito obrigado pela grande parceria que fizemos desde dez anos atrás, quando comandava a região do centro; falaremos mais sobre isso. Queria saudar todos os presentes, vou citar também, durante a solenidade, mais alguns, mas sejam todos bem-vindos.

Esta sessão foi convocada pelo presidente efetivo da Casa, nosso deputado Fernando Capez, por minha solicitação, para homenagear a São Paulo Convention & Visitors Bureau e a posse da nova diretoria e Conselho de Administração.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia nesse sábado, dia 18, às nove da noite pela NET, canal 7; Vivo, canal 9 e pela TV Digital Aberta, canal 61.2. Para todos que quiserem também, teremos o link no site da Assembleia, para que, no futuro possam pegar o desenrolar de toda esta solenidade.

Agora convido a todos àqueles que puderem - e a situação física permitir - para que, em posição de respeito, cantemos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Brizola.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Queria agradecer ao tenente Brizola e toda sua equipe; muito obrigado pela presença e por prestigiar este evento.

Neste momento, gostaria de anunciar a presença de mais algumas personalidades que estão aqui prestigiando nossa São Paulo Convention & Visitors Bureau: Vinicius Lummertz, presidente da Embratur; Sergio D'Angelo Leite, capitão de fragata, representando neste o Almirante Castilho, comandante do 8º Distrito Naval, seja bem-vindo. Michel Tuma Ness, presidente da Fenactur - Federação Nacional de Turismo - muito obrigado por sua presença; George Melão, representando o nosso deputado Pedro Kaká; Hamilton Prado Alves, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati, nosso decano - 11 legislaturas pelo povo de São Paulo; nosso amigo Caio e todos mais que estão aqui. Sejam todos bem-vindos.

Vamos assistir agora a um vídeo institucional da Convention & Visitors Bureau.

 

* * *

 

- É exibido vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns à nossa São Paulo Convention & Visitors Bureau, uma salva de palmas para todos. Passaremos agora à fala dos nossos representantes. Eu convido da tribuna nosso deputado Herculano Passos.

 

O SR. HERCULANO PASSOS - Boa noite a todos. Saúdo o Coronel Camilo, deputado estadual que está presidindo esta sessão solene e parabenizo-o por esta iniciativa e pela condução dos trabalhos, deputado atuante aqui na Assembleia e do nosso partido PSD. Ficamos muito felizes em estarmos aqui participando, agradeço o convite.

Cumprimento nosso secretário estadual, meu amigo de muito tempo, Laércio Benko, desde a época que eu também era do Partido Verde, aqui neste ato, como secretário de Turismo do Estado de São Paulo, representando o governador Geraldo Alckmin. Cumprimento o Guilherme Paulus, que está sempre conosco em Brasília, no Congresso e no Conselho Nacional de Turismo participando; quero parabenizá-lo e cumprimentá-lo, desejo sorte e sucesso. Ele já tem muito sucesso na vida particular, mas aqui nessa nova missão que está sendo dada, é muito importante para o desenvolvimento do turismo no Brasil.

Cumprimento o Juan Pablo, estamos sempre juntos, é o primeiro vice do Conselho de Administração; e o Toni Sando, que é a pessoa que cuida da Convention Bureau aqui em São Paulo, estamos sempre juntos. Gostaria de dizer que seu trabalho é maravilhoso, já nos conhecemos há muito tempo. E todos vocês do trade do turismo, que participam do dia a dia. São muitos, se eu for citar o nome de todos poderia ficar falando por muito tempo, mas sintam-se todos cumprimentados. Quero, através do Vinicius Lummertz, presidente da Embratur, cumprimentar a todos.

Hoje estou lá na Câmara como presidente da Comissão de Turismo, e quando fui para o Congresso Nacional montei a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, então tudo que se relaciona ao turismo eu tenho interesse em debater, discutir, divulgar, promover, e também ajudar no desenvolvimento do turismo. Agora estamos montando, Guilherme, uma comissão importante. Pedi ao presidente da Câmara Rodrigo Maia e ele atendeu ao nosso pedido.

Montamos uma comissão que está sendo formada pelos partidos políticos e deputados para debater a economia colaborativa; será uma Comissão Especial do Marco Regulatório da Economia Colaborativa. É um assunto importantíssimo que diz respeito ao Convention Bureau, à rede hoteleira e todas essas plataformas de serviços que hoje são uma realidade no Brasil e que precisam de uma normatização e legislação adequada para que haja o entendimento entre as partes. Por isso nós estamos montando essa comissão especial. Provavelmente vou presidi-la, mas temos muito o que tratar sobre esse assunto, que diz respeito ao turismo como um todo no Brasil.

E tantas outras coisas que estão sendo discutidas, como a legalização dos jogos e outros temas importantes que nós estaremos discutindo lá. Estou aqui para colaborar como soldado do turismo; contem comigo no Congresso Nacional, como deputado, para apresentar projetos, promover audiências públicas e seminários para que possamos discutir o turismo de uma forma geral, até porque entendemos que o turismo é um fator de desenvolvimento econômico e social importantíssimo, principalmente numa época de crise, para que possamos gerar empregos, oportunidades e progresso para o nosso País.

Muito obrigado pela oportunidade da palavra. Uma boa noite a todos, e sucesso à toda diretoria. Contem conosco. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns pelas palavras nosso grande amigo, deputado Herculano. Que bom que temos alguém que nos defenda na Casa Federal; contem com nosso amigo. Queria convidar agora nosso secretário, representando nosso governador, Laércio Benko, para que utilizasse a palavra e fizesse suas considerações.

 

O SR. LAÉRCIO BENKO - Boa noite a todos. Cumprimento aqui meu amigo e deputado Coronel Camilo, com quem tive a honra de dividir o plenário da Câmara Municipal de São Paulo por quase dois anos de convivência. Depois o senhor veio para esta Casa, onde realiza um brilhante trabalho, e este evento é uma prova disso.

Cumprimento meu grande amigo e professor, deputado federal Herculano Passos, que preside a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados em Brasília, e faz um trabalho incansável em prol do turismo brasileiro, literalmente rodando o mundo em prol do turismo brasileiro. Vi sua presença recentemente na China para aprender, conhecer e divulgar o Brasil; parabéns, me sinto honrado em tê-lo como nosso representante do povo no Congresso Nacional.

Cumprimento aqui o grande presidente da Embratur, meu amigo e grande catarinense Vinicius Lummertz, que honra e abrilhanta o estado de São Paulo com sua presença aqui, e abrilhanta esta Casa de Leis; seja sempre muito bem-vindo a São Paulo, meu presidente Vinicius Lummertz. Cumprimento o Sr. Juan Pablo de Vera Barbieri, presidente do Conselho de Administração dessa gestão 2013/2016; cumprimento o Sr. Guilherme Paulus, a grande autoridade presente, que toma posse na Presidência. E deixei por último para cumprimentar, porque ele deve estar rindo de felicidade porque o time dele ganhou, faz tempo que não ganhava, não é, Toni? Cumprimento meu amigo Toni Sando, homem cujo único defeito é ser são-paulino, fora isso uma brilhante pessoa e um grande cara.

Estou trazendo aqui para os senhores hoje, para a São Paulo Convention Bureau, um abraço do governador Geraldo Alckmin; que pode ser intitulado, entre várias coisas, como o governador do turismo no estado de São Paulo. Enquanto todos os outros que dirigiram o estado de São Paulo sempre deixaram o turismo como penduricalho, como uma ou outra secretaria, Geraldo Alckmin deixa o turismo como uma secretaria autônoma, tanto em sua primeira passagem pelo Governo do Estado, como agora, desde sua eleição novamente em 2010, tomando posse em 2011. É muito bom trabalhar com uma pessoa em uma pasta a qual ela dá a devida importância.

É muito bom estar aqui junto a uma entidade que representa vários setores privados, que dão a mesma importância para essa causa, chamada turismo. Turismo é economia do bem, é o capitalismo do bem, é o grande elemento que gera e distribui riqueza no século 21. Enquanto todos nós sabemos que a indústria empregará cada vez menos, mesmo quando a economia sair da crise e voltar a se aquecer, a tendência é que nossas fábricas sejam cada vez mais robotizadas e nossa agricultura cada vez mais mecanizada, nossos serviços - como bancos - se valendo cada vez mais da internet, onde o iPhone é uma miniagência bancária, não podemos negar a tecnologia.

A tecnologia não veio para o mal, mas temos que saber onde empregar a mão de obra, onde gerar emprego e distribuição de renda. Sem dúvidas, o turismo é essa válvula de escape para a absorção de mão de obra dos nossos jovens e das futuras gerações, porque, ao contrário dos outros setores que citei aqui, não há como imaginar nenhum setor do trade turístico aumentando seu faturamento sem aumentar a geração de empregos e sem aumentar a distribuição de renda.

Por isso, quando o governador Alckmin me deu a missão de assumir a Secretaria de Turismo, ele disse: “Benko, leia o Art. I do decreto que instituiu a Secretaria e aplique isso”. O Art. I do decreto diz: “A Secretaria de Turismo tem como função precípua gerar renda e empregos”, então é isso que fazemos incansavelmente. Temos, para os próximos dois anos no Governo do Estado de São Paulo, entre todas as fontes orçamentárias previstas, quase R$ 1 bilhão para investimentos em turismo, graças a uma política de turismo gerada e propiciada pelo atual Governo do Estado de São Paulo.

Felizmente, temos isso aqui. Infelizmente vemos muitos outros estados ainda aprendendo, que em que pese bem para seus municípios com carimbos de turismo, de atração turística, qualquer carimbo com viés turístico, o estado que distribui recursos garantidos para suas cidades, para 70 estâncias turísticas do estado de São Paulo, e a partir desse ano para 140 municípios de interesses turísticos serão criados. É o estado de São Paulo, que se tornará cada vez mais conhecido não só por sua pujança econômica e industrial e sua agricultura.

Tenho certeza de que muito em breve o estado de São Paulo também será reconhecido pelo seu grande potencial turístico, que já existe. Nós temos as cidades mais lindas do Brasil aqui, andando por 19 das 20 melhores rodovias brasileiras, podemos percorrer menos de 250 quilômetros e pegar uma belíssima praia como Ilhabela e chegar em menos de duas horas em Campos do Jordão, com um clima europeu; sem falar dos turismos de aventura, ecoturismo e agora com essa chancela que temos, com essa estrutura disponibilizada graças à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que aprovou toda a legislação necessária, que permitirá a criação de mais 140 municípios vocacionados para o turismo. Teremos 210 municípios no estado de São Paulo recebendo recursos para o turismo, para gerar empregos e distribuir renda. Isso é trabalho sério no turismo.

Tenho certeza de que, com a presença do nosso presidente da Embratur e todas essas autoridades, esse trabalho de São Paulo será ainda mais segmentado. Tenho certeza de que esta semente plantada em prol do turismo no estado de São Paulo, muito em breve com políticas como a do governador Geraldo Alckmin adota, será e renderá frutos em todo o Brasil. Muito obrigado a todos, fiquem com Deus.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso secretário Laércio Benko, parabéns pelo o que o governo está fazendo em prol do turismo. Recentemente, esse projeto passou pela Assembleia e o vimos com muito bons olhos e já foi aprovado; tudo vai contribuir para fomentar o turismo.

Queríamos agora chamar para fazer uso da palavra o nosso Juan Pablo de Vera Barbieri, presidente do Conselho de Administração da gestão de 2013/2016, para que fizesse uso da palavra. Só para avisá-los, na sequência, vamos chamar todos os integrantes do Conselho para que venham aqui na frente para tirarmos uma foto conjunta, com toda a administração que acabou. Uma boa parte vai continuar na nova, mas para homenageá-los pelo trabalho feito. Com a palavra, nosso Juan Pablo.

 

O SR. JUAN PABLO DE VERA BARBIERI - Muito obrigado, boa noite a todos. Quero reforçar aqui os agradecimentos ao nosso Coronel Camilo, nosso anfitrião; reforçar mais uma vez minha palavra de agradecimento ao deputado federal Herculano Passos. Devem ter vários Herculanos Passos aqui no Brasil, cada evento do setor do turismo o senhor nos prestigia com sua presença. Muito obrigado deputado por estar presente junto às lideranças do setor.

Agradeço mais uma vez nosso secretário Laércio Benko, um importante gestor para nosso estado de São Paulo. Reforço aqui o reconhecimento ao Vinicius Lummertz, nosso presidente da Embratur e toda sua equipe; os desafios são grandes, Vinicius, mas estaremos junto com o senhor e sua equipe para continuar o trabalho.

A São Paulo Convention & Visitor Bureau, como sabem, foi criada 33 anos de forma estratégica, visando o cumprimento de seu principal objetivo. A entidade sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada envia esforços na capacitação de eventos nacionais e internacionais, com apoio dos Conselhos Curador, Consultivo e de Administração, em sistemas bienais, modelo que permite a continuidade do trabalho pelo passar dos anos.

Estou com a vice-presidência de 2013 a 2016, pelo convite dos colegas que fizeram parte da administração, poder acompanhar o trabalho que vinha sendo feito com muita competência por outros colegas que me antecederam, e que sem dúvida fizeram grandes conquistas para São Paulo. Como muitos de vocês já conhecem, além de termos o privilégio de sermos uma das cidades sedes da Copa do Mundo, recebendo nada mais, nada menos que a cerimônia de abertura, a cidade também realizou com louvor a Convenção Internacional do Rotary e a Competição WorldSkills, além do calendário das grandes feiras de negócios, que se repetem a cada ano, complementando nossa agenda de turismos e negócios para nossa cidade.

 O São Paulo Convention Bureau trabalha incansavelmente na capacitação, para concretizar novos eventos para nossa cidade. O maior exemplo é que acontecerá neste ano a Conferência Nacional da OAB, que será realizada com mais de 25 mil participantes; sua última edição aconteceu em São Paulo há 50 anos.

Com os eventos captados e com o apoio da São Paulo Convention & Visitor Bureau, que aconteceram em 2016, e já confirmados para 2020, esperamos uma movimentação de turismo de mais de R$ 151 milhões, com o vasto direito dos turistas e visitantes que nos proporcionarão com suas participações. Ao todo são mais de 210 mil participantes que vão incrementar a economia nos mais diversos segmentos.

Tudo isso sem contar com mais de quatro mil profissionais do Bem Receber, que foram treinados pela Academia Visite São Paulo. Com o objetivo de compartilhar o conhecimento e buscando desenvolvimento do destino Brasil como um todo no setor de turismo, eventos e viagens, a São Paulo Convention & Visitor Bureau é membro orgulhoso da Unedestinos - União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos. Em 2016, a São Paulo Convention & Visitor Bureau manteve o vigor e criatividade na atração de novos visitantes para São Paulo. Para 2017, também se prepara para um novo ciclo, em que a resiliência será o principal protagonista.

É um momento de planejar, discutir e pensar o que seria uma liderança que poderia nos iluminar com sua competência, capacidade e toda essa força que demonstra no dia a dia junto com os demais colegas da Convention Bureau. Pensamos na figura do Guilherme Paulus, um empresário que nos enche de orgulho, um paulistano destes que gosto muito e é agradecido ao setor do turismo para trabalhar junto com vocês na conquista de novos desafios.

Não tenho dúvidas de que tudo será possível junto à parceria e confiança dessas mais de 710 empresas associadas, que acreditam na captação de eventos como meio de fomentar a economia do destino como um todo. Como já falou nosso Coronel Camilo, agora chegou o momento de agradecer ao nosso membro do Conselho de Administração que me acompanhou nessas duas gestões de 2013 a 2016. Eu gostaria de que cada um dos nomeados passasse aqui na frente para fazermos um registro fotográfico juntos.

Começando pelo meu vice-presidente, Roland de Bonadona; o Sr. Raul Sulzbacher, nosso vice-presidente financeiro e incansável, um cara que nos assegura a lisura e compromisso da Convention Bureau gestão após gestão; Carlos Eduardo Hue, não sei se está presente, pois estava no Rio; Chieko Aoki, nossa liderança, sempre colaborando e presente; o Sr. Guilherme Paulus; Orlando de Souza, não sei se conseguiu chegar ainda; Regina Noronha; o Sr. Rui Manoel e o Sr. Williann Perico.

Da mesma maneira convido os membros do Conselho Consultivo que estão aqui presentes; Alberto Vidigal; Annie Morrissey; Alvaro Aoas; Caio Carvalho; Caio Calfat; Eduardo Sanovicz; Enio Vergueiro; Gabriela Baumgart; Ibrahim Tahtouh; Luiz Luppa; Rossevelt Hamam; Tarcisio Gargioni; Valter Patriani e Virgilio Carvalho. Por favor, venham todos e faremos um registro por agradecimento à colaboração de todos vocês.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Senhores, neste momento, transfiro a Presidência da Casa para o plenário, para poder cumprimentar os nossos grandes desenvolvedores desse trabalho na São Paulo Convention. Convido as autoridades da Mesa a também cumprimentá-los.

Mais uma vez, muito obrigado a todos que desenvolveram este grande trabalho, e muito sucesso à nova equipe. Gostaria de chamar agora para fazer suas considerações nosso amigo, grande divulgador e trabalhador da São Paulo Convention, nosso amigo Toni Sando de Oliveira. A palavra é sua.

 

O SR. TONI SANDO DE OLIVEIRA - Boa noite a todos, deputado Coronel Camilo, autoridades, representantes de entidades, imprensa e parceiros, equipe da Convention Bureau, nossos 700 associados. É muito difícil falar depois do Herculano, do Benko e do Coronel Camilo, sem papel. Então perdoem nossa prática, mas vamos lá.

Como diria Roberto Campos, sempre falamos isso em nossas palestras: "O Brasil não perde a oportunidade de perder oportunidades". Talvez seja o momento em que está tudo muito consolidado e todo mundo muito alinhado para que possamos fazer com que o Brasil seja o país da oportunidade, mas com seriedade e profissionalismo, apoiando e compartilhando ações com funcionais sérios e ética, e com entidades de fato representativas.

Somos geradores de receitas e riqueza, de negócios, de eventos e turismo. Somos um estado com 32% do PIB, com mais de R$ 16 bilhões em feiras e eventos, somos a capital de negócios, da gastronomia e das compras; temos 70 estâncias turísticas que nos ajudam a trabalhar no pré e pós evento. Relevância, assertividade e representatividade, esses são os pilares do caminho que a fundação continua seguindo nessa próxima gestão, unindo esforços com a Unedestinos para integrar todo o Brasil na busca de mais eventos, riqueza e mais receita.

Quero agradecer muito aos gestores pelos quais passei desde 2005, a Convention Bureau é uma instituição onde reportamos para o Ministério Público, existe um Conselho Curador, o de Administração, os convidados como Conselho Consultivo e a nossa equipe de staff. Sou presidente executivo contratado, por isso nas gestões continuamos atuando no dia a dia, junto com nossa equipe.

Eu queria agradecer muito o Orlando de Souza, que foi o primeiro presidente, que me contratou; a Annie Morrissey, que foi a segunda presidente do nosso Conselho; o Juan Pablo e nosso guardião da Convention Bureau, o Raul Sulzbacher. Quero dar boas-vindas ao Guilherme Paulus e a sua diretoria e dizer que estamos muito prontos para uma nova etapa, com muita garra e muito entusiasmo. Queria que a nossa equipe se levantasse, porque ninguém faz nada sozinho, e a Convention Bureau não existe, não é de uma pessoa, é de todos nós.

Mas quem faz o dia a dia acontecer na equipe do nacional, na equipe do institucional , a Aline já está em pé, mas o nacional tem a Elenice, a Amanda e a Carolina; no internacional temos a Elisabete Sorrentino, a Cintia, Fernanda e Vanessa; no financeiro temos a Kelly Oliveira, Alessandra, Daniela e Michele; no relacionamento a Sara Souza, Taciane e Andressa; na comunicação a Flavia Taulois, o Fabio, que está lá escondido no vidro, a Fernanda, Andreia e Luiza. A todos vocês, meu muito obrigado pelo trabalho, pela participação e pelo comprometimento.

A nossa entidade é feita por um Conselho Curador formado por 35 entidades; dessas, tem o representante de cada uma que compõe nossa diretoria. A diretoria desse Conselho Curador, que fecha essa reunião, tem a presidente Annie; como vice-presidente o Bruno Omori; Edmar Bull; Eduardo Nascimento; João Doria, que até então era nosso conselheiro e o Willy Hass, da Rede Globo.

Na próxima gestão que se inicia agora em março nós teremos o Edmar Bull como presidente do Conselho Curador; Bruno Omori; o Orlando de Souza no FOB; Percival Maricato na Abrasel; Wilson Pinto, com os senhores, e o Ricardo Esturaro da Rede Globo. A todos eles nossos agradecimentos por também serem os guardiões da nossa atividade.

Eu queria fazer uma homenagem ao Coronel Camilo; ao deputado Herculano Passos; ao nosso secretário de Estado Laércio Benko e ao Vinicius Lummertz, que colocamos aqui para receber o prêmio, ele desceu e vai ter que subir. Por favor, Vinicius, suba aqui porque temos um troféu de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho que vocês participam junto com a iniciativa privada. Eu queria agradecer também ao Orlando e a Annie, que não estão aqui hoje, mas o Juan Pablo foi meu último gestor, com uma estátua que mandamos fazer personalizada para você. Tem uma mensagem nela de agradecimento ao seu trabalho e a confiança.

Não menos importante, queria chamar ao palco o Raul Sulzbacher, que desde que entramos, em 2005, já estava lá e é nosso grande guardião, vice-presidente financeiro das três gestões; continuará sendo na gestão do Guilherme Paulus, para a qual também queríamos fazer uma homenagem pela dedicação e trabalho que tem feito na nossa entidade, que merece todo nosso respeito e consideração.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Eu acho que quando falamos em Convention Bureau - eu que venho de gestões anteriores - essa obra da Convention Bureau e ao ponto que chegou hoje, com toda a ajuda da equipe, seria impossível se não tivéssemos o Toni Sando vestindo a camisa e trabalhando dia e noite pela Convention. Acho que ele merece uma grande salva de palmas. (Palmas.)

 

O SR. TONI SANDO DE OLIVEIRA - Para encerrar minha parte e passar para o novo presidente do Conselho, ele me autorizou a divulgar aqui quem serão os membros do próximo Conselho Consultivo, da qual vamos fazer outro evento de comemoração em homenagem a esse grupo, que participa conosco de duas, três reuniões por ano, mas a contribuição ajuda muito para sairmos da caixa e pensarmos um pouco fora do nosso dia a dia, do que está acontecendo.

Teremos no nosso próximo grupo, que terá um evento em março, o Allan Baldaaci; Orlando; Annie; Caio Carvalho; Caio Calfat; Williann Perico; Eduardo Sanovicz; Enio Vergueiro; Virgilio Carvalho; Valter Patriani; Rubens Schawartzmann; Roland de Bonadona; e Roosevelt Hamam. A esses desde já agradecemos o apoio e considerações, e a orientação, que é o que tanto precisamos para conduzir a Convention para frente.

Por último, gostaria de agradecer pelas mensalidades, pelos patrocínios e principalmente pelo repasse do Room Tax, porque é através dessa receita tão importante ao Convention que conseguimos manter uma estrutura e deixar uma equipe de profissionais em busca de cada vez mais eventos, para aumentar o fluxo de visitantes da nossa cidade e consequentemente gerar riqueza para todos os negócios. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso Toni Sando pelas palavras, é sempre bom falarmos de gente boa e coisa boa, parabéns à São Paulo Convention. Agora com a palavra, o nosso Guilherme Paulus, presidente do Conselho de Administração, que assumiu agora em janeiro para 2017 e 2018, para fazer suas considerações.

 

O SR. GUILHERME PAULUS - Boa noite a todos; Coronel Camilo, muito obrigado deputado, por abrir a nossa e sua Casa para nos receber nessa noite tão importante. O Juan e o Toni praticamente falaram tudo do Convention, então eu tinha um discurso aqui e fui cortando tudo; não sobrou quase nada para falar, ainda bem. Mas deputado Coronel Camilo, muito obrigado; deputado Herculano, um grande amigo da Casa, que abriu as portas de Brasília; o Laércio, meu secretário, que desenvolveu um grande trabalho no interior de São Paulo abrindo as portas para o turismo também. O turismo do interior cresce muito, deputado, temos feito um trabalho muito grande na própria empresa, porque também sou presidente do Conselho e viemos sentindo dia a dia o turismo de São Paulo crescer fortemente.

Os amigos aqui presentes, vou citar um pouco, porque todos são meus amigos, mas pessoas de grande importância para mim: o Caio, um grande amigo, já tive oportunidade de fazer palestra na GV, desde a época como ministro, ele faz um trabalho importantíssimo, que é a educação dos jovens para o mercado. Só podemos agradecer ao Caio pelo trabalho; Vinicius Lummertz, que se tornou um grande amigo, esse catarinense que luta e não é brincadeira, pelo turismo, primeiro no desenvolvimento do turismo em Santa Catarina e depois no Ministério do Turismo, agora na Presidência da Embratur; outro grande amigo.

Outro que é meu concorrente, meu patrão é o Goiaci, uma lenda do nosso turismo, presidente da Abav, com um trabalho excepcional; Ibrahim, o homem dos eventos, que aprendi a admirar ao longo desses anos todos; Virgilio de Carvalho, o Roland de Bonadona, a Chieko Aoki. São todos grandes amigos. A imprensa especializada que está aqui presente também, que sempre colabora muito com nossa indústria do turismo.

Um novo momento se inicia, e como é difícil substituir o Juan. Eu herdei a equipe toda, principalmente com a estrutura do presidente, que é o Toni, e nossos conselheiros que estão aqui, então o trabalho se torna um pouco mais fácil. É verdade que estamos enfrentando grandes desafios, um novo Brasil surge e um novo turismo também. Nós tivemos a ascensão da classe média violentamente, e agora tivemos uma estagnação; o número de desemprego muito grande em nosso País. Temos o turismo, que é grande gerador de empregos para reativar isso.

O papel da Convention é muito importante, as pessoas até desconhecem um pouco o seu trabalho. Então um dos nossos principais focos, junto com o Toni e demais conselheiros, é realmente aproximarmos mais a Convention, junto à nossa indústria do turismo de evento, o turismo de lazer. Isso é muito importante, é o grande caminho que temos que percorrer ao longo desses anos.

Como sabem, a Fundação 25 de Janeiro é uma entidade estadual com duas marcas importantíssimas, que são a São Paulo Convention & Visitors Bureau e o Visite São Paulo; essas são as duas marcas que temos como bandeira e vamos tocar fortemente. Contamos com o Conselho Curador, de 35 entidades representantes, e temos 710 associados; bares, restaurantes, hotéis, shoppings, um grande exército para nos ajudar e colaborar muito nessa construção forte do turismo de eventos aqui em São Paulo.

Temos mais de 40 segmentos, nossa renda vem de três fontes: mensalidade, parceria e Room Tax, que é a contribuição facultativa paga pelos hóspedes nos hotéis associados. Foi muito importante a participação da hotelaria porque é daí que vem a grana para fazermos as grandes promoções, esses comerciais que temos visto, o trabalho todo de divulgação, a participação em feiras e captar eventos, que não é fácil.

Temos uma equipe briosa, que não é brincadeira; essa equipe vai buscar evento. Nós brigamos com outros estados também, e outros países, não é fácil; temos uma equipe fortíssima. Parabéns, Toni, por essa condição de equipe briosa e maravilhosa, com quem terei o prazer de conviver nestes dois anos.

São três principais objetivos previstos no estatuto da São Paulo Convention Bureau; a promoção do destino, a captação e apoio a eventos e a capacitação dos profissionais do Bem Receber. Turismo é arte de bem receber. Então, a frase célebre, que não sei se é do Caio: “Se a cidade for boa para quem vive nela, é boa também para quem a visita”. É um lema que temos: A arte de bem receber. Esses objetivos são baseados nos valores de ética, profissionalismo e transparência; isso é evidente, é uma bandeira que nós temos dentro da Convention.

Como lhe falei, o trabalho de equipe, o Toni citou toda a equipe e não quero ser repetitivo aqui. A gestão que se inicia hoje já acompanha e participa de todo o trabalho desenvolvido até o momento, assim comemorando as conquistas que aconteceram. Se prepara para colocar a mão na massa e buscar novos horizontes para o setor de turismo, eventos e viagens. Esse é nosso lema.

Convido para subir ao palco e assinar o termo de posse comigo, meu vice-presidente Juan Pablo, ele não me abandona; Raul, nosso financeiro que cuida do money; Chieko Aoki, nossa representante feminina; Gabriela Baumgart; o Tarcísio Gargioni, da nossa Avianca, empresa aérea; Paulo Salvador, do grupo Intercity, de hotelaria; Patrick, da maior rede hoteleira do Brasil; Raffaele Cecere; e Rodrigo Cordeiro. Essa é a equipe que vocês vão ver batalhando pelos nossos eventos e turismo.

Muito obrigado a todos, uma boa noite. Vamos trabalhar com muita fé e coragem, sabendo que Deus vai continuar nos iluminando. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, Guilherme, parabéns aos seus diretores e toda a equipe. Estão assinando o termo, e aproveito agora para falar um pouquinho da minha experiência com a nossa equipe da São Paulo Convention Bureau, que começou lá atrás, em umas brigas pelo turismo e pelos eventos, mais precisamente em uma Virada Cultural aqui em São Paulo, com o Caio do outro lado e eu brigando para que um determinado evento acontecesse, porque era perigoso pela área de segurança.

Eu tive uma parceria muito grande com a São Paulo Convention Bureau. Agradeço ao Toni, a Sara, a todo mundo que visita São Paulo. Quando precisam de uma informação normalmente, eles procuram alguém fardado; isso acontece no mundo inteiro. Então o Toni teve uma grande ideia, baseado até num dos pilares - ou principal - desse trabalho, que é o Bem Receber.

Foi feito, em 2007, um programa chamado Bem Receber, que fazia, naquele terceiro objetivo da São Paulo Convention Bureau ou da fundação, que era treinar os policiais, capacitar os policiais do centro de São Paulo para bem receber. Isso deu muito certo, porque os policiais acabaram vendo a importância de receber bem o turista de negócios, e mais importante que isso, valorizamos muito o próprio policial. Isso foi muito importante dentro de uma filosofia da polícia de São Paulo, chamada Polícia Comunitária, de trabalhar interagindo com o cidadão. Isso funcionou muito bem.

Era um programa que foi muito bem, depois acabou descontinuado, e trago a notícia para todos, que eu e o Toni estamos trabalhando para que ele volte, agora não só na Capital de São Paulo, mas em todo o estado. Capacitar os policiais do estado inteiro para tratar bem o turista, seja o de lazer ou de negócio, mas principalmente o de negócios, que é aquele que vem de fora e está acostumado, em qualquer lugar do mundo, a procurar alguém uniformizado para tirar suas dúvidas.

Outra coisa que eu também gostaria de deixar bem claro é que tenho um carinho, até por isso e pelo relacionamento com todos vocês aqui da área de turismo, da São Paulo Convention, com o Toni, e a Assembleia Legislativa está à disposição de todos; da mesma forma que o Herculano se colocou à disposição em Brasília, São Paulo está à disposição. Se precisarem de alguma legislação que seja interessante para o turismo, não é, secretário? O que eu puder ajudar, vamos estar aqui para isso. Meu gabinete está aberto a todos, sejam todos bem-vindos.

Na Câmara Municipal de São Paulo, quando ainda estávamos lá com nosso Laércio Benko como vereador, propusemos à própria São Paulo Convention Bureau a maior honraria da Câmara Municipal de São Paulo, que foi a Salva de Prata pelo trabalho que todos fazem. Acredito muito no turismo, acredito que isso gera empregos. Nosso partido, Herculano, trabalha muito nesse sentido, de empreendedorismo, da livre iniciativa, de geração de empregos, então isso vem diretamente ao encontro do que vocês todos fazem.

Parabéns a todos, os que estão deixando essas posições, parabéns ao Guilherme e toda a equipe que está assumindo; tenham aqui um amigo na Assembleia Legislativa de São Paulo. Tenho certeza de que falo não só em meu nome, mas em nome do presidente Fernando Capez, em nome de todos os deputados estaduais desta Casa. Muito obrigado pelo que fazem por São Paulo, contem sempre conosco aqui.

Uma salva de palmas ao nosso deputado Itamar Borges, que também milita comigo em outras frentes, e a frente do empreendedorismo, inclusive, que ele toca. (Palmas.)

Então, queria agradecer a todos que contribuíram para que esse evento se realizasse; à Nazaré, minha equipe, todos que estão presentes. Os convido a frequentar esta Casa, como falou nosso presidente. Estamos usando nossa Casa - e é nossa mesmo, é de todos nós; é a Casa do povo. Frequentem, participem, cobrem dos deputados que aqui estão, façam sugestões, façam críticas, ajudem a melhorar a própria Assembleia, e principalmente, tragam esse grande e importante trabalho que todos fazem para dentro da Assembleia Legislativa.

Uma coisa que sempre comentamos com nosso presidente é que a Assembleia é muito grande, tem muita coisa boa aqui dentro que pode ser mostrada, pode ser um ponto, pode ser até um roteiro turístico passar pela Assembleia Legislativa. Na Polícia Militar nós criamos o roteiro turístico que passa pelo quartel da Rota, do Comando Geral, pela Pinacoteca, e acho que isso poderia ser fomentado em todos os lugares.

Parabéns a todos. Secretário, muito obrigado pela presença; Guilherme, sucesso; Pablo, obrigado pelo o que foi feito; ao nosso Herculano, obrigado pela parceria na área federal e pelo o que me ensina aqui na área estadual; Toni, parabéns e, em seu nome, agradeço a todos. Tenham todos uma boa noite, parabéns pelo trabalho e que Deus proteja a todos.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários, aos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 19 minutos.

 

* * *