http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

17 DE FEVEREIRO DE 2017

002ª SESSÃO SOLENE OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO DOUTOR FÁBIO BIBANCOS, FUNDADOR E PRESIDENTE VOLUNTÁRIO DO OSCIP-TURMA DO BEM, A MAIOR REDE DE VOLUNTARIADO ESPECIALIZADO DO MUNDO

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Nomeia as demais autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene para "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Doutor Fábio Bibancos, fundador e presidente voluntário da Oscip Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Lê mensagem do governador Geraldo Alckmin. Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre a Turma do Bem e o Dr. Fábio Bibancos.

 

2 - LU GRIMALDI

Atriz e madrinha da Turma do Bem, discorre sobre sua amizade com o homenageado. Enaltece seu caráter e seu trabalho. Agradece o trabalho social da Turma do Bem.

 

3 - MANOEL ARAÚJO

Jovem atendido pelo projeto Dentistas do Bem, cita a necessidade de tratamento dentário acessível para todos. Discorre sobre o atendimento obtido pela Turma do Bem, sob a direção do homenageado.

 

4 - MARIA CRISTINA SOUZA

Coordenadora de Ubatuba e representante do projeto Dentistas do Bem, comenta as transformações profissionais pelas quais passou depois do seu contato com a Turma do Bem. Destaca a importância do trabalho da instituição.

 

5 - ANAMARIA SCHINDLER

Membro da equipe de liderança da Ashoka, discorre sobre a formação educacional e profissional do homenageado. Agradece seu trabalho junto às pessoas carentes.

 

6 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Realiza a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Fábio Bibancos.

 

7 - FABIO BIBANCOS

Fundador e presidente voluntário da Oscip Turma do Bem, afirma que a homenagem deve ser estendida a todos os 16 mil dentistas que participam da rede da Turma do Bem. Discorre sobre o trabalho da instituição, destacando as diversas dificuldades enfrentadas. Agradece a todos os colaboradores e a homenagem.

 

8 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Declara-se honrado em presidir esta sessão. Enaltece o trabalho do profissional de odontologia. Afirma ser grandioso o trabalho da Turma do Bem. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sessão solene com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Fábio Bibancos, fundador e presidente voluntário da Oscip Turma do Bem.

Solicito ao representante do Conselho Regional de Odontologia, Dr. Marcos Capez, que conduza à Mesa principal dos trabalhos o nosso homenageado de hoje, a quem peço que seja recebido com uma calorosa salva de palmas, Dr. Fábio Bibancos. (Palmas.)

Destaco as honrosas presenças de Lu Grimaldi, atriz e madrinha da Turma do Bem; Manoel Araujo, jovem atendido pelo projeto Dentista do Bem, um exemplo completo e corporificado do trabalho; e Maria Cristina Souza, coordenadora de Ubatuba e representante da maior rede de voluntariado do mundo - os Dentistas do Bem.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum, não é uma sessão qualquer - é uma sessão solene. Sendo assim, obedece à rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa. Somente um deputado em exercício no mandato nesta Casa pode solicitar sessão solene. Ele solicita ao presidente da Casa, o pedido é instruído com documentação adequada, percorre os órgãos internos da Casa e é submetido ao Colégio que congrega todos os líderes de partidos para que depois seja autorizada e convocada pelo presidente da Casa.

A Assembleia é bastante econômica ao conceder comendas, ainda mais quando se trata da outorga do Colar de Honra ao Mérito do Legislativo. Ela tem que ser previamente autorizada pela Mesa Diretora, de maneira que nem sempre a iniciativa, ainda que meritória, acaba sendo acolhida.

No caso, a presente homenagem foi autorizada por unanimidade desta Casa e da Mesa Diretora. Não por outra razão, ela se destina a outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Fábio Bibancos, fundador e presente voluntário da Oscip Turma do Bem.

Eu me lembro das palavras do presidente John Kennedy quando dizia: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte antes o que você pode fazer pelo seu país”. Fábio Bibancos é um exemplo de membro da sociedade civil que toma iniciativa, dá um passo à frente e faz a diferença. Por essa razão, o Poder Público tem o dever e a obrigação de reconhecer atividades meritórias como essa.

Neste momento convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º sargento Samuel Batista Júlio.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos à Banda da Polícia Militar, em especial ao 1º sargento Samuel Batista Júlio, que integra essa gloriosa corporação - a melhor Polícia Militar do País, a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Contem sempre com o apoio desta Assembleia para o diuturno e corajoso trabalho que os senhores empreendem todos os dias. Muito obrigado e uma boa noite.

Gabinete do governador do Estado de São Paulo, secretaria particular: “Prezado Exmo. senhor, incumbiu-me o governador do Estado de São Paulo, Sr. Geraldo Alckmin, de agradecer ao convite para participar da sessão solene com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Fábio Bibancos, presidente do Instituto Bibancos de Odontologia e da Oscip Turma do Bem. Transmito meus cumprimentos cordiais com votos de pleno êxito ao evento. Sr. Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo”.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia nesse domingo, dia 19, em horário nobre, às 21 horas. Quem tem a Net, se o sinal não cair como de costume, coloca no canal 7; também pela TV Vivo, canal 9; e pela TV Digital aberta, canal 61.2. Não é só uma sessão sendo transmitida aqui, mas também para a televisão e com retransmissão domingo, dia 19, às 21 horas.

Neste momento, assistiremos a apresentação de um vídeo da Turma do Bem e do Dr. Fábio Bibancos.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Neste momento convidamos a Sra. Lu Grimaldi, atriz e madrinha da Turma do Bem, para ocupar o parlatório e dirigir sua saudação ao nosso homenageado.

 

A SRA. LU GRIMALDI - Boa noite a todos, boa noite deputado Fernando Capez, senhoras e senhores. Sendo a primeira depois desse vídeo, já começo muito emocionada. Por isso, acompanho pelo papel, para não me perder com a emoção.

É difícil encontrar alguém que goste de ir ao dentista. Mas eu posso dizer que tive sorte, porque foi no Instituto Bibancos de Odontologia que conheci meu melhor e mais querido amigo, Fábio Bibancos.

O Fábio, como vocês sabem, fica amigo da maioria dos pacientes que frequentam sua clínica. Além de ser um profissional maravilhoso, ele seduz os pacientes com seu humor e nos envolve em seu trabalho na Turma do Bem. Ele cria laços com pacientes anônimos ou famosos, com crianças que morrem de medo de sentar na cadeira do dentista e com jovens que pagariam para nunca ter que colocar um aparelho na boca.

Tudo no Instituto Bibancos tem o jeito e o charme do seu dono. Fábio recebe seus pacientes como recebe os amigos em sua casa. Quem frequenta aquela casa linda arquitetonicamente e cheia de bossa na Vila Mariana, começa a se sentir aconchegado já na porta - tem sempre um cafezinho gostoso, um bolo igual ao da mãe, uma torta salgada caso o paciente tenha pulado o almoço ou o jantar, tudo feito pela mãe do Fábio, a Shirley, mais cara de casa impossível. Esse jeito de encantar pacientes não seria suficiente se, além desses mimos quase caseiros, o IBO não tivesse a melhor equipe de dentistas da cidade de São Paulo.

O segredo do sucesso, para mim, está aí. O IBO não vende apenas um serviço, mas resolve os problemas dos pacientes, que, às vezes, nem odontológicos são. A equipe montada pelo Fábio foi moldada de acordo com aquilo que ele acredita. É gente que alia formação sólida e atualização constante - para oferecer competência técnica - com, ao mesmo tempo, o olhar humanizado, carinhoso e preocupado - para entender a pessoa e ajudá-la. São dentistas idealistas, que gostam de fazer diferente, que enxergam o paciente além da cadeira. Esse espírito de afeto e profissionalismo mantém fidelizada a equipe do IBO. Muitos profissionais estão com o Fábio há 15, 20 ou mais anos.

Como paciente de longo tempo - há mais de duas décadas - sou testemunha de que, naquela clínica, todo mundo sai satisfeito, porque é bem tratado tanto do ponto de vista técnico quanto pessoal.

Poderia dizer muito mais sobre o ser humano Fábio, meu amigo, seu trabalho na ONG e sua dedicação como amigo e parceiro. Estou muito feliz em poder representar hoje, aqui nesse momento, seus pacientes. Tenho a maior satisfação e segurança em confiar minha boca, minha saúde e meu sorriso a esse dentista que muda a vida de muitas pessoas. Obrigada, Fábio.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Convidamos agora o Sr. Manoel Araujo, jovem atendido pelo projeto Dentistas do Bem.

 

O SR. MANOEL ARAUJO - Olá a todos. Como foi mencionado, sou o Manoel, um ex-beneficiário da Turma do Bem. Eu me sinto muito honrado em estar aqui representando um dos 68 mil jovens já atendidos pela Turma do Bem.

Todo mundo que está sentado aqui e assistindo tem consciência de que a saúde é um direito de todos. Quando você tem um pouco de ensino e educação você sabe. Mas para um jovem da comunidade, isso não é verdade. Somos acostumados a viver pelas margens. Achamos que a saúde, principalmente bucal, não é um direito, isso é causado em nosso pensamento pela elite.

Estamos construindo um mundo errado, vocês acham isso justo? Já viram alguém trabalhar em uma recepção ou em algum mercado sem dente, com o dente preto ou reclamando, com a boca sangrando? Acho que ninguém aqui nunca presenciou isso na vida. Ou viu alguém trabalhar ou ser atendido em algum lugar - banco, supermercado - por alguém sem dente. É justo isso? Não, não é justo. Falo por ter vivido isso na pele. Não é justo você sofrer bullying por não ter um sorriso, não poder comer, não poder beijar, não poder namorar. Minha vida antes de receber o tratamento não era nada. Não tinha sonhos, assim como as outras quase 70 mil pessoas.

Tudo isso aconteceu graças a uma pessoa que pensa “fora da casinha”, que poderia estar em seu consultório da Vila Mariana atendendo tranquilamente, mas resolveu fazer pelo outro o que ele realmente faria pelo seu filho: ajudar.

Não tem como explicar isso na vida de um jovem, porque não há palavras para descrever você poder sorrir e se sentir parte da sociedade, não tem nada que possa mudar isso.

O Fábio, para mim, é uma pessoa como um pai, que dá conselhos, que me ajuda em tudo que pode e com o que não pode. Atualmente, eu trabalho na Turma do Bem e dou meu sangue para que mais crianças possam ter o tratamento odontológico e sorrir, até o dia em que todos possam ter acesso à saúde bucal, um direito de todos.

Uma vez li a seguinte frase do Steve Jobs: “Aqueles loucos que dizem que podem mudar o mundo são os que efetivamente o fazem”. Não sei se no começo eu queria mudar o mundo, mas o meu mundo e o de 70 mil jovens mudou, e isso me dá esperança. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Outro belíssimo discurso espontâneo, bonito, sincero e do coração. Parabéns, Manoel.

Agora, vamos ouvir as palavras da Dra. Maria Cristina Souza, coordenadora de Ubatuba e representante da maior rede de voluntariado do mundo, os Dentistas do Bem.

 

A SRA. MARIA CRISTINA SOUZA - Apresento minhas colegas dentistas, Dra. Ana Carolina Massaro e Dra. Anícia, que já foram representantes das melhores dentistas do mundo na Turma do Bem e vão ficar aqui junto comigo.

Boa noite a todos. Nobres deputados e demais autoridades aqui presentes, meu nome é Maria Cristina Souza e sou dentista, coordenadora do projeto Dentistas do Bem, na cidade de Ubatuba, há oito anos.

Estar em contato com o Fábio e a Turma do Bem, para mim, foi uma experiência profundamente transformadora. Não sei se todos conseguem entender como a odontologia é uma profissão solitária. Nós ficamos trancados em nossos consultórios grande parte do dia. Não bastasse isso, desde a faculdade somos condicionados a nos especializar em detalhes cada vez menores e mais desafiadores - a boca, o dente, o canal, o implante. Nossa formação profissional é muito técnica e pouco humanizada, nos esquecemos de olhar para o outro.

Descobrir a Turma do Bem transformou meu olhar, aprendi a enxergar o outro de forma diferente, me colocando em seu lugar. Tudo isso foi pensado e elaborado pelo Dr. Fábio Bibancos, que até hoje se preocupa com os beneficiários, que começaram a ser atendidos em seu próprio consultório. Mas, com a ajuda de colegas, criou a maior rede de voluntariados especializados do mundo.

Fazer parte da Turma do Bem é um ato de resistência ao “modus operandi” que não mostra todo o valor que tem nossa profissão. É resistência a uma exclusão social tão silenciosa quanto cruel, que omite de muitos o direito à dignidade, que só um sorriso é capaz de trazer.

Por causa do Fábio, hoje 16 mil dentistas militam para mudar esse cenário. Eu mesma, que nunca sonhei em ter uma ação política por causa da força da nossa turma, bati na porta de prefeito, vereador e exigi mudanças. Consegui bons resultados com isso, impactando políticas públicas em minha cidade. Sozinha eu posso muito pouco, sou apenas uma dentista de uma cidade do litoral do Brasil. Mas há algum tempo não estou mais só. Estou com o Fábio e 16 mil colegas que, juntos, sonham com um mundo mais justo.

Fábio, muito obrigada por mostrar ao mundo e para nós mesmos que dentista é um profissional que pode, sim, mudar o mundo. Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns. Vamos ouvir agora as palavras da Sra. Anamaria Schindler, membro da equipe de liderança da Ashoka, organização internacional com foco em empreendedorismo social e sociedades de transformadores.

 

A SRA. ANAMARIA SCHINDLER - Boa noite a todos e todas, Sr. Presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez, Fábio.

O Fábio dentista, o Fábio criador da Turma do Bem, o Fábio amigo é também um empreendedor social e membro da maior rede de empreendedores sociais do mundo, que já elegeu dois Prêmios Nobel - Muhammad Yunus e Kailash Satyarthi. Como empreendedor social, o Fábio que vemos aqui é capaz de mobilizar muitos indivíduos que são transformadores, como vocês que estiveram aqui, transformando vidas de pessoas. Essa capacidade de mobilização da sociedade é o que leva às mudanças de sistemas e inovações sociais que mudam a realidade e a sociedade.

Vou contar um pouco sobre ele. O Fábio entrou para a rede Ashoka há dez anos, em 2007. Sempre fazemos um processo de seleção, que passa pela vida toda da pessoa. Então, vou compartilhar um pouquinho o que nós conhecemos e aprendemos sobre a vida do Fábio - muito brevemente, porque tem muito mais. O Fábio cresceu em São Paulo e estudou em uma escola jesuíta, já nessa escola ele trabalhou em vários projetos sociais, principalmente na favela de Heliópolis - ele é o que chamamos de jovem empreendedor social.

No início dos anos 80, se graduou em odontologia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho em Araçatuba, e na década de 90 fez parte do programa Adote Um Sorriso, iniciado pela Fundação Abrinq. Mas a partir de então ele já havia percebido que poderia ir muito além daquilo, e fundou a Turma do Bem em 2002. Em última instância, quando falei que os empreendedores sociais são capazes de mobilizar transformadores positivos para mudanças positivas, ele percebeu, já em 2002, que poderia, inclusive, influenciar os currículos das escolas de odontologia. Não só fazer a Turma do Bem, mas influenciar como são formados os dentistas.

Hoje, com mais de 16 mil dentistas e cerca de 70 mil crianças e adolescentes atendidos, com mais de mil mulheres vítimas de violência atendidas, a Turma do Bem já alcançou 14 países - 13 na América Latina e Portugal. Fábio criou um esforço para educar nós, brasileiros, sobre a importância da saúde bucal e encorajar um grande número de dentistas do nosso País, e internacionalmente, a defender a saúde bucal com responsabilidade social. ,

Obrigada, Fábio.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, solicito ao nosso Cerimonial e ao Dr. Marcos Capez, representante do Conselho Regional de Odontologia, que auxilie esta Presidência a fazer a entrega solene do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao dentista, empreendedor social, fundador e presidente voluntário da Oscip Turma do Bem, nosso amigo e amigo da sociedade, Dr. Fábio Bibancos.

 

* * *

 

- É entregue o Colar de Honra ao Mérito Legislativo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Solicito agora que nosso Cerimonial acompanhe nosso homenageado, detentor do Colar de Honra ao Mérito Legislativo, Dr. Fábio Bibancos, ao parlatório, privativo dos deputados desta Casa, mas que hoje, engalanado, se rende ao nosso homenageado.

 

O SR. FÁBIO BIBANCOS - Muito obrigado Capez, muito obrigado por esta homenagem. É desesperador ficar lá em cima, dá um nervoso. Já fiquei pensando como vamos fazer um monte de colar para todos os dentistas, porque são 16 mil, e eu não faço isso sozinho.

Eu comecei em função da aflição de ver meninos e meninas desdentados, mulheres vítimas de violência desdentadas, precisando sorrir e trabalhar, querendo beijar na boca, querendo comer, e não conseguindo porque não tinham dentes.

Foi com essa aflição que fui chamando colegas dentistas que nunca tinha visto antes, mas que falaram: “Eu topo. Eu ajudo. Manda uns aqui na minha clínica. Manda outros ali”.

Nós começamos na cidade de São Paulo e isso se estendeu ao estado. Hoje, estamos em 14 países da América Latina e Portugal, no Brasil inteiro - Recife e Amapá, inclusive.

Fico pensando que é legal ser destacado, mas eu não consigo comemorar isso sozinho, tenho que comemorar com meus colegas. Essas pessoas que vocês estão vendo aqui de faixas são os dentistas que desenvolvem os projetos em suas cidades, e que fazem o mesmo que eu - identificar e ajudar o Manoel, dar os dentes e gerar empregabilidade para ele e a Regiane. Todos vocês viram no vídeo, eles fazem o mesmo nas cidades.

Isso está em todas essas cidades que vocês viram, que compõem esse número de 70 mil pessoas. Mas também não fizemos só entre dentistas, tivemos uma porção de apoios da sociedade. Hoje vejo aqui meus amigos jornalistas, historiadores, publicitários - que é quem bate no meu olho - administradores, auditores, editores. Pessoas que se emprestam também na Turma do Bem com seus talentos.

Depois uma organização internacional falou: “Esse cara é legal, vamos ajudá-lo a fazer o negócio andar”, e então o negócio andou mais, porque óbvio, precisamos de chancelas. No Brasil, onde tudo é muito difícil, tudo tem muita corrupção, tudo está errado, é muito difícil ter uma organização social. É muito difícil fazer isso e não ser questionado todos os dias, é muito difícil fazer esse negócio funcionar. Capez, nós da Turma do Bem não pegamos verba pública por uma escolha. Nós só trabalhamos com verba de empresas.

Com isso, nós mostramos para o Poder Público que é possível fazer. Só o que tem de gente boa nessa sala, só a energia dessas pessoas que estão aqui é o suficiente. Se conseguíssemos passar o fim de semana e segunda-feira começarem a pensar em fazer ações sociais de fato, e olhar para pessoas que precisam de dentistas, é o suficiente.

Imaginem que sou dentista há 30 anos e nunca vi uma política pública que promovesse que as pessoas consigam ir ao dentista no setor público. Eu não vi isso na minha carreira. Temos que ter um empenho entre sociedade civil e políticos e trazer isso à tona.

Eu sei que o que a Turma do Bem faz é legal. São 70 mil. Parece bastante, mas se vocês virem a quantidade de cartas que recebemos, a quantidade de gente que precisa, a quantidade de “não” que eu passo o dia dizendo. “Não tenho espaço para a senhora, não cabe mais. A senhora me desculpe, mas não tenho dentista para a senhora”, dizer isso é tão angustiante que me fez virar essa pessoa obsessiva e maluca. Eu fico apertando meus colegas, também fui achando outros obsessivos e malucos.

Eu gostaria de deixar mais de hoje e dessa homenagem linda - é bonito para caramba ouvir as pessoas falando e te agradecendo, é uma emoção. Mas eu gostaria de deixar mais. Eu gostaria de conseguir acertar uma política pública para que as pessoas tivessem o direito de ir ao dentista, isso seria bonito e legal. Não precisaríamos mais existir, porque então poderíamos inventar outra coisa para fazer. Eu tenho um time bom aqui, dava para fazer outras coisas. Não sei o que iríamos fazer, mas esse problema estaria resolvido, ou pelo menos adiantado.

O que chama a atenção na Turma do Bem e o que conseguimos fazer é conseguir agenda pública, pauta na agenda. Hoje estou conseguindo um espaço muito importante para nós, que é chegar nesta Casa do povo e falar que as pessoas precisam de dentista. Elas não conseguem comer, não conseguem viver e trabalhar, elas precisam dos dentes para serem dignas. Isso não é pouco, isso é muito. Eu agradeço muito por essa homenagem, porque ela me dá esse espaço e momento de falar para a sociedade, de chamar a atenção para que tenhamos dentistas no setor público.

Muito obrigado pela homenagem. Muito obrigado por todos os amigos que vieram sexta-feira à noite e não foram para os bloquinhos, vieram para cá para falarmos da questão odontológica, para falarmos do Brasil, para tentarmos ser um pouquinho melhor. Muito, muito, muito obrigado. É muito comovente.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Para quem cresceu cercado de dentistas por todos os lados, não deixa de ser uma emoção singular, agora presidindo a maior Assembleia Legislativa do País, e poder fazer esta justa homenagem a você e a todas as pessoas que você reuniu e liderou no projeto, a todas as coisas boas que vocês fizeram.

Eu sou filho de dentista. Meu pai atendia no posto de saúde da Freguesia do Ó, depois no lado do Horto Florestal, em Americanópolis, Jabaquara. Sou primo de dentista, o Dr. Munyr Capez, lá na Maria Cândida, há anos atendendo. Depois o filho dele, meu primo, Marcos Capez, agora do Conselho Regional de Odontologia. Meu sogro é dentista, Umberto Palermo. O irmão dele, Antonio Palermo, também é dentista na Brigadeiro Luis Antonio. E como nem tudo na vida é perfeito, meu cunhado também é dentista.

Então eu, como promotor de Justiça, conversava com o Fábio. Ele, um dentista já capacitado e competente há mais de 20 anos, tinha paciência de me aguentar contando sobre os casos do júri, e eu invejando a capacidade que um profissional tem de exercer a odontologia.

A odontologia é uma das raras profissões em que se exige forte embasamento teórico e profundo conhecimento científico, porque qualquer erro em uma região altamente irrigada por vasos sanguíneos e nervos pode provocar até mesmo a morte. Mas esse conhecimento científico e teórico precisa necessariamente ser complementado por uma habilidade especial que, na verdade, eu prefiro chamar de dom. É um determinado dom.

Quando você combina essa habilidade manual com o conhecimento científico, e traz de dentro do coração uma energia para canalizar essa habilidade para fazer o bem, e quando além de fazer o bem você consegue reunir uma turma do bem, realmente você começa a deixar o plano da mera profissão humana e se aproximar dos designíos e da missão fixados por Deus.

Aliás, esta sessão solene começa sempre sob a proteção de Deus, porque se os olhos são o espelho da alma, o sorriso sincero é o reflexo do amor. Quem trabalha para permitir que alguém expresse seu amor, que está no seu espírito por meio de um sorriso, e faz isso da maneira e com o amor que você faz merece, sim, uma homenagem do Poder Público.

É muito pouco isso que nós fizemos, grandioso é o trabalho que vocês realizam. Na primeira epístola que São Paulo encaminhou aos Coríntios, ele diz que os três dons mais importantes da pessoa humana são a fé, a força motriz que propulsiona nossa conduta - se você não tiver fé você não levaria adiante esse trabalho; a esperança, que nos guia mesmo quando os problemas do dia a dia parecem nublar nossa visão; e o amor. Mas dos três, ele destaca o amor.

Fábio, o que estamos homenageando aqui é o amor, o amor na sua visão mais sublime. O amor que você traduziu por meio da liderança nata que você tem, da sua habilidade e competência para fazer pessoas felizes, como o Manoel, que aqui falou tão bonito. Um jovem bonito, que se expressa bem, inteligente, que você permitiu que exercesse plenamente essa dignidade. Nunca desanime, Winston Churchill dizia que o otimista vê em cada dificuldade apenas uma nova oportunidade, enquanto o pessimista vê em cada oportunidade mais uma dificuldade.

Acho que falei muito porque fiquei mais emocionado que você. Para encerrar, eu lembro a história de um preso que se encontrava no calabouço à disposição de um ditador, sem mais nenhuma esperança. Como ele tinha fé e era guiado pela esperança, e dentro dele tinha muito amor, um dia apresentou uma situação. O ditador veio e disse para ele: “Em uma de minhas mãos vou colocar um bilhete com a palavra culpado, e na outra mão um bilhete com a palavra inocente. Se você escolher a mão que tem a palavra inocente eu te deixo partir, mas se pegar a mão com o bilhete culpado, eu te executo agora”. Triste a sina desse homem, porque ele sabia que em ambas as mãos só havia bilhetes com a palavra culpado, o ditador não ia lhe dar nenhuma chance. Mão direita, culpado e morte. Mão esquerda, culpado e morte.

Na vida há momentos em que nos deparamos com encruzilhadas como essa, nos quais parece não haver qualquer saída. Se nós mantivermos a fé e esperança, e formos guiados pelo amor, sempre haverá uma saída, porque aquele obstáculo, na verdade, pode não ser um obstáculo, mas uma oportunidade para subirmos mais alto.

O preso escolheu uma das mãos, culpado ou culpado? Pegou o bilhete, mas ao invés de abri-lo, dobrou e o engoliu. O ditador indagou: “Como saberei o bilhete que você pegou se acaba de engoli-lo?” E ele respondeu: “Basta que o senhor veja o bilhete que ficou na outra mão, se lá estiver escrito culpado eu só posso ter escolhido a palavra inocente”, e assim foi libertado ainda naquela noite.

Notem que, se não houvesse obstáculo, ele teria 50% de chances numa mão sim, e, na outra, não. Culpado ou inocente. Como houve obstáculo, ele usou a inteligência e transformou aquilo em 100% de chance de liberdade.

Fábio, você usou os obstáculos de uma sociedade complicada e conturbada, de um Poder Público ineficiente, lento e corrupto. Você usou tudo isso para empreender, juntar pessoas e fazer o bem sem precisar recorrer a qualquer tipo de apoio. O Poder Público se rende hoje e reconhece isso, homenageando você e se colocando sempre ao seu lado. Que Deus abençoe o trabalho de vocês, porque é um trabalho que Deus aprecia.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece todas as autoridades, minha equipe, os funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do nosso Cerimonial de excelência, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta sessão. Parabéns pelo Colar do Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 03 minutos.

 

* * *