http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

17 DE NOVEMBRO DE 2017

 

077ª SESSÃO SOLENE EM homenageM Ao Centenário da Portuguesa Santista

 

Presidente: PAULO CORREA JR.

 

RESUMO

 

1 - PAULO CORREA JR

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Nomeia as demais autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento dos deputados Caio França e Paulo Correa Jr, este na direção dos trabalhos, para "Comemoração do Centenário da Portuguesa Santista". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - DENIS ROGÉRIO PEREIRA GOMES

Representante do deputado estadual Caio França, declara-se orgulhoso em poder participar da cerimônia. Comenta sua relação com a Portuguesa Santista.

 

3 - RUI DE ROSIS

Vereador da Câmara Municipal de Santos, agradece as autoridades presentes. Emociona-se ao discorrer sobre sua relação com a Portuguesa Santista.

 

4 - LUPÉRCIO CONDE

Ex-presidente da Portuguesa Santista, comenta seu período como presidente da Portuguesa Santista. Declara-se emocionado em participar da homenagem.

 

5 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR

Anuncia a apresentação de vídeo sobre a história da Portuguesa Santista. Realiza homenagem ao presidente da instituição, com entrega de placa alusiva ao evento.

 

6 - EMERSON COELHO ALBANO

Presidente da Portuguesa Santista, agradece a todos pela presença. Discorre sobre sua experiência em presidir a instituição. Comenta a importância da Portuguesa Santista para a sociedade santista.

 

7 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR

Discorre sobre a história da Portuguesa Santista. Comenta a carreira de vitórias da instituição. Considera exemplares as instalações do clube na cidade de Santos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Paulo Correa Jr.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste momento, daremos início à sessão solene com a finalidade de homenagear o Centenário da Portuguesa Santista.

Convido para compor a Mesa o deputado estadual Paulo Correa Jr; o Sr. Emerson Coelho Albano, presidente da Portuguesa Santista; Sr. Denis Rogério Pereira Gomes, neste ato representando o deputado estadual Caio França; Sr. Lupércio Conde, ex-presidente da Portuguesa Santista; o Sr. Rui de Rosis, vereador em Santos. Podem sentar-se todos.

Com a palavra, o deputado Paulo Correa Jr.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Gostaríamos aqui de cumprimentar esta Presidência, o Sr. Emerson Coelho Albano, presidente da nossa Portuguesa Santista; o Sr. Denis Rogério Pereira Gomes, neste ato representando o deputado estadual Caio França, a quem eu faço uma ressalva. O deputado Caio França, desde o início, esteve conversando, com muita ética, clareza e amor pela Portuguesa que tem, e sempre em uma harmonia e uma união pelo clube, pela cidade de Santos e aqui resolvemos fazer esta homenagem em conjunto. Eu estendo o meu abraço ao deputado Caio França, impossibilitado por um motivo justo de estar nesta sessão solene, mas que contribuiu e trabalhou muito para que esta homenagem fosse realizada, porque é mais do que merecedora a Portuguesa Santista. Estendo o meu abraço ao deputado Caio França.

Cumprimento ao Sr. Lupércio Conde, ex-presidente da Portuguesa Santista, que fez um excelente trabalho e a quem eu tenho um carinho especial pela família, e estendendo ao meu amigo Rogério Conde, com quem tratamos, há mais de um ano, sobre a festa do Centenário da Portuguesa. Tratamos há um ano sobre esta homenagem que está acontecendo hoje, e o carinho todo que temos pela Portuguesa Santista. Parabéns pelo trabalho, honra-me muito tê-lo aqui, fazendo parte desta Mesa. Parabéns pela sua administração; por voltar à série A3 campeã, onde teve muitos resultados positivos; e parabéns pela festa, Sr. Lupércio. Tudo se iniciou com o senhor. Também quero cumprimentar ao meu querido amigo e irmão, vereador, Sr. Rui de Rosis, cujo pai foi presidente da Portuguesa Santista. O Rui é ex-profissional, ex-jogador do clube, ele foi vice-presidente.

O Rui tem uma história imensa com a Portuguesa. Não tem hoje, na cidade de Santos, como falarmos da Portuguesa e não nos lembrarmos do Rui de Rosis. Ele faz questão de lembrar a Portuguesa em suas histórias e conversas entre amigos, e é sempre muito bom ter o Rui conosco, porque ele é uma alegria, ele é uma pessoa que traz felicidade em qualquer roda política de amigos e da nossa cidade. Parabéns, Rui, pelo seu trabalho, pelo carisma da sua família e pela contribuição que já deu ao esporte e que vem dando ainda à família de Rosis. É um prazer tê-lo aqui conosco.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, o deputado Cauê Macris, atendendo a uma solicitação deste deputado e do deputado Caio França, com a finalidade de homenagear o Centenário da Portuguesa Santista.

Eu convido a todos os presentes para que, de pé, ouçamos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia no domingo, dia 19 de novembro, às 22 horas, pela NET, canal 7; pela TV Vivo, canal 9, e pela TV Digital, canal 61.2.

Gostaria de fazer aqui as citações das autoridades e pessoas que se fazem presentes neste ato solene. Eu cumprimento aqui: Vitor Henriques Martins Ferreira, guarda-marinha, neste representando o vice-almirante Guerreiro, o comandante do 8º Distrito Naval, uma salva de palmas ao nosso comandante. (Palmas.) Daniel Gouveia Dias, neste ato representando o secretário do Esporte, e meu amigo, o vereador Sadao Nakai; Rogério Conde, neste ato representando a Associação Comercial de Santos; Marco Alexandre Coelho Albano, diretor social da Associação Atlética Portuguesa Santista; Douglas Teixeira, diretor de Comunicação; Renan de Souza Vieira, diretor de Serviços e Infraestrutura; José Emílio Gaspar, diretor de Patrimônio; Carlos Alberto Amaral Ribeiro, diretor de Relações Públicas; Valter Dias, jornalista da TV COM e Rádio do Guarujá. Também gostaria de aqui cumprimentar parte da torcida da Portuguesa, que faz com que este plenário fique ainda mais bonito com as cores da nossa Briosa.

Eu quero aqui mandar um abraço e justificar a ausência de uma pessoa que gostaria de estar aqui, porque viveu muitos momentos felizes da Portuguesa, que é o radialista Gil Gomes, que fez questão de ligar antes da sessão e mandar um abraço. Ele justifica a sua ausência, mas gostaria muito de estar aqui. Infelizmente não pôde estar. Eu peço uma salva de palmas ao Gil Gomes, nosso eterno radialista. Um grande abraço. (Palmas.)

Também tenho a justificativa de pessoas e autoridades que enviaram aqui os seus e-mails, as suas justificativas: a vereadora Telma de Souza; secretário de Saúde do Estado, o David Uip; o deputado e meu colega, João Caramez; deputado na nossa reunião, Cássio Navarro; o deputado Celino Cardoso; o deputado Barros Munhoz; o vereador Bruno Orlandi, da cidade de Santos; e o reitor da Universidade de São Paulo, o professor Dr. Marco Antonio Zago. Eu peço uma salva de palmas a todos os que enviaram as suas justificativas. (Palmas.) Também gostaria de cumprimentar ao Sr. Alexandre Ramos Antunes, presidente do Conselho Deliberativo da Portuguesa, a quem eu peço uma salva de palmas. (Palmas.)

 E, agora, eu vou passar a palavra ao nosso amigo, que representa o meu colega, o deputado estadual Caio França, o Sr. Denis Rogério Pereira Gomes, para que faça o seu pronunciamento na nossa tribuna.

 

O SR. DENIS ROGÉRIO PEREIRA GOMES - Bom, primeiramente, boa noite a todos. Paulo, eu queria agradecer por esta parceria, em nome do Caio, que não pôde estar presente, e eu até brinquei com o Paulo que eu não vim preparado para falar, e o Paulo chegou para mim e falou assim: “Fala com o coração.” Falar da Portuguesa, para mim, é falar com o coração, porque, como bom filho de português, é muito importante estar nestes cem anos, é um orgulho poder estar representando o deputado em um momento tão importante da Portuguesa. Eu vinha conversando com o Paulo que a Portuguesa é a maior torcida da Baixada Santista, porque todo mundo é da Portuguesa.

Vimos isto quando subimos, então é uma honra muito grande estar aqui presente, e eu queria agradecer ao Emerson por esta parceria, por estar aqui com vocês. Eu sei que não é fácil, todo mundo sair do trabalho e vir aqui para São Paulo. Em nome do deputado, um forte abraço a todos, e muito obrigado pela presença.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Parabéns, Denis. Passo agora a palavra ao meu amigo, vereador de Santos, ex-presidente do clube, ex-jogador, ex-técnico, Sr. Rui de Rosis.

 

O SR. RUI DE ROSIS - Primeiramente, boa noite. Gostaria de cumprimentar e agradecer ao deputado Paulo Correa por esta homenagem mais do que justa à Associação Atlética Portuguesa; ao meu presidente e querido amigo, Emerson Coelho Albano; ao meu amigo de longa data, ex-presidente do nosso clube, e sempre presidente, Lupércio Conde; ao Denis Rogério Pereira Gomes, assessor do deputado Caio França, a quem eu também agradeço muito. Eu gostaria de citar o mais competente e antigo jornalista de TV da nossa cidade, meu querido amigo Valter Dias.

Carlos Alberto Amaral Ribeiro, diretor de Relações Públicas; José Emílio Gaspar, diretor de Patrimônios; Renan de Souza Vieira, diretor de Serviços e Infraestrutura; Douglas Teixeira, diretor de Comunicação; Marco Antônio Coelho Albano, diretor social da Associação Atlética Portuguesa; Rogério Conde, neste ato representando a Associação Comercial de Santos; Daniel Gouveia Dias, representando o secretário de Esportes Sadao Nakai; Vitor Henriques Martins Ferreira, guarda-marinha, neste ato representando o vice-almirante Guerreiro, comandante do 8º Distrito Naval; e o meu querido amigo, Alexandre Ramos Nunes, presidente do Conselho Deliberativo da Portuguesa. E, por último, saúdo a nossa querida torcida, que em qualquer momento está presente, seja na Portuguesa ganhando, perdendo, seja nas comemorações.

Na verdade, deputado, eu já lhe agradeci e vou ser eternamente grato por este momento. A história da Portuguesa, eu me emociono porque eu fui criado dentro do clube. Eu acho que a minha formação foi criada ali dentro, juntamente com o meu pai e com o meu irmão que, infelizmente, não podem mais fazer parte desta bela festa.

Tenho certeza absoluta de que hoje seria um dia de júbilo para eles, pelo amor que eles tinham pelo clube. O meu pai foi presidente de 68 a 69, diversas vezes presidente do Conselho Deliberativo, e o Marcos foi presidente de 91 a 94. Então, a minha história, a dos de Rosis e da Portuguesa se confundem, são muito unidas.

É por isto que sempre que eu falo da Portuguesa, não consigo medir o tamanho da grandeza deste clube. Sem dúvida nenhuma, deputado, é uma das histórias mais bonitas do futebol brasileiro, porque, além de escrever esta história, ele foi o primeiro clube que lutou contra o racismo, para dissipar esse lado que não existe em nosso País. Este clube teve momentos espetaculares, fantásticos, mas sempre foi com a garra desta torcida, com a determinação de dirigentes e abnegados, porque ser presidente da Portuguesa não é ser presidente de um grande clube.

O presidente da Portuguesa tem que ter, acima de tudo, o amor pelo clube, tem que gostar e tem que se dedicar, tem que buscar soluções e se reinventar, ter ações diferentes, porque é um clube pequeno, mas de um coração muito grande. Eu ainda falei ao presidente Emerson, quando ele assumiu junto com o Alexandre, que eles poderiam ter certeza absoluta que assumir um cargo da Portuguesa teria o acolhimento de todos os torcedores.

Então, hoje, para mim, é uma noite de uma diferença muito especial, por você ter nos proporcionado isto e ter trazido a Portuguesa aqui, porque são 100 anos de história. A Portuguesa Santista começou ali perto do Jabaquara, nos canteiros. Para quem conhece, era uma turma de portugueses que viu o Espanha Futebol Clube, que é o Jabaquara de hoje, jogar, e alguns portugueses falaram: “Vamos montar um time também.” E dali a Portuguesa Santista começou.

A sua história é muita bonita. Eu quero agradecer, mais uma vez, deputado, pelo carinho, pela forma amável, pela delicadeza de nos trazer hoje aqui até a Assembleia Legislativa, para recebermos esta homenagem. Eu fico extremamente agradecido, muito obrigado a todos. Obrigado aqueles que vieram e que se deslocaram até aqui, podem ter certeza, valeu a pena estarmos aqui.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Passo a palavra ao ex-presidente do clube, o Sr. Lupércio Conde.

 

O SR. LUPÉRCIO CONDE - Boa noite a todos. Boa noite, presidente, é uma honra poder participar da Mesa em um dia comemorativo tão importante quanto é este momento. Eu também agradeço a presença de todos. Eu não estava preparado para falar, nem sabia que seria convidado, e foi uma honra muito grande, mas o que eu tenho a dizer é que, para mim, foi uma satisfação muito grande ter participado ativamente da Portuguesa nestes últimos dois anos.

Foi uma dedicação plena, uma luta muito grande, mas sempre com incentivo, inclusive da nossa torcida, lá no fundo, que sempre prestigiou o nosso time.

O que eu tenho mais a falar é que é uma emoção, eu estou muito emocionado. Graças a Deus nos conquistamos a honra de estar nesta Casa. Eu agradeço a todos os que estão aqui presentes e que se deslocaram, inclusive da Baixada, para vir prestigiar aqui a nossa Portuguesa. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Antes de passar a palavra ao presidente Emerson, vamos assistir a um vídeo com a história da Portuguesa. Eu quero dizer que o nosso desafio é grande, já parabenizando o novo presidente, eu vejo que ele foi recém-eleito, um jovem. Já sabendo um pouco da sua história, é dinâmico, batalhador, com várias ideias inovadoras, e que vem aí, para a alegria da torcida e, claro, da cidade de Santos. Então, Emerson, o meu desejo é que nós voltemos e continuemos, na verdade, sorrindo com as alegrias que a Portuguesa traz. Com toda certeza, o senhor terá o apoio de todos nós, porque todos nós queremos o bem da Portuguesa. Eu lhe desejo sucesso, e calhou, para os 100 anos, de o senhor ser o presidente da Portuguesa.

Com certeza é uma honra para nós da nova geração. Eu, com 41 anos, tenho a honra de poder representar a cidade de Santos aqui em nosso estado, na Assembleia Legislativa. Os próximos 100 anos, só daqui a 100 anos. Nós, neste momento, estamos tendo este privilégio. Deixo o meu carinho, presidente, e lhe desejo todo o sucesso nesta sua nova empreitada. Conte com esta Casa de Leis e com este deputado, estendendo também ao meu colega Caio França, que, com certeza, colocaria as mesmas palavras e o mesmo sentimento.

Então, eu peço à direção, ao Cerimonial que veicule o vídeo da nossa Portuguesa.

 

* * *

 

- É exibido vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Gostaria de fazer uma menção especial à história da Portuguesa, em um livro, onde quero fazer menção ao Sr. Álvaro Silveira, que foi secretário de Finanças da cidade de Santos, com muita responsabilidade, muita competência, e que escreveu também o livro que foi lançado há 15 dias sobre os 100 anos da história da Portuguesa, e a quem eu peço uma salva de palmas.(Palmas.)

Antes de passar a palavra ao presidente Emerson, eu gostaria, de neste momento, prestar uma homenagem à Associação Atlética Portuguesa, com a entrega de uma placa pelo Centenário deste importante clube, carinhosamente conhecido como Briosa.

Quero convidar o Sr. Presidente Emerson Coelho Albano para recebê-la, e convidar também o Denis, representando o deputado Caio França, para fazermos conjuntamente a entrega desta placa.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Com a palavra, o presidente da Portuguesa Santista, Sr. Emerson Coelho Albano.

 

O SR. EMERSON COELHO ALBANO - Muito boa noite a todos. Eu gostaria, em primeiro lugar, de agradecer a presença de todos nesta noite, agradecer ao deputado Paulo Correa e ao deputado Caio França pela belíssima homenagem à Portuguesa Santista, e, em meu nome e da diretoria, em nome dos associados, em nome da torcida, agradecemos imensamente esta justa homenagem para a Portuguesa, porque ela, nos seus 100 anos de história, merece sempre ser exaltada. Muito obrigado, obrigado Denis, um grande abraço ao nosso amigo Caio, obrigado Paulo.

Eu gostaria também de agradecer as palavras do nosso presidente, o Sr. Lupércio Conde, muito obrigado pelas palavras, pelo carinho com a Portuguesa e pela confiança. Muito obrigado. Ao meu amigo Rui, que é filho de um amigo do meu pai e meu amigo também, apesar da diferença de idade, e que tem muita história. O Dr. Osvaldo Carvalho de Rosis, que era um grande amigo da Portuguesa Santista.

Eu gostaria de agradecer também a nossa torcida, que se deslocou de Santos até aqui, muito obrigado a todos por terem vindo. A Associação Atlética Portuguesa merece isto e muito mais, merece que todos nós estejamos sempre juntos, comemorando juntos, saudando o nosso time, vivendo o dia a dia do clube, nas horas de tristeza também, que, às vezes acontece, sempre juntos. Isto é a Portuguesa Santista. Ela é um clube de glória, de tradição, carinho, e, acima de tudo, um clube familiar. Todos que frequentam a Portuguesa Santista sabem do que eu estou falando, é um clube que recebe a todos com muito carinho. Falar da Portuguesa Santista, neste momento, como presidente, chega a ser emocionante, porque eu tive a sorte, como o deputado falou, de ser o presidente do Centenário.

Não tínhamos como fazer este cálculo antes das eleições porque vivemos o dia a dia do clube, e estamos sempre tentando fazer o melhor. Depois é que eu me dei conta do tamanho da responsabilidade e do tamanho do desafio que esta gestão teria pela frente. Este desafio eu venho dividindo com os diretores, e eu queria aproveitar a oportunidade para agradecer, pois estão quase todos aí, alguns não puderam vir por questão do trabalho.

Nós viemos dividindo com os associados, e um conselheiro, o nosso presidente do conselho e meu amigo, Alexandre Ramos Antunes, a quem eu peço uma salva de palmas, porque ele me dá apoio. (Palmas.) É quem me ajuda muito lá no conselho, e falar da Associação Atlética Portuguesa é falar da cidade de Santos. Quem comemora, na verdade, os 100 anos, além da Associação Atlética Portuguesa, é a cidade de Santos, porque ela sempre foi uma cidade de vanguarda, sempre foi uma cidade que esteve à frente do seu tempo, e no futebol não foi diferente, tanto com a Portuguesa Santista como com Jabaquara, e com o Santos Futebol Clube. Apesar de não ser uma capital, sempre esteve à frente, e sempre fez frente aos grandes, sempre, é histórico, porque é a cidade de Santos, e isto está no sangue do santista, não tem jeito, em todas as áreas, na verdade. Na esportiva, na cultural, na política, Santos sempre esteve muito à frente do seu tempo.

E a Associação Atlética Portuguesa faz parte disso, faz parte da história de Santos, e nós não só comemoramos dentro da Associação Atlética Portuguesa, pois eu penso que a comemoração é da cidade, e para não me estender muito, deputado, muito obrigado, porque quando a Associação Atlética Portuguesa é homenageada em uma Assembleia Legislativa, ela é homenageada no estado de São Paulo.

A Portuguesa tem que ter tamanho para tanto, não é para qualquer um, então, para nós, sinceramente, e falo como torcedor, que isso nos enche de orgulho. Porque eu sei que entra para os Anais desta Casa. Muito obrigado a todos, e espero que todos vocês, os que não frequentam o clube, quando forem a Santos, por favor, vão até a Portuguesa Santista, porque ela recebe a todos de braços abertos, é um marco histórico em nossa cidade, é a casa de todos, é uma casa fraternal, feliz e de família. Muito obrigado, saudações rubro-verdes, muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Eu quero, desde já, pedir desculpas a todos que aqui estão presentes, eu gostaria muito de poder ir até aquela tribuna, a tribuna que apenas é usada por aquelas pessoas que têm o voto popular e que passam pelo crivo das urnas, ou então pessoas importantes que aqui estão e que fazem história do nosso estado de São Paulo. E, como fizeram o uso da nossa tribuna em atos solenes como este, colocou bem o presidente, que esta Casa reservou esta data, e, aprovado por todos os colegas, com a deliberação também do presidente da Assembleia Legislativa, em deixar, nesta noite, o estado de São Paulo, a Assembleia Legislativa parar para reverenciar a história que a Portuguesa Santista tem em nossa cidade, em nosso estado de São Paulo, em nosso País e no mundo, como foi relatado aqui no vídeo.

Portanto, peço desculpas por não ir à tribuna, porque, em nosso regimento da Assembleia Legislativa, quando não tem um outro deputado na Mesa, eu não posso me ausentar da Presidência, então eu peço desculpas e licença para falar em poucas palavras. Com 100 anos de histórias, é tanta e tal a responsabilidade que eu resolvi ler algumas questões, para que não se passe em branco, e fique registrado nos Anais desta Casa a história da Portuguesa.

Então, eu peço licença para ler este meu discurso, sentado. “É com imenso carinho e admiração que hoje eu estou aqui para homenagear a um grande clube, que tem espaço no coração de todos os santistas durante seus 100 anos de existência, a mais Briosa, a Associação Atlética Portuguesa. Ao passar pelo canal 1, toda vez que eu chego de São Paulo, é impossível não notar o Estádio Ulrico Mursa, o berço de uma torcida única, e, apaixonada por este time, que nunca deixou se abater ao longo dos anos, e mostra o quanto o apoio das arquibancadas é importante. Prova disso foi o último jogo de 2016, que consagrou a Portuguesa campeã paulista da série B, reafirmando seu acesso para a série A3. Não pude estar presente, mas ver o Ulrico Mursa lotado pela televisão foi viver uma grande emoção. Ver que uma grande força da nossa cidade se reergueu em mais um capítulo de sua rica história. Uma das histórias da Briosa que eu mais me emociono é a da fita azul, que foi aqui vinculada no vídeo. A campanha incrível que a Portuguesa fez em solo africano, invicta por 15 jogos. Além disso, a luta contra o racismo, que, infelizmente, está presente até hoje em nossa sociedade. Jogadores são impedidos de jogar na África do Sul, por conta do regime de segregação racial, o apartheid. E, mesmo assim, não deixaram se abater e voltaram para o Brasil com o título, e isto é exemplo de superação, sem contar os inúmeros craques que por ali passaram e ajudaram a Portuguesa a conquistar os seus acessos, como em 64, com Samaroni contra a Ponte Preta, em uma verdadeira guerra em Moisés Lucarelli.

O time de 96, considerado por muitos um time apenas de veteranos, que surpreendeu e fez a Briosa subir para a primeira divisão do Paulista. Seria injusto se eu não citasse a passagem do Pepe, em 2003, que montou uma verdadeira máquina para disputar o Paulistão daquele ano, vencendo o Santos Futebol Clube, campeão brasileiro na época, e levando os torcedores rubro-verdes à loucura.

Só que não é apenas de futebol que vive o clube, pelo contrário, a Portuguesa Santista tem uma área social de dar inveja, com os salões de festa, cantinas, quadras, academias, e duas piscinas, além do rancho folclórico que leva o nome da Briosa para diversas cidades nacionais e internacionais. Também gostaria de mencionar aqui o nosso craque de Rosis, que faz parte aqui da Mesa conosco. E é por tudo isto que a Associação Atlética Portuguesa merece ser homenageada.

Não tem como falar da cidade de Santos sem se falar da Portuguesa Santista. A Briosa tem um deputado, não um, mas, posso dizer dois no meu discurso, que torcem e que querem ver modernidade e crescimento para os próximos 100 anos, presidente. E encerro com um trecho do hino que mais gosto, e que eu tenho certeza que emociona há muitos torcedores. O seu lema é: ‘Não desista a mais Briosa, a Portuguesa Santista’.”

Parabéns pelo Centenário, parabéns pelos 100 anos. Com muita emoção, porque quando falamos da história da nossa cidade e do clube da Portuguesa Santista, emociona mesmo, então para eu não ficar chorando igual ao Rui de Rosis, eu vou encerrar a sessão, pois eu também sou muito emotivo.

Então, eu quero agradecer a todos, agradecer a presença dos meus colegas, do Sr. Lupércio Conde, ex-presidente; do Denis Rogério, representando o deputado Caio França, a quem mais uma vez eu mando meu abraço; Sr. Rui de Rosis; ao Sr. Emerson Albano, presidente; ao Sr. Alexandre e ao presidente do Conselho Deliberativo. Sucesso, presidente, em sua gestão.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, a minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, das Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp, das Assessorias Policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 18 minutos.

 

* * *