http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

17 DE MARÇO DE 2017

010ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ORDEM DEMOLAY

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, por solicitação do deputado Fernando Capez, para realizar a "Comemoração do Dia da Ordem Demolay". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a composição da Mesa. Nomeia as demais autoridades presentes.

 

2 - BRUNO PICOLO

Mestre estadual adjunto da Ordem DeMolay, comenta objetivos da Ordem Demolay, sobretudo a defesa das liberdades civil e religiosa. Clama a todos para que lutem por este propósito.

 

3 - THIAGO RAPSYS

Mestre conselheiro estadual da Ordem DeMolay, discorre sobre os ganhos pessoais éticos em se fazer parte da Ordem DeMolay. Pede a todos que sigam os princípios da organização, em especial o ideal da filantropia.

 

4 - CESAR PICOLO

Grande mestre estadual adjunto da Ordem DeMolay, apresenta o conceito e a forma como a Ordem DeMolay está estruturada. Afirma que esta Casa, ao fazer homenagem à organização, o faz aos futuros cidadãos da sociedade.

 

5 - RENO BEZERRA

Grande mestre do Grande Capítulo do estado de São Paulo (GCESP), discorre sobre sua relação com a Ordem DeMolay. Reflete acerca da ação da Maçonaria na história do Brasil.

 

6 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Declara-se orgulhoso em promover esta solenidade. Afirma que o ex-deputado estadual Bruno Covas, antigo proponente das solenes em homenagem à Ordem DeMolay, solicitou que seu mandato cuidasse da recepção da entidade nesta Casa. Discorre sobre valores e méritos, relatando parábola acerca destes conceitos. Pede salva de palmas ao Sr. Toshio Furokawa, grande mestre nacional de honra do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sessão solene com a finalidade de comemorar o Dia da Ordem DeMolay.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores. Esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, atendendo à solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o Dia da Ordem DeMolay.

Convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º sargento Eliseu. Lembrando, de acordo com o nosso Cerimonial, que durante a execução do hino não há necessidade de nos voltarmos à bandeira, uma vez que não há hierarquia entre os símbolos da Nação.

 

                                                 * * *                          

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

                                                 * * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos à Banda da Polícia Militar, em especial ao 1º sargento Eliseu. Contem sempre com o apoio desta Casa Legislativa, muito obrigado. Peço que recebamos agora, se possível, em pé e com uma calorosa salva de palmas, aqueles que irão compor a Mesa principal dos trabalhos, que serão chamados individualmente.

Peço que aplaudam o Sr. Reno Bezerra, grande mestre do Grande Capítulo do Estado de São Paulo – GCESP; com o mesmo carinho, o Sr. Thiago Rapsys, mestre conselheiro estadual; Cesar Picolo, grande mestre estadual adjunto; Bruno Picolo, mestre conselheiro estadual adjunto.

E, agora, aquele que implantou e ajudou a implantar em todo o País a Ordem DeMolay, o grande mestre nacional da Honra do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, Toshio Furukawa. Ao longo da sessão vamos destacando outras importantes autoridades que aqui acorreram para prestigiar esse importante evento. (Palmas.)

É obrigação do Poder Público e desta que é a maior Assembleia Legislativa da América Latina prestigiar qualquer iniciativa que valorize o jovem e que, nele, incuta idealismo, patriotismo, civilidade, respeito, vontade de cooperar e fazer este País cada vez maior. Esse é o trabalho da Ordem DeMolay, que nós, deputados, reconhecemos e, por isso, aprovamos essa solicitação por unanimidade.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 19, às 22:30, horário nobre. Domingo, 22:30, agora, dia 19. Quem tem a NET, se o sinal não cair, como de costume, é só apertar o canal 7; pela TV Vivo, no canal 9; e pela TV Digital aberta, canal 61.2. No controle remoto basta colocar 61, não precisa procurar o ponto dois, porque já vai sintonizar.

Neste momento, eu ainda anuncio a presença e peço que as palmas agora sejam feitas ao final, por gentileza. O Sr. Luciano Alfredo Vianna do Rio, secretário estadual de Paramaçônicas, representando o grão-mestre do Grande Oriente do Estado de São Paulo, Benedito Marques Ballouk; sapientíssimo irmão Clóvis Messias, assessor do grão-mestre adjunto do Grande Oriente do Estado de São Paulo – GOSP, o grande divulgador da Ordem aqui na Assembleia Legislativa; Roque Cortes Pereira, secretário das relações públicas do Grande Oriente de São Paulo; Sérgio José Fernandes, secretário de planejamento de governança do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Elias Jorge Calil Neto, da Loja Maçônica Arquitetos do Progresso, patrocinadores do Capítulo Mário Covas; Roberto Antonio Urbini, da Loja Maçônica 9 de Abril, de Mogi Guaçu; Gisele Baldassi, diretora executiva, secretária da Fraternidade Feminina do Estado de São Paulo, representando a presidente estadual Valderez Ballouk; Mônica Grant Rolim, membro do Capítulo Número 7, Estrela Paulista da Estrela Ordem do Oriente; Haroldo Ikuta, diretor financeiro da Federação Paulista de Futebol Master; Rodrigo César Cardoso, ex-grande mestre nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay; Felipe Tonet, representando o deputado estadual Itamar Borges; Maxwell Ferreira, oficial executivo da 4ª Região de São Paulo; Fábio Okamoto, ex-mestre conselheiro estadual; Fábio Gomes, ex-grande mestre de São Paulo; Fábio Brisotti, ex-grande mestre de São Paulo. A todos, uma calorosa salva de palmas. (Palmas.)

Esta é uma sessão solene e, sendo uma sessão solene, obedece à rígida forma sacramental, nos termos do Regimento Interno. Uma sessão solene só pode ser convocada por motivos de notório e relevante interesse público e social.

O deputado em exercício nesta Casa não pode solicitar uma sessão solene apenas por simpatia ou por amizade, há de ter um objeto de extrema relevância e, quando uma sessão como essa é aprovada por unanimidade dos deputados desta Casa, isso releva o grande valor do trabalho. E, por essa razão, esta Assembleia obsequiosamente tem a honra de conceder a palavra ao mestre conselheiro estadual adjunto Bruno Picolo, para as suas palavras.

 

O SR. BRUNO PICOLO - Excelentíssimo deputado estadual Fernando Capez, presidente da Mesa, em cuja pessoa cumprimento todas as autoridades desta Casa de Leis.

Toshio Furukawa, grande mestre nacional da Honra do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, em cuja pessoa eu cumprimento todos os tios maçons aqui presentes. Thiago Rapsys, mestre conselheiro estadual, na pessoa de quem eu cumprimento todos os irmãos DeMolays aqui presentes.

Meus irmãos, neste dia festivo eu venho aqui, na verdade, não falar, mas venho fazer um pedido. Nós estamos aqui reunidos no Dia da Ordem DeMolay. E o que ele representa? Ele representa, somente, todo o trabalho que nós temos durante um ano.

Nesse um ano, nós temos que permanecer firmes, em defesa das três liberdades - a civil, a intelectual e a religiosa -, permanecendo firmes na luta pelas escolas públicas, firmes contra a tirania do governo e firmes para que todas as religiões sejam respeitadas. Que todas as pessoas tenham os seus direitos garantidos. Meus irmãos, nós temos que ser a mudança que nós queremos ver no mundo.

Então, sirvamos de exemplo para essa sociedade. Seremos os próximos líderes daqui, então, eu peço e rogo a vocês, meus irmãos, que continuem fazendo os bons trabalhos que vocês fazem em seus Capítulos - com filantropia, com a ritualística e, sempre, permanecemos sérios e fiéis aos nossos princípios.

Eu agradeço a oportunidade. Uma boa noite a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, Bruno. Mensagem substanciosa, objetiva, com muito conteúdo, parabéns. Neste momento, concedemos a palavra ao mestre conselheiro estadual, Thiago Rapsys.

 

O SR. THIAGO RAPSYS - Boa noite a todos.

Inicialmente, eu gostaria de cumprimentar o nosso Exmo. Sr. Presidente desta sessão solene alusiva ao Dia DeMolay, o nosso muito caro deputado Fernando Capez. E rogo vênia para saudar todos os presentes e representantes do Poder Legislativo aqui presentes. E, também, as demais autoridades civis presentes.

Nosso muito querido e muito respeitado deputado tio Toshio Furukawa, grande mestre nacional da Honra do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, em nome de quem eu rogo vênia para cumprimentar todas as autoridades do Supremo Conselho e todos os DeMolays presentes.

Quero cumprimentar também o nosso grande mestre estadual, tio Reno Bezerra, em nome de quem eu rogo vênia para cumprimentar todas as autoridades do Grande Capítulo do Estado de São Paulo aqui presentes. Também rogo vênia ao tio Luciano Rio, que é secretário de Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente de São Paulo, aqui representando a Maçonaria gospiana. E, em nome dele, rogo vênia para cumprimentar todos os maçons aqui presentes.

Meu querido presidente, minhas palavras serão rápidas. Inicialmente, quero agradecer em nome do Grande Capítulo do Estado de São Paulo pela oportunidade e pela honra que proporciona a nós, DeMolays, neste momento dileto, neste momento muito único, que tem como objeto comemorar o Dia DeMolay.

Parabéns, meus irmãos, pelo nosso dia. São momentos como estes que valem a pena o descanso perdido nos finais de semana, todas as dificuldades que encontramos durante a semana em nossas escolas e faculdades - dividindo tempo com as atividades da Ordem DeMolay -, todo o suor e todo o afinco com que nós dedicamos à nossa causa.

Valem a pena pelo reconhecimento do Poder Público do nosso trabalho. E o que ganhamos com isso? O que ganhamos em fazer parte da Ordem DeMolay? Nós ganhamos uma vida de virtudes, isso é muito importante. Na sociedade de hoje, tão carente de virtudes honestas, de direcionamentos firmes, há um bem para um bem comum.

Ganhamos também o alicerce e o caminho para sermos filhos melhores, para sermos cidadãos melhores, para sermos líderes na sociedade, para sermos homens corretos a serviço do próximo. Que realcemos, cada vez mais, o brilho das nossas virtudes em momentos como estes, de representatividade, de reconhecimento, em que se vale a pena ter investido tempo e esforço.

A sociedade precisa de líderes servidores, de bons e corretos cidadãos. E eu tenho a felicidade de exteriorizar que a Ordem DeMolay tem essa finalidade e tem cumprido com a sua finalidade, com o seu objetivo. Devemos sempre levar esses ensinamentos para as nossas vidas diárias e, para encerrar, a sociedade deve esperar muito de nós enquanto líderes e enquanto servidores.

E espero muito e solicito a todos que nós mantenhamos a união, mantenhamos o trabalho bem feito e que continuemos com esse grande espírito de fraternidade e, principalmente, alicerçado em um dos principais princípios de atividades da nossa ordem, que é a filantropia.

Eu deixo esse convite, eu deixo esse pedido a todos vocês, para que nós sempre tenhamos em mente essas virtudes, que nós sempre tenhamos o ideal de servir, o ideal de fazer filantropia, de exteriorizar os ensinamentos que aprendemos, de dentro da sala capitular para fora da nossa sala capitular.

Meus irmãos, vamos juntos conduzindo os nossos capítulos, vamos juntos conduzindo o nosso estado, muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem, Thiago. Neste momento, a Presidência concede a palavra ao grande mestre adjunto Sr. Cesar Picolo.

 

O SR. CESAR PICOLO - Excelentíssimo deputado Fernando Capez, presidente desta sessão solene que, hoje, consagra a maior união juvenil do planeta, focada em valores dignos e éticos. Irmão Luciano Rio, em cuja pessoa muito me dignifica poder cumprimentar toda a Maçonaria paulista nesta noite de hoje. Grande mestre estadual, amigo, irmão Reno, em cuja pessoa cumprimento as autoridades da Ordem DeMolay, sobrinhos, tias, irmãos, escudeiros.

Convoco a todos, cumprimentando-os, porque a Ordem DeMolay, Sr. Presidente, é muito mais do que uma reunião de jovens. A Ordem DeMolay é a personificação de um dos maiores valores que a maçonaria guarda nos dias de hoje, a família - que, muitas vezes, nos falta na convivência hodierna. Somos, sim, berço do respeito à família.

Congregamos jovens desde a tenra idade dos sete anos - e, muitas vezes, mais novos do que isso - que almejam poder participar dos nossos trabalhos como escudeiros, tamanho é o exemplo que essa juventude traz para a sociedade de hoje.

Somos muito mais do que meninos e outros senhores que trabalham vigorosamente por um futuro melhor - o que significa, muitas vezes, substituir aquele lazer juvenil, pueril, por reuniões em que vamos pugnar por valores éticos, por uma sociedade melhor, pela construção verdadeira daquilo que prescrevemos como uma sociedade justa e perfeita.

Sr. Presidente, mais uma vez, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo consagrar todos esses jovens. Mas, mais do que isso, toda a família paramaçônica, representada pela Ordem DeMolay, deve muito aos homens de bem. Porque aqui estão os futuros cidadãos e homens de bem que a sociedade paulista necessita, e a brasileira vai se ver construída por eles.

Meninos, parabéns. Muito obrigado e vão para cima.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem, parabéns. Mensagem bonita, cheia de energia.

Neste momento, esta Presidência tem a honra de conceder a palavra e conceder o púlpito, que é privativo dos deputados em exercício no seu mandato nesta Casa, mas que, engalanado, tem a honra de ceder à Ordem DeMolay.

Convido o grande mestre do Grande Capítulo. E, permito-me apresentar, do Grande Estado de São Paulo, o Sr. Reno Bezerra. Onde estão as nossas salvas de palmas ao nosso grande mestre? (Palmas.)

 

O SR. RENO BEZERRA - Boa noite a todos.

Excelentíssimo deputado Fernando Capez, presidente desta sessão solene; meu irmão Toshio Furukawa, grande mestre nacional da Honra, em cuja pessoa eu cumprimento todos os irmãos maçons, ex-grandes mestres nacionais, ex-grandes mestres estaduais, todos os meus irmãos maçons. Thiago Rapsys, meu mestre conselheiro estadual preferido, em cuja pessoa eu cumprimento todos os sobrinhos aqui presentes, cunhadas, irmãos maçons, autoridades civis e militares.

Feitos todos os cumprimentos, eu início a minha fala me dirigindo a todos os sobrinhos DeMolays.

Meus queridos, não tive o privilégio de ter sido iniciado na Ordem DeMolay, mas o Pai Celestial me deu a graça de ter um filho que iniciou-se na Ordem dos Escudeiros, depois na Ordem DeMolay e, posteriormente, na Ordem da Cavalaria.

Meu filho, Reninho, que, muitos de vocês devem conhecer, personifica todo o amor que eu tenho por cada um de vocês. Podem ter certeza, eu os tenho como filhos. Ele personifica, também, todo o amor e respeito que eu tenho por essa ordem iniciática.

Um dia, na nossa casa, conversando sobre os princípios da Ordem, chegamos à seguinte conclusão. A Ordem DeMolay contribui em gigantesca escala para o bom desenvolvimento sociopolítico e administrativo do Brasil. Muito felizmente e sabiamente, temos aclamado, no nosso ritual, as instituições públicas de ensino, em suas linhas auríferas, como alicerces da grandeza do nosso País.

É sempre válido lembrar-lhes que cada DeMolay tem como dever o zelo pelas escolas públicas. No entanto, isso se deve à importância que elas têm para cada cidadão da nossa Pátria amada. E, fazendo isso, estamos praticando o patriotismo - a nossa sétima chama acesa.

Mas as escolas também possuem as outras seis chamas. Vamos ver. Por mais singela que seja a homenagem do Dia das Mães e do Dia dos Pais, jamais é passado em branco na escola, e sempre há o incentivo por parte da mesma para que os alunos valorizem esse elo - aí reina o amor filial.

Uma oração, um obrigado a Deus após um lanche, uma lembrança no dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, tudo isso faz brilhar a reverência pelas coisas sagradas.

Quem não faz grandes amigos nas escolas? Quem nunca aprende a emprestar um material? Isso é sinônimo de companheirismo.

Uma criança aprendendo a ler as primeiras letras é a pureza corporificada.

Meus queridos, nas aulas, no dia a dia, as boas maneiras, as palavrinhas mágicas ensinadas nas primeiras séries pelas professoras, nos fazem reluzir a cortesia e a fidelidade.

Agora eu volto as minhas palavras a todos os irmãos maçons que estão aqui presentes, a todos irmãos abnegados que servem ou não à Ordem DeMolay. Meus irmãos, temos ouvido inúmeras vezes em nossas oficinas que no passado a Maçonaria libertou o Brasil do jugo de Portugal. Que a Maçonaria proclamou a República, que ajudou a libertar os escravos e, que, hoje, não faz mais nada, que estamos inertes. Não concordo, meus irmãos, não concordo.

Cada um dos maçons que hoje está presente nesta Assembleia é, de alguma forma, ligado à Ordem DeMolay. São, também, a prova viva que os DeMolays são, nos dias atuais, o maior legado que a Maçonaria pode deixar para a sociedade.

Eu creio nisso, tenho pura convicção. Cada Capítulo que abrimos é uma penitenciária a menos que teremos que construir no futuro. Aqui, criamos homens de bem. Aqui, criamos líderes Aqui, criamos o futuro deste País.

Espalhem, meus irmãos maçons, em todas as suas lojas do estado de São Paulo, o trabalho que vocês fazem. Nós, liderança adulta, liderança juvenil, e todos os que nos antecederam, criamos a maior jurisdição DeMolay do planeta. Somos hoje 101 Capítulos em pleno funcionamento. Somos mais de dois mil DeMolays ativos regulares. Somos mais de 600 sêniors DeMolays regulares. E somos mais de 500 maçons regulares vinculados ao Grande Capítulo do Estado de São Paulo, totalizando mais de três mil e cem membros regulares.

Temos 14 regiões administrativas no estado, temos 14 conventos dos nobres cavaleiros da Ordem Sagrada dos sagrados companheiros de Jacques DeMolay. E temos 14 cortes de chevaliers - orgulhem-se meus queridos sobrinhos. A Ordem DeMolay é feita para vocês que são DeMolays ativos.

A liderança adulta só existe com um único objetivo - criar a infraestrutura, a logística, e gerenciar os recursos financeiros para garantir o futuro da Ordem e fazer a liderança juvenil brilhar.

Meu mestre conselheiro estadual preferido, venha aqui, por favor. Te abraço e te beijo, como se fizesse a cada um de vocês.

Uma boa noite a todos, muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, Reno.

 

O SR. RENO BEZERRA - Muito obrigado, deputado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nós temos nesta Casa 94 deputados. Depois do Congresso Nacional, a Assembleia Legislativa é o maior parlamento do País. Dos 94 deputados, pelo menos cada um propõe de 20 a 30 sessões solenes para serem realizadas em um ano, isso significa que existem mais de três mil pedidos por ano para a realização de solenes.

E as solenes só podem ser realizadas às segundas e às sextas-feiras, porque elas ocupam, obrigatoriamente, o plenário principal da Casa - por isso que ela é uma sessão solene.

Os senhores tomam assento na cadeira dos deputados, onde, erguendo-se ali o painel que agora está trancado, surge o painel de votação eletrônica. Foi aqui que a Constituição do Estado de São Paulo foi votada. Aqui são votadas as leis do estado e os senhores aqui se encontram.

Para aprovar uma sessão solene é um grande trâmite, é muito difícil. Ela dura uma hora, mas ela leva meses para ser constituída, gestada e autorizada. Eu tenho muito orgulho de ter conseguido autorização para fazer esta dentre três mil pedidos para fazer a nossa sessão solene.

O deputado estadual Bruno Covas começou comigo a carreira política, apesar de eu ser mais velho. Eu já fui disputar o meu primeiro mandato em 2006, quando eu já tinha 20 e poucos anos de promotor de Justiça no Ministério Público. O Bruno e eu começamos juntos, fomos colegas no primeiro mandato, e depois ele se candidatou a deputado federal, e fizemos uma dobrada. Um dos pedidos que ele me fez foi que se cuidasse, aqui na Assembleia Legislativa, da Ordem DeMolay e que não deixasse esquecida a data do dia 18 de março, da lei que ele conseguiu aprovar.

Hoje, eu me sinto emocionado. São os valores, como disse o Reno, da família e da juventude. É simbólico os senhores sentados nessas cadeiras.

É simbólico. Representa os anseios do nosso País para esta atividade política no futuro, se assim os senhores se interessarem. Vi que levam jeito pelos discursos. A atividade política será exercida por pessoas com formação ética, com dignidade, que cultuam os valores da família, que se preocupam em levar uma vida construindo a filantropia, a solidariedade e um caminho próprio. Que não usam de malícia, de maldade, de atropelo para vencer com atalhos ou para vencer tentando destruir aqueles que constroem. Ninguém sobe destruindo o outro. Você sobe com o seu próprio mérito, com o seu próprio valor.

Eu me permito dois minutos para contar uma história que ouvi e que é muito interessante - não vai levar mais do que isto.

Um jovem se casou. Ele e a esposa eram muito pobres, não tinham como se manter. Então, ele disse à esposa: “Eu preciso sair sozinho, desbravar esse mundo, ganhar o meu dinheiro e voltar aqui para lhe dar uma vida confortável, que é a vida que você merece. Talvez leve dez, talvez leve 20 anos. Você me espera?”  E ela disse: “Eu me casei para ser a sua mulher para sempre, eu esperarei pelo tempo que for necessário”.

O jovem foi, caminhou, até encontrar uma fazenda, onde se propôs a trabalhar e disse ao dono: “Eu quero trabalhar por um prato de comida e um local no celeiro para dormir sobre o feno. Em 20 anos o senhor me paga o salário de uma vez só, porque minha esposa estará me esperando”.

Passados os 20 anos, ele chegou para receber o seu salário acumulado e o dono da fazenda lhe disse: “Eu posso lhe dar agora o seu salário de 20 anos e a minha maldição, ou posso lhe dar no lugar três conselhos e a minha benção”. O moço pensou e, embora entristecido, porque após 20 anos não levaria o seu salário, disse: “Os três conselhos”.

O primeiro conselho foi: “Não pegue atalhos pelo seu caminho, faça o caminho e, se necessário, o mais longo, mas o caminho correto”. O segundo conselho: “Não dê asas à sua curiosidade, refreie a sua curiosidade, você não precisa experimentar de tudo”. E o terceiro conselho: “Não seja impulsivo, tenha prudência, acautele-se”.

Em seguida, deu-lhe um grande pedaço de pão para que ele, quando chegasse, fizesse a refeição com a sua amada. Ele iniciou a sua caminhada e, após andar por quase um dia, viu uma placa que indicava um caminho mais curto, um atalho. Ele economizaria três dias de viagem. Ele iniciou o percurso e, quando se lembrou do primeiro conselho, retornou para fazer o caminho normal, e não o caminho do atalho.

Foi sorte. Se ele tivesse pegado o atalho, ele chegaria a um ponto em que havia salteadores, que o assaltariam e o matariam.

Ao caminhar mais um dia e meio, ele chegou a uma hospedaria e pediu para dormir. O dono da hospedaria disse: “Você não tem dinheiro, pode dormir em um quarto lá no fundo”. Ele, então, passou essa noite descansando.

Durante a noite, ouviu gritos horrorosos, uivos, como se alguém estivesse sendo atacado ou morrendo. Foi abrir a porta para ver o que estava acontecendo, mas, em seguida, lembrou-se do segundo conselho e refreou sua curiosidade, não precisaria ver tudo. Fechou a porta. Quando amanheceu, ao se despedir, ouviu do dono da hospedaria: “Mas você ainda está aqui? Você não está morto?”. O jovem perguntou por que. E o dono da hospedaria respondeu: “Eu tenho um filho que é louco e toda noite ele grita, sai armado, e quando alguém sai para ver o que está acontecendo, ele o mata”.

Ele prosseguiu a sua caminhada e, finalmente, chegou à sua casa. Quando ele olhou sua esposa, esta estava com um homem jovem com a cabeça sobre seu colo. Irado pela traição daquela que ele imaginava tê-lo esperado, ele partiu para matar a ela e ao seu amante. Mas, em seguida, se lembrou do terceiro e último conselho e se acautelou, conteve os seus impulsos e agiu com prudência. Passou a noite inteira chorando.

Ao amanhecer ele decidiu procurar a esposa. Quando esta o viu, trêmula de emoção, partiu em sua direção para abraçá-lo e, ele, friamente a repeliu. Estranhando, ela indagou o que ocorreu e ele, então, relatou a cena que antevira na véspera. Ela então lhe disse: “Tolo, esse homem que está no meu colo é teu filho. Quando você partiu, eu já estava grávida, e você vai conhecê-lo agora.

Os três se abraçaram e choraram bastante, com muita felicidade. E, ao partirem o pão para celebrarem, dentro dele estavam todos os 20 anos de salário que lhe eram devidos.

Ajam sempre - como disse aqui o Thiago e o Bruno - com a virtude. Deus os recompensará por isso.

Como esta Ordem é voltada para a família e para o futuro, eu peço que, neste encerramento, o Sr. Toshio Furukawa fique em pé e que todos nós fiquemos sentados, para que ele se destaque. E que nós aplaudamos com grande fervor ele, que é fundador da Ordem.

Quem funda com alicerces sólidos faz uma fundação duradoura.

Convido também todos, menos os que estão nos assistindo pela televisão, porque já será domingo dez e meia da noite, ou 11 e meia, para um coquetel que será servido no Salão Waldemar Lopes Ferraz, aqui atrás do plenário.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial e da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 55 minutos

 

* * *