DECRETO N. 14.807, DE 4 DE MARÇO DE 1980

Dispõe sobre a composição do Conselho de Orientação previsto no Artigo 4.° da Lei n. 87, de 14 de dezembro de 1972, 
e cria subconta no Fundo Estadual de Saneamento Básico - FESB

PAULO SALIM MALUF, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais,
Decreta:
Artigo 1.º - O Conselho de Orientação do Fundo Estadual de Saneamento Básico - FESB a que se refere o Artigo 4.° da Lei n. 87, de 14 de dezembro de 1972, passa a ter a seguinte composição:
I - o Secretário de Obras e do Meio Ambiente, que será o seu presidente;
II - o Secretário de Economia e Planejamento;
III - o Secretário da Fazenda;
IV - o Secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia;
V - o Secretário dos Negócios Metropolitanos;
VI - o Superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE;
VII - o Diretor-presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP;
VIII - o Diretor-presidente da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental;
IX - o Diretor-presidente da instituição financeira designada para administrar a subconta FAE-SP, do Fundo FESB; e
X - o Diretor-presidente da instituição financeira designada para administrar a subconta PROCOP, criada pelo Artigo 3.°, deste decreto. 
§ 1.º - Nas ausências ou impedimentos, mesmo ocasionais, do Secretário de Obras e do Meio Ambiente, exercerá a presidência do Conselho o Secretário de Economia e Planejamento. 
§ 2.º - Em seus impedimentos ou ausências, os membros do Conselho de Orientação serão substituídos por representantes devidamente designados pelos respectivos titulares. 
Artigo 2.º - Obedecida a constituição prevista nos parágrafos 1.° e 2.° deste artigo, as deliberações do Conselho de Orientação serão tomadas por maioria de votos, cabendo ao presidente, ainda o voto de qualidade. 
§ 1.º - Nas deliberações relativas às atividades concernentes a subconta FAE-SP, somente participarão os membros referidos nos incisos I, II, III, VI, VII e IX, do Artigo 1.°, deste decreto. 
§ 2.º
- Nas deliberações relativas às atividades conrenentes à subconta PROCOP. somente participarão os membros referidos nos incisos I a VIII e X, do Artigo 1.°, deste decreto. 
Artigo 3.º - Fica criada, no Fundo Estadual de Saneamento Básico - FESB instituído pela Lei n. 10.107, de 8 de maio de 1968, a subconta PROCOP, cujos recursos serão destinados a apoiar a execução do Programa de Controle da Poluição Industrial, instituído pelo Decreto n. 14.806, de 4 de março de 1980, na forma da legislação vigente. 
§ 1.º - Constituirão receitas da subconta PROCOP, as previstas no Artigo 3.°, da Lei n. 87, de 14 de dezembro de 1972, sempre que especificamente destinadas ao Programa referido no «caput» deste artigo. 
§ 2.º - O Conselho de Orientação do Fundo FESB elaborará o regulamento da subconta PROCOP, que será aprovado por decreto para atender, no que couber, às peculiaridades do Programa referido no «caput» deste artigo; 
§ 3.º - A CETESB, na qualidade de órgão técnico da subconta, fornecerá suporte técnico ao Conselho de Orientação na análise, acompanhamento e fiscalização dos projetos assistidos ou financiados com recursos da subconta PROCOP.
§ 4.º - Os recursos da subconta referida no «caput» deste artigo não poderão ser aplicados em serviços públicos de saneamento ambiental relativos a água esgotos e lixo, ou em obras públicas de drenagem. 
Artigo 4.º - A instituição financeira administradora da subconta PROCOP será designada pela Junta de Coordenação Financeira do Estado. 
Parágrafo único - A instituição financeira referida neste artigo e a CETESB firmarão convênio, aprovado pelo Conselho de Orientação do Fundo FESB e pela Junta de Coordenação Financeira do Estado, destinado a disciplinar as respectivas atividades no sentido de serem plenamente atendidos os objetivos do Programa de Controle da Poluição Industrial. 
Artigo 5.º - Ficam revogados o Artigo 1.° e seus parágrafos, alterados pelos Decretos n. 3.351, de 12 de fevereiro de 1974, e n. 3.436, de 20 de março de 1974, e o Artigo 2.° do Decreto n. 907, de 29 de dezembro de 1972.
Artigo 6.º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 4 de março de 1980.
PAULO SALIM MALUF
Alfonso Celso Pastore, Secretário da Fazenda
Silvio Fernandes Lopes, Secretário de Obras e do Meio Ambiente
Osvaldo Palma, Secretário da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia
Rubens Vaz da Costa, Secretário de Economia e Planejamento
Mário Trindade, Secretário dos Negócios Metropolitanos
Publicado na Casa Civil, aos 4 de março de 1980.
Ilda Duarte Thomaz, Diretora Subst.ª da Divisão de Atos Oficiais