http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

14 DE MARÇO DE 2017

002ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão.

 

2 - CARLOS GIANNAZI

Para comunicação, lembra que amanhã deve ocorrer ato de várias categorias profissionais contra as reformas Previdenciária e Trabalhista. Repudia ação do governador Geraldo Alckmin por entrar na Justiça contra a paralisação de professores e metroviários.

 

3 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PR 2/17, salvo emenda. Coloca em votação e declara aprovada a emenda ao projeto. Encerra a discussão do PLC 5/17, com emenda e substitutivo. Coloca em votação e declara rejeitado o substitutivo ao projeto. Coloca em votação e declara aprovado o PLC 5/17, salvo emenda. Coloca em votação e declara aprovada a emenda ao projeto. Convoca a Comissão de Constituição, Justiça e Redação para reunião extraordinária, a ter início um minuto após o término desta sessão. Tece elogios ao deputado Antonio Salim Curiati por estar em plenário mesmo após recente acidente por queda.

 

4 - LUIZ CARLOS GONDIM

Para comunicação, lembra que esta é uma das últimas sessões do deputado Fernando Capez como presidente deste Parlamento. Manifesta que sentirá saudades deste período. Anuncia a presença do prefeito de Santa Salete, Jeder Fabiano Santiago Souza.

 

5 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, amanhã estaremos nas ruas fazendo uma grande manifestação contra a reforma da Previdência. Na verdade, é uma destruição da Previdência Social no Brasil este projeto do governo Temer, que está sendo elaborado pelas empresas de previdência privada, pelo mercado financeiro, é um projeto que visa fazer um saque na Previdência Social dos trabalhadores. É um dos maiores ataques aos direitos sociais e trabalhistas dos trabalhadores do Brasil de toda história deste País. Trata-se de um grande ajuste fiscal para canalizar dinheiro público para o pagamento de juros da dívida pública e amanhã os professores, os metalúrgicos, bancários e as várias categorias profissionais estarão marchando por todo o Brasil, e aqui em São Paulo nós vamos realizar dois grandes atos: um dos professores da rede estadual em frente à Secretaria da Educação, e outro em frente à Prefeitura - dos professores e dos profissionais da Educação da rede municipal. Estaremos presentes em outras manifestações, como do Sinpro, sindicato dos professores da rede privada, no Masp.

Sr. Presidente, gostaria de repudiar a notícia que eu li agora, de que o governador Geraldo Alckmin está entrando na Justiça contra a paralisação dos professores e dos metroviários. É lógico, S. Exa. defende esse massacre contra os trabalhadores que o PSDB está articulando, essa reforma para destruir a Previdência Social, o estado social que nós construímos e aprovamos na Constituição estadual. Mas entrar na Justiça para impedir a livre manifestação dos professores e dos metroviários é execrável, é inaceitável.

Quero então fazer um repúdio público a esse comportamento do governador Alckmin em tentar, na Justiça, proibir as manifestações dos professores e dos metroviários, e dizer que estaremos amanhã marchando nas ruas. Convidamos a todos os deputados e as deputadas, a população, para que estejam todos nas ruas lutando contra a destruição da Previdência Social no Brasil.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, Proposições em Regime de Urgência:

1 - Discussão e votação - Projeto de resolução nº 2, de 2017, de autoria da Mesa. Extingue, confere atribuições aos cargos que especifica do Subquadro de Cargos em Comissão - SQC-I do Quadro da Secretaria da Assembleia Legislativa - QSAL. Parecer nº 195, de 2017, da Reunião Conjunta das Comissões de Justiça e Redação e de Finanças, favorável ao projeto com emenda. Parecer nº 196, de 2017, da Mesa, favorável à emenda.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação o projeto salvo emenda. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação a emenda apresentada pelo Congresso de Comissões, com parecer favorável. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

2 - Discussão e votação - Projeto de lei Complementar nº 5, de 2017, de autoria da Mesa. Extingue, confere atribuições aos cargos que especifica do Subquadro de Cargos em Comissão - SQC-I do Quadro da Secretaria da Assembleia Legislativa - QSAL. Com substitutivo. Parecer nº 197, de 2017, da Reunião Conjunta das Comissões de Justiça e Redação e de Finanças, favorável ao projeto com emenda e contrário ao substitutivo. Parecer nº 198, de 2017, da Mesa, favorável à emenda e contrário ao substitutivo.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação o substitutivo, com pareceres contrários. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem contrários permaneçam como se encontram. (Pausa.) Rejeitado.

Em votação o projeto, salvo emenda. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação a emenda apresentada pelo Congresso de Comissões, com parecer favorável. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, nos termos do disposto no artigo 18, inciso III, alínea ‘d’, combinado com o artigo 45, § 5º, ambos do Regimento Interno, convoco reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a realizar-se hoje, 1 minuto após o término da presente sessão, no Salão Nobre, com a finalidade de apreciar a redação final ao PLC 05/2017.

Esta Presidência registra a presença do deputado Antonio Salim Curiati, 89 anos de idade, 11 mandatos. (Palmas.) Com a sua presença, justifica o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, única comenda a ser entregue a um deputado estadual em sua história. Sua Excelência sofreu uma queda e está com o corpo inteiro repleto de hematomas e equimoses. E, com muita dor no corpo, dificuldade em colocar o paletó, deslocou-se até aqui para acompanhar essa votação. Vossa Excelência honra o Parlamento do Estado de São Paulo e de nosso País, deputado Salim Curiati.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - SD - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, essa é uma das últimas sessões que V. Exa., deputado Capez, está participando como presidente. É um orgulho este Parlamento tê-lo como presidente. Eu, pelo menos, me considero um grande amigo seu e o respeito muito. Vamos ficar com saudades desta Presidência.

Quero registrar a presença do prefeito Jader, Tuim, da cidade de Santa Salete da região de São José do Rio Preto. Muito obrigado pela presença. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito obrigado, deputado Luiz Carlos Gondim, pelas suas palavras de carinho e de confiança. Sinto-me envaidecido.

Esgotado o objeto da presente sessão, está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 9 minutos.

 

* * *