http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

10 DE MARÇO DE 2017

006ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 90 ANOS DO ROTARY CLUB DE SANTOS

 

Presidente: PAULO CORREA JR.

 

RESUMO

 

1 - PAULO CORREA JR

Assume a Presidência e a abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Nomeia as demais autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Paulo Correa Jr, na direção dos trabalhos, para "Comemoração dos 90 anos do Rotary Club de Santos". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia apresentação de vídeo alusivo a história do Rotary Club de Santos.

 

2 - FÁBIO ALEXANDRE FERNANDES FERRAZ

Secretário municipal de Saúde de Santos, discorre sobre aspectos históricos, institucionais e de personagens importantes de Santos. Destaca o papel do Rotary Club para a sociedade santista.

 

3 - VITOR CARLOS VITORIO DO ESPIRITO SANTO

Secretário municipal de Meio Ambiente de São Vicente, comenta os motivos da homenagem ao Rotary Club de Santos. Agradece a todos pela solenidade.

 

4 - SÉRGIO ANDRÉ CARVALHO

Presidente humanitário do Rotary Club de Santos, ano rotário 2016-2017, cita diversos dados a respeito do tamanho e da importância do Rotary Club de Santos. Comenta sobre trabalhos comunitários que a instituição realiza. Discorre a respeito de programas e ações da entidade junto à sociedade. Emociona-se com a solenidade.

 

5 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR

Comenta suas atividades sociais e assistenciais na região de Santos. Parabeniza o Rotary Club de Santos pelo seu trabalho junto à sociedade. Realiza homenagem ao presidente da instituição e à sua esposa, com entrega de placa alusiva ao evento. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Paulo Correa Jr.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sessão solene com a finalidade de comemorar os 90 Anos do Rotary Club de Santos. Deputado Paulo Correa Jr, autor da propositura.

Gostaria de cumprimentar a todas e a todos, cumprimentar o presidente humanitário do Rotary Club de Santos, ano rotário 2016-2017, o Dr. Sr. Sérgio André Carvalho; Sr. Secretário de Saúde do Município de Santos, Sr. Fábio Alexandre Fernandes Ferraz, representando o Dr. Paulo Alexandre Gomes Barbosa, prefeito da estância balneária da cidade de Santos, minha querida cidade, que eu tenho a honra de representar aqui nesta Casa de Leis; Sra. Maria Oliveira Carvalho, cônjuge do Sr. Dr. Sérgio André Carvalho, o nosso presidente do Rotary Club; e o Sr. Henrique Camilo de Lellis, presidente do Rotary Club de Santos, do ano rotário 1995-1996, governador do distrito 4420, ano rotário 2000-2001.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, o deputado Fernando Capez. Abro aspas para agradecê-lo pela recepção. E, quando mencionei à Casa a homenagem e a importância que o Rotary Club de Santos tem, o presidente prontamente deixou sua assessoria à disposição e fez todo o esforço para que este evento acontecesse nesta noite, atendendo à solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar os 90 anos do Rotary Club de Santos.

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Brizola.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE PAULO CORREA JR - PEN - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado. Muito obrigado. É sempre bom recebê-los aqui. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo, transmitida ao vivo TV Web e será transmitida pela TV Assembleia neste domingo, dia 12, às 21 horas, pela NET, canal 7; pela TV Vivo no canal 9 e pela TV Digital aberta, canal 61.2.

Assistiremos, neste momento, à apresentação de um vídeo que o presidente nos trouxe contando um pouco da história do Rotary Club de Santos.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE PAULO CORREA JR - PEN - Uma salva de palmas. Antes de ouvirmos a palavra do secretário de Saúde do Município de Santos, eu gostaria de mencionar as autoridades aqui presentes: o Sr. Roberto Luiz Barroso, presidente do Rotary Club de Santos, ano rotário 1981-1982, presidente da Associação Casa da Esperança em Santos de 1995-1999; 2013 e agora recente a 2017; Sr. Charles Ferreira Dias, presidente do Rotary Club de Santos, ano rotário 2011-2012, atual presidente da Associação Casa da Esperança de Santos; Sr. Carlos Eduardo Santana, presidente do Rotary Club de Santos, Gonzaga, representando os clubes da área um e dois de Santos; Sr. Ricardo Horliana, 2º vice-presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - APCD Regional Baixada Santista; o Sr. Paulo Sérgio Brito Franzosi, gerente regional do SEBRAE - Baixada Santista; Sr. Felipe Farah, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati. Temos o orgulho de ter um companheiro e um exemplo como o deputado Salim Curiati, 11 mandatos aqui nesta Casa, com 90 anos, e trabalha como poucos aqui. Um grande abraço ao nosso amigo, o deputado Salim Curiati. Também gostaria de externar o meu abraço à ex-deputada desta Casa, a deputada estadual, deputada federal e ex-prefeita da nossa cidade, vereadora hoje no mandato, nos deixou na legislatura passada, a ex-deputada Telma de Souza, que não pôde comparecer por um compromisso já agendado, mas pediu para que eu externasse aqui o seu abraço e o carinho que tem pelo Rotary Club de Santos, sempre presente nas questões da nossa cidade.

A Telma é a nossa eterna deputada aqui, um grande abraço. Cadu, estenda o abraço da Assembleia Legislativa e, de nós deputados, à nossa colega deputada Telma de Souza. Agora, ouviremos as palavras do Sr. Secretário Municipal de Saúde de Santos, o Dr. Fábio Ferraz.

 

O SR. FÁBIO ALEXANDRE FERNANDES FERRAZ - Muito boa noite a todos. Cumprimentando nosso deputado, Paulo Correa Jr., já tenho aqui a pretensão, como membro do Rotary Club de Santos, de agradecer esta justíssima homenagem que o senhor faz ao nosso clube.

Mas, porque essa responsabilidade e competência é muito maior do que a minha, o nosso presidente Sérgio André a terá. Mas, de qualquer forma, trago aqui cumprimentos do nosso prefeito Paulo Alexandre Barbosa, ao deputado, a todos os membros desta Casa, a todos os demais deputados dessa Casa.

Cumprimento o nosso presidente, Sérgio André; Maria, sua esposa e companheira; nosso companheiro Lellis; todos os companheiros aqui presentes e demais autoridades rotarianas. Uma palavra rápida. Gostaria de dizer da satisfação de estar aqui presente nesta homenagem, 90 anos do clube que tanto faz e tanto já fez pela nossa cidade de Santos.

A cidade de Santos, deputado Paulo Correa, com todo o acatamento e todo o respeito aos outros 644 municípios do nosso estado de São Paulo, é diferenciada. A nossa cidade tem como a qualidade de vida sua maior bandeira. Nós tivemos agora, recentemente, mais um grande reconhecimento, fomos - em uma pesquisa amplamente divulgada - reconhecidos como a melhor cidade do País para se viver e, em especial, as pessoas com mais de 60 anos de idade.

Um conjunto de indicadores qualificou a nossa cidade com esta rica possibilidade de termos uma grande qualidade de vida. E nós temos, ao longo da nossa história, vários vultos que passaram pela cidade, várias personalidades, desde o nosso fundador Brás Cubas, ao nosso patriarca do Brasil, José Bonifácio, passando por grandes políticos como Bartolomeu de Gusmão, Alexandre de Gusmão e, mais recentemente, Mário Covas.

Enfim, grandes personalidades que marcam e registram a importância da cidade de Santos para o estado de São Paulo e para o Brasil. Nós temos também na nossa cidade grandes instituições e grandes entidades que, sim, fazem com que Santos tenha essa importância nacional e essa importância estadual. Evidentemente, são várias estas entidades, mas talvez devêssemos lembrar de algumas aqui, só para exemplificar: a Santa Casa de Santos, a mãe dos hospitais do Brasil.

O primeiro hospital, uma referência para a saúde de todo o País, o primeiro hospital do Brasil. O nosso Santos Futebol Clube, que tão bem aqui representa a nossa cidade nos esportes, no Brasil, ao mundo, entre outras várias instituições.

Agora, evidentemente, uma entidade nós temos que reconhecer, e que eu qualifico nesse mês hall de entidades que tão bem representam a nossa cidade: o Rotary Club de Santos, terceiro mais antigo Rotary Club do nosso País, que faz com que o santista possa se orgulhar.

Padrinho de vários outros clubes da nossa cidade, está aqui o Cadu, que representa os outros clubes, inclusive da nossa cidade, da nossa região. Mas, o nosso Rotary, ao longo da sua trajetória de 90 anos, prestou vários e vários serviços, não só para a população de Santos, mas para a população da Baixada Santista. São várias as ações.

E o nosso vídeo, trazido pelo nosso presidente, já exemplifica algumas delas. Mas, eu não tenho como deixar de registrar a Casa da Esperança como o nosso principal projeto, o projeto mais significativo e que faz com que as coisas aconteçam. Ou seja, o espírito rotariano, ele vive no Rotary Club de Santos e se transmite nos vários projetos. O melhor exemplo deles, sem dúvida nenhuma, é a Casa da Esperança.

Nós e a prefeitura de Santos temos várias parcerias, várias formas de ajudar o Rotary a continuar prestando esses serviços e, evidentemente, a sociedade santista agradece ao Rotary Club de Santos por todos os serviços prestados ao longo desse tempo todo. Mas, também, evidentemente, se coloca sempre à disposição - e os gestores públicos da saúde - para poder colaborar na continuidade destas atividades.

Então, já agradecendo mais uma vez ao nosso deputado Paulo Correa por essa justíssima homenagem, nós rotarianos, e sobretudo, nós santistas, temos que ter muito orgulho dos 90 anos do Rotary Club de Santos, uma referência rotária, uma referência do servir para todo o Brasil. Noventa anos de muitas conquistas, muitas realizações. E que venham mais 90, mais 180, enfim, muitos anos de trabalho pela frente.

Muito obrigado pela oportunidade de participar deste evento com vocês, e que tenhamos aí a continuidade destes bons serviços do Rotary Club. Boa noite a todos.

 

O SR. PRESIDENTE PAULO CORREA JR - PEN - Muito obrigado pelas palavras, secretário Fábio Ferraz, também estendendo os nossos cumprimentos e um abraço especial para o nosso prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que também foi deputado aqui desta Casa e hoje administra a nossa cidade de Santos. Muito obrigado. Passaremos agora a palavra ao secretário de Meio Ambiente de São Vicente, também rotariano, meu amigo particular, o Dr. Vitor Vitório do Espírito Santo.

 

O SR. VITOR CARLOS VITÓRIO DO ESPÍRITO SANTO - Boa noite, deputado Paulo Correa, pessoa na qual eu gostaria de saudar toda a Mesa de hoje; presidente André, meu companheiro, meu amigo, e sua esposa, pessoas das quais eu faço a saudação em nome de todas as autoridades presentes, todos os companheiros rotarianos, ao meu presidente Carlos Eduardo Duarte Santana.

É uma alegria muito grande fazer o uso da palavra em um momento tão significativo para o Rotary Club de Santos e estes 90 anos de trabalho que ele vem desenvolvendo de forma notória na sociedade santista. Eu tenho certeza de que todos já puderam desfrutar das informações e conhecem muito bem a vida do Rotary Club de Santos.

Eu, aqui, na utilização desta palavra, deputado, gostaria de ressaltar a importância do Rotary para toda a sociedade. Porque por muitas vezes as pessoas e a sociedade se perguntam: “O Rotary Club tem qual finalidade, afinal?” “Qual é relevância de se destinar uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para um clube?

O Rotary Club não é só um clube, não. O Rotary Club tem a maior fundação de todo o planeta, o Rotary Club desenvolve um trabalho que todos conhecem muito bem, todos os companheiros no ideal de servir, que é a erradicação, por exemplo, da pólio.

É um trabalho que tornou o Rotary conhecido, e a bandeira de ter o ideal de servir é algo que torna a sociedade cada dia melhor. É por isso que eu considero, e gostaria que a sociedade assim também pudesse a cada dia mais considerar que o Rotary seja tão significativo para a evolução da sociedade no geral.

E a participação do Rotary Club de Santos é realmente bastante significativa no contexto da Baixada Santista. Eu tive a oportunidade desfrutar o prazer de presidir o Rotary Club de Santos Gonzaga, fui um presidente brilhante. E, dentre os conhecimentos que eu adquiri na gestão, eu pude ver trabalhos que foram realmente significativos na sociedade, deputado.

Trabalhos como uma biblioteca comunitária, como um apoio direto a comunidade carente da população de Santos. Como a Associação dos Cortiços, esses trabalhos que o Rotary Club de Santos e o Rotary International fazem com maestria, e que deve sim, ser homenageado por esta Casa e por toda a sociedade brasileira.

Eu gostaria de parabenizar o deputado por ter tido esta sensibilidade com a sociedade. Todos nós conhecemos a afeição que o deputado Paulo Correa tem pela sociedade da Baixada Santista e pelo Rotary Club.

Então, deputado, eu gostaria de, mais uma vez, agradecer muito por todo o teu empenho, por todo o teu carinho, tanto pelo Rotary quanto pela nossa Baixada Santista. Parabenizo o mandato que vem exercendo de forma tão combativa e significativa para nós, que somos cidadãos da cidade da Baixada Santista, e para todos aqueles do estado de São Paulo. Muito obrigado a todos, boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE PAULO CORREA JR - PEN - Obrigado, secretário Vitor Vitório, pelas suas palavras, sempre também me ensinando um pouco mais o que é o Rotary Club de Santos. Eu confesso que, quebrando um pouco o protocolo, que não entendia muito bem quando entrei e fui convidado para fazer parte do Rotary de Montserrat.

Um grupo de amigos me chamou, então comecei a frequentar o Rotary, Sérgio, e eu. A princípio, falei assim: “O que eu venho fazer aqui? Eu venho só comer e comprar convite”. Essa era a primeira impressão, mas o resultado de tudo isso está aqui hoje, comigo podendo representar a cidade com reconhecimento do grande trabalho que o Rotary Club faz para toda a sociedade.

Vou passar agora a palavra ao presidente que, sempre com muita vibração e paixão conversou comigo, veio ao gabinete, trouxe a documentação, fez questão de me explicar a história, e o resultado de tudo isso aqui é do esforço do presidente que lutou muito para que este dia fosse viável.

E não precisava lutar muito, porque a história de vocês é grandiosa, mas o presidente se esforçou muito e, hoje, estamos aqui felizes, esta Casa está feliz, por esta homenagem mais do que justa a este clube.

Com a palavra, o presidente, Sr. Sérgio André Carvalho, presidente humanitário do Rotary Club de Santos, ano rotário 2016-2017. Como eu aprendi aqui mais uma vez, vai acompanhado da sua esposa, que é de praxe do Rotary Club, então tem a palavra o presidente.

 

O SR. SÉRGIO ANDRÉ CARVALHO - Caro e estimado deputado estadual Paulo Correa Jr., boa noite. Neste momento cumprimento a todos da Mesa já devidamente nominados por Vossa Excelência.

Primeiramente, quero agradecer a V. Exa. pela execução de suas ações junto a sua base eleitoral e, em especial, por ter nos agraciado com esta sessão solene alusiva em comemoração aos 90 anos de fundação do Rotary Club de Santos ocorrido em 26/02/2017. Hoje, nos encontramos neste plenário registrando esta data de relevância e importância do nosso clube.

Gostaria de informar à V. Exa. que o Rotary Club de Santos é o terceiro clube mais antigo do Brasil, como aqui já dito. O primeiro clube do Brasil foi fundado no Rio de Janeiro em 1922. O segundo clube fundado nesta cidade e capital, São Paulo, em 1924.

No final do mês passado, fomos informados pelo Rotary Internacional que o nosso clube é o primeiro no Brasil com o número de 139 associados representativos, o que nos enche de orgulho e satisfação. Um clube que em seus 90 anos possui 38 projetos permanentes e devidamente registrados em seu plano de atividade.

Destes 38 projetos, gostaria de destacar alguns de real importância à nossa comunidade. A atuação do Rotary Club de Santos tem se destacado como um dos proeminentes clubes rotários de nosso País. Tendo dado ao nosso movimento um dos mais notáveis presidentes de Rotary Internacional, o inesquecível e saudoso companheiro, Paulo Viriato Correa da Costa. Além de ter se caracterizado conselheiro de governadores ao brindar Rotary Internacional com nove destacados governadores do nosso distrito 4.420.

Coube também ao Rotary Club de Santos a honra de ter como afiliados sete clubes: Rotary Club de Campinas; Rotary Club de São Vicente e cinco clubes na cidade de Santos. Todos com grande destaque no âmbito do movimento rotário do nosso distrito. Os dois primeiros grandes trabalhos agora sim, meus companheiros, vocês vão conhecer um pouco mais.

Os dois primeiros grandes trabalhos comunitários do nosso clube deram-se em 1928, sob a gestão do nosso primeiro presidente, Ismael Coelho de Souza. Através da campanha do saneamento da Praia Grande, onde a malária atingira mais de 60% do efetivo do Forte de Itaipu e da fundação da Sociedade de Assistência dos Lázaros e Defesa contra a Lepra.

Daí para frente podemos destacar um verdadeiro rosário de importantes realizações para as quais peço a especial atenção dos prezados amigos e companheiros, como a construção, em Santo Ângelo, de um pavilhão com 100 leitos para o recolhimento de doentes de Santos, a fundação da Sociedade Santista de Assistência aos Doentes Mentais. Aquisição de dois pavilhões com capacidade para 50 doentes, cada um em Franco da Rocha.

Fundação da primeira Escola de Saúde, núcleo dos atuais parques infantis. Fundação da Associação de Assistência Social destinada a amparar as casas de caridade de Santos. Construção do Asilo de Órfãos, hoje, Casa da Criança, destinado a assistir os órfãos dos soldados da Revolução Paulista. Instalação dos primeiros postes de salvamento nas praias de Santos, com a colaboração da Companhia Asid, Docas de Santos e do Corpo de Bombeiros.

Lançamento de um pavilhão no Hospital Santa Emília, para a recuperação dos portadores de distúrbios mentais. Instituição da premiação que é mantida até hoje, desde 1943, para o melhor companheiro, destinado aos alunos do quarto ano do Ensino Fundamental e seus familiares, portanto, deputado, com 54 anos de existência.

Assistência à criança pobre e com necessidades especiais, físicas, mentais, motoras e intelectuais, semente que culminou em julho de 1957, com a fundação, construção e instalação da nossa maior obra: a Associação Casa da Esperança de Santos, iniciativa do companheiro Samuel Augusto Leão de Moura, seu primeiro presidente, sob a competência e direção do companheiro Charles Ferreira Dias.

 E, detentora de dois prêmios, outorgados às 50 entidades beneficentes, melhores administradas do País, apresentação à Prefeitura Municipal de Santos do plano integrado do desenvolvimento da região da Baixada Santista, iniciativa para a instalação do nosso antigo Mobral - Movimento Brasileiro de Alfabetização em Santos. Campanha de doadores de córneas, iniciativa para a vinda a Santos do cientista Albert Sabin, que, em 1982, visitou a Casa da Esperança de Santos.

Doação de 40 marca-passos à Santa Casa da Misericórdia de Santos. Concurso “Pratique a Cortesia”, iniciativa do incansável companheiro e hoje nosso sócio honorário do Rotary Club de Santos, Hélio Cesário Cardoso, hoje, um dos administradores da Casa da Esperança de Santos. Torneio “Inter Creches”. Vários simpósios dos deficientes com necessidades permanentes, físicas e intelectuais em conjunto com a Casa da Esperança de Santos.

Dentre algumas das nossas realizações, podemos destacar: a construção e aparelhamento da ala de oncologia infantil da Santa Casa de Misericórdia de Santos. E, juntos com o “Mc Dia Feliz” e 80 mil dólares através de subsídio, até então, na época, equivalente, vindo da fundação rotária.

Participação do projeto da fundação rotária, voluntários de Rotary, através do envio de companheiros: Teresinha Calçada Bastos; Ronald Monteiro e sua esposa, e do rotaractiano André Aburris à Índia, para colaborar na vacinação antipólio naquele país. Campanha de vacinação contra a pólio em conjunto com o Interact Club de Santos. Participação junto com a DQS - Associação de Dependentes Químicos de Santos, com o apoio do Rotaract e Interact, no segundo dia de Conscientização Infantil - É preciso saber viver. Projeto “Sorriso Novo”, que proporcionou 12 próteses dentárias aos abrigados do asilo São Vicente de Paula, iniciativa do companheiro Maurício de Souza. Apoio às obras de ampliação e reforma da Casa da Esperança.

Doação de um consultório dentário completo ao Asilo São Vicente de Paula, companheiro Brás Antunes Mattos, nosso vereador da nossa cidade de Santos. Projeto “Abrigo Mais Feliz”, junto às crianças do Educandário Anália Franco, com a participação do Interact. A aquisição de van de transporte para a Casa da Esperança, através do programa de subsídio equivalente da Fundação Rotária para atender crianças e familiares em tratamento.

Disponibilização junto à Santa Casa de Misericórdia de Santos, de um leito para a realização de cirurgias de varizes em pacientes do SUS, iniciativa do companheiro Carlos Henrique Bernardes. Doação de livros à biblioteca do Educandário Anália Franco, em parceria com o Interact Club de Santos, professor Fuschini. Inauguração de sede da Pastoral da Criança, equipada por intermédio de subsídio da Fundação Rotária. Projeto “Cem Barreiras”, doação de 101 cadeiras de rodas a portadores de necessidades especiais e carentes.

Projeto de instalação de cozinha industrial na Associação Casa da Esperança de Santos. Aquisição de elevador para piscina para facilitar o acesso das crianças à hidroterapia. E por último, nobre deputado, agora no dia 22/02/2017, com a ilustre presença do casal presidente de Rotary Internacional, John Jeremy Judd, inauguramos na Casa da Esperança de Santos, uma unidade radiológica de última geração em 3D.

Um tomógrafo computadorizado que deverá em seu pleno uso atingir marca de atendimento de em torno de 10 mil pessoas por ano, encaminhadas pelas diversas áreas odontológicas. Montamos um consultório odontológico completo, também de última geração, em um espaço técnico chamado de “escovódramo” desenvolvido especialmente para que as crianças com diversas necessidades especiais para que façam e aprendam a sua higiene bucal, projeto chamado de “Sorriso Saudável, Futuro com Esperança”.

Esse subsídio global teve um recurso em torno de 125 mil dólares, verba oriunda da rotação rotária e diversos parceiros. Caro deputado, Rotary é um poderoso instrumento, um denominador comum de homens livres que desejam somar suas potencialidades para minorar as injustiças e o sofrimento no mundo. Saber compartilhar é engradecer o destino de nossa vida.

Caro deputado Paulo Correa Jr., estas são algumas informações das ações realizadas pelo Rotary Club de Santos em seus 90 anos. Muito obrigado. Peço licença ao deputado, desculpe a emoção, mas é muito forte, eu gostaria de passar as suas mãos, as lembranças do Rotary que eu vou me dirigir a V.Exa., está bom?

 

O SR. PRESIDENTE PAULO CORREA JR - PEN - Muito obrigado, presidente, emociona a todos nós deste mesmo jeito que ele vem conversando comigo este tempo todo. Já peço desculpas e faço uma explicação, eu queria muito poder ir receber ali, mas, na Presidência desta sessão solene, quem preside não pode se ausentar da Mesa, então, eu não tenho nenhum outro deputado, a não ser que tivesse um outro deputado aqui.

Então, já peço desculpas ao presidente e aos seus irmãos de Rotary que não posso, infelizmente, me direcionar ali, seria uma honra poder. Mas, emocionantes as suas palavras, presidente. Muito obrigado.

Não tem como não ficar emocionado. É um momento de emoção mesmo. Eu me sinto extremamente honrado de poder fazer parte dessa história desses 90 anos do Rotary Club. Eu tinha um discurso pronto aqui. Mas, não vou lê-lo, vou apenas falar as palavras que vem do coração, porque eu acho que essas são as que verdadeiramente ficam gravadas em nossos corações.

Digo, Sérgio, que eu me sinto honrado por representar a nossa cidade aqui e me sinto honrado por fazer parte desta história. Eu que venho de uma família que completa 94, no dia 5 de maio, na cidade de Santos e em toda a Baixada Santista, fazendo um trabalho espiritual e social.

Eu sempre aprendi com o meu avô, que foi o primeiro da nossa família que veio para a cidade de Santos, que existem duas vertentes na vida do ser humano e, nós temos que trabalhar sempre com essas duas vertentes. A primeira vertente, não que seja maior ou menor que a segunda, mas ele sempre colocou em primeiro lugar, como um trabalho espiritual. O que é o ser humano sem você ter a questão da espiritualidade? E, a segunda vertente é o trabalho social, desde pequeno eu vejo e acompanho com a minha família um trabalho onde nós temos duas casas de recuperação para dependentes químicos, distribuímos cerca de 30 toneladas de alimento por mês.

Temos ali também a questão do nosso abrigo de idosos, com 70 mulheres abandonadas pelas famílias, que eu cresci vendo a família trabalhar. Eu estava dizendo quando cheguei no Rotary, eu não entendia muito bem o que era o Rotary e muitas pessoas não entendem o que é Rotary.

Muitas pessoas acham que é apenas um lugar de encontro de amigos e, porque o Rotary, diferentemente do que muitas instituições fazem, dificilmente gosta de estar aparecendo para a foto, como a gente diz.

Assim, eu participei e vejo todas as ações nominadas pelo presidente Sérgio e que vocês fazem parte disso, ajudando a mudar, ajudando as pessoas a terem um sorriso diferente, que muitas vezes nós não podemos ter, não por má administração.

Ou seja o que for, porque a demanda é muito grande e, às vezes, o Poder Público, tanto federal, estadual ou municipal, não consegue alcançar e não tem braços para alcançar o trabalho social que vocês fazem. Então, eu vejo qual é a importância que isso tem na vida do ser humano, na vida das pessoas e na vida dos prefeitos, na vida dos governadores, na vida do presidente da República, na vida dos deputados, dos vereadores.

Enfim, se não tivesse um Rotary Club de Santos, se não tivesse o Montserrat, enfim, os clubes que ali tem na cidade, nós, com certeza, teríamos uma sociedade com deficiência na questão de associação social. Então, parabéns a todos vocês por estes 90 anos. Que nós possamos ter mais 90 de exemplo de ser humanos e sociedade organizada que vocês prestam para o nosso município da cidade de Santos.

A Assembleia Legislativa, hoje, aplaude cada um de vocês, na pessoa do presidente, na pessoa da Sra. Maria Oliveira e, estendendo a todos vocês, o reconhecimento que esta Casa de Leis tem, eu sou apenas um filho da cidade, como vocês, que me deram a oportunidade de representá-los aqui nesta Casa. Mas, hoje também não é nenhuma questão de agradecimento, presidente, aqui a questão é de reconhecimento pelo trabalho prestado por cada um de vocês.

Espero que esta data fique gravada nos nossos corações, porque, como eu disse antes, o que fica gravado no coração é o que não esquecemos e, como é bom ter o reconhecimento no momento de crise em que nós vivemos. Um momento de crise que nós vivemos da sociedade, do descrédito, que nós ainda temos a oportunidade de estarmos reunidos em uma sexta-feira à noite, para curvar, reverenciar a ação de cada um dos senhores.

Portanto, esta Casa mais uma vez os parabeniza e que, presidente, Deus continue abençoando a todos nós, porque eu sei que muitas necessidades virão, mas o Rotary Club de Santos nunca virará as costas para um cidadão necessitado ou uma causa nobre. Se chegar a injustiça, o Rotary Club de Santos não vai permiti-la, como nunca permitiu e tem feito a diferença nesses últimos 90 anos e fará nos próximos 90.

Mais uma vez eu fico sem graça, porque eu ganhei tanto presente e agora eu vou dar um só, se eu soubesse, presidente, teria trazido mais. Mas, eu gostaria que chegasse aqui o presidente Sérgio assim como a sua esposa, Maria Oliveira. Cheguem aqui à frente, porque esta Casa faz uma homenagem ao Rotary Club de Santos pelos seus 90 anos e, também, para entregar as flores à primeira dama do clube.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. - Fugindo um pouco do protocolo, peço autorização ao nosso deputado, Rotary Club de Santos, “é com grande orgulho que celebramos 90 anos de uma história de alegria, dedicação ao próximo e conquista. Parabéns, Rotary Club de Santos, data da fundação, 26/02/1927, deputado Paulo Correa Jr., Assembleia Legislativa.” Muito obrigado, deputado.

 

O SR. PRESIDENTE PAULO CORREA JR - PEN - Mais uma vez agradeço a presença de todos, quero agradecer mais uma vez ao presidente pelas suas palavras a esta Casa e a este deputado, as palavras que emocionam e que lembrarei para o resto dos meus dias, aqui com os meus filhos, quem sabe netos.

Agora, já pedindo desculpas publicamente, o presidente fez questão e me chamou para ir ao jantar que teve da comemoração dos 90 anos e eu, infelizmente, estava correndo porque estou com uma filhinha recém-nascida e, que, justamente nasceu dois dias depois. Então, muito obrigado, presidente, por todo este carinho com este deputado, com esta Casa, e saiba que estará guardado em minha memória, o nosso gabinete que fica muito feliz de fazer parte dessa história.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, da TV Legislativa, das assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada esta sessão, muito obrigado.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas 19 minutos.

 

* * *