http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

13 DE MARÇO DE 2017

007ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO LIONS INTERNACIONAL

 

Presidente: CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

1 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Tece considerações regimentais sobre a solenidade. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, com a finalidade de prestar "Homenagem ao Lions Internacional", por solicitação do deste deputado. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Enaltece o trabalho executado pela instituição, em todo o mundo. Valoriza o fomento à cidadania e valores que a envolvem. Lembra a criação da Frente Parlamentar da Segurança Pública e da Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura. Anuncia evocação a Deus, conduzida por Fábio Oliveira Filho. Exibe vídeo institucional do Lions Clube. Menciona a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Parabeniza as integrantes do Lions Clube.

 

2 - FÁBIODE ALMEIDA

Curador da Fundação Lions Clube Internacional, saúda os presentes. Ressalta a unidade e o número de associados, a abranger 212 países. Afirma que a instituição é detentora de cadeira cativa na Organização das Nações Unidas. Tece considerações a respeito da Carta da Paz, entregue na ONU, em prol da paz mundial. Elogia o programa Lions Quest. Homenageia o deputado Coronel Camilo.

 

3 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Anuncia a entrega de homenagens a governadores do Lions Clube. Tece considerações acerca da desocupação em Pinheirinhos, levada a cabo pelo coronel Messias Melo. Discorre sobre o valor do trabalho. Afirma que seu mandato parlamentar está à disposição dos interesses do Lions Clube.

 

4 - WILSON ROBERTO PINTO RODRIGUES

Presidente do Distrito Múltiplo do Lions Club, saúda membros presentes e ausentes. Narra breve histórico do centenário do Lions Clube. Acrescenta que o Brasil ocupa a sétima posição mundial no número de associados. Aduz que a ajuda aos menos favorecidos, a cidadania e qualidade de vida são norteadores da instituição. Lista parcerias a envolver, sobremaneira, a erradicação da cegueira infantil. Argumenta que até 2020 a instituição deve atender cerca de cem milhões de pessoas. Informa que em julho deve ocorrer a convenção do centenário da entidade, em Chicago. Cita o Lions-Quest, aplicado em escolas, paralelamente à grade curricular, em defesa da saúde e prevenção ao uso de drogas. Faz entrega de homenagem ao deputado Coronel Camilo.

 

5 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Convida os presentes para cantarem o "Hino à Bandeira". Afirma que o canto deveria ser entoado em todas as escolas do País. Elogia o trabalho da Polícia Militar. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, bom dia. Bem-vindos a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear o Lions Internacional. Para compor a Mesa principal convidamos o deputado estadual Coronel Camilo, proponente desta sessão solene; o companheiro leão Wilson Roberto Pinto Rodrigues, presidente do Distrito Múltiplo do Lions Club e Sr. Fábio de Almeida, ex diretor internacional e curador da Fundação Lions Club Internacional.

Com a palavra o deputado estadual Coronel Camilo.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Bom dia a todos, sejam bem-vindos a esta Casa de Leis, a casa de todos os senhores e senhoras.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Casa, o deputado Fernando Capez. Só um adendo, este aqui é o principal plenário da Casa e todas as sessões feitas neste local são chamadas de sessões solenes, diferentes das outras sessões, que são atos solenes.

Aqui é preciso a concordância de todos os deputados. O pedido é normalmente feito e autorizado pelo presidente da Casa, por isso ele ficou muito contente quando pedimos para que fosse feita a solenidade do Lions. Foi aprovada aqui em plenário por todos nossos deputados. Quero aqui saudar o Wilson Roberto Pinto Rodrigues, presidente do Distrito Múltiplo do Lions Club. Muito obrigado pela presença e parabéns pelos 100 anos. Do mesmo jeito o Fabio de Almeida, ex diretor internacional e curador da fundação.

Queria também citar os integrantes da nossa Mesa estendida: o capitão-de-fragata Marcelo Adahir, representando o vice-almirante Glauco Castilho Dall’ Antonia, comandante do 8º Distrito Naval, levem um abraço ao nosso comandante; a capitão Silvia Cavalini, representando a secretária chefe da Casa Militar; a coronel Helena dos Santos Reis; a Aline Rodrigues, representando o deputado estadual Itamar Borges. Todos os nossos companheiros do Lions, os nossos amigos coronéis da PM daqui do meu gabinete e também do Lions; coronel Messias, coronel Antão, coronel Gianone e todos os demais presentes. A minha amiga Ivani, que vejo aqui na plateia e é do meu partido. Depois citaremos mais algumas personalidades.

Convido a todos os presentes, em posição de respeito, para cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, regido pelo 1º sargento Samuel, da nossa Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Uma salva de palmas a nossa Banda da Polícia Militar de São Paulo. ( Palmas.) Agradeço ao nosso maestro, sargento Samuel, muito obrigado, leve nossos agradecimentos ao nosso Corpo Musical. Muito obrigado. Queria citar também, que vi agora na plateia, o coronel Schaefer e o coronel Marciano, sejam bem-vindos a nossa Assembleia Legislativa.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia neste sábado, dia 18, às 21 horas pela NET - canal 7; pela TV Vivo - canal 9 e pela TV Digital - canal 61.

Gostaria de dizer a todos os presentes e nossos amigos aqui do Lions que é um grande prazer recebê-los aqui. Já aproveito para enaltecer o trabalho feito pelo Lions no mundo inteiro. Aqui na Assembleia Legislativa eu e minha equipe viemos para a área política, eu não pertencia a essa atividade. Fui durante 33 anos da Polícia Militar de São Paulo, e nos últimos três anos comandante. Vimos a importância de instituições como o próprio Lions, e outras que existem, que fomentam a cidadania, o respeito entre as pessoas, que fomentam os civis, no patriotismo, a solidariedade e o aperfeiçoamento pessoal. É um prazer muito grande recebê-los nesta Casa de Leis.

Tem duas bandeiras aqui na Assembleia Legislativa, uma é da Segurança Pública - criei até uma frente especial para isso, chamada Frente da Segurança Pública, para trabalhar na área da segurança pública, que é o meu ‘metiê’, é o que eu domino. Então trabalhamos melhorando a segurança, melhorando a dignidade dos policiais que trabalham na área, os profissionais das três polícias e da Guarda Civil. Queremos melhorar também as ações públicas relativas à segurança pública, mas sabemos que a segurança normalmente trabalha com a consequência do que se deixou de fazer.

Nós criamos outra frente, chamada Frente da Família, Cidadania e Cultura, que é para fazer exatamente eventos como esta comemoração do Lions, pelo seus 100 anos de existência. Ou seja, é para fomentar quem trabalha na causa, na educação do jovem e da criança, fomentar que as pessoas sejam melhores, que os cidadãos acabem se entrosando e conversando melhor. Essa frente é para desenvolver valores, internalizar valores nas pessoas. O Lions trabalha muito forte nessa linha, na área educacional com o Lions-Quest.

Eu deixo desde já a Assembleia Legislativa à disposição de todos para que possamos fazer mais eventos deste tipo e construir parcerias juntos. Aquilo que depender de projetos da própria Assembleia Legislativa estou à disposição para que possamos fomentar cada vez mais esse tipo de crescimento individual das pessoas, o aperfeiçoamento das pessoas. Então estou totalmente à disposição.

Eu convido agora o Sr. Fábio Oliveira Filho, que vai fazer uma evocação a Deus, feita por ele e todos os presentes.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito bom, parabéns ao Lions Club, pelos 100 anos e pelo grande trabalho. Estamos em março, dia oito tivemos uma comemoração muito importante. Então evocando de novo minha grande amiga Ivani, parabéns a todas as mulheres do Lions Club Internacional, pelo Dia da Mulher. Uma grande salva de palmas. (Palmas.)

Gostaria de chamar agora nosso curador Fabio de Almeida para que fizesse uso da palavra.

 

O SR. FABIO DE ALMEIDA - Excelentíssimo Sr. Deputado Estadual Coronel Álvaro Batista Camilo, através de sua pessoa, do seu dinamismo e dedicação a esta Casa de Leis, proponente desta sessão solene em homenagem a nossa Associação Internacional Lions Club, nosso caro presidente do nosso Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LC, companheiro Wilson Roberto Pinto Rodrigues; ex-presidente de conselho Fábio Oliveira Filho e demais governadores e vice-governadores presentes do nosso Distrito Múltiplo LC; autoridades militares presentes; companheiros e companheiras; demais autoridades militares que nesta oportunidade nos prestigiam e muito com a presença de cada um; companheiros, domadoras, filhotes, companheiros leões, castores, toda nossa família, deputado, nossa família neste momento prestigia o senhor bem como todos os deputados que apoiaram a sua iniciativa para que nesta manhã pudéssemos relembrar e homenagear nossa tão querida Associação Internacional Lions Club. Já quero iniciar dizendo que neste plenário o senhor poderá ver diversos leões, companheiras e domadoras de várias localidades, iniciando pela nossa capital de São Paulo, nossa Grande São Paulo, o querido interior do estado de São Paulo. Mas temos também presente, deputado, companheiros do estado do Rio de Janeiro, que vieram nos prestigiar como o companheiro Peçanha, muitíssimo obrigado por sua presença.

Deputado, na unidade dos nossos estados brasileiros estamos representados em todos eles, e nosso grande exército de leões formando mais de 42 mil associados dentro do nosso Brasil. Dentro da nossa área três, da América Latina, já ultrapassamos a marca de 100 mil associados. E dentro da nossa associação, como um todo, ultrapassamos a grande marca de um milhão e 400 mil pessoas em mais de 212 países e áreas geográficas. Sua Excelência, isso demonstra a grande representatividade que nossa associação possui ao longo desses 100 anos de existência.

É motivo de muito orgulho para todos nós pertencer a essa associação, que como já pouco dizia em seu gabinete, e o senhor pode conferir no vídeo demonstrado, a nossa organização sendo não governamental que possui uma cadeira cativa dentro das Organizações das Nações Unidas. Recentemente eu e minha companheira Anita retornamos de Nova Iorque de mais uma sessão solene que a ONU promove todos os anos, dedicado à nossa associação.

Entre tantas ações que fazemos em conjunto com a ONU, temos a grande oportunidade de desenvolver o Cartaz da Paz, que envolve os jovens das comunidades de todos os países que pertencem a nossa associação, fazendo com que esse cartaz possa ser o único entre todos os cartazes da paz do mundo participante. Nesse dia da ONU é entregue aos jovens um prêmio de 5 mil dólares, bem como toda sua viagem e estadia custeada por nossa associação, e a grande oportunidade de promover a paz mundial. Um dos grandes atos da nossa missão é justamente falar da paz e praticá-la, demonstrar a paz como um todo dentro da nossa própria casa, dentro do nosso bairro, dentro das nossas cidades e promover a integridade da cidadania.

Falávamos há pouco, deputado, do nosso grande programa, também um grande orgulho, que é o Lions Quest, que vem de muito ao encontro do seu pensamento e da sua linha de trabalho. Já de pronto estamos aqui com a assessora do nosso Múltiplo, a companheira Vilma. O deputado coloca toda sua estrutura para poder abraçar nosso programa Lions Quest, e junto com a Assembleia e seu gabinete possamos ainda mais desenvolver o nosso grande programa. Isso nos deixou muito orgulhosos e felizes nessa manhã, como se não bastasse toda sua deferência, todo seu carinho e carisma para com toda a nossa família leonística.

Muitíssimo obrigado, deputado, por estar recebendo toda nossa família de tão fidalga maneira, de tão cavalheiresca e cordial que nessa manhã todos nós recebemos de Vossa Excelência. Saiba que levaremos com muita afetividade e alegria ao retornarmos aos nossos clubes este momento magno dentro de nosso movimento, e bem como levarei a nossa associação internacional - através do presidente da associação dos Estados Unidos, Robert Corlew, e nosso presidente da fundação, Jitsuhiro Yamada do Japão, nossos mais efusivos agradecimentos por este momento que o senhor assim nos prestigia e abre as portas do seu gabinete, da sua estrutura e de toda esta Casa de Leis.

Para tanto, quero iniciar meus agradecimentos finais colocando em sua lapela o pin presidencial, que o identifica, desde já como um leão e assim tenho certeza que será. É um pin do nosso presidente Roberto Corlew, identificando o centenário da nossa associação internacional, onde ele diz: “Desafiando e escalando novas montanhas.” Novas montanhas, deputados, que estamos aqui já fazendo isso com o senhor, escalando esses desafios de podermos trazer nossa parceria junto com a Assembleia Legislativa através do seu gabinete. Muitíssimo obrigado.

Deputado, me permita fazer a entrega do banner do nosso presidente Robert Corlew, que identifica nosso presidente nesse ano de 2016/2017 com seu logo, escalando novas montanhas. Receba das mãos deste diretor, porém é o banner representativo do nosso presidente internacional Robert Corlew. E assim também o certificado de apreciação do nosso presidente ao Exmo. Sr. Deputado Álvaro Batista Camilo, por essa oportunidade que o senhor dá a nossa família leonística de estar junto da sua família, nesta Assembleia Legislativa, comemorando nosso centenário da associação. Muitíssimo obrigado em meu nome e do nosso presidente e da fundação.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Queria agradecer o Fabio de Almeida, o Wilson e a todos vocês do Lions. Muito obrigado, é uma grande homenagem e vai ficar num local de destaque do meu gabinete quando voltar a visitá-lo para comentarmos essa parceria do Lions Quest. Muito obrigado mesmo, o que eu puder fazer para ajudar esse tipo de trabalho desenvolvido por essa grande organização, contem comigo.

Agora nós vamos fazer o inverso. Eu fui homenageado e agora vamos homenagear nossos governadores Lions. Com muito orgulho chamarei cada um dos senhores aqui. Se posicionem aqui atrás para que possamos entregar para cada um dos senhores um certificado do meu gabinete e da Assembleia Legislativa em reconhecimento a esse grande trabalho. Chamo aqui a Marília Simões Fernandes da Silva, ausente; João Carlos Belda; Ozéias de Jesus dos Santos; Edson José Lopes das Neves; Sergio David de Souza; Antonio Geraldo Montanhez, sendo representado por Sebastião Gândara Vieira; Fabio Oliveira Filho; tem também o Fabio de Almeida.

O coronel Manoel Messias Mello, grande comandante. Quando eu era comandante-geral ele comandava a região de São José e fez um grande trabalho. Tudo que ele fez deu muito certo, mas tenho que destacar um grande trabalho na desocupação daquela desordem que era Pinheirinho. Ele foi o responsável, foi um trabalho primoroso, sem nenhum senão. As questões que se falam de Pinheirinho foram coisas que aconteceram fora, não na ação de desocupação, que foi muito bem feita. Naquele momento foi toda filmada e acompanhada pelo juiz Dr. Rodrigo Capez, por promotores de Justiça, por conselheiros tutelares e assistentes sociais. Foi um trabalho primoroso. Alguns líderes que ficaram fora começaram a causar desordem na cidade, houve problemas e enfrentamento com a polícia.

Parabéns coronel Manoel Messias Mello e Wilson Roberto Pinto Rodrigues, presidente do Distrito Múltiplo do Lions Club. Todos os governadores são integrantes do nosso Lions. Faço questão de entregar pessoalmente para cada um.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos certificados.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Pessoal, se um dia eu pudesse dar uma sugestão para cada brasileiro, seria para que reconheça um bom trabalho. Isso é importante fazer, a começar na nossa própria casa, com nossos próprios filhos, que é onde mudamos o mundo. Todos querem mudar o mundo, fazer planos mirabólicos, mas se mudarmos dentro de casa, tenho certeza de que mudaremos o mundo.

Então parabéns novamente ao João Carlos Belda, ao Ozéias, Edson, José Lopes das Neves, Sergio David de Souza, o Antonio Geraldo Montanhez representado pelo Gândara, o Fabio Oliveira, o Fabio de Almeida, o coronel Messias e Wilson Roberto. Parabéns a todos, é com muita alegria que fazemos isso aqui e com muito orgulho. Sempre que nesta Casa pudermos reconhecer o bom trabalho, seja em que área for, mas principalmente nessa que trabalha com crescimento das pessoas como os senhores fazem, será sempre muito bem-vindo.

Agora vamos convidar para fazer uso da palavra o nosso companheiro leão Wilson Roberto Pinto Rodrigues. Eu o deixo à vontade, se quiser falar daqui ou usar a tribuna. Por favor, a palavra é sua. Volto a insistir, deixo aqui a Assembleia Legislativa aberta e falo não só em meu nome, mas em nome de todos os deputados desta Casa. Transmito também um abraço do nosso presidente Fernando Capez, que falou comigo hoje de manhã e pediu que transmitisse um grande abraço a todos, porque não poderia estar presente por causa de outros compromissos, mas também colocou a Assembleia Legislativa à disposição de todos.

Com a palavra, nosso companheiro leão Wilson Roberto Pinto Rodrigues.

 

O SR. WILSON ROBERTO PINTO RODRIGUES - Obrigado Coronel, por me permitir falar aqui mais próximo do nosso povo e da nossa família. Gostaria de saudar o Exmo. Sr. Deputado Coronel Camilo, presidente desta sessão solene pela homenagem a Lions Internacional; Sras. e Srs. Deputados desta Casa de Leis do Estado de São Paulo; diretor internacional Fábio de Almeida; Anita; governadores de distritos do ano do centenário do colegiado Magia, e me permitam também saudar os ausentes: Companheira Marília do Distrito LC 1; João Carlos Belda e minha querida Ivone do Distrito LC 2; companheiro Ozéias de Jesus dos Santos e Ana Paula do Distrito LC 3; ainda que ausente, a companheira Maria Jorge Abrão de Castro e o companheiro Élcio do LC 4.

O governador do meu Distrito LC 5, Edson José Lopes das Neves e Margarete; governador do Distrito LC 6 é o companheiro Sergio David de Souza e Nilsa; Antonio Geraldo Montanhez e Leda no LC 8; José Rodrigues dos Santos e Lilian no LC 11; o governador do Distrito LC 12 é o companheiro Jorge Eduardo Tavares de Lima e Inês. O past presidente do conselho, o companheiro Forte e Maria do Carmo, companheiro Fabio Oliveira Filho e Leda, nossos vice-governadores dos colegiados Centenário e Diamante capitão-de-fragata Marcelo Adahir, representando o vice-almirante, comandando do 8º Distrito Naval; capitão PM Silvia Cavalini, representando a chefe da Casa Militar; coronéis PM presentes do gabinete do Coronel Camilo, coronel Antão, Marciano, Gianone; e também cumprimento o coronel Schaefer do Lions Club de Guarulhos Centro.

Permita-me companheiro Manoel Messias que em seu nome saudemos todos os governadores e suas companheiras presentes. Companheiros e companheiras domadoras Léos, Castores, grande família leonística do Distrito Multiple Dc. Quero agradecer aqui o trabalho do Paulo Rogério em fazer o vídeo, mas você me derruba e tira tudo que eu ia falar. Fico tão triste.

Companheiros e companheiras, senhoras e senhores, há 100 anos os leões de todo o mundo atendem ao chamado de servir daqueles que precisam da nossa ajuda. Com nosso lema nós servimos, temos como missão servir aos mais carentes e necessitados, promovendo a paz, o entendimento e levando ajuda e esperança a todos os nossos irmãos. Ao chegar em nosso centenário no ano de 2017 temos muito a comemorar, nosso Brasil tem uma posição de destaque na história do leonismo mundial. Com seus mais de 42 mil leões somos a sétima nação do mundo em número de associados.

Nosso leonismo brasileiro nasceu há 65 anos, possui clube em todos os estados do Brasil e orgulha de ter produzido dois grandes presidentes internacionais: saudosos past presidente internacional João Fernando Sobral e past presidente internacional Agustin Soliva. Não é um exagero dizer que somos um exército de pessoas do bem, que fazem a diferença no mundo todos os dias. Nós leões iniciamos nossos dias sabendo que existe alguém lá fora que precisa dos nossos serviços e mãos amigas.

Quando Melvin Jones criou o Lions em 1917, sua palavra que marcou a todos nós dizia assim: “Não se pode ir muito longe sem fazer algo pelo outro.” Ele vislumbrou todo um ser humano e devemos ajudar os menos favorecidos. Eu tenho certeza absoluta que nós não o decepcionamos. Cem anos depois cá estamos, todos nós nesta plenária, recebendo reconhecimento público sobre os serviços que prestamos desinteressadamente a nossa sociedade. Desinteressadamente talvez seja modo de dizer, porque temos sim muito interesse em trabalhar pelas pessoas que tiveram menos oportunidades do que nós, gente que precisa de atenção e carinho, saúde e cidadania.

Sim senhores, cidadania e qualidade de vida porque levamos a milhares de pessoas que se submetem a uma cirurgia de catarata graças ao nosso programa de sigfrest do Lions internacional. Desde que Helen Keller nos desafiou com sua luta contra a cegueira, começamos a treinar cães guias e hoje caminhamos para erradicar a oncocercose em todos os países mais pobres do mundo, que sofrem com essa doença chamada “cegueira dos rios”. Nesse trabalho temos a parceria do Carter Center e já realizamos mais de 148 milhões de tratamentos para prevenção dessa doença na América Latina e na África.

Assim como Melvin Jones previu, somos movidos a parcerias que fazem nossos programas atingirem milhões de pessoas graças ao trabalho feito com parceiros sem fins lucrativos. A Fundação Lions consegue utilizar seus recursos e produzir excelentes resultados. Quero ressalvar que neste ano leonístico de 2016/2017 a Lions Internacional, através da nossa fundação, aprovou projetos somente para o Distrito Múltiplo LC de mais de um milhão e meio de reais, valores que já foram entregues aos nossos governadores e seus distritos e completam esses serviços junto a suas comunidades.

Temos parceria com instituições do porte da Organização Mundial de Saúde, no projeto de erradicação da cegueira infantil e evitável. O programa Abrindo os Olhos das Olimpíadas Especiais, com mais de 350 mil atletas examinados, dos quais 110 mil receberam óculos. Com a Fundação Fundação Bill e Melinda Gates, no programa contra o sarampo na África, com a vacinação de 41 milhões de crianças. O Lions Club Internacional foi considerado a melhor organização não governamental do mundo, com a qual pode se associar para servir, de acordo com os dados compilados pelo “Financial Times” em associação com Dalberg Global, em compacto global das Nações Unidas.

Excelentíssimo Sr. Deputado Coronel Camilo, assim poderíamos ficar aqui falando o dia inteiro sobre o Lions Internacional e seus trabalhos, mas preferimos lhe contar o que corre em nossos corações, e como somos movidos a desafios. Há três anos, nossos líderes mundiais nos deram a meta de servir 100 milhões de pessoas até 2018. Não só atingimos a meta, como já fizemos isso quase dois anos antes do prazo. Agora o desafio é servir 100 milhões de pessoas por ano. Eu quero repetir: 100 milhões de pessoas por ano até 2020.

Com a nossa força de servir, mas acima de tudo por nossos corações nós vamos conseguir, e como sabemos? Porque essa meta tem como base servir ao próximo. Um verbo conjugado diariamente em mais de 212 países do mundo, onde 1 milhão e 400 mil associados - o que podemos afirmar considerando seus familiares - representam dois milhões e meio de pessoas que se reúnem em 47 mil clubes. Estamos prestes a nos reunir em Chicago, no próximo mês de julho, na maior convenção internacional de todos os tempos - a convenção do nosso centenário, onde são esperadas mais de 50 mil pessoas reunidas por lá em três dias. Lá estaremos levando nossa bandeira verde e amarela e nossa alegria típica de brasileiro, para mostrarmos nossa força e nosso prazer de servir.

Finalizando, não posso deixar de falar de dois programas importantíssimos: Lions-Quest, um programa que vem há mais de 20 anos provocando profundas transformações na vida de milhares de jovens que aprendem habilidades necessárias e fundamentais para ter sucesso em suas vidas. Nesse programa, que é aplicado nas escolas paralelamente à grade curricular, eles aprendem a assumir responsabilidades, se comunicar, estabelecer metas em suas vidas e tomar decisões responsáveis, resistindo à pressão para o não uso de drogas e álcool.

Também merece destaque a parceria que temos com as Olimpíadas Especiais, que promove treinamento e competições esportivas para melhorar a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais. É um trabalho brilhante que transforma a vida dos atletas, das famílias e de todos que são envolvidos no projeto. Como membros da maior organização de clubes do mundo nossa missão é mudar vidas. Servimos porque a necessidade se faz necessária e temos certeza de que podemos alcançar muito mais quando trabalhamos juntos.

Excelentíssimo Sr. Deputado Coronel Camilo, em meu nome e em nome dessa família leonística renovo nossos agradecimentos por esse honroso reconhecimento de sua propositura, e acolhido pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Fique com a certeza de que o Lions Internacional inicia o caminho do seu segundo centenário, e que de algum lugar estaremos vibrando com essa concretização. Por isso humildemente coloco toda nossa força da família leonística à disposição desta Casa para sempre que for preciso, pois ao entrarmos no segundo século de serviços do Lions Internacional temos muito a dizer, e vamos continuar dizendo. Onde houver uma necessidade, haverá um leão. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns pelas palavras, Wilson Roberto. Mais uma vez é muito importante estarmos juntos. Ele falou que precisamos trabalhar juntos, então a Assembleia Legislativa de São Paulo está à disposição de todos, vamos fazer parcerias, vamos fomentar esse grande trabalho feito pelo Lions Internacional. Contem comigo aqui e com todos os deputados desta Casa.

 

O SR. WILSON ROBERTO PINTO RODRIGUES - Governadores do Colegiado Magia, por favor, fiquem em pé. Família leonística do Distrito Múltiplo LC, todos em pé, por favor. Coronel Camilo, em nome dessa família leonística eu quero aqui fazer nossos agradecimentos entregando ao senhor uma placa para que também fique no seu gabinete, do nosso agradecimento, e reconhecendo o senhor como um amigo do Lions Club. Muito obrigado.

Quero aqui também fazer a entrega da nossa nominata, que contém o nome de todos os nossos companheiros que fazem parte desse ano, e um livro de um leão sabido, da sua 37ª edição que fala muito do Lions. Estou te convidando para ser leão. Quero entregar também o pin, que representa o colegiado desses governadores que denominamos de Magia da Escalada.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado, fico muito satisfeito com todas as homenagens. Isso é para todos nós aqui do gabinete, para minha equipe e os deputados desta Casa, para que cada vez mais estejamos sempre juntos para fazer a vida das pessoas melhor, com mais paz e qualidade de vida.

Vamos agora para um momento cívico, vamos cantar acompanhado da nossa assistência, o Hino à Bandeira.

 

* * *

 

- É entoado o Hino à Bandeira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Não posso deixar de citar nossa grandiosa Polícia Militar do Estado de São Paulo, isso é feito em todos os quartéis e nos colégios da Polícia Militar. Por incrível que pareça, parece que uns são contra. Mas isso não acontece, os alunos gostam disso e cantam, as sociedades vizinhas frequentam os quartéis e gostam das atividades. Quando há solenidades se cantam o hino, tem demonstração de civismo e patriotismo. Cabe a nós todos difundirmos isso onde quer que estejamos.

Eu queria agradecer a todos, agradecer as homenagens que foram feitas aqui. Vou guardar com carinho os pins, a flâmula, o certificado, isso aqui vai para a estante do meu gabinete. O Fábio, a Anita, o Tadame estiveram lá e viram que nós gostamos de colocar nossos reconhecimentos, vou guardar lá com muito carinho. Queria também agradecer aos livros, vou dar uma lida e vou conhecer os que integram o Lions. Naquilo que eu puder ajudar Wilson, estaremos sempre presentes para isso.

Eu gostaria também de parabenizar os homenageados, todos nossos governadores e o coronel Manoel Messias, esse grande comandante e meu amigo pessoal, que aprendi a admirar desde o Curso Superior de Polícia. Nós fizemos o curso em 2006, o de doutorado na Polícia Militar. O Messias, como sempre, se destacou no curso também. Parabéns a todos os homenageados em nome do Messias.

Nesse final, além de sempre reafirmar que a Casa está aberta e todos estão convidados, eu queria agora agradecer a todos aqueles que colaboraram para que este evento acontecesse, nosso pessoal do Som, da assistência técnica, a Banda da Polícia Militar que esteve aqui presente, a todos da minha equipe que já citei - a Nazaré que cuida do meu cerimonial, obrigado. E todo mundo que acaba por trás trabalhando também, sempre citamos os que estão aqui, mas têm aqueles que ficam nos gabinetes, que fazem o trabalho de apoio junto com a Nazaré, a Camila, Carina, Cristiane, Sônia. Todos que trabalham internamente, e os outros que trabalham no gabinete de forma geral. Meu muito obrigado.

Esgotado o objeto da presente sessão esta Presidência agradece as autoridades que estiveram aqui, aos nossos comandantes, capitão-de-fragata Marcelo e Adair, levem um grande abraço ao nosso comandante; capitão Silvia, muito obrigado por sua presença também. Agradeço também aos funcionários da Casa, da Taquigrafia, da Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa e a todos aqueles que abrilhantaram e colaboraram para o êxito desta sessão solene.

Muito obrigado a todos, continuem com esse grande trabalho do Lions, Wilson, Fábio. Tenho certeza que homenageamos os governadores, mas eles com certeza sabem que isso é de todos aqueles que trabalham nessa grande organização. Uma boa semana, que sejam todos muito felizes. Muito obrigado pelo que fazem, que Deus proteja todos vocês.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 39 minutos.

 

* * *